00:00 Introdução 02:06 Os sons das línguas e as suas variações 09:14 Comentário sobre os plurais de "ão" 10:16 Voltando às mudanças de sons 11:04 Sobre a consistência das mudanças 11:45 As letras e a representação dos sons 15:21 Nomes e variação de pronúncia 17:32 Nomes e variação de escrita 19:12 O que determina o nome? 21:36 Jesus ou Yeshua: Explicação 27:38 Explicação sobre a letra J 32:22 O que determina as mudanças nos nomes? 35:41 Por que entendemos variantes como o mesmo nome? 37:11 Mudanças nas letras do hebraico 39:19 Mudanças nos sons do hebraico 41:31 Mudança na escrita do tetragrama (יהוה) 41:56 Variação de "Maria/Miriã" em hebraico e grego 52:27 Explicações finais 54:11 Encerramento
Socrates, Pericles, Demostenes, Diogenes, Hipócrates, Alexandros, Temistocles, Leonidas, etc. Sempre me perguntei porque todos terminavam em "s". Agora tudo faz sentido! Obrigado, Professor!
Exato, isso é o mais comum em grego. Ainda assim, existem exceções, que são os nomes que fazem parte da terceira declinação. Um exemplo é o nome Πλάτων (Platon), que se diz Platão em português. Contudo, por regra geral, os nomes masculinos terminam com "s". Abraço!
Minha avó estudou até a quarta série. Isso era normal na década de 60. Perguntei a ela o que ela achava desse tema. Ele foi sucinta: Mas é claro que vamos falar o nome de Jesus diferente, pois falamos português e o nome dele aqui é Jesus. Muitos formados em cursos e mestres em teologia não conseguem raciocinar de forma tão verdadeira e simples.
@@abcdefg02 na realidade um dos maiores historiadores judeus do primeiro século disse que Jesus existiu, se alguém falar o contrário, fala por ignorância; agora, claro que isso não obriga ninguém a o reconhecer como Deus.
Essa polemica que foi muito forte na internet pelos anos de 2009 e tal foi a responsável por me fazer interessar em linguística. Muito sucesso para o seu canal e Feliz Natal.
@@PedroNeto-t5s A alegação dos malucos conspiracionistas era que o Jesus que os catolicos e evangelicos tradicionais adoravam era uma especie de fake, romanizado, paganizado e que o nome Jesus fazia parte disso e que é tudo parte de um plano diabolico dos catolicos e que os evangelicos nao se livraram na reforma. No começo a alegaçao deles era mais simplista, pois pegavam a primeira silaba Je e traduziam de alguma forma para hebraico como jumento ou algo assim e sus eu nao lembro, mas nao fazia sentido e foi desbancada rapidamente entao elaboraram um conspiracao maluca que podia fazer sentido se a pessoa aprofundar muito na historia da Igreja.
O engraçado é que Deus e Jesus só nos vai atender agora , depois da internet . Porque agente não escrevia da forma " certa ". 😂😂😂. Vou continuar falando Deus e Jesus porque ele é Poliglota e me entende muito bem .
Caro amigo @abdefg02, a questão não são eles nos entender, mas sim, nós entender eles! Acho de bom tom este vídeo, por que talvez você já tenha visto, quantos vídeos se falando sobre este assunto, e muitas vezes só pra acabar complicando ainda mais.
E não é!? Deus não faz acepção de pessoas, como diz a palavra dele. Ele não vai deixar de nos amar porque não falamos a mesma língua de quase dois mil anos atrás.
Glossonauta, por favor, conte nos a historia do nome IAVEH ( do hebraico para o aramaico, do aramaico para o grego, do grego para o latim e do latim para o portugues).
@@brunochapeco É verdade, existem muitos tipos de lendas urbanas e conspirações desse tipo, infelizmente. Nesse caso que você mencionou, conhecemos muito bem a origem do termo "God", que vem do protogermânico "gudą", que vem, por sua vez, do protoindo-europeu "ǵʰutóm", passando espontâneamente pelas mudanças de sons naturais e esperadas ao longo dos milênios, originando também "God" em holandês, "Gott" em alemão, "Gud" em dinamarquês, etc.
Como português confesso que é um orgulho enorme ouvir tal aula. Por anos vi essa discução absurda sobre nome e tu provaste que é uma discução absurda mesmo. Eu dei até o exemplo meu de viver na Inglaterra e chamar-me Mauro. Pronunciamento quase impossivel para os ingleses, o qual acabam por chamar-me Mario. Ora se eu mero humano compreendo tal coisa, como Deus nao ia compreender? Mas essa gente tem a mente calcinada... O ponto interessante é que a minha mulher é brasileira e eu na língua nao tenho mudança mas na gramática sim. Quase não uso a palavra perceber porque usa-se mais entender no Brasil. A minha gramática se eu não prestar atenção, demonstra essa hibridização que falaste mas na questão gramatical. Brasileiros que vivem á muitos anos em Portugal têm isso no som das palavras e misturam os dois sotaques acaba por ser engraçado 😂 Ponto interessante é esse de Marias. Porque tambem no inglês funciona desse jeito: Maria's husband. Terá os ingleses buscado isso dos gregos? Mas eu no final tenho uma pergunta a te fazer: assim como há essa seita dos nomes por aí, tambem tem uma das 22 letras hebraicas que dizem ser as letras que fez o universo e tal. Bom não sei se ouvuste falar disso, mas qual a tua opinião sobre tal? É a lingua hebraica superior ás outras linguas? De onde veio, a raiz dessas 22 letras? A desculpa que dão é que o arranjo na biblia fica tudo perfeito, as letras que viram numeros e tal.... Mas se foi Deus que inspirou os Homens a escrever, nao poderia Ele fazer o mesmo com o japonês por exemplo? Se possivel responderes a essas perguntas eu agradecia. Um abraço e continua com o otimo trabalho! 😊
Seria uma ótima opção. Acho que existem outros sotaques do português BR que sofreram muito mais mudanças por conta do sotaque não serem nem um pouco parecidos com o sotaque original dos colonizadores.
Glosso, pelo o que estudei e vi na internet, o próprio nome Yeshua é adaptação de Yehoshua, Yehoshua sendo a primeira forma, e nela também aparece na Bíblia com Josué, líder dos hebreus após a morte de Moisés, e ao longo do tempo foi mudando até chegar em Yeshua, e cada nome também tem sua própria tradução em outras linguas
É verdade, "Yeshua" já é uma forma reduzida de "Yehoshua". Os nomes mudam com o tempo na sua própria língua de origem. Na parte do vídeo em que falo sobre o nome "Maria", comento bem sobre isso. Abraço!
Saudaçoes...parabens pelo conteúdo... gostaria muito q vc fizesse um vídeo dando sua visão sobre a possível e mais viável pronúncia do tetragrama do nome de Deus. FORTE ABRAÇO.
