Excelente matéria e explicação objetiva. Parabéns!!...Sucesso guerreiro!! Tenho um Passat TSI B8 modelo 2020. 220CV última partida que veio para o Brasil. Infelizmente!! Este Passat tem a mesma mecânica do Golf GTI 2.0 MK7.5 com 8 bicos. 4 Indiretos e 4 diretos. Procurei toda e qualquer informação aqui no Brasil e/ou externo/países sobre este efeito colateral da carbonização em motores TSI Volks e/ou motores com alimentação direta. ka entre nós, todos motores sofrem com a carbonização, devido o fantasma "enxofre" Mais de 80% profissionais e entusiastas falam sim da troca óleo mais seguido e uso de uma gasolina mais premium. No caso aquela que possui menor teor de enxofre. Não só pelo maior octanagem e sim nas propriedades menores de enxofre. Neste caso (infelizmente ou felizmente é só a Podium da Petrobras, em 30% enxofre contra os 50% das demais gasolinas, seja comum, aditivadas, Race da Shell ou OctaPro da ipiranga. Outro detalhe também falado, é o uso de um produto dentro do tanque com a gasolina Podium, eu uso por entendimento e escolha devido pesquisa da minha autoria, (Tirreno-Total Clean+ Carbomove T11) Tem também o T10 para somente motores gasolina. Este T11 é mais completo/Full e serve para Álcool/gasolina. Acessem no google ou site do produto a respeito e vão entender porque falo e dos resultados positivos. Este Tirreno é homologado por grandes montadoras. Não sou representante nem ganho nada comentar/falar de produtos. Apenas são informações que busquei e encontrei aos longo destes anos em motores TSI, pois já tive Jetta TSI 211/ Golf GTI e agora Passat TSI B8. Dividindo informações a vcs a respeito desta carbonização que persegue em carros TSI Volks. (produtos vai de gostos e preferencias, é muito particular de um e de outro) Mas em fim, uso isso acima, junto com gasolina Podium e "nunca" tive problema algum com carbonização, velas limpas, óleo viscoso e cor de novo. Exames realizados com câmeras Endoscópicas para ver interior motor, pistões e válvulas. Ah outro detalhe também, uso Militec-1 por longos anos. E não fui atras das balelas que falam sobre oxidação e tudo mais. É só buscar informações de pessoas entendidas do assunto e Uso desde 2006 em todos os meus carros, independentes de marcas e modelos. E Olha que são carros usados com mais de 150 mil km e segue sendo usado por outros sem abrir ou desgastes. Mas em fim. Era isso pessoal!!
Não seria o modelo 2019?? Estranho isso, pois o Passat deixou de ser importado pela VW do Brasil nos primeiros meses de 2020, mas os últimos modelos eram ainda 2019.
Vc deu uma das melhores dicas possíveis para preservar qualquer motor: antecipem a troca de óleo! Dica de ouro! Meu carro é um Fusion (injeção direta tb, ms sofre menos com esse problema de carbonização) e só faço trocas a cada 5mil. Mesmo sendo um carro que praticamente não uso na rua.
Bom vídeo! Algumas infos adicionais : A recomendação é a troca do óleo a cada 5000km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, para postergar a carbonização. Óleo da melhor qualidade possível dentro da norma indicada pela VW (oleos mais tops tendem a evaporar menos, logo diminuindo os vapores que geram a carbonização).
Isso é pura verdade. Oléo e filtro a cada 5 mkm. Gasolina Grid ou V Power. São as duas melhores. Quem tiver condições coloca podium. Rodar com o veículo dentro da cidade fora da condição ideal de temperatura também detona e carboniza.
Adicionando a info do oleo: deem preferencia por 5w40 SP,. Os "SP" são os mais modernos e com melhores aditivos. A maioria é SN, que é inferior. Mas procurem pelos SP. Eu dou preferencia por Valvoline, pq eu percebo menos queima do oleo.
Na minha Tiguan Allspace Só uso podium da BR alta octanagem, e sempre uso um aditivo da kube, direct clean. Motor , bicos, válvulas, cabeçote, sempre limpos, sem carbonização, verifiquei com câmera telescópica nos 40 mil km e mostrou sem carbonização! Tudo limpinho!
