A produção do F22 foi encerrada antes de ter outras variantes do caça. Como o projeto abandonado do FB-22 a versão com asa em delta do F-22. Isso possibilitaria uma maior variedade de configurações e aprimoramentos do caça como ocorreu com o F-16, F-15 e F-18.
Só que isso foi devido ao alto custo de manutenção e superioridade aeria. Mas, voce nao pode esquecer que o sucessor dele em termos tecnologicos são os f-35, muito mais barato.
@@jonaslima1669 O F-35 não é um sucessor. Ele é a versão de exportação do programa de caças de quinta geração dos EUA (Joint Advanced Strike Technology - JAST), que custara muito e não tinha receita para sustentar a si próprio. O F-22 é superior ao F-35 em quatro principais aspectos: 1 - aviônica e radar; 2 - furtividade; 3 - potencial ofensivo no combate aéreo (especialmente por conta da sua alta manobrabilidade e performance elevada em altitudes excessivas - afinal ele é um caça de superioridade aérea, foi feito para combater inimigos pelo ar, enquanto o F-35 é um caça multipropósito, definitivamente não foi desenhado para dogfights); 4 - interoperabilidade. É lógico que o F-35 em qualquer de suas versões continua sendo um caça excelente, mas ele não foi criado para suceder o F-22. Pelo contrário, ele é uma variante "empobrecida" do JAST, que é consideravelmente mais barata de operar e segura de vender ao mercado estrangeiro.
@@PerformingMaths De fato o F-35 é uma versão de exportação inferior em tecnologia ao F-22 Raptor, no entanto, como sentido de sucessão usado foi no sentido de fabricação eu não estou errado. Veja o F-22 Raptor custa tanto pra mantê-lo que nem os USA conseguem financia-los. Suas unidades com o tempo foi reduzida de mais de 600 pra menos de 200 e sua fabricação foi extinta. Em quase todos os quesitos o F-22 Raptor ganha do F-35, mas se levar em conta o custo para manter o F-22 Raptor e a portabilidade do F-35 que é muito superior ele é sim um sucessor. O F-35 é um casa multifunções que tem seu emprego em diversas unidades no próprio exercito Americano, sendo customizado para cada uma delas em versões diferentes do modelo principal. E sobre a manobrabilidade do F-22 Raptor você está equivocado, o F-35 é superior ao F-22 Raptor, já que os propulsores do F-22 Raptor são diagonais e tem mais limitações de manobras do que o do F-35.
@@jonaslima1669 Ahn, sim, agora entendi o que você quis dizer com "sucessor", desculpe pela confusão. É que você tinha dado a entender que o F-35 tinha sido idealizado para suceder diretamente o F-22, mesmo que ambos não tenham sido concebidos com a mesma intenção e não tenham a mesma missão a cumprir. A ênfase do militarismo americano é o inimigo próximo (o famoso near-peer, mesma razão pela qual os batalhões de blindados dos EUA estão sendo desativados a rodo, a era dos tanks acabou), e o F-22 foi concebido para ser até 30 anos mais avançado que a sua época. O objetivo foi alcançado, ele continua sem concorrentes à altura, é um exagero bélico, muito além do necessário para a USAF atender às suas necessidades operacionais, afetando diretamente os custos, razão pela qual o programa foi finalizado. O F-35 é mais restrito, mas se ajusta de maneira razoavelmente eficaz, tanto em termos operacionais quanto financeiros. Ele não só é mais barato, como também sua tecnologia é simples o suficiente para ser exportada para outros países sem comprometer a segurança nacional. Acredito que, se o Su-57 se mostrar tão eficiente quanto o F-22, a política deve ser alterada. E não me equivoquei sobre a capacidade de manobra do F-22, eu fui apenas simplista. Sim, o empuxo dele é do tipo "2D", ao passo que o do F-35 é completamente vetorado e bem mais amplo (enquanto os bocais do F-22 se movem apenas na vertical, o do F-35 se move tanto na vertical quanto na horizontal). Mas, no combate aéreo, o benefício de um bocal móvel reside na capacidade de executar manobras evasivas. Para isso, apenas o 2D é essencial. Virá-los na horizontal tem mais influência no deslocamento entre pontos do que no combate em si. O design do bocal do F-22 é intencional. Além de ter a vetoração necessária para lhe dar manobrabilidade evasiva, ambos os motores do F-22 lhes asseguram inacreditáveis 76% a mais de empuxo do que o F-35, que acaba se tornando um pária nesse quesito.
@@PerformingMaths eu entendo tudo que vc até faz sentido o do empuxo + vc esqueceu que hoje já tem o j20 da china que usa matérias tão bons quanto ao f 22 sem falar na manobrabilidade que o avião tem com aqueles estabilizados na frente .. n sei se e o nome certo eu sempre ouço o nome + esqueço 😅😅 e todos falam que isso deixa o avião + manobravel em bora n n seja estável por natureza Sem falar que e produzido em massa a "quantidade e uma qualidade por si só " Estamos em especulação n da para saber com exatidão cada governo vai puxar para o seu lado só na hora do vamos vê veremos que tem o caça de superioridade lutando contra seus " iguais russos e chineses " Tomara que n chegue a acontecer isso do que adianta descobrimos qual e o melhor avião na vida real no combate real se vamos perder o planeta no processo 😅😅
Analise feita por quem realmente sabe do que fala. Canal cada dia melhor. Parabéns! E vida longa ao AEROMIL! Uma comparativo entre o SU-57, o F22 e o J20 seria incrível. Ou o F22 e o J20.
O Su-57 pode ser inferior ao F-22 no nível de furtividade e aviônica embarcada, mas não deixa de ser a aeronave mais avançada em operação na VKS/VVS (a força aérea russa). Por exemplo, ele possui a capacidade de interligar seus sistemas de guerra eletrônica através da fusão de dados (esse nível de fusão de sensores é uma novidade em termos de capacidade para a VKS). Se houvessem mais unidades dele na invasão ucraniana, a UAF e a rede de sistemas antiaéreos ucranianos estariam enfrentando lençóis bem piores.
@@Skyraider356Fkkkkkkkkkkkkkkkkk pura propaganda russa, é tão formidável essa aeronave , que foram produzidas pouquíssimas unidades sendo mais da metade de protótipos kkkkkkkkkk nem seus aliados querem. Se os russos tivessem tanta confiança nessa aeronave, eles já tinham colocado elas em combate na Ucrânia. Eles tem um medo terrível dos equipamentos ocidentais
@@ThiagoAzevedo-zz1sd É justamente por ter um baixo nível de produção que a aeronave não pode usar seu potencial na Ucrânia, isso não é propaganda, é reconhecer o potencial do seu rival.
@@Skyraider356F ué mais se é um caça tão bom como eles dizem, pq até hj não produziram em grande escala? Os aviões radares tbm tem pouquíssimos e mesmo assim eles colocam no ar KKKKKKKKKK a verdade é que NGM se interessou por esse caça russo kkkkkkkk
@@ThiagoAzevedo-zz1sd Porque eles não tem a capacidade industrial, “know-how” logístico e dinheiro para produzir um caça realmente VLO (“Very Low Observable”), por isso o Su-57 não tem medidas extensas de diminuição de RCS do F-22 e F-35. Porém, como plataforma de sistemas aeronáuticos para fim militar, ele tem sua relevância operacional em comparação com outras aeronaves da força aérea russa, esse é o ponto.
O que define a qualidade do equipamento é a eficiência em relação a missão para o qual foi pensado. E isso está relacionado ao posicionamento geoestratégico do país!
@GAMEPLAYS DO RUSSO 🇷🇺 Tu le notícias, ou so gosta de babar ovo de ditador? Rússia NUNCA VENCEU UM CONFLITO SE QUER, depois da ajuda na segunda guerra, enquanto os americanos... Estuda história amigão, assim evita a vergonha. Kkkk
@@ekaterinakrokhina884 Os estados unidos não valem nada🤪🤪🤪🤪 mas então porque o pessoal da América central e latina quer ir para lá??? Se o país não vale nada porquê????
@@albertobenevenuto77 🤔 tem uns corcel bons em 🤣🤣🤣 mais acho o SU-57 bom 5 geração também acho exagero porque ninguém sabe se ele já lutou ou não em algum lugar assim com o J-20. Até o F22 só existe especulações sobre ações dele. Mais Corcel II é carrão🤘🤣
Além dos rebites e seções bipartidas o que mais prejudica sua furtividade é exatamente este motor aí. Ele emite muito barulho e rastro, e o seu bocal não consegue segurar a radiação térmica (em visão térmica vc veria praticamente dois sóis flamejantes rasgando os céus, mísseis infravermelhos adoram). O F22 utiliza a mesma tecnologia dos ônibus espaciais, telhas térmicas para absorver o plasma, e vc pode consertar aquele bocal mais facilmente caso alguma telha apresente defeito. O novo motor que ainda nunca ninguém viu fora do papel segue o molde dos americanos, e será mais curto (perceba que os bocais atuais ficam mais afastados da fuselagem justamente pela temperatura que a comprometeria, além do ângulo de ~5º entre os motores para separar ainda mais a radiação, e inclusive naquela rabeta já aproveitaram e colocaram outro radar). Em questão de posicionamento, aquisição de alvos, jamming, datalink, o caça russo é superior. Apesar que o Glonass é inferior ao GPS e isto compromete. Vide os caças russos utilizando o posicionamento GPS americano civil como gambiarra (o que difere a faixa civil da militar é a precisão e rapidez na atualização, e GPS existe faz muito tempo, somente com os smartphones liberaram para uso irrestrito civil mundial).
Faltou o preço de fabricação, custo de manutenção, custo por hora de vôo. Se com o valor de um F22 der para fabricar 2 Su-57, então mais um ponto de vantagem para o Su-57 (sim.. os EUA tem dinheiro pra comprar muitos F22... mas estou pensando na avaliação dos caças apenas)
@@GabrielVitor-kq6uj neste momento acredito que estejam economicamente mais fracos mas lembrando que a economia piora e melhora mas a dia EUA sempre será superior há russa
Simplesmente não tem como fazer uma comparação exata. Porque os dois são segredos em muitos aspectos. Ninguém sabe absolutamente o que cada um é capaz.
Eu estava ouvindo um podcast e um especialista estava dizendo que os drones serão mais importantes do que os caças em uma guerra. Um bom exemplo é o dos drones na guerra Ucrânia/ Rússia
@@brennoribeiro7069 Exagero. Os caças podem se tornarem menos multi-tarefas mas isso não significa que deixem de serem vetores dissuasivos importantes. Por exemplo de fato contra infantaria sai muito mais barato o emprego de drones. Mas para a defesa de pronta resposta nada consegue ser mais eficiente do que um caça. Ainda que se tenham defesas antiaéreas boas, nenhum míssil por melhor que seja conseguirá realizar a missão de um caça.
@@forexpelocelular Concordo. Eu não entendo muito sobre caças, mas me interesso muito pelo assunto. Penso que drones e caças são ambas aeronaves fantásticas, mas cada qual tem uma aplicação diferente. Não vislumbro os caças perdendo utilidade tão cedo.
ainda não assisti o vídeo ksksk mas como acompanho o canal Águias de aço a anos, acredito que o F-22 com toda certeza é superior ( na questão de furtividade )
Outro ponto não comentado é que, todos os caças Russos da Detir SU , usam tecnologia IA para desempenho e melhores atuações em combate, compilando as informações dos radares e oferecem ao piloto alternativas em tempo de milésimos dr segundos.
