Como dividir a sociedade - Quando o sócio entra só com o dinheiro ou só com o trabalho

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 ноя 2024

Комментарии • 258

  • @jorgeacavalcante
    @jorgeacavalcante  5 месяцев назад +11

    Preparei um guia para ajudar você a fazer seu contrato de sociedade, só baixar de graça (por tempo limitado) no link: bit.ly/guia-contrato-social
    Se se você quiser o Guia junto com o modelo de contrato social editável, é nesse link: hotm.art/modelocontrasocial

  • @celmabrasmayara1137
    @celmabrasmayara1137 12 дней назад +1

    Muito obrigado mano! Eu já perdi dinheiro de dois meses, por falta de conhecimento. 🎉❤❤

  • @felix.cambuta
    @felix.cambuta 2 месяца назад +5

    Ouvi no vídeo que respondes 100% dos comentários. Vim apenas confirmar e agradecer pelo incrível conteúdo. Estou simplesmente a maratonar os vídeos, porque vou começar agora uma sociedade.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      @@felix.cambuta fico feliz que gostou dos vídeos e conteúdos, se surgir alguma dúvida é só perguntar

  • @rodneirodriguessouza
    @rodneirodriguessouza 6 месяцев назад +9

    Olha o melhor vídeo que eu já vi sobre sociedade vale mais que uma aula de gestão empresarial. Parabéns 👏👏👏. Abriu meus olhos para vários aspectos e crenças erradas que eu tinha sobre sociedade onde um entra com serviço e outro com dinheiro. Muito obrigado

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад +1

      Fico feliz em ajudar, e suas palavras são motivação para continuar criando vídeos para ajudar outros empresários.

  • @line617
    @line617 5 дней назад +1

    Meu sócio entrou só com o trabalho l. Eu trabalho 3 dias por semana e ainda pago tudo e ele só trabalha. Dividimos em 51% 49%. Mas não acho justo. Ele não se esforça, ele sempre faz o mínimo que é fazer drink do bar e arrumar o bar.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  5 дней назад

      @@line617 desfaça a sociedade, se não está sendo bom para vocês, e o que foi acordado não está sendo cumprido, compre a parte dele e siga a empresa só, ou então venda sua parte para ele.
      Agora se o que está acontecendo foi exatamente o que vocês concordaram, então precisam se reunir e conversar sobre isso. Tudo é negociação e conversar. Se deixar sem conversar só piora.

  • @simpatiasamorosas7194
    @simpatiasamorosas7194 21 день назад +3

    Eu vou montar uma confeitaria ambulante, entrei com 100% do investimento, minha amg vai me ajudar na mão de obra e vendas, como saber qual a parte dela, qts porcento? Eu irei produzir e vender tbm junto a ela.

    • @oliveiras2398
      @oliveiras2398 21 день назад

      UP

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  21 день назад +1

      Oi! Vamos lá!
      Como você entrou com todo o investimento e também vai trabalhar diretamente na produção e nas vendas, uma boa divisão de lucros precisa refletir esses dois fatores: o capital que você colocou e o trabalho de ambos.
      Aqui estão algumas sugestões de divisão:
      Reconhecendo o Investimento e o Trabalho: Uma divisão comum nesse caso é algo como 70% para você e 30% para ela. Isso considera que:
      Você assumiu o investimento inicial e os riscos financeiros.
      Vocês dois vão trabalhar juntos na produção e vendas.
      Cálculo Baseado no Esforço e Investimento: Se o investimento é grande e o trabalho será mais equilibrado, uma proporção de 60% para você e 40% para ela pode ser justa. Isso considera que ela está contribuindo com esforço significativo, mas você ainda é o dono dos recursos e da estrutura.
      Avaliar Ajustes Futuramente: Considere fazer uma divisão inicial e, após alguns meses, reavaliar. Caso a demanda aumente ou o investimento dela na operação cresça, a divisão de lucros pode ser revisada de acordo com o que acharem justo.
      Formalize Tudo
      Faça um contrato simples para detalhar:
      Quem fica com qual porcentagem dos lucros.
      Se haverá reavaliações da divisão em algum momento.
      Responsabilidades de cada um no negócio.
      Dessa forma, ambos estarão protegidos e com expectativas alinhadas. Boa sorte com a confeitaria!

  • @aDG01
    @aDG01 8 месяцев назад +3

    Caiu como uma luva esse vídeo, valeu

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  8 месяцев назад

      Fico feliz em ajudar

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад

      Se você quer continuar consumindo mais conteúdos sobre gestão de negócios, me acompanhe também lá na rede vizinha. Diariamente eu trago conteúdos sobre gestão e empreendedorismo. @jorgeacavalcante

  • @pedrotelesso
    @pedrotelesso 8 месяцев назад +4

    Vídeo muito bom!!

  • @KetlynSantos-p6v
    @KetlynSantos-p6v 13 дней назад +3

    Que valor pagar ao socio que investiu 100% do que eu precisava que foi 6.000,00 e nao participou de nada e eu tranformei esses 6.000,00 em 200.000,00 em um ano por merito e trabalho exclusivo meu? que valor é justo dar pra ele pra romper essa parceria?

    • @KetlynSantos-p6v
      @KetlynSantos-p6v 12 дней назад

      E caso eu não rompa, qual valor justo dar pra ele de porcentagem? Ele merece mesmo tanto? Uma vez que eu que multipliquei o valor e o investimento foi pouco e eu trouxe um retorno enormemente maior? Qual o justo nesse caso?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  12 дней назад +2

      Se vocês tem uma sociedade legalmente feita, com contrato social e com CNPJ registrado na junta comercial, se você quiser tirar ele da sociedade você deve fazer o calculo atual do valor da empresa e pagar proporcional a participação dele, se ele for sócio 50% então é o valor atual dividido por vocês dois. Isso é o justo e o correto a se fazer legalmente falando.
      Se a sociedade de vocês for só de boca, sem contratos estabelecidos aí vai depender somente da negociação entre vocês dois, mas mesmo assim o correto a se fazer é dividir conforme o combinado no começo, pois GARANTO se tivesse dado prejuízo ao invés de lucros, você iria se esquivar ou dizer que não tem dinheiro, já que ele tinha entrado com dinheiro.
      Então o justo é ser justo.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  12 дней назад +2

      O valor de porcentagem já deveria ter sido definido no começo da sociedade, se não foi ainda, chame ele para conversar e fechem esse acordo, eu não posso responder essa pergunta pois não conheço o negócio, nem como foi a negociação entre vocês.

  • @LuizVeiga3950
    @LuizVeiga3950 3 месяца назад +9

    Acho que está faltando uma aula quando acontece o término da sociedade. Como pagar o sócio e as demais burocracia sobre a verba investida do sócio investidor.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  3 месяца назад +8

      Opa Luiz, tem uma aula sim sobre quebra de sociedade, dá uma olhada nesse: ruclips.net/video/2es5X7NuK4s/видео.htmlsi=FJctR6Lh20x_6V3D
      E se ainda ficar com dúvidas pode perguntar.

    • @LuizVeiga3950
      @LuizVeiga3950 2 месяца назад +1

      @@jorgeacavalcante gratidão

  • @gabrielfernandes2108
    @gabrielfernandes2108 27 дней назад +1

    gostaria de ver o vídeo sobre o planejamento empresarial no canva

  • @jonathanbiajo5186
    @jonathanbiajo5186 Месяц назад +2

    Conteúdo de alta qualidade, parabéns!

  • @MariaLúciaLucynha
    @MariaLúciaLucynha 7 месяцев назад +2

    Parabéns excelente trabalho sensacional

  • @rafaelsousalacerda75
    @rafaelsousalacerda75 2 дня назад +1

    É possível ser sócio investidor de uma empresa, com o nome constando em contrato social, mas sem se responsabilizar judicialmente pelas ações tomadas pelo sócio operacional?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 дня назад +1

      @@rafaelsousalacerda75 se está no contrato social, automaticamente tem responsabilidade jurídica, não tem relação com atividade na empresa, se está no contrato social é dono e responde judicialmente pela empresa, se as atitudes do sócio operador forem de alguma forma criminosa dentro da empresa, todos os donos respondem.

  • @dicadasboas
    @dicadasboas 5 месяцев назад +3

    Que vídeo completo, meus parabéns, ganhou uma seguidora!!

  • @patrickresende4073
    @patrickresende4073 23 дня назад +2

    olá Jorge!
    Ganhei convite de um socio investidor para abrir uma barbearia do zero, sou barbeiro e entraria com a mão de obra e administração da mesma, a divisão de lucros seria 50/50. Nesse caso fora a divisão do lucro devo ter um salario? Todo custo ate comecar a ter lucro seria do socio investidor ?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  22 дня назад +1

      Parabéns pelo convite! Aqui está uma análise sobre o seu caso:
      1. Salário pelo Trabalho e Administração
      Sim, é justo considerar um salário para você, já que você estará fornecendo o serviço de barbeiro e cuidando da administração do negócio. A divisão de lucros é uma coisa, mas o salário é importante para garantir um rendimento fixo pelo seu trabalho diário.
      A prática comum é que o sócio investidor cobre os custos iniciais, enquanto o sócio operacional (você) recebe um salário pelo trabalho. O valor desse salário deve ser justo e condizente com o mercado, mas também sustentável para o negócio.
      2. Custos Iniciais até o Lucro
      Normalmente, o sócio investidor é responsável pelos custos iniciais, como aluguel, reformas, compra de equipamentos, marketing inicial, etc. (ESSES VALORES DE CUSTOS INICIAIS É SÓ NOS TRÊS PRIMEIROS MESES) até o negócio ter força para pagar as próprias contas, e isso faz parte do investimento e do calculo da participação dele na sociedade. Isso faz sentido porque ele está colocando o capital para estruturar a barbearia.
      Os lucros, então, são divididos após cobrir todos os custos de operação mensais (aluguel, contas, produtos). Porém, esses custos de operação, após a abertura, costumam ser responsabilidade de ambos ou do negócio, não exclusivamente do investidor.
      Estrutura Básica da Sociedade
      Salário: Receba um salário fixo para a sua função como barbeiro e gestor.
      Divisão de Lucros: Após cobrir todas as despesas operacionais, o lucro líquido é dividido 50/50 entre você e o investidor.
      Responsabilidades do Sócio Investidor: Cobrir os custos iniciais até que a barbearia comece a se pagar e gerar lucro.
      Dica: Formalize esses pontos em contrato. Um contrato claro sobre a divisão de lucros, pagamento de salário e responsabilidades evitará problemas futuros e garantirá transparência para ambos.
      Essa estrutura permite que você tenha estabilidade com o salário e que ambos se beneficiem do crescimento do negócio.

  • @viniciusmorais5337
    @viniciusmorais5337 6 месяцев назад +2

    Sem dúvidas o melhor vídeo de sociedade que eu já vi. Obrigado Jorge!!

  • @andreask9639
    @andreask9639 3 месяца назад +1

    Muito bom o video, me tirou muitas duvidas mas a porcentagem do lucro líquido sobre a receita achei muito alta, pelo que pesquisei o lucro líquido varia de 10% a 20%, de 50% a 60% todo mundo abriria empresa, em menos d 1 ano ja teria o retorno do investimento, mas na pratica é maior esse tempo

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  3 месяца назад

      @@andreask9639 o lucro que mostrei no vídeo é apenas um exemplo para facilitar o entendimento, eu não citei lucro líquido real, até porque cada segmento tem um livro líquido diferente, cada empresa individualmente tem um lucro líquido diferente dependendo da qualidade da gestão, o tema do vídeo é divisão de sociedade, todos os números apresentados são apenas hipóteses para facilitar o entendimento do que foi proposto. E os valores de 50 a 60% que falei não são os valores do lucro mas sim o percentual de participação da sociedade.

  • @thomazcosta-m2t
    @thomazcosta-m2t 4 дня назад +1

    Muito bom! Você tem algum grupo no WhatsApp?!

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  4 дня назад

      @@thomazcosta-m2t tem mais está pausado por enquanto. Tem o canal no Instagram, entra lá que sempre coloco conteúdo lá.
      @jorgeacavalcante

  • @fabioamoroso8811
    @fabioamoroso8811 2 месяца назад +1

    Parabéns, Jorge! Vídeo sensacional. Uma verdadeira aula! Vou acompahar e conhecer seu trabalho. Por esta demonstração, já vi que irei aprender muito.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      @@fabioamoroso8811 obrigado pelo comentário, fico feliz em ajudar e transmitir o conhecimento.

