Acho que o critério que deveria ser utilizado seria o critério Médico Legal. Imaginemos um corpo encontrado sem identificação e como ele seria caracterizado pelos legistas. Eles irão colocar cor de pele, cabelos , dentição, protuberância da testa, etc. Médicos legistas é que deveriam fazer essa avaliação, pois possuem conhecimentos técnicos e não representantes de movimentos sejam eles lá quais forem.
O sisu e a ufpe estão erradas ao colocarem a palavra "pardo". Pois por definição pardo é uma pessoa miscigenada. Eles deveriam colocar pardos com traços predominantemente afros, e não só pardos.
Eu passei na cota racil, pq me considero pardo.. porém algumas pessoas estão "colocando medo" sobre mim fld que N vou passar pq sou branco, mas eu sei que sou pardo.. minha vida inteira me considerei pardo. Espero que dê tudo certo.
Eu estava esperando muuuito por esse vídeo!! Morria de medo de, depois de passar e comemorar pq passou na faculdade, chegar lá e não conseguir passar😂😂😂🙌🏻 só Deus na causa
Que amor de pessoa! Você fala tão bem que deu até vontade de ser da área de medicina pra acompanhar seu canal kkkkkkk Muito obrigada pelas explicações. Farei esse processo, mas para concurso público. Seu vídeo foi muito mais esclarecedor que todos os outros específicos que já vi. Abraços e muito sucesso!
Eu acho que pardo é uma palavra muito abrangente, deveriam especificar esses traços aos estudantes antes de fazermos as inscrições. Eu me auto declaro parda, mas depois de ver pessoas sendo barradas ba banca com a minha cor de pele estou bem apreensiva quanto a isso. Se eu realmente não for aprovada além de humilhante vai ser um ano inteiro perdido pra que eu possa tentar novamente
Essas cotas tem por objetivo atenuar os efeitos da escravidão sofrida pelos negros no passado e todo rastro de miséria e preconceito que a escravidão deixou e que perduram ainda até hoje. Agora te pergunto meus parentes negros privados de muitos dos seus direitos sociais que nunca frequentaram a escola, que morreram seme analfabetos, isso digo de minha mãe e meu avô, eu se ainda na escravidão estivesse escravo seria mesmo n tendo herdado todos traços que eles carregam, me diga que justiça estariam fazendo a memória de minha mãe e meu avô se excluírem da cota? Meu avô já falecido, minha mãe falecida mês passado vítima do Covid e n pode ver nenhum filho se formar. Esse ano estou até o momento classificado na cota de pardo, herdei deles a herança da pobreza e da falta de estudos, fui criado pra ser um construtor de paredes até descobrir ser capaz de ser um pouco mais. E agora uma classe com diploma porém idiotizada vem dizer que n sou parte da história da minha vida por ter herdado mais os traços brancos de meu pai e que todo sofrimento de minha mãe que senti e vi e vivi n merece ter fim na minha geração.
@@ateamedicina7163 Esse modelo de avaliação de etnia é completamente errado e covarde com pessoas realmente pardas, e com a memória de nossos ente queridos que morreram sem que façam justiça a sí e a seus ascendentes, e fica uma coisa pra "Inglês" ver, tem características objetivas tá dentro, n tem está fora, quem vê de fora tá bonito, mas de fato a covardia e injustiça continua.
Se for pra deixar qualquer um branco com um ancestral negro pegar a vaga destinada a cota , a cota perde o sentido , principalmente no nordeste brasileiro .
Você está plenamente equivocado. "Essas cotas tem por objetivo atenuar os efeitos da escravidão sofrida pelos negros no passado e todo rastro de miséria e preconceito que a escravidão deixou e que perduram ainda até hoje". As Políticas de Ações Afirmativas (PAA) a começar pela reserva de vagas, não têm o objetivo de atenuar os desdobramentos da escravidão. Ao contrário, são políticas públicas construídas ao longo de lutas intensas a fim de diminuir e exterminar as desigualdades sociais oriundas dos racismo de Estado e do racismo estrutural que as classes dominantes tentam perpetuar no Brasil. Sugiro que se informe sobre o assunto para não contribuir com tanta dor que já existe por conta dessa política de Estado. Agora, se você teve seus ancestrais possuem ou possuíram fenótipo negro e você não o possui, logicamente você não tem direito a cota racial, pois nunca sofreu racismo por conta da cor da pele. Entretanto, pode pleitear a cota social, ela foi criada exatamente para casos como o seu.
desde pequena diziam que eu era as vezes preta e as vezes branca, mas nunca me vi assim, meu tom de pele é amarelo meio dourado, e eu quase n vou pro sol. Precisei pesquisar sobre por causa do prouni e tá sendo um divisor de águas na minha vida kkkkk eu tenho cabelo bem cacheado, nariz larguinho e boca carnuda, junto com a pele mais clara e o olho apertadinho, resultado da minha descendencia africana, portuguesa, judia e indigena.
Oioi moça! Ótimo vídeo. Estou com muitooo medo da minha banca. Eu sou da sua cor, só um pouquinho mais escura, meu cabelo é cacheado e tenho um nariz bolinha e minha boca não é carnuda. Acha que eu posso passar? E é aquilo, os negros me acham branca e os brancos me acham parda.
No meu caso, os negros me chamam de branco e os brancos me chamam de negro, sem contar que já fui muito zuado, por ter o cabelo muito crespo, o nariz largo e a boca relativamente grande, e meu tom de pele é aquele “café com leite”, logo eu fico numa tremenda dúvida se faço os concursos por cota ou não
Moça! Quando eu era mais novo a minha pele era mais escura(e isso fez com que eu sofresse racismo no jadim de infância) mas por conta da pandemia eu acabei me isolando em casa e fiquei bem mais claro, posso mostrar para eles minha foto antiga? Ou é so válida para cabelos?
Mas qual o peso de cada característica? qual critério para falar que um traço é de fenótipo negroide? De todo modo este vídeo citou algumas coisas cor de pele, textura e grossura do cabeço e largura do nariz, ainda que não fale em parâmetros objetivos, mas a culpa é das bancas que não divulgam o critério que usam, o que é suspeito.
Eu tenho cabelo liso, pele morena, boca média/pequena mas, carnudos, nariz um pouco grosso porém, não é achatado. Eu me identifico como parda indígena, até porque tendo descendência indígena. Posso me declarar como parda? tinha q perguntar pq cada um fala uma coisa, ah e na certidão de nascimento está como parda tbm.
os indígenas possuem a pele mais escura do que pardos, geralmente puxado para o amarelo. Além dos olhos puxados (tipo asiático). Descendência não vai contar na hora da avaliação! Então pense bem qual escolher.
Infelizmente, para pardos a questão é diferente. Por estar em uma área de "transição", muitas vezes é necessário se questionar sobre seu direito à cota, tanto para não ser vítima de injustiça, como para não roubar a vaga de quem de fato tem direito a ela.
Olá! Parabéns pelo vídeo híper esclarecedor. Várias noites em claro, preocupado com a entrevista que irei participar.🤭 Após assistir seu vídeo, estou muito mais tranquilo e confiante.
Eu tenho cabelo liso por causa da minha bisavó que era indígena, e tenho a pele da cor caramelo. Sempre sofri muito Bullying por causa da minha dentição 😐 E tambem as vezes fico com um tom mais claro e as vezes mais escuro. E nas minhas fichas médicas sempre relatou que Sou Pardo. Sinceramente tô muito preocupado em passar vergonha se me disserem que sou Branco 😐 Porque a vida toda sempre fui visto e sempre me enxerguei como Pardo e do nada me dizem que sou Branco por ter um cabelo liso que é um traço indígena da minha família materna. Vou tentar entrar na UFPE em Biomedicina pelo sisu.
