Tenho 24 anos. Sou de classe média alta e, ao meu redor, vejo pessoas fracas, arrogantes e inseguras. Entretanto, é como o Pondé nos falou: no Brasil, isso é uma questão socioeconômica. Na verdade, os colegas de faculdade da minha idade de classe baixa, média baixa etc. dão duro de si e batalham todos os dias para ter uma vida digna. Têm aula à noite, dois trabalhos durante o dia. Merecem minha admiração pela dedicação à vida.
As pessoas mais ricas têm muita margem para errar na vida. Tenho 32 anos e estudei em colégio de classe média alta. A maioria dos colegas não tinha interesse em estudar, mas hoje fizeram ou fazem medicina porque os pais pagam particular. Outros são apenas herdeiros. Tive sorte que meus pais sempre colocaram medo em mim, então me tornei uma adolescente responsável e preocupada em arrumar emprego.
Não quer porque o jovem sabe que um AP básico custa 300 mil e um carro 100 mil. Vc quer responsabilidade para ganhar 600,00 por mês como aprendiz depois de ter estudado 5 anos e saber que tão cedo não vai ter dinheiro para ter o básico?
Pondé tem um talento incrível pra manter a classe e dar um coice desses. É verdade, o sofrimento amadurece, é inocência generalizar tanto assim um estereótipo.
o que mais tem na internet é marmanjo barbado querendo pagar de adolescente revoltado (principalmente no twitter), aí quando a coisa pega pro lado deles, se acovardam completamente (sendo que pagavam de machões atrás de um celular)
E o Capitalismo dura até a Crise climática decorrente desse modelo destruir tudo. Depois disso, o governador Capitalista/Liberal entra em desespero e pede um plano Marshal Keynesiano.
Independe disso. Nao importa se voce é favelado. Geração Z é quem nasceu de 1997 a 2010. Simples assim, é uma questão temporal, tem nada a ver com caracteristica filosofica. Pondé falando que isso se define por classe é ridiculo. Não é isso.
@@maiqtheliar_ Quando falamos em geração falamos em comportamento de uma população nascida em determinado espaço de tempo. Se falamos de comportamento, falamos de cultura. Por exemplo, meu avô - que nasceu no pós-guerra - é um baby boomer tal qual Steve Jobs? Claro que não! Meu avô não participou da revolução cultural dos anos 60 (provavelmente estava trabalhando em uma fábrica ou no campo). Então sim. o Pondé tem razão. O conceito de 'geração' tem corte de classe evidente.
@@maiqtheliar_Isso que ele fez foi ser sarcástico quando se referiu a classe média alta, porque geralmente são esses os Z que querem criar "tendência" no mundo todo, se achar a última bolacha do pacote, se sentir ameaçado e ofendido com todo mundo. Se vc é Z e sabe o que é um boleto no SEU CPF, e não do PAPAI, você não faz parte da turminha que é thumb pra esse tipo de assunto em vídeo.
Sim, esse pessoal esquece que essas nomenclaturas sao baseadas na realidade norte americana, nao na brasileira. Da ponte pra cá a realidade é bem diferente.
Disse tudo, conheço uma adolescente dessa geração z que trabalha em fábrica pra ajudar a mãe a pagar as contas por ter 3 irmãos mais novos, e olha que trabalha no pesado chega a se machucar direto e não reclama então sim generalizar é burrice
Tenho 22 anos e faço parte dessa geração. Namoro, faço universidade e trabalho dando aulas na internet para ter um dinheiro a mais. Mudei de cidade porque tenho um sonho, e meus amigos me admiram pelo homem que sou: honesto, batalhador, humilde e sincero. Não gosto de gente preguiçosa, gosto de gente que pensa. Não fico na rede social vendo bobagem, eu invisto meu tempo estudando e procurando fazer o melhor por mim.
é isso ou vc vai ser mais um pobre na fila. A classe rica já tem um certo privilégio curte enquanto vc estuda e trabalha para sustentar eles. Meu patrão viajou até os 32, cansou e resolveu ir trabalhar na empresa do pai.
Sou um Baby Boomer com 36 anos. Sempre trabalhei, nunca tive frescura. Tenho uma bela casa, carro na garagem, meus boletos são pagos em dia. Mérito? Sim, meu esforço e sempre acreditar que sou inteligente o suficiente para prosperar, mesmo sem a ajuda financeira dos pais ou do governo. O segredo? Alto conhecimento, curiosidade ao que agrega valor à vida e por último, manter um caráter digno de ser humano que ama a vida e preza pelo planeta que vive. Tudo flui muito bem.
Sou nascido em 95, mas graças a Deus eu só convivi com amigos mais velhos durante minha infância. Fui praticamente a última geração a ser "criado na rua", pois eu ficava mais na rua com os amigos que em casa. Lembro que quando eu fiz meus 16 ou 17 anos, a rua de casa que antigamente era lotada de crianças brincando quase que 24h por dia, agora aos 17 estava vazia.
Parabéns. Excelente esclarecimento. Sou da geração 68 e sinto com o dever cumprido em educar um casal de filhos (98 e 2000), com muito amor presencial, princípios de família, caridade e solidariedade aos mais necessitados e, principalmente, que se planta diariamente para poder colher logo ali ou mais adiante. 👏👏👏
Parabéns pela abordagem. Porém a principal causa do surgimento de diferentes gerações não foi abordada, a explosão demográfica ou "epidemia humana" que iniciou há 6.000 anos, como mostrado no vídeo “População Humana ao longo do tempo (dublado) - American Museum of Natural History”. A Biologia demonstra que o aumento da densidade populacional afeta negativamente o comportamento de animais e humanos: - Agressividade e conflitos sociais, incluindo violência e tensões étnicas; - Estresse fisiológico e psicológico, levando à ansiedade, depressão e isolamento; - Prejuízo na reprodução e cuidados parentais; - Comportamentos extremos, como canibalismo e infanticídio; - Disseminação de doenças e competição por recursos; - Redução da qualidade de vida e aumento da desigualdade social. Para a formação de gerações melhores, o planejamento familiar é uma condição necessária e talvez não suficiente para mitigar esses efeitos e melhorar a convivência humana.
Sou da classe C, criada como classe média e tive que aprender a ser adulto no mundo! Aprendi e meus filhos aprenderam bem mais cedo! Desculpem, mas só têm verdades nesse vídeo!☺️
Tenho 29 anos. E sou geração z. Sou pedagoga e tudo o que ele falou é verdade!! Concordo em gênero, número e grau. Gosto muito das ideias debatidas pelo Pondé! 👏🏽
Se você tem 29 você não é Geração Z cronologicamente.. você é doa Millenials embora possa ter algumas características da Gen Z mescladas, mas oficialmente você é Y
@@sha27696li Sim 97 é o ano mais amplamente aceito , enquanto 95-96 podem ser vistos como anos de transição entre Y e Z , mas quem nasceu até o ano de 2000 recebeu muita influência dos Millennials durante a primeira infância como meu caso.
@@sha27696li A Geração Z é a geração mais curta de todos, dado a aceleração das mudanças, são somente 13/14 anos de duração, sendo o início 97 e término 2010 como mais amplamente aceitos. Alguns dizem defendem que a Z ainda se estende até 2012 sendo os anos de 2010-2012 vistos como período de transição. Algo interessante sobre a geração z é que foi a última geração que conheceu o mundo analógico durante a infância já que crescemos num período em que a tecnologia estava se consolidando como dominante, o ocorre dos anos de 2004-2013 , quem nasceu a partir de 2013 não conheceu o estilo de vida mais analógico como as brincadeiras de ruas e uma infância menos supervisionada no mundo físico.
Eu mesma sou de 1996(28 anos ) e me considero Millenium mesmo pois depois de olhar sobre essa geração me dei conta que tenho todo perfil e características dessa época Geração Y (1981-1996) a moça do comentário ainda é Millenium mesmo Geração Z começa em 1997 mesmo
Sr Pondé, tuas palavras refletem toda a sabedoria de Nietzsche, numa linguagem compreensível, até para brasileiros. Parabéns para o Sr., e para o nosso querido filósofo, que cunhou a frase mais importante do Séc. XX e, mais ainda, do XXI: "Deus está morto". Ora, se Deus está morto, tudo é possível! Esse de agora, não é, de fato, o melhor dos mundos?
Adorei a sua análise, Pondé. Aliás, essa geração Z não se encontra só no Brasil, aqui na Alemanha é extremamente presente. Nasci em 1953, lutei muito e aprendi a lutar com os meus pais. Não sei se sinto pena ou desprezo, mas essa geração vai apanhar muito com a vida, que não é nada doce.
Não quer porque o jovem sabe que um AP básico custa 300 mil e um carro 100 mil. Vc quer responsabilidade para ganhar 600,00 por mês como aprendiz depois de ter estudado 5 anos e saber que tão cedo não vai ter dinheiro para ter o básico?
Sim, tem gente que passa anos estudando, buscando formações, fazendo cursos, e muitas vezes nem consegue trabalhar no campo que se formou, entre outros aspectos, outras questões, etc...
Sou geração Z, engenheiro formado em 4 anos e não consigo achar emprego. O máximo que quiseram me pagar era 2300 por mês: sendo que teria que mudar de cidade, alugar um lugar pra ficar, pagar a comida, internet, e todos os outros gastos além de pegar 3 horas de busão todos os dias. Sabe quanto tia me sobrar por mês todos os meses, pra trabalhar num cargo inferior a minha formação? 180-250 reais. Eu não sou louco de sair da casa dos meus pais pra trabalhar e ganhar isso por mês.
