O argumento que ela usou foi, "pensa no povo russo que passava necessidade", etc, oras, a destituição da monarquia veio para a implantação da república comunista, esta república NÃO MELHOROU EM NADA A VIDA DO POVO. Quem estuda o que foi e é o comunismo sabe que na Rússia, na década de 20 e 30 aconteceram coisas MONSTRUOSÍSSIMAS feitas por Lênin e depois Stálin, coisas que a família real nunca haveria nem de cogitar em fazer. O assassinato da família real e destituição do monarquia foi o maior erro recente da Rússia, foram VAGABUNDOS que fizeram isso, mereciam eles sim (os revolucionários, Lênin, Trotsky, Stálin etc) ser executados.
não só as crianças mas também o proprio Nicolau que nunca foi um tirano cruel ou algo do tipo, nem querer governar ele queria e apenas foi atrapalhado e tomou decisões erradas, quem veio depois dele foram muito piores.
@@mauriciomartins6783 O próprio Alexandre III não via o filho como o sucessor ideal. Nicolau era tímido e influenciável, e realmente nem fazia muita questão de ser czar.
Que vídeo maravilhoso! Eu, como "estudioso" dos Romanov, fico cada vez mais feliz a cada vídeo do projeto aqui no canal. Triste ver que algumas pessoas ainda veem essas crianças como simbolo de um regime e não como seres humanos que foram brutalmente fuzilados. Aliás, é o mesmo pensamento que tiveram os carrascos, é muito mais fácil pensar que estão fuzilando um regime do que pensar que estão fuzilando 4 adolescente, uma mãe, um pai e uma criança doente. Abraços Tati!
Da hora, né? O Santo Nicolau não pensou duas vezes antes de mandar seus soldados dispararem num monte de gente inocente em 1905... Os filhos pagaram pelo pai. A culpa é dele e não dos bolcheviques. Se tem algum vilão nessa história ele se chama Nicolau "foi tarde" Romanov.
carlos roberto Meu Deus, ao menos estuda um pouco de história antes de falar asneiras. O Czar nem estava em São Petersburgo quando ocorreu o episodio do "Domingo Sangrento", os generais que se amedrontaram com a multidão que se formava e ordenou que os soldados atirassem, o Czar foi injustimante culpado por essa fato.
Roberta Maia, o povo passar fome, ser oprimido e não ter uma vida digna é uma coisa horrível, ninguém nega isso. Agora, isso justifica assassinar 5 crianças/jovens (realmente não importa a idade) que não tiveram absolutamente nada a ver com a forma como funcionava o governo? Não sei pra você, mas pra mim obviamente não justifica. Primeiro que um erro já não justifica outro, mas pior ainda nesse caso em que pessoas que não tiveram culpa de nada (afinal, que culpa eles tinham de serem filhos do czar?) foram brutalmente assassinadas simplesmente por serem daquela família.
Roberta Maia não preciso sentir fome ou saber o que é miséria pessoalmente pra saber que é errado assassinar crianças inocentes. Se um jovem que nasceu, cresceu e passou sua vida inteira em situação de miséria vira um assaltante e acaba assassinando alguém, você pode até argumentar que ele se tornou essa pessoa por causa das condições em que cresceu, que ele não tem culpa de ser assim, etc. Você pode achar que, por isso, ele deve ser julgado de forma mais branda, levando em consideração todo o seu histórico de vida em situação desfavorecida, sendo ignorado pelo resto da sociedade. Mas isso significa que o assassinato por ele cometido está correto? É claro que não, continua sendo errado. Por acaso o assassinato de Olga, Tatiana, Maria, Anastasia e Alexei, cinco jovens, de 13 a 22 anos, que nada tiveram a ver com o governo de seu pai, acabou com a fome e a miséria do povo russo? Não. Ninguém aqui está defendendo que era certo a família do czar viver no luxo enquanto o povo passava fome, e é claro que Nicolau não cumpriu seu dever de governante ao deixar o povo na miséria. Você diz que "Não sou ngm pra jugar uma pessoa que passa fome e é oprimida por matar seu opressor" e eu te pergunto: por acaso os filhos do czar eram os opressores? O que eles tinham a ver com tudo que estava acontecendo? Se você acha que é preciso sentir fome ou viver na miséria pra poder dizer se esse assassinato é ou não desnecessário, então vamos concordar em discordar, porque realmente não consigo entender como alguém pode achar razoável e justificável o assassinato brutal de jovens inocentes apenas porque o pai deles cometeu erros (e não digo que foram erros pequenos não, só digo que os erros foram do pai e os filhos não tinham que pagar por eles). E não, não seria nem um pouco como incriminar uma mulher que mata seu estuprador, porque nesse caso a mulher foi diretamente atacada e violada por aquela pessoa x que ela está matando. Bem diferente dos bolcheviques que mataram os filhos do czar, que certamente não fizeram nada contra eles (a menos, é claro, que você considere que eles tinham culpa por terem nascido na família em que nasceram ou que tiveram alguma coisa a ver com a forma como o pai governava o país).
Apenas Olga e Tatiana trabalhavam como enfermeiras, Maria e Anastácia eram muito jovens, elas iam fazer companhia para eles. Anastácia tinha 17 anos quando morreu, e Olga tinha 22
Oi Tati, é difícil mesmo entender essa chacina. Mas é um princípio maquiavélico exterminar todos os descendentes do nobre quando da tomada de poder. Isso aconteceu muitas vezes na história. A diferença é que, desta vez, tudo foi documentado e é explorado literariamente até hoje. Bjs
Acredito que o interessante da literatura é fazer com que a gente tenha empatia por muitas pessoas que a gente jamais imaginou, justamente por essa impressão de proximidade que a gente tem durante a leitura. Ao mesmo tempo não da pra ter muito juízo de valor se eles mereciam ou não tudo o que aconteceu, até mesmo pq eu não acredito que ninguém mereça isso, como também a população não merecia morrer de fome e estar sujeito a condições terríveis de sobrevivência. É uma história realmente muito complexa. A gente tem que pensar também que os responsáveis pela revolução não conheciam a família como é possível conhecer hoje através desses livros, então pra eles a visão sobre a família era de serem os responsáveis por todas as misérias da Rússia. É uma história trágica para todos os lados.
A revolução russa não adiantou de nada pela melhoria do povo russo. Continuaram sofrendo, só mudou de algoz. Continuaram passando fome, morrendo, inclusive nas Gulags, enfim.
O canal dessa mulher é leve, mas alimenta como se fosse um banquete real. São vídeos longos que passam na velocidade de um bater de asas do beija flor mais rápido. Parabéns pelo trabalho.
Nossa, triste mesmo. Você disse tudo: falta de empatia pelos semelhantes. Um grande mal que perdura até hoje, ainda mais com essas atitudes inflamadas que pessoas formadas em ciências políticas pela Universidade Federal do Facebook andam vomitando por aí. Tenho muita preguiça e medo dessas pessoas... beijo enorme, F.
Muito lindo a maneira como elas assinavam... OTMA... as iniciais do nome de cada uma delas, em cartas para a avó, amigos, professores. Dá uma ideia de união familiar. Para mim, que tenho também 3 irmãs, dá um calorzinho no coração
Oi Tati! É uma história e tanto. Concordo contigo, é difícil não ter empatia, ainda que eu também entenda a revolta. É uma história que me interessa muito e quero me aprofundar. Adorando suas dicas com esse projeto. Beijos Fran Borges
Sempre fui fascinado pela história dos romanovs, lendo até o livro sobre toda a dinastia. Comecei a ler sobre as princesas por indicação desse seu vídeo! O livro é maravilhoso e abre um lugar na nossa mente, que pouco exploramos … a empatia ! 👏🏻
Conheço a história dos romanov Tatyana era bonita, mas de acordo pessoas que conheceram a família a mais bonita era Maria inclusive tá aí nesse livro. A mais intelectual era Olga a mais velha. Elas tinham 22, 21,19, 17 e 13 anos.
Oi, Tati! Já li esse livro e tb senti pena das crianças. Elas eram muito "normais". Com exceção do palácio e das aulas particulares, elas não tinham nenhum luxo de brinquedos, roupas ou jóias. Não tinham amigos e acabavam se criando relações com empregados da família. Apesar de compreender a necessidade da revolução, senti muita pena das crianças. Vc vai gostar do "Os ultimos dias dos Romanov". O livro fala mais da revolução em geral.
