Ouvi uma história de uma japonesa que se mudou pro ocidente (acho que era os EUA) e foi treinar aikido. Ela ficou surpresa o quanto de termos japoneses, oss, cumprimentos e exigências tinha na aula, mais uma imagem estereotipada do Japão. Ela disse "vocês são mais japoneses que os japoneses".
Verdade, é comum alguns locais terem uma visão muito romantizada do oriente e suas tradições. Geralmente é assim que começa quando uma academia de arte marcial vira uma seita, a partir dessa distorção das tradições.
Outro loucura! Tem alguns indivíduos que não lavam a faixa, eles dizem que faixa não se lava, porque faixa limpa é sinal que não treina, eu vejo cada loucura dentro das artes marciais.
Excelente vídeo! Acredito que a tradição e o bom senso devem sempre caminhar juntos, e se possível o praticante precisa entender as tradições que pratica, para analisar se faz sentido manter elas, ajustar ou abandonar. Recentemente um mestre veio visitar minha academia e na hora da saudação se espantou ao ver os 1º Dan sendo saudados como Kyosanim (professor), porque eles aprenderam que 1º Dan é Jokyonim (auxiliar), enquanto Kyosanim só 2º e 3º, daí eu expliquei que lá na Coreia funciona assim, mas aqui no Brasil 1º Dan já leciona sem supervisão, não fazendo sentido essa forma de tratamento, por isso ajustei essa tradição, e várias outras. Quanto ao dogi/dobok, particularmente trabalho como regra o uso padronizado, salvo algumas exceções, como treinos de campo ou treinos informais no geral, e sem camiseta por dentro apenas para não quebrar o padrão estético. Entendo que ARTE marcial envolve toda a estética que compõe cada tradição individual. Não vejo como negativo compararem com religião, quando existe toda uma liturgia para iniciar, conduzir e encerrar a aula, enquanto num ambiente mais esportivo tudo isso torna-se irrelevante. Por fim, encerro dizendo que essa é a minha perspectiva pessoal conforme conduzo na minha academia. Se na academia de fulano ele liberar todos os alunos irem de samba-canção, quem sou eu? Infelizmente, o ser mais chato em todo nicho é o fiscal patrulheiro.
Incrível vídeo acho kimono uma pegada diferente sou glappler praticaco wrestling e jiu-jitsu + infelizmente o mercado do jiu-jitsu de kimono tá c perdendo visto o mma e o adcc, isso mudaria c o kudo c espandisse e as vzs faz falta o sensei Eduardo seus vídeos antigos era incrível principalmente o sobre nage waze q me ajudou na minha escolha e a fazer minha jornada oss
Obrigado Bruno, realmente o nogi tem ganhado mais terreno, principalmente por causa do MMA, mas esse jogo onde tem pegadas é muito rico e interessante tbm. Logo iremos trazer mais conteudo de nage e ne waza nesse canal tbm, estamos trabalhando junto com professores de Jiu-Jitsu e judo para enriquecer nossa didatica no Kudo.
@@MGKUDO grato sua metodologia e a + nobre nas artes marciais, vc um dia até podia trazer um vídeo sobre mestres q não deixam treinar em outros lugares outras modalidades ou as mesmas q ele ensina
Saudações aos colegas e ao produtor do canal. Eu conheci seu canal justamente por esse vídeo (e já me inscrevi) em que você aborda um tema tão importante e tão pouco abordado por outros canais marciais. Esse aliás é um assunto que deveria ser pauta em qualquer bom canal de Artes Marciais. Vou tentar deixar minha contribuição sobre o assunto abaixo para uma reflexão. Já tive experiência com outras Artes Marciais mas as artes que me conquistaram foram Judô e Jiu Jitsu e não há como não comparar as diferenças entre as abordagens entre elas, tanto filosóficas quando em estar aberto ao novo. O Judo Gi ou Kimono como queiram é consenso que não é barato e já vi criança carente chegando em academia pra treinar de Judô Gi azul e o Sensei responsável não autorizou que a mesma o utilizasse em treinos futuros, exigindo que fosse comprado o branco se quisesse continuar a treinar. Eu pensei comigo, sabe-se lá o que essa família terá que abrir mão pra poder comprar o Kimono para o garoto? Conclusão, o garoto mudou de arte, foi para o Jiu Jitsu e está treinando super feliz. Em uma outra oportunidade questionei um Sensei do porquê da proibição da Rash Guard já que é uma tecnologia voltada para o treino de luta agarrada que torna a prática até mais higiênica já que o tecido é feito para melhor evaporação do suor e ele disse que não podia porque não é da tradição. Eu até entendo o ponto de vista deles pelo receio do Tatame virar um baile de carnaval onde cada um vai com uma fantasia, mas no caso do Kimono Azul que é aceito em competição acho um exagero não permitir que o aluno o use em treino. Acho como no dito no vídeo que os exageros levam ao comportamento de seita e seita começa se apegar a picuinhas e esquece do que é realmente importante , que é o respeito do aluno, dedicação, disciplina. Um bom aluno não deixará de ser bom se usar uma rash guard ou kimono que não seja branco, do mesmo jeito que um aluno ruim não ficará bom só por estar de branco. Penso que a pureza tem que estar no caráter e não na roupa.
