Os brasileiros não merecem pessoas assim, um homem transmitindo instrução e conhecimento é algo sem preço, infelizmente nesse nosso país esse o povo dá valor a big brother/ jogador de futebol/ cantor daquela nojeira sertaneja, esse povo considera essa gente de HEROES, e agridem denigrem os professores, com estudo e conhecimento todos terão seu espaço e lugar no mercado de trabalho, mas professores não tem valor para esse povo idiotizado. Parabéns e minha admiração a pessoas como você.
Pra falar a verdade eu nunca entendo esses deslikes, o cara perde o precioso tempo dele pra ajudar quem ele nunca viu na vida e em troca recebe um deslike, lógico que isso de uma minoria, mas não desanime professor você é muito mais importante pra nós que queremos aprender, parabéns pelo belíssimo trabalho.
Parabéns professor. Já lhe sigo a muito tempo. E pelo que vejo no RUclips o seu canal é de longe um dos melhores no ensinamento da eletrônica. Muito prático e didático a sua forma de ensinar. Deus te dê muita saúde, paz e prosperidade pra océ e toda sua família. Sou um veterano, mas sempre estudando e reciclando. 👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏻🙏🏻
Ate agora o video mais completo sobre o assunto que eu ja vi. A subtração dos canais do osciloscópio é uma forma bem didática para explicar a tensao restante na carga. Obrigado pelo vídeo!
fiz uma pergunta como abaixar a a voltagem você me respondeu educadamente e acabei achando a resposta no canal mesmo hahaha parabens pelo conteudo incrivel vem me ajudando muito no mundo da aletronica !
Olá Eletrolab! Estou estudando técnico em eletrônica e seu canal é um do que mais assisto para completar meu conhecimento. Obrigado por isso. Já fiz alguns circuitos de dimerização com uns BTA24, usando um DB3 para dispará-lo, acho que é o circuito mais comum que existe.
MUITO BOM, BEM DIDATICO E PRÁTICO AO MESMO TEMPO, FEZ ME LEMBRAR MEU PROFESSOR DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL, ALCIR, PENA QUE ELE NÃO TINHA MUITO RECURSOS, A GENTE FICAVA SÓ NA IMAGINAÇÃO...
ola amigo tenho assistido muitos de seus videos e aprendi muito com suas aulas e conhecimentos que voce tem apresentado nesse video no final em como usar o triac voce menciona um malha contra reversao de carga usando um capacitor e um resistor para proteçao do triac ? voce poderia me informar qual o valor e modelo do capacitor e valor do resistor a serem usado pois eu nao tenho conhecimento sobre essa area ? ja montei esse projeto e testei com motor e no desligar ja queimou o triac agradeço sua atençao desde ja um forte abraço fica com Deus
Olá Rubens! Esse circuito é o chamado Snubber, ele é um resistor em série com um capacitor, ligados em paralelo com o o MT1 e MT2 do TRIAC. Os valores não são críticos, mas em geral usa-se um resistor entre 47 e 100 ohms x 3W em série com um capacitor de poliester entre 100 e 220nF x 400V. Abcs!
Amigo bela aula mesmo! Eu usei muito a uns 20 anos atrás, cheguei a montar vários sequenciais com o Tic 246D e Tic 263D, tinha um 4017 e o oscilador era feito com um Tuj 2n2646 Há uns 4 anos atrás eu usei os BTA 41 para consertar uma mesa de iluminação antiga de 6 canais, na verdade eu montei um novo circuito e aproveitei a caixa da mesa, foi usada para uma peça de teatro infantil com musical em uma igreja, para ligar refletores com lâmpadas de 1000w cada, imagina a potencia da mesa com 6 canais com esses triac de 40a. O cabo de alimentação era bem grosso. Michel-RJ
Excelente Michel! O trio composto do unijunção mais famoso da terra, 2N2646, com o 4017 e um TRIAC ou mesmo um SCR, fizeram muitas alegrias por aí por décadas!!! Obrigado!
Electrolab E verdade, sabe que nunca tentei usar apesar de conhecer o 555 como oscilador, acho porque já estava acostumado com o 2n2646, até a próxima amigo!
Eu montei um circuito com esse esquema, usei o triac BT 137, a lâmpada na acendeu com o máximo de brilho, usei o DIAC, de uma lâmpada compata florescente. Obrigado
Muito obrigado professor e um circuito simples , mais e b lembrar que não custa nada , o SCR e pra funções especifica , oque dá pra entender quando preciso dum circuito diferente a expecificaçao do diac que não se dá importância parece que ele não serve oranado muito bom
caro amigo, gostei muito de sua aula, parabens, me diga uma coisa, qual as potencias do resistor e do capacitor que devo usar e o criterio de escolha no cirquito rc snubber, descrito a cima, grato plinio.
