Cara muito bom mesmo, essa situação de retifica com traste muito baixo não rola mesmo, tá cheio de vídeo por aí ensinando, sem falar sobre o raio da escala, muito esclarecedor, Obrigado por compartilhar!
grande Alexandre , ótimo vídeo como sempre !!!! aprendo sempre, e recentemente me aventurei a trocar os trastes da minha strato assistindo um vídeo seu ,e deu td certo ! Obrigadão !!!!
Alexandre, tenho assistido teus vídeos que sao muito útil pra quem como eu gosto de fazer alguns consertos nos meus instrumentos, mais nunca arisquei fazer uma substituição de trastes, alem de ferramentas especificas e também experiencia, mais vendo voçe fazer não parece tão complicado. Parabéns pelo vídeo.
Boa noite! quero parabenizar seus trabalhos e conhecimentos, sou artista plástico e professor de arte, adorei seus vídeos muito bem explicado, estou pintando um violão elétrico e entrei nesse seu mundo top de conhecimento obrigado.
Uma coisa legal quando trocar os trastes e guardar os do fim e etiquetar com a marca e modelo do instrumento ,pois estes podem salvar os trastes iniciais em instrumentos neste estado de desgaste como mostrado no vídeo ,dai faz uma regulagem com troca parcial ,com 3 a 6 trastes trocados , abraços e parabéns pelo trabalho.
@@thiagodesouzacarvalho3234 Ta bem explicado pô.digamos que vc faça uma troca completa de uma ibanez jem e guarde os trastes bons ,retirando cuidadosamente ,estes trastes no futuro podem servir pra substituir os trastes de uma outra jem ,trocando apenas os 5 a 7 primeiros e ficando original denovo ,retificando todos .
@@GMBUMP Ta bem explicado pô.digamos que vc faça uma troca completa de uma ibanez jem e guarde os trastes bons ,retirando cuidadosamente ,estes trastes no futuro podem servir pra substituir os trastes de uma outra jem ,trocando apenas os 5 a 7 primeiros e ficando original denovo ,retificando todos .
Pelo o que vc disse neste vídeo vc usa a pedra de amolar para retificar trastes, ou um pedaço de lixa de 4 em 4.Dica, para fazer a retifica de traste e preservar o raio do traste vc pode usar a mesma ferramenta que vc usa para retificar a escala antes do entrastamento (em 9:18). Outra opção é fazer um molde, um gabarito do raio do traste com resina epox (durepox), vi em outros videos que vc gosta muito da cola epox, para isso passe 1, 2 ou 3 camadas de fita crepe dos 2 lados de um traste que esteja 100% (como se estivasse protegendo a escala) para dar o desconto do desgaste do traste. com muita atenção e capricho uma fita sobre o traste, após isso um pedaço de insulfilme para dar o desconto da lixa. Por fim pegue uma quantidade de resina epox aplique sobre o insulfilme, espere secar e seu molde esta pronto. Pode parecer muito trabalho e pouco retorno. Agora pensa alem, se fizer direitinho essa nova lixa de traste vai te entregar um traste no raio correto e praticamente cabada, pois ela terá praticamente o mesmo abaulamento original do trate. Com o tempo vc terá vários modelos: jumbo da marca X em raio 12 jumbo da marca X em raio 9.5 jumbo da marca Y em raio 12 jumbo da marca Y em raio 9.5 medio jumbo da X em raio 12 medio jumbo da X em raio 9.5 um dos segredos do bom artista é ter o trunfo certo na mana, no caso do luthiera ferramenta certa.
Uma maneira de manter os trastes em bom estado por mais tempo é não usar o instrumento com as cordas enferrujadas, porque quando oxidam e estão ásperas ficam parecidas com uma lixa desgastando os trastes mais rapidamente, para maior durabilidade das cordas o lance é limpá-las, eu uso um pedaço de lona grossa seca que passo nas cordas mas tem produtos á venda específicos para isso.
Alexandre gostei muito das dicas! Vc é um cara detalhista gosto disso! Eu gostaria saber o nome e onde encontro esse alicate q vc usou para cortar as pontas do filete em baixo dos trastes? Ja tentei cortar com alguns alicates mas nao ficou bom.
