Penso que se dá problema na geração atual é porque teve na anterior! Nasci em 1983 e vi a minha geração y ser limitada a viver na frente da tv porque os pais precisavam trabalhar loucamente e mal conversavam com os filhos. A escola particular que a maioria não teve seria a salvação da humanidade... E ter experiência profissional era proibido (só estudar para ser médico, advogado ou engenheiro). Deus me livre pisar fora da linha e querer abrir o próprio negócio ou morar sozinho. Era um pai competindo com o outro para ver qual filho era mais robô. Por isso o problema de não "vestir a camisa" de uma empresa: a empresa te sugaria e você não poderia fazer escolhas. Vamos lembrar que foi na geração y que os planos de carreira desapareceram (não tinha como prever o futuro pela mudança tecnológica). Os smartphones da geração z na verdade são inacreditavelmente baratos em relação a qualquer outro brinquedo educativo. Basta fazer as contas da quantidade de objetos que uma criança sem uma tela precida para passar o tempo. Por isso a geração que tem até 40 anos hoje não quer ter filhos: a maioria é por problemas financeiros. Ninguêm gosta de admitir, mas nós sabemos que terceirizar a educação não funcionou e estabilidade se consegue só depois dos 40... Tarde para o primeiro filho.
Olá Cristiane, tudo bem? Muito lúcidos e interessantes seus pontos de vista sobre as gerações e suas mudanças culturais e de comportamento. Obrigado por enriquecer o debate com suas ideias. Um abraço e feliz ano novo pra você e sua família.
Perfeitamente!!! Infelizmente a situação econômica de muitos da nossa geração não é das melhores. Também muitos de nos não somos nem casados por motivos diferentes, muitos millennials não querem nem casar. Acho valido as pessoas entenderem que tempos diferentes requerem atitudes diferentes das pessoas. Nem tudo que se fazia a 30/40 anos atrás se enquadra nos tempos de hoje para todo mundo. 👏👏👏
Filhos de Boomers, formam a geração X e milleniuns, e crer que o ensino melhoraria a situação era o mínimo. Mas alguns investiram em trabalhar paralelamente ou aprender outras habilidades. Mas nunca se viu um esfarelamento de tudo como a geração Z ....acredite a ideia de todo mundo milionário antes dos 30 sem fazer esforço, vai deixar alguns milhionarios e muitos frustrados.
Geração Baby Boomer - 1946-1964 Geração X - 1965-1980 Geração Y - 1981-1995 Geração Z - 1996-2009 Geração Alpha - 2010-2024 Geração Beta - a partir de 2025
Nasci em 83 e meu primeiro filho nasceu agora em janeiro de 2024. Eu não sabia que geração ele seria. Daí a bem pouco tempo fiquei sabendo que era alpha. Eu acho que dessa geração para frente haverá consciência dos males do excesso de telas.
Boomers: 1935 a 1955, X generation: 1956 a 1979 Millenium: 1980 a 2009 Z generation: 2010 a 2049. * Levando em consideração país tendo filhos cada vez mais tarde.
@@MarceloCunha-zg2zv Isso dos pais terem filhos tarde é algo de se pensar, mas eu concordo com a existência da geração Alpha. Isso porque os nascidos pós 2020 já vão pegar um mundo/criação diferente. Vai ser como o cigarro: pode fumar, mas com muita restrição -> pode usar celular, mas com muita restrição. Usa tecnologia? Vai precisar estudar mais, já que qualquer criança também usa.
Sou de 1977, geração X, lembro bem da transição do regime para a democracia, da hiperinflação, das filas noturnas nos mercados para comprar leite, feijão e frango. Na música cresci junto com a explosão do rock oitentista. Entrei no mercado de trabalho nos anos 90, quando as coisas ainda estavam evoluindo. Meus pais e lideres foram boomers. Então bebi de uma fonte muito rica em sabedoria e conhecimento profissional.
Que bacana o seu relato Ivan! Pelo jeito você viveu com bastante intensidade muitos dos fenômenos e fatos que marcaram a geração X (sou X também, embora um pouco mais velho). Obrigado pela visita ao canal e por contribuir com o assunto.
Sou de 93 (geração y). Vivi uma infância brincando na rua, vendo tv e depois o mundo foi se tornando computadorizado. Tive net discada e depois banda larga e daí veio smartfone com 3g, 4g 5g. Jogos cada vez mais realistas. Tive facilidade pra entrar nas universidades. Minja geração foi maravilhosa. Priorizamos muito a educação mas nem tudo foi perfeito como toda geração tbm passamos instabilidades.
A nossa geração está para descobrir o que é estabilidade. A questão é que nós não aceitamos o que foi trazido como conceito de instabilidade para nós... Quiseram impor esse conceito de instabilidade, ao critério das gerações anteriores, o que é instabilidade para eles, está muito longe de ser o que é instabilidade para nós, concorda? Talvez hoje em dia o maior desafio da nossa geração seja a lidar com a própria mente no geral
Exatamente Gabriel e José Gustavo. As gerações mais recentes pegaram um mundo em transformação muito mais acelerada, e a acho que a instabilidade (em tudo) será a regra cada vez mais. E teremos que ir nos adaptando, e não apenas as gerações mais jovens, mas toda a sociedade. É um mundo em revisão de todos os conceitos, não dá para nos apegarmos a nenhuma visão mais consolidada, clássica, e ficarmos presos a ela ad infinitum. Obrigado pela visita ao canal e contribuição com o assunto das gerações.
Sou de 1988 geração Y e vivi muito dos dois mundos, devido minha criação e condição social, mas vivia hora brincando na rua, hora num vicio danado de videogame, mas realmente na adolescência com a chegada da internet mudou muito as coisas. E na questão de vida vs trabalho eu concordo plenamente eu posso até vestir a camisa, mas nao me acorrenta não viu pq eu pulo fora kkkkk
Que legal seu relato, Rafael. Você ainda pegou um pouco a transição de “dois mundos”, mas já já tem as características comportamentais dos Millennials! Obrigado pela visita ao canal e apareça sempre por aqui!
Nasci no início de 95, sou Geração Y, gosto de ter nascido nessa Geração, Joguei bola de Gude, Futebol, peguei o Nokia tijolão, V3, na minha adolescência não existia smartphone, e vi o Brasil ser campeão do mundo em 2002.
Nossa, eu também sou de 95 mas sou total geração Z! Cresci usando o computador e internet, tanto em casa quanto no jardim de infância. Usava celular quando criança e na adolescência usava smartphone. Não lembro de ver o Brasil campeão, infelizmente. Acho que isso tem muita relação ao meio em que somos inseridos.
Sou da geração y 1993, tinha muito este problema de querer tudo pra ontem!! Mas aos poucos fui melhorando . Época maravilhosa da infância de muitos que brincavam na rua, mas também adorava jogar Super Nintendo e assistir os desenhos que passavam de manhã. Acho que nessa época as coisas eram na medida certa, sem excessos.
Nasci em 97 bem na transição da geração y pra z e considero que tenho as características das duas gerações. Com relação ao mercado de trabalho acredito que é mais importante vestir a camisa da própria carreira do que de uma empresa.
Obrigado pela participação Fernanda. É provável que você seja parte de uma geração "sanduíche", por estar num ponto de transição sofreu influência de ambas. E concordo com você, no mercado de trabalho do futuro teremos cada vez mais que sermos diretores de RH da própria carreira. As carreiras serão mais fluídas e a tendência é que os profissionais migrem mais entre empresas e profissões diferentes também. Obrigado pela visita ao canal e apareça sempre por aqui.
Nasci em 1966 e vi essas gerações passarem, e é claro o meio social e local e família faz muita diferença! Mas pra generalizar é mais simples de entender as crises de gerações e entender valores!
Verdade Maria Célia, é mais fácil entender as gerações quando a gente olha em perspectiva a sequência das gerações. Obrigado pela sua contribuição com o assunto!
@PalestranteAlexandreCorrea Sim concordo com você, como ressaltei várias situações sociais, pessoais e familiares são importantes, mas com o vídeo, entendi num geral como funcionou e como funciona o mundo!
Exatamente, como voce nasceu na transição entre duas gerações, acabou recebendo influência de ambas. Obrigado pela visita ao canal e apareça sempre por aqui!
Eu vejo alguns estudos que classificam os nascidos entre 1995/1996 como mais próximos dos nascidos nos anos 80 do que 2000, sendo que no Brasil essa realidade é bem diferente.
Mano eu tive internet na infancia e brinquei na rua acho isso uma pura mentira a gen z n nasceu 100% grudada na tela a gente ainda brincava tinha amigos do bairro essas coisas eh pq a gente viveu uma epoca que a internet tava no auge mais msm assim ele n era forte o suficiente pra pessoas ficarem tao presas nela mais a nova geração a alpha tem sim esse problema pq nasceram dps ou muito proximo da pandemia que fez as pessoas que ainda n tinham acesso a internet ou n sabiam usar essas tecnologias entrarem agr sim o mundo tá totalmente digital as eu vejo meus primos mais novos dessa geração eles n vem tv nem sabem oq é tv a cabo muitas tecnologias ultrapassadas já da nosso tempo a gente ainda via e usava como radio e orelhao,tv de tubo etc enquanto essa geração possivielmente vai ficar só no celular nem computador mais vai usar
@@indexrule2k Pew Center Research. O problema é que as justificativas deles são muito voltadas para o cenário estadunidense. Aqui no Brasil, os paradigmas são bem distantes.
Você tem razão, não apenas os estudos do PRC, mas de um modo geral boa parte da literatura e pesquisas sobre gerações vêm da gringa ou de classes AB no Brasil.
Nasci em 1988, meu filho nasceu em 2017, porém compartilho com meu filho muito da 'cultura' anos 90, creio que seja importante ele saber como eram as coisas antes e conhecer produções antigas como 'De Volta pro Futuro', 'Herbie', 'Caça Fantasmas', 'MIB', 'Chaves', 'Chapolim', 'Papaleguas', 'Pequeno Urso ', 'Os Flinstones' .. enfim, assistimos juntos muitos desenhos antigos ou filmes, claro que há diferenças no modo de assistir, hoje com celular, notebook, wi-fi, se assiste a qualquer momento e claro que ele assiste alguns programas atuais, mas é bom compartilhar com a nova geração a cultura passada, até porque muita coisa na mídia hoje, em maior número, não presta.
Que legal, eu também tento resgatar músicas e alguns filmes clássicos da minha época para passar para os meus filhos (hoje) com 11 e 14, alguns dos que você citou, inclusive. Um abraço.
Oi Karine! Feliz que você tenha passado aqui no meu canal, obrigado. Realmente, algumas das diferenças culturais e de comportamento entre as gerações podem eventualmente gerar alguns conflitos no ambiente de trabalho. Obrigado pela contribuição com o assunto. Se puder se inscrever no canal, ficarei feliz. Obrigado pela contribuição com o assunto.
Spu de 99, geração Z. E me identifico simmm. Sou contra o trabalho escravo, gosto de ter as coisas e experiências de conhecer novos lugares. Cresci sem internet e com kkkkkkkk 2009 já tava na Lan House sabendo mexer em computador, Orkut, MSN e Habbo hotel.
Sou da geração X e uma coisa que acho importante pontuar é que fomos a geração que entrou no mercado de trabalho e acompanhou toda a evolução da tecnologia. E não necessariamente isso facilitou as coisas. Porque não havia uma "estabilidade" no aprendizado. Por exemplo, desde quando o Windows é o mesmo Windows de hoje com pequenas alterações? Essas últimas gerações já nasceram com a tecnologia e essa tecnologia teve evoluções mas não tão significativas como foi a do DOS para o Windows
Que legal Lu o seu relato, quando a gente tem filhos e acompanha no dia a dia essas diferenças ficam mais evidentes. Obrigado pela visita no canal, se puder se inscrever, ficarei feliz!
