Deixe sua pergunta, sugestão ou desaforo. 👇Apoio e outros links inúteis. 🐦 M3rda de Twitter twitter.com/Baionder 📸 Porcaria de Instagram instagram.com/Baionder 👇Social Dislike Clube | Seja membro e ganhe desvantagens. apoia.se/socialdislikeclube
@@TripaOSSO tenho a sua idade, mas morava em um bairro rodeado por quartel. (Hoje o quartel é rodeado por favela). Parabéns, cê pegou uns 3 anos de governo Figueiredo e seu rescaldo na adaptação, até o começo dos anos 90 kk.
altos nós aqui agora, ouvindo esses relatos e relembrando os meus tempos dessas "jogatinas inocentes" tb. um tempo em q eu ia para os fliperamas, às vezes nem pra jogar, mas pra ficar por ali olhando e curtindo os jogos (a arte incrível de cada um). City Connection não teve por aqui. mas perto de casa, tinha uma dupla q rendia muitas horas de jogo: Rally X e Xevious! era em uma lanchonete/restaurante. lugar em q eu fui me achegando e entrando pra esse mundo dos jogos de arcade. passava um tempo, e os jogos antigos iam embora e chegavam outros.
Joguei muito esse jogo quando criança, nas casas de amigos pelos clones que eles tinham. E a versão era justamente a japonesa (que vinha naqueles cartuchos multijogos), pois não tinha aquele cara loiro na versão que joguei, mas sim a garota que aparecia depois de cada fase terminada. Lembro de jogar muito esse jogo, e a musica grudar na cabeça. Poxa seu vídeo trouxe mais informações sobre esse jogo do que eu poderia imaginar. Infelizmente não cheguei a jogar a versão de Arcade, mas parece muito bom (depois vou baixar para jogar). De caras que fazem conteudo sobre jogos, você foi o unico que falou sobre essa época da ditadura e como isso até de certa forma refletia nas casa de jogos (Fliperama). Por isso prefiro ouvir mais aqui suas experiência de vida, do que ter de ouvir outros canais de caras que até parecem que viviam na Disneylândia e não no Brasil. Falou Baião. 👍
Muito bom o seu vídeo. Percebe-se que vc fez a lição de casa ao pesquisar a história por trás do jogo e tece os seus comentários com o coração, sem inventar falsa nostalgia. Muito bom.
Junto um pouco do que eu já sabia com pesquisa direcionada, herança de um bom tempo como professor de metodologia científica. O resto é experiência pessoal
Rapaz só tenho uma coisa pra te dizer...esse vídeo foi SENSACIONAL!! Eu nunca iria imaginar que City Connection renderia um vídeo misturando o momento cultural do Japão, com história do Brasil e experiências pessoais marcantes. Parabéns!!! Seu talento e sinceridade são inegáveis.
Uma coisa ficou clara, não era só a Sega que tomava umas decisões estranhas. Imagino como as coisas seriam diferentes hoje se as empresas simplesmente fossem pelo caminho mais lógico sem muita invencionice.
Saaaalve, Baião!! Me peguei emocionado sorrindo no final do seu video, eu tenho muuuuuuitas saudades da minha vó... eu sei q faz parte da vida, mas queria ter conhecido meu avô (qnd nasci ele morreu 1 ano dps) e as minhas duas avós q guardo mto carinho pela docura q sempre me tratavam... cara, só de lembrar do fogão a lenha na roça já me vem aqla agua fria por dentro, a botinha do sonic amarela q eu disputava com meu primo pequeno pra ver quem usava pra n se sujar de terra. N sei, mano, eu sinto mtas sdds e daria minha propria vida se isso fizesse com q meus avós voltassem ou coisa assim. Video sensacional!! Meu pai já era criança em 64 kkkkkkkkk eu nasci em 97 entao n faço ideia de como eram esses tempos, nem o Senna vi na tv, fui ver o Felipe Massa em 2003 e tenho flashs de memoria de qndo o Brasil ganhou em 2002.
Caraca Baião, sensacional, uma analise de um joguinho simples que se converteu numa verdadeira crônica histórica. Parabéns cara, e obrigado por partilhar com a gente.
