PESSOAS PARDAS LIBERTEM-SE do Cabo de Guerra Ideológico ! Beatriz Bueno PARDITUDE

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 сен 2024
  • Assista também:
    Pardos NÃO são negros! - Hipodescendência
    • Pardos NÃO são negros!...
    Meus textos oficiais:
    PARDITUDE, MESTIÇAGEM E IDENTIDADE NO BRASIL
    drive.google.c...
    IMPEDIDOS DE ENTRAR EM WAKANDA
    drive.google.c...
    INSTAGRAM
    / parditude
    TIK TOK
    / parditude
    #colorismo #pardos #movimentonegro #negritude

Комментарии • 158

  • @iurisantos5283
    @iurisantos5283 5 месяцев назад +65

    Pardo no Brasil vive no limbo, quando precisa de bolsa para estudar dizem que ele não é negro, quando diz que sofreu racismo ninguém leva a sério... é mais ou menos por aí...

    • @alissonmotiva4498
      @alissonmotiva4498 4 месяца назад +2

      Mas existe cotas para Pardo em concursos

    • @iurisantos5283
      @iurisantos5283 4 месяца назад

      @@alissonmotiva4498 nunca vi o termo "pardo" em nenhum edital.

    • @alissonmotiva4498
      @alissonmotiva4498 4 месяца назад

      @@iurisantos5283 Pois pesquise sobre cotas

    • @user-er7nd7sc4z
      @user-er7nd7sc4z 3 месяца назад

      O pardo no Brasil só serve pra quem tem interesse em aumentar as estatísticas de morte e violência. Ganhou bolsa? Não merece pq não é preto retinto. E volto a dizer, sofre preconceito de ambos os lados. De pretos retintos e brancos.

    • @alissonoliveira371
      @alissonoliveira371 3 месяца назад

      @@iurisantos5283 A Lei de Costas abrange pardos também

  • @edilbertoflorencio6971
    @edilbertoflorencio6971 5 месяцев назад +35

    Encontrei seu trabalho nas redes ano passado, logo após ser reprovado em uma banca de heteroidentificação onde me apresentei como "negro/pardo" (segundo designação do edital). Cresci sendo chamado de moreno, mas com o processo de letramento racial fruto da vivência acadêmica (sou historiador) passei a me colocar como negro e assim me definir. Contudo, quando os 8 membros da banca de heteroidentificação (5 da primeira etapa e 3 na fase de analise do meu recurso) por unanimidade não me reconheceram como negro, minha percepção sobre mim ruiu completamente. Fiquei sem perpspectiva e fui estudar sobre a minha condição, entendo minha identidade mestiça. Grato pelo seu trabalho e por tornar pública essa discussão ❤

  • @Michelle-rf1to
    @Michelle-rf1to 5 месяцев назад +35

    Colorismo não funciona no Brasil, as pessoas se esquecem que a história da colonização no Brasil e nos Estados Unidos são completamente diferentes. O Brasil ja começou com miscigenação inicialmente entre brancos e indígenas e depois com negros, ou seja nossa nação cresceu com mestiçagem, diferente dos EUA que até hoje existe bairros de negros e brancos separados e o índice de miscigenação é pequeno pois ainda tem muito preconceito entre casais interraciais.
    Concordo com você pois também sou parda, meu pai é branco e minha mãe é mestiça de indígena com branco, eu nasci com um tom mais escuro e tenho alguns traços indígenas, então é muito irritante quando vejo pessoas dizendo que pardos são negros, como se fosse tudo a mesma coisa, é como se essa pessoa estivesse apagando a história da minha família.

    • @irisnabolotnyj
      @irisnabolotnyj Месяц назад +1

      Exatamente. Tenho cabelo ondulado e volumoso, além de traços indígenas. Minha mãe é filha de uma indígena com um polonês, e meu pai foi filho de um espanhol com uma italiana. Na minha tese de doutorado, perguntei: "Qual é o meu lugar?" Isso porque pardos são frequentemente considerados negros e automaticamente associados a cabelos crespos, desconsiderando a miscigenação com indígenas e, posteriormente, com afrodescendentes. Crescer a vida toda tentando me encaixar e/ou recebendo elogios como "beleza exótica" torna-se exaustivo.

  • @tomsidera
    @tomsidera 5 месяцев назад +71

    Minha visão, como pardo é simples: boa parte dos líderes de movimentos negros (que muitas vezes nem negros retintos são) olham para os pardos com utilitarismo. O pardo serve mais mesmo somente para inflar os números e servir de massa de manobra política.
    Quando a gente fala de partidos, a coisa se complica. Pois ninguém quer ser massa de manobra.