Olá Estevan, este radicalismo fonético hoje é muito comum entre estudantes de grego antigo e latim , pois existe muita ênfase muito grande no uso das reconstruções fonéticas e um desprezo pelas formas fonéticas modernas.
Adoro a profundidade e clareza das suas explicações. Num mar de tanta gente falando sem propriedade, apenas por dinheiro e notoriedade, vc é uma exceção louvável!
A sua didática é muito boa e você atende tão bem essa demanda por canais de linguística (tal qual MOPC Linguística)! Seria muito bom se conseguisse manter uma maior frequência de vídeos com esse qualidade, dando dicas literárias e se aprofundando mais nos temas
Maravilhoso 👏👏 Deus não é som, Deus é Deus . Deus Criador de todos os povos , tribos , nações e línguas . Deus é Deus que entende a Língua que fala o coração .❤️
Perfeita argumentação. Só a ignorância pode levar as pessoas a inventar coisas sem sentido como essa do nome de Jesus. Acho que só em mostrar a mudança do latim ao português desse [j] a [ʒ] , como em 'iam' passando a 'já', 'ieiunu' a 'jejum' e 'Iesus' a 'Jesus' já fechava a questão. Interessante notar que a semelhança de ponto de articulação palatal facilita essa passagem do [j] a [ʒ]. Percebo isso, por exemplo, no inglês nigeriano, em que "you" [ju:] é pronunciado por muita gente como [ʒu:]. Como também amante das línguas, aprecio muito seu conteúdo e fico muito feliz quando vejo vídeo mais longo. Sucesso!
Até que em fim, um professor que tem gabarito para desmistificar para os leigos, esta questão sobre no nome de nosso SALVADOR JESUS! Parabéns por este super vídeo.
6:16 na verdade pode variar, sim. Principalmente quando os sons começam a mudar, e as pronúncias oscilam. Eu por exemplo já reparei que muitos nordestinos que pronunciam Ti/Di geralmente palatizam em encontros ST, como "nordexino" ou ainda do final das palavras, como "restaurantch' " E eu também reparei que é mais comum manter o DI. Observando também dublagens antigas, eu vi que o T costumava palatizar mais em comparação com o D.
É verdade, no início e durante o processo de mudança, costuma ocorrer certa instabilidade. Entretanto, o caso que você mencionou do "st" não tem nenhuma relação com o "Ti/Di". No caso do "st", palatalizamos o "s" porque ele tem um ponto de articulação muito semelhante ao do "t". Com essa palatalização, os pontos de articulação se afastam, deixando a pronúncia mais fluída para nós. O resultado comum para isso é "nordech-tino". Então ainda há uma regra bem definida, que é a palatalização na sequência "st". Eu, por exemplo, pronuncio "estrela" como "ech-trela" (com chiado), mas "espaço" como "es-paço" (sem chiar). Sobre a palatalização somente em posição final, como em "restaurante", eu não tenho isso no meu falar, mas algumas pessoas têm. Ela continua seguindo uma regra bem estabelecida, que é "palatalizar na sílaba átona final". Para descrever a regra de alteração da pronúncia é essencial descrever também o ambiente fonético, porque ele tem grande influência nisso. Sobre o chiado do "t" ter se desenvolvido antes que o chiado do "d", isso tem sentido, já que o "t" é uma consoante não sonora, propiciando mais a produção de um chiado. O "d", por ser sonoro, faz com que não se produza um chiado muito claro, mesmo que ele tenha o mesmo ponto de articulação do "t". Além disso, é comum haver certa assimetria entre uma consoante sonora e a sua contraparte não sonora. Em espanhol, por exemplo, o som de "v" terminou se fundindo com o "b", mas o "f" não se fundiu com o "p". No vídeo, eu simplifiquei a explicação, mas existem muitos fatores e muitas variáveis que precisam ser levadas em consideração. Obrigado pelo comentário. Abraço!
Tanto conteúdo que em nada contribui , pelo contrário , só atrapalha , é super visualizado . Um canal desse , um assunto maravilhoso desse , são poucos que se interessam . Parabéns a você , que possamos desfrutar por longos anos esse maravilhoso trabalho .👏👏🌏🙏🇧🇷
Irmão concordo plenamente contigo,! E Eu sou uma pessoa muito Rígida , Quando se trata desse assunto. Por isso quero parabenizar lo, Você é muito Diferenciado,Até hoje não tinha visto um cara entender de Verdade, sobre o assunto. Tem vários outros por aí que entendi muito, Mais na hora de dar exemplos específicos para que a pessoa possa entender fácil não conseguem.Ja você consegue fazer até a pessoa mais leiga entender facilmente. Mais quero Destacar, que como se trata de Nomes Sagrados,Nois Brasileiros conseguimos pronunciar Perfeitamente os nomes no Original, Então Vamos Priorizar pronunciar os nomes Originais em forma de Respeito,Pq não se trata de Nomes Comuns e Sim dos nomes mais Sagrados do Universo.
Ótimo. Muito obrigado! Parabéns!, por vir até mim. Sou grato. Se escrevi alguma palavra, aqui, errada, por favor, me retorne, ensinando -me. DEUS te abençoe!
Eu curso psicologia, mas linguística e filologia são áreas que me interessam muito. Você poderia dar dicas de livros sobre essas áreas! Parabéns pelo canal, é sensacional!
Seu vasto conhecimento linguistico nos inspira, muito obrigado por compartilhar professor, um Feliz Natal e que o Senhor Jesus continue abençoando muitíssimo sua vida ...
Olá, Miqueias! Obrigado pelo comentário. É totalmente válido dizer "Yeshua" nas suas orações, certamente. O que não é válido é dizer que a forma "Jesus" é falsa, como fazem algumas pessoas, por isso fiz o vídeo. Abraço! :)
Li outro dia em uma fonte muito boa q os massoretas existiram e fizeram suas cópias com tais indições para os sons vocálicos por volta do 5° e décimo séc. EC.
Sou agnóstico, mas curto seu canal. Realmente um conteúdo de grande aprofundamento 🙌 muito obrigado por tirar um tempo para dividir com a gente. Feliz Natal/boas festas por aí
@@Senhor_Bolacha eu conheço, amigo. E digo mais, ela faz completo sentido. Então até posso crer que, no começo de tudo, teve uma fonte de "deveria ter todas as qualidades" não só em potência mas em ato, que é simples e não composto, etc. Sem problema algum ;) Para alguns o Big Bang, para outro Deus. Mas de "no começo existia uma força criadora" para "siga a bíblia, os mandamentos" e "existe um pós vida com alma, pecados, anjos, céu, inferno"... Pô, aí é um salto muito grande, não acha?
