Carlos Marighella vive em nossos corações ❤ e todos seus companheiros de luta que lutaram e lutam por um mundo mais justo, equitativo em toda terra ..Excelente documentário, muuuito obrigada mesmo , esclarecedor ...
Documentário incrível que não só conta a história de Carlos,mas também explora a luta dos comunistas no Brasil.A ditadura também foi muito bem explorada,trabalho impecável!!
Parece que os entrevistados estão falando só prá mim, aqui na minha casa. Explicando e tirando todas as minhas dúvidas .Parabéns! Documento belíssimo, profundo e bem editado.
Muito interessante esse documentário, faz com que possamos conhecer a história por quem viveu a história e não por muitos que contam o que escutam e nem sabem do que falam, só quem viveu essa época sabe como foi. Mas é muito bom deixar registrado essas memórias para a próximas gerações.
Um documentário que é uma merecida homenagem à este herói da resistência contra a ditadura. Marighela precisa ser reconhecido como um herói brasileiro. Marighela Presente!
cara esse era um homem honrado de valores e muita coragem.meu respeito total a os idealizadores e por todos envolvidos na criacao desse documentario parabens.viva carlos marighella
País voltou a conversar com a ditadura. Infelizmente os idealistas que chegaram ao poder o que fizeram ? Corrupção, mentiras , se tornaram pior do que aqueles que lutaram contra
Muito, mas muito obrigado mesmo, nesse dia 31 de Março, dia de porcos comemorarem o golpe do dia 1 de Abril, vir e assistir esse documentário fantástico deu um ânimo necessário nesses tempos em que vivemos!
Que a verdade seja dita! Marighella e seus comandados eram homens de coragem. Marighella sabia e sempre alertou, que para um revolucionários só havia duas opções: A vitória ou a morte e o aniquilamento, nunca escondeu isso.
Está nos quintos dos infernos junto a outros desgraçados da mesma ideológia, como: Marx, Lênin, Stalin, Mao tse tung, Pol pot, Fidel Castro, chê Guevara, Kadafi e tantos outros sanguinários. Já imaginou a cara desses que se diziam ateus, no momento em que deram de cara co o capeta?
@@filosofiaemrelevo846 Vergonha deveria ter quem defende essa ideológia abjeta e esse terrorista asqueroso. A esquerda como sempre, tentando transformar assassinos em heróis. A história é aprova de tudo que afirmo.
Seus delírios religiosos e místicos são dignos de pena - em pleno século XXI doentes mentais as voltas com inferno medieval misturando política com religião. PENINHA DE VC.
@@filosofiaemrelevo846 E o delírio comunosocialista de vocês esquerdistas, é repugnante. Em pleno século 21, ainda existe imbecis que acreditam em uma ideológia fracassada que só trouxe desgraças onde quer que tenha sido implantada. No caso de políticos, intelectuais e professores doutrinadores, não é imbecilidade, mas canalhice mesmo; Chegando ao cúmulo do absurdo de idolatrar assassinos como marighela e chê Guevara. Daqui a pouco estarão idolatrando Saloth Sar(vulgo pol pot), assim como o asqueroso stanilista cabeça de vassoura Jones Manoel.
Deixamos uma contribuição para a Homenagem à Carlos Marighella nossa produção independente de 2014 durante os 50 Anos do Golpe de 1964, e da resistência à prisão de Marighella no cinema chamando a população à resistência, com o filme curta "Cine Marighella': ruclips.net/video/XBC0qW9_s-U/видео.html
Obrigado a todos por mostrar ao Brasil, muitas verdades dos anos de chumbo ,que nunca tinha chegado até nós, Antes só Mentiras daqueles que sempre protegem os tiranos Assassinos.
excelente trabalho. faltou um depoimento da presidenta Dilma, presa e torturada pelo regime militar, clandestina, guerrilheira. acho que teria muito valido a pena. parabéns pela pesquisa, produção e direção, adorei
Recuperado dos meus escritos da resistência antifascista, envio de Lisboa este poema dos meus 19 anos, escrito à memória de Marighella: CHAMA (À memória de Carlos Marighella, patriota e comandante guerrilheiro brasileiro, por ocasião do anúncio do seu assassinato pela polícia do regime fascista dos coronéis.) 1 O mundo da gente pobre É uma enorme favela, A cor da pele da gente É o que menos importa nela. O mundo dos oprimidos Estende-se por toda a Terra, Tem gente com fome e dor, Muito choro e muita guerra. 2 No Vietname, que lhe pertence, Gente de tez amarela Luta por um país novo, Quer ter uma pátria dela. Guiné, Moçambique, Angola, Negro já tem seu fuzil. Luta pelo pão, pela vida, Contra opressão má e vil. 3 Morrendo pelas negradas No Brasil das grandes favelas Ali vemos, camaradas, De armas na mão, Marighella... Em Portugal também estamos Combatendo a negra fome Na luta contra os fascistas... Chama que não se consome.