    • @anonimoanonimo2924
      @anonimoanonimo2924 5 месяцев назад

      Pois é, o pardo serve pra inflar número, é induzido a se reconhecer negro, mas vai e tenta uma cota racial, aí é eliminado e acusado de fraude.
      Igual os dois candidatos que a USP eliminou na heteroidentificação.
      O número de negros que o Brasil tem, se tirar os mestiços que não tem o fenótipo negro, o número vai ser bem reduzido.

    • @juniorlima8895
      @juniorlima8895 2 месяца назад

      Pelo visto vc prefere ser visto como branco

  • @MarcoANS
    @MarcoANS 5 месяцев назад +40

    Eu cresci em uma família bem misturada, desde o loirinho do olho azul até o Negro, nunca me perdi quanto essa questão de identidade. Sou paraense, cresci em uma família católica, nossa cultura é fruto da mistura entre indígenas, negros e portugueses, no meu estado essas problemáticas quanto a miscigenação ainda n existem, nós vemos a mestiçagem como nossa identidade, pq nossa cultura e religião veio dessa mistura.

    • @parditude
      @parditude  5 месяцев назад +17

      |Muito legal!!É bem interessante essa percepção quando não perde de vista que o racismo no Brasil existe e é cruel.

    • @B.Biologa
      @B.Biologa 5 месяцев назад +5

      ​​​ É verdade mesmo, Bia. A miscigenação faz parte da identidade cultural do Pará. Nós temos orgulho disso ❤. Aqui, praticamente todo mundo é fruto da miscigenação de Português com Negro e Indígena. Me arrisco até dizer todos, mas, não podemos generalizar, kk.

    • @B.Biologa
      @B.Biologa 5 месяцев назад +4

      ​​@@parditudeBia, se você viesse aqui um dia, você podia reparar: a pessoa mesmo sendo branca, cabelos lisos ou ondulados e tals, se ela tiver um olho puxado e pequeno, podes crer que é fruto de alguma miscigenação lá do passado, pq grande parte da população nascida aqui, tem essa característica, kk .

    • @tomsidera
      @tomsidera 5 месяцев назад +2

      @@B.Biologa Então, seria um caboclo quase caucasiano por assim dizer.

  • @user-fn1pk5oi6n
    @user-fn1pk5oi6n 4 месяца назад +15

    Sou pardo com muito orgulho, pois reúno os sangues de bravos bugres, fortes africanos e intrépidos europeus. Sou uma espécie de supra sumo da humanidade!

  • @user-is1pg4vt7d
    @user-is1pg4vt7d 2 месяца назад +4

    Cara, eu sou uma pessoa miscigenada fruto de um espaço familiar muito sólido, e a visão do pardo através apenas da lente do sofrimento exclui a possibilidade de narrativas positivas e amorosas estarem atreladas a gente.

  • @B.Biologa
    @B.Biologa 5 месяцев назад +13

    Meus pais são mestiços (ao menos eu os considero assim), mas são pardos perante o IBGE. Minha mãe sempre falava pra mim quando eu era pequena, que ela achava lindo o nariz afilado, que é àquele nariz fino e pontiagudo. Eu ficava muito triste pois nunca tive esse formato de nariz. Via meus primos com esse formato e sempre tive vontade de fazer cirurgia. Até que em um determinado momento, relembrei dessa situação e percebi que não queria mais fazer isso, que era apenas influência da minha mãe que me colocava pra baixo. Meu nariz sempre foi lindo e fofinho (para mim) e sempre achei isso desde pequena, mesmo com os comentários dela. Até uma colega minha uns anos atrás comentou que o meu nariz era lindo então, tá tudo certo, kk. Gente, essa questão mexe muito com a tua autoestima. É gravíssimo! Isso nunca deveria existir!!