Obrigado Plínio! O resistor pode ser de 1/2W, o capacitor de 400V de isolamento. Já no Snubber os valores não são críticos, um capacitor de 47nFx400V e um resistor de 330R x 1W, seriam suficientes para um pequeno dimmer com um TRIAC de 6A por exemplo.
MUITO OBRIGADO primeiramente, pelo conteudo, e pela forma que nos passa, seus videos, sao exelentes, e agora com sorteios de equip ficou melhor ainda...Me perdoe se ja respodeu pra alguem, mas com tanto conteudo na net, impossivel repassar todos os comentarios; queria saber se teria como controlar o primario de um transformador com um dimer, mas com a saida, por exemplo uma fonte ajustavel. Sei que nao da pra controlar com CC, porem citou o optoaclopador. SENDO MAIS PRECISO: queria saber se tem como controlar o primario, com a tensao de saida, por exemplo, estabilizar a saida em 14v, e a corrente seria alterada pela carga, e quando a tensao caisse, o dimmer (ou esquema com triac) corrigiria alterando a tensao do primario e estabilizando o secundario na tensao desejada (nao sei se daria pra compensar isso com capacitores na saida pra nao ter uma queda brusca, ou quando removesse a carga uma alta..). pensei em fazer isso com uma trafo de microondas, com um enrrolamento no secundario de 20 voltas (imagino que daria uns 20v em aberto) e controlar essa saida com um potenciometro/dimmer variando esse pra estabilizar, ou seja, regulo no potenciometro, e qualquer variaçao, o dimmer corrigiria na entrada do trafo, e a saida permaneceria estabilizada, porem com corrente variavel de acordo com a carga. Mais uma vez obrigado pelo conhecimento passado, via seus videos!
Obrigado Rodrigo! Não sei se entendi bem o seu propósito, mas um dimmer na entrada de um trafo de micro-ondas (corrente elevada), precisaria ser muito potente (componentes bem parrudos)!, além disso a forma de onda de saída de um dimmer desse tipo não é uma senoide perfeita, o que poderia criar problemas para o transformador e para o circuito a ser usado no secundário. Para que o dimmer regule sozinho a entrada em função da carga, precisaria de algum tipo de feedback da saída, portanto o opto acoplador poderia ser usado, mas o circuito de ajuste seria bem mais complexo que um simples dimmer. Hoje postamos um vídeo sobre VARIAC, uma forma bem precisa de controlar A/C na entrada desse transformador, porém de forma manual, depois dê uma olhada!
Sempre claro e objetivo, parabéns ! Gostaria de fazer uma sugestão de um vídeo sobre acionamento/controle de TRIAC por microcontrolador ou outro circuito digital, será bastante interessante e muito esclarecedor para muitas pessoas, dando continuidade ao assunto tiristores. Sucesso !
Primeiramente, parabéns pelos seus vídeos. São claros e objetivos. Gostaria de lhe fazer uma pergunta. Se eu retirasse o resistor variável, deixasse somente o de 10k (ou alterasse para outro valor), ligando diretamente a um relé, eu poderia dizer que este circuito resultante pudesse ser um soft starter monofásico? Estou procurando algo para diminuir o pico de corrente da saída do inversor para a geladeira do meu trailer. Obrigado!!
Olá Ronaldo, pode sim! Os soft starter, se mal me recordo, em geral usam conjuntos de TRIACs, as vezes são até microcontrolados, especialmente os tri-fásicos e atenuam o pico de corrente de partida por diferença de fase, assim como o dimmer desse vídeo. Dê uma olhada nesse exemplo: 1drv.ms/u/s!AmoomXkoug6AgShKUmqyENFbGikl
Seus vídeos são espetaculares. Parabéns! Aprendo muito assistindo suas aulas. Talvez uma questão menos importante, mas quando substitui o DIAC por dois Zener comentaste que foram colocados em antiparalelo, isto significa um zener paralelo ao outro (catado com anodo e vice-versa) ou os zener em série (por exemplo catado com catodo e os anodos conectados no circuito) ? Acredito que eles em paralelo um com outro a tensão máxima será 0,7 V sobre os diodos zener e ocorrerá a condução, pois sempre um dos diodos zener estará diretamente polarizado em qualquer ciclo da senoide de entrada. Não sei se estou fazendo confusão, mas estando os dois componentes em "anti"serie (não sei se existe este termo), sempre existirá um deles inversamente polarizado impedindo a corrente de passar até a tensão alcançar o valor do zener (por exemplo 5V para disparo do Triac). Obrigado pela dedicação em passar seus conhecimentos.