@Mozarteen É ótimo que você conheça. Mas para compreender a diferença entre provar o objeto metafísico em si mesmo, e suas qualidades enquanto particípio nesta devida realidade, é algo diferente. Santo Tomás de Aquino demonstra que Deus é Ato Puro, está além do tempo, onipotente, onipresente, onibenevolente e onisciente. Estas são as qualidades que Santo Tomás desenvolve na Suma Teológica, além da Questão II, onde apresenta as 5 vias; também há a Questão sobre a Onipotencia divina, que é a potência em ato, o qual Deus é dotado necessariamente. A onisciencia divina, que advém da Onipotencia, que é o fato de Deus por ser potência ativa, necessariamente possuir a qualidade máxima do saber em ato. A onipresenca divina, que pelo fato de Deus ser Sumo Bem, ter participação nos bens, e tal qual na Virtude do Locomover. Portanto estando em todo o lugar. A onibenevolencia, que é o Sumo Bem embutido dentro do Máximo Ser, que é a quinta via de Santo Tomás. Desculpe se o comentário ficou muito longo. Mas são essas as provas de que esse Deus, é o Rei Cristão. A experiência documentativa do Rei Cristão é necessária por ser este parte do todo do bem do conhecimento dos homens; e tal, representa papel na história. E portanto, há papel de Deus dentro do tempo. Por experiência, sabemos que é a Bíblia, porque a Bíblia revela as Verdades Eternas, isto é, sem a Bíblia é impossível conhecer fatos necessariamente bons por natureza. De forma que diferentemente de livros comuns de simples romances, não seria possível vir a conhecer fatos encarnados e necessários. Por isso, dado à esse raciocínio inconsciente, todos conhecem à Deus pela Bíblia. Mas devo lembrá-lo que esse argumento não se limita a Bíblia, como também à tradição e à Igreja. Que correspondem da mesma forma; um excelente argumento disso é: Jesus é Deus, ouça Bach. Porque da experiência musical de Bach, realiza-se dentro do Ser e do conhecimento próprio dos preceitos apostólicos do que é Jesus, a Verdade dentro de si. E por conseguinte, esse conhecimento é absoluto, por ser parte do Sumo Bem; portanto, infalível. E dessa forma, há os preceitos absolutos da Santa Igreja Católica, conhecendo-os plenamente, por esta ser parte do presente (não leve o degenerado clérigo modernista moderno, como parte da Verdadeira Igreja, veja por exemplo a Missa Tridentina e o Papa São Pio X; veja os Reis Católicos antigos, como São Luís IX, você verá pela tradição o que significa ser católico). E dessa forma, tendo o conhecimento, você possui a Teologia, que é o Verdadeiro conhecimento, o conhecimento de Θεός (Theos - Deus em grego). E por isso, a Suma Teológica, que é o Tratado Medieval dos Bens Divinos. Mas não limita-se à Ela, como também tudo o que corresponde; porque Santo Tomás ainda não sabia se era verídico ou não a Imaculada Conceição, mas como provado por São João Duns-Scoto, o é. E lembre-se caro, elaboro tudo isso utilizando o preceito de que conhecimento vem da experiência, esta, que tem como base a evidência, que são as Verdades Inegáveis.
@@Mozarteen Claro amigo, que Deus te converta e te traga de volta para a Casa do Senhor. Eu creio que será um Feliz Natal se pela Graça dEle para sua família.
@Senhor_Bolacha também desejo que seja um ótimo Natal pra sua família e também pra TODOS, independente se são, ou não, crentes no cristianismo, ou qualquer religião. No fundo, minha fé é que estamos todos no mesmo barco, tentando fazer o melhor pro mundo que estamos. Acho que é muito mais importante do que ser ou não "convertido". Mas enfim: ótimo Natal/festas ;)
Seus vídeos são ótimos! Conheci há uma semana e já vi vários. A história da pronúncia do Tiago lembrou-me de algo que aconteceu comigo: conversando com uma italiana, ela disse: "Aqui no Brasile, vocês falam fogon, non?" Eu respondi: "Não, aqui nos Brasil nós falamos fogão". E ela disse: "Enton, fogon."
Estudo o italiano. O c (ts), z ( ts ou dz), ti e di, eram foneticas italianas. Como nosso vocabulário tem influência do grego, do português europeu que originaram nossa língua, do francês, latim... Qual conclusão cheguei? Temos tendência a falarmos dialetos. Um exemplo é o talian no Brasil, na região sul do Brasil. Acompanho teu canal, e é ótimo teus conteúdos... Paz em Jesus
Uma coisa interessante é que as mudanças fonéticas não precisam mudar em todos os lugares, mas nos mesmos ambientes geralmente não seguindo as regras gramaticais: como o T que, no meu sotaque, é pronunciado como uma oclusiva alveolar quando seguido das vogais frontais mais abertas (representado por A, E, É) e as posteriores (escrito como O, Ó, U), mas quando seguido da vogal fechada frontal (escritas como I) a pronuncia é de uma africada alveolar.
O ser humano adora inventar regras. Já vi professor de português falar que não podemos usar dupla negação (ex.: "não vou não"), porque uma anularia a outra; outro disse que se você usar a expressão "em anexo" tem que necessariamente ter um documento chamado "anexo" no qual você vai colocar aquela informação, se não tiver o tal documento, você só pode falar "anexo/anexa" sem o "em". E outras regras tiradas da bund* que eu nem lembro mais. Do mesmo modo, aqueles que dizem que o correto é falar Yeshua simplesmente criaram uma regra para dar pertencimento a um grupo, uma forma de um grupo se sentir destacado dos demais seres humanos porque fala o nome "correto" de Jesus.
Fantástico! Sobre essa variação dentro do próprio Hebraico, eu me lembro do episódio narrado em Juízes 12:1-6, onde os efraimitas eram identificados pelo sotaque diferente. Sou brasileiro, cearense, e chamo meu Senhor e Salvador de "Jesuizim" mesmo (com todo respeito 😅), pois sei que Ele me entende. Marrapaz, foi Ele mesmo quem nos criou com essa diversidade, seja na linguística ou em outra coisa, e nela eu vejo a sua beleza.
Amando o seu canal,todas as palavras com a letra C ,como centro e caçar essas são pronunciadas em italiano,tipo Cesare a pronúncia fica tsesare , centro tsentro ,moro na Itália e aqui não se fala só italiano, mas mil dialetos é uma loucura, um de Romano falando em dialeto,ninguém mais entende.Todavia valeu pelo video hiper instrutivo.paca paca
Que vídeo sensacional! Eu adoro saber mais sobre idiomas e suas mudanças. Você tem alguma dica de livros para ler ou dicas para aprender novos idiomas? Não estudo nem trabalho na área, mas sou muito curioso. Apenas um entusiasta. Estudo alguns idiomas pra me satisfazer nesse aspecto haha
Dê o nome que quiser,...O verdadeiro ANJO 😇 DE JESUS, nunca deixará de ser , O ANJO 😇 DE JESUS, isso é fato, quem tem juízo, no que se refere ao assunto, vive essa realidade...🙏❤️👏🏿🪬🤓📚
Eu estudo línguas a partir do viés da Neurociência Computacional, com o objetivo de traçar marcadores de saúde mental a partir da fala, usando Processamento de Linguagem Natural. Seus vídeos enriquecem demais a minha compreensão sobre esse tema, muito obrigado!