É nítido que ele viu que o Pcb não acompanhou a melhor forma de ser fazer a oposição dos gorilas... Se o Pcb tivesse apoiado talvez a história teria sido diferente!!!
Marighella é um heroi nacional. Lutou pela democracia, justiça social. Os ditadores diziam que os comunistas torturavam e matavam e o que eles fizeram?? Marighella VIVE em nós.
Eu tenho uma opinião contraria. Ele era um guerrilheiro. E os guerrilheiros lutam e matam pessoas. Entre eles tinham um "tribunal do crime" , que julgavam e matavam outros companheiros ,quando eram suspeitos de traição. Pergunte ao Clemente. Ele fazia parte deste grupo de exterminio. Então não eram assim tão democráticos. Não existem vítimas. Estavam lutando para instalar o comunismo no Brasil. Financiados pela antiga URSS.
@@marcofarias8726 A relação do golpe militar com a colonização estadunidense no Brasil deve ser levada mais a sério e sugiro sempre que vejam o filme "O dia que durou 21 anos", do Camilo Tavares. Um documentário incrível com fatos e documentos reais e verídicos, enviados pelo governo dos USA. Mas se você prefere um país colonizado pelo imperialismo capitalista norteamericano que dissemina a morte e as guerras em todo o planeta, matando milhares de inocentes como na bomba atômica sobre Hiroshima, Nagasaki, Vietnã, Iraque, Gaza e tantos outros povos, com estupros, crimes, maldades, torturas, matando crianças e inocentes para roubar suas riquezas e explorar sua gente, não há o que conversar. Se você prefere ver o povo morrendo de fome, sem emprego e sem dignidade, com essa hipocrisia da meritocracia, não há o que conversar. Viva Marighella SIM! Herói nacional SIM! Um GRANDE HOMEM BRASILEIRO, um parlamentar comunista da melhor qualidade! Quero ver um sujeito que tenha feito o que ele fez para defender os oprimidos. Militares defendiam os coronéis da terra, essa elite racista nojenta que escravizava e matava os empregados. Leia mais sobre o comunismo no Brasil e no mundo, leia mais sobre o socialismo no Brasil e no mundo, e veja que seus direitos trabalhistas, caso seja um trabalhador, foi resultado de luta árdua dos comunistas e socialistas. Se não fossem os militantes socialistas de esquerda desde o século XIX, estaríamos trabalhando desde crianças muito pequenas, incessantemente, sem direito a nada! Estudar é bom por isso, pois a verdade dos fatos vem a tona. Se você não sabe o 13º salário por exemplo foi dado no Governo JANGO, que os golpistas da época traíram. Os homens bons tem a alma socialista e igualitária. #TorturaNuncaMais #DitaduraNuncaMais. Maltratar um irmão é coisa desumana, torturar um irmão é coisa desumana, estuprar, empalar... somente um psicopata faz um negócio desses com o próprio irmão ou irmã. O povo precisa trabalhar mais a empatia, o sentimento de humanidade, saber se colocar no lugar do outro, e não ficar puxando saco de rico. Clásse mérdia se acha rica e vive explorada. Lembrar do golpe e das torturas para que nunca se esqueça e para que nunca se repita. Por um Brasil soberano! Viva LULA! Viva a democracia! Viva o Amor!
SINOPSE: Cine Marighella busca resgatar a memória de um herói do povo brasileiro. Sua prisão dentro de um cinema torna-se um fato marcante na trajetória de sua intensa vida, onde se encontram as facetas do cidadão-guerrilheiro, do clandestino-homem público, de sua brasilidade e de sua grandeza, em uma síntese que nos leva a refletir: quê país nós temos 50 anos após o Golpe de 1964? #ficaadica
@@jorgenascimentos392 você segue um código criado por homens que te fazem buscar os interesses deles, você é um prisioneiro escravizado q não tem liberdade pra pensar nem coragem pra lutar. Covardes morrem sem lutar e são esquecidos enquanto torcem pra quem está mais favorecido
@@johnandolini5145 Seguindo, na sua perspectiva e conceito de ser uma pessoa de coragem, que luta pelo o que acredita. E reverenciar um psicopata vagabundo, safado e assassino como Marighella, Che Guevara, Fidel Castros e outros vagabundos genocidas e nazistas de esquerda dispenso. Fico com o sistema atual rsss🤣🤣🤣🤘 Como sujeitos, tipos como você inverte os volores. Isso e típico de canhoto adorador de bandido e criminoso.