  • @muchulok
    @muchulok 8 месяцев назад +1

    Excelente conteúdo! Me esclareceu muitas dúvidas 👏🏼👏🏼

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  8 месяцев назад

      Que bom que ajudou

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад

      Se você quer continuar consumindo mais conteúdos sobre gestão de negócios, me acompanhe também lá na rede vizinha. Diariamente eu trago conteúdos sobre gestão e empreendedorismo. @jorgeacavalcante

  • @AnaAndrade-n4y
    @AnaAndrade-n4y 9 месяцев назад +2

    Baita aula!! Obrigada

  • @carloseduardodesouzamartins
    @carloseduardodesouzamartins 9 месяцев назад +2

    Boa noite. Excelente vídeo! Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento conosco. Uma pergunta: e o sócio investidor, não tira um pro-labore para ele? Pois com certeza ele vai ficar tomando conta da parte financeira do negócio, já que dificilmente ele colocará o dinheiro no negócio sem cuidar do gerenciamento financeiro. E por essa responsabilidade de gerenciar financeiramente o negócio, não caberia um pro-labore para o sócio investidor, ainda que fosse menor ?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  9 месяцев назад +2

      De modo mais geral pessoas que aplicam dinheiro não trabalham desda forma, por isso não coloquei isso no vídeo. Mas sim, você está correto, se o sócio investidor tiver uma função ativa na empresa, deve tirar um pró labore, assim como os demais.

  • @guilherme7831
    @guilherme7831 25 дней назад +1

    Video muito esclarecedor, muito obrigado

  • @Monika-tu2lk
    @Monika-tu2lk 6 дней назад +1

    Vou fazer sociedade com meu padrasto, eu vou entrar com conhecimento,trabalho e com uma boa porcentagem de dinheiro e ele quer pegar dinheiro no banco emprestado,pelo visto viu ajudar a pagar tbm,ele vai trabalhar acho que pra pagar as contas ,quer pegar o credito pra comprar as roupas e meu dinheiro para passagens e etc o que devo fazer pra fazer tudo certinho no papel ? Caso de brigas

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 дней назад +1

      É ótimo que você já esteja pensando em formalizar tudo! Em situações como essa, é essencial ter um contrato bem detalhado para evitar problemas no futuro. Aqui está o que você pode fazer para organizar tudo corretamente:
      ---
      1. Formalize a Sociedade
      - Contrato Social: Crie um contrato social detalhando:
      - Quem entra com o quê (dinheiro, trabalho, conhecimento).
      - O percentual de participação de cada um na sociedade.
      - Responsabilidades de cada sócio no negócio (ex.: ele ficará com as contas; você com a operação e estratégia).
      - Percentual de Lucros: Defina como os lucros serão divididos. Um modelo inicial pode considerar:
      - Sua contribuição em conhecimento, trabalho e capital.
      - O fato de ele estar assumindo a dívida do banco e também trabalhando.
      2. Empréstimo do Banco
      - Responsabilidade pelo Empréstimo: No contrato, deixe claro quem será o responsável por pagar o empréstimo:
      - Se ele contrai o empréstimo no nome dele: Ele deve ser o responsável legalmente. Você pode ajudar a pagar conforme combinado, mas isso precisa ser formalizado no contrato como um "acordo interno."
      - Se o empréstimo for em nome da empresa: Defina no contrato que será pago proporcionalmente com os lucros, após cobrir as despesas do negócio.
      ---
      3. Proteja Seu Investimento
      - Faça um registro detalhado do valor que você está colocando na empresa. Inclua cláusulas no contrato sobre:
      - Devolução do seu capital: Caso a sociedade termine, como e em que prazo você pode recuperar seu investimento.
      - Direitos sobre os bens da empresa: Se houver compra de roupas, equipamentos, ou outros ativos, documente que são bens da empresa.
      ---
      4. Clausulas para Evitar Conflitos
      Inclua no contrato:
      - Regras para Saída da Sociedade: O que acontece se você ou ele quiser sair do negócio? Exemplo: quem continua tem a obrigação de comprar a parte do outro em um prazo X, por um valor a ser avaliado.
      - Resolução de Conflitos: Determine que qualquer divergência será resolvida por mediação ou arbitragem, antes de qualquer ação judicial.
      ---
      5. Consultoria Jurídica
      Contrate um contador ou advogado para ajudar a redigir o contrato social e validar todas as cláusulas. Isso garante que o documento tenha força legal e proteja ambos.
      ---
      Se tudo estiver claro no papel desde o início, vocês evitarão mal-entendidos e terão uma base sólida para o sucesso do negócio. Boa sorte!

    • @Monika-tu2lk
      @Monika-tu2lk 6 дней назад

      @jorgeacavalcante 😱😱 Sensacional, adorei tudo
      Deus Abençoe 🙏 vou fazer tudo que vc mandou aí, fiquei super feliz por ter respondido rs

  • @alcilenecarvalho3136
    @alcilenecarvalho3136 2 месяца назад +1

    Isso é um prefeito!!!!! 🎉🎉❤❤ gratidão

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      @@alcilenecarvalho3136 obrigado pelo comentário, fico feliz em ajudar.

  • @joao-wb5ji
    @joao-wb5ji Месяц назад

    Jorge boa tarde!!
    Faz um vídeo de como se blindar numa sociedade onde existe o sócio investidor e o sócio operacional, qual a maneira de saber que o sócio operacional está agindo de forma transparente e vc como sócio investidor não está sendo lesado..

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  Месяц назад +1

      Na verdade já tem vários vídeos sobre esse tema, a questão de se blindar está diretamente ligado a todos os passos e processos que eu explico nos vídeos, se você fizer tudo da forma correta, ter um bom contrato de sociedade, uma negociação clara que você e seu sócio entendam a participação e a atividade de cada um, então vocês dois estarão blindados, basta seguir e cumprir o contrato social.
      Para saber se o sócio está sendo transparente ou não, é só fazer o fechamento de caixa juntos, periodicamente, abrir um conta PJ onde um faz o lançamento dos pagamentos e outro faz a autorização.

  • @jonascajamar
    @jonascajamar 8 месяцев назад +2

    Seus vídeos são bons. Ajuda muito

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  8 месяцев назад

      Fico feliz em saber

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад

      Se você quer continuar consumindo mais conteúdos sobre gestão de negócios, me acompanhe também lá na rede vizinha. Diariamente eu trago conteúdos sobre gestão e empreendedorismo. @jorgeacavalcante

  • @RodrigoSilva-lh9fp
    @RodrigoSilva-lh9fp 2 месяца назад +1

    Uma item gostaria de saber as diferenças entre empresas, seja ela MEI, Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou mesmo Empresa de Médio Porte (EMP)
    O que muda nela em questão obrigatorios e faturamento e impostos.
    Hoje sou MEI, mas gostaria de aprender quando chegar o momento ja ter noção de empresa entra. Mesmo sabendo e somente o contado pode fazer isso.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      Vou explicar as principais diferenças entre MEI (Microempreendedor Individual), Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Empresa de Médio Porte (EMP), focando em faturamento, obrigações e impostos.
      1. Microempreendedor Individual (MEI)
      - Faturamento: O limite de faturamento anual do MEI é de R$ 144 mil (valor atualizado em 2023).
      - Obrigações: O MEI tem um regime simplificado de tributos. Paga mensalmente um valor fixo (DAS) que inclui INSS, ISS (caso de prestação de serviços) e ICMS (caso de comércio ou indústria). Além disso, o MEI é dispensado de escrituração contábil, não precisa emitir nota fiscal (exceto quando o cliente for pessoa jurídica) e tem menos burocracias.
      - Impostos: Os impostos do MEI são unificados e pagos em uma única guia, com valores baixos e fixos. Isso inclui o INSS (5% do salário mínimo), ICMS ou ISS (dependendo da atividade).
      2. Microempresa (ME)
      - Faturamento: O limite de faturamento anual da ME é de até R$ 360 mil.
      - Obrigações: A ME tem mais obrigações que o MEI, incluindo a necessidade de contabilidade regular, emissão de notas fiscais e entrega de declarações fiscais periódicas (como a DCTF e o SPED Fiscal). A empresa precisa também de um contador para cuidar das obrigações fiscais e contábeis.
      - Impostos: A ME pode optar pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, sendo o Simples Nacional o mais comum, pois unifica tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia (DAS). A alíquota varia de acordo com o faturamento e a atividade exercida, começando em 4%.
      3. Empresa de Pequeno Porte (EPP)
      - Faturamento: O limite de faturamento anual da EPP é de até R$ 4,8 milhões.
      - Obrigações: As obrigações da EPP são similares às da ME, mas como o faturamento é maior, as exigências contábeis e fiscais podem ser mais complexas. A EPP também precisa manter escrituração contábil completa e emitir notas fiscais regularmente.
      - Impostos: A EPP pode optar pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. As alíquotas no Simples Nacional são maiores do que as da ME, pois aumentam conforme o faturamento cresce.
      4. Empresa de Médio Porte (EMP)
      - Faturamento: Geralmente, considera-se Empresa de Médio Porte aquela que fatura acima de R$ 4,8 milhões e até R$ 300 milhões anuais, embora esse valor possa variar dependendo da definição utilizada.
      - Obrigações: As empresas de médio porte têm obrigações contábeis e fiscais mais complexas, incluindo auditorias externas, entrega de várias obrigações acessórias, como ECF (Escrituração Contábil Fiscal), EFD (Escrituração Fiscal Digital), entre outras. A estrutura de contabilidade é mais robusta, demandando um departamento contábil mais completo.
      - Impostos: Empresas de médio porte geralmente optam pelo regime de Lucro Real ou Lucro Presumido. No Lucro Real, os impostos são calculados com base no lucro efetivo da empresa, o que exige uma contabilidade rigorosa. No Lucro Presumido, os impostos são calculados com base em uma margem de lucro presumida pelo governo.
      Resumo das Diferenças
      - Faturamento: Cada categoria tem um limite de faturamento anual.
      - Obrigações: O nível de obrigações contábeis e fiscais aumenta conforme a empresa cresce. O MEI tem as obrigações mais simples, enquanto as EMP têm as mais complexas.
      - Impostos: O regime de tributação também varia, desde o Simples Nacional para MEI, ME e EPP, até Lucro Presumido ou Real para empresas maiores.
      Quando Mudar de Categoria?
      A mudança de categoria deve ser considerada quando o faturamento da sua empresa se aproxima dos limites estabelecidos ou quando as necessidades do seu negócio exigem uma estrutura mais complexa (por exemplo, se precisar emitir mais notas fiscais, ter uma equipe maior, etc.). Geralmente a mudança de MEI para ME acontece de forma automática conforme o faturamento aumenta.
      Vale a pena consultar um contador ao perceber que sua empresa está crescendo e pode superar os limites do MEI, pois ele pode ajudar a planejar a transição de forma que você pague menos impostos e cumpra todas as obrigações legais.

  • @mssws1
    @mssws1 Месяц назад +1

    parabens , mano. esclarecedor .

  • @LeticiaSilva-go2qv
    @LeticiaSilva-go2qv 2 месяца назад +2

    Olá boa noite ,
    Estou fazendo uma sociedade com uma amiga e ela vai entrar como sócia investidora da minha clínica de estética para equipar mais a estrutura do local e ela vai entrar com dinheiro e eu com os atendimentos das pacientes , recepção , avaliação dos pacientes , agendamentos ….
    Provavelmente ela vai investir em média 15-20 mil ….
    Como faço o pagamento pra ela , geralmente seria quantos % por mês ?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад +2

