Quando vou passarinhar aqui no estado de SP tenho dois lugares preferidos, um é na Área de Proteção Ambiental Tanquã em Piracicaba, conhecido também por Pantanal Caipira. O outro é na Trilha dos Tucanos em Tapiraí. Pra quem gosta dessa " terapia " pra mim são excelentes lugares. Vídeo completo com dicas fundamentais pra obtermos bons clickes. Abç professor!!!
Meu vizinho tem uma armadilha de pássaros perfeita, temos 3 coqueiros por aqui, e estes são frequentemente visitados por araras e periquitos. A minha foto favorita no tema em questão foi de um pardalzinho comendo um punhado de arroz, dei a boa e velha metralhada e fui recompensado com o dito pardal com um grão de arroz no bico.
Boas dicas, Armando. Em parques arborizados (Floresta da Tijuca, J Botânico) eu costumo usar roupas de cores discretas, mais para o escuro, como verde musgo, marrom, às vezes grafite, preto, sem grande contraste entre a bermuda e a camiseta.. Isso vale para a mochila também. Não chega a ser uma camuflagem, mas ajuda.
Preciso muito dessa live. Há dois anos fui pro centro oeste e embora tenha tirado muitas fotos decentes perdi muita foto também. Muitas saíram borradas. Imagina ir pro Pantanal e perder uma foto de um gavião pescando?? Obs. Sou iniciante na fotografia. Mas consegui fotografar o gavião parado na árvore então ficou tudo bem :)
Olá Marcia, bom, a primeira dica do vídeo é para você, envolve a prática em lugares mais controlados antes de ir para um local mais exótico, sem isso vamos realmente perder muitas fotos especiais, é melhor perder fotos mais comuns enquanto praticamos, vamos melhorando na técnica e aí fazemos uma viagem especial com mais certeza de resultados.
@@ArmandoVernagliaJunior É verdade!! Eu ia fazer isso. Mas tinha comprado uma lente nova próximo da viagem (uma canon 73-300) e acabou que não deu pra praticar muito. Há poucas semanas fotografei uma garça pescando perto da minha casa e melhorou bastante. Vou assistir a live toda!! Admiro muito seu trabalho!!!
Sou observadora e fotógrafa de aves há 13 anos. Já fotografei 87% das espécies de aves que ocorrem no Brasil. Adorei esse seu vídeo, pois foi nos parques que eu comecei a clicar esses graciosos seres da nossa natureza. E obrigada pelas dicas dos outros vídeos, pois senti muita dificuldade para adaptar-me às novas configurações da minha nova lente e câmera (de uma 7D +100-400 para R7 + 100-500). Já me inscrevi no canal. Ah! No nosso meio chamamos de Passarinhoterapia. 🥰🦆🦢🕊🦅🦜🦩🦉🐦🐧🐥
Excelente vídeo a estilo Vernaglia. Já comprei e assisti dois cursos. Professor estou aprendendo com EOS Rebel T 7 há 02 anos. Gosto de pássaros e paisagem. Quero upgrade. Mirroles e Full frame. Qual seria as lentes e máquina que você indicaria.
Dá uma geral na playlist Tudo Sobre Mirrorless Canon aqui no canal que tem tudo sobre as câmeras e lentes que já testei - ruclips.net/p/PLNrlxqVunY8wo4fFbVOsXOJojJLCuy4d9 - veja especialmente o vídeo das EOS R8 e R6 Mark II (tem várias fotos de aves no review da R6 Mark II, a R8 faz o mesmo pois carrega dentro dela o mesmo sistema) e o vídeo da RF 100-400 f/5.6-8 IS USM, está tudo nessa playlist.
