Acesse a página da INSIDER aqui: www.insiderstore.com.br/Glossonauta Use o cupom de desconto: GLOSSONAUTA12 ------------------------- 00:00 Introdução 01:14 Etimologia de "Insider" 06:06 Cupom Insider: GLOSSONAUTA12 06:28 Onde "João" começou: יוחנן 07:10 A forma grega: Ἰωάννης 07:42 De יוחנן até Ἰωάννης 10:35 A formação de "João" 13:06 Ouça aqui: יוהנן → João 13:31 "Juan" e o peculiar som do J em espanhol 15:47 O "Jean" do francês 16:43 O "John" do inglês 17:32 Como "Giovanni" também é "João"? 21:42 Ouça aqui: Ioannes → Giovanni 21:57 "Ivan" é "João" também? Como?? 25:33 Explicações finais 28:23 Encerramento
Muito feliz de te ver sendo patrocinado mano! Adoro linguística e mesmo sabendo de quase tudo que tu fala, ainda assisto teus vídeos por gostar tanto do tópico
Meu tataravô por parte de pai veio da Itália nos anos 20 do século passado e o nome dele era Giovanni e quando foi naturalizado no Brasil e seus documentos atualizado passou a se chamar João
Por causa deste canal, comecei a gostar de idiomas e a compreendê-los melhor. Iniciei o japonês por ser desafiador, diferente e sem ligação aparente. Indiquei o canal a conhecidos, e fico feliz por sermos do mesmo estado.
O Galego mostra mais uma vez que é uma língua intermediária, foneticamente, entre o Português e o Espanhol. Em Galego, o som J ficou no meio entre o som I original do Latim e o H aspirado do Espanhol. Fala-se Xóan. Ioanis -> Xoanis - Joanis -> Roanis. Jornal é Xornal, Xóven etc. Muito legal. ❤
Na verdade, o ssom de X tanto em portugues quanto em galego, é a mesma articulação do J, so que no J a gente vibra as pregas vocais e no X nao, entao o galego perdeu o vozeamento do J
Lembrei de um vídeo antigo do canal Atlas Pro em que ele desmistifica a tese de que Muhammad é o nome masculino mais popular do mundo, justamente argumentando que João (e suas variantes) é muito mais usado.
Muito bom. Já sabia de John, Juan e Giovanni. Mas os outros foram novidade pra mim. Apesar de já saber dos outros nomes, ver como foi a evolução é muito interessante. A propósito, eu não consigo mais parar de pensar que eu falo "bom djia, tchia" depois de ver seus vídeos 😂😂
Excelente vídeo. Você podia fazer um vídeo explicando o por que de alguns nomes de idiomas ou países serem muito diferentes na sua língua materna comparados a outros idiomas. Tipo o da Grécia que é Grécia em português, Greece em Inglês, mas em grego é Eláda
Que legal! Pergunta 1: E no alemão, porque o conto "João e Maria" é "Hansel & Gretel"? Hansel é a forma alemã de dizer João? E se sim, como se chegou nisto? Pergunta 2: E o meu nome? "Nathan". Como era na antiguidade e como se tornou esse nome?
@glossonauta Acho devia se tornar professor de alguma universidade do Brasil, principalmente grandes instituições como a USP ou outra, tem muito a contribuir com os Estudos de Linguística no Brasil, seus vídeos são melhores que muitas aulas que tive na universidade, acho devia fazer o doutorado que a universidade pública precisa de bons professores, muito didático és.
No Brasil existem quase todas as variações: Jean, Juan, John, João, Ivan, Ian, Giovane.. ainda temos Dion, Ruan, Jovani e o que mais a criatividade mandar. O que não vi até agora foi Seán.
Para mim, alguém que está aprendendo idiomas estrangeiros e também que gosta de saber da origem dos termos, seu canal tem sido um achado muito valioso. Parabéns e continue com esses conteúdos, por favor. Grazie mille!
Professor, o pastor Rodrigo Silva no podcast do bola e do carioca, disse que o sobrenome Tavares tem origem hebraica, com a junção da letra (ת) e a palavra (אֶרֶץ) -A minutagem é --53:55- O senhor poderia explicar isso?
