Clique no meu link ➡ bit.ly/glossonautanovbb para baixar o aplicativo Babbel e receber descontos exclusivos na sua assinatura!🎉 -------------------------------------------------- 00:00 Introdução 00:51 Comparação: hebraico, aramaico, árabe, egípcio, grego e latim 01:48 Análise do hebraico: אלוהים 02:59 Ferramenta para o aprendizado de idiomas 05:05 «Deus» em línguas semíticas: אלוהים | ܐܠܗܐ | الله 07:37 Esclarecimento sobre الله (Allāh) 08:47 Leitura em árabe: Gênesis 09:37 Leitura em árabe: Evangelho de João 10:12 Origem comum: uma raiz proto-semítica 11:19 Análise do grego: Θεός 14:58 Análise do copta (egípcio): ⲫ̀Ⲛⲟⲩϯ 15:35 «Θεός» e «Deus»: uma análise etimológica 16:50 «Zeus» e «Elohim» são o mesmo deus? 21:32 Conclusão e encerramento -------------------------------------------------- Música: · Earthbound, de Dreamstate Logic (abertura e encerramento); · Psalmul 134, Robii Domnului (leituras). -------------------------------------------------- Materiais: · Studies in Semitic and Afroasiatic Linguistics, editado por Cynthia L. Miller; · An Etymology of Latin and Greek, de Charles S. Halsey; · Hebräische Grammatik, de Wilhelm Gesenius.
Oi, Professor, vc por aqui, que bom! Onem estive na primeira Live do Clube do Livro. Foi excelente. Eu já pedi várias vezes (nos três canais) e vou pedir de novo. Tem que fazer uma colab para mostrar as coincidências nas evoluções das Línguas (Professor Estevam), da Biologia (Pirulla) e das Religiões (Professor Henrique). Fico no aguardo. 😉
Melhor "lingua" é esse sotaque natalense! Primeiro video do canal que eu vejo e reconheci na hora que era de Natal! Bom demais ouvir nosso sotaque no RUclips! Representatividade
Eis um canal com C maiúsculo que irei seguir! Parabéns pela super aula!!! Só eu sei o quanto isto me faz bem, e a falta que me faz... Abraço grande desde Portugal!! ❤
Boa noite. Não conhecia o teu canal. O RUclips me recomendou, eu assisti ao vídeo e estou muito admirado com o conteúdo. Esse canal é uma preciosidade. Muito obrigado por compartilhar conosco o teu conhecimento. Segundo Teresa D'Ávila compartilhar conhecimento é uma das obras de caridade.
Parabéns pelo conteúdo muito bem feito e explicativo. Eu gostava muito de debater esse tipo de assunto com meu avô. Ano passado ele faleceu e acabou que não tinha mais com quem discutir sobre etimologia das palavras. Encontrei aqui no seu canal um novo interesse pra entender mais sobre a história por trás do significado das palavras. Continue postando!
Olá, Igor. Sinto muito pela sua perda. Posso imaginar as ótimas conversas etimológicas que você teve com seu avô. Sinta-se à vontade aqui no canal, onde também falamos de sobre a origem e desenvolvimento das palavras. :) Abraço!
Eu fiz esse pergunta se havia relação entre os nomes de deus em idiomas diferentes de origem indo-europeia e tbm semítica quando estava bêbado 😅😅 O Henrique Caldeira respondeu parte e você me respondeu por completo. Ótimos canais pra quem curte história e linguística. Parabéns para ambos.
@glossonauta comenta sobre João 1:1 parte C, em grego. Quando Theos está sem artigo, qual a melhor tradução, na sua visão. 1 - "e o verbo era Deus"; 2 - "e o verbo era um deus ou um ser divino"; 3 - "e Deus estava no verbo"? Comenta tbm comparando coma versão copta presente no codex sinaítico, do século 4°, que se traduziu literalmente como na 2° opção: "e o verbo era um deus".
Outro comentário interessante é sobre a passagem de Paulo em Atenas, onde visita o Aerópago e em meio há vários altares a deuses nominados, Paulo encontra um dedicado ao Deus desconhecido e usa o exemplo para apresentar o evangelho em Atos 17:22
Excelente vídeo, até em Português houve certa adaptação para distinguir divindade genérica da dívidade a quem a pessoa cultua, vide o uso de "deus" e "Deus".
Por coincidência, logo antes de aparecer a notificação deste vídeo para mim, eu estava ouvindo uma música chamada "Tyrs Återkomst" (Hindarfjäll), que tem no início palavras em várias línguas, que se referem à Deus (ou a um deus, pelo menos).
La Ilaha Ilalah (Não há outra divindade além de Deus) ☪️ Mashallah 🥰 muito rico em conhecimento o vídeo meu irmão, muito obrigado, que Allah te abençoe vou seguir o canal.
Que aula magnifica! Conseguiu entrae num ponto que deixa muita gente afirmando coisas sem saber, como dizer que Alá, não é o mesmo Javé judaico/cristão
Muito interessante, nunca vi explicar a evolução dos idiomas de maneira tão clara, sabendo a raiz das palavras fica mais fácil entender a lógica de outros idiomas próximos, como vermeil do francês e vermelho do português ambas tem a mesma origem de "verme" "vermis do latim" , embora em francês se use mais a palavra "rouge" para vermelho.
obrigado pelo grande video glossonauta. assisto seus videos desde 2020. vc me ajudava com o frances e aprendi mto ptg com seus videos. chegou a tao nivel minha paixao pelo portugues que ano passado estudei na USP parte dos meus estudos de engenharia mecatronica. um abraco do peru.
olá. muto legal o vídeo. voce poderia fazer um vídeo, caso não tenha feito ainda, sobre o Tetragrama YHVH, também chamado de "Tetragrama Sagrado", e sua relação com os nomes Javé, Jeová, etc.
Fico feliz que tenha gostado do vídeo! Isso mesmo, usei a pronúncia israelense moderna neste vídeo, só que um pouco mais "cuidada", pronunciando o ה e a pausa glotal do א. Abraço!
Então poderia ser que no caso foi como se na língua de cada um desses povos já tivesse sua "divindade suprema", ou em outras palavras, o lugar de Deus onipotente, por isso eles apenas adaptaram em suas próprias línguas uma maneira de se referir ao Deus de Abraão (talvez pelos conversos que falavam aquela língua) não tirando o posto de onipotência de seus deuses (ou talvez eu esteja viajando kkkk)
Mais um vídeo incrível, para variar. Só uma observação, ao falar das origens, achei que você fosse adentrar mais as reconstruções linguísticas, mais especialmente as do PIE. Falar do tal *Dyḗus ph₂tḗr, que parece ter sido o nome completo, salvo engano, ou mesmo mencionar qual era a palavra do PIE. A relação entre luz do dia talvez pudesse ter ficado um pouco mais clara, quem sabe. Mas, como sempre, ótimo vídeo. A única forma de fazer referência ao Deus definido, em latim, era escrever seu nome com letra maiúscula, basicamente.