Quando em um dos seus vídeos sobre equipamentos você clicou aves, eu falei que você ia viciar... rsrsrs Cara, parabénzaço pela iniciativa! Além da fotografia em si ser incrível como hobby, terapia, arte, profissão e tudo o mais, a fotografia de aves e ainda mais a fundo, a observação de aves ou "birdwatching" - termo que gerará mais resultados em pesquisas - são fantásticos. Engajar o maior número de pessoas para conhecer e cuidar da vida, da natureza, é incrível. E quem conhece cuida. Ver os detalhes de um pássaro num clique em close é fantástico. Começar a compreender o comportamento dele, como você cita, é extraordinário e sem a menor dúvida possibilita registros ímpares, reconhecer os seus cantos então... é maravilhoso! Mais uma vez, parabéns mesmo! Se me permite, peço licença para duas observações: 1ª - considero as superzoom incríveis para iniciantes e principalmente com o foco (a intenção de fotografar hehehe) em aves, e também para quem não sabe o que quer rsrsrsrs - vai de macrofotografia para paisagens para vida selvagem para a lua!!! Óbvio que há prós e contras. 2ª - Ocorrerá aí em SAMPA em maio/2024, dos dias 17 a 19, o Avistar 2024 - Encontro Brasileiro de Observação de Aves. "Serão três dias de encontros, congresso, feira, exposições, lançamento de livros e inúmeras atividades". Parabéns de novo! Dicas muito legais para quem está começando ou quer começar a fotografar aves e outros animais selvagens!
Obrigado. Concordo com a dica da super zoom, a Cris tem uma e costuma passarinhar com ela. Obrigado pela dica do Avistar 2024, vou dar uma conferida no evento.
Obrigado 😃 Sim, aeronaves podem ser maiores, podem voar mais rápido, mas a lógica é essa, lugar previsível (áreas de aproximação para pouso e decolagem), tele objetivas, tempo de exposição curto, praticar bastante para ficar bom no estilo etc.
Muito bacana suas dicas, tinha uma Canon T4i e usava uma lente 55-250 e como moro proximo ao Pelag(Parque Estadual Lagoa do Açu), ia de vez em quando observar os passaros e relaxar a mente. Mas, na maioria das vezes meus cliques não ficavam bons, sentia que faltava mais zoom e mais velocidade de obturador, hoje em dia estou sem camera e lente, mas estou com planos para comprar um equipamento para voltar a fotografar os passaros e uns amigos surfando! Abraços, Sucesso e Deus abençoe!
Ótimo video Vernaglia, você poderia fazer mais videos sobre fotografia e video de vida selvagem. eu uso sony aps-c, e estou planejando comprar uma super-tele, sigma 150-600, e uma full frame. Mas como é muito caro essas duas coisas, e o bocal da sigma para canon é mais barato, e algumas cameras da canon também mais baratas, você me aconselharia a migrar pra canon, ou continuar com sony ? meu foco seria video
Boa tarde professor pode escaler uma duvida lente cano 70 200 f 2.8 com extensor 2 x para pássaros voado a algum relato de delay nas fotos podemaconteecer
Ha uns 4 anos atras estive no horto florestal de sp (citado no video) para fotografar aves e a segurança do parque me impediu de fotografar. Disse que tinha que ir na administração e obter uma autorização. Fui até a administração daí começou aquele jogo de empurra: "tem que falar com fulano ", "tem que falar com ciclano". Tomei um baita cha de cadeira e acabei desistindo. Alguem ja passou por isso? Ainda acontece?
Baixe a Portaria da Fundação Florestal 263/2016. As áreas da prefeitura como o Ibirapuera tem outros critérios, esta portaria é para observação de aves nas UC da FF Neste link a portaria é mencionada. fflorestal.sp.gov.br/2016/10/fundacao-florestal-participa-do-big-day-brasil-de-observacao-de-aves-2/
Percebi que em muitas vezes vc utilizou ISO bastantes elevando, (uma chegou a 10.000). Como se comporta o ISO em ambientes claros? Ele gera ruído mesmo com luz suficiente?
Como temos alternativas para tratar ruído de ISO, especialmente agora que temos vários softwares que usam IA para mitigar ruído, uso o tempo mais curto que eu precisar e o ISO vai ser o que vier e o ruído vou tratar depois. Nas full frame atuais, 12.800 é uma fronteira bem razoável de ISO então chegar a 10.000 não é um extremo para qualquer full frame dos últimos dez anos, lógico que prefiro ficar abaixo de 6400, que prefiro tratamentos menos agressivos nas minhas fotos, mas não vejo ISO como problema em qualquer equipamento atual. Se a câmera for aps-c, é conveniente ficar abaixo de 6400, e nas full frame abaixo de 12.800, dentro desses limites, fotografo tranquilo.