    • @jota3795
      @jota3795 4 месяца назад +4

      Exato,vc é linda do seu jeitinho! ❤️👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    • @B.Biologa
      @B.Biologa 4 месяца назад +1

      @@jota3795 Obrigada ❤️

  • @kingnurk888
    @kingnurk888 3 месяца назад +2

    Vc é extremamente sensata e lúcida, é disso que o Brasil precisa, de quem busca a união, e não apenas semear mais discórdia ainda. Muito obrigado. 👏

  • @williamrosa3604
    @williamrosa3604 5 месяцев назад +11

    Obrigado, Beatriz, por organizar essas ideias. Você é muito necessária para esse debate

  • @Henrique77valadares
    @Henrique77valadares Месяц назад +1

    é muito bom ouvir isso, sabia que ia estourar, eu mesmo nunca coloquei em nenhuma enquete online que eu era pardo (deixava em branco), pq de imediato o movimento negro ia captar pras estatísticas deles, sempre me identifiquei como mestiço caboclo

  • @wellersonoliveira5334
    @wellersonoliveira5334 5 месяцев назад +10

    Voce é muito necessária pra nós pardos 🧡

  • @user-is1pg4vt7d
    @user-is1pg4vt7d 2 месяца назад +2

    Eu literalmente tava falando de auto estima parda com uma amiga, tá na hora de criar referências atingíveis pra gente. Ela me acha uma pessoa bonita, e nós temos bastante em comum, então se ela reconhece a beleza em mim, n teria como n reconhecer nela mesma. Esse é um dos motivos da identidade parda ser importante, se podemos reconhecer as pessoas enquanto pardas, podemos criar referências para nós mesmo, seja no campo da estética ou da intelectualidade, pessoas como vc, que abertamente se reconhecem como mestiças, e que conquistam um espaço de visibilidade, são com certeza parte da solução.

  • @user-dc4zx5mh1y
    @user-dc4zx5mh1y 5 месяцев назад +11

    Parabens pelo trabalho! Seria interessante tbm expor a diferenca entre os governos coloniais q pregavam o embraquecimento e os reais imigrantes q vieram pro brasil, na maioria camponeses fugindo do fascimo ,guerras e da inquisiçao, ciganos e nomades que na maioria dos casos eram pobres nunca foram esses colonizadores que o movimento negro tenta vender como real, existe uma enorme diferenca entre os barões da coroa que escravizavam e exploravam negros e indigenas e tbm os proprios europeus,dos imigrantes europeus,ciganos,arabesetc que ajudaram na formacao do povo brasileiro,, a miscigenaçao real na maior parte, fora do abuso colonial, foi na maior parte porque esses povos tinha sim uma mesma classe social de camponeses,operarios, e povos da terra,, nunca conheci nem um branco na favela que seja descente desses colonizadores,, muito pelo contrario sao muitas vezes mesticos e pobres,, essa classe branca elite colonial existe num pequeno grupo de herdeiros tradicionais e familias descentes de escravagistas,, por isso essa falacia do movimento negro de dizer q todos os brancos sao descedentes de rascistas e na verdade um apagamento historico ,tendo em vista que o povo cigano"calon" por exemplo ja estava aqui antes da escravidao sendo explorado e perseguido pelos colonizadores , q esses povos ja sofriam na inquisicao antes de chegar ao brasil, pela religiao ou etnias diferentes,, reduzir ou apagar a historia e mt facil. Fora esses casos de abusos dos colonizadores nesses periodo inicial , a miscigenaçao sempre foi parte da formaçao do povo brasileiro, pois essas pessoas eram pobre, operarios e se misturavam livremente, por que o amor sempre foi e sera maior que qualquer ideologia,, alem do mais se for analizar todos os negros no brasil tbm tem sangue mestiço,, enquanto os africanos imigrantes q estao no brasil hj os consideram assim,, enfim enquanto os quilombolas entendiam que o povo mestico,negros,indigenas,ciganos,europeus camponeses eram companheiros de luta e deviam se organizar contra a imposicao de um estado que a explorava na epoca todos esses povos,de diferentes formas e ainda hoje explora, isso era uma visao que esses herois da resistencia ja tinham,, hj vemos um movimento negro extremamente perdido e incoerente, que da a entender que a unica luta e dividir as pessoas pelo tom de pele e apagar a ancestralidade da maioria dos mesticos,caboclosciganos como eu,, se eles se preocupam tanto com a ancestralidade, por querem classificar todos q nao sao negros no fenotipo como brancos? Isso nao seria a msm reproduçao colonial do embranquecimento que eles tanto criticam? Nao reconhecer nem q estamos na america do sul, somos paraguaios,bolivianos,argentinos etc ,,, viva opovo mestiço mais multiracial do mundo,, " se cortar com a navalha todo sangue é vermelho"

    • @alinerodriguesteixeira6959
      @alinerodriguesteixeira6959 5 месяцев назад

      sim, os brancos pobres

    • @amandadegenhardt
      @amandadegenhardt 5 месяцев назад +3

      Concordo totalmente. E percebo que existe uma má fé na construção dessa retórica do Branco como elite colonial e imigrante cm em vantagem. Talvez alguns q iam trabalhar cm mão de obra especializada em fábricas ou no comércio tinham sim essa vantagem mas mesmo esses muitas vezes sequer brancos eram mas sírio libaneses, japoneses, koreanos, judeus do ex império otomano e Grécia, etc e muitos dos nossos políticos e nossa elite atual descende dessas pessoas inclusive não de imigrantes europeus brancos agricultores que eram a maioria.