Comprei e estou lendo. Meu Pai,que sofrimento o da Czarina. Que caldeirão de acontecimentos domésticos e políticos!A gente pensa que a realeza não sofre 😢
Tatiana você me fez ter interesse por esta família. Nunca havia lido nada sobre os Romanov mas depois de seus vídeos já li o Nicolau e Alexandra e agora estou muito interessada neste livro. Parabéns pelo seu trabalho!
Tati, quero ler A Verdade sobre a Tragédia dos Romanov, do renomado historiador francês Marc Ferro (pertencente à terceira geração da famosa Escola dos Annales). Ele analisou muita documentação e até DNA. Parece que a conclusão do estudo dele sobre o caso é surpreendente!!!!
Mariana eu gostaria de acreditar que esse homem está certo, queria acreditar que os comunistas tiveram um pouco de piedade por essas garotas, mas várias testemunhas dizem o contrário, e em 2007 acharam os restos mortais do corpo de Maria e Alexei. Outro fato que me leva a questionar essa versão, é o fato de que se essas meninas tivessem sobrevivido, uma hora ou outra elas teriam aparecido com maridos e filhos, elas poderiam ter ficado escondidas por um tempo, mas poderiam ter aparecido depois para dar uma satisfação a outros familiares que ficaram sofrendo sem saber o que tinha acontecido com os Romanov que foram capturados.
@@nickyb2800 sabe, li em um comentário sobre um vídeo dos Romanov, e o cara disse que os Bolcheviques não mataram todos naquela noite, enfim, não sei no que acreditar
Adorei o vídeo-resenha, Tati. Gostei especialmente de você ter ressaltado que Nicolau não tinha preparo para o governo e considerava a coroa imperial pesada demais para sua cabeça. As pessoas geralmente tem dele uma visão bastante estereotipada, assim como a de Alexandra. Não quero com isso isenta-los da responsabilidade pela miséria do povo russo, mas a imagem de Nicolau como "sanguinário" foi bastante exagerada por uma historiografia pós-revolução de outubro, criadora de rótulos. A propósito, você viu que o livro "The Romanovs: the final Chapter", do Robert K. Massie, saiu em português pela Rocco? Abraços!!!
Sabe que eu sempre fiz uma certa analogia com as Irmãs Romanov e as Virgens Suicidas? Sei lá, essa estupefação de ver meninas tão bonitas, novas, cheias de vida com finais trágicos e com sonhos não realizáveis mexe com a gente. Eu acho que vc imaginava a Anastásia criança por causa do desenho da Disney, Tati. Eu já fui bem viciado nessa história, aí meus dezesseis anos. As minhas princesas favoritas são a Maria e a Tatiana...acho-as lindas!!
Tati, seus livros são um presente para entusiastas de história assim como eu. Esse projeto de leitura sobre os Romanov é o meu preferido entre todos os que você já fez. Também fico preocupada em olhar alguns comentários, onde pessoas dizem que essas meninas mereciam morrer em nome de uma revolução que nada ajudou aos pobres. Engraçado que quem pede justiça e empatia, são aqueles que fecham os olhos para as injustiças que o lado ideológico deles cometeram. Tenho um livro para indicar que é sobre uma história real chamado de Kurt Seyit ve Shura, que chegou aqui pela editora Pedra Azul, e tem até uma série na Netflix sobre esse romance. O personagem principal, Kurt Seyit Eminof era um soldado imperial da Criméia que logo após a revolução foi perseguido pelo novo regime totalitário. Amo seus vídeos. ❤️
Gustavo Ramalho Infelizmente não tenho nenhuma sobre os Romanov, ou Rússia imperial. Agora de história inglesa tem a maravilhosa The Tudors, The Borgias (ambas no Netflix) e tem uma sobre Isabel de Castela na net now.
Falou tudo, é triste que pessoas defendam atrocidades em nome de uma "Causa", ironicamentes o "Regime proletario" não ajudou em nada a população russa, muito pelo contrário.
Tati, eu me interesso muito pela história dos Romanov, talvez entre na faculdade de História, e eu gosto muito de saber mais sobre, obrigado pelas suas dicas.... Mas fora isso eu fico muito mal de ler os comentários sobre o que aconteceu com a família, foi horrivel, degradante, completamente desumano.... As pessoas continuam a ser monstros, não tem jeito.
Tati, desde a época de colégio que sinto um enorme interesse pela família Romanov. Penso como você. É muito triste ver vidas interrompidas e sonhos nâo concrerizados. Ler um livro desses sabendo do final é cortar o coração.
Tati, vc falando sobre esse livro me lembrou que preciso ler a "Escravidão voluntária". Sobre esse livro, tenho sempre receio dessa loucura que precisa matar as crianças para a "revolução" agindo igual ao sistema que os oprimia, me lembra da "revolução dos bichos".
Dani Red Flower Mas A Revolução dos Bichos é baseado no Stalinismo e no regime russo, eles prometeram prosperidade e uma vida digna ao povo, mas quando chegaram ao poder se mostraram iguais (Ou piores) que os Czares russos.
Rodrigo Ferreira, mas é exatamente sobre isso que me lembrei. De pessoas que lideram para romper sistemas e na real seguem os mesmos passos de dominio e pioram a situação. Como tantos da história. (Não entendi o seu mas) No meu ponto de vista qualquer mudança que já venha com o ato que vc aponta, critica, já demonstra que não vai haver mudança.
Muito legal esse vídeo. O pouco que eu conheço da história dessa família se deve a ficção O Palácio de Inverno, do John Boyne. Mas sinceramente, esse seu vídeo ficou uma excelente aula de história. Adoro seus vídeos. Você é a minha maior incentivadora indireta a leituras que eu tenho medo.
Muito obrigada Tati. Comprei todos os livros sobre os Romanov. Ainda estou no Pedro O Grande (Pedrão kkk). Acompanhar seu canal me trouxe de volta o amor pela leitura. Agora adquiri meu kindle. Seu canal é apaixonante. Estou lendo tb Gelo Negro, O Morro dos Ventos Uivantes e O Iluminado.😍
Caramba, Tati, VC MANDOU MTO BEM NESSE VÍDEO!!! Eu tô surtada aqui em como foi gostoso ver você falando um pouco dos Romanov. Eu vim aqui com 0 de conhecimento sobre eles e o quão marcantes foram e você explicou tudo tão bem, tão claro...caramba, de vdd, acho que é um dos melhores vídeos que eu já vi aqui no canal!!
Tati, acho que você tem a ideia de uma Anastasia criança por causa do desenho da Warner. Lá ela tem 8 anos quando invadem o castelo, eu também tinha essa ideia Vou aproveitar esse comentário e te agradecer por ter me ajudado a retomar meu gosto pela literatura esse ano resolvi prestar vestibular para fazer uma segunda faculdade, você me influenciou a optar por letras. continue com seu trabalho maravilhoso, Tati, é bom difundir a leitura Ótimas festas e ano novo Grande beijo
Estava ansiosa por esse vídeo. Estou lendo Os Románov de Simon Sebag Montefiore junto com o Clube do Livro que temos no WhatsApp e o próximo será Nicolau e Alexandra! Um abraço, Tati!
Que incrível, tenho muita vontade de ler sobre essa dinastia. Comecei a acompanhar mais frequentemente o canal essas últimas semanas só então esse projeto de leitura acho que vou fazer esse ano ahaha
oi tati. Leia mesmo o livro Os Ultimos Dias dos Romanov. Ele é bem forte, traz com detalhes a morte deles e isso é meio chocante, mas tambem é um bom livro
Me lembrei bastante do livro O palácio de inverno do John ( que escreveu o menino do pijama listrado) ,que fala da história de um soldado se apaixonando pela Anastasia. Livro triste, muito triste.
Tatiane, muito bom os seus vídeos, estou acompanhando o projeto de Guerra e Paz e quando vejo um dos Romanovs acho muito legal...tenho uma sugestão de HQ para o futuro : "Superman, entre a foice e o martelo." O que aconteceria se Kaleu caísse na Rússia de Stalin?
