Ai Hugo eu me identifico tanto com você! Todas as suas inquietações, ideias, angústias e posicionamentos ecoam em maior e menor grau comigo. É muito bom saber que temos questões existenciais compartilhadas.
Fé de fato não é escolha, eu entendi isso pois depois que eu perdi a fé, quando eu tinha por volta de 21 anos, tentei acreditar, passei por diversas religiões e não consegui, hoje eu estou bem. Aceitei o que eu sou, sou cética, ateia e tá tudo bem.
Eu acredito que isso seja comum maioria de quem seja ateu não é porque olha e pensa nossa religião é o maior problema,não a maioria só não consegue acreditar mesmo e até concorda com vários preceitos religiosos
Era protestante de igreja tradicional e li a bíblia toda 16 vezes. Passei por um período de depressão profunda e nesse período tive uma crise de fé. Não por conta da depressão em si, mas por não conseguir mais acreditar. Foi um dos períodos mais difíceis da minha vida. Porque a minha fé era o que dava sentido a minha existência. Viver para a Glória de Deus sempre foi o meu maior proprósito. E ver tudo isso desmoronando acabou me afundando ainda mais em depressão. Isso só mostra que crer não é uma escolha. Ou você crê ou não crê. Eu não pedi para crer e nem para deixar de crer, mas aconteceu. Hoje estou mais próximo do agnósticismo. Não consigo mais crer no Deus descrito pelas religiões e livros sagrados. Respeito quem acredita e não tenho ódio das religiões. Só não consigo seguir com algo que não faz mais sentido pra mim.
Se tu leu toda 16 vezes já leu muito mais que eu que sou protestante há 10 anos, pela graça de Deus. Concordo que crer não é uma questão de escolha como ensinam alguns mercadores da fé. Tu não é o único que encontrou na fé o sentido para viver, mas certamente tu encontrou um fundamento bem mais sólido que a grande maioria das pessoas, não perca isso de vista. Você já leu sobre a teologia da cruz de Lutero? Vou deixar o link aqui: www.monergismo.com/textos/cruz/teologia_cruz_lutero_shaw.pdf Deus nos abençoe! Abraço!
Depois pesquise o conteúdo do Samuel (que tb já foi ateu) aqui no YT, chama Multiverso da Bíblia, talvez ajude você. 🙏🏻>>> pesquise pelo vídeo dele "refutando o gnosticismo, ateísmo e as 10 perguntas mais difíceis da Bíblia".
Fingi que acredita em Deus por alguns anos da minha vida, depois caí na real e percebi que era meramente coisa da minha cabeça. Não saio por aí falando que sou ateu porque é muito traumático socialmente, mas estou muito bem com a minha falta de crença, vivo sem muletas. Geralmente as pessoas só creem em Deus quando algo de bom acontece na vida delas, quando não acontece, ignoram a “falta de ajuda” de Deus e ficam nessa se enganando.
Comigo foi o contrário. Também fingia que acreditava em Deus, mas com o tempo caí na real e vi que Ele realmente existe. Foi libertador! Vivo leve como uma pena e isso fez toda a diferença na minha vida. Sério. Mudou TUDO. Só desejo que você também o encontre de verdade. ❤
Tudo na vida do homem são muletas, o medo de perder a família, o medo de não dar certo na profissão, a verdadeira liberdade é uma mera abstração ilusória que a mente cria para tentar te aliviar da dura realidade.
Lembro me qdo vc passou no concurso do TJ e agradeceu muito a Deus pela conquista. Continue sendo grato. Jesus Cristo é o único caminho, não há salvação por meio de outro Deus.
Sou cética e bem tranquila com isso. Já acreditei e isso não me levou a lugar nenhum, então não faz falta. Prefiro fazer o bem sem esperar nada depois, recompensas, reconhecimentos.
Muitos acreditam que ser cético é a liberdade, mas o que é liberdade senão uma mera abstração ilusória da mente que busca a todo custo nos enganar ofuscando a realidade. Assim como Descartes, penso logo existo, então essa é a única certeza? Nietzsche mesmo rebateu, quem garante que vc é responsável pelo que está pensando? Quem garante que isso é real?
@@Pain-lr1fd Digitou e digitou, mas não escreveu nada. Me diga: qual é essa realidade ofuscada pela liberdade? Boa sorte tentando alcançar a verdade com essa ideia "Quem garante que isso é real?"; daqui a pouco vai dizer que vivemos em uma simulação.
@@неттерпения Lembre-se que o que você afirmou não passa de uma mera opinião, e não a realidade 😅 se o que eu escrevi pra vc não é nada, o problema é todo, se nao é capaz de interpretar algo, o problema é seu. Se nem ao menos vc entendeu o que eu escrevi, pq vou perder meu tempo te explicando? Se estudasse um pouquinho de filosofia, talvez entenderia, passar bem 😘
Sou Espirita e adoro diversas religiões. Leio livros de Chico Xavier e admiro demais seus ensinamentos e o contato com espíritos, fora que se faz muita ajuda em centros espíritas, é um oportunidade de ajudar/ser ajudado e se sentir melhor. Para quem quer começar a estudar ou conhecer um pouco a respeito, indico o Livro dos Espíritos e Nosso Lar, para começar a aprender, depois tem a continuação da coleção de André Luiz, (a qual Nosso lar é o primeiro, mas tem uns 10 livros) e o restante das Obras básicas, são uns 6 livros grandes.
Já comecei uma pós em Antropologia da Religião e o nome disso é "Bricolagem Religiosa" onde a pessoa experimenta várias religiões e guarda pra si o que ela concordou e com o tempo cria uma religião nova (haverá um conflito de lógica nisso conforme você mesmo falou) que só existe na mente dela ela e só ela é adepta. Toda a religião exigirá uma certa renúncia, adequação de caráter e mudança da maneira de pensar, por isso numa era de relativismo cultural (onde cada um cria a própria verdade) fica mais fácil essa bricolagem ocorrer. Mais uma vez te recomendo ler livros de apologética cristã, cosmovisão cristã e teologia filosófica para conciliar fé e razão até onde podem ser conciliadas a partir daí somente a fé.
também já fui muito inquieta nesse sentido de querer achar um sentido pra vida. hoje em dia, depois de ter passado por uma experiência que eu poderia ter morrido, eu acredito que a vida seja sobre ler bons livros, ver bons filmes, consumir arte, admirar a natureza, cultivar boas relações, amar, viajar...é sobre viver bem e o máximo possível, sem destruir nossa saúde nem o mundo ao nosso redor. infelizmente nem todo mundo tem esse privilégio. quase morrer te faz pensar no que você gostaria de ter feito, ou feito mais, pra aproveitar a sorte de estar vivo.
Me identifico com você. Hoje, estou no budismo zen. O que eu gosto no zen é que não temos crença em nenhum deus, e que não é uma religião para adorar, e sim um meio para diminuir o sofrimento que a própria vida causa, através da meditação, da contemplação do próprio silencio, no aqui e agora 🙏🏼
nao tem DEUS mas tem liturgia, dogmas e etc, budismo é religião também, essa galera tem que estudar, tem misticismo e etc...se ta te fazendo bem ok continue...
Oi Hugo! Me identifiquei 100 por cento com esse seu relato. Fui completamente ateia por 10 anos e foi um período difícil e solitário, mas uma coisa que me ajudou a passar por esse período foi a música. Me lembrei que algum vídeo seu você disse que tinha essa relação meio transcendental com a música, que se emocionava e tudo o mais e é algo que aconteceu e ainda acontece muito comigo, quem sabem você faz um vídeo futuramente falando sobre isso, vai ser interessante. Abraços!
Vídeo interessante, seus vídeos tem sempre um conteúdo atual e relevante . Eu me defino como um poliespiritualista , não sigo uma religião específica mas adoto alguns ensinamentos de algumas religiões ou doutrinas que me identifiquei ao longo de anos de leituras e pesquisas, a reverencia , devoção e o amor a natureza e seus ciclos cuja fonte a Wicca e o xamanismo me ensinou . A riqueza das filosofias orientais como o budismo e o taoísmo cuja prática da meditação e visão de mundo me ajudou muito superar momentos difíceis e me manter centrado. Minha crise com o cristianismo adveio da adolescência onde me descobri homossexual e pra mim essa religião nunca me amparou em nada pois me via como um pecador condenado ao inferno. Acredito que cada um deve buscar seu caminho e ter um senso de propósito maior, isso nos fortalece e ampara.
Religião/acreditar em Deus é usar um óculos cor de rosa onde se vê as coisas distorcidas, já convivi com pessoas bem religiosas que era bem nítido a felicidade e a paciência por acreditarem que tudo estava sendo "cuidado por um ser divino", assim como algumas amarguradas por "Deus ter escolhido" aquela vida para elas. Já sofri muito com desesperança e pessimismo por ser ateia, mas depois que aceitei o acaso e que as minhas ações vão influenciar em uma alguma porcentagem do que vou conseguir e o que vai acontecer comigo, não me entristece mais, aliás, eu era muita mais infeliz quando "acreditava", pois me sentia pressa e com um eterno medo de ser punida após a morte. Hoje sou feliz aceitando minha finitude e que o que importa é apenas o que vivo nessa vida.
sua linha de raciocínio faz muito sentido e ele é explicado por várias doutrinas. a fé, portanto, é uma decisão: ela se fortalece com o passar do tempo, com esforço e reconhecimento. religiões foram criadas apenas para separar os homens deles mesmos e de outros, além de nos mantermos alienados e aprisionados na ilusão. a espiritualidade é um meio de nos conectarmos com essa força divina de nós mesmos e curarmos memórias de quem um dia já fomos, nos libertando do inconsciente individual e coletivo, que é o sofrimento. espiritualidade não é brincadeira, quem vê não consegue 'desver' e segue firme no caminho do amor, ou pelo menos deveria, até porque somos todos um. um abraço hugo!
Amigo, já tem um tempo que me tornei agnóstico. Foi a melhor coisa que me aconteceu em anos. Minha vida está muito mais leve. Me libertei dos grilhões das religiões.
Sou cético e não vejo problemas. A inclinação natural do ser humano é a carência e a dificuldade de encarar que vc não importa nada para a natureza ou universo. Apenas a sua família e amigos sentirão falta de vc(e por um tempo). Em 2ou 3 gerações vc desaparecerá , como se nunca tivesse existido (pelo menos a grande maioria de nós). E tudo bem!!!! Isso é libertador, pois podemos nos arriscar sem medo da punição eterna. E mesmo que exista algo além do físico, isso importa pouquíssimo no mundo terreno. Assim, viva a vida e estrague ela do jeito que vc quiser. E o propósito é vc que escolher, não há nada a priori. Por isso, respeite a decisão dos outros como se fosse a sua, pois não existe decisão certa ou errada, apenas ações e colaterais das suas escolhas. Amo a vida desse jeitinho!❤
Nietzsche era mais profundo, ele dizia pra não buscar sentido na vida porque não precisamos encontra-lo. E sim devemos criar nosso próprio sentido, não acatar sentidos impostos por crenças sem sentido. Por que o homem iria procurar sentido na vida se ele é capaz de criar o seu?
Sou crente em Jesus. Todo ateu tem meu maximo respeito. No meu canal tenho compartilhado minha experiência nos últimos 10 anos ter enfretado 7 cânceres da minha esposa. Tenho uma vida penosa. E tá tudo bem. A clareza do meu destino me sustenta ⭐⭐⭐
Marx já dizia: "A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, e a alma de condições desalmadas. É o ópio do povo." Ela não surge porque o ser humano tem uma “necessidade intrínseca” de acreditar no transcendente, mas porque a realidade material cria sofrimento e incerteza. A religião oferece consolo, sim, mas ao mesmo tempo desvia a atenção das causas concretas da opressão, como a exploração de classe e a desigualdade.
Eu fui criada 20 anos na assembleia de Deus. Saí e não me arrependo, mas 20 anos faz ficar uma falta. Infelizmente os que as igrejas têm feito me faz sentir falta, mas as mesmo tempo não querer chegar bem perto. A questão é que tive e tenho minhas dúvidas sobre Deus, mas sigo tentando acreditar. Comecei a fazer teologia e faço meu culto.
Sou ateu desde os 14 anos, mas desde que entrei na área da saúde venho acompanhando a literatura sobre os benefícios da espiritualidade. Comecei a ficar com isso na cabeça por um tempo, até eu ler o livro despertar do filósofo e neurocientista Sam Harris. É bem interessante a forma como ele desvincula a espiritualidade da religião e para mim foi uma luz no fim do túnel, saber que posso encontrar formas de sustentar a realidade sem precisar acreditar na parte fantasiosa.
