O espetáculo além do óbvio: Uma análise detalhada da difração da luz
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Quando a luz passa por uma abertura em forma de fenda, poderíamos esperar a projeção de uma região iluminada na tela na forma da fenda. Mas não é isso que ocorre! Encontramos algo bem mais interessante. Nós encontramos um padrão que consiste numa faixa central iluminada ampla e intensa, com uma série de faixas iluminadas adicionais mais estreitas e menos intensas, e uma série de faixas intercaladas sem iluminação alguma. Esse padrão é chamado padrão de difração. Nesse vídeo você vai aprender como determinar o padrão de difração e como ele pode ser empregado na ciência no estudo da luz e dos materiais
• Acompanhe a Verve Científica nas mídias:
Verve.Cientifica
VerveCientifica
e-mail: VerveCientifica@gmail.com
O projeto Verve Científica é apoiado pela Universidade Federal de São Paulo (ICT-UNIFESP) através de seu programa de extensão universitária. Siga o canal da UNIFESP: / canalunifesp
Este conteúdo teve a contribuição técnica e científica da Prof. Dra. Thaciana Malaspina
(CV lattes.cnpq.br/2600060786895700)
Link para meu Curriculum Lattes: lattes.cnpq.br/...
Os conceitos que apresentei nesse vídeo podem checados em alguma das referências abaixo:
[1] University Physics: with modern physics. 13th ed., Freedman, Young, Sears and Zemansky, Addison Wesley.
[2] The Feynman Lectures on Physics, Feynman, Leighton and Sands. Basic Books.
[3] Curso de Física Básica: Mecânica (Volume 1), Nussenzveig. Blucher.
[4] Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics. 10th ed., Serway and Jewett, Jr., Cengage Learning.
[5] Physics. 5th ed., Walker., Pearson.
[6] Physics. 9th ed., Cutnell and Johnson, Wiley & Sons.
[7] Physics for scientists and engineers: a strategic approach with
modern physics, 4th ed., Knight, Pearson.
Algumas imagens e videos foram retiradas dos bancos Pexels e Pixabay.
www.pixabay.com
www.pexels.com
Alguns clipes/imagens foram retirados do vídeo do canal abaixo. Confira seus conteúdos de excelente qualidade!
► Canal Alexander Mathematics Physics Tutoring: • Diffraction in Action
► Canal Learn n'hvfun: • Diffraction of Light e...
► Canal Learn n'hvfun: • Diffraction of light b...
► Canal TSG Physics: • Laser Diffraction and ...
► Canal Physics Demos: • Diffraction Demo: Sing...
► Canal Eargo: • Eargo Commercial | Hav...
► Canal Ecole Polytechnique: • Episode 3 - Augustin F...
Bom dia! E. F. Obrigada pela super aula. Surfar nas ondas do conhecimento é nutrir a ânsia dos saberes.
Olá Oswaldo, muito obrigado pelo comentário! É bom tê-lo conosco. Eudes.
Muuuito interessante, muito bom saber e entender, vlw demais!
Muito bom, super interessante.....
-Esse vídeo me faz lembrar que tenho que colocar um espectrofotômetro no meu telescópio Newtoniano(150/1400), assim fazer experiências práticas de espectrofotometria...🔬⚗️🧪🧫🦠🧬🔭...👽🧀☕👍🏽👍🏽
Muito legal, parabéns pela divulgação do conteúdo. Achei interessante utilizar duas lâminas de barbear com suporte de batata para o experimento da fenda.
Olá Daniel, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do RUclips não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ruclips.net/p/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
sensacional!
Pergunta: Como a gente consegue observar esses fenômenos sendo que como você mesmo disse, a luz precisa passar por uma fenda de comprimento semelhante ao comprimento de onda dela. Mas a luz visível tem lá na casa dos 500nm de comprimento de onda. Como uma fenda de alguns milímetros permite esses efeitos?
Olá Gabriel, o efeito é melhor observado, é mais intenso, quando ocorre para fendas pequenas. Por isso que as grades de difração são minúsculas (veja o vídeo seguinte a este!). Quando as fendas são maiores, os valores dos ângulos da difração também são bem menores e portanto o padrão é mais difícil de se observar. Abraço, Eudes.
Nós estamos acostumados, mas a luz é um fenômeno muito bizarro.
Certamente BladeRunner. Pra confirmar isso basta perceber que tanto a Teoria da Relatividade quanto a Teoria Quântica se originaram em problemas envolvendo a Luz. Por isso que essa série sobre Fenômenos Óticos é tão importante para se compreender a Física Moderna. Abraço. Eudes.
não seria possível calcular esse mesmo efeito com os angulos possíveis da fonte e do obstáculo?
Olá Dark, num experimento como esse, normalmente você sabe o valor do comprimento de onda (isso vem especificado no seu laser). O que te interessa é medir o tamanho da fenda ou do obstáculo. Voce pode por exemplo medir o diâmetro de um fio de cabelo, de uma hemácia ou a distancia entre dois átomos. Para isso voce precisa calcular o angulo no qual o feixe foi difratado. Isso é feito por geometria de triangulo retângulo. Abraço, Eudes.
Não consigo explicações do porquê ocorre difração da luz água som. Parece que a onda raspa na borda do buraco e se retém um pouco.
@jomartelles8876 Jomar, busque mais vídeos no canal, na nossa série sobre ondulatória. Esse vídeo aqui, por exemplo, tem informações que você gostaria de saber: ruclips.net/video/1ZJJhg1tCf0/видео.htmlsi=5rj4ieh4BeoZYZss Abraço, Eudes.