Oi Tati, amo todos os seus videos, esse projeto dos romanov é sensacional, estou lendo os livros tbm, adoro assistir os videos do projeto repetidas vezes, tenho apenas uma sugestão, se for do seu agrado colocar esses últimos videos junto com a playlist que vc criou sobre os romanov, pois lá aparece apenas os três primeiros... bjos
Como a Tati falou, o czar Nicolau talvez não estivesse pronto para esse posto, ele era jovem e não sabia como ou talvez não tenha sido preparado psicologicamente para ser czar da Rússia ( também com a morte precoce do pai), de luto, sofrendo e desorientado vendo e sentindo o peso de um país inteiro nas mãos como exigir dele responsabilidade e maturidade? ... Ele se casou com Alice (Alexandra- nome de batismo russo) e teve 4 lindas filhas que por serem mulheres e por decreto de seu antepassado, não podiam subir ao trono. A insatisfação popular russa aumentou, uma vez que, se não houvesse herdeiro o trono teria que ser passado para o parente masculino mais próximo, até que veio Alexei. Complicando ainda mais a insatisfação popular também devido ao dia que ficou conhecido "Domingo Sangrento" onde a população via no czar a salvação, cantavam louvores à ele repetindo a frase "Deus salve o czar", clamando por um pedaço de pão e ignorados- foram dizimados pelo exército russo na frente do Palácio de Inverno( uma das residências imperiais)-, a chegada dos bolcheviques e o desejo por um regime republicano acabou por desencadear a Revolução Russa. O czar viu se obrigado a abdicar do trono. Ele pediu ajuda e asilo a seu primo, rei da Inglaterra se não me engano, mas lhe foi negado. Triste, sozinho e sem apoio foi levado com o restante da família ao exílio na Sibéria por um ano e ao final desse toda sua família e alguns criados foram brutal e inesperadamente fuzilados. Realmente é uma história triste que mesmo a população sofrendo e tal, imagina a família imperial? Antes de serem da realeza russa, eram humanos e também tinham sentimentos. Pobres crianças que não tiveram a oportunidade de se casarem, terem filhos... Mesmo a Rússia enfrentando dias difíceis matar toda uma família não era a solução, o czar abdicando do trono pelo menos deveria ter levado uma vida feliz com sua família em algum outro lugar. Uma curiosidade triste acerca desse assunto é que a rainha Vitória da Inglaterra, avó de Alexandra, ela nunca viu os corpos do czar neta e bisnetos portanto nunca acreditou que eles estivessem realmente mortos, sua filha Olga (tia das crianças) disse uns 10 anos depois quando a rainha morreu que finalmente a rainha Vitória tempos antes de morrer pareceu aceitar a morte deles.
A verdade é que a Rússia já se tornara uma enorme batata quente muito antes de Nicolau II subir ao trono. O avô dele, Alexandre II, bem que tentou melhorar um pouco as coisas efetuando reformas como o fim da servidão na gleba (camponeses só podiam lidar com a terra onde viviam e receber proteção em troca de pagar tributos e prestar serviços à nobreza). O que não foi impedimento para que fosse assassinado por terroristas. Já o pai de Nicolau, Alexandre III, foi mais "linha dura" no geral e procurou unificar o país procurando fazer com que os súditos (inclusive estrangeiros residentes) tivessem uma única língua, nacionalidade e religião. Claro que isso deu margem a muitos ressentimentos e conflitos, por exemplo entre os judeus que lá viviam. Realmente Nicolau não era hábil o suficiente para ter em mãos as rédeas do poder, aliás o pai não via a sucessão com muito entusiasmo, pois o filho era tímido e meio influenciável. De modo que o que ele mais fez foi praticamente "tocar o bonde" do jeito que deu, o que abriu espaço para, além do triste episódio conhecido como o "Domingo Sangrento" (e ele nem estava no Palácio de Inverno...) outros horrores como a Guerra Russo-Japonesa e a Primeira Guerra Mundial, para as quais o povo russo não estava preparado. Com licença para uma correção: a rainha Vitória faleceu em 1901, muito antes da execução da neta e dos bisnetos. Quem se recusava a aceitar a morte do czar e sua família era a mãe dele, Maria Feodorovna.
A história da Rússia nessa época me parece ter sido bem triste, tanto pela família real e o seu fuzilamento, quanto pela população do país, que deve ter sofrido com a gestão da monarquia da época e o Domingo Sangrento.
Tatiana, qual a personalidade que mais te chamou atenção durante esse projeto de leitura? E quem é o teu favorito? Aliás, sobre a Revolução Russa, espero que tome cuidado ao falar do assunto porque distorcem muita coisa e também acabam passando pano para certas pessoas ou esquecendo de mencionar pontos chaves como a própria definição de comunismo e até mesmo a briga entre Stalin e Trotski para a decisão do rumo que o novo país iria tomar. Aguardo a série sobre o assunto! Estou providenciando o livro de 'Pedro, o Grande' e também de 'A Revolução dos Bichos'. Você está me motivando a ler, por conta de teus vídeos, mesmo já lendo, agora estou levando o hábito mais a sério. Obrigada e sucesso! 💖
Oi Tati! Sou apaixonada pela família Romanov, apesar da apoiar a revolução, uma das grandes contradições da minha vida. Também gosto muito de ler biografias, terminei a da Frida Kahlo e pretendo começar a das irmãs logo. Acho muito interessante a história do que pode ter acontecido com o corpo da Tatiana. E por curiosidade, o que você marca com os post it? To tentando organizar minhas leituras de uma forma parecida e talvez você possa me dar uma idéia. A série ajuda a entender bastsbre essa questão da condição social do povo russo e a relação de amor/ódio que eles tinham com o Czar.
as pessoas são uns monstros assustadores. só de ler um ou dois comentários aqui (logo aqui), a gente já percebe isso. a gente já deveria ter parado há tempo de tentar justificar algumas coisas, mas sempre encontra novas palavras. daí esse povo de agora (?) vem fazer grandes defesas dos pobres e oprimidos, mas com o mesmo discurso de ódio dos ditos opressores. ou seja, o monstro é o mesmo, só muda o instinto. uma tristeza. haja coração para essas histórias.
Oi, Tati! Também me interesso muito pela história dos Romanov e fiquei muito chocada pelo fato de a população russa não querer governantes que realmente se preocupassem com o povo, e sim meras figuras decorativas, isso é tão absurdo! Mais absurdo ainda foi o resultado de tudo isso.
Só a Tati pra me instigar a ler Pedrão, o Grande, nessa altura do campeonato desse 2017 tenebroso kkkkk. Livro muito gostoso de ler, cheguei voando nos 15%. Obrigada pelos vídeos excelentes! 😊
O John Boyne no Palácio de Inverno pega justo essa questão das paixões adolescentes apoiado na lenda da fuga da Anastácia pra escrever a trama. Achei interessante a escolha dele mas tenho minhas resalvas. rs Acho que estava na sua lista pro desafio. E a popularidade dos Romanov tenho a impressão que vem justamente da brutalidade do assassinato de toda a familia. Por mais que existam questões politicas, também não consigo ver justificativa nisso. Tem uma cena bem interessante em Downtown Abbey que sempre lembro a esse respeito. O marido de uma das filhas da família é comunista e defende a revolução (logo no início dela) durante um jantar e a família volta ao assunto quando os Romanov são assassinados questionando as motivações e intenções da revolução diante do ato brutal... é uma cena ótima!
A história Russa é muito difícil, para vocês terem uma ideia eles têm vergonha do que fizeram com o czar até hoje e não comentam sobre isso, e sobre as meninas não serem princesas tradicionais não significa que não foram grandes, eram grandes em intelecto, além de serem muito bonitas provavelmente eram cultas, falavam pelo menos 2 línguas, o russo por causa do pai e o alemão por causa da mãe, e são línguas bem complicadas de se aprender, então pessoal pensem um pouco: É só a beleza e o luxo que fazem uma princesa de verdade?
Elas falavam russo e inglês, Olga era a que mais gostava de ler e era meio preguiçosa, Tatiana era a mais responsável e gostava de moda, Maria era considerada um anjo por sua extrema bondade e tinha o sonho de se casar com um soldado russo e ter muitos filhos, e Anastásia era a espoleta e rebelde. Elas não iriam herdar o trono, Nicolau já cogitava que se Alexei morresse, ele iria deixar o trono para o irmão mais novo dele, Miguel, porém Miguel se casou com uma mulher divorciada e que já tinha filhos, Nicolau se sentiu traído pelo irmão e mandou que ele deixasse a Rússia por um tempo, porém em 1914 Miguel retornou. Em 1917 com a revolução Nicolau renunciou e passou o trono pro irmão e desejou boa sorte para os russos, mas Miguel queria fazer um plebiscito para que o povo escolhesse que sistema iria governar o país, mas a revolução já estava batendo nas portas. Miguel foi o primeiro Romanov a ser executado em 1918, seu corpo até hoje não foi encontrado. Os comunistas executaram outros Romanov também, e ainda assassinaram as pessoas que estavam com eles. Foi tudo muito triste, eu li que a Maria foi a ultima a morrer, quando todos já estavam mortos, ela acordou e se levantou com a mão na no pescoço, então eles bateram com algo contra o rosto dela, e aí ela apagou de vez. É muito triste o desfecho dessas garotas nesse mundo, mas imagino que do outro lado elas estejam em paz agora.