Sou psicólogo rsrs e vejo isso que vc falou do paradoxo do excesso.. Escolha demais gerando ansiedade. Falei para uma paciente que ela era ansiosa por poder escolher demais e ter responsabilidade de menos.
É verdade Dr Fernando. Parece que existe um paradoxo mesmo em toda essa abundância material e nesse mundo frenético em que toda hora existe um estímulo diferente. Não parece coincidência que os casos de transtorno de ansiedade têm aumentado muito em todo o mundo, mas parecem ser particularmente mais preocupantes nas gerações mais jovens. Obrigado pela visita ao canal e contribuição com o assunto.
@@Jhonny-wm5ud Sim, num mundo mais complexo e "caórdico", a tendência é que tenhamos novos dilemas existenciais, e perguntas para as quais ainda não temos respostas.... obrigado pela contribuição com o assunto, Jhonny.
Isso ai foii mais qie destacou entre todas a gerações. Essa geração infelizmente sao mais doentes. Eu sou da geração y e quando brincávamos ou desintendia na escola rwsolvia ali mesmo e depois tava tudo de boa. Agora vem a tal de buly e depressao por excesso de informações 😢
Sou da Geração Z (2000), filha de pai (1973) e mãe (1975) da Geração X, mas fui criada desde os 5 anos por avós (ambos de 1950) Baby Boomers. Recebi muita influência de comportamento dos meus avós
Bacana seu relato, Marcela. No fundo nós somos fruto, em maior ou menor grau, das muitas gerações que nos sucederam, e das mudanças que as gerações seguintes foram trazendo. Obrigado pela visita ao canal.
Tô chocada de saber que eu sou Millenium, mas feliz, pq aos 18 eu já trabalhava de carteira assinada, aos 22 comprei meu primeiro apto, aos 24 passei no primeiro concurso e aos 27 no segundo, onde eu trabalho seis horas e ganho bem. Tenho família e um filho lindo. Então eu sou meu caso de sucesso. Meus amigos milleniuns tb tem vidas estáveis e tranquilas 😊
Que legal seu relato. A geração Millennial, apesar de um bocado incompreendida as vezes, tem muitas virtudes e abriu uma perspectiva nova em relação a vida pessoal e profissional!
Acredito que somos a última geração que viu os estudos como oportunidade de crescimento. Também sou millenial, sou concursada desde os 25 anos e tirei meu apartamento. Acredito que conseguimos efeitos que nossos pais jamais alcançariam. Mas ainda assim nós somos exceção. Acredito que a nossa geração apostou na educação e de alguma forma teve um retorno.
Você não se encaixa na maioria do perfil dos millennials não. Pode pesquisar: a maioria dos millennials não consegue comprar a própria casa e o próprio carro, fica morando na casa dos pais até mais tarde. Tem vários estudos dizendo que a geração Millenium foi a geração que deu errado. Procura na BBC Brasil. Outra: achei errada a classificação de tempo da geração X. Ela se inicia em 1965 e finaliza em 1980. Assim fica mais equilibrado. Não tem porque a geração X ter um período menor do que a da geração Y. Talvez você nem seja Millenium e sim da geração X, como eu, se for considerar o fim da geração X em 1980!😢😂
Cara, eu sou de 1992 . Me vi com um comportamento de uns 65% da geracao Y, mas me assustei pois me identifiquei com alguns comportamentos da geração Z (uns 35%) . Realmente quem nasceu perto da transição de gerações, acaba herdando comportametos de ambas . Baita video !!!
Obrigado Well, fico feliz que tenha gostado do vídeo. É bem possível que você tenha incorporado traços das duas gerações, sendo um pouco híbrido em termos de influências. Obrigado pela visita. "Wellcome" aboard.
Muito interessante, eu terei que apresentar um trabalho em grupo na ETEC, sobre as gerações Baby boomers e X. Os conflitos de gerações e este vídeo me deu uma boa noção. Parabéns e obrigado pelo conteúdo maravilhoso.
Olá Marcelo, tudo bem? Puxa, fico feliz que o vídeo sobre as gerações tenha sido útil no seu trabalho. Obrigado pela visita ao canal! Apareça sempre por aqui!
Essa divisão do tempo funciona capitais e grandes cidades, comportamentalmente ainda tem gente no interior do Brasil principalmente norte/nordeste que ainda está nascendo da geração X
Você tem razão Vinícius, um dos problemas dos estudos das gerações é que ele é focado apenas no aspecto do tempo, mas existem outras dimensões que impactam nas gerações, como classe social, país, tipo de cidade em que vive, etc. Obrigado pela contribuição com o assunto.
Análise perfeita de geração para geração! Porém a questão de ansiedade, depressão e outras doenças psicológicas infelizmente tem afetado a todas as gerações...
Olá Cristiano. Obrigado pela visita ao canal. Você tem razão, as crises de ansiedade tem se transformado numa epidemia mundial. Apareça sempre por aqui!
Porque talvez não tenha nada a ver com gerações, a questão de ansiedade. Talvez tenha sido um uma condição humana que nós destravamos em velocidade altíssima com a tecnologia. Olhar pra dentro de si parece um caminho. Bem, comigo tem dado certo. A geração y deve ter mais inconformismo com relação a isso, justamente porque nós vivemos o pré e o pós expansão tech
Sou de 93 sou millennials sou minha geração todinha kkkk mas tbm tenho muita coisa da geração Z, tenho dificuldade com hierarquia, quero resultados rápidos e busco equilíbrio entre trabalho e vida profissional na minha opinião o melhor ano foram os 2000.
Que legal Gabi seu depoimento. Mas observe que pelo seu ano de nascimento você já está muito próxima do início da Geração Z, talvez por isso a mistura de características! Obrigado pela visita ao canal. Apareça sempre por aqui!
Anos 2000 foram muito bons mesmo. Eu sou de 78, fui criança nos anos 80, adolescente nos anos 90 e jovem adulto nos anos 2000, para mim são as 3 décadas de ouro. Depois disso eu só gostei do futebol
Resumindo, dinheiro é bom, melhor ainda se nao precisar fazer nada. Empresa é continuação da casa do papai e da mamãe, e se o chame não me mimar eu choro e fico desanimado.
Um excelente video... Parabéns pela exposição... Sou X e procuro entender meus filhos ( Y ) e também procuro observar e aprender com as gerações mais novas ... Vejo que as mudanças muito rápidas na humanidade trouxeram problemas que precisam ser administrados! Mas, acredito que as mais novas, apesar das dificuldades, aliadas às tecnologias se sairão bem !
Obrigado pela visita e pelo comentário generoso, Robson. De fato a gente precisa de um tempo para compreender melhor as novas gerações. Nosso ímpeto inicial é criticar, falar mal, mas o mundo é outro, a mentalidade é outra e com certeza eles trarão avanços na forma de enxergar a vida, o trabalho, as relações e o planeta. Tudo se ajeita se usarmos sabedoria, empatia e bom senso.
É legal ver esta geração nova mais desprovida de ambição. Ha de se observar que talvez, 80 % deles estão ainda comendo as custas da geração anterior. E a maioria que herdaram um patrimonio pronto não souberam dar continuidade. Quizera eu estar aqui pra ver o que deu isso daqui a 60 anos...
Pois é Cleimar. Essas mudanças agudas no comportamento das novas gerações talvez gerem consequências que só veremos no médio prazo. De todo modo as estatísticas apontam um pouco para esse quadro mesmo: evitam filhos e saem cada vez mais tarde da casa dos pais. É um assunto complexo e cheio de intersecções. Obrigado pela visita ao canal e contribuição com o tema. Um abraço!
Trabalho constantemente com pessoas da geração z. Vcs criticam pq na geração de vcs o mundo era diferente e consumir era essencial. As coisas mudam. Aceitem isso. Mas a geração z é extremamente competente no trabalho. Dúvido muito alguém da geração x ou baby boomers lidar com a complexidade da tecnologica no trabalho e a agilidade que tem em fazer mais de dois trabalhos complexos de uma vez só.
Oi Clei! É muito maravilhoso ver a geração comendo as custas da geração anterior né, dá espaço para que nós possamos fazer coisas diferentes, que não seja exatamente aquilo que a geração anterior fez ❤😊
@@GabrielBatistaAm Que ótima visao . Fiz gestão de pessoas Genz também e realmente... A velocidade de aprendizado e familiaridade com ferramentas tecnológicas é de dar pau em qualquer antecessor. Sendo da y, já não sinto mais que dominamos a tecnologia (uso) no geral. Sinto que a gente cria e eles nos ensinam para que que vai servir (ou se no mundo atual nem serve)
Sou de 86 mas cresci em um lar a onde meu pai era da geração silenciosa que não foi abordada no video mas que são os nascidos entre 1925 e 1942, meus tios também eram dessa geração, minha mãe era da geração Baby Boomers e minha irmã da geração X, então eu mesmo sendo da geração Y, acebem desenvolvendo conforme fui crescendo, uma forma diferente de ver as coisas e agir, por exemplo a mimha geração é muito criticada por ser preguiçosa de não gostar de acordar cedo, e já eu devido a convivência com muitas pessoas da geração silenciosa e a minha mãe que era Boomer, acabei pegando gosto em acordar cedo e querer as coisas no seu devido lugar, o que hoje chamam de "mania de velho" eu adquirir e isso me ajudou muito e me ajuda até hoje, são características de outras gerações que me moldaram e me fizeram forte pra enfrentar a vida.
Excelente contribuição com o assunto, obrigado. E boa sugestão, preciso mesmo produzir algum conteúdo abordando a Geração Tradicionalista ou Silenciosa, como foi nomeada a geração que antecedeu os Baby Boomers. Obrigado pela visita ao canal.
Meus avós eram da geração silenciosa também, acredito que todos os 4 eram. Os primos do meu pai são praticamente todos baby boomers e meu tios mais velhos também, os mais novos já eram x.
Que legal Brenna que você se identificou com as características da sua geração, ou até nessa transição de gerações em que você se encontra! Obrigado pela visita ao canal. Se puder assinar o canal o RUclips te avisa quando tiver conteúdo novo. Um abraço!
Sou de 72 !! Entendo esse paradoxo dos Jetsons se não me engano tem até um episódio onde os personagens estão todos entediados devido às facilidades das tecnologias onde todos ficam preguiçosos e rodando no automático igualmente as máquinas e eletrônicos !! 😅
Pois é, apesar de ter sido criado em 1962, os Jetsons foram visionários numa série de coisas. Não tem carro voador (ainda), mas já tinha reunião à distância, trabalho remoto, redução da jornada de trabalho, robotização de tarefas e muito mais. Um abraço.
Parabéns pela ótima explicação. Eu sou estudante de psicanálise e na primeira aula do curso foi tocado um pouco desse assunto sobre as gerações e seus costumes. Hoje eu lembrei desse tema e resolvi pesquisar.achei seu vídeo e achei ele excelente l! Ganhou mais um escrito no cana abraços!
Que legal que você gostou do vídeo Romário, eu pesquiso bastante sobre gerações. Se gosta do assunto, da uma olhada na playlist sobre gerações que tem outros vídeos sobre o mesmo tema. Obrigado pela visita ao canal e inscrição. Seja bem-vindo!
Sou da geraçao Z e fiquei muito feliz em finalmente achar um video que fala tanto os pros e contras da minha geração, pois os vídeos que eu achei era tudo um bando de velho falando mau da minha geração como se fossemos inferior por sermos dependentes de tecnologia, não acredito que uma seja melhor que a outra todas elas tem um lado ruim mas todas elas contribuiram de forma significativa para a socieadade humana.
