Parabéns, meu grande professor,eu sou principiante de eletrônica e esse vidio foi muito importante para o meu aprendizado devido a sua forma didática e simples de explicar nos proporcionando,um bom entendimento já sou seu novo escrito e aguardo o próximo vidio.meus parabéns.
O fio de entrada da bobina primária é o mesmo de saída. Tanto que ao fazer aferição com o multimetro em escala de continuidade, ele apita . Isso quer dizer que : Ao ligar um trafo , é como se tivesse tocando um fio fase com um neutro. Então era pra gerar muito calor não ??
A melhor aula que tive a respeito de transformadores!!!!! obrigado professor!!!! gratidão!!! sou fã do seu canal......já leva like mesmo antes de eu ver o video!!!! forte abraço!!!
Muito bom, sou técnico em eletromecânica, me formei há 8 anos. Como na minha empresa eu lido com mecânica, estou um pouco enferrujado na elétrica/eletrônica. Passando aqui pra rever esses conceitos.
Tava quase impossível achar um vídeo decente. Parabéns pelo trabalho! Paguei 20 reais por um curso no Udemy e depois de duas aulas pedi meu dinheiro de volta.
Muito boa essas explicações ...show estou começando a engatinhar nesse mundo fantástico que e a eletrônica tenho esse canal como uma das minhas fontes de estudo... valeu !!!
Boa noite amigo do Canal. Referente a Transformadores....não sei se vc já viu ou ouviu falar em Ferro de Solda Caseiro com Trafo. De repente até já fez um ou conhece o processo. Minha duvida é como projetar o Primário. Como fazê-lo??? Cálculos com base em que tensão e corrente de Secundário devem ser utilizados para esquentar bem???Pois o secundário trabalha em curto para esquentar. Como poderia ser feito???Grato pela sua atenção e paciência. Abraço.
Olá Lucas, não há muitos cálculos nesses ferros experimentais, o segredo é remover todo o enrolamento do secundário, manter o primário e refazer o secundário com umas poucas voltas, de modo a ter algo em torno de 2 ou 3 volts na saída. A corrente de curto será de dezenas de amperes, conseguindo assim aquecer o suficiente para derreter a solda, mas não derretendo o fio, que deve ter um calibre razoável, para suportar. Recomendo usar um fusível no primário.
Muito bom pela esplanação!! Uma dúvida importante!Meu nome é Gerson! Uma pergunta sobre frequência senoidal em transformador de micro-ondas. É verdade, que quanto maior a espessura do núcleo de ferro do transformador melhor será a frequência de 60 Hz senoidal?? A QUALIDADE e pureza será melhor na formação da onda?? Faço-o essa pergunta em relação a montagem de um inversor de tensão, usando um transformador de micro-ondas. Pode ajudar-me nessa pergunta? Aguardo uma resposta. Obrigado!
Olá Gerson, não procede. Pequenos transformadores podem ter saídas senoidais perfeitas. A questão é que se o trafo for subdimensionado para a potência da carga, poderá ter distorções.
Boa tarde Grande mestre uma dúvida por favor sobre inversor de Nobreak: Quando ele entra em modo bateria os mosfets do inversor chaveiam uma tensão contínua ou alternada para dentro do trafo ? Muito Obrigado!
Quando um inversor de nobreak entra em modo bateria, os MOSFETs do inversor tipicamente chaveiam uma tensão contínua (da bateria) porém chaveada em alta frequência para o primário do transformador (trafo). Esse chaveamento em alta frequência cria uma corrente alternada no primário do transformador, que é então convertida para uma forma de onda de corrente alternada (CA) na saída, geralmente na forma de uma senóide modificada ou pura, dependendo do tipo de inversor.
Obrigado Manoel! Curto sempre será de alguma forma, pois um enrolamento sempre liga um ponto ao outro, o que ocorre é que com poucas espiras a impedância é baixa e a corrente é muito alta! Se colocar um condutor com uma dimensão muito grande, ele pode até suportar a corrente e funcionar normalmente, sem considerarmos um curto e se colocar um fio fino, dependendo da potência disponível, ele poderá derreter! Portanto essa questão é muito relativa!
Bnoite professor. Ótimo vídeo. Comprei uma central Alard Max 4 ECP porém, o transformador TRAFO de 15v 1a (talvez por conta da corrente elétrica/110v) está enviando 19v ao invés de 15v, acabou queimando a placa. Existe outra maneira de diminuir essa demanda de corrente ou poderia usar outro transformador de menor demanda? Agradeço imensamente. Abraço.
Olá Márcio. Não conheço essa central, não sei se a fonte é externa ou interna e como ela é alimentada. Mas as tensões do trafo podem ser um pouco diferentes da niminal desde que haja um circuito regulador na fonte. Qualquer modificação dependeria de analisar o circuito.
ola bom dia otimo canal tenho um trafo de 24x24v 2a 110/220v queria faser ele de secundario de 20v 2a e 10v 2a separado um do outro isto e 2 secundario um de 20vca 2a e outro de 10vca 2a quanto numero de espiras devo retirar sou ruim de calculo agradeço desde ja ja sou um inscrito gostei porque voce explica bem explicado
Olá Luiz! Obrigado! Não podemos simplesmente tirar espiras, o ideal é reenrolar o trafo do zero. Calculando ele todo para as novas tensões de saída. Para saber quantas espiras deve reduzir, precisa saber quantas ele tem e como foi calculado, do contrário não há como saber.
Olá colega. Gostaria de tirar uma dúvida de leigo. Pra começar, suas aulas são muito esclarecedoras e objetivas. Parabéns. Você falou no vídeo que os transformadores só funcionam em AC pois sem isso não há indutância. O que acontece então em um transformador de uma fonte de PC pois os transformadores recebem corrente que passaram em diodos retificadores. Tem algo a ver com a alta frequência? Grato pela atenção.
Olá Eduardo! Obrigado por prestigiar o canal! Sim os transformadores só funcionam com AC. A indutância é uma característica elétrica independente do tipo de corrente, o que não ocorre na ausência de AC é a indução eletromagnética. As fontes de PC são fontes chaveadas, e diferentemente das lineares, ela retifica a tensão da rede e alimenta um oscilador que gera alta frequência para os trafos.
Desculpe minha ignorância. Minha dúvida é exatamente essa: Como isso ocorre em uma fonte chaveada se a corrente que chega ao pequeno transformador é retificada ou DC ? Ela transforma 127 ou 220v em 12, 3.3 e 5.5. Como?
Eduardo, o sinal que chega ao transformador é alternado, por vem de um oscilador. Trata-se de alta frequência. Não há como funcionar se for DC. Veja o video sobre fontes chaveadas, para ter uma melhor idéia: ruclips.net/video/TcQrkizLGl8/видео.html
Ótimo video!!!! E como faz os calculos pra fazer o enrolamento e a expressura do fio e determinar a voltagem de saida ou entrada? Obrigado pela atenção.
Salve amigo Eloy! Tinha dois motorzinhos, desses de indução, do tipo que se usam para soprar ar, em secadoras de roupa, micro-ondas, freezers... Os dois aparentemente iguais, mas um é 220V e ou outro era 110V, que fritou quando liguei em 220V, naturalmente. Mas como, se tinham aparentemente a mesma bitola no enrolamento, o mesmo volume? Se eu precisar enrolar uma bobina, como vou saber se ela suportará os 220V e não vai fritar como a do motorzinho? Obrigado desde já! Abraço.
Olá Marcos, a tensão de entrada é derterminada pelo número de espiras e não pela bitola do fio. Ao construir um transformador, o valor da tensão é envolvido nas fórmulas, para que tenhamos um número de espiras adequado. Outras características como a corrente e a relação de transformação, irão determinar a bitola do fio, tamanho do núcleo, etc, sempre levando em conta a potência do transformador. Com isso ele não queimará.