Ví o vídeo inteiro, parabéns pela dedicação e explicação. Mas uma curiosidade pessoal minha que não foi satisfeita e que cabia foi a relação do nome com Josué/Joshua e a evolução que ocorreu em paralelo até essas duas formas, você até chegou a tocar no assunto ao falar de Maria/Miriã inclusive referenciando Jacó e Tiago mas acho que Josué até caberia melhor. Rs mas de qualquer forma, obrigado!
não terminei de ver ainda mas queria já comentar que acabei de descobrir o seu canal e estou adorando os vídeos!! tenho muito interesse em idiomas e linguística, e ouvir vc explicar tudo tão claramente e com tanta propriedade é muuuito inspirador. só gostaria que tivesse algumas fontes para me aprofundar, pq agora me deu vontade de estudar linguística de verdade! ótimo trabalho 😄
O "s" do possessivo do inglês é o genitivo próprio do inglês, não vem do grego. É importante lembrar que o inglês e o grego são línguas da família indoeuropeia e que, por isso, pode haver coisas em comum simplesmente porque esses dois idiomas provêm de uma mesma língua ancestral comum, não porque um influenciou o outro. Existem, sim, influências do grego no inglês, mas são essencialmente influências léxicas, ou seja, no vocabulário, não na gramática. Abraço!
MUUUUUUITO BOMMMM !!!!!! Uma viagem no tempo até os dias atuais ! Muito claro e bem explicado ! Parabéns pela didática e pelo conhecimento ! Aprendi bastante no pequeno tempo do vídeo !
Olá, muito boa sua explicação sobre a questão ( variações) todavia, analisando o contexto cultura e profético, existe uma tendência espiritual para perverter e influênciar a separação da criatura do criador, nesse caso, se o Eterno não nos revelar, teremos interpretações (ponto de vista) que vai concilidar a separação da criatura do cliador, por exemplo, sua explicação para o ponto de vista dos apoiadores do nome Jesus, será uma defesa para sua crença sem analisar as implicações na parte espiritual.
Olá amigo! Muito obrigado pela excelente explicação! Você poderia citar outros exemplos de variações de pronúncia que resultaram no uso da letra J? Obrigado!
00:00 Introdução
02:06 Os sons das línguas e as suas variações
09:14 Comentário sobre os plurais de "ão"
10:16 Voltando às mudanças de sons
11:04 Sobre a consistência das mudanças
11:45 As letras e a representação dos sons
15:21 Nomes e variação de pronúncia
17:32 Nomes e variação de escrita
19:12 O que determina o nome?
21:36 Jesus ou Yeshua: Explicação
27:38 Explicação sobre a letra J
32:22 O que determina as mudanças nos nomes?
35:41 Por que entendemos variantes como o mesmo nome?
37:11 Mudanças nas letras do hebraico
39:19 Mudanças nos sons do hebraico
41:31 Mudança na escrita do tetragrama (יהוה)
41:56 Variação de "Maria/Miriã" em hebraico e grego
52:27 Explicações finais
54:11 Encerramento
É um prazer muito grande, uma felicidade, receber o conhecimento em profundidade, de acordo com a ciência histórica e arqueológica...
Não tem presente de natal melhor que um vídeo de quase uma hora do Glossonauta!
Muito obrigado!
Os vídeos dele devem ser medidos em pirullas de duração.😊
Socrates, Pericles, Demostenes, Diogenes, Hipócrates, Alexandros, Temistocles, Leonidas, etc. Sempre me perguntei porque todos terminavam em "s". Agora tudo faz sentido! Obrigado, Professor!
Exato, isso é o mais comum em grego. Ainda assim, existem exceções, que são os nomes que fazem parte da terceira declinação. Um exemplo é o nome Πλάτων (Platon), que se diz Platão em português. Contudo, por regra geral, os nomes masculinos terminam com "s". Abraço!
Minha avó estudou até a quarta série. Isso era normal na década de 60. Perguntei a ela o que ela achava desse tema. Ele foi sucinta: Mas é claro que vamos falar o nome de Jesus diferente, pois falamos português e o nome dele aqui é Jesus. Muitos formados em cursos e mestres em teologia não conseguem raciocinar de forma tão verdadeira e simples.
Os judeus usam isso para dizer que Jesus foi invenção .
@@abcdefg02 na realidade um dos maiores historiadores judeus do primeiro século disse que Jesus existiu, se alguém falar o contrário, fala por ignorância; agora, claro que isso não obriga ninguém a o reconhecer como Deus.
@@DANIEL.438 Valeu, mais um canal pra eu nunca assistir
A verdade é que vcs não sabem o Nome ..só os judeus.
E colocam um monte de apelidos,misturam hebraico com grego e nenhum judeu adquire o grego por ser Goi..
Essa polemica que foi muito forte na internet pelos anos de 2009 e tal foi a
responsável por me fazer interessar em linguística. Muito sucesso para o seu canal e Feliz Natal.
Vc sabe quem começou essa polêmica?
Ja agradeço pela informação
@@hugovictor147 Quem começou eu não sei, mas o principal divulgado no Brasil era o Rubens Sodré, depois virou ate terraplanista.
Mas se Jesus fosse um nome inventado? O que mudaria?
@@PedroNeto-t5s A alegação dos malucos conspiracionistas era que o Jesus que os catolicos e evangelicos tradicionais adoravam era uma especie de fake, romanizado, paganizado e que o nome Jesus fazia parte disso e que é tudo parte de um plano diabolico dos catolicos e que os evangelicos nao se livraram na reforma. No começo a alegaçao deles era mais simplista, pois pegavam a primeira silaba Je e traduziam de alguma forma para hebraico como jumento ou algo assim e sus eu nao lembro, mas nao fazia sentido e foi desbancada rapidamente entao elaboraram um conspiracao maluca que podia fazer sentido se a pessoa aprofundar muito na historia da Igreja.
Ele dizia que o nome tem poder, então quando mudaram a pronúncia, seria para afastar do nome original poderoso
O engraçado é que Deus e Jesus só nos vai atender agora , depois da internet . Porque agente não escrevia da forma " certa ". 😂😂😂. Vou continuar falando Deus e Jesus porque ele é Poliglota e me entende muito bem .