Exato! Sou da geração Millenials Y. Mas é isso mesmo, cada um se achando superior por ser mais velho, sem sentido, cada geração tem os seus prós e contras
Se você não viveu a geração dos anos 70 e 80, nunca vai saber o que passamos! Então, com todo respeito (e espero que você me respeite também.) não fale o que não sabe. Somos sim diferente e muito melhor que essa geração. O amor ao próximo e o respeito eram nossas prioridades. Tudo era mais difícil na nossa época, talvez por isso dávamos mais valor ao que conquistávamos. Não fique com raiva de mim, aprenda com gente como eu e você será uma pessoa melhor. Deus te de sabedoria e amor no coração.
Obrigado pela visita ao canal e fico feliz que tenha gostado do conteúdo do vídeo. Na realidade a gente tende (sempre, historicamente) a achar que a nossa geração é melhor do que as outras, sobretudo em relação às gerações mais jovens, que tradicionalmente rompem com os padrões. Mas é preciso um olhar mais aprofundado para não ficarmos apenas nesse discurso fácil de que geração A é melhor que B. Mais do que melhores ou piores são diferentes. Ocasionalmente podem ser "mais fortes" em alguns aspectos ou "mais fracas" em outros, mas sempre que possível precisamos tentar entender com mais profundidade um tema que normalmente é mais complexo do que parece. Obrigado!
Que legal que a característica da sua geração bate com o modo como você se percebe, Jean. Os millennials são uma geração muito importante no atual contexto. Obrigado pela visita ao canal. Apareça sempre por aqui!
Sou geração Y. Adorei muita coisa, entretanto a TV , fez parte da nossa vida mais que o necessário. Meio que alienava. Saia da escola correndo para assistir aos programas infantis e adolescentes . O bom é que presenciamos as bibliotecas e leituras de livros físicos. As brincadeiras e brinquedos. As amizades e conversas presenciais. Os vídeos games😊
É verdade mesmo. Na minha época a TV era como se fosse o celular de hoje em dia, a gente passava muitas horas por dia na frente da TV. Era uma outra época. Obrigado pela sua contribuição com o assunto!
Olá José, tudo bem? Na realidade você nasceu na transição das duas gerações, X e Y, por isso talvez se veja com traços de ambas. Esses "anos de corte" das gerações são um pouco controversos. Por exemplo, o final da X e início da Y, costuma variar (segundo autores e países), entre 1977 e 1983, mas o ano de corte mais comum é de 1980/1981. Um abraço e obrigado pela visita ao canal.
Adorei as explicações e a forma clara e didática como vc explicou cada geração ! Eh incrível ver como os valores mudam e porque… Nasci em 66 e me vejo muito na geração Z kkkk adoro mudanças, auto conhecimento , liberdade de expressão e o compartilhamento de ideias. Não dirijo tal como meu filho de 30 anos, não curto marcas hoje e amo viajar. Trabalho pra mim tem q estar relacionado com os meus valores morais e tem propósito ❤ acho q nasci no ano errado kkkkkkk Parabéns pelo canal 🙌
@@georgiaalmeida1966 que legal Geórgia o seu relato! Você é híbrida e culturalmente mutante, tem um pouco de cada geração! Eu também me sinto um pouco assim, tenho valores de diversas gerações e inclusive simpatizo um bocado com várias das características da Z. Obrigado pela visita ao canal e pelo comentário gentil!
Valeu, tiozão pela abordagem, rs. Muito bom!! Eu sou da Y, mas sempre acho que a Y se funde muito bem com a Z, pelo contexto musical e tecnológico no qual fomos inseridos. É muito comum a partilha de gostos e objetivos entre estes - pelo menos em minha região e convívio.
É noize, Flávio! De fato às vezes algumas pessoas acabam incorporando traços comportamentais de duas gerações, derivando nomes como Xennials (X + Millenials), Zennials, etc. Obrigado pela visita ao canal.
Sou de 2002 (Geração Z) e me identifiquei totalmente com a descrição dela. Por algum motivo, com 8 anos de idade eu já sabia muito mais sobre computadores do que os meus próprios pais kkkjk. Tive meu primeiro celular com 6 anos e o primeiro Smartphone com 10 (um galaxy pocket). Cresci tendo muito mais contato com a internet do que com a TV, e acho que isso faz uma baita diferença, tanto positiva quanto negativa, principalmente em relação ao vício em superestimúlos. Mas também varia bastante. Eu lembro que quando eu tinha uns 10 anos, muitas crianças da minha idade preferiam ficar brincando na rua até tarde, já eu e meus amigos preferíamos ficar em casa jogando Minecraft, Point Blank, e Skyrim, que na época tavam no auge
Que bacana seu relato. De fato os hábitos e estímulos das novas gerações são completamente diferentes das gerações anteriores, e isso provoca mudanças culturais, de mentalidade e comportamento. Obrigado pelo depoimento e por contribuir com o assunto das gerações. Obrigado pela visita ao canal!
Sou da geração X, 1977, mas sofro do paradoxo do excesso em alguns aspectos. Tenho 200 canais pra assistir, porem assisto uns 4 e tem dias que sinto que não tenho o que assistir.
Sou de 77 então geração X 🙌🏼 mas com algumas características da geração y. Me lembro tão bem da hiperinflação galopante dos anos 80. Ia de manhã no mercado era um preço e a tarde o mesmo produto tinha um preço maior! Rsss
Era terrível, né Eliane? A gente saía de casa sem saber se o preço que viu de manhã ainda estaria valendo no final da tarde.... rsrsrsrs Tinha até uma profissão, que era a pessoa que ficava com uma "pistolinha" remarcando o preço nos supermercados.... Obrigado pela visita ao canal e apareça sempre por aqui!
Eu também, sou de 78, lembro de ir com a minha mãe no supermercado assim que ela recebia no período que morei no Brasil nessa época. Até hj meu maior medo na economia é a inflação. E lembro das pessoas chamando AIDS de praga gay e do Maradona campeão do mundo
Sou da geração X, acredito que pegamos a melhor faze mudical, 70, 80 e 90 com um pé nos anos 2000. Tem a questidos relacionamento cada vez mais difícil com o " excesso de opcoes" ninguém conversa mais. Ótimo conteúdo! 👏👏👏
Obrigado pela contribuição e me perdoe a demora, ando viajando e trabalhando e acabei meio sobrecarregado para responder aos comentários. Um abraço e obrigado pela visita ao canal.
Parabéns pelo vídeo um das melhores explicações sobre as diferenças de gerações... dentro da pirâmide de Maslow na sua base já existe estudos, e como vc msm comenta no vídeo sobre a importância entre o banheiro e o Wifi, podemos adicionar nessa base a "internet" muitas vezes "mais importante" que as necessidades fisiológicas, quando chegamos na casa de alguém antes de perguntar onde é o banheiro perguntamos a senha do Wi-Fi. Muito bom Parabéns!!!!
Obrigado Ronaldo, fico feliz que tenha gostado do vídeo. De fato estamos mudando bastante nossos hábitos e comportamentos e eu vejo isso muito refletido nos meus filhos menores (que a rigor já são da Geração Alpha, aquela que sucederá a Geração Z), que ao chegar no restaurante pedem a senha do wifi muito antes do menu de pratos. hahahahaha Obrigado pela visita ao canal. Seja bem-vindo e apareça sempre por aqui.
Que legal Ivone! Mais uma X aqui no canal. Seja bem vinda. Mas apesar das diferenças, é preciso saber conviver com todos e entender que a riqueza da vida vem justamente da celebração das diferenças, harmoniosamente. Obrigado pela visita e apareça sempre por aqui. Não esqueça de se inscrever!
Muito bem, é assim que se fala. Ninguém precisa ficar aprisionado a um rótulo geracional. Podemos mudar com o tempo, e em última instância somos indivíduos, com nossa própria régua de opiniões e valores. Obrigado pela visita ao canal e apareça sempre por aqui.
Fico feliz que o vídeo sobre as gerações tenha sido útil para você, Daniel. Obrigado pela visita ao canal. Não esqueça de se inscrever no canal. Um abraço!
Pois é, nem todas as gerações possuem esse hábito do feedback, então às vezes acaba tendo algum conflito com parte da equipe que prefere um ambiente de feedback mais frequente. Obrigado por contribuir com o tema!
Sensacional é o seu comentário gentil, Juliana. Apareça sempre por aqui e não se esqueça de assinar o canal! Espero que o vídeo sobre as gerações tenha sido útil para você!
Que legal Cristiano! Bacana saber que os estudos sobre as gerações parecem estar alinhados com a realidade dos integrantes dessas gerações. Obrigado pela visita ao canal!
Eu sou da Geração Y pois nasci em 1987 e sempre almejei algum emprego em que eu tivesse mais autonomia para fazer o meu trabalho, bem como ter a minha liberdade de horários. E consegui apenas agora, assim que eu entrei no mercado imobiliário, já que eu possuo o meu devido registro no CRECI.
Que legal Bruno! Fico feliz que tenha encontrado uma colocação profissional que esteja alinhada com o seu desejo de autonomia. Obrigado pela visita ao canal!
@@PalestranteAlexandreCorrea Pois é, ainda estou no começo de minha carreira como corretor de imóveis e, por enquanto, a minha meta é vender, pelo menos, uns 5 imóveis até completar 40 anos. Depois, pretendo escalonar de modo que eu consiga vender um imóvel por mês.
Nasci em 2009 mas antes de ter minha conta em 2018,vivi como uma crianca dos anos 90,so usava internet nos celulares de outras pessoas e no computador de minha avó,pena que nao pude nascer muito antes,sinto que seria muito melhor....
Olá Luiz, tudo bem? Às vezes acontece mesmo essa "saudade do que não vivemos", mas cada geração tem suas fases, seus prós e seus contras, e temos que tentar surfar as ondas e aproveitar o melhor de cada uma delas. Obrigado pela visita ao canal. Sucesso!
Obrigado pela visita Igor, fico feliz que tenha gostado do vídeo sobre as diferentes gerações. Se puder se inscrever no canal, ficarei honrado. Um abraço!
Amei as novas gerações.e concordo de trabalhar e para edificação das pessoas não para sua escravidão, até por que assediar o outro e crime e eles querem serem respeitados e viver com dignidade e prosperidade. O que em mentes normais é bastante logico.
Excelente vídeo. Muito inspirador e interessante. Dá até vontade de sair perguntando o ano de nascimento de cada pessoa que encontramos, só para saber a que geração ela pertence. A propósito, sou da geração X também (nasci em outubro de 1974), e tenho bastante consideração pelas gerações mais novas (Y, Z e Alfa), e principalmente pelas gerações anteriores a minha (não só a Baby Boomers, mas a Geração Calada ou Silenciosa e a Geração Perdida - que com certeza tive contato na minha infância e adolecência). Gostaria que fosse falado um poucos sobre essas outras gerações mais antigas também (é só uma sugestão). Abraço, e muito obrigado.
Olá Helio, tudo bem? Muito obrigado pela sua contribuição com opiniões e ideias. Vou pensar em produzir um vídeo com as suas sugestões. Um grande abraço e obrigado pela visita ao canal!
Há controvérsias na marcação de datas... Já diversos canais colocando datas diferentes. Tem canais, por exemplo, que afirmam que a geração X se estenderia até 1980
Oi Juliana, tudo bem? Sim, você tem razão. Essas marcações são um tanto controversas, existem algumas zonas de variação nessas marcações. O fim da geração X, por exemplo, costuma ser categorizado entre 1977 e 1983. Eu abordo isso no primeiro vídeo dessa série (o que antecede esse que você assistiu), e gravei hoje mais um, com base no Censo 2022, onde eu recalibro um pouco melhor alguns desses marcadores. Um abraço e obrigado pela contribuição com o tema.
Não troco minha juventude dos anos 80 pela a de hj. Nao boto fé nestas gerações y e z - no geral quem tem menos de 44 anos hj. Sou da geração x maior de 52 anos hj com muito orgulho.