Me aguçou a imaginação esse comparativo, dentro de mim diz algo que os russos nunca pidem ser subestimados... Seria um sonho realizado ver essas duas máquinas em apresentação num show aéreo.
Não haveria favoritos apenas num dogfight, ou seja, a curta distância... Esse cenário é irreal, a 5ª geração e em especial o F-22 é exatamente especialista no combate fora do alcance visual. Seria supor que toda tecnologia que faz o F-22 ser imbatível teria sido superada. Vamos ser sinceros, basta ver o resultados dos exercícios de combate do F-22 como o Northern Edge, apenas 12 F-22 abateram mais de 100 caças americanos, provavelmente F-16s e F-15s sem uma única baixa. Sem falar que nos exercícios mais recentes ele participa combatendo com o F-35.
@@arthurvbs6411 olha, concordo com tudo oque vc disse, porém tenho algumas observações, o f22 tem muitas vitórias em combate simulado, porém são com caças de geração 4++, gostaria de indicar a vc que pesquise sobre um combate simulado entre 4 eurofighter's e 2 f22, os euro não utilizavam mísseis nas asas e por isso tinham k rcs muito reduzido, podendo até abater um f22. Isso demonstra que o su 57 é sim capaz de abater o f22 já que ele traz várias novas capacidades furtivos em seu design e aerodinâmica, além de não ter os pods, onde se carregam os mísseis já que eles são internos. Gostaria de mencionar que não sou nenhum especialista, só gosto muito do assunto e por isso venho em todos os vídeos repassar o conhecimento que eu adquiri em vários documentários revistas e vídeos sobre caças adversos, e tbm aprender com quem conhece mais doque eu.
@@_021_henderson5 Combates simulados são idênticos aos combates reais, são usadas as mesmas capacidades da aeronave e até aviões AWACS para o auxílio dos “agressores”, mas isso nunca impediu de todos os caças mais modernos dos EUA e OTAN sempre levarem uma surra do F-22 ou F-35. O Eurofighter é o caça de 4ª++ geração mais furtivo da atualidade, é esperado que ele conseguisse abater um F-22, porém não nessas circunstâncias que deu, pois 4 são muito poucos. Inclusive, segundo alguns documentos classificados vazados há alguns meses, não sei se lembra, o RCS do Su-57 seria de algo próximo do dele. Não se trata de ser impossível um F-22 ser abatido, ele já foi para um Rafale faz uns bons anos. Porém o que entra em questão é o seu kill ratio, o Rafale só conseguiu essa façanha depois de perder muitas aeronaves para conseguir esse 1 do F-22. Resumindo, um Su-57 é capaz, porém na grande maior parte dos confrontos o F-22 o abateria. Já faz alguns anos que nos exercícios RedFlag o F-22 e o F-35 participam, com certeza devem se enfrentar e treinar um contra o outro também.
Traduzindo em miúdo: vencerá a melhor DOUTRINA de combate que irá explorar as melhores características e as situações que sejam mais favoráveis a seus caças.
Muito bom. Só senti falta de comentários sobre a capacidade dos pilotos que, provavelmente, poderia ser inferida através de outros conflitos ou jogos de guerra. Vlw
Sem bronca mano . Daqui uns dias para calar a boca do Ladrão do Lula Biden vai mandar sansiocar o Brasil e proibir a entrega de motores para Saab fazendo assim que o Brasil fique sem entrega de caças novos 😂😂😂
Eu estava ouvindo um podcast e um especialista estava dizendo que os drones serão mais importantes do que os caças em uma guerra. Um bom exemplo é o dos drones na guerra Ucrânia/ Rússia
O F-22 realmente é um ótimo caça e muito elogiado em questão de furtividade e design. Porém SU-57 tem maior vantagem em meio ao combate. Há alguns detalhes no sentido guerra cibernética que são mantidos em segredo para surpreender o "inimigo" que o torna um predador aéreo que o faz único.✍️
Os EUA desenvolvem tecnologia de guerra cibernética bem antes da Rússia, o su57 pode até superar o f22 nesse sentido pq o f22 é muito antigo, mas com certeza o F35 supera o su57
São caças diferentes o f 15 é um caça pesado e o gripen leve a baixa altura os caças monomotor levam alguma vantagem a grande e média altitude os bimotor. Acho que o justo seria comparar com o f16 Viper
@@leonelsilvamatos7789 Amigo, numa guerra se acontecer um combate aéreo não tem essa de ¨Opa! São caças diferentes no ar! Então vamos todos voltar pras bases sem guerrear!¨¨!
Depende. Ambos no aspecto visual tem HMD + mísseis HOBS muito bons, O F-15EX possui um raio de combate maior e o radar possui muito mais módulos T/R (maior potência e direcionalidade, características LPI-“Low-Probability-Interception”), o Gripen E pode levar o Meteor que tem uma NEZ-“No-Escape-Zone” maior que o AMRAAM e possui GaN nos sistemas GE de autoproteção…
Versão mais nova quanto exatamente? Se for em desenvolvimento o f15EX é indiscutivelmente superior, se for no caso da Versões atual dos eua o f15E também é tecnologicamente superior
@@j.r.7118 Amigo, existem doutrinas para isso camarada, por que acha que o f16 apesar de ter muitas mais unidades produzidas não tem a mesma quantidade de abates do f15? Eles são aviões com propósito e funções diferentes, o gripen é um avião leve multifuncional que serve pra ser barato e bom, o f15 é um avião feito especialmente para destruir alvos aéreos
Concordo que a teoria pode induzir ao erro. O ponto a se ver é quem pode detectar o outro primeiro com uma boa vantagem de distancia. Isso já foi mostrado na pratica. Se você não vê , você não atira e mesmo se atirar vai errar. Isso ocorreu quando colocaram varios F-15 contra apenas um F-22. O Resultado foi uma vitoria super facil do F-22, o que eu já esperava, pelo que citei acima. Falando então em numeros, se a diferença de detecção for inferior a 5 km, o F-22 levara uma vantagem leve, se for superior a 25 Km o F-22 irá vencer com tranquilidade.
É que diferente dos eua a Rússia n gasta 1 trilhão na defesa pq n tem esse dinheiro todo para uma área. Além que a Rússia passou por uma grave crise nos anos 90 após a queda da URSS e só retornou a cresçer em todos os setores no inicio dos anos 2000, e adivinha? A Rússia só começou a reenvestir mais pesado na defesa timidamente em 2006 e la pra 2008 que começarão a investir em peso de vdd. Aé, n podemos esqueçer do fato que a Rússia realiza seus projetos quase q sozinha tb, todos esses fatores ajudão a explicar a diferença de tempo. E tb q o projeto do su 57 demorou anos para entrar em produção em serie graças a sua complexidade e custo. E n posso esqueçer do fato que ainda nos tempos da URSS eles meio que desacreditarão da tecnologia furtiva por isso n investirão nisso nem quando mais podião, optando a desenvolver defesas anti aereas melhores e radares mais poderosos.
@@cykablyat123br920 anos pra desenvolver um caça descente e superior ao F22, e quando ele finalmente fica pronto, é inferior em quase todos os requisitos.
Barbosa, eu me recordo que os F5 da FAB em exercício com os F18 Super Hornet da US Navy no litoral Brasileiro não teve um bom desempenho, mesmo os F5 equipados com HMD e os F18 não. Poderia comentar sobre este exercício ? Abraços !
Não quero ser grosseiro, mas comparar um caça de terceira geração modernizado mesmo que ao máximo com um caça da geração 4.5 o resultado é meio óbvio, não? Ainda mais sendo um f18 da US navy, a marinha mais tecnologicamente avançada do mundo, com aviões mais bem preparados do mundo tbm
O F/A-18 Super Hornet é superior em várias métricas frente os F-5M (diferença geracional/perfomance da aeronave e sistemas/subsistemas), não é uma grande surpresa.
Fizemos a comparação de uma aeronave feita ontem com uma feita a 20 anos........e deu impate técnico....ja pensou se os americanos continuassem investindo em tecnologia
Acredito que isso tenha acontecido. Mas não vejo como comparar esses caças sem considerar a realidade do uso, condições de produção e manutenção. Enquanto os EUA já possuem o seu modelo voando há mais de 20 anos, russos e chineses precisaram muito mais tempo, além de roubarem plantas e copiar soluções. O F 35 é um bom exemplo de aprimoramento constante, e quando é mais usado, agrega mais experiência que se tornam logo novas melhorias, elevando constante e consistentemente o seu nível de atuação.
Show de vídeo, parabéns pelo canal!!!! Realmente são duas aeronaves invejáveis, magníficas, difícil dizer qual se sairia melhor em um combate. Poderia fazer um comparativo do nosso Gripen E vs Suhkoi SU-30 Venezuelano ou os F-16 Chilenos, seria incrível. Abração!
Os Russos investem muito mais do que eles declaram. A indústria bélica da Russa é muito forte . MIG 31 o + rápido do planeta .( Carrega os kinzais) SU 47 o caça furtivo e manobravel a 360 graus que está na garagem.( Carrega os mísseis supersônicos e nucleares) SU 35 , o melhor custo benefício e muito eficiente no combate frontal por sua manobrabilidade . Agora o SU 75 super( caça pequeno e furtivo para adentrar e destruir os radares e baterias inimigas ( voam muito baixo e rasante ). Fora os mísseis supersônicos e nucleares nos sub- marinos ... SU 57 o + manobravel e letal .
@@elisandropereiracunha4813 Contra potências emergentes que não possuem aviões de alerta antecipado é fácil. Afinal, nesses anos todos os miga só foram abatidos por países aliados da OTAN invadindo países emergentes que não disponham de tecnologia como a Otan.
De um lado temos um operacional há duas décadas. De outro, um que aspira ser Stealth mas com RCS de um F-18. Com certeza o Su-57 é uma aeronava fantástica, mas muito atrasada em relacao ao seu rival. Acho o J20 com mais potencial para bater de frente com o americano.
@@Galomortalbr existe um rumor que ele teria abatido um Su-27 ucraniano. Mas nao passaria de rumor. Nao há sequer uma filmagem ou foto de satelite dos Felons por lá. Mesmo assim, o que enfatizo é a construcäo do vetor, que baseado em várias discussöes mundo afora, estária para um 4+++, mas ainda nao sendo Stealh. Design das superficies, rebites aparentes os motores com exaustao convencional, isso tudo tira a capacidade Stealth dele. Deve ser sem dúvidas um vetor excepcional e indiscutivelmente lindo, mas como parafusos Philipps expostos na asa, fica difícil acreditar que está no mesmo patamar que os americanos nesse requisito. A verdade é que o Su-35 ainda é a ponta de lanca da Russia.
EVALDO, SERIA POSSÍVEL CRIAR UM SISTEMA DE DEFESA ATIVA ESTILO O QUE É USADO NOS MBTs (TANQUES DE GUERRA - SISTEMA TROPHY ISRAELENSE) PARA SER USADO EM CAÇAS OU HELICÓPTEROS? É UMA DÚVIDA ANTIGA MINHA E ACHO QUE SERIA UM VÍDEO DIFERENCIADO PARA O CANAL ESSE ASSUNTO QUE PODERIA ATRAIR MUITAS VISUALIZAÇÕES, POIS NINGUÉM NUNCA ABORDOU ESSE TEMA! ABRAÇOS
Parabéns pelo novo canal, seria demais pedir um comparativo entre o MIRAGE 2000 e o HAL TEJAS indiano?Os dois sao delta e monomotores,e (visualmente) semelhantes.
