As cidades atuais são insustentáveis: gentrificação, verticalização, motorização, conurbação, consumo excessivo de água, etc. Poucas áreas livres de terreno nativo, que sofrem pressão imobiliária. E politicas ambientais insuficientes para lidar com esses problemas.
Nas serras no entorno de Belo Horizonte, a temperatura costuma ser de 3 a 6 graus mais baixo que na região central da cidade. Isso tudo número diferença de uns 10 km
Atila desejo que vocês estejam todos bem , acabei de escutar agora ,como sempre nós destruindo tudo , meu ex marido mesmo contra minha vontade concretou todo quintal , mesmo assim todos reclamando que está quente eu não, sempre sinto frio ou gostoso , onde moro quando não queimam a vegetação o ar e bom , mas os plásticos são a decadência humana , aqui não só separamos o lixo ,nos levamos partes separadas paras fins corretos , mas tudo tem plástico, misericórdia, obrigado por dividir seu conhecimento, beijinhos no jacarezinho 💋💋💋🥰😎.
Acho que a cultura do ar condicionado é uma insanidade, tendo em vista as tecnologias de construção mais modernas. As soluções existem e, muitas vezes, baratas que as construções tradicionais! Parabéns pelo vídeo!!!
Enquanto essas tecnologias mais modernas de construção não forem implementadas, infelizmente o ar condicionado fica sendo obrigatório. Venha pro Rio de Janeiro ver se você aguenta ficar sem ar condicionado nos dias em que a sensação térmica passa dos 50 graus.
Muito bom o conteúdo e a explicação. Parabéns! Uma sugestão: Abordar como uma das soluções o Teto Verde e a Bioconstrução de um modo geral. A Permacultura vem provando há anos que existe uma forma de se viver permanentemente (sustentável), equilibrado com o meio (ambiente).
Átila, fale sobre projeto urbano!!! Como cidades projetadas para pessoas (e não para carros) influenciam na saúde(!), bem-estar, clima, finanças públicas, acesso à educação, à cultura (então, cidadania), e como interesses econômicos de poucos vêm alienando todos apesar de tanta informação disponível! Tema importantíssimo e pouco explorado em português por grandes comunicadores! Sugestões de inspiração: canal do yt NotJustBikes e Bicycle Dutch, movimento Strong Towns, empresa Urban 3 e livro Curbing Traffic! :)
Sempre pensei no excesso de asfalto e na falta de arborização como os vilões do calor que sentimos na cidade, fora o ar, seco e irrespirável. Aqui em SP sinto falta de vento e das chuvas refrescantes que tínhamos.
O problema é que praticamente não existe casas com arvores no quintais, em muitos lugares praticamente não existe quintal, só concreto no terreno todo. Na maioria dos bairros você pode andar por quilômetros sem ver um unica arvore, casa com gramado então esqueça kkkk Compare pelo street view algum bairro Brasileiro aleatório com algum bairro norte americano aleatório para você ver a diferença na arborização, ou até mesmo com bairros na Africa do sul que tem economia mais similar a nossa, você verá muito mais verde.
O excesso de concreto e asfalto também retém o calor e ficam radiando ondas de calor após o sol se pôr. Funcionam como capacitores de calor, ao contrário de árvores e vegetação.
Muito bom o assunto. Seria interessante fazer uma série de vídeos sobre ideias ou planos que cidades estão colocando em prática para serem mais sustentáveis. Já faz tempo que busco um conteúdo que explique/dê dicas de como arquitetar casas, empresas ou edificios mais sustentáveis e que melhor aproveitem os recursos.
Eu quase desmaiei no verão aqui no Nordeste. Mega abafado, suor não evaporava, pressão começou a cair. Você suar estando parado e em frente ao ventilador é sacanagem demais. Por isso prefiro frio, tem nem comparação
Os problemas são os extremos. Mas ter que trabalhar é a maior causa. Se fosse pra ficar em casa nos dias de chuva, frio seria ótimo. Ou estar em uma cachoeira no dias de sol.
@@thsampaiouni se frio fosse pior que calor, existiriam mais humanos vivendo no Saara do que na Sibéria, porém não isso que acontece. Frio é muito mais fácil de conter com nossa tecnologia atual.