Parabéns mano pela honestidade no seu trampo, além de também esclarecer com franqueza sobre os problemas dos instrumentos aos seus clientes. Ganhou mais um inscrito!!!
E aí cara, tem algumas ferramentas para se acoplar a lixa com o radius do braço já, então é um lance interessante pra retifica, e que não deixa chapado os trastes.
Alexandre, parabéns por todos os vídeos que tem postado no canal, mto profissional. Tem algum vídeo de instalação do jack de violão, tô precisando mto saber qual a forma de soldar e os cuidados.
parabens pelo trabalho !! para a retificar a escala tem que usar o taco com raio ne ? e outra pergunta , tem que sotar o tensor todo ou deixar o braco mais reto possivel para a retifica da escala ? obrigado
Deixa te dá dica ai vc pega a pedra e passa ela deveria nos trastes.porque e pedra e mole ela desgasta fácil faça isso pra vc modelar a pedra com.curvatura dos trastes quando der seguimento ondulado vc para verificar a pedra se ela acompanha curvatura ondulada dos trastes é cola lixa ferro assim vc vai conseguir retificar trastes seguindo modelo ondulado dos trastes já fiz isso fica top tem segredo ai
Parabéns pelo trabalho! Ficou impecável. Tenho um Tagima Dallas que está começando a "corroer" os primeiros trastes, só que está superficial ainda. Quanto fica em média uma troca completa de trastes do modelo mencionado.
Também tenho o mesmo instrumento e com os mesmos problemas, estou com o violão á uns 15 anos já, está precisando de um talento urgente!! Excelente instrumento!
Boa Noite Tudo Bom ? Cara Gostei Muito do Seu Canal, Ganhou Mais Um Inscrito Por Mérito, Parabéns. Eu Tenho Um Violão Antigo,um Vogga VCA204BK E Percebi Que Ele Está Com o Braço Empenado, Estou Pensando Em Retirar Os Trastes Alinhar A Escala E Recolocar Os Trastes de Volta. Percebi Também Que A Escala Está Começando a Descolar. O Que Você me aconselha a fazer Primeiro ? Fazer a Recolagem da Escala, depois Refazer Os Trastes.
Muito bom. Ficou 0km mesmo. Parabéns pelo capricho!! Você sabe tem alguma dica pra evitar esse desgaste? Depois que a minha guitarra voltou da retífica eu estou passando levemente um WD nas cordas pra conservar, mas ainda tenho dificuldade de saber a hora certa de trocar o jogo de cordas...
muito bom, entendo Luthier's que nao fazem esse tipo de serviço, nem mesmo retificas, mais esses caras ja estao com a vida ganha, tem cliente brigando na fila pra ser atendido e se dao ao direito de escolher serviço, um serviço desse requer muito tempo, e o valor é bem diferente de uma troca completa, tem luthier ai que por causa de 1 traste esta desgastado eles querem trocar tudo, duvido no inicio de carreira se faziam assim, acho um desrespeito com o cliente menos favorecido economicamente.
Eu não uso essa pedra ,uso uma lima da Stewmac especial para retifica,e o mais importante e vc usar uma canetinha tipo pincel atômico,para pintar os trastes ates de passar a lima plana,com passadas uniformes em linha reta,e sempre olhando onde a tinta ainda não foi limada vc consegue acompanhar o raio e fica perfeito,depois arredonda com o mesmo método da canetinha e a lima especial(da Stewmac),e da uma polida e hidrata a escala.Tenho feito mais de mil retificas e nenhuma delas deu problema,ficam perfeitas,o traste tem uma tolerância de 1,2 mm ate 0,8mm que vc ainda pode aproveitar eles.
Boa observação, no caso de violões, eu estou usando o martelinho mesmo, pois fica bem dificil prensar os trastes nas últimas casas usando a furadeira de bancada.
Parabéns pela excelente qualidade dos vídeos! Tenho algumas perguntas: minha guitarra é uma Tagima E1 2015. Como um Luthier faria o nivelamento da escala nesse caso, já que se trata de escala escalopada? Não daria pra lixar normalmente com a barra de raio, né? Outra coisa, em guitarras com ponte Floyd, como a minha, também se faz necessária a regulagem da ponte de acordo com o raio da escala? Muito obrigado e um abraço!
