dr um advogado pode para defender uma cliente dele ficar testando seu limite? tem uma filha do meu marido que me desrespeitou no meu limite procurei a Delegacia e hoje ela e re mas a neta do meu marido filha dele e a advogada e sinto que ela testa p saber o meu limite para defender a mae dela! o que fazer?
Esses dias um primo do meu namorado veio com brincadeiras inconvenientes comigo, tirando sarro de mim para outra pessoa em tom de brincadeira. Eu perguntei para ele oq ele estava falando, ele repetiu, daí eu já cortei, falei, olha eu não te dei liberdade de falar assim comigo, eu nem te conheço, então trate de ser mais educado comigo, pq não vejo graça em nada disso! Foi uma benção, depois só conversou comigo normal e com educação! Mas eu cortei de primeira! Ele é acostumado a tratar as pessoas assim...
"Não te dei liberdade" corta qualquer um...Kkkk...Eu uso MUITO! Faz a pessoa se sentir uma retardada (e geralmente é o que são mesmo). Se vc falar de forma educada e firme...e com um ar de desdém...o efeito é ainda mais devastador. Eles não sabem onde enfiar a cara. Mandou muito bem!
@@tistuta2247 No momento eu estava organizando outras coisas, faz um tempo, mas as palavras dele em tom de brincadeira foram "aquela ali não serve para nada... E me chamou de outras palavras perjorativas" e ele tem histórico de agressão a mulheres!
não é assim, você terá que ter mais força ou força igual ao outro, para não deixar ninguém fazer o que bem entende!!! Por qual motivo já teve escravos!!!? Por qual motivo um psicopata age!!!?
@@Rafael_Crisostomo963 Quem olha pra um psicopata, não deve enxergar força. Pois não é força, é doença. Não é um ser humano, mas uma personificação do mal.
Tbm concordo! Ele explica tudo de maneira bem clara e gosto dos tons vocais que ele enfatiza o conteúdo com a fala. Claro e direto e a entonação da voz tbm.bem equilibra. Parabéns!!!
Afastei todas as pessoas tóxicas da minha vida. Para mim não existem mais. Graças a Deus aprendi a dizer NÃO e só presto favores as pessoas que realmente quero.
Mas as vezes os tóxicos somos nós ou agimos com atitudes tóxicas com os outros e nem percebemos. Vale sempre uma autorreflexão, as vezes é e pode ser o outro e minha responsabilidade e o que faço ou deixo de fazer também. Nem tudo é o outro ou sobre o outro.
Tenho uma vizinha que mudou a pouco para o prédio. Ajudei a mesma com encomendas recebidas ao longo da pandemia. Descia no hall do prédio sem poder, pois tenho uma imunodeficiência. Quando ela engravidou, enviei mensagem parabenizando. Ela nem me respondeu. Depois ela pediu sacolas de supermercado. Ofereci. Ela me ignorou. Mas continuou dando meu apartamento para entregas do ap. dela. Me senti usada e passei a recusar as entregas. Ela entendeu e se colocou em seu devido lugar. As pessoas só dazem conosco aquilo que permitimos.
Adoro passar as tardes com você. Sou costureira e fico lhe ouvindo enquanto trabalho. Obrigada por compartilhar gratuitamente seus conhecimentos. Deus lhe abençoe abundantemente. Bjs
Pessoas com transtorno de personalidade Narcisista e pessoas invasivas não respeitam nada disso. Elas se sentem invadidas quando você põe limites a elas. O jeito é evitá-las! Foram excelentes as dicas do vídeo, serve para educar aquelas pessoas que podem mudar. Narcisistas não mudam. Gratidão!
Concordo plenamente. Complemento necessário nesta orientação que nos faz refletir. Marcos Lacerda é um excelente profissional que nos fala com muito conhecimento e de forma divertida. Adoro ouvi lo para refletir.
Já tentei de todas as formas explicar a situação e me fazer respeitar, até que descobri que ele é narcisista. Agora é hora de ME conscientizar de que não tem jeito e me manter distante...
Olhe eu sou a pessoa mais sozinha q eu conheço. Porq não é qiqr lugar coisa ou pessoa que me agrada , eu sei sorrir para todos , eu sei ouvir , sei perdoar, mas eu não esqueço, eu não grito eu não brigo , eu me afasto e deixo q percebam . Eu amo estar no meu lugar e não admito que me atrapalhem . Não entro no seu espaço não invado, mas não venha fazer comigo. Já me afastei de pessoas queridas porém rudes , então eu gradualmente me afastei pois eu era PERMISSIVA. Me chamam de metida , de madame , chamem do q quiser , mas chamem na frente pois não falo de ninguem por trás e não aceito que falem tambem. Não eu não brigo,mas num dado momento eu falo o que me incomoda e não seremos os mesmos.
Opa, estou junto nessa. Tbm prefiro ficar no meu canto. Não vou a muitos lugares somente porque me convidam, mas não é onde eu quero, daí acham ruim. Só tenho agradado a mim mesma.
Cortei todas essas pessoas que se diziam "amigas" pessoas que não davam ouvidos pro que eu falava ou interrompia a minha fala, não interagia no meu grupo criado ou até mesmo me deixava no vácuo,esses tipos de gente pra mim não são amigas pois só vinham até a mim quando precisavam,hoje sou minha prioridade e tô amando o meu novo eu sem estresse.💖💕😚
Ponho a pessoa rapidinho no lugar dela, com educação quando me sinto desrespeitada, seja quem for, e se gostar ótimo, senão o problema é dela! Grande abraço, querido psicólogo. 💜💜💜
Marcos, meu colega de profissão, não te conheço, mas AMO vc (o amor fraterno daqueles que reconhecem um companheiro de idéias e jornada, mesmo nunca tendo visto - às vezes tenho a impressão que somos melhores amigos!) e a sua forma bem humorada e didática de explicar e popularizar um saber tão importante; o da saúde mental. Parabéns pelo seu lindo trabalho, e por de fato colocar a Psicologia no lugar onde ela sempre deveria ter estado: ao alcance de todos, à serviço dos que precisam e que dela podem se beneficiar. Nós sabemos que saúde mental é um tabu, e que, num país tão desigual como o nosso ela definitavamente é para poucos (e o acesso a profissionais da área muito restrito e inacessível). Deselitizar a Psicologia é muito necessário e urgente. Eu vejo uma humanidade imensa no seu trabalho e admiro muito
Dois! Sem contar além dos traumas, perda de identidade, crises existências , depressão profunderrima, tumulto interior, e até uma possível sindrome do Estocolmo
Concordo com o Dr, mas, infelizmente em muitas situações que passei, pela educação e gentileza não consegui nada. Um caso triste foi de minha mãe. Tem 85 anos e ha dois anos ficou passando myito mal sendo levada ao mesmo hospital particular. O médico colocava soro e mandava pra casa. Isso aconteceu por várias vêzes. Da última pedi ao médico que a internasse a fim de descobrir o que estava acontecendo. O profissional insistiu que não era necessário. Dai disse à ele, educadamente, que ela era uma senhora idosa com alzheimer e que os vômitos e desmaios poderia ser algo grave. Ele insistou em dizer que não era nada sério. Sinceramente, perdi a educação com ele dizendo brava, que iria procurar um juiz de plantão, porque já era tarde da noite, com os documentos de minha mãe dizendo que i hospital estava negando-se no internamento e que o médico plantonista seria responsável por ela. Fiz isso aos berros. Resultado: De pronto peovidenciou o internamento. Conclusão; Minha mãe ficou duas semanas internada. Não andava mais sozinha e necessitou de muitos medicamentos. Então, dr, nem sempre a boa educação com doses de gentileza resolvem alguma coisa, principalmente no Brasil. Pode ser que em outros países funcione sempre, mas, aqui... não
Infelizmente você tem razão sim , tem gente que só entende o limite quando a gente impõe de forma agressiva,do contrário permanecem agindo da mesma forma com a gente.