Andei pesquisando sobre o assunto... e soube que naquele longínquo ano de 1969... Marighella estava portando um revolver calibre 32, mas como foi pego de surpresa não teve tempo de usa-lo pra se defender... tomou balaços de todos os lados... na operação do DOPS/ delegado Sérgio Fleury . Além do guerrilheiro militante morreram uma policial de nome Estela Borges, um motorista que estava na mesma rua... outro policial também ficou ferido. Pois é... violência só gera violência. Alguns anos anteriores em 1964 foi preso depois em 1965 foi liberado por uma ação judicial, mas decidiu abandonar a resistência pacífica e aderir à luta armada contra o regime militar. Naquele mesmo ano, escreveu A Crise Brasileira... Depois de alguns anos divergindo do partido e desobedecendo orientações (como quando decidiu ir à primeira conferências da Organização Latino-Americana de Solidariedade, em Havana, e redigiu a obra Algumas Questões sobre a Guerrilha no Brasil), ele foi expulso do partido em 1967. Em 1968, ele fundou o grupo armado Aliança Libertadora Nacional (ALN). A ALN se tornou a mais conhecida resistência armada à ditadura, participando de assaltos a bancos e do famoso sequestro do embaixador americano Charles Elbrick em conjunto com um outro grupo, o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).
De certa forma Marghella tinha sua razão ! Saiu do PCB para a luta armada e morreu sozinho ! Quando o PCB pensou em reagir e pegar em armas , alguns dos seus dirigentes foram brutalmente assassinados e desaparecidos !
O diretor do filme explicou umas 500 vezes que os personagens do filme "O que é isso, companheiro?" não foram retratados como personagens históricos, mas como arquétipos dos diversos tipos de guerrilheiros: o soldado mesmo, o sonhador, o idealista, o romântico, etc. Mas a esquerda radical não consegue entender isso. Veem preconceito burguês, luta de classes... Que saco, viu? Que gente sacal!
O que fez muito bem. Numa guerra, os homens de verdade matam e morrem em combate, não descem na escala humana torturando e matando prisioneiros rendidos e desarmados. MARIGHELA VIVE
E ..toda a classe artística falam tão contra o U.S.A mas estão aí com vida de bourgues e lei Rouanet e usando o dinheiro que devia ir para os pobres !!
O presidente do Partido Socialista do Chile na época do Allende, chamado Carlos Altamirano, fez uma reflexão crítica na qual admitiu que a sociedade chilena não estava pronta para as mudanças propostas pela Unidade Popular. Foi o único marxista que eu vi na minha vida a fazer uma verdadeira auto crítica (aquela da qual os marxistas tanto falam, mas que nunca fazem de verdade). Aqui no Brasil, todos repetem o mesmo discurso irrefletido: nós éramos bons e eles eram os maus. Parece que a mentalidade marxista embota o cérebro das pessoas. Veja que o diretor do filme"O que é isso, companheiro?" explicou exaustivamente que tratou os personagens não de maneira histórica, mas simbólica, condensado em cada um um estereótipo da época. Assim, há o sonhador, o fanático, o ingênuo e assim por diante. Pergunta retórica: pode um marxista entender isso? Claro, óbvio que não! Ele tem de ver luta de classes em tudo, até em documentário sobre a vida no período cambriano... Por último, dizer que lutaram pela Liberdade... francamente. Deram foi legitimidade para a ditadura que prejudicou a todos nós. Sempre termino de assistir um documentário desses com a sensação de que joguei fora 1 ou 2 horas da minha vida. Essas pessoas que lutaram estão todas, TODAS, paradas no tempo. Não fizeram auto crítica nenhuma. Continuam se achando pessoas maravilhosas e não admitem que erraram partindo para a luta armada. O PCB estava certo, mas eles vão morrer sem admitir seus equívocos. Salvo um ou outro.
