Cássio, uma boa prática que vocês podem fazer, seria carregar o carro durante o dia, que você está gerando energia. Sei que geralmente o carro está fora de casa durante o dia, mas podem acostumar a carregar aos domingos, já que carrega uma vez por semana. Isso evita você enviar a energia pra Enel e depois consumir de volta. Reduz o custo de ICMS cobrado, não sei se em SP estão cobrando, mas aqui no Ceará faz diferença.
Sou leigo no assunto. Então uma duvida... Existe a possibilidade de consumir diretamente das placas sem enviar pra rede? Pq senão, não faria diferença quando se carrega o carro.
@@johnhebert3973 Quando você consome a energia durante o período de geração, você consome automaticamente a energia gerada. Caso você esteja consumindo mais do que gerando, você receberá energia da rede também. Caso esteja gerando mais que consumindo, o excedente será enviado. Não há necessidade de fazer esse gerenciamento manual. Mas o ponto é: quando você consome no período de geração, o medidor de consumo da concessionária de energia não computa esse consumo, pois foi sua própria energia gerada que foi consumida instantaneamente. Em alguns estados, não sei se é o caso de SP, a energia consumida da concessionária você paga o ICMS sobre o valor da transmissão. Além de em algumas cidades a iluminação pública ser cobrada baseada no valor de consumo de energia, fazendo esta boa prática você também irá reduzir a iluminação pública, caso seja dessa forma na sua cidade(a maioria é).
Cássio, parabéns pela iniciativa de ter um elétrico e mostrar como funciona e os gastos. Uma coisa que vc pode fazer caso queira ter uma idéia de quanto o carro consome de luz da casa, é instalar um medidor de luz na ligação do walbox. Antes de chegar nele, vc instala o medidor. Tem medidores digitais pra vender...
Tenho um aqui em Curitiba, também ando cerca de 1000km/ mês. Tenho relógio na tomada do elétrico pq preciso repassar ao condomínio o valor gasto. Em média gastamos cerca de 150 reais de luz por mês com o carro.
Cara, com quem você instalou esse relógio? Tenho vontade de ter um elétrico, na minha garagem tem uma tomada, porém a dificuldade seria mensurar e repassar ao condomínio o valor gasto em energia. Sou de Curitiba também.
Cassio, muito obrigado por expor teu exemplo, pois sempre que pensamos em um veículo elétrico, os altos preços destes assustam… mas é muito importante fazermos essas contas (custo x beneficio), sem contar os benefícios ao meio ambiente.
Meu primeiro Volvo elétrico foi em dez 2021 e nem senti nada na conta até hj ...E quando eu tinha o S60 R T8 ele chegou a fazer 1200 km o tanque enchendo a mini bateria todo dia...
Ooo nobre mestre Cassio.. sou Eng Eletricista e trabalho em uma companhia de águas e saneamento e já tive passagens pelo setor comercial dela. Todos os grupos de faturamento tem um período em que a leitura deve ocorrer (normalmente 5 dias).. dependendo do dia em que normalmente é realizada a leitura, pode ser que seja em final de semana ou feriado, aí que dá a diferença normalmente.. e tbm não há o retorno em caso de não acesso ao medidor para realizar a leitura... Nesses casos é feito pela média e informado na fatura. Essa questão de fechar o faturamento de um mês sem ele ter terminado, é uma mera questão comercial para referência de faturamento, não está relacionado necessariamente ao consumo do mês fechado, justamente pelo enquadramento dos grupos de faturamento.
Falando em energia limpa, tem piloto brasileiro com dissonância cognitiva bastante elevada. Explico: Em entrevista neste canal defendeu energia limpa, na prática defende quem destrói o meio ambiente. Em relação à este vídeo, mais uma excelente contribuição do Cassio para boa informação.
Capaz se eu plugar esse volvo aí aqui na minha casa e do jeito que a enel aqui em GO é uma maravilha grande chances dele pegar fogo na garagem do jeito que sou azarado! Meu padrão tá dando pipoco no ramal de entrada desde as 7:00 até agora nem sinal da equipe kkkk !
Na minha empresa adquirimos uma empilhadeira elétrica é os benefícios são os mesmos que o senhor Cássio comentou economia e principalmente ambiente de trabalho limpo.
Tenho as placas faz 3 anos. Melhorei muito o conforto da casa com equipamentos eletricos. Chaleira, panela elétrica. Aproveito para economizar gás tb... Muito contente. Aguardando ansiosamente o carro elétrico baratear mais para poder colocar um na garagem...
eh mas e na hora de trocar essas placas.. duram 10 anos.. tem q fazer contas, pois a economia pode ser "imaginaria".. e no carro eletrico é uns 60% do custo total dele...
@@brunoaugusto9398 verdade amigo.. mas de carro sem condições.. a dos hibridos ai de 2011 já estão vencendo e o custo da troca do Fusion por exemplo é 60 mil reais e tá pegando muita gente de surpresa achando q são eternas no carro e do 100% eletrico então..kkk melhor jogar o carro no lixo.
@@gepetovovo2509 batteria de carro ibrido todo o dia faze ciclo de carga e descarga, e muito estresada!! Bateria carro eletrico como este aqui do vidio faz uma carga pra semana, ela dura muito mais.
@@droghettigiorgio 7 a 8 anos conforme especificação do fabricante.. não tem como correr, só ver o video do Cadu da Autowerk aonde o proprietário de uma BMW 2011 trocou a bateria hibrida e gastou 90k..
Esto sera o meu prossimo carro!! Pero P6. Ja esto gerando en media 200kwh a mais do meu consumo, com carro eletrico ficara certinho! Saludo Cassio, ottimo vidio.
1 - Com energia solar você não gasta só o que está na conta de energia, simplesmente. O que aparece na conta é o que você importou da concessionária, pois enquanto seu sistema está gerando energia e você está consumindo simultaneamente, não há importação. O único jeito de saber exatamente o consumo é através de equipamentos específicos ou somando a geração no período da conta (através de aplicativo do inversor) com o que ficou a mais ou a menos na fatura. 2 - Não há uma forma mais simples de fazer a medição do que vir até na casa e ler o relógio, até que deem um jeito de tudo ser online e funcionar a contento, é o que temos. Pelas regras atuais da Aneel o relógio deve ter acesso externo, portanto, em tese, não precisaria ter alguém em casa para realizar a leitura (embora o procedimento exato possa variar de região para região) 3 - Não se engane, os sistemas fotovoltaicos com armazenamento de energia só serão amplamente utilizados a partir do ano que vem devido a fatores econômicos, que virão com a vigoração da Lei n° 14.300, tornando viável esse tipo de sistema, caminho natural para viabilizar a operação das concessionárias, que deixarão de receber pela venda da energia, e reduzir a dependência de usinas mais caras (como a termoelétrica, por exemplo) durante o período que não tem sol. 4 - Não sei exatamente como funciona o carregador da Volvo, mas outras marcas oferecem um aplicativo que contabilizam o consumo de energia. 5 - 3-4 anos é um tempo de payback considerado bom para um investimento de baixo risco, e ainda tem os fatores que você citou: valorização do imóvel, imunidade aos aumentos da fatura, ambientais, entre outros. Dica: aumente seu sistema fotovoltaico ainda esse ano para economizar (bastante) dinheiro até 2045 😉
Iria comentar o mesmo de seu comentário sobre questão de geração e consumo instantaneo não ser contabilizado na fatura. uma forma é apurar também pelo aplicativo do sistema solar. Acredito que a menção de ter gerado 200KWH é muito abaixo da geração de fato.
Sobre a comparação de tempo de recarga tem o detalhe de que o PHEV tem o carregador interno limitado em 3.5kW e o BEV 7kW (mono/bi) ou 11kW trifasico. Dessa forma quando o BEV carregar pelo mesmo tempo ele vai ter carregado o dobro de energia pelo menos.
Para ter uma idéia bem precisa, existe um equipamento que você coloca na tomada e ele mede o que passa por ele. Uma recarga e já daria para saber exatamente quanto custa uma carga nele. Conversa com o Iberê do Manual do Mundo. Abraço!