Eu acho que tem a ver com o vídeo sim. As vezes o desrespeito beira limites, e infelizmente precisamos de usar mais outras técnicas.. seja aumentar o tom de voz ou fazer ameaças
Estou passando por esse problema em relação à minha irmã. Demorou mas finalmente percebi que o desrespeito que ela tem por mim nasceu e cresceu em cima da liberdade que eu dei. E agora estou nessa desconstrução, tentando impor limites, falar "nao" e deixar bem claro meu incômodo com a falta de respeito dela. Ótimo vídeo doutor❤ obrigada
Sou psicóloga e assino a sua fala. Sou mãe de um garoto de dez anos e desde pequenininho ensinei a dizer não. Hoje com essa idade mostra-se um garoto seguro e com autonomia. Bom trabalho colega !!!
Muito agradecida por esta ajuda! Eu tenho 77anos ja fui costureira por muitos anos e até hoje tem gente qu insiste e pedir que eu costure simplismente ignoram a minha idade e o meu direito de viver em paz. Descobri sobre a postura errada e também o fio de água. Nunca gostei de tratar mal as pessoas porque sao pessoas da mesma fé que tem o mesmo aprendizado que eu. Mas eu vou mudar minha postura diante desta pessoa.
Já dei "chamadas" em 3 pessoas pra que elas me respeitassem. Deu certo, mas eu perco a vontade de continuar mantendo amizade com gente insensível que gosta de meter o dedo na minha ferida, se divertindo com isso. O importante na hora de tomar a atitude é que eu não me importei se elas continuariam sendo minhas amigas ou não. Agradeço suas preciosas orientações. Grande abraço.
Eu me afastei de alguns "amigos" meus de longa data, conhecia a mais de 8 anos, e quando percebi que eles me faziam mal, e nunca tinham respeito por mim, me afastei deles sem pensar duas vezes!
@Eletrônica É Arte com certeza, muito obrigado, mas é como foi dito no vídeo, não importa onde eu esteja, vou ser testado, e tenho que aprender a impor limites para que as pessoas não ultrapassem esses limites, se não a história pode vir a se repetir!
O pior é q tem gente que insiste na amizade, mas não entende que vc merece respeito. E ficam com aquele discurso: aiii vc é muito sensível, não aceita brincadeira! E blá blá blá...
Infelizmente eu não me respeitava o que abria uma grande brecha para uma pessoa me maltratar e debochar quase que na minha cara, e eu simplesmente me submetia... Espero um dia poder ser mais como eu era antes mesmo de me tornar quem sou...
Oi Marcos, gostaria de te agradecer aos vídeos que vc nos presenteia. E foi através deles que me vi numa relação abusiva, hoje me encontro mais forte para tomada de atitude. Minha gratidão será eterna🥰
Assim como você, foi do vídeo que vir que estava em uma relação abusiva. Ainda me lembro do vídeo como identificar um manipulador , e olhe que eu já fazia terapia e foi comprovado que eu era vítima de um manipulador perverso narcisista.
eu já conheci pessoas que ñ têm jeito mesmo a única solução é sair de perto na minha opinião guando uma Pessoa é peseguida a esse ponto não é normal essa perseguição é algo mais sério concorda?
isso me lembrou um episódio que aconteceu no trabalho, um vagabundo cachaceiro, que um certo dia, bebeu demais e me ameaçou, com certeza praticou a tamanha falta de respeito comigo, e disse que se quiser resolver podemos marcar uma audiência. O cara doente, que nem sequer é respeitado por ai ficou quieto, infelizmente tem gente assim, melhor vídeo que assisti até agora do seu canal
Marcos, hoje com a maturidade, penso que respeito é algo que não existe, é idealismo, eu sinto que sempre fui desrespeitada na minha vida,. minha familia não me respeitou, não deixaram eu viver meus sonhos me reprimindo,. professores TB não vi respeito, governantes do meu país TB não respeitam , tive amigas invejosas que me aprontaram por eu ser bonita,.fui desrespeitada por filhos que dei o meu melhor, a igreja que frequentei fui desrespeitada,. Pra mim.....para bebê 👶 , nem quero ouvir falar essa palavra,. não pertence ao mundo real e sim...ideal 😥
Marcos, foi importante eu cair aqui no seu vídeo! Lembro que na infância e juventude na escola vivenciei vários bullying e na maioria dos casos nunca entendia o motivo, e a justificativa das outras crianças e jovens eram muito sem fundamento. Não duvido que também fui estúpido com outros naquela idade, a falta de pulso de algum professor em sala de aula ou de algum agente escolar por vezes fazia falta. Meu ensino médio para se ter ideia, eu fiz um ano em uma escola diferente e minha terapeuta do SUS que me atendia não dava muita bola para meus problemas na época, achava que era frescura, além de desentendimentos com a família. Aquilo tudo marcou profundamente meu jeito de ser e minha forma de me relacionar, algo que me prejudicou muito na comunicação e desenvolvimento. Depois de experiências ruins por diferentes motivos, passei a procurar psicólogos realmente bons e acessíveis, e parar de dar atenção a coachs que falam nessa coisa de simplesmente "fazer postura, faça isso e faça aquilo". As coisas que foram ditas no vídeo são valiosas e necessárias para se por em prática, pois infelizmente muitas pessoas tem malícia ou vem gentileza como fraqueza para poder se aproveitar. E faço isso sabendo que pondo em prática o que foi dito não irá funcionar 100% na vida. Mesmo a gente continuando com a gentileza, a compostura, sinceridade e imposição de limites ainda haverá aqueles que vão desrespeitar, porém aí dá para entender que o problema já não é nosso, mas sim do outro que permanece nesse ciclo.
Assistindo em 2022! Esse tema poderia ser mais explorado com exemplos de como identificamos esse "fiozinho de água" que leva o outro a continuar nos desrespeitando!
Muitas vezes a linha de ligação é simplesmente a ligação afetiva/familiar. Há pessoas que só te respeitariam se vc estivesse com uma bazuca. Principalmente os muito agressivos. Eles não tem limites.
Sempre procuro resolver as coisas com diálogo e respeito, mas quando me enconto em situações limites em que minha integridade física está ameaçada, reajo, nunca chego às vias de fato, mas intimido, assumindo uma personalidade ultra sarjentona, e normalmente resolve. Mas confesso que não me faz bem, tenho vergonha de agir assim, isso me entristece muito. Mas passa, depois de umas boas respiradas, as vezes depois de uma noite bem dormida, as vezes sinto até orgulho da minha sagacidade, força e coragem.
Eu tive essas fases com a minha vizinha mas infelizmente depois de tantas tentativas eu cansei e me afastei. Hoje sou feliz pelo fato dela não se entrometer mais na minha vida. Não me sinto culpada e sim leve por ter cortado relação com uma pessoa tão tóxica.
Perfeito!!! Aprendi há pouco tempo a dizer 'não'... só consegui dizer 'não' depois que entendi que cada vez que eu digo 'sim' sem ser esse o meu real desejo, eu estava dizendo 'não' pra mim mesma!! Foi libertador começar a usar 'nãos' e não mais me sentir usada! Agora com essa pandemia, por exemplo, tenho usado mto os 'nãos' para poder proteger a mim e a minha família... as pessoas são mto 'sem noção' e acham 'que é apenas uma gripezinha', então tive de me impor com familiares, pois agora não é momento de visitas. Preciso proteger, principalmente, meus pais que são idosos. Desconfio que muitos parentes (tios, primos) estejam me achando ruim por não aceitar reuniões nesse momento, mas está sendo crucial para proteger minha família! Inclusive, aprendendo a dizer 'não' (nessas e outras situações) percebi que as pessoas passaram a me respeitar mais, como se agora finalmente entenderam que eu defino o que quero para mim e não mais fico dizendo 'sim' só pra ser agradável. Repito, é libertador dizer 'não'!! Adoro teus ensinamentos!!! Parabéns pela forma carinhosa que vc aborda os temas! Um grande abraço!
Obrigada. Preciso trabalhar mais isso em mim. Por vezes as pessoas costumam me "enrolar". Eu acredito muito nas pessoas e acho que são todas verdadeiras e sinceras.
