Baita professor, o que seria de mim sem esse canal, minha Classic 500 2020 será bem cuidada graças ao seu ensinamento, eu faria um curso de mecânica com o senhor com certeza! Mtt obrigado pelo conhecimento.
Ah, foi só a "veia de marceneiro", graças a meu finado avô. Fiz com madeiras que tinha em casa, peroba e restos de pallet. Aproveitei o suporte do banco de garupa. Ficou bem funcional a "carroceria"... 👍🏻
Grande Cominato! Rapaz, fui tentar fazer esse serviço mas esbarrei na porca mais dura que já me deparei em toda a minha vida. Me refiro à primeira, de 24mm. Quando começou a girar, com muita dificuldade, notei que o eixo todo girava junto. Aí esbarrei no outro problema, que vc mencionou, que foi arrumar um bastão forte que entre no furo da outra extremidade. Enfim... o que parecia um serviço simples e que gosto de fazer virou um desafio. Vou tentar novamente e depois posto aqui contando se consegui ou se tive que pedir "ajuda aos universitários". Vale destacar que eu fiz uso de WD para tentar desengripar, mas nada feito também. Grande abraço!
Amigo, na 1a. vez que fui ajustar quebrei a ferramenta, a porca estava com trava química... Talvez seja esse o caso, na minha moto até a porca do filtro de ar estava travada com "loctite" ou similar... Experimente aquecer uma ferramenta e encostar na porca, deve ajudar. 👍🏻
@@josealvesdearaujo1833 O ABS da RE C500 não desliga. Na verdade, o ABS só atrapalha na terra em atividades de alto desempenho/velocidade e com piloto preparado. Travar rodas da moto sem habilidade pra isso pode perder o equilíbrio e o controle. Em "modo passeio", basta se antecipar nas frenagens.
Mais uma excelente vídeo-aula, Fernando! Ótimas Dicas & Truques durante a explicação. Não deixe de pedir o patrocínio da "Pratt & Whitney Canada do Brasil Ltda"!!! :-) Super abraço
muito obrigado pelos videos, sao muito uteis . Gostaria de saber cual e o pase da corrente, a da minha moto deformo y nao sei si e 530, 520 ou 525 a original da classic 500 efi Euro 4, com abs. Desde ja muito obrigado
Boa noite amigo, estou com a dúvida se poderíamos verificar a equalização entre os ajustes de aperto da porca do lado direito e esquerdo pela distância do final da rosca até a contra-porca de ambos os lados. O que achas? Abraço.
Eu tenho usado sprays chain lube, normalmente da Motul, mas tem outras marcas, com bons resultados, já que rodei quase 30 mil km e a relação ainda está na metade da regulagem. Abs!
Maravilha! Deixa eu te explorar mais um pouquinho...eu ouço um ruído no motor vindo ali da vela de ignição como se fosse da centelha da vela. Já me disseram que é normal pela característica do motor. O tal ruído é permanente. A sua Classic também faz tal ruído? É metálico como um tec-tec. Grande abraço!
Amigo; a tensão da corrente não deveria ser a mesma em todos os pontos? A minha também quando giro a roda existe pontos que fica mais apertado que em outros.. Obrigado pela ajuda.
Na corrente nova, sim. Ocorre que, com o uso, os elos não dilatam de forma assim tão homogênea, e os roletes também passam a ter atrito e "deformação", podem também ficar meio travados. Troquei recentemente a relação da minha C500 com 30 mil km, apesar de ter ainda regulagem pra ajustar, alguns elos da corrente estavam "enroscando" e dava muita diferença conforme o ponto que se media a folga. Espero ter esclarecido, abs. 👍🏻
Estou na mesma situação, moto nova, 200km e quando faço a regulagem no ponto mais frouxo da corrente, vejo que em outros pontos a corrente fica esticada com menos de 20mm. Tem algum problema essa tensão?
Fernando, 1 ano após ter feito comentários nesse vídeo volto para perguntar se vc já teve experiência com tensionador de corrente, desses que são presos na balança e têm uma mola com uma peça que provoca a tensão contínua na corrente. Tenho pensado em instalar na Classic e gostaria de saber sua opinião, caso tenha informações a respeito. Grande abraço!
Oi Douglas, a Classic 500 saiu de linha em 2021; ela foi lançada em 2010 na India (motor UCE e injeção) com freio traseiro a tambor, em 2017 passou a ser freio a disco traseiro com ABS. A nova Classic 350 à venda é freio a disco com ABS.
@@brazilvaronil É uma moto diferente, se vc busca encarar uma moto clássica é bacana, mas aconselho um test ride para sentir se é o que vc procura. Se comprar, fique à vontade para tirar as dúvidas, e bons ventos sempre!