Sobre o jogo, não sabia que tinha tanta historia por traz dele no Japão. A versão de arcade parece ter uma trilha sonora bem legal(ainda não joguei nem por emulação), mas a versão de NES eu não gostei. Achei bem datada e meio sem sentido(acho que todo mundo que vê essa versão pensa assim por não conhecer a versão original), fora que eu pessoalmente não curto muito os games de arcade criados antes de 83 que considero chatos e não zeravam(pac-man, space invader, milipede, etc) e ate apago eles quando pego um set de arcades pra rodar no Mame. Mas gostava dos clássicos Atari 2600 pq parecia outra pegada(River Raid, Sea Quest, Enduro, Frostbite, etc.) e olha que tenho mais de 40. Seu testemunho final do fliperama foi épico! Sucesso pro canal! ✌✌✌✌
Legal lembrar desse negocio do preconceito c as casas de jogos. Dps de mto tempo entendi pq meu pai não me deixava entrar nesses lugares. Mas na minha época já tinha locadoras de games e filmes e nessas era um ambiente mais infantil, dai me deixava ir pra jogar arcades ou jogar por hora nos video games. Mas sempre c pé atrás.
as máquinas gabinetes de fliperama dos anos 70 e 80 tinham até cinzeiro, que também servia como porta fichas misturando-se com as gimba fumadas de cigarro.
nunca notei que esse jogo a protagonista era uma mulher!Me lembro que ela aparecia na tela e achava que era aquelas "cheerleader" que torcem pelo corredor!Top video!
Hugo Planeta, essa foi boa kkkkkkkk Adoro suas histórias. Muita gente jogou e joga videogame mas as melhores histórias aconteciam fora de casa, na rua, nos fliperamas e esses casos engraçados! Bons tempos!
Bem bacana essa história. Graças à você Baião, descobri que a empresa City Connection lançou o primeiro Gunbird como deveria na Steam, porque antes usavam de base a capa e nome ridículos da versão americana de Play 1, Mobile Light Force, e depois fizera um MLF 2 pro Play 2, que na verdade era Castle Shikigami 2. Olha aí a história dos Rushing Beat se repetindo
Caralho Baião, esse contexto histórico ligado ao comportamento agressivo das mães com os garotos de fliper, foi de explodir a caxola!!! Como nunca pensei nisso antes!!! Com relação ao game, achei ele muito bem animado, principalmente no pulo e no 180!!! Tinha jogo de 10 anós após esse, que não tinha esse capricho todo, mais um pra experimentar!!! O "Cebo" de jogos do baião deveria virar um quadro, CeBaião!!! Jogo, contexto temporal, vivência e experiência!!!
podescrer cara! valeu" sobre essa cultura de rejeitar os fliper, tem mais coisa. em seguida foi proibido menores até o começo dos anos 90. mas mesmo extinguida a proibição, a rejeição continuou (e reforçada)
@@PiordoMundo Eu também AMO jogos antigos e desconhecidos (os famosos "underrated games"). Esse foi um dos principais motivos por eu ter me tornado seu inscrito! E aproveitando o momento aqui, quero sugerir a você mais três jogos desse tipo, para você gravar nos próximos vídeos (se você quiser, é claro): *Low G Man, Little Samson e Wizards & Warriors.*
Baião, vc novamente provou ter bom coração, jamais tinha jogado o game mas ele está disponível no tectoy legends core. Vc me fez um bem ao me indicar esse game. Se vc nunca fez um bem a alguém, vc o fez a mim.
caralho baião quando vc conta essas histórias da sua verdadeira mãe da mó vontade de ter crescido com vc só pra ter conhecido a sua avó ela parecia ser uma pessoa muito foda
Vendo esse vídeo, e o de Big Fight, me faz perceber ainda mais o quão os arcades era o ápice do Vídeo Game, muitos gêneros de jogo foram criados nos Arcades, eu sinto que Street Fight 2 meio que causou o início do declínio dos Arcades, todo jogo que não fosse "de lutinha" era esquecido. Alias, eu jurava que a Samus era a primeira protagonista feminina dos Games, fiquei surpreso com a informação.