tenho um golf 1997 com 325 mil km rodados, motor nunca aberto, óleo lubrax 25w50, só uso gasolina comum e não uso qualquer tipo de aditivo... carro usado 80% das vezes na BR com trecho de 70km percorrido. Também não tem carbonização
Exatamente amigo, essa troca de ideias nos ajuda muito, assim aprendemos juntos. Não sei o ano do seu UP , mas dá uma olhada no vídeo da Gasolina X Etanol. Tmj
Fala irmão sou de sampa, curtindo demais seus vídeos, relatar algo pra vc e amigos do canal. Sou motorista de app aqui em sampa, rodava com um jetta 1.4 2018, uso apenas gasolina pois seu do MAL que o etanol faz com motores tsi com o curto tempo, bem nao tenho oq reclamar do tsi que rodava vendi ele com 180 mil km e nunca tive problemas fodasticos, sempre fui cuidadoso com ele principalmente nas trocas de óleo que trocava com 7 ou 8 mil, sempre soube dessa carbonização porém o meu tsi nunca tive problemas maiores com ele. Estou adquirindo um outro jetta igual o seu tbm voltado para o aplicativo em time que ganha não se mexe, não tive dor de cabeça então pra que ir pra outro modelo e marca, esse vai pro GNV, apenas vindo relatar a todos que jetta e outros modelos mais atuais que usam motores tsi principalmente os modelos 1.4 tsi, não tem dor de cabeça, apenas faça as revisões básicas e marcha. Conheci seu canal a 1 semana e estou curtindo muito, top demais nunca pare amigo, curte que vc colocou as borboletas atrás do volante, vc sabe se conseguimos colocar o rebatimento nos retrovisores ?. Boa irmão.
Fala Leandro, beleza Obrigado amigo, O rebatimento do retrovisor até onde eu pesquisei só se trocar tudo, por exemplo colocar um de GTI, mas o trabalho e o gasto sinceramente acho q não compensa. O paddle Shift é tranquilo, só trocar o aro do volante. Tmj amigo Obrigado pelo relato.
@@lepaulo19 Ele deve ser gado do ADG já que falou que etanol prejudica o motor. Provavelmente usou algum aditivo abençoado em Israel no tanque com a marca do ADG.
Tenho um HB20 TGDi 2022 e com dois anos de uso (por volta de 16.000 km rodados) precisei trocar dois bicos de injeção. Fiquei muito surpreso e chateado com isso porque nunca esperamos que carro novo e pouco rodado vá apresentar problemas, e foi aí que descobri esse drama de injeção direta de carro turbo. Seis meses após trocar os bicos a luz de injeção acendeu novamente e tive que fazer uma limpeza neles. Tenho tentado me informar sobre como evitar problemas com os bicos, mas não ando tendo sucesso com as dicas. Só abasteço gasolina Shell, e uso aditivo a cada dois tanques.
Boa essa informação...No meu carro só uso álcool já faz cinco anos Uma vez outra encho tanque de gasolina mas muito raro até agora tá tudo bem eu acho principalmente no consumo..quando faço uma pequena de. 350 km vou na gasolina e volto no álcool e sempre mostra mesmo consumo ambos meio tanque..uno vivace.1.4 sei que álcool mais água gasolina tbm..agora podium só pra quem tem condições..e não é meu caso..so procuro manter manutenção em dia.ate na troca de oleo antes do recomendado..bicos velas etc..
A dica é seguir as recomendações do manual, uma que pouca gente sabe, para o tsi mono a octanagem mínima recomendada é da gasolina racing, minha opção, custo melhor que a da podium.
Eu tenho um tsi 211 a pouco tempo 4 meses apenas rodo muito pouco com ele. Mas aprendi tudo isto com os antigo GM fase II 16 válvulas, sujeiras de gases na tbi , não chega ser a mesma coisa mas tira o desempenho do motor e gera problemas diversos. Sempre que posso utilizo gasolina Premium. Óleo lubrificante do motor : Marca Motul + verificação do trocado de calor . Aditivo do Sistema de arrefecimento sempre equalizado nas proporções corretas entre Água desmilitarizada X aditivo. Não rodo com o carro antes que o motor baixe a rotação na 1° partida , principalmente em dias frios o que neste modelo demora um pouco mais em relação a outros. Troca de óleo e filtro sempre com 5 mil km . No GM eu troco com 3 a 4 mil km com militec a 5 anos e já fazem 11 anos e tudo limpinho com ótima coloração , sem borra , ou verniz , boa fluidez do óleo sem perda do fio mesmo com o motor quente provocada por temperatura alta gerada pela turbina e coletor. Próxima vistoria nas galerias das válvulas , anti chamas e aletas e coletor do motor tsi com o boroscópio após o período de festas. Boas festas a todos e feliz ano de 2022 de tsi ou não...
Esqueci de comentar que com o uso destas configurações abaixo/minhas eu aumentei a autonomia de 13.5 km litros segundo declarado pelo fabricante carro/modelo para 15.6 km litros, medidos em bico de bombas e não pelo computador de bordo do carro. Obvio que usado em formas normais de condução e não em retomadas e aceleros.
Fala Ricardo, beleza Obrigado amigo Sim , vai diminuir porém gera outros problemas pela oxidação. Na verdade é sempre uma cascata, problemas podem vir a acontecer, nosso papel é prevenir e fazer a manutenção preventiva, diminuindo os riscos. Tmj amigo
O álcool tem outros problemas na injeção direta, pode ser usado, porém o uso contínuo reduz a vida útil dos componentes da injeção (bomba e bicos), principalmente em carros com injeção direta que por sinal são componentes bem caros
@@thh5513 Vc quer dizer que a engenharia errou e não testou esse motor com etanol? Ou será que a maioria que teve problemas está botando etanol adulterado?