Obrigado Adriano pelas palavras de incentivo! O anti-paralelo seriam os dois zeners em paralelo, porém o anodo de um com o catodo do outro. Assim eles terão a tensão zener nos dois sentidos.
Boa noite Eloy. Muito interessante esse sistema de Dimmer. Posso por exemplo usar dois Circuitos de Triacs para Dimmer ligados em Paralelo para Cargas de maior Potência??? Por exemplo se o Triac mais potente no Mercado é para 40A posso usar dois em paralelo para ter 80A por exemplo??? Abraços 😉👍.
Olá Lucas! Não recomendo, pois como eles atuam em ajuste de fase, poderíamos ter problemas com duas fases distintas em cada dimmer. O melhor seria colocar um Triac mais potente em um só aparelho.
Olá Lucas, realmente o pino 2 é NC. Certamente alguma questão construtiva, já que é um TRIAC de alta potência e tem um encapsulamento bem diferente dos TRIACs tradicionais. O motivo exato não é comentado, mas creio que seja um encapsulamento que permite outros modelos de TRIAC, onde o gate pode mudar de posição conforme o modelo e com isso reduzir os custos de produção.
5 лет назад
Muito bom !! Nas placas de maquinas de lavar se usa TRIAC também. Muito boa aula !
Olá Ficher, no Snubber os valores não são críticos, um capacitor de 47nFx400V e um resistor de 330R x 1W, seriam suficientes para um pequeno dimmer com um TRIAC de 6A por exemplo.
Posso utilizar como sinal para o Gate uma pequena corrente vinda de uma campainha residencial alimentada por pilhas 4,5v D.C? Gostei muito do canal, parabéns.
Ótima aula, gostaria de saber se num regulador de velocidade pode-se curto-circuitar a entrada e saída do triac com uma chave para aliviar o pico de corrente, só então vir diminuindo a velocidade de uma maquina lixadeira,
Obrigado! A saída não pode ser "curto-circuitada", pois colocaria a rede em curto. Se "curtar" a entrada, para a fase, pode queimar o TRIAC. Melhor abrir o gate, nesses casos.
Oi amigão, tudo bem? Muito parabéns pelo vídeo e pela disposição em repassar conhecimento. Mas olha, o Triac conduz e só desarma quando passa pelo zero igual ao SRC. Note que inclusive, o circuito dímer que você apresentou como exemplo, quando o Triac conduz coloca em curto o próprio gate mas continua conduzindo até a passagem pelo 0, quando começa um novo ciclo. Essa característica de condução é a grande vilã dos ruídos elétricos causados pela dimerização. Seria ótimo poder disparar o Triac no início da onda e desarmar depois em qualquer ponto. É só um comentário. Mais uma vez parabéns! Grande abraço.
Obrigado Sergio!! Mas veja que o SCR não desarma igual ao TRIAC, ele pode ter o gate no zero e ainda assim permanece conduzindo, só desarma ao abrir o circuito entre anodo e catodo, ao contrário do TRIAC. São componentes distintos. Há 04 formas de disparar um TRIAC: 1) Terminal MT2 positivo em relação a MT1 e a corrente de gate positiva 2) Terminal MT2 é positivo em relação a MT1, gate polarizado negativamente. 3) Terminal MT2 negativo em relação a MT1 e o gate positivo. 4) Terminal MT2 negativo em relação ao MT1 e pulso negativo no gate.
Boa noite! Eu sei q o vídeo é antigo, + eu estou assistindo hoje ( 25/10/2020) e achei ótimo! Por favor , o senhor podia m ensinar a fazer um rele d estado sólido com TRIAC e MOC 21? Eu ficaria muoto grato
Sensacional essa explicação. Mas tenho uma dúvida que gostaria de solucionar. O que ocasiona a redução da velocidade um um motor ac 220 acionado por triac b
Obrigado José! Não há uma única resposta para esse problema, pode ser desde defeito no motor, até capacitores ruins, circuito de acionamento subdimensionado, superaquecendo, etc.
Parabéns pela ótima aula. Tenho um dúvida. Há alguma restrição técnica em ligar a carga no terminal MT1 ou no MT2? Há um terminal correto para ligar a carga?
Excelente explicação Mestre, parabéns. O Sr poderia explicar o circuito de uma chave de partida eletrônica para motor monofásico? Pelo visto usam triacs e uma base de tempo. Parece ser um circuito mantido sobre segredo, não consigo encontrar na internet, só encontro a "caixa preta" para comprar.
Os brasileiros não merecem pessoas assim, um homem transmitindo instrução e conhecimento é algo sem preço, infelizmente nesse nosso país esse o povo dá valor a big brother/ jogador de futebol/ cantor daquela nojeira sertaneja, esse povo considera essa gente de HEROES, e agridem denigrem os professores, com estudo e conhecimento todos terão seu espaço e lugar no mercado de trabalho, mas professores não tem valor para esse povo idiotizado. Parabéns e minha admiração a pessoas como você.