@@meiryaquino1927 eu também já levei muitas pancadas, antes pensava assim: todo mundo é bom, até que prove o contrário, hoje penso assim: todo mundo é ruim até que prove ao contrário...
Simplesmente, necessário! Tenho seus vídeos como alimento para fortalecer minhas relações (intra e inter), especialmente conduzindo os temas com meus alunos adolescentes e jovens, pois as interações entre eles estão terríveis, pela comunicação violenta, ausência de respeito e valores, promovendo situações que desencadeiam até violência física. Não tenho medo de mediar, sou Educadora. Obrigada por tanto mestre Marcos Lacerda, muita Luz!
Estou fazendo uma verdadeira terapia nessa quarentena, desde que descobri o Nós da questão.Obrigada Marcos Lacerda, você está me ajudando a melhorar a minha vida interior e desatar tantos "nós" e a vida fluir com mais leveza.
Hoje eu acordei depois desta sessão de aconselhamento! Vc falou tudo que eu precisava ouvir! Aprender a,dizer não e me colocar em primeiro lugar! A palavra NÃO nunca fez parte do meu dicionário! Por isso estou fazendo tratamento psicológico. Acordei aos 68 anos e não me encontrei! Estou mais perdida que agulha no palheiro! Mas decidi que vou mudar minhas atitudes e prioridades! Obrigada Marcos Lacerda, vc é sensacional!
Leia Fernando Pessoa (1888-1935), o poeta mais importante da língua portuguesa (que não era baixo, tinha 1,73 m): "Eu sou do tamanho do que vejo/E não do tamanho da minha altura."
Aprendendo muito aqui, por ser baixinha tem pessoas do meu convívio que me chama de criança mesmo sendo mãe de 3 filhos isso me incomoda muito, agora compreendo que a culpa é minha, devido a minha postura!
Eu cortei a pessoa... Cara ficava de vai e volta com a ex... E quando brigavam ia inflar o ego comigo... Eu cortei... E me deu um baita alívio...acho q em algumas situações a gente tem q cortar os laços pra não ser desrespeitada :)
O que eu sentia Marcos era que não queriam me escutar , nem ouvir minha voz ! Isso entre núcleo familiar , eu gritava me exaustava , não via outra maneira de ser ouvida ! Hoje meu núcleo é só minha filha , pq juntas construímos uma relação em que ouvimos uma a outra , a mãe faleceu , o pai se afastou porque quis e os irmãos não nos encontramos mais
Eu trabalho com uma pessoa assim não respeita ninguém insuportável a convivência!!..Ótima colocação vou começar a me impor respeito nunca é tarde para começar! Vou compartilhar tem muitas pessoas que precisam escutar isso !
Já passei por essa situação com um vizinho não me respeitava da primeira vez falei q não gostei na época tinha vindo de uma separação onde ouve traição eu tive depressão bebia muito mais antes da separação eu era uma pessoa q TDS me respeitavam aconteu isso quando eu me mudei p esse bairro o tempo passou e eu e eu ficava pensando como eu era tratada antes me viu uma vontade de muda as minhas atitudes fazer diferente p melhor parei de bebê trabalhei muito botei meu próprio negócio mais um dia essa mesma pessoa com TD esse meu esforço veio me desrespeita novamente aí eu tive q chama ele p conversar eu falei p ele q eu gostaria q ele me desse uma explicação p as atitudes dele p comigo pq antes eu bebia muito não era pq eu não valesse nada não foi uma situação difícil q eu estava passando e se eu fosse uma mulher de programa ele tinha direito de respeita pq era uma profissão e q eu ia na delegacia saber se ele tinha ou não tinha o direito de me respeita aí ele pediu desculpas i plorou pra mim não ir falou nunca mais ele faria isso
O meu desejo, assim como acredito ser o da maioria que AMA Dr. Marcos é que o MUNDO conhecesse Dr. Marcos Lacerda e por isso tenho feito minha pequena parte nesse imenso universo compartilhando ao máximo os vídeos dele.
Amei. Minha filha um dia fez isso comigo. Me caluniou, me agrediu física e moralmente. Foi um horror. Mas eu estou feliz em saber dizer NÃO é não condidera-la como filha e sim como uma agregada. Nunca mais será filha. Foi horrível..
Minha filha não me respeita como dona da casa, que sou. E acha que pode me desrespeitar usufruindo de todos os espaços da casa da maneira que bem lhe der na vontade. Desrespeitando meus, não. Estou farta disso. Ela faz exatamente isto. Fica testando os meus limites. Tenho que me impor constante. Para mostrar quem é que manda.
Dr Marcos Lacerda, formidável este vídeo, me sentiria honrado se analisasse esta situação: quando ainda adolescente, tinha muitos amigos, e um entre eles sempre em ocasiões especiais, ex. Quando estava na festa com uma garota ou com aqueles que considero, este cara aparecia sempre com comportamento desagradável, com mentiras tentando manchar minha imagem diante daqueles ali presente, mesmo assim o suportei todos estes anos, tratando o com consideração e maturidade, apesar de saber muito de suas fraquezas, entre elas a de tomar remédio controlado, gadernal, e usar da situação de doido para roubar e se passar como vitima, então este sujeito, estes dias, veio até minha porta me pedir para fazer um currículo, e compadecendo de sua situacao de alcolatra, logo me prontifiquei a ajudá lo, mas ao mesmo tempo temi que mal intencionado entrasse e roubasse meu escritório, então sugeri que deixasse os documentos e então faria o favor para ele, mas indgnado não quis, e dai por diante passando na rua começou a inventar apelidos e rir com os bêbados da esquina... enfim, me senti muito incomodado, então certo dia o chamei de gadernal na presença daqueles seus amigos, ele estava de pé e logo se sentou como se desmoronasse, parecia ter abalado seu psicológico o apelido de gadernal, e daí ele começou a me evitar quando passava na rua, então doutor chamei o em particular e pergintei o motivo de ter raiva de mim e me evitar, disse: vc tem este apelido de gadernal por um dia ter traido a confianca e roubar a casa do fulano nosso amigo, e este quando foi reclamar c sua mãe ela disse q vc tomava gadernal, e o fulano ficou no prejuízo, e constantemente via ele te chamando de gadernal, e o problema de era que chamá lo de gadernal era o mesmo de chamá lo de ladrão, covarde por ter se escondido debaixo da saia da mãe, e traidor por não ter respeito pelas amizades que o sempre trataram bem, E continuei então a falar: queria te fazer o currículo mas vc é ladrão! Vi este cara desmoronar na minha frente, eu e ele temos média de 40 anos, percebi ali que é necessário ferir as pessoas para ser respeitado, como disse no início do video: quem é temido é respeitado, tenho por mim que há pessoas que se estiverem à beira do precipício tem que agir desta forma para que elas te respeitem, acabando de empurra las, vai por mim, não é bom ter consideração à pessoa maligna (Maquiavel li hoje no Wikipédia ser ele responsavel por esta frase no livro "O Príncipe "). Parabenizo pelos vídeos, são de grande utilidades, apesar que quando falou sobre abismos de idade no relacionamento e mencionou fatos baseados em estudos, não vou negar que sujou a memória de muitos colocando um bloqueio. Sugiro assistir o filme um pouco antigo chamado "controladores de voo" com Angelina joulie, ela tava no ápice da beleza, mas tem uma cena ela 20anos traindo i cônjuge 40 anos por estes critérios que mencionou, filme excelente, vai me agradecer quando assistir, poi fala tudo q vi neste vídeo anterior, muito bom tbm. E meus parabéns, tem muita habilidade para se comunicar, e Rio bastante quando incorpora uns personagens, poxa meu tô precisando disso.
Eu ignorei, evitei o máximo mas o colega trabalho foi me provocando mais aí a paciência estourou e comecei discutir, berrar e disse a ele que iria consultar advogado, polícia e nunca mais falou comigo! Em outros casos chamei p sair na porrada! Aí o cara não vem mais encher saco!
Se alguém te colocou apelido no trabalho, você diga que não gostou, se caso a pessoa insistir, você comunique alguém do RH ou superior, caso a pessoa continue, você grava ela e pronto. Ou grava você tentando se entender com a pessoa.
