Sou pret4 retinta e tinha resistência as cotas. Quando tomei conciência das fraudes, fiquei revoltada e passei a entrar na fila. Tentava a AC pelo número de vagas ser maior, mas tomei vergonha na cara. Porque tem gente que critica as cotas e na hora dos concursos tão lá tirando onda.
Nós pardos sofremos muito, para pretos, somos brancos, pois não temos características de preto, para alguns brancos, somos pretos (já sofri preconceito), então não somos nem um nem outro. Passei por uma situação muito constrangedora nessa banca. Lamentável
@@SuaHistoriaCantadase morreu roubando celular vira mais um preto vítima da polícia . Se passa na faculdade pública e assumi um grande cargo no futuro será dito como mais um branco privilegiado.
Passei por esse procedimento no TRT 23 e deixei de fazer outras duas, uma no TRT 5 e outra no TRT 17 por falta de grana para viajar, já que os preços estão inacessíveis. Achei a equipe muito profissional e deu tudo certo.
Em breve farei a heteroidentificação do TRT11. Nunca fui identificado como branco, sou um típico mestiço do norte, traços negros e indígenas. Mas tenho receio de como será a banca. Espero que dê tudo certo. Meu fenótipo é muito semelhante ao seu.
Eu me inscrevi agora pela primeira vez pelas cotas no concurso do TJSP, legal você falar sobre esse assunto, ninguém fala sobre isso, parece um tabu ainda, kkkk
@@Honorato_M Não importa o seu nem o meu conceito, a Lei existe e concede essa possibilidade a quem se autodeclara negro ainda que seja galeguinho dos óio azul. Quem vai dizer se o candidato ao cargo público se encaixa no benefício da Lei é a comissão da banca.
@@Rik80s Uma lei que promove a indiferença, e ainda semeia discórdia e o caos entre raças, os cara aplicam uma lei dessa e não pensam em tudo. De qualquer maneira Lei é banca. ✅ Agora, um alemão mesmo declarado é desclassificado como esta explícito em todo edital com cotas. Tá ok
@@Honorato_MAté mesmo o imperador do Brasil no período pós escravidão pretendia criar cotas pra incluir negros e indígenas a faculdades e equilibrar a igualdade racial consequentemente diminuindo a pobreza e a diferença social. 400 anos de escravidão,mto estupro, pedofilia,tortura e genocídio desses povos, cotas raciais é reparação histórica O MÍNIMO. Trate de ir indo se acostumando, em alguns anos os afrodescendente e indígenas vão se dar conta de seus direitos vão assumir esses cargos altos. AGR vão ter de aguentar a "NEGRAIADA"
Muito bom, Matheus! Fiz recentemente o procedimento para um concurso estadual. O meu não teve fotos nem perguntas apenas vídeo com autodeclaração e uma declaração escrita. Ah, Matheus tem como tu não ser negro não... Pode ficar tranquilo nem relação a isso. Abraços! Muito bom conteúdo!
O fato das cotas acho que é importantíssimo, mas avaliar a "negritude" de uma pessoa é patético. Isso é muito subjetivo e varia de como cada pessoa tem sua visão sobre ser negro.
@@marcelocandido8271 Com essas ideologias malucas de hoje em dia um ser humano pode ser o que quiser. Inclusive um branco, caso ela sinta que é um negro, pode se declarar negro. Eu devolvo a pergunta para você. Como deve ser esse procedimento, sendo que no Brasil quase toda população tem sangue negro correndo nas veias?
verdade, mas só existe essa avaliação pois, quando não tinha, pessoas brancas agiam de má fé e concorriam em vagas para negros e eram aprovados pois só precisava se auto declarar. Infelizmente é necessário essa avaliação
@@antoniocarmo4450 Concordo com você. Tem que ser avaliado, sim. Mas isso é muito subjetivo. Aliás, no Brasil quem não tem raízes negras? Isso fica a carga de um julgamento de uma comissão que segue critérios ridículos de avaliar a negritude de alguém. Mas, há gente que acredita na lisura do processo. kkkkkkk Cada um acredita naquilo que bem entender. Eu acho patético.
cara, isso me deixa muito tranquilo. sou muito parecido com você em relação aos traços. cabelo meio liso, pele morena, nariz e boca negróides. ficava com medo por causa do meu cabelo liso, mas pelo jeito não tem erro.
Tem bastante e as vezes acaba conseguindo ,tem muita gente pegando vagas das cotas que inclusive até não precisaria.Imagine se não tivesse essa avaliação seria ainda pior.
@@Rik80sSó na sua cabeça, somos destratados em lojas, nunca estamos em posição de liderança e somos a maioria carcerária, estamos muito longeeeee do branco!
Sinta assim não. É um direito seu. Não tá pedindo favor pra ngm. Direito é direito! E pessoas pardas carecem de uma representatividade adequada nos órgãos públicos tbm.
eu me considero(e quem esta a minha volta tbm) pardo, +- a cor do gabigol do flamengo. fiz a do trt9 ano passado, fui indeferido, fiz o recurso e na resposta me falaram q tinha o fenotipo do bruno de luca e do gianechini(sendo q tenho cabelo crespo,nariz largo e labios grossos). humilhacao e dinheiro jogado fora. nunca mais
@@dspecial100 uma falta de respeito total com a gente que gasta praticamente o dobro pra fazer a prova, no meu dia tava cheio de mina completamente branca de turbante e trancinha. Pra piorar, uma branca dessas conseguiu voltar pra lista com MS, se o juiz não julgar a ação antes dela ser nomeada, duvido muito que tirem ela de lá
Agora Veja so na minha família tem preto índio e branco agora o que não sei se tem esse negócio de asiático más o povo me acha parecido, agora dos meus bisavós para trás a única certeza que eu tenho sobre árvore genealógica é que eles existiram porque eu ja pesquisei e não encontrei. Alguém ja passou por isso?.
Bom dia. Fiz a do TRT BA. Foram 5 pessoas que estavam na banca e uma tirando foto. Fizeram-me duas perguntas. O procedimento foi exatamente igual a esse que você descreveu. O resultado sai dia 31, segundo informações do cronograma divulgado pela Banca.
Eu entendo todo o contexto de tentar incluir os negros e sobre a prevenção a fraude, porém todo esse constrangimento para provar que vc é negro me parece uma forma de racismo também. O ideal seria mesmo uma cota social. Pois é objetiva e mais fácil de provar, sem que seja necessário passar por essa "humilhacao" da heteroidentificação.
Isso que vc falou que coisa de gente branquinha que não gosta de ver os negros assumindo as vagas que são reservadas a eles. O dia que vc entender o que os negros passaram de fato no passado vc mudaria esse discursinho ridículo
@@samuelferreiradesouza7144 Da onde vc ta me vendo branco? Kkk Eu sou pardo, de cabelo crespo, de pai negro e mãe parda. To mais claro na foto por causa da iluminação. Já passei por diversos preconceitos na vida, inclusive na época que eu era mais escuro pq ia e voltava da escola apé de baixo do sol, pq n tinha condição de pagar passagem de onibus e era bem mais escuro. Mas os preconceitos na vida não é o que interfere na capacidade de passar ou não na prova do concurso, mas sim o estudo precário que as escolas públicas fornecem na maioria dos locais do Brasil. Então, a questão econômica é que de fato faz diferença sobre o estudo.