Sim. tem até super strato com binding. Eu queria colocar na minha, mas fazer isso por conta é bem arriscado. O que tu pode fazer (caso queira fazer em casa) é fazer faux binding. Que é um binding fake feito só com uma camada de verniz por cima do local. Só que claro, a madeira tem que estar exposta no local e tem que ser uma madeira clara. Dá uma olhada nesse vídeo: ruclips.net/video/_ZnfAusjuNM/видео.html
Muito bom vídeo, Alexandre! Poderia me dizer o nome dessa ferramenta que vc utiliza para lixar o braço e os trastes (a que tem a curvatura de 12 polegadas)?
@@MarceloChannel18 eu comprei uma pedra dessa que ele mostra no vídeo, alinhei o tensor e baixei muito os trastes, o violão ficou muito bom, ação baixa das cordas e ficou muito macio. Usei uma lima para arredondar, foi um dia inteiro no serviço, mas salvei meu tagima dallas (do primeiro modelo lançado)
Já fiz isso no violão. Meu violão tem um pequeno desnível na escaa entre corpo e braço, que causava trastejamento. Eu desbastei os trastes de forma errada e tive que trocar, recebi trastes da china que eram menores doque eu precisava, então eu tive que colocar dois trastes no mesmo slot e juntar com solda.de estanho e chumbo 63x37. Durou anos. Sem zueira, está durando mais de 5 anos em violäo de nylon dos trastes 13 a 19 logo não é uma má ideia apesar de não ser ideal. Porém eu fiz.emenda de trastes, fazer preenchimento ppde.dar errado se a solda não pegar direito nos trastes.
Da pra faze tranquilo, já fiz isso várias vezes nos violões de "butéco", pois o preço que seria trocar os trastes deles é quase o preço deles na loja, agora nos mais caros a melhor coisa é trocar todos mesmo e com um material melhor(existem materiais que duram décadas).
Belíssima aula e excelente trabalho.. parabéns irmão.
Belicima comparação
Do traste ao pneu
E isso mesmo tudo que gera atrito
Gera desgaste , parabéns valeu
Você é 10 porque ama o que faz. Excelente meu amigo.
Maravilha de serviço, ficou show! Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻😁
Cara muito bom mesmo, essa situação de retifica com traste muito baixo não rola mesmo, tá cheio de vídeo por aí ensinando, sem falar sobre o raio da escala, muito esclarecedor, Obrigado por compartilhar!
Disponha Marquinhos!
grande Alexandre , ótimo vídeo como sempre !!!! aprendo sempre, e recentemente me aventurei a trocar os trastes da minha strato assistindo um vídeo seu ,e deu td certo ! Obrigadão !!!!
Que bom Daniel!!!!!
Alexandre, tenho assistido teus vídeos que sao muito útil pra quem como eu gosto de fazer alguns consertos nos meus instrumentos, mais nunca arisquei fazer uma substituição de trastes, alem de ferramentas especificas e também experiencia, mais vendo voçe fazer não parece tão complicado. Parabéns pelo vídeo.
Habilidade e conhecimento aliados a método e o resultado é isso, um trabalho de mestre.
Grato por compartilhar conosco.
Ótimo vídeo...muito bem explicado. Parabéns!
Parabéns Ficou top, o som fica lindo pós troca dos trastes em ..😊
Gostei muito cara,vc é muito organizado,até no local de guardar os trastes,gostaria de poder mandar a vc o meu contra baixo....
Boa noite! quero parabenizar seus trabalhos e conhecimentos, sou artista plástico e professor de arte, adorei seus vídeos muito bem explicado, estou pintando um violão elétrico e entrei nesse seu mundo top de conhecimento obrigado.
Alexandre, parabéns aê pelo vídeo..Muito bem explicado..Top!!
Uma coisa legal quando trocar os trastes e guardar os do fim e etiquetar com a marca e modelo do instrumento ,pois estes podem salvar os trastes iniciais em instrumentos neste estado de desgaste como mostrado no vídeo ,dai faz uma regulagem com troca parcial ,com 3 a 6 trastes trocados , abraços e parabéns pelo trabalho.
Não entendi o que vc quiz dizer.