@@PiordoMundo O declinio dos Arcades começou entre 1994 e 1996, com consoles de Quinta Geração, mas eu acho que eles durariam mais de os Jogos pique Street Fighter não lotassem os arcades, pelo que eu vi da história dos arcades, eles ficaram cada vez mais ninchados em jogos de lutas cada vez mais complexos e focados no competitivo.
@@grandevirtude9830 isso foi uma repetição, no tempo dos beat em up foi a mesma coisa. Só se via beat em up. Antes só labirinto, antes só navinha. Claro, nas lojas grandes tinha variedade... Luta só foi o último boom mesmo. Os arcade quase quebram antes, no tempo dos jogos de labirinto. Daí a popularização de gabinetes interessantes, a partir de pole position, reverteu a situação. Isso na Europa, América latina e estados unidos né. No Japão só veio dar Ruin na pandemia.
Não gostei do jogo/jogabilidade olhando melhor agora. Mas curti a propaganda comercial, a fofinha personagem principal (pra variar) e gráficos/ fundo de telas das fases. Valeu Baião!
É bonito pra krl pra época dele, mas a jogabilidade e a física são muito dele. Pegar jogo assim que não parece com outros jogos é meio treta na jogabilidade mesmo.
Ótimo vídeo 👏👏👏 Sobre este de informação é foda. Eu mesmo não engoli aquela história que no super mario os blocos seriam residentes do mundo dos cogumelos. Fui atrás do manual japonês e traduzi, e no final está história é verdade 😂
Excelente vídeos. Hoje moro no Rio, sou de João Pessoa, minha mãe nascida e criada em Olinda. Na minha juventude ia ao Recife compare hardware ou consertar meu tk90. Naquelas e em outras ocasiões me deletava mas máquinas de Arcade da rodoviária e nos play times. Quanta Saudade !!! Seu vídeo me transportou no tempo.
"A mãe do Planeta" kkkkk. Mano, vc pegou uma época bem rica em relação a fliperamas e locadoras. Como nasci em 92, fui descobrir locadora e fliperama só em 1999, já com o play 1 em cena. Os fliperamas na cidade q eu morava (Marilia-SP) só tinham KOF e street fighter. Era só isso. Minha experiência em vídeo game vinha do meu mega drive e dos snes dos amigos. Todo mundo q tinha video game tinha snes. E devido a falta de variedade nos fliperamas, só fui saber da existência de capitão comando, cadillacs, etc só nos emuladores
Os jogos como qualquer obra de arte carregam as lembranças dos momentos que entramos em contato ou de eventos especiaes que vivemos em quanto as consumimos. Eu amo o seu canal. É o único canal que me dá vontade sw comentar alguma coisa.
fala irmão" eu tenho esse problema também. digamos que só tem pouco mais que a idade do canal, que eu passei a interagir em canais. eu era uma sombra silenciosa. e te entendo muito bem.
Sensacional, aí sim o regate, belo trabalho e limpando da fossa da informação. Essa do carro Honda nem fazia idéia, esse vi bem no início dos anos 90, aqui a negrada falava o jogo do carrinho Gurgel que pula. #paz #piorando
Eu conheci pela primeira vez esse jogo no meu dynavision com 10 anos de idade eu gostava muito desse jogo e só agora descobri graças a você que existe versão de arcade
Sobre o ponto de localizações toscas: vivemos em uma época onde isso está em alta novamente. Dois exemplos me vêm à cabeça sobre casos recentes: Fire Emblem Engage, onde mudaram vários diálogos, inclusive um onde a personagem dizia que queria ser boa em serviços domésticos para agradar o futuro marido. E o outro é o Neo: The World Ends WIth You, onde colocaram papo de "apropriação cultural" em um diálogo onde um personagem japonês faz um curry indiano e chegaram até mesmo a mudar a personalidade de uma personagem gótica lá. Isso acontece em outras mídias que vêm do Japão também. Um exemplo clássico é como a versão japonesa de qualquer YuGiOh é sempre melhor pelo simples fato de não ter a 4kids mudando nome de personagem, fazendo corte e trocando diálogo.