O certo deveria ser estender a Geração Z até por volta de 2018 último ano que marcou um mundo pré-pandemia e o surgimento da IA de forma intensificada o que vem transformando de forma contínua as crianças nascidas de 2018 até agora , sendo assim por mim a Alpha deveria ser a partir de 2018 marcando o fim da Geração Z com 21 anos
@@LucasSousa-bo8yd Sou genealogista e para genealogia uma geração nova surge entre 20-30 anos , Além do mais , as transformações que ocorrem por conta da Pandemia e pela integração da inteligência artificial vai mudar completamente todos nascidos de 2018 pra cá incluindo também aqueles que já eram nascidos mas ainda na primeira infância (0-7 anos )
Gente,descobri que sou da geração X e casada com um baby boomer e filha na geração alfa. Que Deus me ajude a criar um ser humano feliz,trabalhador e temente a Deus!!!
Esses vídeos são choques de realidade. Deveriam ser mostrados ter divulgação pra massa da sociedade que acredita que a vida é feita só de bons momentos.
Esse cara alem possuir um vocabulo bem estruturado, consegue colocar os raciocinios de maneira que eu invejo (quem sabe um dia consigo chegar e este patamar). Muito bom o video, soh vi verdades nisso tudo, com informascoes bem colocadas, e de ampla perspectiva da linha do tempo.
Acredito eu, fruto da geração Z, que a nossa geração é composta por altos e baixos muito discrepantes e o incomodo causado pelas desigualdades em exclusivo no Brasil é uma das razões para estarmos causando tanto burburinho em relação aos próximos anos de evolução dessa geração. Na criação, alguns tinham carinho e atenção, já outros essas palavras são apenas um sonho, enquanto vemos pessoas enriquecendo com tiktok muitos estudam e não conseguem sequer uma oportunidade como jovem aprendiz ou estagiário, alguns de nós problematizam os aspectos do mundo e projetam toda a sua indignação nas gerações anteriores (lamentavelmente responsáveis por isso, assim como nós da Geração Z e das próximas serão). Estamos incomodados.
Tenho 22 anos , sai de casa antes de completar 18 porq vivia em um lar muito tóxico e doentio, nao fui criada por meus pais porq minha mãe faleceu cedo e meu pai sumiu no mundo, fui sendo criada por parentes. Sai da minha cidade, sem conhecer ninguém, comecei minha vida do zero , e vivo feliz e satisfeita agora, na minha paz , depois de muito apanhar . Enquanto eu vejo gente na minha família com mais de 30 anos sem nunca ter trabalhado na vida , e vive entrando e saindo de curso . Cada caso é um caso
Acho que vc tem toda razão Pondé, geração é só uma definição técnica. O essencial da discussão é a criação da geração Z, que foi criada por famílias desorganizadas, muito envolvidas com trabalho, viagens, profissão projetos de vida, e não tiveram muito tempo - ou não se dedicaram - para os filhos, para dar a eles uma base psicológica e educacional, porque o que acontece com eles é falta de saber lidar com as relações pessoais e interpessoais. E sem falar da educação que se degradou muito ao longo dos anos, mesmo em contextos onde as pessoas têm bastante dinheiro.
Coberto de razão Pondé, certa vez um cientista disse não me lembro onde vi mas lembro do que falou que o Planeta Terra pra voltar a funcionar normalmente em tudo 3/4 da humanidade teria que deixar de existir ,isto é, para repensarmos em tudo o que fizemos de errado e fazemos hoje e recomeçar de tudo de novo sem mimimi. Valeu!
Pondé vc falou toda a verdade, parabéns eu sou millenium e vou a escola da minha filha de 6 anos pra saber se ela está obedecendo as regras e respeitando o professor. Já vou compartilhar
O filósofo Felipe Podé, sim, suas reflexões são muito pertinentes devido os diversos esclarecimentos sobre temas variados..., o que contribuiu w muito para as pessoas...
Sou da geração de 50, toda vida sempre teve embora bem pouca de adolescentes mimadinha eram poucas porque a população eram menor... mas a grande maioria muito cedo começarão a caminhar só ou já trabalhando ou estudando mas hoje a situação não esta nada fácil para os jovens de mentes aberta.
Excelente, Pondé. Você não é o analista de bagé, mas tem uma comunicação clara e direta, que anda fazendo muita falta hoje. Só acho que boa parte das classes menos favorecidas, aos seus modos, também são respingandas por essa onda Z, ficando a mercê de mais vulnerabilidade e dificuldades. Eu presencio isso no meu dia-à-dia de trabalho.
Eu sou nascida em 92, vejo que a minha geração até que trabalha e estuda bastante mas vejo dois problemas gravíssimos em nós, que é a liquidez em todos os aspectos da vida e a criação dos filhos, principalmente dos que possuem maior condição financeira.
Pela minha idade sou classificado como geração X e vou te contar: conheço vários da minha idade completamente perdidos. Eu mesmo me pergunto às vezes se a vida é só isso aqui mesmo. Filhos para criar, contas para pagar e velho demais para me dar ao luxo de arriscar.
Vc me descreveu. Estou exatamente nessa. Sacrifiquei todos os meus sonhos e mal consigo pagar as contas e manter a casa. idade chegando, e os problemas de saúde com ela, os serviços pesados realizado na adolescencia cobrando o preço com dores na coluna entre outros. Depresão? não posso me dar a esse luxo.
uma coisa que fiz para dar um choque de realidade no meu filho, foi levá-lo para fazer um concurso para uma escola técnica federal. todo mundo inteligentíssimo como ele, todo mundo especial. ele ficou entre os top 200, mas saiu mais consciente das próprias limitações.
Faço parte dessa geração, não me considero acima dos demais que estão no mesmo barco, mas realmente estão sendo tempos difíceis, não consigo me encaixar de maneira alguma a "minha galera", eu tento diariamente não cair num mar de pessimismo sem fim, mas não está sendo uma tarefa fácil.
A Geração Z filho de rico sempre foi um zero a esquerda e ninguém nunca falou nada. Agora quando a geração Z é filho de "pobre" tem que virar peão para ganhar pouco. Quem trocar a geração 40 pela Z até 23 ganhando metade. Será que o problema é só a geração Z?
@@fabioabyara4979 2GM aconteceu na primeira metade do século passado, existem no mínimo umas 4 gerações entre aquela época e a atual, se quer ofender tenha no mínimo um argumento racional.
@@vivian.madalenaTome pra si seu proprio argumento: A comparação geracional atual é a partir dos chamamos Baby Boomers, justamente a geração de crescimento demografico e economico do mundo pós guerra 2. Viveram prosperidade e otimismo crescente, em 1990 em diante tomamos o caminho oposto.
Eu acho essa frase muito imbecil, pois tempos novos, geram novos problemas, você não pode comparar uma pessoa que viveu em X tempo com uma pessoa que vive atualmente, pois a realidade é completamente diferente, mas fazer o que cada um com sua opinião
Errado, tempos difíceis geram homens traumatizados é só ver oque a guerra fez com a suas gerações e próxima, algo que você não deve saber ou ter visto como a gerações frágeis que fala
Faz um desafio aí pra provar que é melhor que eles. Deixa todo seu dinheiro já acumulado numa conta separada do banco, muda para o apartamento mais barato que conseguir e trabalha ganhando salário mínimo. Se conseguir acumular alguma coisa tiro o chapéu, mas não vai.
Concordo! Muita proteção, muito mimo. Todas as pessoas que conheço dizem ter problemas com filhos e ou netos, porque não querem ajudar em casa, porém querem receber tudo de mãos beijadas… enfim, cada geração é marcada por acontecimentos da geração anterior. Quando os pais e avós morrerem a geração atual terá que caminhar pelas próprias pernas, e assim começar um novo ciclo, outra mentalidade é por aí afora
Eu gostaria que o Pondé dissertasse deste assunto: pessoas que fazem reels de comida e que fazem tudo igual, porque os conteúdos são os mesmos: a pessoa se senta, enchendo a boca de comida, fazendo se parecer como uma "CELEBRIDADE" Gente, pelo o amor de Deus, tem gente fazendo resenha de joelho no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. Seria isso um desespero?
@@CipherX64 Olá, que bom, Graças a sua disciplina e esforço! Mas no geral ninguém deve porque quer, infortúnios acontecem......e por vezes são infortúnios que por mais vontade e valores morais que a pessoa queira resolver é quase impossível. Vide caso da pandemia o tanto de empresários de bem que quebraram que hoje vivem somente para sobreviver, porque as dívidas geradas nesse acontecimento por mais que queiram honrar não conseguem. Como assistente social já ouvi após, a pandemia de muitas pessoas que a única solução financeira para os problemas dela é o autoextermínio. 😟 Quanto o mimimi da geração "Z" essa continuo dizendo é fácil de resolver a infantilidade deles.....só o alfabeto deles parar na letra S de Serasa.....acaba a imaturidade e mimimi da noite pro dia. Paz e bem.
Eu sou rodeada de pessoas da geração Z, meus filhos, sobrinhos, amigos dos meus filhos... e admiro muito a todos eles, todos lutando em busca de seus objetivos e sendo incentivados pelos pais. Ao contrário da minha adolescência, nasci em 76. nossos pais tinham uma renca de filhos e não podiam dar o suficiente pra todos, eu e a maioria das minhas amigas tivemos que largar os estudos cedo pra trabalhar, éramos crianças ainda e tínhamos que trabalhar, quando deveríamos estar na escola e brincando. Minha geração já teve menos filhos, eu tive 2 e os incentivei a estudar e brincar muuuito na infância, só foram trabalhar depois que ficaram maior de idade. São ótimos filhos. Desde que o mundo é mundo as pessoas sempre criticaram as próximas gerações.
também sou de 76! Mas acho que depende muito da criação! O meu filho tem 11 é inteligentíssimo (geração Alpha) e muito educado ! Minha filha também apesar de não ser criada comigo Mas eu como pai tento mostrar a dificuldade que tivemos quando adolescentes! Nunca tive celular, tablet, computador até começar a trabalhar e olhe que dependendo do emprego nunca vai ter as regalias que eles têm. Vemos filmes antigos. Mostro as dificuldades que tivemos, passando por crises como hiperinflação e do petróleo. ELes Não têm crises existenciais como alguns da geração anterior. Concordo que em geral a geração x ainda pode educar melhor essas crianças. Tenho amigos e primos da y e nunca vi tanta frescura.
