Verdade o pró-labore tem que ser definido.outra coisa o sócio recebe um pagamento e coloca no bolso,quebra nós primeiro. 3 meses, outra coisa não tente montar uma empresa se você não possui capital de giro! E isso mais outras coisas como esbanjar o que você não possui.
Conheço muitos micro e pequenos empresários que fazem tudo errado: misturam despesas pessoais com despesas empresariais, tem um pró-labore definido de 1 salário-mínimo (somente para recolher o mínimo de INSS) e desidratam o caixa da empresa até não ter mais o que sugar.
A maioria das falências e dificuldades financeiras das empresas que eu presenciei são devido ao próprio sócio que suga o dinheiro do próprio negócio. Realidade triste mas verdadeira.
Boa tarde … como eu tiraria meu pró labore (tenho uma loja de roupas e faço tudo na loja ) lá tbem vendo no “caderno” então recebo parcelado … como eu faço a conta do lucro mensal e como eu tiraria meu pro labore ?
A distribuição de lucros ocorre primeiro quando a empresa está um pouco mais madura e gerando lucro desejável. Segundo o ideal é fazer uma distribuição anual ou semestral. Terceiro utilize parte dos lucros para distribuir e não todo lucro, pois precisa manter um dinheiro na empresa para continuar crescendo. E quarto o valor que vai ser distribuído é de acordo com cada percentual de cada sócio.
Tem que ter super definido as responsabilidades de cada um. Quem faz o que? E como estão começando agora um salário justo que é o mesmo de mercado. Se pagam x para vendedor e um dos sócios será vendedor vai ganhar essa mesma base. Empresas quebram pois por se achar sócio acha que merece ganhar mais, e não é bem assim. Além disso vale e muito um contrato entre sócios para ter claro as responsabilidades, quando um sair como vai funcionar etc.
Eu queria saber assim: eu vou abrir uma lojinha on-line, mas eu iria ficar com fornecedores e o investimento total financeiro, recebimento de pagamento, mas minha amiga que está no Brasil ela vai ficar com Vendas e parte administrativa? Mas estamos no começo e não temos dinheiro pra dividir nada, como faço?
Para abertura da empresa tem que ver qual é a negociação de quantos % cada uma teria de sociedade. Aqui entra experiência de cada uma e também o quanto $$ vão investir. Isso estou falando de % de sociedade. Outra coisa é o valor que receberá por mês, o que chamamos de pró-labore, esse é um valor. mensal igual salário e o valor deve ser de acordo com a função que cada uma exerce. Mas claro que no início de qualquer negócio, retirar o mínimo possível para conseguir investir mais na empresa e fazer ela crescer.
Fabio, não existe uma "regra" para isso, mas vou te passar o que EU faço na empresa. O lucro é distribuído semestralmente ficando 70% do lucro para a empresa continuar investindo e crescendo e o restante 30% é distribuído entre os sócios de acordo com cada percentual que cada um tem. E também acontece de alguns semestres em comum acordo entre sócios não retirar nada para investir mais no negócio, ou em períodos como esse que estamos passando também acabamos não realizando distribuição de lucros pois tem que ter mais dinheiro em caixa. Espero ter ajudado. 👊
Quem ta iniciando ,defini como o prolabore? Por exemplo primeiros meses da empresa nao vou poder pagar salario fixo pros socios Como calcular o salario inicialmente?
Se está muito no início o mínimo possível para que os sócios possam viver, nem que reduzem padrão de vida. Faz parte do empreendedorismo, abrir mão do hoje para colher amanhã. Quando a empresa tem um faturamento melhor, aí tem que ser com base na função que a pessoa exerce na empresa, basicamente muito próximo de um salário dessa função que as empresas do setor na região estão pagando.