Obrigado Wil!
Pra falar a verdade eu nunca entendo esses deslikes, o cara perde o precioso tempo dele pra ajudar quem ele nunca viu na vida e em troca recebe um deslike, lógico que isso de uma minoria, mas não desanime professor você é muito mais importante pra nós que queremos aprender, parabéns pelo belíssimo trabalho.
Muito obrigado Fabio!
É a inveja meu amigo, o pior mal do mundo.
Verdade, também não entendo, é triste, mas normalmente são de pessoas não sabe o trabalho que dá.
Verdade siow
É coisa de gente que gosta de ser estimulado por trás.
Parabéns professor. Já lhe sigo a muito tempo. E pelo que vejo no RUclips o seu canal é de longe um dos melhores no ensinamento da eletrônica. Muito prático e didático a sua forma de ensinar. Deus te dê muita saúde, paz e prosperidade pra océ e toda sua família. Sou um veterano, mas sempre estudando e reciclando. 👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏻🙏🏻
Muito obrigado Gilson por acompanhar o canal há tanto tempo! Bons estudos!
SCR, Diac e Triac são componentes muito importantes. Todos deveriam aprender mais sobre eles.
Parabéns por está aula!
Obrigado!
Obrigado João Carlos!
Ate agora o video mais completo sobre o assunto que eu ja vi. A subtração dos canais do osciloscópio é uma forma bem didática para explicar a tensao restante na carga. Obrigado pelo vídeo!
Obrigado Hamilton!
fiz uma pergunta como abaixar a a voltagem você me respondeu educadamente e acabei achando a resposta no canal mesmo hahaha parabens pelo conteudo incrivel vem me ajudando muito no mundo da aletronica !
Obrigado! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Ótimas esplicacões uma verdadeira aula parabéns.
Obrigado José Carlos!
Incrível sua explicação! Parabéns. Grato.
Obrigado Tony!
Olá Eletrolab! Estou estudando técnico em eletrônica e seu canal é um do que mais assisto para completar meu conhecimento. Obrigado por isso. Já fiz alguns circuitos de dimerização com uns BTA24, usando um DB3 para dispará-lo, acho que é o circuito mais comum que existe.
Maravilha! Seja sempre bem vindo ao canal!
MUITO BOM, BEM DIDATICO E PRÁTICO AO MESMO TEMPO, FEZ ME LEMBRAR MEU PROFESSOR DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL, ALCIR, PENA QUE ELE NÃO TINHA MUITO RECURSOS, A GENTE FICAVA SÓ NA IMAGINAÇÃO...
Obrigado Rodmar!!
Atualíssimo e excelência de conteúdo !!
Obrigado!
Mais uma excelente aula, parabéns !!!
Obrigado Paulo!
Uma boa aula, é sempre bom ver e rever estas temáticas com diac e triac. Abraços
Obrigado Camilo! Abcs!
Parabéns professor muito boa a sua didática. Fácil de entender
Obrigado João Batista!
Competência e especialista em detalhes , só não aprende quem não quer , parabéns
Obrigado Mustafá!
Aula maravilhosa professor nota 1000
Obrigado Luiz! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Excelente explicação! Show de bola!..
Obrigado Linaldo!
Grande mestre...grande aula da gosto assistir....
Obrigado Naldo!
muito boa a didática.. direta e objetiva, sem enrolação!
Gostei muito... Parabéns pelo canal.
Obrigado Douglas!!
Melhor aula que já assisti sobre tiristores !
Parabéns !!
Obrigado Marco!
eu fico muito agradecido por ter conhecido vcs,para ter maior conhecimento do que eu mais gosto( ELETRONICA)
Obrigado Jonas! Seja sempre bem vindo ao canal!
CONTEÚDO SIMPLES E SUPER EFICAZ RESUMINDO PERFEITO
Obrigado Stephano! Em breve novos vídeos no canal!
Sem dúvida você e o melhor professor q conheço, ótima aula
Obrigado amigo! Bem vindo ao canal!
ola amigo tenho assistido muitos de seus videos e aprendi muito com suas aulas e conhecimentos que voce tem apresentado nesse video no final em como usar o triac voce menciona um malha contra reversao de carga usando um capacitor e um resistor para proteçao do triac ? voce poderia me informar qual o valor e modelo do capacitor e valor do resistor a serem usado pois eu nao tenho conhecimento sobre essa area ? ja montei esse projeto e testei com motor e no desligar ja queimou o triac agradeço sua atençao desde ja um forte abraço fica com Deus
Olá Rubens! Esse circuito é o chamado Snubber, ele é um resistor em série com um capacitor, ligados em paralelo com o o MT1 e MT2 do TRIAC. Os valores não são críticos, mas em geral usa-se um resistor entre 47 e 100 ohms x 3W em série com um capacitor de poliester entre 100 e 220nF x 400V. Abcs!