  • @GabrielaPerson
    @GabrielaPerson Месяц назад +1

    Muito ótima, articulada e inteligente, gratidão

  • @thiagoaugusto3559
    @thiagoaugusto3559 Месяц назад +1

    você conseguiu construir um lugar aliado a luta antirracista e ao mesmo tempo muito autentico para tratar sobre esse tema. Estou me identificando MUITO com seus vídeos. Nossas experiências são absurdamente semelhantes.
    Você vai receber muitas críticas, mas também vai encontrar muitos relatos como o meu de uma identificação imediata
    Obrigado

  • @marcusmartins6938
    @marcusmartins6938 5 месяцев назад +1

    Beatriz, comecei a ler seus textos na Revista Forum, seu trabalho tá desatando uns nós na cabeça e no coração por viver neste "não lugar". Obrigado.

    • @parditude
      @parditude  5 месяцев назад +1

      Que alegria meu amor!! Fico muito feliz ❤️

  • @leiturasemvideo5047
    @leiturasemvideo5047 4 дня назад

    Oi. Meu nome é Djalma. Prazer.
    De fato, as pessoas "brancas" (se é que alguém tem essa cor) ( e "mais brancas" ) não têm privilégios; têm direitos básicos adquiridos", ou respeitados.
    Isso disseste com muito discernimento.

  • @silviomattos1594
    @silviomattos1594 5 месяцев назад +2

    Bia, um abençoado dia pra você! Bia, quando vc tiver um tempo dê uma olhada na matéria na Folha de São Paulo de Ontem, no UOL tb, da Coordenadora do Sistema de Heteroidentificação do Ministério da Gestão do Governo federal (MGI), sobre a condução do sistema de avaliação fenotípica do Concurso Nacional Unificado (CNU) que possui mais de 400 mil inscritos para o sistema de cotas para negros. O reporter a indagou sobre os diversos problemas que têm acontecido nessas avaliações com relação aos pardos. Creio que seria interessante vc comentar a respeito, pois achei que ela não está a par do que vem acontecendo nessas bancas.

  • @laerciodovalle1691
    @laerciodovalle1691 2 месяца назад +1

    Parabéns pela clareza e propriedade com que fala.

  • @leandroccosmo
    @leandroccosmo 5 месяцев назад +2

    muito boa suas contribuições. fico muito feliz de ver alguém trazendo esse diálogo pro youtube e indo além da bolha academicista. parabéns e continue no caminho! ✊🏼

  • @flavia8737
    @flavia8737 Месяц назад +1

    É interessante como a linguagem e as narrativas conseguem, muitas vezes, obstruir o que é real, o que é fato.

  • @gabrielsantos-xq3nj
    @gabrielsantos-xq3nj 5 месяцев назад +4

    Como uma pessoa tão legal como a Beatriz ainda sofre comentários de ódio? Esse mundo tá muito podre mesmo.

    • @parditude
      @parditude  5 месяцев назад

      Amor ❤️❤️❤️❤️❤️

  • @ladymorwendaebrethil-feani4031
    @ladymorwendaebrethil-feani4031 5 месяцев назад +7

    Se a pessoa usa "palmitagem" nesse sentido, essa pessoa eh racista e da pra responder ela perguntando se vai ter palmito juçara no etnoestado que ela sonha em viver.

  • @tomsidera
    @tomsidera 5 месяцев назад +8

    Agora, tem uma coisa que me incomoda muito em algumas pessoas pardas como a Anitta: tentar parecer branca ou negra de acordo com a conveniência. Isso é podre.

    • @lourdesmaria9981
      @lourdesmaria9981 5 месяцев назад +5

      Complexa questão kkkk o Brasil tá cheio destes

    • @parditude
      @parditude  5 месяцев назад +10

      Mas a Ludmilla pode usar todo tipo de cabelo né? Entendi…

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa 5 месяцев назад +3

      ​@@parditudeessa galera não percebe o quão racista pode ser conforme a percepção deles

    • @lourdesmaria9981
      @lourdesmaria9981 5 месяцев назад +1

      @@parditude kkkk boa pergunta

    • @CamilaVic-i6r
      @CamilaVic-i6r 17 дней назад

      Nunca vamos poder nada, seja pintar o cabelo de loiro, ou usar tranças. Mas brancos podem pintar, e o outro lado pode usar perucas

  • @nicolascardoso8484
    @nicolascardoso8484 3 месяца назад +1

    Te conheci a um video atras, e to adorando o canal, finalmente uma pesquisadora sobre esse assunto. To maratonando seu canal !