"a pureza tem que estar no carater e não na roupa". Que frase fantastica! Muito obrigado por isso. Realmente quando uma suposta tradição toma o lugar do bom senso fica dificil de não virar uma seita.
Eu não uso camiseta por debaixo do Dogui de jeito nenhum,não pq sigo tradições nem nada e sim pq fica muito quente na hora de fazer exercícios intensos
perfeito, infelizmente já ouvi alguns senseis dizendo que o gi faz parte do rito, ao meu ver isso remete a religião, então destoando do que penso sobre arte marcial, claro esse é o meu porto de vista, oss
All your videos are beautiful and interesting, and all your information is interesting and abundant. Thank you for this distinguished channel, which takes me to another world.
Tem gente q confundi as saudações com religião, muitos deixam de praticar por serem de uma religião X, mas a saudação da arte é budistas ou taoista. Seria um ótimo exemplo para uma continuação desse vídeo. Muito bom o vídeo
Eu eu faço karate de contato Shidokan derivado do kyoshin . Agente treina a parte tradicional do karate e kata kihon. Depois a gente passa para manobras e kumite. Sempre alinhado tradição e combate e dois dias na semana temos o kickiboxer
Temos incontáveis tradições e protocolos no Karate Shotokan, e costumamos dizer que NENHUM é inútil. Mas sempre iremos encontrar professores que adicionam "toques pessoais" que não fazem nenhum sentido e não tem embasamento na tradição.
uma tradição que ja encontrei em dojos é a reverencia a um templo de madeira e com uma imagem dentro do buda ou confuncio e queima de incenso. porque ai tem a ver com religiao. e numa aula tem alunos de varias crenças e religioes, ateus, cristaos agnosticos budistas catolicos etc. e uma aula de arte marcial e uma aula de arte marcial e nao um culto religioso.
Isso realmente não era pra fazer parte, uma coisa é a reverencia ao dojo, aos parceiros de treino e professores, isso apenas é uma demonstração de respeito, outra coisa é envolver figuras religiosas.
Em nosso dojo a regra geral é usar o Karate-gi branco, só com o emblema da escola e no caso dos homens, sem camiseta. NO ENTANTO: aqui na cidade no inverno faz 0ºC no final da tarde! Daí entre ter a camiseta por baixo para se aquecer e sempre ir treinar e não ter e correr o risco de ficar resfriado e não aparecer, claro que pode usar camiseta!
meu mestre de capoeira também faz isso,lá faz mt calor então ele nunca liga da gente tirar a camisa as meninas ficam de top,e não usamos o abadá,ele permite q a gente use calça de malha e etc
Eu prático taekwondo, queria começar o judô que é minha arte marcial favorita, mas aqui na minha cidade não tem muitas academias que dão aulas pra adultos só crianças e adolescentes.
Particularmente eu não treino de uniforme, foi caro não dá pra ficar gastando atoua. Óbvio que e muito mais bonito quando todos estão padronizados porém nem todos tem grana pra comprar vários uniformes pois eventualmente um vai rasgar.
este vídeo me fez lembrar de um fato no primórdios do youtube vi alguns karatecas usando o kimono com mangas mais curtas e a calça tbm nem sabia que existia este tal de Kyokushin, ai vesti meu kimono encurtei as mangas e a barra da calça, logo percebi nossa que pratico e leve, fui todo contente para a academia, kk e meu professor já fez aquela a cara kk num disse nada ,mais não usei mais , hj vejo como a gente ainda é bem doutrinado , por coisas tão inúteis .
eu sou faixa preta de jiu jitsu mas não curto mas treina de kimono gosto mas do sem kimono sor que as pessoas tão acostumada com kimono que não gosta de treina sem kimono tudo è jiu jitsu
O foco exclusivo em competições realmente pode desvirtuar uma arte mas, sera que competições não tem nenhum valor? Hoje em dia temos varios indicios da disparidade técnica entre aqueles estilos que possuem competições e os que não, olha os desafios de Xu Xiao dong contra mestres la na China por exemplo, talvez o esporte possa ter um valor tbm, apenas não deva ser considerado como o mais importante.
@@MGKUDO O problema das competições são as regras que limitam os golpes ( e graças a Deus). Por exemplo, no karate há muitas posições de mãos que usa o dedo para atingir partes mais vulneráveis do corpo. Garganta, olho, abaixo da costela. Contudo, por causa de competições, muitas academias não aprofundam ou até mesmo não treinam esses golpes.... Porq eles não são usados em torneios. (Que só pode ter ataque de punho fechado e n pode atingir regiões vitais). Claro... Isso é importante.... Mas destroi a arte marcial em si. N estou dizendo para sair furando o olho das pessoas ou fazer golpes fatais, Mas são técnicas que infelizmente vão cair no esquecimento.... Esse desafio que vc mencionou eu desconheço. O que eu vejo muitoo no RUclips é karate x jiujitsu. Mas eu acho injusto. Porq alguns só vale golpes d cintura ate a linha do ombro. Ou seja, como que derrota um lutador de jiujitsu se só podemos atacar nesses pontos que eles sao resistente? É como atacar um tank! O Unico jeito de tentar vencer nessa luta era tentar um nocaute ou acerta no pescoço ou genitalias. Mas é algo que vc n ver em competições.