Nossa achei o máximo a explicação 👏👏👏eu estava precisando de uma explicação assim tao clara,para poder determinar o pró-labore de um plano de negócio ,que é para um trabalho de faculdade
Amigo, uma dúvida. Esse valor deve ser mensal , sendo assim se durante um mês a empresa precisa tirar um valor seja para pagar alguma conta, como por exemplo, repor estoque, como isso é refletido no pro labore? Ja que no meio do mês eu iria ter que tirar uma quantia para manter em funcionamento
Ola, tudo bem tenho uma duvida ,tenho um amigo que quer entrar como sócio em uma oficina,porem ele apenas vai comprar os equipamentos e quem faria o negócio funcionar e trabalhar seria eu , gostaria de saber como fica a divisão em um caso como esse ? Grato se puder me ajudar agradeço
Quem trabalha na empresa ganha salário o que chamamos para os sócios de pró-labore, então você receberia por tocar o negócio e ele se não trabalhar na empresa não ganha. Agora o % de sociedade é muito relativo, para ter mais ou menos uma ideia, como a empresa já existe seria legal ver o quanto ela fatura por ano vamos supor 500 mil, mais o que já tem de equipamento 100 mil por exemplo. Por cima, sua empresa valeria, se não tiver dívidas etc, 600 mil. Então, se ele colocar 300 mil em equipamentos teria 50% dela.
@@samubasso perfeito maravilha , muito obrigado por responder,mas na verdade ela ainda não existe vamos montar ela ,porém o único que irá trabalhar vai ser eu e o outro sócio vai montar todo o equipamento apenas isso ,aí minha dúvida seria essa de como seria a divisão
Quando nao há vendas suficientes nem dá para tirar dinheiro para uma pessoa muito menos para quem tem socios. Vou tirando migalhas, agora que estou em baixo. Tenho de aumentar os preços e vender o que é mais vendável, e realize mais dinheiro.
Isso mesmo. Principalmente no começo da empresa os sócios tem que tirar o mínimo possível para que todo dinheiro que entra seja investido no próprio negócio para crescimento. Depois que a empresa já tem uma receita legal aí sim é importante definir um salário fixo para os sócios.
@@samubasso eu sou individual sem funcionários, e há 21anos, e nestes últimos anos baixei muito. E penso que é que marcar os preços baixos. Agia conforme a concorrência e não pelos meus custos. Tinha receio de marcar mais alto mas já aumentei os preços, para ver se melhoro.
@@angelaramos6337 Tem que se basear os seus custos. Claro que levamos em consideração a concorrência, mas de nada adianta bater o preço da concorrência e falir a empresa. Então tem que levar sempre em conta a realidade da sua empresa, e se mesmo assim os preços ficarem muito elevados aí fica claro que tem que reduzir custos da empresa para ficar mais competitivo.
O ideal é tratar a empresa como se fosse de outra pessoa. Por exemplo: se eu tivesse uma empresa no seu quintal e utilizava água, luz e internet quanto você me cobraria? Esse valor a sua empresa pode pagar para você mesma. Outro exemplo, no início de minha empresa eu utilizava meu carro particular para trabalhar da empresa e desta forma a empresa me pagava R$200,00 todo mês em forma de aluguel do carro. Se não tiver essa mentalidade nunca saberá se realmente a sua empresa é lucrativa ou não. Assim fica claro as despesas que ela tem e consegue ver se ela está indo bem ou mal.
Uma dúvida: Uma sociedade que começou agora são 3 sócios, ficou acordado que o lucro seria repartido igualmente entre eles independente de quem investiu mais ( esse investimento inicial será reembolsado aos poucos). Essa empresa trabalha com compras de material para depois revender aos fornecedores. Ex ela compra 10 mil em material e vende por 12 mil. Quando é vendido ao fornecedor o dinheiro entra na conta da empresa e tem que separar o lucro que no caso do exemplo seria 2 mil. O pró-labore de cada socio vai sair de qual dinheiro? Dos 10 mil os dos 2 mil de lucro?
Ideal é a distribuição de lucros da empresa seja conforme o percentual de cada um, isso é o correto e evita qualquer problema futuro. Ou seja, se sobrou 10 mil reais de lucro e eu tenho 20% da empresa eu recebo R$2.000,00. O pró-labore dos sócios sempre será muito baixo, principalmente no início da empresa em que as coisas irão começar. Uma coisa importante é, só tem pró-labore quem trabalha na empresa ok? Se tenho 3 sócios mas somente 1 vai trabalhar de fato das 8h as 18h na empresa então só um receberá o pró-labore, o restante é considerado digamos assim sócio investidor, aí eles ganham distribuição de lucros 1 ou 2 vezes ao ano. Ainda falando sobre pró-labore no início sempre o valor é bem baixo para os sócios mas é bom saber quanto o mínimo que preciso faturar para ao menos pagar todas as despesas? Isso se chama ponto de equilíbrio, importante saber isso. No exemplo que você deu que sobra 2 mil reais temos que lembrar que parte do dinheiro tem que ficar para empresa para capital de giro, então não sobraria muito para dividir entre sócios.