Eu tenho exatamente 44 anos, faço 45 mês que vem kkkkk eu sou da X também. Na verdade é a primeira vez que vejo essa categorização que a geração X termina em 77, pra mim terminava em 81. Nasci em 78, fui criança nos anos 80, adolescente nos anos 90 e jovem adulto nos anos 2000 e pra mim são as 3 décadas de ouro. Também não troco por nada tudo o que eu vivi, as épocas que eu vivi, hoje eu me sinto ultrapassado, não tenho Instagram, Snapchat, Kwai e Tik Tok, tirando exceções não gosto muito da música de hoje em dia e acho que a juventude hoje está mais superficial, frágil e com muita polarização política. Essa impressão toda vem de 2015 em diante
Olá Marina, tudo bem? Que legal que usou meu vídeo como referência. Tem uma playlist sobre Gerações no meu canal, dá uma passeada por lá e espero que encontre material útil Obrigado pela visita. Bons estudos.
Sou da Geração Z e brinquei de todas essas brincadeiras, também acompanhei a evolução da Internet e coisas derivadas Brinquei bastante fora de casa com amigos, mesmo tendo computador em casa Foi uma situação híbrida de brincadeiras fora e dentro de casa Já usei CD, DVD, MP3 Player, PS2, PS1, PolyStation, loquei filmes na locadora, comprei jogos de PS2 na feirinha (3 por 10) Usei MSN, Orkut, Facebook no começo, bate-papo Uol/Bol, Joguei Colheita Feliz, Buddy Poke, Café Mania, usei o Ares pra baixar músicas piratas kkkkk Joguei vários jogos clássicos online em Flash, como Club Penguin, Habbo Hotel, Fogo e a Água, Armor Mayhem, Bartender, Bloons, Cactus McCoy, Dead Maze, Earn To Die, Fancy Pants, Flight, Free Rider 2, GTA Flash, Happy Wheels, Jane's Hotel, Mike Shadow I Paid For It!, My New Room, Punk-o-matic, Scary Maze, The Worlds Hardest Game Eu e meus irmãos jogávamos jogos no PS2, no computador, assistíamos filmes locados em DVD nos fins de semana, e devolvíamos na segunda ksks Ouvíamos músicas no computador, entrávamos em redes sociais, e brincávamos para fora com filhos de vizinhos Geração Baby Boomer - 1946-1964 Geração X - 1965-1980 Geração Y - 1981-1995 Geração Z - 1996-2009 Geração Alpha - 2010-2024 Geração Beta - a partir de 2025-2039 (14 anos)
Pois é, as novas gerações, como a sua, possuem muitos estímulos, e se quiserem podem ter tanto a referência que as gerações mais antigas tiveram (músicas, filmes, games) quanto também os recursos mais contemporâneos que as outras gerações não tiveram acesso. Só precisa manter a mente aberta!
@@PalestranteAlexandreCorrea Sim, exatamente isso! A gente pode ter os gostos das gerações antigas e modernas ksks Ser uma geração híbrida ou cruzada, a transição entre gerações
É verdade mesmo Adriano. Ainda mais porque hoje em dia as mudanças são muito aceleradas, então muita coisa muda no intervalo de 15 anos... quem nasce no começo da idade de corte de uma geração tem referências bem diferentes de quem nasce no final desse período de corte da geração. Obrigado pela contribuição com o assunto!
@@Diego.LOGd.CavicchioliNão tem como uma pessoa que nasceu na década de 80 e viveu essa infância até a década de 90, ter tido as mesmas experiências que alguém nascido em meados de 90 e que teve sua infância em meados dos anos 2000.. Isso na infância, Imagine então as diferenças na adolescência destas 2 gerações que são, na minha opinião, bem distintas. Não dá pra comparar a vida dos anos 90 com a dos anos 2000. São épocas muito diferentes com características muito próprias e que não apresentam muitas similaridades entre si. Eu duvido e muito que alguém nascido no início de 80 se identifique com as descrições de um millenial. Nem mesmo as mesmas experiências deles nós tivemos. Quem nascido nesta data assistiu Teletubies? Jogou videogames super tecnológicos? Só se Sonic e Super Mário são o "as" do realismo moderno e eu não tô sabendo... Quem dessa década teve celular? Nosso "celular" era a mãe gritando na porta de casa, com o chinelo na mão, pra entrarmos porque já era tarde. A maioria só foi ter um Nokia já na fase adulta, aliás, a maioria das coisas descritas pra essa geração só fomos ouvir falar quando já éramos adultos, diferente das outras gerações, que puderam identificar-se com a ambientação de sua geração desde a infância.. Desta maneira, nos sentimos meio que "em coma" desde o nascimento e passamos a existir da adolescência pra frente. Aliás, os nascidos no início da década de 80 se lembram muito mais dos Menudos, Xuxa, Legião Urbana, Michael Jackson do que de qualquer outra coisa mencionada como pertencente à nossa geração, que de pertencimento mesmo, só tem o termo e uma vontade imensa dos idealizadores desta pesquisa, que as coisas realmente tenham acontecido dessa maneira.
Assim como quem nasceu em 1995 é totalmente diferente de quem nasceu em 2005 por exemplo, quem nasceu em 1995 ainda chegou a ver o Brasil campeão de 2002, pegou o vídeo cassete, entre outras relíquias, coisas que nem passou perto de quem nasceu de depois dos anos 2000, não tem lógica enquadrar na geração Z quem nasceu no início de 95, esses indivíduos estão a um passo dos 30 anos de idade, umas Geração diferente.
Realmente, fomos muito humilhados pela moda rs. Você poderia ter citado a calça beg e o corte de cabelo parecendo cachorro poodle, muito usado por cantores, inclusive duplas sertanejas kkkk). As músicas capricharam, são as melhores de todos os tempos 🥰
Eita, esqueci da Calça Bag mesmo.... kkkk E o pior é que de vez em quando a "moda" desenterra essas coisas e tenta trazer de volta. Só falta voltarem as ombreiras....
Olá Plínio, tudo bem? Que legal que você gostou desse vídeo sobre as diferentes gerações. Obrigado pela visita ao meu canal. Seja bem vindo e apareça sempre por aqui.
Penso que se dá problema na geração atual é porque teve na anterior! Nasci em 1983 e vi a minha geração y ser limitada a viver na frente da tv porque os pais precisavam trabalhar loucamente e mal conversavam com os filhos. A escola particular que a maioria não teve seria a salvação da humanidade... E ter experiência profissional era proibido (só estudar para ser médico, advogado ou engenheiro). Deus me livre pisar fora da linha e querer abrir o próprio negócio ou morar sozinho. Era um pai competindo com o outro para ver qual filho era mais robô. Por isso o problema de não "vestir a camisa" de uma empresa: a empresa te sugaria e você não poderia fazer escolhas. Vamos lembrar que foi na geração y que os planos de carreira desapareceram (não tinha como prever o futuro pela mudança tecnológica). Os smartphones da geração z na verdade são inacreditavelmente baratos em relação a qualquer outro brinquedo educativo. Basta fazer as contas da quantidade de objetos que uma criança sem uma tela precida para passar o tempo. Por isso a geração que tem até 40 anos hoje não quer ter filhos: a maioria é por problemas financeiros. Ninguêm gosta de admitir, mas nós sabemos que terceirizar a educação não funcionou e estabilidade se consegue só depois dos 40... Tarde para o primeiro filho.
Olá Cristiane, tudo bem? Muito lúcidos e interessantes seus pontos de vista sobre as gerações e suas mudanças culturais e de comportamento. Obrigado por enriquecer o debate com suas ideias. Um abraço e feliz ano novo pra você e sua família.
Uau! Merece um video. Gostei. Excelente análise. Parabéns. ❤
Caramba também sou de 83 e disse tudo, parece um
Horóscopo, mas que dá certo
Perfeitamente!!! Infelizmente a situação econômica de muitos da nossa geração não é das melhores. Também muitos de nos não somos nem casados por motivos diferentes, muitos millennials não querem nem casar. Acho valido as pessoas entenderem que tempos diferentes requerem atitudes diferentes das pessoas. Nem tudo que se fazia a 30/40 anos atrás se enquadra nos tempos de hoje para todo mundo. 👏👏👏
Filhos de Boomers, formam a geração X e milleniuns, e crer que o ensino melhoraria a situação era o mínimo. Mas alguns investiram em trabalhar paralelamente ou aprender outras habilidades. Mas nunca se viu um esfarelamento de tudo como a geração Z ....acredite a ideia de todo mundo milionário antes dos 30 sem fazer esforço, vai deixar alguns milhionarios e muitos frustrados.
Geração Baby Boomer - 1946-1964
Geração X - 1965-1980
Geração Y - 1981-1995
Geração Z - 1996-2009
Geração Alpha - 2010-2024
Geração Beta - a partir de 2025
gostei dessa catalogação.
Essa é a que Faz mais sentido.
Nasci em 83 e meu primeiro filho nasceu agora em janeiro de 2024. Eu não sabia que geração ele seria. Daí a bem pouco tempo fiquei sabendo que era alpha. Eu acho que dessa geração para frente haverá consciência dos males do excesso de telas.
Boomers: 1935 a 1955,
X generation: 1956 a 1979
Millenium: 1980 a 2009
Z generation: 2010 a 2049.
* Levando em consideração país tendo filhos cada vez mais tarde.
@@MarceloCunha-zg2zv Isso dos pais terem filhos tarde é algo de se pensar, mas eu concordo com a existência da geração Alpha. Isso porque os nascidos pós 2020 já vão pegar um mundo/criação diferente. Vai ser como o cigarro: pode fumar, mas com muita restrição -> pode usar celular, mas com muita restrição. Usa tecnologia? Vai precisar estudar mais, já que qualquer criança também usa.
Sou de 1977, geração X, lembro bem da transição do regime para a democracia, da hiperinflação, das filas noturnas nos mercados para comprar leite, feijão e frango. Na música cresci junto com a explosão do rock oitentista. Entrei no mercado de trabalho nos anos 90, quando as coisas ainda estavam evoluindo. Meus pais e lideres foram boomers. Então bebi de uma fonte muito rica em sabedoria e conhecimento profissional.
Que bacana o seu relato Ivan! Pelo jeito você viveu com bastante intensidade muitos dos fenômenos e fatos que marcaram a geração X (sou X também, embora um pouco mais velho). Obrigado pela visita ao canal e por contribuir com o assunto.
Meu cunhado é de 1987 e é da geração Y
Vc provavelmente nasceu no final da geração X que são os nascidos de 1965 até o ano de 1980
Nasci em 1998, sou geração Z, na transição, que são os nascidos entre 1996 até o ano de 2009
@@VCTR_yt isso msmo. Eu ainda tenho um pé na Y por ser ali da transição. Kk
Sou de 93 (geração y). Vivi uma infância brincando na rua, vendo tv e depois o mundo foi se tornando computadorizado. Tive net discada e depois banda larga e daí veio smartfone com 3g, 4g 5g. Jogos cada vez mais realistas. Tive facilidade pra entrar nas universidades. Minja geração foi maravilhosa. Priorizamos muito a educação mas nem tudo foi perfeito como toda geração tbm passamos instabilidades.
A nossa geração está para descobrir o que é estabilidade. A questão é que nós não aceitamos o que foi trazido como conceito de instabilidade para nós... Quiseram impor esse conceito de instabilidade, ao critério das gerações anteriores, o que é instabilidade para eles, está muito longe de ser o que é instabilidade para nós, concorda? Talvez hoje em dia o maior desafio da nossa geração seja a lidar com a própria mente no geral
Exatamente Gabriel e José Gustavo. As gerações mais recentes pegaram um mundo em transformação muito mais acelerada, e a acho que a instabilidade (em tudo) será a regra cada vez mais. E teremos que ir nos adaptando, e não apenas as gerações mais jovens, mas toda a sociedade. É um mundo em revisão de todos os conceitos, não dá para nos apegarmos a nenhuma visão mais consolidada, clássica, e ficarmos presos a ela ad infinitum. Obrigado pela visita ao canal e contribuição com o assunto das gerações.