Para tudoooooo. Eu sou apaixonada pelo desenho da Disney de Anastasia, Tati disse que ela morreu com 16? E quando ela se perdeu e voltou para a família. Tati faz um video falando sobre o desenho da Disney e o que é verdade ou não no desenho, acho que tem um monte de gente que vai adorar saber. Faz um video só sobre a Anastasia. Houve um romance na vida dela ou foi só invenção de quem adaptou. Fiquei curiosissima.
Toda a família morreu fuzilada. Não teve fuga e sobrevivência de ninguém. E o desenho não é da Disney, é da Fox, e foi baseado nessa especulação de que ela tenha sobrevivido e que perdurou por muitos anos diga-se de passagem. Porém, depois que fizeram testes de DNA foi comprovado que não houve sobreviventes.
8:34 "...quando você pensa numa família real cuidando de soldados voce deve pensar assim, elas deviam passar um lencinho na testa do soldado ou entregar cartas pra eles e coisas do tipo, não gente, elas participavam de cirurgias tenebrosas..." Depois do "não gente" eu falaria outra coisa, falaria: "não seu burro, voce é que não tem a menor idéia do que é uma monarquia e uma família real", porque sim, nos brasileiros, o imaginário coletivo do brasileiro sobre o que é uma monarquia é a coisa mais infantil, mais tosca que pode haver, enfim fomos desde criança educados para sermos burros mesmo, são muitos séculos de enganação. obs²: " Nao consigo olhar para o que aconteceu com essa família...eu não consigo olhar pra isso aqui e dizer nossa, bem feito, carrascos..." Não eram carrascos, os monarcas na maioria absoluta zelam por seu povo, por sua pátria, essa história que a monarquia oprimia é uma balela, é uma mentira inventada pelos que vieram depois, os republicanos (no caso do Brasil) e os comunistas (no caso deles), primeiro tem que prestar atenção pra não cair em anacronismo, a época era outra, os valores eram outros, nós já sofremos uma inversão total dos valores de 1980 pra cá por exemplo, imagina a diferença, a mudança de costumes, valores em 100 anos. Vejam o dep federal pelo PR Paulo Eduardo Martins, o que ele fala da monarquia, não só ele, qualquer pessoa que realmente entenda, a monarquia inclusive é mais barata que a república, enfim é muita mentira, muita mentira que foi sendo colocada nas nossas cabeças ao longos das gerações. O melhor Chefe de Estado que o Brasil já teve disparado foi Pedro II, um dos únicos que realmente se importava pelo futuro da pátria, da nação, a família real tinha uma quantidade limitada de dinheiro para gastar, não era cartão corporativo sem limite de gastos igual tem pro presidente e família hoje em dia não, e mesmo assim ele tirava do bolso para pagar estudo pra brasileiros na Europa, importou peças da cultura mundial para o brasileiro poder ver, ganhar cultura, agora não tem mais porque o PSOL queimou.
Sou apaixonada pela Rússia e sua história. No momento estou lendo Os Romanov do S. S. Montefiore. O livro Palácio de Inverno do Boyne é ótimo para romancear a vida das meninas e do czar, tenho certeza que você irá gostar. Amo muito seu canal! 😘
vc tevê empatia pelos milhões anônimos q morriam de fome pela sede de poder tirano déspota absoluto? nao né muito bonitinho vc nao conhecê uma única das milhares d
famílias anônimas mas fica ai se doendo por despotas só pq ficam registrados na história não como números e sim como uma pobre família assassinada sem pensar nas milhares assassinadas em nome de uma familia
Aliás para quem se interessa pela história russa, na Netflix tem uma ótima série-documental, apresentada por uma ótima jornalista inglesa que agora não lembro o nome, que retrata a vida dos Czares. Se eu não me engano a série se chama os Grandes Czares. :)
Tatiana - sugestivo v. ter o nome de uma das Filha do Czar.....Eu to fazendo o percurso dos Romanov incluindo esse livro e outros....Os Ultimos Dias dos Romanov, Nicholas e Alexandra, As Irmãs Romanov, Os Demonios (Dostoievski), a História da Dinastia Romanov.....Estou lendo quase tudo ao mesmo tempo indo por capitulos...quero trocar figurinhas com voce a respeito se voce quiser. Abs.
Tatii! Encontrei um livro que você pode gostar para o projeto OsRomanov; chama-se "Uma história cultural da Rússia" do autor Orlando Figes, é publicado pela Record. Eu comecei a participar do seu projeto semana passada kkk Estou lendo "Pedro, o Grande" e estou A M A N D O!!!
Empatia não pode ser seletiva, é possível ter empatia por tudo que sofreu o povo russo e pelas crianças da família real que morreram.
Também acho. Falou tudo.
O argumento que ela usou foi, "pensa no povo russo que passava necessidade", etc, oras, a destituição da monarquia veio para a implantação da república comunista, esta república NÃO MELHOROU EM NADA A VIDA DO POVO.
Quem estuda o que foi e é o comunismo sabe que na Rússia, na década de 20 e 30 aconteceram coisas MONSTRUOSÍSSIMAS feitas por Lênin e depois Stálin, coisas que a família real nunca haveria nem de cogitar em fazer.
O assassinato da família real e destituição do monarquia foi o maior erro recente da Rússia, foram VAGABUNDOS que fizeram isso, mereciam eles sim (os revolucionários, Lênin, Trotsky, Stálin etc) ser executados.
Ela ter falado sobre empatia com a família, não configura que ela não tenha empatia com toda a história por trás... Aliás, o livro é sobre quem mesmo?
não só as crianças mas também o proprio Nicolau que nunca foi um tirano cruel ou algo do tipo, nem querer governar ele queria e apenas foi atrapalhado e tomou decisões erradas, quem veio depois dele foram muito piores.
@@mauriciomartins6783 O próprio Alexandre III não via o filho como o sucessor ideal. Nicolau era tímido e influenciável, e realmente nem fazia muita questão de ser czar.
A Maria era tão linda, que até o meu primo que gosta de estudar historia se encantou por ela.
O livro é muito intimista,dá até os nomes dos perfumes preferidos de quase todos o membros da família imperial. Impossível não se envolver.
De cortar a alma mesmo. Mas só sente essa tristeza, quem ama o seu semelhante.
Que vídeo maravilhoso! Eu, como "estudioso" dos Romanov, fico cada vez mais feliz a cada vídeo do projeto aqui no canal. Triste ver que algumas pessoas ainda veem essas crianças como simbolo de um regime e não como seres humanos que foram brutalmente fuzilados. Aliás, é o mesmo pensamento que tiveram os carrascos, é muito mais fácil pensar que estão fuzilando um regime do que pensar que estão fuzilando 4 adolescente, uma mãe, um pai e uma criança doente. Abraços Tati!
Roberta Maia O que não minimiza e nem justifica a brutalidade do fuzilamento de uma família inteira!
Da hora, né? O Santo Nicolau não pensou duas vezes antes de mandar seus soldados dispararem num monte de gente inocente em 1905... Os filhos pagaram pelo pai. A culpa é dele e não dos bolcheviques. Se tem algum vilão nessa história ele se chama Nicolau "foi tarde" Romanov.
carlos roberto Meu Deus, ao menos estuda um pouco de história antes de falar asneiras. O Czar nem estava em São Petersburgo quando ocorreu o episodio do "Domingo Sangrento", os generais que se amedrontaram com a multidão que se formava e ordenou que os soldados atirassem, o Czar foi injustimante culpado por essa fato.
Roberta Maia, o povo passar fome, ser oprimido e não ter uma vida digna é uma coisa horrível, ninguém nega isso. Agora, isso justifica assassinar 5 crianças/jovens (realmente não importa a idade) que não tiveram absolutamente nada a ver com a forma como funcionava o governo? Não sei pra você, mas pra mim obviamente não justifica. Primeiro que um erro já não justifica outro, mas pior ainda nesse caso em que pessoas que não tiveram culpa de nada (afinal, que culpa eles tinham de serem filhos do czar?) foram brutalmente assassinadas simplesmente por serem daquela família.