Olá amigo, os ajustes dependem muito do uso (urbano, estrada, asfalto, terra etc) e da manutenção da corrente sempre bem lubrificada, tendo poucos ajustes enquanto ela é nova e ajustes mais frequentes quando ela já está bem usada. Pra dar uma idéia, troquei a relação dessa C500 com uns 30 mil km, no início pedia ajuste a cada 5 mil km, no fim da vida ajustava a cada 1 mil.
Cara, com você eu vou acabar virando Mecânico, maravilha de video; me tire uma pequena duvida: A Royal pode ser consederada leve? E para pessoas com MENOS de 1,70 m de altura ela pode ser alta? Brigadão, fica com Deus.
Antônio Carlos Matôso amigo, sou só "mechânico", mas essa moto inspira pela simplicidadee robustez do conjunto. Considero ela pesada pra uma 500cc, são 190kg, mas tem ótima ciclística, ótima nas curvas, inclusive vai muito bem na terra. O banco da Classic é mais alto que a Bullet, mas tem como trabalhar isso. Também tenho 1,70m e consigo apoiar os dois pés no chão com segurança. Abs frt!
Gostaria de compartilhar o que aconteceu com minha moto Royal Enfield Classic 500 ano 2017/2018: Em meados de junho/21 o freio traseiro começou a fazer um barulho muito alto (do tipo quando as lonas estão vibrando dentro do tambor, muito comum de acontecer em ônibus). Deixei na Concessionária da marca aqui em BH, aproveitando para fazer a revisão de 9 mil Km. Me devolveram no mesmo dia dizendo que estava tudo certo. No dia 25/07/21, sete dias depois que a moto saiu da concessionária, numa reta, a uns 60km/h, a roda traseira simplesmente travou, arrastando o pneu por uns 15 metros. Por muita sorte não caí. O parafuso inferior que fixa a roda na balança simplesmente quebrou com a travada da roda, de tão forte que foi. Para fazer a moto andar novamente, tive que soltar a porca que regula o freio, permitindo que a roda traseira voltasse a girar. Indignado, voltei à concessionária. Depois de muitos telefonemas, promessas...etc, me chamaram na concessionária no dia 21/07/21 e explicaram o seguinte: "O tambor da sua moto tem um defeito de fábrica, mas o fabricante não realizou o Recall dessa peça. Trocamos o tambor por um aperfeiçoado, modificado pela fábrica, mas teremos que trocar a balança da suspensão, pois ela empenou, ao custo de R$900,00". Quando ouvi isso, fiquei perplexo. É inacreditável que um fabricante, sabendo da existência de um defeito NOS FREIOS, não tenha feito nada, não substituiu a peça em todas as motos. Foi por muita sorte que não sofri um acidente sério. Obviamente não aceitei arcar com o custo da balança, pois o dano foi causado, primeiro, pelo defeito pré-existente, e segundo, por culpa da concessionária, pois da primeira vez que estive lá, nada fez diante da minha reclamação de que havia um problema. E mais, a concessionária só descobriu que existe esse defeito no freio ao ligar para São Paulo, pois até então não conseguia entender como o freio havia travado daquele jeito sem sequer ter sido acionado. Me mostram o tambor que haviam retirado da moto. Ele simplesmente entortou. Prometeram me devolver a moto amanhã, 24/07/21, mas com um conserto paliativo na balança, pois estão aguardando se a fábrica irá ou não estender a garantia, arcando com o custo da nova balança de suspensão. Considero muito grave esse tipo de defeito, e muito mais grave ainda a incompetência da concessionária em não corrigir o problema quando levei a moto lá da primeira vez. Os proprietários desse modelo devem ser alertados!!! Caso queiram maiores detalhes estou à disposição.
@@martinhodfranco olá, sou Adm em um grupo do FB "Bullet/Classic Mecânica", compartilhei seu caso e foi comentado que houve caso anterior, com troca de todos os componentes em garantia, inclusive a balança traseira. Vou deixar link desse Grupo para vc pegar mais detalhes com aquele proprietário.
@@cominatogarage não tenho Facebook, mas agradeço. Peguei a moto no sábado. A explicação deles: o parafuso que fixa o tambor na balança, impedindo que o tambor movimente, quebrou, aí o tambor girou acionando o freio. Resultado: tambor e balança empenaram. O tambor foi trocado por uma versão atualizada, a balança foi desempenada, mas onde o parafuso é fixado ficou "alargado". A saída foi colocar uma arruela maior e mais grossa, senão o parafuso correria o risco de não fixar corretamente. Estou aguardando a fábrica responder se vai ou não trocar a balança em garantia. Me cobraram R$300,00 pelo novo tambor, e isentaram a mão de obra. Sem falar nos R330,00 que havia pago na revisão e não arrumaram o freio como deveriam.