@@hueanao Os seres humanos sempre buscaram lugares mais quentes e com maior abundância de água! Desde os homens pré-históricos eles sempre procuraram lugares com temperaturas mais propícias à sobrevivência, locais quentes! Tu usou um exagero de comparação (deserto) da mesma forma que seria um exagero eu falar em Pólo Norte (pouco habitado) ou a Antártida (desabitada, exceto por grupos de pesquisadores)
A primeira reportagem que vi sobre as temperaturas extremas eram de uma cidade no Iraque, que alem de colocar blocos de gelo pela casa, ainda pintavam os telhados de branco justamente para refletir o sol. Eu trabalho num bosque e a temperatura la é uns 5 graus a menos que na minha casa, por exemplo, imagina se tivessemos mais areas verdes nas cidades e menos desmatamentos, n precisariamos de ar condicionados nas cidades. Viva o Verde, Viva o Mato! 💪🌳❤️
Faltou o detalhe qye uma construção tem área de absorção de calor muito maior que apenas a area do terreno. Um predio de 40 andares, as paredes externas tem area muito maior que somente o terreno para absorver e manter o calor..
Tenho duas cachorrinha e tomo cuidado para não sair com elas quando está quente demais. A rua ao lado da minha casa tem várias árvores numa calçada e nenhuma na outra, por causa da fiação. É impressionante a diferença da sensação térmica que sentimos só ao atravessar a rua. Se não fosse pelas peludas, talvez não tivesse notado. Plantem árvores!
Adoro esta série. Já falei isso antes? Se não, vai lá, adoro esta série. Desde a abertura que traz todos os assuntos tratados, criando uma rede de saberes necessários para nossa compreensão do que andamos fazendo com nosso mundo. Muito obrigada, Átila e toda sua equipe. Adoro esta série.
Aqui onde moro talvez existam no máximo umas 10 árvores numa área (Comunidade, favela) de 30 mil habitantes. É um deserto, se no lugar das habitações fosse um campo branco apontando a quantidade de árvores e o intervalo entre elas. A tendência é piorar. É crônico!
A cor do asfalto por ser de cor preta já retém calor justamente pela cor preta ser que retém calor p si. A tonicidade do asfalto como outros locais de uso de tons escuros neste caso por mais pequenosdiante a td um sistema favorável à retenção de calor não seria tbm uma possibilidade de minimizar efeitos? Se a busca por meios de estruturas de resfriamento as cores e tons refrescantes e q retém menos calor não seria uma ideia sustentável?
Ótimo conteúdo como sempre! Queria dar só um feedback sobre a câmera que balança em diversos momentos dos vídeos, não somente nesse. Dá um contraste grande dos objetos ao fundo balançando ou tremendo e você se movendo naturalmente. No mais parabéns pra essa grande família! Saudades de você no nerdcast!
No caso de temperaturas de 35 abaixo, a quantidade de pessoas também não influencia? Se cada corpo mantém 36 graus, eles trocam temperatura com o ambiente e aquecem o ar em volta, não? Se for uma pessoa numa sala, não faz diferença, se forem 50...
Vi em um site a comparação de avenidas e ruas antigamente e hoje em dia, as reformas delas tiraram qualquer rastro de vegetação pra aproveitar o máximo de espaço possível
Ouvi algo sobre sombras artificiais no norte da África. Observo que Copacabana é mais fresca que a Barra, por exemplo, devido às sombras. Isso procede?
Pode ser por isso tbm mas existem mais fatores a se levar em conta: incidência de vento, umidade etc. Mas a Barra é feita de prédios envidraçados gigantes, de avenidas largas, mobilidade para carros e menos para pedestres...
Porque na capital do Rio de Janeiro está esfriando? Estamos em no início de setembro e o calor que deveria ter chegado em agosto, ainda não chegou. Há muitos anos não temos inverno e a partir do ano passado o nosso inverno está voltando. Estou adorando isso.
Só uma pergunta, o fenômeno chamado "El nino" não entra como interferência no aquecimento global não? Pelo que ouvi, a temperatura da terra esfria ou esquenta de acordo com os ciclos.
Muito legal, Atila! Gostaria de ver um vídeo seu sobre a ida do homem à lua e como essa tecnologia foi perdida, segundo a Nasa. Já foi feito? Seria sensacional...!
Grande Atila, bom dia, teria como vc falar sobre o decreto do dia 05/10 que confisca a verba da educação? A situação está insustentável. Forte abraço. Parabéns pelo ótimo trabalho.