Tô na mesma situação que vc, suas características são iguais a minha, tenho o cabelo liso e sou caramelo. Toda minha vida todo mundo a minha volta me considerou pardo, inclusive eu me considero pardo. Meu pai é preto e minha mãe é branca, eu sou a junção dos dois. Coloquei cota racial pra ADM na UFPE. Espero que eu passe 🙌 eu sei que eu mereço essa vaga, nunca neguei a ninguém minha própria cor 🙌
Me declarei parda em um concurso, mas tenho receio quando ao meu cabelo, que é liso/ondulado, mas tenho olhos pretos, nariz e labios largos ... e a pele nessa tonalidade proxima a sua
Fui indeferido num processo aqui do DF, tenho pele parda, cabelo cacheado, nariz largo... não sei pq me negaram... Pra mim só fazem segregar mais as pessoas
O ruim dessas avaliações é que ainda são muito subjetivas, vale a pena procurar alguma especificação mais detalhada no edital, ou talvez entrar com recurso em caso de indeferimento.
No meu casa tenho nariz pequeno,orelhas pequena, cabelo lisos quase nada de onda, pele branca arroz. olhos não consigo concluir a cor; pois não é verdade, não é azul , não é amarelo, não é mel, não é âmbar, tenho dúvida se é castanho .
Ruim é ter que sair de outro estado super longe 3 dia de viagem, para ir na faculdade apenas fazer esse processo no meio de uma pandemia, e não tem nada que possa ser feito, ou seja vou perder a vaga..
@@glenda5634 nossa a minha é de vídeo chamada eu auto me declaro parda eu tenho cabelos ondulados só que a minha vai ser por vídeo e eu fico "mais clara" em ft e vídeo e tô com medo de não me aceitarem a minha é a ifpa
Isso é muito relativo. Se é autodeclaração então não deveria haver reprovação, a não ser que seja visível a má fé. Eu me autodeclaro pardo mas no sisu nao coloco por ter medo de ser indeferido pelo achismo da banca
Olá. Se puder, me tire uma dúvida: uma pessoa que se classificou como parda no questionário de inscrição do ENEM (por realmente crer, naquele momento, que o era), mas que agora entendeu que é branca perde o direito à vaga por causa disso? Ou existe uma forma de ela continuar concorrendo a uma vaga com essa mesma inscrição fora das cotas?
Não perde. O questionário era somente pra saber o perfil SISU, coloque que é parda e não consiga comprovar isso pra banca, que não foi seu caso. Basta agora, quando for escolher sua vaga no sisu, colocar ampla concorrência ou alguma opção de cota que não leve a raça em consideração 😊
Estou com essa dúvida cruel em relação a me autodeclarar negro para um certame que estou pleiteando. No edital é bem caro ao afirmar que caso não seja constatado pela banca que sou negro continuo concorrendo às vagas de ampla concorrência, porém, se for constatado má fé, serei desclassificado do concurso. Minha dúvida é: como é constatado essa "má fé"? Sou filho de pai negro e de mãe branca. Tenho tom da pele claro (não considero nem moreno), mas tenho cabelo crespo (fica black power se eu deixar grande) e o nariz grosso, moro em Brasília mas sou de Salvador/BA (cidade com grande população negra). Inclusive vi que a banco pode ou não levar em consideração a naturalidade do candidato. Meus amigos que não são negros não enxergam traços fenotípicos negros em mim, mas uma amiga que é negra já me falou que meu rosto tem, sim, traços negros, como o nariz, por exemplo. Lembrando que se obtiver pontuação necessária, não preciso concorrer às cotas. O que vc acha que devo fazer? Obrigado!
Oii, então, por questão de segurança, eu não usaria a cota, porque a banca busca traços majoritariamente negros, mas pelo que você explicou, me pareceu que tens mais traços brancos. Eu só colocaria cota se fosse a última opção ou não colocaria caso me identificasse como pessoa com traços majoritariamente brancos.
Acho que vc entraria como pardo, vc tem o cabelo crespo, nariz grosso e se tiver lábios grossos. Poderia tentar, já vi gente que ao me ver não tinha nada de pardo. Só o cabelo cacheado igual da menina do vídeo e passou.Não aconselho entrar na cota de negros e sim de pardos. Negro só aconselho se realmente o tom de pele for negra ou num tom já quase próximo. Se é mais claro, joga na de pardos.
Eu também, fui aprovada agr em pedagogia e agr tô com receio de não conseguir cursar. Não vou mentir, não tinha conhecimento dessa bancada, se eu soubesse não tinha colocado em cota racial.
Eu acredito que isso não é tão provável de acontecer, pq vc, de todo jeito, faz parte da cota que é para pretos, pardos e indígenas, n fica com medo por isso n 🎈
Por favor, esclareça-me uma dúvida. Se eu me declarar preta, mas for considerada parda pela banca avaliadora, isso me desclassifica? Estou com bastante dúvida, pois sempre me identifiquei como preta, mas eu costumo ser chamada de morena, além disso, eu não possuo nariz negróide, mas eu tenho o cabelo cacheado/crespo. Tenho certeza que serei considerada negra(preta ou parda), só estou com medo de me declarar preta e ser considerada parda ou vice-versa. 😖
@@yuserlolo Para concursos públicos, é marcado um dia para que os candidatos que, no ato de inscrição do concurso, escolheram a opção de NEGRO possam realizar a heteroidentificação. Geralmente ocorre a prova objetiva primeiro e, depois de alguns dias, é marcado determinado dia para se fazer o procedimento de Heteroidentificação. Se aprovado nesse procedimento, o candidato realmente irá concorrer na lista de Negros. No procedimento que fiz, os examinadores apenas falaram para falar, olhando para uma câmera, como eu me declarava. Eu simplesmente falei: Eu me declaro pardo. Havia ao menos 5 examinadores na mesma sala.
@@yuserlolo A prova objetiva nada mais é do que aquela que marcamos um "x" nas alternativas corretas. Sobre a dificuldade, isso é relativo. Há provas que têm várias matérias (português, matemática, direito, administração etc). A última prova que fiz havia 120 questões, mas acho que fui bem. Assim, não devemos confundir a prova objetiva com o procedimento de heteroidentificação. O procedimento de heteroidentificação só ocorre quando você é aprovado na prova objetiva. São coisas diferentes. Por exemplo: há pessoas que podem até mesmo ser aprovadas na prova objetiva e reprovarem na heteroidentificação para negros.
@@lucasantunes4016teve ser por isso que quando eu fiz minha inscrição, eles pediram meu histórico escolar do 7° e 8° ano(notas em português e matemática) para saber meu desempenho na hora da prova. O que cai normalmente na prova?
TEM GENTE QUE ME CHAMA DE PARDO, BRANCO, E MAIORIA DAS VEZES GALEGO, PORÉM TENHO FENÓTIPOS NEGROS. POR EXEMPLO, TENHO CABELO CRESPO, NARIZ ACHATADO, BOCA GRANDE, ETC, VC ACHA QUE ME ENQUADRO NA BANCA?
Eu sou branca? Por favor me ajude😢 meu cabelo liso nunca me poupou de racismo, mas vejo as pessoas dizer q sou india por conta do meu cabelo, mas nasci numa família de mesticos majoritáriamente formada por negros.
o meu cabelo é ondulado naturalmente, eram cachos mais abertos só que agora eu faço sempre quimica pra ficar liso e ele ja é pouco e ralo, ent a quimica sempre dura mais e agora ele é bem liso. Isso me atrapalharia no processo de heteroidentificação pra parda?
me tira uma duvida? eu fiz minha inscrição e estou indo para o ssa2, mas eu percebi que no cartão de inscrição consta que eu não tenho cotas, porém eu estudo em escola publica desde sempre, sou parda e baixa renda (tanto é que vou fazer a prova sem pagar). Mas então pq estou sem cotas?
olá, Karol, ótimo canal. Minha tonalidade de pele é mais ou menos a tua, tenho cabelos ondulados ( na foto do perfil está pranchado, kkkk), tenho lábios um pouco carnudos, nariz largo, principalmente quando estou sorrindo, meu rosto é fino, dentes grandes, tive que usar aparelho por 4 anos porque eles eram muito para frente, tenho axilas e virilha escuras, sou filha de uma negra com branco, me considero parda. Não sofri preconceito por causa do meu tom de pele, mas sim por essas outras caracteristicas que mencionei. Será que eu posso ser barrada?