Me sinto mais ou menos igual a vc. Tenho 30 anos e nunca consegui pertencer a nenhuma religião, na adolescência eu cheguei a acreditar muito no espiritismo, mas logo depois minha natureza de questionar e racionalizar tudo me fez descrer. Eu entendo a importância da religião como vc explicou, mas n tenho essa vontade de ter uma n. Eu entendo a falta de propósito na vida e os conflitos internos que isso traz, mas com o tempo eu fui aprendendo a buscar propósito naquilo que posso controlar, na minha saúde, na minha família, em melhorias pessoais me torando um ser humano melhor para quem eu amo, e isso vem sendo o suficiente para mim. É claro, no fundo eu gostaria que houvesse um sentido maior para a vida, mas se n há o que podemos fazer.
Você procura pelas respostas certas (e, parabéns por isso), mas não sai da mesma página. Assim você não vai encontrar suas respostas mesmo. Já leu sobre a alegoria dos prisioneiros da caverna de Platão? É exatamente isso! Já que gosta de questionar, indico você ir no conteúdo do DNA ciência de Deus ou no Multiverso da Bíblia. Ah, e pesquise sobre preexistência (não é espiritismo).👇🏻 ruclips.net/video/hGTWS4GkEZs/видео.htmlsi=l2ibn5oVnSsOKC49
@@danieleoliveira3341Em todos os comentários você está tentando mudar a verdade que cada um tem. Eu pergunto a preço de que ? Cada um segue o que mais acha coerente.
@@vitoriakaroline5790 Nós vivemos em uma era de superficialidade. E a questão é: se você não ENTENDER a glória de Deus que é manifesta nas escrituras, como alcançar a resposta, a vida, a redenção? Existem muitas pessoas endurecidas que, na verdade, são ignorantes -- e não duros de coração. Eu apenas estou cumprindo uma missão, e fazer missão significa comunicar a verdade de Deus aos homens. Entenda, eu não forço ninguém a nada, mas existe a sede. A fonte da água está disponível, mas só bebe dela quem quer.
@@vitoriakaroline5790 Nós vivemos em uma era de superficialidade. E a questão é: se você não ENTENDER a glória de Deus que é manifesta nas escrituras, como alcançar a resposta, a vida, a redenção? Existem muitas pessoas endurecidas que, na verdade, são ignorantes -- e não duros de coração. Eu apenas estou cumprindo uma missão, e fazer missão significa comunicar a verdade de Deus aos homens. Entenda, eu não forço ninguém a nada, mas existe a sede. A fonte da água está disponível, mas só bebe dela quem quer.
@@vitoriakaroline5790 Nós vivemos em uma era de superficialidade. E a questão é: se você não ENTENDER a glória de Deus que é manifesta nas escrituras, como alcançar a resposta, a vida, a redenção? Existem muitas pessoas denominadas endurecidas que, na verdade, apenas não têm as respostas -- e não são duros de coração.
Me percebi ateu ainda menino, quando disse pra minha família que não queria ir a igreja porque prefiria ficar no meu computador (eu tinha 10 anos). Hoje, depois de 15 anos, nada mudou, além do fato de meu raciocínio crítico estar mais apurado e entender que fé é algo que ou você tem ou não tem. Mas meus pais continuam orando por mim e continuam me persuadindo a me converter, pois eles mesmos me disseram aos 16 anos que aceitavam eu ser gay, mas ateu jamais. Nem mesmo o medo (que pode ser irreal) de perder o amor deles me fez ser diferente a esse respeito.
Sou cristão e creio que há um Deus que fez todas as coisas com plena perfeição e o homem a sua imagem e semelhança para refletir o criador demonstrando para nós que não somos obra do acaso e que sem ele nada do que foi feito se fez. pela Fé que é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem é que nos traz essa certeza. Deus abençoe cada pessoa que tem dúvida em seus corações ilumine a mente dos meus irmãos que ainda não consengue crê em ti que venha receber da vossa parte o Dom da Fé que vem de ti para que eles possam crê no teu nome Assim de suplico oh pai em nome de Jesus. Amém!
Fé não é firme fundamento de nada. Fé é crença. Se fosse fundamento de alguma coisa, poderíamos dizer que todas as outras religiões estão certas, pois tem fiéis com muita fé.
Eu passei a acreditar que existia um mundo além do físico quando tive projeção astral. Eu fui criado em uma família evangélica, mas nunca fui de ir muito a igreja. E em 2011 tive essa experiência que me acompanha até hoje. No início tive muito medo por ser algo novo e desconhecido pra mim. Porém, ao longo do tempo, fui estudando mais sobre espiritualidade. Eu não sigo nenhuma doutrina, até o momento não tenho nenhuma religião definida e acredito que não terei. As únicas coisas que acredito hoje é que existe algo depois da morte. Que Deus é a fonte de tudo. Que Deus é amor, e que se Deus é amor nada ao contrário disso poderia ser criado, logo a maldade do mundo não faz parte do ser humano, pois carregamos dentro de nós parte de Deus. Então nenhuma pessoa é má por essência, ela se torna má pelo sistema atual do mundo, pois ilude as pessoas fazendo com que elas deixem de enxergar a luz que carregam. Então cabe as pessoas conscientes resgatar as pessoas manipuladas pelo sistema atual da sociedade. Temos que amar o próximo, e entender que o outro também sou eu. Devemos jogar luz para as pessoas que vagueiam na escuridão pra que elas consigam enxegar o caminho do qual elas se perderam. Vivemos em um sistema egoísta, no qual a vitória de uma pessoa depende do fracasso de outras. Que uma pequena parte acumule riquezas e mais riquezas e a maioria não tenha o básico. Minha filosofia hoje é obter conhecimento pra instruir as pessoas a seguirem o caminho do amor, que vida boa é uma vida simples. Que a morte não é o fim de tudo. E que nosso compromisso é com a humanidade.
Sou católica, cresci em família católica e nesse meio muitos de matriz , tenho muito respeito. Amo a Sagrada Família que pra mim tem uma simbologia maravilhosa, após muitas vivências de minha fé ela só aumenta, porém não ando mais envolvida como antes só frequento as missas mesmo.
Se frequenta as missas tá ótimo, eu nem isso fazia. Depois de um tempo comecei a frequentar regularmente, confessar... isso me salvou de mim mesmo. Apenas continue que Deus sabe o que faz
Se não fosse uma experiência que tive na infância, hj eu seria completamente ateu... consigo facilmente entender as pessoas que não tem uma fé, pois não fosse um episódio antigo eu tbm não teria
@@danielmb01 mas eu não virei crente. em momento algum falei isso... só disse que aconteceu um evento ruim comigo e passei a acreditar que existe algo sobrenatural... não estou tentando convencer ninguém, diferente de vc
uai, eu nao tenho religiao mas acredito que nós humanos estamos aqui na terra pra evoluir. pra mim é inconcebivel tudo isso aqui ser fruto do acaso. eu ja fui ateu, agnostico e hj cheguei a conclusão de que existe algo.
Crença nunca levou ninguem a lugar nenhum, além do sofrimento emocional e violência pura e simples. O que você anseia é uma experiência espiritual rela, profunda - e existem várias maneiras de experimentar isso. Mas nenhuma delas delas passa por crenças, dogmas ou livros sagrados. É interno e é acessivel à todos. E uma vez que você viva a transformação interna da experiencia com o mundo espiritual, do que valerá crenças? Acreditar em X ou Y? Crê é diferente de VER. Vá e viva por si mesmo, ignore todas as outras versões do fato. Esse é o caminho para a Verdade.
o problema da religião é um problema muito grande que Jesus teve que combater na época que ele viveu, se você ler os evangelhos irá notar que Jesus tinha 3 tipos de pessoas que andavam com ele, primeiro a multidão que queria receber os milagres, ou seja, apenas interesse, tinha os discípulos que queriam ser diferentes e servir a Cristo e tinha os 12 apóstolos que eram como irmãos de Cristo, então hoje mesmo no Cristianismo vemos mais pessoas com interesses pessoais do que pessoas que querem ser amigos ou irmão de Cristo, para mim por muito tempo ser cristão era apenas ir na igreja e hoje conheço a Cristo e ao invés de ser apenas mais um na multidão eu quero ser como Cristo e para isso não quero glória para mim e sim para ele, por isso muitas pessoas hoje tem raiva dos crentes e cristãos pois a maioria nem é servo de verdade e sim mais um sangue suga querendo algo em troca para se beneficiar e acredito que em várias religiões tem muitas pessoas assim, com isso concluo que sinto muito pela religião ser assim no mundo onde mais atrapalha do que ajuda.
"Mas como? Morrer sem ter entendido? Mas isto é de estarrecer! É indigno do ser humano não ser capaz de compreender nada da vida." (Clarice Lispector, Um Sopro de Vida).
Amigo, eu era assim, exatamente assim. Meus pais eram ateus, ambos professores de biologia. Pode parecer clichê, mas apos coemcar a beber Ayahuasca na UDV, não só passei a acreditar, mas como vi e vejo Deus todos os dias. Levei meus pais que eram Ateus e todos tambem chegaram a mesma conclusão que eu. Antes eu lia livros, Lewis e etc, mas tambem nao achava esse Deus. Só com o chá consegui localizá-lo e constatar sua veracidade.
Boa tarde! Eu mesmo me declaro ateu, desde os meus 13 anos, hoje eu tenho 37 e continuo ateu, até que me provem o contrário. Me tornei ateu observando o mundo ao meu redor. E estou bem assim!! Fui criado em um lar de católicos não praticantes. O pessoal aqui de casa recebeu muito bem quando disse ser ateu. As pessoas necessitam crer em algo, crer em algum ídolo, algum animal, pessoa e etc. E assim caminha a humanidade. Estou lendo a Bíblia por curiosidade, estou em 2 Reis(em outro momento eu conto o que estou achando dos textos sagrados rs). Mas depois pretendo ler os textos apócrifos e o alcorão também. Acho que as religiões orientais devem ter uma outra pegada diferente das religiões monoteístas. Sou pessimista! Um pessimista intelectual, do tipo que não vê uma solução para os problemas que a humanidade criou. Não acredito em vida após a morte nem nada do tipo. Morreu acabou! Como disse, estou bem assim!
Posso te perguntar o que vc achou dos textos da bíblia? Eu comecei lendo com muita fé mas ao longo da leitura muita coisa me pegou e fiquei meio desanimada pra continuar.
@mariajuliax Boa noite! Claro! Eu estou em 2 Reis. O que estou achando? É um livro comum, que retrata mais ou menos a vida daquele povo naquela época. As historinhas são simples, nada de magnífico. Eu até me pergunto, qual a necessidade de alguém gastar tempo e dinheiro naquela época para escrever aquilo?? Ou qual a necessidade de alguém andar com a bíblia debaixo dos braços hoje em dia? Sei que tem uma imensa importância histórica, uma imensa importância para as pessoas e que moldou nossa sociedade. Estou lendo por curiosidade mesmo (sem fé rs), porque depois eu pretendo ler outros livros sagrados como o alcorão e até os apócrifos da Bíblia. Espero que você volte a ler a bíblia. Leia como curiosidade.
@@victorhugo7289 boa noite, achei interessante sua crítica, eu entendo os mais religiosos que sempre carregam a bíblia pq ela representa a fé delas, e a parte que eles mais focam é a de Jesus, que pra mim, é a mais impactante e a que eu mais gosto por ser bem diferente do tradicionalismo do antigo testamento. Mas vou continuar lendo sim, tem muitas coisas sobre que eu quero conhecer e entender melhor.
@@mariajuliax Eu também estou ansioso para chegar nos evangelhos de Jesus, nas cartas de Paulo... Tem uma coleção de livros chamada "As grandes ideias de todos os tempos". Acho que é isso. Nessa coleção, tem dois livros que eu destaco: "O livro das Religiões" e o "livro da Bíblia". No livro da Bíblia, o autor explica detalhadamente do Gênesis ao Apocalipse. Estou curioso para ler depois que eu terminar de ler a bíblia.
@@victorhugo7289 sou suspeita a falar rs, mas mesmo vc não sendo religioso acho que pode gostar muito do novo testamento, principalmente os evangelhos. Os livros que vc citou parecem interessantes, vou pesquisar sobre eles.
Acho que precisamos encontrar a paz dentro de nós mesmos, é difícil, mas parece ser a atitude mais honesta na minha opinião. Sou entusiasta de algumas religiões, mas não consigo acreditar em nenhuma porque eu teria que crer em coisas sobrenaturais.
Hugo, vou te falar, sai dessa de tentar racionalizar a religião ou tentar crer em Deus. Ore, mesmo sem compromisso, para ter experiências com Deus. Porque quem chega ao espiritual por intelectualidade pelo mesmo fator em algum momento vai se afastar. Eu também era assim, tentando entender tudo e cada dia mais confuso, até o dia que passei por situações difíceis, pedi ajuda a Deus e tive experiências sobrenaturais tão profundas que nenhum argumento ou problema da vida conseguem me fazer duvidar. De forma simbólica, posso afirmar que antes conhecia a Deus só de ouvir falar, mas agora os meus olhos o veem.