Poderiam todos esses ir morar em Cuba ou Venezuela já q amam o regime d lá. Claro sem recursos brasileiros tá. O recurso do Brasil é para os brasileiros q ama a sua pátria. Ñ quem luta contra nação.
Carlos Marighella vive em nossos corações ❤ e todos seus companheiros de luta que lutaram e lutam por um mundo mais justo, equitativo em toda terra ..Excelente documentário, muuuito obrigada mesmo , esclarecedor ...
Como cidadão brasileiro e professor de história que sou , parabenizo os realizadores deste excelente documentário .
Foram 21 anos de retrocesso no brasil na ditadura militar
ruclips.net/video/8gXE_-rNoSE/видео.html
Documentário muito bom e essencial para compreendermos um fragmento importantíssimo da nossa história recente.
Muito bem roteirizado e editado. Dentro das limitações do formato e linguagem, um excelente Documento.
Documentário incrível que não só conta a história de Carlos,mas também explora a luta dos comunistas no Brasil.A ditadura também foi muito bem explorada,trabalho impecável!!
Aprendendo a história que nos negam, por àqueles que foram protagonistas, que a viveram de fato.
Parece que os entrevistados estão falando só prá mim, aqui na minha casa. Explicando e tirando todas as minhas dúvidas .Parabéns! Documento belíssimo, profundo e bem editado.
Muito interessante esse documentário, faz com que possamos conhecer a história por quem viveu a história e não por muitos que contam o que escutam e nem sabem do que falam, só quem viveu essa época sabe como foi. Mas é muito bom deixar registrado essas memórias para a próximas gerações.
Um documentário que é uma merecida homenagem à este herói da resistência contra a ditadura.
Marighela precisa ser reconhecido como um herói brasileiro. Marighela Presente!
Herói????????
Incrível, provoca várias reflexões!
Perceba a inteligência e a forma clara didática que os entrevistados nos presenteiam. Hj seria um use impossível colocar essas teorias em praticas.
Parabéns por esse importante doc, uma aula de reflexão e conhecimento !
21.02.2024. Muito obrigada por essa produção.
cara esse era um homem honrado de valores e muita coragem.meu respeito total a os idealizadores e por todos envolvidos na criacao desse documentario parabens.viva carlos marighella
Parabéns! Vos admiro, suas lutas, o resgate à democracia se deu por suas ações. Que nunca mais o país dialogue com o fascismo!
País voltou a conversar com a ditadura. Infelizmente os idealistas que chegaram ao poder o que fizeram ? Corrupção, mentiras , se tornaram pior do que aqueles que lutaram contra
Gratidão a esses lutadores e essas lutadoras pela democracia.
Homens e Mulheres que deram sua vida pela liberdade do nosso país.
Minhas homenagens e respeito por Alípio Freire e Carlos Eugênio Paz (Clemente)
Um corajoso lutador em favor dos oprimidos. deu a vida. oura admiração.
Só admiração e respeito para este símbolo da resistência nacional contra a opressão, a covardia, a torpeza e a vilania!
Muito, mas muito obrigado mesmo, nesse dia 31 de Março, dia de porcos comemorarem o golpe do dia 1 de Abril, vir e assistir esse documentário fantástico deu um ânimo necessário nesses tempos em que vivemos!
É que os porcos sempre se fazem presente onde tem LIXO.
Que a verdade seja dita! Marighella e seus comandados eram homens de coragem. Marighella sabia e sempre alertou, que para um revolucionários só havia duas opções: A vitória ou a morte e o aniquilamento, nunca escondeu isso.
E sua luta não foi em vão
Verdadeiros nacionalistas, devemos muito a vcs
Depoimentos sinceros e , portanto, esclarecedores, de quem sambou e ficou e ficará .
4:23 guerra civil com apoio americano simplesmente não existo
Parabéns por esse resgate histórico. Mariguela, presente na luta!
Valeu Pronzato!
Carlos Pronzato... que forte documentário! Obrigado e Vive Marighella ... hoje e sempre!
Está nos quintos dos infernos junto a outros desgraçados da mesma ideológia, como: Marx, Lênin, Stalin, Mao tse tung, Pol pot, Fidel Castro, chê Guevara, Kadafi e tantos outros sanguinários. Já imaginou a cara desses que se diziam ateus, no momento em que deram de cara co o capeta?
hÉRCULES, ONDE ESTÃO AS PROVAS DO QUE VC DISSE?
