Energia acabou durante a gravação... concluí do jeito que deu... 👇Apoie o pior e ganhe desvantagens marciobaiao.com/piordomundo 📷Meu Instalixo instagram.com/baionder/ 🐦Meu Xuítter twitter.com/Baionder
Não sei se é a velhice, os canais de games que estão cada vez piores ou as duas coisas juntas, mas junto com o Aperte Start este é o único canal que consigo acompanhar. Incrível o roteiro por aqui. Parabéns de alguém que nunca comenta em canal algum, no máximo colabora com o like.
Pô, meu velho, deu um show, baita aula de variação linguística. É professor de português? Eu sou e uso as expressões de jogos em aula. Ganhou mais ainda minha admiração. Obs.: primeira vez que coloco um comentário sério aqui, sempre vou para o lado da brincadeira, mas é que neste vídeo deu um show sobre jogos e sobre o uso do idioma como nunca, abraço!
Lembro que a primeira vez que ouvi zerar foi de alguém falando de Enduro, que zera o contador. Aí lembrei que vi isso acontecer, meu pai zerou o Enduro na minha frente (eu nunca consegui), e levo essa lembrança pra sempre.
Puxando a memória até onde consegui, lá por 1990, o termo usado por aqui era "salvar" conforme dito, e quando o "save" chegou por aqui, o save virou salvar e terminar substituiu o salvar. E a primeira vez que ouvi a palavra "zerar" foi em algum momento de 1991 assistindo Mundo da Lua, quando esse termo é usado enquanto o Lucas joga um hack bizonho de Mario num Phantom vermelho. E eu pensando, não com essas palavras, "mas que caralho é zerar? É salvar".
@@PiordoMundo estava pensando aqui hoje - e com menos sono que ontem - de que talvez o termo salvar venha de games como Donkey Kong ou Smurfs em que efetivamente se salva alguém no final. Ou ainda, lembrando que muita gente na época teve - aqueles que podiam - um Supergame CCE que custava muito menos que um Polyvox - Polyvox era coisa de playboy, saiba você que por ventura está lendo esse comentário - e os CCE vinham com Mr Postman, e muitas vezes, por algum motivo, um Bob's Going Home junto, e nesses dois games você precisa salvar ambos, Carteiro Ursinho e Bob, dos perigos. Talvez ainda Kung Fu Master e Double Dragon entrem nessa influência. Claro que isso tudo é apenas uma conjectura.
Aqui pra nois do interior de São Paulo, na cidade onde morava, a gente falava fechar, com sentido de apenas terminar o jogo normalmente até ver os créditos.
Pois é, anos 90 era zerar... Mas 80 ng falava n. Vila da Sudene as vezes eu passava com meu primo de vila Tamandaré, no terminal de ônibus tinha uns cara bom de jogo de luta
SIM! O primeiro jogo que eu "Zerei" na vida foi o Pole Position do Atari. Foi doido, porque depois de jogar por um bom tempo, o jogo realmente zerou o contador, na verdade, ele ficou com um valor quebrado e negativo (algo com -0.00014E quando é um valor fora do alcance da variável utilizada), mas não entendia isso, e sempre o povo me zoava, pq mesmo depois de tudo o q eu fazia, a pontuação do jogo chegava nisso e o jogo parava, mas meus irmãos me diziam que faziam "mais" que esse valor. Era um tanto frustrante...
Na minha humilde opinião que vejo esse termo ser usado des de quando eu era muleque zerar veio pq depois que vc terminava o jogo vc voltava tudo de novo e se vc nao morresse ali vc ficava em um loop eterno do jogo (passo a ultima fase zerava voltava pro inicil com sua pontuação ate uma hora vc morrer) mas significado foi mudando a partir do momento que os jogos foram ganhando finais. Ai vc finalizou um jogo? Vc zerou ele! Do snes pra frente veio o termo "zerar 100%" ate pq se vc quiser chegar na fase final de mario wold em 15 minutos vc consegue. E o significado mudou mais ainda quando surgiu jogos com mais de 1 final (aqueles jogos com fator replay) ai era o famoso "zerar com 2 ou mais finais diferentes" como depois que colocaram memory kard zerar um jogo ficou banalizado as proprias midias inventaram a platina. Que seria vc conseguir todos trofeus do jogo. E é logico que pra vc platinar o jogo vc tem que zerar inumeras vezes ate pq na platina nao interessa muito apenas o final e sim a lista de desafios que o proprio jogo te impõe! Ate hoje uso a palavra zerar mesmo sabendo que hoje ate o jogo mais fuleiro tem um final e que hoje nem sempre é a pontuação que é prioridade. (Ate porque hoje a galera disputa é quem zera o jogo mais rápido e taca o foda-se pra pontuação)
Cara, acabei de conhecer seu canal e achei muito massa! Aqui no Sul a partir da decada de 90 o termo comum usado foi zerar e significava terminar o jogo de qualquer jeito. Já ouvi colega da época falar "bater final", mas era incomum.
Melhor série do RUclips, mesmo que seja falando sobre videojogos, os tapas na cara serve para uma variedades de situações... parabéns Baião, sem querer encher o seu saco, você realmente tem uma identidade única e que mesmo na maior humildade, transmite uma vasta informações de maneira clara e abordando uma porrada de coisas mesmo que seja com tema de games, Cada tapa na cara desse, se o expectador absorver todas as informações contidas no vídeo, certeza dele deixar de ser um primata e Juvenil da galera gamer e principalmente da realidade em que vive, Parabéns! Se um dia ganhar na Mega Sena vou abrir um Buteco e certeza que vou deixar você ser o dono, pois será um sucesso !
Aqui em Salvador, a gente costumava chamar de 'zerar' ou 'virar', mas o termo que sempre ouvi foi 'zerar' mesmo. Quando se tratava de completar o jogo todo, a gente falava 'fechamos o jogo'. Eu sou de 97 e pelo que eu me lembre eu ouço meus meu pai e alguns tios que tiveram contato com video games usarem o termo zerar desde que eu era pequeno. Dito tudo isso, a discussão do X é bem idiota mesmo. Cada estado fala de um jeito, assim como cada geração também. Eu vou fazer 27 anos e meu irmão que tem 12 tem um vocabulário muito diferente do meu quando se trata de jogos.
Boas observações. O Brasil como um país continental obviamente terá nomes diferentes em cada macro região. Se eu te falar que acredito que tu, se passar por Porto Alegre, certamente irá se deliciar com um cacetinho possivelmente estarei certo. Porém se for falar a mesma frase põe aí não posso ter essa certeza. Um abraço fraterno aí da República de Bundaritiba, terra que tem um frio amaldiçoado!
Aqui no Ceará o termo zerar é muito pouco usado, a galera falava "finalizar", e na época em que eu morava em SP, realmente o povo falava "salvar". Bom vídeo Baião, teu canal é top.
Salve, Sr. Baião! Mais um video (im)pertinente, compacto (um "quasi-espacial-e-apertadinho" como o uniforme do Crash Nebula do Timmy Turner) e direto ao assunto (diferente deste comentário. Mas vamos lá - engraçado que não importamos o "beat" dos anglófonos, no sentido de derrotar ou ganhar do jogo, da mesma forma que eles adaptaram dos esportes ou outras competições. Em tempo, nos anos 90, conheci um camarada que só falava "detonei jogo x", possivelmente por conta das Ação Games da vida. Em retrospecto, acho que a essência do "beat" esta aí.
Tem um quadro do programa é de Casa,do Globosta,que toda vez que eu fazia fisioterapia , a tv tava ligada lá ,e meu horário era na hora desse quadro ,que se Chamava Choque de Gerarões....Expressões que os pais ou ou pessoas mais antigas ainda usam,porém a garotada desconhece totalmente...E vice e versa.Quando a gente era criança ou adolescente....A gente fazia ideia do que era era Bullying??Lógico que não!! Mas muitos de nós sofremos isso...Era chamado de pilha,zoeira,sacanagem e etc...Hoje se uma criança ou adolescente, falar que é vítima de Bullying, vai ter uma Mega operação de Polícia Federal para prender os culpados....Lógico que o significado das palavras e de expressões mudam com o passar do tempo....Porém ao meu ver o grande problema é o anacronismo, e você usar algo que estava totalmente fora do contexto social da época,pois as pessoas não só se expressavam diferente, como pensavam e agiam de forma totalmente distintas, se compararmos com os dias atuais.Tem gente que acha que você só zera um jogo, se platinar ele...No caso que o tal do Variante sem Anistia quis dizer.... Só que ele esqueceu usar a palavra PLATINAR....Que já resume tudo.Eu vi mais de 10 caras cair na porrada dentro de um restaurante, por que uma galera chamava Canjica de Munguzá ....E a outra chamava o Munguzá de Canjica. É foda ....rsrsrs Tudo bem que o tal variante tirou aquilo da cabeça dele....O problema é o cara querer impor ,foi a primeira vez que vejo alguém da nova geração usar o termo zerar ao invés de platinar .