Rapaz sensacional, sou quase engenheiro eletricista e com esse video aprendi a logica do triac e diac. Valeu
Valeu! Bons estudos!
Muito obrigado pela sua aula! Uma alegria pra mim é ver seus vídeos 😃
Obrigado Adriano! Seja sempre bem vindo!
Boa aula! Que deus dê muita sabedoria a Vc. Acompanlho os seu video quàse todos os dia. FICA com deus
Muito obrigado Gernande!
Eu não fiz cursos de Eletrônica mas aprendendo com ele é muito bom sou Eletricista é bem interessante ESSA matéria
Seja sempre bem vindo Osmair!
Muito boa a explicação. Conhece muito . Parabéns tinha dúvida no triac e sua função
Obrigado Natanael!
Parabéns professor muito boa sua aula muito bem esclarecido.
Obrigado Romildo!
É muito professor parabéns pela explicação é bom
Obrigado Sandoval!
Obrigado professor!
Tenho tirado muitas dúvidas.
Que bom que tem ajudado Abimael! Bons estudos!
Adoro seu canal! Faço técnico em eletrônica pelo Senai, e você me tira muitas dúvidas de matérias passadas que esqueço. Obrigado professor.
Olá Miguel! Obrigado!! Bons estudos!
Muito bem explicado... like like
sempre otimas aulas
Obrigado Dalisio!
Amigo bela aula mesmo!
Eu usei muito a uns 20 anos atrás, cheguei a montar vários sequenciais com o Tic 246D e Tic 263D, tinha um 4017 e o oscilador era feito com um Tuj 2n2646
Há uns 4 anos atrás eu usei os BTA 41 para consertar uma mesa de iluminação antiga de 6 canais, na verdade eu montei um novo circuito e aproveitei a caixa da mesa, foi usada para uma peça de teatro infantil com musical em uma igreja, para ligar refletores com lâmpadas de 1000w cada, imagina a potencia da mesa com 6 canais com esses triac de 40a.
O cabo de alimentação era bem grosso.
Michel-RJ
Excelente Michel! O trio composto do unijunção mais famoso da terra, 2N2646, com o 4017 e um TRIAC ou mesmo um SCR, fizeram muitas alegrias por aí por décadas!!! Obrigado!
Electrolab
E verdade, sabe que nunca tentei usar apesar de conhecer o 555 como oscilador, acho porque já estava acostumado com o 2n2646, até a próxima amigo!
excelente este canal
Obrigado Edson!
Eu montei um circuito com esse esquema, usei o triac BT 137, a lâmpada na acendeu com o máximo de brilho, usei o DIAC, de uma lâmpada compata florescente. Obrigado
Maravilha! Obrigado Antonio!
Que bacana muito bem explicado que legal Muito obrigado adorei valeu! ...
Obrigado Evandro!
Muito obrigado professor e um circuito simples , mais e b lembrar que não custa nada , o SCR e pra funções especifica , oque dá pra entender quando preciso dum circuito diferente a expecificaçao do diac que não se dá importância parece que ele não serve oranado muito bom
Obrigado Orlando!
Parabéns pelo vídeo, muito bem explicado.
nota 10.
Obrigado 👍
Excelente! Ajudou muito.
Obrigado Gabriel!
Muito bom sua explicação, queria tirar uma dúvida no chuveiro eletrônico tem um qual é a função dele?
Obrigado! Ajuste de temperatura por controle de potência.
Didatica perfeita valeu Eletrolab
Obrigado Getúlio!
Obrigada pela ótima explicação 🙏🏻👏🏻❤
Obrigado Jeany!
Muito bom seus vídeos sempre estou acompanhando, me tira muitas dúvidas.
Obrigado Ricardo! Seja sempre bem vindo!
caro amigo, gostei muito de sua aula, parabens, me diga uma coisa, qual as potencias do resistor e do capacitor que devo usar e o criterio de escolha no cirquito rc snubber, descrito a cima, grato plinio.
Obrigado Plínio! O resistor pode ser de 1/2W, o capacitor de 400V de isolamento. Já no Snubber os valores não são críticos, um capacitor de 47nFx400V e um resistor de 330R x 1W, seriam suficientes para um pequeno dimmer com um TRIAC de 6A por exemplo.
Que aula show parabéns ao professor
Obrigado Natanael!
Muito bom. Obrigado professor. Sou técnico em eletrotécnico me interessa muito mesmo esse tipo de assunto.