Obrigado pela sempre providencial assistência. Então vai ter um número mínimo de espiras para 220V? Ainda fica confuso, se esse motor que eu te disse [www.webcontinental.com.br/resizer/view/160/210/true/true/23326.jpg], é como um transformador, só que no lugar do secundário é o induzido... imaginei que qualquer número de espiras fosse gerar uma indução "n", e que não fosse fundir a bobina! Muito nebuloso entender como a bobina fritou! Se é um esquema simples de indução com núcleo metálico.
Nesse caso, a impedância do enrolamento, muito baixa para 220V, provocou uma corrente excessiva para a bitola do fio, que por superaquecimento foi destruído. Por isso o número de espiras influencia nessa impedância, que determina a corrente no enrolamento.
Obrigado, amigo Eloy. Ficou muito mais claro, as manchas são por falta de base na ciência, de minha parte. Tem que ir pra ponta do lápis mesmo, para fazer o enrolamento. drive.google.com/file/d/0BxoYswPfafrNSFU2VXo3b2UtcVk/view?usp=sharing Nessa imagem tem uma peça [proveniente da sucata, mas já peguei assim, não sei onde estava anexada, tinha uns restos de cobre, alumínio e latão no espaço do meio]que pensei ser um transformador, mas naquele enrolamento do topo, não tem leitura nenhuma, alimentei com 220V! Você conhece algo assim?
Obrigado Douglas! Não é possível saber quantas espiras sem todos os dados para as fórmulas, e esses só o fabricante teria. O que é possível, é determinar a relação entre as espiras do primário e do secundário.
Por aproximação dos cálculos completos. E se forem constantes referentes à materiais, por estudos e medidas diretos nos respectivos materiais, determinando os seus valores.
PARABENS PELA EXPLICAÇÃO SOBRE TRANSFORMADORES, MAS, UMA DUVIDA TENHO UM AQUI QUE LIGADO EM 110V DA DIFERENÇA DE TENSÃO NA SAIDA ISSO É NORMAL OU TEM QUE SER A MESMA EM 110 OU 220? OBRIGADO DESDE JÁ...
O seu 110V na rede é 110V mesmo ou 127V? Só isso já alteraria a saída também, mesmo com o trafo bem calculado. Se a entrada estiver correta, pode ser também uma diferença nos enrolamentos, durante a construção do trafo.
Opa, boa noite, uma pergunta: um transformador isolador alimentado por tensão 220 F+F ou 220 F-N, em sua saída no secundário teremos fase neutro, fase+ fase ou simplesmente podemos dizer que o que aparece no secundário é somente fruto do fluxo magnetico independente se a entrada e fase-neutro ou fase+fase.?
Excelente, Eloy! Os transformadores monofásicos, sempre vão ter no máximo três contatos no primário [110v e 220v]? No transformador da fonte de PC, você não falou o que era aquele cabo, com proteção branca, no topo do secundário. A amperagem vai estar em função de quê, no transformador, do tamanho do núcleo ou dos fios no enrolamento. Tenho em mente o de microondas que tem uma amperagem bem alta... Fiz um reenrolamento no secundário do transformador de micro ondas e em determinadas voltas fiz "sangrias", criando vários enrolamentos em um só, pretendia criar saídas de 5,7,9 e 12V, mas justamente pelas perdas que você narrou, consegui, 4,5 - 6,3 - 8 e 10,9V, poderei usar com os equipamentos que exigem as voltagens pretendidas, mesmo com essa perda? Poderia a amperagem mais alta que ele tem, queimar os aparelhos, ou eles usariam apenas a amperagem que precisam e ainda compensaria essa defasagem na voltagem? Desculpe o aluguel. Muito obrigado, novamente. Um abraço, amigo.
Olá Marcos, vamos lá: 1) Transformadores monofásicos podem ter mais de 03 fios no primário, quando projetados para diferentes tensões de entrada, tais como 110V, 115V, 120V, 127V e 220V. Portanto têm no mínimo 2 e podem ter 3,4,5 ou 6 fios também. 2) Aquele fio normalmente é o meio do secundário que vai aterrado no circuito da fonte. 2) A corrente máxmia do trafo é função da bitola do fio e do tamanho do núcleo. 3) No seu trafo modificado, seria melhor ajustar o número de espiras, pois as tensões abaixo do especificado podem não funcionar bem, dependendo do uso. Mas veja, a saída é A/C, se for fazer uma fonte CC, depois da retificação e filtragem, você atingirá tensões maiores que as A/C, precisando assim somente regular as saídas, com reguladores de tensão. 4) A corrente do trafo é apenas a capacidade máxima de fornecer potência, ou seja, ele entregará a corrente que a carga pedir até o seu limite. O que queima aparelhos é a sobretensão. Obrigado Marcos, abcs.
Mais uma vez estou em débito, Eloy. Obrigado pela atenção; Estava pensando em usar as saídas para a serra circular à bateria, a bateria é de 30 amperes, mas dura no máximo 15min. A serra é 12V, mas li que esses motores funcionam bem com variação na voltagem, não sei esse, mas alguns funcionam desde 09V a 18V. Sim usaria uma ponte retificadora na saída, inclusive pensei em usar só uma para 50 amperes, e usar uma saída por vez. Imagino que por essa condição poderia usar apenas uma ponte para todas as saídas, sem conflito.
Marcos, você pode usar uma só ponte retificadora e chavear os diversos secundários na entrada (pode ser com uma chave física, alternando os secundários na entrada da ponte). Após a reitificação e filtragem (com um capacitor eletrolítico de alta capacitância (30.000uF x 40V), a tensão contínua de saída deverá aumentar aproximadamente com a seguinte fórmula Vcc=(Vac *1,4) - 1,4. Seria bom medir, se possível, o consumo dessa serra com a bateria. Ela ser de 30Ah, não significa que a serra drene 30A. Sabendo o consumo real, você poderá dimensionar mais precisamente a fonte. Boa sorte!
Vou tentar, amigo. Ainda engatinhando nesse mundo, nem sei se consigo. Obrigado pela dica. A serra deve consumir mais que isso, é uma serra circular potente! Seria 12V vezes XA para chegar a potência normal de uma serra - em torno de 1200W...! Imagine. Mas eu posso estar misturando tudo, né?! kkkkkkkk
Marcos, 1200W é muita potência para uma serra de 12V. Vi que no mercado as serras circulares portáteis, usam baterias de 1,5 a 3Ah. Essa sua é adaptada? Serras com essa potência (alta) são comuns em A/C com 127V.
Ótimo aula! Duas dúvidas: indutor é a mesma coisa que transformador? E como reconhecer o primário e secundário sem medir o transformador? Seria pela quantidade de fios ou não?
Obrigado Carlos. Indutor não é a mesma coisa que transformador, embora o transformador possua indutores na sua construção. Primário e secundário são apenas referências, quem determina é o fabricante ou o usuário, onde será a entrada e onde será a saída. Em trafos "abaixadores" de rede elétrica, em geral o primário é o que tem o maior enrolamento.
Ótimo vídeo, uma dúvida, no secundário de um trafo monofásico, terei fase e neutro (0v), como se consegue esse neutro já q na saída do trafo não tem nenhum ponto aterrado? Att
Obrigado Deivid! Não será fase e neutro, será uma saída por exemplo 12V e 0V, o zero volts será uma espécie de neutro virtual, isolado galvânicamente da rede elétrica.
Negativo, aquilo é o dobrador de tensão e só funciona com corrente alternada, para aumentar uma tensão contínua, só usando um conversor chaveado DC-DC.
@@Electrolab-Eletronica ou seja, se na bobina primária eu tiver 10 voltas com tensão de 10v e corrente de 1a, e na secundária tiver 100 voltas a tensão ficaria em 100v e a corrente a 0,1a? Certo?