Eu sou Católico Franciscano. Para quem não conhece, na igreja católica cada Santo meio que representa os propósitos de vida que escolhemos seguir. No caso de São Franciso é a valorização do fazer um bem ao próximo. A oração de São Francisco é uma das orações mais bonitas da igreja na minha opinião e eu tenho como um mantra. Felizmente me sinto muito acolhido pela igreja católica, porque ela é simples. Ela não te obriga nada, ela só tem os preceitos do que é o bem e diz para propagarmos o bem. Eu por exemplo não gosto de ir a missa e não sou menos católico por isso. Mas, por exemplo, ano passado, minha avó faleceu, e a família ficou extremamente com a sensação de vazio. Depois da missa de sétimo dia, todos entenderam o momento da passagem. Foi um choro de tipo "eu entendi o que foi a vida dela" e o seu propósito foi cumprido. Eu espero que você encontre continue nessa busca e encontre um grupo que se sinta acolhido e que sua fé, no que quer que seja, lhe dê a paz e o bem que busca. ❤
poxa mano, entendo sua visão, mas ir a missa é um dos mandamentos da Igreja, é o sacrifício de Cristo acontecendo na sua frente, o maior doa sacramentos, é a fonte da vida cristã
@Eduardo-j1j Sei que alguns católicos criticam eu não gostar de ir a missa, mas isso é problema de cada um. De acordo com meus princípios, Deus está comigo em todos os momentos e não apenas na missa. Aliás, ali é o momento que menos sinto a presença dele, raras exceções. O bom da igreja católica é isso, ela não exige, ela é apenas crer. E isso para mim é a minha fé. Deus é comigo, ele não me exige nada, não me julga e é o puro amor. Os julgamentos podem vir do mundo, mas nada me atinge 👍
@@dicadoleandrocuidado pra não se enganar nessa ideia hedonista. Seguir a Cristo é viver em sacrifício também. Ir a missa é um desses sacrifícios. Deus é amor, mas ele tem as regras dele
Sim as crenças das pessoas tbm está muito ligada a onde ela nasceu, família, escola, social, experiências, estudos, por aí vai. Uma pessoa que nasceu na Suécia vai ser ateia, já a que nasceu no Irã vai ser islâmica. No Brasil a probabilidade maior de ser cristã
Pra mim é uma escolha, afinal vc pode acreditar ou nao. Ou seja duas opções. Agora se vc so tivesse uma possibilidade ai sim ate concordaria. Ainda que fosse obrigado a acreditar se tem mais de uma opção e vc conhece é escolha!
Acreitar não é tao fácil assim, não é uma escolha. Eu tento acreditar mas tenho tantas dúvidas que no fim acho que não acredito em nada. E não é por falta de esforço. E cresci em um ambiente cristão, cresci na igreja @@anderson4692
Olá, Hugo! Parabéns por essa reflexão Minhas opiniões: em primeiro lugar, é evidente a existência de um Criador! Ainda mais: um criador amoroso, que fez tudo belo. O nosso planeta tem tudo que precisamos para vivermos e ainda mais: para nos alegramos! Impressionante variedade de cores, alimentos e etc! Então é evidente a existência de um criador amoroso! Agora partindo do príncipio que o Cristianismo é a religião verdadeira, faz sentido concluir que alguma denominação cristã é a religião verdadeira! Com toda sinceridade, apesar de eu ter pé atrás com todas, as organizações religiosas Testemunhas de Jeová e Mórmons parecem ser as que mais se aproximam do cristianismo praticado pelos Apóstolos de Jesus (conforme descrito no novo testamento) Pra mim, mais absurdo do que ser ateu, é se dizer Cristão e não participar de alguma religião organizada (que é a base do novo testamento, "reuniões, associações entre irmãos de fé, etc") Mais ou menos isso meu amigo rsrs! Valeu
Que vídeo satisfatório de assistir! Só os ateus sabem a pressão social que é se assumir ateu Você se sente obrigado a acreditar numa coisa que simplesmente não faz diferença pra você! Já fui um ateu ríspido, daqueles de querem questionar e debater Hoje, aceito muito bem qualquer religião Só me irrito com a galera que tenta impor sua religião aos outros (coisa que MUITOS fazem)
Estou vendo comentários de pessoas falando de grilhões e tal,Deus não coloca grilhões em ninguém, ele apenas não quer que vc faça coisas que te prejudique, pois ter uma vida livre de verdade é em Cristo sendo um homem melhor a cada dia
Seu canal é muito bom. Ter coragem de falar “eu sofro algumas consequências de não ter religião” é raro. Eu me identifico muito com o que você falou. Já fui ateia, me converti ao cristianismo, virava a noite lendo a Bíblia, estudei muita coisa, mas não consegui acreditar em tudo e achar tudo belo naquela religião. E não consigo fingir para mim mesma que acredito. Ao mesmo tempo, o niilismo não me faz bem, eu preciso que a vida seja um pouco mais do que só o material. Mas vi o lado bom da religião, por isso penso como você: queria ter uma religião. Kk
Deus é uma experiência, não é algo puramente racional (também não é puramente emocional). Sou evangélico e comecei a acreditar em Deus quando senti uma Paz inexplicável ao ouvir a mensagem do Evangelho. Por isso, respeito quem ainda não teve uma experiência com o sobrenatural.
Hoje em dia sou agnóstica. Fui cristã até o começo da minha juventude,mas depois de um certo tempo percebi que nada daquilo tinha sentido. E eu só era cristã por causa dos meus pais. Hoje tenho uma vida plena, e sei que a coisa mais difícil é manter se consciente
Fala hugo!! Indico o canal do antonio carlos costa, tem uma playlist chamada "porque sou cristão" É uma outra perspectiva claro, mas ele é um cara bem inteligente, acho que vc curtiria o canal dele, na moral msm.
Só queria saber como um ateu casa, porque 90% das pessoas convidadas para o casamento acreditariam em algo, dira que seriam metade crente metade católicos. O Ateu ia casa na igreja ou só no papel mesmo? Por que casar em igreja importa, porque casamento importa? 🙃
Achei muito interessante essa discussão e tmb já pensei em vários desses pontos e me sentia estranha por não ter ninguém ao meu redor que me entendesse. Eu nasci na igreja católica, participava de tudo e não tinha questões sobre isso, até que no início da vida adulta comecei a ver muitas incoerências da sociedade, me abri a estudos de biologia, filosofia e fui entendendo mais sobre o mundo e quando lia a bíblia tinham muitas coisas que eu não entendia e pensava diferente. Enfim, mas eu nunca deixei de frequentar a igreja pq não quero acreditar que não existe nada, mas ao mesmo tempo não tenho tanta fé como as pessoas da igreja. Mas gosto muito da figura de Jesus, tento levar seus ensinamentos pra minha vida e tentar ser uma pessoa melhor.
Hugo, são muitas vozes falando contigo e como bons pensadores devemos prezar pela simplicidade, um pequeno adendo não estou tentando converter ninguém aqui, CS Lewis tem o seu livro "Cristianismo puro e simples" não digo para acreditar na fé cristã, longe disso, mas de fato há a existência do que Jung chamava de Numinoso. Existe um debate muito forte que você coloca que parte do debate sobre o monismo e também sobre o dualismo e que nenhum dos dois venceu, temos na verdade uma grande relação semântica entre cada um, a grande questão é essa. No campo da filosofia seria interessante ler os que não consideram o materialismo como Saul Kripke. E sobre o niilismo, a tentativa de matar o amor foi ótima, porém, ainda amamos. Mas é isso irmão tmj! - DE NOVO, NÃO ESTOU TENTANDO CONVERTER NINGUÉM -
Eu acredito e busco a minha fé, mas não valorizo a religião. Entendo e já vi a ação positiva que a religião pode exercer na vida de um indivíduo, mas o "encaixotamento do pensamento" sempre me angustiou. Ah, e consigo me perfazer muito bem de cristão. Não vejo como algo ruim ser identificado como um.
Penso como vc. Ao mesmo tempo me frustro por não conseguir acreditar. Religião quando não usada de má fé é uma ferramenta muito importante na sociedade ajuda muitas famílias vulneráveis em estado de depressão por exemplo a se reerguer a não desistir, promove a comunhão das pessoas a se ajudarem pelo simples fato de acreditar que há alguém com planos divino olhando por nós. Mas no final morremos cedo ou tarde com as mesmas angústias que passamos a vida toda. Será pq fui ateu? Será pq não orei o suficiente? Pq será? Sei lá sei lá sei lá.
Dos 16 aos 21 anos, eu frequentava uma igreja. Mas vivia com uma pressão enorme, medo de errar, medo de sujar a imagem de Cristo. Exemplo: 'Olha lá o cristão, que fez isso e aquilo.' Medo do inferno, medo do demônio, me sentindo o pior pecador do universo e sempre me sentindo observado por algo. A igreja que eu frequentava era muito rígida; era proibido ter amigas, proibido sair sozinho com elas, proibido usar brinco, corrente, blusa sem manga. Eu vivia me escondendo dos irmãos da igreja. Graças a Deus, hoje eu não frequento igrejas e não sinto falta. Minha ansiedade melhorou bastante, mas sei que existe algo do outro lado, pois tive uma experiência aterrorizante, porém se não fosse isso eu seria agnóstico, ateu etc.
Hugo, tenho essa inquietude dentro de mim. Hoje nao consigo acreditar em nada. Ja fui muito de igreja, mas os fatos me provam o contrario. Sempre falo: quando morrer vou ver qual deus/religiao é verdadeira. Nao me considero ateia ou agnostica. Apenas sem religiao.
Vc expressou exatamente o que sinto , fui criado dentro desse "caideirao" religioso brasileiro . Tenho 30 anos e simplesmente nao me cabe mais crer em praticamente nada , entendo a questao de pertencimento coletivo nisso mas eu mesmo só consigo sentir uma relação carinhosa pela umbanda por exemplo e gosto dos ensinamentos budistas , mas crer no mundo sobrenatural eu me abstenho totalmente !
Meu filho oro para que você se encontre. Todo ser humano precisa do senso de pertencimento. Você está muito perdido e isso não é bom. Respeito demais a filosofia, fiz 5 anos de Teologia e durante todos esses anos tive aula de filosofia. Mas a maioria dos filósofos não acreditam em nada. E acho que isso mexeu muito com você. Mas independente do que você acredita saiba de uma coisa: Deus te ama muito e eu também! Ele é tudo e sobre tudo. Que Deus te ilumine para que você possa ter um verdadeiro encontro com Ele.
Ao meu ver nos não fomos projetados para conhecer o universo, se você parar para pensar o propósito é a terra, e não o universo, seria tipo um software de modelagem
Já tive - quem sabe eu ainda tenha - a mesma inquietação em relação ao tema. Eu noto/notei que é uma questão muito particular e que fazer parte de uma confraria não é algo essencial desde que você conserve algumas práticas/princípios, no meu caso, de caráter humanista - se é que a definição é suficiente para resumir uma forma de viver. A tal da negação inicial da religião é algo que, hoje, eu encaro como os estágios do luto, mas que eu percebo que tende a passar conforme o tempo, maturidade, responsabilidades e a noção de finitude que a gente não tem no inicio da vida adulta. Hoje eu gosto de assistir palestras espiritas, tenho um profundo respeito por religiões de matriz africana entre tantas outras vertentes religiosas, pois, em essência, no irredutível, eu tenho a sensação que há alguma coisa comum entre todas todas elas como uma espécie de caminhos diferentes para se chegar a uma mesmo local e consigo conviver bem com isso.
Eu estou num nível que acredito em tudo e não discordo de muitas nuances, fui criada em lar católico depois minha família migrou pra comunidade evangélica... digamos que estudei a bíblia por muito tempo acredito em muita coisa que está escrita lá mas sigo o que jesus pregou em certa parte. Eu me daria bem no meio de muitas comunidades, evitando a direita e extre-direita é claro, nada que é ensinado ali me incluí então evito kkkk Sou do tipo, deixa a correnteza me levar, mas não esqueço que sei nada.
@@danielmb01 eu não preciso ver ou conhecer pessoalmente a sua mãe para ter certeza de que você nasceu de uma. Só porque eu nunca a vi pessoalmente, eu poderia dizer que você não nasceu de uma mãe? Só pq eu nunca vi a mãe ou o pai de milhares de pessoas, eu poderia dizer que nenhuma delas tem pais? Você acha que o fato de não enxergar Deus é suficiente para chegar a alguma conclusão?
