Sofri muito isso quando comecei a usar guitarra com traste jumbo. Mas fui me adaptando e hoje em dia vejo muita vantagem pois é quase como se a guitarra estivesse escalopada: dá pra fazer bends fácil mesmo com as cordas bem baixas.
Isso ae meu amigo, finalmente um vídeo bem explicado! Eu, depois de tantas tentivas de regulagem, com braço com trastes jumbo médio, resolvi esse problema de "semitonação" regulando bem as oitavas, Então decidi estudar minha própria pegada, como vc falou, "acostumar. Mas graças ao esforço, eu consegui.
coisa que eu aprendi a pouco tempo que resolve isso é a tal da ponte evertune, que vc regula o quanto vc precisa puxar a corda pra começar a dar um bend, achei muito legal. PS: estava procurando um bom luthier a um tempo e não tinha encontrado, agora descobri que moro bem proximo ao seu local. pretendo dar um pulo ai em breve !
Eu já tive uma LTD dessas, troquei numa Condor Semi acustica JC 501 e foi a melhor coisa que eu fiz, a condor da de 1000 a zero na LTD. Não sofro mais com esses problemas do traste, além de microfonia e muito chiado que a LTD tinha. O Timbre da Condor também ta excepcional.
voce pode sim lixar os trastes acompanhando o raio da escala, seria no caso uma retifica mais pesada, porem é um procedimento padrao, toda retifica tem de acompanhar o raio da escala se não voce não consegue por exemplo fazer um nivelamento com sucesso de uma lespaul. um abraço
Poder pode e deve, mas em se tratando de metais, tirar 5 décimos é muuuuito lixamento, muita retífica pra manter ângulos e padrões 100%, demora muito e aí o valor da MO não compensa. De repente troca-se trastes e por materiais e/ou marca melhores pelo mesmo custo ou inferior. Eu concordo com o Alexandre Cesar
Alô Alexandre Cesar, eu admiro muito você, você é um ótimo luthier. Sou do Maranhão, da cidade de Caxias. Eu preciso muito fazer um curso com você na minha cidade não tem nenhum luthier aqui. Eu comecei fazendo alguns concertos mas não sei muito. Valeu Cara, tu é o Cara! !!!!!!!!!!----!
Dica utilíssima!! Sempre soube disso e agora vc fez um video exemplificando e tornou-se muito mais fácil pra mostrar pra galera. obrigado por não esconder a informação
Estava pensando em colocar 6105 em minha viola, será que vai ter esse problema ? 6105 parece ser bem alto e estreito. Será que vai ter esse mesmo efeito ?
Obrigado irmão pelos seus videos! Já fazia regulagens para amigos antes e agora oficializei o trabalho aqui na minha cidade. Algumas dúvidas e tecnicas mais aproveitáveis só com gente mais experiente igual vc e seus videos. Abração!
eu querendo coloca extra jumbo na minha sg e les paul por causa da tagima ja q sempre usei kkk n sei se escalopo ou coloca traste jumbo mas traste fica mais caro ne
Alexandre. A minha guitarra tem trastes médio/ jumbo. Qual a numeração ( código) que vc indicaria para trocar os trastes por trastes inox da Jescar . O 57110 ou o 47095. Ou outro???
Pra min o Traste Jumbo e o extra jumbo são os melhores....sem contar que tudo fica mais fácil ..digitação ..solo sai mais fácil ..Os bends são uma delícia de fazer... e fica muito mais macio de se fazer os acordes tbm...pois não precisa de tanto esforço..
O problema não é ser jumbo então, é ser alto. Existem trastes médios que são bem altos, e também existem os trastes jumbos que são mais baixos. É possível lixar os trastes com a curvatura do raio da escala. Regular a ponte com o medidor de raio deve ser feito tanto na 'retífica forçada' como na troca dos trastes. Ter mais MO nesse caso é um pouco relativo; a troca de trastes com escalas que possuem filetação na borda também exigem mais atenção e tempo para que os mesmos fiquem bem instalados sem danificar o acabamento. Ambos procedimentos resolvem a questão.