@@samuelferreiradesouza7144 Sou servidor público temporário, entrei como PPP e lá no trabalho tem um colega negro que passou como ppp e ele mesmo afirma que de fato não precisava, pois é de família com boa condição financeira e sempre estudou nas melhores escolas particulares da cidade. Além disso, participei de um processo de heteroidenficação recentemente e pra mim foi uma situação bastante constrangedora, estar na frente de pessoas brancas me olhando de cima pra baixo para tentar provar que sou pardo. Sei muito bem do que tô falando. Talvez, mais do que vc!
@@samuelferreiradesouza7144mds do céu.. você é burro assim mesmo ou tá de sacanagem? Em nenhum momento ele falou que não queria ver negros nas universidades, larga de ser neurótico!
@@samuelferreiradesouza7144Mas o estado ter uma divida com os negros, realmente vai resolver alguma coisa? O passado já foi. E outra, se você é capaz então pra que precisa de cota? Isso não faz muito sentido. E é humilhação SIM, uma pessoa medindo a espessura dos seus lábios, o tamanho da cabeça e como é o seu cabelo nada mais é do que RACISMO, é basicamente um TRIBUNAL RACIAL
o que penso como negro ... é se compensa fazer concurso por cotas ! Visto que tem diversos estudos provando que cotas não funcionam ... Pense no BrASIL 54% da população é negra, se vc transporta isso para o concurso de 1000 candidatos pelo menos 500 pode ser negro... a cota da 20% de vagas!m ou seja se tem 1000 vagas em um publico de 2mil candidatos 1mil talvez sera negro. e 20% de 1000 é 200, ou seja muitos vão ficar para fora, mesmo sendo negros ... porem outros estudos colocam que dos pobres no pais cerca de 35% são pretos e negros... Ao meu ver para fazer sentido a cotas para negros teria que ter pelo menos 35% de vagas visto que a cota deve demonstrar a mesma quantidade de negros pobres no pais.... Por isso acho que cotas não fazem sentido ... Acredito que para ser mais justo deveria ter 1 investimento no ensino básico, pq ai pegaria pobre sendo preto branco amarelo, ou qualquer cor kkk, 2 a forma de avaliar no nosso pais para concurso é muito errada! Algumas funções faz sentido vc fazer apenas uma prova! E entrara mais tem cargos que exigem mais que isso, pq as pessoas são praticamente treinadas para passar em provas e existe outras habilidades que tb são notáveis para concurso e muitas vezes não são vistas e avaliadas...3 Pesquisem fora do pais tipo EUA, Inglaterra etc.. como é para vc entrar em um cargo publico lá ... As provas segundo conhecidos não são difíceis, difíceis é sair do preparatório para assumir kkkk é tipo treinamento da BOPE kkkk com tapa na cara e tudo mais kkkk logico que em suas respectivas áreas... Tem preparatório de cargos administrativos que a taxa de reprovação passa dos 97% para vc ser tipo um analista kkkk e ganhar 6mil dólares em um pais onde a faixa salarial é de 3500, do cara que apenas trabalha tipo na venda da esquina, se cara faz carreira passa dos 6mil dólares em tipo 1 ano e 6 meses sem esforço praticamente ...Agora sobre cotas novamente existe diversos estudos colocando que cotas não mudam nada... Porque para elas fazerem sentido tem que ter pelo menos a mesma quantidade de expressividade representada na população do pais, e é oque não acontece... Em fim recomendo o livro do Thomas Sowell - ação afirmativa ao redor do mundo... Um grande estudo que ele fez e virou esse livro e tenta colocar esses pontos que tentei colocar e muitos muitos outros... Do pq cotas não funcionam.
também passei pela prova de heteroidentificação do trt14, minha impressão é que foram muito mais gentis contigo do que foram comigo, senti muita hostilidade da comissão. me fizeram 3 perguntas e me liberaram, estou até o momento reprovado. Se o critério da Lei é o acesso de pessoas Pretas E Pardas nos orgãos públicos acredito que esta comissão foi eivada de vícios ideológicos.
@@carolcarol2023 1 - se eu tinha consciência que as vagas eram apenas para NEGROS ( foi bem hostil o tom de voz inclusive ) o detalhe é que as vagas são pra negros e pardos. 2 - se eu me considerava NEGRO, daí falei que me considero pardo. 3 - quais características fenotipicas eu tinha pra me considerar pardo. Respondi tom de pele e formato de nariz, boca, entre outros. No fim, pela comissão fui reprovado. Achei um absurdo, fiz recurso, no recurso fui achado pardo por 2 dos 3 avaliadores e fiquei aprovado.
As cotas deveriam ser apenas para Negros de baixa renda. Uma pessoa que ganha acima de R$10.000 que tem condições de pagar bons cursos, pagar uma babá pra cuidar das crianças enquanto estuda, etc. não concorre em pé de igualdade com um negro da periferia. Mas, de toda forma, como está na lei, eu também me utilizaria deste artifício, no lugar do Matheus.
tinha que ter cota para Pcds e pessoas de renda baixa e só, e nao para negros de renda baixa, pois no meio dessa parcela tem muita gente que é branca que tem os pais negros, é muito mais pratico e abrangente, além de ser mais facil de distinguir, quem é quem.
Em boa parte dos documentos e orgãos que me cadastrei, me identificaram como pardo. Minha família por parte de mãe é negra e por parte de pai é branca. Se me perguntarei o porque direi, que não sou branco, nem negro sou pardo ueeeeé...
Tenho o mesmo pensamento que vc Matheus. Também tenho a mesmo fenótipo que vc. Nunca antes havia me inscrito por cota, pois achava mais justo ter cotas para a questão de renda, pois nós negros e pardos temos condições de estudar. Porêm percebi que o Brasil é majoritariamente de negros e pardos e o histórico social hereditário da escravidão brasileira e a discriminação contribuíram para limitar a muitos condições de melhores estudos e empregos. Não é a toa que poucos são os negros e pardos em posições de alto escalão e, mesmo assim, se perguntar para alguêm nestas condições irá ter muitos relatos do quanto lutou e enfrentou para chagr lá.
Achei a banca AOCP efetiva em relação a Heteroidentificação. Eles só formulam perguntas se realmente a pessoa não possui os fenótipos de negro ou pardo, caso contrário vc repete apenas a frase dizendo que vc se considera como negro ou pardo.
Para você ter uma ideia cresci ouvir falando que eu era branco povo por ai me chamava de japonês depois fui perceber que eu não era tão branco assim e dependia da minha exposição ao sol.
Poxa... Passei para o cargo de Oficial de Justiça do TRT ES , mas como não tive condições de pagar um hotel para me hospedar , acabei comprando passagem para viajar um dia antes da heteroidentificação e acabei não conseguindo viajar devido ao tempo ruim . Fiquei muito triste por ter perdido 🥲🥲🥲🥲
@@OnlyT504 Boa tarde! Trabalho há três anos com heteroidentificação racial fazendo preparação de candidatos e recursos. Não foram aprovados na Cebraspe por não ter estudado a banca e se preparado.
