O que é "acelerar" o metabolismo? É bem mais simples que você imagina e exige cuidados

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • Oi!
    Tem-se falado de maneira mais corriqueira sobre "acelerar" o metabolismo. Na verdade, já fazemos isto em diversos momentos ao longo do dia ao executar tarefas simples em casa, como em dia de limpeza, por exemplo. No entanto, acredito que a maioria concordará comigo de que há maneiras muito mais divertidas de "acelerar" o metabolismo, como praticando exercícios físicos.
    "Acelerar" o metabolismo nada mais é que aumentar a demanda energética em alguma região do corpo. Estudar, por exemplo, acelera o metabolismo em diversas áreas do encéfalo. E, dependendo da intensidade do estudo, até fome sentimos. Isto porque pode ter ocorrido uma leve diminuição na glicemia, dada a atividade encefálica em atividade intelectual.
    Durante a prática de exercício físico, eleva-se a demanda energética nos músculos, no coração, no fígado e no encéfalo, pelo menos. Não podemos esquecer da reespiração, que deve se ajustar ao consumo de gás oxigênio e à produção de gás carbônico. Assim, temos um conjunto de células bastante grande que passa a ter uma demanda energética maior, consumindo, portanto, mais substrato energético.
    No entanto, acelerar o metabolismo tem consequências que, na verdade, são fruto das exigências metabólicas de nossas células. Por exemplo: sempre que ácidos graxos são oxidados como substrato energético, deve-se suprir a célula em questão de alfa-cetoácidos que, na maioria das veezes, são oriundos de aminoácidos (isso, claro, depende do estado metabólico, mas aminoácidos são fontes muito importantes de alfa-cetoácidos). Estes alfa-cetoácidos são necessários para que a oxidação dos ácidos graxos seja completa. São combustíveis que se complementam. Estes aminoácidos, por sua vez, são oriundos de proteínas. Estas proteínas são degradadas por proteólise em qualquer tipo celular humano (com exceção das hemáceas). Nos músculos, então, durante a prática de exercício, tem-se aumento na proteólise muscular, gerando aminoácidos que rendem alfa-cetoácidos, permitindo que a oxidação dos ácidos graxos seja completa.
    Na degradação de aminoácidos, ou seja, na transformação deles em alfa-cetoácidos, forma-se amônia, uma molécula bastante tóxica ao organismo. Assim, de forma sucinta, "acelerar" o metabolismo é, em grande parte, aumentar a formação de amônia, o que exige uma saúde hepática mínima para que esta molécula tóxica seja convertida em ureia e excretada na urina. O que isto significa? Que "acelerar" o metabolismo exige, sim, saúde hepática e, na ausência desta (como em casos de doença hepática como hepatitee e intoxicações), deve-se ter cuidado com práticas que "aceleram" seu metabolismo.
    Assista ao vídeo e fique por aqui para receber mais informações como esta!
    Até mais!
    Prof. Dr. Marcos Roberto de Oliveira
    =========================================================
    Referências
    1) Marks' Basic Medical Biochemistry: A Clinical Approach (English Edition) 5th Edition, por Michael Lieberman e Alisa Peet, 2017 (há versão mais atual)
    2) Princípios de Bioquímica de Lehninger, 8ª Edição, por David L. Nelson e Michael M. Cox
    3) Seu Metabolismo É Incrível: E É Fácil Compreender como Funciona, de Prof. Dr. Marcos Roberto de Oliveira, 2023: www.almedina.c...
  • НаукаНаука

Комментарии • 1

  • @metabolismoDrdeOliveira
    @metabolismoDrdeOliveira  Год назад +3

    Inscreva-se no canal e compartilhe o vídeo com quem também tem interesse no assunto!
    Até mais!
    ruclips.net/video/JW7MTXfz7Ws/видео.html