      Olá! Parabéns pela sociedade que vocês estão formando.
      Para definir o pagamento à sua sócia investidora, há algumas opções a considerar:
      1. Participação nos Lucros: Vocês podem acordar que ela receba uma porcentagem dos lucros líquidos da clínica. Por exemplo, se ela investir R$ 20.000, uma porcentagem de 20% do lucro mensal até que o valor investido seja recuperado pode ser justa.
      2. Retorno sobre o Investimento (ROI): Outra opção é garantir que ela recupere o investimento ao longo de um período, recebendo uma porcentagem fixa dos lucros mensais até que o investimento mais uma margem adicional seja pago.
      3. Participação Permanente: Ela poderia se tornar uma sócia com participação nos lucros da empresa para sempre, recebendo uma porcentagem como 20% da clínica.
      Recomendo que vocês discutam essas opções e cheguem a um acordo que seja justo para ambas as partes. Documentar tudo em um contrato é essencial para evitar problemas futuros.
      Quando você está estruturando uma sociedade onde uma parte entra com o capital e a outra com o trabalho, é importante estabelecer uma forma justa de compensação para a sócia investidora. O pagamento pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo do acordo entre vocês. Aqui estão algumas opções e considerações:
      # 1. Definir a Estrutura da Sociedade
      1. Participação nos Lucros:
      - O modelo mais comum é a investidora receber uma porcentagem dos lucros da clínica. Isso significa que, após cobrir todas as despesas (incluindo possíveis salários para você), o lucro líquido restante seria dividido de acordo com a porcentagem acordada.
      2. Retorno sobre o Investimento (ROI):
      - Outra abordagem é garantir que a investidora receba de volta o valor investido, além de um lucro sobre esse valor, ao longo de um período de tempo. Por exemplo, ela poderia receber uma porcentagem dos lucros até que o valor total do investimento mais uma margem adicional seja pago.
      # 2. Cálculo da Participação
      1. Estimativa de Lucros:
      - Primeiro, faça uma projeção de quanto a clínica espera lucrar mensalmente. Isso ajuda a determinar uma porcentagem realista de participação.
      2. Percentual Baseado no Investimento:
      - Um cálculo simples seria dividir o valor investido pela expectativa de lucro e determinar quanto tempo levaria para devolver o investimento com lucro.
      - Suponha que a clínica tenha um lucro líquido de R$ 5.000 por mês e sua amiga investe R$ 20.000. Se vocês concordarem que ela deva recuperar o investimento em 2 anos, ela poderia receber 20% dos lucros mensais (R$ 1.000 por mês).
      3. Participação Equity (Acionária):
      - Outra forma é ela receber uma porcentagem da empresa, tornando-se sócia com participação nos lucros para sempre, como 20% da empresa.
      # 3. Proposta de Pagamento
      - Percentual Fixo Mensal: Estabeleça um percentual fixo do lucro líquido mensal para ela. Exemplo: 20% do lucro líquido até que o valor investido seja recuperado, e depois disso, uma revisão pode ser feita para determinar a continuidade.
      - Retorno por Período Fixo: Concordar que, por exemplo, 30% dos lucros sejam pagos mensalmente até que o investimento original mais um retorno fixo seja pago (como R$ 25.000 no caso de um investimento de R$ 20.000).
      - Participação Permanente: Se ela receber uma participação permanente, digamos de 20% na clínica, ela continuaria recebendo essa porcentagem dos lucros, mesmo após o retorno do investimento inicial.

  • @arteon9949
    @arteon9949 3 месяца назад +2

    Parabéns, realmente uma aula.

  • @MarcosCampos-pp6cf
    @MarcosCampos-pp6cf 6 месяцев назад +4

    Quem paga o pro labore para o sócio administrador é o sócio investidor ?
    Porque nos primeiros meses a empresa não faturaria o suficiente para pagar o pro labore ! O sócio investidor tira do bolso ?
    Ex: custo fixo 5 mil ,pró-labore 3 mil ,a empresa precisa faturar 8 mil para quitar o mês e se só faturar 5 mil , quem cobre esses 3 mil que faltou é o sócio investidor?
    Obrigado

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад +3

      Quando você cria uma empresa você tem que calcular o capital de giro no valor do investimento. Ou seja esse valor do pró labore do sócio já tinha que está previsto no valor inicial do investimento. Quem paga os custos da empresa inclusive o pró labore é a empresa, com o dinheiro faturado ou com o capital de giro.

  • @danielnunes511
    @danielnunes511 4 месяца назад +2

    Oi Jorge! Como você abordaria a seguinte situação? Um sócio profissional 100% dedicado na empresa a qual ele mesmo teve a ideia de fundar e possui a expertise necessária para tocar no dia a dia possui um sócio investidor, ambos entrando com a mesma quantia financeira porém o sócio profissional detendo 80% de participação, uma vez que ele será diluído futuramente a medida que talentos sejam atraídos no negócio para que ele prospere. Como abordar essa conversa com o socio investidor, dado que ele apenas entraria com capital e nada mais?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  4 месяца назад +1

      Oi! Abordar essa situação exige uma comunicação clara e honesta para garantir que ambas as partes entendam e concordem com as expectativas e a estrutura proposta.
      Não consigo te responder de forma mais clara pois precisaria de mais informações do negócio.
      Mas indo para um lado mais genérico seria assim:
      1. Preparação Inicial
      - Prepare um plano de negócios detalhado, destacando a visão, missão e objetivos da empresa.
      - Tenha clareza sobre o papel de cada sócio e as contribuições específicas.
      2. Apresentação da Proposta
      - Visão Geral do Negócio: Explique a ideia da empresa, seu potencial de crescimento e o mercado-alvo. Enfatize por que você acredita que a ideia tem potencial para ser bem-sucedida.
      - Sua Contribuição: Destaque sua dedicação total ao negócio, sua expertise e como você planeja lidar com as operações diárias. Enfatize que sua contribuição vai além do investimento financeiro, incluindo sua experiência, habilidades e tempo integral.
      3. Estrutura de Participação
      - Distribuição Inicial: Explique que, apesar de ambos estarem investindo a mesma quantia financeira, você está propondo deter 80% da participação inicialmente devido à sua contribuição contínua e ao seu papel crítico no crescimento do negócio.
      - Diluição Futura: Detalhe o plano para diluição futura. Explique que, à medida que a empresa cresce e atrai novos talentos, sua participação será diluída para acomodar esses novos membros que trarão valor adicional. Isso beneficiará o investidor, pois o valor da empresa aumentará com a adição de novos talentos.
      4. Benefícios para o Investidor
      - Crescimento do Valor: Explique que, com sua liderança e expertise, a empresa tem um alto potencial de crescimento, o que aumentará o valor do investimento do sócio.
      - Proteção do Investimento: Mostre como sua dedicação total e seu conhecimento especializado minimizam os riscos e aumentam as chances de sucesso.
      - Retorno sobre Investimento: Detalhe como o investidor pode esperar um retorno significativo sobre o investimento à medida que a empresa cresce e prospera.
      5. Discussão e Feedback
      - Pergunte ao sócio investidor sobre suas expectativas e preocupações.
      - Esteja aberto a negociar termos específicos para garantir que ambos se sintam confortáveis com o acordo.
      6. Formalização do Acordo
      - Proponha formalizar o acordo com um contrato que detalhe as contribuições, responsabilidades, participação e plano de diluição.
      - Sugira envolver um advogado para garantir que o contrato proteja os interesses de ambas as partes.

  • @FranciscaGirao-wu6jo
    @FranciscaGirao-wu6jo 7 месяцев назад +2

    Oi Jorge bom dia gostei m,das suas explicações,ia enviar para o meu sócio, mas vc fala q o sócio q entra com o trabalho e responsabilidades tem direito a 55% então fiquei com medo,de piorar a minha situação,pois eles agem como se eu não fizesse parte da em presa,

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  7 месяцев назад

      Eu não falei que quem entra com a responsabilidade tem direito de 55% isso ai no vídeo é um exemplo. Você deve avaliar sua empresa de forma individual. Depende muito de qual seu segmento e qual responsabilidade do sócio que entrou com a parte operacional.
      Me passa mais informações que pode ser que eu consiga te orientar melhor.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  7 месяцев назад

      pode me enviar um direct lá na rede vizinha e também acompanhar o conteúdo que faço por lá. @jorgeacavalcante Tenho certeza que vai te ajudar com outras questões também.
      Um abraço.

  • @andreferreiraduarte4844
    @andreferreiraduarte4844 2 месяца назад +1

    Vc eh maravilhoso tirou toda minha dúvida 🙏🏼

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      @@andreferreiraduarte4844 obrigado pelo comentário, fico feliz em ajudar.

  • @Mr.work-bo9zk
    @Mr.work-bo9zk 7 месяцев назад +1

    aprendi

  • @rafaeldejesuspinheiro5359
    @rafaeldejesuspinheiro5359 2 месяца назад +1

    Entrei em uma sociedade 50/50 o meu socio tem uns os cliente e faz entregas dos produtos,so que dividimos os gastos o que é investido ,manutenções de carros etc,mas so eu que pago o funcionario e tem minha mao de obra,qual seria sua opinião sobre essa sociedade?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      @@rafaeldejesuspinheiro5359 tudo errado, custos da empresa não é pago pelos sócios é pago pela empresa.
      A empresa fatura, paga as contas e depois divide o que sobra. Simples assim.
      As contas não devem ser pagas por nem um dos sócios.

  • @FelipeSantos-m3d
    @FelipeSantos-m3d 9 месяцев назад +1

    Boa noite vou entrar com conhecimento e responsabilidade sem dinheiro
    Como fica minha porcentagem na empresa e o

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  9 месяцев назад

      Se você ver o vídeo com atenção, eu respondo exatamente essa sua pergunta. Cada caso é diferente, para você entender o seu caso na sua empresa precisa ver o vídeo todo.

  • @LucasOliveira-video
    @LucasOliveira-video Месяц назад +1

    Se a distribuição dos lucros deve ser anualmente, qual deve ser o desconto (se deve é que deve ter) quando o sócio pedir antecipação de recebíveis (por exemplo)?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  Месяц назад

      @@LucasOliveira-video não deve ser anual, é apenas uma possibilidade, e não precisa ter desconto, a sociedade é feita de números exatos, deve haver acordo para retirada de lucros, e se for necessário antecipar, e a empresa poder, será feito para todos. Sem descontos, pois não se trata de empréstimo ou favor, o valor a ser recebido por cada sócio é dele integralmente por direito.

  • @Cleusomclaudimiroclaudio
    @Cleusomclaudimiroclaudio 4 месяца назад +1

    Tirei muitas dúvidas, muito bom os seus conteúdos 👌
    Obrigado

  • @HiagoBarroso
    @HiagoBarroso 5 месяцев назад +1

    Jorge , ao abrir uma sociedade uma pessoa entra com capital outra com o trabalho , mas a que entrou com trabalho futuramente quer tbm investir seu capital como funcionária ?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  5 месяцев назад

      Hiago, cara não é assim não. O acordo leva em conta não o trabalho mas a experiência e conhecimento da pessoa. Portanto se tem um investidor e um que entrou com esse conhecimento no negócio já está fechado o acordo, não tem mais que pagar depois, ou pagar com trabalho (mão de obra).
      Inclusive quem se dedicar 100% ao negócio no dia a dia, certamente vai ser a pessoa que entrou com a experiência e conhecimento, deve obrigatoriamente receber um salário (pró-labore) pelo trabalho do dia a dia.
      Só entra com dinheiro depois, se no começo durante o fechamento da negociação entre os sócios foi acertado isso, caso contrario não.
      Inclusive acabei de criar um guia de contrato social junto com um modelo de contrato que pode te ajudar muito a definir todos essas passo de divisão, custos e orientação sobre percentual. Segue o link: hotm.art/modelocontrasocial

  • @hilariopedreira.martelinho6419
    @hilariopedreira.martelinho6419 6 месяцев назад +1

    Boa noite quero um vídeo sobre Canva

  • @eudianecampos5444
    @eudianecampos5444 4 месяца назад +2

    Show, amei... Mais uma seguidora...

  • @alehandrosantos9778
    @alehandrosantos9778 2 месяца назад +1

    Como saber quantos % oferecer pro sócio (que trabalha), sendo que eu trabalho e sou o dono?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      @@alehandrosantos9778 primeiro saber o valor da sua empresa. Depois saber o valor do trabalho do seu sócio e por quanto tempo ele vai trabalhar em troca da sociedade.
      Tudo é número.
      EXEMPLO
      Se a empresa vale 100 mil
      Você entrou com 100% do valor e trabalha na empresa.
      O sócio que vai entrar tem uma função, certo, se fosse pagar ele quanto seria pago por mês??
      Faz as contas do valor do salário dele, ele vai trabalhar por 1 ano sem receber salário (pró labore), que é o mesmo que ele entrar com o valor.
      Digamos que 1 ano representante 20 mil
      Então ele terá 20% da empresa.
      E desde o primeiro dia dele, ele já recebe 20% de lucro na divisão de lucros.
      Você recebe 80% da divisão dos lucros + o pró labore do seu trabalho.
      Lembra que pró labore é custo operacional da empresa.

  • @alcilenecarvalho3136
    @alcilenecarvalho3136 2 месяца назад +1

    Ja li todos os comentários mas não cheguei a minha conclusão...
    Eu tenho um negócio de personalizados com todo o maquinário e insumos, mas trabalho em casa. Como ficaria a porcentagem para um investidor para os custos operacionais em uma loja física? O que seria melhor sócio ou empréstimo?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      @@alcilenecarvalho3136 eu não entendi sua dúvida, você já tem tudo, mas quer um sócio investidor? É isso?
      E você vai dar da sua casa para uma loja. O melhor é sócio ou empréstimo? Depende, o que você quer fazer de fato? Me explica melhor para eu conseguir te ajudar.