Parabéns pelo Vídeo, Cássio, sempre bastante informação. Eu pensava que placas solares eram mais caras do que foi falado no vídeo, sem dúvidas é um bom investimento.
Em 5:01 o funcionário da Enel ou qualquer empresa de energia elétrica, caso não tenha NINGUÉM EM CASA para efetuar a leitura do relógio de luz, a conta será faturada PELA MÉDIA dos 12 DOZE meses anteriores. Caso, não ocorra a leitura por 3 três meses consecutivos, vossa alteza (consumidor) será convidado a ir a uma loja da cia elétrica pessoalmente e se explicar por qual motivo não ocorreu a leitura normal. Daí, iram te enxer o saco, e empurrar o relógio com uma ligação no padrão "novo" que o relógio é virado para a rua. De mão de obra e material do pedreiro, aqui em São Paulo na sapopemba fiz um orçamento, ficou no valor de 1.500 a 2.200 para fazer esta mudança do relógio no padrão novo. Referente a leitura, sim, poderá ser entre 22 até 37 dias corridos. Na conta de luz, consta a data da leitura. Poderá vir 7 sete dias antes ou depois da data que consta na conta de luz. Mas, geralmente, aqui na ZL de São Paulo, isso raramente ocorre.
Cássio, não sei se a informação que localizei sobre o carregador Wallbox é fidedigna, mas se for, segue abaixo o cálculo de consumo: 7000W (potência do Wallbox) x 6h (tempo que demora pra carregar) x 4 dias (visto que vocês carregam uma vez por semana, 4 vezes no mês) / 1000 (para converter de Wh para kWh). Através desse cálculo chegamos no valor de 168kWh.
Tudo blz Cássio Cortês e entusiastas, tenho uma dica para descobrir o número mágico do real consumo de qualquer aparelho ligado a tomada 👍 é conhecido como Wattímetro Digital!
Eu era o tipo de pessoa que virava a cara para carros elétricos, e hoje estou começando a entender que vale a pena, mesmo com restrições diferentes do convencional. Nunca toca a experiência de andar em um, mas imagino que deve ser muito diferente.
nao amigo.. depois verifica o custo que é pra trocar as baterias disso ai.. nos hibridos ai que já estão chegando a hora de trocar a parte da bateria é caro demais.. do Fusion na CSS é 60k.. BMW 540i eh 90k.. e tem até um video do Kadu que o proprietário mandou trocar, pois chegou a hora.. isso nos hibridos.. nos 100% eletrico.. vixe.. a conta é salgada.
@@gepetovovo2509 Mas não acha que isso num futuro teoricamente próximo, isso não pode vir a mudar? Como foi com as manutenções dos carros com injeção eletrônica? Vou procurar esse vídeo do Kadu.
@@LucasNascimento-gb4yt injeção eletrônica não vai lhe custar 90k né.. estamos falando de troca e não pq quebrou viu.. vê lá o da BMW que o rapaz comprou hibrida 2011.. o antigo dono trocou a bateria hibrida e pagou 90k... muitos ai não sabem disso e se confundem com a bateria normal.. e está todo mundo alertando desses eletricos ai.. que no brasil o uso será severo igual é com celular, ou seja, descartável.
@@LucasNascimento-gb4yt VOLVO DA GARANTIA VITALICIA DAS BATERIAS, ISSO JÁ MUDOU. E OUTRA DURAM MUITO AS BATERIAS ! O PRESENTE JÁ É O ELETRICO , ISSO NÃO VOLTA MAIS... VÁRIAS MONTADORAS JÁ PRODUZINDO APENAS 100% ELÉTRICO.
Fala Cássio, BlZ ? Parabéns pela matéria, muito top.. só uma informação importante aí, esse consumo e energia injetada que aparece na sua fatura não é valor total real, existe o consumo instantâneo (durante o dia a usina solar produz e tudo que é consumido instantaneamente não passa pelo medidor da concessionária) … então esses valores que aparecem já estão descontados o consumo instantâneo… uma prima maneira de você verificar isso e comparar o relatório de produção do seu APP da usina com a fatura da concessionária, vai ver que no seu APP a produção é bem maior.
Fora o custo ainda alto do veículo (que tende a descer com os anos),seguro e etc, a conta bateu e muito bem. Não sei se em diferentes regiões do país seria nessa mesma faixa,se com maior permanência em casa também, mas foi uma dúvida sanada. 👏🏼👍🏼
carregamento a noite ou durante o dia? isso muda a quantidade injetada na rede, e consequentemente a quantidade consumida. se carregar de dia. será usado menos a rede e consequentemente pagará menos impostos sobre a energia consumida e injetada
Opa Cássio tem que levar em consideração o auto-consumo de energia do seu sistema solar que não é contabilizado na conta de energia. A conta mais correta a se fazer é calcular as quantidades de vezes que carregou o carro x a carga da bateria do seu carro que acredito que seja 60kwh por carga completa. Um forte abraço
o meu é igualzinho o teu, até as rodas e cor, só coloquei um jogo de aro 18, p garantir que não corte pneu nos buracos, eu tinha uma trailblazer diesel, onde eu gastava R$3mil com o CX40 eu diminuí para R$1000 se eu carregar em casa, no trabalho cai mais ainda, a energia custa em torno R$0,40 e ainda não tenho placas, em viagem custa um pouco mais se eu carregar em posto de recarga rápida, porem em hotéis é grátis, só preciso de um com mais autonomia, a media 300km é pouco, mas te digo q vale a pena, eu não volto mais para a combustão, eu gostei da ideia de usar as baterias de carros para uso residencial, se tiver alguma matéria sobre essa adaptação, compartilha conosco, tenho interesse, abraço forte
O maior problema do carro elétrico no Brasil ainda é o preço mas tem outra coisa importante que é a limitação de distância. Se por ventura vc precisar fazer uma viagem de 600/700 km fica complicado. Por volta de 350 km já tem que começar a pensar numa recarga e aí aparecem as dificuldades, por exemplo onde recarregar na estrada, o tempo gasto etc.
Eu, por exemplo, viajei de Jaraguá do Sul (SC) para Santa Maria (RS), um trajeto de quase 1.000 km e ao longo do trajeto havia 4 ou 5 carregadores de corrente contínua (os chamados carregadores rápidos).
@@AceNachos Pois é, a instalação desses carregadores rápidos é super necessária e vem crescendo nas regiões sul e sudeste mas há o risco de vc chegar para carregar e ter outro veículo já carregando. E além disso, quanto tempo vc teve que esperar para carregar pelo menos uns 80% da carga total?
@@elmanhaes Na primeira recarga não esperei nada (dormi enquanto o carro carregava, pois já era noite). Na segunda recarga, almocei e tomei um café enquanto a bateria também se recuperava. Mas eu acho que se a questão é tempo de viagem, sugiro o avião que é bem mais rápido e seguro que um automóvel. Mas polui mais e é muito mais barulhento. Cada um tem que pesar o que valoriza mais. No meu caso silêncio, desempenho, IPVA grátis e uma ajudinha contra a política sonora e de gases, prevaleceu.
Lá vai um comentário de um engenheiro eletricista então 😂: é uma conta com infinitas variáveis, ainda mais se considerarmos a regeneração da bateria e sob qual regime o carro andou nesse tempo. Agora, há uma possibilidade de realizar a medição da potência consumida especificamente pelo Wallbox usando um wattímetro caso queira. Seria uma análise um pouco mais científica. Talvez até exista algum app da volvo que mostre que consumo específico do carregador, como existe o LG thinq para alguns equipamentos. Sobre daqui a um tempo as casas terem suas próprias gerações, infelizmente estamos caminhando para o caminho oposto. A partir de janeiro, para as novas instalações, haverá uma tributação sobre a energia que é injetada na rede. Hoje se paga o ICMS, e, a partir de janeiro, pagará uma espécie de “pedágio” da rede de distribuição. Isso desestimula a instalação de mecanismos de geração própria. Ou seja, quanto mais gerarmos, mais pagaremos (que contradição!).
O que começará a ser pago é o fator da rede de distribuição, que vc usa para poder tornar possível o seu excedente ser utilizado pela distribuidora. Há ainda os outros dois fatores geração (que é o que as placas fazem) e transmissão (tirar a energia produzida na fonte e transmiti-la a alta tensão).