E a parcela de temperatura que nosso corpo perde por radiação e que aumenta na quarta potência com a diferença de temperatura entre superfícies e a influência da emissividade das superfícies?
sim. e o ar frio que desce, é esquentado de novo, e sobe de novo, puxando mais ar frio pro chao. essa é a "convecção térmica" que explica a origem dos ventos :)
Atila eu concordo com 100% do que voce fala, mas ainda assim acho o aquecimento bom, afinal vendo ventiladores..... kkkkkkkkk brincadeiras a parte parabéns por esse trabalho de divulgação fantastico...
@Átila, se ouvi bem, vc disse que o "ozônio é poluente"... É isso mesmo? Se sim, há controvérsias 😀 Se puder, fale sobre o papel do ozônio na atmosfera.
Atila sobre o video antigo do super soldado, seria interessante fazer um remake falando tambem se seria possivel desenvolver uma pele mais resistente, feita com moleculas de grafeno, pra ser mais dificil rasgar ou cortar com facas.
As cidades atuais são insustentáveis: gentrificação, verticalização, motorização, conurbação, consumo excessivo de água, etc. Poucas áreas livres de terreno nativo, que sofrem pressão imobiliária. E politicas ambientais insuficientes para lidar com esses problemas.
Nas serras no entorno de Belo Horizonte, a temperatura costuma ser de 3 a 6 graus mais baixo que na região central da cidade. Isso tudo número diferença de uns 10 km
Feliz dia do biólogo Átila
Atila desejo que vocês estejam todos bem , acabei de escutar agora ,como sempre nós destruindo tudo , meu ex marido mesmo contra minha vontade concretou todo quintal , mesmo assim todos reclamando que está quente eu não, sempre sinto frio ou gostoso , onde moro quando não queimam a vegetação o ar e bom , mas os plásticos são a decadência humana , aqui não só separamos o lixo ,nos levamos partes separadas paras fins corretos , mas tudo tem plástico, misericórdia, obrigado por dividir seu conhecimento, beijinhos no jacarezinho 💋💋💋🥰😎.
Acho que a cultura do ar condicionado é uma insanidade, tendo em vista as tecnologias de construção mais modernas. As soluções existem e, muitas vezes, baratas que as construções tradicionais! Parabéns pelo vídeo!!!
Enquanto essas tecnologias mais modernas de construção não forem implementadas, infelizmente o ar condicionado fica sendo obrigatório. Venha pro Rio de Janeiro ver se você aguenta ficar sem ar condicionado nos dias em que a sensação térmica passa dos 50 graus.
Sendo que tem métodos de construções antigas que também tem essa função de resfriamento.
Muito bom o conteúdo e a explicação. Parabéns!
Uma sugestão: Abordar como uma das soluções o Teto Verde e a Bioconstrução de um modo geral. A Permacultura vem provando há anos que existe uma forma de se viver permanentemente (sustentável), equilibrado com o meio (ambiente).
Átila, fale sobre projeto urbano!!! Como cidades projetadas para pessoas (e não para carros) influenciam na saúde(!), bem-estar, clima, finanças públicas, acesso à educação, à cultura (então, cidadania), e como interesses econômicos de poucos vêm alienando todos apesar de tanta informação disponível!
Tema importantíssimo e pouco explorado em português por grandes comunicadores!
Sugestões de inspiração: canal do yt NotJustBikes e Bicycle Dutch, movimento Strong Towns, empresa Urban 3 e livro Curbing Traffic! :)
Boa!!! Seria maravilhoso
Excelente ideia. Cidades precisam de urbanismo com escala humana.
Sempre pensei no excesso de asfalto e na falta de arborização como os vilões do calor que sentimos na cidade, fora o ar, seco e irrespirável. Aqui em SP sinto falta de vento e das chuvas refrescantes que tínhamos.
Ultimamente tá fazendo mais frio do q calor em SP. Temperaturas baixas entre 10º e 20 º C.
O problema é que praticamente não existe casas com arvores no quintais, em muitos lugares praticamente não existe quintal, só concreto no terreno todo. Na maioria dos bairros você pode andar por quilômetros sem ver um unica arvore, casa com gramado então esqueça kkkk
Compare pelo street view algum bairro Brasileiro aleatório com algum bairro norte americano aleatório para você ver a diferença na arborização, ou até mesmo com bairros na Africa do sul que tem economia mais similar a nossa, você verá muito mais verde.
E ainda tem gente que romantiza esse calor insuportável.