Oláaa, meu amoorr, muito obrigada! Então, assim é um pouco difícil de te dizer, mas se vc tem certeza absoluta que é parda, não fique com medo que dará certo 🤍🤍
@@samyllaguimaraes5163 estou na lista de espera ainda, estou esperando a convocação a partir do dia 27. É que fico ansiosa e procurei saber mais sobre o processo.
nos concurso essas bancas de Heteroindentificação deturparam totalmente a ideia original das cotas. O que era uma divida da sociedade se tornou uma questão de vc sofre ou sofreu ou não preconceito, totalmente fora do conexto.
Talvez sim, pq pode ser que passe a se assemelhar a pessoas brancas (o que acho difícil, mas pode acontecer), aí não tem direito mais, já que teoricamente não sofrerá preconceito. É bemm confusa essa questão
@@elenaromero1857 Você passa na Universidade com cotas, que são reparações históricas sobre a época da escravidão aqui no Brasil. Porém, algumas pessoas que se consideram parda (preto de pele clara), quase não conseguem passar, porque a Banca Avaliadora barra a sua entrada, por não ser "tão negro"
Tenho uma dúvida, eu me considero preta, tenho a cor de pele e os traços fenotipos correspondentes, mas nunca sofri racismo, com a exceção de um comentário desagradável que me fizeram sobre meu nariz ser muito grande, nada além disso. As experiências com o racismo contam, como se fosse algo a acrescentar? Digo, dependo dessas situações pra que eles me considerem preta? Ouvi algo sobre isso, e fiquei confusa
No se si entendí bien.... en brasil clasifican a las personas por color? Pensé que eso se terminó hace 200 años!!!! Si todos somos meztizos y tenemos un antepasado común que es Áfricano..... de que sirve como te ven si sos in ser individual? No entiendo pero me gustaría saber más para comprender los. Que es eso de cupo en la universidad?
Então , a escravidão no Brasil durou por séculos , por causa dela , ainda temos desigualdades sociais no país relacionadas à raça , por exemplo , o número de pessoas pretas , pardas e indígenas nas universidades era muito baixo , uma vez que por séculos eles foram privados desse direito , sendo ainda vítimas de discriminação . Na tentativa reparar essa dívida história e diminuir o racismo estrutural , o Governo Federal implementou a lei de cotas para que essas pessoas tenham uma competição mais justa no acesso à universidade. Além disso , a cota racial é apenas uma das cotas existentes , temos cotas para pessoas com deficiência , cotas para estudantes de escola pública e , inclusive, cotas para pessoas que independentemente da raça possuem baixa renda . Vale ressaltar que pessoas de alto poder aquisitivo ou que frequentaram escolas particulares também podem ingressar nas universidades públicas , em que não há mensalidade, concorrendo na ampla concorrência 😉 Espero ter ajudado .
Na minha identidade tem parda, eu me autodeclaro parda, porem não tenho traços africanos, meu cabelos é só ondulado, meu nariz é fino e minha boca não é nem fina e nem grossa, não sei o que a banca vai achar
amigos, estou com extrema dificuldade de encontrar um dermatologista que realize o teste de fitzpatrick... alguém tb está passando pelo mesmo problema?
eu sou da cor da guria do vídeo, minha vó é negra, mas tenho cabelo liso e e nenhum traço visivelmente negro porque minha mãe é muito branca, moro no sul e aqui sou considerada muitio mais escura que a maioria, aqui eu já fui seguida em lugares comerciais tipo mercado...mas baseado no dito desse vídeo eu acho q não passaria por essa banca.
Gente uma experiência própria NÃO faça esta opção de cotas de heteroindentificação pós na maiorias dos casos as bancas vão pelo lado pessoal e aqui em Goiânia Goiás na Ufg eles indeferiu vários candidatos mesmo que na segunda entrevistas os candidatos apresentaram na certidão de Nascimento dizendo que ele os alunos são de cor PARDAS OU PARDOS. Então meu colegas amigo não entre nessa É POR ISTO QUE AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS ESTÃO ELITIZADA.
Eu sou negra e tenho cabelo liso, sempre sofri preconceito, mais algumas pessoas me falam que engraçado vc tem pele escura e cabelo liso, nariz mediano, e sempre fico na dúvida onde me encaixo.
Já falei pra um colega negro que eu sou negro, ele me disse que não sou negro, mas branco. Perguntei a outro colega Branco, ele me disse que sou negro, índio, caipira... mas em nenhum momento disse q sou branco 😂😂😂😂 Não arrisquem ir com malária no dia...😅
Ai mora meu medo, pq estou vendo muitas pessoas pardas sendo barradas nas cotas, estou com medo de me inscrever na Universidade pela cota, sou pobre, egressa de escola pública, sou parda com a família da minha mãe é negra e a do meu pai é branca e ai como fica? Eu sinceramente ainda não consegui entender isso, vão me negar esse direito por ser clara demais pra ser negra e ser negra demais pra ser branca? E meu medo aumentou pq aliso o cabelo. Isso tá me matando pq já é uma luta passar pra aí ser barrada numa avaliação dizendo que eu não sou aquilo que eu sou desde criança.
Vale salientar que o nível de exigências das bancas varia muito. Existem bancas, como as da Bahia, que são super exigentes, que você seria considerada branca.
@@estudos4379 hahahaha eu já não tenho certeza se sou ou não, tô em dúvida se passo ou não pela banca caso tenha nota o suficiente, pelo menos p ter o "veredito" definitivo logo se sou parda ou branca hahahah, é bem complicado isso viu 🤦♀️não quero pegar um lugar q n é meu e ao mesmo tempo fico na dúvida mortal "e se eu ser?" misericórdia
Meu cabelo é naturalmente liso/ondulado(basicamente não é crespo e nem cacheado), olhos amendoados, nariz médio, lábios grossos, rosto fino e triangular, e minha pele tem o mesmo tom da cantora Anitta e do Vitão Basicamente eu lembro o estereótipo de um mexicano, eu passaria? Meu cabelo é tipo o do cantor Vitor Kley, do Rafinha Bastos(não chega a ser uma ondulação forte). Deve ser um 2a
Oii, então, pelas características que você me falou, eu te colocaria como pardo, só que, sem vê a pessoa, fica difícil de dizer. Pensando num estereótipo de um mexicano, eu colocaria como pardo sim 😬🤗
Mas pardos são mestiços mesmo. Você só não pode ser branco, o que vc não é, né?. Faz assim, pergunta a umas 3 pessoas como elas te classificariam e vê a resposta, foi assim que saí da dúvida 😘🤓
@@ateamedicina7163 Eu ainda não perguntei, porém eu lembro de 3 opiniões de pessoas próximas sobre minha etnia: minha mãe que é parda fala que sou moreno, minha tia fala que sou branco(por causa do meu cabelo) e meu pai que é branco diz que sou moreno Sim, todo pardo é mestiço. Porém eu ouvi falar que se alguém for mistura de qualquer etnia+negro e a pessoa puxar mais a outra etnia, ela tem grandes chances de ser reprovada Edit: lembrei de um amigo meu que me considera branco, mas eu sei que essas declarações sobre mim não significam muita coisa pelo menos
Oi, eu sou morena, no caso aquela cor amarronzada, olhos pretos, cabelo cacheado, boca grande, nariz bolinha, mas tenho uma conhecida com esses traços também que colocou pardo e não passou? Já eu, nas inscrições coloquei negra, e na declaração irei colocar tbm, será que vou ser reprovada também?