Por que tanto entusiasmo em passar vergonha em público?
@@filosofiaemrelevo846 Vergonha deveria ter quem defende essa ideológia abjeta e esse terrorista asqueroso. A esquerda como sempre, tentando transformar assassinos em heróis. A história é aprova de tudo que afirmo.
Seus delírios religiosos e místicos são dignos de pena - em pleno século XXI doentes mentais as voltas com inferno medieval misturando política com religião. PENINHA DE VC.
@@filosofiaemrelevo846 E o delírio comunosocialista de vocês esquerdistas, é repugnante. Em pleno século 21, ainda existe imbecis que acreditam em uma ideológia fracassada que só trouxe desgraças onde quer que tenha sido implantada. No caso de políticos, intelectuais e professores doutrinadores, não é imbecilidade, mas canalhice mesmo; Chegando ao cúmulo do absurdo de idolatrar assassinos como marighela e chê Guevara. Daqui a pouco estarão idolatrando Saloth Sar(vulgo pol pot), assim como o asqueroso stanilista cabeça de vassoura Jones Manoel.
Deixamos uma contribuição para a Homenagem à Carlos Marighella nossa produção independente de 2014 durante os 50 Anos do Golpe de 1964, e da resistência à prisão de Marighella no cinema chamando a população à resistência, com o filme curta "Cine Marighella': ruclips.net/video/XBC0qW9_s-U/видео.html
Esse ta no inferno ate hj, esse maldito
A historiadora parece muito com a Dilma Rousseff quando jovem!
Verdade. Burra, né?
😂😂😂😂😂 verdade, os dois são vagabundos de merda. A diferença é que a Dilma está viva.
Ok obrigado bom viva carlos mariglela❤😂🎉😢😮😅😊
Obrigado a todos por mostrar ao Brasil, muitas verdades dos anos de chumbo ,que nunca tinha chegado até nós, Antes só Mentiras daqueles que sempre protegem os tiranos Assassinos.
Muito. Bom
excelente documentário
excelente trabalho. faltou um depoimento da presidenta Dilma, presa e torturada pelo regime militar, clandestina, guerrilheira. acho que teria muito valido a pena. parabéns pela pesquisa, produção e direção, adorei
Belíssima homenagem a um grande herói nacional. Viva Marighella!
Herói Nacional? Mariguella LIXO MALDITO latrina dos infernos esterco escória da sociedade. Viva CARLOS BRILHANTE USTRA esse sim um herói Nacional!!!
Quem do povo deu procuração a guerrilha para lutar em seu nome. Seria uma revolução sem povo.
Muito bom conhecer a historia do Brasil por quem participou !!!
Uma verdadeira aula, muito obrigado!
O Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro faz parte desse apoio e dessa luta.
Recuperado dos meus escritos da resistência antifascista, envio de Lisboa este poema dos meus 19 anos, escrito à memória de Marighella:
CHAMA
(À memória de Carlos Marighella,
patriota e comandante guerrilheiro brasileiro,
por ocasião do anúncio do seu assassinato
pela polícia do regime fascista dos coronéis.)
1
O mundo da gente pobre
É uma enorme favela,
A cor da pele da gente
É o que menos importa nela.
O mundo dos oprimidos
Estende-se por toda a Terra,
Tem gente com fome e dor,
Muito choro e muita guerra.
2
No Vietname, que lhe pertence,
Gente de tez amarela
Luta por um país novo,
Quer ter uma pátria dela.
Guiné, Moçambique, Angola,
Negro já tem seu fuzil.
Luta pelo pão, pela vida,
Contra opressão má e vil.
3
Morrendo pelas negradas
No Brasil das grandes favelas
Ali vemos, camaradas,
De armas na mão, Marighella...
Em Portugal também estamos
Combatendo a negra fome
Na luta contra os fascistas...
Chama que não se consome.
"Contra a opressão mais vil" fluiria melhor. Parabéns
@@simbreton1 Tem toda a razão. Muito obrigado.
Incrível!
Fazer uma guerra é muito mais que isso
É nítido que ele viu que o Pcb não acompanhou a melhor forma de ser fazer a oposição dos gorilas... Se o Pcb tivesse apoiado talvez a história teria sido diferente!!!
aulas
Viva Carlos Mariguela e todos guerrilheiros que colocaram sua vida, sua dignidade em primeiro lugar, a luta é eterna.