Me diz uma coisa, sem tomar partido, afinal mirar e atirar primeiro não quer dizer acertar primeiro, considerando que existem medidas defensivas. Acho que teremos de ver esso embate acontecer para saber do verdadeiro resultado.
Vídeo fiel, apesar que alguns analistas de armamentos aéreos relatam que o SU57, é mais veloz e que enxergam mais longe e que a assinatura de radar dos cassas americanos é bem maior; si os cassas americanos são de fato melhores e a propaganda é a alma do negócio, não consigo entender do pq que cassas americanos não estão a fazer a festa nos céus da Ucrânia; levando si em conta a velocidade dos mísseis Russos que é estupidamente bem mais rápidos que os mísseis americanos é bem provável que o mesmo reflete com relação a furtividade dos cassas.
Atualmente pode não ser o melhor para o combate, mas eu questão de beleza o F-15 reina, que aeronave maravilhosa. Queria ser multimilionário pra poder comprar um que foi desmilitarizado.
Eu gosto muito do teu conteúdo!! Mas sempre sinto uma certa tendência a elogiar mais o equipamento Russo!! Sempre trás os dados..mas sempre vem acompanhado de um MAS!! Parabéns por ambos os canais, conteúdo de primeira..e meu comentário foi apenas uma observação!!
MAS isso faz sentido já que no ocidente supervalorizam a tecnologia ocidental e subestimam a tecnologia Russa que está igualando e em alguns casos superando a dos americanos e europeus
MAS isso faz sentido já que no ocidente supervalorizam a tecnologia ocidental e subestimam a tecnologia Russa que está igualando e em alguns casos superando a dos americanos e europeus
MAS isso faz sentido já que no ocidente supervalorizam a tecnologia ocidental e subestimam a tecnologia Russa que está igualando e em alguns casos superando a dos americanos e europeus
MAS isso faz sentido já que no ocidente supervalorizam a tecnologia ocidental e subestimam a tecnologia Russa que está igualando e em alguns casos superando a dos americanos e europeus
MAS isso faz sentido já que no ocidente supervalorizam a tecnologia ocidental e subestimam a tecnologia Russa que está igualando e em alguns casos superando a dos americanos e europeus
Uma diferença que não foi comentada, é que o Raptor é essencialmente um caça de superioridade aérea, cuja função básica é dar cabo de outras aeronaves em seu ambiente de trabalho. o Felon por sua vez é um caça-bombardeiro multimissão, devendo atuar em missões ar-ar, ar-solo e ar-mar não sendo uma excelência em tudo, obrigando seus pilotos a serem multitarefa, enquanto os do Raptor são especialistas no que fazem, eliminar qualquer um no seu raio de cobertura, abrindo espaço para seus companheiros de missão, que podem ser Eagles, Falcons, Hornets, Spirits ou qualquer outra aeronave aliada penetrando no espaço aéreo inimigo...
Vale destacar que o F-22 recebeu atualizações no meio da década de 2000 para aprimorar suas capacidades ar-solo. A primeira vez que foi empregado foi em 2014 em alvos terrestres na Síria.
A verdade é que o f22 tá longe de ser batido, o su57 mal é furtivo de vdd e tem uma tecnologia reciclada dos su35 e aviões de projeto como o mig 1.41 e su 47, as pesquisas para aviões demoram décadas e custam bilhões, a Rússia ficou uma década parada e não tem dinheiro pra inovar mais que os eua ou a China
Quer uma surpresa tecnologica??? O Su-57 pode comandar uma matilia de drones. Procura meu comentario onde falo do Okhotnik... isso faz do Felon um caça de Sexta geração... Nada mal com chips de lavadoras.
Excelente vídeo! Só ficou fora o comparativo da produção e homologação de cada aeronave... talvez uns 15 anos de uma para o outro? O raptor já deve ter passado por modernização, mas pelo que já vi tem aeronaves desse tipo já estocadas.
O F-22 Raptor já começa levando vantagem no preço : são US$ 143 milhões Raptor contra U$ 64 milhões do SU-57. Aviônica de ponta, material compósitos ultra modernos, sistemas digitais e eletrônico mais avançados, design futurista para maior performance no dogfight, recursos secretos que são a cereja do bolo que o F-22 tem, desconhecidos do público civil e militar. É uma máquina high-tech de extrema mestria, sem concorrente momentaneamente. Talvez outro caça americano de sexta geração o supere. O resto é especulação barata da concorrência, para chover no molhado.
Americano ou United States que se encontra no norte, acorda antes de falar nisso, voce acredita em Deus? Se acreditasse e o ouvisse saberia tudo da enorme diferença dos dois. Mas se voce quer realmente se acidentar no ocidente como toda história diz entao continue nessa
@@SovietUnionnumber1 Descupe, com toda a franqueza. Você é bipolar ? Distúrbioss de dislexia, TDAH. Você tem o ensino fundamental completo ? Você sabe diferenciar coesão de coerência. Camarada, vamos estudar mais um pouquinho. Não disse coisa com coisa. Se não tem autoridade para discutir aquilo que desconhece, não entre num embate com alguém mais esclarecido. Sem uso de palavrões, ou baixaria. Caso, cidadão, você não se encontre qualificado para tal, vai aí uma dica: não seja um interlocutador daquilo que você tem inteligência suficiente ou raciocínio lógico para colocar um réplica.Você vai sempre passar vergonha on line, Einstein....
Entao voce e cientificamente esperto ou pelomenos se considera isso pois tem um conhecimento minúsculo, alias parece que finalmente sei quem e você, gostam de debochar de Deus? Interessante, mas saiba que você acabou de tentar baixar minha moral psicológica, a Russia tem computador quântico, pelomenos estudou isso?
Acho que deveriam separar a categoria manobrabilidade em 2 categorias, acrobacias e manobrabilidade de combate, o SU57 é mais acrobatico que o F22 mas em termos de combate, isso é impossivel saber já que ambos possuem vetorização, por mais que do F22 seja só 2D, essa é a principal pra combates, e tem um outro fator a favor do F22, a fisica, o F22 é mais leve e menor, com isso gera menor arrasto parasita, se o SU57 tentar apontar o nariz mais do que deveria, ele vai perder mais velocidade e altitude e pra um dogfight sabemos quão tragico é isso caso ambos não possuam mais misseis.
Quem sabe se o alvo fosse um Imperial Star Destroyer ele deveria acertar hahaha. Não existe a menor comprovação que esse míssil atingiria até mesmo um caça de 4ª geração como o velho MIG-29 a essa distância, ele com certeza se evadiria. O Meteor que é o míssil BVR mais moderno do planeta possui 200 km de alcance máximo, mas o "no escape zone" - distância onde o alvo será 100% abatido - é em torno de 60 km. Até o novo AIM-260 possui como alvo uma configuração bem próxima ao pan-europeu.
@@ernandoamorim5401 mas o Su-57 tem o bloqueador de ‘radar” do Radome e do míssil, então como vai ser visto se o radar for bloqueado? na verdade não tem como comparar assim só vendo em combate mesmo. Não tem jeito
Os mísseis de curto alcance geralmente tem um alcance em torno dos 20 km e uma grande parte são guiados pelo valor do motor portanto são térmicos como é o caso do americano AIM 9 sidwinder. Já os de médio e largo alcance são todos guiados por radar guiam se até ao alvo seguindo as ondas do radar inimigo sendo que podem ser corrigidos pelo radar do próprio caça que o lançou e o seu alcance também é variável sendo que existe mísseis com mais de 200 km de distância
A diferença além do alcançe obviamente é que os mísseis demoram certo tempo e exigem uma distância mínima para serem lançados, por isso mísseis de diferentes tipos e tamanhos são feitos já que um de curto precisa de menos alcançe pra ser lançado. E não, não dá pra usar um de longo do mesmo jeito que um de curto alcançe
Não sei porque, mas me bloquearam no comentário onde estávamos conversando sobre fanboys yankees vs fanboys russos, de fato os dois são insuportáveis... Mas pelo que eu vi, você mensionou que o SU-57 não foi usado na Ucrania, mas nesse mesmo canal tem videos mostrando indícios claros do seu uso, obviamente disparando seus mísseis de longas distâncias... Então sim, ao que tudo indica, o Felon foi usado na Ucrânia.
Mas sinceramente pra mim, o melhor caça de 5º geração é o J-20, diferente do Su-57, ele é super refinado quanto aos materiais furtivos, e em relação ao F-22, o J-20 é mais moderno, foi desenvolvido no século 21, tem todas as tecnologias mais modernas que existem, e sim, a China é super avançada tecnologicamente e com certeza eles colocaram tudo que é tecnologia nesse caça... Claro, como os Chineses não divulgam nada, fica difícil saber as reais capacidades do caça, mas pelo acabamento impecável, com os novos motores e por ser um caça mais atual, acho incorreto AFIRMAR que "ninguém supera o F-22", NÃO TEM COMO AFIRMAR ISSO SEM CONHECER AS CAPACIDADES DO J-20.
@@KledsonSousaSC Eu acho o J-20 superior ao SU-57 em muitos aspectos, principalmente pelo fato de que os chineses estão conseguindo produzir ele em massa.
@@KledsonSousaSC se for ataque ao solo tipo o F-22 na Síria e F-35 israelenses que todo dia bombardeiam alguma aí eu acredito (sem querer puxar saco dos aviões americanos), agora combate ar-ar que falam ter derrubado Su-27 aí eu não acredito porque simplesmente não há registro de nenhum abate por Su-57, é essa minha principal crítica porque se realmente os russos tivessem usado o SU-57 em missões ar-ar, eles já teriam total superioridade aérea na Ucrânia, não teria mais nenhum avião ucraniano voando.
@@KledsonSousaSC Não tem como afirmar tbm que ele é melhor que o su57 sem conhecer as capacidades do j20, as pessoas falam isso pq (1) ele parece um trambolho (2) é o primeiro avião moderno feiro na China (3) ele teve que ter uma outra versão após o seu lançamento (4) a China investe muito,mas muito menos que os Estados Unidos em áreas militares e de tecnologia, (5) aviões como f35 e f22 já são comprovadamente bons, (6) a China não tem experiência na construção de aviões próprio e sim de copiar equipamentos comprados dos russos, (7) análise sobre dsining e equipamentos da fuselagem do j20 já são feitas e até agora não mostraram nada demais, (8) os chineses entraram na corrida agora, os Estados Unidos já estão nela a muitos anos
Excelente comparação. Poderia fazer também o comparativo entre caças norte-americanos e caças europeus (incluindo as armas que têm disponíveis, com as suas características). 👌👌👌 . Ver por exemplo como é que o Rafale francês se vira em comparativos com os vários caças norte-americanos. ;)
PIB da russia é menor do que o do TEXAS. Os EUA estão com essa tecnologia 25 anos antes do que a Russia, mesmo assim o F-22 é muito mais avançado. Sem falar que os EUA tem 200 F-22, enquanto a Russia tem 14 SU-57. Em 15 anos não conseguiram produzir mais do que 20.... não tem dinheiro.... as russetes ficam loucas
A verdade é unica,para saber a verdade só no confronto real,porque tem uma dado importante a formação e treinamento dos pilotos,tem que levar em consideração que o su-57 ainda esta em desenvolvimento ,como seus motores ainda não são os definitivos,atualmente em defesa não são os misseis que falam mais alto e sim a guerra eletronica e os drones avançados usando inteligencia artificial
Diferença entre eles! F-22 -consolidado,eficaz e todas aeronaves do inventário mantido em estado operacional. Su-57- suposições a sua capacidade e metade das unidades parados por falta de manutenção. Vejo o J-20 bem a frente do Su 57 E não conseguindo fazer frente ao F-22 ainda.