@@danieleoliveira3341 Você chega a uma conclusão através de evidências. Todas as conclusões que nós temos são baseadas em evidências. Você não sabe se eu nasci de uma mãe, eu posso ter nascido de um ovo , mas você deduz que eu nasci de uma mãe porque todo mamífero nasceu de uma mãe. Se eu pensar em todas as possibilidades da existência, eu posso acreditar em qualquer coisa, fada, duende, gnomo. Como não há evidência da existência dessas coisas, eu descarto sua possibilidade de existir.
@@danielmb01 alguns querem enxergar algo muito longe, mas o que está na ponta do nariz não vê. Eu já estive nesse lugar, eu tinha olhos e não via, mas hoje vejo claro como a luz do dia! É difícil explicar para um cego, algo que ele não consegue ver. Só no dia em que as escamas dos olhos dele caírem, aí sim ele vai entender as belezas que um dia contavam pra ele. De coração, peça a Deus para se revelar a você (de verdade, peça isso, converse com Ele), talvez assim você comece a entender um pouquinho do que eu estou falando.
virei ateu há um tempinho e achei que iria ter dificuldade com essa questão de enxergar propósito, ate porque cresci no boom nesse papo de coach sobre ter um proposito de vida. Mas to bem comigo mesmo com a ideia de que não estamos aqui por um propósito em si. Só estamos numa passagem pra fazer o que devemos como cidadão e as coisas que queremos. É uma visão que não traz tanto conforto quanto ter um proposito , mas acho que a religião cresce justamente ai na pessoa (nessa necessidade de se apegar em algo/ sentido maior pra conseguir viver)
Uma das coisas que eu acho mais bonitas no ser humano é a capacidade de ter fé. Queria conseguir acreditar em algo que me ajudasse a ver essa existência como algo maior.
O CRER VEM NO OUVIR. ESSE OUVIR É ESCUTAR PRESTANDO ATENÇÃO. A BIBLIA MOSTRA O PLANO DE SALVAÇÃO PARA A HUMANIDADE. E ESSE PLANO SE COMPRIU COM A MORTE E RESSUREIÇAÕ DE JESUS
aconselho pesquisar sobre oq é a fé na visão do catolicismo e o catolicismo em geral, a história da salvação, de Cristo, dos santos, a apologética católica e os argumentos de São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, Aristóteles, serao uma boa leitura/pesquisa
tive uma época em que fui ateia, durou uns dois anos, quanto mais eu pensava mais fazia sentido para mim que depois da morte não existia nada, eu sentia até um certo conforto em pensar que no fim, somos finitos e só estamos esperando nossa vez, porque como tudo no mundo, somos um ciclo que começa e acaba. Mas coincidentemente, essa fase ateia veio numa das piores fases da minha vida, passei a não ver sentido em nada, a ver a vida de uma forma extremamente lógica, a consciência de classe batia feito um murro todo dia e eu via que um fodido continua fodido e nem é culpa dele, as coisas são como são. Quando eu parei pra pensar que se não existe nada e nada faz sentido, pq não procurar um? Se eu precisava de um propósito ( e hoje em dia, eu sei que sou o tipo de pessoa que precisa) pq não arranjar um? Acho que religião, principalmente se você é cético, é uma decisão, é um compromisso, se você sabe que precisa de um motivo, de um propósito para aguentar as coisas e acreditar que vão melhorar, tente buscar acreditar. Hoje em dia eu estou me aprofundando no cristianismo, e sinto que finalmente me sinto melhor e me entendo, eu realmente estou me encontrando no conforto de existir um Deus que me ame, e se me faz bem, então não abro mão. Religião é uma decisão consciente. Às vezes até desacredito, mas eu sei que não me faz bem. É um compromisso que tenho até com o meu bem estar.
Quando se estuda filosofia é praticamente impossível correr junto com a religião, uma vez que sobre o temor maior da nossa espécie, a religião e a filosofia seguem caminhos totalmente distintos!
E se toda a existência estiver total conectada e todo átomo se conecta não importa a sua distância? E se a consciência exita em amplo plano e não somente em nós, onde nós só temos os receptores para entender a consciência, e se toda a existência e consciência seja o que os religiosos entendem como Deus, universo , Cosmo?
Fala Hugo, desejo que esteja bem, procure o livro “O Fim da Ilusão” do Autor Fabio Santos, creio que pode ajudar-lo mais sobre este assunto. Vale a pena!
Os livros dele são muito bons, mas alguns conteúdos avançados não são pra qualquer um. Acho que a porta de entrada para a espiritualidade é o espiritismo, que desmistifica o materialismo e o cristianismo. Após ele estará pronto pra outras doutrinas mais complexas.
Hugo, eu acompanho os seus vídeos e gosto bastante do seu conteúdo, e ponto de vista. Essa abordagem de Deus é complexa. Mas para futuros vídeos, desejo saber de você, no que a Filosofia em si (independentemente da abordagem filosófica), poderia contribuir nos dias atuais. Porque confesso que li sobre Platão e não entendi nada. Tentei Sêneca e menos ainda. Agradeço.
Já fui muito "religioso" devido ao meio que eu cresci, mas sempre fui nerd e curto me aprofundar em tudo, inclusive religião e aí que meu comecei a encontrar meu caminho de paz longe da religião. Estudando ciência e religião a fundo, percebi que eram incompatíveis ao máximo e que todas as incoerências advinham de religião. É um baque grande se assumir ateu pra si mesmo e mais ainda pros familiares e amigos, mas nunca estive tão em paz por me fundamentar em verdades e não em crenças. É uma escolha de cada um, tem gente que não consegue ser feliz se o jardim mesmo belo não houver fadas, e tá tudo bem. 😊
Já fui Testemunha de Jeová, quando saí me tornei agnóstica, depois me identifiquei com o espiritismo, hoje frequento a igreja católica com meu marido e me considero espiritualista... É isso, também não consigo me encaixar numa única crença, pois gosto de várias coisas de religiões distintas!
Pq a maioria da esquerda não acredita em Deus?? Pq são materialistas , só acredita no ver , no que senti, no que pega. O universo não é do acaso , não acredito que houve uma implosão, ou origem de microorganismo. A natureza , o homem , a anatomia , todos os órgãos se integram . Existe algo maior , algo espiritual , uma força sublime , que nos faz emocionar , sentir prazer , amar . Deus é nosso juízo. As nossas diretrizes do bem. Ele nos faz ser mais humano . Respeitar o próximo. Sim existe ateu que pensa no próximo. Mas isso é uma virtude divina. Arqueologia descreve Cristo. Fala da sua passagem na Terra. Ele proclamou o amor , a paz o perdão. Mas os homens materialistas se perderam em seus egos , se achando maior que o criador. Mas tiveram o fim. Jesus Cristo há mais de 2000 anos vem salvando e libertando , com seus ensinamentos do seus evangelhos. É algo que não destruído por gerações. E sim vem transformando vidas durante milênios. Acreditar em Deus é ter experiências com ele. E pedir um encontro com ele e colocar Deus em prova. Deus nos traz paz e esperança,. Destruir essa ligação com Deus, é tudo que homem que quer dominar o mundo , e desestabilizar a sociedade. Pq o homem sem o temor de Deus , não tem limites. Tornar uma sociedade materialista , vulnerável e sucetivel a errar. Bem ao modelo de Cuba , Coreia do Norte e Venezuela, onde seus ditadores obrigam a sociedade a adora-lo. Na Coreia do Norte o ditador quer ser venerado pelo seu povo. Em Cuba e Venezuela, as crianças são instruídas desde o colégio a agradecer o regime comunista e adorar os tiranos. Na verdade temos a liberdade em acreditar ou não. O Brasil nos dá essa liberdade. Por todos os problemas que temos . O Brasil ainda é um país abençoado. Pelo o IBGE o país é cristão.
Pra mim, a melhor coisa é acreditar. Pois se eu acreditar que tudo isso qui surgiu do nada e no fim nao tem nenhum propósito, qual a logica disso?tudo é muito perfeito para não ter uma mao por trás disso. Acredito na vida eterna e Que encontrarei o senhor Jesus, pois nascemos para ser eternos e a morte foi apenas um desvio nesse propósito. No entanto, não frequento igrejas e isso me fez ter mais fé ainda. ❤
Hugo, acho que você sofre do que nós - filhos de pastores e crianças que cresceram na igreja evangélica - sofremos: a "culpa" (ainda que camuflada) por trair Deus quando não acreditamos completamente no que nos foi ensinado e buscamos o conhecimento em outras fontes. Essa semana ouvi uma frase que fez muito sentido: pense em Deus como uma grande luz para qual não conseguimos olhar diretamente, tamanha nossa pequenez e entendimento. Assim, Deus se revela a nós por meio de um cristal dilapidado em várias partes, cada parte emitindo um feixe de luz. Cada feixe representa uma religião, e de acordo com nossa posição, enxergaremos Deus de uma forma. Mas se a gente sair dessa posição e for um pouco mais para o lado, poderemos encontrá-lo também de outra forma. Não acho que nenhuma religião ou livro consegue colocá-lo por inteiro lá dentro. Impossível ao ser humano. Espero que a gente encontre paz nessa jornada, e encontre-O caminhando ao nosso lado.
Ai Hugo eu me identifico tanto com você! Todas as suas inquietações, ideias, angústias e posicionamentos ecoam em maior e menor grau comigo. É muito bom saber que temos questões existenciais compartilhadas.
Fé de fato não é escolha, eu entendi isso pois depois que eu perdi a fé, quando eu tinha por volta de 21 anos, tentei acreditar, passei por diversas religiões e não consegui, hoje eu estou bem. Aceitei o que eu sou, sou cética, ateia e tá tudo bem.
Eu acredito que isso seja comum maioria de quem seja ateu não é porque olha e pensa nossa religião é o maior problema,não a maioria só não consegue acreditar mesmo e até concorda com vários preceitos religiosos
Era protestante de igreja tradicional e li a bíblia toda 16 vezes. Passei por um período de depressão profunda e nesse período tive uma crise de fé. Não por conta da depressão em si, mas por não conseguir mais acreditar. Foi um dos períodos mais difíceis da minha vida. Porque a minha fé era o que dava sentido a minha existência. Viver para a Glória de Deus sempre foi o meu maior proprósito. E ver tudo isso desmoronando acabou me afundando ainda mais em depressão. Isso só mostra que crer não é uma escolha. Ou você crê ou não crê. Eu não pedi para crer e nem para deixar de crer, mas aconteceu. Hoje estou mais próximo do agnósticismo. Não consigo mais crer no Deus descrito pelas religiões e livros sagrados. Respeito quem acredita e não tenho ódio das religiões. Só não consigo seguir com algo que não faz mais sentido pra mim.
👏🏽👏🏽
Se tu leu toda 16 vezes já leu muito mais que eu que sou protestante há 10 anos, pela graça de Deus. Concordo que crer não é uma questão de escolha como ensinam alguns mercadores da fé. Tu não é o único que encontrou na fé o sentido para viver, mas certamente tu encontrou um fundamento bem mais sólido que a grande maioria das pessoas, não perca isso de vista. Você já leu sobre a teologia da cruz de Lutero? Vou deixar o link aqui: www.monergismo.com/textos/cruz/teologia_cruz_lutero_shaw.pdf
Deus nos abençoe! Abraço!
@@marcelojhonatan2647 procure o canal do Samuel Benini, talvez te ajude de alguma forma, e as peças comecem a se encaixar.
@@marcelojhonatan2647 procure pelo canal do Samuel Benini, talvez te ajude.
Depois pesquise o conteúdo do Samuel (que tb já foi ateu) aqui no YT, chama Multiverso da Bíblia, talvez ajude você. 🙏🏻>>> pesquise pelo vídeo dele "refutando o gnosticismo, ateísmo e as 10 perguntas mais difíceis da Bíblia".
Fingi que acredita em Deus por alguns anos da minha vida, depois caí na real e percebi que era meramente coisa da minha cabeça. Não saio por aí falando que sou ateu porque é muito traumático socialmente, mas estou muito bem com a minha falta de crença, vivo sem muletas. Geralmente as pessoas só creem em Deus quando algo de bom acontece na vida delas, quando não acontece, ignoram a “falta de ajuda” de Deus e ficam nessa se enganando.
Comigo foi o contrário. Também fingia que acreditava em Deus, mas com o tempo caí na real e vi que Ele realmente existe. Foi libertador! Vivo leve como uma pena e isso fez toda a diferença na minha vida. Sério. Mudou TUDO. Só desejo que você também o encontre de verdade. ❤
@@danieleoliveira3341, obrigado.
“Vivo sem muletas”.
É isso! ❤
Esse teu comentário me lembrou muito os escritos de Nietzsche. Acontece que Nietzsche tirou tanto as “muletas” que deu no que deu no final da vida
Tudo na vida do homem são muletas, o medo de perder a família, o medo de não dar certo na profissão, a verdadeira liberdade é uma mera abstração ilusória que a mente cria para tentar te aliviar da dura realidade.