Sou de 75, comecei a trabalhar registrado aos 13, no que depender de mim meus filhos nao vao trabalhar CLT, nem eu mais quero isso pra mim, imagina pra eles! Ps. Nao e so CLT, mas qualquer modelo de trabalho com patrao, chefe, supervisor, metas, cotas etc!
@@arthurgabriel2444 o futuro do trabalho pra mim e ser autonomo/freelancer, prestar servico pra quantos clientes puder ou quiser, sem relacoes hierarquicas. Se a empresa pode ter varios clientes, entao o trabalhador pode trabalhar pra varias empresas! (e o que eu to buscando pra mim e o que desejo pros meus filhos).
@@ricajubilado eu já não vejo problemas em trabalhar CLT, muitas vezes, ser empregado é mil vezes melhor que ser patrão. Ser empregado tem sua paz mental mais preservada, é só cumprir as ondens do patrão e no final do dia por a cabeça no travesseiro tranquilamente, ao contrário de ser empresário, a vida é uma verdadeira loucura, problemas pra resolver e uma corrida sem fim por dinheiro, mas cada um pensa de uma forma, eu já penso mais na minha paz e tranquilidade. Meu marido trabalhou a vida inteira de carteira assinada, se aposentou em 2020, compramos uma chácara e estamos morando numa área tranquila e de paz. Plantamos a maioria do nosso próprio alimento, e vivemos rodeados de natureza e nossos animaizinhos. É esse modelo de vida que passo pros meus filhos seguirem. ❤
Se submeter e para os fracos , moro com a minha mãe , porém é eu que pago a maioria das despesas de casa , incluindo o aluguel , sou Mei (tenho 23 ) O mau das gerações anteriores é achar que ser empregado da certo , desde os 12 anos eu sempre trabalhei para eu mesmo, hj tiro meus 7-10 mil por mes , trabalhando pra mim mesmo Então, abaixar a cabeça e se submeter ao sistema e o motivo do nosso país ser pobre Vai pra cima com a faca nos dentes e use o sistema , não se submeta
2:09 Geração X: 1968 a 1988 (Plutão em Virgem) Geração Y: 1989 a 1994 (Plutão em Libra) Geração Z: 1995 a 2008 (Plutão em Ophiucus) A geração millenial é uma sub geração da geração Z que vai de 1995 a 2002. Corresponde ao período em que Plutão, na constelação de Ophiucus, recebe a influência de Escorpião.
Concordo que não se pode generalizar. Como trainer em grandes corporações, convivo com jovens da "geração Z" que estão voando, estudando e trabalhando com afinco e fazendo acontecer. A mídia adora "rotular", mas o que eles chamam de "geração Z" é um pequeno conjunto de mimadinhos que continuam fazendo manha, com vinte e tantos anos de idade. O mundo vai continuar a evoluir, com ou sem essa pequena parcela de jovens infantilizados...
Sou pobre, branco, loiro, olhos claros, esquizofrênico, borderline, estou na auto escola, me sinto especial n sei porque, deve ser meus pais, trabalho como promotor de alimentos, faço terapia, estou me apaixonando por uma pessoa, e neste momento estou deitado sofrendo um pouco e descansando de um dia todo em pé, admiro muito o pondé e os mais velhos, sou meio malandro, nem tanto quanto eu queria, admiro o cantor hariel, um bom malandro e acredito que vou vencer na vida, conquistando as pessoas e achando os motivos certos, me corrija alguem se eu estiver errado, boa noite
Tenho 48 anos e, ao longo da minha vida, a geração mais velha sempre desprezou a mais jovem, e a mais jovem sempre pensou saber mais que a anterior. Tentar advinhar o futuro não é coisa de gente madura, ao contrário. Vejo gente falando que essa geração mais nova são especiais, super heróis. Ou então, que eles não servem para nada. Menos pessoal! O futuro é uma construção. Temos que assegurar educação, bom trabalho, etc., para as gerações mais novas para que eles possam ter uma vida melhor que a nossa e para o desenvolvimento do Brasil.
Claro que vai servir, toda geração fala que a próxima não serve pra nada, a geração dos meus avós já se foram, a dos meus pais aos poucos está indo a minha também, o mundo muda as prioridades mudam, você não quer que um jovem pense igual um senhor de 80 anos, você querendo ou não o futuro pertence a eles Ah já ia me esquecendo, tratem bem eles, porque são eles que irão cuidar de nós na nossa velhice kkkkkkk
Hipostasiar, interessante o significado da palavra. Percebo a análise do Pondé como uma crítica sobre a realidade, e traz um pouco daquilo o que seria a verdade das pessoas e das gerações que ele cita. Quando reflito sobre o contexto social e os aspectos que influenciam as pessoas, eu percebo que os ressentimentos, magoas e rancor são levados com muita relevância e sustentam a verdade de cada indivíduo. E o capitalismo produziu, e continua produzindo, no Brasil, soluções cafonas e fúteis de práticas que tratam essas coisas, os ressentimentos e magoas das pessoas. A própria psicanálise romantiza isso a tal nível que é capaz de gerar uma prisão eterna durante a vida da pessoa, construindo uma narrativa cheia de significados que só servem pra quem tem tempo a ser desperdiçado. As emoções são muito importantes, os laços afetivos, o respeito e todas as virtudes que sustentam um coração magnânimo. Porém a razão, que é capaz de nos fazer lidar melhor com as emoções e com a própria alma, não é explorada por geração alguma há algum tempo. A humanidade tenta se preservar, e não se superar.
@@evertonhenn1987 eu falei que a humanidade tenta se preservar. Não falei que ela tem êxito nessa tentativa. Não entendi o seu comentário. E falei que achei interessante a palavra que citei, não prometi explicar ela. Pesquisa ela na sua etimologia, vai achar o porquê ela é interessante.
Geração z estou meio por fora, mas a geração Alpha está chegando pra mudar o mundo! Muitos com muita personalidade e sabem o que querem e com muita determinação pra alcançar os seus objetivos.
De fato, mandar um emprego de merda à merda é para poucos, porém, enquanto continuarem disponíveis os inumeráveis candidatos como existem atualmente, sinto dizer que os empregos de merda devem piorar muito.
Se a geração X ou Baby boomer fossem jovens hj em dia não aguentariam o tranco. Estão acostumados com empregos que garantiam o salário da família e conseguiam comprar muitos bens, hj em dia se o jovem ganha salário mínimo e não mora com os país ele fica com 50 reais no fim do mês.
Essa lenga lenga da geração mais antiga reclamar da mais atual é histórico. Fica parecendo uma disputa para ver quem sofre mais. Veja que o sistema está massacrando a maioria, mas tem alguns demonizando os mais jovens com rótulos e termos pejorativos pelo simples fato deles existirem em uma sociedade totalmente diferente das gerações anteriores.
@@ozzen2708 Bem isso mano. Eu ganhava 1400 no estágio. Acabou o estágio a proposta era de 2500 conto pra trabalhar em outra cidade como analista de sistemas, sendo que eu sou engenheiro. Só a mudança já ia fazer eu ganhar menos que o estágio.
Existe 2 Brasil.....um de filhos de pessoas de bem que estudam, praticam esporte, aprendem línguas, e trabalham quando adultos e filhos de pais irresponsáveis.....Esses são os da geração nem nem..... Nem estudam e nem trabalham ........
Eu não concordo muito, acho que a pessoa que o Pondé descreve no vídeo NÃO se refere a geração Z .. eu nasci em 1996 e as pessoas 10 anos mais novas que eu conheço (pessoalmente e online) tem mais acesso a informação e diferentes pontos de vista, e eu diria que são menos mimados e iludidos com carreira do que Millennials. O principal problema que eu vejo neles é ter dificuldade em prestar atenção e querer tudo no ato, pq é assim que a vida online funciona
Caro Vitor, creio que essa dificuldade em prestar atenção que você se refere é devida à quantidade infinita de informações que o online proporciona. Até eu, que nasci a exatamente algumas décadas antes de ti, tenho percebido nos últimos anos que minha capacidade de concentração piorou muito. Eu que sempre me achei hiper concentrado, agora me vejo bem disperso.
concordo plenamente. A geração mais nova é a Alpha, onde incluo meus filhos. Eu sou da geração x. Não são mimados. Meu filho é impressionantemente inteligente. Assimila informações como um louco e é hiperativo. Eu me dou muito bem com a geração Alpha, já milennials eu geralmente não gosto. Eu simplesmente adoro a geração mais nova e eles gostam de pessoas mais velhas.
Pondé, ousarei discordar em parte. Tenho sentido isso na pele e já ouvi de vários empreendedores que está difícil, sim, mão-de-obra para trabalhos braçais, como na construção civil e oficinas mecânicas, por exemplo, simplesmente porque a molecada não quer nada com nada. Tudo sob as bênçãos das mães. Creio que se agrave com a melhor condição econômica (tenho um caso que considero chocante na família), mas, ao menos na minha experiência, essa inaptidão para a vida adulta dos Z não se limita às famílias que tenham algum dinheiro.
Será que é porque uma parte da geração não está fazendo faculdade? Quanto mais você se profissionaliza, menos você quer um emprego com um salário e trabalho que não te valorizam, e ocorre que também as pessoas não irão querer te contratar. A filha da amiga da minha mãe não foi aceita, sendo fonoaudióloga, pra trabalhar como recepcionista, pois o currículo dela era bom demais. Resumindo, o rapaz sabia que a qualquer momento ela poderia sair, devido a um futuro aparecimento de oferta de emprego melhor. Vale ressaltar que foi constatado por inúmeros sites disponíveis no Google, que o número de pessoas na faculdade aumentou desde 2015. Um contraponto entre a geração anterior e a atual, sendo esta última a que valoriza mais o estudo do que a anterior, ao invés do trabalho braçal.