Não tem como eu te dizer, porque essa avaliação, como falei, pode variar (o que, via de regra, não deveria acontecer). Mas vá com segurança, você sabe sua etnia 🤗💃
Gente scrrr tenho que fazer uma inscrição eu me declaro parda porém meus amigos vivem dizendo que sou branca, agr tô com medo de colocar parda lá e não passar por isso😮💨
na minha cota era candidatos negros que não tenham concluído curso de graduação, mas eu pesquisei e vi que no caso na palavra negros se incluíam os pardos, pq não tinha cota direcionada a pardos. Estou correta? sou parda e tenho medo de não passar por ter entendido errado
Oi!! Mt obrigado pelo vídeo, realmente é mt necessário. Olha, um dúvida: como esse ano a avaliação de heteroidentificação vai ser em vídeo, tu sabe se ainda assim tem como mostrar essa prova extra que tu citou? No meu caso seria um foto 3x4 em que eu ainda tava com um "blackzinho", só que a alguns meses raspei o cabelo... :(
Gente, meu cabelo é alisado desde quando me conheço por gente, vão ter que ir pelas minhas características fenótipas mesmo, espero que isso conte bastante
Eu sou descendente de kilonbola minha vó e biza vó são pretos porém minha mãe e mais clara e eu também Será que eu consigo provar com documento lá dele que sou afro ?
Acho que o critério que deveria ser utilizado seria o critério Médico Legal. Imaginemos um corpo encontrado sem identificação e como ele seria caracterizado pelos legistas. Eles irão colocar cor de pele, cabelos , dentição, protuberância da testa, etc. Médicos legistas é que deveriam fazer essa avaliação, pois possuem conhecimentos técnicos e não representantes de movimentos sejam eles lá quais forem.
Exato
Com certeza, o pessoal indicado para esse trabalho seria o antropólogo forense.
Com certeza, porque acabam colocando militantes pra julgar e acaba sendo algo muito subjetivo.
O sisu e a ufpe estão erradas ao colocarem a palavra "pardo". Pois por definição pardo é uma pessoa miscigenada. Eles deveriam colocar pardos com traços predominantemente afros, e não só pardos.
Simm, é bem confusa a questão
Sim, principalmente porque descendentes de indígenas também são pardos e não possuem traços negroides.
Não deveria ser afro e indígena?
@@luanagomes1960 deveria, mas aparentemente esse povo esquece da etnia indígena na composição do fenotipo brasileiro.
@@thiagozamith5062 esquecer dos nativos do nosso país? Piada
não tá escrito o quanto amo essa garota
Haaaa, meu amooor, obrigada por tanto carinho 😍🥰🤍🤍
Eu passei na cota racil, pq me considero pardo.. porém algumas pessoas estão "colocando medo" sobre mim fld que N vou passar pq sou branco, mas eu sei que sou pardo.. minha vida inteira me considerei pardo. Espero que dê tudo certo.
Estou no mesmo caso
@@kakalemoska vdc
Vc é pardo. Vai dar tudo certo!
@@jeanborcard1990 espero.
Pra piorar a situação, fiquei no segundo semestre. Rezando pra ser remanejado pro primeiro.
Eu estava esperando muuuito por esse vídeo!! Morria de medo de, depois de passar e comemorar pq passou na faculdade, chegar lá e não conseguir passar😂😂😂🙌🏻 só Deus na causa
Siimmm, amigo, pense num medo 😟😟😘
Eu passei por isso amigo k
@@juniorlima5446 conseguiu passar pela banca?
@@dragneel5884 não mano
@@juniorlima5446 putz. Foi pra qual universidade?
Que amor de pessoa! Você fala tão bem que deu até vontade de ser da área de medicina pra acompanhar seu canal kkkkkkk Muito obrigada pelas explicações. Farei esse processo, mas para concurso público. Seu vídeo foi muito mais esclarecedor que todos os outros específicos que já vi. Abraços e muito sucesso!
Haaa, muito obrigada pelo carinho, meu bemm. Muito sucesso para você também 😍🤩😘
Eu acho que pardo é uma palavra muito abrangente, deveriam especificar esses traços aos estudantes antes de fazermos as inscrições.
Eu me auto declaro parda, mas depois de ver pessoas sendo barradas ba banca com a minha cor de pele estou bem apreensiva quanto a isso.
Se eu realmente não for aprovada além de humilhante vai ser um ano inteiro perdido pra que eu possa tentar novamente
Essas cotas tem por objetivo atenuar os efeitos da escravidão sofrida pelos negros no passado e todo rastro de miséria e preconceito que a escravidão deixou e que perduram ainda até hoje. Agora te pergunto meus parentes negros privados de muitos dos seus direitos sociais que nunca frequentaram a escola, que morreram seme analfabetos, isso digo de minha mãe e meu avô, eu se ainda na escravidão estivesse escravo seria mesmo n tendo herdado todos traços que eles carregam, me diga que justiça estariam fazendo a memória de minha mãe e meu avô se excluírem da cota? Meu avô já falecido, minha mãe falecida mês passado vítima do Covid e n pode ver nenhum filho se formar. Esse ano estou até o momento classificado na cota de pardo, herdei deles a herança da pobreza e da falta de estudos, fui criado pra ser um construtor de paredes até descobrir ser capaz de ser um pouco mais. E agora uma classe com diploma porém idiotizada vem dizer que n sou parte da história da minha vida por ter herdado mais os traços brancos de meu pai e que todo sofrimento de minha mãe que senti e vi e vivi n merece ter fim na minha geração.
Poxa, que reflexão maravilhosa. Realmente essas questões étnicas são complicadíssimas 🤯
@@ateamedicina7163 Esse modelo de avaliação de etnia é completamente errado e covarde com pessoas realmente pardas, e com a memória de nossos ente queridos que morreram sem que façam justiça a sí e a seus ascendentes, e fica uma coisa pra "Inglês" ver, tem características objetivas tá dentro, n tem está fora, quem vê de fora tá bonito, mas de fato a covardia e injustiça continua.
Se for pra deixar qualquer um branco com um ancestral negro pegar a vaga destinada a cota , a cota perde o sentido , principalmente no nordeste brasileiro .
Para conseguir vaga nas cotas raciais você tem que ter herdado os traços, a cor da pele e os cabelos da raça negra e não da branca. Simples assim.
Você está plenamente equivocado. "Essas cotas tem por objetivo atenuar os efeitos da escravidão sofrida pelos negros no passado e todo rastro de miséria e preconceito que a escravidão deixou e que perduram ainda até hoje". As Políticas de Ações Afirmativas (PAA) a começar pela reserva de vagas, não têm o objetivo de atenuar os desdobramentos da escravidão. Ao contrário, são políticas públicas construídas ao longo de lutas intensas a fim de diminuir e exterminar as desigualdades sociais oriundas dos racismo de Estado e do racismo estrutural que as classes dominantes tentam perpetuar no Brasil. Sugiro que se informe sobre o assunto para não contribuir com tanta dor que já existe por conta dessa política de Estado. Agora, se você teve seus ancestrais possuem ou possuíram fenótipo negro e você não o possui, logicamente você não tem direito a cota racial, pois nunca sofreu racismo por conta da cor da pele. Entretanto, pode pleitear a cota social, ela foi criada exatamente para casos como o seu.
desde pequena diziam que eu era as vezes preta e as vezes branca, mas nunca me vi assim, meu tom de pele é amarelo meio dourado, e eu quase n vou pro sol. Precisei pesquisar sobre por causa do prouni e tá sendo um divisor de águas na minha vida kkkkk eu tenho cabelo bem cacheado, nariz larguinho e boca carnuda, junto com a pele mais clara e o olho apertadinho, resultado da minha descendencia africana, portuguesa, judia e indigena.
Nossa, vc deve ser linda dms:) acho q vc vai conseguir passar sim, meu tom é parecido com o teu
Nossaa, você é a imagem da miscigenação, deve ser lindíssima 🥰🥰
Vc é perfeita. Seu vídeo foi extremamente necessário, muito obrigado.