  • @kaizennojujutsu6134
    @kaizennojujutsu6134 4 месяца назад +2

    Já vi um tempo atrás de uma africana falando que os mulatos são visto diferentes como sendo diferente

  • @Kah_Vieir4
    @Kah_Vieir4 4 месяца назад +1

    Minha família é de negros, pardos, brancos, indígenas... Tenho orgulho da minha história, dessa mistura q é a cara do Brasil hahahaha minha mãe é filha de branco com negro, meu pai de indígena com, eu acredito q negro, não tenho certeza. Oq sei é q minha avó paterna era indígena, então... Eu confesso que fico muito confusa com essa questão. Todo mundo sempre fala q eu sou parda, mas sei lá. Tenho o tom de pele mais claro, até mesmo com relação à minha foto, cabelo liso... mas ainda é tudo novo pra mim pq eu sempre me vi como uma mulher negra, e ainda me vejo, na verdade. Não sei se seria correto dizer q sou parda no meu caso.
    Confesso tbm que já rejeitei, ignorei a identidade parda no Brasil, mas hj tudo isso mudou. O conhecimento é libertador 🤩

  • @Psychobellic
    @Psychobellic 5 месяцев назад +4

    seu conteúdo é maravilhoso, toda força pra tua caminhada!

  • @marcosantonioricardo4799
    @marcosantonioricardo4799 16 дней назад

    Caramba, muito bom esse entendimento; parabéns

  • @warlleysilva2738
    @warlleysilva2738 5 месяцев назад +4

    Teu canal foi um dos melhores que eu já conheçi. 👏👏👏👏👏👏

    • @parditude
      @parditude  5 месяцев назад +3

      Obrigada meu amor por esse lindo elogio ❤️❤️❤️

    • @warlleysilva2738
      @warlleysilva2738 5 месяцев назад +1

      @@parditude por nada e abraços. 👏👏😘😘

  • @socialistapatriota3444
    @socialistapatriota3444 5 месяцев назад +3

    Essa argumentação da Sueli Carneiro sobre índices sócio-econômicos de negros e pardos serem iguais entre si e discrepantes para com os do segmento branco é uma falácia. A concentração de renda na elite, que é homogeneamente branca, puxa pra cima os dados dos brancos. Com relação a se unir aos negros/indígenas porém mantendo a identidade parda, creio que seja um dever não somete dos pardos mas de todos lutar contra o racismo. Porém, como unir-se a este MN e indígena ? Não é que eles não respeitam os pardos somente, são anti-nacionais por excelência e recebem financiametos estrangeiros para o serem.

  • @alinerodriguesteixeira6959
    @alinerodriguesteixeira6959 5 месяцев назад +1

    Que aula! Estou refletindo muito sobre minha condição e de minha família

    • @parditude
      @parditude  5 месяцев назад +1

      Fico muito feliz querida!!

  • @fnd6813
    @fnd6813 5 месяцев назад +1

    Você é fundamental. Obrigado por isso.

    • @parditude
      @parditude  5 месяцев назад

      Gratidão por disponibilizar um tempinho pra me dar esse reconhecimento!! Importa muito pra mim ❤️❤️❤️

  • @mariasouza1113
    @mariasouza1113 Месяц назад

    Cheguei a fazer um teste de ancestralidade e o resultado? Miscigenada e pronto. Obrigada Beatriz por nos libertar,pois não me considero negra e nem branca.

  • @josi.ane3
    @josi.ane3 5 месяцев назад +1

    Que trabalho maravilhoso! Bea você é luz

    • @parditude
      @parditude  5 месяцев назад

      Obrigada meu amor 😍

  • @Maria-lq2yp
    @Maria-lq2yp 5 месяцев назад +3

    Que aula maravilhosa!

    • @parditude
      @parditude  5 месяцев назад +1

      Obrigado 😃

  • @fabianamendes1208
    @fabianamendes1208 3 месяца назад

    Muito bom saber que existem pessoas discutindo este assunto. Muito instrutivas as suas explicações.