Não existe mais duvidas Quanto a esses novo's carros um Corolla hibrid fazendo autonomia de 1.0 na Estrada dentro da cidade pra mim isso é um Passo a frente conheço motorista de Uber que trocou seu Onix por um eletrico jac e a ecomonia é absurda muito diferente de andar num carro a combustão normal
Cara eu gosto muito da ideia do consumo e da economia. Entendo o lado do cheiro e do som da combustão, mas como sou da área da tecnologia sei que a evolução dos Elétricos quando a galera pegar a mão teremos muitas novidades interessantes! E fora que já vi os Teslas em provas de arrancada no Brasil e sei que são divertidos SIM hahaha.
Tenho um híbrido 2014 com 140 mil km, essa semana ele deu defeito e tive que trocar, o coxin do motor, a bateria está ótima! Carro elétrico e híbrido só reclama quem não tem.
Existem medidores de consumo com assistente de voz, são baratos, custando uma ou duas dezenas de reais, e que poderiam ser conectados na entrada do seu wallbox, qualquer coisa me chame no privado que eu lhe indico os produtos.
Energia solar só vale a pena se for 'Off Grid' (fora da rede), caso contrário é entregar o ouro do investimento. Se alguém tiver opinião em contrário, comentem.
Tem alguns carros que medem o consumo de energia em km/kwh similar ao km/l dos carros a combustão, será q os carros da volvo não fazem essa mensuração? Assim poderíamos ter cálculos um pouco mais precisos
Fiquei assustado com minha conta de energia aqui em Cuiabá(ligo muito o ar condicionado sala), quando comparado com a sua. 500 reais em um ap de 70m2 com 2 pessoas.
Igor, o valor do kWh em Cuiabá é bem mais alto do aqui em São Paulo. Fiquei 6 meses aí em Cuiabá e me assustei com o valor da conta, aí fui ver o valor do kWh e veio a explicação.
Tenho o mesmo Volvo XC40 Recharge P8 (exceto pela cor, já que o meu é Glacier Silver Metallic) e gasto R$ 0,02 (dois centavos) por km rodado, tenho carregado desde sempre em shoppings com vagas para carros elétricos, geralmente em um shopping que fica convenientemente próximo da minha casa (apenas cerca de 300 metros) e só pago o estacionamento R$ 9,45 (normalmente custaria R$ 10,50, mas tenho desconto por conta de a minha seguradora ter uma espécie de convênio com esse estacionamento do shopping, faço questão de economizar até nisso hahaha). Ps.: sim, eu tenho um wallbox da Volvo que ganhei gratuitamente com o carro, já que meu pedido foi pouco antes de 31/12/2021 (recebi em abril, já que literalmente tive de esperar fabricar lá na Bélgica haha), mas nem vi necessidade de instalar ainda haha. Um dia quem sabe, quando existirem muitos elétricos para poucos pontos públicos de carregamento. #OFuturoÉElétrico
Sim, esse é outro ponto bastante interessante que não coloquei na conta: a disponibilidade de carregadores grátis. 1000 km dos 4 mil que rodamos até agora foram rodoviários, com carregamento grátis.
@@CassioCortes Exatamente, Cássio Cortes. Outro ponto que pode entrar como economia dos elétricos é no que diz respeito a IPVA. Aqui no meu estado cobram 3% da FIPE para carros com até 180 cavalos ou 4% se a potência for superior a esse número, mas, se ele for 100% elétrico, fica 100% livre de pagar o IPVA haha. Ou seja, só de IPVA foi uma economia de cerca de 16 mil reais nesse ano no meu caso. Tal vantagem vale todos os anos e por tempo indeterminado, acredito que vai demorar para modificarem a lei por aqui, já que a ideia é estimular a compra de carros elétricos pela população. Muito bom 👍
não e sempre que eletricos tem km menor rodado energia no brasil e cara . não so no br Vamos aos fatos O pessoal da What Car lá do Reino Unido, fez um estudo pegando dois carros elétricos com seus respectivos similares à combustão. Eles montaram um roteiro de quase 340 km (de Londres até Skelton, no norte da Inglaterra para saber qual versão vale mais a pena para o bolso do consumidor londrino. Os modelos escolhidos foram o elétrico Peugeot e-208 e a sua versão à combustão, o Peugeot 208 Puretech 130. Além do Peugeot, o outro carro que eles pegaram foi a BMW i4 M350 e a versão à gasolina foi o BMW Serie 4 Grand Coupé M440i. A surpreendente conclusão que o pessoal da revista encontrou foi que se locomover nesse trajeto específico saiu até 28% mais caro com um carro elétrico. Na real, o Peugeot e-208 se mostrou 28,4% mais caro que o seu irmão à combustão. Já no caso do BMW, a diferença de preço foi de quase 11%. O que o pessoal da revista ainda apontou é que essa diferença tenderia a ser maior! O que aconteceu é que o preço da gasolina, para os londrinos, já sofria os impactos da recessão europeia. O litro pago foi de € 2,29. Já o valor da energia elétrica dos carregadores rápidos utilizados ainda estão (estavam) com o tarifário de 2020. O preço do combustível eletricidade dependerá muito da localidade em que você se encontra. Um exemplo, trazendo para a nossa realidade, é comparar o preço do etanol. Em São Paulo, ele oscila entre R$ 2,89 e R$ 3,29, sendo que a média é R$ 3,091. Já em Fortaleza, o etanol oscila entre R$ 4,37 e R$ 5,56, sendo que a média é R$ 4,83, ou seja, 56% mais caro que o preço de São Paulo. Voltando para a Europa, em Portugal, por exemplo, o carro elétrico ainda é vantajoso para o consumidor português. E devemos levar em consideração que o foco do carro elétrico é que o carregamento seja feito na sua casa, não em postos de abastecimentos rápidos. Mas na Europa o cenário é de que essa diferença, como na Inglaterra, aumente cada vez mais, ou então que a vantagem da eletricidade sobre a gasolina diminua cada vez mais! Afinal de contas, a tendência por lá é a disparada (sem precedentes) dos preços de energia..
Cassio, mas em questão o valor agregado no carro elétrico X combustão um Kwid por ex.. o elétrico custa o dobro do flex... será que isso ainda é vantagem se eu usar o etanol que é renovável e praticamente não polui? e pra fazer uma viagem longa o carro elétrico não é vantagem pois usaria muito rápido a carga da bateria e pra carregar novamente demoraria muito. Minha opinião é a seguinte pra uso na cidade pequenos carros elétricos que o custo para compra é relativamente pequeno, e para uso de fim de semana e viagens um carro hibrido flex no etanol seria o ideal...
Carregando a bateria no máximo de 22kw é permitido sim carregar a bateria a 100% sem danificar a bateria. A partir de 50 kW si sim não é recomendado carregar até 100%
100 reais economizados pra um gasto de 3 mil reais significa um retorno de 3,33% ao mês, um ótimo negócio. Muito acima de qualquer investimento seguro.
estou fazendo alguns orçamentos pra um gasto mensal de 2 mil reais de luz e mesmo no financiamento mais agressivo o valor da parcela esta sendo perto custo da própria conta de energia elétrica, no longo prazo as placas solares estão se mostrando imbatíveis
Se for colocar msm, coloque esse ano, pois ano que vem a regra mida e novas instalações, a partir de janeiro/23, pagaram tarifas extras tornando "n tão vantajoso" o sistema on grid... Sistemas Híbridos serão o futuro...
Problema ainda é o valor do carro elétrico que é muito caro. Vi esses dias que a bateria do carro hibrido que é menor que de um carro totalmente elétrico custa uns 23 a 24 mil, imagina essa que é maior do elétrico, e levando em conta que a troca fica na casa dos 10 anos, em um carro a combustão gastando uns 300 por mes de combustivel levaria uns 7 anos para comprar uma bateria do hibrido, sem falar o preço do carro.