Haa, muito obrigadaaa, meu amor! 🥰🥰
Vi várias pessoas falarem sobre o assunto, mas nenhum vídeo foi tão esclarecedor
Parabéns
Olá. Entendi. Muito obrigada pela explicação.
Obrigado pelo esclarecimento. Não tenho dúvidas de que eu passaria. Só queria ter esse esclarecimento a título de conhecimento.
Por nada 🤩 massa demais
voce é muito lindo moço, passaria sem dificuldades
@@Tomequifassa obrigado 🥰
Excelente, precisava muito desse depoimento. ♥
Muito esclarecedor!! Obrigada, me ajudou muito!! Parabéns por escolher esse curso. É muito raro encontrarmos médicos negros!! 💪🏿👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Haa, fico muito feliz por ter gostado. Verdade, precisamos de mais inclusão, mas, aos poucos esse cenário está mudando 🙌🙌🥰
Estou perguntando para todos quem eu sou. Estou perdida, pois a banca me convocou para avaliação pessoal.
Toda vida me vi como parda.
Oioi moça! Ótimo vídeo. Estou com muitooo medo da minha banca. Eu sou da sua cor, só um pouquinho mais escura, meu cabelo é cacheado e tenho um nariz bolinha e minha boca não é carnuda. Acha que eu posso passar? E é aquilo, os negros me acham branca e os brancos me acham parda.
Essa avaliação deveria ser anterior ao vesribular.
Simm, seria bem melhor 🧐
Verdade
Exatamente!!
Que vídeo essencial, não tinha conhecimento sobre essa banca.
Haa, fico feliz por ter gostado. É uma banca bem nova mesmo 😍🥰🥰
No meu caso, os negros me chamam de branco e os brancos me chamam de negro, sem contar que já fui muito zuado, por ter o cabelo muito crespo, o nariz largo e a boca relativamente grande, e meu tom de pele é aquele “café com leite”, logo eu fico numa tremenda dúvida se faço os concursos por cota ou não
Exato. Os brancos sabem que nos pardos não somos brancos.
Moça! Quando eu era mais novo a minha pele era mais escura(e isso fez com que eu sofresse racismo no jadim de infância) mas por conta da pandemia eu acabei me isolando em casa e fiquei bem mais claro, posso mostrar para eles minha foto antiga? Ou é so válida para cabelos?
Mas qual o peso de cada característica? qual critério para falar que um traço é de fenótipo negroide? De todo modo este vídeo citou algumas coisas cor de pele, textura e grossura do cabeço e largura do nariz, ainda que não fale em parâmetros objetivos, mas a culpa é das bancas que não divulgam o critério que usam, o que é suspeito.
Eu já passei em 2 bancas como parda e outra não. No cebraspe já fui parda e outra vez não😅
Agr eu me arrependi completamente de ter colocado parda e tô com medo de ser eliminada no dia
tô igual a você,me arrependi de colocar ppi
seu cabelo e como?
passaram?
Eu tenho cabelo liso, pele morena, boca média/pequena mas, carnudos, nariz um pouco grosso porém, não é achatado. Eu me identifico como parda indígena, até porque tendo descendência indígena. Posso me declarar como parda? tinha q perguntar pq cada um fala uma coisa, ah e na certidão de nascimento está como parda tbm.
os indígenas possuem a pele mais escura do que pardos, geralmente puxado para o amarelo. Além dos olhos puxados (tipo asiático). Descendência não vai contar na hora da avaliação! Então pense bem qual escolher.
Pesquisa no Google "pessoas indígenas" e você vai ver. Se você é daquele jeito então...
Quando se é negro, não há dúvida..
Nem medo.
Você vai com a alma tranqüila.
mas quando se é pardo n funciona assim
Infelizmente, para pardos a questão é diferente. Por estar em uma área de "transição", muitas vezes é necessário se questionar sobre seu direito à cota, tanto para não ser vítima de injustiça, como para não roubar a vaga de quem de fato tem direito a ela.
Eu ia escrever isso. Exatamente isso. Ou seja, se tá com dúvidaé branco
Vídeo necessário!👏👏👏
Sanou minhas dúvidas
Haaa, fico tão feliz 🥰🤍🤍🤍
Olá! Parabéns pelo vídeo híper esclarecedor.
Várias noites em claro, preocupado com a entrevista que irei participar.🤭
Após assistir seu vídeo, estou muito mais tranquilo e confiante.
Passou?
Fico muito feliz por isso, boa sorte 🙌🤩🥰
Eu tenho cabelo liso por causa da minha bisavó que era indígena, e tenho a pele da cor caramelo.
Sempre sofri muito Bullying por causa da minha dentição 😐
E tambem as vezes fico com um tom mais claro e as vezes mais escuro.
E nas minhas fichas médicas sempre relatou que Sou Pardo.
Sinceramente tô muito preocupado em passar vergonha se me disserem que sou Branco 😐
Porque a vida toda sempre fui visto e sempre me enxerguei como Pardo e do nada me dizem que sou Branco por ter um cabelo liso que é um traço indígena da minha família materna.
Vou tentar entrar na UFPE em Biomedicina pelo sisu.
Tô na mesma situação que vc, suas características são iguais a minha, tenho o cabelo liso e sou caramelo. Toda minha vida todo mundo a minha volta me considerou pardo, inclusive eu me considero pardo. Meu pai é preto e minha mãe é branca, eu sou a junção dos dois. Coloquei cota racial pra ADM na UFPE. Espero que eu passe 🙌 eu sei que eu mereço essa vaga, nunca neguei a ninguém minha própria cor 🙌
Gente eu passei pela cota de PPI como parda, quem quiser tirar dúvidas sobre o processo, esse video me ajudou muito
oii. você poderia me contar como foi a sua experiência? quais caracteriticas fenotipicas você mencionou?
Oiii, tu poderia me ajuda??
Por favor ajuda a gente
Fico tão feliz por ter ajudado, que você brilhe muito nessa nova etapa 🙏🏽🫶🏽
Me declarei parda em um concurso, mas tenho receio quando ao meu cabelo, que é liso/ondulado, mas tenho olhos pretos, nariz e labios largos ... e a pele nessa tonalidade proxima a sua
também tenho esse receio
Fui indeferido num processo aqui do DF, tenho pele parda, cabelo cacheado, nariz largo... não sei pq me negaram... Pra mim só fazem segregar mais as pessoas
Você conseguiu?
O ruim dessas avaliações é que ainda são muito subjetivas, vale a pena procurar alguma especificação mais detalhada no edital, ou talvez entrar com recurso em caso de indeferimento.
Conseguiu?
No meu casa tenho nariz pequeno,orelhas pequena, cabelo lisos quase nada de onda, pele branca arroz. olhos não consigo concluir a cor; pois não é verdade, não é azul , não é amarelo, não é mel, não é âmbar, tenho dúvida se é castanho .
Tô no aguarde do resultado, da identificação 🙌
Como foi?
Passei na UFPA, sou bastante pardo, mais infelizmente fui indeferido pela banca e perdi a vaga, sacanagem
Perdi a minha vaga no primeiro semestre também.
@@daviddenerb.soares7017 entrei, mas não consegui.
Poxa, sinto muito 😓
Ruim é ter que sair de outro estado super longe 3 dia de viagem, para ir na faculdade apenas fazer esse processo no meio de uma pandemia, e não tem nada que possa ser feito, ou seja vou perder a vaga..
Sério? Aqui estão fazendo através de vídeo 🧐
Simm, a UFRJ
@@glenda5634 nossa a minha é de vídeo chamada eu auto me declaro parda eu tenho cabelos ondulados só que a minha vai ser por vídeo e eu fico "mais clara" em ft e vídeo e tô com medo de não me aceitarem a minha é a ifpa
Meu caso, sai de longe e mesmo assim não passei
@@RAMON244 dei certo? Eu vou fazer semana que vem e estou com medo de dar errado 😢
Isso é muito relativo. Se é autodeclaração então não deveria haver reprovação, a não ser que seja visível a má fé. Eu me autodeclaro pardo mas no sisu nao coloco por ter medo de ser indeferido pelo achismo da banca
@@alefelevi7759 vc mandou vídeo? Ou foi presencial??