A diferença entre os dois, é que um deles está em ação nesse momento, enquanto quanto que o feito mais relevante do outro, foi ter abatido um balão Chines. Ter fama é diferente de ter feitos. Qual dos dois estaria justificando sua existencia na prática? "Eu sou a pessoa mais rica do mundo, mas não vou revelar minha fortuna", vc acredita em mim?
Год назад
6:23 provavelmente esses radares das asas do Felon são de VHF baixo ou de HF o que poderia captar o F22 a muito mais de 400 km e fazer o calculo em relaçao a velocidade de deslocamento..
Esses radares de asa são praticamente inúteis devido ao comprimento da onda de radar ser muito curto, se essa tecnologia tivesse futuro a China,Eua ou países com grande arcabouço financeiro já teriam a usado em massa. A verdade é que esse negócio é propaganda
Caça de pequeno porte e furtivo , designado como ( kamikazes). Para destruir defesas aéreas ( baterias e radares ) e afundarem porta- aviões se lançando como kamikazes e com uma bomba se auto- explodindo ao chocar com os porta- aviões . Possuem um dispositivo que se alto destroem se forem acionamos pelos pilotos ou pelo comando .
Eu gosto do Su-57 mas aí você já chapou um pouco, o f 22 tem a melhor furtividade o que vai ser difícil do SU achar ele no radar, então o Su perderia facilmente para o f 22 no combate fora do alcance visual, já de perto, com o Su levaria o f22 bem fácil, tudo é uma questão de situação.
F22: 195 construídos 8 protótipos 186 operacionais 33 para treinamento e que estão em atualização de sistemas e aviônica 153 totalmente disponíveis para combate
Um Su-34 o teve na mira na Síria durante quase uma hora sem poder o F-22 se safar até voltar para a base. Isso se não me engano foi em 2017. Canal conocimiento militar.
Resumo o su-57 e um lixo kkkk , mais eu sei que o su-57 e um avião bom não ótimo, mais na minha opinião o raptor e incomparável e ótimo conteúdo parabéns
Resumo, o su 57 só perde em: velocidade,supercruiser e furtividade, no resto é superior em tudo e ainda é multi missão podebdo ter uma variedade de armas muito maior que a do f22.
@@_021_henderson5 Resumo: é tão ¨superior¨ que a India, parceira no projeto, caiu fora do programa quando viu que o jato russo não entregava nada do que prometia!
@@j.r.7118 exatamente, por causa da furtividade. E outra,Um parceiro deixar um projeto de lado não significa que ele é ruim. E eu nunca disse que o su 57 é superior, eles são praticamente equivalentes, num cenário hipotético, ganha o país que tiver a maior rede de radares terrestres e a maior rede de Sam's e anti-aéreas, além de aviões radar e reabastecedores.
@@_021_henderson5 A Índia disse com todas as letras que abandonou o projeto porque o ¨avião não entregava o que prometia¨! Simples assim, o resto é mimimi de russete torcedor.
Segundo o filmeco, uma celebridade a bordo de um arcaico F 14 ,abate não um, mas dois SU 57. Uma das cenas de aviação mais esdrúxulas de todos os tempos.
Quer lacrar em cima de um sucesso de bilheteria? Como é um "filmeco", não é uma celebridade a bordo de um F14. É um top gun extremamente competente e largamente condecorado. No primeiro top gun, se vê um instrutor a bordo de um F5, detonar vários pilotos top da marinha com experiência em combate aéreo em F14s, ensinando o que é o "dogfigth". Parafraseando Toreto, a peça atrás do manche que faz a diferença. Caso vc não saiba, a Alemanha na segunda grande guerra mundial fez uso de caças a jato e mesmo assim, tomaram surra dos turbo hélices aliados. A pecinha que fez a diferença tava sentada dentro das carlingas das aeronaves.
Esse f22 é atemporal, 20 anos e continua sendo o mais belo caça já produzido
Beleza é relativa 💀
@@seranonimo6770 De fato, tem pessoas que veem beleza numa caveira.
Gostaria mais do YF-23
F14 o mais bonito
Tão bom ...
Que nem produzem mais
A produção do F22 foi encerrada antes de ter outras variantes do caça. Como o projeto abandonado do FB-22 a versão com asa em delta do F-22. Isso possibilitaria uma maior variedade de configurações e aprimoramentos do caça como ocorreu com o F-16, F-15 e F-18.
Só que isso foi devido ao alto custo de manutenção e superioridade aeria. Mas, voce nao pode esquecer que o sucessor dele em termos tecnologicos são os f-35, muito mais barato.
@@jonaslima1669 O F-35 não é um sucessor. Ele é a versão de exportação do programa de caças de quinta geração dos EUA (Joint Advanced Strike Technology - JAST), que custara muito e não tinha receita para sustentar a si próprio.
O F-22 é superior ao F-35 em quatro principais aspectos:
1 - aviônica e radar;
2 - furtividade;
3 - potencial ofensivo no combate aéreo (especialmente por conta da sua alta manobrabilidade e performance elevada em altitudes excessivas - afinal ele é um caça de superioridade aérea, foi feito para combater inimigos pelo ar, enquanto o F-35 é um caça multipropósito, definitivamente não foi desenhado para dogfights);
4 - interoperabilidade.
É lógico que o F-35 em qualquer de suas versões continua sendo um caça excelente, mas ele não foi criado para suceder o F-22. Pelo contrário, ele é uma variante "empobrecida" do JAST, que é consideravelmente mais barata de operar e segura de vender ao mercado estrangeiro.
@@PerformingMaths De fato o F-35 é uma versão de exportação inferior em tecnologia ao F-22 Raptor, no entanto, como sentido de sucessão usado foi no sentido de fabricação eu não estou errado. Veja o F-22 Raptor custa tanto pra mantê-lo que nem os USA conseguem financia-los.
Suas unidades com o tempo foi reduzida de mais de 600 pra menos de 200 e sua fabricação foi extinta. Em quase todos os quesitos o F-22 Raptor ganha do F-35, mas se levar em conta o custo para manter o F-22 Raptor e a portabilidade do F-35 que é muito superior ele é sim um sucessor. O F-35 é um casa multifunções que tem seu emprego em diversas unidades no próprio exercito Americano, sendo customizado para cada uma delas em versões diferentes do modelo principal.
E sobre a manobrabilidade do F-22 Raptor você está equivocado, o F-35 é superior ao F-22 Raptor, já que os propulsores do F-22 Raptor são diagonais e tem mais limitações de manobras do que o do F-35.
@@jonaslima1669 Ahn, sim, agora entendi o que você quis dizer com "sucessor", desculpe pela confusão. É que você tinha dado a entender que o F-35 tinha sido idealizado para suceder diretamente o F-22, mesmo que ambos não tenham sido concebidos com a mesma intenção e não tenham a mesma missão a cumprir.
A ênfase do militarismo americano é o inimigo próximo (o famoso near-peer, mesma razão pela qual os batalhões de blindados dos EUA estão sendo desativados a rodo, a era dos tanks acabou), e o F-22 foi concebido para ser até 30 anos mais avançado que a sua época. O objetivo foi alcançado, ele continua sem concorrentes à altura, é um exagero bélico, muito além do necessário para a USAF atender às suas necessidades operacionais, afetando diretamente os custos, razão pela qual o programa foi finalizado.
O F-35 é mais restrito, mas se ajusta de maneira razoavelmente eficaz, tanto em termos operacionais quanto financeiros. Ele não só é mais barato, como também sua tecnologia é simples o suficiente para ser exportada para outros países sem comprometer a segurança nacional. Acredito que, se o Su-57 se mostrar tão eficiente quanto o F-22, a política deve ser alterada.
E não me equivoquei sobre a capacidade de manobra do F-22, eu fui apenas simplista. Sim, o empuxo dele é do tipo "2D", ao passo que o do F-35 é completamente vetorado e bem mais amplo (enquanto os bocais do F-22 se movem apenas na vertical, o do F-35 se move tanto na vertical quanto na horizontal). Mas, no combate aéreo, o benefício de um bocal móvel reside na capacidade de executar manobras evasivas. Para isso, apenas o 2D é essencial. Virá-los na horizontal tem mais influência no deslocamento entre pontos do que no combate em si.
O design do bocal do F-22 é intencional. Além de ter a vetoração necessária para lhe dar manobrabilidade evasiva, ambos os motores do F-22 lhes asseguram inacreditáveis 76% a mais de empuxo do que o F-35, que acaba se tornando um pária nesse quesito.
@@PerformingMaths eu entendo tudo que vc até faz sentido o do empuxo + vc esqueceu que hoje já tem o j20 da china que usa matérias tão bons quanto ao f 22 sem falar na manobrabilidade que o avião tem com aqueles estabilizados na frente .. n sei se e o nome certo eu sempre ouço o nome + esqueço 😅😅 e todos falam que isso deixa o avião + manobravel em bora n n seja estável por natureza
Sem falar que e produzido em massa a
"quantidade e uma qualidade por si só "
Estamos em especulação n da para saber com exatidão cada governo vai puxar para o seu lado só na hora do vamos vê veremos que tem o caça de superioridade lutando contra seus
" iguais russos e chineses "
Tomara que n chegue a acontecer isso do que adianta descobrimos qual e o melhor avião na vida real no combate real se vamos perder o planeta no processo 😅😅
Analise feita por quem realmente sabe do que fala. Canal cada dia melhor. Parabéns! E vida longa ao AEROMIL! Uma comparativo entre o SU-57, o F22 e o J20 seria incrível. Ou o F22 e o J20.
Tem o ChequeMate também
e o grippen onde entra heimmm?
@@brito4858 o gripen é uma proposta diferente e tem que ser comparado a outros caças.
Não entendo nada de questões de aviação, mas se fosse piloto seria muito feliz em estar pilotando qualquer um destas duas naves espaciais!
O Su-57 pode ser inferior ao F-22 no nível de furtividade e aviônica embarcada, mas não deixa de ser a aeronave mais avançada em operação na VKS/VVS (a força aérea russa). Por exemplo, ele possui a capacidade de interligar seus sistemas de guerra eletrônica através da fusão de dados (esse nível de fusão de sensores é uma novidade em termos de capacidade para a VKS). Se houvessem mais unidades dele na invasão ucraniana, a UAF e a rede de sistemas antiaéreos ucranianos estariam enfrentando lençóis bem piores.
@@Skyraider356Fkkkkkkkkkkkkkkkkk pura propaganda russa, é tão formidável essa aeronave , que foram produzidas pouquíssimas unidades sendo mais da metade de protótipos kkkkkkkkkk nem seus aliados querem. Se os russos tivessem tanta confiança nessa aeronave, eles já tinham colocado elas em combate na Ucrânia. Eles tem um medo terrível dos equipamentos ocidentais
@@ThiagoAzevedo-zz1sd É justamente por ter um baixo nível de produção que a aeronave não pode usar seu potencial na Ucrânia, isso não é propaganda, é reconhecer o potencial do seu rival.
