Poderia por gentileza fazer um vídeo explicando o funcionamento do reator de sal fundido e se ele for melhor que os convencionais o porque e todos os cons e pros? fiquei sabendo que a frança conseguiu fazer um atualmente mas não sou um grande entendedor e gostaria de saber mais a respeito.
É nítido o amor de Pedro pela energia nuclear e os elementos radioativos. Eles nos ensinou como construir uma bomba atômica. Agora precisa nos ensinar como construir uma usina nuclear.
Aqui no Brasil, até a metade da década de 90, tínhamos no CDTN (fica dentro da UFMG em Belo Horizonte mas é um instituto separado da universidade, e faz parte da CNEN) um reator experimental com água pesada (na verdade uma montagem subcritica chamada CAPITU) justamente para estudar reatores a tório. Infelizmente, por falta de interesse (e consequentemente dinheiro) o projeto foi cessado, o reator descomissionado e os combustíveis (que eram alugados da França) devolvidos. Hoje o CDTN possui apenas o reator experimental TRIGA IPR-R1 que opera com urânio enriquecido. Por falar nisso, existem reatores que operam com combustível que "desligam" quando superaquecem, são reatores com alto coeficiente térmico negativo, é o caso do TRIGA, onde, caso a temperatura aumente, por conta do efeito de auto-moderação do combustível (composto de urânio enriquecido em meio a hidreto de zircônio), caso a temperatura aumente, o combustível vai se tornando cada vez menos eficiente. Existem projetos de combustíveis para reatores de potência com essa mesma característica, que são os combustíveis resistentes à eventos de LOCA (Loss-Of-Coolant Accident). Infelizmente não sei dizer quais reatores utilizam (se existe já algum que o faça) esse tipo de combustível atualmente.
Tenho 63, eu na verdade nem sabia que esta outra, a beta max, existia! E muito menos eu poderia ter imaginado que algo semelhante - mas com consequências tão trágicas para nosso querido planeta - tivesse ocorrido em relação à energia nuclear! Seus vídeos nos revelam aspectos insuspeitados da própria história das ciências e das invenções! Obrigado por mais um vídeo tão educativo, belo! Desde já, desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo pleno de felicidade!🙏🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄
@Maria_lancelotti. Lamento dizer mas seu canal é patentemente patológico.😱Aconselharia que você procurasse um caminho mais saudável e produtivo na vida mas, pelo que tudo indica, está impermeável a bons conselhos.
Eu tenho 200 anos e a K7 beta não funcionou porque a mesma foi inventada pela Sony e esta queria controlar o mercado não partilhando a sua tecnologia com outras marcas que tinham que pagar para usar e então surgiu a K7 VHS onde todas as marcas tinham acesso à mesma,ou seja o que hoje se chama de livre concorrência onde uma só empresa não pode dominar o mercado!
@@rogeriorei2461 Por ai mesmo Rogério, a Sony criou o betamax e o aparelho Cassete, patenteando para cobrar caro para quem quisesse usar esse padrão. As demais empresas uniram esforços e criaram o VHS um pouco depois do Betamax e era aberto, ou seja, não precisava pagar pelo uso da patente, isso fez com que vários fabricantes pudessem produzir tanto o aparelho quanto as fitas VHS, baixando muito o preço e acabando com o BetaMax. Até mesmo os filmes gravados em Betamax precisavam pagar para a Sony, já no VHS não.
O professor de física falou isso um dia pra gente. Se o Brasil quisesse, poderia construir usinas nucleares a base de tório muito mais seguras e com material abundante, bastava a pesquisa e boa vontade.
infelizmente esse é o problema, estamos no brasil, onde temos muitas riquezas mas as cabeças parecem de vento ou ****da e por isso nao avançamos em tecnologia, poderíamos ter muita coisa, mas enfim....
A respeito do exemplo que o Pedro deu sobre os videocassetes, a tecnologia VHS se disseminou por causa da pirataria, mais especificamente de filmes pornô, pois a Sony, detentora da tecnologia Betamax, reprimia copias ilegais. Então, ao comprar um aparelho de videocassete os clientes khagavam pra qualidade tecnológica e pediam "o que dá pra ver aqueles filminhos". E assim morreu na casca uma tecnologia superior, não foi o primeiro nem será o último caso. Quem decide o sucesso de um produto é a demanda do consumidor, e não a capacitação dos engenheiros, e uma das coisas que move o público é a pootaria.
No caso, quem decidiu foi a Sony de olho grande. O olho grande para ganhar mais dinheiro fez o pessoal de baixa renda continuar usando o que dava - e quem queria potaria, claro.
Muito bom o vídeo pedro, mas existem alguns problemas com o Tório que vc não citou, que eu vou apenas mencionar aqui rapidamente. 1- A transmutação do Tório-232 para U-233 leva 27 dias, muito maior do que a do U-238 para Pu-239 que leva 3 dias. Isso gera um problema de logística e produtividade que prejudica muito a produção industrial de um reator a Tório. Embora eu acredite que com a devida pesquisa no ramo isso possa ser superado, ainda é um problema não solucionado 2- Existem uma série de problemas associados à reatores de sal derretido em específico, seja ele misturado com combustível, como no caso do tório, seja como refrigerante. O principal ponto é que, junto aos reatores refrigerados a chumbo líquido, enfrenta-se um grande problema de corrosão do material estrutural, que se for com um ou 2 reatores pode ser contornado, mas se sua matriz energética for com reatores de sal/metal líquido isso vai gerar um enorme problema de engenharia de materiais. Fora isso o vídeo tem razão em tudo que diz, eu o recomendo a pesquisar sobre o Grupo do Tório, um grupo de pesquisadores aqui de Belo Horizonte que fazia pesquisa sobre reatores a Tório e o seu reator C.A.P.I.T.U, Caldeira de Água Pesada I(não lembro o que era) Tório-Urânio. A história desse projeto é muito interessante e você vai achar nela vários outros problemas que se teve com o Tório. Não que eu seja contra o uso do Tório kkk mas é bom saber que existem ainda muitos outros motivos pelo qual ele não é usado além dos que você citou no vídeo.
Год назад+144
Pedro, fale mais sobre o lixo nuclear, a reciclagem e por que ele perde a capacidade de gerar energia
O lixo nuclear é formado pela fissão, ou seja, depois da energia ser gerada, alem disso esses resíduos são muito dificeis de se lidar, como Cesio, Plutônio, etc... eles são muito perigosos. E não dá pra reutilizar esse tipo de elemento, um reator de urânio e desenvolvido pra utilizar urânio, fora que esses resíduos não são eficientes, a fissao do Plutônio mesmo nem é capaz de causar uma reação em cadeia.