Engraçado quando vc trocou os trastes da minha fender para jumbo não percebi isso. Eu adoro, uso ação alta e cordas grossas 11-52 olha que sou bem grosso tocando.
Alexandre. Comprei um 2 set de trastes Jumbos 6100 pré cortados (Accu fret Dunlop 6100 pack 24 pieces) para as minhas Guitarras Samick Asrtist Series e Tagima Zero, ambas com Floyd Rose. Os trastes vem retos. É preciso entorta-los para instala-los, ou pode-se instala-los da maneira que vem?
A guitarra é linda, mas tem que se estar atento a esse detalhe. Já tive muitas guitarras e em 2 delas me deparei com esse " inconveniente " , mas depois de um tempo nos acostumamos . A dica é boa, porém mesmo assim acredito que muita gente ainda vai topar com isso pela frente. Pelo menos os que estão começando já vão ficar espertos com relação a isso. Eu sempre preferi o traste médio de latão, recentemente tive a oportunidade de tocar em uma guitarra com trastes de inox e achei uma maravilha. Já penso em fazer uma troquinha básica!👍
Fala Alexandre! blz cara! assisto seus vídeos direto mano! gostaria de te fazer uma pergunta se possível!!! pedi a um LUTHIER!!! pra me fazer um braço de um projeto meu, o cara fez porém demorou muito e além disso no final ele errou na escala! na slotagem tá visivelmente que ta errado na casa 20, o que eu poderia fazer pra tentar aproveitar? fora que gastei 800 TEMERS por um trabalho que não ficou muito legal não ! aqui de Manaus
Que legal, muito útil. Tenho uma memphis mg32. Sou completamente iniciante e estou ainda fazendo escala em cima de escala, mas de vez em quando percebo que faço isso, mas ainda não sei se é para dentro ou para os lados. O que você poderia me dizer sobre minha guitarra?
Muito obrigado, comprei uma guitarra usada essa semana, e estava tendo esse problema, regulei tensor, regulei oitavas, afinei, toquei... parecia desafinada, eu já tava pensando que era eu que estava de implicancia com a guitarra, porque nao tinha logica.
Acho isso um trabalho de porco, se tu tá com um traste de inox novo é para ele durar e não ser lixado. O certo é deixar a escala reta pois a madeira é mais macia que o traste de inox, então tu exige mais força pra colocar o traste, deixar a escala reta é a melhor opção. Traste inox requer o dobro do trabalho
Boa noite Alexandre. Uma fora mais simples de resolver isso também seria aumentar o diâmetro das cordas. Com a tensão maior das cordas seu cliente vai poder tocar com a mesma pegada e sem subtonar.
Eu acho que traste Jumbo é muito interessante em guitarras com raio da escala alto, por exemplo raio 20. Daí fica possível deixar as cordas bem baixas e assim não precisa fazer nenhuma força para fazer acordes.
Olá Alexandre, muito legal seu vídeo parabéns. Não entendi bem se o motivo da guitarra semitonar quando voce pressiona as cordas com mais forçá é pelo fato dos trastes serem mais altos ou mais largos. Poderia me esclarecer ?
É sim Elcio, quando você pressiona a corda com um pouco mais de força em um instrumento com trastes muito altos, vc acaba dando um bend na nota. Forte abraço.
Foi o que o primeiro luthier fez na minha guitarra.. na dei pra retificar, e ele acabou achatando demais, entre outros serviços mal feitos.. agora estou guardando dinheiro novamente, pq já um outro luthier, que entende de instrume dos mais antigos, que vai refazer boa parte do serviço, e consertar os erros que em cometeu
Fala Alexandre. Estou passando pelo.mesmo problema porém com o meu violão. Queria colocar trastes mais baixos pois minha pegada é um pouco mais forte. Vc tem alguma referência de numeração de alguma marca de traste que seja legal?