@@Jcheteroidentificaçãome considero negra, hoje fiz a heteroidentificacão da Cebraspe e foi horrível, me fizeram perguntas se já sofri preconceito e com quem da banca eu me reconhecia, sendo que tinha pessoas brancas também me avaliando, péssimo.
Até hoje fiz 2 bancas de hétero identificação, a primeira foi só em frente a banca respondendo algumas perguntas sem câmeras e a segunda com câmera e várias pessoas avaliando, e me perguntaram qual meu nome e qual a cor eu me considero, durou 10 segundos a segunda vez.
Um concurso pode fazer análise do recurso da heteroidentificação só por documentos? Não estaria ferindo a lei de cotas que diz que deve ser feito por fenótipo?
Dps fala o resultado... Já fui pra processos de hétero identificação e em um passei nos demais fui negada. Todo mundo q falo as pessoas "como assim n te vêem como parda? Tu eh oq então?!"
A lei de cotas é uma conquista da comunidade negra. Ela tem como fundamento a reparação histórica pela escravidão. As pessoas reclamam e dizem que as cotas deveriam ser social, mas ninguém leva em consideração que quem lutou por essa lei foi a comunidade negra. Se as pessoas querem uma cota por renda, devem lutar e buscar a aprovação de uma lei com essa finalidade.
Cota em concurso publico não deveria existir, principalmente num país, em que muitos dependem da quantidade de sol que pegou dias antes dessa prova. É Ridículo!
Em outros países acho quê é maís fácil saber esse tipo de coisa no Brasil não é se achar alguns e não de um tempo tão distante ou famílias importantes quê tiveram relevância então acabou por ser catalogado ou preservado pela própria família fora isso é muito difícil.
Até mesmo por sermos frutos muitas vezes de colonização imigrantes o que existia aqui antes do Brasil eram os povos nativos aa raças foram chegando e foram foi surgindo a micigenação alguns colonizadores tinham interesse em trazer povos europeus para tornar as pessoas mais brancas isso é história além de povoar o país.
Tenho a pele parda, cabelo crespo, lábios proeminentes. Porém, fiz uma rinoplastia reduzindo os traços negroides do nariz. Consigo ser aprovado numa banca de heteroindxntificação?
A real é que depois que criaram as cotas ninguém mais é branco no Brasil, a tentiada é livre, inclusive duas amigas minha são brancas e conseguiram passar no concurso do INSS como pardas.
Avaliação de heteroidentificação está virando uma roleta russa para quem é pardo ! Discriminação maior que essa, impossível! Em um concurso sou considerado, em outro, por questão da marca no braço do relógio que utilizo há mais de 24 anos, sou reprovado ! Até a dermatologista achou totalmente descabido e absurdo a forma de avaliação!
Matheus kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Aquele negão tava na beca pense num cara presença. me fizeram as mesma pergunta eu falei a mesma resposta, cabelo, labios, cor da pele. e nessa hora a 5ª serie começou a gritar, fala fala fala kkkkkkkk fala a outra característica do negão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom muito bom kkkkkkkkkk
Só quem tem esse tom de pele sabe como foi dificil passar a infância inteira sofrendo preconceito, eu faria questão de falar cada um dos apelidos que eu recebi em toda a minha vida. As vezes eu paro e fico pensando sobre isso e penso como foi dificil aguentar ser chamado de tantas coisas só por ter um tom de pele mais escuro... Só quem passou por isso sabe e pode falar alguma coisa, pois algumas pessoas até tentam imaginar, tentam minimizar os danos mas jamais saberão o que é ser uma pessoa decor nesse país.
Eu sou oarda e nao passei. Pior é q fiquei tao frustrada q perdi a data do recurso. Eles sao profissionais sim (cespe). Mas, confesso que fiquei muito constrangida. Tendo que me exibir para as pessoas, sabe? Muiuo desconfortável. A bancada tinha 1 branco e 3 negros. Nenhum pardo. Eu nao tenho essas caracteristicas maus afro que vc tem. Labios, nariz, cabelo. Realmente, nao tenho. Mas sempre tive o cabelo cacheado, preto e a pele morena. Enfim, depois desse evento entendi que pardo é muuuito subjetivo. Muito mesmo. Me perdoem o que vou falar. Sem julgamentos, tá! Mas se o pardo for mais bonito e arrumado, esquece, vai ser indeferido. Agora, se o pardo, prestem atenção, for desprovido da beleza que a sociedade aceita e ,veja, tiver caracteristicas da regiao norte/nordente vai sim ser deferido. Ja conversei com muitas pessoas sobre isso. Muitas mesmo. E essa constatação é inegável. Enfim... Ja que é assim, deveriam deixar as cotas só para negros mesmo.
É vdd, eu tbm sou pardo e tenho alguns traços de negro como cabelo e barba crespos, nariz um pouco largo e pele morena (apesar de ser moreno claro), porém pra evitar constrangimentos em não ser considerado negro por alguma banca, eu prefiro abrir mão das cotas, estudar + e concorrer na ampla msm.
Me desculpa, mas só porque você tem o cabelo cacheado e pele morena não significa que é pardo, geralmente eles avaliam o nariz tb, a boca, a cor da mão entre outros...
Cara eu estou com muita dúvida pq vou me inscrever no concurso do TRF e lá pede fotos da autodeclaracao, você chegou a subir fotos no site ? Ou só foi direto pra entrevista ?
O que eu responderia que seria difícil até mesmo para mim fazer essa avaliação, de tão micigenada que minha família é más eu poderia me considerar pardo, meu tio é negro minha avó também meu irmão é minha mãe é parda eu também me considero meu avô também era tinha tia branca uma tia minha não é nem tão branca para você olhar e dizer é uma albina más o tom de pele está mais para o amarelo.
Passei por isto. Procedimento bem sério. Nada mais exato, pois o preconceito vem exatamente da intensidade da cor da pele e o fenótipo. Como tudo em mim é latente, deu certo. Mas quando você "invoca" este recurso, é por considerar precisar mesmo.
Vou fazer a Heteroidentificação sábado ou domingo que vem agora do Concurso da Petrobras. Tenho o seu tom de pele. Mas tô preocupado pq dizem que a Cebraspe eh meio uma incógnita nessas avaliações. Seja o que Deus quiser.
Vou fazer a heteroidentificação domingo, em São Paulo. Estou bem preocupado, meu tom de pele é o mesmo do Marcos Palmeira, cabelo e barba também são parecidos com o dele.
@@felipegp420 Velho, TB tô meio preocupado. Sou pardo , cabelo bem crespo, nariz não eh tão achatado não , mas não eh fino. Mas me preocupo por causa das histórias da Cebraspe. Vou fazer na UFBA, na Faculdade de Filosofia. Queria saber sobre as perguntas😅. Qual sua ênfase?
Mateus, a banca pode exigir video de heteroidentificação antes do resultado das provas? Não consegui enviar o video em um concurso que fiz, mas estou bemcolocado...Existe possibilidade de recorrer no intuito de um envio de video de heteroidentificação em outra data após a data fixada pelo edital?