Lembro me qdo vc passou no concurso do TJ e agradeceu muito a Deus pela conquista.
Continue sendo grato.
Jesus Cristo é o único caminho, não há salvação por meio de outro Deus.
Pessoas mudam
"Senhor, ajuda-me na minha incredulidade" (Mt 9:24)
Essa uma exclamação muito sincera e verdadeira desse pai... ele quer crer, mas não consegue, mas ainda assim ele sabe que há algo/Alguém maior.
Sou cética e bem tranquila com isso. Já acreditei e isso não me levou a lugar nenhum, então não faz falta. Prefiro fazer o bem sem esperar nada depois, recompensas, reconhecimentos.
Muitos acreditam que ser cético é a liberdade, mas o que é liberdade senão uma mera abstração ilusória da mente que busca a todo custo nos enganar ofuscando a realidade.
Assim como Descartes, penso logo existo, então essa é a única certeza? Nietzsche mesmo rebateu, quem garante que vc é responsável pelo que está pensando? Quem garante que isso é real?
@@Pain-lr1fd Digitou e digitou, mas não escreveu nada. Me diga: qual é essa realidade ofuscada pela liberdade? Boa sorte tentando alcançar a verdade com essa ideia "Quem garante que isso é real?"; daqui a pouco vai dizer que vivemos em uma simulação.
@@неттерпения Lembre-se que o que você afirmou não passa de uma mera opinião, e não a realidade 😅 se o que eu escrevi pra vc não é nada, o problema é todo, se nao é capaz de interpretar algo, o problema é seu.
Se nem ao menos vc entendeu o que eu escrevi, pq vou perder meu tempo te explicando? Se estudasse um pouquinho de filosofia, talvez entenderia, passar bem 😘
Engraçado, sou crente e quando faço algum ato bom eu não espero nenhuma recompensa de Deus ou algo do tipo...
@@Nathan-mx7rj mas acredita que vai pro céu.
Sou Espirita e adoro diversas religiões. Leio livros de Chico Xavier e admiro demais seus ensinamentos e o contato com espíritos, fora que se faz muita ajuda em centros espíritas, é um oportunidade de ajudar/ser ajudado e se sentir melhor. Para quem quer começar a estudar ou conhecer um pouco a respeito, indico o Livro dos Espíritos e Nosso Lar, para começar a aprender, depois tem a continuação da coleção de André Luiz, (a qual Nosso lar é o primeiro, mas tem uns 10 livros) e o restante das Obras básicas, são uns 6 livros grandes.
Já comecei uma pós em Antropologia da Religião e o nome disso é "Bricolagem Religiosa" onde a pessoa experimenta várias religiões e guarda pra si o que ela concordou e com o tempo cria uma religião nova (haverá um conflito de lógica nisso conforme você mesmo falou) que só existe na mente dela ela e só ela é adepta. Toda a religião exigirá uma certa renúncia, adequação de caráter e mudança da maneira de pensar, por isso numa era de relativismo cultural (onde cada um cria a própria verdade) fica mais fácil essa bricolagem ocorrer. Mais uma vez te recomendo ler livros de apologética cristã, cosmovisão cristã e teologia filosófica para conciliar fé e razão até onde podem ser conciliadas a partir daí somente a fé.
também já fui muito inquieta nesse sentido de querer achar um sentido pra vida. hoje em dia, depois de ter passado por uma experiência que eu poderia ter morrido, eu acredito que a vida seja sobre ler bons livros, ver bons filmes, consumir arte, admirar a natureza, cultivar boas relações, amar, viajar...é sobre viver bem e o máximo possível, sem destruir nossa saúde nem o mundo ao nosso redor. infelizmente nem todo mundo tem esse privilégio. quase morrer te faz pensar no que você gostaria de ter feito, ou feito mais, pra aproveitar a sorte de estar vivo.
Me identifico com você. Hoje, estou no budismo zen. O que eu gosto no zen é que não temos crença em nenhum deus, e que não é uma religião para adorar, e sim um meio para diminuir o sofrimento que a própria vida causa, através da meditação, da contemplação do próprio silencio, no aqui e agora 🙏🏼
nao tem DEUS mas tem liturgia, dogmas e etc, budismo é religião também, essa galera tem que estudar, tem misticismo e etc...se ta te fazendo bem ok continue...
Oi Hugo! Me identifiquei 100 por cento com esse seu relato. Fui completamente ateia por 10 anos e foi um período difícil e solitário, mas uma coisa que me ajudou a passar por esse período foi a música. Me lembrei que algum vídeo seu você disse que tinha essa relação meio transcendental com a música, que se emocionava e tudo o mais e é algo que aconteceu e ainda acontece muito comigo, quem sabem você faz um vídeo futuramente falando sobre isso, vai ser interessante. Abraços!
Deus não está em religião, ele está dentro de cada um de nós. Vc não vai achar algo que é interno no lado externo. Olhe pra dentro e vc O encontrará!
Sim!!! O que os crentes chamam de reino de Deus na verdade é o nosso mundo interno alinhado com o amor universal
Eu demorei para entender isso, mas é um caminho sem volta
O Deus dentro de você é uma projeção da sua mente.
entao vc é seu proprio deus
😂
Acompanhava seus vídeos sobre concurso publico que eram muito bons, mas nada se compara a esse canal de filosofia
Vídeo interessante, seus vídeos tem sempre um conteúdo atual e relevante . Eu me defino como um poliespiritualista , não sigo uma religião específica mas adoto alguns ensinamentos de algumas religiões ou doutrinas que me identifiquei ao longo de anos de leituras e pesquisas, a reverencia , devoção e o amor a natureza e seus ciclos cuja fonte a Wicca e o xamanismo me ensinou . A riqueza das filosofias orientais como o budismo e o taoísmo cuja prática da meditação e visão de mundo me ajudou muito superar momentos difíceis e me manter centrado. Minha crise com o cristianismo adveio da adolescência onde me descobri homossexual e pra mim essa religião nunca me amparou em nada pois me via como um pecador condenado ao inferno. Acredito que cada um deve buscar seu caminho e ter um senso de propósito maior, isso nos fortalece e ampara.
Religião/acreditar em Deus é usar um óculos cor de rosa onde se vê as coisas distorcidas, já convivi com pessoas bem religiosas que era bem nítido a felicidade e a paciência por acreditarem que tudo estava sendo "cuidado por um ser divino", assim como algumas amarguradas por "Deus ter escolhido" aquela vida para elas.
Já sofri muito com desesperança e pessimismo por ser ateia, mas depois que aceitei o acaso e que as minhas ações vão influenciar em uma alguma porcentagem do que vou conseguir e o que vai acontecer comigo, não me entristece mais, aliás, eu era muita mais infeliz quando "acreditava", pois me sentia pressa e com um eterno medo de ser punida após a morte.
Hoje sou feliz aceitando minha finitude e que o que importa é apenas o que vivo nessa vida.
sua linha de raciocínio faz muito sentido e ele é explicado por várias doutrinas. a fé, portanto, é uma decisão: ela se fortalece com o passar do tempo, com esforço e reconhecimento. religiões foram criadas apenas para separar os homens deles mesmos e de outros, além de nos mantermos alienados e aprisionados na ilusão. a espiritualidade é um meio de nos conectarmos com essa força divina de nós mesmos e curarmos memórias de quem um dia já fomos, nos libertando do inconsciente individual e coletivo, que é o sofrimento. espiritualidade não é brincadeira, quem vê não consegue 'desver' e segue firme no caminho do amor, ou pelo menos deveria, até porque somos todos um.
um abraço hugo!
Não precisamos de religião. Precisamos de espiritualidade.
Eu nem preciso de espiritualidade. Não acredito em nada e tô tranquilo com isso.
Sim ficar numa só aprisiona.
Eu gosto de várias religiões mas a espiritualidade precisa de regras e essas regras são dogmas e por isso a religião é importante pra direcionar a fé
Eu gosto de várias religiões mas a espiritualidade precisa de regras e essas regras são dogmas e por isso a religião é importante pra direcionar a fé
Trocou bosta por merda
Amigo, já tem um tempo que me tornei agnóstico. Foi a melhor coisa que me aconteceu em anos. Minha vida está muito mais leve. Me libertei dos grilhões das religiões.
Se "libertou" da religao pra se "aprisionar " em outra opção . Nao percebeu ainda q a vida as escolhas terao suas consequencas?
@@anderson4692Todos somos presos em algo
Cuidar da sua propria vida é bom amigo ,deixa os outros vai @@anderson4692
Sou cético e não vejo problemas. A inclinação natural do ser humano é a carência e a dificuldade de encarar que vc não importa nada para a natureza ou universo. Apenas a sua família e amigos sentirão falta de vc(e por um tempo). Em 2ou 3 gerações vc desaparecerá , como se nunca tivesse existido (pelo menos a grande maioria de nós). E tudo bem!!!! Isso é libertador, pois podemos nos arriscar sem medo da punição eterna. E mesmo que exista algo além do físico, isso importa pouquíssimo no mundo terreno. Assim, viva a vida e estrague ela do jeito que vc quiser. E o propósito é vc que escolher, não há nada a priori. Por isso, respeite a decisão dos outros como se fosse a sua, pois não existe decisão certa ou errada, apenas ações e colaterais das suas escolhas. Amo a vida desse jeitinho!❤
Nietzsche era mais profundo, ele dizia pra não buscar sentido na vida porque não precisamos encontra-lo. E sim devemos criar nosso próprio sentido, não acatar sentidos impostos por crenças sem sentido. Por que o homem iria procurar sentido na vida se ele é capaz de criar o seu?
Sou crente em Jesus. Todo ateu tem meu maximo respeito. No meu canal tenho compartilhado minha experiência nos últimos 10 anos ter enfretado 7 cânceres da minha esposa. Tenho uma vida penosa. E tá tudo bem. A clareza do meu destino me sustenta ⭐⭐⭐
acreditar numa ilusão depois da morte não vai fazer com que o paraíso existe
@@FabioSilva-md2iz não acreditar numa ilusão depois da morte não vai fazer com que o paraíso não exista
Marx já dizia: "A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, e a alma de condições desalmadas. É o ópio do povo." Ela não surge porque o ser humano tem uma “necessidade intrínseca” de acreditar no transcendente, mas porque a realidade material cria sofrimento e incerteza. A religião oferece consolo, sim, mas ao mesmo tempo desvia a atenção das causas concretas da opressão, como a exploração de classe e a desigualdade.
Sou testemunha de ESAF e creio q ela em breve retornará ao mundo dos concursos!
Se a vida não tem sentido então vc dá um sentido a ela e assim tu viverá de forma muito mais significativa e libertadora.
"Quando lembro que vou morrer, me dobro em duas de tanto rir. A vida é uma piada." (Clarice Lispector, Um Sopro de Vida).
Ganhou um inscrito! Existe algo maior que nós, algo bom, verdadeiro e belo.
Hoje o que vejo que as religiões virou negócio. Hoje não tenho nenhuma religião mas acredito em Deus.
Eu fui criada 20 anos na assembleia de Deus. Saí e não me arrependo, mas 20 anos faz ficar uma falta. Infelizmente os que as igrejas têm feito me faz sentir falta, mas as mesmo tempo não querer chegar bem perto. A questão é que tive e tenho minhas dúvidas sobre Deus, mas sigo tentando acreditar. Comecei a fazer teologia e faço meu culto.
Leia o livro As confissões de Santo Agostinho. Muito bom
Ele era um intelectual que vivia em busca dessa verdade.
Sou ateu desde os 14 anos, mas desde que entrei na área da saúde venho acompanhando a literatura sobre os benefícios da espiritualidade. Comecei a ficar com isso na cabeça por um tempo, até eu ler o livro despertar do filósofo e neurocientista Sam Harris. É bem interessante a forma como ele desvincula a espiritualidade da religião e para mim foi uma luz no fim do túnel, saber que posso encontrar formas de sustentar a realidade sem precisar acreditar na parte fantasiosa.
Me sinto mais ou menos igual a vc. Tenho 30 anos e nunca consegui pertencer a nenhuma religião, na adolescência eu cheguei a acreditar muito no espiritismo, mas logo depois minha natureza de questionar e racionalizar tudo me fez descrer. Eu entendo a importância da religião como vc explicou, mas n tenho essa vontade de ter uma n. Eu entendo a falta de propósito na vida e os conflitos internos que isso traz, mas com o tempo eu fui aprendendo a buscar propósito naquilo que posso controlar, na minha saúde, na minha família, em melhorias pessoais me torando um ser humano melhor para quem eu amo, e isso vem sendo o suficiente para mim. É claro, no fundo eu gostaria que houvesse um sentido maior para a vida, mas se n há o que podemos fazer.