    • @alcilenecarvalho3136
      @alcilenecarvalho3136 2 месяца назад +1

      @@jorgeacavalcante exato! Já tenho tudo e vou continuar meu trabalho normalmente.. a diferença é que pretendo alugar uma loja e contratar uma funcionária.. o que preciso é desse valor de caixa dos 3 meses pra suprir os custos operacionais nesse tempo; então não sei se é melhor sócio ou empréstimo..

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад +1

      Nesse caso é melhor um empréstimo, um sócio além de não ajudar nesse sentido, vai te levar pra sempre parte do seu lucro, já um empréstimo você paga e logo continuará com 100% dos lucros para você. E sem falar que você nem mesmo precisa fazer um empréstimo, se você realmente está pensando só no dinheiro de capital de giro, isso é formado com o tempo pela sua própria empresa, então ao invés de pagar um empréstimo, você começa a reserva parte do lucro para seu fundo de caixa, e as vendas deverão cobrir os custos, basta você fazer as contas, se suas vendas não cobrirem o custo de abrir a loja agora, então espera você conseguir esse volume de vendas para dar o próximo passo e ir para loja.

    • @alcilenecarvalho3136
      @alcilenecarvalho3136 2 месяца назад

      @@jorgeacavalcante obrigada, prefeito! Gratidão

    • @RicardoAfonsoNhabomba
      @RicardoAfonsoNhabomba Месяц назад

      Pretendo abrir uma empresa de correios,Tenho um Amigo que já é um renomado empresário com várias empresas,compartilhei com ele a ideia,ele manifestou a vontade de ser um parceiro investidor!!!
      Na prática ele tem além de valor para investir, influência com altas personalidades e vínculo com grandes instituições,como bancos ,etc para questões de conseguir contratos com elas para a empresa de correios prestar serviço as mesmas!!!
      Por me sozinho levaria uns 4meses para que a minha empresa se estabilize e comece a lucrar!!!
      Acha viável está parceria?ou devo continuar sozinho??

  • @adsonsacramento7088
    @adsonsacramento7088 2 месяца назад

    Boa noite, recibe o convite para uma sociedade, onde eu sou o profissional capacitado, entendo o operacional, oktra pessoa, vai entarr com uma parte do valor, a oitra parte onvestida, vai ser passada no cartão, e esse do cartao vai ser pago com o fluxo que a empresa for gerando. Ta certo assim, ou esse valor ele que deveria pagar, ja que esta entrando com a parte financeira. Obrigaod! Otimo video

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      Olá! Parabéns pela oportunidade de sociedade.
      Essa situação exige uma análise cuidadosa. Normalmente, o investidor é responsável por todo o capital que está comprometendo, inclusive qualquer valor financiado ou passado no cartão. Se vocês concordarem que o fluxo de caixa da empresa será usado para pagar esse valor, é importante que isso seja claramente definido e documentado. Isso pode impactar a divisão de lucros ou sua participação no negócio, já que a empresa estará cobrindo parte do investimento.
      Recomendo que vocês discutam essas questões e estabeleçam um contrato claro que detalhe as responsabilidades de cada um e como isso afetará a participação no negócio.
      Siga esses passos:
      # 1. Definição Clara das Responsabilidades
      - Investimento de Capital: Normalmente, quando uma pessoa entra como investidora, ela é responsável por todo o capital que está comprometendo. Isso inclui tanto o valor que ela tem disponível quanto qualquer valor que precise ser financiado ou parcelado, como o valor passado no cartão de crédito.
      - Pagamento do Financiamento/Cartão: Se o valor passado no cartão faz parte do investimento que a pessoa está comprometida a aportar, ela, em princípio, deveria ser responsável por esse pagamento, independentemente do fluxo de caixa da empresa. No entanto, se ambos concordarem que o fluxo de caixa da empresa será usado para pagar esse valor, é importante esclarecer como isso afetará a divisão de lucros ou o percentual de participação de cada um.
      # 2. Acordo sobre o Fluxo de Caixa
      - Uso do Fluxo de Caixa: Se vocês decidirem que o valor passado no cartão será pago com o fluxo de caixa gerado pela empresa, isso deve ser visto como um custo operacional. No entanto, é crucial definir como isso impactará a distribuição de lucros ou a participação no negócio.
      - Impacto na Participação: Se a empresa está pagando parte do investimento diretamente, você pode argumentar que isso deve refletir na porcentagem de participação ou nos lucros. Por exemplo, se o investidor cobre o valor inicial e a empresa paga o financiamento, talvez a sua participação no negócio deva ser maior.
      # 3. Transparência e Documentação
      - Contrato Claro: É essencial que todas essas condições sejam documentadas em um contrato. O contrato deve especificar quem é responsável por cada parte do investimento, como o fluxo de caixa será utilizado, e como isso afetará a divisão de lucros e a participação na empresa.
      - Discussão Aberta: Tenha uma conversa aberta com o potencial sócio sobre essas condições. Certifique-se de que ambos entendam e concordem com o que está sendo proposto, evitando ambiguidades.
      Espero que isso ajude!

  • @cezarfreitas3207
    @cezarfreitas3207 7 месяцев назад +2

    Boa tarde meu amigo ,uma duvida e se no negócio for ter 1 sócio investidor e outro investidor e profissional que trabalhara no negócio. ,como fazer esta sociedade mais justa?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  7 месяцев назад +1

      Dependendo segmento de atuação da empresa.
      Mas como são 3 sócios, divide a sociedade em 3 partes iguais.
      Porém, se tiver diferença no valor investido por cada um dos sócios investidores, precisa fazer conta.
      Não dá pra te responder exatamente como dividir somente com essas informações.

    • @pricezar82
      @pricezar82 7 месяцев назад +1

      Boa tarde! Dúvida… tenho uma sociedade igualitária 50/50, mas o meu sócio atua como cabeleireiro também (tira em media 5 mil reais por mês como cabeleireiro e mais a divisão de lucros) e meu pró-labore eh de 1500 reais. Então no final, ele tira todo mês em torno de 7 mil reais e eu 3500… Isso eh justo?

  • @lucasvictormkt
    @lucasvictormkt 8 месяцев назад +1

    Muito bom o vídeo. Gostaria de tirar algumas dúvidas, se possível. Me chamaram para ser sócio de uma empresa já existente. Nesse caso, como seria a minha entrada como sócio investidor nessa empresa? Eu pagaria que valor para entrar na sociedade? E pelo certo, como ficaria a divisão da empresa após a minha entrada?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  8 месяцев назад +3

      O empresário que chamou você precisa te dizer quanto vale a empresa, precisa de apresentar todo fluxo de caixa, contas e tudo que for possível sobre a empresa para justificar o valor dela, sabendo o valor, você então sabe o que representa 100% então ele faz uma oferta de preço, com base no valor de mercado da empresa, daí você analisa com as informações que ele te passa e você decide se é um bom negócio ou não. O valor que você pagar para entrar no negócio será o equivalente ao percentual dentro do valor total da empresa.

    • @lucasvictormkt
      @lucasvictormkt 8 месяцев назад

      @@jorgeacavalcante Jorge, muito obrigado pelo retorno. Se puder me tira mais uma dúvida. Caso eu compre 50% da empresa e entre com o dinheiro pra investir logo no início dentro da mesma, existe algum limite pra eu parar de investir? Esse investimento é apenas no início de quando eu entrar? Ou eu sempre vou ter que está investido dinheiro nela? Se sim, existe alguma constância q isso deve ser feito?

  • @carolbruder
    @carolbruder 2 месяца назад +1

    Então, o valor do pró labore tem que sair do capital de giro enquanto o negócio não dá lucro?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      @@carolbruder isso mesmo, quando não se tem lucro ainda, o pró labore é pago com o fundo de caixa ou capital de giro. Depois quando passar a dar lucro a empresa paga as contas, incluindo o pró labore e também repõe o caixa.

  • @heldertrips
    @heldertrips 17 дней назад +1

    Jorge, muito obrigado pela aula, me ajudou bastante mas ainda fiquei com duvida.
    Fui chamado pra ser sócio investidor de buffet de casamentos que ja tem mais de 10 anos, mas querem reformar e vou entrar com um valor X que é bem acima do valor do contrato social deles de capital inicial, e eu irei receber 8% do lucro bruto mensalmente. Exemplo contrato social 10 mil, investimento 100mil. Como deve ser dividida as cotas e atualizado o valor do capital inicial? As cotas eu devo ficar so com 8% conforme vou receber, ou normalmente fica 50% / 50% ? Obrigado meu amigo

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  16 дней назад +1

      @@heldertrips primeiro que em sociedade não se faz sociedade pelo lucro bruto, mas sim pelas cotas societárias, e não recebe lucro bruto, recebe lucro líquido proporcional a sua participação na empresa em cotas. Se vai ter um investimento, o contrato social deve ser atualizado, pois em uma eventual divisão da sociedade, legalmente será considerado apenas o contrato social. Sobre ser ou não 50%, isso não é regra, tudo é negociado, inclusive você está entrando com apenas 8% pelo que você diz

    • @heldertrips
      @heldertrips 16 дней назад

      @@jorgeacavalcanteentendi meu amigo, obrigado. É uma empresa ja conhecida por mim, mas sao uma empresa de familia e como eles acabam misturando os gastos eu nao entraria mesmo no liquido, apenas no bruto, eu teria acesso a conta com tudo que entrar de vendas em festas e ficaria com 8% do bruto mesmo, e ajudaria apenas a criar um site e fazer o fluxo de caixa deles pois eles nao tem hoje este controle. Entendi que neste caso eles irao precisar aumentar o valor de capital inicial deles, deixando meu investimento proporcional a 8% cotas do valor do contrato, e paralelo a isso pensei em fazer um contrato pra inserir os detalhes do combinado, acha que estou no caminho certo?

  • @GideonSilva-f3e
    @GideonSilva-f3e 3 месяца назад +1

    Parabéns pelo conteúdo

  • @encontre-aqui-ao
    @encontre-aqui-ao Месяц назад +1

    cara conteúdo muito rico, valeu... só fiquei com duvida na parte em que mencionaste o contrato social que no exemplo 500mil fazer um contrato de 1milhão para o investidor no caso desejar sair receber os 100% investido (500mil).. então não ficou muito claro pra mim ai, se o contrato social for de 1milhão necessariamente esse valor deve existir na realidade ou fica apenas no papel?? uma vez que só precisa de 500mil fazer um contrato do dobro do valor no mínimo esse valor tem que ser real na empresa e se for não consigo ver qual seria a diferença pois mesmo o investidor querendo sair receberia a metade uma vez que o profissional não investiu nada... então se aprofundares um pouco mais ai agradeço, obrigado e tudo de bom pra você

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  Месяц назад

      @@encontre-aqui-ao o que entra com o trabalho, investe com trabalho, e meu exemplo não cobre um contrato de 500 mil a 1 milhão, serve para empresas com menor investimento. Com valores acima de 100 mil even necessário consultar um contador e um advogado de direito empresarial.
      Basicamente o que eu disse é que, se você entrar na sociedade com 20 mil reais em dinheiro, a pessoa que entrar com trabalho, tem que entrar com 20 mil em trabalho, ou seja, ela não vai receber pró labore, até cobrir esses valor de investimento para igualar. Portanto quem entra com o trabalho recebe apenas o lucro durante o período que cobre o valor de investimento.

  • @jucilandiasantana1909
    @jucilandiasantana1909 3 месяца назад +1

    Olá Jorge tudo bem?
    Tira uma dúvida !
    Eu tenho uma marca, trabalho com consignado, porém ainda não tenho empresa aberta.
    Quero muito abrir uma loja física.
    Qual o seu conselho!
    Devo procurar um sócio para alavancar ainda mais?
    Tenho patente da marca e está sendo bem aceita ,por isso quero montar um lugar fixo.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      Opa Jucilan, rapaz, primeiro mesmo você precisa criar um plano de negócio, faz o planejamento completo do jeito que você quer o negócio, aí depois de visualizar tudo você decide se precisa de um sócio investidor para começar ou se dá pra conseguir financiamento dos bancos.
      A sua decisão sobre ter ou não sócio vai depender do seu planejamento.