Já tem um vídeo assim, mas não lembro o nome. Resumidamente ele perde a capacidade de gerar energia por causa da tendência natural dos elementos se estabilizarem. Elementos estáveis não são quebrados com facilidade, não vale a pena. Por isso a gente usa Urânio enriquecido pra fissão nuclear. Com isso em mente, a questão da reciclagem é inviável porque simplesmente não existe nada que o ser humano possa fazer hoje pra algo radioativo deixar de ser radioativo. Então as duas opções foram embora. A melhor opção, hoje, é enterrar o material radioativo e fingir que ele não existe.
Adorei a introdução. Ou seja, em outra linha do tempo tem um Pedro explicando que poderia ter existido a hegemonia da energia nuclear de urânio e que isso seria um perigo enorme para o mundo kkkkk
acho q n pq a gente n costumamos fazer sentido das coisas que poderiam ter dado de errado. mas é, seria legal viver num mundo sem os desastres de chernobyl, three miles island e fukushima, mesmo que nós nem soubéssemos que esses desastres poderiam ter sido uma possibilidade
O desafio associado à fusão nuclear é que frequentemente é visualizada como uma tecnologia que estará sempre 30 anos no futuro. Expresso a esperança de que os esforços da Índia e China em relação aos reatores de tório obtenham êxito, pois além de fornecerem uma fonte de energia promissora, esses reatores também podem desempenhar um papel crucial na mitigação do problema do lixo nuclear deixado pelas usinas de urânio.
Existe um jogo de produção de materias com usinas chamado mindustry ele é INCRIVELMENTE BOM, nele a única forma de produção de energia por meio nuclear é o reator de fissão com base de Tório, sempre me perguntei, "por que usar tório ao invés de urânio?" Esse vídeo é uma ótima resposta. OBRIGADO!
"Estava esperando esse vídeo por meio século" finalmente alguém com visibilidade importante no Brasil comentou a respeito da fonte de energia mais importante até o momento, que está saindo da gaveta depois de tanto tempo, no final das contas as guerras atrapalharam até nosso desenvolvimento tecnológico, mas tem gente que insiste em dizer que muitas tecnologias foram criadas por causa da guerra, acredito que isso foi apenas um encontro de situações visto que a mais de 8000 mil anos os humanos veem se matando em guerras, no processo ainda fazendo uma seleção artificial de genes ruim, adoecendo a população mundial, já que os fortes morrem na guerra e os fracos se reproduzem por estes!
Pedro, não subestime a memória dos velhinhos: eu lembro e conheço a história das fitas VHS e Betamax. Inclusive estas tinham uma outra vantagem que vc não citou: o tamanho menor! Mas eu não conhecia a história dos reatores de tório. Tenho 63 anos e sou seu fã! Parabéns pelo conteúdo! 😊
Lá por 1980 e um pouco mais, eu estava fascinado com a leitura e vendo as fotos do novíssimo e belo "estelareator", ..novíssimo para produção eminente de energia por fusão nuclear. O tempo passou então e..
Pedro vç é fantástico cara,ótimas explicações com uma didática impressionante e de fácil assimilação, está de parabéns pelo seu empenho em nos ajudar a compreender o universo da ciência, continue assim garoto
Agora que você nos explicou, falta as pessoas que decidem sobre energia no Brasil assistirem também. Só com educação mudaremos esse País. Obrigado por sua contribuição Pedro. 🤝🏼🙏👏🏻🤝🏻🙌👍☢
Pedro adoro suas aulas, cada uma é melhor do que a outra Eu queria ver uma aula sua sobre a água pesada, usada pelos alemães na segunda guerra mundial para criação de bombas nuclear
Mais um assunto ligado a química, sendo ele precisamente um elemento da Tabela Periódica. A melhor e mais fácil de inserir a Química "nas tuas ciências", já que o nome Ciência todo dia, nome dado ao teu canal. Muito bom! A existência dos seres vivos não é só feita de Física e Biologia. Parabéns!
eu ainda uso cds e dvds, são otimos para repletir as luzes dos carros a noite, coloque 2 embaixo do banco de sua bicicleta e as chances de vc ser atropelado serão reduzidas, se quiser reduzir ainda mais pode colocar nas rodas e na paarte da frente do gidon tmb
Difícil de acontecer no presente ambiente geopolítico, porque a recuperação do U233 exige uma planta de reprocessamento adjacente a cada reator transmutador de Th232. A mesma razão pela qual os EUA baniram o reprocessamento de Pu239 em seu próprio território, a partir da transmutação do U238 que ocorre naturalmente em reatores civis. Se o elemento é físsil, ele serve tanto para gerar calor controladamente num reator ou explodir sem qualquer controle numa bomba.
A reação completa do Th passa pelo Pa, cuja meia-vida é de 28 dias. Isso faz com que a obtenção do U233 demore um pouco mais, além do fato que há isótopos do Pa que são absorvedores de nêutrons, demandando o reprocessamento constante do combustível. Outro coisa interessante é que o U238 é fértil (como o Th) que pode ser convertido em material fértil.
Pedro, tenho sugestões, assuntos que desconhecemos, mas você tem talento para explicar: Múon g-2; Matéria escura; Energia escura; Paradeiro da antimatéria. Por favor, explique para nós, mortais, alguns desses tópicos. Um vídeo por tópico, você encara? 😮 Abraço!
Eu descobri sozinho que antigamente os CDs eram chamados de discos metálicos e hoje através do Memorial de Botucatu encontrei a Ana Brandão que deixou eu chamar ela de Ana. Eu não conheço ela mas precisamos conversar um pouco para eu entender que ela é digna do trabalho resumido. Eu somente volto no tempo de verdade por ventura do meu pai que hoje descobri que ele era chamado de Galo Cego. Meu pai está lá em Itai e lá em Itai minha tia por parte de mãe a tia Fia têm uma lanchonete. Voltando para nossa conversa sobre meu trabalho eu preciso de duas testemunhas para prosseguir e depois passo o contato dela se você desejar tá bom. Eu aprendi à conviver com isso e não consigo mais parar de escrever mas sempre pelo bem da população de Botucatu mas em primeiro lugar minha família de sangue. Você Ana me informou da onde você retira tantas informações e eu como preciso que me entenda faço essas orações diariamente pois preciso de todos para confortar o coração de vocês que lêem. Isso não faz sentido para todos mas para você sim e para os outros é só mais uma oração do José Neto e está tudo bem. #comidaparaleoes
Vídeo muito bom. Não fazia ideia de que havia uma alternativa mais segura para usinas de fissão nuclear. Pena que a decisão não foi puramente técnica e as usinas de tório perderam a chance.