No caso do extensor 2x, ela se comportará como uma 140-400 5.6 e o foco tende a funcionar com a maioria das câmeras normalmente sem maiores preocupações.
Não sei se reparou, mas a cada foto apareceu na parte de baixo do vídeo a combinação de câmera e lente usadas, tem de tudo aí, Canon, Nikon, modelos topo de linha e intermediários, várias lentes, dá uma pausada em cada foto que tem a informação de câmera e lente em todas elas..
tenho uma dúvida nao sei se vale um video ou seja existe falando sobre, ja houve pirataria na area de corpos de câmera ou ainda existe? nunca ouvi algo sobre. existem varias marcas paralelas que tentam se passar por originais em diversos produtos, nunca ouvi sobre câmeras
Falei disso num vídeo, acho que há uns 3 anos, tem uns casos de falsificação de corpo de câmera, é muito raro, mas teve uns casos quando corpo de câmera era muito parecido um com outro e pessoal dava uma maquiada, tipo Nikon D810 falsa, que na verdade era uma D800 maquiada, algo feito por técnicos inescrupulosos, mas falsificar em nível industrial um corpo de câmera não é possível, aqui o link do vídeo que comento isso - ruclips.net/video/H2rOKoq2TJI/видео.htmlsi=isk9Oma213XaOkRW
Armando, me permita fugir do tema do vídeo e fazer uma pergunta: o que você acha de fotógrafos que postam nas redes colocando títulos em suas fotos? Você já fez isso?
Olha, não vejo problema em colocar título nas fotografias, assim como acontece na música, na pintura e outras manifestações artísticas, se a pessoa entende que o título comunica algo adicional sobre a obra, então tudo bem, ou se o título reforça o que é visto no intuito de não dar margem para uma dúvida de interpretação, tudo bem também, assim como tudo bem quem não quer colocar título, acho que não existe regra que se aplique a todo mundo, cada um faz da própria fotografia o que entender que seja melhor, eu já tive época de não colocar título e mais recentemente, de uns anos para cá, tenho colocado título, acho que vai de cada um.
Hoje deixei um conjunto de dicas que considero básicas, mas importantes, talvez seja redundante para quem já clica aves há mais tempo, mas para quem estiver no começo vai ajudar, mais para frente quero colocar dicas um pouco mais avançadas, como panning de ave em voo, questões de fotometria mais específicas para condições de luz variadas etc... o assunto é amplo e interessante, então se este vídeo gerar boa audiência, teremos mais adiante.
Sou fotógrafo e estudante de biologia, e recomendo fortemente a observação de aves!!!!!
Quando vou passarinhar aqui no estado de SP tenho dois lugares preferidos, um é na Área de Proteção Ambiental Tanquã em Piracicaba, conhecido também por Pantanal Caipira. O outro é na Trilha dos Tucanos em Tapiraí. Pra quem gosta dessa " terapia " pra mim são excelentes lugares. Vídeo completo com dicas fundamentais pra obtermos bons clickes. Abç professor!!!
Boas dicas, obrigado.
Meu vizinho tem uma armadilha de pássaros perfeita, temos 3 coqueiros por aqui, e estes são frequentemente visitados por araras e periquitos. A minha foto favorita no tema em questão foi de um pardalzinho comendo um punhado de arroz, dei a boa e velha metralhada e fui recompensado com o dito pardal com um grão de arroz no bico.
Todas são excelentes dicas para um fotógrafo passarinheiro.
Vernaglia, simplesmente é um maestro dentro da fotografia
Exagero seu, mas muito obrigado 😊👍
🇵🇹 é sempre bom ouvir e rever, mesmo que já se tenha esse conhecimento. Há sempre uma ou outra dica que foi esquecida ou até menosprezada.