@@samubasso Ótima explicação, não fazia ideia que existia distribuição de lucros e pró-labore separado. Pensava que o lucro da empresa era o pró-labore dos sócios (já que foi pago todas as despesas) e que era sacado mensalmente para os sócios. Acredito que a grande maioria pensava como eu e por isso que a maioria passa os sufocos.
Ola como vai Tenho uma empresa de personagens vivos Eu entrei com o capital cem porcentagem qual valor em porcentagem posso tirar do lucro ? Não tenho um pro labore.
Olá tudo bem? Indiferente do % de sociedade dos sócios o ideal é sempre terem pro-labore. E o pro-labore deve ter um valor relacionado a função que exerce. Se será vendedor que salário na média um vendedor ganha? Esse seria o valor de pró-labore do sócio. E anualmente, de acordo com lucros da empresa estipular um % que será distribuido, eu sugiro em torno de 30% do lucro da empresa distribuir entre os sócios e os outros 70% fica praa empresa no caixa, investimento, etc. Não tem regra mas eu seguiria assim.
Estou montando uma hamburgueria agora,ainda não comecei a vender, como vai ser só eu na empresa posso colocar meu pró-labore no valor do salário mínimo de um chapeiro, por exemplo?
Claro. E é assim mesmo, quando iniciamos um negócio claro que não vamos ter um pró-labore dos sonhos, mas é isso mesmo que precisa ser feito para crescer. Retirar o mínimo possível para focar no crescimento da empresa.
Samuel, tenho uma pergunta: sou o único sócio que colocou dinheiro no negócio e também sou o administrador. Meu sócio faz funções específicas, como vendas, por exemplo. Combinamos de não receber salário/pro-labore no início. Isso é legalmente correto ou é obrigação pagar salário/pro-labore para ele?
Opa. O ideal é ter duas contas bancárias. Uma pessoa física e outra jurídica e não misturar. Trate os sócios como funcionários todo mês transfere dinheiro da conta da empresa para conta da pessoa física e lá gastem com suas contas particulares. E na conta da empresa só movimente dinheiro dela. Esse é o segredo.
Eu sou a gestora do meu negócio e funcionaria (eu atendo cliente, vendo, cuido do marketing e produzo - tenho uma papelaria personalizada)! Neste caso como eu faço e onde coloco esse custo de pro-labore... pois os cursos que fiz sempre indicam colocar a mao de obra na precificaçao e dizem que é diferente do pro-labore! Poderia me ajudar com essa questão?
Colocamos na precificação custo de mão de obra quando é algo mais direto na fabricação de produto ou prestação de serviço. Agora se revende produtos eu já sugiro que todos salarios incluindo pro-labore estejam incluídos nas despesas fixas que fazem parte do calculo da precificação.
@@samubasso olá! É exatamente isso, além de gerir o meu negócio, eu tbm fabrico o meu produto (cadernos, agendas, Planners) eu monto tudo do zero aqui no meu espaço… minha dúvida é se mão de obra e pró-labore são as mesmas coisas e onde colocar… ou se não devo colocar por exemplo mão de obra na precificaçao já que vou ter um pró-labore depois… não sei se me fiz entender
@@emilyemi7601 Quando abre empresa está em contrato o % de cada um. Então, não tem o que mudar ou justiça alterar. Está no contrato é o que foi decidido.
Na minha opinião ele tem que estar muito próximo da função que a pessoa exerce na empresa. Por exemplo: se você pagaria para contratar um gerente comercial R$3.000,00 e o sócio faz essa função na empresa, o ideal seria ele ganhar exatamente os R$3.000,00 por mês. Como comento no vídeo, não é pelo motivo da pessoa ser sócia que ela merece ganhar R$8.000,00 tem que ser o valor que o mercado paga pela função. Lógico que com o tempo, crescimento e lucratividade da empresa pode-se pensar em aumentar valores gradativamente. Sempre cuidando para não prejudicar o resultado da empresa.