Caro amigo @abdefg02, a questão não são eles nos entender, mas sim, nós entender eles! Acho de bom tom este vídeo, por que talvez você já tenha visto, quantos vídeos se falando sobre este assunto, e muitas vezes só pra acabar complicando ainda mais.
E não é!? Deus não faz acepção de pessoas, como diz a palavra dele. Ele não vai deixar de nos amar porque não falamos a mesma língua de quase dois mil anos atrás.
Glossonauta, por favor, conte nos a historia do nome IAVEH ( do hebraico para o aramaico, do aramaico para o grego, do grego para o latim e do latim para o portugues).
Eu poderia planejar um vídeo sobre isso para o futuro, sim. Abraço!
@@glossonauta Tem também uma lenda urbana que ocultistas decidiram profanar o nome de Deus em inglês invertendo as letras do nome cachorro ou cão.
@@brunochapeco É verdade, existem muitos tipos de lendas urbanas e conspirações desse tipo, infelizmente. Nesse caso que você mencionou, conhecemos muito bem a origem do termo "God", que vem do protogermânico "gudą", que vem, por sua vez, do protoindo-europeu "ǵʰutóm", passando espontâneamente pelas mudanças de sons naturais e esperadas ao longo dos milênios, originando também "God" em holandês, "Gott" em alemão, "Gud" em dinamarquês, etc.
Verdade, seria interessante um vídeo sobre como o tetragrama do nome de Deus , YHWH , se tornou Jeová/Javé/Jah, no português.
Eu ia fazer a mesma sugestão!
Como português confesso que é um orgulho enorme ouvir tal aula.
Por anos vi essa discução absurda sobre nome e tu provaste que é uma discução absurda mesmo. Eu dei até o exemplo meu de viver na Inglaterra e chamar-me Mauro. Pronunciamento quase impossivel para os ingleses, o qual acabam por chamar-me Mario. Ora se eu mero humano compreendo tal coisa, como Deus nao ia compreender? Mas essa gente tem a mente calcinada...
O ponto interessante é que a minha mulher é brasileira e eu na língua nao tenho mudança mas na gramática sim. Quase não uso a palavra perceber porque usa-se mais entender no Brasil. A minha gramática se eu não prestar atenção, demonstra essa hibridização que falaste mas na questão gramatical. Brasileiros que vivem á muitos anos em Portugal têm isso no som das palavras e misturam os dois sotaques acaba por ser engraçado 😂
Ponto interessante é esse de Marias. Porque tambem no inglês funciona desse jeito: Maria's husband. Terá os ingleses buscado isso dos gregos?
Mas eu no final tenho uma pergunta a te fazer: assim como há essa seita dos nomes por aí, tambem tem uma das 22 letras hebraicas que dizem ser as letras que fez o universo e tal. Bom não sei se ouvuste falar disso, mas qual a tua opinião sobre tal?
É a lingua hebraica superior ás outras linguas? De onde veio, a raiz dessas 22 letras?
A desculpa que dão é que o arranjo na biblia fica tudo perfeito, as letras que viram numeros e tal.... Mas se foi Deus que inspirou os Homens a escrever, nao poderia Ele fazer o mesmo com o japonês por exemplo?
Se possivel responderes a essas perguntas eu agradecia. Um abraço e continua com o otimo trabalho! 😊
Feliz natal para você e toda família.
Sugestão de vídeo: línguas que possivelmente influenciaram o sotaque nordestino.
Abraços!
Ótima sugestão!
Seria uma ótima opção. Acho que existem outros sotaques do português BR que sofreram muito mais mudanças por conta do sotaque não serem nem um pouco parecidos com o sotaque original dos colonizadores.
isso mesmo@@djbokasuja
Fantástico! Nunca pensei que uma aula de linguística me ajudaria entender Teologia! Valeu, demais!
Fico feliz em ter ajudado! Um abraço, Edivaldo!
Glosso, pelo o que estudei e vi na internet, o próprio nome Yeshua é adaptação de Yehoshua, Yehoshua sendo a primeira forma, e nela também aparece na Bíblia com Josué, líder dos hebreus após a morte de Moisés, e ao longo do tempo foi mudando até chegar em Yeshua, e cada nome também tem sua própria tradução em outras linguas
É verdade, "Yeshua" já é uma forma reduzida de "Yehoshua". Os nomes mudam com o tempo na sua própria língua de origem. Na parte do vídeo em que falo sobre o nome "Maria", comento bem sobre isso. Abraço!
Feliz Natal Glossonauta! Que o Senhor Jesus abençoe sua vida sempre !!
Um dia quero saber falar indefinidamente sobre um assunto complicado tanto quanto tu consegue sobre linguística! 😂
Que Deus te abençoe e o Menino Jesus guarde sua família! Felicem Natalem Christi!
Saudaçoes...parabens pelo conteúdo... gostaria muito q vc fizesse um vídeo dando sua visão sobre a possível e mais viável pronúncia do tetragrama do nome de Deus. FORTE ABRAÇO.
Olá Estevan, este radicalismo fonético hoje é muito comum entre estudantes de grego antigo e latim , pois existe muita ênfase muito grande no uso das reconstruções fonéticas e um desprezo pelas formas fonéticas modernas.
Adoro a profundidade e clareza das suas explicações. Num mar de tanta gente falando sem propriedade, apenas por dinheiro e notoriedade, vc é uma exceção louvável!
A sua didática é muito boa e você atende tão bem essa demanda por canais de linguística (tal qual MOPC Linguística)! Seria muito bom se conseguisse manter uma maior frequência de vídeos com esse qualidade, dando dicas literárias e se aprofundando mais nos temas
Maravilhoso 👏👏 Deus não é som, Deus é Deus . Deus Criador de todos os povos , tribos , nações e línguas . Deus é Deus que entende a Língua que fala o coração .❤️
Perfeita argumentação. Só a ignorância pode levar as pessoas a inventar coisas sem sentido como essa do nome de Jesus. Acho que só em mostrar a mudança do latim ao português desse [j] a [ʒ] , como em 'iam' passando a 'já', 'ieiunu' a 'jejum' e 'Iesus' a 'Jesus' já fechava a questão. Interessante notar que a semelhança de ponto de articulação palatal facilita essa passagem do [j] a [ʒ]. Percebo isso, por exemplo, no inglês nigeriano, em que "you" [ju:] é pronunciado por muita gente como [ʒu:].
Como também amante das línguas, aprecio muito seu conteúdo e fico muito feliz quando vejo vídeo mais longo. Sucesso!
Até que em fim, um professor que tem gabarito para desmistificar para os leigos, esta questão sobre no nome de nosso SALVADOR JESUS! Parabéns por este super vídeo.
Obrigado pelo comentário, Vicente! Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Um abraço!
6:16 na verdade pode variar, sim. Principalmente quando os sons começam a mudar, e as pronúncias oscilam.