Obrigado. Foi muito útil 😊
Vamos a poner en práctica lo aprendido hoy gracias
Baita professor, o que seria de mim sem esse canal, minha Classic 500 2020 será bem cuidada graças ao seu ensinamento, eu faria um curso de mecânica com o senhor com certeza! Mtt obrigado pelo conhecimento.
Fico feliz pelo conteúdo do canal ser útil, forte abraço & bons ventos!
Ótimo!Mais uma veza parabéns e obrigado pelo conteúdo.Grato.
Abç frt & bons ventos!
Excelente vídeo.
Top vou trocar o pião original para 19 dentes, vou desmontar nas férias
Faz um vídeo sobre esse bagageiro de madeira. Muito show!
Ah, foi só a "veia de marceneiro", graças a meu finado avô. Fiz com madeiras que tinha em casa, peroba e restos de pallet. Aproveitei o suporte do banco de garupa. Ficou bem funcional a "carroceria"... 👍🏻
@@cominatogarage funcional e bonito. Combinou com a moto!
Muito massa o "bagageiro de madeira". Me inspirou.
Grande Cominato! Rapaz, fui tentar fazer esse serviço mas esbarrei na porca mais dura que já me deparei em toda a minha vida. Me refiro à primeira, de 24mm. Quando começou a girar, com muita dificuldade, notei que o eixo todo girava junto. Aí esbarrei no outro problema, que vc mencionou, que foi arrumar um bastão forte que entre no furo da outra extremidade. Enfim... o que parecia um serviço simples e que gosto de fazer virou um desafio. Vou tentar novamente e depois posto aqui contando se consegui ou se tive que pedir "ajuda aos universitários". Vale destacar que eu fiz uso de WD para tentar desengripar, mas nada feito também. Grande abraço!
Amigo, na 1a. vez que fui ajustar quebrei a ferramenta, a porca estava com trava química... Talvez seja esse o caso, na minha moto até a porca do filtro de ar estava travada com "loctite" ou similar... Experimente aquecer uma ferramenta e encostar na porca, deve ajudar. 👍🏻
@@cominatogarage É bem possível mesmo! Mais uma grande dica. Vou tentar. Muito obrigado e grande abraço!
Ótima aula do Fernando, mais uma bela dica para os proprietários de Royal q não podem ir a concessionária devido a distância, forte abraço
Muchas gracias por tus videos.
Me ayudan mucho con mi battle green.
Un saludo.
Saludo amigo, me alegro de poder ayudarte!
Boa dica Fernando. Fiz uso dela hoje.
Fico feliz em ajudar, abs!
@@cominatogarage Nas viagens em estrada de chão, tu desligas o abs?
@@josealvesdearaujo1833 O ABS da RE C500 não desliga. Na verdade, o ABS só atrapalha na terra em atividades de alto desempenho/velocidade e com piloto preparado. Travar rodas da moto sem habilidade pra isso pode perder o equilíbrio e o controle. Em "modo passeio", basta se antecipar nas frenagens.
Boa Fernando! Mais um belo vídeo para a playlist de faça vc msm sua revisão na ROYAL ENFIELD ✌👍🏍💨 Show valeu amigo! Abraços
Mais uma excelente vídeo-aula, Fernando! Ótimas Dicas & Truques durante a explicação.
Não deixe de pedir o patrocínio da "Pratt & Whitney Canada do Brasil Ltda"!!! :-) Super abraço
Guilherme Moto Relax Valeu amigo! Quanto ao patrocínio, já estou comprometido com a Guilherme Moto Relax Corporation...🤣 Abs frt!
KKkkk! Nosso contrato envolve só manter e propagar a inigualável amizade Royal! Não tem melhor negócio! Hehehe Abração!
Ótimo Fernando, mais uma vez nos ajudando muito. Grato.
Obrigado Cominato, excelente vídeo do ajuste da transmissão.
Parabéns.
Abraço.
muito obrigado pelos videos, sao muito uteis . Gostaria de saber cual e o pase da corrente, a da minha moto deformo y nao sei si e 530, 520 ou 525 a original da classic 500 efi Euro 4, com abs. Desde ja muito obrigado
Não tenho certeza, estou usando coroa/corrente/pinhão comprados na oficina autorizada Royal Enfield...
Ótima dica irmão!!