Se alguém tiver te importunando na rua, você pode conversar com ela e explicar que não gostou, caso a pessoa não respeite, A melhor resposta é o silêncio, fingir que a pessoa não existe , pode ter certeza que uma hora ela vai cansar de provocar
Oi, Marcos! Sempre fico curioso com relação aos livros que compõe os seus cenários. Eu sei que foge um pouco da sua proposta, mas algum dia você poderia gravar uma espécie de "top de livros de psicologia" que mais te influenciaram? Grande abraço!
Eu assisti aí vídeo hoje, 01/06/2022. E pensei exatamente isto. Adoro ler e fiquei curiosa para saber o título dos varios livros que estão em sua estante Marcos Lacerda. E pensei que seus conselhos seriam o resumo de todos os aprendizados que a leitura destes livros lhe proporcionaram .
Dr. O Senhor é o médico do novo Mundo!, Bati o sininho ontem e desde ontem você vem me equilíbrio do todos os pontos de minha existência agora,e encontro no fundo do poço mais tenho fé que toda essa dor, esse fracasso, essa solidão, tristeza vai embora para fazer que eu equilibre cada vez mais minha vida, você doutor é o colaborador da luz de Deus no mundo, Gratidão 💐♥️🇧🇷🙋🌎 saúde para o senhor
Eu tive que parar de ser carinhosa com a pessoa para ela poder me respeitar, adotei uma atitude fria com ela, e me posicionei com educação, melhorou 99 % mas evito conviver todo dia e estou sempre dando umas tiradas porque as vezes ela quer ser abusiva novamente.
Eu passei por uma situação de desrespeito várias vezes , por está em um relacionamento abusivo e gostar muito não me tocava do que estava acontecendo! Graças a Deus encerrou o relacionamento, mas nunca na minha vida quero passar por uma situação assim ! Procure sempre cortar logo , porque tem pessoas que abusam de vc de todas as formas !
Muito obrigada por este vídeo. Foi a primeira vez que consegui apreender a importância do dizer não sem sentir culpa. O círculo que você desenhou foi muito didático. A gente sempre ouve sobre o outro invadir nosso espaço, mas nunca havia ouvido a expressão espaço psíquico. Isso me mostra que delimitar, colocar respeito, preserva nossa saúde mental Obrigada de coração.
"Cada SIM que dizemos com vontade de dizer NÃO, estamos dizendo NÃO para nossa alma."
Gasparetto.
Eita, saudoso Gasparetto ❤️
Saudade do meu guru Gaspareto
Gasparetto aprendiz muito com ele
Verdade
dr um advogado pode para defender uma cliente dele ficar testando seu limite? tem uma filha do meu marido que me desrespeitou no meu limite procurei a Delegacia e hoje ela e re mas a neta do meu marido filha dele e a advogada e sinto que ela testa p saber o meu limite para defender a mae dela! o que fazer?
Esses dias um primo do meu namorado veio com brincadeiras inconvenientes comigo, tirando sarro de mim para outra pessoa em tom de brincadeira. Eu perguntei para ele oq ele estava falando, ele repetiu, daí eu já cortei, falei, olha eu não te dei liberdade de falar assim comigo, eu nem te conheço, então trate de ser mais educado comigo, pq não vejo graça em nada disso! Foi uma benção, depois só conversou comigo normal e com educação! Mas eu cortei de primeira! Ele é acostumado a tratar as pessoas assim...
Credo. Que homem lixo
👏👏👏👏👏👏
"Não te dei liberdade" corta qualquer um...Kkkk...Eu uso MUITO! Faz a pessoa se sentir uma retardada (e geralmente é o que são mesmo). Se vc falar de forma educada e firme...e com um ar de desdém...o efeito é ainda mais devastador. Eles não sabem onde enfiar a cara. Mandou muito bem!
Será que vc também não tava errada
@@tistuta2247 No momento eu estava organizando outras coisas, faz um tempo, mas as palavras dele em tom de brincadeira foram "aquela ali não serve para nada... E me chamou de outras palavras perjorativas" e ele tem histórico de agressão a mulheres!
"Ninguém consegue amar o outro se não tiver respeito por esse outro."
As pessoas só fazem com a gente aquilo que permitimos elas fazerem...então neste caso, rompa o laço. Valorize -se, Respeite - se.!!!
Negativo, tem gente sem limites que quer te destruir e vai fazer de tudo pra conseguir
não é assim, você terá que ter mais força ou força igual ao outro, para não deixar ninguém fazer o que bem entende!!!
Por qual motivo já teve escravos!!!? Por qual motivo um psicopata age!!!?
@@Rafael_Crisostomo963 Quem olha pra um psicopata, não deve enxergar força. Pois não é força, é doença. Não é um ser humano, mas uma personificação do mal.
Não desrespeitando os outros psicólogos!
Mas esse Dr. Marcos é sensacional!
Melhor psicólogo do RUclips!
Concordo.
Concordo plenamente
Tbm concordo! Ele explica tudo de maneira bem clara e gosto dos tons vocais que ele enfatiza o conteúdo com a fala. Claro e direto e a entonação da voz tbm.bem equilibra. Parabéns!!!
Concordo também!
Concordado plenamente!!
Queria ter conhecido esse psicólogo há 20 anos atrás tudo na minha vida teria sido diferente
na minha também, sinceramente, já passei por cada absurdo
😁
Verdade....
Eu também....nossa quanto sofrimento desnecessário eu teria evitado 😩
Eu também gostaria de ter conhecido antes
Afastei todas as pessoas tóxicas da minha vida. Para mim não existem mais. Graças a Deus aprendi a dizer NÃO e só presto favores as pessoas que realmente quero.
Pior q as pessoas assim no meu caso é minhas irmãs e a minha própria mãe q passa a mão na cabeça delas, tive educação mas elas n leva 1 tapa.
@@mariatereza434Te entendo muito bem, você querer fazer a coisa certa e os outros te impedindo passando a mão na cabeça de quem está errado.
Mas as vezes os tóxicos somos nós ou agimos com atitudes tóxicas com os outros e nem percebemos. Vale sempre uma autorreflexão, as vezes é e pode ser o outro e minha responsabilidade e o que faço ou deixo de fazer também. Nem tudo é o outro ou sobre o outro.
Eu fiz contato zero com GNT tóxica. E passei a respeitar os meus limites, acordei.
Esse vídeo foi p mim. Quantas e quantas vezes eu tento ser legal e as pessoas acham que isso é sinônimo de ser besta. Obg dr. Marcos.
Brenna Fernandes ok
Acontece o mesmo comigo
É por essas e outras que ultimamente estou anti social..Cansei de lidar com muita gente...
Isso é verdade
@@michy MDS também passo por isso
Tenho uma vizinha que mudou a pouco para o prédio. Ajudei a mesma com encomendas recebidas ao longo da pandemia. Descia no hall do prédio sem poder, pois tenho uma imunodeficiência. Quando ela engravidou, enviei mensagem parabenizando. Ela nem me respondeu. Depois ela pediu sacolas de supermercado. Ofereci. Ela me ignorou. Mas continuou dando meu apartamento para entregas do ap. dela. Me senti usada e passei a recusar as entregas. Ela entendeu e se colocou em seu devido lugar. As pessoas só dazem conosco aquilo que permitimos.
Esse cara abre minha visão de uma maneira tão rápida. Ótimo!!!!!♡
Up
Podes crer.....tenho aprendido tanto com ele👏😃
Perdão, desrespeitei vc.
Não voltará acontecer, eu não quero magoar vc, nunca.....
Magoar vc é magoar a mim mesma, perdão!!!😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢💔💔💔💔💔
Esse cara me deu uma estabilidade emocional muito grande em menos de uma semana, coisa que outros canais por ai não fazem, os famosos coach kkkkkk
@@joynan11 pena que nem tudo que a gente quer, é possível. Se não, eu teria esse doutor maravilhoso pra me ajudar bem de perto!