Eu por exemplo já reparei que muitos nordestinos que pronunciam Ti/Di geralmente palatizam em encontros ST, como "nordexino" ou ainda do final das palavras, como "restaurantch' "
E eu também reparei que é mais comum manter o DI. Observando também dublagens antigas, eu vi que o T costumava palatizar mais em comparação com o D.
É verdade, no início e durante o processo de mudança, costuma ocorrer certa instabilidade.
Entretanto, o caso que você mencionou do "st" não tem nenhuma relação com o "Ti/Di".
No caso do "st", palatalizamos o "s" porque ele tem um ponto de articulação muito semelhante ao do "t". Com essa palatalização, os pontos de articulação se afastam, deixando a pronúncia mais fluída para nós. O resultado comum para isso é "nordech-tino". Então ainda há uma regra bem definida, que é a palatalização na sequência "st".
Eu, por exemplo, pronuncio "estrela" como "ech-trela" (com chiado), mas "espaço" como "es-paço" (sem chiar).
Sobre a palatalização somente em posição final, como em "restaurante", eu não tenho isso no meu falar, mas algumas pessoas têm. Ela continua seguindo uma regra bem estabelecida, que é "palatalizar na sílaba átona final".
Para descrever a regra de alteração da pronúncia é essencial descrever também o ambiente fonético, porque ele tem grande influência nisso.
Sobre o chiado do "t" ter se desenvolvido antes que o chiado do "d", isso tem sentido, já que o "t" é uma consoante não sonora, propiciando mais a produção de um chiado. O "d", por ser sonoro, faz com que não se produza um chiado muito claro, mesmo que ele tenha o mesmo ponto de articulação do "t".
Além disso, é comum haver certa assimetria entre uma consoante sonora e a sua contraparte não sonora. Em espanhol, por exemplo, o som de "v" terminou se fundindo com o "b", mas o "f" não se fundiu com o "p".
No vídeo, eu simplifiquei a explicação, mas existem muitos fatores e muitas variáveis que precisam ser levadas em consideração.
Obrigado pelo comentário. Abraço!
@@glossonauta falou mano!
Tanto conteúdo que em nada contribui , pelo contrário , só atrapalha , é super visualizado . Um canal desse , um assunto maravilhoso desse , são poucos que se interessam . Parabéns a você , que possamos desfrutar por longos anos esse maravilhoso trabalho .👏👏🌏🙏🇧🇷
A internet nos proporciona uma aula desse nível gratuitamente, incrível!!!👏👏
Irmão concordo plenamente contigo,!
E Eu sou uma pessoa muito Rígida , Quando se trata desse assunto. Por isso quero parabenizar lo, Você é muito Diferenciado,Até hoje não tinha visto um cara entender de Verdade, sobre o assunto. Tem vários outros por aí que entendi muito, Mais na hora de dar exemplos específicos para que a pessoa possa entender fácil não conseguem.Ja você consegue fazer até a pessoa mais leiga entender facilmente.
Mais quero Destacar, que como se trata de Nomes Sagrados,Nois Brasileiros conseguimos pronunciar Perfeitamente os nomes no Original, Então Vamos Priorizar pronunciar os nomes Originais em forma de Respeito,Pq não se trata de Nomes Comuns e Sim dos nomes mais Sagrados do Universo.
Obrigada por este presentão de Natal! ❤ Que vídeo maravilhoso!
Linda sua explicação sobre Deus entender todas as suas variações de nome, espaciais e temporais.
Ótimo. Muito obrigado! Parabéns!, por vir até mim. Sou grato. Se escrevi alguma palavra, aqui, errada, por favor, me retorne, ensinando -me.
DEUS te abençoe!
Obrigado pelo comentário! Já viu o meu vídeo em que falo do nome "Ivan"? Caso queira ver, aqui está: ruclips.net/video/8gHUOVs-yok/видео.html
Abraço!
11:04
Eu sou paraibano (prazer, meu conterrâneo) e, em certas vezes, eu pronuncio o T nesse meio termo citado e invoco uma entonação mineira
5:41 tem em algumas regioes alemãs no sul do brasil
Eu curso psicologia, mas linguística e filologia são áreas que me interessam muito. Você poderia dar dicas de livros sobre essas áreas! Parabéns pelo canal, é sensacional!
Feliz Natal, Glossonauta! Obrigada por todos os ensinamentos. Deus te abençoe!
51:19 bem interessante, como no inglês
Foi tão bom o vídeo que até deixei um pix de caixinha, foi pouco mas foi de coração, obrigado pelo tempo dedidcado a fazer isto.
Aula gratuita assim é bom demais.
Obrigado, Stenio!
Explicação simplesmente perfeita. Parabéns pelo trabalho! Excelente!
vc tem talento para lidar com idiomas. faz um curso de grego bíblico pra nós ou um curso de inglês
Obrigado pelo presente de Natal! Boas festas.
Muito boa aula! Obrigada.
Seu vasto conhecimento linguistico nos inspira, muito obrigado por compartilhar professor, um Feliz Natal e que o Senhor Jesus continue abençoando muitíssimo sua vida ...
Eu já me acostumei só chamo Yeshua em minhas orações.
Explicação muito top.
Olá, Miqueias! Obrigado pelo comentário.
É totalmente válido dizer "Yeshua" nas suas orações, certamente.
O que não é válido é dizer que a forma "Jesus" é falsa, como fazem algumas pessoas, por isso fiz o vídeo.
Abraço! :)
Você é demais rapaz!!!!!! Parabéns !!!!!
Li outro dia em uma fonte muito boa q os massoretas existiram e fizeram suas cópias com tais indições para os sons vocálicos por volta do 5° e décimo séc. EC.
Isso mesmo, do começo até a metade da Idade Média aproximadamente.
Sou agnóstico, mas curto seu canal. Realmente um conteúdo de grande aprofundamento 🙌 muito obrigado por tirar um tempo para dividir com a gente. Feliz Natal/boas festas por aí
Converta-se neste Natal. Conheça as 5 vias de Santo Tomás de Aquino; dos vídeos da Prova da Existência de Deus do Prof. Orlando Fedeli
@@Senhor_Bolacha eu conheço, amigo. E digo mais, ela faz completo sentido. Então até posso crer que, no começo de tudo, teve uma fonte de "deveria ter todas as qualidades" não só em potência mas em ato, que é simples e não composto, etc. Sem problema algum ;)
Para alguns o Big Bang, para outro Deus.
Mas de "no começo existia uma força criadora" para "siga a bíblia, os mandamentos" e "existe um pós vida com alma, pecados, anjos, céu, inferno"... Pô, aí é um salto muito grande, não acha?
@Mozarteen É ótimo que você conheça. Mas para compreender a diferença entre provar o objeto metafísico em si mesmo, e suas qualidades enquanto particípio nesta devida realidade, é algo diferente.