@@JanduirMedeirosdeMorais não se trata de erro ou combustível adulterado, assim como a forma de dirigir, o tipo de percurso, tudo isso impacto na vida útil dos componentes, com o tipo de combustível não é diferente. O fato é, por mais resistente que seja o material, nessa aplicação, a durabilidade dos componentes da injeção na gasolina é maior que no álcool. Não sei se já trabalhou com carros carburados, mas o próprio carburador para resistir a corrosão precisava ser niquelado para aumentar a resistência à corrosão. O carburador a gasolina não precisava de nenhum tratamento, com durabilidade indefinida, enquanto mesmo o niquelado ao final da vida do metal de sacrifício começava a corroer e precisava ser substituído. Combustível adulterado prejudica o sistema independente do tipo, mas se tratando apenas do tipo de combustível, o álcool tende a causar mais danos nos componentes metálicos.
Vai carbonizar um dia , nosso combustível é pessimo. O meu golf tsi highline está com 80 mil e fiz uma revisão preventiva enorme Troquei velas, bico injetores, descarbonizei, troquei bomba d água, bieletas, fluidos todos, pastilhas, ajustes na caixa de direção Gastei 7000 mil com tudo mas valeu a pena
Fala André, beleza Eu uso o 5x1 da STP, mas na verdade é mais pra limpeza, praticamente não atinge a carbonização. O q eu faço é trocar o óleo com 5 mil km quando fico só na cidade.
Eu nunca instalei, mas vi vários vídeos, incluindo outros carros também, como BMW por exemplo, e sempre resolvendo o problema. Porém nunca tive uma experiência na prática.
Será que esse BO não foi minimizado no motor TSI mais atuais, visto que vc não acha catch can oil para esses Jettas mais atuais como o seu. Motores como THP corrigiram isso usando melhor usinagem em alguns componentes. E se não me engano, esse problema foi minimizado nos TSI, só não sei qual deles.
Fala Thiago, beleza Não é divulgado mas certamente eles estão trabalhando para corrigir , o tsi 2.0 deu muito mais problema, pelo menos tem mais relatos. Tmj amigo
@@CkarGarage Isso, parece que no 1.4 isso não ocorre com frequência. O meu está com 62k, mas ainda está na garantia. Então esquece, VW nem olha nas revisões, assim que a minha acabar em 2022, vou tentar agendar em alguma High torque uma revisão com eles.
Isso vai acontecer com todos eles, alguns com mais intensidade e outros com menos. A CC não tem esse protocolo, um dos motivos de ficar famoso no TSI 2.0 foi isso, os problemas começaram a surgir com um tempo maior, com os carros fora da garantia. Pelo q entendo Até mesmo motores turbo com injeção indireta tipo Onix Arrizo 6 etc, mesmo demorando mais tempo, vai acontecer também. Enfim, são obrigações para melhorar as emissões de gases no meio ambiente. É bom ficar de olho.
Ligar o carro? Isso não vai adiantar nada, quanto mais roda mais carboniza, é diretamente proporcional, se roda só na cidade carboniza mais... O q resolve e o catch tank, só vi 1 gringo fazendo isso no 1.4... Só q não entendi muito bem pq o carro dele era todo modificado com intake, por ex... Já q vc e interessado e manja vc poderia colocar no seu e ensinar a gente né.. Abraço
Fala Beto, beleza Só em oficina mesmo, e a limpeza é mecânica na maioria dos casos, principalmente com injeção eletrônica. Algumas dicas é o consumo elevado junto com a km mais alta.
@@CkarGarage peguei o golf tsi há 4 semanas. Está com 95 mil km. Problema que tô quebrando a cabeça tmb, é qdo abro a tampa do tanque sai uma pressão ou vacuo de dentro do tanque. Já troquei válvula do canister..troquei tampa do tanque..e nada. Agora comprei um canister pra trocar esse final de semana e ver se para essa pressão.
Usar um combustível de alta qualidade (gasolina mais pura) ex. Podium ou similiar, ajuda a prevenir ? Existe algum produto que você pode colocar no carro para limpar a carbonização? Valeu !!!
Fala Bruno, beleza A podium diminui sim, tem uma queima mais completa. Em relação a limpeza é muito controvérsia, até se consegue um pouco mais sinceramente é irrisório, a limpeza mesmo é de forma mecânica. Tmj amigo.
AG 2000 original VW, custa + ou - 100 reais o frasco, mas compensa usei em meu 211 cv e até agora nao tive problemas com injeção. Jetta 2014 chegando em seus 100 Km.Vou fazer preventiva agora e descarbinizacao.
@@Luanjc123 pode usar o que for pra limpar, o produto não vai chegar onde esta carbonizado, injeção direta o bico fica dentro da câmara de combustão, não tem o que fazer, é desmontar e limpar.
Bobagem filho... isso nem carro carburado precisava fazer nos anos 80. O maior problema é o pessoal que faz uso severo do carro e troca o óleo com 10.000 km (quando deveria ser 5), fora combustível adulterado...