Obrigado ❤
Obrigado 😊👍
Obrigado professor pelas dicas, eu adoro fotografar pássaros vai ajuda bastante
Boas dicas, Armando. Em parques arborizados (Floresta da Tijuca, J Botânico) eu costumo usar roupas de cores discretas, mais para o escuro, como verde musgo, marrom, às vezes grafite, preto, sem grande contraste entre a bermuda e a camiseta.. Isso vale para a mochila também. Não chega a ser uma camuflagem, mas ajuda.
Preciso muito dessa live. Há dois anos fui pro centro oeste e embora tenha tirado muitas fotos decentes perdi muita foto também. Muitas saíram borradas. Imagina ir pro Pantanal e perder uma foto de um gavião pescando?? Obs. Sou iniciante na fotografia. Mas consegui fotografar o gavião parado na árvore então ficou tudo bem :)
Olá Marcia, bom, a primeira dica do vídeo é para você, envolve a prática em lugares mais controlados antes de ir para um local mais exótico, sem isso vamos realmente perder muitas fotos especiais, é melhor perder fotos mais comuns enquanto praticamos, vamos melhorando na técnica e aí fazemos uma viagem especial com mais certeza de resultados.
@@ArmandoVernagliaJunior É verdade!! Eu ia fazer isso. Mas tinha comprado uma lente nova próximo da viagem (uma canon 73-300) e acabou que não deu pra praticar muito. Há poucas semanas fotografei uma garça pescando perto da minha casa e melhorou bastante. Vou assistir a live toda!! Admiro muito seu trabalho!!!
Sou observadora e fotógrafa de aves há 13 anos. Já fotografei 87% das espécies de aves que ocorrem no Brasil. Adorei esse seu vídeo, pois foi nos parques que eu comecei a clicar esses graciosos seres da nossa natureza. E obrigada pelas dicas dos outros vídeos, pois senti muita dificuldade para adaptar-me às novas configurações da minha nova lente e câmera (de uma 7D +100-400 para R7 + 100-500). Já me inscrevi no canal. Ah! No nosso meio chamamos de Passarinhoterapia. 🥰🦆🦢🕊🦅🦜🦩🦉🐦🐧🐥
Como diz a @CrisAlencar, bora passarinhar!!!!!!!
Bora passarinhar! 😃
Excelente vídeo a estilo Vernaglia. Já comprei e assisti dois cursos. Professor estou aprendendo com EOS Rebel T 7 há 02 anos. Gosto de pássaros e paisagem. Quero upgrade. Mirroles e Full frame. Qual seria as lentes e máquina que você indicaria.
Dá uma geral na playlist Tudo Sobre Mirrorless Canon aqui no canal que tem tudo sobre as câmeras e lentes que já testei - ruclips.net/p/PLNrlxqVunY8wo4fFbVOsXOJojJLCuy4d9 - veja especialmente o vídeo das EOS R8 e R6 Mark II (tem várias fotos de aves no review da R6 Mark II, a R8 faz o mesmo pois carrega dentro dela o mesmo sistema) e o vídeo da RF 100-400 f/5.6-8 IS USM, está tudo nessa playlist.
Excelente
Obrigado 😊
Excelente professor!
Muito obrigado e parabéns.
Obrigado 😊👍
Quando em um dos seus vídeos sobre equipamentos você clicou aves, eu falei que você ia viciar... rsrsrs
Cara, parabénzaço pela iniciativa! Além da fotografia em si ser incrível como hobby, terapia, arte, profissão e tudo o mais, a fotografia de aves e ainda mais a fundo, a observação de aves ou "birdwatching" - termo que gerará mais resultados em pesquisas - são fantásticos. Engajar o maior número de pessoas para conhecer e cuidar da vida, da natureza, é incrível. E quem conhece cuida. Ver os detalhes de um pássaro num clique em close é fantástico. Começar a compreender o comportamento dele, como você cita, é extraordinário e sem a menor dúvida possibilita registros ímpares, reconhecer os seus cantos então... é maravilhoso!
Mais uma vez, parabéns mesmo!