Santo Tomás de Aquino demonstra que Deus é Ato Puro, está além do tempo, onipotente, onipresente, onibenevolente e onisciente. Estas são as qualidades que Santo Tomás desenvolve na Suma Teológica, além da Questão II, onde apresenta as 5 vias; também há a Questão sobre a Onipotencia divina, que é a potência em ato, o qual Deus é dotado necessariamente. A onisciencia divina, que advém da Onipotencia, que é o fato de Deus por ser potência ativa, necessariamente possuir a qualidade máxima do saber em ato.
A onipresenca divina, que pelo fato de Deus ser Sumo Bem, ter participação nos bens, e tal qual na Virtude do Locomover. Portanto estando em todo o lugar.
A onibenevolencia, que é o Sumo Bem embutido dentro do Máximo Ser, que é a quinta via de Santo Tomás.
Desculpe se o comentário ficou muito longo. Mas são essas as provas de que esse Deus, é o Rei Cristão. A experiência documentativa do Rei Cristão é necessária por ser este parte do todo do bem do conhecimento dos homens; e tal, representa papel na história. E portanto, há papel de Deus dentro do tempo. Por experiência, sabemos que é a Bíblia, porque a Bíblia revela as Verdades Eternas, isto é, sem a Bíblia é impossível conhecer fatos necessariamente bons por natureza. De forma que diferentemente de livros comuns de simples romances, não seria possível vir a conhecer fatos encarnados e necessários. Por isso, dado à esse raciocínio inconsciente, todos conhecem à Deus pela Bíblia.
Mas devo lembrá-lo que esse argumento não se limita a Bíblia, como também à tradição e à Igreja. Que correspondem da mesma forma; um excelente argumento disso é: Jesus é Deus, ouça Bach. Porque da experiência musical de Bach, realiza-se dentro do Ser e do conhecimento próprio dos preceitos apostólicos do que é Jesus, a Verdade dentro de si.
E por conseguinte, esse conhecimento é absoluto, por ser parte do Sumo Bem; portanto, infalível. E dessa forma, há os preceitos absolutos da Santa Igreja Católica, conhecendo-os plenamente, por esta ser parte do presente (não leve o degenerado clérigo modernista moderno, como parte da Verdadeira Igreja, veja por exemplo a Missa Tridentina e o Papa São Pio X; veja os Reis Católicos antigos, como São Luís IX, você verá pela tradição o que significa ser católico).
E dessa forma, tendo o conhecimento, você possui a Teologia, que é o Verdadeiro conhecimento, o conhecimento de Θεός (Theos - Deus em grego). E por isso, a Suma Teológica, que é o Tratado Medieval dos Bens Divinos. Mas não limita-se à Ela, como também tudo o que corresponde; porque Santo Tomás ainda não sabia se era verídico ou não a Imaculada Conceição, mas como provado por São João Duns-Scoto, o é.
E lembre-se caro, elaboro tudo isso utilizando o preceito de que conhecimento vem da experiência, esta, que tem como base a evidência, que são as Verdades Inegáveis.
@@Mozarteen Claro amigo, que Deus te converta e te traga de volta para a Casa do Senhor. Eu creio que será um Feliz Natal se pela Graça dEle para sua família.
@Senhor_Bolacha também desejo que seja um ótimo Natal pra sua família e também pra TODOS, independente se são, ou não, crentes no cristianismo, ou qualquer religião. No fundo, minha fé é que estamos todos no mesmo barco, tentando fazer o melhor pro mundo que estamos. Acho que é muito mais importante do que ser ou não "convertido". Mas enfim: ótimo Natal/festas ;)
Seus vídeos são ótimos! Conheci há uma semana e já vi vários. A história da pronúncia do Tiago lembrou-me de algo que aconteceu comigo: conversando com uma italiana, ela disse: "Aqui no Brasile, vocês falam fogon, non?" Eu respondi: "Não, aqui nos Brasil nós falamos fogão". E ela disse: "Enton, fogon."
Feliz natal, também não nenhum intelectual, mas gosto do seu canal.
Excelente explicação. Ganhou mais um inscrito!
Muito obrigado. Bem-vindo ao canal! Abraço!
Estudo o italiano.
O c (ts), z ( ts ou dz), ti e di, eram foneticas italianas. Como nosso vocabulário tem influência do grego, do português europeu que originaram nossa língua, do francês, latim...
Qual conclusão cheguei? Temos tendência a falarmos dialetos. Um exemplo é o talian no Brasil, na região sul do Brasil. Acompanho teu canal, e é ótimo teus conteúdos...
Paz em Jesus
A formação do som que dá surgimento da letra "j"derruba muitos paradigmas
Maravilhoso! Explica com conhecimento científico, de uma forma simples e objetiva....
Fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo comentário! Abraço!
Cara ,vc é top de mais nunca vi uma explicação tão legal,só precisa ser mais sucinto mais é top a sua cultura.
Uma coisa interessante é que as mudanças fonéticas não precisam mudar em todos os lugares, mas nos mesmos ambientes geralmente não seguindo as regras gramaticais: como o T que, no meu sotaque, é pronunciado como uma oclusiva alveolar quando seguido das vogais frontais mais abertas (representado por A, E, É) e as posteriores (escrito como O, Ó, U), mas quando seguido da vogal fechada frontal (escritas como I) a pronuncia é de uma africada alveolar.
Muy agradecido por tu conocimiento. No sé hablar portugués pero te entendí casi perfectamente. Gran trabajo. Saludos
Feliz Natal 🎄
Feliz Natal!!
O ser humano adora inventar regras. Já vi professor de português falar que não podemos usar dupla negação (ex.: "não vou não"), porque uma anularia a outra; outro disse que se você usar a expressão "em anexo" tem que necessariamente ter um documento chamado "anexo" no qual você vai colocar aquela informação, se não tiver o tal documento, você só pode falar "anexo/anexa" sem o "em". E outras regras tiradas da bund* que eu nem lembro mais. Do mesmo modo, aqueles que dizem que o correto é falar Yeshua simplesmente criaram uma regra para dar pertencimento a um grupo, uma forma de um grupo se sentir destacado dos demais seres humanos porque fala o nome "correto" de Jesus.
É um achismo, mas eles creio que tiraram isso de outras línguas, como o inglês padrão. Ou seja, não haveria nada com o português.
A parte do anexo é preferência pra ser adjetivo. Diria que é frescura dizer que é regra.
Que aula. Não sabia que eu tinha pago o youtube premium para poder ver conteúdo de tamanha qualidade.
Parabéns demais irmão
@@herooftimesergio Muito obrigado por esse comentário haha
Um abraço!
*Aula magna!* Salve Maria Santíssima e Viva CRISTO REI!
Vídeo maravilhoso. Agora só esperando o encontro com o Professor Henrique.