Sim, com a adição de regras certas técnicas podem ser prejudicadas, por outro lado, outras são desenvolvidas e aprofundadas. Golpes nos olhos e genitais realmente ficam de fora, porem é importante ter cuidado, pois alguns estilos e professores baseiam tudo que sabem em técnicas que, por não poderem ser usadas em combate, não tem a mesma profundidade técnica e tatica de outras que são usadas. Tanto que já vi aqueles que nem sequer fazem sparring em seus treinos, com desculpas como os golpes serem mortais... Como outros que treinam tais técnicas sem ter nenhum embasamento. Por exemplo a questão de uma luta contra alguem do Jiu-Jitsu, com certeza vc poderia usar golpes na genital e olhos para se defender mas, da forma como eles ensinam dificilmente iria funcionar, isso pq usam APENAS essas técnicas sem ter o entendimento de como se posturar no solo por exemplo, um conceito fundamental na luta agarrada, primeiro posturar, depois atacar. Acho que, essa parte do treino que vai alem das técnicas e regras de competição são fundamentais, bem como os outros treinos e tradições que tambem vão alem do simples combate, mas temos que ter cuidado para não ser enganados, o combate/sparring é o teste e testar as técnicas é fundamental.
Bem , acredito que você errou ao colocar como " inúteis" algumas tradições e exigências de algumas artes marciais nos dias de hoje. Na questão de uniformes, como bem explicastes, em tempos idos nem existiam. A questão é simples: é exigência do estilo, via o Sensei, cumpra-se. Se alguém acha " inútil", treine em outro Dojo, como você citou, só não acho de bom tom denegrir a tradição de outra arte. Concordo com a questão envolvendo os valores dos uniformes, o que basicamente é culpa das " trocentas" entidades que existem. ✊️
Ola Mauro, é uma questão de opnião, para mim o que denigre uma arte são justamente as tradições inventadas e que não contribuem em nada. No caso da vestimenta, é claramente uma falsa tradição e os objetivos tambem não são nada nobres, apenas relacionados á fins monetarios e esteticos. Eu falar disso é um exercicio de livre pensamento critico, não acho que, em prol de parecer humilde ou cortez, eu deva me calar perante algo que não concordo.
Treinar karate com ou sem kimono dá exatamente o mesmo resultado, tornando o uso do kimono inútil (só excetuando a estética) "Via o sensei, cumprar-se" isso é fé cega. E é exatamente o ponto central do vídeo, fazer alguma coisa só porquê alguém disse que é a tradição, mas tradição de quem?
Concordo em muitos ai que se prendem a uma suposta tradição que nem na origem da arte existe e ainda querem impor aos outros e ainda encher o saco no canal rsrs
Eu acho que a própria romantização do dogi uma grande bobagem. Eu gosto de usar. Salvo em condições muito específicas, eu nunca treino sem estar bom dogi completo. Porém, essa romantização e supervalorização é um tanto sem sentido. Uma vez meu karategi rasgou e eu perguntei ao Sensei se poderia usar meu Judogi. Mesmo ele consentindo, uma faixa preta veio chamar minha atenção porque eu estava com o dogi errado. Era branco, era um modelo super próximo. Só mudava o material, enquanto um era de lona de algodão, o outro era algodão trançado. Acho completamente desnecessário. E é um retrato do que se tornou o karate moderno, que valoriza mais a estética do que a funcionalidade. Outra coisa que me incomoda é essa necessidade de ficar decorando as coisas em outra língua. Especialmente contar em japonês ou coreano. Sabe por que se conta em japonês no Japão? Porque eles falam em japonês. Não tem sentido nenhum ficar cobrando que praticantes de artes marciais fiquem falando em outra língua. Quem quiser e gostar, ok. Porém, acho essa cobrança sem sentido.
SENHOR MESTRE DO EGO, CONTINUA INSISTINDO EM NÃO ACEITAR DESCORDANCIA.PRECISA MEDITAR , ENTRAR EM HARMONIA COM OS ENSINAMENTOS DOS ANTIGOS MESTRES. TORNE-SE ÁGUA E ALIVIE SUA MENTE.
O correto é discordancia, com "i". E não é discordancia quando vc fala exatamente o que esta no video aos 8:50, ai já é falta de atenção ou algo pior tipo dissonância cognitiva.