Olá.
Se puder, me tire uma dúvida: uma pessoa que se classificou como parda no questionário de inscrição do ENEM (por realmente crer, naquele momento, que o era), mas que agora entendeu que é branca perde o direito à vaga por causa disso? Ou existe uma forma de ela continuar concorrendo a uma vaga com essa mesma inscrição fora das cotas?
Não perde. O questionário era somente pra saber o perfil SISU, coloque que é parda e não consiga comprovar isso pra banca, que não foi seu caso. Basta agora, quando for escolher sua vaga no sisu, colocar ampla concorrência ou alguma opção de cota que não leve a raça em consideração 😊
Estou com essa dúvida cruel em relação a me autodeclarar negro para um certame que estou pleiteando. No edital é bem caro ao afirmar que caso não seja constatado pela banca que sou negro continuo concorrendo às vagas de ampla concorrência, porém, se for constatado má fé, serei desclassificado do concurso. Minha dúvida é: como é constatado essa "má fé"? Sou filho de pai negro e de mãe branca. Tenho tom da pele claro (não considero nem moreno), mas tenho cabelo crespo (fica black power se eu deixar grande) e o nariz grosso, moro em Brasília mas sou de Salvador/BA (cidade com grande população negra). Inclusive vi que a banco pode ou não levar em consideração a naturalidade do candidato.
Meus amigos que não são negros não enxergam traços fenotípicos negros em mim, mas uma amiga que é negra já me falou que meu rosto tem, sim, traços negros, como o nariz, por exemplo. Lembrando que se obtiver pontuação necessária, não preciso concorrer às cotas. O que vc acha que devo fazer? Obrigado!
Oii, então, por questão de segurança, eu não usaria a cota, porque a banca busca traços majoritariamente negros, mas pelo que você explicou, me pareceu que tens mais traços brancos. Eu só colocaria cota se fosse a última opção ou não colocaria caso me identificasse como pessoa com traços majoritariamente brancos.
@@ateamedicina7163 muito obrigado!!
caraca, tô na mesma situação!!!
Ma fé é vc ser branco, ter olho azul e cabelos loiros e dizer que é negro
Acho que vc entraria como pardo, vc tem o cabelo crespo, nariz grosso e se tiver lábios grossos. Poderia tentar, já vi gente que ao me ver não tinha nada de pardo. Só o cabelo cacheado igual da menina do vídeo e passou.Não aconselho entrar na cota de negros e sim de pardos. Negro só aconselho se realmente o tom de pele for negra ou num tom já quase próximo. Se é mais claro, joga na de pardos.
Essa avaliação pela banca deveria ser antes da prova... Frustração para aqueles que passam pela prova e depois são indeferidos. 🙁
Estou muito preocupado, sempre me considerei pardo pelo meu tom de pele, porém tenho nariz pequeno tou com muito medo de não conseguir
eu também, sempre me considerei parda, porém, não tenho quase traços físicos negróides, medo de perder a vaga
Eu me autodeclaro pardo, contudo os meus cabelos são lisos.
Tô com tanto medo de não passar, pq eu sou parda, e meu cabelo é alisado 😞
somos 2,sou pardo porém meu cabelo e full liso,muito liso mesmo, pique justen Bieber
Olá! Como foi sua comissão? Você já passou? Estou passando por essa mesma situação
@@andreza2201 Se ela passou, 70% dos brasileiros passam.
Meu Deus que medo que eu estou de não passar na banca, no vestibular eu já passei
vou passar por esse processo esses dias, estou com medo. Sempre me considerei parda, mas muita gente diz que sou branca
E aí? Conta como foi.Estou com a mesma dúvida !
me autodeclaro como preta, mas tenho medo da banca me considerar parda e eu ser roprovada
Eu também, fui aprovada agr em pedagogia e agr tô com receio de não conseguir cursar. Não vou mentir, não tinha conhecimento dessa bancada, se eu soubesse não tinha colocado em cota racial.
@@LeticiaNascimento_ ruclips.net/video/HQhebFafJLE/видео.html Vê o vídeo dela, ela me deu um pouco de luz nessa questão
Eu acredito que isso não é tão provável de acontecer, pq vc, de todo jeito, faz parte da cota que é para pretos, pardos e indígenas, n fica com medo por isso n 🎈
@@drinasouzza3625 vou olhar sim, obrigada
Se expressa muito bem. Parabéns!
Muito obrigadaa 🤩🥰
Eu tô com muito medo, estressada, preocupada. Isso é uma loucura, a minha é na ufrpe e agora é em vídeo
Tô com medo de ser pardo e não souber. Sempre me identifiquei como preto
Conseguiu passar?
@@mrrobot6257 Simmm 🥰
Que maraa, parabéns!!
O que complica é ser em vídeo, mas pensemos positivo, você sabe quem é e sua etnia 🤗🙌
Por favor, esclareça-me uma dúvida. Se eu me declarar preta, mas for considerada parda pela banca avaliadora, isso me desclassifica? Estou com bastante dúvida, pois sempre me identifiquei como preta, mas eu costumo ser chamada de morena, além disso, eu não possuo nariz negróide, mas eu tenho o cabelo cacheado/crespo. Tenho certeza que serei considerada negra(preta ou parda), só estou com medo de me declarar preta e ser considerada parda ou vice-versa. 😖
Vc só é desclassificada se for branca. Não há problema se declarar preta e ser parda ou vice e versa
@@ateamedicina7163 Muito Obrigada pela atenção. s2
Isso é humilhante para qualquer pardo. Passar pelas mãos dos neo efóros africanos ,ser obrigado a se autodeclarar negro e ainda ser reprovado.
Verdade, é bem complicado ter de provar o que você é. Mas se não for assim, os casos de irregularidade seriam gigantescos, infelizmente 🥲
Eu passei na heteroidentificação por causa de vc! Me passou confiança!
como faz isso? Tipo, eles vão te encher de perguntas sobre sua cor?
@@yuserlolo Para concursos públicos, é marcado um dia para que os candidatos que, no ato de inscrição do concurso, escolheram a opção de NEGRO possam realizar a heteroidentificação. Geralmente ocorre a prova objetiva primeiro e, depois de alguns dias, é marcado determinado dia para se fazer o procedimento de Heteroidentificação. Se aprovado nesse procedimento, o candidato realmente irá concorrer na lista de Negros. No procedimento que fiz, os examinadores apenas falaram para falar, olhando para uma câmera, como eu me declarava. Eu simplesmente falei: Eu me declaro pardo. Havia ao menos 5 examinadores na mesma sala.
@@lucasantunes4016 é muito difícil a prova objetiva?
@@yuserlolo A prova objetiva nada mais é do que aquela que marcamos um "x" nas alternativas corretas. Sobre a dificuldade, isso é relativo. Há provas que têm várias matérias (português, matemática, direito, administração etc). A última prova que fiz havia 120 questões, mas acho que fui bem.
Assim, não devemos confundir a prova objetiva com o procedimento de heteroidentificação. O procedimento de heteroidentificação só ocorre quando você é aprovado na prova objetiva. São coisas diferentes. Por exemplo: há pessoas que podem até mesmo ser aprovadas na prova objetiva e reprovarem na heteroidentificação para negros.
@@lucasantunes4016teve ser por isso que quando eu fiz minha inscrição, eles pediram meu histórico escolar do 7° e 8° ano(notas em português e matemática) para saber meu desempenho na hora da prova. O que cai normalmente na prova?
Ótimo vídeo, muito esclarecedor!