Eu fiquei com uma dúvida e já procurei na net algo que me tirasse esta dúvida e nada. Minha dúvida é o seguinte: o que determina a corrente no enrolamento secundário? Densidade de corrente?, diâmetro do fio? Por exemplo: um secundário com dois enrolamentos, um de 12V com 1A e outro com 12V e 100mA. Se puder me explicar, ficarei muito grato a você. Obrigado desde já
Olá Cesar, a corrente máxima de um transformador está ligada à vários fatores, principalmente a espessura do fio usado nos dois enrolamentos, mas também nas dimensões do núcleo, pois estes determinam a potência do trafo e por consequência a corrente máxima também.
Olá tudo bem? Vc ja me tirou muitas dúvidas, e vai mais uma... eu tenho um receiver que o transformador esta fazendo um ruído (aquele hum), eu ja vi que esse barulho é normal por causa das placas que vibram, eu quero tirar esse ruído só que não achei nada aqui no RUclips em português, só achei uns canais gringos falando, e alguns falam pra usar verniz ou aquelas colas tipo araldite, pq ela penetra entre as placas e elimina a vibração... você poderia me dizer se isso está certo?? E muito obrigado por ajudar as pessoas!!!
Olá Sergio! A causa principal normalmente é essa mesmo, onde as placas que formam o núcleo do transformador estão com algum espaçamento entre elas, facilitando a vibração na frequência de 60Hz. Mas não podemos também ignorar outros possíveis problemas, como enrolamento do trafo com espiras em curto, fonte com defeito e/ou circuito do receiver consumindo mais corrente do que o especificado. Partindo para a primeira situação, o procedimento correto seria desmontar o trafo e remontar usando o verniz de isolamento específico para transformadores (o que é uma tarefa delicada e demorada). Aplicar o verniz sem desmontar reduz muito a chance de sucesso. Vale a pena verificar em paralelo esses outros pontos, como o estado da fonte e consumo do circuito.
Excelente vídeo, como sempre ! Gostaria de fazer um pedido. Poderia me indicar bibliografias sobre estes pequenos transformadores q trabalham em alta frequência ( trafos de sinal ) ? Obrigado.
Olá Geanderson, não me recordo de livros didicados a esse assunto em particular, no momento. Há alguns PDFs na internet. Comece por este: www.professorpetry.com.br/Ensino/Repositorio/Docencia_CEFET/Conversores_Estaticos/Pos_2013/Apresentacao_Aula_07C.pdf
Olá ,sabe informar no caso vc tem 4 transformador com tensao 220v primario e 220v secundario ,no entanto o que muda é a potencia do trafo , um com corrente de 10 A outro 15 A outro 20 A outro de 30 A . Sabe informar qual teria a maior indutancia no enlamento ? seria o de menor potencia? ou o de maior potencia?
O que altera radicalmente a indutância é o número de espiras, como em tese esses trafos têm o mesmo número de espiras, o que muda neles é o tamanho do núcleo e a espessura do fio, que por sinal também alteram a indutância. Portanto, certamente o de maior potência terá a maior indutância também.
Amigo parabéns pelos vídeos sempre muito bem explicado Queria saber como identificar os pinos de 5v e 12v no trafo de fontes de PC essa com tape sentral
Olá Fernando! Fontes de PC não usam transformadores como esses do vídeo. São fontes chaveadas e o sistema é bastante diferente, com trafos de alta frequência e chaveadores com MOSFETS e PWM. Dê uma olhada nos vídeos sobre fontes chaveadas no canal.
@@Electrolab-Eletronica véu amigo vou dar uma olha no vídeo é que tenho dois desses trafo de de fonte mais não sei quais são os pinos de 5 e de 12 pra usar em um projeto de um inversor
Eles não têm pinos de 5 e 12 V, essas saídas são de valores maiores e depois reguladas para 5 e 12V. Normalmente trafos de fontes de PC não servem para inversores.
Valeu Fernando! Como experiência, quase qualquer trafo funciona para o inversor, mas eles são projetados para altas frequências, portanto para ter os 60Hz na saída, a maior eficiência é usando um trafo de 60Hz. Opções com trafos de alta frequência e núcelo de ferrite podem ser feitos, mas normalmente são para baixas potências ou têm outras etapas para garantir uma saída adequeda. Injete um sinal A/C de um gerador de funções na faixa dos 40KHz com 5V e depois com 12V em dois pinos de um dos lados e meça a saída, dessa forma você pode tentar mapear os pinos do trafo. Há um vídeo no canal falando da identificação de trafos de sinais, que talvez possa ajudar.
Há um circuito eletromagnético entre o primário e o secundário por indução, portanto a energia que vem do primário recebe diretamente a carga do secundário e por ela é efetada.
@@Electrolab-Eletronica Várias vezes eu já ouvi dizer que o fluxo magnético de um trafo varia muito pouco, esteja ele em vazio ou em carga plena. Depois de fazer esta indagação em vários sites, nunca tive uma resposta do fenômeno. Depois de muito tempo um engenheiro eletricista da UNIFEI deu-me um a explicação seguinte: Quando, pela aplicação de uma carga, aumentando a corrente secundária, pela Lei de Lenz, aparece um fluxo contrario diminuído o fluxo principal. . Esta diminuição de fluxo também passa pelo primário diminuindo a sua impedância (que depende do fluxo). COM ESTA DIMINUIÇÃO O PRIMÁRIO PUXA MAIS CORRENTE DA REDE, LEVANDO O FLUXO PRATICAMENTE PARA O VALOR QUE TINHA ANTES. ASSIM EMBORA O SALDO DE FLUXO NÃO TENHE QUASE MUDADO O TRANSFORMADOR CONTINUA COM A CARGA QUE TINHA ANTES.
Meu amigo,eu queria tirar uma dúvida.Se eu tiver um transformador com uma bobina 600 fios e outra 100 fios enrolados.Se eu pegar uma tensão de 127v e bota na bobina de 600 fios,então na bobina de 100 fios vai dar uma baixa tensão só com mais corrente.
Haverá redução da tensão na ordem de 6 para 1. Já a corrente é função da espessura dos fios e do tamanho do núcleo, que determinarão a potência do transformador.
Esses dois vídeos sobre transformadores aqui do canal, são bem completos e já explicam em detalhes essa relação de espiras, potência, tensão e corrente, bem como dimensionamento do núcleo. Dê uma conferida nos dois, anotando os detalhes, pois são muitas informações.
Olá Henrique, normalmente nos 12V, porém usando os dois enrolamentos em paralelo. Em 24V você terá a metade da corrente, de forma a manter a mesma potência em ambos os casos.
Negativo! Eu disse a mesma potência é mantida, mas não a mesma corrente! Veja que eu disse que em 24V tem a metade da corrente, ou seja 2,5A! 5A só em 12V, com os enrolamentos em paralelo.
Olá, pessoal, quero disser que foi uma boa aula, e bem explícita; Ora, quero dizer-vos também que sou leigo em electronica, mas gosto bastante dessa profissão. No entanto, há uma pequena confusão em mim, no que tange os transformadores. Ora, se na minha rede a energia for 20V ~ há transformadores que pode transformar para 220V~? Se há, qual é o nome desse transformador?
@@Electrolab-Eletronica , muito obrigado por responderes minhas perguntas obrigado mesmo. Ora, espero que eu não estaja te encomodando! Mas estes transformadores só aumenta tensão, ou Amperagem também?
Olá Ezequiel, somente a tensão subirá, a corrente cairá na mesma proporção da subida da tensão. O que irá determinar a corrente será a potência do transformador.
Ok! Parece que percebí! Então, a função do transformador é aumentar a tensão, ou diminuír, ou mesmo manter a tensão. Mas como fazer pra aumentar Amperagem? Pois sabe-se que, por mais que a tensão esteja boa para o bom funcionamento de um aparelho, se a Amperagem não for boa, quando ligarmos um aparelho a tensão cairá. Pra isto, como fazer este processo?