Sou pardo e fui convocado em 3 concursos, nunca me inscrevi como cotista, por não concordar, até o dia que eu QUASE perdi minha vaga para um pardo cotista que era mais claro que eu e ainda de cabelo liso! Ele só não ficou na minha vaga porque um candidato que já tinha sido chamado desistiu, então eu entrei na vaga do desistente e o cara entrou como cotista. Mas se não fosse isso, o cotista teria entrado e eu ficaria de fora! Nos próximos concursos vou como cotista, mesmo sem concordar, apenas para não correr o mesmo risco.
Matheus, por exemplo no meu edital (TRT-SC) o prazo para me apresentar a essa comissão é 17/02 a 21/02/2024. Como funciona? A gente tem que ficar a disposição nesse período?
A final de contas ,se eu me escrever como pardo concorro com os negros? Ou pra eu concorrer com negros tenho que me inscrever como negro .pode me tirar essa dúvida?
muito constrangedor passar por isso, claramente um ato de racismo na sua forma mais crua e direta, onde vão lhe julgar literamente pelas suas caracteristicas "raciais", lembra muito as avaliações do 3° reich (nazistas).
Exato. E o pior de tudo e você ter passado por situações de racismo durante a vida toda, aí alguém chega e diz que você não é negro, por achar que você não tem as características que eles consideram como essenciais. Já vi vários casos assim.
✅MENTORIA TRE UNIFICADO / TRT: seraprovado.com.br/suits/
Sou pret4 retinta e tinha resistência as cotas. Quando tomei conciência das fraudes, fiquei revoltada e passei a entrar na fila. Tentava a AC pelo número de vagas ser maior, mas tomei vergonha na cara. Porque tem gente que critica as cotas e na hora dos concursos tão lá tirando onda.
Nós pardos sofremos muito, para pretos, somos brancos, pois não temos características de preto, para alguns brancos, somos pretos (já sofri preconceito), então não somos nem um nem outro. Passei por uma situação muito constrangedora nessa banca. Lamentável
Somos os pardos de Schrodinger. Negro quando convém pra um lado e branco quando convém pra outro
@@SuaHistoriaCantadase morreu roubando celular vira mais um preto vítima da polícia . Se passa na faculdade pública e assumi um grande cargo no futuro será dito como mais um branco privilegiado.
Passei pela mesma situação, sou parda e não mim identificaram como negra 😢
Concordo, qdo convém somos pardos, para outros brancos, bem difícil
Sim, é complicado demais, inclusive já sofri preconceito no próprio trabalho.
Passei por esse procedimento no TRT 23 e deixei de fazer outras duas, uma no TRT 5 e outra no TRT 17 por falta de grana para viajar, já que os preços estão inacessíveis. Achei a equipe muito profissional e deu tudo certo.
Realmente é muito constrangedor.
Mas muito necessário para evitar fraudes.
Perfeito. Muito bom, relato e opiniões importantíssimos.
Você é fera Mateus!!! Já deu tudo certo! Sucesso sempre!!! Inspiração!!!❤
Obrigado por passar a experiência de cotas, sempre tive dúvidas a respeito desse assunto.
Em breve farei a heteroidentificação do TRT11. Nunca fui identificado como branco, sou um típico mestiço do norte, traços negros e indígenas. Mas tenho receio de como será a banca. Espero que dê tudo certo. Meu fenótipo é muito semelhante ao seu.
Já deu tudo certo, Irmão.
Eu me inscrevi agora pela primeira vez pelas cotas no concurso do TJSP, legal você falar sobre esse assunto, ninguém fala sobre isso, parece um tabu ainda, kkkk
Meritocracia que fala, cota é sujeira.
@@Honorato_M Não importa o seu nem o meu conceito, a Lei existe e concede essa possibilidade a quem se autodeclara negro ainda que seja galeguinho dos óio azul. Quem vai dizer se o candidato ao cargo público se encaixa no benefício da Lei é a comissão da banca.
@@Rik80s Uma lei que promove a indiferença, e ainda semeia discórdia e o caos entre raças, os cara aplicam uma lei dessa e não pensam em tudo. De qualquer maneira Lei é banca. ✅
Agora, um alemão mesmo declarado é desclassificado como esta explícito em todo edital com cotas. Tá ok
@@Honorato_MAté mesmo o imperador do Brasil no período pós escravidão pretendia criar cotas pra incluir negros e indígenas a faculdades e equilibrar a igualdade racial consequentemente diminuindo a pobreza e a diferença social.
400 anos de escravidão,mto estupro, pedofilia,tortura e genocídio desses povos, cotas raciais é reparação histórica O MÍNIMO.
Trate de ir indo se acostumando, em alguns anos os afrodescendente e indígenas vão se dar conta de seus direitos vão assumir esses cargos altos.
AGR vão ter de aguentar a "NEGRAIADA"
Já passou pela entrevista? Foi aprovada?
Muito bom, Matheus! Fiz recentemente o procedimento para um concurso estadual. O meu não teve fotos nem perguntas apenas vídeo com autodeclaração e uma declaração escrita. Ah, Matheus tem como tu não ser negro não... Pode ficar tranquilo nem relação a isso. Abraços! Muito bom conteúdo!
Bom dia vou fazer a heteroidenticacao domingo que vem.
PETROBRAS pela CESPE.
O Matheus é pardo!
Parabéns por vc falar nesse assunto , foi a primeira vez que ouvi relato sobre isso , e boa sorte.
Estatística dos casos que vi: pardo bonito é indeferido!! Pardo feio, tá dentro!!.... ridícula essas cotas, pura discriminação étnica!
Se Matheus for aprovado, já sabe que é feio. Aquele Matheus da padaria seria deferido na hora! 😂😂😂😂😂😂
Obrigada pela dica vou bem ao natural😂
Isso é pura verdade.....sou nitidamente pardo e já fui reprovado 2x
@@nicleo4164 kkkk.. pois é
Deixar cabelo crescer barba mal feita ✅
O fato das cotas acho que é importantíssimo, mas avaliar a "negritude" de uma pessoa é patético. Isso é muito subjetivo e varia de como cada pessoa tem sua visão sobre ser negro.
Então como deve ser o procedimento ?
@@marcelocandido8271 Com essas ideologias malucas de hoje em dia um ser humano pode ser o que quiser. Inclusive um branco, caso ela sinta que é um negro, pode se declarar negro. Eu devolvo a pergunta para você. Como deve ser esse procedimento, sendo que no Brasil quase toda população tem sangue negro correndo nas veias?
verdade, mas só existe essa avaliação pois, quando não tinha, pessoas brancas agiam de má fé e concorriam em vagas para negros e eram aprovados pois só precisava se auto declarar. Infelizmente é necessário essa avaliação
Tem que ser avaliado sim. Tem muitas pessoas de mal caráter, no final entraria mais branco que se indentificar com pardo do que os próprios
@@antoniocarmo4450 Concordo com você. Tem que ser avaliado, sim. Mas isso é muito subjetivo. Aliás, no Brasil quem não tem raízes negras? Isso fica a carga de um julgamento de uma comissão que segue critérios ridículos de avaliar a negritude de alguém. Mas, há gente que acredita na lisura do processo. kkkkkkk Cada um acredita naquilo que bem entender. Eu acho patético.
bizarro e como tem gente que consegue fraudar esse exame kkkkkk, obrigado por sempre compartilhar suas experiências e conhecimentos conosco Matheus!