Desculpe, sei que o foco do vídeo não é sobre o que eu vou perguntar, mas gostaria de tirar uma dúvida com você. No vídeo que vc lubrifica o teto solar, você não mostra aonde fica os drenos, poderia me dizer? Meu teto solar está entupido. Obrigado!
Fala Silvio, beleza Não dá pra mostrar no vídeo, eles ficam por baixo do vidro. É bem complexo desmontar. Sugestão é fazer ao contrário, na roda traseira e na churrasqueira tem a saida dos dutos, talvez consiga desobstruir por eles, de baixo pra cima.
estes tsi sao uma bomba, vendi o meu a tempo. o ideal são as injeçoes mixtas, direta com indireta no mesmo motor...tem em toyotas e em alguns mitsubishis
Amigo não são bombas não, tinha um jetta tsi vendi com 170 mil pra adquirir outro, erro das montadoras e colocar motores com injeção diretas flex, o correto apenas monocombustivel, etanol maior vilão dos motores tsi.
Na minha experiência e no que vejo na rua os dois problemas do TSI são os, "Zés da esquina" mecânico de AP e GM família I e II, e os donos que mexem nos motores. Os TSI são fáceis de reprogramar, e é obvio que isso tem um custo de durabilidade.
Não são bombas! É que as pessoas pegam o tsi e acham q sao piloto, arregaçam o carro o tempo todo e querem economizar na manutenção, procurando sempre do mais barato, querendo manutenção de gol... ai a culpa é do carro.
Excelente matéria e explicação objetiva. Parabéns!!...Sucesso guerreiro!!
Tenho um Passat TSI B8 modelo 2020. 220CV última partida que veio para o Brasil. Infelizmente!!
Este Passat tem a mesma mecânica do Golf GTI 2.0 MK7.5 com 8 bicos. 4 Indiretos e 4 diretos.
Procurei toda e qualquer informação aqui no Brasil e/ou externo/países sobre este efeito colateral da carbonização em motores TSI Volks e/ou motores com alimentação direta. ka entre nós, todos motores sofrem com a carbonização, devido o fantasma "enxofre"
Mais de 80% profissionais e entusiastas falam sim da troca óleo mais seguido e uso de uma gasolina mais premium. No caso aquela que possui menor teor de enxofre. Não só pelo maior octanagem e sim nas propriedades menores de enxofre. Neste caso (infelizmente ou felizmente é só a Podium da Petrobras, em 30% enxofre contra os 50% das demais gasolinas, seja comum, aditivadas, Race da Shell ou OctaPro da ipiranga. Outro detalhe também falado, é o uso de um produto dentro do tanque com a gasolina Podium, eu uso por entendimento e escolha devido pesquisa da minha autoria, (Tirreno-Total Clean+ Carbomove T11) Tem também o T10 para somente motores gasolina. Este T11 é mais completo/Full e serve para Álcool/gasolina. Acessem no google ou site do produto a respeito e vão entender porque falo e dos resultados positivos. Este Tirreno é homologado por grandes montadoras. Não sou representante nem ganho nada comentar/falar de produtos. Apenas são informações que busquei e encontrei aos longo destes anos em motores TSI, pois já tive Jetta TSI 211/ Golf GTI e agora Passat TSI B8. Dividindo informações a vcs a respeito desta carbonização que persegue em carros TSI Volks. (produtos vai de gostos e preferencias, é muito particular de um e de outro)
Mas em fim, uso isso acima, junto com gasolina Podium e "nunca" tive problema algum com carbonização, velas limpas, óleo viscoso e cor de novo. Exames realizados com câmeras Endoscópicas para ver interior motor, pistões e válvulas. Ah outro detalhe também, uso Militec-1 por longos anos. E não fui atras das balelas que falam sobre oxidação e tudo mais. É só buscar informações de pessoas entendidas do assunto e Uso desde 2006 em todos os meus carros, independentes de marcas e modelos. E Olha que são carros usados com mais de 150 mil km e segue sendo usado por outros sem abrir ou desgastes. Mas em fim. Era isso pessoal!!
Fala Renato, beleza
Obrigado amigo.
Excelente explicações, certamente ajudará outros amigos aqui.
Tmj
Passat b8 2020 irmão ??
Eu achava que ele tinha ido até 2019!!
Prezado Renato, com quantos km rodados está o seu Passat b8?
Não seria o modelo 2019?? Estranho isso, pois o Passat deixou de ser importado pela VW do Brasil nos primeiros meses de 2020, mas os últimos modelos eram ainda 2019.
Vc deu uma das melhores dicas possíveis para preservar qualquer motor: antecipem a troca de óleo! Dica de ouro! Meu carro é um Fusion (injeção direta tb, ms sofre menos com esse problema de carbonização) e só faço trocas a cada 5mil. Mesmo sendo um carro que praticamente não uso na rua.
Obrigado amigo,
Algumas dicas simples pra ajudar.
Se cuidarmos bem teremos menos problemas no futuro.
Bom vídeo! Algumas infos adicionais : A recomendação é a troca do óleo a cada 5000km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, para postergar a carbonização. Óleo da melhor qualidade possível dentro da norma indicada pela VW (oleos mais tops tendem a evaporar menos, logo diminuindo os vapores que geram a carbonização).