Tive um Betamax na época. Era visivelmente superior ao VHS. Tive que me desfazer dele e comprar um genérico VHS. Enfim, nem sempre o mais popular é o melhor produto. Fato!!!
@@Shadow__133 Quando eu vi o LD (laser disc) pela primeira vez eu fiquei impressionado: parecia LP só que era dourado, brilhante. Era um “CD gigante”. Bonito para caramba. E era audiovisual! 😮 Para época era moderno (início dos anos 90 no Brasil; era uma tecnologia dos anos 80). Claro que a memória era limitada. Um filme tinha 2 ou 3 LD’s (ou mais dependendo da duração do filme!). E olha que usava o lado A e o lado B! A imagem era incrível para a época. Quem poderia imaginar que ia aparecer o DVD e o blu-ray?
@@alphabravocharliedelta3153 LD era fantástico para a época mesmo. Meu avo comprou uma mega tv de projeção interna (acho que 60 pol) e um LD, tirando imóvel foi a maior compra da vida dele. A imagem era como DVD (menos resolução talvez, mas menos compressão tb) e o áudio facilmente comparável a BR de hoje em dia. Mas sim, tinha q virar o disco e eram caríssimos. Só cheguei a ver pérolas como Ben Hur, o Fugitivo, o dia q a terra parou, Jurassic Park e shows 🤣
Pedro, faz um vídeo explicando a ciência por trás das game engines, Ray tracing e física. A maioria dos vídeos no yt são confusos, complexos ou incompletos.
POR FAVOR faz um video explicando as teorias ácido-base ou faz um vídeo sobre superácidos e superbases 🙏🏻 seu canal chama ciência todo dia, química também é uma ciência, uma muito importante inclusive, pena que tem pouco conteúdo interessante sobre na internet.
Tô sentindo falta dos vídeos do paradoxo de fermi todo dia ksksksksk Mas amei o vídeo viu pedro, edição e conteúdo de primeira qualidade como sempre, é o melhor q tem no yt viu, vlw!!
Parece que toda geração de novas mídias analógicas ou digitais têm pelo menos 1 concorrente, e este concorrente é esquecido imediatamente assim que perde a disputa
Mano, vocês desenterraram um elemento nuclear esquecido? Isso é tipo uma mistura de Indiana Jones com Breaking Bad! 😂 Só espero que não tenham ativado uma bomba atômica sem querer, hein? Haha! Mas sério, é incrível como a ciência sempre nos surpreende com essas descobertas inusitadas. Quem diria que o Tório ia dar as caras assim, do nada? Ciência Todo Dia, vocês são os exploradores do desconhecido e nos levam a lugares que nunca imaginaríamos. Continuem nos mostrando essas maravilhas científicas de forma divertida e sem explodir nada, tá? Vocês são demais, minha gente! 👏🔬💥
Existes muitas viabilidades energéticas e econômicas no desenvolvimento de reatores nucleares a base de tório e nos de fusão nuclear, só que falta voluntários para se dedicarem a porém em prática essas tecnologias nucleares, pois nesse ritmo que estamos acostumados ficaremos estagnados por insuficiência técnica e energética, ou seja, ou se dedicamos a explorar a eficiência energética de novos reatores ou apenas saturaremos demais recursos naturais para suprir nossas demandas de energia
Salvee querido Pedro , Roberta , Greg, vcs são incríveis, super Feras , adoroooo canal excelente,abraçãooo pra todos e Boas Festas de Fim de Ano pra vcs e famílias ! 🎄❄️☃️🎀🎄❄️☃️🎀🎄❄️☃️🎀🎄❄️☃️🎀🎄❄️☃️🎀🎄❄️☃️🎀🤩😊👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️🌏🌎🌲🌴🌳🌲🌴🌳🦕🦖🌲🌴🌳🦕🦖🌲🌴🌳🦕🦖🌲🌴🌳🦕🦖🌲🌴🌳🌲🌴🌳🌲🌴🌳🌲🌴🌳🌻🌷🌼🌺🌹🌻🌷🌼🌺🌹🌻🌷🌼🌺🌹🌻🌷🌼🌺🌹🌻🌷🌼🌺🌹🌍🌎🌏♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️
Agora fiquei na dúvida.se pode trazer um vídeo eu agradeço 😊 como as fitas de vídeo conseguiam armazenar as audio e vídeo 😮😮😮porq elas eram e são incríveis 😃😃obg✌️
Hoje faço engenharia mecânica, quero fazer depois engenharia civil, e uma pós voltada para energia limpa, queria muito ser um pesquisador da área, mas no Brasil é difícil, e eu comecei um pouquinho tarde a buscar isso
A humanidade, enquanto civilização, é extremamente arcaica ao ponto de promover a paz literalmente investindo em conhecimento bélico ao longo de toda sua história. É impressionante que os maiores avanços tecnológicos e científicos sempre ocorrem wm momentos de guerra.
Então, se fosse pensar agora para um desenvolvimento de energia limpa, treinaríamos cientistas com expertise em tório, diminuiríamos as chances de criar ainda mais bombas nucleares e poderíamos extrair o melhor dessa tecnologia... bom... é o jeito esperar pra v
Excelente Pedro! Algumas tecnologias que o Brasil "deixou de desenvolver" por pressões ou falta de interesse: Indústria do Alcool Combustível (lembra so CoperSuccar?) e Grupo so Tório (como mencionado em comm..abaixo)! Entre outras... (Ligas metálicas, Nb...)... e tem mais!?!
Qualquer um que tenha comprado pipoca num carrinho até os anos 90 ingeriu algumas partículas de tório. Esse material era usado para fazer brilhar as camisas dos lampiões a gás, como os que eram usados para manter a pipoca quente dentro dos carrinhos. Depois dos anos 90, deixou-se de usar tório nas camisas de lampiões.
cara eu não sei se você e sua equipe de produção já produziram um vídeo sobre energia de fusão nuclear mas acho que seria legal um vídeo de como seria feito e qual as maneiras de fazer
Oi Pedro, gosto muito dos seus vídeos e como você se dedica em estudos para trazer informações para todos! Quero iniciar leituras sobre astronomia e astrofísica, mas não sei por onde começar. Você poderia me recomendar alguns livros sobre o conteúdo? Sou muito grato se você puder me ajudar sério 😁😁😁 Tenho 15 anos então não sei se pode acontecer de alguns serem muito fortes pra mim sabe.