Muito bom Samuel. Quer dizer que se eu abro uma empresa com um sócio e participação de 50% na seguint condição: Socio 1- Investidor unico, tenho os 50% por ter investido, e faz a adm financeira sem ir necessariamente no estabelecimento. Sócio 2 - Não injetou dinheiro, mas acordado com 50% da sociedade para tocar a operação, ir todo dia na empresa. Apesar do sócio 2 ter 50% para trabalhar, é ainda assim, justo um pro-labore compativel com as funções de cada sócio. O Lucro distribuido anualmente sim, distribuido conforme acordado. Assim, o Sócio 2 ganharia o salario de gerente operacional e por ter assumido a responsabilidade como sócio e não como empregado, ganharia a distribuição conforme sociedade. Voce acha esse modelo justo e considera prática de mercado?
Opa Roberto isso mesmo! Pró-labore é o salário dos sócios que trabalham na empresa, indiferente do percentual de sociedade. E o pró-labore tem que ser de acordo com a função que ele exerce. Distribuição de lucros é parte do lucro do negócio gerado que será distribuído entre os sócios. Essa parte será distribuída de acordo com o percentual de cada um. Exemplo: se vai ser distribuído R$10.000,00 e eu tenho 30% recebo R$3.000,00 e você que tem os outros 70% receberá o restante. A prática é essa, o que muda é os percentuais. Geralmente quem investe tem mais percentual. Mas claro que tem casos que a pessoa é tão importante para o negócio que também precisa ter um percentual maior.
Tá, mas e a pergunta do vídeo: "Como definir o pró-labore dos sócios?" Exemplo: Minha empresa fatura 250 mil bruto e 30 mil líquido. O pró-labore do gerente é com base em quê?
O pró-labore tem que ser compatível com a função que você exerce. Quanto você pagaria por um gerente na sua empresa? Qual o valor que pagam um gerente na sua região para uma empresa do mesmo porte que a sua? Com essas perguntas já terá uma base muito boa do quanto de fato deveria ser o pró-labore de um sócio da empresa que tem papel de gerente.
Se a empresa é só sua, é claro q vc pode fazer o q quiser com o lucro. Mas o q o vídeo ressalta é q, pelo bem da saúde fincanceira da empresa, a maior parte do lucro deve ficar para ser reinvestido e, consequentemente, fazê-la crescer cada vez mais. Essa retirada indiscriminada de lucro é o q causa a falência de muitas empresas.
Quem trabalha na empresa tem direito a pró-labore. Indiferente de valores investido na empresa. Eu posso ter investido 100% do valor na empresa mas é você que trabalha na empresa e eu fui apenas investidor, sendo assim você recebe pró-labore e eu não. É assim que funciona. Aí quando a empresa tem lucro e for realizar a distribuição de lucros aí sim o sócio recebe parte dos lucros.
Verdade o pró-labore tem que ser definido.outra coisa o sócio recebe um pagamento e coloca no bolso,quebra nós primeiro. 3 meses, outra coisa não tente montar uma empresa se você não possui capital de giro! E isso mais outras coisas como esbanjar o que você não possui.
Isso mesmo
Conheço muitos micro e pequenos empresários que fazem tudo errado: misturam despesas pessoais com despesas empresariais, tem um pró-labore definido de 1 salário-mínimo (somente para recolher o mínimo de INSS) e desidratam o caixa da empresa até não ter mais o que sugar.
A maioria das falências e dificuldades financeiras das empresas que eu presenciei são devido ao próprio sócio que suga o dinheiro do próprio negócio. Realidade triste mas verdadeira.
nossa que vídeo claro e objetivo, TOP TOP mesmo parabéns.
Muito obrigado
Boa tarde … como eu tiraria meu pró labore (tenho uma loja de roupas e faço tudo na loja ) lá tbem vendo no “caderno” então recebo parcelado … como eu faço a conta do lucro mensal e como eu tiraria meu pro labore ?
Pro labore= qual é o menu custo pessoa física ? Sem extravasar. A maioria não faz isso
Excelente explicação, buscando conteúdo que agregue conhecimento e prática .
Muito obrigado. Que bom que gostou.
Eu amei a explicação, entrei aqui sem entender o que é um pró -labore
Obrigado, irei com certeza ver mais vídeos!
Muito obrigado 😊
Perfeito, clareou a minha mente!
Legal 😉
Muito bom ,foi uma aula escelente
Obrigado
Que vídeo toop.. vc explica muito beem.. todas as minhas dúvidas foram tiradas ❤❤ Ja estou te seguindo no Insta tbm
🤗
Gostei bastante da explicação. Obrigado 😊
Eu que agradeço😉
Parabéns pela aula!