Se me permite, peço licença para duas observações: 1ª - considero as superzoom incríveis para iniciantes e principalmente com o foco (a intenção de fotografar hehehe) em aves, e também para quem não sabe o que quer rsrsrsrs - vai de macrofotografia para paisagens para vida selvagem para a lua!!! Óbvio que há prós e contras. 2ª - Ocorrerá aí em SAMPA em maio/2024, dos dias 17 a 19, o Avistar 2024 - Encontro Brasileiro de Observação de Aves. "Serão três dias de encontros, congresso, feira, exposições, lançamento de livros e inúmeras atividades".
Parabéns de novo! Dicas muito legais para quem está começando ou quer começar a fotografar aves e outros animais selvagens!
Obrigado. Concordo com a dica da super zoom, a Cris tem uma e costuma passarinhar com ela. Obrigado pela dica do Avistar 2024, vou dar uma conferida no evento.
Excelente vídeo, muito obrigada. Fotos lindas!!!
Muito obrigado 😊😊😊
Ótimo conteúdo! Muita coisa que vc falou da pra aplicar em fotografia de aeronaves
Obrigado 😃 Sim, aeronaves podem ser maiores, podem voar mais rápido, mas a lógica é essa, lugar previsível (áreas de aproximação para pouso e decolagem), tele objetivas, tempo de exposição curto, praticar bastante para ficar bom no estilo etc.
ótimas dicas!
Que bom que gostou, obrigado. 😊😊😊😊😊😊
Excelente!!!
Obrigado 😃
Gostaria de saber sobre a câmera powershot para fotografar aves
Muito bacana suas dicas, tinha uma Canon T4i e usava uma lente 55-250 e como moro proximo ao Pelag(Parque Estadual Lagoa do Açu), ia de vez em quando observar os passaros e relaxar a mente. Mas, na maioria das vezes meus cliques não ficavam bons, sentia que faltava mais zoom e mais velocidade de obturador, hoje em dia estou sem camera e lente, mas estou com planos para comprar um equipamento para voltar a fotografar os passaros e uns amigos surfando! Abraços, Sucesso e Deus abençoe!
Fui fotografar no zoológico. Belos clic consegui.
Excelente vídeo e conteúdo. Obrigado. Vcs aconselham uma R7 com a lente Canon RF 100-400mm ou usar um adaptador + Lente Sigma 150mm + 600mm?
Ótimo video Vernaglia, você poderia fazer mais videos sobre fotografia e video de vida selvagem.
eu uso sony aps-c, e estou planejando comprar uma super-tele, sigma 150-600, e uma full frame. Mas como é muito caro essas duas coisas, e o bocal da sigma para canon é mais barato, e algumas cameras da canon também mais baratas, você me aconselharia a migrar pra canon, ou continuar com sony ? meu foco seria video
Boa tarde professor pode escaler uma duvida lente cano 70 200 f 2.8 com extensor 2 x para pássaros voado a algum relato de delay nas fotos podemaconteecer
Ha uns 4 anos atras estive no horto florestal de sp (citado no video) para fotografar aves e a segurança do parque me impediu de fotografar. Disse que tinha que ir na administração e obter uma autorização. Fui até a administração daí começou aquele jogo de empurra: "tem que falar com fulano ", "tem que falar com ciclano". Tomei um baita cha de cadeira e acabei desistindo. Alguem ja passou por isso? Ainda acontece?
Baixe a Portaria da Fundação Florestal 263/2016. As áreas da prefeitura como o Ibirapuera tem outros critérios, esta portaria é para observação de aves nas UC da FF
Neste link a portaria é mencionada.
fflorestal.sp.gov.br/2016/10/fundacao-florestal-participa-do-big-day-brasil-de-observacao-de-aves-2/
Boa noite! O que vc acha da lente 75-300 p Canon SL3
👏🏼
Percebi que em muitas vezes vc utilizou ISO bastantes elevando, (uma chegou a 10.000). Como se comporta o ISO em ambientes claros? Ele gera ruído mesmo com luz suficiente?