Muito obrigadaa 🥰
Tentando passar na UFPE de Recife. Tô muito tenso! Me desejem sorte
Boa sorte 🙏🏽🙏🏽
Que maravilhosa, varias informações. Ganhou 1 escrito
Haaa, muito obrigada e seja bem-vindo 😍🥰
NECESSÁRIAAAAAAAAAAAA
Haaaaaa, perfeitaaa 😍🥰🤍🤍
Sempre me vi como pardo, mas todos minhas características estão me dizendo que sou branco
Eu estou nesse dilema, eu não me vejo como um cara branco, mas estou longe de ser preto.
Estou perdido.
Tenho traços indígenas, pois minha mãe tem descendências. Posso me alto declarar indígena ou tem que ser parda? Essa é a grande dúvida
ótimo vídeo, Karol!!
Muito obrigadaaa 🤍🤍🤍
muito esclarecedor! obrigada por esse vídeo. ❤❤❤
Haa, não há de quê 🥰🤍🤍
Oi, eu passei na banca de heteroidentificação da Ufpe e não sei o que fazer agora, alguém pode me ajudar ?
TEM GENTE QUE ME CHAMA DE PARDO, BRANCO, E MAIORIA DAS VEZES GALEGO, PORÉM TENHO FENÓTIPOS NEGROS. POR EXEMPLO, TENHO CABELO CRESPO, NARIZ ACHATADO, BOCA GRANDE, ETC, VC ACHA QUE ME ENQUADRO NA BANCA?
Eu sou branca? Por favor me ajude😢 meu cabelo liso nunca me poupou de racismo, mas vejo as pessoas dizer q sou india por conta do meu cabelo, mas nasci numa família de mesticos majoritáriamente formada por negros.
amiga vc é parda!!
Então eu sou negão se for assim @@MariaLuiza-qf9ru
o meu cabelo é ondulado naturalmente, eram cachos mais abertos só que agora eu faço sempre quimica pra ficar liso e ele ja é pouco e ralo, ent a quimica sempre dura mais e agora ele é bem liso. Isso me atrapalharia no processo de heteroidentificação pra parda?
me tira uma duvida? eu fiz minha inscrição e estou indo para o ssa2, mas eu percebi que no cartão de inscrição consta que eu não tenho cotas, porém eu estudo em escola publica desde sempre, sou parda e baixa renda (tanto é que vou fazer a prova sem pagar). Mas então pq estou sem cotas?
olá, Karol, ótimo canal. Minha tonalidade de pele é mais ou menos a tua, tenho cabelos ondulados ( na foto do perfil está pranchado, kkkk), tenho lábios um pouco carnudos, nariz largo, principalmente quando estou sorrindo, meu rosto é fino, dentes grandes, tive que usar aparelho por 4 anos porque eles eram muito para frente, tenho axilas e virilha escuras, sou filha de uma negra com branco, me considero parda. Não sofri preconceito por causa do meu tom de pele, mas sim por essas outras caracteristicas que mencionei. Será que eu posso ser barrada?
Oláaa, meu amoorr, muito obrigada! Então, assim é um pouco difícil de te dizer, mas se vc tem certeza absoluta que é parda, não fique com medo que dará certo 🤍🤍
@@ateamedicina7163 Muito obrigadaa, linda! Sucesso.
Mana, estou com a mesma dúvida que você! O quê aconteceu, você foi aceita pela banca?
@@samyllaguimaraes5163 estou na lista de espera ainda, estou esperando a convocação a partir do dia 27. É que fico ansiosa e procurei saber mais sobre o processo.
@@ryannemoura272 a minha situação é a mesma. tu é de onde?
nos concurso essas bancas de Heteroindentificação deturparam totalmente a ideia original das cotas. O que era uma divida da sociedade se tornou uma questão de vc sofre ou sofreu ou não preconceito, totalmente fora do conexto.
Se uma parda ou um pardo alisar o cabelo, pintar de loiro, ou deixar de tomar sol por bastante tempo perderá.
Talvez sim, pq pode ser que passe a se assemelhar a pessoas brancas (o que acho difícil, mas pode acontecer), aí não tem direito mais, já que teoricamente não sofrerá preconceito. É bemm confusa essa questão
Sou parda e tenho cabelo ondulado, irei para o teste de heteroidentificação e tenho medo de ser desclassificada.
Que significa esa prueba? Es para entrar a la universidad? Los discriminan el mimo ninisterio de educación? No entiendo nada... me explican un poco.
@@elenaromero1857 Você passa na Universidade com cotas, que são reparações históricas sobre a época da escravidão aqui no Brasil. Porém, algumas pessoas que se consideram parda (preto de pele clara), quase não conseguem passar, porque a Banca Avaliadora barra a sua entrada, por não ser "tão negro"
Você conseguiu?
@@aldeharaujo3241 sim, já fiz dois concursos como cotista e ambos fui aprovada.
Tenho uma dúvida, eu me considero preta, tenho a cor de pele e os traços fenotipos correspondentes, mas nunca sofri racismo, com a exceção de um comentário desagradável que me fizeram sobre meu nariz ser muito grande, nada além disso. As experiências com o racismo contam, como se fosse algo a acrescentar? Digo, dependo dessas situações pra que eles me considerem preta? Ouvi algo sobre isso, e fiquei confusa
Oii, não necessariamente. O que a banca avalia, puramente, é se você tem o fenótipo negro ou pardo, somente 🤗
Você passou?
No se si entendí bien.... en brasil clasifican a las personas por color? Pensé que eso se terminó hace 200 años!!!! Si todos somos meztizos y tenemos un antepasado común que es Áfricano..... de que sirve como te ven si sos in ser individual? No entiendo pero me gustaría saber más para comprender los. Que es eso de cupo en la universidad?
Então , a escravidão no Brasil durou por séculos , por causa dela , ainda temos desigualdades sociais no país relacionadas à raça , por exemplo , o número de pessoas pretas , pardas e indígenas nas universidades era muito baixo , uma vez que por séculos eles foram privados desse direito , sendo ainda vítimas de discriminação . Na tentativa reparar essa dívida história e diminuir o racismo estrutural , o Governo Federal implementou a lei de cotas para que essas pessoas tenham uma competição mais justa no acesso à universidade.
Além disso , a cota racial é apenas uma das cotas existentes , temos cotas para pessoas com deficiência , cotas para estudantes de escola pública e , inclusive, cotas para pessoas que independentemente da raça possuem baixa renda . Vale ressaltar que pessoas de alto poder aquisitivo ou que frequentaram escolas particulares também podem ingressar nas universidades públicas , em que não há mensalidade, concorrendo na ampla concorrência 😉
Espero ter ajudado .
Na minha identidade tem parda, eu me autodeclaro parda, porem não tenho traços africanos, meu cabelos é só ondulado, meu nariz é fino e minha boca não é nem fina e nem grossa, não sei o que a banca vai achar
Estamos juntas nessa!
@@annycaroline400 pra eles só é pardo s tiver traços afro, não importa o tom da tua pele
@@juyce7782 acho isso super errado, se minha certidão está escrita parda, pq eles me julgariam como não parda? Tá errado isso
@@annycaroline400 não sei, também vivi como parda, quando o ibge vem aqui eles dizem q sou parda mas na hora da cota eu não sou
@@juyce7782 vc já passou por alguma banca?
amigos, estou com extrema dificuldade de encontrar um dermatologista que realize o teste de fitzpatrick... alguém tb está passando pelo mesmo problema?
eu sou da cor da guria do vídeo, minha vó é negra, mas tenho cabelo liso e e nenhum traço visivelmente negro porque minha mãe é muito branca, moro no sul e aqui sou considerada muitio mais escura que a maioria, aqui eu já fui seguida em lugares comerciais tipo mercado...mas baseado no dito desse vídeo eu acho q não passaria por essa banca.
Gente uma experiência própria NÃO faça esta opção de cotas de heteroindentificação pós na maiorias dos casos as bancas vão pelo lado pessoal e aqui em Goiânia Goiás na Ufg eles indeferiu vários candidatos mesmo que na segunda entrevistas os candidatos apresentaram na certidão de Nascimento dizendo que ele os alunos são de cor PARDAS OU PARDOS.