Obrigado 😃
😢😢😢😢😢estou vendo os video nao achei nada certo tudo mais e tudo memso esta errado 😢
Boa tarde Samuel!
Vou me agarrar nas suas dicas,hoje estou a frente da empresa do meu esposo que faleceu.
Isso aí! Bora colocar em prática as dicas para alavancar sua empresa. Sucesso!
Que aula 👏👏👏👏👏😉😉
Muito obrigado.
Ótimo vídeo
Muito obrigado.
Essa é uma informação super necessária, parabéns pelo vídeo!
Obrigado
Como fazer a distribuição corretamente?
A distribuição de lucros ocorre primeiro quando a empresa está um pouco mais madura e gerando lucro desejável. Segundo o ideal é fazer uma distribuição anual ou semestral. Terceiro utilize parte dos lucros para distribuir e não todo lucro, pois precisa manter um dinheiro na empresa para continuar crescendo. E quarto o valor que vai ser distribuído é de acordo com cada percentual de cada sócio.
Quero abrir uma empresa com um socio .o que devo centar pra colocar em planos futuro da empresa?
Tem que ter super definido as responsabilidades de cada um. Quem faz o que? E como estão começando agora um salário justo que é o mesmo de mercado. Se pagam x para vendedor e um dos sócios será vendedor vai ganhar essa mesma base. Empresas quebram pois por se achar sócio acha que merece ganhar mais, e não é bem assim. Além disso vale e muito um contrato entre sócios para ter claro as responsabilidades, quando um sair como vai funcionar etc.
Muito bom
Muito obrigado 👊
Eu queria saber assim: eu vou abrir uma lojinha on-line, mas eu iria ficar com fornecedores e o investimento total financeiro, recebimento de pagamento, mas minha amiga que está no Brasil ela vai ficar com
Vendas e parte administrativa? Mas estamos no começo e não temos dinheiro pra dividir nada, como faço?
Para abertura da empresa tem que ver qual é a negociação de quantos % cada uma teria de sociedade. Aqui entra experiência de cada uma e também o quanto $$ vão investir. Isso estou falando de % de sociedade. Outra coisa é o valor que receberá por mês, o que chamamos de pró-labore, esse é um valor. mensal igual salário e o valor deve ser de acordo com a função que cada uma exerce. Mas claro que no início de qualquer negócio, retirar o mínimo possível para conseguir investir mais na empresa e fazer ela crescer.
Mto bom, bem esclarecedor :)
Muito obrigado 😊
Samuel, muito obrigado. Excelente exposicao.. tenho uma pergunta... como dividir os lucros da empresa? pode ser semestral o tem que ser anual?
Fabio, não existe uma "regra" para isso, mas vou te passar o que EU faço na empresa. O lucro é distribuído semestralmente ficando 70% do lucro para a empresa continuar investindo e crescendo e o restante 30% é distribuído entre os sócios de acordo com cada percentual que cada um tem. E também acontece de alguns semestres em comum acordo entre sócios não retirar nada para investir mais no negócio, ou em períodos como esse que estamos passando também acabamos não realizando distribuição de lucros pois tem que ter mais dinheiro em caixa. Espero ter ajudado. 👊
@@samubasso Claro que ajudou, muito obrigado.
Quem ta iniciando ,defini como o prolabore? Por exemplo primeiros meses da empresa nao vou poder pagar salario fixo pros socios
Como calcular o salario inicialmente?
Se está muito no início o mínimo possível para que os sócios possam viver, nem que reduzem padrão de vida. Faz parte do empreendedorismo, abrir mão do hoje para colher amanhã. Quando a empresa tem um faturamento melhor, aí tem que ser com base na função que a pessoa exerce na empresa, basicamente muito próximo de um salário dessa função que as empresas do setor na região estão pagando.
Nossa achei o máximo a explicação 👏👏👏eu estava precisando de uma explicação assim tao clara,para poder determinar o pró-labore de um plano de negócio ,que é para um trabalho de faculdade
Opa. Que bom que ajudou!!!!