Top.
Obrigado.
Isso é pura verdade. Oléo e filtro a cada 5 mkm. Gasolina Grid ou V Power. São as duas melhores. Quem tiver condições coloca podium. Rodar com o veículo dentro da cidade fora da condição ideal de temperatura também detona e carboniza.
Castrol Magnatec 5W40.
Adicionando a info do oleo: deem preferencia por 5w40 SP,. Os "SP" são os mais modernos e com melhores aditivos. A maioria é SN, que é inferior. Mas procurem pelos SP. Eu dou preferencia por Valvoline, pq eu percebo menos queima do oleo.
Na minha Tiguan Allspace Só uso podium da BR alta octanagem, e sempre uso um aditivo da kube, direct clean.
Motor , bicos, válvulas, cabeçote, sempre limpos, sem carbonização, verifiquei com câmera telescópica nos 40 mil km e mostrou sem carbonização! Tudo limpinho!
tenho um golf 1997 com 325 mil km rodados, motor nunca aberto, óleo lubrax 25w50, só uso gasolina comum e não uso qualquer tipo de aditivo... carro usado 80% das vezes na BR com trecho de 70km percorrido. Também não tem carbonização
Apesar de ter um upas também é tsi então informações técnicas é sempre bom, 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Exatamente amigo, essa troca de ideias nos ajuda muito, assim aprendemos juntos.
Não sei o ano do seu UP , mas dá uma olhada no vídeo da Gasolina X Etanol.
Tmj
@@CkarGarage vou ver sim, obrigado mais uma vez
Vídeo TOP 🔝
O meu rasgou a membrana do diafragma corta fogo - PCV daí cheguei a carbonização. Faz sentido mesmo .
Ótimo vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Fala Andre, beleza
Obrigado amigo
Carbonização nos motores é igual craca no casco de barcos.
Vai acontecer e tem que limpar de tempos em tempos.
Fala irmão sou de sampa, curtindo demais seus vídeos, relatar algo pra vc e amigos do canal.
Sou motorista de app aqui em sampa, rodava com um jetta 1.4 2018, uso apenas gasolina pois seu do MAL que o etanol faz com motores tsi com o curto tempo, bem nao tenho oq reclamar do tsi que rodava vendi ele com 180 mil km e nunca tive problemas fodasticos, sempre fui cuidadoso com ele principalmente nas trocas de óleo que trocava com 7 ou 8 mil, sempre soube dessa carbonização porém o meu tsi nunca tive problemas maiores com ele.
Estou adquirindo um outro jetta igual o seu tbm voltado para o aplicativo em time que ganha não se mexe, não tive dor de cabeça então pra que ir pra outro modelo e marca, esse vai pro GNV, apenas vindo relatar a todos que jetta e outros modelos mais atuais que usam motores tsi principalmente os modelos 1.4 tsi, não tem dor de cabeça, apenas faça as revisões básicas e marcha.
Conheci seu canal a 1 semana e estou curtindo muito, top demais nunca pare amigo, curte que vc colocou as borboletas atrás do volante, vc sabe se conseguimos colocar o rebatimento nos retrovisores ?. Boa irmão.
Fala Leandro, beleza
Obrigado amigo,
O rebatimento do retrovisor até onde eu pesquisei só se trocar tudo, por exemplo colocar um de GTI, mas o trabalho e o gasto sinceramente acho q não compensa.
O paddle Shift é tranquilo, só trocar o aro do volante.
Tmj amigo
Obrigado pelo relato.
Fiquei curioso, nesse Jetta que rodou 180k nunca fez descarbonização?
@@lepaulo19 Ele deve ser gado do ADG já que falou que etanol prejudica o motor. Provavelmente usou algum aditivo abençoado em Israel no tanque com a marca do ADG.
Tenho um HB20 TGDi 2022 e com dois anos de uso (por volta de 16.000 km rodados) precisei trocar dois bicos de injeção. Fiquei muito surpreso e chateado com isso porque nunca esperamos que carro novo e pouco rodado vá apresentar problemas, e foi aí que descobri esse drama de injeção direta de carro turbo. Seis meses após trocar os bicos a luz de injeção acendeu novamente e tive que fazer uma limpeza neles. Tenho tentado me informar sobre como evitar problemas com os bicos, mas não ando tendo sucesso com as dicas. Só abasteço gasolina Shell, e uso aditivo a cada dois tanques.
Muito bom seu vídeo, uma das soluções seria instalar os catch oil. Ele guarda os vapores dentro da latinha.
Obrigado amigo.
Excelente.
Boa essa informação...No meu carro só uso álcool já faz cinco anos Uma vez outra encho tanque de gasolina mas muito raro até agora tá tudo bem eu acho principalmente no consumo..quando faço uma pequena de. 350 km vou na gasolina e volto no álcool e sempre mostra mesmo consumo ambos meio tanque..uno vivace.1.4 sei que álcool mais água gasolina tbm..agora podium só pra quem tem condições..e não é meu caso..so procuro manter manutenção em dia.ate na troca de oleo antes do recomendado..bicos velas etc..