Bom Jesus da Lapa- Bahia)🇧🇷🌎🛫 parabéns Guerreiro pelo vídeo didático mostrando realidade da história língua milenar sua origem etc. 🇵🇹Foi um português que descobriu aqui a gruta a mais de 330 anos faça pesquisa ai Google jovem. Cada dia estamos aprendendo a vida é um aprendizado contínuo. Viva Rio Grande do norte Nordeste Brasil continental. 👊👊🌵🏜🌵🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🌎🇵🇹🇧🇷2024 BAHIA..
Adoro seu canal, parabéns! Só uma dúvida, existe algum vídeo sobre idioma antigo (o que deu origem a vários outros como germânico etc)? Já vi um título semelhante em outro canal mas prefiro sua aula!
QUE ISSO KKKKKKKKKKKKKKKKKK IMPOSSÍVEL, EU TIVE ESSA DISCUSSÃO HOJE COM UM COLEGA E NOSSO RESULTADO FOI: "Não temos leitura suficiente pra debater o assunto, vamos pesquisar sobre isso depois". Impossível que isso tenha acontecido, sério to incrédulo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@pedrop.149 Todos são bem-vindos às diferentes áreas de estudos. :) Eu também já fiz um vídeo que entrava na área da biologia: ruclips.net/video/UhhurizuzlE/видео.html Abraço!
Você sabe que, através do microfone do celular, o Google escuta tudo que dizemos e traz indicações relacionadas com palavras chave que ele detecta. Isso já me aconteceu muitas vezes: estar falando de um tema e, na sequência, receber links de canais ou publicidade de produtos relacionados. Isso não é teoria da conspiração. É um fato constatado por muitas pessoas. Estamos vivendo uma época de hipervigilância, tal qual o no livro 1984. Aliás, gostaria de saber do Estevam se ele toparia fazer um vídeo sobre a ideia da "novilingua" que é apresentada no livro.
Mas no caso do vermelho, isso é muito novo, pq 150 anos atrás ainda fazíamos vermelhos da laca. Eu ainda faço, já que trabalho c isso, fazendo somente cores de fontes naturais.
Excelente vídeo e argumentação. É compreensível a raiz protoindo-Européia do termo "céu" ou "celeste" que acabou sendo usada pelos dois idiomas (Grego e Latim) originados do idioma ProtoIndo-Europeu, mas se aprofundarmos mais nessa questão, chegamos ao Rig Veda, a coleção Indiana de hinos Védicos escrita originalmente em Sânscrito, mais uma das línguas mortas. No Rig Veda vemos Dyáuṣpitṛ́, ou algo como Deus Pai, que era o nome de uma divindade relacionada aos céus, cuja matriz desse nome vem de outra divindade adorada pelos falantes do idioma Hitita, cuja raíz também é encontrada, praticamente da mesma forma, nos idiomas ProtoIndo-Ariano e ProtoIndo-Iraniano. Em todos esses sistemas de crenças observamos sempre a contraparte divina representada por uma divindade fêmea, que sempre era adorada como a deusa da terra, no sentido de solo, assim como a Gaia e a Demeter Gregas ou, indo mais longe, como Nut na mitologia Egípcia. Portanto, me parece estranho o idioma Latim ter se apropriado desse nome/adjetivo/substantivo ProtoIndo-Europeu que já trazia uma carga histórica agregada ao conceito de duas divindades distintas que formavam um par dentro dos mitos da criação, principalmente quando olhamos para a palavra God com o mesmo significado e oriunda do ProtoGermânico que parece, também, ter origem no idioma Sânscrito na palavra Gautam, onde, novamente, encontramos a contraparte feminina Gautami. Ok que tudo advém de transliterações, mas o que me gera estranheza é a escolha, dentre tantas outras palavras, dessas origens que sempre remetem a um par de divindades de ambos os sexos. Eu sei que tudo o que eu disse foge do princípio da Linguística, mas é, sem dúvida, um assunto intrigante.
10:50 então é mais ou menos daí que surge o "el"(Deus) no final dos nomes bíblicos que fazem referência a Deus, como Emanuel, Miguel, Rafael, Ismael, Israel, Ezequiel, Gabriel, etc.? Excelente aula, como sempre!
Olá, Alex. Tudo bem? É verdade, existem as formas Ζεύς e Δίας. Δίας é uma variante regularizada da palavra Ζεύς. O que acontece é que esse é um nome irregular. O nominativo é Ζεύς, enquanto o acusativo é Δία. Por causa dessa irregularidade, terminou surgindo na fala popular uma forma regularizada do nome. Assim, em vez de Ζεύς/Δία, passamos a ter Δίας/Δία. Abraço!
Quando eu vi pela primeira fez que "Deus" não é cognato de "Θέος" eu fiquei tão chocado e desapontado que simplesmente não acreditei de primeira e fui pesquisar em outras fontes na esperança que contradissessem a primeira kkkk Mas é muita conhecidência terem escolhido uma palavra tão parecida. OBS: "Ζέυς" nas fases pré-koiné da língua grega era pronunciado mais como "Dzeus"(mais evidentemente similar ao som de "D", do original PIE "Deywós") além de ser escrito com Z apenas no nominativo e vocativo, e com D nos demais casos, e falando apenas no Grego Ático; No grego Lacedemônio(Espartano), por exemplo, era escrito "Δεύς"(Deús) no nominativo e, em todos os outros casos, começava com D. Além do mais, no grego usado hoje na Grécia, é chamado de "Δίας" ("ðias". Este "ð", a fricativa dentária sonorizada, é como se fosse um dh, seguindo a lógica do th do inglês, portanto, também um som similar a o "D")
@@angelotrismegistus9961 Porque ele foi o Imperador que iniciou a Renascença Macedônia no aspecto militar com as conquistas de Creta e Cicília, além de ter uma personalidade muito interessante. Mas também porque eu simplesmente gostei desta imagem.
@@Antonio-pw3zb Quem sou eu? Como assim um Google não te deu nada muito esclarecedor? Eu apenas citei alguns factos que facilitam a associação de "Zeus" com "Deus" para quem não soubesse absolutamente nada sobre o assunto, vendo que há neste canal muitas pessoas assim, mas que ainda assim poderiam gostar da informação. Aliás, "PIE" que eu citei significa "Proto Indo-Europeu", um língua ancestral que deu origem às línguas faladas hoje no Irã, Índia e Europa, incluindo o Grego e o Latim.