O excesso de concreto e asfalto também retém o calor e ficam radiando ondas de calor após o sol se pôr. Funcionam como capacitores de calor, ao contrário de árvores e vegetação.
Cobertura verde nas casas também é uma solução, grama no telhado, por exemplo. 🌱🌱🌱🌱🌱
Esse vídeo é um excelente material pra TCC de engenharia civil.
faz parte da minha tese de doutorado sobre telhados verdes!
Muito bom o assunto. Seria interessante fazer uma série de vídeos sobre ideias ou planos que cidades estão colocando em prática para serem mais sustentáveis. Já faz tempo que busco um conteúdo que explique/dê dicas de como arquitetar casas, empresas ou edificios mais sustentáveis e que melhor aproveitem os recursos.
Vi que o tema era ilha de calor, nem vi o vídeo e vim correndo nas referências ver se tinha o Edmilson e... tinha
Eu quase desmaiei no verão aqui no Nordeste. Mega abafado, suor não evaporava, pressão começou a cair. Você suar estando parado e em frente ao ventilador é sacanagem demais. Por isso prefiro frio, tem nem comparação
Se morasse em lugar frio tu não iria gostar! Por mais ruim que seja em certos períodos do ano, é mais fácil viver no calor que no frio!
Os problemas são os extremos.
Mas ter que trabalhar é a maior causa.
Se fosse pra ficar em casa nos dias de chuva, frio seria ótimo.
Ou estar em uma cachoeira no dias de sol.
@@thsampaiouni É muito, mas muito mais fácil viver no frio que no calor. Eu passei por esses extremos 4 vezes. Não só eu, mas meus colegas também.
@@thsampaiouni se frio fosse pior que calor, existiriam mais humanos vivendo no Saara do que na Sibéria, porém não isso que acontece.
Frio é muito mais fácil de conter com nossa tecnologia atual.
@@hueanao Os seres humanos sempre buscaram lugares mais quentes e com maior abundância de água! Desde os homens pré-históricos eles sempre procuraram lugares com temperaturas mais propícias à sobrevivência, locais quentes! Tu usou um exagero de comparação (deserto) da mesma forma que seria um exagero eu falar em Pólo Norte (pouco habitado) ou a Antártida (desabitada, exceto por grupos de pesquisadores)
Muito bom, Átila n pare de fazer esse trabalho incrível que vc faz.
A primeira reportagem que vi sobre as temperaturas extremas eram de uma cidade no Iraque, que alem de colocar blocos de gelo pela casa, ainda pintavam os telhados de branco justamente para refletir o sol. Eu trabalho num bosque e a temperatura la é uns 5 graus a menos que na minha casa, por exemplo, imagina se tivessemos mais areas verdes nas cidades e menos desmatamentos, n precisariamos de ar condicionados nas cidades. Viva o Verde, Viva o Mato! 💪🌳❤️
Adoro esses assuntos de urbanismo.
Valeu, Átila!
Faltou o detalhe qye uma construção tem área de absorção de calor muito maior que apenas a area do terreno. Um predio de 40 andares, as paredes externas tem area muito maior que somente o terreno para absorver e manter o calor..
Felicidades hoje é sempre ,pra você é sua família e pro nosso jacarezinho legítimo conteúdo ótimo como sempre 🙏🥰🥰😎❤
Lembrei-me imediatamente de Jaraguá do Sul em Santa Catarina, às vezes o calor era tanto que tinha a sensação de estar dentro de um micro-ondas! ☀️🥵😩
@Enox A comparação é MINHA, e a faço como quero! 😜
Super parabéns Átila! Pelo dia do Biólogo e por seu trabalho!
Bom dia Atila! Fica com Deus!
Átila sempre inovando as aulas do 5º ao 9º ano pro povo que só dormia.
Parabens pela iniciativa, Átila!
Tenho duas cachorrinha e tomo cuidado para não sair com elas quando está quente demais. A rua ao lado da minha casa tem várias árvores numa calçada e nenhuma na outra, por causa da fiação. É impressionante a diferença da sensação térmica que sentimos só ao atravessar a rua. Se não fosse pelas peludas, talvez não tivesse notado. Plantem árvores!
Adoro esta série. Já falei isso antes? Se não, vai lá, adoro esta série. Desde a abertura que traz todos os assuntos tratados, criando uma rede de saberes necessários para nossa compreensão do que andamos fazendo com nosso mundo. Muito obrigada, Átila e toda sua equipe. Adoro esta série.