Roberta Maia não preciso sentir fome ou saber o que é miséria pessoalmente pra saber que é errado assassinar crianças inocentes. Se um jovem que nasceu, cresceu e passou sua vida inteira em situação de miséria vira um assaltante e acaba assassinando alguém, você pode até argumentar que ele se tornou essa pessoa por causa das condições em que cresceu, que ele não tem culpa de ser assim, etc. Você pode achar que, por isso, ele deve ser julgado de forma mais branda, levando em consideração todo o seu histórico de vida em situação desfavorecida, sendo ignorado pelo resto da sociedade. Mas isso significa que o assassinato por ele cometido está correto? É claro que não, continua sendo errado.
Por acaso o assassinato de Olga, Tatiana, Maria, Anastasia e Alexei, cinco jovens, de 13 a 22 anos, que nada tiveram a ver com o governo de seu pai, acabou com a fome e a miséria do povo russo? Não. Ninguém aqui está defendendo que era certo a família do czar viver no luxo enquanto o povo passava fome, e é claro que Nicolau não cumpriu seu dever de governante ao deixar o povo na miséria. Você diz que "Não sou ngm pra jugar uma pessoa que passa fome e é oprimida por matar seu opressor" e eu te pergunto: por acaso os filhos do czar eram os opressores? O que eles tinham a ver com tudo que estava acontecendo?
Se você acha que é preciso sentir fome ou viver na miséria pra poder dizer se esse assassinato é ou não desnecessário, então vamos concordar em discordar, porque realmente não consigo entender como alguém pode achar razoável e justificável o assassinato brutal de jovens inocentes apenas porque o pai deles cometeu erros (e não digo que foram erros pequenos não, só digo que os erros foram do pai e os filhos não tinham que pagar por eles).
E não, não seria nem um pouco como incriminar uma mulher que mata seu estuprador, porque nesse caso a mulher foi diretamente atacada e violada por aquela pessoa x que ela está matando. Bem diferente dos bolcheviques que mataram os filhos do czar, que certamente não fizeram nada contra eles (a menos, é claro, que você considere que eles tinham culpa por terem nascido na família em que nasceram ou que tiveram alguma coisa a ver com a forma como o pai governava o país).
Apenas Olga e Tatiana trabalhavam como enfermeiras, Maria e Anastácia eram muito jovens, elas iam fazer companhia para eles. Anastácia tinha 17 anos quando morreu, e Olga tinha 22
Oi Tati, é difícil mesmo entender essa chacina. Mas é um princípio maquiavélico exterminar todos os descendentes do nobre quando da tomada de poder. Isso aconteceu muitas vezes na história. A diferença é que, desta vez, tudo foi documentado e é explorado literariamente até hoje. Bjs
Acredito que o interessante da literatura é fazer com que a gente tenha empatia por muitas pessoas que a gente jamais imaginou, justamente por essa impressão de proximidade que a gente tem durante a leitura. Ao mesmo tempo não da pra ter muito juízo de valor se eles mereciam ou não tudo o que aconteceu, até mesmo pq eu não acredito que ninguém mereça isso, como também a população não merecia morrer de fome e estar sujeito a condições terríveis de sobrevivência. É uma história realmente muito complexa. A gente tem que pensar também que os responsáveis pela revolução não conheciam a família como é possível conhecer hoje através desses livros, então pra eles a visão sobre a família era de serem os responsáveis por todas as misérias da Rússia. É uma história trágica para todos os lados.
Isabela DV o pior é que o povo continuou muito mal mesmo depois de tudo isso né
A revolução russa não adiantou de nada pela melhoria do povo russo. Continuaram sofrendo, só mudou de algoz. Continuaram passando fome, morrendo, inclusive nas Gulags, enfim.
Mirella Ferraz Exato, morreram muito mais depois! pior é ver gente ainda hoje "comemorando" a revolução russa! Isso é insano!
@@Mirellasereia OS GULAGS NÃO ESISTEM MAIS
O canal dessa mulher é leve, mas alimenta como se fosse um banquete real. São vídeos longos que passam na velocidade de um bater de asas do beija flor mais rápido. Parabéns pelo trabalho.
Nossa, triste mesmo. Você disse tudo: falta de empatia pelos semelhantes. Um grande mal que perdura até hoje, ainda mais com essas atitudes inflamadas que pessoas formadas em ciências políticas pela Universidade Federal do Facebook andam vomitando por aí. Tenho muita preguiça e medo dessas pessoas... beijo enorme, F.
Pior é ver uns "leitores" aqui nos comentários justificando a brutalidade contra essas crianças... tempos sombrios...
Muito lindo a maneira como elas assinavam... OTMA... as iniciais do nome de cada uma delas, em cartas para a avó, amigos, professores. Dá uma ideia de união familiar. Para mim, que tenho também 3 irmãs, dá um calorzinho no coração
Oi Tati! É uma história e tanto. Concordo contigo, é difícil não ter empatia, ainda que eu também entenda a revolta. É uma história que me interessa muito e quero me aprofundar. Adorando suas dicas com esse projeto. Beijos Fran Borges
Tati. Sou mt sua fã...mudou minha vida ❤
Sempre fui fascinado pela história dos romanovs, lendo até o livro sobre toda a dinastia. Comecei a ler sobre as princesas por indicação desse seu vídeo! O livro é maravilhoso e abre um lugar na nossa mente, que pouco exploramos … a empatia ! 👏🏻
Conheço a história dos romanov Tatyana era bonita, mas de acordo pessoas que conheceram a família a mais bonita era Maria inclusive tá aí nesse livro. A mais intelectual era Olga a mais velha. Elas tinham 22, 21,19, 17 e 13 anos.
Oi, Tati!
Já li esse livro e tb senti pena das crianças. Elas eram muito "normais". Com exceção do palácio e das aulas particulares, elas não tinham nenhum luxo de brinquedos, roupas ou jóias.
Não tinham amigos e acabavam se criando relações com empregados da família.
Apesar de compreender a necessidade da revolução, senti muita pena das crianças.
Vc vai gostar do "Os ultimos dias dos Romanov". O livro fala mais da revolução em geral.
Comprei e estou lendo. Meu Pai,que sofrimento o da Czarina. Que caldeirão de acontecimentos domésticos e políticos!A gente pensa que a realeza não sofre 😢
Tatiana você me fez ter interesse por esta família. Nunca havia lido nada sobre os Romanov mas depois de seus vídeos já li o Nicolau e Alexandra e agora estou muito interessada neste livro. Parabéns pelo seu trabalho!
Tati, quero ler A Verdade sobre a Tragédia dos Romanov, do renomado historiador francês Marc Ferro (pertencente à terceira geração da famosa Escola dos Annales). Ele analisou muita documentação e até DNA. Parece que a conclusão do estudo dele sobre o caso é surpreendente!!!!
Mariana Govertz Só falta esse pra minha coleção. Estou lendo Pedro O Grande mas comprei todos que ela indicou . A gente vai acabando com o bolso kkkkk
Juliana Assaf , verdade!! O bolso sofre.
Mariana eu gostaria de acreditar que esse homem está certo, queria acreditar que os comunistas tiveram um pouco de piedade por essas garotas, mas várias testemunhas dizem o contrário, e em 2007 acharam os restos mortais do corpo de Maria e Alexei. Outro fato que me leva a questionar essa versão, é o fato de que se essas meninas tivessem sobrevivido, uma hora ou outra elas teriam aparecido com maridos e filhos, elas poderiam ter ficado escondidas por um tempo, mas poderiam ter aparecido depois para dar uma satisfação a outros familiares que ficaram sofrendo sem saber o que tinha acontecido com os Romanov que foram capturados.
@@nickyb2800 sabe, li em um comentário sobre um vídeo dos Romanov, e o cara disse que os Bolcheviques não mataram todos naquela noite, enfim, não sei no que acreditar
@@annacagliari2719 conversa fiada , morreu todo mundo mesmo.
"A Tatiana que era a mais bonita e também muito intelectualizada..." Será que é coisa do nome? ❤
ridiculo
Não acho, Maria era mais bonita, inclusive conhecidos da família tbm falavam.