  • @jota3795
    @jota3795 4 месяца назад +1

    Linda,amei seu canal, parabéns gata! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

  • @JoseSilva-ti2jh
    @JoseSilva-ti2jh 5 месяцев назад

    Passarei a acompanhar seu canal, sempre procurei entender como me classificar, se negro e ou pardo.
    Gratidão.

  • @mariavaldirialima1140
    @mariavaldirialima1140 5 месяцев назад +4

    Sou sarará quase igual a vc mas meus traços negróides são mais intensos, pele clara, cabelo 4c/d, nariz largo, e sempre me disseram que eu era pior do que os negros, os próprios negros me diziam isso. Tomei ódio da minha cor/ raça.

    • @parditude
      @parditude  5 месяцев назад +2

      Sinto muito meu amor!! Estamos juntas nessa 😢❤️

    • @B.Biologa
      @B.Biologa 5 месяцев назад +2

      Meu Deus, mana! Que horror! 😥

    • @Andre.felipe84
      @Andre.felipe84 5 месяцев назад +2

      Aqui no Nordeste o preconceito com os Sararás (pardos com cabelos crespos loiros) e fogoiós (pardos com cabelos crespos avermelhados) é terrível. São vistos como uma aberração. O pior xingamento, por aqui, é chamar alguém de Sarará.

    • @Factosplanos99
      @Factosplanos99 5 месяцев назад +1

      Não fique triste

    • @celidagolobic2156
      @celidagolobic2156 Месяц назад +1

      Talvez voce possa encontrar seu próprio charme e começar a realçar sua beleza diferente. Sempre tem a primeira em tudo na vida. Visualizo você bem interessante e feliz! Boa sorte ❤

  • @ricajubilado
    @ricajubilado 3 месяца назад +1

    Se puder faz um video sobre esse canal
    GoBlack2Africa
    Black Brazilians have lost their identity and live a twisted life.

  • @rafaelrives2986
    @rafaelrives2986 5 месяцев назад +1

    Parabéns pela contribuição, força

  • @carmonobre802
    @carmonobre802 5 месяцев назад

    Vc é uma benção, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos

  • @caiquefrancis
    @caiquefrancis 18 дней назад

    eles so querem dividir o povo. dividir para conquistar. isso o que fazem de melhor e em todas as areas.

  • @user-wp5zq3mr2n
    @user-wp5zq3mr2n Месяц назад

    Eu fui chamada de amarela , verde, encardida...
    Na infancia...

  • @lucalunar8974
    @lucalunar8974 4 месяца назад

    Nesse vídeo em específico, você pontua sobre o mestiço que não faz o resgate da cultura indígena (ou preta).
    O movimento dos indígenas na luta contra o etnocídio trás o resgate de que, as pessoas que são indígenas são as pessoas que nascem em território americano. Dessa forma, todo mestiço, mesmo que se reinvidique como mestiço, ele ainda seria um indígena também. Tem algo outro vídeo seu que pontue essa questão? Porque eu acho que a lógica do Ailton Krenak é seguindo essa premissa ao querer se referir que caboclos são (produtos da colonização).
    Aí enfim, eu me identifico nesse limbo. Desde que comecei a entender y questionar meu espaço social y entender os preconceitos que eu sofro, eu me compreendi como uma pessoa indígena que é mestiça y é socializada como branca, apesar de ter ancestralidade mestiça africana, nativa y europeia. Vendo os seus vídeos eu me encontro muito mais como alguém que simplesmente é pardo, mas eu vejo que você faz uma distinção muito maior do que como eu vejo em relação ao ser indígena, sendo que pessoas de aldeia concordam y acolhem que pessoas mestiças como eu, apesar de ter a pele mais clara e outros traços europeus, são também pessoas indígenas.

  • @lorsonburiti3417
    @lorsonburiti3417 3 месяца назад

    Beatriz, você precisa ir ao programa "Sexta Black" para discutir esse tema.

  • @NycaBaza
    @NycaBaza 4 месяца назад +1

    Você não sabe o peso que tirou das minhas costas!

  • @andreabarboza9072
    @andreabarboza9072 Месяц назад +1

    Falas muito coerentes.

  • @dario7menezes
    @dario7menezes 5 месяцев назад +6

    Sou pardo mas não por esse motivo vou reivindicar direitos especiais próprios a despeito de qualquer tratamento injusto que os pardos tenham experimentado no passado ou no momento atual, pois medidas especificas (cotas, leis, regras de prioridade, etc. ...) para determinados grupos é em si Racismo. Na minha opinião, o governo e os ativistas contra o racismo estão combatendo o racismo com o racismo.