Estranho, vc não teve nenhum argumanto util, ignorou tudo que falei, inclusive no video. Mas eu que sou o mestre do ego? é simplesmente patetico esse comportamento, se vc discorda de algo pelomenos tenha o minimo de inteligencia emotional para analizar o que foi dito e então mostrar seus contrapontos, vc falhou em dizer qualquer coisa que tivesse o minimo de sentido, poderiamos chegar a algum entendimento, mas vc falhou logo de cara, quando em seu primeiro comentario simplesmente falou o mesmo que eu disse no video, e agora, por falta de argumentos fica tentando ofender, olha a vergonha registrada online... é triste..
@@MGKUDO REALMENTE, VOCÊ PASSA UMA SENSAÇÃO DE MUITA INTELIGÊNCIA POIS CONTINUA A CADA RESOPOSTEA EXTERNANDO UM SENTIMENTO DE INCONFORMIDADE COM A POSTURA DE ALGUÉM QUE QUESTIONA SUA FALA . ISSO DEVE SER UM DOS ATRIBUTOS DE UM GRANDE MESTRE. PARABÉNS MESTRE DO EGO.
Ñ precisa ir longe !!! aqui mesmo no Brasil, temos religião misturada à luta...é bonito de ver, mas fé pela fé, eu tenho a minha e que não invoca o mal do inferno. Eu mesmo, estou fora.
Sim, tivemos relatos de reverencias a figuras religiosas dentro do Dojo, uma coisa é prestar respeito aos professores e parceiros de treino, ou mesmo ao local de treino, não tem religião ai, apenas os costumes de uma cultura diferente, mas quando envolve uma figura religiosa ou mitica ai passou dos limites.
SE A ESCOLA , A INSTITUIÇÃO , EXIGE UNIFORME E VOCÊ QUER PERTENCER A ESSA ESCOLA , A ESSA INSTITUIÇÃO , ENTÃO RESPEITE E SIGA , SE NÃO QUER, PROCURE OUTRO LUGAR PRA VOCÊ , NÃO QUEIRA DERESPEITAR AS REGRAS DA CASA DOS OUTROS , QUEM NÃO TEM UM MINIMO DE RESPEITO NÃO MERECE SER PRATICANTE DE ARTES MARCIAIS NEM PERTENCER A NEHUMA INSTITUIÇÃO . LEMBRE-SE AS INSTITUIÇÕES E SUAS TRADIÇÕES EXISTEM HÁ CENTENAS , MILHARES DE ANOS .
@@MGKUDO DIGITO ASSIM PARA IRRITAR OS IDIOTAS . E SE FOI ISSO QUE VOCÊ QUERIA DIZER , APENAS REFORCEI SUA IDÉIA , DEVERIA AGRADECER . ARTES MARCIAIS NÃO É PRA QUALQUER UM . MOSTRAR IRRITABILIDADE COM DESCORDANCIAS NÃO É UM BOM SINAL. CONTROLE-SE.
Digita assim pra irritar? Falhou então, mas obrigado de qualquer forma, eu concordo que pessoas que se irritam com qualquer discordancia não servem para as artes marciais, pior ainda aqueles que não tem capacidade de aprender.
Ouvi uma história de uma japonesa que se mudou pro ocidente (acho que era os EUA) e foi treinar aikido. Ela ficou surpresa o quanto de termos japoneses, oss, cumprimentos e exigências tinha na aula, mais uma imagem estereotipada do Japão. Ela disse "vocês são mais japoneses que os japoneses".
Verdade, é comum alguns locais terem uma visão muito romantizada do oriente e suas tradições. Geralmente é assim que começa quando uma academia de arte marcial vira uma seita, a partir dessa distorção das tradições.
5:26 Comigo no Karatê foi o oposto: o pessoal pediu pra eu usar uma camisa por baixo do kimono(pq a parte de cima do kimono ficava abrindo)
Sou praticante a 31 anos de karatê de Contato, comecei e fiquei anos na Kiokushyn. Parabéns pelo canal, é muito bom!
Muito obrigado Carlos, 👊🏻👊🏻👊🏻
@@MGKUDO Oss!
Outro loucura! Tem alguns indivíduos que não lavam a faixa, eles dizem que faixa não se lava, porque faixa limpa é sinal que não treina, eu vejo cada loucura dentro das artes marciais.
esse papo e das antigas mesmo,tenho 20 anos de karate e faz tempo q ouvi essa
Excelente vídeo! Acredito que a tradição e o bom senso devem sempre caminhar juntos, e se possível o praticante precisa entender as tradições que pratica, para analisar se faz sentido manter elas, ajustar ou abandonar. Recentemente um mestre veio visitar minha academia e na hora da saudação se espantou ao ver os 1º Dan sendo saudados como Kyosanim (professor), porque eles aprenderam que 1º Dan é Jokyonim (auxiliar), enquanto Kyosanim só 2º e 3º, daí eu expliquei que lá na Coreia funciona assim, mas aqui no Brasil 1º Dan já leciona sem supervisão, não fazendo sentido essa forma de tratamento, por isso ajustei essa tradição, e várias outras.