Hoje essa geração só de falar em trabalhar já ataca a depressão 😂tá difícil em tenho 2 filhas uma de 18 é um maior drama pra enfrentar o mundão,e nos país erramos em ser super protetores verdade a vida ensina na quedas,aprendi a me virar aos 14 anos perdi minha mãe e fui pro mundão trabalhar pra sobreviver e hoje as pessoas são tão fracos pra encarar a própria realidade
Pondé indo direto ao ponto: O mundo é uma máquina constante e repetitiva de fazer com que você se sinta uma nulidade. Mesmo que não se sinta agora, vai se sentir daqui a pouco.
Muito bom o vídeo, eu mesmo tenho 19 anos e quero ganhar bastante experiência no "campo de batalha" pra ganhar maturidade e não ser como a minha geração Z
Quero ver as gerações antigas sobreviver ganhando 1500 por mês, pagando 1000 em aluguel. Na época dos velhos, título de graduação garantia emprego e um emprego sustentava mulher, filhos, comprava carro e pagava casa. Hj sobra 100 conto por mês no melhor dos casos.
Exatamente, hoje em dia está muito mais difícil pra conquistar uma casa própria, um carro ou um bom emprego. A gente precisa estudar o dobro pra conseguir ganhar o mínimo. Eles viveram em um tempo em que vencer na vida era mais fácil e ainda chamam a gente de mimado. Incluindo o Pondé que sempre foi de família rica, nunca teve que acordar 5:30 da manhã pra pegar um busão pra trabalhar e ter que estudar a noite.
@@fernandopinheirolourenco5144 Eu sou engenheiro formado em 4 anos e tenho que ficar ouvindo me chamarem de nem nem porque terminei a faculdade e não aceito ser explorado trabalhando de analista de sistemas em outra cidade por 2500 reais. Nossa geração tem que ter muito saco pra lidar com as anteriores, sinceramente.
Isso tb é um recorte, ter faculdade não era pra população em geral, minha mãe trabalhava de madrugada e estudava de manhã, conseguiu um milagre social e criou as filhas na classe média. Eu não passei nem pela metade do que ela passou. E ela pegou ditadura, inflação galopante, político roubando poupança do povo...a gnt ainda vive melhor do que eles.
Vejo muito jovem geração Z na Universidade Federal que estudo, sou de 2001, e observo que tem tanto classe media como baixa renda que participam dos movimentos dessa geração, mas boa parte dos baixa rendas também trabalham e são mais conscientes, assim como eu, e meio que se afastam dessas comunidades, também tem a questão do curso, mas assim, não vou dizer que a geração inteira está perdida, tem muito jovem por aqui que rala bastante pra conseguir uma vida melhor
Eu tenho 20 anos e estou desesperada por um emprego, mas eu envio currículo pras empresas, mas não tem retorno de nada 200 currículos por dia e nada, maioria dos empregos pedem QI e eu não tenho! Eu tô vendendo bolo doce, me manter e manter a faculdade, minha família é super pobres, essa geração de nenem que falam achan que abrangem todos os jovens, maioria do brasileiro é pobre e vive na miséria às vezes não estamos empregados por que não queremos kkkkk
Calma jovem, cuidado com o emprego que você arrumar e com o desespero, tem emprego que é melhor ficar sem trabalhar falo por experiência própria, e como assim você não tem Q.l? Não tem inteligência é isso? Serviço de CLT não se resume há inteligência.
O desespero é nítido pois essa geração não vai dar continuidade nesse sistema falido. N vai comprar carro, n vai comprar casa, n vai ter filho. Nós entregamos mta coisa de valor em troca de migalhas, já passou da hora dessa realidade mudar
@@staciemara20 Acho que filhos são uma decisão individual de cada pessoa ou casal e não uma cultura geral de uma geração. Podem chamar de modinha, mas é questão de tempo até cair na verdadeira essência de existir em um mundo constantemente em movimento.
@@marcosodinson4457 o problema eque grava tá fraca e aprendemos que nossos pais,sobretudo mães tiveram vidas péssimas tendo filho, os pobres. Acredito que tbm devido ao capitalismo tardio aa taxas se natalidade vão abaixar como as da Coreia. Mas é fato que a expectativa criada em cima dos milleniums levaram muitos a frustração e depressão
@@staciemara20 Existe um grande esforço da indústria farmacêutica para desestabilizar os jovens e diminuir as taxas de natalidade, isso inclui profissionais da medicina. No meu ponto de vista é perfeitamente compreensível, não é demagogia, mas 9 bilhões de pessoas se arrastando por aí é difícil manter um "controle" sócio econômico.
Eu trabalho todo dia e chego em casa cansado todo dia. Durmo. Acordo pra trabalhar de novo e assim vai sendo até o ultimo dia de minha vida. O mundo é assim. Nos esmaga, nos destrói. E no final, somos merecedores de uma merreca de aposentadoria que alçamos como míseros troféus.
Tenho 24 anos. Sou de classe média alta e, ao meu redor, vejo pessoas fracas, arrogantes e inseguras. Entretanto, é como o Pondé nos falou: no Brasil, isso é uma questão socioeconômica.
Na verdade, os colegas de faculdade da minha idade de classe baixa, média baixa etc. dão duro de si e batalham todos os dias para ter uma vida digna. Têm aula à noite, dois trabalhos durante o dia. Merecem minha admiração pela dedicação à vida.
As pessoas mais ricas têm muita margem para errar na vida. Tenho 32 anos e estudei em colégio de classe média alta. A maioria dos colegas não tinha interesse em estudar, mas hoje fizeram ou fazem medicina porque os pais pagam particular. Outros são apenas herdeiros. Tive sorte que meus pais sempre colocaram medo em mim, então me tornei uma adolescente responsável e preocupada em arrumar emprego.
Não quer porque o jovem sabe que um AP básico custa 300 mil e um carro 100 mil. Vc quer responsabilidade para ganhar 600,00 por mês como aprendiz depois de ter estudado 5 anos e saber que tão cedo não vai ter dinheiro para ter o básico?
Belas palavras
@@jlima5560600 reais vc trabalha com o que kkkk
ABSOLUTO, minha filha!!! Quem tem que dar murro para sobreviver, não é diagnosticada com síndrome nenhuma!!!!!
Pondé tem um talento incrível pra manter a classe e dar um coice desses. É verdade, o sofrimento amadurece, é inocência generalizar tanto assim um estereótipo.
Verdade, na África tbm tem pessoas de olhos azuis! 🤭
Pessoas de 50 querendo pensar que nem pessoas de 15, tem muito gente assim mesmo kkk. Pondé sempre arrasa, adoro
Muito
o que mais tem na internet é marmanjo barbado querendo pagar de adolescente revoltado (principalmente no twitter), aí quando a coisa pega pro lado deles, se acovardam completamente (sendo que pagavam de machões atrás de um celular)
Quero uma camisa escrita: "você é você, shakespeare é shakespeare".
Boa kkkkk
kkkk
E o Capitalismo dura até a Crise climática decorrente desse modelo destruir tudo. Depois disso, o governador Capitalista/Liberal entra em desespero e pede um plano Marshal Keynesiano.
Vou na loja de estampa
Eu também!!!!
Sou de 98, nascido e criado em periferia. Raramente aqui tem disso. Geração Z é para quem pode.
Independe disso. Nao importa se voce é favelado. Geração Z é quem nasceu de 1997 a 2010. Simples assim, é uma questão temporal, tem nada a ver com caracteristica filosofica. Pondé falando que isso se define por classe é ridiculo. Não é isso.
@@maiqtheliar_fica calado, bobão. Dono da verdade. Arrogante. Soberbo.
@@maiqtheliar_ Quando falamos em geração falamos em comportamento de uma população nascida em determinado espaço de tempo. Se falamos de comportamento, falamos de cultura. Por exemplo, meu avô - que nasceu no pós-guerra - é um baby boomer tal qual Steve Jobs? Claro que não! Meu avô não participou da revolução cultural dos anos 60 (provavelmente estava trabalhando em uma fábrica ou no campo). Então sim. o Pondé tem razão. O conceito de 'geração' tem corte de classe evidente.
@@maiqtheliar_Isso que ele fez foi ser sarcástico quando se referiu a classe média alta, porque geralmente são esses os Z que querem criar "tendência" no mundo todo, se achar a última bolacha do pacote, se sentir ameaçado e ofendido com todo mundo. Se vc é Z e sabe o que é um boleto no SEU CPF, e não do PAPAI, você não faz parte da turminha que é thumb pra esse tipo de assunto em vídeo.
Sim, esse pessoal esquece que essas nomenclaturas sao baseadas na realidade norte americana, nao na brasileira. Da ponte pra cá a realidade é bem diferente.
"Ainda somos os mesmos,
E vivemos,
Como nossos pais!"
Belchior
Como nossos pais❤
50 anos depois:
Disse tudo, conheço uma adolescente dessa geração z que trabalha em fábrica pra ajudar a mãe a pagar as contas por ter 3 irmãos mais novos, e olha que trabalha no pesado chega a se machucar direto e não reclama então sim generalizar é burrice
Vc acha bonito isto? O sistema usa pobre como exemplo para fazer os pobres serem vilões e nao vitimas. A globo faz muito isto.
Tenho 22 anos e faço parte dessa geração. Namoro, faço universidade e trabalho dando aulas na internet para ter um dinheiro a mais. Mudei de cidade porque tenho um sonho, e meus amigos me admiram pelo homem que sou: honesto, batalhador, humilde e sincero. Não gosto de gente preguiçosa, gosto de gente que pensa. Não fico na rede social vendo bobagem, eu invisto meu tempo estudando e procurando fazer o melhor por mim.
Ainda tá falta humildade e maturidade pra parar de falar de você mesmo.
Ninguém liga pra você, may liro frend. Você é só um Zé roela.
Além do mais, virtude autodeclarada não passa de apenas de vaidade.
@@DropeVougherconcordo. Esconde algo por aí.
Aproveita se for realmente assim, porque a vida muda muito e os nossos pensamentos também conforme a idade.