Não há como porque a corrente depende sempre da construção do transformador, se precisa de alta corrente, precisará de um transformador com potência maior e normalmente maior fisicamente. Ou seja, o transformador deverá ser dimensionado para o consumo da carga, para evitar qualquer alteração na tensão de trabalho.
Parabéns e muito obrigado, a você que continua a nos inspirar a continuar a criar novos videos e tutorias....Por isso peço-te por favor que se escreva em meu canal, quem sabe um dia chegar a uma marca desta...deixo ai meu like ...Agora bora lá!
Transformador isolador! explica depois . pois esse dias tive uma situação com uma TV de plasma, elas tem dois GND, um é flutuante, eu interliguei os dois, coloquei a garra em um e o outro canal no outro GND, mas a proteção da placa atuou, minha sorte Pq uso osciloscópio na tomada e esta aterrado E não quero queimar ele . quero saber sim tem como fazer ele monta pois ai eu usaria em aperelhos que eu tiver medido .
Osciloscópio aterrado, precisa tomar cuidado quando medir direto da rede elétrica, sem nenhum trafo isolador. Poderá queimar o osciloscópio, justamente por ele estar aterrado. Terras diferentes em circuitos não devem ser interligados, poderá queimar o circuito. Transformador isolador é uma boa opção para usar no osciloscópio, para evitar esses problemas. Trata-se de um trafo com relação1:1, ou seja, entra 127V e sai 127V, ou entra 220V e sai 220V. Não pode ser auto trafo!
Preciso de uma ajuda tecnica Estou com um problema preciso instalar um transformador no quadro geral sou eletrotecnico mas confesso que transformadores caseiros nao sao meu forte e semlre bato cabeca para instalar um direro no QDC. Preciso transformar o 220 da casa que é trifásico em 110 v . O relógio da residência é trifásico. Posso Separar uma fase do circuito usando o trafo de 5000VA para tomadas e iluminação . As 2 fases restantes de 220 vou reservar para os dois chuveiros . Lembrando que aqui em minha região a tensão entre fase e neutro é de 220v e o aterramento no prédio é antigo TN C . Como proceder na ligação no QDC para obter o máximo de aproveitamento do auto trafo com segurança. A questão da transformação da relação de 229 parespostara 110 se deve ao fato do cliente ter se mudado do RJ onde lá a te são é 110v e trazido consigo toda sua mudança...enfim é isso . Agora o .
Sendo trifásico 220V, a única solução é com trafo. Conexão direta do primário entre uma fase e neutro, crie um circuito separado de 127V, com disjuntor e DDR. Para dimensionar o trafo, determine a potência máxima do circuito de 127 e divida por 0,6 para ter o valor em VA do trafo.
Comecei ver seu conteúdo agora e ja tem meu respeito e gratidão..aula limpa e verdadeira..Deus lhe conceda mais..
Obrigado amigo! Seja sempre bem vindo!
O que é isso? Meu amigo, que aula... Além da didática na explanação o prof tem uma excelente dicção... Gratidão
Muito obrigado George!
Parabéns, meu grande professor,eu sou principiante de eletrônica e esse vidio foi muito importante para o meu aprendizado devido a sua forma didática e simples de explicar nos proporcionando,um bom entendimento já sou seu novo escrito e aguardo o próximo vidio.meus parabéns.
Seja bem vindo Edmilson! Bons estudos!
O fio de entrada da bobina primária é o mesmo de saída. Tanto que ao fazer aferição com o multimetro em escala de continuidade, ele apita . Isso quer dizer que : Ao ligar um trafo , é como se tivesse tocando um fio fase com um neutro. Então era pra gerar muito calor não ??
Sim, por isso é uma bobina, o objetivo é gerar um campo magnético que fará indução de uma corrente elétrica no outro enrolamento,
Boa explicação professor. Parabéns gostei muito.
Obrigado Valberto! Seja bem-vindo ao canal!
Que aula foda...está de parabéns! Entendi perfeitamente.
Obrigado Fabiano!
Video bastante elucidativo e explicação bastante objetiva. Parabéns!
Obrigado Marcos!
Sempre tive a curiosidade de saber como um transformador funcionava. Muito show !!!
Obrigado André!! Em breve novos vídeos no canal!
agradeço suas aulas tenho voce explica muito meus parabens
Obrigado Jairo!
Eletrolab ,sou um mero estudante engatinhando ainda seu vídeo foi o melhor que encontrei sobre o assunto muito obrigado!
Obrigado Ederson!
Aula ótima, muito bom ver os equipamentos e entender de verdade sua montagem, caso a caso, seus funcionamentos... A aula me ajudou bastante.Obrigada!
Que bom que ajudou Amanda! Obrigado!
O que posso dizer PARABÉNS! PARABÉNS! PARABÉNS! e OBRIGADUUU.
Obrigado Luiz!
Shou de bola e a melhor aula que vi
Obrigado Wal!
Que aula top. Parabéns!
Obrigado Diogenes!
Sensacional a aula! muito agradecido pela ajuda, estava precisando revisar conceitos basicos. Ate a proxima. Abraço.
Obrigado! Abcs.
A melhor aula que tive a respeito de transformadores!!!!! obrigado professor!!!! gratidão!!! sou fã do seu canal......já leva like mesmo antes de eu ver o video!!!! forte abraço!!!
Muito obrigado Paulo!!
FOU MUITO BOA A EXPLICAÇÃO DE TRANSFORMADORES! VOU PARA A SEGUNDA PARTE, POIS ESTA INTERESSANDO MUITO ESSE APRENDIZADO; PARABÉNS!
Obrigado Edner!
Muito esclarecedor, gostei muito
Obrigado Mario!
muito obrigado pela aula professor,foi muito intuitiva! aprendi bastante, vamos a parte 2
Obrigado Lightbel!
admiro o conhecimento desse cara
Valeu Vitor!
Aulas gratificantes muito show
Obrigado Claudio!
Muito bom, sou técnico em eletromecânica, me formei há 8 anos. Como na minha empresa eu lido com mecânica, estou um pouco enferrujado na elétrica/eletrônica. Passando aqui pra rever esses conceitos.
Seja sempre bem vindo Douglas!
Tava quase impossível achar um vídeo decente. Parabéns pelo trabalho! Paguei 20 reais por um curso no Udemy e depois de duas aulas pedi meu dinheiro de volta.
Obrigado Soares!
Explica de tal forma, como se fosse ganhar milhões de dólares em cada vídeo! Vc tem paciência e sabedoria pra ensinar. 👏👏
Obrigado Robert!
Muito boa a lógica parabéns pelo conteúdo
Obrigado!
Vlw Electrolab, aprendendo aqui
Obrigado Alex!!
Muito boa essas explicações ...show estou começando a engatinhar nesse mundo fantástico que e a eletrônica tenho esse canal como uma das minhas fontes de estudo... valeu !!!
Obrigado Alemar! Fico feliz em contrbuir!
Parabéns pró , muito bom
Obrigado José!
Top professor
Parabéns
Obrigado Messias!
Excelente! Não poderia ser melhor. Obrigado!
Obrigado Antonio!
Como sempre ótima aula! Aguardando ansiosamente aqui para as próximas... Forte abraço.
Obrigado J&N!!! Em breve a segunda parte deste video!
muito bem explicado, fácil entendimento, quando concluir esses videos de transformadores pretendo assistir alguma sobre motores elétricos. parabéns.
Obrigado Lamartine!
Sabe muito parabéns pela interesse em ensinar
Obrigado Natanael!
sou leigo no assunto mas gostei bastante desta aula vc estar de parabéns
Obrigado José! Seja sempre bem vindo ao canal!
Muito boa a aula! Parabéns
Obrigado Paulo!
Excelente aula
Obrigado Hugo!
muito bom adoro eletrônica e o meu canal favorito do youtube muito bem explicado
Obrigado Israel. Em breve a parte 2!!