Seja sempre bem vindo José!
Eu te respeito. Deus tem te usado.
Obrigado Eugenio!
Obrigado pela clara explicacao
Obrigado Marcio!
Gostei muito, simples explicação e objetiva, parábens.
Obrigado Romeu! Em breve novos videos no canal!
Ótima aula, muito bem explicado. Parabéns, agradecido.
Obrigado Jone!
OBRIGADO AMIGO! MUITO BOA SUA AULA, SALVOU AQUI! ABRAÇO.
Obrigado Willian!
muito boa a aula parabens
Obrigado amigo!
Parabéns pela aula. Muito boa.
Obrigado Antoniuo!!
muito boa explicaçao!!!! estarei assistindo ao video 1 e voltando a apoiar a eletrolab; obrigado prof eloy
Obrigado Edner!!
Ola Amigo Parabens pela aula otima esplicação e de pessoas como vc que o pais esta precisando muito bem explicado.Continue assim obrigado
Obrigado Alvares! Em breve novos videos no canal!
Esse canal é muito bom, parabéns professor!
Muito obrigado Antônio! Em breve novos videos!
As melhores aula da Internet
Obrigado Gabriel!
Muito bom sua aula Professor
Obrigado José!
Mais um ótimo vídeos com muitas explicações de fácil compreensão...
Obrigado Jadey!
Parabéns pela ótima aula!
Obrigado Matheus!
No mínimo você é o máximo, sensacional esta aula, parabéns!
Obrigado Darly!
Muito boa aula professor , eu quero fazer uma pergunta , a carga pode ser ligado no mt1 ou mt2 , qualquer um dos 2
Obrigado Divanei! Em teoria sim, mas na prática ela fica sempre em MT2.
MUITO OBRIGADO primeiramente, pelo conteudo, e pela forma que nos passa, seus videos, sao exelentes, e agora com sorteios de equip ficou melhor ainda...Me perdoe se ja respodeu pra alguem, mas com tanto conteudo na net, impossivel repassar todos os comentarios; queria saber se teria como controlar o primario de um transformador com um dimer, mas com a saida, por exemplo uma fonte ajustavel. Sei que nao da pra controlar com CC, porem citou o optoaclopador. SENDO MAIS PRECISO: queria saber se tem como controlar o primario, com a tensao de saida, por exemplo, estabilizar a saida em 14v, e a corrente seria alterada pela carga, e quando a tensao caisse, o dimmer (ou esquema com triac) corrigiria alterando a tensao do primario e estabilizando o secundario na tensao desejada (nao sei se daria pra compensar isso com capacitores na saida pra nao ter uma queda brusca, ou quando removesse a carga uma alta..). pensei em fazer isso com uma trafo de microondas, com um enrrolamento no secundario de 20 voltas (imagino que daria uns 20v em aberto) e controlar essa saida com um potenciometro/dimmer variando esse pra estabilizar, ou seja, regulo no potenciometro, e qualquer variaçao, o dimmer corrigiria na entrada do trafo, e a saida permaneceria estabilizada, porem com corrente variavel de acordo com a carga. Mais uma vez obrigado pelo conhecimento passado, via seus videos!
Obrigado Rodrigo! Não sei se entendi bem o seu propósito, mas um dimmer na entrada de um trafo de micro-ondas (corrente elevada), precisaria ser muito potente (componentes bem parrudos)!, além disso a forma de onda de saída de um dimmer desse tipo não é uma senoide perfeita, o que poderia criar problemas para o transformador e para o circuito a ser usado no secundário. Para que o dimmer regule sozinho a entrada em função da carga, precisaria de algum tipo de feedback da saída, portanto o opto acoplador poderia ser usado, mas o circuito de ajuste seria bem mais complexo que um simples dimmer. Hoje postamos um vídeo sobre VARIAC, uma forma bem precisa de controlar A/C na entrada desse transformador, porém de forma manual, depois dê uma olhada!
parabens pelas dicas e obrigado
Obrigado José Carlos!
Muito bom Obrigado pela aula.
Obrigado Sebastião!
Sempre claro e objetivo, parabéns ! Gostaria de fazer uma sugestão de um vídeo sobre acionamento/controle de TRIAC por microcontrolador ou outro circuito digital, será bastante interessante e muito esclarecedor para muitas pessoas, dando continuidade ao assunto tiristores. Sucesso !
Obrigado Ed! Sugestão anotada!
Primeiramente, parabéns pelos seus vídeos. São claros e objetivos. Gostaria de lhe fazer uma pergunta. Se eu retirasse o resistor variável, deixasse somente o de 10k (ou alterasse para outro valor), ligando diretamente a um relé, eu poderia dizer que este circuito resultante pudesse ser um soft starter monofásico? Estou procurando algo para diminuir o pico de corrente da saída do inversor para a geladeira do meu trailer. Obrigado!!