Não sei. Eu não passei. Acho q agora estão mais rigorosos mesmo.
cara, isso me deixa muito tranquilo. sou muito parecido com você em relação aos traços. cabelo meio liso, pele morena, nariz e boca negróides. ficava com medo por causa do meu cabelo liso, mas pelo jeito não tem erro.
Isso aí. Nariz e boca denunciam de cara.
@@alepcardoaí tô com medo agr, tenho boca volumosa mas o meu nariz é fino
E eu que tenho nariz negroide, mas passei por rinoplastia... Agora não sei como será!
@@AlannyAureliano-wb7jn mas e tua cor? É da cor dele?
Mds.. como podem achar isso normal? Cara isso nada mais é do que um TRIBUNAL RACISTA
Vídeo com força, hehe... Tô curtindo geral, pq ele tá todo blogueirinho.
Fiz exame para o concurso DETRAN-DF e fiquei assustado com a quantidade de “branco” se declarando negro 🙉
Tem bastante e as vezes acaba conseguindo ,tem muita gente pegando vagas das cotas que inclusive até não precisaria.Imagine se não tivesse essa avaliação seria ainda pior.
Pardo parece mais branco que negro. Essa é a confusão dessa Lei de Cotas.
se um homem pode se declarar mulher e td mundo aceita, por que um branco n pode ser negro?
@@Rik80sSó na sua cabeça, somos destratados em lojas, nunca estamos em posição de liderança e somos a maioria carcerária, estamos muito longeeeee do branco!
Sou pardo, mas passar por isso me parece humilhante. Sou orgulhoso. Sei que é uma vez na vida, mas prefiro estudar mais.
Boa, tô na mesma e ainda acho imoral.
Sinta assim não. É um direito seu. Não tá pedindo favor pra ngm. Direito é direito! E pessoas pardas carecem de uma representatividade adequada nos órgãos públicos tbm.
@@Gdzz10pra que para dizerem que você não é pardo o suficiente, cota é meus zovo,bagulho racista do cacete.
Tem que estudar três vezes a mais que o cotista kkkkkk pois ele vai tomar sua vaga kkkkk como já aconteceu comigo várias vezes kkkk
eu me considero(e quem esta a minha volta tbm) pardo, +- a cor do gabigol do flamengo. fiz a do trt9 ano passado, fui indeferido, fiz o recurso e na resposta me falaram q tinha o fenotipo do bruno de luca e do gianechini(sendo q tenho cabelo crespo,nariz largo e labios grossos). humilhacao e dinheiro jogado fora. nunca mais
Passei por algo semelhante recentemente. Foi minha primeira e última vez concorrendo às cotas raciais. Muita humilhação e dinheiro jogado fora.
Que estranho, eu passei tranquilho nessa prova, mas um cara que ja era TJ no próprio TRT9 pelas cotas foi indeferido, sendo bem mais escuro que eu
@@mariamatos1128roleta russa total
@@dspecial100 uma falta de respeito total com a gente que gasta praticamente o dobro pra fazer a prova, no meu dia tava cheio de mina completamente branca de turbante e trancinha. Pra piorar, uma branca dessas conseguiu voltar pra lista com MS, se o juiz não julgar a ação antes dela ser nomeada, duvido muito que tirem ela de lá
Só falta eles mandarem mostrar os genitais
quando eu fiz uma vez tinha muita gente branca e uma menina cheia de maquiagem para parecer negra
😂 eu quando fiz também vi algumas pessoas brancas dizendo que era pardo.
Pinta a cara e esquece das mãos brancas. O avaliador vê tudo.
Passei pela cota mês passado tbm! achei muito bacana!
Agora Veja so na minha família tem preto índio e branco agora o que não sei se tem esse negócio de asiático más o povo me acha parecido, agora dos meus bisavós para trás a única certeza que eu tenho sobre árvore genealógica é que eles existiram porque eu ja pesquisei e não encontrei.
Alguém ja passou por isso?.
Bom dia. Fiz a do TRT BA. Foram 5 pessoas que estavam na banca e uma tirando foto. Fizeram-me duas perguntas. O procedimento foi exatamente igual a esse que você descreveu. O resultado sai dia 31, segundo informações do cronograma divulgado pela Banca.
Boa sorte guerreiro, eu também fiz essa hetoroidentificação do trt5
@@luizpaulojesus2816 , boa sorte para nós, então, Luiz, obrigado. ⛪🙏🏿
@@emersonsoares1443 valeu Emerson 👍🙏
Mas você é negro.
Quais perguntas?
Eu entendo todo o contexto de tentar incluir os negros e sobre a prevenção a fraude, porém todo esse constrangimento para provar que vc é negro me parece uma forma de racismo também. O ideal seria mesmo uma cota social. Pois é objetiva e mais fácil de provar, sem que seja necessário passar por essa "humilhacao" da heteroidentificação.
Isso que vc falou que coisa de gente branquinha que não gosta de ver os negros assumindo as vagas que são reservadas a eles. O dia que vc entender o que os negros passaram de fato no passado vc mudaria esse discursinho ridículo
@@samuelferreiradesouza7144 Da onde vc ta me vendo branco? Kkk Eu sou pardo, de cabelo crespo, de pai negro e mãe parda. To mais claro na foto por causa da iluminação. Já passei por diversos preconceitos na vida, inclusive na época que eu era mais escuro pq ia e voltava da escola apé de baixo do sol, pq n tinha condição de pagar passagem de onibus e era bem mais escuro. Mas os preconceitos na vida não é o que interfere na capacidade de passar ou não na prova do concurso, mas sim o estudo precário que as escolas públicas fornecem na maioria dos locais do Brasil. Então, a questão econômica é que de fato faz diferença sobre o estudo.
@@samuelferreiradesouza7144 Sou servidor público temporário, entrei como PPP e lá no trabalho tem um colega negro que passou como ppp e ele mesmo afirma que de fato não precisava, pois é de família com boa condição financeira e sempre estudou nas melhores escolas particulares da cidade. Além disso, participei de um processo de heteroidenficação recentemente e pra mim foi uma situação bastante constrangedora, estar na frente de pessoas brancas me olhando de cima pra baixo para tentar provar que sou pardo. Sei muito bem do que tô falando. Talvez, mais do que vc!
@@samuelferreiradesouza7144mds do céu.. você é burro assim mesmo ou tá de sacanagem? Em nenhum momento ele falou que não queria ver negros nas universidades, larga de ser neurótico!
@@samuelferreiradesouza7144Mas o estado ter uma divida com os negros, realmente vai resolver alguma coisa? O passado já foi. E outra, se você é capaz então pra que precisa de cota? Isso não faz muito sentido.