Alexandre, estou pensando em colocar trastes de Inox na minha guitarra (Tagima T-735 Strato) e como vc disse, trastes é uma questão de gosto e tal... Porém, eu gostaria de saber qual o padrão de tipo de trastes utilizado nesse modelo de guitarra em marcas tipo: Fender, Sur, Tagima... Qual o padrão? Diga aí! Obrigado!
Muito bom seu canal já ganhou + um inscrito! me tire uma dúvida irmão, para limpar os polos dos captadores (os pinos) tirar o ferrugem, tem muitos vídeo no youtube que ensinam a pingar uma gota de limão e ir passando uma chave de leve que resolve, tira o ferrugem, mas esse é o método mais recomendado? existe algum produto especifico para fazer isso? desde já agradeço
Obrigado!!!! Não existe mágica... depois que a ferrugem ataca, vc pode removê-la mas logo em seguida é recomendável aplicar algum produto tipo verniz ou algo parecido para evitar que o ferro entre em contato com o ar. É + ou - assim.
obrigado pela opinião mestre! Infelizmente ninguém fala muito disso, e os que falam usam métodos não convencionais e no mínimo "suspeito" a respeito, é uma pena pois a gente que não tem acesso fácil a um Luthier fica sem poder fazer nada
ouvi vc falar em um de seus videos que veio aqui em fortaleza,existe algum luthier que vc possa indicar pois já fui em alguns bem fraquinhos por aqui,por sinal o ultimo deixou minha guitarra toda desregulada eu mesmo tive que ajeitar vendo uns videos no youtube
Bom dia Alexandre. Primeiramente gostaria de agradecer pelo material de ótima qualidade que seu canal oferece! Vídeos sempre muito bem explicados. Quero aproveitar o assunto desse vídeo para fazer um pergunta. Qual marca de traste você indica? Tem alguma diferença de material? Tenho uma Shelter Califórnia com traste pequeno/medio (acredito que seja 6130 ou 6150) e gostaria de colocar Jumbo (6110 ou 6100). Qual sua recomendação? Não sou Luthier, mas gosto de meter a mão na massa. Forte abraço! Antonio Grassi - Rio Grande do Sul
Muito bom vídeo. Eu estou com esse problema, mas ocorre sempre nas cordas de baixo (E e B) nas casas 2 e 3 e na G na casa 3. Essas casas nessas cordas não acompanham a afinação, o resto do braço perfeito. Saberia o que pode estar ocorrendo?
Alexandre, estou trabalhando em minha guitarra e queria uma dica sobre o traste. É uma réplica da Ibanez jem 7v e preciso retificar a escala, porém os trastes são Jumbo e não gosto deles. Qual você recomendaria? Tenho uma pegada mais heavy metal, e quero um traste mais baixo e fino para maior precisão
Depende do jeito que vc toca. Se tiver a mão pesada tem que ser trastes mais baixos. Se vc toca com a mão sem pressionar muito, consegue fazer bends por exemplo sem pressionar muito a corda contra a escala, ai sim da pra usar trastes mais altos. Entao pra decidir o trastes tem que analisar o jeito que vc toca.
Amigão, se a guitarra barata for confortável pra vc, se vc pretende ficar com ela um bom tempo, se vc toca ao vivo e precisa de um instrumento com um timbre mais legal e que não vai te deixar na mão desafinando na hora H vale sim e muito. A minha primeira guitarra era uma Ibanez Gio que tinha um braço bem confortável pra mim e fiquei muitos anos com ela, por isso fiz várias modificações nela e me foi muito útil. Mas tem um porém; eu jamais conseguiria vendê-la pelo preço que ela valia com os upgrades por isso quando eu realmente precisei vendê-la eu tirei os upgrades, voltei ela próximo ao que era originalmente e vendi as peças em separado. Ficou mais de 10 anos comigo e valeu todo o investimento. Há muitas SX, Condor, Shelters e Tagimas antigas, Strimbergs por aí que vc paga uns 600, 700 conto usada e são macias de tocar, eu mesmo acabei de vender uma SX vintage Strato cujo conforto do braço rivalizadva ocm o da minha Fender Southern Cross. Com certeza se não precisasse vender eu trocaria os captadores e ferragens. Agora; se é um instrumento duro de tocar, se há muitas coisas para serem arrumadas, se vc tem uma perspectiva de trocar de guitarra em um ou dois anos... Aí já não acho interessante.