Olá, Jefferson! Como ele mencionou no vídeo, era comum que os cristãos novos tivessem sobrenomes que não indicassem diretamente a sua origem judaica. Entretanto, como ele é arqueólogo, não linguista, está sujeito a crer com mais facilidade em falsas etimologias, principalmente quando parecem fazer algum sentido, como é o caso da origem de "Tavares" que ele apresentou lá. Infelizmente, as falsas etimologias se espalham com uma facilidade extrema, porque caso alguém diga algo que pareça fazer sentido e que seja muito legal, as pessoas repetem e a falsa etimologia se propaga, como é o caso que você mencionou. É provável que ele tenha ouvido isso de alguém, fez sentido para ele e, por não ser linguista, ele nunca foi capaz de entender por que essa afirmação não é verdadeira. Caso goste de etimologia, há uma página no Facebook chamada "Nomes Científicos", que se dedica não somente a nomes científicos, mas a apresentar a etimologia de diversos termos, além de desmentir falsas etimologias populares. Bem, vamos para a verdadeira origem de "Tavares": Primeiro, já podemos descartar facilmente essa ideia de ת (tav) mais ארץ (aretz), já que esse sobrenome apresenta as variações "Talavares" e "Taavares", assim como "Mendes" se originou como "Menendes", passou a "Meendes" e, por último, "Mendes". Acontece que em português e em galego, é natural que o "l" e o "n" intervocálicos se percam, por isso "pala" se tornou "pá" e "luna" se tornou "lua". No caso de "Tavares" (também "Taavares" ou mesmo "Talavares" na sua forma original), a provável origem está em "talavus", uma forma latinizada de uma palavra pré-romana. A partir daí, poderia formar-se "talavar" e acrescentar-se uma terminação típica de muitos outros sobrenomes formados na Península Ibérica medieval, como a que temos em: Mendes, Lopes, Fernandes, etc. Assim se formaria também: Talavares → Taavares → Tavares. Ainda que continue alguma incerteza sobre a formação de "Tavares", temos a certeza de que não vem, de forma nenhuma, de "tav" mais "aretz", porque além de não haver nenhum registro histórico real dessa formação, mas pelo contrário, há registros contra ela, como a atestação de variantes como "Talavares" e "Taavares", que mostram que a primeira parte do nome não vem de "tav", também podemos acrescentar aí o fato de que a formação desse sobrenome a partir de "tav" e "aretz" é algo que foge completamente à formação de sobrenomes de origem judaica e não judaica, é algo completamente sem base linguística. Entretanto, como Rodrigo Silva não é linguista e não trabalha especificamente com a linguística histórica, formação e mudança das línguas, ele não teria como julgar isso. Para ele fez sentido, então ele repetiu a informação. Abraço!
@@glossonautaMuitíssimo obrigado pela atenção, professor! Consegui entender! Eu gosto bastante do pastor Rodrigo Silva. Mas depois que ele falou no podcast do Vilela (quando ele estava "debatendo" com o Samy), que a origem do nome Isaque é uma honomatopeia de um riso, eu fiquei com o pé atrás.
Eu AMO esse canal com todas as forças! Amo como toda hora você enfia mais uma curiosidade, e o vídeo acaba terminando com umas 20 curiosidades além do tema principal 😆😆 eu AMO! Por causa disso descobri (por exemplo) que "razão" se escrevia "razom" antigamente, coisa que de outra maneira eu nunca iria saber!
Você poderia fazer um vídeo sobre sua visão a respeito da Torre de Babel? Acho um tema interessante pra trazer pro canal, nunca vi um linguista falar sobre
The fact that I was able to watch, listen, and understand 80% of this video with basic A2 level Spanish fluency and very little Portuguese is a testament to how great of a communicator you are. I can’t wait to watch more videos.
Uma vez um mexicano com um nome bem peculiar tentou ler meu nome no meu crachá kkkkkkk saiu tudo menos "Geisiely" . Ouvi até um Gaisiela mais ou menos isso . É interessante essa variedade de nomes que temos aqui no Brasil💕 ...#otimovideoglossonauta
Eu tinha assistido o video sobre o Jamea e Tiago, e ja imaginava que meu nome poderia ter alguma trajetória interessante, mas nao imaginei que você faria video sobre kkkk muito top
Acompanho todos os seus vídeos e já indiquei para vários amigos. Poderia falar sobre o meu nome? Já vi explicações diferentes da mais óbvia que seria Mill + Town em inglês.
Olá, Milton! É isso mesmo, a primeira parte do seu nome significa "mill" e a segunda "town". Milton é originalmente um nome de lugares, fazendo referência a um assentamento de pessoas junto a um moinho (que poderia vir a se tornar uma cidade). Hoje em dia, Milton aparece também como nome de pessoas, como é o seu caso. Abraço!