é isso ou vc vai ser mais um pobre na fila. A classe rica já tem um certo privilégio curte enquanto vc estuda e trabalha para sustentar eles. Meu patrão viajou até os 32, cansou e resolveu ir trabalhar na empresa do pai.
Sou um Baby Boomer com 36 anos. Sempre trabalhei, nunca tive frescura. Tenho uma bela casa, carro na garagem, meus boletos são pagos em dia. Mérito? Sim, meu esforço e sempre acreditar que sou inteligente o suficiente para prosperar, mesmo sem a ajuda financeira dos pais ou do governo. O segredo? Alto conhecimento, curiosidade ao que agrega valor à vida e por último, manter um caráter digno de ser humano que ama a vida e preza pelo planeta que vive. Tudo flui muito bem.
Excelente
Então você nunca passou por cima de ninguém pra ter o que tem hoje?
@@DoutorSpock2002 desnecessário. Meu esforço não significa minimizar ninguém. Pra isso que precisamos gastar tempo com auto-conhecimento.
Outra época, amg.
Parabéns...CONCORDO.
Sou nascido em 95, mas graças a Deus eu só convivi com amigos mais velhos durante minha infância. Fui praticamente a última geração a ser "criado na rua", pois eu ficava mais na rua com os amigos que em casa. Lembro que quando eu fiz meus 16 ou 17 anos, a rua de casa que antigamente era lotada de crianças brincando quase que 24h por dia, agora aos 17 estava vazia.
tenho 48 e lembro que ficava na rua até madrugada com os vizinhos mais velhos! Hoje em dia não se pode mais !
Parabéns. Excelente esclarecimento. Sou da geração 68 e sinto com o dever cumprido em educar um casal de filhos (98 e 2000), com muito amor presencial, princípios de família, caridade e solidariedade aos mais necessitados e, principalmente, que se planta diariamente para poder colher logo ali ou mais adiante. 👏👏👏
Seus 2 filhos são da Geração Z
Parabéns pela abordagem. Porém a principal causa do surgimento de diferentes gerações não foi abordada, a explosão demográfica ou "epidemia humana" que iniciou há 6.000 anos, como mostrado no vídeo “População Humana ao longo do tempo (dublado) - American Museum of Natural History”.
A Biologia demonstra que o aumento da densidade populacional afeta negativamente o comportamento de animais e humanos:
- Agressividade e conflitos sociais, incluindo violência e tensões étnicas;
- Estresse fisiológico e psicológico, levando à ansiedade, depressão e isolamento;
- Prejuízo na reprodução e cuidados parentais;
- Comportamentos extremos, como canibalismo e infanticídio;
- Disseminação de doenças e competição por recursos;
- Redução da qualidade de vida e aumento da desigualdade social.
Para a formação de gerações melhores, o planejamento familiar é uma condição necessária e talvez não suficiente para mitigar esses efeitos e melhorar a convivência humana.
Pondé é um pensador necessário, sobretudo no Brasil onde tudo é de vidro. Sem choque, sofrimento, não há resistência, sustância!
Sou da classe C, criada como classe média e tive que aprender a ser adulto no mundo! Aprendi e meus filhos aprenderam bem mais cedo! Desculpem, mas só têm verdades nesse vídeo!☺️
Tenho 29 anos. E sou geração z. Sou pedagoga e tudo o que ele falou é verdade!! Concordo em gênero, número e grau. Gosto muito das ideias debatidas pelo Pondé! 👏🏽
Se você tem 29 você não é Geração Z cronologicamente.. você é doa Millenials embora possa ter algumas características da Gen Z mescladas, mas oficialmente você é Y
Geração Z começa em 95 ou 97 (1997 é a teoria mais aceita)
@@sha27696li Sim 97 é o ano mais amplamente aceito , enquanto 95-96 podem ser vistos como anos de transição entre Y e Z , mas quem nasceu até o ano de 2000 recebeu muita influência dos Millennials durante a primeira infância como meu caso.
@@sha27696li A Geração Z é a geração mais curta de todos, dado a aceleração das mudanças, são somente 13/14 anos de duração, sendo o início 97 e término 2010 como mais amplamente aceitos.
Alguns dizem defendem que a Z ainda se estende até 2012 sendo os anos de 2010-2012 vistos como período de transição.
Algo interessante sobre a geração z é que foi a última geração que conheceu o mundo analógico durante a infância já que crescemos num período em que a tecnologia estava se consolidando como dominante, o ocorre dos anos de 2004-2013 , quem nasceu a partir de 2013 não conheceu o estilo de vida mais analógico como as brincadeiras de ruas e uma infância menos supervisionada no mundo físico.
Eu mesma sou de 1996(28 anos ) e me considero Millenium mesmo pois depois de olhar sobre essa geração me dei conta que tenho todo perfil e características dessa época
Geração Y (1981-1996) a moça do comentário ainda é Millenium mesmo
Geração Z começa em 1997 mesmo
Sr Pondé, tuas palavras refletem toda a sabedoria de Nietzsche, numa linguagem compreensível, até para brasileiros. Parabéns para o Sr., e para o nosso querido filósofo, que cunhou a frase mais importante do Séc. XX e, mais ainda, do XXI: "Deus está morto". Ora, se Deus está morto, tudo é possível! Esse de agora, não é, de fato, o melhor dos mundos?
Adorei a sua análise, Pondé. Aliás, essa geração Z não se encontra só no Brasil, aqui na Alemanha é extremamente presente. Nasci em 1953, lutei muito e aprendi a lutar com os meus pais. Não sei se sinto pena ou desprezo, mas essa geração vai apanhar muito com a vida, que não é nada doce.
normal, vc apanhou tbm.
Não quer porque o jovem sabe que um AP básico custa 300 mil e um carro 100 mil. Vc quer responsabilidade para ganhar 600,00 por mês como aprendiz depois de ter estudado 5 anos e saber que tão cedo não vai ter dinheiro para ter o básico?
A minha esperança em relação a toda essa geração é que a realidade sempre se impõe... inexoravelmente !!!!
A realidade tende a ser decepcionante para a maioria.
Sim, tem gente que passa anos estudando, buscando formações, fazendo cursos, e muitas vezes nem consegue trabalhar no campo que se formou, entre outros aspectos, outras questões, etc...
Sou geração Z, engenheiro formado em 4 anos e não consigo achar emprego. O máximo que quiseram me pagar era 2300 por mês: sendo que teria que mudar de cidade, alugar um lugar pra ficar, pagar a comida, internet, e todos os outros gastos além de pegar 3 horas de busão todos os dias.
Sabe quanto tia me sobrar por mês todos os meses, pra trabalhar num cargo inferior a minha formação? 180-250 reais. Eu não sou louco de sair da casa dos meus pais pra trabalhar e ganhar isso por mês.
@@joaovitorcamargo7165 Então qual o seu plano ?
Uma hora a porta irá se abrir... O segredo é descobrir qual é o plano que Deus traçou para a vida de cada um de nós, o nosso propósito aq na Terra.
"Quando ela chega aos 50 anos ela será ridícula que nem você" Chorei de rir rsrsrsrsr
Geração Baby Boomers: 1946 - 1964
Geração X: 1965 - 1980
Geração Y: 1981 - 1996
Geração Z: 1997 - 2012
Geração Alpha: 2013 -
O certo deveria ser estender a Geração Z até por volta de 2018 último ano que marcou um mundo pré-pandemia e o surgimento da IA de forma intensificada o que vem transformando de forma contínua as crianças nascidas de 2018 até agora , sendo assim por mim a Alpha deveria ser a partir de 2018 marcando o fim da Geração Z com 21 anos
@@dovesduTá loko, q geração grande da porra é essa?? 2 décadas
@@LucasSousa-bo8yd Sou genealogista e para genealogia uma geração nova surge entre 20-30 anos , Além do mais , as transformações que ocorrem por conta da Pandemia e pela integração da inteligência artificial vai mudar completamente todos nascidos de 2018 pra cá incluindo também aqueles que já eram nascidos mas ainda na primeira infância (0-7 anos )
@Business175Gridexatamente, não existe muita diferença entre alguém que nasceu em 95 e alguém que nasceu em 2000 por exemplo.
Gente,descobri que sou da geração X e casada com um baby boomer e filha na geração alfa. Que Deus me ajude a criar um ser humano feliz,trabalhador e temente a Deus!!!
Esses vídeos são choques de realidade. Deveriam ser mostrados ter divulgação pra massa da sociedade que acredita que a vida é feita só de bons momentos.
Na realidade a vida é mais tristezas que alegria, mais derrotas que vitória. Quem discordar tá usando coping . A realidade é essa
Esse cara alem possuir um vocabulo bem estruturado, consegue colocar os raciocinios de maneira que eu invejo (quem sabe um dia consigo chegar e este patamar). Muito bom o video, soh vi verdades nisso tudo, com informascoes bem colocadas, e de ampla perspectiva da linha do tempo.
Acredito eu, fruto da geração Z, que a nossa geração é composta por altos e baixos muito discrepantes e o incomodo causado pelas desigualdades em exclusivo no Brasil é uma das razões para estarmos causando tanto burburinho em relação aos próximos anos de evolução dessa geração.
Na criação, alguns tinham carinho e atenção, já outros essas palavras são apenas um sonho, enquanto vemos pessoas enriquecendo com tiktok muitos estudam e não conseguem sequer uma oportunidade como jovem aprendiz ou estagiário, alguns de nós problematizam os aspectos do mundo e projetam toda a sua indignação nas gerações anteriores (lamentavelmente responsáveis por isso, assim como nós da Geração Z e das próximas serão).
Estamos incomodados.
Tenho 22 anos , sai de casa antes de completar 18 porq vivia em um lar muito tóxico e doentio, nao fui criada por meus pais porq minha mãe faleceu cedo e meu pai sumiu no mundo, fui sendo criada por parentes. Sai da minha cidade, sem conhecer ninguém, comecei minha vida do zero , e vivo feliz e satisfeita agora, na minha paz , depois de muito apanhar . Enquanto eu vejo gente na minha família com mais de 30 anos sem nunca ter trabalhado na vida , e vive entrando e saindo de curso .