Agora eu entendi porque eu vi a grafia "IESUS" em uma oração em latim. Muito conhecimento nesse vídeo. Bom demais!
Excelente! Muito obrigado. Você é generoso ao compartilhar seu conhecimento. Feliz 2024.
Obrigado! Feliz 2024 para você também!
Excelente aula!!
Excelente explicações tirou tanta dúvida obrigado gostei
Fico feliz em ter ajudado. Abraço!
Eu sempre maravilhado com as aulas e o conhecimento do professor. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
Muito interessante vale ressaltar que no norte de Portugal se conservar o sotaque original do português precisamente nas terminações.
Fantástico! Sobre essa variação dentro do próprio Hebraico, eu me lembro do episódio narrado em Juízes 12:1-6, onde os efraimitas eram identificados pelo sotaque diferente.
Sou brasileiro, cearense, e chamo meu Senhor e Salvador de "Jesuizim" mesmo (com todo respeito 😅), pois sei que Ele me entende.
Marrapaz, foi Ele mesmo quem nos criou com essa diversidade, seja na linguística ou em outra coisa, e nela eu vejo a sua beleza.
Magnífico! 👏👏👏
Obrigado!
Amando o seu canal,todas as palavras com a letra C ,como centro e caçar essas são pronunciadas em italiano,tipo Cesare a pronúncia fica tsesare , centro tsentro ,moro na Itália e aqui não se fala só italiano, mas mil dialetos é uma loucura, um de Romano falando em dialeto,ninguém mais entende.Todavia valeu pelo video hiper instrutivo.paca paca
Parabéns pelo esplendor dessa aula!
Como sempre,
um ótimo vídeo.
Uma ótima aula.
Muito, muito, muito bom!!!!! Mais uma excelente aula!!! Muito obrigado por seu tempo e esforços compartilhando seu conhecimento.
Fico feliz que tenha gostado tanto. Obrigado pelo comentário, Braulio! Abraço!
Que vídeo sensacional! Eu adoro saber mais sobre idiomas e suas mudanças. Você tem alguma dica de livros para ler ou dicas para aprender novos idiomas? Não estudo nem trabalho na área, mas sou muito curioso. Apenas um entusiasta. Estudo alguns idiomas pra me satisfazer nesse aspecto haha
Dê o nome que quiser,...O verdadeiro ANJO 😇 DE JESUS, nunca deixará de ser , O ANJO 😇 DE JESUS, isso é fato, quem tem juízo, no que se refere ao assunto, vive essa realidade...🙏❤️👏🏿🪬🤓📚
Eu estudo línguas a partir do viés da Neurociência Computacional, com o objetivo de traçar marcadores de saúde mental a partir da fala, usando Processamento de Linguagem Natural. Seus vídeos enriquecem demais a minha compreensão sobre esse tema, muito obrigado!
Que espetáculo de aula!!! Deus o abençoe!!
Fico feliz que tenha gostado. Muito obrigado pelo comentário! :)
Ví o vídeo inteiro, parabéns pela dedicação e explicação. Mas uma curiosidade pessoal minha que não foi satisfeita e que cabia foi a relação do nome com Josué/Joshua e a evolução que ocorreu em paralelo até essas duas formas, você até chegou a tocar no assunto ao falar de Maria/Miriã inclusive referenciando Jacó e Tiago mas acho que Josué até caberia melhor. Rs mas de qualquer forma, obrigado!
Verdade, poderia ter comentado sobre isso também. Talvez toque nesse assunto em outro vídeo. Abraço!
Sim👏👏👏 faltou mesmo . Esperamos no próximo vídeo
Fascinante!! Poderia recomendar algum livro man, sobre isso, para maior aprofundamento?
Feliz natal igualmente , Deus abençoe!
Muito bom! O seu canal.
Aulas maravilhosas
Cara, que vídeo incrível! Riquíssimo. Didática absurda. Sensacional mesmo. De arrepiar. Parabéns e muito obrigado! ❤
Muito obrigado por esse comentário, rapaz!! Um abraço!
Valeu!
Adorei o vídeo com 2 Purulas de duração.
Poderia comentar sobre o nome Yahushua?
Conteúdo nesse nível grátis é quase um sonho
Muito obrigado!
Parabéns! Ótima aula!
Obrigado, Lidia! Abraço!
Que moço inteligente! Parabéns!
Muito obrigado!
feliz natal glossonauta!!
Feliz Natal!
Excelente aula, parabéns
Muito obrigado!
não terminei de ver ainda mas queria já comentar que acabei de descobrir o seu canal e estou adorando os vídeos!! tenho muito interesse em idiomas e linguística, e ouvir vc explicar tudo tão claramente e com tanta propriedade é muuuito inspirador. só gostaria que tivesse algumas fontes para me aprofundar, pq agora me deu vontade de estudar linguística de verdade! ótimo trabalho 😄
Esse som de S pra indicar possessivo, ele por algum acaso 'passou' pro inglês? onde temos 'Don's Farm' por exemplo? 🤯
O "s" do possessivo do inglês é o genitivo próprio do inglês, não vem do grego.
É importante lembrar que o inglês e o grego são línguas da família indoeuropeia e que, por isso, pode haver coisas em comum simplesmente porque esses dois idiomas provêm de uma mesma língua ancestral comum, não porque um influenciou o outro.
Existem, sim, influências do grego no inglês, mas são essencialmente influências léxicas, ou seja, no vocabulário, não na gramática.
Abraço!
MUUUUUUITO BOMMMM !!!!!!
Uma viagem no tempo até os dias atuais !
Muito claro e bem explicado !
Parabéns pela didática e pelo conhecimento ! Aprendi bastante no pequeno tempo do vídeo !
Muito obrigado pelo comentário! Um abraço!
Sensacional explicação.
Obrigado!
Que riqueza de vídeo. Obrigado prof. Estevam!
Obrigado pelo comentário, Marcos!
Caríssimo!! 👍 Ótimo vídeo.
Primeiro contato com o canal... apreciei demais!!
Muito obrigado. Bem-vindo ao canal!
TE AMO!
Olá, muito boa sua explicação sobre a questão ( variações) todavia, analisando o contexto cultura e profético, existe uma tendência espiritual para perverter e influênciar a separação da criatura do criador, nesse caso, se o Eterno não nos revelar, teremos interpretações (ponto de vista) que vai concilidar a separação da criatura do cliador, por exemplo, sua explicação para o ponto de vista dos apoiadores do nome Jesus, será uma defesa para sua crença sem analisar as implicações na parte espiritual.
Muito bom, surpreende. Parabéns!
Obrigado!
Parabéns pela aula! 👏👏👏👏
Olá amigo! Muito obrigado pela excelente explicação! Você poderia citar outros exemplos de variações de pronúncia que resultaram no uso da letra J? Obrigado!
Excelente explicação!
Obrigado!