@@JoseGustavoGomes-ez3iw totalmente. Acho que toda geração têm seus problemas de acordo com o tempo. As coisas mudam e com isso as dificuldades tbm.
eu sou 91 eu vi tamagoch nasce tipo igual pool
Sou de 1988 geração Y e vivi muito dos dois mundos, devido minha criação e condição social, mas vivia hora brincando na rua, hora num vicio danado de videogame, mas realmente na adolescência com a chegada da internet mudou muito as coisas. E na questão de vida vs trabalho eu concordo plenamente eu posso até vestir a camisa, mas nao me acorrenta não viu pq eu pulo fora kkkkk
Que legal seu relato, Rafael. Você ainda pegou um pouco a transição de “dois mundos”, mas já já tem as características comportamentais dos Millennials! Obrigado pela visita ao canal e apareça sempre por aqui!
Vc é millennial
Nasci no início de 95, sou Geração Y, gosto de ter nascido nessa Geração, Joguei bola de Gude, Futebol, peguei o Nokia tijolão, V3, na minha adolescência não existia smartphone, e vi o Brasil ser campeão do mundo em 2002.
Época boa essa né?
@@PalestranteAlexandreCorrea eu não acho! Não vejo nada de mais, apenas uma época que nem as outras!
Existia smartphone sim
Só pra jogar na cara cara de quem não nasceu na melhor época que é de 95 a 2010, tristeza da minha vida.
Nossa, eu também sou de 95 mas sou total geração Z! Cresci usando o computador e internet, tanto em casa quanto no jardim de infância. Usava celular quando criança e na adolescência usava smartphone. Não lembro de ver o Brasil campeão, infelizmente. Acho que isso tem muita relação ao meio em que somos inseridos.
Sou da geração y 1993, tinha muito este problema de querer tudo pra ontem!! Mas aos poucos fui melhorando . Época maravilhosa da infância de muitos que brincavam na rua, mas também adorava jogar Super Nintendo e assistir os desenhos que passavam de manhã. Acho que nessa época as coisas eram na medida certa, sem excessos.
Nasci em 97 bem na transição da geração y pra z e considero que tenho as características das duas gerações. Com relação ao mercado de trabalho acredito que é mais importante vestir a camisa da própria carreira do que de uma empresa.
Obrigado pela participação Fernanda. É provável que você seja parte de uma geração "sanduíche", por estar num ponto de transição sofreu influência de ambas. E concordo com você, no mercado de trabalho do futuro teremos cada vez mais que sermos diretores de RH da própria carreira. As carreiras serão mais fluídas e a tendência é que os profissionais migrem mais entre empresas e profissões diferentes também. Obrigado pela visita ao canal e apareça sempre por aqui.
Eu sou de 95
Nasci em 1966 e vi essas gerações passarem, e é claro o meio social e local e família faz muita diferença! Mas pra generalizar é mais simples de entender as crises de gerações e entender valores!
Verdade Maria Célia, é mais fácil entender as gerações quando a gente olha em perspectiva a sequência das gerações. Obrigado pela sua contribuição com o assunto!
@PalestranteAlexandreCorrea Sim concordo com você, como ressaltei várias situações sociais, pessoais e familiares são importantes, mas com o vídeo, entendi num geral como funcionou e como funciona o mundo!
Sou de 96 e me identifico muito com a geração y, mas também me identifico com a z. Peguei justamente a transição...
Exatamente, como voce nasceu na transição entre duas gerações, acabou recebendo influência de ambas. Obrigado pela visita ao canal e apareça sempre por aqui!
Eu tbm peguei essa transição nasci 96 e cresci na década 2000 hoje tenho 27 anos de idade
Eu sou do final do ano de 96 😂sempre tive a impressão de que nasceram poucas pessoas nessa época pq sempre encontro gente 97, 95 mas nunca de 96 kkkkj
Achei essa análise de gerações bem ilustrada e divertida
@@carolinajungthon87 obrigado Carolina! 🤘🏻
Sou de 2002, me identifico com a geração millenial, maior parte da minha infância foi sem internet brincando na rua
Eu vejo alguns estudos que classificam os nascidos entre 1995/1996 como mais próximos dos nascidos nos anos 80 do que 2000, sendo que no Brasil essa realidade é bem diferente.
Mano eu tive internet na infancia e brinquei na rua acho isso uma pura mentira a gen z n nasceu 100% grudada na tela a gente ainda brincava tinha amigos do bairro essas coisas eh pq a gente viveu uma epoca que a internet tava no auge mais msm assim ele n era forte o suficiente pra pessoas ficarem tao presas nela mais a nova geração a alpha tem sim esse problema pq nasceram dps ou muito proximo da pandemia que fez as pessoas que ainda n tinham acesso a internet ou n sabiam usar essas tecnologias entrarem agr sim o mundo tá totalmente digital as eu vejo meus primos mais novos dessa geração eles n vem tv nem sabem oq é tv a cabo muitas tecnologias ultrapassadas já da nosso tempo a gente ainda via e usava como radio e orelhao,tv de tubo etc enquanto essa geração possivielmente vai ficar só no celular nem computador mais vai usar
@@rafaeltherapper qual estudo?
@@indexrule2k Pew Center Research. O problema é que as justificativas deles são muito voltadas para o cenário estadunidense. Aqui no Brasil, os paradigmas são bem distantes.
Você tem razão, não apenas os estudos do PRC, mas de um modo geral boa parte da literatura e pesquisas sobre gerações vêm da gringa ou de classes AB no Brasil.
Geração Baby Boomers: 1946 - 1964
Geração X: 1965 - 1980
Geração Y: 1981 - 1996
Geração Z: 1997 - 2012
Geração Alpha: 2013 -
Sou da geração y, 1981
Sou do início da Z, nasci em 1997
Sou da z, de 1999
Sou Millenial nascido em 1982
Millenial 1983 aqui
Fico agradecido pela sua explicação e pela forma didática de transmite a mensagem com tanta clareza e, fazer tornar fácil o entendimento.
Eu que agradeço a sua visita ao canal e a generosidade do seu relato!
Sou geração z nascido em 98. Gostei muito do vídeo.
Nasci em 1988, meu filho nasceu em 2017, porém compartilho com meu filho muito da 'cultura' anos 90, creio que seja importante ele saber como eram as coisas antes e conhecer produções antigas como 'De Volta pro Futuro', 'Herbie', 'Caça Fantasmas', 'MIB', 'Chaves', 'Chapolim', 'Papaleguas', 'Pequeno Urso ', 'Os Flinstones' .. enfim, assistimos juntos muitos desenhos antigos ou filmes, claro que há diferenças no modo de assistir, hoje com celular, notebook, wi-fi, se assiste a qualquer momento e claro que ele assiste alguns programas atuais, mas é bom compartilhar com a nova geração a cultura passada, até porque muita coisa na mídia hoje, em maior número, não presta.
vdd
Que legal, eu também tento resgatar músicas e alguns filmes clássicos da minha época para passar para os meus filhos (hoje) com 11 e 14, alguns dos que você citou, inclusive. Um abraço.
Me vi em muitos pontos sobre a necessidade de evolução rapida e conflitos dentro do ambiente de trabalho, sou da geração Mileniuns. gratidão
Oi Karine! Feliz que você tenha passado aqui no meu canal, obrigado. Realmente, algumas das diferenças culturais e de comportamento entre as gerações podem eventualmente gerar alguns conflitos no ambiente de trabalho. Obrigado pela contribuição com o assunto. Se puder se inscrever no canal, ficarei feliz. Obrigado pela contribuição com o assunto.
Spu de 99, geração Z. E me identifico simmm. Sou contra o trabalho escravo, gosto de ter as coisas e experiências de conhecer novos lugares. Cresci sem internet e com kkkkkkkk 2009 já tava na Lan House sabendo mexer em computador, Orkut, MSN e Habbo hotel.
Que legal o seu relato, Carlos. Geração Z na veia! Seja bem-vindo ao canal.
Sou da geração X e uma coisa que acho importante pontuar é que fomos a geração que entrou no mercado de trabalho e acompanhou toda a evolução da tecnologia. E não necessariamente isso facilitou as coisas. Porque não havia uma "estabilidade" no aprendizado. Por exemplo, desde quando o Windows é o mesmo Windows de hoje com pequenas alterações? Essas últimas gerações já nasceram com a tecnologia e essa tecnologia teve evoluções mas não tão significativas como foi a do DOS para o Windows
Sim , vejo muita diferença em minhas filhas, uma nascida em 1997 e a outra em 2010. Eu nasci em 1977 .
Que legal Lu o seu relato, quando a gente tem filhos e acompanha no dia a dia essas diferenças ficam mais evidentes. Obrigado pela visita no canal, se puder se inscrever, ficarei feliz!
Nasci em 78, sou completamente diferente da geração Z
3 gerações diferentes de mulheres q bacana isso deve ser um desafio a convivência mas de maneira boa 😊
Sou psicólogo rsrs e vejo isso que vc falou do paradoxo do excesso..
Escolha demais gerando ansiedade. Falei para uma paciente que ela era ansiosa por poder escolher demais e ter responsabilidade de menos.
A falta que a falta faz, também concordo demais. Faz muito sentido.
É verdade Dr Fernando. Parece que existe um paradoxo mesmo em toda essa abundância material e nesse mundo frenético em que toda hora existe um estímulo diferente. Não parece coincidência que os casos de transtorno de ansiedade têm aumentado muito em todo o mundo, mas parecem ser particularmente mais preocupantes nas gerações mais jovens. Obrigado pela visita ao canal e contribuição com o assunto.
tem também o fato de que já há tanto no mundo que com que exatamente podemos contribuir?
@@Jhonny-wm5ud Sim, num mundo mais complexo e "caórdico", a tendência é que tenhamos novos dilemas existenciais, e perguntas para as quais ainda não temos respostas.... obrigado pela contribuição com o assunto, Jhonny.
Isso ai foii mais qie destacou entre todas a gerações. Essa geração infelizmente sao mais doentes. Eu sou da geração y e quando brincávamos ou desintendia na escola rwsolvia ali mesmo e depois tava tudo de boa. Agora vem a tal de buly e depressao por excesso de informações 😢
Muito sensacional. Conteúdo, apresentação e didática impecáveis. Amei. Muito obrigado por compartilhar.
Obrigado Leandro! Fico feliz que tenha gostado do vídeo e pela visita aqui no canal. Seja muito bem-vindo!
Sou da Geração Z (2000), filha de pai (1973) e mãe (1975) da Geração X, mas fui criada desde os 5 anos por avós (ambos de 1950) Baby Boomers. Recebi muita influência de comportamento dos meus avós
Bacana seu relato, Marcela. No fundo nós somos fruto, em maior ou menor grau, das muitas gerações que nos sucederam, e das mudanças que as gerações seguintes foram trazendo. Obrigado pela visita ao canal.
Muito bom o vídeo. Você é muito sensato e inteligente. Sem dramatização ou críticas sem sentido.
Obrigado pela visita ao canal, pelo reconhecimento e pelo comentário generoso. Apareça sempre aqui no canal!
Tô chocada de saber que eu sou Millenium, mas feliz, pq aos 18 eu já trabalhava de carteira assinada, aos 22 comprei meu primeiro apto, aos 24 passei no primeiro concurso e aos 27 no segundo, onde eu trabalho seis horas e ganho bem. Tenho família e um filho lindo. Então eu sou meu caso de sucesso. Meus amigos milleniuns tb tem vidas estáveis e tranquilas 😊
Que legal seu relato. A geração Millennial, apesar de um bocado incompreendida as vezes, tem muitas virtudes e abriu uma perspectiva nova em relação a vida pessoal e profissional!