Cada caso é um caso
Acho que vc tem toda razão Pondé, geração é só uma definição técnica. O essencial da discussão é a criação da geração Z, que foi criada por famílias desorganizadas, muito envolvidas com trabalho, viagens, profissão projetos de vida, e não tiveram muito tempo - ou não se dedicaram - para os filhos, para dar a eles uma base psicológica e educacional, porque o que acontece com eles é falta de saber lidar com as relações pessoais e interpessoais. E sem falar da educação que se degradou muito ao longo dos anos, mesmo em contextos onde as pessoas têm bastante dinheiro.
Ótima análise. Achei o seu comentário bastante inteligente, de verdade.
@@victoremidio7449 Obrigado !
@@victoremidio7449Obrigado!
@@victoremidio7449Obrigado!
VC está falando do pobres né. Rico tem psicólogo toda semana meu jovem. Da ponte pra cá um mundo é diferente.
Coberto de razão Pondé, certa vez um cientista disse não me lembro onde vi mas lembro do que falou que o Planeta Terra pra voltar a funcionar normalmente em tudo 3/4 da humanidade teria que deixar de existir ,isto é, para repensarmos em tudo o que fizemos de errado e fazemos hoje e recomeçar de tudo de novo sem mimimi. Valeu!
Pondé vc falou toda a verdade, parabéns eu sou millenium e vou a escola da minha filha de 6 anos pra saber se ela está obedecendo as regras e respeitando o professor. Já vou compartilhar
Amo os comentários, dele. Sensacional!
O filósofo Felipe Podé, sim, suas reflexões são muito pertinentes devido os diversos esclarecimentos sobre temas variados..., o que contribuiu w muito para as pessoas...
Ele é genial, o que seria de mim , sem ele!!!🙏🏼🎇
Sou da geração de 50, toda vida sempre teve embora bem pouca de adolescentes mimadinha eram poucas porque a população eram menor... mas a grande maioria muito cedo começarão a caminhar só ou já trabalhando ou estudando mas hoje a situação não esta nada fácil para os jovens de mentes aberta.
Bom vê-lo Pondé, Deus abençoe
Meus 2 filhos são desta geração e embora eles demoraram a engrenar, ao meu ponto de vista, são independentes, responsáveis, honestos, enfim...
Excelente, Pondé. Você não é o analista de bagé, mas tem uma comunicação clara e direta, que anda fazendo muita falta hoje. Só acho que boa parte das classes menos favorecidas, aos seus modos, também são respingandas por essa onda Z, ficando a mercê de mais vulnerabilidade e dificuldades. Eu presencio isso no meu dia-à-dia de trabalho.
"Pagar os 'boleto'... como se fala em filosofia, né"... rsrs... te amo Pondé...
Sensacional rssrs
Ele é espirituoso
Eu sou nascida em 92, vejo que a minha geração até que trabalha e estuda bastante mas vejo dois problemas gravíssimos em nós, que é a liquidez em todos os aspectos da vida e a criação dos filhos, principalmente dos que possuem maior condição financeira.
Pela minha idade sou classificado como geração X e vou te contar: conheço vários da minha idade completamente perdidos. Eu mesmo me pergunto às vezes se a vida é só isso aqui mesmo. Filhos para criar, contas para pagar e velho demais para me dar ao luxo de arriscar.
Vc me descreveu. Estou exatamente nessa. Sacrifiquei todos os meus sonhos e mal consigo pagar as contas e manter a casa. idade chegando, e os problemas de saúde com ela, os serviços pesados realizado na adolescencia cobrando o preço com dores na coluna entre outros. Depresão? não posso me dar a esse luxo.
Sou de 91, sou x?
@@willianzorzi6026 Y
@@willianzorzi6026acho q vc é y
@@willianzorzi6026 Acho que Y
uma coisa que fiz para dar um choque de realidade no meu filho, foi levá-lo para fazer um concurso para uma escola técnica federal. todo mundo inteligentíssimo como ele, todo mundo especial. ele ficou entre os top 200, mas saiu mais consciente das próprias limitações.
Faço parte dessa geração, não me considero acima dos demais que estão no mesmo barco, mas realmente estão sendo tempos difíceis, não consigo me encaixar de maneira alguma a "minha galera", eu tento diariamente não cair num mar de pessimismo sem fim, mas não está sendo uma tarefa fácil.
Só por você estar vendo esse vídeo já mostra que você já está um pouco a frente dos gen z mais "normalzinhos".
A Geração Z filho de rico sempre foi um zero a esquerda e ninguém nunca falou nada. Agora quando a geração Z é filho de "pobre" tem que virar peão para ganhar pouco. Quem trocar a geração 40 pela Z até 23 ganhando metade. Será que o problema é só a geração Z?
Como alguém que também é teoricamente da geração z, eu posso admitir que viver nessa geração é um inferno e eu odeio a pessoa média da minha geração
Exatamente Pondé, a melhor coisa pra esse tipo de gente é a escola do mundo onde eles e elas aprenderão que o aqui o sistema é bruto😮
Muito assertivo na análise, como sempre!
Pondé você é fod#, adoro seu trabalho e suas críticas ácidas. Maravilhoso 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Tempos fáceis formaram pessoas frágeis e as pessoas frágeis irão ser atropeladas pela realidade
Nossa que dificuldades sua geração enfrentou primeira guerra mundial ou segunda mundial ???
@@fabioabyara4979 2GM aconteceu na primeira metade do século passado, existem no mínimo umas 4 gerações entre aquela época e a atual, se quer ofender tenha no mínimo um argumento racional.
@@vivian.madalenaTome pra si seu proprio argumento: A comparação geracional atual é a partir dos chamamos Baby Boomers, justamente a geração de crescimento demografico e economico do mundo pós guerra 2. Viveram prosperidade e otimismo crescente, em 1990 em diante tomamos o caminho oposto.
Eu acho essa frase muito imbecil, pois tempos novos, geram novos problemas, você não pode comparar uma pessoa que viveu em X tempo com uma pessoa que vive atualmente, pois a realidade é completamente diferente, mas fazer o que cada um com sua opinião
Errado, tempos difíceis geram homens traumatizados é só ver oque a guerra fez com a suas gerações e próxima, algo que você não deve saber ou ter visto como a gerações frágeis que fala
Vontade de compartilhar esse video no grupo da família kkkk
Eu compartilhei! Fogo no parquinho !
Faz um desafio aí pra provar que é melhor que eles. Deixa todo seu dinheiro já acumulado numa conta separada do banco, muda para o apartamento mais barato que conseguir e trabalha ganhando salário mínimo.
Se conseguir acumular alguma coisa tiro o chapéu, mas não vai.
O pior da geração Z??? É que ela foi criada e ensinada pela nossa geração. Sim, temos grande culpa.
Concordo! Muita proteção, muito mimo. Todas as pessoas que conheço dizem ter problemas com filhos e ou netos, porque não querem ajudar em casa, porém querem receber tudo de mãos beijadas… enfim, cada geração é marcada por acontecimentos da geração anterior. Quando os pais e avós morrerem a geração atual terá que caminhar pelas próprias pernas, e assim começar um novo ciclo, outra mentalidade é por aí afora
Eu gostaria que o Pondé dissertasse deste assunto: pessoas que fazem reels de comida e que fazem tudo igual, porque os conteúdos são os mesmos: a pessoa se senta, enchendo a boca de comida, fazendo se parecer como uma "CELEBRIDADE" Gente, pelo o amor de Deus, tem gente fazendo resenha de joelho no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. Seria isso um desespero?
Então seus filhos sao uma 💩💩💩??? Hahahahaha
Não é bem assim, hj vc tenta educar seu filho e o governo impede, o professor fala que ta errado, psicólogo falando que tudo vai gerar trauma e etc...
A geração anos 80 que todo mundo baba.....foi essa que educou essa geração
Pondé é um privilégio ouvi-lo.
A geração Z quando volta pro S de Serasa fica A de Adulto ligeiro 😂
Tirada 😅
🎉😅
Kkkk Boa!
@@CipherX64 Olá, que bom, Graças a sua disciplina e esforço! Mas no geral ninguém deve porque quer, infortúnios acontecem......e por vezes são infortúnios que por mais vontade e valores morais que a pessoa queira resolver é quase impossível. Vide caso da pandemia o tanto de empresários de bem que quebraram que hoje vivem somente para sobreviver, porque as dívidas geradas nesse acontecimento por mais que queiram honrar não conseguem. Como assistente social já ouvi após, a pandemia de muitas pessoas que a única solução financeira para os problemas dela é o autoextermínio. 😟 Quanto o mimimi da geração "Z" essa continuo dizendo é fácil de resolver a infantilidade deles.....só o alfabeto deles parar na letra S de Serasa.....acaba a imaturidade e mimimi da noite pro dia. Paz e bem.
😂😂😂
Perfeita reflexão como sempre! 👏👏👏👏
Eu tenho empatia pela geração Z pois nem sonhos eles tem e vivem com saudade de coisas que não viveram
Quando chegar a hora, as carteiras de trabalho vão ser extintas, porque são poucos os querem trabalhar presos hoje
Eu sou rodeada de pessoas da geração Z, meus filhos, sobrinhos, amigos dos meus filhos... e admiro muito a todos eles, todos lutando em busca de seus objetivos e sendo incentivados pelos pais. Ao contrário da minha adolescência, nasci em 76. nossos pais tinham uma renca de filhos e não podiam dar o suficiente pra todos, eu e a maioria das minhas amigas tivemos que largar os estudos cedo pra trabalhar, éramos crianças ainda e tínhamos que trabalhar, quando deveríamos estar na escola e brincando.