Olá Estevam, parabéns pelo canal, estou viciado. Poderia fazer um vídeo sobre as palavras push (inglês) e puxar (português)? Elas tem a mesma origem? E porque terminaram tendo significados opostos? Valeu….
Vendo o início do vídeo, fiquei curioso se você já ouviu sobre a interpretação do prof. Osvaldo Luiz Ribeiro de Gênesis 1,1? No lugar de "No princípio criou Deus os céus e a terra." ele propõe algo como "Quando Deus começou a criar os céus e a terra (...)" ou "No princípio do criar de Deus os céus e a terra (...)", ou seja, delimitando o tempo em que os versos seguintes ocorreram, ao invés de uma afirmação que se encerra no próprio versículo.
É interessante ver que as religiões abraâmicas foram utilizando um termo genérico para se referir ao Deus deles, sendo que esse Deus também tinha um nome próprio, ao ponto que hoje muitas pessoas religiosas nem se dão conta de que Deus, na Bíblia, tem um nome próprio. Tem um vídeo do @henriquecaldeira falando sobre.
Sim, verdade. É como se a gente utilizasse uma característica do ser em questão (ser um deus) para se referir a Ele, em vez de usar o nome próprio. Agora que vim perceber isso.
Todas as vezes que SENHOR (em maiúsculo) aparece no Antigo Testamento, é o nome de Deus, só que por tradição judaica (provavelmente em interpretação do 2º mandamento), eles leem ADONAI (tá escrito o Nome), que significa Senhor. No AT grego, se não me engano, o Nome é substituído por κύριος, que tem o mesmo significado
Em parte alguma da Bíblia há o nome de Deus. A Bíblia se refere a Deus de várias formas, mas nunca com nome próprio e direto. Nome é algo que define um indivíduo e o separa dos demais de sua espécie. Ora, Deus é inigualável e único: não há outro além dele. Deus é o Ser em si mesmo. Quando Deus responde a Moisés, a respeito de seu nome, "Eu Sou", já é pra se ter uma ideia disso.
@@1Capybara24No texto bíblico fica claro que há um nome. *Êxodo 6,2-3* _² Deus falou a Moisés e lhe disse: “Eu sou Iahweh._ _³ Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como El Shaddai; mas pelo meu nome, Iahweh, não lhes fui conhecido._ *Gênesis 12,7-8* _⁷ Iahweh apareceu a Abrão e disse: "É à tua posteridade que eu darei esta terra." Abrão construiu ali um altar a lahweh, que lhe aparecera_ _⁸ Dali passou à montanha, a oriente de Betel, e armou sua tenda, tendo Betel a oeste e Hai a leste. Construiu ali um altar a Iahweh e invocou seu nome._
Muito bom o vídeo meu caro. Sobre o fato da palavra Deus ser usada no plural em Genesis 1, há quem diga que seria uma prova da Trindade, não sei se te interessa o assunto, mas acho o caso bem interessante a pesar de polêmico. Nota-se que Deus também diz Façamos o homem a nossa imagem e semelhança, nesse caso o verbo foi flexionado no plural, mas Deus é Um. Há quem diga que ele estava falando com os anjos, mas não há referências na escritura de que os homens foram feitos a imagem de Deus e dos anjos ou com a participação dos anjos. Enfim é um tema interessante
Maravilhoso estudo. Assisti recentemente um debate teológico discutindo o termo apostasia como substantivo onde um dizia que era retirada se referindo ao arrebatamento da igreja antes da vinda do anti Cristo e outro falava apenas sobre a negação da fé para corroborar com seus argumentos. A passagem está em 2Tessalonicenses, capítulo 2 versículo 3. Sem entrar em questões religiosas, poderia falar sobre essa exegese?
Olá, Fernando! Tudo bem? Eu mesmo fiz as leituras. Li somente esses trechos que você ouviu no vídeo. Contudo, eu também já realizei a leitura completa da 1ª Epístola de João em grego, a língua original do texto. Aqui está, caso queira ouvir (a leitura em si começa aos 2 minutos e meio do vídeo): ruclips.net/video/2XrcULVflSw/видео.html Também fiz a leitura dessa mesma epístola (a 1ª de João) em latim: ruclips.net/video/lRpMATXNgJE/видео.html E, também em latim, da Epístola de Tiago: ruclips.net/video/UcivAr_q5tA/видео.html Abraço!
TEUS VÍDEOS SÃO EXCELENTES E A EXPLICAÇÃO FICOU BEM CLARA. EU COMO TEÓLOGO DEVO RESSALTAR A TODOS QUE SE INTERESSAM QUE A DESPEITO DE TODA ESSA EXPLICAÇÃO CORRETA TEMOS QUE ABORDAR TAMBÉM A VISÃO TEOLÓGICA DOS MUÇULMANOS E DOS CRISTÃOS E JUDEUS.
Obrigado pelo comentário! Aqui no canal, eu mostrei simplesmente a análise da Linguística Histórica, não pretendo entrar em questões teológicas, mas há outros profissionais e estudiosos que fazem isso. Entretanto, com o conhecimento linguístico apresentado aqui, uma melhor análise teológica, com mais informação, poderá ser realizada por outras pessoas. Um abraço!
Boa noite. Ótimo vídeo, sou novo no canal e conheci pelo estranha história no vídeo sobre o nome YHWH. Eu tenho uma dúvida. Apesar de ter sido abordado no vídeo que a palavra Elohim apesar de estar no plural concorda com verbos e adjetivos no singular e que a pluralidade do nome indica possivelmente os múltiplos atributos Divinos, e que esse termo apesar de estar no Plural tem uma conotação de Um Único Deus, contudo eu queria saber se sempre foi assim; originalmente os hebreus usavam essa palavra Elohim para designar Deus da mesma forma como se entende hj na língua hebraica ou a palavra Elohim já teve uma conotação politeísta que não é mais cabível? Eu pensava que essa palavra poderia conotar além de um Único Deus e seus múltiplos Atributos uma multidão de Divindades, e que Elohim seria mais ou menos nessa conotação como uma "corte dos deuses", mas como você disse, gramaticalmente apesar de estar no plural concorda com verbos e adjetivos no singular, o que geralmente se deduz uma interpretação que essa palavra realmente conota uma Única Divindade e não várias, mas essa interpretação já foi feita pelos antigos hebreus?
@@felipeborgescunha4854 Faço essa pergunta mais em um sentido linguístico mesmo, se gramaticalmente essa palavra sempre teve essa conotação de um Único Deus e não de vários.
Vale lembrar que elohim também aparece acompanhado de verbos no plural em algumas poucas passagens na Bíblia. Nestes casos o termo não é usado para se referir ao Deus abraâmico.
Exatamente, um desses exemplos está em Êxodo 20ː3, em que vemos «אֱלֹהִים אֲחֵרִים», ou seja, «outros deuses», com o adjetivo _אחרים_ no plural, em vez de _אחר,_ que seria o singular. Abraço!