Aqui por essas bandas (baixada e região metropolitana do RJ) falávamos zerar ou virarbo jogo para quando terminávamos ele independente de ter feito tudo no jogo ou não, até porque muitas vezes não tínhamos noção de todos os objetivos, itens e "conquistas"... Hoje vc joga um jogo e sabe todos os objetivos secretos dele, mas antes, sem RUclips e sistema de conquista, cara, quem lá sabia de objetivos escondidos?
Comentei no insta, e agora linkei com o video. Mano,muito legal a perspectiva da fluidez dinamica das palavras. Entendi que zerar veio dos pontos de high score de jogos que nao foram projetados pra ter historia e dai se tornou o conceito da minha geracao onde cresci, interior de sp, que e terminar a historia principal do game e que no futuro pode substituir o platinar. Otimo video.
Aqui no sul falávamos 'bater final'. 'Bati final naquele jogo'. Resumidamente, não importa o quanto tente definir este conceito, amanhã vem outro e muda. Muito boa a reflexão.
Fala Baião, blz , como ja falei aqui uma vez , termo zerar não era muito usado nos bares de sao Matheus zl sp , usavamos o termo " salvar " ou savei !!!! Ja te falei isso uma vez . Mas o lance de zerar em outros locais é essa explicação que você deu . Sucesso meu brother
Massa o vídeo. Aquí em Fortaleza pelo menos nas locadoras que eu frequentava a galera falava finalizar e zerar. Achei que até faz sentido o q o cara falou, mas na minha opinião esse termo zerar sempre vai vir dos primórdios.
o termo que usava é "ZERAR" , hoje em dia falo Platinar pois a estrutura dos jogos não é como as das eras 8-bit 16-bit. E esse final, q tapa na cara! kkkkkkkkk
Cara eu disse uma vez eu não vivi a mesma época que você mas eu acho que essa história de zera ser veio pelo console casairos e portáteis, onde antigamente muitos jogos de arcade você so ganhava uma pontuação alta ou no máximo um “obrigado por jogar” agora você ganhar final mais elaborando ou no casos dos donkey kong country parte mostrado o quanto por % você acabou, e da uma sensação de boa de acaba uma coisas de vez ou de tem tudo na sua lista, acho que também os rpg ajudaram isso pricipalmente os da square.
Enviar os currículos foi foda 😂😂😂😂 Cara, é interessante perceber o quanto esse termo mudou dos tempo que eu era moleque pra agora... Ficou massa demais o conteúdo.
O Ano era 1995, eu jogava de madrugada dentro do quartel com 19 anos e o jogo era Resident Evil, a emoção de terminar o jogo (zerar) deixando horas e horas de sono para trás e tendo que marchar pela manha parecendo um Zumbi era bizarro ,mas valeu a pena, hj são boas lembranças.
Zerar, chefão e outros termos já estavam bem estabelecidos na minha época. Com os rankings de conquistas veio o termo platinar, antes disso por aqui simplesmente se dizia: zerei de tal forma, zerei em tal dificuldade, zerei 100% etc... Não tem como estabelecer um padrão que se encaixe em tudo. Tirar a abrangência do termo zerar só complica as coisas desnecessariamente.
Essa questão das revistas eu vivia de vender coisa pro ferro velho, limpar quintais pra juntar um monte de lixo. Pra compra fichas pra jogar e juntar também pra compra umas revistas, e literalmente eram caras mesmo. E eu perdia muitas delas pois emprestava pros meus amigos e muitos nem devolviam, bando de arrombados. Mas era um gosto que eu tinha por ler revistas de games e quadrinho. Mas eu sempre procurei um meio de ganhar minha grana pra compra essas pequenas coisas, também não era rico. Mas meus pais sempre foram uma fonte inspiradora pra eu ajudar e ganhar meu próprio dinheiro, com meus 8 ou 9 anos de idade. É sempre bom ver os vídeos do Baião e relembrar essas fases da vida. Gosto muito do seu canal cara.
Pra ver como o termo difere, meu irmão mais velho usava "zerar" pra quando o dono resetava o placar dos Pinballs ou as maquinas antigas da "Atari" (que era o que a geração dele jogava). Ao menos por aqui eles realmente guardavam o placar por um tempo, já que não exigiam tanta bateria, diferente dos fliperamas piratas pós Street Fighter 2 que no dia seguinte, muito provavelmente, já tava "zerado" e com aqueles os placares automaticos iniciais. Mesmo assim, com um irmão mais velho falando isso, nunca usei o termo dessa forma.
Eu sempre achei que as CPSs fossem pirateadas de Fábrica pois o tal do suicídio da CPS me parece uma falha da Capcom pq até mesmo máquinas originais sofriam desse mal o que levava o dono do estabelecimento a deixar a máquina ligada mesmo após fechar para que a bateria da máquina não esgotasse e matasse o Arcade!
@@FabioHenrique-yr8wz então mano, eu nunca vi também. Mas máquinas mais antigas eu via, tanto que eu conseguia ficar na listinha de Rally X. Aaah lembro de um Metal Slug que também ficava, mas acho que era só isso
O cara simplesmente usou ZERAR como sinonimo de Platinar! Não sei se no XBOX eles tem trofeu de platina pra quem completa o jogo, mas tá ai! Desde pequeno ZERAR foi completar o jogo derrotando o último chefe!
Fala Baião, quando eu era pequeno, a primeira vez que ouvi "zerar" e passei a falar também zerar era referente a terminar o jogo, apenas (até porque já época não tinha troféu, pegar todos os itens etc). Acho que foi mais ou menos pela época do master (na época do Atari acho que não tinha ouvido a expressão ainda). Naquela época nem tinha esse negócio de pegar troféus ou mesmo todos os itens, a maioria dos itens era necessário para conseguir terminar os jogos. Aqui também falávamos: fechar o jogo, virar o jogo, terminar... Valeu pelo vídeo!
Parabéns pelo trabalho! Abraço irmão!!! Aqui no sul o termo mais utilizado era virar para jogos de nes/master e na época do atari era zerar por causa da pontuação.
Amigo sangue quente, No caso aqui do Rio , se utilizava muito o termo Salvar também ou virar a máquina! Acredito que “Salvar” advém da é de jogos de luta que encontra a namorada no final , como é o caso de Kung Fu Master , Double Dragon , Vigilante e afins! Eu também estava achando que você tinha alguma implicância com Rambo dos Jogos!
Baião, eu dou risada pakaraí com seus vídeos, principalmente nos momentos em que explica pra galera que eles não são tão "fodões" assim 😆. Sobre "zerar", na época quando mais jovem eu só dizia terminar. Tipo "terminei esse jogo", porque era acabar a campanha principal e derrotar o chefe no final, mas nunca tive essa nóia na cabeça de querer saber qual o jeito certo, escutava pessoas dizendo virar e etc. Hoje tem a tal da platina, mas também estou pouco me ligando pra quem faz essa poh@. Eu já fiz algumas mas acho que o importante é jogar e se diverir, "zerando" ou não.
que video sensacional cara, cada termo foi meticulosamente escolhido agora sem babação... eu que comecei a jogar no começo dos anos 90 peguei uma fase onde tudo tinha ou pelo menos deveria ter um final e era comum pra não dizer clichê, "salvar" uma princesa ... então salvar acabava se tornando um sinônimo de terminar um jogo, mas era usado junto do "terminar" e do "zerar" pois os caras mais velho ainda interagiam e indicavam muito pra a molecada. depois que os jogos começaram a salvar demorou um tempo pra os meus amigos perderem o costume de "salvar" pois ficou mais apropriado para registrar o progresso.
Virar era quando fazíamos 1 milhao de pontos num pinball ou quando voltava para o começo do jogo numa máquina como a Tokio. Hoje eu falo terminar ou finalizar, independentemente de conquista ou 100%.
7:32 É tipo afirmar o que você considera zerar mas no absolutismo que é realmente isso e colocar como regra mas não algo para si mesmo ou o que considera ser zerar, e sim para todo mundo que jogou aquilo a tal "regra"
Conheci seu canal a pouco tempo, Baião, mas estou gostando muito do conteúdo. Longe das técnicas de retenção e artifícios retóricos de youtubers, você trás uma conversa muito franca e aberta com o público. Gostaria de saber se você vai fazer um vídeo sobre Pitfall, esse jogo lendário do Atari 2600 que eu Joguei no PS1 em um cd com jogos históricos da Activision.
De 1982 até 89, eu usava Atari, tive várias versões, então como você, eu " virava " estes jogos. Pulei o Nes e o Master e em 90, ganhei um Mega Drive . E o primeiro jogo que "zerei" nele foi Fighting Masters. Como sempre, ótimo vídeo.