Combinado por favor, qual é NR da chave para retirada do pião?👌🙏
@LAECE MOY amigo, achei a medida no manual Haynes das Bullet/Classic 500: 46mm (desculpe a demora, abraço!)
Boa noite amigo, estou com a dúvida se poderíamos verificar a equalização entre os ajustes de aperto da porca do lado direito e esquerdo pela distância do final da rosca até a contra-porca de ambos os lados. O que achas? Abraço.
Desculpe, não entendi.
Mais um ótimo vídeo! Aproveito para fazer uma pergunta: qual a sua "receita" para lubrificação da corrente? Muito obrigado!
Eu tenho usado sprays chain lube, normalmente da Motul, mas tem outras marcas, com bons resultados, já que rodei quase 30 mil km e a relação ainda está na metade da regulagem. Abs!
Maravilha! Deixa eu te explorar mais um pouquinho...eu ouço um ruído no motor vindo ali da vela de ignição como se fosse da centelha da vela. Já me disseram que é normal pela característica do motor. O tal ruído é permanente. A sua Classic também faz tal ruído? É metálico como um tec-tec. Grande abraço!
@@aloisiolemosviagenscomroya8938 o Tec-Tec é característico desse motor.
Obrigado! Abração!
Olá! Tenho mais uma pergunta para o amigo. Vc já experimentou vela de Iridium na Classic 500? O que acha dessa alternativa? Obrigado e grande abraço!
Amigo; a tensão da corrente não deveria ser a mesma em todos os pontos? A minha também quando giro a roda existe pontos que fica mais apertado que em outros.. Obrigado pela ajuda.
Na corrente nova, sim. Ocorre que, com o uso, os elos não dilatam de forma assim tão homogênea, e os roletes também passam a ter atrito e "deformação", podem também ficar meio travados. Troquei recentemente a relação da minha C500 com 30 mil km, apesar de ter ainda regulagem pra ajustar, alguns elos da corrente estavam "enroscando" e dava muita diferença conforme o ponto que se media a folga. Espero ter esclarecido, abs. 👍🏻
A minha mesmo sendo nova (600 km) está com essas diferenças! Obrigado pelos esclarecimentos, abçs.
Estou na mesma situação, moto nova, 200km e quando faço a regulagem no ponto mais frouxo da corrente, vejo que em outros pontos a corrente fica esticada com menos de 20mm. Tem algum problema essa tensão?
@@Leo026363 Agora com 3000 km verifiquei e a tensão está uniforme em todos os pontos.
Fernando, 1 ano após ter feito comentários nesse vídeo volto para perguntar se vc já teve experiência com tensionador de corrente, desses que são presos na balança e têm uma mola com uma peça que provoca a tensão contínua na corrente. Tenho pensado em instalar na Classic e gostaria de saber sua opinião, caso tenha informações a respeito. Grande abraço!
Oi Aloisio, não tenho informações sobre esse tensionador.
@@cominatogarage Ok meu amigo. Como é barato e acho que "mal não faz" talvez eu compre um para testar e depois conto aqui. Abraços!
Amigo , sabe informar se essa moto saiu de série com freio a disco traseiro ?
Oi Douglas, a Classic 500 saiu de linha em 2021; ela foi lançada em 2010 na India (motor UCE e injeção) com freio traseiro a tambor, em 2017 passou a ser freio a disco traseiro com ABS. A nova Classic 350 à venda é freio a disco com ABS.
@@cominatogarage show, tô de olho numa classic 500 2018 , o que acha ?
Sucesso
@@brazilvaronil É uma moto diferente, se vc busca encarar uma moto clássica é bacana, mas aconselho um test ride para sentir se é o que vc procura. Se comprar, fique à vontade para tirar as dúvidas, e bons ventos sempre!
@@cominatogarage ganhou um inscrito
Olá !!! Os ajustes são feitos após quantos km´s rodados ??? Abraço !!!
Olá amigo, os ajustes dependem muito do uso (urbano, estrada, asfalto, terra etc) e da manutenção da corrente sempre bem lubrificada, tendo poucos ajustes enquanto ela é nova e ajustes mais frequentes quando ela já está bem usada. Pra dar uma idéia, troquei a relação dessa C500 com uns 30 mil km, no início pedia ajuste a cada 5 mil km, no fim da vida ajustava a cada 1 mil.
Top de Demais!
Cara, com você eu vou acabar virando Mecânico, maravilha de video; me tire uma pequena duvida: A Royal pode ser consederada leve? E para pessoas com MENOS de 1,70 m de altura ela pode ser alta? Brigadão, fica com Deus.