@@PiordoMundo não tem como desassociar tendências ideológicas disso, cara. Tipo, qual é o problema da boneca querer ser dona de casa? Por que usar um termo tão politicamente carregado quanto "apropriação cultural" quando se fala de autenticidade na reprodução de algo?
sensacional ! sou do Rio de janeiro , joguei ainda no flipper essa maquina. tenho 42 anos . foi sucesso em uma das biroscas q joguei kkk . informação e sangue como sempre . belo video macho
Esse jogo eu não conhecia, fui até ver se o cartuchinho chinês aqui tinha ele e pra minha surpresa tem, depois vou dar uma jogada. E tbm não sabia que o Honda City existe desde os anos 80
Comentário extra: verdade isso aí, fliperama tinha sempre ronda policial ( ao menos aqui no RJ ) muito tipo de gente se encontrava alí além dos ratos, pivetes e etc. Sou de 1981 e fliperama era muita coisa além de casa de jogos. Meu primo uma vez tomou uma surra do fliperama até em casa pelo meu tio. Era um ambiente delicado, nós éramos inocentes e em parte nossos pais tinham razão. O regime militar começou a virar em 1985 até às diretas já, vindo a constituição de 1988 até a eleição de 1989. Foi uma efervescência política pesada.
Eu nunca pode frequentar lugares que tinham fliperamas (arcades ou enfim), minha mãe sempre falava que "é crime criança jogar ali" ou coisas do tipo (mesmo que meus colegas do fundamental fossem lá jogar), e sempre achei que era uma mentira, ela sempre exagerava algo como forma de "educar" (era o jeito dela) agora tenho uma nova visão dessa época do regime militar, talvez nem ela sabia do que falava mas falava pelo costume, enfim. Mãe é mãe Sobre o jogo sempre curtia ele e nunca soube dessa história, jogava num clone de nes então óbvio que n tinha manual kkkk, é chato como algo que vem pro ocidente sobre uma "generalização" para se adequar ao publico alvo, trocar a mina pelo cara, ou inventar que ela está "em busca do homem ideal" é bem zoado
bem zoado mesmo cara! sobre a sua mãe, ela tava certa. até certa época era proibido menor de idade em fliper. moleque podia ser recolhido pela polícia e levado pra antiga FEBEM.
Fala, Márcio! É, irmão... esse eu joguei só nos famiclones mesmo... puta joguinho viciante... Até hoje, ainda tem uns cartuchos de múltiplos jogos aqui em casa que tem esse aí... e sempre que eu ponho o Turbogame pra rolo, eu jogo um pouco... Mas, como sempre, vc e suas lembranças roubam a cena... E tb me fazem lembrar das tardes em que eu ficava jogando esses games aí, no meu saudoso Phantom System... ehehe É isso, mano.. um abraço e tamo junto!
@@PiordoMundo A musiquinha tb, sei lá... Aqueles cartuchos com zilhões de games eram foda... tem um tal de Spelunker que eu só me fodo, mas sempre que eu ligo o Turbogame, eu jogo... eheheh
@@PiordoMundo E que tb não tem muito oq fazer, né? eu consegui "zerar" ele, até toca aquela musiquinha e vai pra uma segunda caverna, mas... não sai muito daquilo... Não sei se tem final aquele jogo, mas se tem, eu achei que ia ficar aquilo ali mesmo, aí nem tentei mais...
É isso cara, games são experiencias particulares para cada um de nós!! Da mesma forma que vc tem sua lembrança com City Connection e sua avó, eu tenho com Toe Jam & Earl e minha mãe!! Sobre traduções americanizadas de games eu meio que enchi o saco e faz cerca de 1 ano que estou estudando japonês pra entender essas coisas direto da fonte!! Existe muita tradução errada, mais do que a gente imagina!! E os americanos adoram mudar as coisas pra adequar a cultura deles!!
Triste essa situação da fake news em relação a história do jogo. Lembro de ter jogado esse jogo em um Dynavision quando criança. Parabéns pelo trabalho!