Quanto ao dogi/dobok, particularmente trabalho como regra o uso padronizado, salvo algumas exceções, como treinos de campo ou treinos informais no geral, e sem camiseta por dentro apenas para não quebrar o padrão estético. Entendo que ARTE marcial envolve toda a estética que compõe cada tradição individual. Não vejo como negativo compararem com religião, quando existe toda uma liturgia para iniciar, conduzir e encerrar a aula, enquanto num ambiente mais esportivo tudo isso torna-se irrelevante.
Por fim, encerro dizendo que essa é a minha perspectiva pessoal conforme conduzo na minha academia. Se na academia de fulano ele liberar todos os alunos irem de samba-canção, quem sou eu? Infelizmente, o ser mais chato em todo nicho é o fiscal patrulheiro.
Incrível vídeo acho kimono uma pegada diferente sou glappler praticaco wrestling e jiu-jitsu + infelizmente o mercado do jiu-jitsu de kimono tá c perdendo visto o mma e o adcc, isso mudaria c o kudo c espandisse e as vzs faz falta o sensei Eduardo seus vídeos antigos era incrível principalmente o sobre nage waze q me ajudou na minha escolha e a fazer minha jornada oss
Obrigado Bruno, realmente o nogi tem ganhado mais terreno, principalmente por causa do MMA, mas esse jogo onde tem pegadas é muito rico e interessante tbm. Logo iremos trazer mais conteudo de nage e ne waza nesse canal tbm, estamos trabalhando junto com professores de Jiu-Jitsu e judo para enriquecer nossa didatica no Kudo.
@@MGKUDO grato sua metodologia e a + nobre nas artes marciais, vc um dia até podia trazer um vídeo sobre mestres q não deixam treinar em outros lugares outras modalidades ou as mesmas q ele ensina
Saudações aos colegas e ao produtor do canal.
Eu conheci seu canal justamente por esse vídeo (e já me inscrevi) em que você aborda um tema tão importante e tão pouco abordado por outros canais marciais. Esse aliás é um assunto que deveria ser pauta em qualquer bom canal de Artes Marciais. Vou tentar deixar minha contribuição sobre o assunto abaixo para uma reflexão.
Já tive experiência com outras Artes Marciais mas as artes que me conquistaram foram Judô e Jiu Jitsu e não há como não comparar as diferenças entre as abordagens entre elas, tanto filosóficas quando em estar aberto ao novo.
O Judo Gi ou Kimono como queiram é consenso que não é barato e já vi criança carente chegando em academia pra treinar de Judô Gi azul e o Sensei responsável não autorizou que a mesma o utilizasse em treinos futuros, exigindo que fosse comprado o branco se quisesse continuar a treinar. Eu pensei comigo, sabe-se lá o que essa família terá que abrir mão pra poder comprar o Kimono para o garoto? Conclusão, o garoto mudou de arte, foi para o Jiu Jitsu e está treinando super feliz. Em uma outra oportunidade questionei um Sensei do porquê da proibição da Rash Guard já que é uma tecnologia voltada para o treino de luta agarrada que torna a prática até mais higiênica já que o tecido é feito para melhor evaporação do suor e ele disse que não podia porque não é da tradição. Eu até entendo o ponto de vista deles pelo receio do Tatame virar um baile de carnaval onde cada um vai com uma fantasia, mas no caso do Kimono Azul que é aceito em competição acho um exagero não permitir que o aluno o use em treino. Acho como no dito no vídeo que os exageros levam ao comportamento de seita e seita começa se apegar a picuinhas e esquece do que é realmente importante , que é o respeito do aluno, dedicação, disciplina. Um bom aluno não deixará de ser bom se usar uma rash guard ou kimono que não seja branco, do mesmo jeito que um aluno ruim não ficará bom só por estar de branco. Penso que a pureza tem que estar no caráter e não na roupa.
"a pureza tem que estar no carater e não na roupa". Que frase fantastica! Muito obrigado por isso.
Realmente quando uma suposta tradição toma o lugar do bom senso fica dificil de não virar uma seita.
Eu não uso camiseta por debaixo do Dogui de jeito nenhum,não pq sigo tradições nem nada e sim pq fica muito quente na hora de fazer exercícios intensos
Sou assim em dias quentes tbm ou, se não tiver nenhum exercicio com pegadas, prefiro treinar sem o uniforme, ou sem a parte de cima.
Comentários extremamente feliz e técnico.
Concordo plenamente. Quando a arte marcial vira culto, já perdeu totalmente o propósito.
Ola Renato, acabei usando o termo errado no video, quis dizer seita, mas é isso mesmo, perde o proposito.
Excelente vídeo, parabéns!
Execelente seu canal, parabéns
Muito obrigado
perfeito, infelizmente já ouvi alguns senseis dizendo que o gi faz parte do rito, ao meu ver isso remete a religião, então destoando do que penso sobre arte marcial, claro esse é o meu porto de vista, oss
All your videos are beautiful and interesting, and all your information is interesting and abundant. Thank you for this distinguished channel, which takes me to another world.