Antônio Carlos Matôso amigo, sou só "mechânico", mas essa moto inspira pela simplicidadee robustez do conjunto. Considero ela pesada pra uma 500cc, são 190kg, mas tem ótima ciclística, ótima nas curvas, inclusive vai muito bem na terra. O banco da Classic é mais alto que a Bullet, mas tem como trabalhar isso. Também tenho 1,70m e consigo apoiar os dois pés no chão com segurança. Abs frt!
Cominato Roots Garage. Eu tenho apena 1,67m de altura por isso a pergunta. Mas ela e bem chamativa mesmo.
Antônio Carlos Matôso Fique à vontade, nós "gigantes" ficamos bem mais elegantes a bordo das clássicas! 🤣
Muito prolixo
Gostaria de compartilhar o que aconteceu com minha moto Royal Enfield Classic 500 ano 2017/2018: Em meados de junho/21 o freio traseiro começou a fazer um barulho muito alto (do tipo quando as lonas estão vibrando dentro do tambor, muito comum de acontecer em ônibus). Deixei na Concessionária da marca aqui em BH, aproveitando para fazer a revisão de 9 mil Km. Me devolveram no mesmo dia dizendo que estava tudo certo. No dia 25/07/21, sete dias depois que a moto saiu da concessionária, numa reta, a uns 60km/h, a roda traseira simplesmente travou, arrastando o pneu por uns 15 metros. Por muita sorte não caí. O parafuso inferior que fixa a roda na balança simplesmente quebrou com a travada da roda, de tão forte que foi. Para fazer a moto andar novamente, tive que soltar a porca que regula o freio, permitindo que a roda traseira voltasse a girar. Indignado, voltei à concessionária. Depois de muitos telefonemas, promessas...etc, me chamaram na concessionária no dia 21/07/21 e explicaram o seguinte: "O tambor da sua moto tem um defeito de fábrica, mas o fabricante não realizou o Recall dessa peça. Trocamos o tambor por um aperfeiçoado, modificado pela fábrica, mas teremos que trocar a balança da suspensão, pois ela empenou, ao custo de R$900,00". Quando ouvi isso, fiquei perplexo. É inacreditável que um fabricante, sabendo da existência de um defeito NOS FREIOS, não tenha feito nada, não substituiu a peça em todas as motos. Foi por muita sorte que não sofri um acidente sério.
Obviamente não aceitei arcar com o custo da balança, pois o dano foi causado, primeiro, pelo defeito pré-existente, e segundo, por culpa da concessionária, pois da primeira vez que estive lá, nada fez diante da minha reclamação de que havia um problema.
E mais, a concessionária só descobriu que existe esse defeito no freio ao ligar para São Paulo, pois até então não conseguia entender como o freio havia travado daquele jeito sem sequer ter sido acionado. Me mostram o tambor que haviam retirado da moto. Ele simplesmente entortou.
Prometeram me devolver a moto amanhã, 24/07/21, mas com um conserto paliativo na balança, pois estão aguardando se a fábrica irá ou não estender a garantia, arcando com o custo da nova balança de suspensão.
Considero muito grave esse tipo de defeito, e muito mais grave ainda a incompetência da concessionária em não corrigir o problema quando levei a moto lá da primeira vez. Os proprietários desse modelo devem ser alertados!!! Caso queiram maiores detalhes estou à disposição.
Obrigado por compartilhar! Ainda não tinha visto caso semelhante. Espero que seja resolvido da melhor maneira.
@@cominatogarage darei notícias amanhã quando for buscar a moto
@@martinhodfranco olá, sou Adm em um grupo do FB "Bullet/Classic Mecânica", compartilhei seu caso e foi comentado que houve caso anterior, com troca de todos os componentes em garantia, inclusive a balança traseira. Vou deixar link desse Grupo para vc pegar mais detalhes com aquele proprietário.
@@martinhodfranco facebook.com/groups/352865218679759/?ref=share
@@cominatogarage não tenho Facebook, mas agradeço. Peguei a moto no sábado. A explicação deles: o parafuso que fixa o tambor na balança, impedindo que o tambor movimente, quebrou, aí o tambor girou acionando o freio. Resultado: tambor e balança empenaram. O tambor foi trocado por uma versão atualizada, a balança foi desempenada, mas onde o parafuso é fixado ficou "alargado". A saída foi colocar uma arruela maior e mais grossa, senão o parafuso correria o risco de não fixar corretamente. Estou aguardando a fábrica responder se vai ou não trocar a balança em garantia. Me cobraram R$300,00 pelo novo tambor, e isentaram a mão de obra. Sem falar nos R330,00 que havia pago na revisão e não arrumaram o freio como deveriam.