Muito boa a tua explicação tenho 55 anos de guitarra e estou sempre aprendendo.obrigado.saude.
Sofri muito isso quando comecei a usar guitarra com traste jumbo. Mas fui me adaptando e hoje em dia vejo muita vantagem pois é quase como se a guitarra estivesse escalopada: dá pra fazer bends fácil mesmo com as cordas bem baixas.
legal que você comentou das vantagens.
Isso ae meu amigo, finalmente um vídeo bem explicado!
Eu, depois de tantas tentivas de regulagem, com braço com trastes jumbo médio, resolvi esse problema de "semitonação" regulando bem as oitavas,
Então decidi estudar minha própria pegada, como vc falou, "acostumar. Mas graças ao esforço, eu consegui.
Muito boa a explicação, principalmente a questão da curvatura do trasto, porque com a lima não vai ter como acertar essa curvatura fazendo na mão.
coisa que eu aprendi a pouco tempo que resolve isso é a tal da ponte evertune, que vc regula o quanto vc precisa puxar a corda pra começar a dar um bend, achei muito legal. PS: estava procurando um bom luthier a um tempo e não tinha encontrado, agora descobri que moro bem proximo ao seu local. pretendo dar um pulo ai em breve !
Vlw Marcos!!!! Será bem vindo!
Eu já tive uma LTD dessas, troquei numa Condor Semi acustica JC 501 e foi a melhor coisa que eu fiz, a condor da de 1000 a zero na LTD. Não sofro mais com esses problemas do traste, além de microfonia e muito chiado que a LTD tinha. O Timbre da Condor também ta excepcional.
Direto e descomplicado como sempre.
É like mesmo meu chapa.
Brilhante dica. Coisa de mestre.
mt bom... ha mts misterios nesse instrumento.... obgdo por revelar mais um!
Obrigado pelo esclarecimento. Tirou uma duvida grande que eu tinha
voce pode sim lixar os trastes acompanhando o raio da escala, seria no caso uma retifica mais pesada, porem é um procedimento padrao, toda retifica tem de acompanhar o raio da escala se não voce não consegue por exemplo fazer um nivelamento com sucesso de uma lespaul. um abraço
Concordo Bruno, mas nesse caso eu prefiro trocar os trastes e fazer o serviço completo... mas isso é questão de gosto pessoal. Forte abraço.
Poder pode e deve, mas em se tratando de metais, tirar 5 décimos é muuuuito lixamento, muita retífica pra manter ângulos e padrões 100%, demora muito e aí o valor da MO não compensa. De repente troca-se trastes e por materiais e/ou marca melhores pelo mesmo custo ou inferior. Eu concordo com o Alexandre Cesar
I don't speak Portuguese bus I subscribed anyway for great content. The language sounds nice, too!
Alô Alexandre Cesar, eu admiro muito você, você é um ótimo luthier. Sou do Maranhão, da cidade de Caxias. Eu preciso muito fazer um curso com você na minha cidade não tem nenhum luthier aqui. Eu comecei fazendo alguns concertos mas não sei muito. Valeu Cara, tu é o Cara! !!!!!!!!!!----!
Aprendendo sempre no canal. Valeu Alexandre. abs
Muito boa dica, parabéns
Vlw Flavio!
Isso me ajudou muinto
Parabéns Alexandre excelente vídeo!!!
Vlw Luiz
Dica utilíssima!! Sempre soube disso e agora vc fez um video exemplificando e tornou-se muito mais fácil pra mostrar pra galera.
obrigado por não esconder a informação
\o/
Estava pensando em colocar 6105 em minha viola, será que vai ter esse problema ? 6105 parece ser bem alto e estreito. Será que vai ter esse mesmo efeito ?
Obrigado irmão pelos seus videos! Já fazia regulagens para amigos antes e agora oficializei o trabalho aqui na minha cidade. Algumas dúvidas e tecnicas mais aproveitáveis só com gente mais experiente igual vc e seus videos. Abração!