Acho q o país precisa criar meios de avançar na questão das motos elétricas e veículos comerciais. São os que mais fazem barulho e mais poluem. Legal o o consumo aí, será q não dá pra instalar um medidor de consumo no carregador do Volvo?
esquece brasil esta e focado nos bioconbustiveis como programa renova bio 2030 e conbustivel do futuro hvo que o diesel verde.principalmente pesados onde a eletrificação e carissima e inviavel pra carros imagina pesados claro que tem mais e gato pingado . foco do brasil e bioconbustivel
A conta não aumentou porque você mesmo já disse que usava o recharge majoritariamente no modo elétrico, então na pratica o aumento do consumo basicamente se manteve. Uma boa comparação seria com a época sem híbrido.
…que, no nosso caso, non ecziste, como digo no vídeo. Mas a conta de luz (até pelo que a galera diz nos comentários aqui) está bastante baixa considerando a característica do imóvel + elétrico na garagem.
Cassio, quanto gastou para instalar as placas solares e para instalar o carregador? Desculpe se você já disse isso antes e eu não vi. Não encontrei essa informação nos comentários.
Cássio, qto a questão dos impostos! É mais vantajoso? E viagens? Pois não há uniformidade qto aos impostos dos carros elétricos nos Estados e nem uma rede que você possa contar para fazer longas viagens (tem?), e ter pontos para recarga, vc acaba usando o elétrico mais na sua cidade, e comprar em Estados que lhe dão diminuição de IPVA, não compensa, estão muito caro. Ter por ter, e não ter alguma benefício e nem pontos de recarga, pra mim não compensa. Mas acho massa os elétricos!
Sobre viagem, veja o vídeo do nosso bate-volta Rio-SP aqui no canal. Sobre impostos, vários estados abatem ou isentam 100% do IPVA, o que em um carro de 400k é bastante coisa. Pesquise sobre o seu estado 👊🏽
1)Comparado a gasolina, compensa realmente? 2)Por enquanto priorizo os híbridos no lugar dos elétricos. Em reais, quantos você gastava por mês para carregar o híbrido? 3)A média é parecida para todas as marcas e modelos?
Fiz conta de padeiro aqui, colocando as despesas com revisão, documento, combustível e seguro. 10.000 reais por ano. Sendo que não terá a autonomia que o carro a combustão, o cara que compra esse carro vai usar uns 5 anos, então vai enconomizar em comparação a um híbrido, 50 mil em 5 anos, arredondado para cima. E ai? Vale a pena ter um carro elétrico?? E a revenda daqui a 5 anos??
O povo fala que pra recarregar um EV em casa demora 7 ou 8 ou 10 horas... Na verdade demora 10 segundos: 5 para plugar à noite e mais 5 para desplugar na manhã do dia seguinte.
Tem vídeo dele no canal fazendo essa viagem sem o mínimo esforço... Pro centro-oeste, norte, nordeste, e interiores no sudeste, ainda deve ser um grande complicador sim, mas no trecho Rio-Sp é tranquilo...
coloca mais placa pra pagar so o minimo moço, aqui em casa é gerado de 800 a 1200 killowat mes. Supre 1 casa e 2 comercios, pagando dois minimos que dao 200 reais mensais.
Fiz a pergunta antes de terminar o vídeo. Compensa mesmo o custo de 3500,00 para trazer isso pro seu lado. Muito bom o vídeo. Quero um carro elétrico em breve!
Muda né maifrendji, é a lei da física. Andar a 120 km/h exige mais energia do que a 60 km/h. A autonomia, como nos carros a combustão, é calculada em cima de um ciclo médio urbano/rodoviário padrão.
Cássio certa vez ouvi dizer que precisa de autorização da Enel para estalar um wallbox forte, pq precisa ter um transformador forte na rua... Isso é verdade ou é só instalar no 220volts e já era?
Os wallboxes mais potentes tem por volta de 22 kW e necessitam ligação trifásica para fornecer essa potência. A rede da concessionária pode ser mono, bi ou trifásica. Para saber basta olhar o poste na sua rua e ver no topo se tem 1, 2 ou três cabos. Se tiver 1 ou 2 cabos significa você deve ser alimentado em mono ou bifásico (isso está escrito na sua conta de luz) e não conseguirá obter 22 kW de um carregador trifásico. A concessionária precisará trazer mais um ou dois cabos e pode ser preciso trocar ou adicionar um transformador e isso será cobrado. Isso se fizer questão de 22 kW, ou por causa do tempo ou porque a bateria do carro é muito grande.
Minha filosofia sempre foi: se você vive com medo de assalto, está morando no lugar errado. Eu vivo em São Paulo; se vivesse com medo, mudaria de cidade ou de país.
Cássio, uma boa prática que vocês podem fazer, seria carregar o carro durante o dia, que você está gerando energia. Sei que geralmente o carro está fora de casa durante o dia, mas podem acostumar a carregar aos domingos, já que carrega uma vez por semana. Isso evita você enviar a energia pra Enel e depois consumir de volta. Reduz o custo de ICMS cobrado, não sei se em SP estão cobrando, mas aqui no Ceará faz diferença.
🙏👊🏽
Sou leigo no assunto. Então uma duvida... Existe a possibilidade de consumir diretamente das placas sem enviar pra rede? Pq senão, não faria diferença quando se carrega o carro.
Existe sim, no caso seria uma instalação off-grid, onde você armazena a energia gerada, porém aumenta muito o custo de um projeto de usina solar.
@@johnhebert3973 Quando você consome a energia durante o período de geração, você consome automaticamente a energia gerada. Caso você esteja consumindo mais do que gerando, você receberá energia da rede também. Caso esteja gerando mais que consumindo, o excedente será enviado. Não há necessidade de fazer esse gerenciamento manual.
Mas o ponto é: quando você consome no período de geração, o medidor de consumo da concessionária de energia não computa esse consumo, pois foi sua própria energia gerada que foi consumida instantaneamente. Em alguns estados, não sei se é o caso de SP, a energia consumida da concessionária você paga o ICMS sobre o valor da transmissão. Além de em algumas cidades a iluminação pública ser cobrada baseada no valor de consumo de energia, fazendo esta boa prática você também irá reduzir a iluminação pública, caso seja dessa forma na sua cidade(a maioria é).
@@johnhebert3973 se você fizer o sistema offgrid sim
Cássio, parabéns pela iniciativa de ter um elétrico e mostrar como funciona e os gastos. Uma coisa que vc pode fazer caso queira ter uma idéia de quanto o carro consome de luz da casa, é instalar um medidor de luz na ligação do walbox. Antes de chegar nele, vc instala o medidor. Tem medidores digitais pra vender...
👍
Cassio além de tudo é extremamente inteligente. Parabéns pelo sensacional canal ! ❤
Tenho um aqui em Curitiba, também ando cerca de 1000km/ mês. Tenho relógio na tomada do elétrico pq preciso repassar ao condomínio o valor gasto.
Em média gastamos cerca de 150 reais de luz por mês com o carro.
Possui as placas solares?
UM CARRO A GASOLINA PRA RODAR 1.000KM É UNS 500 REAIS NÉ.
@@joseantoniopernambucano.6137mais
Cara, com quem você instalou esse relógio? Tenho vontade de ter um elétrico, na minha garagem tem uma tomada, porém a dificuldade seria mensurar e repassar ao condomínio o valor gasto em energia. Sou de Curitiba também.
Cássio vc é fora da média , parabéns, chama o povo pra pensar sempre
🙏👊🏽
Cassio, muito obrigado por expor teu exemplo, pois sempre que pensamos em um veículo elétrico, os altos preços destes assustam… mas é muito importante fazermos essas contas (custo x beneficio), sem contar os benefícios ao meio ambiente.
Meu primeiro Volvo elétrico foi em dez 2021 e nem senti nada na conta até hj ...E quando eu tinha o S60 R T8 ele chegou a fazer 1200 km o tanque enchendo a mini bateria todo dia...
Excelente Cássio, fui para um híbrido, aqui no norte não temos essa facilidade dos elétricos, vamos acompanhando as cenas dos próximos capítulos...
Fora dos grandes centros do Sudeste e Sul ainda são, por enquanto, as melhores opções 👊🏽
Aqui a média por causa do frio ta 200kwh e pegando 120 conto. Zona sul de são Paulo, periferia.