Mais uma aula maravilhosa. Falando em transformações, tenho ouvido muita gente - letrada, culta, inteligente - adicionando um R no final de palavras como terá e poderá. Até um "vocêr" eu já ouvi. Será uma transformação incipiente? Talvez seja apenas hipercorreção, medo de errar, como é o caso de "galfo". Obrigada, sempre.
Seu canal é ótimo! Adoro ver suas explicações sobre os nomes porque nunca vi algo parecido em qualquer outro lugar da internet. Ah, e parabéns pelo patrocínio. Desejo muito sucesso!
"Gallagher explains pronunciation." Depois que eu vi esse vídeo eu assumi q não existia nenhum critério para pronúncia a escreve em inglês e vc só precisa saber todas palavras. Mas nós temos um gênio Brasileiro q pode explicar isso.
Seria legal se voce fisseze um vídeo sobre se uma pessoa pode mudar de sotaque se for para outro estado e morar lá por muito tempo , ou se sempre ficam resquícios do sotaque original.
Salve, camarada. Que coincidência. Nesses dias eu estava penando se vc fizesse um vídeo com esse nome. Faz um vídeo ensinando como aprender mais rápido algum idioma, no caso, como estudar da forma correta. Atualmente estou aprendendo inglês, espanhol, italiano e catalão. Futuramente quero aprender latim, grego e russo.
Ótimo vídeo! E ótima propaganda! A Insider nunca teve um anúncio tão culto! 😅 Tenho algumas camisetas e posso atestar que os produtos são de ótima qualidade - compatível com o canal!
Interessante isso do J espanhol, aquí no interior do Ceará isso também aconteceu tanto que o nome "Joaquim" é pronúnciado no dia-a-dia como "raquim" e eles eliminam esse "o" outros como rente rumento
no coreano existe alguma influência dos nomes ocidentais? nomes como Lee, Park, Jung, Chan, Min, a primeira vista não parece ter relação com o tipo de nome que usamos aqui nas línguas com origem europeia
Rapaz, no vídeo anterior disse que estava sem dormir desde ontem. Ia dormir, mas vi que Ivan é João. Não resisti, estou desmaiando😂. Nós portugueses dizemos "Lisboua, cidade boua" na brincadeira.
Interessante a demonstração da evolução sonora da formação das palavras. É um processo natural e gradual. Não é o "pseudo neutro" quisto por alguns de forma arbitrária.
Muito obrigado pelo comentário! Se for comprar, não se esqueça de acessar o site pelo link: www.insiderstore.com.br/Glossonauta E também se lembre de usar o cupom GLOSSONAUTA12 pra ter 12% de desconto. Abraço! Obrigado mais uma vez :)
Muito obrigado pelo comentário! Sobre a direção do meu olhar: Nos vídeos antigos, eu olhava diretamente para a câmera. Infelizmente, isso me cansava um pouco, me dava uma "sobrecarga", o que me desmotivava um pouco para fazer novos vídeos. Nos meus vídeos mais recentes, decidi não me preocupar mais com isso e gravar duma forma que fosse confortável pra mim. Abraço!
Olá! Tudo bem? Esse não é um assunto que me interesse muito. A minha área são as línguas naturais, a linguística histórica e o estudo das mudanças dos idiomas naturais com o passar do tempo. Isso não se aplica ao esperanto por ser uma língua construída, criada por meio da união e de elementos de idiomas que passaram por diferentes evoluções, além de conter elementos novos, criados especificamente para o esperanto pelo seu autor. O que mais me fascina nos idiomas não está presente no esperanto, por isso não está na minha área de interesse. Ainda assim, já fiz um vídeo em que falo um pouco sobre as línguas construídas e comento sobre o esperanto: ruclips.net/video/u0Vl0ns7hl4/видео.html Abraço!
Você consegue fazer um vídeo ensinando a pronúncia correta de todos os fonemas do latim? De maneira que, qualquer pessoa que decorar as pronúncias, possa ler textos em latim mesmo sem saber o que as palavras significam.
Acesse a página da INSIDER aqui: www.insiderstore.com.br/Glossonauta
Use o cupom de desconto: GLOSSONAUTA12
-------------------------
00:00 Introdução
01:14 Etimologia de "Insider"
06:06 Cupom Insider: GLOSSONAUTA12
06:28 Onde "João" começou: יוחנן
07:10 A forma grega: Ἰωάννης
07:42 De יוחנן até Ἰωάννης
10:35 A formação de "João"
13:06 Ouça aqui: יוהנן → João
13:31 "Juan" e o peculiar som do J em espanhol
15:47 O "Jean" do francês
16:43 O "John" do inglês
17:32 Como "Giovanni" também é "João"?