Opa! Não sou o Pedro mas posso te recomendar alguns livros que li sobre o tema e curti. A medida que vc vai lendo, vai conhecendo outros autores e também outros livros do mesmo autor, então o importante é começar. Mas aqui vai uma lista inicial: - Breves respostas para grandes perguntas - Stephen Hawking (tem outros livros como universo numa casca de noz, a teoria de tudo, uma breve história do tempo, que estão na minha lista mas ainda não tive oportunidade de ler); - Astrofísica para apressados (Neil deGrasse Tyson); - Só pode ser brincadeira, sr. Feynman! (Autobiografia de um ganhador do prêmio Nobel de física, não trata especificamente de astronomia, mas traz um ponto de vista super interessante acerca do pensamento científico, e da vida do cara que também foi insana); - Sete breves lições de física (pequeninho, mas legalzinho). Li eles quando tinha mais ou menos a sua idade, então acho que pode funcionar. Abs
13:17 Acho que nessa analogia a fusão nuclear equivale ao streaming! Afinal seria um grande salto passar direto para uma tecnologia limpa e com combustível disponível praticamente infinito!
Nossa, é muito bom saber que existe essa possibilidade. Hoje pra resolver o problema climático, a melhor opção que pode dar conta de gerar energia e ser menos poluente é justamente as usinas nucleares. Acho que o caminho natural dos países desenvolvidos e em desenvolvimento grandes seja mirar pro nuclear, e saber que existe uma opção melhor que urânio (mas ainda a ser desenvolvida) é perfeito. Com certeza isso aí tá sendo um foco de pesquisa para os governantes e estadistas que entendem o problema climático. E digo mais, enquanto a energia de fusão nuclear ainda não se desenvolve, essa nuclear de tório certamente deveria ser o foco principal, se a gente der sorte dos carros elétricos se massificarem isso resolve grande parte do problema. Bagulho é energia nuclear a tório, carro elétrico e/ou carro a hidrogênio, cenário ideal é esse. Petróleo e Carvão vai ser coisa do passado!! Espero que caminhemos para essa direção né
O que foi determinante para que o VHS ganhasse do Betamax foi a preferência de um mercado barulhento: o pornogr@fico. Como naquela época uma indústria não tinha como diversificar seus produtos em mais de uma tecnologia, que seria um custo alto, elas escolhiam uma tecnologia e passariam a usar. E a indústria pornogr@fica escolheu o VHS, que se tornou a tendência da indústria audiovisual como um todo.
PROMOÇÃO PAGUE 3, LEVE 4! bit.ly/useLoos 🚀 Também vale para as camisetas da NOVA COLEÇÃO!
manda salve
Manda salve ae tbm
1EEEEEEEEEEE!!!!😁😁😁😆😆😆😎
Poderia por gentileza fazer um vídeo explicando o funcionamento do reator de sal fundido e se ele for melhor que os convencionais o porque e todos os cons e pros? fiquei sabendo que a frança conseguiu fazer um atualmente mas não sou um grande entendedor e gostaria de saber mais a respeito.
Ai pedrolão, toda vez que aparece o "popup" das camisetas o video da uma lagada sinistra kkkkkkkkkkkk
É nítido o amor de Pedro pela energia nuclear e os elementos radioativos. Eles nos ensinou como construir uma bomba atômica. Agora precisa nos ensinar como construir uma usina nuclear.
Ele poderia nos ensinar a fazer um reator nuclear
ainda seria menos perigoso doq ensinar a fazer uma usina de carvão, menos radioativo tmb kkkkk
Boa kkkkk
@@duceron com o Pedro, nada é perigoso😎
@@brunomarques6498 um mini reator nuclear caseiro, uma collab entre o Ciência Todo Dia e Manual do Mundo
Aqui no Brasil, até a metade da década de 90, tínhamos no CDTN (fica dentro da UFMG em Belo Horizonte mas é um instituto separado da universidade, e faz parte da CNEN) um reator experimental com água pesada (na verdade uma montagem subcritica chamada CAPITU) justamente para estudar reatores a tório. Infelizmente, por falta de interesse (e consequentemente dinheiro) o projeto foi cessado, o reator descomissionado e os combustíveis (que eram alugados da França) devolvidos.
Hoje o CDTN possui apenas o reator experimental TRIGA IPR-R1 que opera com urânio enriquecido.
Por falar nisso, existem reatores que operam com combustível que "desligam" quando superaquecem, são reatores com alto coeficiente térmico negativo, é o caso do TRIGA, onde, caso a temperatura aumente, por conta do efeito de auto-moderação do combustível (composto de urânio enriquecido em meio a hidreto de zircônio), caso a temperatura aumente, o combustível vai se tornando cada vez menos eficiente.
Existem projetos de combustíveis para reatores de potência com essa mesma característica, que são os combustíveis resistentes à eventos de LOCA (Loss-Of-Coolant Accident). Infelizmente não sei dizer quais reatores utilizam (se existe já algum que o faça) esse tipo de combustível atualmente.
@Maria_lancelotti. Ala, sou ninguém agora, uma bolsista de pós-doc no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Muito interessante. Pena que o projeto com tório foi cessado :/
Praticamente apresentou um seminário, parabéns!
Excelente explanação! Conheci o CDTN e a "Casa do Tio Patinhas" na UFMG, onde entrei em 1980.
Sou pesquisador no CRCN. Se quiser trocar uma ideia sobre pesquisa na área de termo hidráulica, responde esse comentário. TMJ
Tenho 63, eu na verdade nem sabia que esta outra, a beta max, existia! E muito menos eu poderia ter imaginado que algo semelhante - mas com consequências tão trágicas para nosso querido planeta - tivesse ocorrido em relação à energia nuclear! Seus vídeos nos revelam aspectos insuspeitados da própria história das ciências e das invenções!
Obrigado por mais um vídeo tão educativo, belo! Desde já, desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo pleno de felicidade!🙏🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄
@Maria_lancelotti. Lamento dizer mas seu canal é patentemente patológico.😱Aconselharia que você procurasse um caminho mais saudável e produtivo na vida mas, pelo que tudo indica, está impermeável a bons conselhos.