Bom
Excelente, como sempre... compartilhando no meu curso para os alunos
Obrigado!!
ficou bem melhor do que as aulas que eu tive na faculdade obrigado pelo video
Obrigado Charles! Em breve novos vídeos no canal!!
Show de bola ! Muito boa relembrar meu curso técnico
Obrigado Robson!!
Boa noite amigo do Canal. Referente a Transformadores....não sei se vc já viu ou ouviu falar em Ferro de Solda Caseiro com Trafo. De repente até já fez um ou conhece o processo. Minha duvida é como projetar o Primário. Como fazê-lo??? Cálculos com base em que tensão e corrente de Secundário devem ser utilizados para esquentar bem???Pois o secundário trabalha em curto para esquentar. Como poderia ser feito???Grato pela sua atenção e paciência. Abraço.
Olá Lucas, não há muitos cálculos nesses ferros experimentais, o segredo é remover todo o enrolamento do secundário, manter o primário e refazer o secundário com umas poucas voltas, de modo a ter algo em torno de 2 ou 3 volts na saída. A corrente de curto será de dezenas de amperes, conseguindo assim aquecer o suficiente para derreter a solda, mas não derretendo o fio, que deve ter um calibre razoável, para suportar. Recomendo usar um fusível no primário.
boa! parabéns! ja entendia como funcionada na teoria, mais seu vídeo me ajudou a usar as expressões corretas para explicar melhor... show de bola!
Obrigado Noreh!
Bem didático!!
Obrigado Jailson!
Muito bom pela esplanação!! Uma dúvida importante!Meu nome é Gerson! Uma pergunta sobre frequência senoidal em transformador de micro-ondas. É verdade, que quanto maior a espessura do núcleo de ferro do transformador melhor será a frequência de 60 Hz senoidal?? A QUALIDADE e pureza será melhor na formação da onda?? Faço-o essa pergunta em relação a montagem de um inversor de tensão, usando um transformador de micro-ondas. Pode ajudar-me nessa pergunta? Aguardo uma resposta. Obrigado!
Olá Gerson, não procede. Pequenos transformadores podem ter saídas senoidais perfeitas. A questão é que se o trafo for subdimensionado para a potência da carga, poderá ter distorções.
Explicação clara,parabéns!
Obrigado Luciano!! Em breve novos vídeos no canal!
parabéns, ótima aula, agora vou para o vídeo 2
Obrigado Yuri!
Ótima aula muito obrigado.
Obrigado Francisco!
muito bom,esta ajudando muito.
Obrigado Joselito! Fico contente que esteja aproveitando o conteúdo! Em breve novos videos no canal!
Seu vídeo foi excelente, bem explicado, parabéns valeu.
Obrigado João!
Parabéns Professor pela bela e importante informação!Abraços,Líbero /RS.
Obrigado Líbero! Obrigado!
Boa tarde Grande mestre uma dúvida por favor sobre inversor de Nobreak: Quando ele entra em modo bateria os mosfets do inversor chaveiam uma tensão contínua ou alternada para dentro do trafo ? Muito Obrigado!
Quando um inversor de nobreak entra em modo bateria, os MOSFETs do inversor tipicamente chaveiam uma tensão contínua (da bateria) porém chaveada em alta frequência para o primário do transformador (trafo). Esse chaveamento em alta frequência cria uma corrente alternada no primário do transformador, que é então convertida para uma forma de onda de corrente alternada (CA) na saída, geralmente na forma de uma senóide modificada ou pura, dependendo do tipo de inversor.
Muito Obrigado! e Excelente noite!
Exelente explicação
Obrigado Jorge!
Professor bem didatico seus videos....mas qual a menor quantidade de espiras que se pode usar no primario sem ter um curto...obg
Obrigado Manoel! Curto sempre será de alguma forma, pois um enrolamento sempre liga um ponto ao outro, o que ocorre é que com poucas espiras a impedância é baixa e a corrente é muito alta! Se colocar um condutor com uma dimensão muito grande, ele pode até suportar a corrente e funcionar normalmente, sem considerarmos um curto e se colocar um fio fino, dependendo da potência disponível, ele poderá derreter! Portanto essa questão é muito relativa!
Bnoite professor. Ótimo vídeo. Comprei uma central Alard Max 4 ECP porém, o transformador TRAFO de 15v 1a (talvez por conta da corrente elétrica/110v) está enviando 19v ao invés de 15v, acabou queimando a placa. Existe outra maneira de diminuir essa demanda de corrente ou poderia usar outro transformador de menor demanda? Agradeço imensamente. Abraço.
Olá Márcio. Não conheço essa central, não sei se a fonte é externa ou interna e como ela é alimentada. Mas as tensões do trafo podem ser um pouco diferentes da niminal desde que haja um circuito regulador na fonte. Qualquer modificação dependeria de analisar o circuito.
excelente...
muito bem explicado, muito bom continue assim, ótimo canal.
Obrigado Julio Cesar! Em breve a segunda parte desse video!
ola bom dia otimo canal tenho um trafo de 24x24v 2a 110/220v queria faser ele de secundario de 20v 2a e 10v 2a separado um do outro isto e 2 secundario um de 20vca 2a e outro de 10vca 2a quanto numero de espiras devo retirar sou ruim de calculo agradeço desde ja ja sou um inscrito gostei porque voce explica bem explicado
Olá Luiz! Obrigado! Não podemos simplesmente tirar espiras, o ideal é reenrolar o trafo do zero. Calculando ele todo para as novas tensões de saída. Para saber quantas espiras deve reduzir, precisa saber quantas ele tem e como foi calculado, do contrário não há como saber.
Excelente explicação, parabéns!!!!!
Obrigado Belini!
Olá colega. Gostaria de tirar uma dúvida de leigo. Pra começar, suas aulas são muito esclarecedoras e objetivas. Parabéns. Você falou no vídeo que os transformadores só funcionam em AC pois sem isso não há indutância. O que acontece então em um transformador de uma fonte de PC pois os transformadores recebem corrente que passaram em diodos retificadores. Tem algo a ver com a alta frequência? Grato pela atenção.
Olá Eduardo! Obrigado por prestigiar o canal! Sim os transformadores só funcionam com AC. A indutância é uma característica elétrica independente do tipo de corrente, o que não ocorre na ausência de AC é a indução eletromagnética. As fontes de PC são fontes chaveadas, e diferentemente das lineares, ela retifica a tensão da rede e alimenta um oscilador que gera alta frequência para os trafos.
Então não é preciso indução para que uma espira transforme a tensão maior para a outra menor? (220V para +12 ou ou +5.5 ou +3)
Sim, é preciso que ocorra a indução entre os enrolamentos, e essa só ocorre em AC. O que coloquei é que indução é diferente de indutância.
Desculpe minha ignorância. Minha dúvida é exatamente essa: Como isso ocorre em uma fonte chaveada se a corrente que chega ao pequeno transformador é retificada ou DC ? Ela transforma 127 ou 220v em 12, 3.3 e 5.5. Como?
Eduardo, o sinal que chega ao transformador é alternado, por vem de um oscilador. Trata-se de alta frequência. Não há como funcionar se for DC. Veja o video sobre fontes chaveadas, para ter uma melhor idéia: ruclips.net/video/TcQrkizLGl8/видео.html
Muito bom parabéns gostei mesmo. Você poderia falar também sobre os transformades casador de impedância?
Obrigado Eduardo! Transformadores de impedância e audio em geral estão anotados para um futuro video!
boa esplicação
mais um inscrito parabens
Obrigado Freire! Bem vindo ao canal!
Nice job. I like too much the content
Thanks Nilman!
Fala sobre autotransformadores!🙂👍
Anotado Renato!
@@Electrolab-Eletronica obg professor! Boa noite🙂👍
Ótimo video!!!! E como faz os calculos pra fazer o enrolamento e a expressura do fio e determinar a voltagem de saida ou entrada? Obrigado pela atenção.
Obrigado Ribeiro! Na segunda parte do vídeo!