Então meu colegas amigo não entre nessa É POR ISTO QUE AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS ESTÃO ELITIZADA.
Vc foi reprovado pela banca?
Oi vc já foi aprovada na heteroidentificação..
Coloquei cota racial parda, mas se me considerarem negra, eu reprovo?
Eu sou negra e tenho cabelo liso, sempre sofri preconceito, mais algumas pessoas me falam que engraçado vc tem pele escura e cabelo liso, nariz mediano, e sempre fico na dúvida onde me encaixo.
Tbm tenho essa dúvida, sou negra porém não tenho tanta melanina, tenho cabelo crespo e tenho boca e nariz que não se encaixa muito ao grupo.
@@larabrito8647 pela sua foto, acho melhor você se declarar parda. Mas você passa tranquilo, não se aperreia não.
@@dragneel5884 obrigada ☺️
Simmm, os pardos sempre ficam nessa dúvida 🥺
Quem foi registrado como branca, porém tem traços físicos negros, pode concorrer com cota ou não???
Pode sim! O que vale é seu fenótipo (aparência) 😊
Já falei pra um colega negro que eu sou negro, ele me disse que não sou negro, mas branco.
Perguntei a outro colega Branco, ele me disse que sou negro, índio, caipira... mas em nenhum momento disse q sou branco 😂😂😂😂
Não arrisquem ir com malária no dia...😅
Kkkkkkk essa é a realidade do pardo
mano ,eu amo o sotaque do nordeste
Haaa, ele é muito lindo 🌵😍
Ai mora meu medo, pq estou vendo muitas pessoas pardas sendo barradas nas cotas, estou com medo de me inscrever na Universidade pela cota, sou pobre, egressa de escola pública, sou parda com a família da minha mãe é negra e a do meu pai é branca e ai como fica? Eu sinceramente ainda não consegui entender isso, vão me negar esse direito por ser clara demais pra ser negra e ser negra demais pra ser branca?
E meu medo aumentou pq aliso o cabelo.
Isso tá me matando pq já é uma luta passar pra aí ser barrada numa avaliação dizendo que eu não sou aquilo que eu sou desde criança.
Siim, também fiquei com o mesmo receio quando passei 🥺
Vale salientar que o nível de exigências das bancas varia muito. Existem bancas, como as da Bahia, que são super exigentes, que você seria considerada branca.
Aí meu deus me botou medo agora
puts... sou baiana e já tô com medo, a banca de heteroidentificação deveria ser antes do vestibular
@@katharine6814 eu tenho plena consciência de q sou pardo Tenho os fenótipos tipo cabelo cresço e nariz grande Se me barrarem eu vou de processinho
@@estudos4379 hahahaha eu já não tenho certeza se sou ou não, tô em dúvida se passo ou não pela banca caso tenha nota o suficiente, pelo menos p ter o "veredito" definitivo logo se sou parda ou branca hahahah, é bem complicado isso viu 🤦♀️não quero pegar um lugar q n é meu e ao mesmo tempo fico na dúvida mortal "e se eu ser?" misericórdia
Verdade, pode variar a avaliação pois ainda pode ser um pouco subjetiva..
Se eu me autodeclarar preta, mas a banca me declarar parda. Tem algum problema? Pq branca tenho certeza que não sou kkk😅
Tirou uma dúvida enorme que eu tinha
>será se
Aí complica.
maravilhosa. video bom de mais pra assistir só uma vez!!!!
Haaa, meu amorr, fico tão feliz por ter gostado 😍😍🥰
Oii, tô meio preocupado com a bancada por que sou preto (de cor de pele) mas características como o nariz, olhos, boca, cabelo... Eu não tenho😅
Pela sua foto, fica bem claro que você é negro. Fique tranquilo, acredito que não terá problemas.
Meu cabelo é naturalmente liso/ondulado(basicamente não é crespo e nem cacheado), olhos amendoados, nariz médio, lábios grossos, rosto fino e triangular, e minha pele tem o mesmo tom da cantora Anitta e do Vitão
Basicamente eu lembro o estereótipo de um mexicano, eu passaria?
Meu cabelo é tipo o do cantor Vitor Kley, do Rafinha Bastos(não chega a ser uma ondulação forte). Deve ser um 2a
Oii, então, pelas características que você me falou, eu te colocaria como pardo, só que, sem vê a pessoa, fica difícil de dizer. Pensando num estereótipo de um mexicano, eu colocaria como pardo sim 😬🤗
Mas pardos são mestiços mesmo. Você só não pode ser branco, o que vc não é, né?. Faz assim, pergunta a umas 3 pessoas como elas te classificariam e vê a resposta, foi assim que saí da dúvida 😘🤓
@@ateamedicina7163 Eu ainda não perguntei, porém eu lembro de 3 opiniões de pessoas próximas sobre minha etnia: minha mãe que é parda fala que sou moreno, minha tia fala que sou branco(por causa do meu cabelo) e meu pai que é branco diz que sou moreno
Sim, todo pardo é mestiço. Porém eu ouvi falar que se alguém for mistura de qualquer etnia+negro e a pessoa puxar mais a outra etnia, ela tem grandes chances de ser reprovada
Edit: lembrei de um amigo meu que me considera branco, mas eu sei que essas declarações sobre mim não significam muita coisa pelo menos
Video muito esclarecedor. Obrigado
Fico feliz por ter gostado 🤩🥰
Oi, eu sou morena, no caso aquela cor amarronzada, olhos pretos, cabelo cacheado, boca grande, nariz bolinha, mas tenho uma conhecida com esses traços também que colocou pardo e não passou? Já eu, nas inscrições coloquei negra, e na declaração irei colocar tbm, será que vou ser reprovada também?
Não tem como eu te dizer, porque essa avaliação, como falei, pode variar (o que, via de regra, não deveria acontecer). Mas vá com segurança, você sabe sua etnia 🤗💃
Cota somente por renda familiar deveria existir
Me inscrevi agora no SISU e estou com esse medo, eu sempre fui considerado Pardo, não vejo as minhas caracteristicas de uma pessoa branca.
Gente scrrr tenho que fazer uma inscrição eu me declaro parda porém meus amigos vivem dizendo que sou branca, agr tô com medo de colocar parda lá e não passar por isso😮💨
Será que* Por isso que precisa de cotas pra passar...
Eu sou exatamente como você, você se considera parda?
na minha cota era candidatos negros que não tenham concluído curso de graduação, mas eu pesquisei e vi que no caso na palavra negros se incluíam os pardos, pq não tinha cota direcionada a pardos. Estou correta? sou parda e tenho medo de não passar por ter entendido errado
Conseguiu passar?
Oi!! Mt obrigado pelo vídeo, realmente é mt necessário. Olha, um dúvida: como esse ano a avaliação de heteroidentificação vai ser em vídeo, tu sabe se ainda assim tem como mostrar essa prova extra que tu citou? No meu caso seria um foto 3x4 em que eu ainda tava com um "blackzinho", só que a alguns meses raspei o cabelo... :(
Como assim em vídeo ?
Oláaa, então, acredito que você possa anexar a foto para ter essa prova 😘🥰🥰
Esse ano, pelo pandemia, será a distância (também não vejo como vão fazer de forma eficiente) 🥲
Gente, meu cabelo é alisado desde quando me conheço por gente, vão ter que ir pelas minhas características fenótipas mesmo, espero que isso conte bastante
@@rayssafarzoni724 se passou pra negro ou pardo ?
Você participou da banca como se autodeclarado Parda??
Eu sou descendente de kilonbola minha vó e biza vó são pretos porém minha mãe e mais clara e eu também Será que eu consigo provar com documento lá dele que sou afro ?
Velho meus documentos e as pessoas do meu redor falam que eu sou pardo ,mas mesmo assim tenho medo de dizer que eu não sou pardo?.
Excelente vídeo!
Muito obrigadaaa🤍🤍