Muito boa explicação
Passei por isso,mas me adaptei ,é só digitar mais leve !!!!
Dica muito útil!! muito obrigado
Oi tudo bem no violao folk fica bom traste jumbo?fica macio pra tocar o violao?
Tive o mesmo problema com a minha strato traste jumbo. O que resolveu pra mim foi aumentar o calibre do encordoamento de 09 para 010.
Espessura de corda mais grossa diminui o trastejamento?
Falar !!! Alexandre !!!! Ótima dica !!!
Vlw Jardel
eu querendo coloca extra jumbo na minha sg e les paul por causa da tagima ja q sempre usei kkk n sei se escalopo ou coloca traste jumbo mas traste fica mais caro ne
Traste... Escalope ferra a estrutura da escala.
a mg 330 tem trastes jumbo ?
Alexandre. A minha guitarra tem trastes médio/ jumbo. Qual a numeração ( código) que vc indicaria para trocar os trastes por trastes inox da Jescar .
O 57110 ou o 47095.
Ou outro???
Pra min o Traste Jumbo e o extra jumbo são os melhores....sem contar que tudo fica mais fácil ..digitação ..solo sai mais fácil ..Os bends são uma delícia de fazer... e fica muito mais macio de se fazer os acordes tbm...pois não precisa de tanto esforço..
Indicaria um trastes quantos mm ? Para tocar macio e rápido com muito pedal point e notas graves abafadas em uma strato sx raio 12
Muito bom cara! Parabéns pelo trabalho!
O problema não é ser jumbo então, é ser alto. Existem trastes médios que são bem altos, e também existem os trastes jumbos que são mais baixos. É possível lixar os trastes com a curvatura do raio da escala. Regular a ponte com o medidor de raio deve ser feito tanto na 'retífica forçada' como na troca dos trastes. Ter mais MO nesse caso é um pouco relativo; a troca de trastes com escalas que possuem filetação na borda também exigem mais atenção e tempo para que os mesmos fiquem bem instalados sem danificar o acabamento. Ambos procedimentos resolvem a questão.
Rauf Souza vc é luthier?
Engraçado quando vc trocou os trastes da minha fender para jumbo não percebi isso. Eu adoro, uso ação alta e cordas grossas 11-52 olha que sou bem grosso tocando.
Cada um tem um forma de tocar.
@@AlexandreCesarLuthier aonde fica sua oficina? Fica em sao paulo?
@@rafaelmaxspike rj
Alexandre. Comprei um 2 set de trastes Jumbos 6100 pré cortados (Accu fret Dunlop 6100 pack 24 pieces) para as minhas Guitarras Samick Asrtist Series e Tagima Zero, ambas com Floyd Rose. Os trastes vem retos. É preciso entorta-los para instala-los, ou pode-se instala-los da maneira que vem?
Acontece em baixo também?
Jumbo e médio jumbo eu sou fâ!
Para violão o traste jumbo é uma boa opção para ter uma pegada mas macia?
A guitarra é linda, mas tem que se estar atento a esse detalhe. Já tive muitas guitarras e em 2 delas me deparei com esse " inconveniente " , mas depois de um tempo nos acostumamos . A dica é boa, porém mesmo assim acredito que muita gente ainda vai topar com isso pela frente. Pelo menos os que estão começando já vão ficar espertos com relação a isso. Eu sempre preferi o traste médio de latão, recentemente tive a oportunidade de tocar em uma guitarra com trastes de inox e achei uma maravilha. Já penso em fazer uma troquinha básica!👍
Fala Alexandre! blz cara! assisto seus vídeos direto mano! gostaria de te fazer uma pergunta se possível!!! pedi a um LUTHIER!!! pra me fazer um braço de um projeto meu, o cara fez porém demorou muito e além disso no final ele errou na escala! na slotagem tá visivelmente que ta errado na casa 20, o que eu poderia fazer pra tentar aproveitar? fora que gastei 800 TEMERS por um trabalho que não ficou muito legal não ! aqui de Manaus
muito legal as dicas!!