Confesso que esse termo "zerar" fui usar depois de.velho, na epoca eu e meus amigos no RJ chamavamos de "salvar" acredito que foi por conta dos jogos de brigas de rua, ou ate mesmo alguns finais de jogo de luta.
Aqui em Goiânia-GO, todos os seres que interagiam com jogos se referiam ao término do jogo como "zerar" e "virar". O termo "salvar" somente surgiu com o advento dos memory cards e ser algo comum na quinta geração de consoles. O antigo twitter é um lugar que repudio com todas as forças, sobretudo por me lembrar de como era um pátio durante o recreio de colégio; ironicamente um antro que deveria ser de comunicação, mas ninguém se entende, onde se destila conflito só por "amor a filhadaputagem". E obrigado pelo vídeo, caro Baião! Seus relatos são de um precioso valor histórico não somente para mim, e tudo com temas apreciados através de muita racionalidade... sempre vou agradecer pelo erro de encontrar o Pior Canal do Mundo! Forte abraço! Fico sempre ansioso pelo próximo vídeo!
mano, vc desbloqueou uma lembrança aqui, eu falava "Salvar" quando era pequeno. nem me lembrava disso, mas assim q vc falou me veio a lembrança. mas de fato, com o passar do tempo, eu aderi ao "zerar" e nem sei quando isso aconteceu.
Engraçado de ver como tem gente que pega um termo, que foi criado pelo uso, e querer virar autoridade no assunto. Bom esse tapa na cara, tem muita gente precisando de um desses.
Eu passei minha infância e adolescência na região serrana do estado do Rio e lá, tanto os termos "zerar" e "virar" eram usados. Na epoca de moleque, eu não ficava pensando nisso, mas analisando hoje, imagino que o termo "zerar" tinha a ver com os jogos arcades do final de 70 e início de 80 e o Atari 2600, pois tinham a pontuação como fator importante. Depois desse período, os jogos arcade passaram a ter uma tela de encerramento e muitos desses jogos, recomeçam a jogatina. Acho que por causa disso, surgiu o termo "virar". Pelo que eu lembro, à partir de meados de 80, o termo "virar" passou a ser mais utilizado pelo pessoal da minha região naquela época. Mais um video muito interessante. Grande abraço, Baião!
Put's, cara... Vc é muito roots!! Faz eu pensar numas coisas que jamais me liguei: nunca falei zerar!! Zerar significa apertar um botão e zerar aqueles contadores analógicos. Mas vc que é do nordeste, a primeira vez que me lembro de ter ouvido a expressão, creio ter sido em Fortaleza, com os amigos do meu primo.
Engraçado que eu nunca tinha parado pra pensar se em outras regiões de falava zerar. Até em 15 de novembro de 1991 o Lucas Silva e Silva da série "Mundo da Lua" sair gritando que zerou o blixto kk
Sempre uso esse termo "zerar" sempre quando termino algum jogo, como começei no Super Nintento estou mais acostumado com jogos que enham começo e fim mesmo.
Mano. Eu acompanho YTBR assiduamente vengo canais de games desde 2011 quando surgiram os primeiros "vloggers" (termo já não mais usado atualmente). SÓ DOU VALOR A QUEM É 30+ COMO EU. POIS TÊM XP DE VIDA NESSE MUNDO DOS GAMES! E Viva As Gerações X&Y... Valeu Baião.
Kkkk cá entre nós, eu acho interessante quando um cara mais novo se interessa pelas coisas. Tb tem uma galera da minha idade que é insuportável... mas não vou negar que o jovem tem que acabar
Também falava virar desde sempre e todos que conheço sempre falavam assim. Agora como ficou mais popular falar zerar, acabei cedendo, porém, o termo para mim tanto faz, só quero jogar meus jogos e me divertir em paz.
quando eu jogava atari era virar ,quando mudamos pro daynavision mas era da locadora é claro , fiquei felizão que finalizei o tartatruga ninjas 2 eu e meu irmao , pagamos 4horas e finalizamos foi muito legal
Aqui tinham esses termos mesmo: virar, terminar ou zerar e salvar. Virar: Quando o jogo acabava e imediatamente voltava a primeira tela. Terminar ou salvar: Acabar o jogo , ver o final. Salvar( q nunca usei e tbm acho estranho) só ouvia no Mário e a explicação era que salvou a princesa , fim de jogo. Hoje em dia falo só terminar e fiz 1000g ( quando faço todas as conquistas)
Zerar aqui em Ribeirão Preto era completar o game,independente do gênero do game jogado.Tinha revistas que também usava este termo pra concluir o game.
Que bom ouvir de alguém que também não tinha dinheiro pra comprar revista de vídeo game , pensei que era só eu kkkk Cara, vendo o pessoal falar parece que era uma coisa tão acessível…só uns amigos playboys que eu conhecia que comprava revistas, nunca cheguei comprar também. Isso falo de anos 90…como cresci no interior , as coisas eram um pouco mais atrasadas também que nos grandes centros
Kkkkkk eu amo os tapas na cara, é o melhor quadro do seu canal, eu sempre falei em salvar jogos, concordo que é bem estranho mesmo, sobre o que vc falou eu concordo, eu detesto esses cagadores de regras, terminar um jogo para min é terminar um modo história, depois disso eu não quero nem mas saber do jogo, tipo, de querer pegar e fazer tudo no jogo, eu respeito quem gosta de fazer isso mas acho uma perda de tempo, é muito raro eu fazer tudo em um jogo.
@@PiordoMundo eu também acho dahora, tipo esses caras como você que consegue zerar capitão comando na maior facilidade, e aliás eu tenho que gostar muito do jogo pra eu "platinar" ele, vou de dar um exemplo eu amo DKC 2, toda vez que pego ele pra jogar eu gosto da jogatina, nesse jogo eu fiz tudo e peguei tudo, agora por exemplo no Super Mario World, se eu for jogar ele pra valer mesmo no futuro terminarei o modo história e acabou kkk, pois eu não gosto muito do mario, pois não vou "platinar" um jogo que não gosto muito só pra mostrar pra aquele Gay Nintendista que eu sou um Retrôgaymer de verdade kkk
Vocë me fez lembrar do termo virar o jogo, acho que ainda usava jogando top game ``nintendinho de BR`` e deixei usar na época do mega e do super nintendo, acho que por conta das revistas
Eu zerei aquele mini game do Paraguai de carrinho! Aí tocou uma musiquinha diferente e a tela congelou! Hahaha Aqueles tipo game & watch. Eu falava o termo zerar nos fliper, já para os consoles eu falava chegar no final mesmo. Nunca fui de usar o termo salvar. "Fazer final" pessoal usava por aqui também.
No meu caso, zerar era o mesmo que "bater o jogo". "Passar todas as fases" e derrotar o chefe principal, que geralmente era o último, tipo o Power ranger the movie ".
@@PiordoMundo bem, na minha rua, a gente chamava mesmo de zerar. Más eu acho que alguns dos meus colegas usavam o termo "bater" por causa dos jogos de luta de arcade, tipo, eu Bati o rugal ou bati o Bison, e quando você batia eles então você consequentemente terminava o jogo.
Agora temos Sommelier de finalizar jogos kkkk. Amigo meu de SP fala "salvar" até hoje, acho bizarro. Geral sempre falou zerar. Seu canal é muito massa hehehe, abraço!
O legal é que essa sua abordagem para o "zerar" serve pra um monte de coisa que a gente vê poraí, mesmo fora do universo dos games. O problema me parece ser a convicção com que alguns idiotas emitem suas certezas, começando uma briga ao invés de um debate saudável que leva a reflexão e culmina em mais conhecimento sobre o tema debatido. Esse tapa na cara está cada vez melhor ...ou pior, hehehe.
Eu sempre falei "zerar", pra quando via os créditos, e todo mundo aqui em Uberlândia sempre disse assim, talvez por ser bem mais jovem, e curtir caçar alguns dos poucos fliperamas que tinham aqui. Pra zerar fazendo tudo, sempre disse "completar"
Cara poderia falar em algum momento sobre as missões e como elas sugiram e a sua opinião sobre o assusto, que eu posso tá errado mas em alguns fliperamas você tinha missões sencudarios apensa de um pouco limitadas por causa do objetivo das máquinas para os consoles(no caso de ficar na TV o máximo possível sendo que no arcade não pode por causa das outras pessoas)
Sobre alugar fita na sexta, aqui na minha cidade em SP ( Interior criado em cortiço), era um jeito de chamar mais clientes, e de você até reservar o jogo pra sexta, já que ele era alugado todo o dia, assim o dono da locadora, além de já ter a reserva na sexta, ele passava a semana toda alugando e lucrando com os aluguéis diários, mas como você falou depende da cidade e estado, gostei do seu canal mano, você pega a molecada que tem c* doce e senta elas no formigueiro chamado vida. Parabéns pelo conteúdo parceiro.