Putz, eu gostava desse jogo. Tive ele num Dynavision, com uma fita daquelas com mais de 100 jogos. Era um dos jogos que eu mais jogava. Passei tardes jogando isso. Gostava muito da trilha sonora.
Desde o primeiro vídeo com o cenário ganer, ainda não consigo ver o cenário sem conter a risada. Pense num orgulho sórdido de ter um conterrâneo doido!!! 😂
Não sei se emociono com os jogos ou com a história de vida desse cara, me identifiquei ainda mais quando tú falou da sua avó, a minha era um general tbm, mas muitas saudades dela ... 😢 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Mais um joguinho lindo que conheço graças ao canal! Sobre fliperama ser mal visto. Na zona Sul de São Paulo, à época que comecei a jogar 1991, a má reputação das casas com jogos eletrônicos tinha sido modernizada. Muitos eram bares baratos, de tiozinho cachaceiro. Os pais tinham medo do aliciamento para o vício, ou pro crime. "Fliper é coisa de vagabundo!" Dizia a finada quando me enchia o lombo de cintadas. O que não evitou de eu ser conhecido como Ryu no bairro.
Conhecendo mais um jogo interessante , vou ver se consigo achar este jogo , só pra sentir a vibe..... É cara saudade é uma sensação única , TB sintam falta dos meus avós....quem tem os seus curtam , pq o tempo passa.....
Lembro de ter encontrado em só um fliperama em São Paulo, tanto é que joguei pouco. Depois de um tempo apareceu em outro fliperama também, mas parecia estar regulada no nível dfícil, e desisti, só fui jogar de novo no NES.
Meu pai(*Agora saudoso) sempre gostava de carros e corridas, quanto do jogo do Enduro quando eu era criança, e aprendi a gostar de corridas e games de carros.
Carai mano, é o Madness (banda de ska/two-tone) nessa propaganda do Honda City? Eu verdadeiramente não esperava ver algo do tipo relacionado a um game clássico! Muito bom o trampo de pesquisa, fez com competência e integridade a vez do historiador marginal. Importante demais como preservação dessas marcas abandonadas.
Joguei poucas vezes em algum clone do nintendinho, como ninguém sabia bem o que fazer, sempre ficava de lado, já que haviam mais de 100 opções de outros jogos kkkk E não era daquelas fitas que repetiam tudo não, acho que eram 124 jogos de verdade. 04:06 momento Baião Cultural, boteco também é cultura
Ainda bem que eu não apanhava nessas coisas, e vi como os vídeo games cresceram, certamente ainda não joguei City Connection, mas vou me divertir com essa franquia, cujo a Jaleco poderia ter feito mais sequências dessa aventura.
@@PiordoMundovocê mencionou RIVAL TURF, e também BRAWL BROTHERS,, e embora ainda preciso jogar The peace keepers algum momento, foi marmelada com bobagem a Jaleco não fazer uma saga de peso para suceder Final Fight e tentar derrotar Streets of Rage.
@@PiordoMundovocê mencionou RUSHING BEAT, e também BRAWL BROTHERS,, e embora ainda preciso jogar The peace keepers algum momento, foi marmelada com bobagem a Jaleco não fazer uma saga de peso para suceder Final Fight e tentar derrotar Streets of Rage.
Eu só conheci a versão de NES numa daquelas fitinhas de vários jogos em 1 que peguei numa locadora, gostei bastante, me lembro de ter me dedicado ao jogo mesmo tento um monte de outras opções no cartucho, até minha mãe que estava no quarto vendo eu jogar gostou da musiquinha, desconhecia totalmente essa história falsa da wikipedia, pior que se for lá tentar corrigir não vão deixar afinal essa mentira já foi contada mais de 1000x e se tornou "verdadeira" o que é uma pena, obrigado novamente pelo conteúdo de má qualidade, devo ser algum tipo de masoquista para ficar aqui vendo essa sua cara bonita e esse conteúdo de gosto duvidoso, abraço!!