Amigo, uma dúvida. Esse valor deve ser mensal , sendo assim se durante um mês a empresa precisa tirar um valor seja para pagar alguma conta, como por exemplo, repor estoque, como isso é refletido no pro labore? Ja que no meio do mês eu iria ter que tirar uma quantia para manter em funcionamento
Pró-labore é salário mensal dos sócios. Tem que ser tratado igual funcionário, todo mês pagar.
Ola, tudo bem tenho uma duvida ,tenho um amigo que quer entrar como sócio em uma oficina,porem ele apenas vai comprar os equipamentos e quem faria o negócio funcionar e trabalhar seria eu , gostaria de saber como fica a divisão em um caso como esse ? Grato se puder me ajudar agradeço
Quem trabalha na empresa ganha salário o que chamamos para os sócios de pró-labore, então você receberia por tocar o negócio e ele se não trabalhar na empresa não ganha. Agora o % de sociedade é muito relativo, para ter mais ou menos uma ideia, como a empresa já existe seria legal ver o quanto ela fatura por ano vamos supor 500 mil, mais o que já tem de equipamento 100 mil por exemplo. Por cima, sua empresa valeria, se não tiver dívidas etc, 600 mil. Então, se ele colocar 300 mil em equipamentos teria 50% dela.
@@samubasso perfeito maravilha , muito obrigado por responder,mas na verdade ela ainda não existe vamos montar ela ,porém o único que irá trabalhar vai ser eu e o outro sócio vai montar todo o equipamento apenas isso ,aí minha dúvida seria essa de como seria a divisão
Quando nao há vendas suficientes nem dá para tirar dinheiro para uma pessoa muito menos para quem tem socios. Vou tirando migalhas, agora que estou em baixo. Tenho de aumentar os preços e vender o que é mais vendável, e realize mais dinheiro.
Isso mesmo. Principalmente no começo da empresa os sócios tem que tirar o mínimo possível para que todo dinheiro que entra seja investido no próprio negócio para crescimento. Depois que a empresa já tem uma receita legal aí sim é importante definir um salário fixo para os sócios.
@@samubasso eu sou individual sem funcionários, e há 21anos, e nestes últimos anos baixei muito. E penso que é que marcar os preços baixos. Agia conforme a concorrência e não pelos meus custos. Tinha receio de marcar mais alto mas já aumentei os preços, para ver se melhoro.
@@angelaramos6337 Tem que se basear os seus custos. Claro que levamos em consideração a concorrência, mas de nada adianta bater o preço da concorrência e falir a empresa. Então tem que levar sempre em conta a realidade da sua empresa, e se mesmo assim os preços ficarem muito elevados aí fica claro que tem que reduzir custos da empresa para ficar mais competitivo.
Como faz para não misturar as contas se a minha empresa é no quintal da minha casa? É a mesma conta de água, luz, internet ...
O ideal é tratar a empresa como se fosse de outra pessoa. Por exemplo: se eu tivesse uma empresa no seu quintal e utilizava água, luz e internet quanto você me cobraria? Esse valor a sua empresa pode pagar para você mesma.
Outro exemplo, no início de minha empresa eu utilizava meu carro particular para trabalhar da empresa e desta forma a empresa me pagava R$200,00 todo mês em forma de aluguel do carro.
Se não tiver essa mentalidade nunca saberá se realmente a sua empresa é lucrativa ou não. Assim fica claro as despesas que ela tem e consegue ver se ela está indo bem ou mal.
@@samubasso ótimo! Muito obrigada!
Uma dúvida:
Uma sociedade que começou agora são 3 sócios, ficou acordado que o lucro seria repartido igualmente entre eles independente de quem investiu mais ( esse investimento inicial será reembolsado aos poucos).
Essa empresa trabalha com compras de material para depois revender aos fornecedores. Ex ela compra 10 mil em material e vende por 12 mil. Quando é vendido ao fornecedor o dinheiro entra na conta da empresa e tem que separar o lucro que no caso do exemplo seria 2 mil.
O pró-labore de cada socio vai sair de qual dinheiro? Dos 10 mil os dos 2 mil de lucro?