@@Skyraider356F ué mais se é um caça tão bom como eles dizem, pq até hj não produziram em grande escala? Os aviões radares tbm tem pouquíssimos e mesmo assim eles colocam no ar KKKKKKKKKK a verdade é que NGM se interessou por esse caça russo kkkkkkkk
@@ThiagoAzevedo-zz1sd Porque eles não tem a capacidade industrial, “know-how” logístico e dinheiro para produzir um caça realmente VLO (“Very Low Observable”), por isso o Su-57 não tem medidas extensas de diminuição de RCS do F-22 e F-35. Porém, como plataforma de sistemas aeronáuticos para fim militar, ele tem sua relevância operacional em comparação com outras aeronaves da força aérea russa, esse é o ponto.
O que define a qualidade do equipamento é a eficiência em relação a missão para o qual foi pensado.
E isso está relacionado ao posicionamento geoestratégico do país!
Mas e uma comparação taco a taco não uma estratégia
@@wagnerlopes6004
Ou seja, uma comparação burra!
O F-22 é uma máquina incrível, lindo de ver!
@Nicolas Gurevich HITLER falava a mesma coisa dos EUA na 2 guerra e deu no que deu 😊
@@nicpetrovich884😂😂😂
@GAMEPLAYS DO RUSSO 🇷🇺 Tu le notícias, ou so gosta de babar ovo de ditador? Rússia NUNCA VENCEU UM CONFLITO SE QUER, depois da ajuda na segunda guerra, enquanto os americanos... Estuda história amigão, assim evita a vergonha. Kkkk
@@ekaterinakrokhina884
Os estados unidos não valem nada🤪🤪🤪🤪 mas então porque o pessoal da América central e latina quer ir para lá???
Se o país não vale nada porquê????
@@luizsteinbach88444coitado de vc, o caça tá aí desde 97 e os russos não igualaram a furtividade dele
20 anos depois e continua sendo um caça quase que imbátivel, além de (particularmente) lindo!
Se eu pudesse teria os 2 aeromodelos
São duas super máquinas super poderosas.. sem dúvidas são bellas aeronave de combate..
Gostaria de uma comparação de outro avião o J-20 Chinês se for possível, comparado com esses 2. Seria bem legal.
Não tem como comparar com o J20, poucas informações divulgadas sobre ele.
@@dev_Augusto pior que não dá para saber se é verdade ou propaganda do J-20. Mais apenas por título de curiosidade mesmo.
@@albertobenevenuto77 🤔 tem uns corcel bons em 🤣🤣🤣 mais acho o SU-57 bom 5 geração também acho exagero porque ninguém sabe se ele já lutou ou não em algum lugar assim com o J-20. Até o F22 só existe especulações sobre ações dele. Mais Corcel II é carrão🤘🤣
Problema é que não tem informações do j20
@@zoro7028 Manda um zap pra Xi Jinping, vi ele lavando um j20 na frente da casa dele anteontem, tava com roda aro 20 e tudo mais.
Além dos rebites e seções bipartidas o que mais prejudica sua furtividade é exatamente este motor aí. Ele emite muito barulho e rastro, e o seu bocal não consegue segurar a radiação térmica (em visão térmica vc veria praticamente dois sóis flamejantes rasgando os céus, mísseis infravermelhos adoram). O F22 utiliza a mesma tecnologia dos ônibus espaciais, telhas térmicas para absorver o plasma, e vc pode consertar aquele bocal mais facilmente caso alguma telha apresente defeito.
O novo motor que ainda nunca ninguém viu fora do papel segue o molde dos americanos, e será mais curto (perceba que os bocais atuais ficam mais afastados da fuselagem justamente pela temperatura que a comprometeria, além do ângulo de ~5º entre os motores para separar ainda mais a radiação, e inclusive naquela rabeta já aproveitaram e colocaram outro radar).
Em questão de posicionamento, aquisição de alvos, jamming, datalink, o caça russo é superior. Apesar que o Glonass é inferior ao GPS e isto compromete. Vide os caças russos utilizando o posicionamento GPS americano civil como gambiarra (o que difere a faixa civil da militar é a precisão e rapidez na atualização, e GPS existe faz muito tempo, somente com os smartphones liberaram para uso irrestrito civil mundial).
Parabéns pelo trabalho, pela riqueza das informações e metodologia da apresentação!
Faltou o preço de fabricação, custo de manutenção, custo por hora de vôo.
Se com o valor de um F22 der para fabricar 2 Su-57, então mais um ponto de vantagem para o Su-57
(sim.. os EUA tem dinheiro pra comprar muitos F22...
mas estou pensando na avaliação dos caças apenas)
Não tem tanto dinheiro quanto tinham no começo dos anos 2000 mais.
@@GabrielVitor-kq6uj neste momento acredito que estejam economicamente mais fracos mas lembrando que a economia piora e melhora mas a dia EUA sempre será superior há russa
O valor do f22 fabrica dois su57, mas o f22 opera por 5 su 57, aliás a Rússia mesmo com esse avião simplista não produziria no mesmo ritmo dos eua
@@zoro7028 Não existe mais a linha de fabricação do F 22
Os EUA só tem 9 vezes mais F22 do que a Russia tem SU57, 187 Raptor X 21 Sukoi, acho que tá tranquilo. 😄😄😄
Vendo pela idade o vovô f22 ainda tem muita chance de vitória.
Simplesmente não tem como fazer uma comparação exata.
Porque os dois são segredos em muitos aspectos.
Ninguém sabe absolutamente o que cada um é capaz.
Eu estava ouvindo um podcast e um especialista estava dizendo que os drones serão mais importantes do que os caças em uma guerra. Um bom exemplo é o dos drones na guerra Ucrânia/ Rússia
@@brennoribeiro7069 Exagero.
Os caças podem se tornarem menos multi-tarefas mas isso não significa que deixem de serem vetores dissuasivos importantes.
Por exemplo de fato contra infantaria sai muito mais barato o emprego de drones.
Mas para a defesa de pronta resposta nada consegue ser mais eficiente do que um caça.
Ainda que se tenham defesas antiaéreas boas, nenhum míssil por melhor que seja conseguirá realizar a missão de um caça.
@@forexpelocelular Faz sentido seu argumento
@@forexpelocelular Concordo. Eu não entendo muito sobre caças, mas me interesso muito pelo assunto. Penso que drones e caças são ambas aeronaves fantásticas, mas cada qual tem uma aplicação diferente. Não vislumbro os caças perdendo utilidade tão cedo.
Comcordo
Exelente vídeo Evaldo, essa canal foi uma ótima ideia.
Duas aeronaves de combate formidáveis!
Verdade, feitos incríveis por nós seres humanos
@@edinhoramires2522 Feito pelos americanos e russos, você não fez nada
@@The_Honored_One_69feitos pela humanidade
A verdadeira diferença entre esses dois aviões fantásticos está dentro do cockpit e nesse quesito os Ianques são muito bons se não forem os melhores.
Seja Franco, você preferiria estar em qual cockpit, caça americano ou russo ?
No 14 bis kkk
Preferia estar aqui onde estou comendo pipoca 😂
Russo
Top, esperava por essa comparação faz tempo!
ainda não assisti o vídeo ksksk mas como acompanho o canal Águias de aço a anos, acredito que o F-22 com toda certeza é superior ( na questão de furtividade )
Outro ponto não comentado é que, todos os caças Russos da Detir SU , usam tecnologia IA para desempenho e melhores atuações em combate, compilando as informações dos radares e oferecem ao piloto alternativas em tempo de milésimos dr segundos.
Assistiu o filme raposa de fogo, né!
Me aguçou a imaginação esse comparativo, dentro de mim diz algo que os russos nunca pidem ser subestimados... Seria um sonho realizado ver essas duas máquinas em apresentação num show aéreo.
Obrigado pelas informações. Baseado nelas decidi comprar o F22 mesmo.
Top mano! Que Deus te abençoe sempre e faça desse canal grande!
F22 é realmente imbatível....👊✈️🇺🇲
Tá Loko! Ambos são fantásticos. Só um X1 para saber, porém a quantidade em um conflito fará diferença.
Muito bom esse vídeo, alguém que realmente entende oq diz, "não haveria favoritos" muito bom esse conteúdo 🤝
Não haveria favoritos apenas num dogfight, ou seja, a curta distância... Esse cenário é irreal, a 5ª geração e em especial o F-22 é exatamente especialista no combate fora do alcance visual. Seria supor que toda tecnologia que faz o F-22 ser imbatível teria sido superada. Vamos ser sinceros, basta ver o resultados dos exercícios de combate do F-22 como o Northern Edge, apenas 12 F-22 abateram mais de 100 caças americanos, provavelmente F-16s e F-15s sem uma única baixa. Sem falar que nos exercícios mais recentes ele participa combatendo com o F-35.
Tem que agradar as russetes r3tardadas que frequentam o canal, sacomé rsrs
@@arthurvbs6411 olha, concordo com tudo oque vc disse, porém tenho algumas observações, o f22 tem muitas vitórias em combate simulado, porém são com caças de geração 4++, gostaria de indicar a vc que pesquise sobre um combate simulado entre 4 eurofighter's e 2 f22, os euro não utilizavam mísseis nas asas e por isso tinham k rcs muito reduzido, podendo até abater um f22. Isso demonstra que o su 57 é sim capaz de abater o f22 já que ele traz várias novas capacidades furtivos em seu design e aerodinâmica, além de não ter os pods, onde se carregam os mísseis já que eles são internos. Gostaria de mencionar que não sou nenhum especialista, só gosto muito do assunto e por isso venho em todos os vídeos repassar o conhecimento que eu adquiri em vários documentários revistas e vídeos sobre caças adversos, e tbm aprender com quem conhece mais doque eu.
@@_021_henderson5 Combates simulados são idênticos aos combates reais, são usadas as mesmas capacidades da aeronave e até aviões AWACS para o auxílio dos “agressores”, mas isso nunca impediu de todos os caças mais modernos dos EUA e OTAN sempre levarem uma surra do F-22 ou F-35.
O Eurofighter é o caça de 4ª++ geração mais furtivo da atualidade, é esperado que ele conseguisse abater um F-22, porém não nessas circunstâncias que deu, pois 4 são muito poucos. Inclusive, segundo alguns documentos classificados vazados há alguns meses, não sei se lembra, o RCS do Su-57 seria de algo próximo do dele. Não se trata de ser impossível um F-22 ser abatido, ele já foi para um Rafale faz uns bons anos. Porém o que entra em questão é o seu kill ratio, o Rafale só conseguiu essa façanha depois de perder muitas aeronaves para conseguir esse 1 do F-22. Resumindo, um Su-57 é capaz, porém na grande maior parte dos confrontos o F-22 o abateria. Já faz alguns anos que nos exercícios RedFlag o F-22 e o F-35 participam, com certeza devem se enfrentar e treinar um contra o outro também.
Não haveria favoritos em dogfights o que nem acontece mais .
Resumindo: F 22 Raptor. Uma obra de arte rasgando os Ceus sem ser superado! 🇺🇲 Obs: O SU57 é foda, mas o Raptor F-22 pra mim só fica atrás do B2. 😎
são dois avioes com propostas distintas. A Asa Voadora é um bombardeiro, não um caça
Traduzindo em miúdo: vencerá a melhor DOUTRINA de combate que irá explorar as melhores características e as situações que sejam mais favoráveis a seus caças.
