Ganho e diretividade de antenas

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • O que é o ganho de uma antena? O que é diretividade de uma antena? Qual a diferença entre os dois parâmetros? Onde se aplicam? Como se aplicam? Estas e outras perguntas sobre o assunto são exploradas e respondidas neste vídeo. Também é abordado o diagrama de radiação de antenas isotrópicas e diretivas. Os parâmetros eficiência de radiação, resistência de radiação e resistência de perdas são apresentados.

Комментарии • 15

  • @fabioresende1171
    @fabioresende1171 6 месяцев назад +1

    Professor Manoel, incrível o conteúdo do canal. Nunca tinha visto algo sim objetivo e claro. Me atrai muito o assunto sou envolvido com o meio de rádio e gostaria demais de poder fazer ao menos um curso técnico, mas creio não existir curso técnico nessa área só graduação mesmo. Mas está me ajudando muito a aprender sobre o assunto. Magnífico. Parabéns pela corajosa iniciativa.

    • @manoelnavas1991
      @manoelnavas1991  6 месяцев назад

      Obrigado Fabio!

    • @manoelnavas1991
      @manoelnavas1991  6 месяцев назад

      Olá Fábio. Sobre a formação técnica você pode procurar os cursos do SENAC ou escolas técnicas particulares. Uma alternativa é a Internet. Boa sorte!

  • @anaiziozanotti421
    @anaiziozanotti421 Год назад

    Bom dia meu amigo.
    Qual a melhor antena,pra se captar um sinal,na frequencia de 850 MHz, e qual a melhor,para irradiar o sinal reproduzido.
    Uso repetidores de 70 dbm,20 db ganho

    • @manoelnavas1991
      @manoelnavas1991  Год назад

      Olá Analízio Zanotti. Antenas podem ser usadas na transmissão e na recepção, indistintamente. Se uma antena é boa para receber sinais também é boa par transmitir. Na mesma faixa de frequência , é claro. Antenas especialmente transmissoras são utilizadas em alta potência. O problema não é a antena e sim os elevados níveis de tensão. Não sei responder a tua pergunta. É como se você me perguntasse qual o melhor carro ou a melhor lanterna. Eu teria que perguntar: qual a aplicação? Se você quer redistribuir sinais de RF existem equipamento próprios para isso. Recebe em uma faixa e retransmite em outra. Com duas antenas e transceptores bidirecionais. Eram muito utilizados no início do sistema celular quando a cobertura era muito reduzida em área. Um nível de 70 dBm (positivo) equivale a 10 kW! Tem certeza desse valor? 20 dB multiplica por 100. assim, pelos dados fornecidos você tem um equipamento com 1.000 kW. Ou 1 GW. Dê uma olhada no site da NATEL. Lá você encontra os serviços licenciados e os níveis de potência permitidos pela legislação. Se formos considerar apenas a faixa de frequências citada antenas Yagi são uma boa escolha. Se quiser mais banda vá de Log - periódica. Boa sorte!

    • @manoelnavas1991
      @manoelnavas1991  Год назад

      Corrigindo. 1 MW.

  • @franciscosimao2129
    @franciscosimao2129 3 года назад

    Doutor, uma antena yagi de 20dbi usada na posição horizontal como transmissora, para enviar o sinal de um repetidor de celular de 30dBm, para uma distancia de 400 metros; qual será o angulo de abertura horizontal quando esse sinal chegar a essa distancia?

    • @manoelnavas1991
      @manoelnavas1991  3 года назад

      Olá Francisco! Uma antena se comporta como uma lanterna. Se você está próximo a área iluminada é pequena e a intensidade elevada. Se você se afasta a área iluminada aumenta e a intensidade diminui. O ângulo de abertura é constante. Tanto para a lanterna como para a antena. Os dados estão corretos? Uma antena Yagi com 20 dBi de ganho tem mais de 15 elementos e ângulo de abertura menor que 30 graus. 50 dBW de EIRP são 100 watts! Em 400 metros teremos algo como - 40 dBm de potência recebida. Um valor extremamente elevado de recepção. Com esse nível de sinal transmitido é possível que você venha a interferir em outros sistemas. Recomendo que você confira o projeto. Existem normas que limitam o valor máximo dessa EIRP. Aqui no canal você encontra 40 vídeos sobre o assunto. Boa sorte!