@@glossonauta Isso! Obrigado por trazer o exemplo. Para quem se interessar por outras ocorrências de ʾelohim no plural, também aparece nos seguintes versículos: *Gênesis 20,13* _¹³ Quando os deuses me fizeram andar errante, longe da casa de meu pai (...)_ *1 Samuel 28,13* _¹³ (...) Vejo deuses que sobem da terra._
Glossonauta seria interessante um video de como seria o português atual se tivesse mantido as declinaçoes e flexões como no latim, e como essas coisas se perderam em algumas linguas romanicas.
Acho que alguns gnósticos acreditavam que Yahweh era Júpiter também conhecido por Iao. Na verdade, parece que existe uma confusão entre os gnósticos. Yahweh poderia ser Yaldabaoth (Saturno, Cronos) ou Iao (Júpiter, inclusive uma das luas de Júpiter se chama "Io" uma das paixões de Zeus, Zeus, etc), Sabaoth (Marte, por causa da frase do Antigo Testamento: Yahweh sabaoth). No sistema gnóstico mencionado por Epifânio, Yahweh poderia ser Seth (Mercúrio, alguns egípcios comparavam Yahweh a Seth que era entendido como deus do estrangeiro, as vezes representado com cabeça de burro).
No Wiktionary em inglês demonstra que a palavra "Festa e Férias" teriam origem da mesma palavra do indo-europeu que deu origem ao "Theos" do grego, faz sentido??
Poderia falar sobre outros desdobramentos da raiz que deu origem ao termo "deus", como "deva" indiano e "daeva" persa? É curioso que em Persa e alguns outros idiomas a palavra foi ressignificada para algo próximo de "demônio".
Clique no meu link ➡ bit.ly/glossonautanovbb para baixar o aplicativo Babbel e receber descontos exclusivos na sua assinatura!🎉
--------------------------------------------------
00:00 Introdução
00:51 Comparação: hebraico, aramaico, árabe, egípcio, grego e latim
01:48 Análise do hebraico: אלוהים
02:59 Ferramenta para o aprendizado de idiomas
05:05 «Deus» em línguas semíticas: אלוהים | ܐܠܗܐ | الله
07:37 Esclarecimento sobre الله (Allāh)
08:47 Leitura em árabe: Gênesis
09:37 Leitura em árabe: Evangelho de João
10:12 Origem comum: uma raiz proto-semítica
11:19 Análise do grego: Θεός
14:58 Análise do copta (egípcio): ⲫ̀Ⲛⲟⲩϯ
15:35 «Θεός» e «Deus»: uma análise etimológica
16:50 «Zeus» e «Elohim» são o mesmo deus?
21:32 Conclusão e encerramento
--------------------------------------------------
Música:
· Earthbound, de Dreamstate Logic (abertura e encerramento);
· Psalmul 134, Robii Domnului (leituras).
--------------------------------------------------
Materiais:
· Studies in Semitic and Afroasiatic Linguistics, editado por Cynthia L. Miller;
· An Etymology of Latin and Greek, de Charles S. Halsey;
· Hebräische Grammatik, de Wilhelm Gesenius.
Mais um vídeo brilhante! Muito obrigado por compartilhar essa pesquisa riquíssima (e com uma didática incrível, diga-se!).
Muito obrigado, Henrique! Fico muito feliz que tenha gostado do vídeo. Um abraço!
Oi, Professor, vc por aqui, que bom! Onem estive na primeira Live do Clube do Livro. Foi excelente.
Eu já pedi várias vezes (nos três canais) e vou pedir de novo. Tem que fazer uma colab para mostrar as coincidências nas evoluções das Línguas (Professor Estevam), da Biologia (Pirulla) e das Religiões (Professor Henrique).
Fico no aguardo. 😉
Tu tá aqui kkkk 😂
Foi pelo Henrique que conheci o glossonauta, então sim, ele ta por aqui kkk@@sandracostt7515
@@sandracostt7515 eles sempre tão um no canal do outro kk
Melhor "lingua" é esse sotaque natalense! Primeiro video do canal que eu vejo e reconheci na hora que era de Natal! Bom demais ouvir nosso sotaque no RUclips! Representatividade
Obrigado! Você é natalense também? É um prazer ter você por aqui. :)
Abraço!
Desconfiei logo também :D
Não percebi o natalense, mas identifiquei o sotaque do majestoso Nordeste!!
Sou de Natal sim!!
acho sotaque dele bem diferente de um natalense, mas deve ser por ele se expressar forma mais culta.
Eis um canal com C maiúsculo que irei seguir! Parabéns pela super aula!!! Só eu sei o quanto isto me faz bem, e a falta que me faz... Abraço grande desde Portugal!! ❤
Muito obrigado por esse comentário, Pedro!
Um abraço do outro lado do oceano!
Boa noite. Não conhecia o teu canal. O RUclips me recomendou, eu assisti ao vídeo e estou muito admirado com o conteúdo. Esse canal é uma preciosidade. Muito obrigado por compartilhar conosco o teu conhecimento. Segundo Teresa D'Ávila compartilhar conhecimento é uma das obras de caridade.
Parabéns pelo conteúdo muito bem feito e explicativo. Eu gostava muito de debater esse tipo de assunto com meu avô. Ano passado ele faleceu e acabou que não tinha mais com quem discutir sobre etimologia das palavras.
Encontrei aqui no seu canal um novo interesse pra entender mais sobre a história por trás do significado das palavras. Continue postando!
Olá, Igor. Sinto muito pela sua perda. Posso imaginar as ótimas conversas etimológicas que você teve com seu avô.
Sinta-se à vontade aqui no canal, onde também falamos de sobre a origem e desenvolvimento das palavras. :)
Abraço!
Eu fiz esse pergunta se havia relação entre os nomes de deus em idiomas diferentes de origem indo-europeia e tbm semítica quando estava bêbado 😅😅
O Henrique Caldeira respondeu parte e você me respondeu por completo. Ótimos canais pra quem curte história e linguística. Parabéns para ambos.
@glossonauta comenta sobre João 1:1 parte C, em grego. Quando Theos está sem artigo, qual a melhor tradução, na sua visão.
1 - "e o verbo era Deus";
2 - "e o verbo era um deus ou um ser divino";
3 - "e Deus estava no verbo"?
Comenta tbm comparando coma versão copta presente no codex sinaítico, do século 4°, que se traduziu literalmente como na 2° opção: "e o verbo era um deus".
Outro comentário interessante é sobre a passagem de Paulo em Atenas, onde visita o Aerópago e em meio há vários altares a deuses nominados, Paulo encontra um dedicado ao Deus desconhecido e usa o exemplo para apresentar o evangelho em Atos 17:22
a explicação sobre etimologia da palavra Deus de latim e grego foram muito profundas. impressionante!