Minha geração já teve menos filhos, eu tive 2 e os incentivei a estudar e brincar muuuito na infância, só foram trabalhar depois que ficaram maior de idade. São ótimos filhos. Desde que o mundo é mundo as pessoas sempre criticaram as próximas gerações.
também sou de 76! Mas acho que depende muito da criação! O meu filho tem 11 é inteligentíssimo (geração Alpha) e muito educado ! Minha filha também apesar de não ser criada comigo Mas eu como pai tento mostrar a dificuldade que tivemos quando adolescentes! Nunca tive celular, tablet, computador até começar a trabalhar e olhe que dependendo do emprego nunca vai ter as regalias que eles têm. Vemos filmes antigos. Mostro as dificuldades que tivemos, passando por crises como hiperinflação e do petróleo. ELes Não têm crises existenciais como alguns da geração anterior.
Concordo que em geral a geração x ainda pode educar melhor essas crianças. Tenho amigos e primos da y e nunca vi tanta frescura.
Sou de 75, comecei a trabalhar registrado aos 13, no que depender de mim meus filhos nao vao trabalhar CLT, nem eu mais quero isso pra mim, imagina pra eles!
Ps. Nao e so CLT, mas qualquer modelo de trabalho com patrao, chefe, supervisor, metas, cotas etc!
@@ricajubilado então eles vão ter que empreender ou então serviço público. Que também tem chefe, supervisor etc.
@@arthurgabriel2444 o futuro do trabalho pra mim e ser autonomo/freelancer, prestar servico pra quantos clientes puder ou quiser, sem relacoes hierarquicas.
Se a empresa pode ter varios clientes, entao o trabalhador pode trabalhar pra varias empresas!
(e o que eu to buscando pra mim e o que desejo pros meus filhos).
@@ricajubilado eu já não vejo problemas em trabalhar CLT, muitas vezes, ser empregado é mil vezes melhor que ser patrão. Ser empregado tem sua paz mental mais preservada, é só cumprir as ondens do patrão e no final do dia por a cabeça no travesseiro tranquilamente, ao contrário de ser empresário, a vida é uma verdadeira loucura, problemas pra resolver e uma corrida sem fim por dinheiro, mas cada um pensa de uma forma, eu já penso mais na minha paz e tranquilidade. Meu marido trabalhou a vida inteira de carteira assinada, se aposentou em 2020, compramos uma chácara e estamos morando numa área tranquila e de paz. Plantamos a maioria do nosso próprio alimento, e vivemos rodeados de natureza e nossos animaizinhos. É esse modelo de vida que passo pros meus filhos seguirem. ❤
Pondé, sempre Pondérado nas análises!
Contudo não creio que vai ser uma geração que vai amadurecer, maioria vive com os pais e não vai precisar se submeter ao desconforto do sistema.
Mas os país não duram para sempre,uma hora vão ter que se virar sozinho.
Vao querer ser sustentado pela sociedade e culpá-la pelo seus fracassos pois esta na moda terceirizar as próprias responsabilidades
Se submeter e para os fracos , moro com a minha mãe , porém é eu que pago a maioria das despesas de casa , incluindo o aluguel , sou Mei (tenho 23 )
O mau das gerações anteriores é achar que ser empregado da certo , desde os 12 anos eu sempre trabalhei para eu mesmo, hj tiro meus 7-10 mil por mes , trabalhando pra mim mesmo
Então, abaixar a cabeça e se submeter ao sistema e o motivo do nosso país ser pobre
Vai pra cima com a faca nos dentes e use o sistema , não se submeta
Simplesmente quando o foco é TER do que SER, não haverá geração de valor real.
Essa geração, possui exceções, porém raridade.❤
Toda exceção é raridade.
Tds gerações só existem poucas pessoas que são úteis
2:09
Geração X: 1968 a 1988 (Plutão em Virgem)
Geração Y: 1989 a 1994 (Plutão em Libra)
Geração Z: 1995 a 2008 (Plutão em Ophiucus)
A geração millenial é uma sub geração da geração Z que vai de 1995 a 2002. Corresponde ao período em que Plutão, na constelação de Ophiucus, recebe a influência de Escorpião.
Gosto muito da sinceridade do Pondé!! Ele faz a gente pensar!!!
Concordo que não se pode generalizar. Como trainer em grandes corporações, convivo com jovens da "geração Z" que estão voando, estudando e trabalhando com afinco e fazendo acontecer. A mídia adora "rotular", mas o que eles chamam de "geração Z" é um pequeno conjunto de mimadinhos que continuam fazendo manha, com vinte e tantos anos de idade. O mundo vai continuar a evoluir, com ou sem essa pequena parcela de jovens infantilizados...
"Para ver quem é mais paranoica que a outra." kk
Esse final sobre a "mãe" foi sensacional
🧙♂️ Obrigado professor ...
Ponde , mandou ,muito bem ,valeu ! 👍
Tenho 50 anos e meu filho 15 anos. Só pra pegar o exemplo. Será que penso igual ele. Não sei. Lascou
50 com cara de 65, vc tá acabado
Sou pobre, branco, loiro, olhos claros, esquizofrênico, borderline, estou na auto escola, me sinto especial n sei porque, deve ser meus pais, trabalho como promotor de alimentos, faço terapia, estou me apaixonando por uma pessoa, e neste momento estou deitado sofrendo um pouco e descansando de um dia todo em pé, admiro muito o pondé e os mais velhos, sou meio malandro, nem tanto quanto eu queria, admiro o cantor hariel, um bom malandro e acredito que vou vencer na vida, conquistando as pessoas e achando os motivos certos, me corrija alguem se eu estiver errado, boa noite
Tenho 48 anos e, ao longo da minha vida, a geração mais velha sempre desprezou a mais jovem, e a mais jovem sempre pensou saber mais que a anterior.
Tentar advinhar o futuro não é coisa de gente madura, ao contrário. Vejo gente falando que essa geração mais nova são especiais, super heróis. Ou então, que eles não servem para nada. Menos pessoal!
O futuro é uma construção. Temos que assegurar educação, bom trabalho, etc., para as gerações mais novas para que eles possam ter uma vida melhor que a nossa e para o desenvolvimento do Brasil.
Por mais pessoas como vc. Só olhar a sessão de comentários que vc vê inúmeras pessoas depreciando e desmerecendo a gen z.
Quem sempre foi livre não sabe o valor da liberdade. Esse é o perigo...
O esteriótipo de "geração Z" é pra quem pode. Quem não tem poder aquisitivo, não tem tempo pra pensar em ser geração Z.
Pondé com suas análises ácidas😅, porém certeiras 🤫👏👏👏
Claro que vai servir, toda geração fala que a próxima não serve pra nada, a geração dos meus avós já se foram, a dos meus pais aos poucos está indo a minha também, o mundo muda as prioridades mudam, você não quer que um jovem pense igual um senhor de 80 anos, você querendo ou não o futuro pertence a eles
Ah já ia me esquecendo, tratem bem eles, porque são eles que irão cuidar de nós na nossa velhice kkkkkkk
Verdade kkkkkk
Os encerramentos dos videos do Pondé são sensacionais....
Hipostasiar, interessante o significado da palavra. Percebo a análise do Pondé como uma crítica sobre a realidade, e traz um pouco daquilo o que seria a verdade das pessoas e das gerações que ele cita. Quando reflito sobre o contexto social e os aspectos que influenciam as pessoas, eu percebo que os ressentimentos, magoas e rancor são levados com muita relevância e sustentam a verdade de cada indivíduo. E o capitalismo produziu, e continua produzindo, no Brasil, soluções cafonas e fúteis de práticas que tratam essas coisas, os ressentimentos e magoas das pessoas. A própria psicanálise romantiza isso a tal nível que é capaz de gerar uma prisão eterna durante a vida da pessoa, construindo uma narrativa cheia de significados que só servem pra quem tem tempo a ser desperdiçado. As emoções são muito importantes, os laços afetivos, o respeito e todas as virtudes que sustentam um coração magnânimo. Porém a razão, que é capaz de nos fazer lidar melhor com as emoções e com a própria alma, não é explorada por geração alguma há algum tempo. A humanidade tenta se preservar, e não se superar.
A humanidade nem se preservar consegue, sucumbe a passos largos. Li todo seu texto e você não disse o significado da palavra. 🤌
@@evertonhenn1987 eu falei que a humanidade tenta se preservar. Não falei que ela tem êxito nessa tentativa. Não entendi o seu comentário. E falei que achei interessante a palavra que citei, não prometi explicar ela. Pesquisa ela na sua etimologia, vai achar o porquê ela é interessante.
Pondé .. você e Genial e corajoso. Parabéns ..
São tantas informações fortes e relevantes que esses cinco minutos são suficientes, acho que não aguentaríamos mais. 😂
Com certeza. Eu ainda estou me processando.
Geração z estou meio por fora, mas a geração Alpha está chegando pra mudar o mundo! Muitos com muita personalidade e sabem o que querem e com muita determinação pra alcançar os seus objetivos.
De fato, mandar um emprego de merda à merda é para poucos, porém, enquanto continuarem disponíveis os inumeráveis candidatos como existem atualmente, sinto dizer que os empregos de merda devem piorar muito.
Se a geração X ou Baby boomer fossem jovens hj em dia não aguentariam o tranco. Estão acostumados com empregos que garantiam o salário da família e conseguiam comprar muitos bens, hj em dia se o jovem ganha salário mínimo e não mora com os país ele fica com 50 reais no fim do mês.
Essa lenga lenga da geração mais antiga reclamar da mais atual é histórico. Fica parecendo uma disputa para ver quem sofre mais. Veja que o sistema está massacrando a maioria, mas tem alguns demonizando os mais jovens com rótulos e termos pejorativos pelo simples fato deles existirem em uma sociedade totalmente diferente das gerações anteriores.
@@joaovitorcamargo7165tá sendo otimista kkkkk
Ganho dois salário mínimo e final do mês é um terror
@@ozzen2708 Bem isso mano. Eu ganhava 1400 no estágio. Acabou o estágio a proposta era de 2500 conto pra trabalhar em outra cidade como analista de sistemas, sendo que eu sou engenheiro.