Vlw!
Eu que não quero apertar a mão desse povo. Que isso!
Rapaz, seu canal é simplesmente sensacional S2
Boa dica, parabéns
Muito bom.
Vlw
Que legal, muito útil. Tenho uma memphis mg32. Sou completamente iniciante e estou ainda fazendo escala em cima de escala, mas de vez em quando percebo que faço isso, mas ainda não sei se é para dentro ou para os lados. O que você poderia me dizer sobre minha guitarra?
Ótimo vídeo!!! Vc saberia dizer si o médio inox acontece isso de apertar a nota e ocasionar esse bend pra dentro? Vlw obrigado
Muito obrigado, comprei uma guitarra usada essa semana, e estava tendo esse problema, regulei tensor, regulei oitavas, afinei, toquei... parecia desafinada, eu já tava pensando que era eu que estava de implicancia com a guitarra, porque nao tinha logica.
Vlw Jefferson!
Lixar os trastes com bloco de raiar não resolveria tbm?
Assim teoricamente os trastes tbm seriam gastos seguindo o raio da escala.
local nerd
Boa observação.
Foi a primeira coisa que pensei.
Acho isso um trabalho de porco, se tu tá com um traste de inox novo é para ele durar e não ser lixado. O certo é deixar a escala reta pois a madeira é mais macia que o traste de inox, então tu exige mais força pra colocar o traste, deixar a escala reta é a melhor opção. Traste inox requer o dobro do trabalho
Quanto você cobra para trocar os trates de uma guitarra strato com 21 trastes
Boa noite Alexandre. Uma fora mais simples de resolver isso também seria aumentar o diâmetro das cordas. Com a tensão maior das cordas seu cliente vai poder tocar com a mesma pegada e sem subtonar.
Boa observação!
Eu acho que traste Jumbo é muito interessante em guitarras com raio da escala alto, por exemplo raio 20. Daí fica possível deixar as cordas bem baixas e assim não precisa fazer nenhuma força para fazer acordes.
Bacana, não tinha pensado dessa perspectiva.
\o/
Blz, mas qual seria uma altura para ficar mais alto que o convencional e não acontecer isso de subtonar?
Uma altura que você consiga tocar sem você ter problemas... e qual seria a forma de descobrir isso? Você testando.
É isso aí, concordo
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO... cara eu queria saber se o traste jumbo serve para violão?
Serve sim
Massa! Eu já tive uma guita com trastes jumbo, achei bem legal..
Mas a que tenho agora é medio jumbo.
uma dúvida estou querendo colocar uns trastes extra Jumbo em uma t635 escalopada seria uma boa escolha ?
Jorge, isso é questão de gosto.
Pra quem tem um bom ouvido, o dedo se acostuma por necessidade.
Olá Alexandre, muito legal seu vídeo parabéns. Não entendi bem se o motivo da guitarra semitonar quando voce pressiona as cordas com mais forçá é pelo fato dos trastes serem mais altos ou mais largos. Poderia me esclarecer ?
É sim Elcio, quando você pressiona a corda com um pouco mais de força em um instrumento com trastes muito altos, vc acaba dando um bend na nota. Forte abraço.
Foi o que o primeiro luthier fez na minha guitarra.. na dei pra retificar, e ele acabou achatando demais, entre outros serviços mal feitos.. agora estou guardando dinheiro novamente, pq já um outro luthier, que entende de instrume dos mais antigos, que vai refazer boa parte do serviço, e consertar os erros que em cometeu
Boa dica!!!
Quem nao é acostumado com escala escalopada pode sofrer o mesmo problema. não é!?
Com certeza.
sofri muito com isso sai de uma ibanez rg pra uma escalopado todas as casas
Fala Alexandre. Estou passando pelo.mesmo problema porém com o meu violão. Queria colocar trastes mais baixos pois minha pegada é um pouco mais forte. Vc tem alguma referência de numeração de alguma marca de traste que seja legal?