Excelente vídeo, até em Português houve certa adaptação para distinguir divindade genérica da dívidade a quem a pessoa cultua, vide o uso de "deus" e "Deus".
É bonito demais a pronúncia do árabe... ta loko
Língua semita mais bonita pra mim, estudo tem 3 anos e foi umas das melhores decisões da minha vida.
@@MUHAMMAD_AL_MAQDASIIgualmente, realmente é muito bonita
Por coincidência, logo antes de aparecer a notificação deste vídeo para mim, eu estava ouvindo uma música chamada "Tyrs Återkomst" (Hindarfjäll), que tem no início palavras em várias línguas, que se referem à Deus (ou a um deus, pelo menos).
La Ilaha Ilalah (Não há outra divindade além de Deus) ☪️ Mashallah 🥰 muito rico em conhecimento o vídeo meu irmão, muito obrigado, que Allah te abençoe vou seguir o canal.
Ameen, mashallah
Alhamdulillah
O canal Esoterica tem uma grande série de vídeos sobre a origem e evolução de Yahweh.
Esse canal e brasileiro ?
@@danielmota7211 Não, em inglês. Dá pra ligar as legendas em inglês, se ajudar.
🪐
Que aula magnifica!
Conseguiu entrae num ponto que deixa muita gente afirmando coisas sem saber, como dizer que Alá, não é o mesmo Javé judaico/cristão
Excelente video, nunca decepciona. Sou apaixonado pelas línguas semiticas mais especificamente o Árabe mesmo.
Obrigado! Gostou das partes em árabe?
@glossonauta extremamente bem explicado, muito importante a parte de dizer que الله não se remete apenas para muçulmanos.
@@MUHAMMAD_AL_MAQDASI Como é que você consegue mudar os caracteres no meio do comentário? Ainda não descobri como se faz isso.
@@felipeborgescunha4854É só baixar o teclado da língua que você quer, se você pesquisar tu acha ישוע המשיח הוא האל.
@@felipeborgescunha4854 use o Gboard e ative o teclado árabe ou qualquer língua que você quiser.
Muito interessante, nunca vi explicar a evolução dos idiomas de maneira tão clara, sabendo a raiz das palavras fica mais fácil entender a lógica de outros idiomas próximos, como vermeil do francês e vermelho do português ambas tem a mesma origem de "verme" "vermis do latim" , embora em francês se use mais a palavra "rouge" para vermelho.
Acabei de postar meu video de Zoroastrismo e me aparece agora esse video seu, recente, não tinha visto, excelente!
Muito obrigado por estar transmitindo (como sempre) conhecimento de qualidade. Parabéns pelos bons vídeos que você tem produzido.
Muito obrigado por esse comentário, Zenilson. Abraço!
Muito interessante descobrir a origem da palavra em que nos referimos ao SENHOR 🙏🏼✝️
Cara, você é incrível. Voltei a estudar idiomas por sua causa. Que maravilha achar um canal tão maravilhoso e em inglês.
obrigado pelo grande video glossonauta. assisto seus videos desde 2020. vc me ajudava com o frances e aprendi mto ptg com seus videos. chegou a tao nivel minha paixao pelo portugues que ano passado estudei na USP parte dos meus estudos de engenharia mecatronica. um abraco do peru.
Belísssimo trabalho. Obrigado por seu trabalho e por o compartilhar de uma maneira tão clara e tão bem editada. 💚
Seu canal é maravilhoso, continue assim!
Obrigado!
Obrigado pela aula professor!
olá. muto legal o vídeo. voce poderia fazer um vídeo, caso não tenha feito ainda, sobre o Tetragrama YHVH, também chamado de "Tetragrama Sagrado", e sua relação com os nomes Javé, Jeová, etc.
Simplesmente é a escrita hebraica que ignora vogais. Não há nada de especial, além da tradução.
@@giovanifm1984 sim, mas me refiro a questão da pronuncia.
@@MatheusLimapa27 a pronúncia não muda, é YAVEH ou Javé. A escrita hebraica omite vogais. Até hoje é assim, em qualquer palavra.
Estava buscando um vídeo explicativo como esse , dias atraz . Agora simplesmente achei. Obrigado.
Você utiliza a pronúncia israelense atual na leitura do hebraico? Como sempre uma aula muito boa! ❤
Fico feliz que tenha gostado do vídeo!
Isso mesmo, usei a pronúncia israelense moderna neste vídeo, só que um pouco mais "cuidada", pronunciando o ה e a pausa glotal do א.
Abraço!
@glossonauta eu percebi e ficou muito boa ! Um forte abraço !
20:23 até mandou um jutsu pra enfatizar kkkkkkk
Movimento novo;Técnica nova será
😂
Então poderia ser que no caso foi como se na língua de cada um desses povos já tivesse sua "divindade suprema", ou em outras palavras, o lugar de Deus onipotente, por isso eles apenas adaptaram em suas próprias línguas uma maneira de se referir ao Deus de Abraão (talvez pelos conversos que falavam aquela língua) não tirando o posto de onipotência de seus deuses (ou talvez eu esteja viajando kkkk)
Boa tarde Professor Estevam e seguidores do canal.
Simplesmente fantástico! Quanta riqueza possui esse canal!
Obrigado, Cristiano!
Excelente conteúdo! Parabéns pelo seu trabalho. Encontrei seu canal graças ao canal Estranha História.
Obrigado pelo comentário! Bem-vindo ao canal!
Mais um vídeo incrível, para variar. Só uma observação, ao falar das origens, achei que você fosse adentrar mais as reconstruções linguísticas, mais especialmente as do PIE. Falar do tal *Dyḗus ph₂tḗr, que parece ter sido o nome completo, salvo engano, ou mesmo mencionar qual era a palavra do PIE. A relação entre luz do dia talvez pudesse ter ficado um pouco mais clara, quem sabe. Mas, como sempre, ótimo vídeo. A única forma de fazer referência ao Deus definido, em latim, era escrever seu nome com letra maiúscula, basicamente.
Eu escolho a dedo os canais que assisto. E o seu é um dos escolhidos
Muito obrigado, Gideão! Um abraço!
voce pode fazer mais videos com dicas de como aprender um idioma? os dois videos que voce fez sobre o assunto foram de grande ajuda
Que vídeo sensacional!
Gostei bastante da parte em que fala sobre do nome "Jupiter", fez sentido.