Muito bom!
Obrigado Areodantes!
Salve amigo Eloy!
Tinha dois motorzinhos, desses de indução, do tipo que se usam para soprar ar, em secadoras de roupa, micro-ondas, freezers...
Os dois aparentemente iguais, mas um é 220V e ou outro era 110V, que fritou quando liguei em 220V, naturalmente. Mas como, se tinham aparentemente a mesma bitola no enrolamento, o mesmo volume? Se eu precisar enrolar uma bobina, como vou saber se ela suportará os 220V e não vai fritar como a do motorzinho?
Obrigado desde já!
Abraço.
Olá Marcos, a tensão de entrada é derterminada pelo número de espiras e não pela bitola do fio. Ao construir um transformador, o valor da tensão é envolvido nas fórmulas, para que tenhamos um número de espiras adequado. Outras características como a corrente e a relação de transformação, irão determinar a bitola do fio, tamanho do núcleo, etc, sempre levando em conta a potência do transformador. Com isso ele não queimará.
Obrigado pela sempre providencial assistência.
Então vai ter um número mínimo de espiras para 220V?
Ainda fica confuso, se esse motor que eu te disse [www.webcontinental.com.br/resizer/view/160/210/true/true/23326.jpg], é como um transformador, só que no lugar do secundário é o induzido... imaginei que qualquer número de espiras fosse gerar uma indução "n", e que não fosse fundir a bobina! Muito nebuloso entender como a bobina fritou! Se é um esquema simples de indução com núcleo metálico.
Nesse caso, a impedância do enrolamento, muito baixa para 220V, provocou uma corrente excessiva para a bitola do fio, que por superaquecimento foi destruído. Por isso o número de espiras influencia nessa impedância, que determina a corrente no enrolamento.
Obrigado, amigo Eloy.
Ficou muito mais claro, as manchas são por falta de base na ciência, de minha parte.
Tem que ir pra ponta do lápis mesmo, para fazer o enrolamento.
drive.google.com/file/d/0BxoYswPfafrNSFU2VXo3b2UtcVk/view?usp=sharing
Nessa imagem tem uma peça [proveniente da sucata, mas já peguei assim, não sei onde estava anexada, tinha uns restos de cobre, alumínio e latão no espaço do meio]que pensei ser um transformador, mas naquele enrolamento do topo, não tem leitura nenhuma, alimentei com 220V! Você conhece algo assim?
Parece um transformador específico para alguma aplicação em máquinas elétricas. Pode ser também parte de um solenóide. Não consigo definir bem!
gostaria de ver um video sobre calculos de transformador de ferrite esses de fonte chaveada, tem algo?
Olá Silvério, ainda não! Anotei a sugestão!
Obrigado
Parabens, Prof. como faço para saber quantas espiras há no primario ou secundario ? existe algum calculo sem precisar desmontar o transformador ?
Obrigado Douglas! Não é possível saber quantas espiras sem todos os dados para as fórmulas, e esses só o fabricante teria. O que é possível, é determinar a relação entre as espiras do primário e do secundário.
Essas constantes que são faladas.em diversos vídeos como são achadas?
Por aproximação dos cálculos completos. E se forem constantes referentes à materiais, por estudos e medidas diretos nos respectivos materiais, determinando os seus valores.
PARABENS PELA EXPLICAÇÃO SOBRE TRANSFORMADORES, MAS, UMA DUVIDA TENHO UM AQUI QUE LIGADO EM 110V DA DIFERENÇA DE TENSÃO NA SAIDA
ISSO É NORMAL OU TEM QUE SER A MESMA EM 110 OU 220? OBRIGADO DESDE JÁ...
Obrigado! Depende do transformador, e se não seria um auto transformador. Qualquer alteração na entrada, dará uma alteração proporcional na saída.
@@Electrolab-Eletronica ele em 110 dá uma tensão na saída de 46 mais 46, esse transformador é de 40 mais 40 ac. Ligado em 220 ele dá os 40 certinho.
O amplificador que ele está funciona normalmente em 220 mas se ligar em 110 aquece e queima a saída. Por isso minha dúvida. Obrigado.
O seu 110V na rede é 110V mesmo ou 127V? Só isso já alteraria a saída também, mesmo com o trafo bem calculado. Se a entrada estiver correta, pode ser também uma diferença nos enrolamentos, durante a construção do trafo.
Muito boa didádica
Obrigado Djalma!
muito bom gostei da aula.
Obrigado Jorge! Em breve novos videos no canal!
Show
Obrigado Elizio!
Opa, boa noite, uma pergunta: um transformador isolador alimentado por tensão 220 F+F ou 220 F-N, em sua saída no secundário teremos fase neutro, fase+ fase ou simplesmente podemos dizer que o que aparece no secundário é somente fruto do fluxo magnetico independente se a entrada e fase-neutro ou fase+fase.?
Boa noite! A última opção, ou seja, independente da entrada, o que o trafo vê é a diferença de potencial.
explica bem! parabéns!
Obrigado Denny! Em breve novos videos no canal!
Excelente, Eloy!
Os transformadores monofásicos, sempre vão ter no máximo três contatos no primário [110v e 220v]?
No transformador da fonte de PC, você não falou o que era aquele cabo, com proteção branca, no topo do secundário.
A amperagem vai estar em função de quê, no transformador, do tamanho do núcleo ou dos fios no enrolamento. Tenho em mente o de microondas que tem uma amperagem bem alta...
Fiz um reenrolamento no secundário do transformador de micro ondas e em determinadas voltas fiz "sangrias", criando vários enrolamentos em um só, pretendia criar saídas de 5,7,9 e 12V, mas justamente pelas perdas que você narrou, consegui, 4,5 - 6,3 - 8 e 10,9V, poderei usar com os equipamentos que exigem as voltagens pretendidas, mesmo com essa perda? Poderia a amperagem mais alta que ele tem, queimar os aparelhos, ou eles usariam apenas a amperagem que precisam e ainda compensaria essa defasagem na voltagem?
Desculpe o aluguel.
Muito obrigado, novamente.
Um abraço, amigo.
Olá Marcos, vamos lá: 1) Transformadores monofásicos podem ter mais de 03 fios no primário, quando projetados para diferentes tensões de entrada, tais como 110V, 115V, 120V, 127V e 220V. Portanto têm no mínimo 2 e podem ter 3,4,5 ou 6 fios também. 2) Aquele fio normalmente é o meio do secundário que vai aterrado no circuito da fonte. 2) A corrente máxmia do trafo é função da bitola do fio e do tamanho do núcleo. 3) No seu trafo modificado, seria melhor ajustar o número de espiras, pois as tensões abaixo do especificado podem não funcionar bem, dependendo do uso. Mas veja, a saída é A/C, se for fazer uma fonte CC, depois da retificação e filtragem, você atingirá tensões maiores que as A/C, precisando assim somente regular as saídas, com reguladores de tensão. 4) A corrente do trafo é apenas a capacidade máxima de fornecer potência, ou seja, ele entregará a corrente que a carga pedir até o seu limite. O que queima aparelhos é a sobretensão. Obrigado Marcos, abcs.
Mais uma vez estou em débito, Eloy.
Obrigado pela atenção;
Estava pensando em usar as saídas para a serra circular à bateria, a bateria é de 30 amperes, mas dura no máximo 15min. A serra é 12V, mas li que esses motores funcionam bem com variação na voltagem, não sei esse, mas alguns funcionam desde 09V a 18V.
Sim usaria uma ponte retificadora na saída, inclusive pensei em usar só uma para 50 amperes, e usar uma saída por vez. Imagino que por essa condição poderia usar apenas uma ponte para todas as saídas, sem conflito.