Ooo nobre mestre Cassio.. sou Eng Eletricista e trabalho em uma companhia de águas e saneamento e já tive passagens pelo setor comercial dela. Todos os grupos de faturamento tem um período em que a leitura deve ocorrer (normalmente 5 dias).. dependendo do dia em que normalmente é realizada a leitura, pode ser que seja em final de semana ou feriado, aí que dá a diferença normalmente.. e tbm não há o retorno em caso de não acesso ao medidor para realizar a leitura... Nesses casos é feito pela média e informado na fatura. Essa questão de fechar o faturamento de um mês sem ele ter terminado, é uma mera questão comercial para referência de faturamento, não está relacionado necessariamente ao consumo do mês fechado, justamente pelo enquadramento dos grupos de faturamento.
Parabéns pelo vídeo Cássio! Como sempre: uma qualidade absurda no seu discurso. Você é fera!
🙏👊🏽
Falando em energia limpa, tem piloto brasileiro com dissonância cognitiva bastante elevada. Explico: Em entrevista neste canal defendeu energia limpa, na prática defende quem destrói o meio ambiente.
Em relação à este vídeo, mais uma excelente contribuição do Cassio para boa informação.
A coisa mais difícil para o ser humano fazer é dizer: “putz, errei” 🤷♂️
Baita conteúdo Cassio. Parabéns cara.
Capaz se eu plugar esse volvo aí aqui na minha casa e do jeito que a enel aqui em GO é uma maravilha grande chances dele pegar fogo na garagem do jeito que sou azarado! Meu padrão tá dando pipoco no ramal de entrada desde as 7:00 até agora nem sinal da equipe kkkk !
Tudo muito bem explicado, Big Cássio! Um abração!
Ótimo tutorial, mostrando que carro elétrico pode sim ser uma realidade para todos, com menor manutenção e ótima rentabilidade
Na minha empresa adquirimos uma empilhadeira elétrica é os benefícios são os mesmos que o senhor Cássio comentou economia e principalmente ambiente de trabalho limpo.
Eu ando muito por trabalhar bem longe de casa e mesmo assim gastei no maximo 700kwh no mês.
300kwh é da minha resistência.
Tenho as placas faz 3 anos. Melhorei muito o conforto da casa com equipamentos eletricos. Chaleira, panela elétrica. Aproveito para economizar gás tb... Muito contente. Aguardando ansiosamente o carro elétrico baratear mais para poder colocar um na garagem...
eh mas e na hora de trocar essas placas.. duram 10 anos.. tem q fazer contas, pois a economia pode ser "imaginaria".. e no carro eletrico é uns 60% do custo total dele...
@@gepetovovo2509 o que dura 10 anos é as baterias do carro elétrico, ele está falando das placas solares, essa placas dura geralmente mais de 25 anos
@@brunoaugusto9398 verdade amigo.. mas de carro sem condições.. a dos hibridos ai de 2011 já estão vencendo e o custo da troca do Fusion por exemplo é 60 mil reais e tá pegando muita gente de surpresa achando q são eternas no carro e do 100% eletrico então..kkk melhor jogar o carro no lixo.
@@gepetovovo2509 batteria de carro ibrido todo o dia faze ciclo de carga e descarga, e muito estresada!! Bateria carro eletrico como este aqui do vidio faz uma carga pra semana, ela dura muito mais.
@@droghettigiorgio 7 a 8 anos conforme especificação do fabricante.. não tem como correr, só ver o video do Cadu da Autowerk aonde o proprietário de uma BMW 2011 trocou a bateria hibrida e gastou 90k..
Esto sera o meu prossimo carro!! Pero P6. Ja esto gerando en media 200kwh a mais do meu consumo, com carro eletrico ficara certinho! Saludo Cassio, ottimo vidio.
1 - Com energia solar você não gasta só o que está na conta de energia, simplesmente. O que aparece na conta é o que você importou da concessionária, pois enquanto seu sistema está gerando energia e você está consumindo simultaneamente, não há importação. O único jeito de saber exatamente o consumo é através de equipamentos específicos ou somando a geração no período da conta (através de aplicativo do inversor) com o que ficou a mais ou a menos na fatura.
2 - Não há uma forma mais simples de fazer a medição do que vir até na casa e ler o relógio, até que deem um jeito de tudo ser online e funcionar a contento, é o que temos. Pelas regras atuais da Aneel o relógio deve ter acesso externo, portanto, em tese, não precisaria ter alguém em casa para realizar a leitura (embora o procedimento exato possa variar de região para região)
3 - Não se engane, os sistemas fotovoltaicos com armazenamento de energia só serão amplamente utilizados a partir do ano que vem devido a fatores econômicos, que virão com a vigoração da Lei n° 14.300, tornando viável esse tipo de sistema, caminho natural para viabilizar a operação das concessionárias, que deixarão de receber pela venda da energia, e reduzir a dependência de usinas mais caras (como a termoelétrica, por exemplo) durante o período que não tem sol.
4 - Não sei exatamente como funciona o carregador da Volvo, mas outras marcas oferecem um aplicativo que contabilizam o consumo de energia.
5 - 3-4 anos é um tempo de payback considerado bom para um investimento de baixo risco, e ainda tem os fatores que você citou: valorização do imóvel, imunidade aos aumentos da fatura, ambientais, entre outros.
Dica: aumente seu sistema fotovoltaico ainda esse ano para economizar (bastante) dinheiro até 2045 😉
Iria comentar o mesmo de seu comentário sobre questão de geração e consumo instantaneo não ser contabilizado na fatura. uma forma é apurar também pelo aplicativo do sistema solar. Acredito que a menção de ter gerado 200KWH é muito abaixo da geração de fato.
Tema muito legal principalmente pra quem pode cogitar ter um desse interessante mesmo
Sobre a comparação de tempo de recarga tem o detalhe de que o PHEV tem o carregador interno limitado em 3.5kW e o BEV 7kW (mono/bi) ou 11kW trifasico. Dessa forma quando o BEV carregar pelo mesmo tempo ele vai ter carregado o dobro de energia pelo menos.
👍👍
Parabéns cassio, bom para reflexão ótima matéria.
Para ter uma idéia bem precisa, existe um equipamento que você coloca na tomada e ele mede o que passa por ele. Uma recarga e já daria para saber exatamente quanto custa uma carga nele. Conversa com o Iberê do Manual do Mundo. Abraço!
Que legal hein Cássio, muito legal a sua experiência!
A casa com energia solar , É um carro 100% ELETRICO, É tudo de bom ,VALEU !!!! 👍🏼🙌👏👏👏👏🇧🇷
Parabéns pelo Vídeo, Cássio, sempre bastante informação. Eu pensava que placas solares eram mais caras do que foi falado no vídeo, sem dúvidas é um bom investimento.
Em 5:01 o funcionário da Enel ou qualquer empresa de energia elétrica, caso não tenha NINGUÉM EM CASA para efetuar a leitura do relógio de luz, a conta será faturada PELA MÉDIA dos 12 DOZE meses anteriores.
Caso, não ocorra a leitura por 3 três meses consecutivos, vossa alteza (consumidor) será convidado a ir a uma loja da cia elétrica pessoalmente e se explicar por qual motivo não ocorreu a leitura normal.
Daí, iram te enxer o saco, e empurrar o relógio com uma ligação no padrão "novo" que o relógio é virado para a rua.
De mão de obra e material do pedreiro, aqui em São Paulo na sapopemba fiz um orçamento, ficou no valor de 1.500 a 2.200 para fazer esta mudança do relógio no padrão novo.
Referente a leitura, sim, poderá ser entre 22 até 37 dias corridos. Na conta de luz, consta a data da leitura. Poderá vir 7 sete dias antes ou depois da data que consta na conta de luz. Mas, geralmente, aqui na ZL de São Paulo, isso raramente ocorre.
Cássio, não sei se a informação que localizei sobre o carregador Wallbox é fidedigna, mas se for, segue abaixo o cálculo de consumo:
7000W (potência do Wallbox) x 6h (tempo que demora pra carregar) x 4 dias (visto que vocês carregam uma vez por semana, 4 vezes no mês) / 1000 (para converter de Wh para kWh).