@Maria_lancelotti.mas vc com certeza ta inscrita, chegou rapido aqui
Eu tenho 200 anos e a K7 beta não funcionou porque a mesma foi inventada pela Sony e esta queria controlar o mercado não partilhando a sua tecnologia com outras marcas que tinham que pagar para usar e então surgiu a K7 VHS onde todas as marcas tinham acesso à mesma,ou seja o que hoje se chama de livre concorrência onde uma só empresa não pode dominar o mercado!
@@rogeriorei2461 Por ai mesmo Rogério, a Sony criou o betamax e o aparelho Cassete, patenteando para cobrar caro para quem quisesse usar esse padrão. As demais empresas uniram esforços e criaram o VHS um pouco depois do Betamax e era aberto, ou seja, não precisava pagar pelo uso da patente, isso fez com que vários fabricantes pudessem produzir tanto o aparelho quanto as fitas VHS, baixando muito o preço e acabando com o BetaMax. Até mesmo os filmes gravados em Betamax precisavam pagar para a Sony, já no VHS não.
Tempos depois a Sony tomou o domínio da Nintendo ao utilizar CDs facilmente pirateaveis no PlayStation.
Vale destacar que o Brasil tem uma das maiores reservas de Tório do mundo!
O professor de física falou isso um dia pra gente. Se o Brasil quisesse, poderia construir usinas nucleares a base de tório muito mais seguras e com material abundante, bastava a pesquisa e boa vontade.
Bem, e daí?
@@josdesouzaE daí ? Temos praticamente uma " mina de ouro " no nosso território
@@josdesouza O futuro é energia. Cada recurso energético tem que ser aproveitado ao máximo, não dá pra deixar uma riqueza dessas parada sem utilidade.
infelizmente esse é o problema, estamos no brasil, onde temos muitas riquezas mas as cabeças parecem de vento ou ****da e por isso nao avançamos em tecnologia, poderíamos ter muita coisa, mas enfim....
Thanks!
A respeito do exemplo que o Pedro deu sobre os videocassetes, a tecnologia VHS se disseminou por causa da pirataria, mais especificamente de filmes pornô, pois a Sony, detentora da tecnologia Betamax, reprimia copias ilegais.
Então, ao comprar um aparelho de videocassete os clientes khagavam pra qualidade tecnológica e pediam "o que dá pra ver aqueles filminhos".
E assim morreu na casca uma tecnologia superior, não foi o primeiro nem será o último caso.
Quem decide o sucesso de um produto é a demanda do consumidor, e não a capacitação dos engenheiros, e uma das coisas que move o público é a pootaria.
então bombas atômicas são o pornô dos consumidores de usinas nucleares da época 😂
No caso, quem decidiu foi a Sony de olho grande. O olho grande para ganhar mais dinheiro fez o pessoal de baixa renda continuar usando o que dava - e quem queria potaria, claro.
Bluray também foi adotado pela indústria porno frente ao HD-DVD e deu na mesma né
Muito bom o vídeo pedro, mas existem alguns problemas com o Tório que vc não citou, que eu vou apenas mencionar aqui rapidamente.
1- A transmutação do Tório-232 para U-233 leva 27 dias, muito maior do que a do U-238 para Pu-239 que leva 3 dias. Isso gera um problema de logística e produtividade que prejudica muito a produção industrial de um reator a Tório. Embora eu acredite que com a devida pesquisa no ramo isso possa ser superado, ainda é um problema não solucionado
2- Existem uma série de problemas associados à reatores de sal derretido em específico, seja ele misturado com combustível, como no caso do tório, seja como refrigerante. O principal ponto é que, junto aos reatores refrigerados a chumbo líquido, enfrenta-se um grande problema de corrosão do material estrutural, que se for com um ou 2 reatores pode ser contornado, mas se sua matriz energética for com reatores de sal/metal líquido isso vai gerar um enorme problema de engenharia de materiais.
Fora isso o vídeo tem razão em tudo que diz, eu o recomendo a pesquisar sobre o Grupo do Tório, um grupo de pesquisadores aqui de Belo Horizonte que fazia pesquisa sobre reatores a Tório e o seu reator C.A.P.I.T.U, Caldeira de Água Pesada I(não lembro o que era) Tório-Urânio. A história desse projeto é muito interessante e você vai achar nela vários outros problemas que se teve com o Tório. Não que eu seja contra o uso do Tório kkk mas é bom saber que existem ainda muitos outros motivos pelo qual ele não é usado além dos que você citou no vídeo.
Pedro, fale mais sobre o lixo nuclear, a reciclagem e por que ele perde a capacidade de gerar energia
Lixo nuclear é os materiais que foram contaminados então esses não geram energia pois estão apenas "sujos" com radiação
O lixo nuclear é formado pela fissão, ou seja, depois da energia ser gerada, alem disso esses resíduos são muito dificeis de se lidar, como Cesio, Plutônio, etc... eles são muito perigosos. E não dá pra reutilizar esse tipo de elemento, um reator de urânio e desenvolvido pra utilizar urânio, fora que esses resíduos não são eficientes, a fissao do Plutônio mesmo nem é capaz de causar uma reação em cadeia.
Acho que ele já fez um vídeo assim
Já tem um vídeo assim, mas não lembro o nome. Resumidamente ele perde a capacidade de gerar energia por causa da tendência natural dos elementos se estabilizarem. Elementos estáveis não são quebrados com facilidade, não vale a pena. Por isso a gente usa Urânio enriquecido pra fissão nuclear. Com isso em mente, a questão da reciclagem é inviável porque simplesmente não existe nada que o ser humano possa fazer hoje pra algo radioativo deixar de ser radioativo. Então as duas opções foram embora. A melhor opção, hoje, é enterrar o material radioativo e fingir que ele não existe.
@Maria_lancelotti.Ngm vai cair nesse bait, pare de querer a atenção q seu pai n te deu
A conexão que o Pedro tem com a radioactividade é inexplicável
Nossa que legal eu fui entender hoje com 37 anos como funciona uma usina nuclear graças ao seu vídeo
Adorei a introdução. Ou seja, em outra linha do tempo tem um Pedro explicando que poderia ter existido a hegemonia da energia nuclear de urânio e que isso seria um perigo enorme para o mundo kkkkk
acho q n pq a gente n costumamos fazer sentido das coisas que poderiam ter dado de errado.
mas é, seria legal viver num mundo sem os desastres de chernobyl, three miles island e fukushima, mesmo que nós nem soubéssemos que esses desastres poderiam ter sido uma possibilidade
@Maria_lancelotti. Você deve ser a maior fã, não sai daqui. Pelo amor de Deus criança vai estudar kkkkk
Bem isso
O desafio associado à fusão nuclear é que frequentemente é visualizada como uma tecnologia que estará sempre 30 anos no futuro. Expresso a esperança de que os esforços da Índia e China em relação aos reatores de tório obtenham êxito, pois além de fornecerem uma fonte de energia promissora, esses reatores também podem desempenhar um papel crucial na mitigação do problema do lixo nuclear deixado pelas usinas de urânio.