Aprender a dizer Não foi difícil.Mas quando consegui,tudo mudou para melhor.
Adoro passar as tardes com você.
Sou costureira e fico lhe ouvindo enquanto trabalho. Obrigada por compartilhar gratuitamente seus conhecimentos. Deus lhe abençoe abundantemente. Bjs
Aprendi,me afastando totalmente de quem não me respeita
"Sou ovelha em meio aos lobos, portanto tenho que ser prudente como uma serpente e simples como uma pomba" ⭐🙋♀️⭐
Amei teu comentário ❤️😍
@@franciellecruz9502 A vida é bem assim...começa nos relacionamentos em familia. 🌻🦋
Momento de reflexão. O quanto falhamos conosco e sofremos as consequências!!! É vdd! As pessoas só fazem conosco o que permitimos que elas façam!
Pessoas com transtorno de personalidade Narcisista e pessoas invasivas não respeitam nada disso. Elas se sentem invadidas quando você põe limites a elas.
O jeito é evitá-las!
Foram excelentes as dicas do vídeo, serve para educar aquelas pessoas que podem mudar.
Narcisistas não mudam.
Gratidão!
Concordo plenamente. Complemento necessário nesta orientação que nos faz refletir. Marcos Lacerda é um excelente profissional que nos fala com muito conhecimento e de forma divertida. Adoro ouvi lo para refletir.
Já tentei de todas as formas explicar a situação e me fazer respeitar, até que descobri que ele é narcisista. Agora é hora de ME conscientizar de que não tem jeito e me manter distante...
@@flaviaramos673 passo pelo processo...Preciso me distanciar.
@@Adriana.Farias acompanhe no RUclips NARCISO SEU ESPELHO SE QUEBROU descreve perfeitamente e nos dá força pra cair fora...sorte
Que massa!!!
O respeito é mais importante que o amor. Eu não aceito desrespeito
Olhe eu sou a pessoa mais sozinha q eu conheço.
Porq não é qiqr lugar coisa ou pessoa que me agrada , eu sei sorrir para todos , eu sei ouvir , sei perdoar, mas eu não esqueço, eu não grito eu não brigo , eu me afasto e deixo q percebam .
Eu amo estar no meu lugar e não admito que me atrapalhem . Não entro no seu espaço não invado, mas não venha fazer comigo.
Já me afastei de pessoas queridas porém rudes , então eu gradualmente me afastei pois eu era PERMISSIVA.
Me chamam de metida , de madame , chamem do q quiser , mas chamem na frente pois não falo de ninguem por trás e não aceito que falem tambem. Não eu não brigo,mas num dado momento eu falo o que me incomoda e não seremos os mesmos.
Eu sou igual a você.
Tão eu
Isso aí! Faço igual!
Opa, estou junto nessa.
Tbm prefiro ficar no meu canto.
Não vou a muitos lugares somente porque me convidam, mas não é onde eu quero, daí acham ruim. Só tenho agradado a mim mesma.
Eu tbm, madame e metida kkkk.❤😅
Quando não estou nos meus melhores dias de motivação eu venho assistir o Lacerda, pq ele me da uma paz na alma 😌😌
Eu assisto todo dia!😅🙏❤
Eu tbm! Ele acalma minha alma....
Paz na alma na verdade vc so tera quando vc receber o Espirito Santo.
Buscar a Deus de todo o teu entendimento
Antes eu era muito zombado, mas aprendi a me impor. Comecei fazendo exatamente o que vc falou e deu super certo
EU TE RESPEITO SÓ PELO SEU COMENTÁRIO PARABÉNS
3 3 2
Quantos anos vc tem?
Cortei todas essas pessoas que se diziam "amigas" pessoas que não davam ouvidos pro que eu falava ou interrompia a minha fala, não interagia no meu grupo criado ou até mesmo me deixava no vácuo,esses tipos de gente pra mim não são amigas pois só vinham até a mim quando precisavam,hoje sou minha prioridade e tô amando o meu novo eu sem estresse.💖💕😚
Ponho a pessoa rapidinho no lugar dela, com educação quando me sinto desrespeitada, seja quem for, e se gostar ótimo, senão o problema é dela! Grande abraço, querido psicólogo. 💜💜💜
Marcos, meu colega de profissão, não te conheço, mas AMO vc (o amor fraterno daqueles que reconhecem um companheiro de idéias e jornada, mesmo nunca tendo visto - às vezes tenho a impressão que somos melhores amigos!) e a sua forma bem humorada e didática de explicar e popularizar um saber tão importante; o da saúde mental.
Parabéns pelo seu lindo trabalho, e por de fato colocar a Psicologia no lugar onde ela sempre deveria ter estado: ao alcance de todos, à serviço dos que precisam e que dela podem se beneficiar.
Nós sabemos que saúde mental é um tabu, e que, num país tão desigual como o nosso ela definitavamente é para poucos (e o acesso a profissionais da área muito restrito e inacessível).
Deselitizar a Psicologia é muito necessário e urgente.
Eu vejo uma humanidade imensa no seu trabalho e admiro muito
Às vezes eu me pego falando "cresce bebê" pra mim mesma 😂😂😂😂
Eu tbm !!!! Kkkk
É nois toca ai✋
Give me five! 🖐️
Eu tô crescendo devagarinho
Jajajaja
Queria ter conhecido o senhor qd era criança, teria sofrido muito menos e feito escolhas melhores, que não me deixasse traumatizado.
Vc fez as escolhas que podia ter feito na época. Também passei por traumas, o melhor é pensar que tudo foi aprendizado para a pessoa que vc é HOJE. 😊
Também penso assim ao assistir os vídeos deles,😔
Dois! Sem contar além dos traumas, perda de identidade, crises existências , depressão profunderrima, tumulto interior, e até uma possível sindrome do Estocolmo
Concordo com o Dr, mas, infelizmente em muitas situações que passei, pela educação e gentileza não consegui nada. Um caso triste foi de minha mãe. Tem 85 anos e ha dois anos ficou passando myito mal sendo levada ao mesmo hospital particular. O médico colocava soro e mandava pra casa. Isso aconteceu por várias vêzes. Da última pedi ao médico que a internasse a fim de descobrir o que estava acontecendo. O profissional insistiu que não era necessário. Dai disse à ele, educadamente, que ela era uma senhora idosa com alzheimer e que os vômitos e desmaios poderia ser algo grave. Ele insistou em dizer que não era nada sério. Sinceramente, perdi a educação com ele dizendo brava, que iria procurar um juiz de plantão, porque já era tarde da noite, com os documentos de minha mãe dizendo que i hospital estava negando-se no internamento e que o médico plantonista seria responsável por ela. Fiz isso aos berros. Resultado: De pronto peovidenciou o internamento. Conclusão; Minha mãe ficou duas semanas internada. Não andava mais sozinha e necessitou de muitos medicamentos.
Então, dr, nem sempre a boa educação com doses de gentileza resolvem alguma coisa, principalmente no Brasil. Pode ser que em outros países funcione sempre, mas, aqui... não
Essa situação não tem nada a ver com o conteúdo do vídeo.
Infelizmente você tem razão sim , tem gente que só entende o limite quando a gente impõe de forma agressiva,do contrário permanecem agindo da mesma forma com a gente.
Concordo plenamente com vc, tem horas q educação não serve pra nada, principalmente para imbecís d plantão.
Eu acho que tem a ver com o vídeo sim. As vezes o desrespeito beira limites, e infelizmente precisamos de usar mais outras técnicas.. seja aumentar o tom de voz ou fazer ameaças
Mega concordo!! Principalmente qto ao tocante ao nossos idosos, viro bicho, dane-se q educação e polimento !! E olha q sou uma lady!!!🤷🏻♀️
Estou passando por esse problema em relação à minha irmã. Demorou mas finalmente percebi que o desrespeito que ela tem por mim nasceu e cresceu em cima da liberdade que eu dei. E agora estou nessa desconstrução, tentando impor limites, falar "nao" e deixar bem claro meu incômodo com a falta de respeito dela. Ótimo vídeo doutor❤ obrigada
Sou psicóloga e assino a sua fala.