Adoro seus vídeos. Seu canal é necessário
Em Teresina a ilha de calor é a cidade inteira.
Feliz dia do Biólogo pra todos nós do ramo desta incrível ciência! ❤️
Aqui onde moro talvez existam no máximo umas 10 árvores numa área (Comunidade, favela) de 30 mil habitantes. É um deserto, se no lugar das habitações fosse um campo branco apontando a quantidade de árvores e o intervalo entre elas. A tendência é piorar. É crônico!
A cor do asfalto por ser de cor preta já retém calor justamente pela cor preta ser que retém calor p si. A tonicidade do asfalto como outros locais de uso de tons escuros neste caso por mais pequenosdiante a td um sistema favorável à retenção de calor não seria tbm uma possibilidade de minimizar efeitos?
Se a busca por meios de estruturas de resfriamento as cores e tons refrescantes e q retém menos calor não seria uma ideia sustentável?
Ótimo conteúdo como sempre! Queria dar só um feedback sobre a câmera que balança em diversos momentos dos vídeos, não somente nesse. Dá um contraste grande dos objetos ao fundo balançando ou tremendo e você se movendo naturalmente. No mais parabéns pra essa grande família! Saudades de você no nerdcast!
No caso de temperaturas de 35 abaixo, a quantidade de pessoas também não influencia? Se cada corpo mantém 36 graus, eles trocam temperatura com o ambiente e aquecem o ar em volta, não? Se for uma pessoa numa sala, não faz diferença, se forem 50...
Parar de plantar cimento. E plantar árvores.
Vi em um site a comparação de avenidas e ruas antigamente e hoje em dia, as reformas delas tiraram qualquer rastro de vegetação pra aproveitar o máximo de espaço possível
Ótimo vídeo! Obrigada mais uma vez por um conteúdo informativo Atila
Ouvi algo sobre sombras artificiais no norte da África. Observo que Copacabana é mais fresca que a Barra, por exemplo, devido às sombras. Isso procede?
Pode ser por isso tbm mas existem mais fatores a se levar em conta: incidência de vento, umidade etc. Mas a Barra é feita de prédios envidraçados gigantes, de avenidas largas, mobilidade para carros e menos para pedestres...
Porque na capital do Rio de Janeiro está esfriando? Estamos em no início de setembro e o calor que deveria ter chegado em agosto, ainda não chegou. Há muitos anos não temos inverno e a partir do ano passado o nosso inverno está voltando. Estou adorando isso.
Deve ser o calor ao norte do globo, o frio da Antártida precisa compensar por aqui e com isso o derretimento da mesma...
Assunto muito interessante! Obrigado Átila!
Por isso que aquelas artes dos anos 2000 de um futuro desenvolvido tem tanta árvore dentro das cidades. Um dia será o padrão ideal.
o atila nao so fala que a gente esta destruindo o planeta mas tambem fala como e ainda da uma solucao
Só uma pergunta, o fenômeno chamado "El nino" não entra como interferência no aquecimento global não? Pelo que ouvi, a temperatura da terra esfria ou esquenta de acordo com os ciclos.
O aquecimento global é provicado pelo ser humano ja estes ciclos são naturais a podem ser intensificado pela ação do aquecimento global
Muito legal, Atila! Gostaria de ver um vídeo seu sobre a ida do homem à lua e como essa tecnologia foi perdida, segundo a Nasa. Já foi feito? Seria sensacional...!
seus vídeos tem sido muito bons para minhas aulas
Arborizacao seria umas das solução.
Adorei a vinheta! Além do vídeo, óbvio.
As cidades precisam ser reconstruídas, mas infelizmente os governos não se preocupam com isso
única coisa que o governo se preocupa e em roubar o nosso dinheiro com esquemas políticos
Parabéns a todos os biólogos e biólogas do Brasil 🇧🇷 e do Mundo 🌍👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
E Bióloges
O legal é que estão fazendo um bom trabalho na Amazônia.
Conteúdo importante! 😁
05/2024. Índia registra praticamente 53°C
Estou tentando ser membro e ao apertar o botão "seja membro" sempre vem msg de que "ocorreu um erro". Qual será o motivo?
tmnc,a tara das pessoas por concreto e asfalto sem plantar árvore ao redor da nisso,
Grande Atila, bom dia, teria como vc falar sobre o decreto do dia 05/10 que confisca a verba da educação?
A situação está insustentável.