Existe um jogo de produção de materias com usinas chamado mindustry ele é INCRIVELMENTE BOM, nele a única forma de produção de energia por meio nuclear é o reator de fissão com base de Tório, sempre me perguntei, "por que usar tório ao invés de urânio?" Esse vídeo é uma ótima resposta. OBRIGADO!
Você já ouviu falar do Grupo do Torio do IPR da UFMG? Vale à a pena complementar esse vídeo com a história desse grupo.
Adoro temas com energia nuclear. Pedro, faça, por favor, um vídeo sobre a bomba de neutrons.
"Estava esperando esse vídeo por meio século" finalmente alguém com visibilidade importante no Brasil comentou a respeito da fonte de energia mais importante até o momento, que está saindo da gaveta depois de tanto tempo, no final das contas as guerras atrapalharam até nosso desenvolvimento tecnológico, mas tem gente que insiste em dizer que muitas tecnologias foram criadas por causa da guerra, acredito que isso foi apenas um encontro de situações visto que a mais de 8000 mil anos os humanos veem se matando em guerras, no processo ainda fazendo uma seleção artificial de genes ruim, adoecendo a população mundial, já que os fortes morrem na guerra e os fracos se reproduzem por estes!
Pedro, não subestime a memória dos velhinhos: eu lembro e conheço a história das fitas VHS e Betamax. Inclusive estas tinham uma outra vantagem que vc não citou: o tamanho menor! Mas eu não conhecia a história dos reatores de tório. Tenho 63 anos e sou seu fã! Parabéns pelo conteúdo! 😊
Lá por 1980 e um pouco mais, eu estava fascinado com a leitura e vendo as fotos do novíssimo e belo "estelareator", ..novíssimo para produção eminente de energia por fusão nuclear. O tempo passou então e..
O toroidal estelareator..
A analogia com as fitas de VHS/ Betamax foi perfeita! Obrigado por mais um vídeo fascinante, Pedro!
Pedro vç é fantástico cara,ótimas explicações com uma didática impressionante e de fácil assimilação, está de parabéns pelo seu empenho em nos ajudar a compreender o universo da ciência, continue assim garoto
Muito bem explicado. Meus parabéns . Sobre as camisas ponha o preço
Cara e muito massa seus vídeos ❤🎉
Os vídeos mais Incríveis do RUclips. Na minha opinião.
Agora que você nos explicou, falta as pessoas que decidem sobre energia no Brasil assistirem também. Só com educação mudaremos esse País. Obrigado por sua contribuição Pedro. 🤝🏼🙏👏🏻🤝🏻🙌👍☢
Pedro adoro suas aulas, cada uma é melhor do que a outra
Eu queria ver uma aula sua sobre a água pesada, usada pelos alemães na segunda guerra mundial para criação de bombas nuclear
Mais um assunto ligado a química, sendo ele precisamente um elemento da Tabela Periódica. A melhor e mais fácil de inserir a Química "nas tuas ciências", já que o nome Ciência todo dia, nome dado ao teu canal. Muito bom! A existência dos seres vivos não é só feita de Física e Biologia. Parabéns!
Pedro faz um vídeo(ou shorts) sobre a Identidade de Euler, a equação mais bonita da matemática
Petição para o Pedro se tornar o próximo ministro da Ciência e tecnologia
Mano, eu tava querendo um vídeo sobre isso em português a um tempão pra mostrar pra um monte de conhecido meu, que alegria!!!!!!!!!!
Esse cara deveria ir pro Siriús trabalhar lá, o Brasil ganharia muito com um cara como esse
Ele é um comunicador, os roteiristas dele que são cientistas que trabalham em vários institutos de pesquisa no Brasil
eu ainda uso cds e dvds, são otimos para repletir as luzes dos carros a noite, coloque 2 embaixo do banco de sua bicicleta e as chances de vc ser atropelado serão reduzidas, se quiser reduzir ainda mais pode colocar nas rodas e na paarte da frente do gidon tmb
Tório escudo de carvalho nunca foi esquecido, estará sempre em nossos corações
Difícil de acontecer no presente ambiente geopolítico, porque a recuperação do U233 exige uma planta de reprocessamento adjacente a cada reator transmutador de Th232. A mesma razão pela qual os EUA baniram o reprocessamento de Pu239 em seu próprio território, a partir da transmutação do U238 que ocorre naturalmente em reatores civis. Se o elemento é físsil, ele serve tanto para gerar calor controladamente num reator ou explodir sem qualquer controle numa bomba.
Cara eu amo seus vídeos aprendo muito com eles Obrigado
PARABÉNS pelos comentários, explicações e análises, associados ao vídeo muito bem elaborado tratando de assunto tão sensível e envolvente ! EXCELENTE.
é isso o que faz a gente ser saudosista, a gente torce para o melhor, isso é do ser humano
A reação completa do Th passa pelo Pa, cuja meia-vida é de 28 dias. Isso faz com que a obtenção do U233 demore um pouco mais, além do fato que há isótopos do Pa que são absorvedores de nêutrons, demandando o reprocessamento constante do combustível.
Outro coisa interessante é que o U238 é fértil (como o Th) que pode ser convertido em material fértil.
Pedro, tenho sugestões, assuntos que desconhecemos, mas você tem talento para explicar:
Múon g-2;
Matéria escura;
Energia escura;
Paradeiro da antimatéria.
Por favor, explique para nós, mortais, alguns desses tópicos. Um vídeo por tópico, você encara? 😮 Abraço!
Eu descobri sozinho que antigamente os CDs eram chamados de discos metálicos e hoje através do Memorial de Botucatu encontrei a Ana Brandão que deixou eu chamar ela de Ana.
Eu não conheço ela mas precisamos conversar um pouco para eu entender que ela é digna do trabalho resumido.
Eu somente volto no tempo de verdade por ventura do meu pai que hoje descobri que ele era chamado de Galo Cego.
Meu pai está lá em Itai e lá em Itai minha tia por parte de mãe a tia Fia têm uma lanchonete.
Voltando para nossa conversa sobre meu trabalho eu preciso de duas testemunhas para prosseguir e depois passo o contato dela se você desejar tá bom.