E é humilhação SIM, uma pessoa medindo a espessura dos seus lábios, o tamanho da cabeça e como é o seu cabelo nada mais é do que RACISMO, é basicamente um TRIBUNAL RACIAL
Seu vídeo foi muito esclarecedor. Meu pai é negro e minha mãe é branca. Considero-me pardo e gostei bastante do seu conteúdo.
o que penso como negro ... é se compensa fazer concurso por cotas ! Visto que tem diversos estudos provando que cotas não funcionam ... Pense no BrASIL 54% da população é negra, se vc transporta isso para o concurso de 1000 candidatos pelo menos 500 pode ser negro... a cota da 20% de vagas!m ou seja se tem 1000 vagas em um publico de 2mil candidatos 1mil talvez sera negro. e 20% de 1000 é 200, ou seja muitos vão ficar para fora, mesmo sendo negros ... porem outros estudos colocam que dos pobres no pais cerca de 35% são pretos e negros... Ao meu ver para fazer sentido a cotas para negros teria que ter pelo menos 35% de vagas visto que a cota deve demonstrar a mesma quantidade de negros pobres no pais.... Por isso acho que cotas não fazem sentido ... Acredito que para ser mais justo deveria ter 1 investimento no ensino básico, pq ai pegaria pobre sendo preto branco amarelo, ou qualquer cor kkk, 2 a forma de avaliar no nosso pais para concurso é muito errada! Algumas funções faz sentido vc fazer apenas uma prova! E entrara mais tem cargos que exigem mais que isso, pq as pessoas são praticamente treinadas para passar em provas e existe outras habilidades que tb são notáveis para concurso e muitas vezes não são vistas e avaliadas...3 Pesquisem fora do pais tipo EUA, Inglaterra etc.. como é para vc entrar em um cargo publico lá ... As provas segundo conhecidos não são difíceis, difíceis é sair do preparatório para assumir kkkk é tipo treinamento da BOPE kkkk com tapa na cara e tudo mais kkkk logico que em suas respectivas áreas... Tem preparatório de cargos administrativos que a taxa de reprovação passa dos 97% para vc ser tipo um analista kkkk e ganhar 6mil dólares em um pais onde a faixa salarial é de 3500, do cara que apenas trabalha tipo na venda da esquina, se cara faz carreira passa dos 6mil dólares em tipo 1 ano e 6 meses sem esforço praticamente ...Agora sobre cotas novamente existe diversos estudos colocando que cotas não mudam nada... Porque para elas fazerem sentido tem que ter pelo menos a mesma quantidade de expressividade representada na população do pais, e é oque não acontece... Em fim recomendo o livro do Thomas Sowell - ação afirmativa ao redor do mundo... Um grande estudo que ele fez e virou esse livro e tenta colocar esses pontos que tentei colocar e muitos muitos outros... Do pq cotas não funcionam.
também passei pela prova de heteroidentificação do trt14, minha impressão é que foram muito mais gentis contigo do que foram comigo, senti muita hostilidade da comissão. me fizeram 3 perguntas e me liberaram, estou até o momento reprovado. Se o critério da Lei é o acesso de pessoas Pretas E Pardas nos orgãos públicos acredito que esta comissão foi eivada de vícios ideológicos.
Quais são as perguntas ?
@@carolcarol2023 1 - se eu tinha consciência que as vagas eram apenas para NEGROS ( foi bem hostil o tom de voz inclusive ) o detalhe é que as vagas são pra negros e pardos.
2 - se eu me considerava NEGRO, daí falei que me considero pardo.
3 - quais características fenotipicas eu tinha pra me considerar pardo. Respondi tom de pele e formato de nariz, boca, entre outros.
No fim, pela comissão fui reprovado.
Achei um absurdo, fiz recurso, no recurso fui achado pardo por 2 dos 3 avaliadores e fiquei aprovado.
@@andreluizcaetanomachado7387 obrigada.
@@andreluizcaetanomachado7387 Olá andre. Como funciona o recurso? eles usam o video ou voce precisa ir presencialmento outra vez?
@@andreluizcaetanomachado7387qual banca?
Um dia assisti seu video pq queria entender o processo, agora to assistindo depois de fazer a minha kk
Obrigada por esse vídeo 👏🏽🤍
Opa, Ana. Eu que agradeço pela confiança! 🚀
Em algum essa avaliação vai acabar, devido ao constrangimento que a pessoa passa ante aos examinadores.
As cotas deveriam ser apenas para Negros de baixa renda. Uma pessoa que ganha acima de R$10.000 que tem condições de pagar bons cursos, pagar uma babá pra cuidar das crianças enquanto estuda, etc. não concorre em pé de igualdade com um negro da periferia.
Mas, de toda forma, como está na lei, eu também me utilizaria deste artifício, no lugar do Matheus.
Eu tbm acho, tinha uma colega branca, mas cabelo cacheado, nariz minúsculo e nem lábios grossos tinha, entrou como negra.
tinha que ter cota para Pcds e pessoas de renda baixa e só, e nao para negros de renda baixa, pois no meio dessa parcela tem muita gente que é branca que tem os pais negros, é muito mais pratico e abrangente, além de ser mais facil de distinguir, quem é quem.
Em boa parte dos documentos e orgãos que me cadastrei, me identificaram como pardo. Minha família por parte de mãe é negra e por parte de pai é branca. Se me perguntarei o porque direi, que não sou branco, nem negro sou pardo ueeeeé...
Tenho o mesmo pensamento que vc Matheus. Também tenho a mesmo fenótipo que vc. Nunca antes havia me inscrito por cota, pois achava mais justo ter cotas para a questão de renda, pois nós negros e pardos temos condições de estudar. Porêm percebi que o Brasil é majoritariamente de negros e pardos e o histórico social hereditário da escravidão brasileira e a discriminação contribuíram para limitar a muitos condições de melhores estudos e empregos. Não é a toa que poucos são os negros e pardos em posições de alto escalão e, mesmo assim, se perguntar para alguêm nestas condições irá ter muitos relatos do quanto lutou e enfrentou para chagr lá.
Achei a banca AOCP efetiva em relação a Heteroidentificação. Eles só formulam perguntas se realmente a pessoa não possui os fenótipos de negro ou pardo, caso contrário vc repete apenas a frase dizendo que vc se considera como negro ou pardo.
Quadrix tbm.
Sou de Boa Vista/RR.
Estudando para o TRT, .e considero parda mais nunca me inscrevi para cotas😅.
Por essa questão de ser tão constrangedor, enfim.
Exatamente, anti fraude.
O objetivo também é de se tentar igualar o número de seguidores públicos.
Parabéns, Matheus!
Sempre tive dúvidas a respeito. Pela primeira vez irei tentar pelas as cotas. Meu fenótipo é muito parecido com o seu.
Pela foto do perfil você passa sim
o que será que ela quis dizer com isso 😅🤨🤔
@@johntrok tô te zoando....😆😆😆
@@johntrok o negócio é se inscrever e tentar. Se vc for recusado umas 3 X, como eu, desiste. Você é branco. RS...
seguirei o conselho 😆
Valeu pelo vídeo, sempre me dá medo na hora de me inscrever nas cotas.