E quanto à emissão de infravermelha?
O F-22 é mortal além de belo isso é fato!!
Muito bom. Só senti falta de comentários sobre a capacidade dos pilotos que, provavelmente, poderia ser inferida através de outros conflitos ou jogos de guerra. Vlw
Boa comparação, mas hein, tem que falar do nosso Gripen primeiro, já que é o caça que mais interessa a nós.
Sem bronca mano .
Daqui uns dias para calar a boca do Ladrão do Lula Biden vai mandar sansiocar o Brasil e proibir a entrega de motores para Saab fazendo assim que o Brasil fique sem entrega de caças novos 😂😂😂
Eu estava ouvindo um podcast e um especialista estava dizendo que os drones serão mais importantes do que os caças em uma guerra. Um bom exemplo é o dos drones na guerra Ucrânia/ Rússia
O su 57 é o mais bonito avião de quinta geração sem dúvida
Eu acho o F-22 mais bonito, mas ai já é questão de gosto.
Aqui não se trata de ser bonito!
ACREDITO QUE O NOSSO TUCANO VENCERIA OS O 57 E 3 22 JUNTOS DISSE O NINE
Pra vc
gado na pista@@marciodesouzaclementino
Muito legal o vídeo! Uma sugestão é fazer o comparativo do su35 com o f35 também
Amigo su35 deveria ser comparado a caças como o f15 ou até o f16 não com o f35
@@zoro7028 acabei errando na digitacao! Queria me referir ao su57
O F-22 realmente é um ótimo caça e muito elogiado em questão de furtividade e design. Porém SU-57 tem maior vantagem em meio ao combate. Há alguns detalhes no sentido guerra cibernética que são mantidos em segredo para surpreender o "inimigo" que o torna um predador aéreo que o faz único.✍️
Su-57 venceria. Até os americanos sabem disso.
Os EUA desenvolvem tecnologia de guerra cibernética bem antes da Rússia, o su57 pode até superar o f22 nesse sentido pq o f22 é muito antigo, mas com certeza o F35 supera o su57
@@Joshua-by4dc Vc já pilotou os 3?
@@axelfranz. Sim, já pilotei todos os caças do mundo, e agora? Pergunta mais imbecil
@@Joshua-by4dc se ele saísse do chão sem dá defeito 😂😂😂😂. F-35 não entra na festa que os dois estão.
Poderia comparar o Gripen NG com o F15 versão mais nova ?
Como seria um dogfight e combate BVR?
São caças diferentes o f 15 é um caça pesado e o gripen leve a baixa altura os caças monomotor levam alguma vantagem a grande e média altitude os bimotor. Acho que o justo seria comparar com o f16 Viper
@@leonelsilvamatos7789 Amigo, numa guerra se acontecer um combate aéreo não tem essa de ¨Opa! São caças diferentes no ar! Então vamos todos voltar pras bases sem guerrear!¨¨!
Depende. Ambos no aspecto visual tem HMD + mísseis HOBS muito bons, O F-15EX possui um raio de combate maior e o radar possui muito mais módulos T/R (maior potência e direcionalidade, características LPI-“Low-Probability-Interception”), o Gripen E pode levar o Meteor que tem uma NEZ-“No-Escape-Zone” maior que o AMRAAM e possui GaN nos sistemas GE de autoproteção…
Versão mais nova quanto exatamente? Se for em desenvolvimento o f15EX é indiscutivelmente superior, se for no caso da Versões atual dos eua o f15E também é tecnologicamente superior
@@j.r.7118
Amigo, existem doutrinas para isso camarada, por que acha que o f16 apesar de ter muitas mais unidades produzidas não tem a mesma quantidade de abates do f15? Eles são aviões com propósito e funções diferentes, o gripen é um avião leve multifuncional que serve pra ser barato e bom, o f15 é um avião feito especialmente para destruir alvos aéreos
Fico imaginando como será o sucessor do F22, porque ainda hoje é comparado com caças que vieram muitos anos depois dele.
Já devi tá sendo construído
Concordo que a teoria pode induzir ao erro. O ponto a se ver é quem pode detectar o outro primeiro com uma boa vantagem de distancia. Isso já foi mostrado na pratica. Se você não vê , você não atira e mesmo se atirar vai errar.
Isso ocorreu quando colocaram varios F-15 contra apenas um F-22. O Resultado foi uma vitoria super facil do F-22, o que eu já esperava, pelo que citei acima.
Falando então em numeros, se a diferença de detecção for inferior a 5 km, o F-22 levara uma vantagem leve, se for superior a 25 Km o F-22 irá vencer com tranquilidade.
Minha real preocupação não é qual dos dois é melhor, mas se o brasil vai produzir bons caças ou não.
Vai. Para a guarda aérea nacional.
Com esse governo atual só se correr uma ¨propininha¨ por trás! kkkkkkkk
ruclips.net/video/rSBAp84QP2A/видео.html
Vai não, pq nossos melhores cientistas civis estão trabalhando pro tio Sam e os do ITA não tem capacidade técnica para o fabrico.
Ótima análise de quem conhece o assunto. Meus parabéns pelo ótimo trabalho divulgado Evaldo. A respeito desses dois Titãs da aviação militar.
F 22 iniciu em 1997, o Su 57 iniciando sua carreira e o f22 ainda é imbatível.
Ele só não conta com o Empuxo Vetorado 3D
É que diferente dos eua a Rússia n gasta 1 trilhão na defesa pq n tem esse dinheiro todo para uma área. Além que a Rússia passou por uma grave crise nos anos 90 após a queda da URSS e só retornou a cresçer em todos os setores no inicio dos anos 2000, e adivinha? A Rússia só começou a reenvestir mais pesado na defesa timidamente em 2006 e la pra 2008 que começarão a investir em peso de vdd. Aé, n podemos esqueçer do fato que a Rússia realiza seus projetos quase q sozinha tb, todos esses fatores ajudão a explicar a diferença de tempo. E tb q o projeto do su 57 demorou anos para entrar em produção em serie graças a sua complexidade e custo. E n posso esqueçer do fato que ainda nos tempos da URSS eles meio que desacreditarão da tecnologia furtiva por isso n investirão nisso nem quando mais podião, optando a desenvolver defesas anti aereas melhores e radares mais poderosos.
@@cykablyat123br920 anos pra desenvolver um caça descente e superior ao F22, e quando ele finalmente fica pronto, é inferior em quase todos os requisitos.
@@hessherman717 se voce diz ou acha ok. Agora continua n mudando o meu ponto que aliás ja te explica mt coisa do porque disso.
@@cykablyat123br9Na teoria os equipamentos da Rússia são bons, na prática vemos que é apenas propaganda
Vídeo bacana! Quando vai sair um vídeo falando do RAH66 COMANCHE?
Ótimo vídeo, análise bem imparcial!
Barbosa, eu me recordo que os F5 da FAB em exercício com os F18 Super Hornet da US Navy no litoral Brasileiro não teve um bom desempenho, mesmo os F5 equipados com HMD e os F18 não. Poderia comentar sobre este exercício ? Abraços !
Não quero ser grosseiro, mas comparar um caça de terceira geração modernizado mesmo que ao máximo com um caça da geração 4.5 o resultado é meio óbvio, não? Ainda mais sendo um f18 da US navy, a marinha mais tecnologicamente avançada do mundo, com aviões mais bem preparados do mundo tbm
O F/A-18 Super Hornet é superior em várias métricas frente os F-5M (diferença geracional/perfomance da aeronave e sistemas/subsistemas), não é uma grande surpresa.
Agora não tenho mais dúvidas, vou comprar o F-22 😎
Kk
kkkkk
Desculpem a brincadeira Chow de vídeo parabéns pra vc pela riqueza de informações 👍👋👋👋👋
Fizemos a comparação de uma aeronave feita ontem com uma feita a 20 anos........e deu impate técnico....ja pensou se os americanos continuassem investindo em tecnologia
Acredito que isso tenha acontecido.
Mas não vejo como comparar esses caças sem considerar a realidade do uso, condições de produção e manutenção.
Enquanto os EUA já possuem o seu modelo voando há mais de 20 anos, russos e chineses precisaram muito mais tempo, além de roubarem plantas e copiar soluções.
O F 35 é um bom exemplo de aprimoramento constante, e quando é mais usado, agrega mais experiência que se tornam logo novas melhorias, elevando constante e consistentemente o seu nível de atuação.
Eles pararam no tempo com a privatização da indústria bélica. Enquanto que os russos evoluíram década mantendo a estatização.
6:18 numa olhada rápida, parece estar escrito USA na fuselagem do Sukhoi SU-57...
Parece que temos Xeroque Holmes por aqui, pior que é verdade kkkkkkk
São numeros 054..
@@Niboh eu tinha voltado e pausado para tirar a dúvida
Show de vídeo, parabéns pelo canal!!!! Realmente são duas aeronaves invejáveis, magníficas, difícil dizer qual se sairia melhor em um combate. Poderia fazer um comparativo do nosso Gripen E vs Suhkoi SU-30 Venezuelano ou os F-16 Chilenos, seria incrível. Abração!
@@albertobenevenuto77 Parabéns especialista, está no canal errado.
@@albertobenevenuto77 claro, não entendo nada de aviação. Não sei o que eu tô fazendo na aeronáutica então! Kkkkk tu que entende!
@@matheusteixeira4741foi ai cortar a grama...kkkkkkkk
Parabéns ao canal pelo vídeo....muito top
Imagine se os russos tivessem condições de investir que nem os americanos......seria muito top
Os Russos investem muito mais do que eles declaram.
A indústria bélica da Russa é muito forte .
MIG 31 o + rápido do planeta .( Carrega os kinzais)
SU 47 o caça furtivo e manobravel a 360 graus que está na garagem.( Carrega os mísseis supersônicos e nucleares)
SU 35 , o melhor custo benefício e muito eficiente no combate frontal por sua manobrabilidade .
Agora o SU 75 super( caça pequeno e furtivo para adentrar e destruir os radares e baterias inimigas ( voam muito baixo e rasante ).
Fora os mísseis supersônicos e nucleares nos sub- marinos ...
SU 57 o + manobravel e letal .
O Su57 é fantástico!!!! Aliás, como todos ks caças russos! Os caras sebem construir essas máquinas, hein!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Sabem sim, são abatidos por caças dos anos 70. São formidáveis, caindo 😂
Kkkkkkkkkkkk lambe cu do Putim
Esse entende viu😂😂😂😂😂
@@elisandropereiracunha4813 Contra potências emergentes que não possuem aviões de alerta antecipado é fácil. Afinal, nesses anos todos os miga só foram abatidos por países aliados da OTAN invadindo países emergentes que não disponham de tecnologia como a Otan.
👏👏👏👏🎉🎉🎉top
Parabéns pelo o vídeo 👍👍🤙
De um lado temos um operacional há duas décadas. De outro, um que aspira ser Stealth mas com RCS de um F-18. Com certeza o Su-57 é uma aeronava fantástica, mas muito atrasada em relacao ao seu rival. Acho o J20 com mais potencial para bater de frente com o americano.
um tem kill area, o outro so estourou balão
@@Galomortalbr Nem J20 nem SU57 possuem abates confirmados.