Mais intelectual era Olga
Adorei o vídeo-resenha, Tati. Gostei especialmente de você ter ressaltado que Nicolau não tinha preparo para o governo e considerava a coroa imperial pesada demais para sua cabeça. As pessoas geralmente tem dele uma visão bastante estereotipada, assim como a de Alexandra. Não quero com isso isenta-los da responsabilidade pela miséria do povo russo, mas a imagem de Nicolau como "sanguinário" foi bastante exagerada por uma historiografia pós-revolução de outubro, criadora de rótulos. A propósito, você viu que o livro "The Romanovs: the final Chapter", do Robert K. Massie, saiu em português pela Rocco? Abraços!!!
Sabe que eu sempre fiz uma certa analogia com as Irmãs Romanov e as Virgens Suicidas? Sei lá, essa estupefação de ver meninas tão bonitas, novas, cheias de vida com finais trágicos e com sonhos não realizáveis mexe com a gente. Eu acho que vc imaginava a Anastásia criança por causa do desenho da Disney, Tati. Eu já fui bem viciado nessa história, aí meus dezesseis anos. As minhas princesas favoritas são a Maria e a Tatiana...acho-as lindas!!
E não sei se rio ou se choro com os comentários, porque olha!! MDS!!
Tati, seus livros são um presente para entusiastas de história assim como eu. Esse projeto de leitura sobre os Romanov é o meu preferido entre todos os que você já fez.
Também fico preocupada em olhar alguns comentários, onde pessoas dizem que essas meninas mereciam morrer em nome de uma revolução que nada ajudou aos pobres. Engraçado que quem pede justiça e empatia, são aqueles que fecham os olhos para as injustiças que o lado ideológico deles cometeram.
Tenho um livro para indicar que é sobre uma história real chamado de Kurt Seyit ve Shura, que chegou aqui pela editora Pedra Azul, e tem até uma série na Netflix sobre esse romance. O personagem principal, Kurt Seyit Eminof era um soldado imperial da Criméia que logo após a revolução foi perseguido pelo novo regime totalitário.
Amo seus vídeos. ❤️
Natalia Maciel vc tem alguma outra série histórica pra indicar?
Gustavo Ramalho Infelizmente não tenho nenhuma sobre os Romanov, ou Rússia imperial. Agora de história inglesa tem a maravilhosa The Tudors, The Borgias (ambas no Netflix) e tem uma sobre Isabel de Castela na net now.
Falou tudo, é triste que pessoas defendam atrocidades em nome de uma "Causa", ironicamentes o "Regime proletario" não ajudou em nada a população russa, muito pelo contrário.
Era uma história real? Que legal! Muito triste e trágica mas ainda não terminei de assistir
Vc está coberta de razão. Também farei esse projeto. Já comprei 3 livros na Amazon.
Tati, eu me interesso muito pela história dos Romanov, talvez entre na faculdade de História, e eu gosto muito de saber mais sobre, obrigado pelas suas dicas.... Mas fora isso eu fico muito mal de ler os comentários sobre o que aconteceu com a família, foi horrivel, degradante, completamente desumano.... As pessoas continuam a ser monstros, não tem jeito.
Tati, desde a época de colégio que sinto um enorme interesse pela família Romanov. Penso como você.
É muito triste ver vidas interrompidas e sonhos nâo concrerizados.
Ler um livro desses sabendo do final é cortar o coração.
Simplesmente fantástica as suas Resenhas Romanov!!! Obrigada, Tatiana! Você abriu um novo horizonte para mim....❤
Me apaixonei pelos Romanov graças às suas resenhas. Esses livros com este tema, já estão na minha lista.
Tati, vc falando sobre esse livro me lembrou que preciso ler a "Escravidão voluntária".
Sobre esse livro, tenho sempre receio dessa loucura que precisa matar as crianças para a "revolução" agindo igual ao sistema que os oprimia, me lembra da "revolução dos bichos".
Dani Red Flower Mas A Revolução dos Bichos é baseado no Stalinismo e no regime russo, eles prometeram prosperidade e uma vida digna ao povo, mas quando chegaram ao poder se mostraram iguais (Ou piores) que os Czares russos.
Rodrigo Ferreira, mas é exatamente sobre isso que me lembrei. De pessoas que lideram para romper sistemas e na real seguem os mesmos passos de dominio e pioram a situação. Como tantos da história.
(Não entendi o seu mas)
No meu ponto de vista qualquer mudança que já venha com o ato que vc aponta, critica, já demonstra que não vai haver mudança.
Muito legal esse vídeo. O pouco que eu conheço da história dessa família se deve a ficção O Palácio de Inverno, do John Boyne. Mas sinceramente, esse seu vídeo ficou uma excelente aula de história.
Adoro seus vídeos. Você é a minha maior incentivadora indireta a leituras que eu tenho medo.
Muito obrigada Tati. Comprei todos os livros sobre os Romanov. Ainda estou no Pedro O Grande (Pedrão kkk). Acompanhar seu canal me trouxe de volta o amor pela leitura. Agora adquiri meu kindle.
Seu canal é apaixonante.
Estou lendo tb Gelo Negro, O Morro dos Ventos Uivantes e O Iluminado.😍
O triste é que o povo na época achava que iria melhorar... e no fim nos anos que se seguiram foi algo bem pior
Oi,Tatiana,eu tenho esse livro,é muito lindo,eu sou apaixonada pela Dinastia Romanov,adoro seus vídeos,beijos
Alexei tinha 13 anos ia fazer 14 no mes seguinte
Caramba, Tati, VC MANDOU MTO BEM NESSE VÍDEO!!! Eu tô surtada aqui em como foi gostoso ver você falando um pouco dos Romanov. Eu vim aqui com 0 de conhecimento sobre eles e o quão marcantes foram e você explicou tudo tão bem, tão claro...caramba, de vdd, acho que é um dos melhores vídeos que eu já vi aqui no canal!!
Alexei no caso se não me engano, 13 anos. aos 12:26 a filha no caso era a Anastasia
Tati, acho que você tem a ideia de uma Anastasia criança por causa do desenho da Warner.
Lá ela tem 8 anos quando invadem o castelo, eu também tinha essa ideia
Vou aproveitar esse comentário e te agradecer por ter me ajudado a retomar meu gosto pela literatura
esse ano resolvi prestar vestibular para fazer uma segunda faculdade, você me influenciou a optar por letras.
continue com seu trabalho maravilhoso, Tati, é bom difundir a leitura
Ótimas festas e ano novo
Grande beijo
Maria era linda !! Por dentro e por fora !! A mais bonita de todas
Tô viciada nos vídeos desse canal! kkkk O único canal de youtube que consigo assistir, acho que pelo mesmo gosto ...
Estava ansiosa por esse vídeo. Estou lendo Os Románov de Simon Sebag Montefiore junto com o Clube do Livro que temos no WhatsApp e o próximo será Nicolau e Alexandra!
Um abraço, Tati!
Paula Carvalho olá Paula .Tudo bem? Como funciona esse Clube do Livro? Obrigado. Jneto17@gmail. Com.
Esse livro é fabuloso! Estou lendo pela segunda vez!
Que incrível, tenho muita vontade de ler sobre essa dinastia. Comecei a acompanhar mais frequentemente o canal essas últimas semanas só então esse projeto de leitura acho que vou fazer esse ano ahaha
Eu tbm jurava que a Anastácia era uma criança quando aconteceu esse fato horrível, não queria esse final.
oi tati. Leia mesmo o livro Os Ultimos Dias dos Romanov. Ele é bem forte, traz com detalhes a morte deles e isso é meio chocante, mas tambem é um bom livro
Tatiana, eu gostaria muito de assistir uma palestra sua. Sou fan da sua inteligência
Tati, finalizei a leitura desse livro hoje. Adorei saber dessa série que você fez sobre os Romanov.
Me lembrei bastante do livro O palácio de inverno do John ( que escreveu o menino do pijama listrado) ,que fala da história de um soldado se apaixonando pela Anastasia. Livro triste, muito triste.
Aquela alegria quando tem vídeo novo da Tati ❤️
Que vídeo ❤
Nossa ... que interessante. Fiquei muito curiosa pra ler e conhecer um pouco mais dessa história.
Suas resenhas me despertaram o interesse no assunto. Vou colocar os livros na minha lista de desejados. Obrigada pela resenha!
Obrigado por mais uma ótima análise Tatiana! O ser humano consegue ser desprezível de quando em vez.
Ansiosa pelos próximos vídeos ! Esse livro deve ser espetacular...
Depois de ver seus vídeos sobre esse projeto e amar todas as histórias, resolvi que este será o meu projeto em 2018!