Você procura pelas respostas certas (e, parabéns por isso), mas não sai da mesma página. Assim você não vai encontrar suas respostas mesmo. Já leu sobre a alegoria dos prisioneiros da caverna de Platão? É exatamente isso! Já que gosta de questionar, indico você ir no conteúdo do DNA ciência de Deus ou no Multiverso da Bíblia. Ah, e pesquise sobre preexistência (não é espiritismo).👇🏻
ruclips.net/video/hGTWS4GkEZs/видео.htmlsi=l2ibn5oVnSsOKC49
@@danieleoliveira3341Em todos os comentários você está tentando mudar a verdade que cada um tem. Eu pergunto a preço de que ? Cada um segue o que mais acha coerente.
@@vitoriakaroline5790 Nós vivemos em uma era de superficialidade. E a questão é: se você não ENTENDER a glória de Deus que é manifesta nas escrituras, como alcançar a resposta, a vida, a redenção? Existem muitas pessoas endurecidas que, na verdade, são ignorantes -- e não duros de coração.
Eu apenas estou cumprindo uma missão, e fazer missão significa comunicar a verdade de Deus aos homens. Entenda, eu não forço ninguém a nada, mas existe a sede. A fonte da água está disponível, mas só bebe dela quem quer.
@@vitoriakaroline5790 Nós vivemos em uma era de superficialidade. E a questão é: se você não ENTENDER a glória de Deus que é manifesta nas escrituras, como alcançar a resposta, a vida, a redenção? Existem muitas pessoas endurecidas que, na verdade, são ignorantes -- e não duros de coração.
Eu apenas estou cumprindo uma missão, e fazer missão significa comunicar a verdade de Deus aos homens. Entenda, eu não forço ninguém a nada, mas existe a sede. A fonte da água está disponível, mas só bebe dela quem quer.
@@vitoriakaroline5790 Nós vivemos em uma era de superficialidade. E a questão é: se você não ENTENDER a glória de Deus que é manifesta nas escrituras, como alcançar a resposta, a vida, a redenção? Existem muitas pessoas denominadas endurecidas que, na verdade, apenas não têm as respostas -- e não são duros de coração.
Sugiro o Budismo tibetano
... no youtube tem palestras com a Lama Tsering Everest
Acho q vc vai amar ela!
Recomendo a leitura da Catena Áurea de Santo Tomás de Aquino, acredito que você vai gostar.
Me percebi ateu ainda menino, quando disse pra minha família que não queria ir a igreja porque prefiria ficar no meu computador (eu tinha 10 anos). Hoje, depois de 15 anos, nada mudou, além do fato de meu raciocínio crítico estar mais apurado e entender que fé é algo que ou você tem ou não tem. Mas meus pais continuam orando por mim e continuam me persuadindo a me converter, pois eles mesmos me disseram aos 16 anos que aceitavam eu ser gay, mas ateu jamais. Nem mesmo o medo (que pode ser irreal) de perder o amor deles me fez ser diferente a esse respeito.
Sou cristão e creio que há um Deus que fez todas as coisas com plena perfeição e o homem a sua imagem e semelhança para refletir o criador demonstrando para nós que não somos obra do acaso e que sem ele nada do que foi feito se fez. pela Fé que é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem é que nos traz essa certeza.
Deus abençoe cada pessoa que tem dúvida em seus corações ilumine a mente dos meus irmãos que ainda não consengue crê em ti que venha receber da vossa parte o Dom da Fé que vem de ti para que eles possam crê no teu nome Assim de suplico oh pai em nome de Jesus. Amém!
Fé não é firme fundamento de nada. Fé é crença. Se fosse fundamento de alguma coisa, poderíamos dizer que todas as outras religiões estão certas, pois tem fiéis com muita fé.
Eu passei a acreditar que existia um mundo além do físico quando tive projeção astral. Eu fui criado em uma família evangélica, mas nunca fui de ir muito a igreja. E em 2011 tive essa experiência que me acompanha até hoje. No início tive muito medo por ser algo novo e desconhecido pra mim. Porém, ao longo do tempo, fui estudando mais sobre espiritualidade. Eu não sigo nenhuma doutrina, até o momento não tenho nenhuma religião definida e acredito que não terei. As únicas coisas que acredito hoje é que existe algo depois da morte. Que Deus é a fonte de tudo. Que Deus é amor, e que se Deus é amor nada ao contrário disso poderia ser criado, logo a maldade do mundo não faz parte do ser humano, pois carregamos dentro de nós parte de Deus. Então nenhuma pessoa é má por essência, ela se torna má pelo sistema atual do mundo, pois ilude as pessoas fazendo com que elas deixem de enxergar a luz que carregam. Então cabe as pessoas conscientes resgatar as pessoas manipuladas pelo sistema atual da sociedade. Temos que amar o próximo, e entender que o outro também sou eu. Devemos jogar luz para as pessoas que vagueiam na escuridão pra que elas consigam enxegar o caminho do qual elas se perderam.
Vivemos em um sistema egoísta, no qual a vitória de uma pessoa depende do fracasso de outras. Que uma pequena parte acumule riquezas e mais riquezas e a maioria não tenha o básico. Minha filosofia hoje é obter conhecimento pra instruir as pessoas a seguirem o caminho do amor, que vida boa é uma vida simples. Que a morte não é o fim de tudo. E que nosso compromisso é com a humanidade.
Essa tua filosofia está em conformidade com o livro “vida com sentido”, do doutor psiquiatra Victor francl, recomendo-te muito a leitura desse livro.
@halaks74 Obrigado, irmão, pela indicação. Não conhecia esse livro. Com certeza vou lê-lo.
@@RodrigoAndrade.1992 beleza! meu nobre. Caso queira depois falar-me sua opinião depois, tudo bem. 🙂
Discípulo do Saulo Calderón? Kkkkkk
A coisa que mais me libertou foi aceitar que sou ateu. Viver na dúvida é uma merda.
no caso, voce era agnóstico
@@MichaelCorleone1995 amigo, essa canção é para você: Ovelhinha - Isadora Pompeo
Sou católica, cresci em família católica e nesse meio muitos de matriz , tenho muito respeito. Amo a Sagrada Família que pra mim tem uma simbologia maravilhosa, após muitas vivências de minha fé ela só aumenta, porém não ando mais envolvida como antes só frequento as missas mesmo.
Se frequenta as missas tá ótimo, eu nem isso fazia. Depois de um tempo comecei a frequentar regularmente, confessar... isso me salvou de mim mesmo. Apenas continue que Deus sabe o que faz
Se não fosse uma experiência que tive na infância, hj eu seria completamente ateu... consigo facilmente entender as pessoas que não tem uma fé, pois não fosse um episódio antigo eu tbm não teria
1 Evento Favorável: "Deus existe".
999 Eventos Desfavoráveis: "Foi o acaso".
@ no meu caso o evento foi desfavorável pra kct kkkkk
@ então um evento ruim aconteceu na sua vida e por isso você virou crente.....você quer enganar quem ?
@@danielmb01 mas eu não virei crente. em momento algum falei isso... só disse que aconteceu um evento ruim comigo e passei a acreditar que existe algo sobrenatural... não estou tentando convencer ninguém, diferente de vc
@@ze_gotinhafiquei curioso, poderia compartilhar sua experiência comigo?
uai, eu nao tenho religiao mas acredito que nós humanos estamos aqui na terra pra evoluir. pra mim é inconcebivel tudo isso aqui ser fruto do acaso. eu ja fui ateu, agnostico e hj cheguei a conclusão de que existe algo.
Mircea Eliade, em seu livro "Sagrado e o profano" fala sobre o Homo religious " o homem religioso.
Super concordo,! O brasileiro acredita em tudo! Acredita até em políticos..
Crença nunca levou ninguem a lugar nenhum, além do sofrimento emocional e violência pura e simples. O que você anseia é uma experiência espiritual rela, profunda - e existem várias maneiras de experimentar isso. Mas nenhuma delas delas passa por crenças, dogmas ou livros sagrados. É interno e é acessivel à todos. E uma vez que você viva a transformação interna da experiencia com o mundo espiritual, do que valerá crenças? Acreditar em X ou Y? Crê é diferente de VER. Vá e viva por si mesmo, ignore todas as outras versões do fato. Esse é o caminho para a Verdade.
Ótimo canal!!
o problema da religião é um problema muito grande que Jesus teve que combater na época que ele viveu, se você ler os evangelhos irá notar que Jesus tinha 3 tipos de pessoas que andavam com ele, primeiro a multidão que queria receber os milagres, ou seja, apenas interesse, tinha os discípulos que queriam ser diferentes e servir a Cristo e tinha os 12 apóstolos que eram como irmãos de Cristo, então hoje mesmo no Cristianismo vemos mais pessoas com interesses pessoais do que pessoas que querem ser amigos ou irmão de Cristo, para mim por muito tempo ser cristão era apenas ir na igreja e hoje conheço a Cristo e ao invés de ser apenas mais um na multidão eu quero ser como Cristo e para isso não quero glória para mim e sim para ele, por isso muitas pessoas hoje tem raiva dos crentes e cristãos pois a maioria nem é servo de verdade e sim mais um sangue suga querendo algo em troca para se beneficiar e acredito que em várias religiões tem muitas pessoas assim, com isso concluo que sinto muito pela religião ser assim no mundo onde mais atrapalha do que ajuda.
Estou na mesma que você, Hugo, mas hoje busco alguma conexão com o divino à minha própria maneira, sem fazer parte de nenhuma religião
Estude o livro o catecismo da igreja católica e leia o livro vida em busca de sentido de Victor francl.
"Mas como? Morrer sem ter entendido? Mas isto é de estarrecer! É indigno do ser humano não ser capaz de compreender nada da vida." (Clarice Lispector, Um Sopro de Vida).
Cada vídeo desse canal aluga um triplex na minha mente... 😂😂
É muito simples, todos os deuses, sem exceção, são criações de alguém.
Amigo, eu era assim, exatamente assim. Meus pais eram ateus, ambos professores de biologia. Pode parecer clichê, mas apos coemcar a beber Ayahuasca na UDV, não só passei a acreditar, mas como vi e vejo Deus todos os dias. Levei meus pais que eram Ateus e todos tambem chegaram a mesma conclusão que eu. Antes eu lia livros, Lewis e etc, mas tambem nao achava esse Deus. Só com o chá consegui localizá-lo e constatar sua veracidade.
De verdade?
👀
Boa tarde! Eu mesmo me declaro ateu, desde os meus 13 anos, hoje eu tenho 37 e continuo ateu, até que me provem o contrário.
Me tornei ateu observando o mundo ao meu redor.
E estou bem assim!!
Fui criado em um lar de católicos não praticantes. O pessoal aqui de casa recebeu muito bem quando disse ser ateu.
As pessoas necessitam crer em algo, crer em algum ídolo, algum animal, pessoa e etc.
E assim caminha a humanidade.
Estou lendo a Bíblia por curiosidade, estou em 2 Reis(em outro momento eu conto o que estou achando dos textos sagrados rs). Mas depois pretendo ler os textos apócrifos e o alcorão também. Acho que as religiões orientais devem ter uma outra pegada diferente das religiões monoteístas.
Sou pessimista! Um pessimista intelectual, do tipo que não vê uma solução para os problemas que a humanidade criou. Não acredito em vida após a morte nem nada do tipo. Morreu acabou!
Como disse, estou bem assim!
Posso te perguntar o que vc achou dos textos da bíblia? Eu comecei lendo com muita fé mas ao longo da leitura muita coisa me pegou e fiquei meio desanimada pra continuar.
@mariajuliax Boa noite! Claro! Eu estou em 2 Reis. O que estou achando? É um livro comum, que retrata mais ou menos a vida daquele povo naquela época. As historinhas são simples, nada de magnífico. Eu até me pergunto, qual a necessidade de alguém gastar tempo e dinheiro naquela época para escrever aquilo?? Ou qual a necessidade de alguém andar com a bíblia debaixo dos braços hoje em dia? Sei que tem uma imensa importância histórica, uma imensa importância para as pessoas e que moldou nossa sociedade.
Estou lendo por curiosidade mesmo (sem fé rs), porque depois eu pretendo ler outros livros sagrados como o alcorão e até os apócrifos da Bíblia.
Espero que você volte a ler a bíblia. Leia como curiosidade.
@@victorhugo7289 boa noite, achei interessante sua crítica, eu entendo os mais religiosos que sempre carregam a bíblia pq ela representa a fé delas, e a parte que eles mais focam é a de Jesus, que pra mim, é a mais impactante e a que eu mais gosto por ser bem diferente do tradicionalismo do antigo testamento. Mas vou continuar lendo sim, tem muitas coisas sobre que eu quero conhecer e entender melhor.