@@7Maxy tem sim, su 57 já derrubo 2 jatos inimigos
@@Galomortalbr existe um rumor que ele teria abatido um Su-27 ucraniano. Mas nao passaria de rumor. Nao há sequer uma filmagem ou foto de satelite dos Felons por lá. Mesmo assim, o que enfatizo é a construcäo do vetor, que baseado em várias discussöes mundo afora, estária para um 4+++, mas ainda nao sendo Stealh. Design das superficies, rebites aparentes os motores com exaustao convencional, isso tudo tira a capacidade Stealth dele. Deve ser sem dúvidas um vetor excepcional e indiscutivelmente lindo, mas como parafusos Philipps expostos na asa, fica difícil acreditar que está no mesmo patamar que os americanos nesse requisito. A verdade é que o Su-35 ainda é a ponta de lanca da Russia.
Perdoe os erros ortograficos, nao estou usando teclado ABNT.
EVALDO, SERIA POSSÍVEL CRIAR UM SISTEMA DE DEFESA ATIVA ESTILO O QUE É USADO NOS MBTs (TANQUES DE GUERRA - SISTEMA TROPHY ISRAELENSE) PARA SER USADO EM CAÇAS OU HELICÓPTEROS? É UMA DÚVIDA ANTIGA MINHA E ACHO QUE SERIA UM VÍDEO DIFERENCIADO PARA O CANAL ESSE ASSUNTO QUE PODERIA ATRAIR MUITAS VISUALIZAÇÕES, POIS NINGUÉM NUNCA ABORDOU ESSE TEMA! ABRAÇOS
Até que é plausível, porém ser eficiente seria uma outra história.
@@rafaelluiz4095 Por isso acho que vale um vídeo, Rafael
Se o Maverick tiver no comando do raptor já era pro su57😂
A versão ai mostrada com os rebites aparentes é a versão de pré série não a operacional que tem uma cobertura sem rebites aparentes.
Só saberemos se o S22 é tudo isso quando entrar em um lugar que tenha os S400 e S500, mas eles voam longe de ontem tem esses sistemas.
Os patriots limpam os su....
@@jorgegeraldes Olha o que esta acontecendo com os Patriot na Ucrania e em Israel,viraram sucatas
Parabéns pelo novo canal, seria demais pedir um comparativo entre o MIRAGE 2000 e o HAL TEJAS indiano?Os dois sao delta e monomotores,e (visualmente) semelhantes.
Os 2 caças além da tecnologia, são belíssimos... muito entristece o USA aposentar o Raptor... Vida longa ao Rei Americano.
Os USA já estão no projeto de 6° geração!
Me diz uma coisa, sem tomar partido, afinal mirar e atirar primeiro não quer dizer acertar primeiro, considerando que existem medidas defensivas. Acho que teremos de ver esso embate acontecer para saber do verdadeiro resultado.
O SU-57 é espectacular.
Vídeo fiel, apesar que alguns analistas de armamentos aéreos relatam que o SU57, é mais veloz e que enxergam mais longe e que a assinatura de radar dos cassas americanos é bem maior; si os cassas americanos são de fato melhores e a propaganda é a alma do negócio, não consigo entender do pq que cassas americanos não estão a fazer a festa nos céus da Ucrânia; levando si em conta a velocidade dos mísseis Russos que é estupidamente bem mais rápidos que os mísseis americanos é bem provável que o mesmo reflete com relação a furtividade dos cassas.
Atualmente pode não ser o melhor para o combate, mas eu questão de beleza o F-15 reina, que aeronave maravilhosa. Queria ser multimilionário pra poder comprar um que foi desmilitarizado.
Existe o F-15EX
É por isso que se diz que gosto é relativo, na minha opinião os caças mais lindos são: F-22, F-35 , Su-57 , Su-35, MiG-35 , Mig-31 ,Mig-34 ...
Eu gosto muito do teu conteúdo!! Mas sempre sinto uma certa tendência a elogiar mais o equipamento Russo!! Sempre trás os dados..mas sempre vem acompanhado de um MAS!! Parabéns por ambos os canais, conteúdo de primeira..e meu comentário foi apenas uma observação!!
MAS isso faz sentido já que no ocidente supervalorizam a tecnologia ocidental e subestimam a tecnologia Russa que está igualando e em alguns casos superando a dos americanos e europeus
MAS isso faz sentido já que no ocidente supervalorizam a tecnologia ocidental e subestimam a tecnologia Russa que está igualando e em alguns casos superando a dos americanos e europeus
MAS isso faz sentido já que no ocidente supervalorizam a tecnologia ocidental e subestimam a tecnologia Russa que está igualando e em alguns casos superando a dos americanos e europeus
MAS isso faz sentido já que no ocidente supervalorizam a tecnologia ocidental e subestimam a tecnologia Russa que está igualando e em alguns casos superando a dos americanos e europeus
MAS isso faz sentido já que no ocidente supervalorizam a tecnologia ocidental e subestimam a tecnologia Russa que está igualando e em alguns casos superando a dos americanos e europeus
Uma diferença que não foi comentada, é que o Raptor é essencialmente um caça de superioridade aérea, cuja função básica é dar cabo de outras aeronaves em seu ambiente de trabalho. o Felon por sua vez é um caça-bombardeiro multimissão, devendo atuar em missões ar-ar, ar-solo e ar-mar não sendo uma excelência em tudo, obrigando seus pilotos a serem multitarefa, enquanto os do Raptor são especialistas no que fazem, eliminar qualquer um no seu raio de cobertura, abrindo espaço para seus companheiros de missão, que podem ser Eagles, Falcons, Hornets, Spirits ou qualquer outra aeronave aliada penetrando no espaço aéreo inimigo...
Lambe botas do país que sabota o nosso a décadas
Vale destacar que o F-22 recebeu atualizações no meio da década de 2000 para aprimorar suas capacidades ar-solo. A primeira vez que foi empregado foi em 2014 em alvos terrestres na Síria.
Gostei muito continua assim mano
Leigamente creio que o SU57 teria mais surpresas tecnológicas , afinal o f22 apesar de sua excelência já é um velho conhecido!
A verdade é que o f22 tá longe de ser batido, o su57 mal é furtivo de vdd e tem uma tecnologia reciclada dos su35 e aviões de projeto como o mig 1.41 e su 47, as pesquisas para aviões demoram décadas e custam bilhões, a Rússia ficou uma década parada e não tem dinheiro pra inovar mais que os eua ou a China
Quer uma surpresa tecnologica??? O Su-57 pode comandar uma matilia de drones. Procura meu comentario onde falo do Okhotnik... isso faz do Felon um caça de Sexta geração... Nada mal com chips de lavadoras.
@LoneWolf cara tu é realmente muito infantil
Se eu ganhar na Mega-sena eu quero comprar um SU 57 da Rússia e trazer para o Brasil, pra mim 🙏
@@abaixocapitalismoeseusdemo5707 pow mano, quando tu comprar, deixa eu dar uma volta nele? Pago uns 10k tranquilo, mais o combustível.
Excelente vídeo!
Só ficou fora o comparativo da produção e homologação de cada aeronave... talvez uns 15 anos de uma para o outro?
O raptor já deve ter passado por modernização, mas pelo que já vi tem aeronaves desse tipo já estocadas.
Sim, ele sempre é modernizado (por isso ficará em serviço até 2060). Menos de 40% dos caças dos EUA têm condições de combate.
O F-22 Raptor já começa levando vantagem no preço : são US$ 143 milhões Raptor contra U$ 64 milhões do SU-57. Aviônica de ponta, material compósitos ultra modernos, sistemas digitais e eletrônico mais avançados, design futurista para maior performance no dogfight, recursos secretos que são a cereja do bolo que o F-22 tem, desconhecidos do público civil e militar. É uma máquina high-tech de extrema mestria, sem concorrente momentaneamente. Talvez outro caça americano de sexta geração o supere. O resto é especulação barata da concorrência, para chover no molhado.
E o f35 nao e caro? Petrodolar nao esta quebrado? A Russia nao sabe economizar como sempre? Pensa antes de bostejar tanto
Americano ou United States que se encontra no norte, acorda antes de falar nisso, voce acredita em Deus? Se acreditasse e o ouvisse saberia tudo da enorme diferença dos dois.
Mas se voce quer realmente se acidentar no ocidente como toda história diz entao continue nessa
@@SovietUnionnumber1 Descupe, com toda a franqueza. Você é bipolar ? Distúrbioss de dislexia, TDAH. Você tem o ensino fundamental completo ? Você sabe diferenciar coesão de coerência. Camarada, vamos estudar mais um pouquinho. Não disse coisa com coisa. Se não tem autoridade para discutir aquilo que desconhece, não entre num embate com alguém mais esclarecido. Sem uso de palavrões, ou baixaria. Caso, cidadão, você não se encontre qualificado para tal, vai aí uma dica: não seja um interlocutador daquilo que você tem inteligência suficiente ou raciocínio lógico para colocar um réplica.Você vai sempre passar vergonha on line, Einstein....
Entao voce e cientificamente esperto ou pelomenos se considera isso pois tem um conhecimento minúsculo, alias parece que finalmente sei quem e você, gostam de debochar de Deus? Interessante, mas saiba que você acabou de tentar baixar minha moral psicológica, a Russia tem computador quântico, pelomenos estudou isso?
Espero que o YOU TUBE nao interfira nisso
Acho que deveriam separar a categoria manobrabilidade em 2 categorias, acrobacias e manobrabilidade de combate, o SU57 é mais acrobatico que o F22 mas em termos de combate, isso é impossivel saber já que ambos possuem vetorização, por mais que do F22 seja só 2D, essa é a principal pra combates, e tem um outro fator a favor do F22, a fisica, o F22 é mais leve e menor, com isso gera menor arrasto parasita, se o SU57 tentar apontar o nariz mais do que deveria, ele vai perder mais velocidade e altitude e pra um dogfight sabemos quão tragico é isso caso ambos não possuam mais misseis.
O Su57 ainda usa os mísseis R37M com alcance de mais de 300km!
Quem sabe se o alvo fosse um Imperial Star Destroyer ele deveria acertar hahaha. Não existe a menor comprovação que esse míssil atingiria até mesmo um caça de 4ª geração como o velho MIG-29 a essa distância, ele com certeza se evadiria. O Meteor que é o míssil BVR mais moderno do planeta possui 200 km de alcance máximo, mas o "no escape zone" - distância onde o alvo será 100% abatido - é em torno de 60 km. Até o novo AIM-260 possui como alvo uma configuração bem próxima ao pan-europeu.
Nada demais
O problema é q ele não enxerga o f 22 antes, portanto, de nada adianta o míssel ser de alcance maior
Só vamos saber na hora do combate!
@@ernandoamorim5401 mas o Su-57 tem o bloqueador de ‘radar” do Radome e do míssil, então como vai ser visto se o radar for bloqueado? na verdade não tem como comparar assim só vendo em combate mesmo. Não tem jeito
Olá, qual a diferença de um missel de curto para o de longo alcance.
Pode usar o de longo alcance num alvo curto?