Comprei alguns, da sua recomendação.
Coloquei seu link na Amazon, não sei se deu certo!
Obrigada por tudo Tati.
Adorei as leituras dos Romanov.
Tatiane, muito bom os seus vídeos, estou acompanhando o projeto de Guerra e Paz e quando vejo um dos Romanovs acho muito legal...tenho uma sugestão de HQ para o futuro : "Superman, entre a foice e o martelo." O que aconteceria se Kaleu caísse na Rússia de Stalin?
Oi Tati, amo todos os seus videos, esse projeto dos romanov é sensacional, estou lendo os livros tbm, adoro assistir os videos do projeto repetidas vezes, tenho apenas uma sugestão, se for do seu agrado colocar esses últimos videos junto com a playlist que vc criou sobre os romanov, pois lá aparece apenas os três primeiros... bjos
Como a Tati falou, o czar Nicolau talvez não estivesse pronto para esse posto, ele era jovem e não sabia como ou talvez não tenha sido preparado psicologicamente para ser czar da Rússia ( também com a morte precoce do pai), de luto, sofrendo e desorientado vendo e sentindo o peso de um país inteiro nas mãos como exigir dele responsabilidade e maturidade? ... Ele se casou com Alice (Alexandra- nome de batismo russo) e teve 4 lindas filhas que por serem mulheres e por decreto de seu antepassado, não podiam subir ao trono. A insatisfação popular russa aumentou, uma vez que, se não houvesse herdeiro o trono teria que ser passado para o parente masculino mais próximo, até que veio Alexei. Complicando ainda mais a insatisfação popular também devido ao dia que ficou conhecido "Domingo Sangrento" onde a população via no czar a salvação, cantavam louvores à ele repetindo a frase "Deus salve o czar", clamando por um pedaço de pão e ignorados- foram dizimados pelo exército russo na frente do Palácio de Inverno( uma das residências imperiais)-, a chegada dos bolcheviques e o desejo por um regime republicano acabou por desencadear a Revolução Russa. O czar viu se obrigado a abdicar do trono. Ele pediu ajuda e asilo a seu primo, rei da Inglaterra se não me engano, mas lhe foi negado. Triste, sozinho e sem apoio foi levado com o restante da família ao exílio na Sibéria por um ano e ao final desse toda sua família e alguns criados foram brutal e inesperadamente fuzilados. Realmente é uma história triste que mesmo a população sofrendo e tal, imagina a família imperial? Antes de serem da realeza russa, eram humanos e também tinham sentimentos. Pobres crianças que não tiveram a oportunidade de se casarem, terem filhos... Mesmo a Rússia enfrentando dias difíceis matar toda uma família não era a solução, o czar abdicando do trono pelo menos deveria ter levado uma vida feliz com sua família em algum outro lugar.
Uma curiosidade triste acerca desse assunto é que a rainha Vitória da Inglaterra, avó de Alexandra, ela nunca viu os corpos do czar neta e bisnetos portanto nunca acreditou que eles estivessem realmente mortos, sua filha Olga (tia das crianças) disse uns 10 anos depois quando a rainha morreu que finalmente a rainha Vitória tempos antes de morrer pareceu aceitar a morte deles.
A verdade é que a Rússia já se tornara uma enorme batata quente muito antes de Nicolau II subir ao trono. O avô dele, Alexandre II, bem que tentou melhorar um pouco as coisas efetuando reformas como o fim da servidão na gleba (camponeses só podiam lidar com a terra onde viviam e receber proteção em troca de pagar tributos e prestar serviços à nobreza). O que não foi impedimento para que fosse assassinado por terroristas.
Já o pai de Nicolau, Alexandre III, foi mais "linha dura" no geral e procurou unificar o país procurando fazer com que os súditos (inclusive estrangeiros residentes) tivessem uma única língua, nacionalidade e religião. Claro que isso deu margem a muitos ressentimentos e conflitos, por exemplo entre os judeus que lá viviam.
Realmente Nicolau não era hábil o suficiente para ter em mãos as rédeas do poder, aliás o pai não via a sucessão com muito entusiasmo, pois o filho era tímido e meio influenciável. De modo que o que ele mais fez foi praticamente "tocar o bonde" do jeito que deu, o que abriu espaço para, além do triste episódio conhecido como o "Domingo Sangrento" (e ele nem estava no Palácio de Inverno...) outros horrores como a Guerra Russo-Japonesa e a Primeira Guerra Mundial, para as quais o povo russo não estava preparado.
Com licença para uma correção: a rainha Vitória faleceu em 1901, muito antes da execução da neta e dos bisnetos. Quem se recusava a aceitar a morte do czar e sua família era a mãe dele, Maria Feodorovna.
A história da Rússia nessa época me parece ter sido bem triste, tanto pela família real e o seu fuzilamento, quanto pela população do país, que deve ter sofrido com a gestão da monarquia da época e o Domingo Sangrento.
Depois da revolução foi mais triste ainda..
Depois da revolução foi MUIIIIIIIITO PIOR.
Tatiana, qual a personalidade que mais te chamou atenção durante esse projeto de leitura? E quem é o teu favorito?
Aliás, sobre a Revolução Russa, espero que tome cuidado ao falar do assunto porque distorcem muita coisa e também acabam passando pano para certas pessoas ou esquecendo de mencionar pontos chaves como a própria definição de comunismo e até mesmo a briga entre Stalin e Trotski para a decisão do rumo que o novo país iria tomar. Aguardo a série sobre o assunto!
Estou providenciando o livro de 'Pedro, o Grande' e também de 'A Revolução dos Bichos'. Você está me motivando a ler, por conta de teus vídeos, mesmo já lendo, agora estou levando o hábito mais a sério. Obrigada e sucesso! 💖
Tati, a despeito desse vídeo maravilhoso, preciso te falar uma coisa: AMEI esse esmalte vermelho.
Nenhuma maldade humana é necessária. É uma história muito triste.
Oi Tati! Sou apaixonada pela família Romanov, apesar da apoiar a revolução, uma das grandes contradições da minha vida. Também gosto muito de ler biografias, terminei a da Frida Kahlo e pretendo começar a das irmãs logo. Acho muito interessante a história do que pode ter acontecido com o corpo da Tatiana. E por curiosidade, o que você marca com os post it? To tentando organizar minhas leituras de uma forma parecida e talvez você possa me dar uma idéia. A série ajuda a entender bastsbre essa questão da condição social do povo russo e a relação de amor/ódio que eles tinham com o Czar.
AMO! Muito obrigada, eu precisava saber mais sobre essa família, e vou ler este livro!
as pessoas são uns monstros assustadores. só de ler um ou dois comentários aqui (logo aqui), a gente já percebe isso. a gente já deveria ter parado há tempo de tentar justificar algumas coisas, mas sempre encontra novas palavras. daí esse povo de agora (?) vem fazer grandes defesas dos pobres e oprimidos, mas com o mesmo discurso de ódio dos ditos opressores. ou seja, o monstro é o mesmo, só muda o instinto.
uma tristeza. haja coração para essas histórias.
Ah, porque as coisas são bem preto no branco assim. Aham.
Excelente resenha! 👏🏻👏🏻👏🏻
Oi Tatiana. Um livro muito bom é "Outubro" de China Miéville.
Eram apenas uma família comum,mesmo sendo uma família imperial.
Tati, na Netflix tem um documentário sobre os Romanov. Empire of the tsars.
Linda resenha! 'Triste' a história...
Adoro ouvir vc contar as histórias, vc me faz ficar sempre com vontade de ler esses livros.😘😘😘😘
Eu amo toda a historia relacionada a família russa, apesar de ser tão triste!
Amei o livro, estou muito interessada com a história dos Romanov e empolgada com os livros sobre eles. 😊
Oi, Tati! Também me interesso muito pela história dos Romanov e fiquei muito chocada pelo fato de a população russa não querer governantes que realmente se preocupassem com o povo, e sim meras figuras decorativas, isso é tão absurdo! Mais absurdo ainda foi o resultado de tudo isso.
Aquele joinha antes mesmo do vídeo começar
Sempre que sai vídeo do canal e estou na rua me arrependo de ainda não ter comprado um fone novo 😒
Só a Tati pra me instigar a ler Pedrão, o Grande, nessa altura do campeonato desse 2017 tenebroso kkkkk. Livro muito gostoso de ler, cheguei voando nos 15%. Obrigada pelos vídeos excelentes! 😊
Concordo com vc. Obrigada
O John Boyne no Palácio de Inverno pega justo essa questão das paixões adolescentes apoiado na lenda da fuga da Anastácia pra escrever a trama.