Acredito que somos a última geração que viu os estudos como oportunidade de crescimento. Também sou millenial, sou concursada desde os 25 anos e tirei meu apartamento. Acredito que conseguimos efeitos que nossos pais jamais alcançariam. Mas ainda assim nós somos exceção. Acredito que a nossa geração apostou na educação e de alguma forma teve um retorno.
Você não se encaixa na maioria do perfil dos millennials não. Pode pesquisar: a maioria dos millennials não consegue comprar a própria casa e o próprio carro, fica morando na casa dos pais até mais tarde. Tem vários estudos dizendo que a geração Millenium foi a geração que deu errado. Procura na BBC Brasil. Outra: achei errada a classificação de tempo da geração X. Ela se inicia em 1965 e finaliza em 1980. Assim fica mais equilibrado. Não tem porque a geração X ter um período menor do que a da geração Y. Talvez você nem seja Millenium e sim da geração X, como eu, se for considerar o fim da geração X em 1980!😢😂
@@s.o.7174 Casa sim mas carro e moto a maioria que eu conheço da geração y tem
Cara, eu sou de 1992 . Me vi com um comportamento de uns 65% da geracao Y, mas me assustei pois me identifiquei com alguns comportamentos da geração Z (uns 35%) . Realmente quem nasceu perto da transição de gerações, acaba herdando comportametos de ambas . Baita video !!!
Obrigado Well, fico feliz que tenha gostado do vídeo. É bem possível que você tenha incorporado traços das duas gerações, sendo um pouco híbrido em termos de influências. Obrigado pela visita. "Wellcome" aboard.
Muito interessante, eu terei que apresentar um trabalho em grupo na ETEC, sobre as gerações Baby boomers e X. Os conflitos de gerações e este vídeo me deu uma boa noção. Parabéns e obrigado pelo conteúdo maravilhoso.
Olá Marcelo, tudo bem? Puxa, fico feliz que o vídeo sobre as gerações tenha sido útil no seu trabalho. Obrigado pela visita ao canal! Apareça sempre por aqui!
@@PalestranteAlexandreCorrea JÁ indiquei para o nosso grupo do trabalho. Valeu demais 😎
@@marcelooliversan Eu que agradeço a visita, Marcelo. Um abraço.
Essa divisão do tempo funciona capitais e grandes cidades, comportamentalmente ainda tem gente no interior do Brasil principalmente norte/nordeste que ainda está nascendo da geração X
Você tem razão Vinícius, um dos problemas dos estudos das gerações é que ele é focado apenas no aspecto do tempo, mas existem outras dimensões que impactam nas gerações, como classe social, país, tipo de cidade em que vive, etc. Obrigado pela contribuição com o assunto.
Análise perfeita de geração para geração! Porém a questão de ansiedade, depressão e outras doenças psicológicas infelizmente tem afetado a todas as gerações...
Olá Cristiano. Obrigado pela visita ao canal. Você tem razão, as crises de ansiedade tem se transformado numa epidemia mundial. Apareça sempre por aqui!
Porque talvez não tenha nada a ver com gerações, a questão de ansiedade. Talvez tenha sido um uma condição humana que nós destravamos em velocidade altíssima com a tecnologia. Olhar pra dentro de si parece um caminho. Bem, comigo tem dado certo. A geração y deve ter mais inconformismo com relação a isso, justamente porque nós vivemos o pré e o pós expansão tech
Gostaria de saber o que fazer com a gestação Z para lidar com trabalho e as IA
Sou de 93 sou millennials sou minha geração todinha kkkk mas tbm tenho muita coisa da geração Z, tenho dificuldade com hierarquia, quero resultados rápidos e busco equilíbrio entre trabalho e vida profissional na minha opinião o melhor ano foram os 2000.
Que legal Gabi seu depoimento. Mas observe que pelo seu ano de nascimento você já está muito próxima do início da Geração Z, talvez por isso a mistura de características! Obrigado pela visita ao canal. Apareça sempre por aqui!
Anos 2000 foram muito bons mesmo. Eu sou de 78, fui criança nos anos 80, adolescente nos anos 90 e jovem adulto nos anos 2000, para mim são as 3 décadas de ouro. Depois disso eu só gostei do futebol
Eu sou uma mistura da geração X com os Millenals
Resumindo, dinheiro é bom, melhor ainda se nao precisar fazer nada. Empresa é continuação da casa do papai e da mamãe, e se o chame não me mimar eu choro e fico desanimado.
Parabéns pelo vídeo Alexandre. Didática impecável!
Olá, tudo bem? Puxa, fico honrado com o seu relato, sobretudo vindo de um professor! Obrigado pela visita ao canal! Um abraço!
Que vídeo gostoso de assistir, parabéns pelo conteúdo !!
Obrigado Camila! Fiquei feliz 🙃 com o seu comentário!
Um excelente video... Parabéns pela exposição... Sou X e procuro entender meus filhos ( Y ) e também procuro observar e aprender com as gerações mais novas ... Vejo que as mudanças muito rápidas na humanidade trouxeram problemas que precisam ser administrados! Mas, acredito que as mais novas, apesar das dificuldades, aliadas às tecnologias se sairão bem !
Obrigado pela visita e pelo comentário generoso, Robson. De fato a gente precisa de um tempo para compreender melhor as novas gerações. Nosso ímpeto inicial é criticar, falar mal, mas o mundo é outro, a mentalidade é outra e com certeza eles trarão avanços na forma de enxergar a vida, o trabalho, as relações e o planeta. Tudo se ajeita se usarmos sabedoria, empatia e bom senso.
Cara perfeita suas definições ... tá de parabéns !!
Obrigado, Lucas!
É legal ver esta geração nova mais desprovida de ambição. Ha de se observar que talvez, 80 % deles estão ainda comendo as custas da geração anterior. E a maioria que herdaram um patrimonio pronto não souberam dar continuidade. Quizera eu estar aqui pra ver o que deu isso daqui a 60 anos...
Pois é Cleimar. Essas mudanças agudas no comportamento das novas gerações talvez gerem consequências que só veremos no médio prazo. De todo modo as estatísticas apontam um pouco para esse quadro mesmo: evitam filhos e saem cada vez mais tarde da casa dos pais. É um assunto complexo e cheio de intersecções. Obrigado pela visita ao canal e contribuição com o tema. Um abraço!
Falou tudo😮
Trabalho constantemente com pessoas da geração z. Vcs criticam pq na geração de vcs o mundo era diferente e consumir era essencial. As coisas mudam. Aceitem isso. Mas a geração z é extremamente competente no trabalho. Dúvido muito alguém da geração x ou baby boomers lidar com a complexidade da tecnologica no trabalho e a agilidade que tem em fazer mais de dois trabalhos complexos de uma vez só.
Oi Clei! É muito maravilhoso ver a geração comendo as custas da geração anterior né, dá espaço para que nós possamos fazer coisas diferentes, que não seja exatamente aquilo que a geração anterior fez ❤😊
@@GabrielBatistaAm Que ótima visao . Fiz gestão de pessoas Genz também e realmente... A velocidade de aprendizado e familiaridade com ferramentas tecnológicas é de dar pau em qualquer antecessor. Sendo da y, já não sinto mais que dominamos a tecnologia (uso) no geral. Sinto que a gente cria e eles nos ensinam para que que vai servir (ou se no mundo atual nem serve)
Parabéns.
Obrigado, Iracilda!
Sou de 86 mas cresci em um lar a onde meu pai era da geração silenciosa que não foi abordada no video mas que são os nascidos entre 1925 e 1942, meus tios também eram dessa geração, minha mãe era da geração Baby Boomers e minha irmã da geração X, então eu mesmo sendo da geração Y, acebem desenvolvendo conforme fui crescendo, uma forma diferente de ver as coisas e agir, por exemplo a mimha geração é muito criticada por ser preguiçosa de não gostar de acordar cedo, e já eu devido a convivência com muitas pessoas da geração silenciosa e a minha mãe que era Boomer, acabei pegando gosto em acordar cedo e querer as coisas no seu devido lugar, o que hoje chamam de "mania de velho" eu adquirir e isso me ajudou muito e me ajuda até hoje, são características de outras gerações que me moldaram e me fizeram forte pra enfrentar a vida.
Excelente contribuição com o assunto, obrigado. E boa sugestão, preciso mesmo produzir algum conteúdo abordando a Geração Tradicionalista ou Silenciosa, como foi nomeada a geração que antecedeu os Baby Boomers. Obrigado pela visita ao canal.
Antes de 1925 era qual geração? A minha tia avó era de 1924.
Meus avós eram da geração silenciosa também, acredito que todos os 4 eram. Os primos do meu pai são praticamente todos baby boomers e meu tios mais velhos também, os mais novos já eram x.
No paradoxo, eu assino vários estremings e mal assisto um 😂😂😂😂concordo c você, a falta do falta faz, faz falta
Pois é. Tem horas que a gente naufraga no excesso de opções! Eu sei como é isso! 😂😂😂
Eu nasci no finalzinho da geração Y, em 94, super me identifico.
Que legal Brenna que você se identificou com as características da sua geração, ou até nessa transição de gerações em que você se encontra! Obrigado pela visita ao canal. Se puder assinar o canal o RUclips te avisa quando tiver conteúdo novo. Um abraço!
Eu sou de 1994 também.
Sou de 72 !! Entendo esse paradoxo dos Jetsons se não me engano tem até um episódio onde os personagens estão todos entediados devido às facilidades das tecnologias onde todos ficam preguiçosos e rodando no automático igualmente as máquinas e eletrônicos !! 😅
Pois é, apesar de ter sido criado em 1962, os Jetsons foram visionários numa série de coisas. Não tem carro voador (ainda), mas já tinha reunião à distância, trabalho remoto, redução da jornada de trabalho, robotização de tarefas e muito mais. Um abraço.
Parabéns pela ótima explicação. Eu sou estudante de psicanálise e na primeira aula do curso foi tocado um pouco desse assunto sobre as gerações e seus costumes. Hoje eu lembrei desse tema e resolvi pesquisar.achei seu vídeo e achei ele excelente l! Ganhou mais um escrito no cana abraços!
Que legal que você gostou do vídeo Romário, eu pesquiso bastante sobre gerações. Se gosta do assunto, da uma olhada na playlist sobre gerações que tem outros vídeos sobre o mesmo tema. Obrigado pela visita ao canal e inscrição. Seja bem-vindo!
Que ano é seu?
Sou da geraçao Z e fiquei muito feliz em finalmente achar um video que fala tanto os pros e contras da minha geração, pois os vídeos que eu achei era tudo um bando de velho falando mau da minha geração como se fossemos inferior por sermos dependentes de tecnologia, não acredito que uma seja melhor que a outra todas elas tem um lado ruim mas todas elas contribuiram de forma significativa para a socieadade humana.
Exato! Sou da geração Millenials Y. Mas é isso mesmo, cada um se achando superior por ser mais velho, sem sentido, cada geração tem os seus prós e contras
Se você não viveu a geração dos anos 70 e 80, nunca vai saber o que passamos! Então, com todo respeito (e espero que você me respeite também.) não fale o que não sabe. Somos sim diferente e muito melhor que essa geração. O amor ao próximo e o respeito eram nossas prioridades. Tudo era mais difícil na nossa época, talvez por isso dávamos mais valor ao que conquistávamos. Não fique com raiva de mim, aprenda com gente como eu e você será uma pessoa melhor. Deus te de sabedoria e amor no coração.
@@offstudiograficoentt pq a geração atual tá um lixo se tiveram bons exemplos? Pra tá assim teve q ter algum erro na sua geração cara.