Nem eu kkkkjj
@@thiagodesouzacarvalho3234 Ta bem explicado pô.digamos que vc faça uma troca completa de uma ibanez jem e guarde os trastes bons ,retirando cuidadosamente ,estes trastes no futuro podem servir pra substituir os trastes de uma outra jem ,trocando apenas os 5 a 7 primeiros e ficando original denovo ,retificando todos .
@@GMBUMP Ta bem explicado pô.digamos que vc faça uma troca completa de uma ibanez jem e guarde os trastes bons ,retirando cuidadosamente ,estes trastes no futuro podem servir pra substituir os trastes de uma outra jem ,trocando apenas os 5 a 7 primeiros e ficando original denovo ,retificando todos .
Agr sim explicou bem kkkk
Parabéns pelo seu trabalho, muito importante, nunca tinha visto o desgaste por esse lado 👏🏻👏🏻
Parabéns pelo seu belo trabalho, Deus continue te abençoado. Aqui em Santo Amaro da Purificação tá precisando de um Luther que nem você.
Sensacional! Parabéns, linda profissão. 👏🏻👏🏻👏🏻
Show de bola!!!
Como você mesmo disse e eu entendi bem, cada caso é um caso, mas no caso de fazer a troca dos trastes, fica em média de quanto??R$????
Parabéns, átima explicação, muito técnico você.
deu até vontade de tocar nesse violão depois do serviço. top demais!!!
Obrigado Hélio!
Parabéns, meu brother pelo trabalho ganhou mais um escrito.
Belo trabalho Deus abençoe.
Pelo o que vc disse neste vídeo vc usa a pedra de amolar para retificar trastes, ou um pedaço de lixa de 4 em 4.Dica, para fazer a retifica de traste e preservar o raio do traste vc pode usar a mesma ferramenta que vc usa para retificar a escala antes do entrastamento (em 9:18).
Outra opção é fazer um molde, um gabarito do raio do traste com resina epox (durepox), vi em outros videos que vc gosta muito da cola epox, para isso passe 1, 2 ou 3 camadas de fita crepe dos 2 lados de um traste que esteja 100% (como se estivasse protegendo a escala) para dar o desconto do desgaste do traste. com muita atenção e capricho uma fita sobre o traste, após isso um pedaço de insulfilme para dar o desconto da lixa. Por fim pegue uma quantidade de resina epox aplique sobre o insulfilme, espere secar e seu molde esta pronto. Pode parecer muito trabalho e pouco retorno. Agora pensa alem, se fizer direitinho essa nova lixa de traste vai te entregar um traste no raio correto e praticamente cabada, pois ela terá praticamente o mesmo abaulamento original do trate. Com o tempo vc terá vários modelos:
jumbo da marca X em raio 12 jumbo da marca X em raio 9.5
jumbo da marca Y em raio 12 jumbo da marca Y em raio 9.5
medio jumbo da X em raio 12 medio jumbo da X em raio 9.5
um dos segredos do bom artista é ter o trunfo certo na mana, no caso do luthiera ferramenta certa.
Muito obrigado pela dica Carlos!!!! Forte abraço!
Carlos Bucar Me passa seu whatsapp ou algum outro contato, gostaria de entender melhor essa técnica.
Gostei, muito bem explicado, preciso trocar os traste do meu violão. está igualzinho aos traste deste vídeo.
Uma maneira de manter os trastes em bom estado por mais tempo é não usar o instrumento com as cordas enferrujadas, porque quando oxidam e estão ásperas ficam parecidas com uma lixa desgastando os trastes mais rapidamente, para maior durabilidade das cordas o lance é limpá-las, eu uso um pedaço de lona grossa seca que passo nas cordas mas tem produtos á venda específicos para isso.
Muito obrigado pela dica.
Não recomendo nem para violão clássico ! O ideal é trocar mesmo.
O vídeo foi shows espetacular
O meu violão está com dois trastes fundos mãos está dando para tocar com ele
Abraço
Alexandre gostei muito das dicas! Vc é um cara detalhista gosto disso! Eu gostaria saber o nome e onde encontro esse alicate q vc usou para cortar as pontas do filete em baixo dos trastes? Ja tentei cortar com alguns alicates mas nao ficou bom.
Tá tocando Davi Motta no vídeo
Vídeo muito esclarecedor, parabéns! Eu preciso fazer isso no meu violão também.