Achei interessante a escolha dele mas tenho minhas resalvas. rs
Acho que estava na sua lista pro desafio.
E a popularidade dos Romanov tenho a impressão que vem justamente da brutalidade do assassinato de toda a familia.
Por mais que existam questões politicas, também não consigo ver justificativa nisso.
Tem uma cena bem interessante em Downtown Abbey que sempre lembro a esse respeito.
O marido de uma das filhas da família é comunista e defende a revolução (logo no início dela) durante um jantar e a família volta ao assunto quando os Romanov são assassinados questionando as motivações e intenções da revolução diante do ato brutal... é uma cena ótima!
Espetacular! 💎
Legal, baixei esse livro ontem! Fiquei pensando muito sobre essa família depois de assistir a um vídeo seu.
A história Russa é muito difícil, para vocês terem uma ideia eles têm vergonha do que fizeram com o czar até hoje e não comentam sobre isso, e sobre as meninas não serem princesas tradicionais não significa que não foram grandes, eram grandes em intelecto, além de serem muito bonitas provavelmente eram cultas, falavam pelo menos 2 línguas, o russo por causa do pai e o alemão por causa da mãe, e são línguas bem complicadas de se aprender, então pessoal pensem um pouco:
É só a beleza e o luxo que fazem uma princesa de verdade?
Elas falavam russo e inglês, Olga era a que mais gostava de ler e era meio preguiçosa, Tatiana era a mais responsável e gostava de moda, Maria era considerada um anjo por sua extrema bondade e tinha o sonho de se casar com um soldado russo e ter muitos filhos, e Anastásia era a espoleta e rebelde. Elas não iriam herdar o trono, Nicolau já cogitava que se Alexei morresse, ele iria deixar o trono para o irmão mais novo dele, Miguel, porém Miguel se casou com uma mulher divorciada e que já tinha filhos, Nicolau se sentiu traído pelo irmão e mandou que ele deixasse a Rússia por um tempo, porém em 1914 Miguel retornou. Em 1917 com a revolução Nicolau renunciou e passou o trono pro irmão e desejou boa sorte para os russos, mas Miguel queria fazer um plebiscito para que o povo escolhesse que sistema iria governar o país, mas a revolução já estava batendo nas portas. Miguel foi o primeiro Romanov a ser executado em 1918, seu corpo até hoje não foi encontrado. Os comunistas executaram outros Romanov também, e ainda assassinaram as pessoas que estavam com eles. Foi tudo muito triste, eu li que a Maria foi a ultima a morrer, quando todos já estavam mortos, ela acordou e se levantou com a mão na no pescoço, então eles bateram com algo contra o rosto dela, e aí ela apagou de vez. É muito triste o desfecho dessas garotas nesse mundo, mas imagino que do outro lado elas estejam em paz agora.
Amei o livro e estava esperando pelo vídeo. Adorei! Também acho que foi cruel e desnecessário. Adoro seus vídeos. Bjs
Para tudoooooo. Eu sou apaixonada pelo desenho da Disney de Anastasia, Tati disse que ela morreu com 16? E quando ela se perdeu e voltou para a família. Tati faz um video falando sobre o desenho da Disney e o que é verdade ou não no desenho, acho que tem um monte de gente que vai adorar saber. Faz um video só sobre a Anastasia. Houve um romance na vida dela ou foi só invenção de quem adaptou. Fiquei curiosissima.
Toda a família morreu fuzilada. Não teve fuga e sobrevivência de ninguém. E o desenho não é da Disney, é da Fox, e foi baseado nessa especulação de que ela tenha sobrevivido e que perdurou por muitos anos diga-se de passagem. Porém, depois que fizeram testes de DNA foi comprovado que não houve sobreviventes.
Últimos Czares está agora na Netflix😍
8:34 "...quando você pensa numa família real cuidando de soldados voce deve pensar assim, elas deviam passar um lencinho na testa do soldado ou entregar cartas pra eles e coisas do tipo, não gente, elas participavam de cirurgias tenebrosas..."
Depois do "não gente" eu falaria outra coisa, falaria: "não seu burro, voce é que não tem a menor idéia do que é uma monarquia e uma família real", porque sim, nos brasileiros, o imaginário coletivo do brasileiro sobre o que é uma monarquia é a coisa mais infantil, mais tosca que pode haver, enfim fomos desde criança educados para sermos burros mesmo, são muitos séculos de enganação.
obs²: " Nao consigo olhar para o que aconteceu com essa família...eu não consigo olhar pra isso aqui e dizer nossa, bem feito, carrascos..."
Não eram carrascos, os monarcas na maioria absoluta zelam por seu povo, por sua pátria, essa história que a monarquia oprimia é uma balela, é uma mentira inventada pelos que vieram depois, os republicanos (no caso do Brasil) e os comunistas (no caso deles), primeiro tem que prestar atenção pra não cair em anacronismo, a época era outra, os valores eram outros, nós já sofremos uma inversão total dos valores de 1980 pra cá por exemplo, imagina a diferença, a mudança de costumes, valores em 100 anos.
Vejam o dep federal pelo PR Paulo Eduardo Martins, o que ele fala da monarquia, não só ele, qualquer pessoa que realmente entenda, a monarquia inclusive é mais barata que a república, enfim é muita mentira, muita mentira que foi sendo colocada nas nossas cabeças ao longos das gerações.
O melhor Chefe de Estado que o Brasil já teve disparado foi Pedro II, um dos únicos que realmente se importava pelo futuro da pátria, da nação, a família real tinha uma quantidade limitada de dinheiro para gastar, não era cartão corporativo sem limite de gastos igual tem pro presidente e família hoje em dia não, e mesmo assim ele tirava do bolso para pagar estudo pra brasileiros na Europa, importou peças da cultura mundial para o brasileiro poder ver, ganhar cultura, agora não tem mais porque o PSOL queimou.
👏👏👏👏👏 Muito bom Phillipe, eu também tinha uma visão infantilizada da monarquia
Sou apaixonada pela Rússia e sua história. No momento estou lendo Os Romanov do S. S. Montefiore. O livro Palácio de Inverno do Boyne é ótimo para romancear a vida das meninas e do czar, tenho certeza que você irá gostar. Amo muito seu canal! 😘
vc tevê empatia pelos milhões anônimos q morriam de fome pela sede de poder tirano déspota absoluto? nao né muito bonitinho vc nao conhecê uma única das milhares d
famílias anônimas mas fica ai se doendo por despotas só pq ficam registrados na história não como números e sim como uma pobre família assassinada sem pensar nas milhares assassinadas em nome de uma familia
AAAA EU ESTAVA ESPERANDO POR ESSE VIDEO
Muito triste!!
Mas oque esperar de "seres humanos"
Afinal. "Ainda somos os mesmos e vivemo..."
Tati, quais seriam os próximos livros do projeto? Da parte da revolução e etc…?
Que resenha incrível!👏
Maravilhosa. Mais um livro que vai para a minha listinha do amor❤️
Aliás para quem se interessa pela história russa, na Netflix tem uma ótima série-documental, apresentada por uma ótima jornalista inglesa que agora não lembro o nome, que retrata a vida dos Czares. Se eu não me engano a série se chama os Grandes Czares. :)
Ótima resenha! Há semelhanças com a revolução francesa.
SSSuper sugestão de leitura (03): UM DEFEITO DE COR Ana Maria Guimarães.
Tatiana - sugestivo v. ter o nome de uma das Filha do Czar.....Eu to fazendo o percurso dos Romanov incluindo esse livro e outros....Os Ultimos Dias dos Romanov, Nicholas e Alexandra, As Irmãs Romanov, Os Demonios (Dostoievski), a História da Dinastia Romanov.....Estou lendo quase tudo ao mesmo tempo indo por capitulos...quero trocar figurinhas com voce a respeito se voce quiser. Abs.
Nossa!!!! Excelente indicação
Só me lembro daquele filme de animação super romantizado ,oh senhor do céu
Tatii! Encontrei um livro que você pode gostar para o projeto OsRomanov; chama-se "Uma história cultural da Rússia" do autor Orlando Figes, é publicado pela Record.
Eu comecei a participar do seu projeto semana passada kkk Estou lendo "Pedro, o Grande" e estou A M A N D O!!!
Esperei tanto por esse vídeo!