    • @kareemhussein2583
      @kareemhussein2583 5 месяцев назад +2

      Não é reivindicar direitos especiais. Eh na verdade reivindicar... DIREITOS!!!

  • @marcia1101
    @marcia1101 2 месяца назад

    Uma pergunta sobre miscigenação. A vida pessoal, sentimentos não entra na conta? Esses casamentos eram arranjados?

  • @SoraiaLMotta
    @SoraiaLMotta 3 месяца назад

    obrigada por sua explicação.

  • @carmonobre802
    @carmonobre802 5 месяцев назад +1

    Muito bom o video👏🏼👏🏼👏🏼

  • @CamaradaRafa
    @CamaradaRafa 5 месяцев назад +4

    Eu sou pardo, miscingenado branco c indígena. Amei seu vídeo e achei necessário

  • @luciliagabriel5142
    @luciliagabriel5142 11 дней назад

    Eu tenho uma dúvida genuína: nessa questão da identidade parda, o que define o pardo seria uma ascendência direta multiracial? (Ex: pai preto, mãe branca). Porque eu sou uma pessoa preta, filha de pai e mae pretos, mas de tons diferentes (minha mae um pouco mais clara que meu pai), o que faz com que eu não tenha o tom mais escuro possível, apesar de ser considerada uma mulher retinta. Só que esse não lugar racial nunca existiu pra mim. Ai eu seria parda também por ter algum nivel de ascendência branca (mesmo que distante) na minha família ou seria só na ascendência direta? Pq de fato mestiço quase todo mundo é nesse país, mas o que de objetivo que separa o pardo do preto?

    • @parditude
      @parditude  2 дня назад +1

      O que define é o fenótipo ambíguo

  • @emilianocsg1
    @emilianocsg1 5 месяцев назад

    Simplesmente IMPECAVEL

  • @feliperebellosc
    @feliperebellosc 3 месяца назад

    Eu consigo ver muito claramente em minha imaginação esse tipo de cientista da epoca descrevendo o texto, todo cheio de razão, pois tinham como base o cruzamento de raças de animais. Seja cachorros, bois, galos etc etc etc. Todo criador profissional de uma raça de bicho vai querer manter a pureza daquela raça determinada. Para mim , esse tipo de raciocínio vem muito daí.

  • @MiguelArcanjo-Abu
    @MiguelArcanjo-Abu 5 месяцев назад +1

    Gostei❤

  • @CamilaVic-i6r
    @CamilaVic-i6r 17 дней назад

    n tem problema nisso, até pq brancos tb usam chapinha,progressiva e afins blabla.

  • @ionaranunes6787
    @ionaranunes6787 3 месяца назад

    Não irei discutir as questões raciais, não é meu lugar de fala, mas a totulo de informação geopolítica, não se usa há mais de 20 anos o termo terceiro mundo. O que diz atualmente sobre países como o Brasil é nação em desenvolvimento.

    • @parditude
      @parditude  3 месяца назад

      Obrigada pela informação 🥰

    • @Dr.braytnerssantos
      @Dr.braytnerssantos 3 месяца назад +1

      Em desenvolvimento também está desatualizado quando falamos do Brasil, o termo é emergente, pois entre os países em desenvolvimento o Brasil encontra-se entre os mais relevantes e poderosos, por isso o termo emergente (que está emergindo ao poder), por mais que a passos bem largos…

  • @dgr.013
    @dgr.013 5 месяцев назад

    Pra frente

  • @wandersonsalazarsalazar8545
    @wandersonsalazarsalazar8545 4 месяца назад

    Raça é um negócio muito complicado , raça é um conceito muito mais da criação de animais domésticos e da sociologia q da biologia em se. Em biologia temos espécies e subespécies. Algumas pessoas chamavam as subespécies de raças geograficas , mas não é a mesma coisa que raça, pois todas as raças de cães são da mesma subespécie Canis lupus familiares, sendo uma subespécie do lobo. Nós humanos não temos subespécie, então todos os conceitos de raça em humanos são criações culturais e sociais, então não vejo problema em dizer que existem pardos, pós essa é uma categoria cultural/social reconhecida no Brasil desde q o diabo era menino

    • @kaizennojujutsu6134
      @kaizennojujutsu6134 4 месяца назад

      Então qual termo pra usar no lugar raça? Pq etnia não faz muito sentido já q etnia era usado pra se referir a cultura.