Marcos, você pode usar uma só ponte retificadora e chavear os diversos secundários na entrada (pode ser com uma chave física, alternando os secundários na entrada da ponte). Após a reitificação e filtragem (com um capacitor eletrolítico de alta capacitância (30.000uF x 40V), a tensão contínua de saída deverá aumentar aproximadamente com a seguinte fórmula Vcc=(Vac *1,4) - 1,4. Seria bom medir, se possível, o consumo dessa serra com a bateria. Ela ser de 30Ah, não significa que a serra drene 30A. Sabendo o consumo real, você poderá dimensionar mais precisamente a fonte. Boa sorte!
Vou tentar, amigo.
Ainda engatinhando nesse mundo, nem sei se consigo. Obrigado pela dica.
A serra deve consumir mais que isso, é uma serra circular potente! Seria 12V vezes XA para chegar a potência normal de uma serra - em torno de 1200W...! Imagine. Mas eu posso estar misturando tudo, né?! kkkkkkkk
Marcos, 1200W é muita potência para uma serra de 12V. Vi que no mercado as serras circulares portáteis, usam baterias de 1,5 a 3Ah. Essa sua é adaptada? Serras com essa potência (alta) são comuns em A/C com 127V.
Ótimo aula! Duas dúvidas: indutor é a mesma coisa que transformador? E como reconhecer o primário e secundário sem medir o transformador? Seria pela quantidade de fios ou não?
Obrigado Carlos. Indutor não é a mesma coisa que transformador, embora o transformador possua indutores na sua construção. Primário e secundário são apenas referências, quem determina é o fabricante ou o usuário, onde será a entrada e onde será a saída. Em trafos "abaixadores" de rede elétrica, em geral o primário é o que tem o maior enrolamento.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado pela resposta. Esclareceu bastante
Ótimo vídeo, uma dúvida, no secundário de um trafo monofásico, terei fase e neutro (0v), como se consegue esse neutro já q na saída do trafo não tem nenhum ponto aterrado?
Att
Obrigado Deivid! Não será fase e neutro, será uma saída por exemplo 12V e 0V, o zero volts será uma espécie de neutro virtual, isolado galvânicamente da rede elétrica.
Existe alguma forma de aumentar tensao de 1,5v cc para 12v cc? Desde já agradeço, excelente video!!!
Existe sim, via conversor DC-DC, mas com grande perda de capacidade de corrente, já que a potência é sempre mantida.
@@Electrolab-Eletronica no caso seria usar aqueles esquema de diodos e capacitores?
Negativo, aquilo é o dobrador de tensão e só funciona com corrente alternada, para aumentar uma tensão contínua, só usando um conversor chaveado DC-DC.
@@Electrolab-Eletronica obrigado amigo, vc tem algum vídeo sobre?
Sim, este é um exemplo, mas certamente você precisaria de um módulo menor que esse: ruclips.net/video/gjI8tDonnRA/видео.html
Ao utilizar o transformador amplificador de tensão, a corrente no secundário é mantêm-se a mesma, elevasse ou é reduzida?
A corrente no secundário cai na mesma proporção da subida da tensão.
@@Electrolab-Eletronica ou seja, se na bobina primária eu tiver 10 voltas com tensão de 10v e corrente de 1a, e na secundária tiver 100 voltas a tensão ficaria em 100v e a corrente a 0,1a? Certo?
Exato Guilherme! O que se mantém constante é a potência, já que energia nova não pode ser criada.
@@Electrolab-Eletronica Entendi. Valeu!
Boa aula.
Obrigado Jairo! Em breve novos videos no canal!
Muito bom! Continue assim!
Obrigado Ramon!
Eu fiquei com uma dúvida e já procurei na net algo que me tirasse esta dúvida e nada. Minha dúvida é o seguinte: o que determina a corrente no enrolamento secundário? Densidade de corrente?, diâmetro do fio?
Por exemplo: um secundário com dois enrolamentos, um de 12V com 1A e outro com 12V e 100mA.
Se puder me explicar, ficarei muito grato a você. Obrigado desde já
Olá Cesar, a corrente máxima de um transformador está ligada à vários fatores, principalmente a espessura do fio usado nos dois enrolamentos, mas também nas dimensões do núcleo, pois estes determinam a potência do trafo e por consequência a corrente máxima também.
vídeo novo!! muito bom
Obrigado André, em breve a parte 2!!!
excelente..
Obrigado Diogo!
Olá tudo bem? Vc ja me tirou muitas dúvidas, e vai mais uma... eu tenho um receiver que o transformador esta fazendo um ruído (aquele hum), eu ja vi que esse barulho é normal por causa das placas que vibram, eu quero tirar esse ruído só que não achei nada aqui no RUclips em português, só achei uns canais gringos falando, e alguns falam pra usar verniz ou aquelas colas tipo araldite, pq ela penetra entre as placas e elimina a vibração... você poderia me dizer se isso está certo??
E muito obrigado por ajudar as pessoas!!!
Olá Sergio! A causa principal normalmente é essa mesmo, onde as placas que formam o núcleo do transformador estão com algum espaçamento entre elas, facilitando a vibração na frequência de 60Hz. Mas não podemos também ignorar outros possíveis problemas, como enrolamento do trafo com espiras em curto, fonte com defeito e/ou circuito do receiver consumindo mais corrente do que o especificado. Partindo para a primeira situação, o procedimento correto seria desmontar o trafo e remontar usando o verniz de isolamento específico para transformadores (o que é uma tarefa delicada e demorada). Aplicar o verniz sem desmontar reduz muito a chance de sucesso. Vale a pena verificar em paralelo esses outros pontos, como o estado da fonte e consumo do circuito.
Excelente vídeo, como sempre ! Gostaria de fazer um pedido. Poderia me indicar bibliografias sobre estes pequenos transformadores q trabalham em alta frequência ( trafos de sinal ) ? Obrigado.
Olá Geanderson, não me recordo de livros didicados a esse assunto em particular, no momento. Há alguns PDFs na internet. Comece por este: www.professorpetry.com.br/Ensino/Repositorio/Docencia_CEFET/Conversores_Estaticos/Pos_2013/Apresentacao_Aula_07C.pdf
Muito bom o conteudo!!!
Obrigado Jorge!
Olá ,sabe informar no caso vc tem 4 transformador com tensao 220v primario e 220v secundario ,no entanto o que muda é a potencia do trafo , um com corrente de 10 A outro 15 A outro 20 A outro de 30 A .
Sabe informar qual teria a maior indutancia no enlamento ? seria o de menor potencia? ou o de maior potencia?
O que altera radicalmente a indutância é o número de espiras, como em tese esses trafos têm o mesmo número de espiras, o que muda neles é o tamanho do núcleo e a espessura do fio, que por sinal também alteram a indutância. Portanto, certamente o de maior potência terá a maior indutância também.
Amigo parabéns pelos vídeos sempre muito bem explicado
Queria saber como identificar os pinos de 5v e 12v no trafo de fontes de PC essa com tape sentral
Olá Fernando! Fontes de PC não usam transformadores como esses do vídeo. São fontes chaveadas e o sistema é bastante diferente, com trafos de alta frequência e chaveadores com MOSFETS e PWM. Dê uma olhada nos vídeos sobre fontes chaveadas no canal.
@@Electrolab-Eletronica véu amigo vou dar uma olha no vídeo é que tenho dois desses trafo de de fonte mais não sei quais são os pinos de 5 e de 12 pra usar em um projeto de um inversor
Eles não têm pinos de 5 e 12 V, essas saídas são de valores maiores e depois reguladas para 5 e 12V. Normalmente trafos de fontes de PC não servem para inversores.
@@Electrolab-Eletronica brigado pela atenção amigo é tenho visto em alguns canais inversor caseiro com trafo de fonte de PC achei interessante
Valeu Fernando! Como experiência, quase qualquer trafo funciona para o inversor, mas eles são projetados para altas frequências, portanto para ter os 60Hz na saída, a maior eficiência é usando um trafo de 60Hz. Opções com trafos de alta frequência e núcelo de ferrite podem ser feitos, mas normalmente são para baixas potências ou têm outras etapas para garantir uma saída adequeda. Injete um sinal A/C de um gerador de funções na faixa dos 40KHz com 5V e depois com 12V em dois pinos de um dos lados e meça a saída, dessa forma você pode tentar mapear os pinos do trafo. Há um vídeo no canal falando da identificação de trafos de sinais, que talvez possa ajudar.