Sou mãe de um garoto de dez anos e desde pequenininho ensinei a dizer não.
Hoje com essa idade mostra-se um garoto seguro e com autonomia.
Bom trabalho colega !!!
E raro uma mãe dizer q ensinou o seu FILHO a dizer não
Minha mãe nunca me ensinou isso,na verdade fez o contrário.
Queria Dr Marcos e Dra Bia num podcast juntos, pra ficar perfeito seria eles e o Ricardo Ventura juntos! Meus 3 preferidos do RUclips!
Um resumo, mas vale MUITO a pena ver o vídeo inteiro:
1- Aprenda a dizer "não"
2- Mostre quem é você de verdade
3- Atenção com sua linguagem corporal
Muito agradecida por esta ajuda!
Eu tenho 77anos ja fui costureira por muitos anos e até hoje tem gente qu insiste e pedir que eu costure simplismente ignoram a minha idade e o meu direito de viver em paz. Descobri sobre a postura errada e também o fio de água. Nunca gostei de tratar mal as pessoas porque sao pessoas da mesma fé que tem o mesmo aprendizado que eu. Mas eu vou mudar minha postura diante desta pessoa.
Já dei "chamadas" em 3 pessoas pra que elas me respeitassem. Deu certo, mas eu perco a vontade de continuar mantendo amizade com gente insensível que gosta de meter o dedo na minha ferida, se divertindo com isso. O importante na hora de tomar a atitude é que eu não me importei se elas continuariam sendo minhas amigas ou não.
Agradeço suas preciosas orientações. Grande abraço.
Valéria Avellar, qdo as pessoas não te respeita e porque elas não cabem na sua vida!pense nisso!
@@helenagrella5446 eu também acho. Por isso sou muito solitária e não lamento. A intimidade acabou.
Eu me afastei de alguns "amigos" meus de longa data, conhecia a mais de 8 anos, e quando percebi que eles me faziam mal, e nunca tinham respeito por mim, me afastei deles sem pensar duas vezes!
@Eletrônica É Arte com certeza, muito obrigado, mas é como foi dito no vídeo, não importa onde eu esteja, vou ser testado, e tenho que aprender a impor limites para que as pessoas não ultrapassem esses limites, se não a história pode vir a se repetir!
O pior é q tem gente que insiste na amizade, mas não entende que vc merece respeito. E ficam com aquele discurso: aiii vc é muito sensível, não aceita brincadeira! E blá blá blá...
Esse "Pára, bb"...é demais! Aprendi esse bordão!!!🤩
Kkkkk...eu também!
Estou aprendendo a colocar limites, e essa hoje é a minha maior meta.
Eu também!
isolei a pessoa. Tem gente que se aproxima da gente só quando está carente ou quer humilhar.
Mas ser temido por alguns é maravilhoso.
Com algumas pessoas só funciona quando nos temem mesmo. Esses psicólogos são muito bonzinhos.
Quando eu tinha 13 anos disse exatamente isso aos meus pais: que eles confundiam respeito com medo 😉
Eu falei ao meu com 9 que eu não respeitava ele e sim tinha medo
O senhor é sensacional, nossa, eu amo o meu terapeuta mas adoraria ser sua paciente! 😍
aonde que ele mora msm, vou viajar pra la só pra fazer consulta com ele kkk
Andreana Oliosi ok
Joynan Lagass Loose , também quero saber
O sotaque dele parece ser de Pernambuco
Gabriela Soares tbm achei
Infelizmente eu não me respeitava o que abria uma grande brecha para uma pessoa me maltratar e debochar quase que na minha cara, e eu simplesmente me submetia... Espero um dia poder ser mais como eu era antes mesmo de me tornar quem sou...
Te assistindo daqui da Austrália 🇦🇺 indo para o trabalho
Você é maravilhoso! Como eu gostaria que minha família se apaixonasse por você também ❤️
"para, bebê" hahaha adoro
Idem. Adoraria que a caneca viesse com a sonoplastia. kkkkkkk
A terapia me ajudou a me impor e me valorizar.
Dizer um não é libertador devemos aprender a dizer não para as pessoas .
Eu até tenho essa postura, mas me sinto muito desestabilizada com o desrespeito e isso me suga muita energia!!
Para vc ser respeitado vc primeiro tem q respeitar.
Oi Marcos, gostaria de te agradecer aos vídeos que vc nos presenteia. E foi através deles que me vi numa relação abusiva, hoje me encontro mais forte para tomada de atitude.
Minha gratidão será eterna🥰
Assim como você, foi do vídeo que vir que estava em uma relação abusiva. Ainda me lembro do vídeo como identificar um manipulador , e olhe que eu já fazia terapia e foi comprovado que eu era vítima de um manipulador perverso narcisista.
Onrigada Marcos valeu
Esse vídeo foi todinho pra mim. Obrigada meu querido.te amo.❤❤
eu já conheci pessoas que ñ têm jeito mesmo a única solução é sair de perto na minha opinião guando uma Pessoa é peseguida a esse ponto não é normal essa perseguição é algo mais sério concorda?
isso me lembrou um episódio que aconteceu no trabalho, um vagabundo cachaceiro, que um certo dia, bebeu demais e me ameaçou, com certeza praticou a tamanha falta de respeito comigo, e disse que se quiser resolver podemos marcar uma audiência. O cara doente, que nem sequer é respeitado por ai ficou quieto, infelizmente tem gente assim, melhor vídeo que assisti até agora do seu canal
Marcos, hoje com a maturidade, penso que respeito é algo que não existe, é idealismo, eu sinto que sempre fui desrespeitada na minha vida,. minha familia não me respeitou, não deixaram eu viver meus sonhos me reprimindo,. professores TB não vi respeito, governantes do meu país TB não respeitam , tive amigas invejosas que me aprontaram por eu ser bonita,.fui desrespeitada por filhos que dei o meu melhor, a igreja que frequentei fui desrespeitada,. Pra mim.....para bebê 👶 , nem quero ouvir falar essa palavra,. não pertence ao mundo real e sim...ideal 😥
Vc é direto no assunto e não enrola. Isso é respeito ao ouvinte. Curtindo muito seus vídeos. Adoro! !!! 👏🎯
Quando disser não pra vc e não não insista
Dizer não para mim e um grande alívio para o meu coração porque existe pessoa que usa e abusa de nossa boa vontade
Esse vídeo tem que ser guardado pra vida, maravilhoso!
O auto controle diante de pessoas que nao sabem respeitar e muito importante para mantermos nossa mente saudavel. Nao aceito mais ser derespeitada.
Marcos, foi importante eu cair aqui no seu vídeo! Lembro que na infância e juventude na escola vivenciei vários bullying e na maioria dos casos nunca entendia o motivo, e a justificativa das outras crianças e jovens eram muito sem fundamento. Não duvido que também fui estúpido com outros naquela idade, a falta de pulso de algum professor em sala de aula ou de algum agente escolar por vezes fazia falta. Meu ensino médio para se ter ideia, eu fiz um ano em uma escola diferente e minha terapeuta do SUS que me atendia não dava muita bola para meus problemas na época, achava que era frescura, além de desentendimentos com a família. Aquilo tudo marcou profundamente meu jeito de ser e minha forma de me relacionar, algo que me prejudicou muito na comunicação e desenvolvimento.
Depois de experiências ruins por diferentes motivos, passei a procurar psicólogos realmente bons e acessíveis, e parar de dar atenção a coachs que falam nessa coisa de simplesmente "fazer postura, faça isso e faça aquilo". As coisas que foram ditas no vídeo são valiosas e necessárias para se por em prática, pois infelizmente muitas pessoas tem malícia ou vem gentileza como fraqueza para poder se aproveitar. E faço isso sabendo que pondo em prática o que foi dito não irá funcionar 100% na vida. Mesmo a gente continuando com a gentileza, a compostura, sinceridade e imposição de limites ainda haverá aqueles que vão desrespeitar, porém aí dá para entender que o problema já não é nosso, mas sim do outro que permanece nesse ciclo.