    • @wandersonsalazarsalazar8545
      @wandersonsalazarsalazar8545 4 месяца назад

      @@kaizennojujutsu6134 raça no sentido social ué

    • @kaizennojujutsu6134
      @kaizennojujutsu6134 4 месяца назад

      @@wandersonsalazarsalazar8545 mas vc tinha escrito q não é um termo legal

    • @wandersonsalazarsalazar8545
      @wandersonsalazarsalazar8545 4 месяца назад

      @@kaizennojujutsu6134 eu disse q não um termo biológico

    • @wandersonsalazarsalazar8545
      @wandersonsalazarsalazar8545 4 месяца назад

      @@kaizennojujutsu6134 eu disse que não é um termo biológico e sim sociológico

  • @ousen5909
    @ousen5909 5 месяцев назад

    Existe diferença entre ser preto ou negro? Creio não ser palavras de mesmo signficiado

    • @parditude
      @parditude  5 месяцев назад +3

      Não existe não

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa 5 месяцев назад

      Negro seria etnia, ou seja, pode ser retinto ou de pele clara. Preto é cor da pele, no caso retinto

    • @Andre.felipe84
      @Andre.felipe84 5 месяцев назад

      ​​@@CamaradaRafaErrado. Negro e preto sempre foram sinônimos no Brasil e no mundo. Negro nunca se referiu a pardos na história. (Isso é inovação do movimento negro).
      Chica da Silva, que era mulata, era chamada de Francisca Parda.

    • @a377jtcndd
      @a377jtcndd 2 месяца назад

      Alguns vão tratar preto como etnia, largando o negro de lado. ​@@CamaradaRafa

  • @juniorlima8895
    @juniorlima8895 2 месяца назад +1

    Pq vc não diz logo que é Branca?

  • @cibelecabral553
    @cibelecabral553 5 месяцев назад

    Pardos e mulatos são a mesma situação?

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa 5 месяцев назад +1

      O termo mulato vem de mula, então é um termo racista

    • @josi.ane3
      @josi.ane3 5 месяцев назад +3

      @@CamaradaRafa Não é não, a própria Bea já explicou a origem do termo mulato e não é essa que colocaram de "mula"

    • @Andre.felipe84
      @Andre.felipe84 5 месяцев назад

      Pardos é um termo amplo e incluiu todos os mestiços que tenham a pele marrom: MULATOS (brancos+ negros), CABOCLOS (indígenas+Brancos) e CAFUZOS (negros + indígenas).

    • @Andre.felipe84
      @Andre.felipe84 5 месяцев назад

      ​​@@CamaradaRafaErrado. O termo "Mulatto" vem do árabe Muwallad (híbrido) e se referia aos filhos de árabes com não árabes, geralmente negros da África Subsaariana.
      Porém, ainda que o termo viesse do latim Mullus (híbrido), esse termo nada tem a ver com mula, porque ambas as palavras vieram de um substantivo primitivo que significa híbrido.
      Por fim, é bom lembrar que a escravidão negra surgiu na Idade Moderna com os portugueses. E nessa época, a língua portuguesa já estava desenvolvida há séculos e não se falava mais latim desde a época do império Romano no século III, o que demonstra que a origem da palavra é mais provável tem vinda do árabe, da época do domínio mouro na idade média.

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa 5 месяцев назад

      @@josi.ane3 é sim

  • @juniorlima8895
    @juniorlima8895 2 месяца назад +1

    O que me parece é que o que chamam de pardo, que pra mim não existe, não quer ser visto como negro de jeito nenhum 😂😂😂

    • @natanaelsantos801
      @natanaelsantos801 Месяц назад +6

      Descobri agora que eu não existo, nem esse vídeo já que a Beatriz não existe

    • @celidagolobic2156
      @celidagolobic2156 Месяц назад +4

      Eu sou parda e existo. Portanto o que você resolveu apagar e inapagável.

    • @CamilaVic-i6r
      @CamilaVic-i6r 17 дней назад

      porque não somos. fim

  • @weversonvieira19
    @weversonvieira19 4 месяца назад +1

    Os pardos estão a frente dos pretos e beneficiam do colorismo. E colorismo funciona no Brasil, quem é preto retinto sofre mais preconceito e principalmente de pardo. Para mim quem se beneficia nessa união entre pretos e pardos para sem chamados de negros são os pardos, pois tem muita gente clara com nariz afilado que não tem fenotípo algum de negro e está se filiando a partidos para representar a população negra.

  • @paulabueno540
    @paulabueno540 4 месяца назад

    Eita falta de conteudo util.😂

  • @jocielpereiradesouza4754
    @jocielpereiradesouza4754 5 месяцев назад +1

    Obrigado.