Top amigo.
Boa dica, tenho UP TSI 2016 já aconteceu de descarbonização a quatro anos atrás, troco o óleo a cada 5 .000 km e uso mais gasolina do que álcool
Que show.. ótima explicação
Obrigado Ricardo,
Tmj amigo
Excelente esclarecimento parabéns pela ajuda . abraço.
Obrigado amigo,
Tmj
A dica é seguir as recomendações do manual, uma que pouca gente sabe, para o tsi mono a octanagem mínima recomendada é da gasolina racing, minha opção, custo melhor que a da podium.
Eu tenho um tsi 211 a pouco tempo 4 meses apenas rodo muito pouco com ele. Mas aprendi tudo isto com os antigo GM fase II 16 válvulas, sujeiras de gases na tbi , não chega ser a mesma coisa mas tira o desempenho do motor e gera problemas diversos.
Sempre que posso utilizo gasolina Premium.
Óleo lubrificante do motor : Marca Motul + verificação do trocado de calor .
Aditivo do Sistema de arrefecimento sempre equalizado nas proporções corretas entre Água desmilitarizada X aditivo.
Não rodo com o carro antes que o motor baixe a rotação na 1° partida , principalmente em dias frios o que neste modelo demora um pouco mais em relação a outros.
Troca de óleo e filtro sempre com 5 mil km .
No GM eu troco com 3 a 4 mil km com militec a 5 anos e já fazem 11 anos e tudo limpinho com ótima coloração , sem borra , ou verniz , boa fluidez do óleo sem perda do fio mesmo com o motor quente provocada por temperatura alta gerada pela turbina e coletor.
Próxima vistoria nas galerias das válvulas , anti chamas e aletas e coletor do motor tsi com o boroscópio após o período de festas.
Boas festas a todos e feliz ano de 2022 de tsi ou não...
Fala Moisés, beleza
Excelente amigo, certamente irá ajudar a outras pessoas seu relato.
Muito obrigado
Tmj amigo
@@CkarGarage É um prazer participar...
Eu troco de 6 em 6 meses, e não ando 3 mil km nesses 6 meses. Uso no modo severo, percursos muito pequenos. Só uso o óleo original VW.
Amigo, excelente vídeo. Eu acabei de comprar um Nivus 2023, será que esse problema foi melhorado ?
Fala Douglas, beleza
Foi sim, os relatos de problemas reduziram muito, mas é importante da uma olhada entre 50 e 60k.
Tmj amigo
Faça mais vídeos. Tá de parabéns!
Bom dia amigo vc poderia comentar sobre o preço da descarbonização do motor, obrigado pelo conteúdo muito top.
Obrigado Anderson.
Os valores mudam muito, de cidade pra cidade.
Em média fica entre 500 e 1000 reais.
Tmj amigo
Indica algum aditivo para 1.4 tsi para limpar bicos ?
Oi amigo, beleza
Eu uso o 5x1 da STP a cada 10 mil km.
Tmj
@@CkarGarage ola, vc usa 1 frasco ou 2 a cada 10mil
Como faz pra limpar o tbi desses motores tsi? Melhor retirar ou faz no lugar sem ligar o carro?
POSITIVO E OPERANTE !
Esqueci de comentar que com o uso destas configurações abaixo/minhas eu aumentei a autonomia de 13.5 km litros segundo declarado pelo fabricante carro/modelo para 15.6 km litros, medidos em bico de bombas e não pelo computador de bordo do carro. Obvio que usado em formas normais de condução e não em retomadas e aceleros.
Top demais amigo.
Olá Carlos,
Excelente aula.
Mas se andarmos no álcool, diminui o risco da carbonização?
Fala Ricardo, beleza
Obrigado amigo
Sim , vai diminuir porém gera outros problemas pela oxidação.
Na verdade é sempre uma cascata, problemas podem vir a acontecer, nosso papel é prevenir e fazer a manutenção preventiva, diminuindo os riscos.
Tmj amigo
O álcool tem outros problemas na injeção direta, pode ser usado, porém o uso contínuo reduz a vida útil dos componentes da injeção (bomba e bicos), principalmente em carros com injeção direta que por sinal são componentes bem caros
Fala Thiago, beleza
Exatamente.
Um bom tema para um vídeo e trocarmos ideias.
Tmj amigo.
@@thh5513 Vc quer dizer que a engenharia errou e não testou esse motor com etanol? Ou será que a maioria que teve problemas está botando etanol adulterado?
@@JanduirMedeirosdeMorais não se trata de erro ou combustível adulterado, assim como a forma de dirigir, o tipo de percurso, tudo isso impacto na vida útil dos componentes, com o tipo de combustível não é diferente. O fato é, por mais resistente que seja o material, nessa aplicação, a durabilidade dos componentes da injeção na gasolina é maior que no álcool. Não sei se já trabalhou com carros carburados, mas o próprio carburador para resistir a corrosão precisava ser niquelado para aumentar a resistência à corrosão. O carburador a gasolina não precisava de nenhum tratamento, com durabilidade indefinida, enquanto mesmo o niquelado ao final da vida do metal de sacrifício começava a corroer e precisava ser substituído. Combustível adulterado prejudica o sistema independente do tipo, mas se tratando apenas do tipo de combustível, o álcool tende a causar mais danos nos componentes metálicos.