  • @jucymary25
    @jucymary25 3 месяца назад +1

    Gratidão pelos videos

  • @danielmedeiro2600
    @danielmedeiro2600 Месяц назад +1

    +um inscrito 👏🏼

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  Месяц назад +1

      @@danielmedeiro2600 bem vindo

    • @danielmedeiro2600
      @danielmedeiro2600 Месяц назад +1

      ​​@@jorgeacavalcanteprofessor tenho uma dúvida vou abrir um negocio com o meu irmão, vou entrar como socio investidor
      Investimento inicial de 7k
      Ele vai entrar com o serviço
      O lucro médio é de 10 k mensal pq tem pouquissimas lojas nesse ramo e é muito procurado
      Como podemos fazer a divisão de lucros 45% para eu e 55% pra ele seria justo ?
      O aluguel mensal do espaço é de 1500$ e outros gastos soma 800$ então teremos um gasto mensal de 2,3 mil
      Como devemos fazer nesse caso?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  Месяц назад

      Olá! Bom dia.
      Parabéns por dar esse passo de abrir um negócio com seu irmão. É essencial estabelecer uma divisão de lucros justa e clara desde o início para evitar conflitos futuros. Vamos analisar sua situação e discutir como vocês podem estruturar a divisão de lucros de maneira equilibrada.
      1. Compreendendo as Contribuições de Cada Sócio
      Seu Papel: Sócio Investidor
      - Investimento Inicial: R$ 7.000
      - Risco Financeiro: Você está colocando capital próprio no negócio, assumindo parte do risco financeiro.
      - Participação no Lucro: Você espera ser recompensado pelo seu investimento.
      Papel do Seu Irmão: Sócio Operacional
      - Contribuição de Trabalho: Ele está dedicando tempo e esforço para operar o negócio.
      - Conhecimento e Experiência: Além do trabalho diário, ele provavelmente traz habilidades e conhecimento essenciais para o sucesso do negócio.
      - Participação no Lucro: Ele merece ser recompensado pelo trabalho contínuo e pela dedicação.
      2. Análise Financeira do Negócio
      - Faturamento Mensal: R$ 10.000
      - Despesas Mensais: R$ 2.300 (Aluguel: R$ 1.500 + Outros Gastos: R$ 800)
      - Lucro Líquido Mensal: R$ 7.700
      3. Estruturas Possíveis de Divisão de Lucros
      3.1. Divisão de Lucros Baseada em Participação de Capital e Trabalho
      Uma abordagem comum é combinar a participação de capital com a contribuição de trabalho. Aqui está como isso pode ser feito:
      1. Retorno sobre o Investimento (ROI):
      - Antes de dividir os lucros, você recebe um retorno fixo sobre seu investimento inicial para recuperar o capital investido.
      - Exemplo: Estabelecer que você receba, por exemplo, 20% do lucro até que seu investimento de R$ 7.000 seja recuperado.
      2. Divisão de Lucros Restantes:
      - Após o retorno do investimento, os lucros são divididos de acordo com a participação acordada (por exemplo, 45% para você e 55% para seu irmão).
      Exemplo Prático:
      - Lucro Mensal: R$ 7.700
      - Retorno do Investimento (20%): R$ 1.540 para você
      - Lucro Restante: R$ 6.160
      - Divisão Restante (45% para você, 55% para ele):
      - Você: 45% de R$ 6.160 = R$ 2.772
      - Seu Irmão: 55% de R$ 6.160 = R$ 3.388
      - Total Recebido:
      - Você: R$ 1.540 + R$ 2.772 = R$ 4.312
      - Seu Irmão: R$ 3.388
      3.2. Divisão de Lucros Proporcional ao Investimento Inicial
      Outra abordagem é ajustar a divisão de lucros com base na proporção do investimento inicial.
      - Total de Investimento Inicial: R$ 14.000 (Você: R$ 7.000 + Seu Irmão: R$ 7.000, assumindo que ele também investiu inicialmente)
      - Divisão de Lucros Baseada em Investimento: 50% para cada
      No entanto, como apenas você está investindo adicionalmente, isso pode não refletir adequadamente as contribuições de cada um.
      4. Formalização do Acordo
      É crucial documentar todos os acordos para evitar mal-entendidos futuros. Aqui estão os passos recomendados:
      1. Contrato de Sociedade:
      - Definição de Participação: Detalhe as porcentagens de participação e como elas podem mudar ao longo do tempo.
      - Contribuições de Cada Sócio: Especifique claramente as responsabilidades e contribuições de cada um.
      - Divisão de Lucros: Detalhe a metodologia de divisão de lucros, incluindo qualquer retorno sobre investimento.
      - Cláusulas de Saída: Defina como será tratada a saída de um sócio, compra de participação, etc.
      2. Consultoria Profissional:
      - Contador: Para ajudar com a estruturação financeira e tributária.
      - Advogado: Para redigir o contrato de sociedade de forma legalmente segura.
      6. Comunicação e Transparência
      Mantenha uma comunicação aberta e transparente com seu sócio. Realize reuniões regulares para revisar o desempenho financeiro, discutir investimentos futuros e ajustar a divisão de lucros conforme necessário.
      Resumo da Proposta
      - Retorno sobre Investimento (ROI): Você recebe 20% do lucro até recuperar seu investimento inicial.
      - Divisão de Lucros Restantes: Após o ROI, dividir os lucros em 45% para você e 55% para seu irmão.
      - Documentação: Formalizar todos os termos em um contrato de sociedade.
      - Revisões Periódicas: Ajustar a divisão conforme os investimentos e contribuições mudam.
      Exemplo Prático
      Primeiro Mês:
      - Lucro Mensal: R$ 7.700
      - ROI (20%): R$ 1.540
      - Lucro Restante: R$ 6.160
      - Divisão:
      - Você: R$ 2.772
      - Seu Irmão: R$ 3.388
      - Total Recebido:
      - Você: R$ 1.540 + R$ 2.772 = R$ 4.312
      - Seu Irmão: R$ 3.388
      Após 7 Meses:
      - Investimento Total Recuperado: R$ 7.000
      - Divisão dos Lucros: 45% para você e 55% para seu irmão.
      Considerações Finais
      - Equidade: Assegure-se de que ambas as partes sintam que estão sendo tratadas de forma justa.
      - Flexibilidade: Esteja aberto a ajustar a divisão conforme o negócio cresce e as contribuições mudam.
      - Proteção Legal: Sempre tenha um contrato formalizado para proteger os interesses de ambos.
      Espero que isso ajude a estruturar a divisão de lucros de maneira justa e eficaz para o sucesso do seu negócio com seu irmão. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais detalhes, estou à disposição!

  • @JoelAlvesdoDivino
    @JoelAlvesdoDivino 3 месяца назад +1

    Jorge meu sócio quer investir partes iguais porém ele não vai trabalhar na empresa, aí como ficaria as divisões de lucro? Lembrando que vou ficar responsável por toda a operação do negócio!

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  3 месяца назад +2

      Olá!
      Para equilibrar a divisão de lucros, é importante considerar tanto o investimento financeiro do seu sócio quanto o seu trabalho na operação do negócio. Aqui estão algumas sugestões para uma divisão justa:
      Salário para o Sócio Operacional: Você pode definir um salário fixo para cobrir o seu trabalho diário na operação do negócio. Esse salário seria pago antes da divisão dos lucros.
      Divisão dos Lucros Após Salário: Após o pagamento do seu salário, os lucros restantes podem ser divididos entre vocês.
      Divisão Igualitária: Uma abordagem é dividir os lucros restantes igualmente, já que ambos estão investindo capital.
      Participação Diferenciada: Outra opção é dividir os lucros em uma proporção que reflita o seu trabalho e o investimento de ambos. Por exemplo, você pode receber uma porcentagem maior dos lucros (como 60/40) devido à sua responsabilidade operacional.
      Participação Proporcional: Determinar uma proporção de divisão de lucros baseada no valor do investimento e no esforço operacional. Por exemplo, uma divisão de 70/30, onde você, como sócio operacional, recebe 70% dos lucros e seu sócio investidor recebe 30%.
      É importante que vocês discutam essas opções abertamente e cheguem a um acordo que seja justo para ambos. Documentar esses termos em um contrato de sociedade é essencial para evitar mal-entendidos futuros.
      Inclusive tenho o modelo de contrato social junto com o guia de contrato que pode ajudar na fase de implementação da sociedade: hotm.art/modelocontrasocial
      Espero que isso ajude e boa sorte com o seu negócio!

    • @JoelAlvesdoDivino
      @JoelAlvesdoDivino 3 месяца назад +1

      @@jorgeacavalcante obrigado, vai me ajudar bastante a informação!

  • @canaldalili3646
    @canaldalili3646 9 месяцев назад +1

    Estou entrando em sociedade, tenho uma loja de roupa infantil, tenho de lucro líquido por mês de 6 mil reais e tenho em estoque 6 mil a preço de custo, pra avaliar o valor da sociedade devo contar esse valor de estoque com valor de custo das peças ou é avaliado com preço de venda ?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  9 месяцев назад

      Sim, você precisa pensar como se fosse vender totalmente sua empresa, qual valor dela hoje? Se baseia nisso e vai dar certo o valor e a dovistda sociedade

  • @juliosilva7616
    @juliosilva7616 8 месяцев назад +1

    Parabéns obrigado

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад +1

      Se você quer continuar consumindo mais conteúdos sobre gestão de negócios, me acompanhe também lá na rede vizinha. Diariamente eu trago conteúdos sobre gestão e empreendedorismo. @jorgeacavalcante

  • @danvidros3603
    @danvidros3603 3 месяца назад +1

    Socio vai entrar com imóvel e outro com trabalho.como fica ?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  3 месяца назад

      Não sei como fica, para conseguir te dar algum direcionamento tem que ter mais detalhes. Somente essas duas informações não são suficiente.
      Qual segmento de negócio
      Quanto vale o negócio
      Quem vai entrar com o negócio, já que um entra apenas com imóvel e outro com trabalho, o que é o negócio?
      Como está o planejamento do negócio?
      Qual o trabalho que a pessoa vai fazer no negócio?
      Alguns detalhes assim vai ajudar a te passar uma orientação melhor.

  • @CleidianedaSilvaeSilva-v3x
    @CleidianedaSilvaeSilva-v3x 2 месяца назад +1

    Entrei numa sociedade em que entrei com a mao de obra mais 33% de investimento. E a outra pessoa com 67% e todo o dinheiro que a empresa precisou ela emprestou. A empresa vai devolver. O pró-labore que retiro esta abaixo do que combinamos. Mas ela tem 60% da empresa. Nao acho justo porque que sou quem faz tudo. Ela nao é sócia investidora pq basicamente fez um empréstimo que a empresa vai devolver pra ela, antes de devolver o meu. Como fazer para balizar isso e ficar mais justo?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      Pra começar foi tudo feito errado. Em investimento não há empréstimo. Mas como vocês já fizeram errado e está operando errado segundo o que você me diz, só resta chamar para conversar e renegociar o seu pró labore, ter certeza do cumprimento com base na sua função e conversar sobre essa devolução de dinheiro.
      Na verdade isso não existe, se for empréstimo, então não é sociedade. O que vocês estão fazendo é literalmente quebrando a própria empresa de vocês.
      Dinheiro investido, se recupera ao longo do tempo com os lucros, e não com uma despesa de empréstimo.
      Minha orientação é, se reunam, conversem sobre o que foi combinado e cumpra suas palavras. E se precisar renegociem o que for necessário.

  • @DjAcincoOficial
    @DjAcincoOficial 5 месяцев назад +1

    @Jorge e quando se tem o norral e as ferramentas só que a pessoa não sabe vender o seu trabalho e não conhece muito bem como funciona esse mundo do empreendedorismo, porém tem uma outra pessoal que já sabe como funciona o mercado e é muito boa de vendas, vale a pena chama-la para uma sociedade? Se sim quantos % acha justo para ambas as partes?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  5 месяцев назад

      A resposta para sua dúvida não existe. Depende de muitos fatores, qual negócio? qual segmento? como está o mercado? já existia um plano de negócios pronto? Quem são os concorrentes? É serviço ou produto? O quão importante é a função do possível sócio? Qual valor do investimento inicial no negócio? Quanto representa o conhecimento do sócio no negócio se for colocar em reais?.
      Respondendo essas perguntas você pode chegar em uma decisão sobre sociedade e valores de divisão da sociedade. Não é ser ou não ser justo, é fazer negócio.

  • @felipebr8
    @felipebr8 8 месяцев назад +1

    Show de bola , estou entrando como investidor de uma loja e a dona vai entrar com a metade do dinheiro e também com a parte de gestão/trabalho . Como ficaria então ? Salário para o trabalho è divisão de 50% do lucro ou divisão do lucro por 3 e ela ficaria com 2/3 ?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  8 месяцев назад

      Essa sua pergunta não tem resposta, na verdade vale o que vocês negociarem, todas as formas que você falou estão corretas, depende da negociação entre vocês, os sócios.

    • @Menor-im9oz
      @Menor-im9oz 6 месяцев назад

      Iae deu certo ? Acho que essa de pagar o “salário” e pagar 50% dívidindo os lucros seria mais correto mesmo

  • @claricepereira606
    @claricepereira606 3 месяца назад +1

    Amei o vídeo!

  • @elizabethmercesdosreis9730
    @elizabethmercesdosreis9730 8 месяцев назад

    Faça o video sobre o planejamento Canva.