21:42 Ouça aqui: Ioannes → Giovanni
21:57 "Ivan" é "João" também? Como??
25:33 Explicações finais
28:23 Encerramento
Só o nosso amigo Golossonauta aqui para analisar etmologicamente a palavra *Insider* e tornar interessante até uma propaganda...
Aquele é um livro de Zelda ao lado de Duna?
Melhor propaganda da Insider a que já assisti.
Concordo!
Realmente, outro nível! Normalmente sou imune à propaganda, mas essa funcionou no meu caso!
Verdade... motivo para a Insider manter a parceria ❤
de longe a melhor mesmo!
uma das poucas vezes em que eu não pulei o comercial hahaha
A gente vê que o canal é diferenciado pelo nível do merchan kkkkkkk, parabéns pelo patrocínio e pelo vídeo mano!
Muito obrigado kkkk
Acho incrível como que conseguem rastrear essas mudanças ao longo da história!
INSIDER, aumenta o patrocínio aí porquê esse merece 👏👏
Muito feliz de te ver sendo patrocinado mano! Adoro linguística e mesmo sabendo de quase tudo que tu fala, ainda assisto teus vídeos por gostar tanto do tópico
Muito obrigado pelo apoio! Abraço!
Meu tataravô por parte de pai veio da Itália nos anos 20 do século passado e o nome dele era Giovanni e quando foi naturalizado no Brasil e seus documentos atualizado passou a se chamar João
Por causa deste canal, comecei a gostar de idiomas e a compreendê-los melhor. Iniciei o japonês por ser desafiador, diferente e sem ligação aparente. Indiquei o canal a conhecidos, e fico feliz por sermos do mesmo estado.
O Galego mostra mais uma vez que é uma língua intermediária, foneticamente, entre o Português e o Espanhol. Em Galego, o som J ficou no meio entre o som I original do Latim e o H aspirado do Espanhol. Fala-se Xóan.
Ioanis -> Xoanis - Joanis -> Roanis.
Jornal é Xornal, Xóven etc.
Muito legal. ❤
Pensei a mesma coisa.
Na verdade, o ssom de X tanto em portugues quanto em galego, é a mesma articulação do J, so que no J a gente vibra as pregas vocais e no X nao, entao o galego perdeu o vozeamento do J
Que legal que teve publicidade no vídeo. Única publicidade que eu assisti completa kk
Tentei deixar a publicidade linguisticamente interessante. Fico feliz que tenha gostado! :)
Cara é um gênio nas artes das letras. Língua, linguagem e linguística. Sensacional!
Muito obrigado, Hélio!
Maratonar esse canal virou meu esporte preferido
Fico muito feliz em ler isso :D
Que alegria ver uma notificação deste canal!
Que alegria ao ver alguém alegre pela notificação do meu canal! :)
@@glossonauta Quando conheci seu canal, não teve jeito. Acabei maratonando ele 😁
@@raphaelrapozo640 Assim você me emociona :)
@@raphaelrapozo640 Same 😂
Esse canal é um dos melhores q temos sobre o tema aq no br, continue esse trabalho incrivel, por favor!
Muito obrigado por esse comentário! Pretendo continuar, sim. Abraço!
È sempre un piacere vederti qui, professore
Grazie mille!
Insider, da todo dinehiro para esse homem, ele merece
Obrigado kkkk
Lembrei de um vídeo antigo do canal Atlas Pro em que ele desmistifica a tese de que Muhammad é o nome masculino mais popular do mundo, justamente argumentando que João (e suas variantes) é muito mais usado.
Interessante. Queria saber a frequência do nome "João" (em todas as suas variedades) ao redor do mundo.
Giovani, é o nome do meu filho. Sabia que estava relacionado a Johanes e João, mas nunca fui tão longe assim...Parabéns!
Com suas informações dá pra calcular mais ou menos como variou pra "Hans" e "Sean" e "Shaun". Obrigado pelo video
Quê? Esses também? 🤯🤯🤯
Sim, esses também haha
Aqui, se fala ao mesmo tempo "oxente" (oh gente) e arrente (a gente).
O "g" vira "x" e "r" na mesma frase.