Ideal é a distribuição de lucros da empresa seja conforme o percentual de cada um, isso é o correto e evita qualquer problema futuro. Ou seja, se sobrou 10 mil reais de lucro e eu tenho 20% da empresa eu recebo R$2.000,00. O pró-labore dos sócios sempre será muito baixo, principalmente no início da empresa em que as coisas irão começar. Uma coisa importante é, só tem pró-labore quem trabalha na empresa ok? Se tenho 3 sócios mas somente 1 vai trabalhar de fato das 8h as 18h na empresa então só um receberá o pró-labore, o restante é considerado digamos assim sócio investidor, aí eles ganham distribuição de lucros 1 ou 2 vezes ao ano. Ainda falando sobre pró-labore no início sempre o valor é bem baixo para os sócios mas é bom saber quanto o mínimo que preciso faturar para ao menos pagar todas as despesas? Isso se chama ponto de equilíbrio, importante saber isso. No exemplo que você deu que sobra 2 mil reais temos que lembrar que parte do dinheiro tem que ficar para empresa para capital de giro, então não sobraria muito para dividir entre sócios.
@@samubasso Ótima explicação, não fazia ideia que existia distribuição de lucros e pró-labore separado. Pensava que o lucro da empresa era o pró-labore dos sócios (já que foi pago todas as despesas) e que era sacado mensalmente para os sócios.
Acredito que a grande maioria pensava como eu e por isso que a maioria passa os sufocos.
Ola como vai
Tenho uma empresa de personagens vivos
Eu entrei com o capital cem porcentagem qual valor em porcentagem posso tirar do lucro ? Não tenho um pro labore.
Olá tudo bem? Indiferente do % de sociedade dos sócios o ideal é sempre terem pro-labore. E o pro-labore deve ter um valor relacionado a função que exerce. Se será vendedor que salário na média um vendedor ganha? Esse seria o valor de pró-labore do sócio. E anualmente, de acordo com lucros da empresa estipular um % que será distribuido, eu sugiro em torno de 30% do lucro da empresa distribuir entre os sócios e os outros 70% fica praa empresa no caixa, investimento, etc. Não tem regra mas eu seguiria assim.
Estou montando uma hamburgueria agora,ainda não comecei a vender, como vai ser só eu na empresa posso colocar meu pró-labore no valor do salário mínimo de um chapeiro, por exemplo?
Claro. E é assim mesmo, quando iniciamos um negócio claro que não vamos ter um pró-labore dos sonhos, mas é isso mesmo que precisa ser feito para crescer. Retirar o mínimo possível para focar no crescimento da empresa.
Samuel, tenho uma pergunta: sou o único sócio que colocou dinheiro no negócio e também sou o administrador. Meu sócio faz funções específicas, como vendas, por exemplo. Combinamos de não receber salário/pro-labore no início. Isso é legalmente correto ou é obrigação pagar salário/pro-labore para ele?
O administrador é obrigatório a retirar um pró-labore, confira isso com seu escritório de contabilidade.
Ou eu não coloco esse custo de mão de obra pq no final do mês terei um pro-labore?
Respondi na outra pergunta que fez 😉
Como separo as contas de uma empresa
Opa. O ideal é ter duas contas bancárias. Uma pessoa física e outra jurídica e não misturar. Trate os sócios como funcionários todo mês transfere dinheiro da conta da empresa para conta da pessoa física e lá gastem com suas contas particulares. E na conta da empresa só movimente dinheiro dela. Esse é o segredo.
Eu sou a gestora do meu negócio e funcionaria (eu atendo cliente, vendo, cuido do marketing e produzo - tenho uma papelaria personalizada)! Neste caso como eu faço e onde coloco esse custo de pro-labore... pois os cursos que fiz sempre indicam colocar a mao de obra na precificaçao e dizem que é diferente do pro-labore! Poderia me ajudar com essa questão?
Colocamos na precificação custo de mão de obra quando é algo mais direto na fabricação de produto ou prestação de serviço. Agora se revende produtos eu já sugiro que todos salarios incluindo pro-labore estejam incluídos nas despesas fixas que fazem parte do calculo da precificação.
@@samubasso olá! É exatamente isso, além de gerir o meu negócio, eu tbm fabrico o meu produto (cadernos, agendas, Planners) eu monto tudo do zero aqui no meu espaço… minha dúvida é se mão de obra e pró-labore são as mesmas coisas e onde colocar… ou se não devo colocar por exemplo mão de obra na precificaçao já que vou ter um pró-labore depois… não sei se me fiz entender
Estou começando do zero
É possível os sócios investirem valores diferentes, e mesmo assim os dois acordarem em ter 50% cada ?
Se concordarem sim. A decisão é em conjunto.