Vou fazer este mês para concurso de professor. Procurei um vídeo para saber como funciona... rs
Para você ter uma ideia cresci ouvir falando que eu era branco povo por ai me chamava de japonês depois fui perceber que eu não era tão branco assim e dependia da minha exposição ao sol.
Você já está aprovado mano!!!
Eu sou filho de pai preto com mãe branca.Tenho cabelo crespo e barba falhada,porém cor clara.Sou pardo?
Rs sou filho de pai preto e mãe branca, cabelo cacheado, barba lisa preenchida, cor moreno-claro rs
Vou fazer domingo para PETROBRAS fico um pouco nervoso, mas é assim ninguém gosta de ser avaliado.
Poxa...
Passei para o cargo de Oficial de Justiça do TRT ES , mas como não tive condições de pagar um hotel para me hospedar , acabei comprando passagem para viajar um dia antes da heteroidentificação e acabei não conseguindo viajar devido ao tempo ruim . Fiquei muito triste por ter perdido 🥲🥲🥲🥲
caramba...
Força meu amigo! Já passei batido também num concurso, sofri, mas continuei estudando
Tava nervoso 😂😂 tá bom!!!.
Fizeram alguma pergunta no âmbito social. No sentido de ja ter sido ou se sentido prejudicado por ser negro?
Era só eles perguntarem pra pessoa relatar um episódio em que já foi discriminado!
Já fui aprovado em cotas e também já fui reprovado em cotas. Eu sou pardo, mas para Cebraspe não.
Mesma coisa eu
Eu tb me considero parda, sempre me considerei, mto antes de pensar em concurso, mas pra fcc eu não sou 🤷🏽♀️
@@OnlyT504 Boa tarde! Trabalho há três anos com heteroidentificação racial fazendo preparação de candidatos e recursos. Não foram aprovados na Cebraspe por não ter estudado a banca e se preparado.
@@Jcheteroidentificaçãome considero negra, hoje fiz a heteroidentificacão da Cebraspe e foi horrível, me fizeram perguntas se já sofri preconceito e com quem da banca eu me reconhecia, sendo que tinha pessoas brancas também me avaliando, péssimo.
Nunca tem pardos nas bandas
Até hoje fiz 2 bancas de hétero identificação, a primeira foi só em frente a banca respondendo algumas perguntas sem câmeras e a segunda com câmera e várias pessoas avaliando, e me perguntaram qual meu nome e qual a cor eu me considero, durou 10 segundos a segunda vez.
E foi aprovado??
Um concurso pode fazer análise do recurso da heteroidentificação só por documentos? Não estaria ferindo a lei de cotas que diz que deve ser feito por fenótipo?
Passei pelo procedimento no TRF1...que me lembro eram 3pessoas... não fizeram perguntas...
Dps fala o resultado... Já fui pra processos de hétero identificação e em um passei nos demais fui negada. Todo mundo q falo as pessoas "como assim n te vêem como parda? Tu eh oq então?!"
A lei de cotas é uma conquista da comunidade negra. Ela tem como fundamento a reparação histórica pela escravidão.
As pessoas reclamam e dizem que as cotas deveriam ser social, mas ninguém leva em consideração que quem lutou por essa lei foi a comunidade negra.
Se as pessoas querem uma cota por renda, devem lutar e buscar a aprovação de uma lei com essa finalidade.
É, pensando por esse lado, tens razão...
Cota em concurso publico não deveria existir, principalmente num país, em que muitos dependem da quantidade de sol que pegou dias antes dessa prova. É Ridículo!
Vai nessa aí. Daqui a pouco teremos cotas para a comunidade trans
Não concordo. Cota surgiu pra ser provisória e ficará pra sempre sendo aplicada?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Roubam as vagas de quem realmente estudou e ainda dão o migué da "reparação". O Brasil é realmente o país da malandragem.
Mto esclarecedor esse vídeo.
Obrigado, Renata.
Em outros países acho quê é maís fácil saber esse tipo de coisa no Brasil não é se achar alguns e não de um tempo tão distante ou famílias importantes quê tiveram relevância então acabou por ser catalogado ou preservado pela própria família fora isso é muito difícil.
Vídeo muito esclarecedor!
Valeu pela experiência repassada, semana que vem vou participar do processo de Heteroidentificação. Como foi o seu resultado ?
Até mesmo por sermos frutos muitas vezes de colonização imigrantes o que existia aqui antes do Brasil eram os povos nativos aa raças foram chegando e foram foi surgindo a micigenação alguns colonizadores tinham interesse em trazer povos europeus para tornar as pessoas mais brancas isso é história além de povoar o país.
Essa heteroidentifcacao é recheada de subjetividades, quando a sua aprovação depende do julgamento de terceiros tudo pode acontecer
Tenho a pele parda, cabelo crespo, lábios proeminentes. Porém, fiz uma rinoplastia reduzindo os traços negroides do nariz. Consigo ser aprovado numa banca de heteroindxntificação?
Sim, porque vc tem cabelo crespo.
Sou parda e estou com medo de colocar que sou, porque a banca de heteroidentificação é remota, por câmera, e pareço bem mais clara nas câmeras.
Más eu tenho cara de índio outros falam de japonês chinês é complicado isso foi assim a minha vida toda kkk.
A real é que depois que criaram as cotas ninguém mais é branco no Brasil, a tentiada é livre, inclusive duas amigas minha são brancas e conseguiram passar no concurso do INSS como pardas.
Seria interessante você começar fazer conteúdo de TI para concursos
Isso é bom pq sinal que eles realmente se preocupam se tem gente branca tentando se aproveitar das nossas vagas.
Avaliação de heteroidentificação está virando uma roleta russa para quem é pardo ! Discriminação maior que essa, impossível! Em um concurso sou considerado, em outro, por questão da marca no braço do relógio que utilizo há mais de 24 anos, sou reprovado ! Até a dermatologista achou totalmente descabido e absurdo a forma de avaliação!
Matheus kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aquele negão tava na beca pense num cara presença.
me fizeram as mesma pergunta eu falei a mesma resposta, cabelo, labios, cor da pele. e nessa hora a 5ª serie começou a gritar, fala fala fala kkkkkkkk fala a outra característica do negão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom muito bom kkkkkkkkkk
obrigado, vou fazer para TJMG 01/2022, esclareceu bastente.
Egual passei na Petrobrás, mas não coloquei que sou pardo, por não sabe disso,
Matheus qual é a vantagem da cota?! Eu sou da sua cor, mas tem dúvidas a me colocar na cota pode me esclarecer melhor?!
Mateus, seria interessante começar a fazer conteúdo sobre concursos de TI
amigo sou um pardo de origem indigena. então todo meu aspecto é indigena , pardo, cabelo liso. olhos castanhos. sera que cotas de negros me incluem?
Acho melhor você se inscrever na cota para pessoas indígenas, uma vez que tem ascendência.
Só quem tem esse tom de pele sabe como foi dificil passar a infância inteira sofrendo preconceito, eu faria questão de falar cada um dos apelidos que eu recebi em toda a minha vida. As vezes eu paro e fico pensando sobre isso e penso como foi dificil aguentar ser chamado de tantas coisas só por ter um tom de pele mais escuro... Só quem passou por isso sabe e pode falar alguma coisa, pois algumas pessoas até tentam imaginar, tentam minimizar os danos mas jamais saberão o que é ser uma pessoa decor nesse país.