Tem gente q confundi as saudações com religião, muitos deixam de praticar por serem de uma religião X, mas a saudação da arte é budistas ou taoista. Seria um ótimo exemplo para uma continuação desse vídeo.
Muito bom o vídeo
Um otimo tema, muito obrigado.👍🏻
o próprio OSS, é uma tradição ERRONEAMENTE utilizada por nós Brasileiros! e aqui todos tem essa mania!
Eu eu faço karate de contato Shidokan derivado do kyoshin . Agente treina a parte tradicional do karate e kata kihon. Depois a gente passa para manobras e kumite. Sempre alinhado tradição e combate e dois dias na semana temos o kickiboxer
Shidokan, já ouvi falar
Quem é seu sensei?
Temos incontáveis tradições e protocolos no Karate Shotokan, e costumamos dizer que NENHUM é inútil. Mas sempre iremos encontrar professores que adicionam "toques pessoais" que não fazem nenhum sentido e não tem embasamento na tradição.
Sim, é comum ter algo alem do já tradicional, algumas vezes é até algo bom e vem pra contribuir, outras vezes é como vc disse, sem sentido algum.
uma tradição que ja encontrei em dojos é a reverencia a um templo de madeira e com uma imagem dentro do buda ou confuncio e queima de incenso. porque ai tem a ver com religiao. e numa aula tem alunos de varias crenças e religioes, ateus, cristaos agnosticos budistas catolicos etc. e uma aula de arte marcial e uma aula de arte marcial e nao um culto religioso.
Isso realmente não era pra fazer parte, uma coisa é a reverencia ao dojo, aos parceiros de treino e professores, isso apenas é uma demonstração de respeito, outra coisa é envolver figuras religiosas.
Então devemos tirar os crucifixos das repartições públicas. pois o Estado é laico.
Esta da camisa debaixo do kimono é pura palhacada. pois kimono branco suja mto. a camisa ajuda a nao deixar ele ruim.
Bom dia, Carlos. First!
🥇boa Charles, OSU
Em nosso dojo a regra geral é usar o Karate-gi branco, só com o emblema da escola e no caso dos homens, sem camiseta. NO ENTANTO: aqui na cidade no inverno faz 0ºC no final da tarde! Daí entre ter a camiseta por baixo para se aquecer e sempre ir treinar e não ter e correr o risco de ficar resfriado e não aparecer, claro que pode usar camiseta!
Perfeito exemplo do equilibrio entre tradições e o bom senso.
meu mestre de capoeira também faz isso,lá faz mt calor então ele nunca liga da gente tirar a camisa as meninas ficam de top,e não usamos o abadá,ele permite q a gente use calça de malha e etc
Com certeza eles que vendem o kimono, tá ai o porquê não deixarem usar a camiseta sempre.
Eu prático taekwondo, queria começar o judô que é minha arte marcial favorita, mas aqui na minha cidade não tem muitas academias que dão aulas pra adultos só crianças e adolescentes.
Olá pessoal viu muito legal guerreiro
Particularmente eu não treino de uniforme, foi caro não dá pra ficar gastando atoua. Óbvio que e muito mais bonito quando todos estão padronizados porém nem todos tem grana pra comprar vários uniformes pois eventualmente um vai rasgar.
Parabéns pelo vídeo
Obrigado.👍🏻
Eu não vejo o pq o uso do Gi até hj em algumas artes marciais... Só p/agregar 💰
Oss!!!
Tinha um mano que treinava de samba canção kkkk, eu usava qualquer bermuda e uma regata kkkk.
Heian godan!
E quanto a não lavar a faixa ,dizem que vc não evolui na arte.
este vídeo me fez lembrar de um fato no primórdios do youtube vi alguns karatecas usando o kimono com mangas mais curtas e a calça tbm nem sabia que existia este tal de Kyokushin, ai vesti meu kimono encurtei as mangas e a barra da calça, logo percebi nossa que pratico e leve, fui todo contente para a academia, kk e meu professor já fez aquela a cara kk num disse nada ,mais não usei mais , hj vejo como a gente ainda é bem doutrinado , por coisas tão inúteis .
eu sou faixa preta de jiu jitsu mas não curto mas treina de kimono gosto mas do sem kimono sor que as pessoas tão acostumada com kimono que não gosta de treina sem kimono tudo è jiu jitsu
Para mim a arte marcial perde valor quando vira esporte. Vira torneio. Vira luta para marca ponto..
O foco exclusivo em competições realmente pode desvirtuar uma arte mas, sera que competições não tem nenhum valor? Hoje em dia temos varios indicios da disparidade técnica entre aqueles estilos que possuem competições e os que não, olha os desafios de Xu Xiao dong contra mestres la na China por exemplo, talvez o esporte possa ter um valor tbm, apenas não deva ser considerado como o mais importante.