Os mísseis de curto alcance geralmente tem um alcance em torno dos 20 km e uma grande parte são guiados pelo valor do motor portanto são térmicos como é o caso do americano AIM 9 sidwinder. Já os de médio e largo alcance são todos guiados por radar guiam se até ao alvo seguindo as ondas do radar inimigo sendo que podem ser corrigidos pelo radar do próprio caça que o lançou e o seu alcance também é variável sendo que existe mísseis com mais de 200 km de distância
A diferença além do alcançe obviamente é que os mísseis demoram certo tempo e exigem uma distância mínima para serem lançados, por isso mísseis de diferentes tipos e tamanhos são feitos já que um de curto precisa de menos alcançe pra ser lançado.
E não, não dá pra usar um de longo do mesmo jeito que um de curto alcançe
Resumindo, apesar do SU-57 ser um ótimo caça, ninguém ainda supera o F-22 Raptor.
Não sei porque, mas me bloquearam no comentário onde estávamos conversando sobre fanboys yankees vs fanboys russos, de fato os dois são insuportáveis... Mas pelo que eu vi, você mensionou que o SU-57 não foi usado na Ucrania, mas nesse mesmo canal tem videos mostrando indícios claros do seu uso, obviamente disparando seus mísseis de longas distâncias... Então sim, ao que tudo indica, o Felon foi usado na Ucrânia.
Mas sinceramente pra mim, o melhor caça de 5º geração é o J-20, diferente do Su-57, ele é super refinado quanto aos materiais furtivos, e em relação ao F-22, o J-20 é mais moderno, foi desenvolvido no século 21, tem todas as tecnologias mais modernas que existem, e sim, a China é super avançada tecnologicamente e com certeza eles colocaram tudo que é tecnologia nesse caça... Claro, como os Chineses não divulgam nada, fica difícil saber as reais capacidades do caça, mas pelo acabamento impecável, com os novos motores e por ser um caça mais atual, acho incorreto AFIRMAR que "ninguém supera o F-22", NÃO TEM COMO AFIRMAR ISSO SEM CONHECER AS CAPACIDADES DO J-20.
@@KledsonSousaSC Eu acho o J-20 superior ao SU-57 em muitos aspectos, principalmente pelo fato de que os chineses estão conseguindo produzir ele em massa.
@@KledsonSousaSC se for ataque ao solo tipo o F-22 na Síria e F-35 israelenses que todo dia bombardeiam alguma aí eu acredito (sem querer puxar saco dos aviões americanos), agora combate ar-ar que falam ter derrubado Su-27 aí eu não acredito porque simplesmente não há registro de nenhum abate por Su-57, é essa minha principal crítica porque se realmente os russos tivessem usado o SU-57 em missões ar-ar, eles já teriam total superioridade aérea na Ucrânia, não teria mais nenhum avião ucraniano voando.
@@KledsonSousaSC
Não tem como afirmar tbm que ele é melhor que o su57 sem conhecer as capacidades do j20, as pessoas falam isso pq (1) ele parece um trambolho (2) é o primeiro avião moderno feiro na China (3) ele teve que ter uma outra versão após o seu lançamento (4) a China investe muito,mas muito menos que os Estados Unidos em áreas militares e de tecnologia, (5) aviões como f35 e f22 já são comprovadamente bons, (6) a China não tem experiência na construção de aviões próprio e sim de copiar equipamentos comprados dos russos, (7) análise sobre dsining e equipamentos da fuselagem do j20 já são feitas e até agora não mostraram nada demais, (8) os chineses entraram na corrida agora, os Estados Unidos já estão nela a muitos anos
Excelente comparação. Poderia fazer também o comparativo entre caças norte-americanos e caças europeus (incluindo as armas que têm disponíveis, com as suas características). 👌👌👌 . Ver por exemplo como é que o Rafale francês se vira em comparativos com os vários caças norte-americanos. ;)
Em um concurso de beleza, o SU-57 fica em primeiro e o F-22 em segundo.
Depende da pessoa
Enquanto não tiver um de frente com o outro não dá pra saber. Os dois aviões são ótimos.
F22 único
Design de caças Russos é imbatível ❤
O SU 47 com asas enflechadas pra frente foi o mais lindo, pena que não entrou em operação
@@sidineidesouza5683 N entrou pq era uma bosta
Os dois tem capacidades parecidas,quem decide nessas horas é o piloto
Ja pilotei o SU-57 e afirmo: esse caça é imbatível ! A KGB não me autorizou a dar maiores detalhes. 😊
No sonho não vale amigo 😂😂😂😂😂😂😂
A KGB foi extinta em 1991, por acaso você recriou ela?
@@rubenssousa é exatamente isso que qualquer órgão de inteligência almeja: que acreditem que ele NÃO EXISTE !
Kkkkk cheira 🥚 mesmo
@@rogeriomarinesusa2695 "cheirar" o que mesmo, geração paulo freire ?? Onde voce anda metendo seu nariz que os neuronios já não funcionam mais ?
Sugestão para o próximo vídeo, F-35 vs Fusca com asas!
É incrível o que os russos conseguem fazer com um orçamento 3 vezes menor que dos americanos
É isso aí, Marcelo! E a melhor tradução disso é o cinema (sem querer dar nenhum spoiler)
Orçamento americano é de 750 bi enquanto o russo é de 60 bi.
@@AnderRSkkkkk
PIB da russia é menor do que o do TEXAS. Os EUA estão com essa tecnologia 25 anos antes do que a Russia, mesmo assim o F-22 é muito mais avançado. Sem falar que os EUA tem 200 F-22, enquanto a Russia tem 14 SU-57. Em 15 anos não conseguiram produzir mais do que 20.... não tem dinheiro....
as russetes ficam loucas
A verdade é unica,para saber a verdade só no confronto real,porque tem uma dado importante a formação e treinamento dos pilotos,tem que levar em consideração que o su-57 ainda esta em desenvolvimento ,como seus motores ainda não são os definitivos,atualmente em defesa não são os misseis que falam mais alto e sim a guerra eletronica e os drones avançados usando inteligencia artificial
Não existe caça mas belo que o Su-57
Diferença entre eles!
F-22 -consolidado,eficaz e todas aeronaves do inventário mantido em estado operacional.
Su-57- suposições a sua capacidade e metade das unidades parados por falta de manutenção.
Vejo o J-20 bem a frente do Su 57 E não conseguindo fazer frente ao F-22 ainda.
melhor F22
Vais um vídeo o yf-23 vs su 47 os prodoticos que perderão
Há uma diferença básica entre ambos, um deles é real e o outro só existe na internet e nos sonhos dos ditadotes russos 😂
Todas as nações que reconhecem o SU-57 estão erradas, e o charlesallin está correto em suas suspeitas.
Kkkkkkkkkk
@@LLopes-wg7pc
E quais seriam essas nações? A Índia, por exemplo, pulou fora do projeto…
Cite as nações @@LLopes-wg7pc
Vai sonhando 🤣🤣🤣
A diferença entre os dois, é que um deles está em ação nesse momento, enquanto quanto que o feito mais relevante do outro, foi ter abatido um balão Chines.
Ter fama é diferente de ter feitos.
Qual dos dois estaria justificando sua existencia na prática?
"Eu sou a pessoa mais rica do mundo, mas não vou revelar minha fortuna", vc acredita em mim?
6:23 provavelmente esses radares das asas do Felon são de VHF baixo ou de HF o que poderia captar o F22 a muito mais de 400 km e fazer o calculo em relaçao a velocidade de deslocamento..
Detectar até pode, mas o lance é travar um alvo que some e quando aparece no radar chega a ser do tamanho de um beijar flor. Kkkkkkk
Esses radares de asa são praticamente inúteis devido ao comprimento da onda de radar ser muito curto, se essa tecnologia tivesse futuro a China,Eua ou países com grande arcabouço financeiro já teriam a usado em massa.
A verdade é que esse negócio é propaganda
Basta ver as manobras do SU-57 para perceber que se trata de uma aeronave com uma manobrabilidade muito superior a qualquer caça americano.
Se tiver informação seria bom saber mais sobre o novo caça russo cheque mate, qual seria sua designação.
Caça de pequeno porte e furtivo , designado como ( kamikazes). Para destruir defesas aéreas ( baterias e radares ) e afundarem porta- aviões se lançando como kamikazes e com uma bomba se auto- explodindo ao chocar com os porta- aviões .
Possuem um dispositivo que se alto destroem se forem acionamos pelos pilotos ou pelo comando .
No dogfiht o SU 57 mata o Raptor rapidamente.
Nem existe mais dogfight
@@caioclaus3914 mas mata kkk
Eu gosto do Su-57 mas aí você já chapou um pouco, o f 22 tem a melhor furtividade o que vai ser difícil do SU achar ele no radar, então o Su perderia facilmente para o f 22 no combate fora do alcance visual, já de perto, com o Su levaria o f22 bem fácil, tudo é uma questão de situação.
Kkkkkk não existe caça pra bater de mano com o f22 mané o raptor é praticamente invisível ao inimigo vai pesquisar antes de falar asneira
Todas as maquinas russas sempre foram blef.
Apenas mais uma
F22:
195 construídos
8 protótipos
186 operacionais
33 para treinamento e que estão em atualização de sistemas e aviônica
153 totalmente disponíveis para combate
Até hj não teve outro caça p concorrer cm raptor f 22 o caça mais poderoso do . mundo
Um Su-34 o teve na mira na Síria durante quase uma hora sem poder o F-22 se safar até voltar para a base. Isso se não me engano foi em 2017. Canal conocimiento militar.
O designer dos dois são bonitos cada um no seu estilo
Resumo o su-57 e um lixo kkkk , mais eu sei que o su-57 e um avião bom não ótimo, mais na minha opinião o raptor e incomparável e ótimo conteúdo parabéns
Resumo, o su 57 só perde em: velocidade,supercruiser e furtividade, no resto é superior em tudo e ainda é multi missão podebdo ter uma variedade de armas muito maior que a do f22.
@@_021_henderson5 Resumo: é tão ¨superior¨ que a India, parceira no projeto, caiu fora do programa quando viu que o jato russo não entregava nada do que prometia!
@@j.r.7118 exatamente, por causa da furtividade. E outra,Um parceiro deixar um projeto de lado não significa que ele é ruim. E eu nunca disse que o su 57 é superior, eles são praticamente equivalentes, num cenário hipotético, ganha o país que tiver a maior rede de radares terrestres e a maior rede de Sam's e anti-aéreas, além de aviões radar e reabastecedores.
@@_021_henderson5 A Índia disse com todas as letras que abandonou o projeto porque o ¨avião não entregava o que prometia¨! Simples assim, o resto é mimimi de russete torcedor.
Dois excelentes caças
Segundo o filmeco, uma celebridade a bordo de um arcaico F 14 ,abate não um, mas dois SU 57. Uma das cenas de aviação mais esdrúxulas de todos os tempos.
Na verdade nem existe su57 operacional pelo visto, na Ucrânia não é usado
Quer lacrar em cima de um sucesso de bilheteria?
Como é um "filmeco", não é uma celebridade a bordo de um F14. É um top gun extremamente competente e largamente condecorado.
No primeiro top gun, se vê um instrutor a bordo de um F5, detonar vários pilotos top da marinha com experiência em combate aéreo em F14s, ensinando o que é o "dogfigth".
Parafraseando Toreto, a peça atrás do manche que faz a diferença.
Caso vc não saiba, a Alemanha na segunda grande guerra mundial fez uso de caças a jato e mesmo assim, tomaram surra dos turbo hélices aliados.
A pecinha que fez a diferença tava sentada dentro das carlingas das aeronaves.
Acho muito legal a felicidade que vc fala do f22.