  • @adrianabatista5506
    @adrianabatista5506 7 месяцев назад +1

    Tenho uma micro empresa no ramo de festas, há 8 anos no mercado, meu custo hj é muito baixo. Pago somente 400,00 de aluguel de um galpão onde deixo meu acervo, nesses 8 anos tenho andado sozinha com pequeno faturamento mas tenho conseguido me virar, tenho duas amigas que estao interessadas em fazer uma sociedade, uma tem capital ela quer investir uma grana pra mudar um pouco a cara das decorações e ajudaria nas montagens, no caso a mao na massa como eu, ja a outra entraria com a parte de gestao, organização e faturamento cuidaria de toda parte administrativa mesmo. To bem pensativa, mas nao sei como seria essa experiência. Teria alguma dica?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  7 месяцев назад

      Adriana, antes de começar a te responder já vou te dar uma dica importante.
      Olha mais para o seu negócio e faça um checkup completo dele, garanto para você que seu custo não é apenas o aluguel de 400 reais.
      O Checkup da sua empresa vai mostrar a real situação dela.
      Custo fixo - REAL
      Custo variável - (custo que você tem cada vez que tem um evento)
      Visão futura como você está hoje, ou seja, se continuar como está, quais perspectiva de crescimento, faturamento e novos negócios nos próximos 2 ou 3 anos.
      Como está suas vendas e margem de lucro - Bruto e Líquido. Qual percentual de lucro??
      FEITO TUDO isso acima, aí sim pode-se falar sobre sociedade.
      Até porque, para entrar uma sócia você vai precisar mostrar tudo isso para a pessoa nova.
      Entrar em uma sociedade pode ser uma excelente oportunidade para alavancar o seu negócio e expandir suas operações. No entanto, é importante abordar essa decisão com cuidado e considerar alguns aspectos chave.
      Expectativas claras: Antes de prosseguir com a sociedade, é fundamental que todas as partes envolvidas tenham expectativas claras e definam suas responsabilidades e papéis dentro do negócio. Isso ajudará a evitar mal-entendidos e conflitos no futuro.
      É importante lembrar que o trabalho nos eventos e no dia a dia como o que você já tem hoje em dia, passam a ser remunerados, ou seja todos os sócios devem ter um salário (pró-labore) condizente com a função, pode ser fixo mensal ou por evento, isso será um novo custo da sua empresa.
      Comunique-se abertamente: Mantenha linhas de comunicação abertas e transparentes com suas amigas. Discutam regularmente o progresso do negócio, desafios enfrentados e quaisquer preocupações que possam surgir. A comunicação eficaz é essencial para o sucesso da parceria.
      Elabore um acordo de sociedade: É altamente recomendável redigir um acordo de sociedade que detalhe os termos e condições da parceria, incluindo a divisão de lucros, responsabilidades de cada parte, processos de tomada de decisão, saída da sociedade, entre outros aspectos. Um advogado especializado pode ajudá-las nesse processo.
      Habilidades individuais: Aproveitem ao máximo as habilidades e experiências únicas que cada uma traz para o negócio. Isso pode incluir a expertise em decoração e montagem, habilidades administrativas e organizacionais, entre outras. Trabalhem juntas para aproveitar essas habilidades em benefício do negócio. Não gere conflito acreditando que por ser a fundadora você sabe mais do que as outras pessoas.
      Mantenha o foco no crescimento: Concentrem-se em identificar oportunidades de crescimento e expansão para o negócio. Isso pode envolver a introdução de novos serviços, a conquista de novos clientes ou a entrada em novos mercados. Mantenham sempre o foco em impulsionar o sucesso do negócio a longo prazo. Uma vez que se tem uma sociedade, o pequeno negócio tem OBRIGAÇÃO de crescer, para manter um bom fluxo de caixa e suportar o peso de ter vários sócios.
      Compromissos: Lembre-se de que uma sociedade envolve compromissos e concessões de ambas as partes. Esteja aberta a comprometer-se e a encontrar soluções que sejam mutuamente benéficas para o sucesso do negócio.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад

      Se você quer continuar consumindo mais conteúdos sobre gestão de negócios, me acompanhe também lá na rede vizinha. Diariamente eu trago conteúdos sobre gestão e empreendedorismo. @jorgeacavalcante

  • @adrianamachado-b3x
    @adrianamachado-b3x 2 месяца назад +1

    Quando os dois entra com o dinheiro igual, mas só um trabalha , quantos %ele tem direito por mes?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      @@adrianamachado-b3x sociedade é dividida em 50% para cada, e o que trabalha recebe o salário proporcional a função.
      Esse salário é custo da empresa.

  • @PedroHenriqueDeAndradeMoreiraM
    @PedroHenriqueDeAndradeMoreiraM 6 месяцев назад +1

    Você fala que não pode procurar um sócio quando o negocio está indo mal . Mais se você quer iniciar uma empresa e você já tem os equipamentos e você é seu sócio entra com o Trabalho , essa sua explicação do vídeo também se encaixa

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад +2

      Fala Pedro, exatamente se sua empresa está indo muito mal ela não precisa de sócio, precisa de organização, depois de se organizar aí sim você busca um sócio para crescer. Já em relação a começar um negócio, você precisa do planejamento do negócio, é diferente ter uma empresa indo ruim e abrir uma do zero.

  • @adolarjr
    @adolarjr 3 месяца назад +1

    Boa tarde, entrei como sócio profissional em uma barbearia que ja tinha um sócio investidor(dono), mas ele não mora perto da barbearia e nem trabalha na mesma, eu preciso pagar alguma coisa para ele para ter 50% da empresa?

    • @adolarjr
      @adolarjr 3 месяца назад +1

      Na divisão de lucro também tenho duvidas, mas acredito que quem não exerce função na empresa não tem pró-labore certo? Recebe apenas o lucro

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  3 месяца назад +1

      Olá @adolarjr sobre você pagar ou não, depende exclusivamente da negociação entre vocês e de você aceitar?
      Analise qual é a proposta dele para você virar Sócio, e se você aceita ou não essa proposta dele, veja se compensa para você.
      Recomendo você ver esse vídeo que eu falo desse tema: ruclips.net/video/SeO4sLXo-7Q/видео.htmlsi=g2wEnlak3qGfCivf

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  3 месяца назад

      Sobre Pró-labore é assim, não tem relação direta com trabalho dentro da empresa, muitos empresários tem sócios que trabalham dentro da empresa no dia a dia e o outro trabalha na retaguarda fazendo gestão e negócios, então os dois tem condições de receber Pró-labore ou não. Depende da negociação entre vocês.

  • @joaopauloalves6886
    @joaopauloalves6886 3 месяца назад +1

    Amigo, estou negociando uma sociedade: eu e mais 02 socios, sendo eu o investidor. Estamos em fase de negociação, e queria saber qual o % mais interessante, pois provavelmente estaria na operacao também.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  3 месяца назад

      @@joaopauloalves6886 é impossível te dar uma resposta exata, nesta situação depende unicamente da negociação entre vocês.
      Você precisa levar em conta o segmento, o plano do negócio, todos os custos envolvidos no investimento e na operação.
      Então o percentual interessante é o que for calculado com base no investimento e no valor do serviço.
      Se você me passar mais informações pode ser que eu consiga fazer uma simulação.

    • @joaopauloalves6886
      @joaopauloalves6886 3 месяца назад

      @@jorgeacavalcante estou entrando pq supostamente o negócio já começa com um contrato importante que vai gerar 70k de faturamento, com uma margem aproximada de 29%. O investimento é de uns 50mil no veículo para entrega do hortfruti e mais uns 60mil para o caixa, pois o cliente só paga com 21 dias. Investimento aproximado de 110mil

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  2 месяца назад

      O negócio só vai depender de um único contrato de 70k mês? eu não entraria, não faz sentido um investido de alto risco.

  • @adrieleribeiro4043
    @adrieleribeiro4043 25 дней назад +1

    Boa noite, tenho uma empresa, um banho e tosa e somente 1 funcionária, eu estava querendo vender para ela, mas ela não tem condições de comprar, pensei em propor sociedade mas estou em dúvida em como fazer a divisão de porcentagem, ela da os banhos e eu busco os animais , falo com os clientes e fornecedores, porém minha vida esta muito corrida e eu não estou tendo tempo para o negócio e meu marido quer que eu venda de qualquer jeito, será que esse tipo de sociedade funcionária para mim?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  24 дня назад

      @@adrieleribeiro4043 já que não consigue vender pra ela, por ela não ter todo dinheiro de uma vez, você pode vender para ela te pagar com o lucro. Se essa não for uma opção, sociedade no seu caso não é bom.
      O melhor é fazer arrendamento.
      Como funciona arrendamento?
      Vou te responder...
      No arrendamento de um negócio, você "aluga" a empresa para outra pessoa por um período determinado. É como um aluguel, mas ao invés de ser de um imóvel, é de todo o negócio, incluindo instalações, equipamentos e, em alguns casos, até a clientela.
      Como funciona:
      1. Contrato: Um contrato é feito entre o proprietário e o arrendatário (quem vai "alugar" o negócio). Esse contrato define:
      Tempo do arrendamento (quanto tempo o arrendatário ficará responsável).
      Valor mensal ou periodicidade do pagamento.
      Direitos e responsabilidades de cada parte.
      2. Responsabilidades do Arrendatário: O arrendatário assume a operação do negócio, ou seja, ele será o responsável por tudo o que envolve o funcionamento, incluindo custos, funcionários, e atendimento aos clientes.
      3. Manutenção e Lucros: Em muitos contratos, o arrendatário pode ficar com os lucros, mas também arca com todos os custos de operação. Geralmente, ele se compromete a manter a empresa bem conservada e a não fazer grandes mudanças sem autorização do proprietário.
      4. Devolução do Negócio: Ao final do contrato, o arrendatário devolve o negócio ao dono. Se houve algum tipo de melhoria ou investimento no local, o contrato deve definir como isso será tratado.
      Vantagens e desvantagens
      Para o proprietário, o arrendamento é uma maneira de continuar ganhando dinheiro com a empresa sem precisar administrá-la no dia a dia. Já para o arrendatário, é uma forma de começar um negócio com estrutura já pronta, sem precisar investir do zero.
      Esse tipo de contrato é comum em restaurantes, fazendas, e até em pequenas lojas, mas pode ser feito em qualquer tipo de empresa. Para que funcione bem, é essencial um contrato bem elaborado, para proteger ambas as partes.

    • @adrieleribeiro4043
      @adrieleribeiro4043 24 дня назад +1

      @@jorgeacavalcante e como determinar o valor do arrendamento? E no caso da sociedade para ela pagar com os lucros, no caso eu só receberia todo mês ?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  22 дня назад

      @adrieleribeiro4043 Para determinar o valor do arrendamento, existem algumas práticas comuns que podem ajudar a chegar a um valor justo:
      1. Base no Faturamento e Lucratividade
      Uma forma é definir o valor do arrendamento com base em um percentual do faturamento ou dos lucros mensais. Por exemplo, se o negócio fatura R$ 20 mil mensais, você pode definir uma porcentagem desse valor como o arrendamento, talvez algo entre 5% e 10%.
      Outra opção é calcular uma média dos lucros líquidos dos últimos meses ou anos e usar uma parte desse valor como base para o arrendamento.
      2. Investimento Inicial e Custos de Estrutura
      Considere o que você investiu no negócio (como instalações, equipamentos, e estrutura). Muitas vezes, o valor do arrendamento reflete uma parte do retorno desse investimento, para que o proprietário possa recuperar o valor ao longo do tempo.
      O custo de manutenção também pode entrar no cálculo, principalmente se o arrendatário tiver que cobrir gastos com reparos ou reposição de equipamentos.
      3. Mercado Local e Setor
      Pesquise valores de arrendamento de negócios parecidos na sua área ou setor, se houver disponíveis, para entender a média. Por exemplo, um restaurante pode ter um valor de arrendamento diferente de uma loja de roupas ou uma escola.
      E se o pagamento for feito com os lucros?
      Nesse caso, pode-se combinar que o arrendatário pague uma porcentagem do lucro ao final de cada mês. Isso significa que, em meses lucrativos, o valor seria maior, enquanto em meses mais fracos seria menor.
      Para sociedade com pagamento dos lucros:
      Se for uma sociedade em que o sócio paga o valor de entrada usando uma parte dos lucros, ele terá a responsabilidade de te repassar uma parte fixa ou uma porcentagem dos lucros mensais até quitar o valor acordado.
      Com o pagamento vindo dos lucros, você teria uma espécie de "participação mensal" enquanto o valor total do arrendamento não for atingido. Isso traz uma vantagem: você continua recebendo enquanto o negócio cresce, e o sócio se compromete com a meta de pagamento do investimento.
      Importante: Para qualquer uma dessas formas, formalizar tudo em contrato é essencial, com cláusulas que detalhem como serão os pagamentos, percentuais, e responsabilidades.