Eu aprendi à conviver com isso e não consigo mais parar de escrever mas sempre pelo bem da população de Botucatu mas em primeiro lugar minha família de sangue.
Você Ana me informou da onde você retira tantas informações e eu como preciso que me entenda faço essas orações diariamente pois preciso de todos para confortar o coração de vocês que lêem.
Isso não faz sentido para todos mas para você sim e para os outros é só mais uma oração do José Neto e está tudo bem.
#comidaparaleoes
Vídeo muito bom. Não fazia ideia de que havia uma alternativa mais segura para usinas de fissão nuclear. Pena que a decisão não foi puramente técnica e as usinas de tório perderam a chance.
.Boa noite muito bom uma boa aula com os meus 66 anos fico contente de ver essa aula obrigado.
Tive um Betamax na época. Era visivelmente superior ao VHS. Tive que me desfazer dele e comprar um genérico VHS. Enfim, nem sempre o mais popular é o melhor produto. Fato!!!
O mesmo com o laser disc anos depois 😂
@@Shadow__133 Quando eu vi o LD (laser disc) pela primeira vez eu fiquei impressionado: parecia LP só que era dourado, brilhante. Era um “CD gigante”. Bonito para caramba. E era audiovisual! 😮 Para época era moderno (início dos anos 90 no Brasil; era uma tecnologia dos anos 80). Claro que a memória era limitada. Um filme tinha 2 ou 3 LD’s (ou mais dependendo da duração do filme!). E olha que usava o lado A e o lado B! A imagem era incrível para a época. Quem poderia imaginar que ia aparecer o DVD e o blu-ray?
@@alphabravocharliedelta3153 LD era fantástico para a época mesmo. Meu avo comprou uma mega tv de projeção interna (acho que 60 pol) e um LD, tirando imóvel foi a maior compra da vida dele.
A imagem era como DVD (menos resolução talvez, mas menos compressão tb) e o áudio facilmente comparável a BR de hoje em dia. Mas sim, tinha q virar o disco e eram caríssimos. Só cheguei a ver pérolas como Ben Hur, o Fugitivo, o dia q a terra parou, Jurassic Park e shows 🤣
Pedro, faz um vídeo explicando a ciência por trás das game engines, Ray tracing e física. A maioria dos vídeos no yt são confusos, complexos ou incompletos.
00:00 ufi referências
" Marcos eberlin vendo que urânio decai pra torio a grande referência ksksksks"
Espero no futuro o Tório ser bastante utilizado no mundo.
POR FAVOR faz um video explicando as teorias ácido-base ou faz um vídeo sobre superácidos e superbases 🙏🏻 seu canal chama ciência todo dia, química também é uma ciência, uma muito importante inclusive, pena que tem pouco conteúdo interessante sobre na internet.
Um vídeo cheio de informações e nostalgia... Excelente trabalho, Peter!
Tô sentindo falta dos vídeos do paradoxo de fermi todo dia ksksksksk
Mas amei o vídeo viu pedro, edição e conteúdo de primeira qualidade como sempre, é o melhor q tem no yt viu, vlw!!
Parece que toda geração de novas mídias analógicas ou digitais têm pelo menos 1 concorrente, e este concorrente é esquecido imediatamente assim que perde a disputa
Legal de mais, também estou na estrada para ensinar ciencias e teoria nesse RUclips, estava estudando esse elemento semana passada
Já ia pedir sobre isso mesmo, mais informações sobre reatores de sal líquido de tório que a China vai usar em navios.
Mano, vocês desenterraram um elemento nuclear esquecido? Isso é tipo uma mistura de Indiana Jones com Breaking Bad! 😂 Só espero que não tenham ativado uma bomba atômica sem querer, hein? Haha! Mas sério, é incrível como a ciência sempre nos surpreende com essas descobertas inusitadas. Quem diria que o Tório ia dar as caras assim, do nada? Ciência Todo Dia, vocês são os exploradores do desconhecido e nos levam a lugares que nunca imaginaríamos. Continuem nos mostrando essas maravilhas científicas de forma divertida e sem explodir nada, tá? Vocês são demais, minha gente! 👏🔬💥
Existes muitas viabilidades energéticas e econômicas no desenvolvimento de reatores nucleares a base de tório e nos de fusão nuclear, só que falta voluntários para se dedicarem a porém em prática essas tecnologias nucleares, pois nesse ritmo que estamos acostumados ficaremos estagnados por insuficiência técnica e energética, ou seja, ou se dedicamos a explorar a eficiência energética de novos reatores ou apenas saturaremos demais recursos naturais para suprir nossas demandas de energia
Amo esses tipos de videos
Os reatores de Torio ñ podem ser miniaturizados ??
Já se sabe se os outros elementos dp grupo Actinídeos podem ser usados para gerar energia??
Porque nao escutamos suas musicas? A cada vídeo que passa mais vejo partes do seu Studio... Divulga teu trabalho como musico pra nós!
INTERESSANTE!!
Salvee querido Pedro , Roberta , Greg, vcs são incríveis, super Feras , adoroooo canal excelente,abraçãooo pra todos e Boas Festas de Fim de Ano pra vcs e famílias ! 🎄❄️☃️🎀🎄❄️☃️🎀🎄❄️☃️🎀🎄❄️☃️🎀🎄❄️☃️🎀🎄❄️☃️🎀🤩😊👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️🌏🌎🌲🌴🌳🌲🌴🌳🦕🦖🌲🌴🌳🦕🦖🌲🌴🌳🦕🦖🌲🌴🌳🦕🦖🌲🌴🌳🌲🌴🌳🌲🌴🌳🌲🌴🌳🌻🌷🌼🌺🌹🌻🌷🌼🌺🌹🌻🌷🌼🌺🌹🌻🌷🌼🌺🌹🌻🌷🌼🌺🌹🌍🌎🌏♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️
Fitas Betamax eram usadas pelas redes de televisão. Eram muito caras para o público comum, por isso as VHS ganharam o mercado.
Agora posso almoçar
Pedro você ensina mais que a escola tudo o que eu sei sobre ciência é por causa de você
Parabéns Pedro, excelente post.
Faz um vídeo sobre o efeito Dzhanibekov
Agora fiquei na dúvida.se pode trazer um vídeo eu agradeço 😊 como as fitas de vídeo conseguiam armazenar as audio e vídeo 😮😮😮porq elas eram e são incríveis 😃😃obg✌️
Hoje faço engenharia mecânica, quero fazer depois engenharia civil, e uma pós voltada para energia limpa, queria muito ser um pesquisador da área, mas no Brasil é difícil, e eu comecei um pouquinho tarde a buscar isso
Excelente vídeo.