Assistindo em 2022! Esse tema poderia ser mais explorado com exemplos de como identificamos esse "fiozinho de água" que leva o outro a continuar nos desrespeitando!
Muitas vezes a linha de ligação é simplesmente a ligação afetiva/familiar. Há pessoas que só te respeitariam se vc estivesse com uma bazuca. Principalmente os muito agressivos. Eles não tem limites.
Verdade. Tem gente que não vale a roupa que veste.
Sempre procuro resolver as coisas com diálogo e respeito, mas quando me enconto em situações limites em que minha integridade física está ameaçada, reajo, nunca chego às vias de fato, mas intimido, assumindo uma personalidade ultra sarjentona, e normalmente resolve. Mas confesso que não me faz bem, tenho vergonha de agir assim, isso me entristece muito. Mas passa, depois de umas boas respiradas, as vezes depois de uma noite bem dormida, as vezes sinto até orgulho da minha sagacidade, força e coragem.
Pessoas abusivas temos que fazer algo
Amei essa explicação com o desenho, famoso "tenho que desenhar pra você entender?" Bom, parece que sim kkkk
Eu tive essas fases com a minha vizinha mas infelizmente depois de tantas tentativas eu cansei e me afastei. Hoje sou feliz pelo fato dela não se entrometer mais na minha vida. Não me sinto culpada e sim leve por ter cortado relação com uma pessoa tão tóxica.
Perfeito!!! Aprendi há pouco tempo a dizer 'não'... só consegui dizer 'não' depois que entendi que cada vez que eu digo 'sim' sem ser esse o meu real desejo, eu estava dizendo 'não' pra mim mesma!! Foi libertador começar a usar 'nãos' e não mais me sentir usada! Agora com essa pandemia, por exemplo, tenho usado mto os 'nãos' para poder proteger a mim e a minha família... as pessoas são mto 'sem noção' e acham 'que é apenas uma gripezinha', então tive de me impor com familiares, pois agora não é momento de visitas. Preciso proteger, principalmente, meus pais que são idosos. Desconfio que muitos parentes (tios, primos) estejam me achando ruim por não aceitar reuniões nesse momento, mas está sendo crucial para proteger minha família! Inclusive, aprendendo a dizer 'não' (nessas e outras situações) percebi que as pessoas passaram a me respeitar mais, como se agora finalmente entenderam que eu defino o que quero para mim e não mais fico dizendo 'sim' só pra ser agradável. Repito, é libertador dizer 'não'!! Adoro teus ensinamentos!!! Parabéns pela forma carinhosa que vc aborda os temas! Um grande abraço!
Quanto mais ouço seus ensinamentos fico mais forte pra encarar os desafios da vida.Gratidão por existir.
Obrigada. Preciso trabalhar mais isso em mim. Por vezes as pessoas costumam me "enrolar". Eu acredito muito nas pessoas e acho que são todas verdadeiras e sinceras.
Quem é verdadeira e sincera é vc...vc está tirando os outros por vc...já fui assim
Eu super te entendo, porém hoje depois de tanta pancada, duvido de tudo e todos, infelizmente....😏
@@meiryaquino1927 eu também já levei muitas pancadas, antes pensava assim: todo mundo é bom, até que prove o contrário, hoje penso assim: todo mundo é ruim até que prove ao contrário...
Simplesmente, necessário! Tenho seus vídeos como alimento para fortalecer minhas relações (intra e inter), especialmente conduzindo os temas com meus alunos adolescentes e jovens, pois as interações entre eles estão terríveis, pela comunicação violenta, ausência de respeito e valores, promovendo situações que desencadeiam até violência física. Não tenho medo de mediar, sou Educadora. Obrigada por tanto mestre Marcos Lacerda, muita Luz!
Estou fazendo uma verdadeira terapia nessa quarentena, desde que descobri o Nós da questão.Obrigada Marcos Lacerda, você está me ajudando a melhorar a minha vida interior e desatar tantos "nós" e a vida fluir com mais leveza.
Hoje eu acordei depois desta sessão de aconselhamento!
Vc falou tudo que eu precisava ouvir!
Aprender a,dizer não e me colocar em primeiro lugar! A palavra NÃO nunca fez parte do meu dicionário!
Por isso estou fazendo tratamento psicológico. Acordei aos 68 anos e não me encontrei! Estou mais perdida que agulha no palheiro!
Mas decidi que vou mudar minhas atitudes e prioridades!
Obrigada Marcos Lacerda, vc é sensacional!
Vou lembrar da postura da "Mulher Maravilha " quando alguém me desesrepeitar. Mesmo sendo baixinha. 😁🦸♀️
Leia Fernando Pessoa (1888-1935), o poeta mais importante da língua portuguesa (que não era baixo, tinha 1,73 m): "Eu sou do tamanho do que vejo/E não do tamanho da minha altura."
Faça mesmo!
Eu faço e tenho 1,52!
Aprendendo muito aqui, por ser baixinha tem pessoas do meu convívio que me chama de criança mesmo sendo mãe de 3 filhos isso me incomoda muito, agora compreendo que a culpa é minha, devido a minha postura!
Aprendi a dizer não foi cedo ,e descobri a paz
Eu cortei a pessoa... Cara ficava de vai e volta com a ex... E quando brigavam ia inflar o ego comigo... Eu cortei... E me deu um baita alívio...acho q em algumas situações a gente tem q cortar os laços pra não ser desrespeitada :)
O que eu sentia Marcos era que não queriam me escutar , nem ouvir minha voz ! Isso entre núcleo familiar , eu gritava me exaustava , não via outra maneira de ser ouvida ! Hoje meu núcleo é só minha filha , pq juntas construímos uma relação em que ouvimos uma a outra , a mãe faleceu , o pai se afastou porque quis e os irmãos não nos encontramos mais
O professor é fabuloso ...muito acima de alguns que detém fama mas pouca síntese
Geralmente é consciente.
Eu trabalho com uma pessoa assim não respeita ninguém insuportável a convivência!!..Ótima colocação vou começar a me impor respeito nunca é tarde para começar! Vou compartilhar tem muitas pessoas que precisam escutar isso !
Eu preciso mesmo analisar o meu comportamento pra ser mais respeitada. Obrigadão.
Já passei por essa situação com um vizinho não me respeitava da primeira vez falei q não gostei na época tinha vindo de uma separação onde ouve traição eu tive depressão bebia muito mais antes da separação eu era uma pessoa q TDS me respeitavam aconteu isso quando eu me mudei p esse bairro o tempo passou e eu e eu ficava pensando como eu era tratada antes me viu uma vontade de muda as minhas atitudes fazer diferente p melhor parei de bebê trabalhei muito botei meu próprio negócio mais um dia essa mesma pessoa com TD esse meu esforço veio me desrespeita novamente aí eu tive q chama ele p conversar eu falei p ele q eu gostaria q ele me desse uma explicação p as atitudes dele p comigo pq antes eu bebia muito não era pq eu não valesse nada não foi uma situação difícil q eu estava passando e se eu fosse uma mulher de programa ele tinha direito de respeita pq era uma profissão e q eu ia na delegacia saber se ele tinha ou não tinha o direito de me respeita aí ele pediu desculpas i plorou pra mim não ir falou nunca mais ele faria isso
Acho vc inteligente, calmo e certeiro nos seus ensinos....
Meu sonho encontrar alguém assim , tão sensato é coerente. Além de doce.♡♡♡♡
O meu desejo, assim como acredito ser o da maioria que AMA Dr. Marcos é que o MUNDO conhecesse Dr. Marcos Lacerda e por isso tenho feito minha pequena parte nesse imenso universo compartilhando ao máximo os vídeos dele.
Amei. Minha filha um dia fez isso comigo. Me caluniou, me agrediu física e moralmente. Foi um horror. Mas eu estou feliz em saber dizer NÃO é não condidera-la como filha e sim como uma agregada. Nunca mais será filha. Foi horrível..