Através desse cálculo chegamos no valor de 168kWh.
mas quanto cabe no carro ?
Tudo blz Cássio Cortês e entusiastas, tenho uma dica para descobrir o número mágico do real consumo de qualquer aparelho ligado a tomada 👍 é conhecido como Wattímetro Digital!
Vídeo sensacional. Parabéns Cássio!
Eu era o tipo de pessoa que virava a cara para carros elétricos, e hoje estou começando a entender que vale a pena, mesmo com restrições diferentes do convencional. Nunca toca a experiência de andar em um, mas imagino que deve ser muito diferente.
nao amigo.. depois verifica o custo que é pra trocar as baterias disso ai.. nos hibridos ai que já estão chegando a hora de trocar a parte da bateria é caro demais.. do Fusion na CSS é 60k.. BMW 540i eh 90k.. e tem até um video do Kadu que o proprietário mandou trocar, pois chegou a hora.. isso nos hibridos.. nos 100% eletrico.. vixe.. a conta é salgada.
@@gepetovovo2509 Mas não acha que isso num futuro teoricamente próximo, isso não pode vir a mudar? Como foi com as manutenções dos carros com injeção eletrônica?
Vou procurar esse vídeo do Kadu.
@@LucasNascimento-gb4yt injeção eletrônica não vai lhe custar 90k né.. estamos falando de troca e não pq quebrou viu.. vê lá o da BMW que o rapaz comprou hibrida 2011.. o antigo dono trocou a bateria hibrida e pagou 90k... muitos ai não sabem disso e se confundem com a bateria normal.. e está todo mundo alertando desses eletricos ai.. que no brasil o uso será severo igual é com celular, ou seja, descartável.
e o lucas do carro chefe tb avisou disso ai do fusion hibrido.. "Carrão, mas se prepare na hora de trocar a bateria hibrida"
@@LucasNascimento-gb4yt VOLVO DA GARANTIA VITALICIA DAS BATERIAS, ISSO JÁ MUDOU. E OUTRA DURAM MUITO AS BATERIAS ! O PRESENTE JÁ É O ELETRICO , ISSO NÃO VOLTA MAIS... VÁRIAS MONTADORAS JÁ PRODUZINDO APENAS 100% ELÉTRICO.
Análise muito boa pretendo em breve ter meu elétrico
Parabéns pelo vídeo, esclareceu varias duvidas que eu tinha sobre o assunto.
Fala Cássio, BlZ ? Parabéns pela matéria, muito top.. só uma informação importante aí, esse consumo e energia injetada que aparece na sua fatura não é valor total real, existe o consumo instantâneo (durante o dia a usina solar produz e tudo que é consumido instantaneamente não passa pelo medidor da concessionária) … então esses valores que aparecem já estão descontados o consumo instantâneo… uma prima maneira de você verificar isso e comparar o relatório de produção do seu APP da usina com a fatura da concessionária, vai ver que no seu APP a produção é bem maior.
Top o vídeo, a minha ideia é ter placas solares em casa , É um carro 100% ELETRICO 🙌🙏👍🏼
Fora o custo ainda alto do veículo (que tende a descer com os anos),seguro e etc, a conta bateu e muito bem. Não sei se em diferentes regiões do país seria nessa mesma faixa,se com maior permanência em casa também, mas foi uma dúvida sanada. 👏🏼👍🏼
carregamento a noite ou durante o dia? isso muda a quantidade injetada na rede, e consequentemente a quantidade consumida.
se carregar de dia. será usado menos a rede e consequentemente pagará menos impostos sobre a energia consumida e injetada
Opa Cássio tem que levar em consideração o auto-consumo de energia do seu sistema solar que não é contabilizado na conta de energia. A conta mais correta a se fazer é calcular as quantidades de vezes que carregou o carro x a carga da bateria do seu carro que acredito que seja 60kwh por carga completa. Um forte abraço
o meu é igualzinho o teu, até as rodas e cor, só coloquei um jogo de aro 18, p garantir que não corte pneu nos buracos, eu tinha uma trailblazer diesel, onde eu gastava R$3mil com o CX40 eu diminuí para R$1000 se eu carregar em casa, no trabalho cai mais ainda, a energia custa em torno R$0,40 e ainda não tenho placas, em viagem custa um pouco mais se eu carregar em posto de recarga rápida, porem em hotéis é grátis, só preciso de um com mais autonomia, a media 300km é pouco, mas te digo q vale a pena, eu não volto mais para a combustão, eu gostei da ideia de usar as baterias de carros para uso residencial, se tiver alguma matéria sobre essa adaptação, compartilha conosco, tenho interesse, abraço forte
O maior problema do carro elétrico no Brasil ainda é o preço mas tem outra coisa importante que é a limitação de distância. Se por ventura vc precisar fazer uma viagem de 600/700 km fica complicado. Por volta de 350 km já tem que começar a pensar numa recarga e aí aparecem as dificuldades, por exemplo onde recarregar na estrada, o tempo gasto etc.
Eu, por exemplo, viajei de Jaraguá do Sul (SC) para Santa Maria (RS), um trajeto de quase 1.000 km e ao longo do trajeto havia 4 ou 5 carregadores de corrente contínua (os chamados carregadores rápidos).
@@AceNachos Pois é, a instalação desses carregadores rápidos é super necessária e vem crescendo nas regiões sul e sudeste mas há o risco de vc chegar para carregar e ter outro veículo já carregando. E além disso, quanto tempo vc teve que esperar para carregar pelo menos uns 80% da carga total?
@@elmanhaes Na primeira recarga não esperei nada (dormi enquanto o carro carregava, pois já era noite). Na segunda recarga, almocei e tomei um café enquanto a bateria também se recuperava. Mas eu acho que se a questão é tempo de viagem, sugiro o avião que é bem mais rápido e seguro que um automóvel. Mas polui mais e é muito mais barulhento. Cada um tem que pesar o que valoriza mais. No meu caso silêncio, desempenho, IPVA grátis e uma ajudinha contra a política sonora e de gases, prevaleceu.
Lá vai um comentário de um engenheiro eletricista então 😂: é uma conta com infinitas variáveis, ainda mais se considerarmos a regeneração da bateria e sob qual regime o carro andou nesse tempo. Agora, há uma possibilidade de realizar a medição da potência consumida especificamente pelo Wallbox usando um wattímetro caso queira. Seria uma análise um pouco mais científica. Talvez até exista algum app da volvo que mostre que consumo específico do carregador, como existe o LG thinq para alguns equipamentos. Sobre daqui a um tempo as casas terem suas próprias gerações, infelizmente estamos caminhando para o caminho oposto. A partir de janeiro, para as novas instalações, haverá uma tributação sobre a energia que é injetada na rede. Hoje se paga o ICMS, e, a partir de janeiro, pagará uma espécie de “pedágio” da rede de distribuição. Isso desestimula a instalação de mecanismos de geração própria. Ou seja, quanto mais gerarmos, mais pagaremos (que contradição!).
O que começará a ser pago é o fator da rede de distribuição, que vc usa para poder tornar possível o seu excedente ser utilizado pela distribuidora. Há ainda os outros dois fatores geração (que é o que as placas fazem) e transmissão (tirar a energia produzida na fonte e transmiti-la a alta tensão).
Não existe mais duvidas Quanto a esses novo's carros um Corolla hibrid fazendo autonomia de 1.0 na Estrada dentro da cidade pra mim isso é um Passo a frente conheço motorista de Uber que trocou seu Onix por um eletrico jac e a ecomonia é absurda muito diferente de andar num carro a combustão normal
Belos números Cassio, podemos instalar um medidor dedicado no wallbox para calcular a quantidade exata de energia gasta no carregamento.
Cara eu gosto muito da ideia do consumo e da economia.
Entendo o lado do cheiro e do som da combustão, mas como sou da área da tecnologia sei que a evolução dos Elétricos quando a galera pegar a mão teremos muitas novidades interessantes!
E fora que já vi os Teslas em provas de arrancada no Brasil e sei que são divertidos SIM hahaha.