Parabéns mano pela honestidade no seu trampo, além de também esclarecer com franqueza sobre os problemas dos instrumentos aos seus clientes. Ganhou mais um inscrito!!!
Obrigado Rafael!!!! Seja bem vindo!
@@AlexandreCesarLuthier oi bom dia. Eu tenho um serviço pra vc . Se vc puder asse seu wtsap pra mim mandar uma foto do braço da golden
Essa verdadeira aula ajudou muito, parabéns!
Muito legal . Todos os trastes tem o encaixe do mesmo tamanho ?
Parabéns pelo vídeo! Muito explicativo e aproveitoso!.👏🏽
Fantástico meu amigo, tu me tirou um monte de dúvidas em um vídeo só, abraços Alexandre
Valeu amigo, tem bastante coisa legal pra vir por ai!
Faz com um gabarito de radius usando lixa 320 q fica perfeito e com as curvaturas. Abs.
E aí cara, tem algumas ferramentas para se acoplar a lixa com o radius do braço já, então é um lance interessante pra retifica, e que não deixa chapado os trastes.
E quando os trastes já estão no limite? Não há mais o que lixar... Só trocando. Mas vlw pela dica. Forte abraço!
Alexandre, parabéns por todos os vídeos que tem postado no canal, mto profissional. Tem algum vídeo de instalação do jack de violão, tô precisando mto saber qual a forma de soldar e os cuidados.
Vlw Diego!!!! Talvez num próximo vídeo!
parabens pelo trabalho !! para a retificar a escala tem que usar o taco com raio ne ? e outra pergunta , tem que sotar o tensor todo ou deixar o braco mais reto possivel para a retifica da escala ? obrigado
Deixa te dá dica ai vc pega a pedra e passa ela deveria nos trastes.porque e pedra e mole ela desgasta fácil faça isso pra vc modelar a pedra com.curvatura dos trastes quando der seguimento ondulado vc para verificar a pedra se ela acompanha curvatura ondulada dos trastes é cola lixa ferro assim vc vai conseguir retificar trastes seguindo modelo ondulado dos trastes já fiz isso fica top tem segredo ai
Bom dia irmão vc é um profissional.nota mil!
Parabéns pelo trabalho! Ficou impecável. Tenho um Tagima Dallas que está começando a "corroer" os primeiros trastes, só que está superficial ainda. Quanto fica em média uma troca completa de trastes do modelo mencionado.
Também tenho o mesmo instrumento e com os mesmos problemas, estou com o violão á uns 15 anos já, está precisando de um talento urgente!! Excelente instrumento!
Excelente. Quanto custa sua troca de trastes geralmente?
Gostei muito meu amigo você é da onde sou de Jundiaí
Belo trabalho Deus te abençoe vc fortemente
Foda! Qual os principais tipos de trastes para violão clássico, e respectivamente suas vantagens e desvantagens?
Mais um vídeo simples e direto! Show irmão! Valeu pela moral na trilha. TMJ
Grande Davi!!!! Uma honra tê-lo como parceiro!!!!
Boa Noite Tudo Bom ?
Cara Gostei Muito do Seu Canal, Ganhou Mais Um Inscrito Por Mérito, Parabéns.
Eu Tenho Um Violão Antigo,um Vogga VCA204BK E Percebi Que Ele Está Com o Braço Empenado, Estou Pensando Em Retirar Os Trastes Alinhar A Escala E Recolocar Os Trastes de Volta.
Percebi Também Que A Escala Está Começando a Descolar.
O Que Você me aconselha a fazer Primeiro ?
Fazer a Recolagem da Escala, depois Refazer Os Trastes.
quando se faz a retifica dos trastes é necessário fazer tbm o ajuste do nut?
Quantas vezes dá para trocar os trastes? Tipo, ficar trocando os trastes não estraga a madeira da escala?
Muito bom. Ficou 0km mesmo. Parabéns pelo capricho!!