Essa explicação é necessária para o entendimento da política energética atual no mundo.
A humanidade, enquanto civilização, é extremamente arcaica ao ponto de promover a paz literalmente investindo em conhecimento bélico ao longo de toda sua história. É impressionante que os maiores avanços tecnológicos e científicos sempre ocorrem wm momentos de guerra.
Pedro,por favor,faça um vídeo sobre o mercúrio
7:46 os reatores a torio são tão bons que não existem… ninguém usa…. Excelente…. Muito bom mesmo.
Então, se fosse pensar agora para um desenvolvimento de energia limpa, treinaríamos cientistas com expertise em tório, diminuiríamos as chances de criar ainda mais bombas nucleares e poderíamos extrair o melhor dessa tecnologia... bom... é o jeito esperar pra v
Excelente Pedro! Algumas tecnologias que o Brasil "deixou de desenvolver" por pressões ou falta de interesse: Indústria do Alcool Combustível (lembra so CoperSuccar?) e Grupo so Tório (como mencionado em comm..abaixo)! Entre outras... (Ligas metálicas, Nb...)... e tem mais!?!
E o cenário do Brasil? Como são as reservas de urânio e tório? E como está a pesquisa com reatores de tório no Brasil?
Qualquer um que tenha comprado pipoca num carrinho até os anos 90 ingeriu algumas partículas de tório. Esse material era usado para fazer brilhar as camisas dos lampiões a gás, como os que eram usados para manter a pipoca quente dentro dos carrinhos.
Depois dos anos 90, deixou-se de usar tório nas camisas de lampiões.
4:30 da manhã, bêbado e assistindo um vídeo sobre o tório ser melhor que o urânio. Eu amo a físicaaaa
cara eu não sei se você e sua equipe de produção já produziram um vídeo sobre energia de fusão nuclear mas acho que seria legal um vídeo de como seria feito e qual as maneiras de fazer
No fim tudo é sobre como girar turbinas
Essse video me lenbrou muito de APENAS UM SHOW na guerra das fita VHS
Melhor notificação do diaaaa
Meu Deus, que conteúdo maravilhoso
Acho util semear essa idéia!!!!!... quem sabe o mundo não teria uma fonte de abundância pra resolver uma sériee de problemas...?
Oi Pedro, gosto muito dos seus vídeos e como você se dedica em estudos para trazer informações para todos! Quero iniciar leituras sobre astronomia e astrofísica, mas não sei por onde começar. Você poderia me recomendar alguns livros sobre o conteúdo? Sou muito grato se você puder me ajudar sério 😁😁😁
Tenho 15 anos então não sei se pode acontecer de alguns serem muito fortes pra mim sabe.
Opa! Não sou o Pedro mas posso te recomendar alguns livros que li sobre o tema e curti. A medida que vc vai lendo, vai conhecendo outros autores e também outros livros do mesmo autor, então o importante é começar. Mas aqui vai uma lista inicial:
- Breves respostas para grandes perguntas - Stephen Hawking (tem outros livros como universo numa casca de noz, a teoria de tudo, uma breve história do tempo, que estão na minha lista mas ainda não tive oportunidade de ler);
- Astrofísica para apressados (Neil deGrasse Tyson);
- Só pode ser brincadeira, sr. Feynman! (Autobiografia de um ganhador do prêmio Nobel de física, não trata especificamente de astronomia, mas traz um ponto de vista super interessante acerca do pensamento científico, e da vida do cara que também foi insana);
- Sete breves lições de física (pequeninho, mas legalzinho).
Li eles quando tinha mais ou menos a sua idade, então acho que pode funcionar. Abs
@@TiagoHansen Muito obrigado mesmooo, tirei print e vou comprar e ler de pouco a pouco, muito obrigado mesmo Tiago 😁
Olha, como alguém da área a 20 anos eu não cravo que é melhor não. Mas que ele podia ter saído do armário a muito tempo isso é fato.
13:17
Acho que nessa analogia a fusão nuclear equivale ao streaming! Afinal seria um grande salto passar direto para uma tecnologia limpa e com combustível disponível praticamente infinito!
3:51 parece um villager de Minecraft 😂😂😂😂😂
Excelente!
Ótima explicação
!
Faz um vídeo sobre o pendulo de foucault
Obrigado por esse vídeo cara
Nossa, é muito bom saber que existe essa possibilidade. Hoje pra resolver o problema climático, a melhor opção que pode dar conta de gerar energia e ser menos poluente é justamente as usinas nucleares. Acho que o caminho natural dos países desenvolvidos e em desenvolvimento grandes seja mirar pro nuclear, e saber que existe uma opção melhor que urânio (mas ainda a ser desenvolvida) é perfeito. Com certeza isso aí tá sendo um foco de pesquisa para os governantes e estadistas que entendem o problema climático. E digo mais, enquanto a energia de fusão nuclear ainda não se desenvolve, essa nuclear de tório certamente deveria ser o foco principal, se a gente der sorte dos carros elétricos se massificarem isso resolve grande parte do problema. Bagulho é energia nuclear a tório, carro elétrico e/ou carro a hidrogênio, cenário ideal é esse. Petróleo e Carvão vai ser coisa do passado!! Espero que caminhemos para essa direção né
Nunca curti física no tempo de escola mas, amo assistir seus vídeos 🥲
As frases intermináveis do Pedro são as melhores...
O que foi determinante para que o VHS ganhasse do Betamax foi a preferência de um mercado barulhento: o pornogr@fico. Como naquela época uma indústria não tinha como diversificar seus produtos em mais de uma tecnologia, que seria um custo alto, elas escolhiam uma tecnologia e passariam a usar. E a indústria pornogr@fica escolheu o VHS, que se tornou a tendência da indústria audiovisual como um todo.
Poderia fazer um vídeo ensinando como enriquecer urânio em casa?
Finalmente! Urânio 2
Eu lembro do BetaMax como do VHS.
Quem não lembra deve ter algum problema.
Espero que o torno se torne a opção mais escolhida, pelo bem do mundo!
Tô assistindo às 3 da manhã, eu devia tá dormindo mas a minha atenção se desvia muito fácil
DVDs blue-ray são melhores que os DVDs comuns, mas foi uma tecnologia que "não colou" no mercado.
Com divulgação tudo é possível 👏🏼👏🏼👏🏼