@@mariajuliax Eu também estou ansioso para chegar nos evangelhos de Jesus, nas cartas de Paulo... Tem uma coleção de livros chamada "As grandes ideias de todos os tempos". Acho que é isso. Nessa coleção, tem dois livros que eu destaco: "O livro das Religiões" e o "livro da Bíblia". No livro da Bíblia, o autor explica detalhadamente do Gênesis ao Apocalipse. Estou curioso para ler depois que eu terminar de ler a bíblia.
@@victorhugo7289 sou suspeita a falar rs, mas mesmo vc não sendo religioso acho que pode gostar muito do novo testamento, principalmente os evangelhos. Os livros que vc citou parecem interessantes, vou pesquisar sobre eles.
Acho que precisamos encontrar a paz dentro de nós mesmos, é difícil, mas parece ser a atitude mais honesta na minha opinião. Sou entusiasta de algumas religiões, mas não consigo acreditar em nenhuma porque eu teria que crer em coisas sobrenaturais.
Hugo, vou te falar, sai dessa de tentar racionalizar a religião ou tentar crer em Deus. Ore, mesmo sem compromisso, para ter experiências com Deus. Porque quem chega ao espiritual por intelectualidade pelo mesmo fator em algum momento vai se afastar. Eu também era assim, tentando entender tudo e cada dia mais confuso, até o dia que passei por situações difíceis, pedi ajuda a Deus e tive experiências sobrenaturais tão profundas que nenhum argumento ou problema da vida conseguem me fazer duvidar. De forma simbólica, posso afirmar que antes conhecia a Deus só de ouvir falar, mas agora os meus olhos o veem.
Falou falou e não mostrou nada concreto. “Meus olhos agora o veem”. Bla bla bla
Eu sou Católico Franciscano. Para quem não conhece, na igreja católica cada Santo meio que representa os propósitos de vida que escolhemos seguir. No caso de São Franciso é a valorização do fazer um bem ao próximo. A oração de São Francisco é uma das orações mais bonitas da igreja na minha opinião e eu tenho como um mantra. Felizmente me sinto muito acolhido pela igreja católica, porque ela é simples. Ela não te obriga nada, ela só tem os preceitos do que é o bem e diz para propagarmos o bem. Eu por exemplo não gosto de ir a missa e não sou menos católico por isso.
Mas, por exemplo, ano passado, minha avó faleceu, e a família ficou extremamente com a sensação de vazio. Depois da missa de sétimo dia, todos entenderam o momento da passagem. Foi um choro de tipo "eu entendi o que foi a vida dela" e o seu propósito foi cumprido. Eu espero que você encontre continue nessa busca e encontre um grupo que se sinta acolhido e que sua fé, no que quer que seja, lhe dê a paz e o bem que busca. ❤
poxa mano, entendo sua visão, mas ir a missa é um dos mandamentos da Igreja, é o sacrifício de Cristo acontecendo na sua frente, o maior doa sacramentos, é a fonte da vida cristã
@Eduardo-j1j Sei que alguns católicos criticam eu não gostar de ir a missa, mas isso é problema de cada um. De acordo com meus princípios, Deus está comigo em todos os momentos e não apenas na missa. Aliás, ali é o momento que menos sinto a presença dele, raras exceções. O bom da igreja católica é isso, ela não exige, ela é apenas crer. E isso para mim é a minha fé. Deus é comigo, ele não me exige nada, não me julga e é o puro amor. Os julgamentos podem vir do mundo, mas nada me atinge 👍
@@dicadoleandrocuidado pra não se enganar nessa ideia hedonista. Seguir a Cristo é viver em sacrifício também. Ir a missa é um desses sacrifícios. Deus é amor, mas ele tem as regras dele
@@amandanascar nada, Deus me ama do jeitinho que eu sou. Meu papo com ele é direto, diário, e não tem ne huma regra a não ser o amor 💘
@@dicadoleandroOs religiosos enchendo o seu saco porque vc acredita em Deus, mas não é do jeito deles kkkk.
Tem um vídeo do Pirulla sobre isso, sobre o pq a fé não é uma escolha. É uma condição.
Ou vc crê ou vc não crê.
Pirulla é extremamente inteligente.
Sim as crenças das pessoas tbm está muito ligada a onde ela nasceu, família, escola, social, experiências, estudos, por aí vai. Uma pessoa que nasceu na Suécia vai ser ateia, já a que nasceu no Irã vai ser islâmica. No Brasil a probabilidade maior de ser cristã
Pra mim é uma escolha, afinal vc pode acreditar ou nao. Ou seja duas opções. Agora se vc so tivesse uma possibilidade ai sim ate concordaria. Ainda que fosse obrigado a acreditar se tem mais de uma opção e vc conhece é escolha!
Acreitar não é tao fácil assim, não é uma escolha. Eu tento acreditar mas tenho tantas dúvidas que no fim acho que não acredito em nada. E não é por falta de esforço. E cresci em um ambiente cristão, cresci na igreja @@anderson4692
Sou deísta e hj sou mt feliz. N preciso de uma religião, eu sou a minha fé, eu acredito nela.
Olá, Hugo! Parabéns por essa reflexão
Minhas opiniões: em primeiro lugar, é evidente a existência de um Criador! Ainda mais: um criador amoroso, que fez tudo belo. O nosso planeta tem tudo que precisamos para vivermos e ainda mais: para nos alegramos! Impressionante variedade de cores, alimentos e etc!
Então é evidente a existência de um criador amoroso!
Agora partindo do príncipio que o Cristianismo é a religião verdadeira, faz sentido concluir que alguma denominação cristã é a religião verdadeira! Com toda sinceridade, apesar de eu ter pé atrás com todas, as organizações religiosas Testemunhas de Jeová e Mórmons parecem ser as que mais se aproximam do cristianismo praticado pelos Apóstolos de Jesus (conforme descrito no novo testamento)
Pra mim, mais absurdo do que ser ateu, é se dizer Cristão e não participar de alguma religião organizada (que é a base do novo testamento, "reuniões, associações entre irmãos de fé, etc")
Mais ou menos isso meu amigo rsrs! Valeu
Religião cria um mundo ilusório na cabeça das pessoas. Não sei como isso pode ser bom.
Que vídeo satisfatório de assistir!
Só os ateus sabem a pressão social que é se assumir ateu
Você se sente obrigado a acreditar numa coisa que simplesmente não faz diferença pra você!
Já fui um ateu ríspido, daqueles de querem questionar e debater
Hoje, aceito muito bem qualquer religião
Só me irrito com a galera que tenta impor sua religião aos outros (coisa que MUITOS fazem)
Estou vendo comentários de pessoas falando de grilhões e tal,Deus não coloca grilhões em ninguém, ele apenas não quer que vc faça coisas que te prejudique, pois ter uma vida livre de verdade é em Cristo sendo um homem melhor a cada dia
Seu canal é muito bom. Ter coragem de falar “eu sofro algumas consequências de não ter religião” é raro. Eu me identifico muito com o que você falou. Já fui ateia, me converti ao cristianismo, virava a noite lendo a Bíblia, estudei muita coisa, mas não consegui acreditar em tudo e achar tudo belo naquela religião. E não consigo fingir para mim mesma que acredito. Ao mesmo tempo, o niilismo não me faz bem, eu preciso que a vida seja um pouco mais do que só o material. Mas vi o lado bom da religião, por isso penso como você: queria ter uma religião. Kk
Cara que loucura eu quase me desinscrevi do canal porque eu não suporto mais religiosidade kkkk teus títulos me dão cada susto, canal foda!
Deus é uma experiência, não é algo puramente racional (também não é puramente emocional). Sou evangélico e comecei a acreditar em Deus quando senti uma Paz inexplicável ao ouvir a mensagem do Evangelho. Por isso, respeito quem ainda não teve uma experiência com o sobrenatural.
Hoje em dia sou agnóstica. Fui cristã até o começo da minha juventude,mas depois de um certo tempo percebi que nada daquilo tinha sentido. E eu só era cristã por causa dos meus pais. Hoje tenho uma vida plena, e sei que a coisa mais difícil é manter se consciente
Fala hugo!! Indico o canal do antonio carlos costa, tem uma playlist chamada "porque sou cristão"
É uma outra perspectiva claro, mas ele é um cara bem inteligente, acho que vc curtiria o canal dele, na moral msm.
Não tenho religião e vivo feliz ❤
Só queria saber como um ateu casa, porque 90% das pessoas convidadas para o casamento acreditariam em algo, dira que seriam metade crente metade católicos.
O Ateu ia casa na igreja ou só no papel mesmo? Por que casar em igreja importa, porque casamento importa? 🙃
Achei muito interessante essa discussão e tmb já pensei em vários desses pontos e me sentia estranha por não ter ninguém ao meu redor que me entendesse. Eu nasci na igreja católica, participava de tudo e não tinha questões sobre isso, até que no início da vida adulta comecei a ver muitas incoerências da sociedade, me abri a estudos de biologia, filosofia e fui entendendo mais sobre o mundo e quando lia a bíblia tinham muitas coisas que eu não entendia e pensava diferente. Enfim, mas eu nunca deixei de frequentar a igreja pq não quero acreditar que não existe nada, mas ao mesmo tempo não tenho tanta fé como as pessoas da igreja. Mas gosto muito da figura de Jesus, tento levar seus ensinamentos pra minha vida e tentar ser uma pessoa melhor.
Hugo, são muitas vozes falando contigo e como bons pensadores devemos prezar pela simplicidade, um pequeno adendo não estou tentando converter ninguém aqui, CS Lewis tem o seu livro "Cristianismo puro e simples" não digo para acreditar na fé cristã, longe disso, mas de fato há a existência do que Jung chamava de Numinoso. Existe um debate muito forte que você coloca que parte do debate sobre o monismo e também sobre o dualismo e que nenhum dos dois venceu, temos na verdade uma grande relação semântica entre cada um, a grande questão é essa. No campo da filosofia seria interessante ler os que não consideram o materialismo como Saul Kripke. E sobre o niilismo, a tentativa de matar o amor foi ótima, porém, ainda amamos. Mas é isso irmão tmj! - DE NOVO, NÃO ESTOU TENTANDO CONVERTER NINGUÉM -
Eu acredito e busco a minha fé, mas não valorizo a religião. Entendo e já vi a ação positiva que a religião pode exercer na vida de um indivíduo, mas o "encaixotamento do pensamento" sempre me angustiou. Ah, e consigo me perfazer muito bem de cristão. Não vejo como algo ruim ser identificado como um.
Penso como vc. Ao mesmo tempo me frustro por não conseguir acreditar.
Religião quando não usada de má fé é uma ferramenta muito importante na sociedade ajuda muitas famílias vulneráveis em estado de depressão por exemplo a se reerguer a não desistir, promove a comunhão das pessoas a se ajudarem pelo simples fato de acreditar que há alguém com planos divino olhando por nós. Mas no final morremos cedo ou tarde com as mesmas angústias que passamos a vida toda. Será pq fui ateu? Será pq não orei o suficiente? Pq será? Sei lá sei lá sei lá.
Dos 16 aos 21 anos, eu frequentava uma igreja. Mas vivia com uma pressão enorme, medo de errar, medo de sujar a imagem de Cristo. Exemplo: 'Olha lá o cristão, que fez isso e aquilo.' Medo do inferno, medo do demônio, me sentindo o pior pecador do universo e sempre me sentindo observado por algo. A igreja que eu frequentava era muito rígida; era proibido ter amigas, proibido sair sozinho com elas, proibido usar brinco, corrente, blusa sem manga. Eu vivia me escondendo dos irmãos da igreja. Graças a Deus, hoje eu não frequento igrejas e não sinto falta. Minha ansiedade melhorou bastante, mas sei que existe algo do outro lado, pois tive uma experiência aterrorizante, porém se não fosse isso eu seria agnóstico, ateu etc.
Hugo, tenho essa inquietude dentro de mim. Hoje nao consigo acreditar em nada. Ja fui muito de igreja, mas os fatos me provam o contrario. Sempre falo: quando morrer vou ver qual deus/religiao é verdadeira. Nao me considero ateia ou agnostica. Apenas sem religiao.
Vc expressou exatamente o que sinto , fui criado dentro desse "caideirao" religioso brasileiro . Tenho 30 anos e simplesmente nao me cabe mais crer em praticamente nada , entendo a questao de pertencimento coletivo nisso mas eu mesmo só consigo sentir uma relação carinhosa pela umbanda por exemplo e gosto dos ensinamentos budistas , mas crer no mundo sobrenatural eu me abstenho totalmente !
Meu filho oro para que você se encontre. Todo ser humano precisa do senso de pertencimento. Você está muito perdido e isso não é bom. Respeito demais a filosofia, fiz 5 anos de Teologia e durante todos esses anos tive aula de filosofia. Mas a maioria dos filósofos não acreditam em nada. E acho que isso mexeu muito com você. Mas independente do que você acredita saiba de uma coisa: Deus te ama muito e eu também!