  • @claytonevandro
    @claytonevandro 5 месяцев назад +1

    Legal, simples e direto

  • @FranciscoChagas-iq4cm
    @FranciscoChagas-iq4cm Месяц назад

    Boa Noite, e para quem vai entrar com metade do investimento e ser o profissional, sendo que o outro vai entrar com a outra metade e só vai thabalhar 3 dias na semana pois tem outras atividades. Qual seria a divisão de lucros correta?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  Месяц назад

      é a mesma explicação do vídeo, a sua particularidade você precisa seguir os passos indicados no vídeo e aplicar a sua realidade, não tem como eu te dar uma resposta, não conheço os números do seu negócio, o segmento, nem a qualificação de vocês, siga os passos, faça as análises, veja quanto vale seu serviço, o serviço do seu sócio, calcule os valores do investimento faça contas, assim você vai achar sua resposta.

  • @hilariopedreira.martelinho6419
    @hilariopedreira.martelinho6419 6 месяцев назад +1

    Top boa aula

  • @giampadua9356
    @giampadua9356 3 месяца назад

    Recebi um convite para ser sócio em uma barbearia. Meu amigo tem uma, que tem um lucro bruto de 25k. Ele e mais 2 profissionais fazem o trabalho. A sugestão é ser um sócio investidor, para aumentar o número de profissionais trabalhando com materiais , aumentar o espaço. Qual seria a porcentagem ideal para a divisão dos lucros?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  3 месяца назад

      Qual o valor total da empresa? e Qual valor você vai investir?

  • @m38maykribeiro53
    @m38maykribeiro53 Месяц назад

    Vou abri um laja jato e vou entrar com o trabalho e ele com o dinheiro, a divisão correta seria 50% a 50% ?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  Месяц назад +1

      A divisão deve ser negociada entre vocês dois, se vocês acharem que está correto, então está! isso só depende de vocês dois, é uma negociação.

    • @m38maykribeiro53
      @m38maykribeiro53 Месяц назад

      @@jorgeacavalcante obrigado meu amigo

  • @Rosa-mw2rf
    @Rosa-mw2rf 3 месяца назад

    Oi Jorge ajuda aí!!! Análise a situação. Meu marido tem uma sociedade c uma pessoa no ramo de alimentação um trailer e esse trailer é dele ( meu marido)e o maquinário também . O sócio entra c a mão de obra e quando tem festa divide a mercadoria p comprar . A dúvida está quando fecha o caixa, pois não sabe se tira o dinheiro da mercadoria de volta como despesas como os funcionários ou tira no lucro?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  3 месяца назад

      Olá Rosa, sim tira o dinheiro da mercadoria do apurado e paga o fornecedor, nem é custo e nem é pra dividir, como foi um dinheiro emprestado pelo sócios, é só devolver o emprestado como se estivesse apenas pagando a mercadoria para o fornecedor. O Lucro é só depois do que sobrar depois de pagar tudo.

  • @RaquelSoares-bp5zf
    @RaquelSoares-bp5zf 6 месяцев назад +1

    Eu sou profissional de confeitaria e trabalharia com a responsabilidade e conhecimento, cuidando de toda parte operacional.. recebi uma proposta de sociedade de uma confeitaria onde ja tem dois sócios (o terceiro que tinha o conhecimento saiu). Seria um contrato pj com pagamento de um salario fixo+ fgts inss etc. + 30% dos lucros da empresa. Seria uma boa proposta?

    • @deiaoliveira
      @deiaoliveira 6 месяцев назад

      Estou procurando um socia😂😂😂

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад +1

      Raquel, essa proposta que você recebeu não é de sociedade, é de funcionário PJ com participação em lucros. e não existe FGTS para quem trabalha como PJ, e o INSS tem que ser pago por você no seu CNPJ. Então analise corretamente essa situação, e não se confunda, essa proposta que você recebeu não é sociedade.

  • @kimeventos4189
    @kimeventos4189 6 месяцев назад +1

    Jorge ,tenho um acervo de decoração de eventos,um investimento de r$300k ,mas por problemas de saúde pretendo colocar uma pessoa que gosta dessa área, fazendo a gestão,o operacional,montagens ,etc... Em outras palavras a empresa está montada e ela que faria todas as rotinas em si.
    Como acho injusto pagar somente salário, pensei em propor 50% ,agora n sei se do líquido ou da receita.
    Irei passar todas as técnicas ,contatos , tudo que estiver ao meu alcance,como proceder?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад

      Se você for propôr pra ele um ganho sobre lucros, então o valor deve ser sobre lucro líquido. É o mais correto a se fazer.
      Se for propôr uma sociedade, você deverá colocar essa nova pessoa no CNPJ com 50% de sociedade, ou seja, esse sócio passa ser dono de 50% de tudo. Mas a divisão dos lucros, como o próprio nome já diz é dividido só o lucro líquido. Nunca é sobre faturamento.

    • @deiaoliveira
      @deiaoliveira 6 месяцев назад

      Estou disponivel para sociedade🎉

  • @nicolasmachado6836
    @nicolasmachado6836 7 месяцев назад

    Jorje!
    Estou entrando em uma sociedade com mais 2 sócias, sou o sócio investidor e elas tem a parte do conhecimento, elas já estavam operando a empresa um pouco mais de 12 meses, e agora fiquei sabendo que elas tem uma pequena dívida com fornecedores, como proceder em uma situação desta?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  7 месяцев назад

      Como você está entrando na sociedade? Vai comprar uma parte?
      De qualquer forma você precisa saber o valor total da empresa. Então o cálculo é: se fosse vender a empresa toda hoje quanto ela vale?
      Supondo que ela vale 100 mil
      E a dívida com o fornecedor é 30 mil
      Então o valor atual da empresa é 70 mil.
      Ou seja, o valor descontado da dívida.
      Faz essa conta e tudo certo. A dívida a empresa continua pagando normalmente

  • @curiososaberofc
    @curiososaberofc 3 месяца назад +3

    Jorge, estamos começando uma empresa eu e meu sócio, eu irei entrar 100% na parte operacional e administrativa, ele irá entrar com o investimento 100% no início, vamos usar 10mil como exemplo, a empresa será 50% minha e 50% dele, mas como ficaria esse valor investido? Como retornaria pra ele? Porque no começo o que a empresa lucra tem que ser reinvestido, o meu trabalho abateria algo desse investimento? Poderia me ajudar?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  3 месяца назад +4

      Como expliquei no vídeo, você precisa calcular o valor do seu trabalho e ver quanto tempo você precisa trabalhar para igualar o valor do investimento do outro sócio. Portanto você tem que trabalhar até pagar sua parte no negócio equivalente ao mesmo valor que seu sócio entrou.
      O valor investido retorna em lucros, a empresa não paga esse valor e nem ele tira, exceto se ele quiser sair da sociedade. Uma vez investido o dinheiro fica na empresa até ele sair da sociedade, o que ele vai ter sempre é a participação nos lucros da mesma forma que você.
      -- Ainda sobre seu trabalho, depois que você trabalhar o suficiente para pagar sua parte da sociedade, a partir desse momento a empresa deve obrigatoriamente pagar um salário compatível com sua função, isso não entra na divisão de lucros, é custo operacional da empresa.

    • @curiososaberofc
      @curiososaberofc 3 месяца назад +1

      @@jorgeacavalcante perfeito jorge, muito obrigado pela explicação, o vídeo junto a ela me liquidaram as dúvidas, ótimo conteúdo 🙏🏻👏🏻👏🏻

  • @McLuanMS
    @McLuanMS 4 месяца назад

    Estou abrindo meu primeiro empreendimento agora, uma adega
    Terá 3 sócios (eu + 2)
    Um será o sócio investidor $$
    E eu e o outro temos alguns equipamentos, trabalharemos no local (adega) e investiremos também $
    A pergunta eh; 33% eh valor justo? Pra ser certinho pra todos de forma igualitária ?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  4 месяца назад +1

      Opa Mc Luan,
      Cara não é assim que se divide uma sociedade empresarial não é por ser ou não ser "justo" tem que fazer conta. Se trata de números e negociação.
      Vou te explicar em detalhes:
      1. Investimento Financeiro: Quanto cada sócio está investindo financeiramente no empreendimento.
      2. Investimento em Equipamentos: O valor dos equipamentos que você e o outro sócio estão trazendo.
      3. Trabalho e Gestão: O tempo e o esforço que você e o outro sócio vão dedicar ao negócio.
      4. Habilidades e Expertise: O valor das habilidades e conhecimentos que cada sócio traz para o empreendimento.
      5. Riscos: Os riscos financeiros e operacionais assumidos por cada sócio.
      Exemplo de Análise Detalhada
      1. Investimento Financeiro:
      - Sócio investidor: 50 mil em dinheiro
      - Você e o outro sócio: 0 reais em dinheiro
      2. Investimento em Equipamentos:
      - Você e o outro sócio trazem equipamentos no valor de 25 mil.
      3. Trabalho e Gestão:
      - O tempo e esforço dedicado por você e o outro sócio têm um valor que pode ser estimado.
      Passo 1: Calcular o Valor Total do Investimento
      - Valor total investido em dinheiro: 50 mil
      - Valor dos equipamentos: 25 mil
      - Valor do trabalho e gestão: Estime o valor monetário do trabalho e esforço que você e o outro sócio vão dedicar ao negócio. Vamos chamar este valor de Mão de obra ( você pode calcular aqui por exemplo 1 ano de trabalho sem receber pró-labore) digamos que você vai trabalhar 8 horas por dia e se fosse pagar alguém nessa mesma função você teria que pagar 2,083,33 mil por mês, ou seja em um ano seria 25 mil. Como é você e outro sócio vamos entender que vocês irão dividir esse tempo, então é metade de mão de obra de cada um.
      Passo 2: Calcular a Contribuição Total de Cada Sócio
      - Sócio investidor: 50 mil
      - Você: 12.500,00 em equipamentos + 12.500,00 de mão de obra no ano
      - Outro sócio: 12.500,00 em equipamentos + 12.500,00 de mão de obra no ano
      Passo 3: Calcular a Proporção de Cada Sócio no Total
      Primeiro tem que somar tudo para saber o total do investimento: 50 mil + 25 mil + 25 mil = 100 mil total.
      - Proporção do sócio investidor: 50 mil investido sobre 100 mil é 50%
      - Proporção de você: 12.500,00 de equipamentos + 12.500,00 de mão de obra é 25 mil sobre 100mil é 25%
      - Proporção do outro sócio: 12.500,00 de equipamentos + 12.500,00 de mão de obra é 25 mil sobre 100mil é 25%
      Como pode ver, o exemplo que eu usei, não chega refletir em 33% para cada um, pois depende exatamente dos números.
      Eu usei exemplos, agora você calcula com os valores reais e você vai chegar no percentual correto de divisão da sociedade.
      Considerando essa conta que eu fiz, você e o outro sócios que irão trabalhar, não irão receber nada de pró-labore (salário), somente depois de um ano. Neste primeiro ano irão receber somente a divisão de lucros quando houver lucros, após esse período a empresa deve pagar o pró-labore normalmente para vocês.
      Recomendações
      1. Converse com os Sócios: Discuta as contribuições de cada um de maneira transparente.
      2. Ajuste a Participação: Baseie a participação societária nas contribuições reais de cada sócio.
      3. Considere um Acordo: Se todos concordarem com uma divisão igualitária, apesar das diferenças nas contribuições, formalize isso em um acordo por meio do contrato social.
      Eu tenho disponível um Guia de sociedade e modelo de contrato social que pode ajudar você nessa parte de contrato. hotm.art/modelocontrasocial
      Se necessário, busque a orientação de um contador ou advogado especializado em sociedades empresariais para garantir que todos os aspectos legais e financeiros sejam considerados.