Parabéns pela explicação
Bora por sistema solar !!! Grande abraço CC
Tenho um híbrido 2014 com 140 mil km, essa semana ele deu defeito e tive que trocar, o coxin do motor, a bateria está ótima! Carro elétrico e híbrido só reclama quem não tem.
até acrediro que seja bom mas já vi dono de elétrico se desfazendo pq não gostou
Muito bom 😊 Obrigado
Existem medidores de consumo com assistente de voz, são baratos, custando uma ou duas dezenas de reais, e que poderiam ser conectados na entrada do seu wallbox, qualquer coisa me chame no privado que eu lhe indico os produtos.
Energia solar só vale a pena se for 'Off Grid' (fora da rede), caso contrário é entregar o ouro do investimento. Se alguém tiver opinião em contrário, comentem.
Boa Cássio! Uma sugestão: Instalar medidor de kWh no circuito do carregador do carro, assim consegue saber exatamente o consumo 🙌🏽🙌🏽
Exato, e só calcular kwh é multiplicar pelo valor cobrador pela companhia.
Tem alguns carros que medem o consumo de energia em km/kwh similar ao km/l dos carros a combustão, será q os carros da volvo não fazem essa mensuração? Assim poderíamos ter cálculos um pouco mais precisos
Aconteceu mesma coisa com minha conta, vou precisar almentar a quantidade de placas com mais um inversor
Fiquei assustado com minha conta de energia aqui em Cuiabá(ligo muito o ar condicionado sala), quando comparado com a sua. 500 reais em um ap de 70m2 com 2 pessoas.
Ar-condicionado consome bastante msm
Igor, o valor do kWh em Cuiabá é bem mais alto do aqui em São Paulo. Fiquei 6 meses aí em Cuiabá e me assustei com o valor da conta, aí fui ver o valor do kWh e veio a explicação.
@@gasoares85 morava em SJC ate Mai, minha conta ficou quase 70% mais cara
Cássio, não aparece na conta de luz o que tu consome durante o dia(com sol). Para ter essa informação apenas pelo app do teu inversor.
Tenho o mesmo Volvo XC40 Recharge P8 (exceto pela cor, já que o meu é Glacier Silver Metallic) e gasto R$ 0,02 (dois centavos) por km rodado, tenho carregado desde sempre em shoppings com vagas para carros elétricos, geralmente em um shopping que fica convenientemente próximo da minha casa (apenas cerca de 300 metros) e só pago o estacionamento R$ 9,45 (normalmente custaria R$ 10,50, mas tenho desconto por conta de a minha seguradora ter uma espécie de convênio com esse estacionamento do shopping, faço questão de economizar até nisso hahaha).
Ps.: sim, eu tenho um wallbox da Volvo que ganhei gratuitamente com o carro, já que meu pedido foi pouco antes de 31/12/2021 (recebi em abril, já que literalmente tive de esperar fabricar lá na Bélgica haha), mas nem vi necessidade de instalar ainda haha. Um dia quem sabe, quando existirem muitos elétricos para poucos pontos públicos de carregamento.
#OFuturoÉElétrico
Sim, esse é outro ponto bastante interessante que não coloquei na conta: a disponibilidade de carregadores grátis. 1000 km dos 4 mil que rodamos até agora foram rodoviários, com carregamento grátis.
@@CassioCortes Exatamente, Cássio Cortes. Outro ponto que pode entrar como economia dos elétricos é no que diz respeito a IPVA. Aqui no meu estado cobram 3% da FIPE para carros com até 180 cavalos ou 4% se a potência for superior a esse número, mas, se ele for 100% elétrico, fica 100% livre de pagar o IPVA haha. Ou seja, só de IPVA foi uma economia de cerca de 16 mil reais nesse ano no meu caso. Tal vantagem vale todos os anos e por tempo indeterminado, acredito que vai demorar para modificarem a lei por aqui, já que a ideia é estimular a compra de carros elétricos pela população. Muito bom 👍
não e sempre que eletricos tem km menor rodado energia no brasil e cara . não so no br Vamos aos fatos
O pessoal da What Car lá do Reino Unido, fez um estudo pegando dois carros elétricos com seus respectivos similares à combustão. Eles montaram um roteiro de quase 340 km (de Londres até Skelton, no norte da Inglaterra para saber qual versão vale mais a pena para o bolso do consumidor londrino.
Os modelos escolhidos foram o elétrico Peugeot e-208 e a sua versão à combustão, o Peugeot 208 Puretech 130. Além do Peugeot, o outro carro que eles pegaram foi a BMW i4 M350 e a versão à gasolina foi o BMW Serie 4 Grand Coupé M440i.
A surpreendente conclusão que o pessoal da revista encontrou foi que se locomover nesse trajeto específico saiu até 28% mais caro com um carro elétrico.
Na real, o Peugeot e-208 se mostrou 28,4% mais caro que o seu irmão à combustão. Já no caso do BMW, a diferença de preço foi de quase 11%. O que o pessoal da revista ainda apontou é que essa diferença tenderia a ser maior! O que aconteceu é que o preço da gasolina, para os londrinos, já sofria os impactos da recessão europeia. O litro pago foi de € 2,29. Já o valor da energia elétrica dos carregadores rápidos utilizados ainda estão (estavam) com o tarifário de 2020.
O preço do combustível eletricidade dependerá muito da localidade em que você se encontra.
Um exemplo, trazendo para a nossa realidade, é comparar o preço do etanol. Em São Paulo, ele oscila entre R$ 2,89 e R$ 3,29, sendo que a média é R$ 3,091. Já em Fortaleza, o etanol oscila entre R$ 4,37 e R$ 5,56, sendo que a média é R$ 4,83, ou seja, 56% mais caro que o preço de São Paulo.
Voltando para a Europa, em Portugal, por exemplo, o carro elétrico ainda é vantajoso para o consumidor português.
E devemos levar em consideração que o foco do carro elétrico é que o carregamento seja feito na sua casa, não em postos de abastecimentos rápidos. Mas na Europa o cenário é de que essa diferença, como na Inglaterra, aumente cada vez mais, ou então que a vantagem da eletricidade sobre a gasolina diminua cada vez mais!
Afinal de contas, a tendência por lá é a disparada (sem precedentes) dos preços de energia..
Irmão, no RJ se você colocar um ar condicionado em casa a conta pula para uns 500 paus. A luz em Sampa é muito barata
SP tem muitos defeitos, mas tem uma qualidade: 800m de altitude e MUITO menos necessidade de ligar o ar 😁👊🏽
Cassio, mas em questão o valor agregado no carro elétrico X combustão um Kwid por ex.. o elétrico custa o dobro do flex... será que isso ainda é vantagem se eu usar o etanol que é renovável e praticamente não polui? e pra fazer uma viagem longa o carro elétrico não é vantagem pois usaria muito rápido a carga da bateria e pra carregar novamente demoraria muito.
Minha opinião é a seguinte pra uso na cidade pequenos carros elétricos que o custo para compra é relativamente pequeno, e para uso de fim de semana e viagens um carro hibrido flex no etanol seria o ideal...
Cássio, o ideal para medir o consumo do carro seria você medir quantos kw/h foram injetados em cada recarregamento.
Carregando a bateria no máximo de 22kw é permitido sim carregar a bateria a 100% sem danificar a bateria. A partir de 50 kW si sim não é recomendado carregar até 100%
100 reais economizados pra um gasto de 3 mil reais significa um retorno de 3,33% ao mês, um ótimo negócio. Muito acima de qualquer investimento seguro.
estou fazendo alguns orçamentos pra um gasto mensal de 2 mil reais de luz e mesmo no financiamento mais agressivo o valor da parcela esta sendo perto custo da própria conta de energia elétrica, no longo prazo as placas solares estão se mostrando imbatíveis
Se for colocar msm, coloque esse ano, pois ano que vem a regra mida e novas instalações, a partir de janeiro/23, pagaram tarifas extras tornando "n tão vantajoso" o sistema on grid... Sistemas Híbridos serão o futuro...