Bom Jesus da Lapa- Bahia)🇧🇷🌎🛫 parabéns Guerreiro pelo vídeo didático mostrando realidade da história língua milenar sua origem etc. 🇵🇹Foi um português que descobriu aqui a gruta a mais de 330 anos faça pesquisa ai Google jovem. Cada dia estamos aprendendo a vida é um aprendizado contínuo. Viva Rio Grande do norte Nordeste Brasil continental. 👊👊🌵🏜🌵🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🌎🇵🇹🇧🇷2024 BAHIA..
Excelente vídeo, professor!
Muito didático!
Gostei muito!
O canal é fantástico e extremamente necessário, e fico muito orgulhoso do professor ser um potiguar ❤ .
Adoro! Tem como falar da origem das palavras 'deus' em outras línguas e ver suas interligações? Por exemplo, God?
God vem do proto germânico *gudą
Adoro seu canal, parabéns! Só uma dúvida, existe algum vídeo sobre idioma antigo (o que deu origem a vários outros como germânico etc)? Já vi um título semelhante em outro canal mas prefiro sua aula!
QUE ISSO KKKKKKKKKKKKKKKKKK IMPOSSÍVEL, EU TIVE ESSA DISCUSSÃO HOJE COM UM COLEGA E NOSSO RESULTADO FOI: "Não temos leitura suficiente pra debater o assunto, vamos pesquisar sobre isso depois". Impossível que isso tenha acontecido, sério to incrédulo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Impressionante haha
Entre as coisas que eu expliquei no vídeo, qual foi exatamente o assunto da discussão de vocês?
Abraço!
@@glossonauta Estávamos nos perguntando na fila da comida se o Deus cristão é a mesma "entidade" teológica que Allah, Zeus, Odin entre outros. haha
Nota: Não somos dessa área, somo biólogos kkkkkk
@@pedrop.149 Todos são bem-vindos às diferentes áreas de estudos. :)
Eu também já fiz um vídeo que entrava na área da biologia:
ruclips.net/video/UhhurizuzlE/видео.html
Abraço!
Você sabe que, através do microfone do celular, o Google escuta tudo que dizemos e traz indicações relacionadas com palavras chave que ele detecta. Isso já me aconteceu muitas vezes: estar falando de um tema e, na sequência, receber links de canais ou publicidade de produtos relacionados. Isso não é teoria da conspiração. É um fato constatado por muitas pessoas. Estamos vivendo uma época de hipervigilância, tal qual o no livro 1984. Aliás, gostaria de saber do Estevam se ele toparia fazer um vídeo sobre a ideia da "novilingua" que é apresentada no livro.
Ótimo vídeo, Estevão! ❤️
Poxa, queria dar 20 likes aqui! Parabéns pelo trampo!
Você deveria lançar seu próprio curso de idioma. Acho que seria da hora estudar contigo.
Muito lindo! Suas leituras soam divinas. Especialmente na sua voz.
Obrigado! A sua voz também é muito bonita!
Maravilhoso, é encantador o nível do seu conhecimento, obrigado por compartilhar
O latim é lindo demais.
Sic
Como eu amo esse canal
Mas no caso do vermelho, isso é muito novo, pq 150 anos atrás ainda fazíamos vermelhos da laca. Eu ainda faço, já que trabalho c isso, fazendo somente cores de fontes naturais.
Canal maravilhoso! Parabéns pelo brilhante trabalho! ❤
Obrigado, Adélia!
Excelente vídeo e argumentação. É compreensível a raiz protoindo-Européia do termo "céu" ou "celeste" que acabou sendo usada pelos dois idiomas (Grego e Latim) originados do idioma ProtoIndo-Europeu, mas se aprofundarmos mais nessa questão, chegamos ao Rig Veda, a coleção Indiana de hinos Védicos escrita originalmente em Sânscrito, mais uma das línguas mortas. No Rig Veda vemos Dyáuṣpitṛ́, ou algo como Deus Pai, que era o nome de uma divindade relacionada aos céus, cuja matriz desse nome vem de outra divindade adorada pelos falantes do idioma Hitita, cuja raíz também é encontrada, praticamente da mesma forma, nos idiomas ProtoIndo-Ariano e ProtoIndo-Iraniano. Em todos esses sistemas de crenças observamos sempre a contraparte divina representada por uma divindade fêmea, que sempre era adorada como a deusa da terra, no sentido de solo, assim como a Gaia e a Demeter Gregas ou, indo mais longe, como Nut na mitologia Egípcia.
Portanto, me parece estranho o idioma Latim ter se apropriado desse nome/adjetivo/substantivo ProtoIndo-Europeu que já trazia uma carga histórica agregada ao conceito de duas divindades distintas que formavam um par dentro dos mitos da criação, principalmente quando olhamos para a palavra God com o mesmo significado e oriunda do ProtoGermânico que parece, também, ter origem no idioma Sânscrito na palavra Gautam, onde, novamente, encontramos a contraparte feminina Gautami. Ok que tudo advém de transliterações, mas o que me gera estranheza é a escolha, dentre tantas outras palavras, dessas origens que sempre remetem a um par de divindades de ambos os sexos.
Eu sei que tudo o que eu disse foge do princípio da Linguística, mas é, sem dúvida, um assunto intrigante.
Primoroso o estudo dedicado a esse tema ! Adorei ❤
Obrigado, Sandra!
Fantástico, meu caro!!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado!
Esse canal merecia mais inscritos
Obrigado!
Então divulgue, compartilhe com mais pessoas.
10:50 então é mais ou menos daí que surge o "el"(Deus) no final dos nomes bíblicos que fazem referência a Deus, como Emanuel, Miguel, Rafael, Ismael, Israel, Ezequiel, Gabriel, etc.?
Excelente aula, como sempre!
Parabéns pelo vídeo. Apenas lembrando que em grego há outra palavra para Ζευς, que é Δίας, bem mais semelhante ao termo latino "deus".
Olá, Alex. Tudo bem? É verdade, existem as formas Ζεύς e Δίας.
Δίας é uma variante regularizada da palavra Ζεύς.
O que acontece é que esse é um nome irregular. O nominativo é Ζεύς, enquanto o acusativo é Δία.
Por causa dessa irregularidade, terminou surgindo na fala popular uma forma regularizada do nome.
Assim, em vez de Ζεύς/Δία, passamos a ter Δίας/Δία.
Abraço!
Quando eu vi pela primeira fez que "Deus" não é cognato de "Θέος" eu fiquei tão chocado e desapontado que simplesmente não acreditei de primeira e fui pesquisar em outras fontes na esperança que contradissessem a primeira kkkk
Mas é muita conhecidência terem escolhido uma palavra tão parecida.