  • @josiasfernandes3213
    @josiasfernandes3213 4 месяца назад

    quero entrar de socio mas so vou entrar com uma mao de obra ( vendedora ) ela tera a carteira assinada por uma empresa e vai prestar serviço em outra, o que devo pedir de salario e comissao ?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  4 месяца назад

      Me desculpe mas não entendi, parece que tem mais de duas pessoas envolvidas e mais de duas empresas.
      Você vai entrar com uma mão de obra, é você mesmo ou é outra pessoa?
      Carteira assinada em outra empresa e vai prestar serviço em outra? São outras duas empresas fora a que você esta entrando?
      Me explica melhor

  • @lindamirostvald187
    @lindamirostvald187 5 месяцев назад +1

    Quero comprar um trailer e meu sobrinho entra com o trabalho o que vc me aconselha me da a luz

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  5 месяцев назад

      Faça todo análise do negócio antes de qualquer coisa, avalie o local, o movimento e a lucratividade média. Se i trailer estiver funcionando, antes de comprar, se você for manter no mesmo lugar com o mesmo tipo de produtos, peça antes para acompanhar o movimento do local por um tempo antes de fechar negócio para saber se é realmente o que ele fala.
      Sobre o seu possível sócio, veja antes esse vídeo só te contrato social, mesmo que você não faça um contrato agora, é importante saber tudo sobre uma sociedade antes de começar ruclips.net/video/jb0hIiL9GIM/видео.html

  • @rejanepessoa3508
    @rejanepessoa3508 Месяц назад

    Jorge se o sócio investidor quiser, ele pode pedir retirada mensal do lucro?
    Obrigada por esse vídeo.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  Месяц назад +1

      @@rejanepessoa3508 não é apenas se ele quiser, tem que ser acordo dentre os dois, e se um sócio tira lucro mensalmente o outro também deve tirar. Mas isso não é saudável para a empresa. Mensalmente se tira pró labore.

  • @lucimarasantaclara6182
    @lucimarasantaclara6182 3 месяца назад +1

    Oie

  • @NegahConfortin
    @NegahConfortin 8 месяцев назад

    Jorge, preciso de um sócio investidor (seria minha mãe). Não sei como fazer a proposta para ela. Mais a proposta é a seguinte ela entrar com o dinheiro que preciso pra montar meu espaço, meu espaço seria em um cômodo na casa dela ou seja não vou pagar o aluguel mais vou estar utilizando um espaço dela, e ela não participaria nem do financeiro nem do trabalho. Sou eu a profissional porém sem condições financeiras para iniciar. Minha dúvida é a seguinte eu pago a ela uma porcentagem de cada procedimento que fizer, de quantos seria essa porcentagem para cobrir o valor investido mais o local que também seria dela? De 30 a 40% e pagaria até dar o valor investido ? Depois para desfazer a sociedade ainda assim teria que pagar essa metade do investimento para ela ?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  8 месяцев назад +1

      Na sua pergunta tem muitas dúvidas diferentes e conflitantes. Vamos entender por partes.
      Primeiro: você tem que saber fazer a proposta de sociedade, caso queira ela como sócia. Tem que saber qual custo da empresa, custo pra montar a empresa, e quanto representa sua profissão e o investimento dela, para saber dividir a sociedade. Então sem saber disso, não adianta ir pra frente.
      Segundo: Se vai usar a casa ou um espaço na casa dela, você precisa decidir se vai pagar o aluguel referente ao espaço ou se você vai calcular quanto seria o aluguel por mês e quanto é por ano, e colocar isso na conta de investimento dela por um período determinado de tempo. Pode ser por 1 ou 2 anos, e depois você muda de lugar ou começa a pagar o aluguel. E o valor que passou, que você não pagou entrou como se ela estivesse investindo.
      Terceiro: Não você não paga para ela um percentual por cada procedimento, ela não trabalha nem é a profissional, se ela tiver participação na sociedade será apenas no lucro final, esse percentual por procedimento você para paga você mesmo, esse será seu "salário".
      Quarto: Não você não paga até completar o valor investido, se for isso, então ela não é sócia ela apenas está emprestando dinheiro, se for sócia, ela entra com o investimento e vai receber lucros para sempre, até que um dia ela resolva sair da sociedade e vender a parte dela para você, ou você mesma queira tirar ela e você faria então uma oferta pela parte dela.
      Quinto: decida se você quer ter ela como sócia, isso já será uma informação importante para resolver todas as anteriores.

  • @Despertarespiritual2712
    @Despertarespiritual2712 7 месяцев назад

    Obrigada! Seu vídeo me ajudou demais.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  7 месяцев назад

      Olá, você pode me enviar um direct lá na rede vizinha e também acompanhar o conteúdo que faço por lá. @jorgeacavalcante Tenho certeza que vai te ajudar com outras questões também.
      Um abraço

  • @h2j654
    @h2j654 7 месяцев назад

    Muito interessante e bem elucidativo.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  7 месяцев назад +1

      Ola, você pode me enviar um direct lá na rede vizinha e também acompanhar o conteúdo que faço por lá. @jorgeacavalcante Tenho certeza que vai te ajudar com outras questões também.
      Um abraço.

  • @CarlosEduardo1.3
    @CarlosEduardo1.3 7 месяцев назад

    Jorge,
    Entrei em uma sociedade com 50% do valor e meu sócio 50%, na qual o meu sócio vai trabalhar no local e ter a responsabilidade do comércio, ele já tem conhecimento e vai usar alguns equipamentos que já tinha,eu vou ficar responsável pela parte financeira. Ele tem 75% do comércio e eu 25% e vamos dividir os lucros e qualquer despesa de acordo com a porcentagem de cada sócio. Fiz um bom negócio?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  7 месяцев назад +1

      Carlos, se ambos entraram com 50% do investimento, o mais comum seria fazer uma sociedade de 50% para cada e definir um salário (pró-labore) para o sócio que vai trabalhar.
      Não sei qual é o ramo de atividade, nem a importância do trabalho do sócio no desempenho do negócio, mas se olhar só para essa sua explicação, você não fez um bom negócio.
      Outro detalhe importante, não se divide contas ou custos da empresa, a empresa tem que pagar tudo, fornecedores, contas mensais, contas variáveis, impostos, salários e o pró-labore. Depois de todos esses custos pagos o que sobrar é o lucro, e o lucro deve ser dividido 10% para empresa, para reinvestimento, e o que sobrar faz a divisão entre os sócios de acordo com o percentual de cada um.

    • @CarlosEduardo1.3
      @CarlosEduardo1.3 7 месяцев назад

      @@jorgeacavalcante obrigado pela explicação, me ajudou muito!

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  7 месяцев назад

      Você pode me enviar um direct lá na rede vizinha e também acompanhar o conteúdo que faço por lá. Tenho certeza que vai te ajudar com outras questões também. jorgeacavalcante
      Um abraço.

  • @pameladanielli2751
    @pameladanielli2751 5 месяцев назад

    Olá, tenho uma dúvida., montaremos um negócio com 3 sócios, um deles é o sócio investidor e os outros dois o sócio operacional, a distribuição é da mesma forma? Agradeço desde já.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  5 месяцев назад

      Olá Pâmela, a distribuição é conforme a divisão da sociedade, baseado na negociação entre vocês, se quando você fala "da mesma forma" estiver se referindo ao exemplo, então sim. Basta fazer o calculo considerando 3 pessoas.

  • @vaniagui2790
    @vaniagui2790 4 месяца назад

    Boa tarde tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida! Sou viúva a 3 anos, meu marido deixou um negócio de venda ambulante bem lucrativo por sinal! Não tenho como subir em cima do caminhão para fazer as vendas ambulantes, por conta de problemas de saúde! Quando meu marido faleceu tinha um funcionário que trabalhava com ele, e já sabia como funcionava o negócio! Assim que meu esposo faleceu ele propôs sociedade de 50 por cento, porém entrando com o trabalho sem investir nenhum capital! Eu fiquei com a parte administrativa! Porém agora ele veio com uma conversa de que ele merece ganhar mais, porque o trabalho braçal e por conta dele, eu tô com a parte administrativa! E o caminhão, galpão onde fica os produtos, tanque de combustível para abastecer o caminhão e os pontos, foram abertos todos pelo meu marido! O que você me orienta?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  4 месяца назад +2

      Vania, ele só precisa ganhar o salário dele mais a participação nos lucros como vocês já fecharam no acordo.
      Mas você pode conversar com ele e definir um novo acordo, tudo é possível, desde que vocês conversem e fique claro para todos. Não coloque ele como sócio no negócio, dê participação de lucros, pois se você colocar como sócio ele pode pedir uma repartição total da empresa, e como tudo foi construído e pertencia ao seu marido, e agora pertence a você, é importante ter esse funcionário ainda na empresa, como funcionário ganhando o mesmo salário, e ganhando uma participação nos lucros, assim ele pode se manter sempre interessando no crescimento do negócio.

    • @vaniagui2790
      @vaniagui2790 4 месяца назад

      @@jorgeacavalcante Muito obrigada querido! Deus abençoe 🙏

  • @deiaoliveira
    @deiaoliveira 6 месяцев назад +1

    Procurando uma socia para confeitaria zona oeste Parque anhanguera.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад

      Você é confeiteira ou você é investidora?

  • @pricezar82
    @pricezar82 7 месяцев назад

    Boa tarde! Queria tirar uma dúvida… estou entrando em uma sociedade num salão de beleza, onde o meu sócio é Cabelereiro e atualmente tira 5 mil somente trabalhando de Cabelereiro. Acordamos que eu receberia um pró-labore de 1500 reais e dividiríamos o que sobrasse de lucro igualmente… com base no faturamento de hoje, ele receberia quase 6 mil e eu 2500… isso é justo? Sendo que estaríamos as mesmas horas no salão?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  7 месяцев назад

      Não existe justo ou injusto, é uma negociação, se você aceitou então OK, porém se você não achar que é o bastante para você, argumente e negocie com seu sócio, é uma empresa, não se trata de ser ou não justo, é matemática e negociação.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад

      Se você quer continuar consumindo mais conteúdos sobre gestão de negócios, me acompanhe também lá na rede vizinha. Diariamente eu trago conteúdos sobre gestão e empreendedorismo. @jorgeacavalcante

  • @Rafaelferreiradapaulistaoficia
    @Rafaelferreiradapaulistaoficia 5 месяцев назад

    Eu numca entrei como sócio oque precido fazer logo de cara, na himibiliaria?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  5 месяцев назад

      Opa Rafael, cara começa fazendo o planejamento do negócio depois o contrato de sociedade para poder negociar com o sócio.
      Assiste esse vídeo, tem muita informação boa para você que tá começando: ruclips.net/video/jb0hIiL9GIM/видео.html

  • @igoroliveira4135
    @igoroliveira4135 6 месяцев назад +1

    Estou procurando um sócio para insvestir

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад

      Você quer investir ou você tem um negócio ou ideia de negócio? conta mais!

  • @pricezar82
    @pricezar82 7 месяцев назад

    Obrigada!!

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  7 месяцев назад

      Disponha!

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад

      Se você quer continuar consumindo mais conteúdos sobre gestão de negócios, me acompanhe também lá na rede vizinha. Diariamente eu trago conteúdos sobre gestão e empreendedorismo. @jorgeacavalcante

  • @SkilllerGames
    @SkilllerGames 6 месяцев назад

    E no caso de que eu vou entrar com o dinheiro, eu serei o principal agente, administrador e com o maior conhecimento. Meu sócio não tem experiência com trabalho e nenhuma formação e não vai entrar com dinheiro. Alguma dica? Eu sei que poderia contratar apenas como funcionário. Mas quero fazer a parceria e desenvolver.

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад

      Contrate como funcionário e dê uma participação nos lucros, não precisa colocar como sócio. Fica mais simples assim e você será ainda dono do negócio.
      Monte um plano de participação a médio ou longo prazo.
      Com o tempo, e a dedicação do rapaz, você aos poucos vai transformando a participação nos lucros em sociedade.
      Dependendo do desempenho dele.
      Assim ele cria interesse em ser melhor cada vez mais, sabendo que pode ser dono um dia.

    • @SkilllerGames
      @SkilllerGames 6 месяцев назад +1

      @@jorgeacavalcante Jorge, é obrigatório por lei pagamento de salário/pro-labore para sócio que trabalha na empresa?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  6 месяцев назад

      Sim, se for a única fonte de renda do sócio é obrigado cadastrar um pró-labore dele para ter o recolhimento do INSS, Isso se ele estiver inserido no contrato social e no CNPJ.

  • @MariaLucia-wi8zg
    @MariaLucia-wi8zg 9 месяцев назад +2

    olá falo do Piauí
    pretendo colocar uma fábrica de bolo..

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  9 месяцев назад

      Opa Maria Lúcia, bem vinda, veja os vídeos, se tiver alguma dúvida sobre sua empresa pode perguntar, vou fazer o possível para te responder.

    • @igoroliveira4135
      @igoroliveira4135 6 месяцев назад

      Pretendo investir em um negócio

  • @eltonalvescosta9027
    @eltonalvescosta9027 Месяц назад

    E se o sócio do serviço sair teria que pagar 500 mil ao sócio investidor?

    • @jorgeacavalcante
      @jorgeacavalcante  Месяц назад +1

      O sócio que sai é que recebe o valor proporcional a parte dele, e não o que fica.