Para quem vem desde o Atari jogando,nunca vou me importar de (Zerar)segundo a percepção do outro,minha meta era jogar e me divertir,(*fechar* termo usado aqui na região)era só uma satisfação pessoal,sim era o máximo fechar,porém jogar é JOGAR,(fechar,zerar,salvar,terminar,platinar seja lá qual for a denominação)é só mais uma parte do jogo,conheci um rapaz que jogava Street Fight que não gostava de "Zerar"mas na disputa era o catiço de ganhar dele, e maioria que perdia se gabava de zerar e ele não tava nem ai....jogue e jogue e ZERAR é só consequência!
@@PiordoMundo citei o de luta,mas era bem comum,ao menos por aqui a galera "pegar de Currióla"termo usado para o coletivo kkkk a galera zerar junto,cada um passava uma fase,se preciso fosse mil continues e vida que segue,essa lembrança que importa,jogar sempre. Zerar sempre......que der!
A primeira vez que virei o street Fight em 1993 eu ate choreii vcs nunca vao imaginar a emoção que foi.! Ate porque so tinha uma ficha por dia no maximo .
Geralmente o que a gente mais fala é fechar, zerar ou finalizar. Essa de salvar eu não sabia, pra galera das gerações seguintes (galera na qual faço parte) salvar sempre foi de salvar seu progresso. Sobre 100% ou pegar todas as conquistas a gente fala platina msm (ou meletada, depende da plataforma)
Aqui na minha rua também era "salvar", sou de São Paulo. O motivo deve ser pq nos games seu objetivo geralmente é salvar alguma coisa, o mundo, sua namorada, uma princesa, etc, então ao finalizar o jogo vc estaria cumprindo esse objetivo, logo, "salvando"
Hahaha não, todos os livros ali são da minha mulher (todos são correlatos a psicologia) eu não costumo comprar livros, vantagens de morar perto de biblioteca. Posso pegar 2 livros emprestados a cada 15 dias. E de graça.
@@PiordoMundo É esse bagulho ai mesmo, no caso o do tempo de escola, a garotada gostava do cheiro forte disso ai, é que a xerox me lembrou isso, e eu não sabia o nome dessa maquina ai
O estranho é que o primeiro lugar onde eu ouvi o termo "zerar" foi o seriado Mundo da Lua (aquele do Lucas Silva e Silva), em um episódio no qual o menino zerou o game favorito dele.
Demorei muito a deixar de falar que "virei um jogo". Zerar, pelo que vi na época que começaram a usar esse termo, era aquilo que vc falou: Alguns jogos voltavam pra zero após chegar na pontuação máxima, tipo Xevious. Depois usaram pra todo jogo que chegaram ao final, talvez porque falar "zerar" é mais curto que "finalizar". Seja no Xbox ou ps3 se pego tudo eu sempre falo "platinar" pq é mais curto que "peguei todas as conquistas" rs
Zerar e fazer 100% eram coisas bem distintas nas conversas, tanto que na época do PS1 quando alguém chegava falando que zerou ou virou um jogo a pergunta seguinte era "mas tu fez os 100% ou só virou mesmo?". E quem dissesse que fez 100% se tornava uma lenda, ou se comprovava um belo de um mentiroso, isso porque os caras que tinham mais grana e compravam tudo o que era revista já metiam logo uma pergunta capciosa sobre algum secreto do jogo em questão, só pra ver se o malandro tinha feito tudo mesmo.
Energia acabou durante a gravação... concluí do jeito que deu...
👇Apoie o pior e ganhe desvantagens
marciobaiao.com/piordomundo
📷Meu Instalixo
instagram.com/baionder/
🐦Meu Xuítter
twitter.com/Baionder
Tá ótimo! Zerou o "relógio da luz" aí.
@@lendoanona4688kkk
Eu chamo "virar" até hoje.
Não sei se é a velhice, os canais de games que estão cada vez piores ou as duas coisas juntas, mas junto com o Aperte Start este é o único canal que consigo acompanhar. Incrível o roteiro por aqui. Parabéns de alguém que nunca comenta em canal algum, no máximo colabora com o like.
ah, valeu cara... bom que vc se sente confortável pra trocar ideia. e deve ser as duas coisas juntas mesmo kkk, pq eu mesmo já não estou suportando.
Também aperto lá
Canal gamer dessa molecada leite com pêra eu nem tem saco, só vejo canal da galera old school da minha época.
@@EdgarMenezes cautela cara. Tem uma galera de cabelo branco que só cópia vídeo dos outros e nem joga oque tem.
Triste verdade
Na Baixada Fluminense falávamos "virar", por muito tempo. Bastava terminar o jogo de qualquer maneira. Salve!!
interessante saber que o virar era comum tão longe daqui
Em SC era virar também. Zerar também era usado e "Detonar" também. Tipo;"Vc detonou o jogo ao vence-lo".
Realmente, no RJ é virar. Nunca falei zerar ou fechar.
Não sou da baixada, mas aqui no RJ também falava virar, mas algumas pessoas falavam zerar
@@brunokbelo3248 Um ou outro falava zerar, mas era muito raro.
Pô, meu velho, deu um show, baita aula de variação linguística. É professor de português? Eu sou e uso as expressões de jogos em aula. Ganhou mais ainda minha admiração. Obs.: primeira vez que coloco um comentário sério aqui, sempre vou para o lado da brincadeira, mas é que neste vídeo deu um show sobre jogos e sobre o uso do idioma como nunca, abraço!
aaah valeu cara... e não tenho nenhuma ligação com a área de letras. só tento não ser burro kk
Lembro que a primeira vez que ouvi zerar foi de alguém falando de Enduro, que zera o contador. Aí lembrei que vi isso acontecer, meu pai zerou o Enduro na minha frente (eu nunca consegui), e levo essa lembrança pra sempre.
esse tipo de coisa é da hora
Meu dia foi uma merda, mas ver tapa na cara geralmente me faz dar umas boas gargalhadas, excelente video Baião sempre aguardando pelo próximo!
bom que dá pra rir kk
@@PiordoMundo Só Baião salva (eu creio em Cristo, não to fazendo pouco do redentor não viu essa parte é pros haters de plantão)
Ahhaha
Gostei mais da reflexão de dar atenção e alcance ao cara pequeno do começo do video do que do tema em si.
é tudo sobre isso
A gente aqui no bairro sempre falou 'zerar' quando chegava no final e fazer 100% ou platinar significa fazer tudo que é fazível no jogo.
justo
Puxando a memória até onde consegui, lá por 1990, o termo usado por aqui era "salvar" conforme dito, e quando o "save" chegou por aqui, o save virou salvar e terminar substituiu o salvar. E a primeira vez que ouvi a palavra "zerar" foi em algum momento de 1991 assistindo Mundo da Lua, quando esse termo é usado enquanto o Lucas joga um hack bizonho de Mario num Phantom vermelho. E eu pensando, não com essas palavras, "mas que caralho é zerar? É salvar".
hahaha realmente é um lance muito de vocês aí.
@@PiordoMundo estava pensando aqui hoje - e com menos sono que ontem - de que talvez o termo salvar venha de games como Donkey Kong ou Smurfs em que efetivamente se salva alguém no final. Ou ainda, lembrando que muita gente na época teve - aqueles que podiam - um Supergame CCE que custava muito menos que um Polyvox - Polyvox era coisa de playboy, saiba você que por ventura está lendo esse comentário - e os CCE vinham com Mr Postman, e muitas vezes, por algum motivo, um Bob's Going Home junto, e nesses dois games você precisa salvar ambos, Carteiro Ursinho e Bob, dos perigos.
Talvez ainda Kung Fu Master e Double Dragon entrem nessa influência.
Claro que isso tudo é apenas uma conjectura.
Essa é a explicação que me dão
@@PiordoMundo e me parece que os termos "salvar" e "mestre" tem uma origem em comum.
Grande blixto hahahaha
Aqui em Teresina muitos ainda falam Zerar como antigamente! Valeu pelo Excelente Vídeo!
Pessoal aí está sábio kk
Aqui pra nois do interior de São Paulo, na cidade onde morava, a gente falava fechar, com sentido de apenas terminar o jogo normalmente até ver os créditos.
Fechar é comum aqui tb
Sou de Recife...44 anos e sempre usei "zerar" nos anos 90. Tempos bons da Soft Game na Vila da Sudene.