Obrigado pela visita ao canal e fico feliz que tenha gostado do conteúdo do vídeo. Na realidade a gente tende (sempre, historicamente) a achar que a nossa geração é melhor do que as outras, sobretudo em relação às gerações mais jovens, que tradicionalmente rompem com os padrões. Mas é preciso um olhar mais aprofundado para não ficarmos apenas nesse discurso fácil de que geração A é melhor que B. Mais do que melhores ou piores são diferentes. Ocasionalmente podem ser "mais fortes" em alguns aspectos ou "mais fracas" em outros, mas sempre que possível precisamos tentar entender com mais profundidade um tema que normalmente é mais complexo do que parece. Obrigado!
Cientificamente nasceram mais burros 😅😅😅
Sou de 1987 em me enquadro muito na geração milenius obrigado explicação coerente.
Que legal que a característica da sua geração bate com o modo como você se percebe, Jean. Os millennials são uma geração muito importante no atual contexto. Obrigado pela visita ao canal. Apareça sempre por aqui!
Sou geração Y. Adorei muita coisa, entretanto a TV , fez parte da nossa vida mais que o necessário. Meio que alienava. Saia da escola correndo para assistir aos programas infantis e adolescentes . O bom é que presenciamos as bibliotecas e leituras de livros físicos.
As brincadeiras e brinquedos. As amizades e conversas presenciais.
Os vídeos games😊
É verdade mesmo. Na minha época a TV era como se fosse o celular de hoje em dia, a gente passava muitas horas por dia na frente da TV. Era uma outra época. Obrigado pela sua contribuição com o assunto!
Assistindo,pois o professor de filosofia,coloucou em aula para a minha turma assitir.🙋🏽
Que legal, Jasmin. Fico super feliz que meu vídeo esteja passando em sala de aula, espero que tenham gostado do conteúdo. Bons estudos!
@@PalestranteAlexandreCorrea obrigadoo, simplesmente Amei o vídeo super explicativo.
Aula ótima! Parabéns!
Obrigado, fico feliz que tenha gostado do vídeo.
Sou da geração Z e me identifiquei 100% com oq ele fala, mt bom
Legal, Pedro. Fico feliz que o vídeo tenha retratado de alguma maneira alguns traços que marcam a sua geração. Obrigado pela visita ao canal!
@@PalestranteAlexandreCorreaeu sou de 1989 porém fui vítima de irresponsáveis.
Sou de 1979 , acuo que sou da geração y , mas fui muito influenciado pela anterior a geração x ...
Olá José, tudo bem? Na realidade você nasceu na transição das duas gerações, X e Y, por isso talvez se veja com traços de ambas. Esses "anos de corte" das gerações são um pouco controversos. Por exemplo, o final da X e início da Y, costuma variar (segundo autores e países), entre 1977 e 1983, mas o ano de corte mais comum é de 1980/1981. Um abraço e obrigado pela visita ao canal.
Adorei as explicações e a forma clara e didática como vc explicou cada geração ! Eh incrível ver como os valores mudam e porque…
Nasci em 66 e me vejo muito na geração Z kkkk adoro mudanças, auto conhecimento , liberdade de expressão e o compartilhamento de ideias. Não dirijo tal como meu filho de 30 anos, não curto marcas hoje e amo viajar. Trabalho pra mim tem q estar relacionado com os meus valores morais e tem propósito ❤ acho q nasci no ano errado kkkkkkk Parabéns pelo canal 🙌
@@georgiaalmeida1966 que legal Geórgia o seu relato! Você é híbrida e culturalmente mutante, tem um pouco de cada geração! Eu também me sinto um pouco assim, tenho valores de diversas gerações e inclusive simpatizo um bocado com várias das características da Z. Obrigado pela visita ao canal e pelo comentário gentil!
Valeu, tiozão pela abordagem, rs.
Muito bom!!
Eu sou da Y, mas sempre acho que a Y se funde muito bem com a Z, pelo contexto musical e tecnológico no qual fomos inseridos. É muito comum a partilha de gostos e objetivos entre estes - pelo menos em minha região e convívio.
É noize, Flávio! De fato às vezes algumas pessoas acabam incorporando traços comportamentais de duas gerações, derivando nomes como Xennials (X + Millenials), Zennials, etc. Obrigado pela visita ao canal.
Também sempre me acabo pensando nisso da Y com a Z (milennals)
Sou de 2002 (Geração Z) e me identifiquei totalmente com a descrição dela. Por algum motivo, com 8 anos de idade eu já sabia muito mais sobre computadores do que os meus próprios pais kkkjk. Tive meu primeiro celular com 6 anos e o primeiro Smartphone com 10 (um galaxy pocket). Cresci tendo muito mais contato com a internet do que com a TV, e acho que isso faz uma baita diferença, tanto positiva quanto negativa, principalmente em relação ao vício em superestimúlos. Mas também varia bastante. Eu lembro que quando eu tinha uns 10 anos, muitas crianças da minha idade preferiam ficar brincando na rua até tarde, já eu e meus amigos preferíamos ficar em casa jogando Minecraft, Point Blank, e Skyrim, que na época tavam no auge
Que bacana seu relato. De fato os hábitos e estímulos das novas gerações são completamente diferentes das gerações anteriores, e isso provoca mudanças culturais, de mentalidade e comportamento. Obrigado pelo depoimento e por contribuir com o assunto das gerações. Obrigado pela visita ao canal!
Muito legal! Definiu e explicou as razões de cada geração no seu contexto.
Fico super feliz que tenha gostado do vídeo sobre as gerações! Seja bem-vinda e apareça sempre por aqui!
Explicação perfeita!
Obrigado Antônio! Seja bem-vindo ao canal!
Sou da geração X, 1977, mas sofro do paradoxo do excesso em alguns aspectos. Tenho 200 canais pra assistir, porem assisto uns 4 e tem dias que sinto que não tenho o que assistir.
Pois é, acho que todos somos um pouco com isso. Nunca tanta coisa pareceu tão pouca coisa...
Sou de 77 então geração X 🙌🏼 mas com algumas características da geração y. Me lembro tão bem da hiperinflação galopante dos anos 80. Ia de manhã no mercado era um preço e a tarde o mesmo produto tinha um preço maior! Rsss
Era terrível, né Eliane? A gente saía de casa sem saber se o preço que viu de manhã ainda estaria valendo no final da tarde.... rsrsrsrs Tinha até uma profissão, que era a pessoa que ficava com uma "pistolinha" remarcando o preço nos supermercados.... Obrigado pela visita ao canal e apareça sempre por aqui!
Eu também, sou de 78, lembro de ir com a minha mãe no supermercado assim que ela recebia no período que morei no Brasil nessa época. Até hj meu maior medo na economia é a inflação. E lembro das pessoas chamando AIDS de praga gay e do Maradona campeão do mundo
Parabéns pela ótima explanação! Sou professor e usarei seu vídeo para trabalhar com mus alunos sobre as gerações contemporâneas. Obrigado pela aula.
Boa tarde professor. Que honra ter esse conteúdo como apoio à sua aula. Obrigado pela visita! Um abraço!
Sou da geração X, acredito que pegamos a melhor faze mudical, 70, 80 e 90 com um pé nos anos 2000.
Tem a questidos relacionamento cada vez mais difícil com o " excesso de opcoes" ninguém conversa mais.
Ótimo conteúdo! 👏👏👏
Obrigado pela contribuição e me perdoe a demora, ando viajando e trabalhando e acabei meio sobrecarregado para responder aos comentários. Um abraço e obrigado pela visita ao canal.
Muito legal o conteúdo
Muito obrigado, Henrique!
Parabéns pelo vídeo um das melhores explicações sobre as diferenças de gerações... dentro da pirâmide de Maslow na sua base já existe estudos, e como vc msm comenta no vídeo sobre a importância entre o banheiro e o Wifi, podemos adicionar nessa base a "internet" muitas vezes "mais importante" que as necessidades fisiológicas, quando chegamos na casa de alguém antes de perguntar onde é o banheiro perguntamos a senha do Wi-Fi.
Muito bom Parabéns!!!!
Obrigado Ronaldo, fico feliz que tenha gostado do vídeo. De fato estamos mudando bastante nossos hábitos e comportamentos e eu vejo isso muito refletido nos meus filhos menores (que a rigor já são da Geração Alpha, aquela que sucederá a Geração Z), que ao chegar no restaurante pedem a senha do wifi muito antes do menu de pratos. hahahahaha Obrigado pela visita ao canal. Seja bem-vindo e apareça sempre por aqui.
Adorei! Sou uma boomer que convive com todas as posteriores e me identifiquei com tudo o que vc disse, meu caro Xis.
Que legal Ivone! Mais uma X aqui no canal. Seja bem vinda. Mas apesar das diferenças, é preciso saber conviver com todos e entender que a riqueza da vida vem justamente da celebração das diferenças, harmoniosamente. Obrigado pela visita e apareça sempre por aqui. Não esqueça de se inscrever!
Gratidäo!
👑
Eu que agradeço sua visita ao canal!
Muito boa sua explicação. Sou da Geração Y 1982.
Que legal, fico feliz com sua visita e que tenha gostado do vídeo sobre as GERAÇÕES. Feliz 2024 para você e sua família.
Sou boomer e fico muito feliz por curtir tudo que veio depois, não penso em acumular nada e não fico sem internet.
Muito bem, é assim que se fala. Ninguém precisa ficar aprisionado a um rótulo geracional. Podemos mudar com o tempo, e em última instância somos indivíduos, com nossa própria régua de opiniões e valores. Obrigado pela visita ao canal e apareça sempre por aqui.
Parabéns
Obrigado Reinaldo! Seja bem-vindo ao canal!
Excelente material. Parabéns Prof.
Fico feliz que o vídeo sobre as gerações tenha sido útil para você, Daniel. Obrigado pela visita ao canal. Não esqueça de se inscrever no canal. Um abraço!
Ainda sofro com isso, pois gosto de feedback, saber se estou indo bem, em que posso melhorar 😅
Pois é, nem todas as gerações possuem esse hábito do feedback, então às vezes acaba tendo algum conflito com parte da equipe que prefere um ambiente de feedback mais frequente. Obrigado por contribuir com o tema!
Legal, gostei do seu vídeo. Eu sou da "Y", me descreveu muito bem.
Que legal que achou que as descrições foram alinhadas aos traços da sua geração. Muito obrigado pela visita ao canal!
Que analise sensacional! Parabéns e obrigada pelo ensinamento!
Sensacional é o seu comentário gentil, Juliana. Apareça sempre por aqui e não se esqueça de assinar o canal! Espero que o vídeo sobre as gerações tenha sido útil para você!
Bem esclarecido
Obrigado, Josimar!
Bem explicativo 🎉 vlw tio
É noize! 🤘🏻
Muito bom! Parabéns e obrigado.
Que legal que gostou do vídeo, Renan! Obrigado pela visita ao canal. Um abraço!
È tudo sobre isso... Ganhar muiita grana!!!!
Demais, obrigada!
Eu que agradeço, Bianca!
Sou geração Y. Incrível como as descrições batem fielmente com meu perfil.
Que legal Cristiano! Bacana saber que os estudos sobre as gerações parecem estar alinhados com a realidade dos integrantes dessas gerações. Obrigado pela visita ao canal!
Eu sou da Geração Y pois nasci em 1987 e sempre almejei algum emprego em que eu tivesse mais autonomia para fazer o meu trabalho, bem como ter a minha liberdade de horários. E consegui apenas agora, assim que eu entrei no mercado imobiliário, já que eu possuo o meu devido registro no CRECI.
Que legal Bruno! Fico feliz que tenha encontrado uma colocação profissional que esteja alinhada com o seu desejo de autonomia. Obrigado pela visita ao canal!
@@PalestranteAlexandreCorrea Pois é, ainda estou no começo de minha carreira como corretor de imóveis e, por enquanto, a minha meta é vender, pelo menos, uns 5 imóveis até completar 40 anos. Depois, pretendo escalonar de modo que eu consiga vender um imóvel por mês.