Bah. Muito obrigado! Que Ivan também é João, eu sabia, mas não a última forma mostrada neste seu ensino. Sou grato!
De nada! Fico feliz que tenha gostado!
Muito bom. Já sabia de John, Juan e Giovanni. Mas os outros foram novidade pra mim.
Apesar de já saber dos outros nomes, ver como foi a evolução é muito interessante.
A propósito, eu não consigo mais parar de pensar que eu falo "bom djia, tchia" depois de ver seus vídeos 😂😂
Ainda tem Hans em alemão que também é João.
Verdade. "Hans" se formou a partir da redução de "Johannes":
Johannes -> Johans -> Hans
Parabéns pela originalidade em explicar até o caminho linguístico do patrocinador.
Obrigado!
Incrível como vc transmite conhecimento até mesmo numa publi
Excelente vídeo. Você podia fazer um vídeo explicando o por que de alguns nomes de idiomas ou países serem muito diferentes na sua língua materna comparados a outros idiomas. Tipo o da Grécia que é Grécia em português, Greece em Inglês, mas em grego é Eláda
Que legal!
Pergunta 1: E no alemão, porque o conto "João e Maria" é "Hansel & Gretel"? Hansel é a forma alemã de dizer João? E se sim, como se chegou nisto?
Pergunta 2: E o meu nome? "Nathan". Como era na antiguidade e como se tornou esse nome?
@glossonauta Acho devia se tornar professor de alguma universidade do Brasil, principalmente grandes instituições como a USP ou outra, tem muito a contribuir com os Estudos de Linguística no Brasil, seus vídeos são melhores que muitas aulas que tive na universidade, acho devia fazer o doutorado que a universidade pública precisa de bons professores, muito didático és.
No Brasil existem quase todas as variações: Jean, Juan, John, João, Ivan, Ian, Giovane.. ainda temos Dion, Ruan, Jovani e o que mais a criatividade mandar. O que não vi até agora foi Seán.
Deve ser a mesma questão
Pois aqui na minha cidade tem um Sean😂😂! Mas chama do jeito q escreve mesmo kkkkk
Sem falar que João vira fácil Jão
Primeira propaganda que, de fato, foi interessante de ver hahaha
Para mim, alguém que está aprendendo idiomas estrangeiros e também que gosta de saber da origem dos termos, seu canal tem sido um achado muito valioso. Parabéns e continue com esses conteúdos, por favor. Grazie mille!
Professor, o pastor Rodrigo Silva no podcast do bola e do carioca, disse que o sobrenome Tavares tem origem hebraica, com a junção da letra (ת) e a palavra (אֶרֶץ)
-A minutagem é --53:55-
O senhor poderia explicar isso?
Olá, Jefferson! Como ele mencionou no vídeo, era comum que os cristãos novos tivessem sobrenomes que não indicassem diretamente a sua origem judaica.
Entretanto, como ele é arqueólogo, não linguista, está sujeito a crer com mais facilidade em falsas etimologias, principalmente quando parecem fazer algum sentido, como é o caso da origem de "Tavares" que ele apresentou lá.
Infelizmente, as falsas etimologias se espalham com uma facilidade extrema, porque caso alguém diga algo que pareça fazer sentido e que seja muito legal, as pessoas repetem e a falsa etimologia se propaga, como é o caso que você mencionou.
É provável que ele tenha ouvido isso de alguém, fez sentido para ele e, por não ser linguista, ele nunca foi capaz de entender por que essa afirmação não é verdadeira.
Caso goste de etimologia, há uma página no Facebook chamada "Nomes Científicos", que se dedica não somente a nomes científicos, mas a apresentar a etimologia de diversos termos, além de desmentir falsas etimologias populares.
Bem, vamos para a verdadeira origem de "Tavares":
Primeiro, já podemos descartar facilmente essa ideia de ת (tav) mais ארץ (aretz), já que esse sobrenome apresenta as variações "Talavares" e "Taavares", assim como "Mendes" se originou como "Menendes", passou a "Meendes" e, por último, "Mendes".
Acontece que em português e em galego, é natural que o "l" e o "n" intervocálicos se percam, por isso "pala" se tornou "pá" e "luna" se tornou "lua".
No caso de "Tavares" (também "Taavares" ou mesmo "Talavares" na sua forma original), a provável origem está em "talavus", uma forma latinizada de uma palavra pré-romana.