Só a mudança já ia fazer eu ganhar menos que o estágio.
@@joaovitorcamargo7165 nesse naipe, o cara tá na merda, aí aparece uma proposta absurda de ruim
Existe 2 Brasil.....um de filhos de pessoas de bem que estudam, praticam esporte, aprendem línguas, e trabalham quando adultos e filhos de pais irresponsáveis.....Esses são os da geração nem nem.....
Nem estudam e nem trabalham ........
Existe a diferença entre TER e SER. Ainda não entenderam! 😅💚
Mas tudo isso que aconteceu e tem acontecido, tem sido tudo muito bom, pra humanidade se evoluir, sendo lapidada
Eu não concordo muito, acho que a pessoa que o Pondé descreve no vídeo NÃO se refere a geração Z .. eu nasci em 1996 e as pessoas 10 anos mais novas que eu conheço (pessoalmente e online) tem mais acesso a informação e diferentes pontos de vista, e eu diria que são menos mimados e iludidos com carreira do que Millennials. O principal problema que eu vejo neles é ter dificuldade em prestar atenção e querer tudo no ato, pq é assim que a vida online funciona
Caro Vitor, creio que essa dificuldade em prestar atenção que você se refere é devida à quantidade infinita de informações que o online proporciona. Até eu, que nasci a exatamente algumas décadas antes de ti, tenho percebido nos últimos anos que minha capacidade de concentração piorou muito. Eu que sempre me achei hiper concentrado, agora me vejo bem disperso.
@@FS_5023 pois é, loucura!
Vc alugou um triplex na minha cabeca
concordo plenamente. A geração mais nova é a Alpha, onde incluo meus filhos. Eu sou da geração x. Não são mimados. Meu filho é impressionantemente inteligente. Assimila informações como um louco e é hiperativo. Eu me dou muito bem com a geração Alpha, já milennials eu geralmente não gosto. Eu simplesmente adoro a geração mais nova e eles gostam de pessoas mais velhas.
A geração mais velha tem que entender. Sua geração passou.
Sensacional. Tanto no conteúdo, quanto na forma.
Pondé foi preciso.
Geração Z não são os que nasceram de 2005 em diante?
Pondé foi preciso. A exceção das gerações existe, mas apenas para quem não é herdeiro 😂
Caramba ponde finalizou o vídeo com chave de ouro 😂😂😂😂😂
Pondé, ousarei discordar em parte. Tenho sentido isso na pele e já ouvi de vários empreendedores que está difícil, sim, mão-de-obra para trabalhos braçais, como na construção civil e oficinas mecânicas, por exemplo, simplesmente porque a molecada não quer nada com nada. Tudo sob as bênçãos das mães. Creio que se agrave com a melhor condição econômica (tenho um caso que considero chocante na família), mas, ao menos na minha experiência, essa inaptidão para a vida adulta dos Z não se limita às famílias que tenham algum dinheiro.
Também concordo , essa geração é perdida mesmo. Até a geração Alpha como meus filhos, os mais novos, são mais ligados.
@@arthurgabriel2444Ligados? A geração alpha é a geração dos autistas se liga...
Será que é porque uma parte da geração não está fazendo faculdade? Quanto mais você se profissionaliza, menos você quer um emprego com um salário e trabalho que não te valorizam, e ocorre que também as pessoas não irão querer te contratar. A filha da amiga da minha mãe não foi aceita, sendo
fonoaudióloga, pra trabalhar como recepcionista, pois o currículo dela era bom demais. Resumindo, o rapaz sabia que a qualquer momento ela poderia sair, devido a um futuro aparecimento de oferta de emprego melhor.
Vale ressaltar que foi constatado por inúmeros sites disponíveis no Google, que o número de pessoas na faculdade aumentou desde 2015. Um contraponto entre a geração anterior e a atual, sendo esta última a que valoriza mais o estudo do que a anterior, ao invés do trabalho braçal.
Nossa geração é sempre rebelde em relação a anterior. Mas sempre repetimos os caminhos, com alguns passos talvez fora da estrada.
Sim sobre a geração Millenium eu achava que era especial, chegou os boleto e vi que não sou especial kkkkk
O filho único herda a casa, e isso é lindo.
Hoje essa geração só de falar em trabalhar já ataca a depressão 😂tá difícil em tenho 2 filhas uma de 18 é um maior drama pra enfrentar o mundão,e nos país erramos em ser super protetores verdade a vida ensina na quedas,aprendi a me virar aos 14 anos perdi minha mãe e fui pro mundão trabalhar pra sobreviver e hoje as pessoas são tão fracos pra encarar a própria realidade
Pondé indo direto ao ponto:
O mundo é uma máquina constante e repetitiva de fazer com que você se sinta uma nulidade.
Mesmo que não se sinta agora, vai se sentir daqui a pouco.
Ser saco de pancada, quando não amparados pela família, ou despertar e ver que o mundo não pára com protestos e ideologias.
Muito bom o vídeo, eu mesmo tenho 19 anos e quero ganhar bastante experiência no "campo de batalha" pra ganhar maturidade e não ser como a minha geração Z
Toda geração é um lixo. Seja melhor só para você melhorar individualmente, por que a massa é sempre idiota.
Felipe Pondé serve para alguma coisa?
Serve ...
Muito bom quando temos conteúdo sem fundo musical👏👏👏
Quero ver as gerações antigas sobreviver ganhando 1500 por mês, pagando 1000 em aluguel.
Na época dos velhos, título de graduação garantia emprego e um emprego sustentava mulher, filhos, comprava carro e pagava casa. Hj sobra 100 conto por mês no melhor dos casos.
Exatamente, hoje em dia está muito mais difícil pra conquistar uma casa própria, um carro ou um bom emprego. A gente precisa estudar o dobro pra conseguir ganhar o mínimo. Eles viveram em um tempo em que vencer na vida era mais fácil e ainda chamam a gente de mimado. Incluindo o Pondé que sempre foi de família rica, nunca teve que acordar 5:30 da manhã pra pegar um busão pra trabalhar e ter que estudar a noite.
@@fernandopinheirolourenco5144 Eu sou engenheiro formado em 4 anos e tenho que ficar ouvindo me chamarem de nem nem porque terminei a faculdade e não aceito ser explorado trabalhando de analista de sistemas em outra cidade por 2500 reais. Nossa geração tem que ter muito saco pra lidar com as anteriores, sinceramente.
Isso tb é um recorte, ter faculdade não era pra população em geral, minha mãe trabalhava de madrugada e estudava de manhã, conseguiu um milagre social e criou as filhas na classe média. Eu não passei nem pela metade do que ela passou. E ela pegou ditadura, inflação galopante, político roubando poupança do povo...a gnt ainda vive melhor do que eles.
E se você não morrer antes, como estará a situação quando você também estiver velho?
De coração, espero que esteja melhor do que agora.
@@rosevolpi8500 A nossa geração está lutando pra melhorar isso, mas os velhos nos chamam de folgados, mimados, etc.
Vejo muito jovem geração Z na Universidade Federal que estudo, sou de 2001, e observo que tem tanto classe media como baixa renda que participam dos movimentos dessa geração, mas boa parte dos baixa rendas também trabalham e são mais conscientes, assim como eu, e meio que se afastam dessas comunidades, também tem a questão do curso, mas assim, não vou dizer que a geração inteira está perdida, tem muito jovem por aqui que rala bastante pra conseguir uma vida melhor
Eu tenho 20 anos e estou desesperada por um emprego, mas eu envio currículo pras empresas, mas não tem retorno de nada 200 currículos por dia e nada, maioria dos empregos pedem QI e eu não tenho! Eu tô vendendo bolo doce, me manter e manter a faculdade, minha família é super pobres, essa geração de nenem que falam achan que abrangem todos os jovens, maioria do brasileiro é pobre e vive na miséria às vezes não estamos empregados por que não queremos kkkkk
Calma jovem, cuidado com o emprego que você arrumar e com o desespero, tem emprego que é melhor ficar sem trabalhar falo por experiência própria, e como assim você não tem Q.l? Não tem inteligência é isso? Serviço de CLT não se resume há inteligência.
É o que sobra pro beta. IT'S OVER!
O desespero é nítido pois essa geração não vai dar continuidade nesse sistema falido. N vai comprar carro, n vai comprar casa, n vai ter filho. Nós entregamos mta coisa de valor em troca de migalhas, já passou da hora dessa realidade mudar
Basta não criar expectativas como aconteceu com os milenials
Sim sem expectativa e sem.filhos.
@@staciemara20 Acho que filhos são uma decisão individual de cada pessoa ou casal e não uma cultura geral de uma geração. Podem chamar de modinha, mas é questão de tempo até cair na verdadeira essência de existir em um mundo constantemente em movimento.
@@marcosodinson4457 o problema eque grava tá fraca e aprendemos que nossos pais,sobretudo mães tiveram vidas péssimas tendo filho, os pobres. Acredito que tbm devido ao capitalismo tardio aa taxas se natalidade vão abaixar como as da Coreia. Mas é fato que a expectativa criada em cima dos milleniums levaram muitos a frustração e depressão
@@staciemara20 Existe um grande esforço da indústria farmacêutica para desestabilizar os jovens e diminuir as taxas de natalidade, isso inclui profissionais da medicina. No meu ponto de vista é perfeitamente compreensível, não é demagogia, mas 9 bilhões de pessoas se arrastando por aí é difícil manter um "controle" sócio econômico.
@@marcosodinson4457 concordo
Eu trabalho todo dia e chego em casa cansado todo dia. Durmo. Acordo pra trabalhar de novo e assim vai sendo até o ultimo dia de minha vida. O mundo é assim. Nos esmaga, nos destrói. E no final, somos merecedores de uma merreca de aposentadoria que alçamos como míseros troféus.
Investe em crypto
Fique feliz por isso, se quiser comer um doce vc podi, se quiser assistir netflix vc assisti