Você sabe tem alguma dica pra evitar esse desgaste? Depois que a minha guitarra voltou da retífica eu estou passando levemente um WD nas cordas pra conservar, mas ainda tenho dificuldade de saber a hora certa de trocar o jogo de cordas...
parabéns amigo, isso é uma arte
cara eu me impressionou com o seu trabalho
Vlw Samuel!
muito bom, entendo Luthier's que nao fazem esse tipo de serviço, nem mesmo retificas, mais esses caras ja estao com a vida ganha, tem cliente brigando na fila pra ser atendido e se dao ao direito de escolher serviço, um serviço desse requer muito tempo, e o valor é bem diferente de uma troca completa, tem luthier ai que por causa de 1 traste esta desgastado eles querem trocar tudo, duvido no inicio de carreira se faziam assim, acho um desrespeito com o cliente menos favorecido economicamente.
Parabéns pelo o seu trabalho, ficou realmente um violão novo 👏👏👏👏👏👏
Vlw Matheus!
Eu não uso essa pedra ,uso uma lima da Stewmac especial para retifica,e o mais importante e vc usar uma canetinha tipo pincel atômico,para pintar os trastes ates de passar a lima plana,com passadas uniformes em linha reta,e sempre olhando onde a tinta ainda não foi limada vc consegue acompanhar o raio e fica perfeito,depois arredonda com o mesmo método da canetinha e a lima especial(da Stewmac),e da uma polida e hidrata a escala.Tenho feito mais de mil retificas e nenhuma delas deu problema,ficam perfeitas,o traste tem uma tolerância de 1,2 mm ate 0,8mm que vc ainda pode aproveitar eles.
Legal!
Seus videos são muito bons, Alexandre teria como vc fazer um video de retifica de traste valeu mano
Quem sabe numa proxima.
Alexandre você não usou a furadeira de bancada para prensar os trastes, por que? Excelente video.
Boa observação, no caso de violões, eu estou usando o martelinho mesmo, pois fica bem dificil prensar os trastes nas últimas casas usando a furadeira de bancada.
Ótimos vídeos, conteúdo e explicações!!
Tu é fera , parabéns pelo canal e pelas informações
Espetacular! Parabéns pelo canal!!!
Obrigado!
parabems ficou fino o serviço
qual é a cola que vc usou para traste? ótimo vídeo
Meu takamine é um gd15 folk. Qual o código do modelo do traste que devo comprar? Qual cola vc usa? Pode ser a cola instantânea mesmo???
Parabéns pela excelente qualidade dos vídeos! Tenho algumas perguntas: minha guitarra é uma Tagima E1 2015. Como um Luthier faria o nivelamento da escala nesse caso, já que se trata de escala escalopada? Não daria pra lixar normalmente com a barra de raio, né? Outra coisa, em guitarras com ponte Floyd, como a minha, também se faz necessária a regulagem da ponte de acordo com o raio da escala? Muito obrigado e um abraço!
Alexandre, porque não pode preencher os trastes com solda de estanho? É só uma pergunta... Obrigado pelo retorno... Like
Nesse vídeo de 4 anos, talvez, eu acredito que ainda não usassem essa técnica... Que não deixa de ser um paliativo... Eu so acho.
fala amigo, muito bom seu trabalho. poderia me dizer qual cola vc usa para passar nos trastes por favor
Que ferramenta é aquela que vc corta as pontas dos trastes?
muito bom. Parabéns. belo serviço.
Vlw Juca!
Bom trabalho, e foi uma aula!!
Parabéns pelo seu trabalho! Show! 👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻😁
Top Alexandre!!! Poderia nos passar qual traste usado nessa troca? Se não tiver nenhum problema é claro...Obrigado
Cleber, não lembro as especificações mas acredito que tenha sido trastes dunlop médio
Obrigado Alexandre.
Alexandre, é possível fazer a retifica dos trastes com o bloco de raiar?
Cara que trabalho maravilhoso, meu sonho um dia faezer uma troca de trastes assim
Vlw Clay!
Top de linha ,boas dicas
Cara vc me ajuda muito com seus vídeos, parabéns mano
Meu Durou quase Seis Anos 😢Estou Precisando Trocar e Na Cidade em que eu Moro não tem Luthier
Mais vc trocou o trastes ou retificou?
É possível colocar filetes/binding em guitarras que não foram projetadas pra isso sem prejudicar a estrutura do instrumento?