OBS: "Ζέυς" nas fases pré-koiné da língua grega era pronunciado mais como "Dzeus"(mais evidentemente similar ao som de "D", do original PIE "Deywós") além de ser escrito com Z apenas no nominativo e vocativo, e com D nos demais casos, e falando apenas no Grego Ático; No grego Lacedemônio(Espartano), por exemplo, era escrito "Δεύς"(Deús) no nominativo e, em todos os outros casos, começava com D. Além do mais, no grego usado hoje na Grécia, é chamado de "Δίας" ("ðias". Este "ð", a fricativa dentária sonorizada, é como se fosse um dh, seguindo a lógica do th do inglês, portanto, também um som similar a o "D")
Por curiosidade, pq vc usa a foto do Niceforos Phokas II?
Quem é esse caba? Tentei dar um Google e não achei nada muito esclarecedor
@@angelotrismegistus9961 Porque ele foi o Imperador que iniciou a Renascença Macedônia no aspecto militar com as conquistas de Creta e Cicília, além de ter uma personalidade muito interessante. Mas também porque eu simplesmente gostei desta imagem.
@@Antonio-pw3zb Quem sou eu? Como assim um Google não te deu nada muito esclarecedor? Eu apenas citei alguns factos que facilitam a associação de "Zeus" com "Deus" para quem não soubesse absolutamente nada sobre o assunto, vendo que há neste canal muitas pessoas assim, mas que ainda assim poderiam gostar da informação.
Aliás, "PIE" que eu citei significa "Proto Indo-Europeu", um língua ancestral que deu origem às línguas faladas hoje no Irã, Índia e Europa, incluindo o Grego e o Latim.
@@iacobus_riparius eu queria saber quem era esse Niceforos
excelente explicação, não deixou dúvida alguma.
Simplesmente incrível! Parabéns pelo conteúdo
Obrigado, Pedro!
Sensacional! Excelente vídeo! Obrigado por compartilhar esse conhecimento!
Olá Estevam, parabéns pelo canal, estou viciado. Poderia fazer um vídeo sobre as palavras push (inglês) e puxar (português)?
Elas tem a mesma origem? E porque terminaram tendo significados opostos?
Valeu….
Perfeita explicação!
Muito bem detalhada!
Obrigado!
Vendo o início do vídeo, fiquei curioso se você já ouviu sobre a interpretação do prof. Osvaldo Luiz Ribeiro de Gênesis 1,1?
No lugar de "No princípio criou Deus os céus e a terra." ele propõe algo como "Quando Deus começou a criar os céus e a terra (...)" ou "No princípio do criar de Deus os céus e a terra (...)", ou seja, delimitando o tempo em que os versos seguintes ocorreram, ao invés de uma afirmação que se encerra no próprio versículo.
Magnífico!
Nesse caso, se entendi bem, o uso de Elohim segue a mesma lógica do plural majestático, é isso?
quando ele falou do plural logo pensei em “Vossa Majestade”, “Vossa Senhoria”, “Vossa Mercê” etc.
@@gilmarbernardo_ Isso mesmo
Mais um vídeo brilhante!
Muito obrigado!
Vídeo excelente, que explica definitivamente que Allah não é um 'deus' específico dos muçulmanos.
Muito interessante, o idioma é dinamico
Parabéns professor, vídeo maravilhoso, como sempre...
Compartilhei o vídeo, com o grupo de teologia e com alguns amigos, muito bom mesmo...❤
É interessante ver que as religiões abraâmicas foram utilizando um termo genérico para se referir ao Deus deles, sendo que esse Deus também tinha um nome próprio, ao ponto que hoje muitas pessoas religiosas nem se dão conta de que Deus, na Bíblia, tem um nome próprio. Tem um vídeo do @henriquecaldeira falando sobre.
Sim, verdade. É como se a gente utilizasse uma característica do ser em questão (ser um deus) para se referir a Ele, em vez de usar o nome próprio. Agora que vim perceber isso.
Na vdd é que não pode usar o nome dele em vão. Mas tudo bem
Todas as vezes que SENHOR (em maiúsculo) aparece no Antigo Testamento, é o nome de Deus, só que por tradição judaica (provavelmente em interpretação do 2º mandamento), eles leem ADONAI (tá escrito o Nome), que significa Senhor. No AT grego, se não me engano, o Nome é substituído por κύριος, que tem o mesmo significado
Em parte alguma da Bíblia há o nome de Deus. A Bíblia se refere a Deus de várias formas, mas nunca com nome próprio e direto. Nome é algo que define um indivíduo e o separa dos demais de sua espécie. Ora, Deus é inigualável e único: não há outro além dele. Deus é o Ser em si mesmo. Quando Deus responde a Moisés, a respeito de seu nome, "Eu Sou", já é pra se ter uma ideia disso.
@@1Capybara24No texto bíblico fica claro que há um nome.
*Êxodo 6,2-3*
_² Deus falou a Moisés e lhe disse: “Eu sou Iahweh._
_³ Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como El Shaddai; mas pelo meu nome, Iahweh, não lhes fui conhecido._
*Gênesis 12,7-8*
_⁷ Iahweh apareceu a Abrão e disse: "É à tua posteridade que eu darei esta terra." Abrão construiu ali um altar a lahweh, que lhe aparecera_
_⁸ Dali passou à montanha, a oriente de Betel, e armou sua tenda, tendo Betel a oeste e Hai a leste. Construiu ali um altar a Iahweh e invocou seu nome._
Excelente! Faça um sobre o nome de Jesus também, seria interessante.
Aqui está: ruclips.net/video/J10_EQToJQQ/видео.html
O seu desejo já tinha sido atendido antes de você fazer o pedido haha
Abraço! :)
@@glossonauta Vc é o cara!!! Vou ver agora, obrigado!
MARAVILHADA COM O ESCLARECIMENTO!
Obrigado pelo comentário, Elziana! Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Um abraço!
Já deixo o like antes mesmo de terminar o “Oi pessoal, tudo bem?” porque sei que vai ser bom
Muito obrigado por isso, Thais! :)
@@glossonauta Ela está 100% certa. Seu conteúdo é sempre maravilhoso, parabéns.
Eu também. 😂😂
Muito bom o vídeo meu caro. Sobre o fato da palavra Deus ser usada no plural em Genesis 1, há quem diga que seria uma prova da Trindade, não sei se te interessa o assunto, mas acho o caso bem interessante a pesar de polêmico. Nota-se que Deus também diz Façamos o homem a nossa imagem e semelhança, nesse caso o verbo foi flexionado no plural, mas Deus é Um. Há quem diga que ele estava falando com os anjos, mas não há referências na escritura de que os homens foram feitos a imagem de Deus e dos anjos ou com a participação dos anjos. Enfim é um tema interessante
Maravilhoso estudo. Assisti recentemente um debate teológico discutindo o termo apostasia como substantivo onde um dizia que era retirada se referindo ao arrebatamento da igreja antes da vinda do anti Cristo e outro falava apenas sobre a negação da fé para corroborar com seus argumentos. A passagem está em 2Tessalonicenses, capítulo 2 versículo 3. Sem entrar em questões religiosas, poderia falar sobre essa exegese?