Problema ainda é o valor do carro elétrico que é muito caro. Vi esses dias que a bateria do carro hibrido que é menor que de um carro totalmente elétrico custa uns 23 a 24 mil, imagina essa que é maior do elétrico, e levando em conta que a troca fica na casa dos 10 anos, em um carro a combustão gastando uns 300 por mes de combustivel levaria uns 7 anos para comprar uma bateria do hibrido, sem falar o preço do carro.
Acho q o país precisa criar meios de avançar na questão das motos elétricas e veículos comerciais. São os que mais fazem barulho e mais poluem. Legal o o consumo aí, será q não dá pra instalar um medidor de consumo no carregador do Volvo?
#veremos
esquece brasil esta e focado nos bioconbustiveis como programa renova bio 2030 e conbustivel do futuro hvo que o diesel verde.principalmente pesados onde a eletrificação e carissima e inviavel pra carros imagina pesados claro que tem mais e gato pingado . foco do brasil e bioconbustivel
Não esqueçamos também das bandeiras de consumo. Creio que no verão terá maior noção.
Não venda o carro!!! 😀
A conta não aumentou porque você mesmo já disse que usava o recharge majoritariamente no modo elétrico, então na pratica o aumento do consumo basicamente se manteve. Uma boa comparação seria com a época sem híbrido.
…que, no nosso caso, non ecziste, como digo no vídeo. Mas a conta de luz (até pelo que a galera diz nos comentários aqui) está bastante baixa considerando a característica do imóvel + elétrico na garagem.
@@CassioCortes e com certeza não compara com o gasto que teria com gasolina 🤣🤣🤣
Ficou faltando falar sobre autonomia. E a tomada doméstica? Precisou usar ? Só funciona com aterramento M
Cassio, quanto gastou para instalar as placas solares e para instalar o carregador? Desculpe se você já disse isso antes e eu não vi. Não encontrei essa informação nos comentários.
Cássio, qto a questão dos impostos! É mais vantajoso? E viagens? Pois não há uniformidade qto aos impostos dos carros elétricos nos Estados e nem uma rede que você possa contar para fazer longas viagens (tem?), e ter pontos para recarga, vc acaba usando o elétrico mais na sua cidade, e comprar em Estados que lhe dão diminuição de IPVA, não compensa, estão muito caro. Ter por ter, e não ter alguma benefício e nem pontos de recarga, pra mim não compensa. Mas acho massa os elétricos!
Sobre viagem, veja o vídeo do nosso bate-volta Rio-SP aqui no canal. Sobre impostos, vários estados abatem ou isentam 100% do IPVA, o que em um carro de 400k é bastante coisa. Pesquise sobre o seu estado 👊🏽
Eu pensava que o wallbox da volvo tinha medidor de consumo via aplicativo
1)Comparado a gasolina, compensa realmente?
2)Por enquanto priorizo os híbridos no lugar dos elétricos. Em reais, quantos você gastava por mês para carregar o híbrido?
3)A média é parecida para todas as marcas e modelos?
Uma dúvida que eu tenho é o valor do seguro
Fiz conta de padeiro aqui, colocando as despesas com revisão, documento, combustível e seguro. 10.000 reais por ano. Sendo que não terá a autonomia que o carro a combustão, o cara que compra esse carro vai usar uns 5 anos, então vai enconomizar em comparação a um híbrido, 50 mil em 5 anos, arredondado para cima. E ai? Vale a pena ter um carro elétrico?? E a revenda daqui a 5 anos??
Contou o desconto/isenção de IPVA para os elétricos? 😉
Quantos painéis vc tem? E qual é a produção de cada?
O aparelho de parede da Volvo não tem esse recurso de registrar os KWh gastos no mês?
Coloca um reloginho no wall box...
Não daria pra colocar um medidor dentro de casa, só pra calcular isso?
Cássio, não seria mais fácil calcular quantos KWh são necessários para recarregar a bateria e dividir pela autonomia?
Seria, se eu não fosse de humanas 😁
Mas ai voce precisa sempre partir do 0% até 0 100% para usar como base o valor de recarga
E quanto morreu o investimento dos painéis?
Cássio, o equipamento de carregar ou o carro não tem uma parte onde diz o consumo mensal em Kwh?
O povo fala que pra recarregar um EV em casa demora 7 ou 8 ou 10 horas... Na verdade demora 10 segundos: 5 para plugar à noite e mais 5 para desplugar na manhã do dia seguinte.
👍
O problema do carro eletrico no Brasil são os pontos de carga. Como fazer uma viagem SP/RJ com um carro eletrico?
Tem vídeo dele no canal fazendo essa viagem sem o mínimo esforço... Pro centro-oeste, norte, nordeste, e interiores no sudeste, ainda deve ser um grande complicador sim, mas no trecho Rio-Sp é tranquilo...
@@felipeenuunes show, vou procurar
coloca mais placa pra pagar so o minimo moço, aqui em casa é gerado de 800 a 1200 killowat mes. Supre 1 casa e 2 comercios, pagando dois minimos que dao 200 reais mensais.
Cassio, seu Wallbox está ligado no modo trifásico? chegando a 11KWh?
Voce conseguiu a informação de quantos "ciclos" a bateria do xc40 dura ?
Preciso dessa informação e não encontro em lugar nenhum
Não vai encontrar. Não existe um número de ciclos pré-determinado pra nenhuma bateria, do celular ao carro elétrico 👊🏽
Complete sua demanda de Emergia Solar com minha empresa, faço preço diferenciado por um merchandising. Responde aí!
Acho que o volvo gasta menos energia que um liquidificador e uma batedeira ligado a o memo tempo.
mês com 32, 33 dias?
hahaha Achei que só eu usava chaveiro da Adenia
😁
Não seria legal adicionar mais placas para gerar mais kw/h?
Seria 👍
Fiz a pergunta antes de terminar o vídeo. Compensa mesmo o custo de 3500,00 para trazer isso pro seu lado. Muito bom o vídeo. Quero um carro elétrico em breve!
Uma dúvida que ainda não vi ninguém explicar, carro 100% elétrico ele vai consumir mais quando acelera mais? ou seja andar a 140 ou 90 km /h muda?
Muda né maifrendji, é a lei da física. Andar a 120 km/h exige mais energia do que a 60 km/h. A autonomia, como nos carros a combustão, é calculada em cima de um ciclo médio urbano/rodoviário padrão.
Cássio certa vez ouvi dizer que precisa de autorização da Enel para estalar um wallbox forte, pq precisa ter um transformador forte na rua... Isso é verdade ou é só instalar no 220volts e já era?
Precisa ter aterramento. Não precisa de autorização especial.
Os wallboxes mais potentes tem por volta de 22 kW e necessitam ligação trifásica para fornecer essa potência. A rede da concessionária pode ser mono, bi ou trifásica. Para saber basta olhar o poste na sua rua e ver no topo se tem 1, 2 ou três cabos. Se tiver 1 ou 2 cabos significa você deve ser alimentado em mono ou bifásico (isso está escrito na sua conta de luz) e não conseguirá obter 22 kW de um carregador trifásico. A concessionária precisará trazer mais um ou dois cabos e pode ser preciso trocar ou adicionar um transformador e isso será cobrado. Isso se fizer questão de 22 kW, ou por causa do tempo ou porque a bateria do carro é muito grande.
Cássio vc recomendaria um mini cooper elétrico ou um corolla Cross híbrido?
Recomendo os dois :)
@@CassioCortes tenho corolla Cross híbrido estava na dúvida se trocava ou não lk
Cassio, tudo joia? Tenho vontade de comprar uma, mas não queria blindar. XC40 Recharge Vs Medo de assalto etc... como vocês lidam com o assunto? Abs
Minha filosofia sempre foi: se você vive com medo de assalto, está morando no lugar errado. Eu vivo em São Paulo; se vivesse com medo, mudaria de cidade ou de país.
COLOCA NO SEGURO E ORA PRA DEUS GUARDAR.
Uma leve correção: o nome correto do profissional é "engenheiro eletricista" e não "elétrico" :)
Odeio ver esses videos. Agora to com vontade de comprar um desses.... HAHAHA 140reais/1000km convence MUUUUUUITO
Bom dia Cássio kkkk
gostei