@@MGKUDO O problema das competições são as regras que limitam os golpes ( e graças a Deus). Por exemplo, no karate há muitas posições de mãos que usa o dedo para atingir partes mais vulneráveis do corpo. Garganta, olho, abaixo da costela. Contudo, por causa de competições, muitas academias não aprofundam ou até mesmo não treinam esses golpes.... Porq eles não são usados em torneios. (Que só pode ter ataque de punho fechado e n pode atingir regiões vitais). Claro... Isso é importante.... Mas destroi a arte marcial em si. N estou dizendo para sair furando o olho das pessoas ou fazer golpes fatais, Mas são técnicas que infelizmente vão cair no esquecimento....
Esse desafio que vc mencionou eu desconheço. O que eu vejo muitoo no RUclips é karate x jiujitsu. Mas eu acho injusto. Porq alguns só vale golpes d cintura ate a linha do ombro. Ou seja, como que derrota um lutador de jiujitsu se só podemos atacar nesses pontos que eles sao resistente? É como atacar um tank! O Unico jeito de tentar vencer nessa luta era tentar um nocaute ou acerta no pescoço ou genitalias. Mas é algo que vc n ver em competições.
Sim, com a adição de regras certas técnicas podem ser prejudicadas, por outro lado, outras são desenvolvidas e aprofundadas. Golpes nos olhos e genitais realmente ficam de fora, porem é importante ter cuidado, pois alguns estilos e professores baseiam tudo que sabem em técnicas que, por não poderem ser usadas em combate, não tem a mesma profundidade técnica e tatica de outras que são usadas. Tanto que já vi aqueles que nem sequer fazem sparring em seus treinos, com desculpas como os golpes serem mortais... Como outros que treinam tais técnicas sem ter nenhum embasamento. Por exemplo a questão de uma luta contra alguem do Jiu-Jitsu, com certeza vc poderia usar golpes na genital e olhos para se defender mas, da forma como eles ensinam dificilmente iria funcionar, isso pq usam APENAS essas técnicas sem ter o entendimento de como se posturar no solo por exemplo, um conceito fundamental na luta agarrada, primeiro posturar, depois atacar.
Acho que, essa parte do treino que vai alem das técnicas e regras de competição são fundamentais, bem como os outros treinos e tradições que tambem vão alem do simples combate, mas temos que ter cuidado para não ser enganados, o combate/sparring é o teste e testar as técnicas é fundamental.
Eu nunca lavei as minhas faixas .
Bem , acredito que você errou ao colocar como " inúteis" algumas tradições e exigências de algumas artes marciais nos dias de hoje. Na questão de uniformes, como bem explicastes, em tempos idos nem existiam. A questão é simples: é exigência do estilo, via o Sensei, cumpra-se. Se alguém acha " inútil", treine em outro Dojo, como você citou, só não acho de bom tom denegrir a tradição de outra arte. Concordo com a questão envolvendo os valores dos uniformes, o que basicamente é culpa das " trocentas" entidades que existem. ✊️
Ola Mauro, é uma questão de opnião, para mim o que denigre uma arte são justamente as tradições inventadas e que não contribuem em nada. No caso da vestimenta, é claramente uma falsa tradição e os objetivos tambem não são nada nobres, apenas relacionados á fins monetarios e esteticos. Eu falar disso é um exercicio de livre pensamento critico, não acho que, em prol de parecer humilde ou cortez, eu deva me calar perante algo que não concordo.
Treinar karate com ou sem kimono dá exatamente o mesmo resultado, tornando o uso do kimono inútil (só excetuando a estética) "Via o sensei, cumprar-se" isso é fé cega. E é exatamente o ponto central do vídeo, fazer alguma coisa só porquê alguém disse que é a tradição, mas tradição de quem?
No estado unidos nao tem frescura com a cor do kimono
Concordo em muitos ai que se prendem a uma suposta tradição que nem na origem da arte existe e ainda querem impor aos outros e ainda encher o saco no canal rsrs
Pois é Alisson, pior que nem adianta discutir 🙊🙉🙈
@@MGKUDO né 😂
Eu acho que a própria romantização do dogi uma grande bobagem. Eu gosto de usar. Salvo em condições muito específicas, eu nunca treino sem estar bom dogi completo. Porém, essa romantização e supervalorização é um tanto sem sentido. Uma vez meu karategi rasgou e eu perguntei ao Sensei se poderia usar meu Judogi. Mesmo ele consentindo, uma faixa preta veio chamar minha atenção porque eu estava com o dogi errado. Era branco, era um modelo super próximo. Só mudava o material, enquanto um era de lona de algodão, o outro era algodão trançado. Acho completamente desnecessário. E é um retrato do que se tornou o karate moderno, que valoriza mais a estética do que a funcionalidade.
Outra coisa que me incomoda é essa necessidade de ficar decorando as coisas em outra língua. Especialmente contar em japonês ou coreano. Sabe por que se conta em japonês no Japão? Porque eles falam em japonês. Não tem sentido nenhum ficar cobrando que praticantes de artes marciais fiquem falando em outra língua. Quem quiser e gostar, ok. Porém, acho essa cobrança sem sentido.