Adorei a alfinetada em reprodutores de informações que sequer se dão ao trabalho de validar as fontes, sendo que existem fontes primárias para verificar. O pior é saber que isso não acontece só quando o assunto é joguinho.
Só conheci esse jogo na versão de nes em um dos clones mais sem-vergonha que existem o polystation apesar que joguei somente um pouco mas foi o suficiente para a música dele grudar na minha cabeça.
7:46 Man, recentemente lançou a beta do Amnesia novo, e sendo um jogo de terror obviamente tem um monstro, o problema é que os youtubers incluindo os mais relevantes colocam na thumbnail a foto de um monstro que sequer é do jogo, botam a imagem de uma aberração sendo que o monstro do jogo tá mais pra um homem rato que qualquer outra coisa.
É verdade. A ditadura brasileira acabaria (oficialmente) em 1988, e apesar de já haver uma abertura política desde 1985, ainda haviam muitas restrições e os pais ainda tinham muito medo da polícia civil, que tinha suas ligações com a repressão, da época. (A Deops era formada por militares do SNI e viam problema em todo o tipo de aglomeração, principalmente da juventude, na ocasião.) Quando eu comecei a frequentar fliperama, na Baixada Fluminense, já não havia esse problema; mas era tudo visto como reduto de marginais, ainda que não havia "venda livre" de drogas; mas, não era, de fato, um "ambiente saudável" aos olhos da elite local.
Aqui nas minhas redondezas chamava-mos fliperamas de Taito muito provavelmente por causa do nome da empresa que aparecia nas máquinas e virou sinônimo rsrsrs
Nada haver essa cara sua Baião, fiquei uns dois meses sem te ver, muito trabalho, voltei hoje e me surpreendi, hahahahahaha. Mas brincadeiras a parte, como sempre seus vídeos são excelentes, e me faz divertir muito.
@@PiordoMundo Nada, teus vídeos são legais, quem acompanha não liga, eu pelo menos gosto da mistura dos jogos com sua infância, pq mesmo sendo novo, sou dos anos 90, e início dos 2000 minha infância, então peguei 80% das coisas que tu fala, e os 20% que não, eu gosto de ouvir como era.
Joguei e jogo isso até vomitar no MSX. É muito bom mesmo, mas cuidado pra não atropelar os bichanos. Baião, se tu é galo faz review de SAURUS LAND, SUPER DOORS e BINARY LAND do MSX.
Opa, muito bom video. Sou mais novo que tu nasci nos anos 90, joguei um pouco de fliperama aqui e apenas vendo o vídeo pelo contexto dado sobre a ditadura percebo que as broncas/chineladas que levei por ir a fliperama, podem nao ser apenas pelo dinheiro gasto, talvez ainda tinha o medo da crianca sumir
Algumas coisas são culturais.... Digamos que ainda fosse normal pirralho ir no fliper hoje. Talvez continuasse rejeitado, mas os pais não saberiam mais o porque é errado. As coisas são assim
Não conheci esse game, e agora sei o motivo; distorceram todo o contexto desse jogo. Fake news daquela época era "soda", pois a gente só tinha um meio de comunicação... não que as fakes news de hj não são tenebrosas, mas pelo menos a gente agora pesquisa antes de confirmar se isso ou aquilo é mesmo fato. Vou experimentar um dia esse jogo, me pareceu divertidinho até.
Deixe sua pergunta, sugestão ou desaforo.
👇Apoio e outros links inúteis.
🐦 M3rda de Twitter
twitter.com/Baionder
📸 Porcaria de Instagram
instagram.com/Baionder
👇Social Dislike Clube | Seja membro e ganhe desvantagens.
apoia.se/socialdislikeclube
.
afinal, tu tens quantos anos? ou nasceu em que ano? eu tenho 40 nasci em 82...
@@TripaOSSO tenho a sua idade, mas morava em um bairro rodeado por quartel. (Hoje o quartel é rodeado por favela). Parabéns, cê pegou uns 3 anos de governo Figueiredo e seu rescaldo na adaptação, até o começo dos anos 90 kk.