Olá Ronaldo, pode sim! Os soft starter, se mal me recordo, em geral usam conjuntos de TRIACs, as vezes são até microcontrolados, especialmente os tri-fásicos e atenuam o pico de corrente de partida por diferença de fase, assim como o dimmer desse vídeo. Dê uma olhada nesse exemplo: 1drv.ms/u/s!AmoomXkoug6AgShKUmqyENFbGikl
@@Electrolab-Eletronica Show, muito obrigado pela atenção e ajuda!
show de bola tudo top vc é fera!!!
Obrigado Thiago!
Ótima didática amigo. Parabéns e muito obrigado
Obrigado Idelmar! Em breve novos videos no canal!
Muito legal os dois vídeos ... SCR e DIAC e TRIAC ... Show 👍🏼
Obrigado Liedson!
ola boa noite valeu pela aula muito bem explicada tirou minha duvidas valeu mesmo ok
Obrigado Marcio! Em breve novos videos no canal!
esse canal é show de mais, muuuito bom mesmo, adoro ver suas demonstrações !!
Obrigado Marcos!!
Seus vídeos são espetaculares. Parabéns!
Aprendo muito assistindo suas aulas. Talvez uma questão menos importante, mas quando substitui o DIAC por dois Zener comentaste que foram colocados em antiparalelo, isto significa um zener paralelo ao outro (catado com anodo e vice-versa) ou os zener em série (por exemplo catado com catodo e os anodos conectados no circuito) ? Acredito que eles em paralelo um com outro a tensão máxima será 0,7 V sobre os diodos zener e ocorrerá a condução, pois sempre um dos diodos zener estará diretamente polarizado em qualquer ciclo da senoide de entrada. Não sei se estou fazendo confusão, mas estando os dois componentes em "anti"serie (não sei se existe este termo), sempre existirá um deles inversamente polarizado impedindo a corrente de passar até a tensão alcançar o valor do zener (por exemplo 5V para disparo do Triac).
Obrigado pela dedicação em passar seus conhecimentos.
Obrigado Adriano pelas palavras de incentivo! O anti-paralelo seriam os dois zeners em paralelo, porém o anodo de um com o catodo do outro. Assim eles terão a tensão zener nos dois sentidos.
Muito maneiro, já estou inscrito no canal, obrigado por compartilhar seu conhecimento, me ajudou muito! parabéns pela ótima didática!
Obrigado Marcus! Seja bem vindo ao canal!
Excelente explicação, obrigado!!
Obrigado Marco!
Muito boa aula> Obrigado
Obrigado Sergio!
Boa noite Eloy. Muito interessante esse sistema de Dimmer. Posso por exemplo usar dois Circuitos de Triacs para Dimmer ligados em Paralelo para Cargas de maior Potência??? Por exemplo se o Triac mais potente no Mercado é para 40A posso usar dois em paralelo para ter 80A por exemplo??? Abraços 😉👍.
Olá Lucas! Não recomendo, pois como eles atuam em ajuste de fase, poderíamos ter problemas com duas fases distintas em cada dimmer. O melhor seria colocar um Triac mais potente em um só aparelho.
Obrigado Eloy. Reparei que tem um Triac BTA100 800B da HAOHAI com 4 pinos, sendo que um pino ao lado do Gate é Nulo. Porque será? Abraços. 😉👍
Olá Lucas, realmente o pino 2 é NC. Certamente alguma questão construtiva, já que é um TRIAC de alta potência e tem um encapsulamento bem diferente dos TRIACs tradicionais. O motivo exato não é comentado, mas creio que seja um encapsulamento que permite outros modelos de TRIAC, onde o gate pode mudar de posição conforme o modelo e com isso reduzir os custos de produção.
Muito bom !! Nas placas de maquinas de lavar se usa TRIAC também. Muito boa aula !
Obrigado Josué!
Mt bom vídeo, mt bem explicado! A prática fecha bem o balão da explicação. Vlww!
Obrigado David!
Muito boa a explicação me ajudou muito , obrigado!
Obrigado Thiago!
Excelente explicação parabéns.
Obrigado Ficher!
@@Electrolab-Eletronica sou um pouco leigo do assunto gostaria de saber como dimensionar o resistor e o capacitor do snubber .
Olá Ficher, no Snubber os valores não são críticos, um capacitor de 47nFx400V e um resistor de 330R x 1W, seriam suficientes para um pequeno dimmer com um TRIAC de 6A por exemplo.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado e sucesso em seu canal vou me inscrever parabéns.
Seja bem vindo!