É melhor usar o termo seita. Ao invés de culto. O termo culto é cotidiano, e não têm tom pejorativo em português.
Pois é, depois de gravar que fui notar que usei o termo errado.🤦🏻♂️
👊😁
Mulher tem que treinar com a camisa por dentro
SENHOR MESTRE DO EGO, CONTINUA INSISTINDO EM NÃO ACEITAR DESCORDANCIA.PRECISA MEDITAR , ENTRAR EM HARMONIA COM OS ENSINAMENTOS DOS ANTIGOS MESTRES. TORNE-SE ÁGUA E ALIVIE SUA MENTE.
O correto é discordancia, com "i". E não é discordancia quando vc fala exatamente o que esta no video aos 8:50, ai já é falta de atenção ou algo pior tipo dissonância cognitiva.
@@MGKUDO UAU! AGORA É PROFESSOR DE PORTUGUÊS , PARABÉNS ! VOCÊ REALMENTE É MUITO SENSÍVEL MESTRE DO EGO .
Estranho, vc não teve nenhum argumanto util, ignorou tudo que falei, inclusive no video. Mas eu que sou o mestre do ego? é simplesmente patetico esse comportamento, se vc discorda de algo pelomenos tenha o minimo de inteligencia emotional para analizar o que foi dito e então mostrar seus contrapontos, vc falhou em dizer qualquer coisa que tivesse o minimo de sentido, poderiamos chegar a algum entendimento, mas vc falhou logo de cara, quando em seu primeiro comentario simplesmente falou o mesmo que eu disse no video, e agora, por falta de argumentos fica tentando ofender, olha a vergonha registrada online... é triste..
@@MGKUDO REALMENTE, VOCÊ PASSA UMA SENSAÇÃO DE MUITA INTELIGÊNCIA POIS CONTINUA A CADA RESOPOSTEA EXTERNANDO UM SENTIMENTO DE INCONFORMIDADE COM A POSTURA DE ALGUÉM QUE QUESTIONA SUA FALA . ISSO DEVE SER UM DOS ATRIBUTOS DE UM GRANDE MESTRE. PARABÉNS MESTRE DO EGO.
Isso é atributo de quem pensa, simples assim.👍🏻
tem que usar camisa por debaixo do kimono sim!!!
Ñ precisa ir longe !!! aqui mesmo no Brasil, temos religião misturada à luta...é bonito de ver, mas fé pela fé, eu tenho a minha e que não invoca o mal do inferno.
Eu mesmo, estou fora.
Sim, tivemos relatos de reverencias a figuras religiosas dentro do Dojo, uma coisa é prestar respeito aos professores e parceiros de treino, ou mesmo ao local de treino, não tem religião ai, apenas os costumes de uma cultura diferente, mas quando envolve uma figura religiosa ou mitica ai passou dos limites.
SE A ESCOLA , A INSTITUIÇÃO , EXIGE UNIFORME E VOCÊ QUER PERTENCER A ESSA ESCOLA , A ESSA INSTITUIÇÃO , ENTÃO RESPEITE E SIGA , SE NÃO QUER, PROCURE OUTRO LUGAR PRA VOCÊ , NÃO QUEIRA DERESPEITAR AS REGRAS DA CASA DOS OUTROS , QUEM NÃO TEM UM MINIMO DE RESPEITO NÃO MERECE SER PRATICANTE DE ARTES MARCIAIS NEM PERTENCER A NEHUMA INSTITUIÇÃO . LEMBRE-SE AS INSTITUIÇÕES E SUAS TRADIÇÕES EXISTEM HÁ CENTENAS , MILHARES DE ANOS .
Foi o que eu falei no video, vc esta nervoso ou so tem o costume de digitar em caixa alta mesmo? Não entendi.
@@MGKUDO DIGITO ASSIM PARA IRRITAR OS IDIOTAS . E SE FOI ISSO QUE VOCÊ QUERIA DIZER , APENAS REFORCEI SUA IDÉIA , DEVERIA AGRADECER . ARTES MARCIAIS NÃO É PRA QUALQUER UM . MOSTRAR IRRITABILIDADE COM DESCORDANCIAS NÃO É UM BOM SINAL. CONTROLE-SE.
Digita assim pra irritar? Falhou então, mas obrigado de qualquer forma, eu concordo que pessoas que se irritam com qualquer discordancia não servem para as artes marciais, pior ainda aqueles que não tem capacidade de aprender.
@@MGKUDO EXATAMENTE , E VOCÊ PARECE SER DIFÍCIL DE APRENDER A ACEITAR DESCORDANCIAS. ESPERO TER COLABORADO PARA SUA APRENDIZAGEM.
Colaborou d+ nada melhor que um exemplo pratico daquilo que falei aos 6:50 e repeti aos 8:30 do video, vc é de fato o melhor exemplo.
Parabéns pelo vídeo.