Pois é, anos 90 era zerar... Mas 80 ng falava n. Vila da Sudene as vezes eu passava com meu primo de vila Tamandaré, no terminal de ônibus tinha uns cara bom de jogo de luta
SIM! O primeiro jogo que eu "Zerei" na vida foi o Pole Position do Atari. Foi doido, porque depois de jogar por um bom tempo, o jogo realmente zerou o contador, na verdade, ele ficou com um valor quebrado e negativo (algo com -0.00014E quando é um valor fora do alcance da variável utilizada), mas não entendia isso, e sempre o povo me zoava, pq mesmo depois de tudo o q eu fazia, a pontuação do jogo chegava nisso e o jogo parava, mas meus irmãos me diziam que faziam "mais" que esse valor. Era um tanto frustrante...
jogão do krl mano... (irmaos sacanas kk)
Na minha humilde opinião que vejo esse termo ser usado des de quando eu era muleque zerar veio pq depois que vc terminava o jogo vc voltava tudo de novo e se vc nao morresse ali vc ficava em um loop eterno do jogo (passo a ultima fase zerava voltava pro inicil com sua pontuação ate uma hora vc morrer) mas significado foi mudando a partir do momento que os jogos foram ganhando finais. Ai vc finalizou um jogo? Vc zerou ele! Do snes pra frente veio o termo "zerar 100%" ate pq se vc quiser chegar na fase final de mario wold em 15 minutos vc consegue. E o significado mudou mais ainda quando surgiu jogos com mais de 1 final (aqueles jogos com fator replay) ai era o famoso "zerar com 2 ou mais finais diferentes" como depois que colocaram memory kard zerar um jogo ficou banalizado as proprias midias inventaram a platina. Que seria vc conseguir todos trofeus do jogo. E é logico que pra vc platinar o jogo vc tem que zerar inumeras vezes ate pq na platina nao interessa muito apenas o final e sim a lista de desafios que o proprio jogo te impõe! Ate hoje uso a palavra zerar mesmo sabendo que hoje ate o jogo mais fuleiro tem um final e que hoje nem sempre é a pontuação que é prioridade. (Ate porque hoje a galera disputa é quem zera o jogo mais rápido e taca o foda-se pra pontuação)
Sim
Complexo. Parabens
kkk valeu
Cara, acabei de conhecer seu canal e achei muito massa! Aqui no Sul a partir da decada de 90 o termo comum usado foi zerar e significava terminar o jogo de qualquer jeito. Já ouvi colega da época falar "bater final", mas era incomum.
valeu man! bater final também ouvi, mas incomum também por aqui.
Quem tinha revistas de games, revistas recreio e afins era muito privilegiado aqui
Pois é cara!
Melhor série do RUclips, mesmo que seja falando sobre videojogos, os tapas na cara serve para uma variedades de situações... parabéns Baião, sem querer encher o seu saco, você realmente tem uma identidade única e que mesmo na maior humildade, transmite uma vasta informações de maneira clara e abordando uma porrada de coisas mesmo que seja com tema de games, Cada tapa na cara desse, se o expectador absorver todas as informações contidas no vídeo, certeza dele deixar de ser um primata e Juvenil da galera gamer e principalmente da realidade em que vive, Parabéns! Se um dia ganhar na Mega Sena vou abrir um Buteco e certeza que vou deixar você ser o dono, pois será um sucesso !
hahahahah po cara, valeu pela moral aí. fico no aguardo do botequin
Aqui em Salvador, a gente costumava chamar de 'zerar' ou 'virar', mas o termo que sempre ouvi foi 'zerar' mesmo. Quando se tratava de completar o jogo todo, a gente falava 'fechamos o jogo'.
Eu sou de 97 e pelo que eu me lembre eu ouço meus meu pai e alguns tios que tiveram contato com video games usarem o termo zerar desde que eu era pequeno.
Dito tudo isso, a discussão do X é bem idiota mesmo. Cada estado fala de um jeito, assim como cada geração também. Eu vou fazer 27 anos e meu irmão que tem 12 tem um vocabulário muito diferente do meu quando se trata de jogos.
Boas observações. O Brasil como um país continental obviamente terá nomes diferentes em cada macro região.
Se eu te falar que acredito que tu, se passar por Porto Alegre, certamente irá se deliciar com um cacetinho possivelmente estarei certo. Porém se for falar a mesma frase põe aí não posso ter essa certeza.
Um abraço fraterno aí da República de Bundaritiba, terra que tem um frio amaldiçoado!
Verdade
Aqui no Ceará o termo zerar é muito pouco usado, a galera falava "finalizar", e na época em que eu morava em SP, realmente o povo falava "salvar". Bom vídeo Baião, teu canal é top.
Opa... Agradecemos o péssimo gosto
Aqui na minha área era misto ,uns falavam virar e outras zerar,mas sempre era relacionado a terminar o game ,seja completo ou incompleto !
Normal
Rapaz aqui em São Paulo falavamos salvar, zerar começou depois do Mundo da Lua aquele episodio de Zerar o Blixto na TV Cultura.
kkk tou ligado
Quando vi esse episódio na época eu pensei "quem é que fala zerar, esse povo viaja"
Hahahahaha
Salve, Sr. Baião! Mais um video (im)pertinente, compacto (um "quasi-espacial-e-apertadinho" como o uniforme do Crash Nebula do Timmy Turner) e direto ao assunto (diferente deste comentário. Mas vamos lá - engraçado que não importamos o "beat" dos anglófonos, no sentido de derrotar ou ganhar do jogo, da mesma forma que eles adaptaram dos esportes ou outras competições. Em tempo, nos anos 90, conheci um camarada que só falava "detonei jogo x", possivelmente por conta das Ação Games da vida. Em retrospecto, acho que a essência do "beat" esta aí.
é isso mesmo cara! tinha os que chamavam de debulhar também
Tem um quadro do programa é de Casa,do Globosta,que toda vez que eu fazia fisioterapia , a tv tava ligada lá ,e meu horário era na hora desse quadro ,que se Chamava Choque de Gerarões....Expressões que os pais ou ou pessoas mais antigas ainda usam,porém a garotada desconhece totalmente...E vice e versa.Quando a gente era criança ou adolescente....A gente fazia ideia do que era era Bullying??Lógico que não!! Mas muitos de nós sofremos isso...Era chamado de pilha,zoeira,sacanagem e etc...Hoje se uma criança ou adolescente, falar que é vítima de Bullying, vai ter uma Mega operação de Polícia Federal para prender os culpados....Lógico que o significado das palavras e de expressões mudam com o passar do tempo....Porém ao meu ver o grande problema é o anacronismo, e você usar algo que estava totalmente fora do contexto social da época,pois as pessoas não só se expressavam diferente, como pensavam e agiam de forma totalmente distintas, se compararmos com os dias atuais.Tem gente que acha que você só zera um jogo, se platinar ele...No caso que o tal do Variante sem Anistia quis dizer.... Só que ele esqueceu usar a palavra PLATINAR....Que já resume tudo.Eu vi mais de 10 caras cair na porrada dentro de um restaurante, por que uma galera chamava Canjica de Munguzá ....E a outra chamava o Munguzá de Canjica. É foda ....rsrsrs Tudo bem que o tal variante tirou aquilo da cabeça dele....O problema é o cara querer impor ,foi a primeira vez que vejo alguém da nova geração usar o termo zerar ao invés de platinar .
pois é cara... platinar me caiu muito bem no vocabulário pessoal.
Na minha turma era "VIRAR O JOGO".
Acho que veio dos jogos antigos que não tinham final e eram looping. Acho que era a lógica.
Virar era comum aqui tb
Aqui em Goiás na década de 90 usavamos o termo virar tambem, e hj careca e coroa uso o mesmo termo.
virar comanda!! kk
Não tem jeito mano, e a galera mais nova fica perdido com meu termo, abraço fé da mãe.
Hahaha
Aqui por essas bandas (baixada e região metropolitana do RJ) falávamos zerar ou virarbo jogo para quando terminávamos ele independente de ter feito tudo no jogo ou não, até porque muitas vezes não tínhamos noção de todos os objetivos, itens e "conquistas"... Hoje vc joga um jogo e sabe todos os objetivos secretos dele, mas antes, sem RUclips e sistema de conquista, cara, quem lá sabia de objetivos escondidos?
kk ninguem
Comentei no insta, e agora linkei com o video. Mano,muito legal a perspectiva da fluidez dinamica das palavras. Entendi que zerar veio dos pontos de high score de jogos que nao foram projetados pra ter historia e dai se tornou o conceito da minha geracao onde cresci, interior de sp, que e terminar a historia principal do game e que no futuro pode substituir o platinar.
Otimo video.
aah valeu aí luiz!
Gostei do teu posicionamento. Excelente vídeo 🎉
agradecemos o péssimo gosto.
@@PiordoMundo tamo junto 👍
Muito bom de verdade parabéns
agradecemos o péssimo gosto
Aqui no sul falávamos 'bater final'. 'Bati final naquele jogo'.
Resumidamente, não importa o quanto tente definir este conceito, amanhã vem outro e muda. Muito boa a reflexão.
É o terceiro que me conta do bater
Fala Baião, blz , como ja falei aqui uma vez , termo zerar não era muito usado nos bares de sao Matheus zl sp , usavamos o termo " salvar " ou savei !!!! Ja te falei isso uma vez . Mas o lance de zerar em outros locais é essa explicação que você deu . Sucesso meu brother
Salvar é bem cultura daí
Massa o vídeo. Aquí em Fortaleza pelo menos nas locadoras que eu frequentava a galera falava finalizar e zerar. Achei que até faz sentido o q o cara falou, mas na minha opinião esse termo zerar sempre vai vir dos primórdios.