Alexandre, estou pensando em colocar trastes de Inox na minha guitarra (Tagima T-735 Strato) e como vc disse, trastes é uma questão de gosto e tal... Porém, eu gostaria de saber qual o padrão de tipo de trastes utilizado nesse modelo de guitarra em marcas tipo: Fender, Sur, Tagima... Qual o padrão? Diga aí! Obrigado!
Show
Como sao feitos os trastes
O mesmo problema da escalopagem pra quem pesa mto a mão!!ótimo vídeo.
Exatamente
ia comentar isso, tem que ter a pegada na medida
Vc vai lançar um curso de luthiria?
Muito bom seu canal já ganhou + um inscrito! me tire uma dúvida irmão, para limpar os polos dos captadores (os pinos) tirar o ferrugem, tem muitos vídeo no youtube que ensinam a pingar uma gota de limão e ir passando uma chave de leve que resolve, tira o ferrugem, mas esse é o método mais recomendado? existe algum produto especifico para fazer isso? desde já agradeço
Obrigado!!!! Não existe mágica... depois que a ferrugem ataca, vc pode removê-la mas logo em seguida é recomendável aplicar algum produto tipo verniz ou algo parecido para evitar que o ferro entre em contato com o ar. É + ou - assim.
Mas pra remover esse ferrugem o limão é uma Boa pedida ou vc não recomenda?
Eu não recomendo, mas há quem utilize essa técnica e consiga bons resultados... eu particularmente não faço.
obrigado pela opinião mestre! Infelizmente ninguém fala muito disso, e os que falam usam métodos não convencionais e no mínimo "suspeito" a respeito, é uma pena pois a gente que não tem acesso fácil a um Luthier fica sem poder fazer nada
cara eu ja fiz isso,limpou bem,e nao tive problema com os caps,porem fiz em uma guitarra minha e assumi os riscos
ouvi vc falar em um de seus videos que veio aqui em fortaleza,existe algum luthier que vc possa indicar pois já fui em alguns bem fraquinhos por aqui,por sinal o ultimo deixou minha guitarra toda desregulada eu mesmo tive que ajeitar vendo uns videos no youtube
Eu fui duas vezes a Fortaleza, mas foi a passeio... e que passeio. AMO esse lugar!!!! Infelizmente não tenho nenhum contato de luthier por ai.
Parabéns !!
Vlw!
Bom dia Alexandre. Primeiramente gostaria de agradecer pelo material de ótima qualidade que seu canal oferece! Vídeos sempre muito bem explicados. Quero aproveitar o assunto desse vídeo para fazer um pergunta. Qual marca de traste você indica? Tem alguma diferença de material? Tenho uma Shelter Califórnia com traste pequeno/medio (acredito que seja 6130 ou 6150) e gostaria de colocar Jumbo (6110 ou 6100). Qual sua recomendação? Não sou Luthier, mas gosto de meter a mão na massa. Forte abraço! Antonio Grassi - Rio Grande do Sul
eu costumo trabalhar com trastes Dunlop, DHP e Jescar Boa sorte ai!
Parabéns pelo canal e pelas explicações, gostaria de saber qual altura de um traste Jumbo para violão, obrigado
1,4 milimetros de altura y 2,4/2,9 de ancho
Muito bom vídeo. Eu estou com esse problema, mas ocorre sempre nas cordas de baixo (E e B) nas casas 2 e 3 e na G na casa 3. Essas casas nessas cordas não acompanham a afinação, o resto do braço perfeito. Saberia o que pode estar ocorrendo?
Só vendo o instrumento para poder opinar Felipe. Forte abraço.
Eu comprei uma guitarra usada o traste veio quadrado esta me deixando louco olhar pra ela e ver quadrado.
Alexandre, estou trabalhando em minha guitarra e queria uma dica sobre o traste. É uma réplica da Ibanez jem 7v e preciso retificar a escala, porém os trastes são Jumbo e não gosto deles. Qual você recomendaria? Tenho uma pegada mais heavy metal, e quero um traste mais baixo e fino para maior precisão
Fala Alexandre! Qual o preço daquela fita de alumínio da 3M ?