A partir daí, poderia formar-se "talavar" e acrescentar-se uma terminação típica de muitos outros sobrenomes formados na Península Ibérica medieval, como a que temos em: Mendes, Lopes, Fernandes, etc. Assim se formaria também: Talavares → Taavares → Tavares.
Ainda que continue alguma incerteza sobre a formação de "Tavares", temos a certeza de que não vem, de forma nenhuma, de "tav" mais "aretz", porque além de não haver nenhum registro histórico real dessa formação, mas pelo contrário, há registros contra ela, como a atestação de variantes como "Talavares" e "Taavares", que mostram que a primeira parte do nome não vem de "tav", também podemos acrescentar aí o fato de que a formação desse sobrenome a partir de "tav" e "aretz" é algo que foge completamente à formação de sobrenomes de origem judaica e não judaica, é algo completamente sem base linguística.
Entretanto, como Rodrigo Silva não é linguista e não trabalha especificamente com a linguística histórica, formação e mudança das línguas, ele não teria como julgar isso. Para ele fez sentido, então ele repetiu a informação.
Abraço!
@@glossonautaMuitíssimo obrigado pela atenção, professor!
Consegui entender!
Eu gosto bastante do pastor Rodrigo Silva.
Mas depois que ele falou no podcast do Vilela (quando ele estava "debatendo" com o Samy), que a origem do nome Isaque é uma honomatopeia de um riso, eu fiquei com o pé atrás.
Que legal o canal sendo patrocinado! E tô amando a insider patrocinando meus canais favoritos
Fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo apoio!
Eixaaaa. A melhor propaganda que eu já assisti. Rs.
Excelente vídeo
Obrigado! 😄
Eu AMO esse canal com todas as forças! Amo como toda hora você enfia mais uma curiosidade, e o vídeo acaba terminando com umas 20 curiosidades além do tema principal 😆😆 eu AMO! Por causa disso descobri (por exemplo) que "razão" se escrevia "razom" antigamente, coisa que de outra maneira eu nunca iria saber!
Fico muito feliz que você goste tanto haha
Isso me motiva a fazer mais vídeos :)
Você poderia fazer um vídeo sobre sua visão a respeito da Torre de Babel? Acho um tema interessante pra trazer pro canal, nunca vi um linguista falar sobre
The fact that I was able to watch, listen, and understand 80% of this video with basic A2 level Spanish fluency and very little Portuguese is a testament to how great of a communicator you are. I can’t wait to watch more videos.
Thank you very much!!
video excelente!! seria legal um video sobre a origem do cirílico e comparações com o nosso alfabeto
Uma vez um mexicano com um nome bem peculiar tentou ler meu nome no meu crachá kkkkkkk saiu tudo menos "Geisiely" . Ouvi até um Gaisiela mais ou menos isso . É interessante essa variedade de nomes que temos aqui no Brasil💕 ...#otimovideoglossonauta
Parabéns pelo vídeo. Essa foi a melhor propaganda da Insider e a única vez que eu assisti a propaganda inteira sem pular o vídeo. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Eu tinha assistido o video sobre o Jamea e Tiago, e ja imaginava que meu nome poderia ter alguma trajetória interessante, mas nao imaginei que você faria video sobre kkkk muito top
Fico feliz que tenha gostado haha
Abraço!
Parabéns pelo patrocínio, tu merece muito!
Muito obrigado!
O vídeo que eu pedi. Muito grato, Glossonauta. 🤝🖖
De nada! Abraço!
Eu entrei aqui agora no RUclips e este canal foi o primeiro recomendado. Este canal é tão impactante
Fico feliz que tenha gostado do canal. Muito obrigado pelo comentário!
Melhor merchan da história
Obrigado! haha
Não creio que até tem promoção da Insider neste canal! uau!
17:29 Hoje existe um Jon sem H que é a abreviação de Jonathan, eu acho interessante.
Isso não é um Merchan é um TCC kkkk trabalho com propagandas e isso foi genial!
Eu amo seu canal! Não falo nenhum idioma além do português, mas comecei a me interessar por sua causa. Seu conteúdo é incrível!!
Shalom!
Gratidão pelo conteúdo.
Vim pelo canal Estranha História.
Agradeço pelo conteúdo/entrevista que vocês realizaram por lá.
Gostaria de um vídeo sobre Elisheva, Isabel e Elizabeth, por favor! Seria ótimo!
Salve, mestre. Excelente vídeo como sempre. Parabéns! 👏👏👏🙌
Muito obrigado!