@@samubasso mas se for um pai e filho? Os herdeiros podem pleitear algo na justiça? Alegando que o pai investiu mais.
@@emilyemi7601 Quando abre empresa está em contrato o % de cada um. Então, não tem o que mudar ou justiça alterar. Está no contrato é o que foi decidido.
Como saber quanto pode ser o pro labore?
Na minha opinião ele tem que estar muito próximo da função que a pessoa exerce na empresa. Por exemplo: se você pagaria para contratar um gerente comercial R$3.000,00 e o sócio faz essa função na empresa, o ideal seria ele ganhar exatamente os R$3.000,00 por mês. Como comento no vídeo, não é pelo motivo da pessoa ser sócia que ela merece ganhar R$8.000,00 tem que ser o valor que o mercado paga pela função. Lógico que com o tempo, crescimento e lucratividade da empresa pode-se pensar em aumentar valores gradativamente. Sempre cuidando para não prejudicar o resultado da empresa.
Muito bom Samuel.
Quer dizer que se eu abro uma empresa com um sócio e participação de 50% na seguint condição:
Socio 1- Investidor unico, tenho os 50% por ter investido, e faz a adm financeira sem ir necessariamente no estabelecimento.
Sócio 2 - Não injetou dinheiro, mas acordado com 50% da sociedade para tocar a operação, ir todo dia na empresa.
Apesar do sócio 2 ter 50% para trabalhar, é ainda assim, justo um pro-labore compativel com as funções de cada sócio. O Lucro distribuido anualmente sim, distribuido conforme acordado.
Assim, o Sócio 2 ganharia o salario de gerente operacional e por ter assumido a responsabilidade como sócio e não como empregado, ganharia a distribuição conforme sociedade.
Voce acha esse modelo justo e considera prática de mercado?
Opa Roberto isso mesmo!
Pró-labore é o salário dos sócios que trabalham na empresa, indiferente do percentual de sociedade. E o pró-labore tem que ser de acordo com a função que ele exerce.
Distribuição de lucros é parte do lucro do negócio gerado que será distribuído entre os sócios. Essa parte será distribuída de acordo com o percentual de cada um. Exemplo: se vai ser distribuído R$10.000,00 e eu tenho 30% recebo R$3.000,00 e você que tem os outros 70% receberá o restante.
A prática é essa, o que muda é os percentuais. Geralmente quem investe tem mais percentual. Mas claro que tem casos que a pessoa é tão importante para o negócio que também precisa ter um percentual maior.
Por favor, não usa essa caneta no papel, usa o quadro branco 🙏🙏🙏🙏
🤣👍
Tá, mas e a pergunta do vídeo: "Como definir o pró-labore dos sócios?"
Exemplo: Minha empresa fatura 250 mil bruto e 30 mil líquido. O pró-labore do gerente é com base em quê?
O pró-labore tem que ser compatível com a função que você exerce. Quanto você pagaria por um gerente na sua empresa? Qual o valor que pagam um gerente na sua região para uma empresa do mesmo porte que a sua?
Com essas perguntas já terá uma base muito boa do quanto de fato deveria ser o pró-labore de um sócio da empresa que tem papel de gerente.
Ora bolas... Se a empresa é minha, peguei meu pro labore, sobrou lucro, o lucro é meu, pego novamente oxi
Pró-labore é salário fixo de acordo com função exercida. Distribuição de lucros é outra coisa, não confunda.
Se a empresa é só sua, é claro q vc pode fazer o q quiser com o lucro. Mas o q o vídeo ressalta é q, pelo bem da saúde fincanceira da empresa, a maior parte do lucro deve ficar para ser reinvestido e, consequentemente, fazê-la crescer cada vez mais. Essa retirada indiscriminada de lucro é o q causa a falência de muitas empresas.
Meu sócio entrou com 100% do valor
E eu entrei com 100% do meu conhecimento e trabalho
Porém eu não tenho o pro labore
😢
Quem trabalha na empresa tem direito a pró-labore. Indiferente de valores investido na empresa. Eu posso ter investido 100% do valor na empresa mas é você que trabalha na empresa e eu fui apenas investidor, sendo assim você recebe pró-labore e eu não. É assim que funciona. Aí quando a empresa tem lucro e for realizar a distribuição de lucros aí sim o sócio recebe parte dos lucros.