Forte abraço.
Parabéns pelo ótimo trabalho.
Construções e técnicas alternativas mais inteligentes, usadas na Permacultura por ex, seriam mais eficientes.
E a parcela de temperatura que nosso corpo perde por radiação e que aumenta na quarta potência com a diferença de temperatura entre superfícies e a influência da emissividade das superfícies?
essa vinheta da os sentimentos ruins do linha direta e telecine kkk
Poderia ser obrigatório telhados brancos (ou outros reflexivos) em prédios comerciais pelo menos.
7:16 isso caiu naquele questão do ENEM 2021, da tirinha do Kalvin
I Love nature 🌻
Parabéns pelo vídeo Átila. Atualiza a gente com relação a Covid
Obrigada pelo vídeo.
Obrigado pelo vídeo.
Ser consciente e buscar consciência.
moro em Cuiabá e nao aguento os 40° todo dia ☠️
😰
Tenta entrar ma política municipal e criar um programa ambientalista
Ótimo Vídeo
Engraçado, fiz um vídeo sobre isso ontem. Sou especialista em mudanças climáticas.
O ar quente não deveria subir dando espaço pra um ar mais frio?
sim. e o ar frio que desce, é esquentado de novo, e sobe de novo, puxando mais ar frio pro chao. essa é a "convecção térmica" que explica a origem dos ventos :)
@@LeftSoulz Mas por que tem dia que tá quente igual o inferno e sem nenhum vento?
@@Voide__ aí honestamente nao sei responder kkk precisaria dar uma pesquisadinha pra tirar essa duvida agora que vc colocou ela na minha cabeça 🤔
@@LeftSoulz kkkkkkkk
Você descreveu o Rio de Janeiro nesse video. Cidade estupidamente quente!
Capital. Estupidamente quente, suja, barulhenta e excesso em populaçao.
@@tiosanvi exatamente
antes ja nao gostava de calor, agora então...
SOS natureza
SOS meio ambiente
SOS planeta Terra
Poxa, a playlist da série tá desatualizada.
Como cidades fazem um calor de matar?
Feliz dia do biólogo!!!👏👏👏
ASSISTAM "TERRÁQUIOS" AQUI NO RUclips!!!!!!
Boa man
Vídeo ótimo
Atila eu concordo com 100% do que voce fala, mas ainda assim acho o aquecimento bom, afinal vendo ventiladores..... kkkkkkkkk brincadeiras a parte parabéns por esse trabalho de divulgação fantastico...
@Átila, se ouvi bem, vc disse que o "ozônio é poluente"...
É isso mesmo?
Se sim, há controvérsias 😀
Se puder, fale sobre o papel do ozônio na atmosfera.
Em baixas altitudes ele é sim um poluente. Já que é tóxico para os seres vivos.
@@hudsonmoraes1261 depende da quantidade né
Se tiver pouca concentração, creio que não seja poluente, pois ele é muito volátil
Ozônio é tóxico aqui na troposfera. É importante lá na estratosfera, formando a camada de ozônio.
Na praia da Barra
Manaus está muito quente meu Deus
Curiosidade: Manaus é uma das 2 menores cidades brasileiras em arborização urbana
Manaus é um sol pra cada um.
Só eu que lembro de Dont Starv toda vez que ouço essa intro?
Mostrar isso pra uma certa universidade brasileira que quer desmatar a última área verde da região pra expandir o seu parque tecnológico...
Rumo à Mad Max!!!....
A solução é só isso: árvores e mais árvores.
👏🏻👏🏻👏🏻
Essa vinheta me lembra muito Narcos, não sei pq
na cidade faz mais calor porque o asfalto esquenta
Não somente por causa disso. No vídeo o professor Átila apresenta muitos outros fatores.
Feliz dia do biólogo!
Up
Parabéns a todos os biólogos ( ˘ ³˘)
😱😱😱😱😱
Em breve, todas as cidades do mundo serão um inferno de quentes, assim como a minha BUAH-HAHAHAHA
Entao, Londres é a cidade Modelo para o mundo.
👏
Atila sobre o video antigo do super soldado, seria interessante fazer um remake falando tambem se seria possivel desenvolver uma pele mais resistente, feita com moleculas de grafeno, pra ser mais dificil rasgar ou cortar com facas.
Aqui faz 3 graus e ainda tem cara que anda por aí de regata
🌹
Bliu do Engajamento!
👍
Aooooo