Marighella é um heroi nacional. Lutou pela democracia, justiça social. Os ditadores diziam que os comunistas torturavam e matavam e o que eles fizeram?? Marighella VIVE em nós.
Eu tenho uma opinião contraria. Ele era um guerrilheiro. E os guerrilheiros lutam e matam pessoas. Entre eles tinham um "tribunal do crime" , que julgavam e matavam outros companheiros ,quando eram suspeitos de traição. Pergunte ao Clemente. Ele fazia parte deste grupo de exterminio. Então não eram assim tão democráticos. Não existem vítimas. Estavam lutando para instalar o comunismo no Brasil. Financiados pela antiga URSS.
Sorte que todos foram desmantelados, ou estariamos vivendo a mesma democracia de Cuba.
@@marcofarias8726 A relação do golpe militar com a colonização estadunidense no Brasil deve ser levada mais a sério e sugiro sempre que vejam o filme "O dia que durou 21 anos", do Camilo Tavares. Um documentário incrível com fatos e documentos reais e verídicos, enviados pelo governo dos USA. Mas se você prefere um país colonizado pelo imperialismo capitalista norteamericano que dissemina a morte e as guerras em todo o planeta, matando milhares de inocentes como na bomba atômica sobre Hiroshima, Nagasaki, Vietnã, Iraque, Gaza e tantos outros povos, com estupros, crimes, maldades, torturas, matando crianças e inocentes para roubar suas riquezas e explorar sua gente, não há o que conversar. Se você prefere ver o povo morrendo de fome, sem emprego e sem dignidade, com essa hipocrisia da meritocracia, não há o que conversar. Viva Marighella SIM! Herói nacional SIM! Um GRANDE HOMEM BRASILEIRO, um parlamentar comunista da melhor qualidade! Quero ver um sujeito que tenha feito o que ele fez para defender os oprimidos. Militares defendiam os coronéis da terra, essa elite racista nojenta que escravizava e matava os empregados. Leia mais sobre o comunismo no Brasil e no mundo, leia mais sobre o socialismo no Brasil e no mundo, e veja que seus direitos trabalhistas, caso seja um trabalhador, foi resultado de luta árdua dos comunistas e socialistas. Se não fossem os militantes socialistas de esquerda desde o século XIX, estaríamos trabalhando desde crianças muito pequenas, incessantemente, sem direito a nada! Estudar é bom por isso, pois a verdade dos fatos vem a tona. Se você não sabe o 13º salário por exemplo foi dado no Governo JANGO, que os golpistas da época traíram. Os homens bons tem a alma socialista e igualitária. #TorturaNuncaMais #DitaduraNuncaMais. Maltratar um irmão é coisa desumana, torturar um irmão é coisa desumana, estuprar, empalar... somente um psicopata faz um negócio desses com o próprio irmão ou irmã. O povo precisa trabalhar mais a empatia, o sentimento de humanidade, saber se colocar no lugar do outro, e não ficar puxando saco de rico. Clásse mérdia se acha rica e vive explorada. Lembrar do golpe e das torturas para que nunca se esqueça e para que nunca se repita. Por um Brasil soberano! Viva LULA! Viva a democracia! Viva o Amor!
Excelente material. Homenagem mais que devida!
Aprendi muito, com a clareza das idéias e a paixão desse grande homem.
Marighella vive!
Obrigada por esse vídeo. Extremamente NECESSÁRIO
SINOPSE: Cine Marighella busca resgatar a memória de um herói do povo brasileiro. Sua prisão dentro de um cinema torna-se um fato marcante na trajetória de sua intensa vida, onde se encontram as facetas do cidadão-guerrilheiro, do clandestino-homem público, de sua brasilidade e de sua grandeza, em uma síntese que nos leva a refletir: quê país nós temos 50 anos após o Golpe de 1964? #ficaadica
@@jorgenascimentos392 você segue um código criado por homens que te fazem buscar os interesses deles, você é um prisioneiro escravizado q não tem liberdade pra pensar nem coragem pra lutar. Covardes morrem sem lutar e são esquecidos enquanto torcem pra quem está mais favorecido
@@johnandolini5145 Seguindo, na sua perspectiva e conceito de ser uma pessoa de coragem, que luta pelo o que acredita.
E reverenciar um psicopata vagabundo, safado e assassino como Marighella, Che Guevara, Fidel Castros e outros vagabundos genocidas e nazistas de esquerda dispenso.