Como temos alternativas para tratar ruído de ISO, especialmente agora que temos vários softwares que usam IA para mitigar ruído, uso o tempo mais curto que eu precisar e o ISO vai ser o que vier e o ruído vou tratar depois. Nas full frame atuais, 12.800 é uma fronteira bem razoável de ISO então chegar a 10.000 não é um extremo para qualquer full frame dos últimos dez anos, lógico que prefiro ficar abaixo de 6400, que prefiro tratamentos menos agressivos nas minhas fotos, mas não vejo ISO como problema em qualquer equipamento atual. Se a câmera for aps-c, é conveniente ficar abaixo de 6400, e nas full frame abaixo de 12.800, dentro desses limites, fotografo tranquilo.
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado pelo esclarecimento. Ruído é um medo que sempre tive na fotografia, só perde para fotografias fora de foco!! 😁
uma pergunta pode serutilizar o 70 200 2.8 cano com extensor 2 x para pássaros voando como fazer o foco neste caso
No caso do extensor 2x, ela se comportará como uma 140-400 5.6 e o foco tende a funcionar com a maioria das câmeras normalmente sem maiores preocupações.
Que qualidade de imagem, quão camera e lente está usando amigo?
Não sei se reparou, mas a cada foto apareceu na parte de baixo do vídeo a combinação de câmera e lente usadas, tem de tudo aí, Canon, Nikon, modelos topo de linha e intermediários, várias lentes, dá uma pausada em cada foto que tem a informação de câmera e lente em todas elas..
@@ArmandoVernagliaJunior estou dizendo os equipamentos que te filmaram
tenho uma dúvida nao sei se vale um video ou seja existe falando sobre, ja houve pirataria na area de corpos de câmera ou ainda existe? nunca ouvi algo sobre.
existem varias marcas paralelas que tentam se passar por originais em diversos produtos, nunca ouvi sobre câmeras
Falei disso num vídeo, acho que há uns 3 anos, tem uns casos de falsificação de corpo de câmera, é muito raro, mas teve uns casos quando corpo de câmera era muito parecido um com outro e pessoal dava uma maquiada, tipo Nikon D810 falsa, que na verdade era uma D800 maquiada, algo feito por técnicos inescrupulosos, mas falsificar em nível industrial um corpo de câmera não é possível, aqui o link do vídeo que comento isso - ruclips.net/video/H2rOKoq2TJI/видео.htmlsi=isk9Oma213XaOkRW
@@ArmandoVernagliaJunior nossa interessante, agradeço, irei ver :)
Armando, me permita fugir do tema do vídeo e fazer uma pergunta: o que você acha de fotógrafos que postam nas redes colocando títulos em suas fotos? Você já fez isso?
Olha, não vejo problema em colocar título nas fotografias, assim como acontece na música, na pintura e outras manifestações artísticas, se a pessoa entende que o título comunica algo adicional sobre a obra, então tudo bem, ou se o título reforça o que é visto no intuito de não dar margem para uma dúvida de interpretação, tudo bem também, assim como tudo bem quem não quer colocar título, acho que não existe regra que se aplique a todo mundo, cada um faz da própria fotografia o que entender que seja melhor, eu já tive época de não colocar título e mais recentemente, de uns anos para cá, tenho colocado título, acho que vai de cada um.
Pentax kkkkkkkkk
TIPO,FOTOGRAFAR UM LEÃO NO ZOOLÓGICO, DESDE QUE COM NUMA JAULA REFORÇADA ....KKK
Ótimo. Vamos aproveitar muito.
Hoje deixei um conjunto de dicas que considero básicas, mas importantes, talvez seja redundante para quem já clica aves há mais tempo, mas para quem estiver no começo vai ajudar, mais para frente quero colocar dicas um pouco mais avançadas, como panning de ave em voo, questões de fotometria mais específicas para condições de luz variadas etc... o assunto é amplo e interessante, então se este vídeo gerar boa audiência, teremos mais adiante.
@@ArmandoVernagliaJuniorSerá excelente essa publicação. Aguardo com ansiedade. Obrigado