Acompanho todos os seus vídeos e já indiquei para vários amigos. Poderia falar sobre o meu nome? Já vi explicações diferentes da mais óbvia que seria Mill + Town em inglês.
Olá, Milton! É isso mesmo, a primeira parte do seu nome significa "mill" e a segunda "town". Milton é originalmente um nome de lugares, fazendo referência a um assentamento de pessoas junto a um moinho (que poderia vir a se tornar uma cidade). Hoje em dia, Milton aparece também como nome de pessoas, como é o seu caso. Abraço!
Fiquei curiosa para saber a história do meu nome 😅 Parabéns pelo trabalho!!!
Que top, sendo patrocinado!
Cara, que canal fantástico! Estou viciado nessas aulas! Desejo muito sucesso!!!😊
Mano eu te amo d+++ q conteúdo de qualidade
Gosto muito dos seus conteúdos ❤❤
Muito obrigado pelo comentário!! :)
Muito obrigada pelo seu incrível trabalho❤
Muito obrigado por esse comentário, Cristiane!
Parabéns pelo patrocínio! Eu tinha conhecimento apenas de Giovanni.
Mais uma aula maravilhosa. Falando em transformações, tenho ouvido muita gente - letrada, culta, inteligente - adicionando um R no final de palavras como terá e poderá. Até um "vocêr" eu já ouvi. Será uma transformação incipiente? Talvez seja apenas hipercorreção, medo de errar, como é o caso de "galfo". Obrigada, sempre.
Seu canal é ótimo! Adoro ver suas explicações sobre os nomes porque nunca vi algo parecido em qualquer outro lugar da internet. Ah, e parabéns pelo patrocínio. Desejo muito sucesso!
Muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado.
Essa história do John com a letra H ficou muito mais claro agora. Eu nunca entendi esse H em John.
Gostei bastante da explicação sobre meu nome. Cordiais cumprimentos !
Totalmente excelente!
Faz um vídeo sobre um artigo do hoaiss que saiu na playboy, sobre a origem dos nomes da partes íntimas.
melhor propaganda da insider
"Gallagher explains pronunciation."
Depois que eu vi esse vídeo eu assumi q não existia nenhum critério para pronúncia a escreve em inglês e vc só precisa saber todas palavras.
Mas nós temos um gênio Brasileiro q pode explicar isso.
Deixando o like pela melhor propaganda da Insider que já assisti. Seu conteúdo é maravilhoso ❤
Muito obrigado!
Seria legal se voce fisseze um vídeo sobre se uma pessoa pode mudar de sotaque se for para outro estado e morar lá por muito tempo , ou se sempre ficam resquícios do sotaque original.
Salve, camarada. Que coincidência. Nesses dias eu estava penando se vc fizesse um vídeo com esse nome.
Faz um vídeo ensinando como aprender mais rápido algum idioma, no caso, como estudar da forma correta. Atualmente estou aprendendo inglês, espanhol, italiano e catalão. Futuramente quero aprender latim, grego e russo.
Ótimo vídeo! E ótima propaganda! A Insider nunca teve um anúncio tão culto! 😅 Tenho algumas camisetas e posso atestar que os produtos são de ótima qualidade - compatível com o canal!
Muito obrigado kkkk
Abraço!
Interessante isso do J espanhol, aquí no interior do Ceará isso também aconteceu tanto que o nome "Joaquim" é pronúnciado no dia-a-dia como "raquim" e eles eliminam esse "o" outros como rente rumento
Estou radiante por ter descoberto este canal incrível! Apesar de não ser da área, sempre fui fascinada por estudar idiomas, onomástica e etimologia.
Estava aguardando ansiosamente por um vídeo novo!
Gostei de tudo. Obrigado pelo vídeo!
Fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo comentário!
Um dos melhores canais do RUclips ! 😍
Muito obrigado!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk brabo de mais, eu e minha esposa rimos muito na hora da insider
Fico feliz que tenham gostado haha
no coreano existe alguma influência dos nomes ocidentais? nomes como Lee, Park, Jung, Chan, Min, a primeira vista não parece ter relação com o tipo de nome que usamos aqui nas línguas com origem europeia
Parabéns professor, sempre nos surpreendendo com seus maravilhosos vídeos, que Deus continue abençoando muitíssimo sua vida...
Muito obrigado, Marcelo!
Assisti o video sobre o nome Tiago e o do nome guilherme e gostei bastante, pq sempre tive essa dúvida, esse video tbm foi bem interessante.
Fico feliz que tenha gostado. Abraço!