    • @franciscosimao2129
      @franciscosimao2129 3 года назад

      @@manoelnavas1991 Tá ok!😂

  • @franciscosimao2129
    @franciscosimao2129 Год назад

    Nas especificações técnicas de uma antena homologada de 700Mhz consta que a faixa de frequência dela é de 708 a 803Mhz.
    Nas especificações técnicas de uma antena homologada de 850Mhz consta que a faixa de frequência dela é de 824 a 894Mhz.
    Testes feitos com uma antena de 700Mhz e outra de 850Mhz, a antena de 850Mhz capta sinal de celular em 700Mhz, mas a antena de 700Mhz não capta sinal de celular em 850Mhz.
    Qual seria a explicação técnica pra isto?

    • @manoelnavas1991
      @manoelnavas1991  Год назад

      Olá Francisco Simão. Toda antena possui uma determinada largura de banda função, basicamente, do tipo de antena. Antenas log-periódicas são conhecidas como antenas de banda larga. Já antenas dipolo finas apresentam banda estreita. Quando dizemos que uma antena é projetada de 700 MHz a 800 MHz não significa que nem em 695 MHz ou 807 MHz a antena deixe de funcionar. Geralmente é especificada a largura de banda de um determinado parâmetro, como a VSWR inferior a, digamos 1,4. Isto significa que o fabricante garante, ou pelo menos deveria garantir que entre 700 MHz e 800 MHz a VSWR dessa antena é menor ou igual a 1,4. Fora dessa faixa pode ser, e certamente será maior, degradando o funcionamento do sistema. Gosto de especificar a frequência central como a media geométrica dos limites. Para a faixa e 708MHz a 803 MHz a média geométrica é 754 MHz, ara 824 MHz até 894 MHz a media geométrica é 858 MHz. Não confunda o laudo técnico assinado por um engenheiro com informação de propaganda. Verifique o registro da homologação na ANATEL. Ocasionalmente, no dia a dia podem haver certas simplificações. Converse com alguém sobre a faixa do cidadão e pergunte sobre a banda de operação. A resposta vai ser 11 metros ou 27 MHz. Mas 11m corresponde a 27,27 MHz. É apenas isso, uma simplificação. Agora gostaria de fazer um pedido. Se você ainda não é inscrito no canal, inscreva-se e divulgue. Com a mudança das regras do RUclips fazem três meses que não temos um novo inscrito. Isso está acontecendo com todos os canais técnicos, em todo o mundo. Para um canal sem patrocínio o único incentivo é sabermos que estamos divulgando conhecimento para diversas pessoas. Sem isso não vale a pena manter o canal. Obrigado e um grande abraço.

    • @franciscosimao2129
      @franciscosimao2129 Год назад

      @@manoelnavas1991 Já sou inscrito no seu canal há muito tempo. Para eu me inscrever em um canal sobre qualquer assunto, primeiro eu olho se as perguntas feitas naquele canal são respondidas, senão, não me inscrevo e nem tão pouco faço pergunta, pois assim como as perguntas das demais pessoas não foram respondidas, sem sombras de dúvidas a minha também não será respondida. Gosto de participar de canal que a minha pergunta seja respondida mesmo que aquela resposta não tenha sido satisfatória para o meu grau de entendimento. Vejo muitos canais que no seu início, o seu dono quase chora pedindo inscritos; enquanto tem poucos inscritos, responde todas as perguntas, e a partir do momento que passa a ganhar uma quantidade satisfatória de inscritos, não responde mais aos seus inscritos. Eu já me desinscrevi de canal por causa disso!

    • @manoelnavas1991
      @manoelnavas1991  Год назад

      @@franciscosimao2129 Olá Francisco simão! Não fique preocupado com isso. Um canal sobre eletromagnetismo, em língua portuguesa e no Brasil nunca terá mil inscritos... Por isso as perguntas serão respondidas. Trabalhei na área de projeto e desenvolvimento de equipamentos de telecomunicações e também fui professor, em Universidade, inclusive IME e UERJ, e Escola Técnica. Toda pergunta, se feita com bom interesse, merece uma boa resposta, que seja adequada a quem pergunta. Conforme você já deve ter verificado respondo a todas as perguntas no canal. Aguardo críticas e sugestões de temas. Um abraço!

  • @rivaldodasilvaalvesjunior9759
    @rivaldodasilvaalvesjunior9759 2 года назад

    Eirp

    • @manoelnavas1991
      @manoelnavas1991  2 года назад

      Olá Rivaldo da Silva! Exato. Potência efetivamente irradiada em relação à antena Isotrópica. É uma forma de se especificar a potência irradiada, em uma dada direção, em relação à Isotrópica, Pode ser calculada somando-se a potência fornecida pelo transmissor em dBW ao ganho da antena na direção considerada e subtraída das perdas. Aguardo críticas, perguntas e sugestões de temas!