@@PiordoMundo hum... saquei, pior q foi eu não sei se vc lembra ou conheceu o disco de vinil LP do figueiredo, lembro sim dessa época e da transição
@@PiordoMundo oh vou colocar dois links aqui pra vídeo do youtube caso vc não os veja é pq caiu no spam aí vc olha lá
altos nós aqui agora, ouvindo esses relatos e relembrando os meus tempos dessas "jogatinas inocentes" tb. um tempo em q eu ia para os fliperamas, às vezes nem pra jogar, mas pra ficar por ali olhando e curtindo os jogos (a arte incrível de cada um).
City Connection não teve por aqui. mas perto de casa, tinha uma dupla q rendia muitas horas de jogo: Rally X e Xevious! era em uma lanchonete/restaurante. lugar em q eu fui me achegando e entrando pra esse mundo dos jogos de arcade. passava um tempo, e os jogos antigos iam embora e chegavam outros.
Os rally x eram sensacionais... E a tônica do jogador de rua, era justamente os jogos desaparecendo pra nunca mais voltar.
Joguei muito esse jogo quando criança, nas casas de amigos pelos clones que eles tinham. E a versão era justamente a japonesa (que vinha naqueles cartuchos multijogos), pois não tinha aquele cara loiro na versão que joguei, mas sim a garota que aparecia depois de cada fase terminada. Lembro de jogar muito esse jogo, e a musica grudar na cabeça. Poxa seu vídeo trouxe mais informações sobre esse jogo do que eu poderia imaginar. Infelizmente não cheguei a jogar a versão de Arcade, mas parece muito bom (depois vou baixar para jogar). De caras que fazem conteudo sobre jogos, você foi o unico que falou sobre essa época da ditadura e como isso até de certa forma refletia nas casa de jogos (Fliperama). Por isso prefiro ouvir mais aqui suas experiência de vida, do que ter de ouvir outros canais de caras que até parecem que viviam na Disneylândia e não no Brasil. Falou Baião. 👍
Valeu cara! Foda que o conteúdo dos caras é de pesquisa. Chato ter que ficar igual a um louco tentando manter essas histórias vivas
Muito bom o seu vídeo. Percebe-se que vc fez a lição de casa ao pesquisar a história por trás do jogo e tece os seus comentários com o coração, sem inventar falsa nostalgia. Muito bom.
Junto um pouco do que eu já sabia com pesquisa direcionada, herança de um bom tempo como professor de metodologia científica. O resto é experiência pessoal
O que torna você um achado é a contextualização que você faz. Eu nasci em 84 e nunca entendi o preconceito dos fliperamas quando era criança.😊
Foda né cara, foi um processo gradativo.
Rapaz só tenho uma coisa pra te dizer...esse vídeo foi SENSACIONAL!! Eu nunca iria imaginar que City Connection renderia um vídeo misturando o momento cultural do Japão, com história do Brasil e experiências pessoais marcantes. Parabéns!!! Seu talento e sinceridade são inegáveis.
Valeu Rubens! Geralmente eu começo a escrever o esboço do que vou falar no vídeo achando que vai ficar uma merda kkk
Uma coisa ficou clara, não era só a Sega que tomava umas decisões estranhas. Imagino como as coisas seriam diferentes hoje se as empresas simplesmente fossem pelo caminho mais lógico sem muita invencionice.
exacto
Saaaalve, Baião!! Me peguei emocionado sorrindo no final do seu video, eu tenho muuuuuuitas saudades da minha vó... eu sei q faz parte da vida, mas queria ter conhecido meu avô (qnd nasci ele morreu 1 ano dps) e as minhas duas avós q guardo mto carinho pela docura q sempre me tratavam... cara, só de lembrar do fogão a lenha na roça já me vem aqla agua fria por dentro, a botinha do sonic amarela q eu disputava com meu primo pequeno pra ver quem usava pra n se sujar de terra. N sei, mano, eu sinto mtas sdds e daria minha propria vida se isso fizesse com q meus avós voltassem ou coisa assim. Video sensacional!! Meu pai já era criança em 64 kkkkkkkkk eu nasci em 97 entao n faço ideia de como eram esses tempos, nem o Senna vi na tv, fui ver o Felipe Massa em 2003 e tenho flashs de memoria de qndo o Brasil ganhou em 2002.