Muito bom parabéns
Rapaz, no vídeo anterior disse que estava sem dormir desde ontem. Ia dormir, mas vi que Ivan é João. Não resisti, estou desmaiando😂. Nós portugueses dizemos "Lisboua, cidade boua" na brincadeira.
Sinto muito por estar atrapalhando o seu sono hahaha
Muuuuito bom! Eu adoro esse tipo de vídeo! Muito obrigado.
Fico feliz que tenha gostado!
Esse vídeo é um entretenimento melhor do que 95% do que tem naninternet hoje. Ou talvez eu só curta demais falar outros idiomas 😂
Interessante a demonstração da evolução sonora da formação das palavras. É um processo natural e gradual. Não é o "pseudo neutro" quisto por alguns de forma arbitrária.
quem garante que o pronome neutro não vire natural gradualmente em um futuro distante? Ninguem aqui tem bola de cristal
Tava pensando em perguntar algo parecido com o assunto:
Como surgiu essa diferença sonora do G em português
Ga
Ge, Gue
Gi, Gui
Go
Gu
Vou anotar aqui para fazer um vídeo sobre isso.
Que trabalho maravilhoso ❤ obrigado. Sucessos
Que canal top, estou maratonando e compartilhando. Tem algum vídeo sobre línguas artificiais? tipo esperanto, elfica e tals?
Tenho, sim! Aqui está o link: ruclips.net/video/u0Vl0ns7hl4/видео.html
Obrigado pelo comentário! Fico feliz que esteja gostando do canal. Abraço!
Parabéns pelo patrocínio mano 💪
Obrigado!
Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns já quero roupas da insider ❤
Muito obrigado pelo comentário!
Se for comprar, não se esqueça de acessar o site pelo link: www.insiderstore.com.br/Glossonauta
E também se lembre de usar o cupom GLOSSONAUTA12 pra ter 12% de desconto.
Abraço! Obrigado mais uma vez :)
Saberia dizer sobre o nome Sean? Um colega Irlandês disse que Sean seria John em gaélico, assim como Seamus seria Thiago. Parabéns pelos seus vídeos.
Parabéns!!! Tenho aprendido muito com seus vídeos!!!!
Meu tema favorito dos seus vídeos, a origem dos nomes, amooooo
Onde podemos aprender o alfabeto fonético universal?
E a origem das palavras e os seus significados?
Video PERFEITO, só uma coisa que dá uma agonia: você não olha pra câmera, kkkkkkk.
Muito obrigado pelo comentário!
Sobre a direção do meu olhar: Nos vídeos antigos, eu olhava diretamente para a câmera. Infelizmente, isso me cansava um pouco, me dava uma "sobrecarga", o que me desmotivava um pouco para fazer novos vídeos.
Nos meus vídeos mais recentes, decidi não me preocupar mais com isso e gravar duma forma que fosse confortável pra mim.
Abraço!
@@glossonauta Totalmente compreensível 👍🏻
Também Hans em alemão. Ótimo vídeo.
Verdade. Nesse caso, tínhamos "Johannes", que mudou para "Johans" e, depois, perdeu a primeira sílaba, dando-nos "Hans".
Amo cada vídeo! Muito bom!!!👏👏👏👏
Agora quando alguém disser que não vai por o nome de João no filho e sim Giovanni pq acha mais chique, eu vou rir 😅
Por favor, vc poderia fazer um vídeo sobre a construção da língua esperanto 🙏
Olá! Tudo bem? Esse não é um assunto que me interesse muito. A minha área são as línguas naturais, a linguística histórica e o estudo das mudanças dos idiomas naturais com o passar do tempo.
Isso não se aplica ao esperanto por ser uma língua construída, criada por meio da união e de elementos de idiomas que passaram por diferentes evoluções, além de conter elementos novos, criados especificamente para o esperanto pelo seu autor.
O que mais me fascina nos idiomas não está presente no esperanto, por isso não está na minha área de interesse.
Ainda assim, já fiz um vídeo em que falo um pouco sobre as línguas construídas e comento sobre o esperanto:
ruclips.net/video/u0Vl0ns7hl4/видео.html
Abraço!
Fenomenal!! 👏👏👏
Você consegue fazer um vídeo ensinando a pronúncia correta de todos os fonemas do latim? De maneira que, qualquer pessoa que decorar as pronúncias, possa ler textos em latim mesmo sem saber o que as palavras significam.
Poderia, sim. É uma ideia interessante. Vou anotar a sugestão.