Ele é tudo e sobre tudo. Que Deus te ilumine para que você possa ter um verdadeiro encontro com Ele.
Ao meu ver nos não fomos projetados para conhecer o universo, se você parar para pensar o propósito é a terra, e não o universo, seria tipo um software de modelagem
Já tive - quem sabe eu ainda tenha - a mesma inquietação em relação ao tema. Eu noto/notei que é uma questão muito particular e que fazer parte de uma confraria não é algo essencial desde que você conserve algumas práticas/princípios, no meu caso, de caráter humanista - se é que a definição é suficiente para resumir uma forma de viver. A tal da negação inicial da religião é algo que, hoje, eu encaro como os estágios do luto, mas que eu percebo que tende a passar conforme o tempo, maturidade, responsabilidades e a noção de finitude que a gente não tem no inicio da vida adulta. Hoje eu gosto de assistir palestras espiritas, tenho um profundo respeito por religiões de matriz africana entre tantas outras vertentes religiosas, pois, em essência, no irredutível, eu tenho a sensação que há alguma coisa comum entre todas todas elas como uma espécie de caminhos diferentes para se chegar a uma mesmo local e consigo conviver bem com isso.
Eu estou num nível que acredito em tudo e não discordo de muitas nuances, fui criada em lar católico depois minha família migrou pra comunidade evangélica... digamos que estudei a bíblia por muito tempo acredito em muita coisa que está escrita lá mas sigo o que jesus pregou em certa parte. Eu me daria bem no meio de muitas comunidades, evitando a direita e extre-direita é claro, nada que é ensinado ali me incluí então evito kkkk
Sou do tipo, deixa a correnteza me levar, mas não esqueço que sei nada.
Depois que eu comecei a assistir o canal teologia reversa, desisti de religião, é pura ilusão, só tive decepções com a religião.
Eu passo pelo mesmo. Uma vida sem propósito. Tem me feito muito mal, sem vontade de viver..
E inventar um ser imaginário é a solução?
@@danielmb01 eu não preciso ver ou conhecer pessoalmente a sua mãe para ter certeza de que você nasceu de uma. Só porque eu nunca a vi pessoalmente, eu poderia dizer que você não nasceu de uma mãe? Só pq eu nunca vi a mãe ou o pai de milhares de pessoas, eu poderia dizer que nenhuma delas tem pais? Você acha que o fato de não enxergar Deus é suficiente para chegar a alguma conclusão?
@@iambruna3 não desista de buscar. Ele existe e te ama.
@@danieleoliveira3341 Você chega a uma conclusão através de evidências. Todas as conclusões que nós temos são baseadas em evidências. Você não sabe se eu nasci de uma mãe, eu posso ter nascido de um ovo , mas você deduz que eu nasci de uma mãe porque todo mamífero nasceu de uma mãe. Se eu pensar em todas as possibilidades da existência, eu posso acreditar em qualquer coisa, fada, duende, gnomo. Como não há evidência da existência dessas coisas, eu descarto sua possibilidade de existir.
@@danielmb01 alguns querem enxergar algo muito longe, mas o que está na ponta do nariz não vê. Eu já estive nesse lugar, eu tinha olhos e não via, mas hoje vejo claro como a luz do dia! É difícil explicar para um cego, algo que ele não consegue ver. Só no dia em que as escamas dos olhos dele caírem, aí sim ele vai entender as belezas que um dia contavam pra ele. De coração, peça a Deus para se revelar a você (de verdade, peça isso, converse com Ele), talvez assim você comece a entender um pouquinho do que eu estou falando.
Se aperceber ateu, depois de uns anos, foi libertador.
A verdade que todos nós estamos num limbo, não há razões para crer em nada. Devemos apenas ser e estar enquanto não se morre.
virei ateu há um tempinho e achei que iria ter dificuldade com essa questão de enxergar propósito, ate porque cresci no boom nesse papo de coach sobre ter um proposito de vida. Mas to bem comigo mesmo com a ideia de que não estamos aqui por um propósito em si. Só estamos numa passagem pra fazer o que devemos como cidadão e as coisas que queremos. É uma visão que não traz tanto conforto quanto ter um proposito , mas acho que a religião cresce justamente ai na pessoa (nessa necessidade de se apegar em algo/ sentido maior pra conseguir viver)
Uma das coisas que eu acho mais bonitas no ser humano é a capacidade de ter fé. Queria conseguir acreditar em algo que me ajudasse a ver essa existência como algo maior.
O CRER VEM NO OUVIR. ESSE OUVIR É ESCUTAR PRESTANDO ATENÇÃO. A BIBLIA MOSTRA O PLANO DE SALVAÇÃO PARA A HUMANIDADE. E ESSE PLANO SE COMPRIU COM A MORTE E RESSUREIÇAÕ DE JESUS
aconselho pesquisar sobre oq é a fé na visão do catolicismo e o catolicismo em geral, a história da salvação, de Cristo, dos santos, a apologética católica e os argumentos de São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, Aristóteles, serao uma boa leitura/pesquisa
tive uma época em que fui ateia, durou uns dois anos, quanto mais eu pensava mais fazia sentido para mim que depois da morte não existia nada, eu sentia até um certo conforto em pensar que no fim, somos finitos e só estamos esperando nossa vez, porque como tudo no mundo, somos um ciclo que começa e acaba. Mas coincidentemente, essa fase ateia veio numa das piores fases da minha vida, passei a não ver sentido em nada, a ver a vida de uma forma extremamente lógica, a consciência de classe batia feito um murro todo dia e eu via que um fodido continua fodido e nem é culpa dele, as coisas são como são.
Quando eu parei pra pensar que se não existe nada e nada faz sentido, pq não procurar um? Se eu precisava de um propósito ( e hoje em dia, eu sei que sou o tipo de pessoa que precisa) pq não arranjar um?
Acho que religião, principalmente se você é cético, é uma decisão, é um compromisso, se você sabe que precisa de um motivo, de um propósito para aguentar as coisas e acreditar que vão melhorar, tente buscar acreditar. Hoje em dia eu estou me aprofundando no cristianismo, e sinto que finalmente me sinto melhor e me entendo, eu realmente estou me encontrando no conforto de existir um Deus que me ame, e se me faz bem, então não abro mão.
Religião é uma decisão consciente. Às vezes até desacredito, mas eu sei que não me faz bem. É um compromisso que tenho até com o meu bem estar.
Quando se estuda filosofia é praticamente impossível correr junto com a religião, uma vez que sobre o temor maior da nossa espécie, a religião e a filosofia seguem caminhos totalmente distintos!
E se toda a existência estiver total conectada e todo átomo se conecta não importa a sua distância? E se a consciência exita em amplo plano e não somente em nós, onde nós só temos os receptores para entender a consciência, e se toda a existência e consciência seja o que os religiosos entendem como Deus, universo , Cosmo?
Fala Hugo, desejo que esteja bem, procure o livro “O Fim da Ilusão” do Autor Fabio Santos, creio que pode ajudar-lo mais sobre este assunto. Vale a pena!
Os livros dele são muito bons, mas alguns conteúdos avançados não são pra qualquer um. Acho que a porta de entrada para a espiritualidade é o espiritismo, que desmistifica o materialismo e o cristianismo. Após ele estará pronto pra outras doutrinas mais complexas.
Às vezes eu também gostaria de acreditar em alguma religião.
Hugo, eu acompanho os seus vídeos e gosto bastante do seu conteúdo, e ponto de vista. Essa abordagem de Deus é complexa. Mas para futuros vídeos, desejo saber de você, no que a Filosofia em si (independentemente da abordagem filosófica), poderia contribuir nos dias atuais. Porque confesso que li sobre Platão e não entendi nada. Tentei Sêneca e menos ainda. Agradeço.
O PROBLEMA É QUE VOCÊ PENSA DEMAIS. APENAS VIVA.
É isso.
O propósito da vida é viver. Simples assim.
Quanto mais pensamos, mais difícil tomar uma decisão. Pensamento excessivo paralisa
Difícil é viver sem pensar KKKK Somos seres conscientes então naturalmente questionamos tudo o tempo inteiro.
Falou td, quem não pensa, acredita no q chega pra ela.
@@Serpico773 devemos pensar, o problema é pensar em demasia.
Estudem Edward Feser e tirem suas conclusoes !
Já fui muito "religioso" devido ao meio que eu cresci, mas sempre fui nerd e curto me aprofundar em tudo, inclusive religião e aí que meu comecei a encontrar meu caminho de paz longe da religião. Estudando ciência e religião a fundo, percebi que eram incompatíveis ao máximo e que todas as incoerências advinham de religião. É um baque grande se assumir ateu pra si mesmo e mais ainda pros familiares e amigos, mas nunca estive tão em paz por me fundamentar em verdades e não em crenças. É uma escolha de cada um, tem gente que não consegue ser feliz se o jardim mesmo belo não houver fadas, e tá tudo bem. 😊
Único propósito que existe é deixar muitos descendentes fortes e férteis na Terra
Leia o livro de João da bíblia.
Já fui Testemunha de Jeová, quando saí me tornei agnóstica, depois me identifiquei com o espiritismo, hoje frequento a igreja católica com meu marido e me considero espiritualista... É isso, também não consigo me encaixar numa única crença, pois gosto de várias coisas de religiões distintas!
Pq a maioria da esquerda não acredita em Deus?? Pq são materialistas , só acredita no ver , no que senti, no que pega. O universo não é do acaso , não acredito que houve uma implosão, ou origem de microorganismo. A natureza , o homem , a anatomia , todos os órgãos se integram . Existe algo maior , algo espiritual , uma força sublime , que nos faz emocionar , sentir prazer , amar . Deus é nosso juízo. As nossas diretrizes do bem. Ele nos faz ser mais humano . Respeitar o próximo. Sim existe ateu que pensa no próximo. Mas isso é uma virtude divina. Arqueologia descreve Cristo. Fala da sua passagem na Terra. Ele proclamou o amor , a paz o perdão. Mas os homens materialistas se perderam em seus egos , se achando maior que o criador. Mas tiveram o fim. Jesus Cristo há mais de 2000 anos vem salvando e libertando , com seus ensinamentos do seus evangelhos. É algo que não destruído por gerações. E sim vem transformando vidas durante milênios. Acreditar em Deus é ter experiências com ele. E pedir um encontro com ele e colocar Deus em prova. Deus nos traz paz e esperança,. Destruir essa ligação com Deus, é tudo que homem que quer dominar o mundo , e desestabilizar a sociedade. Pq o homem sem o temor de Deus , não tem limites. Tornar uma sociedade materialista , vulnerável e sucetivel a errar. Bem ao modelo de Cuba , Coreia do Norte e Venezuela, onde seus ditadores obrigam a sociedade a adora-lo. Na Coreia do Norte o ditador quer ser venerado pelo seu povo. Em Cuba e Venezuela, as crianças são instruídas desde o colégio a agradecer o regime comunista e adorar os tiranos.
Na verdade temos a liberdade em acreditar ou não. O Brasil nos dá essa liberdade. Por todos os problemas que temos . O Brasil ainda é um país abençoado. Pelo o IBGE o país é cristão.
Pra mim, a melhor coisa é acreditar.
Pois se eu acreditar que tudo isso qui surgiu do nada e no fim nao tem nenhum propósito, qual a logica disso?tudo é muito perfeito para não ter uma mao por trás disso.
Acredito na vida eterna e Que encontrarei o senhor Jesus, pois nascemos para ser eternos e a morte foi apenas um desvio nesse propósito.
No entanto, não frequento igrejas e isso me fez ter mais fé ainda.
❤
Se você não tivesse imaginação, viveria a vida como se nada tivesse um propósito.
Hugo, acho que você sofre do que nós - filhos de pastores e crianças que cresceram na igreja evangélica - sofremos: a "culpa" (ainda que camuflada) por trair Deus quando não acreditamos completamente no que nos foi ensinado e buscamos o conhecimento em outras fontes. Essa semana ouvi uma frase que fez muito sentido: pense em Deus como uma grande luz para qual não conseguimos olhar diretamente, tamanha nossa pequenez e entendimento. Assim, Deus se revela a nós por meio de um cristal dilapidado em várias partes, cada parte emitindo um feixe de luz. Cada feixe representa uma religião, e de acordo com nossa posição, enxergaremos Deus de uma forma. Mas se a gente sair dessa posição e for um pouco mais para o lado, poderemos encontrá-lo também de outra forma. Não acho que nenhuma religião ou livro consegue colocá-lo por inteiro lá dentro. Impossível ao ser humano.
Espero que a gente encontre paz nessa jornada, e encontre-O caminhando ao nosso lado.