Penso algo assim
Boa tarde baião, aqui em SP todo mundo falava "salvar" fui conhecer o termo zera bem depois, terminar msm foi bem depois ainda!!!
tapoha, o caminho invertido
o termo que usava é "ZERAR" , hoje em dia falo Platinar pois a estrutura dos jogos não é como as das eras 8-bit 16-bit.
E esse final, q tapa na cara! kkkkkkkkk
Kkkk
Cara eu disse uma vez eu não vivi a mesma época que você mas eu acho que essa história de zera ser veio pelo console casairos e portáteis, onde antigamente muitos jogos de arcade você so ganhava uma pontuação alta ou no máximo um “obrigado por jogar” agora você ganhar final mais elaborando ou no casos dos donkey kong country parte mostrado o quanto por % você acabou, e da uma sensação de boa de acaba uma coisas de vez ou de tem tudo na sua lista, acho que também os rpg ajudaram isso pricipalmente os da square.
Já se falava zerar antes mesmo de existir videogame kk. Era no pinball, mas com out o significado
Enviar os currículos foi foda 😂😂😂😂
Cara, é interessante perceber o quanto esse termo mudou dos tempo que eu era moleque pra agora...
Ficou massa demais o conteúdo.
valeu... e a tendencia é mudar mais ainda
O Ano era 1995, eu jogava de madrugada dentro do quartel com 19 anos e o jogo era Resident Evil, a emoção de terminar o jogo (zerar) deixando horas e horas de sono para trás e tendo que marchar pela manha parecendo um Zumbi era bizarro ,mas valeu a pena, hj são boas lembranças.
passei por experiências similares kkk
Zerar, chefão e outros termos já estavam bem estabelecidos na minha época. Com os rankings de conquistas veio o termo platinar, antes disso por aqui simplesmente se dizia: zerei de tal forma, zerei em tal dificuldade, zerei 100% etc... Não tem como estabelecer um padrão que se encaixe em tudo. Tirar a abrangência do termo zerar só complica as coisas desnecessariamente.
Complicação desnecessária mesmo. Comunicação era pra ser facilitada.
Essa questão das revistas eu vivia de vender coisa pro ferro velho, limpar quintais pra juntar um monte de lixo. Pra compra fichas pra jogar e juntar também pra compra umas revistas, e literalmente eram caras mesmo. E eu perdia muitas delas pois emprestava pros meus amigos e muitos nem devolviam, bando de arrombados. Mas era um gosto que eu tinha por ler revistas de games e quadrinho. Mas eu sempre procurei um meio de ganhar minha grana pra compra essas pequenas coisas, também não era rico. Mas meus pais sempre foram uma fonte inspiradora pra eu ajudar e ganhar meu próprio dinheiro, com meus 8 ou 9 anos de idade. É sempre bom ver os vídeos do Baião e relembrar essas fases da vida. Gosto muito do seu canal cara.
Aaah valeu cara! Era caro mesmo, (proporcionalmente) e eu TB comprava, mas era difícil manter frequência.
Pra ver como o termo difere, meu irmão mais velho usava "zerar" pra quando o dono resetava o placar dos Pinballs ou as maquinas antigas da "Atari" (que era o que a geração dele jogava).
Ao menos por aqui eles realmente guardavam o placar por um tempo, já que não exigiam tanta bateria, diferente dos fliperamas piratas pós Street Fighter 2 que no dia seguinte, muito provavelmente, já tava "zerado" e com aqueles os placares automaticos iniciais.
Mesmo assim, com um irmão mais velho falando isso, nunca usei o termo dessa forma.
pinball é quase uma subcultura... o do pinballl vem do "to zero" dos murica
Eu sempre achei que as CPSs fossem pirateadas de Fábrica pois o tal do suicídio da CPS me parece uma falha da Capcom pq até mesmo máquinas originais sofriam desse mal o que levava o dono do estabelecimento a deixar a máquina ligada mesmo após fechar para que a bateria da máquina não esgotasse e matasse o Arcade!
@@FabioHenrique-yr8wz então mano, eu nunca vi também. Mas máquinas mais antigas eu via, tanto que eu conseguia ficar na listinha de Rally X. Aaah lembro de um Metal Slug que também ficava, mas acho que era só isso
O cara simplesmente usou ZERAR como sinonimo de Platinar! Não sei se no XBOX eles tem trofeu de platina pra quem completa o jogo, mas tá ai! Desde pequeno ZERAR foi completar o jogo derrotando o último chefe!
e a galera ainda quer brigar que é a mesma coisa. pelamor
kkkkkk Baião é mais genial do que apenas uma ficha com troco de pão! Valeu baião por mais um vídeo tão esperado!
kkk sou só um bêbado
Adoro tapa na cara!...o gênero no caso kkk
hahaahaha
Sei...
@@lendoanona4688 me descobriram
Kkkkk. Vc mandando o cara enviar uns currículos quase rachei de rir, quando ele pediu dicas de ter sucesso de engajamento.
kkkk pior que eu sei que é engraçado mesmo, mas também é sincero. tem canal de mais de 100k que não consegue ser rentável e o cara fica na ilusão.
Fala Baião, quando eu era pequeno, a primeira vez que ouvi "zerar" e passei a falar também zerar era referente a terminar o jogo, apenas (até porque já época não tinha troféu, pegar todos os itens etc). Acho que foi mais ou menos pela época do master (na época do Atari acho que não tinha ouvido a expressão ainda). Naquela época nem tinha esse negócio de pegar troféus ou mesmo todos os itens, a maioria dos itens era necessário para conseguir terminar os jogos. Aqui também falávamos: fechar o jogo, virar o jogo, terminar... Valeu pelo vídeo!
Valeu cara! Eu acho que essa sensação de catar troféus (e literalmente kkk) foi no Mário kart do SNES, que eu simplesmente adorava.
Parabéns pelo trabalho! Abraço irmão!!! Aqui no sul o termo mais utilizado era virar para jogos de nes/master e na época do atari era zerar por causa da pontuação.
opa, valeu cara!
Amigo sangue quente,
No caso aqui do Rio , se utilizava muito o termo Salvar também ou virar a máquina! Acredito que “Salvar” advém da é de jogos de luta que encontra a namorada no final , como é o caso de Kung Fu Master , Double Dragon , Vigilante e afins!
Eu também estava achando que você tinha alguma implicância com Rambo dos Jogos!
kkkk então bom que eu esclareci
Baião, eu dou risada pakaraí com seus vídeos, principalmente nos momentos em que explica pra galera que eles não são tão "fodões" assim 😆. Sobre "zerar", na época quando mais jovem eu só dizia terminar. Tipo "terminei esse jogo", porque era acabar a campanha principal e derrotar o chefe no final, mas nunca tive essa nóia na cabeça de querer saber qual o jeito certo, escutava pessoas dizendo virar e etc. Hoje tem a tal da platina, mas também estou pouco me ligando pra quem faz essa poh@. Eu já fiz algumas mas acho que o importante é jogar e se diverir, "zerando" ou não.
É algo assim mesmo cara (e bom que serve pra rir kk)
que video sensacional cara, cada termo foi meticulosamente escolhido
agora sem babação...
eu que comecei a jogar no começo dos anos 90 peguei uma fase onde tudo tinha ou pelo menos deveria ter um final e era comum pra não dizer clichê, "salvar" uma princesa ... então salvar acabava se tornando um sinônimo de terminar um jogo, mas era usado junto do "terminar" e do "zerar" pois os caras mais velho ainda interagiam e indicavam muito pra a molecada. depois que os jogos começaram a salvar demorou um tempo pra os meus amigos perderem o costume de "salvar" pois ficou mais apropriado para registrar o progresso.
geralmente o exemplo que usaram pra me explicar o salvar foi o mário no NES
Virar era quando fazíamos 1 milhao de pontos num pinball ou quando voltava para o começo do jogo numa máquina como a Tokio. Hoje eu falo terminar ou finalizar, independentemente de conquista ou 100%.
Sim, virar é bem comum no pinball.
7:32 É tipo afirmar o que você considera zerar mas no absolutismo que é realmente isso e colocar como regra mas não algo para si mesmo ou o que considera ser zerar, e sim para todo mundo que jogou aquilo a tal "regra"
foda
Conheci seu canal a pouco tempo, Baião, mas estou gostando muito do conteúdo. Longe das técnicas de retenção e artifícios retóricos de youtubers, você trás uma conversa muito franca e aberta com o público. Gostaria de saber se você vai fazer um vídeo sobre Pitfall, esse jogo lendário do Atari 2600 que eu Joguei no PS1 em um cd com jogos históricos da Activision.
valeu cara... cedo ou tarde farei algo sobre pitfall. n fiz ainda pq parece que todo mundo faz kk
De 1982 até 89, eu usava Atari, tive várias versões, então como você, eu " virava " estes jogos. Pulei o Nes e o Master e em 90, ganhei um Mega Drive . E o primeiro jogo que "zerei" nele foi Fighting Masters.