Eu sou oarda e nao passei. Pior é q fiquei tao frustrada q perdi a data do recurso. Eles sao profissionais sim (cespe). Mas, confesso que fiquei muito constrangida. Tendo que me exibir para as pessoas, sabe? Muiuo desconfortável. A bancada tinha 1 branco e 3 negros. Nenhum pardo. Eu nao tenho essas caracteristicas maus afro que vc tem. Labios, nariz, cabelo. Realmente, nao tenho. Mas sempre tive o cabelo cacheado, preto e a pele morena. Enfim, depois desse evento entendi que pardo é muuuito subjetivo. Muito mesmo. Me perdoem o que vou falar. Sem julgamentos, tá! Mas se o pardo for mais bonito e arrumado, esquece, vai ser indeferido. Agora, se o pardo, prestem atenção, for desprovido da beleza que a sociedade aceita e ,veja, tiver caracteristicas da regiao norte/nordente vai sim ser deferido. Ja conversei com muitas pessoas sobre isso. Muitas mesmo. E essa constatação é inegável. Enfim... Ja que é assim, deveriam deixar as cotas só para negros mesmo.
É vdd, eu tbm sou pardo e tenho alguns traços de negro como cabelo e barba crespos, nariz um pouco largo e pele morena (apesar de ser moreno claro), porém pra evitar constrangimentos em não ser considerado negro por alguma banca, eu prefiro abrir mão das cotas, estudar + e concorrer na ampla msm.
Me desculpa, mas só porque você tem o cabelo cacheado e pele morena não significa que é pardo, geralmente eles avaliam o nariz tb, a boca, a cor da mão entre outros...
@@Joana_lse exatamente. Não foram identificados traços negroides.
Aí eu vi que não era pra mim e desisti.
Boa tarde, vc foi aprovado no processo de hétero identificação?
Fui sim, Daniela. Tanto no concurso do TRT 14 para Analista de que falo no vídeo quanto para o MP AM. 🚀🚀🚀
Passei por isso hj , me arrependi , o processo mais racista que já vi
Cara eu estou com muita dúvida pq vou me inscrever no concurso do TRF e lá pede fotos da autodeclaracao, você chegou a subir fotos no site ? Ou só foi direto pra entrevista ?
Se reprovar na HETEROIDENTIFICAÇÃO, sou eliminada do concurso automaticamente? Ou posso continuar concorrendo na modalidade da ampla?
passa a concorrer para as vagas gerais
Leia o seu edital.
Se vc tiver a pontuação necessária continua concorrendo na ampla. Mas essa informação precisa estar no edital
Eu comsidero isso constrangedor
O que eu responderia que seria difícil até mesmo para mim fazer essa avaliação, de tão micigenada que minha família é más eu poderia me considerar pardo, meu tio é negro minha avó também meu irmão é minha mãe é parda eu também me considero meu avô também era tinha tia branca uma tia minha não é nem tão branca para você olhar e dizer é uma albina más o tom de pele está mais para o amarelo.
Característica = a peça de 20cm
la ele kkkk
O problema seria o critério para as mulheres kkkkk
É por essa característica que eu tbm sou negro rsrs
Bom dia Matheus, esse seu Curso completo de informática, é somente pra informática básica ?
Deu certo? Hoje ele esta no trt ?
O Matheus dando risada parece o seu madruga do chaves kkk
Passei por isto. Procedimento bem sério.
Nada mais exato, pois o preconceito vem exatamente da intensidade da cor da pele e o fenótipo. Como tudo em mim é latente, deu certo.
Mas quando você "invoca" este recurso, é por considerar precisar mesmo.
Vou fazer a Heteroidentificação sábado ou domingo que vem agora do Concurso da Petrobras. Tenho o seu tom de pele. Mas tô preocupado pq dizem que a Cebraspe eh meio uma incógnita nessas avaliações. Seja o que Deus quiser.
Vai fazer em qual região?
@@nozesr6565 Fiz pra região Sudeste. A Heteroidentificação será aqui em Salvador mesmo.
Vou fazer a heteroidentificação domingo, em São Paulo. Estou bem preocupado, meu tom de pele é o mesmo do Marcos Palmeira, cabelo e barba também são parecidos com o dele.
@@felipegp420 Velho, TB tô meio preocupado. Sou pardo , cabelo bem crespo, nariz não eh tão achatado não , mas não eh fino. Mas me preocupo por causa das histórias da Cebraspe. Vou fazer na UFBA, na Faculdade de Filosofia. Queria saber sobre as perguntas😅. Qual sua ênfase?
@@allanmatos8508 ênfase 6, instrumentação.
Mateus, a banca pode exigir video de heteroidentificação antes do resultado das provas? Não consegui enviar o video em um concurso que fiz, mas estou bemcolocado...Existe possibilidade de recorrer no intuito de um envio de video de heteroidentificação em outra data após a data fixada pelo edital?
Sou pardo e fui convocado em 3 concursos, nunca me inscrevi como cotista, por não concordar, até o dia que eu QUASE perdi minha vaga para um pardo cotista que era mais claro que eu e ainda de cabelo liso!
Ele só não ficou na minha vaga porque um candidato que já tinha sido chamado desistiu, então eu entrei na vaga do desistente e o cara entrou como cotista. Mas se não fosse isso, o cotista teria entrado e eu ficaria de fora!
Nos próximos concursos vou como cotista, mesmo sem concordar, apenas para não correr o mesmo risco.
Matheus, por exemplo no meu edital (TRT-SC) o prazo para me apresentar a essa comissão é 17/02 a 21/02/2024. Como funciona? A gente tem que ficar a disposição nesse período?
A final de contas ,se eu me escrever como pardo concorro com os negros? Ou pra eu concorrer com negros tenho que me inscrever como negro .pode me tirar essa dúvida?
NEGROS = Pretos e pardos.
Boa noite alguém aqui já conseguiu conseguiu reverter uma decisão da banca de heteroidentificação na justiça ?
Podem me contar como?
muito constrangedor passar por isso, claramente um ato de racismo na sua forma mais crua e direta, onde vão lhe julgar literamente pelas suas caracteristicas "raciais", lembra muito as avaliações do 3° reich (nazistas).
Exato.
E o pior de tudo e você ter passado por situações de racismo durante a vida toda, aí alguém chega e diz que você não é negro, por achar que você não tem as características que eles consideram como essenciais.
Já vi vários casos assim.
Eu me considero pardo, o que vocês acham? pardo ou branco?
Más não seria nem uma surpresa se fosse indígena na minha família tem negro tem branco tem amarelo pardo.
e o resultado?
É pessoalmente essa heteroindentificação ?
Quantas posições vc subiu?
Matheus uma dúvida, você se declarou preto ou pardo? Falo isso porque somos da mesma cor.
Lá não define isso, a lei é pra pessoas pretas e pardas.
Preto, Mauro.
você vai largar a prf pra ser analista do TRT então?