Porque quando colocamos carga no secundário a corrente do primário aumenta? Qual o envolvimento magnético do fenômeno?
Há um circuito eletromagnético entre o primário e o secundário por indução, portanto a energia que vem do primário recebe diretamente a carga do secundário e por ela é efetada.
@@Electrolab-EletronicaGOSTARIA DE UMA EXPLICAÇÃO MAIS DETALHADA
@@Electrolab-Eletronica Várias vezes eu já ouvi dizer que o fluxo magnético de um trafo varia muito pouco, esteja ele em vazio ou em carga plena. Depois de fazer esta indagação em vários sites, nunca tive uma resposta do fenômeno.
Depois de muito tempo um engenheiro eletricista da UNIFEI deu-me um a explicação seguinte:
Quando, pela aplicação de uma carga, aumentando a corrente secundária, pela Lei de Lenz, aparece um fluxo contrario diminuído o fluxo principal. . Esta diminuição de fluxo também passa pelo primário diminuindo a sua impedância (que depende do fluxo). COM ESTA DIMINUIÇÃO O PRIMÁRIO PUXA MAIS CORRENTE DA REDE, LEVANDO O FLUXO PRATICAMENTE PARA O VALOR QUE TINHA ANTES. ASSIM EMBORA O SALDO DE FLUXO NÃO TENHE QUASE MUDADO O TRANSFORMADOR CONTINUA COM A CARGA QUE TINHA ANTES.
Meu amigo,eu queria tirar uma dúvida.Se eu tiver um transformador com uma bobina 600 fios e outra 100 fios enrolados.Se eu pegar uma tensão de 127v e bota na bobina de 600 fios,então na bobina de 100 fios vai dar uma baixa tensão só com mais corrente.
Haverá redução da tensão na ordem de 6 para 1. Já a corrente é função da espessura dos fios e do tamanho do núcleo, que determinarão a potência do transformador.
@@Electrolab-Eletronica amigo,vc tem como fazer um video sobre isso,eu procurei no RUclips não achei.😁
Esses dois vídeos sobre transformadores aqui do canal, são bem completos e já explicam em detalhes essa relação de espiras, potência, tensão e corrente, bem como dimensionamento do núcleo. Dê uma conferida nos dois, anotando os detalhes, pois são muitas informações.
Olá amigo,nesse caso de 12 + 12 em um trafo de 5 amp onde está os 5 amp,nos 12 v ou nps 24 v ? com center tap,obrigado pelo vídeo
Olá Henrique, normalmente nos 12V, porém usando os dois enrolamentos em paralelo. Em 24V você terá a metade da corrente, de forma a manter a mesma potência em ambos os casos.
@@Electrolab-Eletronica entendi,entao seria 12 ou 24 os mesmos 5 amp ? Vou fazer um teste amanha,tks
Negativo! Eu disse a mesma potência é mantida, mas não a mesma corrente! Veja que eu disse que em 24V tem a metade da corrente, ou seja 2,5A! 5A só em 12V, com os enrolamentos em paralelo.
@@Electrolab-Eletronica certo,valew pela explicacao,vou manter nos 12 v mesmo,é um motor que vai de 9 a 36 volts,mas consome uns 3 amp no pico
Olá, pessoal, quero disser que foi uma boa aula, e bem explícita; Ora, quero dizer-vos também que sou leigo em electronica, mas gosto bastante dessa profissão. No entanto, há uma pequena confusão em mim, no que tange os transformadores.
Ora, se na minha rede a energia for 20V ~ há transformadores que pode transformar para 220V~?
Se há, qual é o nome desse transformador?
Olá Ezequiel, existe sim e seria um transformador do tipo elevador, com uma razão de 11 vezes, pois nele entrará 20V e sairá 220V.
@@Electrolab-Eletronica , muito obrigado por responderes minhas perguntas obrigado mesmo. Ora, espero que eu não estaja te encomodando!
Mas estes transformadores só aumenta tensão, ou Amperagem também?
Olá Ezequiel, somente a tensão subirá, a corrente cairá na mesma proporção da subida da tensão. O que irá determinar a corrente será a potência do transformador.
Ok! Parece que percebí! Então, a função do transformador é aumentar a tensão, ou diminuír, ou mesmo manter a tensão. Mas como fazer pra aumentar Amperagem? Pois sabe-se que, por mais que a tensão esteja boa para o bom funcionamento de um aparelho, se a Amperagem não for boa, quando ligarmos um aparelho a tensão cairá. Pra isto, como fazer este processo?
Não há como porque a corrente depende sempre da construção do transformador, se precisa de alta corrente, precisará de um transformador com potência maior e normalmente maior fisicamente. Ou seja, o transformador deverá ser dimensionado para o consumo da carga, para evitar qualquer alteração na tensão de trabalho.
um transformador de alta potência vai ser sempre um isolador/abaixador ou isolador/elevador?
Independente da potência ele será um desses.
@@Electrolab-Eletronica Valeu +1 inscrito
Seja sempre bem vindo ao canal!
Parabéns e muito obrigado, a você que continua a nos inspirar a continuar a criar novos videos e tutorias....Por isso peço-te por favor que se escreva em meu canal, quem sabe um dia chegar a uma marca desta...deixo ai meu like ...Agora bora lá!
Amigo, a saída do transformador tem polaridade? Pois sem querer não anotei as posições dos dois fios na placa
Olá Lucas, não tem polaridade.
Otimo video ! parabens !
Obrigado Tec!
Transformador isolador! explica depois . pois esse dias tive uma situação com uma TV de plasma, elas tem dois GND, um é flutuante, eu interliguei os dois, coloquei a garra em um e o outro canal no outro GND, mas a proteção da placa atuou, minha sorte Pq uso osciloscópio na tomada e esta aterrado E não quero queimar ele . quero saber sim tem como fazer ele monta pois ai eu usaria em aperelhos que eu tiver medido .
Osciloscópio aterrado, precisa tomar cuidado quando medir direto da rede elétrica, sem nenhum trafo isolador. Poderá queimar o osciloscópio, justamente por ele estar aterrado. Terras diferentes em circuitos não devem ser interligados, poderá queimar o circuito. Transformador isolador é uma boa opção para usar no osciloscópio, para evitar esses problemas. Trata-se de um trafo com relação1:1, ou seja, entra 127V e sai 127V, ou entra 220V e sai 220V. Não pode ser auto trafo!
Preciso de uma ajuda tecnica Estou com um problema preciso instalar um transformador no quadro geral sou eletrotecnico mas confesso que transformadores caseiros nao sao meu forte e semlre bato cabeca para instalar um direro no QDC. Preciso transformar o 220 da casa que é trifásico em 110 v . O relógio da residência é trifásico. Posso Separar uma fase do circuito usando o trafo de 5000VA para tomadas e iluminação . As 2 fases restantes de 220 vou reservar para os dois chuveiros . Lembrando que aqui em minha região a tensão entre fase e neutro é de 220v e o aterramento no prédio é antigo TN C . Como proceder na ligação no QDC para obter o máximo de aproveitamento do auto trafo com segurança. A questão da transformação da relação de 229 parespostara 110 se deve ao fato do cliente ter se mudado do RJ onde lá a te são é 110v e trazido consigo toda sua mudança...enfim é isso . Agora o .
Sendo trifásico 220V, a única solução é com trafo. Conexão direta do primário entre uma fase e neutro, crie um circuito separado de 127V, com disjuntor e DDR. Para dimensionar o trafo, determine a potência máxima do circuito de 127 e divida por 0,6 para ter o valor em VA do trafo.