Como sempre, ótimo vídeo.
valeu cara.... (curto mt o fighting masters)
Confesso que esse termo "zerar" fui usar depois de.velho, na epoca eu e meus amigos no RJ chamavamos de "salvar" acredito que foi por conta dos jogos de brigas de rua, ou ate mesmo alguns finais de jogo de luta.
Faz sentido
Aqui em Goiânia-GO, todos os seres que interagiam com jogos se referiam ao término do jogo como "zerar" e "virar". O termo "salvar" somente surgiu com o advento dos memory cards e ser algo comum na quinta geração de consoles.
O antigo twitter é um lugar que repudio com todas as forças, sobretudo por me lembrar de como era um pátio durante o recreio de colégio; ironicamente um antro que deveria ser de comunicação, mas ninguém se entende, onde se destila conflito só por "amor a filhadaputagem".
E obrigado pelo vídeo, caro Baião! Seus relatos são de um precioso valor histórico não somente para mim, e tudo com temas apreciados através de muita racionalidade... sempre vou agradecer pelo erro de encontrar o Pior Canal do Mundo!
Forte abraço! Fico sempre ansioso pelo próximo vídeo!
Opa, mais uma vez, valeu pela moral cara. E tá foda esse lance da descomunicacao.
6:07 obrigado a homenagem a nós, paulistanos, sócios do clube dos minigueimeros
kkkkkkkk n consigo lembrar da piada do clube dos minigueimeiros sem rir
@@PiordoMundo puta mundo injusto meeeeeeeeeo
mano, vc desbloqueou uma lembrança aqui, eu falava "Salvar" quando era pequeno.
nem me lembrava disso, mas assim q vc falou me veio a lembrança.
mas de fato, com o passar do tempo, eu aderi ao "zerar" e nem sei quando isso aconteceu.
Ess tipo de coisa é difícil demarcar época mesmo
Eu ainda calo salvar. Hoje eu falo zerar o mapa. Ai faz sentido.
Engraçado de ver como tem gente que pega um termo, que foi criado pelo uso, e querer virar autoridade no assunto. Bom esse tapa na cara, tem muita gente precisando de um desses.
o que fode é essa postura... maluco pensando que o próprio achismo é decreto é de foder.
Eu passei minha infância e adolescência na região serrana do estado do Rio e lá, tanto os termos "zerar" e "virar" eram usados. Na epoca de moleque, eu não ficava pensando nisso, mas analisando hoje, imagino que o termo "zerar" tinha a ver com os jogos arcades do final de 70 e início de 80 e o Atari 2600, pois tinham a pontuação como fator importante. Depois desse período, os jogos arcade passaram a ter uma tela de encerramento e muitos desses jogos, recomeçam a jogatina. Acho que por causa disso, surgiu o termo "virar". Pelo que eu lembro, à partir de meados de 80, o termo "virar" passou a ser mais utilizado pelo pessoal da minha região naquela época. Mais um video muito interessante. Grande abraço, Baião!
Valeu cara! Virar vem desde antes dos games, no pinball
@@PiordoMundo Caramba! E qual era a relação desse termo na época das máquinas de pinball?
@@ABG_Bomby limite de pontuação pra nós aqui, mas pra uma galera lá fora era o "to zero" começar de novo
@@PiordoMundo Legal, cara! Obrigadão pelos esclarecimentos.
É nóis
9:45 isso só me lembra o saudoso Chuck Schuldiner cantando profeticamente em The philosopher: Você sabe tudo sobre absolutamente nada 🤣🤣🤣
Kkkk sim
@@OROCHITHEO Temos aqui um homem de cultura. Eterno Death.
Ótimo vídeo....
valeu
Put's, cara... Vc é muito roots!! Faz eu pensar numas coisas que jamais me liguei: nunca falei zerar!! Zerar significa apertar um botão e zerar aqueles contadores analógicos.
Mas vc que é do nordeste, a primeira vez que me lembro de ter ouvido a expressão, creio ter sido em Fortaleza, com os amigos do meu primo.
Engraçado que eu nunca tinha parado pra pensar se em outras regiões de falava zerar. Até em 15 de novembro de 1991 o Lucas Silva e Silva da série "Mundo da Lua" sair gritando que zerou o blixto kk
Baião, ótimo conselho aos 12:04, isso é libertador kkkk
kkk sou bom de conselho
Sempre uso esse termo "zerar" sempre quando termino algum jogo, como começei no Super Nintento estou mais acostumado com jogos que enham começo e fim mesmo.
no super eu já estava totalmente habituado ao zerar
Sempre falei finalizar, só ouvi o termo zerar em locadoras mas nunca usei.
Normal
Aqui no MS, desde que jogo, a mulecada falava "zerar" e eu nunca pensei de onde veio o termo, haha.
kkk acontece
Mano. Eu acompanho YTBR assiduamente vengo canais de games desde 2011 quando surgiram os primeiros "vloggers" (termo já não mais usado atualmente).
SÓ DOU VALOR A QUEM É 30+ COMO EU. POIS TÊM XP DE VIDA NESSE MUNDO DOS GAMES!
E Viva As Gerações X&Y... Valeu Baião.
Kkkk cá entre nós, eu acho interessante quando um cara mais novo se interessa pelas coisas. Tb tem uma galera da minha idade que é insuportável... mas não vou negar que o jovem tem que acabar
@@PiordoMundo pera lá cara se tu nasceu no final dos Anos 1970. Eu farei 31 em Novembro desse ano KKKKKKKKK EU JÁ SOU TIOZÃO PORRA PAI DE 2 MOLEQUES!
@@YTBrazil1993 pra mim é um moleque pai de 2 moleques menores kkk (já tenho filha adulta)
Também falava virar desde sempre e todos que conheço sempre falavam assim. Agora como ficou mais popular falar zerar, acabei cedendo, porém, o termo para mim tanto faz, só quero jogar meus jogos e me divertir em paz.
É isso
quando eu jogava atari era virar ,quando mudamos pro daynavision mas era da locadora é claro , fiquei felizão que finalizei o tartatruga ninjas 2 eu e meu irmao , pagamos 4horas e finalizamos foi muito legal
Esse tipo de coisa é da hora
Aqui tinham esses termos mesmo: virar, terminar ou zerar e salvar.
Virar: Quando o jogo acabava e imediatamente voltava a primeira tela.
Terminar ou salvar: Acabar o jogo , ver o final.
Salvar( q nunca usei e tbm acho estranho) só ouvia no Mário e a explicação era que salvou a princesa , fim de jogo.
Hoje em dia falo só terminar e fiz 1000g ( quando faço todas as conquistas)
salvar n dá pra mim mano kk
Zerar aqui em Ribeirão Preto era completar o game,independente do gênero do game jogado.Tinha revistas que também usava este termo pra concluir o game.
é isso
Que bom ouvir de alguém que também não tinha dinheiro pra comprar revista de vídeo game , pensei que era só eu kkkk Cara, vendo o pessoal falar parece que era uma coisa tão acessível…só uns amigos playboys que eu conhecia que comprava revistas, nunca cheguei comprar também. Isso falo de anos 90…como cresci no interior , as coisas eram um pouco mais atrasadas também que nos grandes centros
Realidade de muitos meu velho
Kkkkkk eu amo os tapas na cara, é o melhor quadro do seu canal, eu sempre falei em salvar jogos, concordo que é bem estranho mesmo, sobre o que vc falou eu concordo, eu detesto esses cagadores de regras, terminar um jogo para min é terminar um modo história, depois disso eu não quero nem mas saber do jogo, tipo, de querer pegar e fazer tudo no jogo, eu respeito quem gosta de fazer isso mas acho uma perda de tempo, é muito raro eu fazer tudo em um jogo.
Esse lance de fazer tudo em um jogo, eu acho bem interessante como fator replay tá ligado? Te dá motivos pra revisitar e tentar jogar de outra forma.
@@PiordoMundo eu também acho dahora, tipo esses caras como você que consegue zerar capitão comando na maior facilidade, e aliás eu tenho que gostar muito do jogo pra eu "platinar" ele, vou de dar um exemplo eu amo DKC 2, toda vez que pego ele pra jogar eu gosto da jogatina, nesse jogo eu fiz tudo e peguei tudo, agora por exemplo no Super Mario World, se eu for jogar ele pra valer mesmo no futuro terminarei o modo história e acabou kkk, pois eu não gosto muito do mario, pois não vou "platinar" um jogo que não gosto muito só pra mostrar pra aquele Gay Nintendista que eu sou um Retrôgaymer de verdade kkk
É bem isso mesmo
Vocë me fez lembrar do termo virar o jogo, acho que ainda usava jogando top game ``nintendinho de BR`` e deixei usar na época do mega e do super nintendo, acho que por conta das revistas
É bem provável
Caralho gosto muito desses videos! Depois que começei a assistir nunca mais fui corno!!! Kkkk
é a grande vantagens
Aqui em São Paulo falávamos "salvar o jogo", morei um tempo em Pernambuco e lá os moleques falavam virar o jogo.