Fico com o sistema atual rsss🤣🤣🤣🤘
Como sujeitos, tipos como você inverte os volores. Isso e típico de canhoto adorador de bandido e criminoso.
Andei pesquisando sobre o assunto... e soube que naquele longínquo ano de 1969... Marighella estava portando um revolver calibre 32, mas como foi pego de surpresa não teve tempo de usa-lo pra se defender... tomou balaços de todos os lados... na operação do DOPS/ delegado Sérgio Fleury . Além do guerrilheiro militante morreram uma policial de nome Estela Borges, um motorista que estava na mesma rua... outro policial também ficou ferido. Pois é... violência só gera violência. Alguns anos anteriores em 1964 foi preso depois em 1965 foi liberado por uma ação judicial, mas decidiu abandonar a resistência pacífica e aderir à luta armada contra o regime militar. Naquele mesmo ano, escreveu A Crise Brasileira... Depois de alguns anos divergindo do partido e desobedecendo orientações (como quando decidiu ir à primeira conferências da Organização Latino-Americana de Solidariedade, em Havana, e redigiu a obra Algumas Questões sobre a Guerrilha no Brasil), ele foi expulso do partido em 1967. Em 1968, ele fundou o grupo armado Aliança Libertadora Nacional (ALN). A ALN se tornou a mais conhecida resistência armada à ditadura, participando de assaltos a bancos e do famoso sequestro do embaixador americano Charles Elbrick em conjunto com um outro grupo, o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).
Aconselho que todos assistam a este documentário antes do filme do Wagner Moura.
APOSTOS PARA O SEU GENERAL, MIL FACES DE UM HOMEM LEAL (8' VIVA MARIGHELLA! ✊
Quais os objetivos dos membros dessas organizações que ainda estão vivos hoje?
Muito bom esse documentário 💕
Temos outros documentários bons também. Exemplo: BP!!!
deixa isso pro grupo de retardados com saudade dos escravagistas....
muito, mas muito bom o documentário!!!
De certa forma Marghella tinha sua razão ! Saiu do PCB para a luta armada e morreu sozinho ! Quando o PCB pensou em reagir e pegar em armas , alguns dos seus dirigentes foram brutalmente assassinados e desaparecidos !
Viva Marighella! ✊🏾
Viva sergio fleuri
Graças à Deus este lixo e tantos outros tiveram o mesmo fim.
Golpe?golpe foi oque vocês comunistas queriam implantar no país, e os militares não depuseram o cretino do Jango, ele fugiu.
Parabéns ao Diretor Carlos Pronzato pelo importante e belíssimo filme!
Lindo!
Documentário muito bom
Todo mundo que quis já viu "Marighella". E aí, o que o filme quer dizer para nós? ruclips.net/video/4DwH-R79oMI/видео.html
E ai, vamos fazer a Revolução...??! ✊🏼✊🏼
O diretor do filme explicou umas 500 vezes que os personagens do filme "O que é isso, companheiro?" não foram retratados como personagens históricos, mas como arquétipos dos diversos tipos de guerrilheiros: o soldado mesmo, o sonhador, o idealista, o romântico, etc. Mas a esquerda radical não consegue entender isso. Veem preconceito burguês, luta de classes... Que saco, viu? Que gente sacal!
Os dominicanos são os que menos culpada tem... Quem entregava não foi torturado. Mariguella era o homem que muitos pensam que são.
VIVA MARIGHELA !
No inferno, ele e vc
@@pierrealvarez7573NÃO! TU, SIM
Seria bom, comentar antes de 64.
SÓ HÁ SANTINHOS AÍ. TODO MUNDO PURO E INOCENTE...
Era um criminoso!
Excelente, viva Mariguella
Que ideias desses caras.
Esse não é revolucionário Marighela que criou o Manual do Guerrilheiro Urbano, deu cabo a uma policial de 22 aninhos???
O que fez muito bem. Numa guerra, os homens de verdade matam e morrem em combate, não descem na escala humana torturando e matando prisioneiros rendidos e desarmados.
MARIGHELA VIVE
A policial de 22 aninhos moreeu por "fogo amigo". Marighella estava desarmado. Conclusão: matar alguém desarmado não deve ser orgulho pra ninguém!
Muna guerra revolucionária se mata e se morre , tanto de um lado como do outro .
@@samuelpereiradasilva4510 marighella desarmado!!! vc acreditou??? rsrsrsrs
ESTELA BORGES MORATO
37:00
Pra quem gosta de ...........prato cheio.