Vai carbonizar um dia , nosso combustível é pessimo.
O meu golf tsi highline está com 80 mil e fiz uma revisão preventiva enorme
Troquei velas, bico injetores, descarbonizei, troquei bomba d água, bieletas, fluidos todos, pastilhas, ajustes na caixa de direção
Gastei 7000 mil com tudo mas valeu a pena
qual foi o ajuste na caixa de direção? o meu peguei um buraco, troquei a bandeja mas a direção continua um pouco torta
Ficou foi barato
@@ReickyTcharles nada demais só deu uma apertada
@@raphaelguimaraesmendes achei q ia ser mais mesmo , manutenção assim gasta mesmo
qual o produto que vc usa mesmo para evitar a carbonizacao ? é da STP ? qual o nome por favor. obrigado.
Fala André, beleza
Eu uso o 5x1 da STP, mas na verdade é mais pra limpeza, praticamente não atinge a carbonização.
O q eu faço é trocar o óleo com 5 mil km quando fico só na cidade.
@@CkarGarage e instalar o CATCH CAN OIL serve????
Ajuda muito sim, é um pouco trabalhoso e caro, mas ajuda muito .
@@CkarGarage minha única dúvida é se a sucção da admissão não vai fechar/deformar as mangueiras .
Eu nunca instalei, mas vi vários vídeos, incluindo outros carros também, como BMW por exemplo, e sempre resolvendo o problema.
Porém nunca tive uma experiência na prática.
Pesquise catch oil, é uma ótima solução definitiva para esse problema. Boa sorte
Fala Paulo, beleza
Exatamente amigo.
No meu nivus com 14 mil kms e usando gasolina aditivada já está na bronca
Óleo Castrol Magnatec!
Suporta altas temperaturas.
Será que esse BO não foi minimizado no motor TSI mais atuais, visto que vc não acha catch can oil para esses Jettas mais atuais como o seu. Motores como THP corrigiram isso usando melhor usinagem em alguns componentes. E se não me engano, esse problema foi minimizado nos TSI, só não sei qual deles.
Fala Thiago, beleza
Não é divulgado mas certamente eles estão trabalhando para corrigir , o tsi 2.0 deu muito mais problema, pelo menos tem mais relatos.
Tmj amigo
Eu vou trocar as pastilhas, se tiver uma oportunidade vou tentar verificar como está o estado do meu, ele está com um pouco mais de 30 mil km.
@@CkarGarage Isso, parece que no 1.4 isso não ocorre com frequência. O meu está com 62k, mas ainda está na garantia. Então esquece, VW nem olha nas revisões, assim que a minha acabar em 2022, vou tentar agendar em alguma High torque uma revisão com eles.
Isso vai acontecer com todos eles, alguns com mais intensidade e outros com menos.
A CC não tem esse protocolo, um dos motivos de ficar famoso no TSI 2.0 foi isso, os problemas começaram a surgir com um tempo maior, com os carros fora da garantia.
Pelo q entendo Até mesmo motores turbo com injeção indireta tipo Onix Arrizo 6 etc, mesmo demorando mais tempo, vai acontecer também.
Enfim, são obrigações para melhorar as emissões de gases no meio ambiente.
É bom ficar de olho.
Meu golf ta fazendo 14 em viagem será ta certo, ele é 1.4 câmbio manual TSI
Amigo também tô com essa dúvida
Outra dica, usar gasolina podium
Muito bom o vídeo
Ligar o carro? Isso não vai adiantar nada, quanto mais roda mais carboniza, é diretamente proporcional, se roda só na cidade carboniza mais... O q resolve e o catch tank, só vi 1 gringo fazendo isso no 1.4... Só q não entendi muito bem pq o carro dele era todo modificado com intake, por ex... Já q vc e interessado e manja vc poderia colocar no seu e ensinar a gente né.. Abraço
Como saber se tá na hora de fazer a descarbonização amigo?
Fala Beto, beleza
Só em oficina mesmo, e a limpeza é mecânica na maioria dos casos, principalmente com injeção eletrônica.
Algumas dicas é o consumo elevado junto com a km mais alta.
@@CkarGarage peguei o golf tsi há 4 semanas. Está com 95 mil km. Problema que tô quebrando a cabeça tmb, é qdo abro a tampa do tanque sai uma pressão ou vacuo de dentro do tanque. Já troquei válvula do canister..troquei tampa do tanque..e nada. Agora comprei um canister pra trocar esse final de semana e ver se para essa pressão.
Então tem que desligar o start stop?
Eu não gosto.
Usar um combustível de alta qualidade (gasolina mais pura) ex. Podium ou similiar, ajuda a prevenir ?