Pois é, eu sou de Pernambuco kk
O melhor comentário no vídeo foi. "Começar a mandar uns currículos ' kkkkkkk
Cara, vc é foda demais. E parabéns pelo vídeo.
Hahahah valeu cara
Parabéns pelo vídeo, esse negócio de zerar me deixava um pouco confuso, obrigado pela explicação
Kkk bom que serviu pra algo
@@PiordoMundo pois é
A partir do minuto 7:30 do vídeo até o minuto 9:05. Eu particularmente gosto de assistir umas dez vezes para rachar o bico igual maluco!🤣🤣
Hahahahaha
@@PiordoMundo 👎🏻😂
Eu zerei aquele mini game do Paraguai de carrinho! Aí tocou uma musiquinha diferente e a tela congelou! Hahaha
Aqueles tipo game & watch.
Eu falava o termo zerar nos fliper, já para os consoles eu falava chegar no final mesmo.
Nunca fui de usar o termo salvar. "Fazer final" pessoal usava por aqui também.
Pois é cara!
No meu caso, zerar era o mesmo que "bater o jogo". "Passar todas as fases" e derrotar o chefe principal, que geralmente era o último, tipo o Power ranger the movie ".
Bater o jogo é bem raro, com vc só dois caras me falaram até agora.
@@PiordoMundo bem, na minha rua, a gente chamava mesmo de zerar. Más eu acho que alguns dos meus colegas usavam o termo "bater" por causa dos jogos de luta de arcade, tipo, eu Bati o rugal ou bati o Bison, e quando você batia eles então você consequentemente terminava o jogo.
faz sentido
Aqui no RJ sempre ouvi virar ou zerar, era mais comum o "virar o jogo" quando dava final no jogo
bom que o virar foi longe kk
Na minha época era "Zerar" mesmo. No Atari, era contar pontos. Meus melhores amigos foram feitos nas locadoras.
Pois é
Agora temos Sommelier de finalizar jogos kkkk. Amigo meu de SP fala "salvar" até hoje, acho bizarro. Geral sempre falou zerar. Seu canal é muito massa hehehe, abraço!
kkk é isso! valeu man!
Eu sempre disse zerar, ao finalizar /chegar aos créditos finais do jogo. No Norte Fluminense e na capital do RJ comum este termo específico.
Pois é
O legal é que essa sua abordagem para o "zerar" serve pra um monte de coisa que a gente vê poraí, mesmo fora do universo dos games. O problema me parece ser a convicção com que alguns idiotas emitem suas certezas, começando uma briga ao invés de um debate saudável que leva a reflexão e culmina em mais conhecimento sobre o tema debatido. Esse tapa na cara está cada vez melhor ...ou pior, hehehe.
kkk pior
Eu sempre falei "zerar", pra quando via os créditos, e todo mundo aqui em Uberlândia sempre disse assim, talvez por ser bem mais jovem, e curtir caçar alguns dos poucos fliperamas que tinham aqui. Pra zerar fazendo tudo, sempre disse "completar"
varia muito... porém o conceito de zerar fazendo tudo não é tão antigo.
Cara poderia falar em algum momento sobre as missões e como elas sugiram e a sua opinião sobre o assusto, que eu posso tá errado mas em alguns fliperamas você tinha missões sencudarios apensa de um pouco limitadas por causa do objetivo das máquinas para os consoles(no caso de ficar na TV o máximo possível sendo que no arcade não pode por causa das outras pessoas)
A missão do arcade era fazer vc perder o mais rápido possível
Sobre alugar fita na sexta, aqui na minha cidade em SP ( Interior criado em cortiço), era um jeito de chamar mais clientes, e de você até reservar o jogo pra sexta, já que ele era alugado todo o dia, assim o dono da locadora, além de já ter a reserva na sexta, ele passava a semana toda alugando e lucrando com os aluguéis diários, mas como você falou depende da cidade e estado, gostei do seu canal mano, você pega a molecada que tem c* doce e senta elas no formigueiro chamado vida. Parabéns pelo conteúdo parceiro.
Aaah valeu cara! Realidade faz bem, quando não enlouquece kk
Para quem vem desde o Atari jogando,nunca vou me importar de (Zerar)segundo a percepção do outro,minha meta era jogar e me divertir,(*fechar* termo usado aqui na região)era só uma satisfação pessoal,sim era o máximo fechar,porém jogar é JOGAR,(fechar,zerar,salvar,terminar,platinar seja lá qual for a denominação)é só mais uma parte do jogo,conheci um rapaz que jogava Street Fight que não gostava de "Zerar"mas na disputa era o catiço de ganhar dele, e maioria que perdia se gabava de zerar e ele não tava nem ai....jogue e jogue e ZERAR é só consequência!
Zerar jogo de luta é uma coisa com a qual eu nunca me importei na época
@@PiordoMundo citei o de luta,mas era bem comum,ao menos por aqui a galera "pegar de Currióla"termo usado para o coletivo kkkk a galera zerar junto,cada um passava uma fase,se preciso fosse mil continues e vida que segue,essa lembrança que importa,jogar sempre. Zerar sempre......que der!
@@KamikazeGames45 normal demais
A primeira vez que virei o street Fight em 1993 eu ate choreii vcs nunca vao imaginar a emoção que foi.! Ate porque so tinha uma ficha por dia no maximo .
Kk acontece
Geralmente o que a gente mais fala é fechar, zerar ou finalizar. Essa de salvar eu não sabia, pra galera das gerações seguintes (galera na qual faço parte) salvar sempre foi de salvar seu progresso. Sobre 100% ou pegar todas as conquistas a gente fala platina msm (ou meletada, depende da plataforma)
Platina sempre me pareceu bom
glr aqui no Ceará usava zerar, mas também usava fechar, mas o mais comum era finalizar.
fechar também era comum por aqui
inclusive meu pai usava com provas "iai fechou a prova" @@PiordoMundo
Aqui na minha rua também era "salvar", sou de São Paulo.
O motivo deve ser pq nos games seu objetivo geralmente é salvar alguma coisa, o mundo, sua namorada, uma princesa, etc, então ao finalizar o jogo vc estaria cumprindo esse objetivo, logo, "salvando"
esse nunca me desce, mas país grande é isso aí
Só uma dúvida... Um daqueles livros ali atrás, é um dos manuais do escoteiro mirim? Se alguém já perguntou, desculpe pela repetição!
Hahaha não, todos os livros ali são da minha mulher (todos são correlatos a psicologia) eu não costumo comprar livros, vantagens de morar perto de biblioteca. Posso pegar 2 livros emprestados a cada 15 dias. E de graça.
6:27 ainda peço pra imprimir umas por aqui, mas isso me lembra o tempo de escola onde tinha aquele papel branco com aquele cheiro forte da tinta azul
tão tacando alcool na xerox aí? kk
@@PiordoMundo antigamente sim
Tás confundindo xerox com mimeógrafo
@@PiordoMundo É esse bagulho ai mesmo, no caso o do tempo de escola, a garotada gostava do cheiro forte disso ai, é que a xerox me lembrou isso, e eu não sabia o nome dessa maquina ai
Kkkk
O estranho é que o primeiro lugar onde eu ouvi o termo "zerar" foi o seriado Mundo da Lua (aquele do Lucas Silva e Silva), em um episódio no qual o menino zerou o game favorito dele.
Kkk o blixto. Nem é estranho, muita gente ouviu a primeira vez ali
Demorei muito a deixar de falar que "virei um jogo". Zerar, pelo que vi na época que começaram a usar esse termo, era aquilo que vc falou: Alguns jogos voltavam pra zero após chegar na pontuação máxima, tipo Xevious. Depois usaram pra todo jogo que chegaram ao final, talvez porque falar "zerar" é mais curto que "finalizar". Seja no Xbox ou ps3 se pego tudo eu sempre falo "platinar" pq é mais curto que "peguei todas as conquistas" rs
kkk algo assim
Zerar e fazer 100% eram coisas bem distintas nas conversas, tanto que na época do PS1 quando alguém chegava falando que zerou ou virou um jogo a pergunta seguinte era "mas tu fez os 100% ou só virou mesmo?".
E quem dissesse que fez 100% se tornava uma lenda, ou se comprovava um belo de um mentiroso, isso porque os caras que tinham mais grana e compravam tudo o que era revista já metiam logo uma pergunta capciosa sobre algum secreto do jogo em questão, só pra ver se o malandro tinha feito tudo mesmo.
são varios niveis de frescura kk