Louvado seja Deus por ter nos dado Brilhante Ustra e tantos outros.
Com certeza!!
VIVA MARIGHELLA!!!
Wagner Moura não é camarada ! Pertence a Burguesia Norte Americana !
E ..toda a classe artística falam tão contra o U.S.A mas estão aí com vida de bourgues e lei Rouanet e usando o dinheiro que devia ir para os pobres !!
Sou PATRIOTA. Minha bandeira jamais será Vermelha. Amo meu país e meu povo .
PATRIOTARIA!
O presidente do Partido Socialista do Chile na época do Allende, chamado Carlos Altamirano, fez uma reflexão crítica na qual admitiu que a sociedade chilena não estava pronta para as mudanças propostas pela Unidade Popular. Foi o único marxista que eu vi na minha vida a fazer uma verdadeira auto crítica (aquela da qual os marxistas tanto falam, mas que nunca fazem de verdade). Aqui no Brasil, todos repetem o mesmo discurso irrefletido: nós éramos bons e eles eram os maus. Parece que a mentalidade marxista embota o cérebro das pessoas. Veja que o diretor do filme"O que é isso, companheiro?" explicou exaustivamente que tratou os personagens não de maneira histórica, mas simbólica, condensado em cada um um estereótipo da época. Assim, há o sonhador, o fanático, o ingênuo e assim por diante. Pergunta retórica: pode um marxista entender isso? Claro, óbvio que não! Ele tem de ver luta de classes em tudo, até em documentário sobre a vida no período cambriano... Por último, dizer que lutaram pela Liberdade... francamente. Deram foi legitimidade para a ditadura que prejudicou a todos nós. Sempre termino de assistir um documentário desses com a sensação de que joguei fora 1 ou 2 horas da minha vida. Essas pessoas que lutaram estão todas, TODAS, paradas no tempo. Não fizeram auto crítica nenhuma. Continuam se achando pessoas maravilhosas e não admitem que erraram partindo para a luta armada. O PCB estava certo, mas eles vão morrer sem admitir seus equívocos. Salvo um ou outro.
ruclips.net/video/8gXE_-rNoSE/видео.html
Livro poderoso. Como conseguir um livro desse.
Tem na lata de lixo
@@pierrealvarez7573BURRO! V. VIV DENTRO DELA? KKKKK
Mariguela era santo? Ah da um tempo
Santo mesmo é o Bozo e seus comparsas
E os cegos, seus cegos da realidade???
Cabuloso
ele nao era negro ?
ele era
Era um terrorista, fim.
Falam dos dominicanos...o paú não é mole.
oi?
Viva Brilhante Ustra e nosso glorioso Exército Brasileiro. 🇧🇷❤
psicopata
E a …também acho !
Esses caras são uns doentes !!
Graça a Deus os militares seguraram o país !!
@@skeoalsBRILHANT PULTRA
A morte de Marighella não será em vão, ainda será vingada!
@@matheus7546Mariguella tá no colo do capeta esperando Lula!!
Poderiam todos esses ir morar em Cuba ou Venezuela já q amam o regime d lá. Claro sem recursos brasileiros tá. O recurso do Brasil é para os brasileiros q ama a sua pátria. Ñ quem luta contra nação.
Vocês se entregaram aos americanos, vocês não são patriotas, são falsiotas!
Eu.nao sambo mas canto e vergonha de 💳.
Todos locos ..doença !!
Graças a Deus os militares seguraram!!
E foi muito bom para o Brasil !!
Se desenvolveu muito ,expandiu !!
Lixo...não consegui assistir nem os primeiros 10 min.
Se esses cara ganhasse essa guerra o Brasil estaria pior do que já está
Valeu! FLEURY.
FLEURY FLORZINHA
Já está queimando no inferno
Esquerdista aqui nunca mais
Desapropriação uma ova roubo mesmo
Vai tomar
Cara vem da Itália casa com uma negra brasileira e ainda queria tocar o terror em nosso pais.
o pai do Marighella fez nada nn kkkkkkkkk
!!!!!!!!!!!!!!!!
As forças armadas nos livrou de nostornarmos uma venezuela
Esse não samba mesmo! !!!!!
Viva sergio fleuri! !!!!!
O satanás tá comendo o rabo dele até hoje
Exatamente, viva um assassino, torturador, cheirador e espancador. Certo é criticar o guerrilheiro, ahh sim...
SERGIO FLORZINHA?