Você que leu o evangelho de Gênesis e João? Ou pegou da internet? Gostei muito de ouvir, se tiver o vídeo, manda ai pf
Olá, Fernando! Tudo bem? Eu mesmo fiz as leituras. Li somente esses trechos que você ouviu no vídeo.
Contudo, eu também já realizei a leitura completa da 1ª Epístola de João em grego, a língua original do texto. Aqui está, caso queira ouvir (a leitura em si começa aos 2 minutos e meio do vídeo): ruclips.net/video/2XrcULVflSw/видео.html
Também fiz a leitura dessa mesma epístola (a 1ª de João) em latim: ruclips.net/video/lRpMATXNgJE/видео.html
E, também em latim, da Epístola de Tiago: ruclips.net/video/UcivAr_q5tA/видео.html
Abraço!
Vídeo excelente! Mais um inscrito aqui.
Obrigado! Bem-vindo ao canal!
TEUS VÍDEOS SÃO EXCELENTES E A EXPLICAÇÃO FICOU BEM CLARA.
EU COMO TEÓLOGO DEVO RESSALTAR A TODOS QUE SE INTERESSAM QUE A DESPEITO DE TODA ESSA EXPLICAÇÃO CORRETA TEMOS QUE ABORDAR TAMBÉM A VISÃO TEOLÓGICA DOS MUÇULMANOS E DOS CRISTÃOS E JUDEUS.
Obrigado pelo comentário! Aqui no canal, eu mostrei simplesmente a análise da Linguística Histórica, não pretendo entrar em questões teológicas, mas há outros profissionais e estudiosos que fazem isso.
Entretanto, com o conhecimento linguístico apresentado aqui, uma melhor análise teológica, com mais informação, poderá ser realizada por outras pessoas.
Um abraço!
Oi, @glossonauta As palavras Babbel e balbucio tem alguma relação? 🤔
Boa noite. Ótimo vídeo, sou novo no canal e conheci pelo estranha história no vídeo sobre o nome YHWH. Eu tenho uma dúvida. Apesar de ter sido abordado no vídeo que a palavra Elohim apesar de estar no plural concorda com verbos e adjetivos no singular e que a pluralidade do nome indica possivelmente os múltiplos atributos Divinos, e que esse termo apesar de estar no Plural tem uma conotação de Um Único Deus, contudo eu queria saber se sempre foi assim; originalmente os hebreus usavam essa palavra Elohim para designar Deus da mesma forma como se entende hj na língua hebraica ou a palavra Elohim já teve uma conotação politeísta que não é mais cabível? Eu pensava que essa palavra poderia conotar além de um Único Deus e seus múltiplos Atributos uma multidão de Divindades, e que Elohim seria mais ou menos nessa conotação como uma "corte dos deuses", mas como você disse, gramaticalmente apesar de estar no plural concorda com verbos e adjetivos no singular, o que geralmente se deduz uma interpretação que essa palavra realmente conota uma Única Divindade e não várias, mas essa interpretação já foi feita pelos antigos hebreus?
Tema interessante mesmo. Eu também me perguntei isso ao assistir o vídeo. Mas aí acho que já não é mais tema de linguística, e sim da teologia.
Up
@@felipeborgescunha4854 Faço essa pergunta mais em um sentido linguístico mesmo, se gramaticalmente essa palavra sempre teve essa conotação de um Único Deus e não de vários.
Vale lembrar que elohim também aparece acompanhado de verbos no plural em algumas poucas passagens na Bíblia. Nestes casos o termo não é usado para se referir ao Deus abraâmico.
Exatamente, um desses exemplos está em Êxodo 20ː3, em que vemos «אֱלֹהִים אֲחֵרִים», ou seja, «outros deuses», com o adjetivo _אחרים_ no plural, em vez de _אחר,_ que seria o singular.
Abraço!
@@glossonauta Isso! Obrigado por trazer o exemplo. Para quem se interessar por outras ocorrências de ʾelohim no plural, também aparece nos seguintes versículos:
*Gênesis 20,13*
_¹³ Quando os deuses me fizeram andar errante, longe da casa de meu pai (...)_
*1 Samuel 28,13*
_¹³ (...) Vejo deuses que sobem da terra._
Glossonauta seria interessante um video de como seria o português atual se tivesse mantido as declinaçoes e flexões como no latim, e como essas coisas se perderam em algumas linguas romanicas.
Muito legal! Pode falar algo da possível relação de Jove (Jupiter) e Javé (IHWH)?
Acho que alguns gnósticos acreditavam que Yahweh era Júpiter também conhecido por Iao. Na verdade, parece que existe uma confusão entre os gnósticos. Yahweh poderia ser Yaldabaoth (Saturno, Cronos) ou Iao (Júpiter, inclusive uma das luas de Júpiter se chama "Io" uma das paixões de Zeus, Zeus, etc), Sabaoth (Marte, por causa da frase do Antigo Testamento: Yahweh sabaoth). No sistema gnóstico mencionado por Epifânio, Yahweh poderia ser Seth (Mercúrio, alguns egípcios comparavam Yahweh a Seth que era entendido como deus do estrangeiro, as vezes representado com cabeça de burro).
Mais um excelente vídeo, meu amigo
Obrigado, Mateus!
No Wiktionary em inglês demonstra que a palavra "Festa e Férias" teriam origem da mesma palavra do indo-europeu que deu origem ao "Theos" do grego, faz sentido??
Que genial esse canal! To adorando
Obrigado pelo comentário, Renan!
que interessante o fato de Deus e Θεός serem tão semelhantes, mas de origens diferentes
Maravilhoso em didática e em conhecimentos
Obrigado, Mariana!
Incrível👏🏼
Obrigado!
Como surgiram os artigos em português? Vc tem algum vídeo sobre isso?
EXCELENTE VÍDEO
Por favor, um video como os artigos surgiram nas línguas romanicas
Muito bom , amei ❤
Obrigado!
Eu jurava que Babel era por causa da torre de babel. A associação é imediata.
tenho uma sugestão de video: falar sobre os significados originais do alfabeto latino/fenicio. "Quando o nosso alfabeto era kanjis" kkkk
16:26 eu pensava que a palavra dia significava metade ou meio como em diâmetro ou diálogo. Você pode explicar porfavor.
“dia” com esse significado é em grego. o significado que ele mencionou é o latino.
Poderia falar sobre outros desdobramentos da raiz que deu origem ao termo "deus", como "deva" indiano e "daeva" persa? É curioso que em Persa e alguns outros idiomas a palavra foi ressignificada para algo próximo de "demônio".
Você pretende falar do sânscrito? Abraço.