Que triste fique bem
Minha filha não me respeita como dona da casa, que sou. E acha que pode me desrespeitar usufruindo de todos os espaços da casa da maneira que bem lhe der na vontade. Desrespeitando meus, não. Estou farta disso. Ela faz exatamente isto. Fica testando os meus limites. Tenho que me impor constante. Para mostrar quem é que manda.
Isso mesmo ela não aprendeu que tem que honrar pai e mãe filhos que agride os pais não amaldiçoado coitada vai sofrer muito na vida sua filha
Sim Dr Marcos,Eu me sinto muito desrespeitada por muitas pessoas,Dentro e fora da minha família,Por alguns vizinhos,E relacionamentos.
O DOUTOR so meche com raizes .. me fez LEMBRAR coisas q eu tinha esquecido ( eu mesmo) Doutor o senhor é mto bom no que faz
Minha vida se divide antes e depois de conhecer esse homem genial. Obrigada, Dr Marcos Lacerda.
Sou fã desse canal, adoro sua voz e sensibilidade.Sempre compartilho seus vídeos.
Aquele que respeita sabe intender um ao outro
Dr Marcos Lacerda, formidável este vídeo, me sentiria honrado se analisasse esta situação: quando ainda adolescente, tinha muitos amigos, e um entre eles sempre em ocasiões especiais, ex. Quando estava na festa com uma garota ou com aqueles que considero, este cara aparecia sempre com comportamento desagradável, com mentiras tentando manchar minha imagem diante daqueles ali presente, mesmo assim o suportei todos estes anos, tratando o com consideração e maturidade, apesar de saber muito de suas fraquezas, entre elas a de tomar remédio controlado, gadernal, e usar da situação de doido para roubar e se passar como vitima, então este sujeito, estes dias, veio até minha porta me pedir para fazer um currículo, e compadecendo de sua situacao de alcolatra, logo me prontifiquei a ajudá lo, mas ao mesmo tempo temi que mal intencionado entrasse e roubasse meu escritório, então sugeri que deixasse os documentos e então faria o favor para ele, mas indgnado não quis, e dai por diante passando na rua começou a inventar apelidos e rir com os bêbados da esquina... enfim, me senti muito incomodado, então certo dia o chamei de gadernal na presença daqueles seus amigos, ele estava de pé e logo se sentou como se desmoronasse, parecia ter abalado seu psicológico o apelido de gadernal, e daí ele começou a me evitar quando passava na rua, então doutor chamei o em particular e pergintei o motivo de ter raiva de mim e me evitar, disse: vc tem este apelido de gadernal por um dia ter traido a confianca e roubar a casa do fulano nosso amigo, e este quando foi reclamar c sua mãe ela disse q vc tomava gadernal, e o fulano ficou no prejuízo, e constantemente via ele te chamando de gadernal, e o problema de era que chamá lo de gadernal era o mesmo de chamá lo de ladrão, covarde por ter se escondido debaixo da saia da mãe, e traidor por não ter respeito pelas amizades que o sempre trataram bem, E continuei então a falar: queria te fazer o currículo mas vc é ladrão! Vi este cara desmoronar na minha frente, eu e ele temos média de 40 anos, percebi ali que é necessário ferir as pessoas para ser respeitado, como disse no início do video: quem é temido é respeitado, tenho por mim que há pessoas que se estiverem à beira do precipício tem que agir desta forma para que elas te respeitem, acabando de empurra las, vai por mim, não é bom ter consideração à pessoa maligna (Maquiavel li hoje no Wikipédia ser ele responsavel por esta frase no livro "O Príncipe "). Parabenizo pelos vídeos, são de grande utilidades, apesar que quando falou sobre abismos de idade no relacionamento e mencionou fatos baseados em estudos, não vou negar que sujou a memória de muitos colocando um bloqueio. Sugiro assistir o filme um pouco antigo chamado "controladores de voo" com Angelina joulie, ela tava no ápice da beleza, mas tem uma cena ela 20anos traindo i cônjuge 40 anos por estes critérios que mencionou, filme excelente, vai me agradecer quando assistir, poi fala tudo q vi neste vídeo anterior, muito bom tbm. E meus parabéns, tem muita habilidade para se comunicar, e Rio bastante quando incorpora uns personagens, poxa meu tô precisando disso.
Não eu vivo pertubano ninguém só meu marido samos um só pra Deus .Gloria a Deus .
Eu ignorei, evitei o máximo mas o colega trabalho foi me provocando mais aí a paciência estourou e comecei discutir, berrar e disse a ele que iria consultar advogado, polícia e nunca mais falou comigo! Em outros casos chamei p sair na porrada! Aí o cara não vem mais encher saco!
Doutor, o senhor é simplesmente fantástico !!!!
Boa! Isso aí...se imponham! Geralmente eles atacam pq tem medo...então vire o jogo e coloque-os no lugar deles!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Se alguém te colocou apelido no trabalho, você diga que não gostou, se caso a pessoa insistir, você comunique alguém do RH ou superior, caso a pessoa continue, você grava ela e pronto. Ou grava você tentando se entender com a pessoa.
Se alguém tiver te importunando na rua, você pode conversar com ela e explicar que não gostou, caso a pessoa não respeite, A melhor resposta é o silêncio, fingir que a pessoa não existe , pode ter certeza que uma hora ela vai cansar de provocar
Muito bom Muito boa essa aula
Oi, Marcos! Sempre fico curioso com relação aos livros que compõe os seus cenários. Eu sei que foge um pouco da sua proposta, mas algum dia você poderia gravar uma espécie de "top de livros de psicologia" que mais te influenciaram? Grande abraço!
E eu fico olhando as máscaras rsrsrs
Tiago Thiago - Ca
nal de Cover
Eu assisti aí vídeo hoje, 01/06/2022. E pensei exatamente isto. Adoro ler e fiquei curiosa para saber o título dos varios livros que estão em sua estante Marcos Lacerda. E pensei que seus conselhos seriam o resumo de todos os aprendizados que a leitura destes livros lhe proporcionaram .
Oque me ajuda muito a gravar os pontos principais são as ilustrações !
Essa voz zinha que vocês faz antes de dizer para bebê é demais....
Dr. O Senhor é o médico do novo Mundo!, Bati o sininho ontem e desde ontem você vem me equilíbrio do todos os pontos de minha existência agora,e encontro no fundo do poço mais tenho fé que toda essa dor, esse fracasso, essa solidão, tristeza vai embora para fazer que eu equilibre cada vez mais minha vida, você doutor é o colaborador da luz de Deus no mundo, Gratidão 💐♥️🇧🇷🙋🌎 saúde para o senhor
Obrigado, Marcos. Em meio a um oceano de conteúdos superficiais, encontrei exatamente o que eu estava buscando. Inscrito!
Cara muito obrigado por tudo que Deus te abençoe muito vc me ajudou a superar depressão. Muito obrigado não tenho como agradecer você!
Eu tive que parar de ser carinhosa com a pessoa para ela poder me respeitar, adotei uma atitude fria com ela, e me posicionei com educação, melhorou 99 % mas evito conviver todo dia e estou sempre dando umas tiradas porque as vezes ela quer ser abusiva novamente.
Dr. Marcos o senhor é o máximo! Mas essa vida é cruel tendo aprender tds os dias! E essa aula foi top.
Eu passei por uma situação de desrespeito várias vezes , por está em um relacionamento abusivo e gostar muito não me tocava do que estava acontecendo! Graças a Deus encerrou o relacionamento, mas nunca na minha vida quero passar por uma situação assim ! Procure sempre cortar logo , porque tem pessoas que abusam de vc de todas as formas !
Nossa!! nunca tinha escutado esse tipo de orientação..grata
Suas palestras dicas é como café da manhã reforçoso.
Muito obrigada por este vídeo. Foi a primeira vez que consegui apreender a importância do dizer não sem sentir culpa. O círculo que você desenhou foi muito didático. A gente sempre ouve sobre o outro invadir nosso espaço, mas nunca havia ouvido a expressão espaço psíquico. Isso me mostra que delimitar, colocar respeito, preserva nossa saúde mental Obrigada de coração.
Maravilhoso...parei de sorrir pras estradas abusivas..🤐🤐🤐