Existe algum produto que você pode colocar no carro para limpar a carbonização?
Valeu !!!
Fala Bruno, beleza
A podium diminui sim, tem uma queima mais completa.
Em relação a limpeza é muito controvérsia, até se consegue um pouco mais sinceramente é irrisório, a limpeza mesmo é de forma mecânica.
Tmj amigo.
AG 2000 original VW, custa + ou - 100 reais o frasco, mas compensa usei em meu 211 cv e até agora nao tive problemas com injeção. Jetta 2014 chegando em seus 100 Km.Vou fazer preventiva agora e descarbinizacao.
Top.
@@Luanjc123 pode usar o que for pra limpar, o produto não vai chegar onde esta carbonizado, injeção direta o bico fica dentro da câmara de combustão, não tem o que fazer, é desmontar e limpar.
Suspiro não! Respiro. Só acontece a carbonização abastecido com gasolina. Com álcool não acontece isso.
sempre antes de sair pela manhã deixo chegar até 90 Graus a temperatura. isso ajuda?
Sem dúvidas ajuda, o complicado é aguardar o tempo pra chegar nos 90°😅
Bobagem filho... isso nem carro carburado precisava fazer nos anos 80. O maior problema é o pessoal que faz uso severo do carro e troca o óleo com 10.000 km (quando deveria ser 5), fora combustível adulterado...
Cada vez os carros tao mais frescos. Com 40mil precisa fazer descarbonizacao, troca de bicos injetores e dali a pouco a troca da bomba de alta.
Instalar oil catch can acaba com a carbonização
Isso amigo.
Fica top.
Única forma de evitar: oil catch can. Somente !
Exato!
Muito bom 👏👏👏👏
Obrigado Wellington,
Tmj amigo
Meu up tsi esta com 160.000 km e normal ate hoje ..
Fala Junior, beleza
Excelente amigo.
Charles, é você?
E se usar só etanol ? Ai não tem como carbonizar . Esse eu digo no flex lógico...
Tenho muitos amigos que só usam etanol e sem problemas, porém existem os riscos de oxidação e problemas nos bicos etc.
melhor que pagar uma descarbonização kkk
Engraçado que outros carros nO tem esse problema. É. Tipo cruze, corola, Civic.. pelo menos não vejo falar
Fala Vagner, beleza
Realmente no TSI é muito falado, gera muita carbonização, alguma coisa no projeto provavelmente aumenta esse problema.
Tmj amigo
Mas eles tem tb. Inclusive o teste da 4 rodas do cruze mostrava carbonização. O unico que salva aparentemente é o THP.
Tem tb, GM, Hyundai, Ford, só procurar. No TSI aparece mais pq é mais "famoso".
Top
Fala meu amigo, beleza
Obrigado
Tmj
Desculpe, sei que o foco do vídeo não é sobre o que eu vou perguntar, mas gostaria de tirar uma dúvida com você. No vídeo que vc lubrifica o teto solar, você não mostra aonde fica os drenos, poderia me dizer? Meu teto solar está entupido.
Obrigado!
Fala Silvio, beleza
Não dá pra mostrar no vídeo, eles ficam por baixo do vidro.
É bem complexo desmontar.
Sugestão é fazer ao contrário, na roda traseira e na churrasqueira tem a saida dos dutos, talvez consiga desobstruir por eles, de baixo pra cima.
Obgd
Etanol amigo
Andar no álcool nao carboniza então
Tá cheio de engenheiro na internet😅
Por isso só uso álcool bom,gasolina faz isso ,carbonização geral.
Carro agora tá saindo cheio de receita!!! Para combater os vícios,que deixam pro povo!!!
Notor bom é TOYOTA o resto e fazer malabarismo pra postergar o problema
São perfis diferentes de pessoas, quem anda de TSI nao quer andar de Corola nao, sacou ?
Corolla é Carro pra pastor Padre Freira pessoas mais tranquilas resumindo pra velho mesmo
Comprar carro pra carbonizar
estes tsi sao uma bomba, vendi o meu a tempo. o ideal são as injeçoes mixtas, direta com indireta no mesmo motor...tem em toyotas e em alguns mitsubishis
Amigo não são bombas não, tinha um jetta tsi vendi com 170 mil pra adquirir outro, erro das montadoras e colocar motores com injeção diretas flex, o correto apenas monocombustivel, etanol maior vilão dos motores tsi.
Fala Leandro, beleza
Vou fazer um vídeo sobre isso, Etanol e Gasolina.
Tmj amigo
@@CkarGarage no aguardo. 😉👊🏾
Na minha experiência e no que vejo na rua os dois problemas do TSI são os, "Zés da esquina" mecânico de AP e GM família I e II, e os donos que mexem nos motores. Os TSI são fáceis de reprogramar, e é obvio que isso tem um custo de durabilidade.
Não são bombas! É que as pessoas pegam o tsi e acham q sao piloto, arregaçam o carro o tempo todo e querem economizar na manutenção, procurando sempre do mais barato, querendo manutenção de gol... ai a culpa é do carro.