Posso utilizar como sinal para o Gate uma pequena corrente vinda de uma campainha residencial alimentada por pilhas 4,5v D.C?
Gostei muito do canal, parabéns.
Olá Laerte, sim, é possível acionar o Triac com corrente DC.
@@Electrolab-Eletronica Muito Obrigado! grato.
muito bom o seu canal ta de parabens
Obrigado Dilson!
Ótima aula, gostaria de saber se num regulador de velocidade pode-se curto-circuitar a entrada e saída do triac com uma chave para aliviar o pico de corrente, só então vir diminuindo a velocidade de uma maquina lixadeira,
Obrigado! A saída não pode ser "curto-circuitada", pois colocaria a rede em curto. Se "curtar" a entrada, para a fase, pode queimar o TRIAC. Melhor abrir o gate, nesses casos.
ok, eu disse que tenho uma maquina em série com o triac.
OK! Nessa configuração em série até poderia, mas o TRIAC pode queimar com os transientes gerados ao curtar o MT1 com o MT2. Portanto seria arriscado.
valeu , obrigado
Melhor Explicação do RUclips 👍
Obrigado Frank!
Parabéns pelo vídeo 👏👏👏
Obrigado Alan!
MUITO BOM🤔 GOSTEI E LAIKEI 👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿 SHOW DE BOLA 👏👏👏👏
Obrigado Simão!
Parabéns, excelente aula.
Obrigado amigo! Em breve novos vídeos no canal!
excelente aula.
Obrigado!!
Oi amigão, tudo bem?
Muito parabéns pelo vídeo e pela disposição em repassar conhecimento.
Mas olha, o Triac conduz e só desarma quando passa pelo zero igual ao SRC.
Note que inclusive, o circuito dímer que você apresentou como exemplo, quando o Triac conduz coloca em curto o próprio gate mas continua conduzindo até a passagem pelo 0, quando começa um novo ciclo.
Essa característica de condução é a grande vilã dos ruídos elétricos causados pela dimerização. Seria ótimo poder disparar o Triac no início da onda e desarmar depois em qualquer ponto.
É só um comentário. Mais uma vez parabéns!
Grande abraço.
Obrigado Sergio!! Mas veja que o SCR não desarma igual ao TRIAC, ele pode ter o gate no zero e ainda assim permanece conduzindo, só desarma ao abrir o circuito entre anodo e catodo, ao contrário do TRIAC. São componentes distintos. Há 04 formas de disparar um TRIAC: 1) Terminal MT2 positivo em relação a MT1 e a corrente de gate positiva 2) Terminal MT2 é positivo em relação a MT1, gate polarizado negativamente. 3) Terminal MT2 negativo em relação a MT1 e o gate positivo. 4) Terminal MT2 negativo em relação ao MT1 e pulso negativo no gate.
Boa noite! Eu sei q o vídeo é antigo, + eu estou assistindo hoje ( 25/10/2020) e achei ótimo! Por favor , o senhor podia m ensinar a fazer um rele d estado sólido com TRIAC e MOC 21? Eu ficaria muoto grato
Olá Paulo! Sugestão anotada! Não seria possível explicar por aqui, mas anotei para um vídeo futuro.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado
Sensacional essa explicação. Mas tenho uma dúvida que gostaria de solucionar. O que ocasiona a redução da velocidade um um motor ac 220 acionado por triac b
Obrigado José! Não há uma única resposta para esse problema, pode ser desde defeito no motor, até capacitores ruins, circuito de acionamento subdimensionado, superaquecendo, etc.
Ótimo conteúdo! obrigado por compartilhar seus conhecimentos! tudo de bom pra você!
Obrigado Ailton!
Vc tem uma didática fora de série , parabéns
@@antoniocampos1411 vdd
Prof é genial, excelente aula!!!!!
Obrigado António!
Parabéns pela ótima aula. Tenho um dúvida. Há alguma restrição técnica em ligar a carga no terminal MT1 ou no MT2? Há um terminal correto para ligar a carga?
A princípio são iguais, embora alguns fabricantes indiquem a ligação em MT1. Melhor sempre ver antes o datasheet do componente.
Amigo, muito obrigado pela atenção.
Muito boa explicação.
Valeu.
Obrigado
Obrigado Francisco!
Excelente explicação Mestre, parabéns. O Sr poderia explicar o circuito de uma chave de partida eletrônica para motor monofásico? Pelo visto usam triacs e uma base de tempo. Parece ser um circuito mantido sobre segredo, não consigo encontrar na internet, só encontro a "caixa preta" para comprar.
Obrigado! Não tenho familiaridade com essa chave de partida, mas anotei a sugestão para um vídeo futuro.
boa noite !!! estou começando acompanhar hoje .
Boa noite Larissa! Seja bem vinda ao canal!!