Mercado livre tem os valores
No contra baixo da esse " problema" tbm?
Pode dar sim, qualquer instrumento de cordas com trastes está propenso a isso, mas no baixo acredito ser mais difícil.
Vantagem desse traste e q os dedos não engacham neles, os dedos deslizam mais fácil entre as casa, já toquei em uma guitarra assim e adorei
Vc fez o curso Alexandre?
valeu
\o/
[ótima dica!
Vlw
Bom dia, quanto ficaria a troca de traste?
Retífica não é recomendado?
Ótima dica Alexandre !!! Pode se dizer que é o mesmo caso da escala escalopada? ✌
Exatamente!
Estava querendo uma com traste Jumbo mas não sabia que isso poderia acontecer
Aí e só coloca 0.10 pra cima pra quem tem uma pegada mais pesada!
Mano pelo seu vídeo os trastes ideal seriam o médio jumbo? Ou qual o tipo Mais adequado ? Que teria esse problema da desafinação minimizado ?
Depende do jeito que vc toca. Se tiver a mão pesada tem que ser trastes mais baixos. Se vc toca com a mão sem pressionar muito, consegue fazer bends por exemplo sem pressionar muito a corda contra a escala, ai sim da pra usar trastes mais altos. Entao pra decidir o trastes tem que analisar o jeito que vc toca.
Será que não seria questão de colocar uma corda mais grossa? Vlw
Até seria... poderia colocar 0.12 mas e na hora de dar uns bends? ficaria meio desconfortável.
A questão é tocar mais leve, o calibre da corda altera a tocabilidade!!!
Qual o nome dessa música do início?
Qual é a altura dos trastes médios?
Cada fabricante tem a sua (podendo variar pouco) Forte abraço.
Minha guitarra também tem traste Jumbo, coloquei cordas 0.10 e acabaram-se os bends para dentro, mas ficou mais dura de tocar.
fazer o acorde mais próximo possível do traste ajuda muito
amigo ensina trocar rastilho e nut e como lixar pfv
Quem sabe num proximo video!
Talvez traste jumbo case com cordas pesadas!!!
É verdade...bem pensado
eu curto trastes jumbo justamente porque tenho a pegada leve, sou magro e fraco kkkk. com pouquissima força consigo fazer os bends.
Pensei que o video era trollagem
Mano.vale a pena tunar uma guitarra barata???
Depende de milhares de fatores.
Amigão, se a guitarra barata for confortável pra vc, se vc pretende ficar com ela um bom tempo, se vc toca ao vivo e precisa de um instrumento com um timbre mais legal e que não vai te deixar na mão desafinando na hora H vale sim e muito. A minha primeira guitarra era uma Ibanez Gio que tinha um braço bem confortável pra mim e fiquei muitos anos com ela, por isso fiz várias modificações nela e me foi muito útil.
Mas tem um porém; eu jamais conseguiria vendê-la pelo preço que ela valia com os upgrades por isso quando eu realmente precisei vendê-la eu tirei os upgrades, voltei ela próximo ao que era originalmente e vendi as peças em separado. Ficou mais de 10 anos comigo e valeu todo o investimento. Há muitas SX, Condor, Shelters e Tagimas antigas, Strimbergs por aí que vc paga uns 600, 700 conto usada e são macias de tocar, eu mesmo acabei de vender uma SX vintage Strato cujo conforto do braço rivalizadva ocm o da minha Fender Southern Cross. Com certeza se não precisasse vender eu trocaria os captadores e ferragens.
Agora; se é um instrumento duro de tocar, se há muitas coisas para serem arrumadas, se vc tem uma perspectiva de trocar de guitarra em um ou dois anos... Aí já não acho interessante.
Uma ideia que dou é trocar as cordas, se a corda for 0.09, colocar 0.010, vai aumentar a tensão das cordas sendo mais resistente a pressão dos dedos.
É uma alternativa, mas tem músicos que são "fiéis" a um determinado tipo/calibre de cordas... mas cada caso é um caso. Forte abraço.