Sim. tem até super strato com binding. Eu queria colocar na minha, mas fazer isso por conta é bem arriscado. O que tu pode fazer (caso queira fazer em casa) é fazer faux binding. Que é um binding fake feito só com uma camada de verniz por cima do local. Só que claro, a madeira tem que estar exposta no local e tem que ser uma madeira clara.
Dá uma olhada nesse vídeo:
ruclips.net/video/_ZnfAusjuNM/видео.html
Muito bom vídeo, Alexandre! Poderia me dizer o nome dessa ferramenta que vc utiliza para lixar o braço e os trastes (a que tem a curvatura de 12 polegadas)?
Chama-se taco de raiar
@@andrealencar7087 Simm... Eu comprei um, é muito bom. Consegui fazer uma regulagem excelente na minha les paul.
Alexandre, então como é feita a retifica de trastes em instrumentos cuja escala é curvada e não plana?
Olá Alexandre! Qual tipo de traste Vc usou? Médio, jumbo. Qual cola Vc usou? Titebond III?
Qual valor desse trabalho só pra me ter uma noção vou fazer no violão aqui na minha cidade
Quanto custa a troca de trastes do Takamine EG 523 ,12 cordas? Por gentileza,me responda...grata...
o problema e que uma troca dessa custa o preço do violão praticamente, se não for uma Takamine da vida
Aoresentação clara e honesta. So faltaram as estimativas dos valores das ooções de reparos
Realmente, eu tenho um Hofma que paguei 450 na época e pra trocar os trastes ficou 680 reais em um lugar, 800 em outro... Perdi o violão kkk
@@MarceloChannel18 eu comprei uma pedra dessa que ele mostra no vídeo, alinhei o tensor e baixei muito os trastes, o violão ficou muito bom, ação baixa das cordas e ficou muito macio. Usei uma lima para arredondar, foi um dia inteiro no serviço, mas salvei meu tagima dallas (do primeiro modelo lançado)
Um amigo me perguntou se dava pra meter um pingo de solda. Nunca ri tanto 😂😂😂
Cara, sensacional esse teu vídeo e tua vontade de ajudar a galera. Inscrito !
Obrigado.
Aprendendo muito com o seu canal !!!!
Vlw!
belo trabalho, uma pena não ter um luthier na minha cidade :/
Luthier Alexandre gostaria de saber qual e o raio de escala de yamaha apx 6 a aço
muito bom como sempre Ale!
seus vídeos são dos poucos que assiti até o final.
você é de qual região do Rio?
Obrigado Davi, sou do Cachambi/Meier
Gde Alexandre! Sou fã de +++!!!!
Para lixar os trastes a fim de restauralos não daria p usar msm ferramenta que usa p lixar a escala para nivelar ela ao ângulo desejado
Mano vi uma ideia sobre resinar trastes !! Uma especie de resolda nos trastes
Vc ja viu isso ?? Oque acha???
Tem luthier que pinga estanho por cima do traste e lixa pra ficar no formato original
Já fiz isso no violão. Meu violão tem um pequeno desnível na escaa entre corpo e braço, que causava trastejamento. Eu desbastei os trastes de forma errada e tive que trocar, recebi trastes da china que eram menores doque eu precisava, então eu tive que colocar dois trastes no mesmo slot e juntar com solda.de estanho e chumbo 63x37. Durou anos. Sem zueira, está durando mais de 5 anos em violäo de nylon dos trastes 13 a 19 logo não é uma má ideia apesar de não ser ideal. Porém eu fiz.emenda de trastes, fazer preenchimento ppde.dar errado se a solda não pegar direito nos trastes.
Da pra faze tranquilo, já fiz isso várias vezes nos violões de "butéco", pois o preço que seria trocar os trastes deles é quase o preço deles na loja, agora nos mais caros a melhor coisa é trocar todos mesmo e com um material melhor(existem materiais que duram décadas).
Parabéns, excelente trabalho.
Cara muito bom excelente sua explicação
Show mano muito bom você se garante!
QUe trabalho lindo
Cesar você poderia fazer um vídeo ensinando a fazer a limpeza do violão?
Quem sabe numa próxima
Trabalho maneiro, parabéns!!
muito bom trabalho. Parabéns!
Vlw Rodrigo!
E quando o instrumento tem friso lateral? Vc tira o friso para trocar os trastes?