Ótimo vídeo amei muito didático
Que bom que gostou, Izabella. Fico feliz com a visita e com o comentário!
Sou GenZ, muito legal o conteúdo 😊
Obrigado Evelyn! Sinta-se em casa aqui no canal. Tem mais vídeos sobre gerações na playlist.
Nasci em 2009 mas antes de ter minha conta em 2018,vivi como uma crianca dos anos 90,so usava internet nos celulares de outras pessoas e no computador de minha avó,pena que nao pude nascer muito antes,sinto que seria muito melhor....
Olá Luiz, tudo bem? Às vezes acontece mesmo essa "saudade do que não vivemos", mas cada geração tem suas fases, seus prós e seus contras, e temos que tentar surfar as ondas e aproveitar o melhor de cada uma delas. Obrigado pela visita ao canal. Sucesso!
Vídeo muito legal. Parabéns
Obrigado pela visita gentil, Daniela! Seja bem-vinda e apareça sempre por aqui!
Vídeo muito bom
Obrigado pela visita Igor, fico feliz que tenha gostado do vídeo sobre as diferentes gerações. Se puder se inscrever no canal, ficarei honrado. Um abraço!
Por quê se separa e nomeia as gerações? Por gentileza obrigada
Baita vídeo, parabéns!
Obrigado xará! Feliz Natal 🎄 e obrigado pela visita ao canal. Apareça sempre por aqui!
Obrigada pelo vídeo, sou da geração X, agora entendo porque gosto de acumular coisas! 😅
Kkkk Pois é! Mas da pra desaprender também. É difícil mas tem jeito! Obrigado pela visita ao canal!
Boomer era um cachorrinho sapeca na televisão bem articulado 🐕, e agora é uma geração mezzo a mezzo.
hahahah
Amei as novas gerações.e concordo de trabalhar e para edificação das pessoas não para sua escravidão, até por que assediar o outro e crime e eles querem serem respeitados e viver com dignidade e prosperidade. O que em mentes normais é bastante logico.
Perfeito Kátia, muito boa sua colocação e ponto de vista sobre o assunto.
Nasci na geração 99, e me identifico com a geração Y, e me orgulho dela, pois vivi momentos tão diferentes dos dias de hoje.
Que legal o seu relato, Vanessa. Obrigado pela contribuição com o assunto.
Excelente vídeo.
Muito inspirador e interessante.
Dá até vontade de sair perguntando o ano de nascimento de cada pessoa que encontramos, só para saber a que geração ela pertence.
A propósito, sou da geração X também (nasci em outubro de 1974), e tenho bastante consideração pelas gerações mais novas (Y, Z e Alfa), e principalmente pelas gerações anteriores a minha (não só a Baby Boomers, mas a Geração Calada ou Silenciosa e a Geração Perdida - que com certeza tive contato na minha infância e adolecência). Gostaria que fosse falado um poucos sobre essas outras gerações mais antigas também (é só uma sugestão).
Abraço, e muito obrigado.
Olá Helio, tudo bem? Muito obrigado pela sua contribuição com opiniões e ideias. Vou pensar em produzir um vídeo com as suas sugestões. Um grande abraço e obrigado pela visita ao canal!
Há controvérsias na marcação de datas...
Já diversos canais colocando datas diferentes. Tem canais, por exemplo, que afirmam que a geração X se estenderia até 1980
Oi Juliana, tudo bem? Sim, você tem razão. Essas marcações são um tanto controversas, existem algumas zonas de variação nessas marcações. O fim da geração X, por exemplo, costuma ser categorizado entre 1977 e 1983. Eu abordo isso no primeiro vídeo dessa série (o que antecede esse que você assistiu), e gravei hoje mais um, com base no Censo 2022, onde eu recalibro um pouco melhor alguns desses marcadores. Um abraço e obrigado pela contribuição com o tema.
Trabalho excelente, amigo! Parabéns pela iniciativa.
Obrigado pelo comentário generoso! Apareça sempre por aqui no canal!
Não troco minha juventude dos anos 80 pela a de hj. Nao boto fé nestas gerações y e z - no geral quem tem menos de 44 anos hj. Sou da geração x maior de 52 anos hj com muito orgulho.
Oi Francisco, tudo bem? Também vivo os anos 80 e guardo boas lembranças da minha juventude e das minhas referências. Um abraço e obrigado pela visita!
To nem ai
Eu tenho exatamente 44 anos, faço 45 mês que vem kkkkk eu sou da X também. Na verdade é a primeira vez que vejo essa categorização que a geração X termina em 77, pra mim terminava em 81.
Nasci em 78, fui criança nos anos 80, adolescente nos anos 90 e jovem adulto nos anos 2000 e pra mim são as 3 décadas de ouro. Também não troco por nada tudo o que eu vivi, as épocas que eu vivi, hoje eu me sinto ultrapassado, não tenho Instagram, Snapchat, Kwai e Tik Tok, tirando exceções não gosto muito da música de hoje em dia e acho que a juventude hoje está mais superficial, frágil e com muita polarização política. Essa impressão toda vem de 2015 em diante
amei , vim para estudar , sou estudante de RH
Olá Marina, tudo bem? Que legal que usou meu vídeo como referência. Tem uma playlist sobre Gerações no meu canal, dá uma passeada por lá e espero que encontre material útil Obrigado pela visita. Bons estudos.
Meu Deus sempre achei que eu fosse geração y e descubro agora que sou da z 🤡
Faz parte… a gente nunca sabe mesmo com certeza. Obrigado pela visita ao canal Edu Z!
Eu ai 🤡
Eu acho q sou da geração X, sou de 78, primeira vez que vejo falando que a partir de 78 é Millenal
Agradeça. As outras gerações são insuportáveis..
@@NicolasNuns😂😂😂 todas são
interessante este vídeo
Obrigado!
Sou da Geração Z e brinquei de todas essas brincadeiras, também acompanhei a evolução da Internet e coisas derivadas
Brinquei bastante fora de casa com amigos, mesmo tendo computador em casa
Foi uma situação híbrida de brincadeiras fora e dentro de casa
Já usei CD, DVD, MP3 Player, PS2, PS1, PolyStation, loquei filmes na locadora, comprei jogos de PS2 na feirinha (3 por 10)
Usei MSN, Orkut, Facebook no começo, bate-papo Uol/Bol, Joguei Colheita Feliz, Buddy Poke, Café Mania, usei o Ares pra baixar músicas piratas kkkkk
Joguei vários jogos clássicos online em Flash, como Club Penguin, Habbo Hotel, Fogo e a Água, Armor Mayhem, Bartender, Bloons, Cactus McCoy, Dead Maze, Earn To Die, Fancy Pants, Flight, Free Rider 2, GTA Flash, Happy Wheels, Jane's Hotel, Mike Shadow I Paid For It!, My New Room, Punk-o-matic, Scary Maze, The Worlds Hardest Game
Eu e meus irmãos jogávamos jogos no PS2, no computador, assistíamos filmes locados em DVD nos fins de semana, e devolvíamos na segunda ksks
Ouvíamos músicas no computador, entrávamos em redes sociais, e brincávamos para fora com filhos de vizinhos
Geração Baby Boomer - 1946-1964
Geração X - 1965-1980
Geração Y - 1981-1995
Geração Z - 1996-2009
Geração Alpha - 2010-2024
Geração Beta - a partir de 2025-2039 (14 anos)
Pois é, as novas gerações, como a sua, possuem muitos estímulos, e se quiserem podem ter tanto a referência que as gerações mais antigas tiveram (músicas, filmes, games) quanto também os recursos mais contemporâneos que as outras gerações não tiveram acesso. Só precisa manter a mente aberta!
@@PalestranteAlexandreCorrea Sim, exatamente isso!
A gente pode ter os gostos das gerações antigas e modernas ksks
Ser uma geração híbrida ou cruzada, a transição entre gerações
Acho o intervalo entre gerações muito grande, nasci em 1981 e é totalmente diferente de quem nasceu em 1995.
É verdade mesmo Adriano. Ainda mais porque hoje em dia as mudanças são muito aceleradas, então muita coisa muda no intervalo de 15 anos... quem nasce no começo da idade de corte de uma geração tem referências bem diferentes de quem nasce no final desse período de corte da geração. Obrigado pela contribuição com o assunto!
Eu considero X quem nasceu de 65 a 81 e Y quem nasceu de 82 a 94. Eu nasci em 78, e sou X mas que absorveu muito da cultura Millenal nos anos 2000
@@Diego.LOGd.CavicchioliNão tem como uma pessoa que nasceu na década de 80 e viveu essa infância até a década de 90, ter tido as mesmas experiências que alguém nascido em meados de 90 e que teve sua infância em meados dos anos 2000..
Isso na infância, Imagine então as diferenças na adolescência destas 2 gerações que são, na minha opinião, bem distintas.
Não dá pra comparar a vida dos anos 90 com a dos anos 2000. São épocas muito diferentes com características muito próprias e que não apresentam muitas similaridades entre si.
Eu duvido e muito que alguém nascido no início de 80 se identifique com as descrições de um millenial. Nem mesmo as mesmas experiências deles nós tivemos.
Quem nascido nesta data assistiu Teletubies? Jogou videogames super tecnológicos? Só se Sonic e Super Mário são o "as" do realismo moderno e eu não tô sabendo... Quem dessa década teve celular? Nosso "celular" era a mãe gritando na porta de casa, com o chinelo na mão, pra entrarmos porque já era tarde.
A maioria só foi ter um Nokia já na fase adulta, aliás, a maioria das coisas descritas pra essa geração só fomos ouvir falar quando já éramos adultos, diferente das outras gerações, que puderam identificar-se com a ambientação de sua geração desde a infância..
Desta maneira, nos sentimos meio que "em coma" desde o nascimento e passamos a existir da adolescência pra frente.
Aliás, os nascidos no início da década de 80 se lembram muito mais dos Menudos, Xuxa, Legião Urbana, Michael Jackson do que de qualquer outra coisa mencionada como pertencente à nossa geração, que de pertencimento mesmo, só tem o termo e uma vontade imensa dos idealizadores desta pesquisa, que as coisas realmente tenham acontecido dessa maneira.
Totalmente errada vc !!! Nasci em 1980 e me considero Millennium , usei computador com 16 anos e já comecei a utilizar internet!!!
Assim como quem nasceu em 1995 é totalmente diferente de quem nasceu em 2005 por exemplo, quem nasceu em 1995 ainda chegou a ver o Brasil campeão de 2002, pegou o vídeo cassete, entre outras relíquias, coisas que nem passou perto de quem nasceu de depois dos anos 2000, não tem lógica enquadrar na geração Z quem nasceu no início de 95, esses indivíduos estão a um passo dos 30 anos de idade, umas Geração diferente.
Gostei
Obrigado Paulo!
Top demais👏👏👏
Sou geração X, e tenho geração Z em casa 😂
Que legal Marcy! Também sou X e tenho Z e Alpha em casa!
Realmente, fomos muito humilhados pela moda rs. Você poderia ter citado a calça beg e o corte de cabelo parecendo cachorro poodle, muito usado por cantores, inclusive duplas sertanejas kkkk).
As músicas capricharam, são as melhores de todos os tempos 🥰
Eita, esqueci da Calça Bag mesmo.... kkkk E o pior é que de vez em quando a "moda" desenterra essas coisas e tenta trazer de volta. Só falta voltarem as ombreiras....
Sou boomer, e assisti com muito entusiasmo essa compilação, que eu demoraria muitos livros e tempo para entender.
Olá Plínio, tudo bem? Que legal que você gostou desse vídeo sobre as diferentes gerações. Obrigado pela visita ao meu canal. Seja bem vindo e apareça sempre por aqui.
Não tirando os créditos desse canal, assista também no canal Guilherme Freire, ele explica numa forma mais profunda.