Normal, cê jovem. Mas essa lembranças de avós são foda mesmo
Uoooopa! Você tem cabelo legal e barba. Agóra vejo sua imagem legal. Primeira mão por trás da sua voz nos vídeos, Marcio Baião.
kkkkkk quando eu comecei cabelo ainda tava curto
Caraca Baião, sensacional, uma analise de um joguinho simples que se converteu numa verdadeira crônica histórica. Parabéns cara, e obrigado por partilhar com a gente.
Valeu Ricardo! As vezes fico com receio de falar de jogo desconhecido d+, felizmente alguns de vocês já acostumaram com a pegada haha
Sobre o jogo, não sabia que tinha tanta historia por traz dele no Japão. A versão de arcade parece ter uma trilha sonora bem legal(ainda não joguei nem por emulação), mas a versão de NES eu não gostei. Achei bem datada e meio sem sentido(acho que todo mundo que vê essa versão pensa assim por não conhecer a versão original), fora que eu pessoalmente não curto muito os games de arcade criados antes de 83 que considero chatos e não zeravam(pac-man, space invader, milipede, etc) e ate apago eles quando pego um set de arcades pra rodar no Mame. Mas gostava dos clássicos Atari 2600 pq parecia outra pegada(River Raid, Sea Quest, Enduro, Frostbite, etc.) e olha que tenho mais de 40. Seu testemunho final do fliperama foi épico! Sucesso pro canal! ✌✌✌✌
Valeu cara!
Ta ai um joguinho q eu curtia muito quando era moleque, era simples e divertido sdds do saudoso dynavision
Exatamente cara!
1:33 e o povo achando a Nintendo revolucionária quando lançou Splatoon (um jogo de tiro onde o time que pichou mais o cenário vence kkk).
😅😅😅
Legal lembrar desse negocio do preconceito c as casas de jogos. Dps de mto tempo entendi pq meu pai não me deixava entrar nesses lugares. Mas na minha época já tinha locadoras de games e filmes e nessas era um ambiente mais infantil, dai me deixava ir pra jogar arcades ou jogar por hora nos video games. Mas sempre c pé atrás.
demorou muito pra reduzir o preconceito, fora que até certo ano... era proibido criança em fliper
as máquinas gabinetes de fliperama dos anos 70 e 80 tinham até cinzeiro, que também servia como porta fichas misturando-se com as gimba fumadas de cigarro.
@@rocknrace9685 90's ainda tinha, só as originais não tinham. maioria das genéricas tinham.
nunca notei que esse jogo a protagonista era uma mulher!Me lembro que ela aparecia na tela e achava que era aquelas "cheerleader" que torcem pelo corredor!Top video!
pois éeee cara! por isso falo que alguns jogos pra eperiência completa, ter jogado na maquina original muda tudo.
kkkkkkkkkkkk carai ri muito, minha mãe ja foi me buscar no Fliper, cheguei em casa o cinto ja tava em cima da mesa me esperando.
Kkkk so li verdades
Hugo Planeta, essa foi boa kkkkkkkk
Adoro suas histórias. Muita gente jogou e joga videogame mas as melhores histórias aconteciam fora de casa, na rua, nos fliperamas e esses casos engraçados! Bons tempos!
Exatamente! Pior que o planeta agora é bombadão hahaha..preparador físico, assim como eu sou.
Bem bacana essa história. Graças à você Baião, descobri que a empresa City Connection lançou o primeiro Gunbird como deveria na Steam, porque antes usavam de base a capa e nome ridículos da versão americana de Play 1, Mobile Light Force, e depois fizera um MLF 2 pro Play 2, que na verdade era Castle Shikigami 2. Olha aí a história dos Rushing Beat se repetindo
Exatamente cara! É um ciclo que se repete.
Joguei a versão do jogo para NES e gosto muito dele
A musiquinha não sai da minha mente que jogo viciante 😂😂😂😂
jogão
Caralho Baião, esse contexto histórico ligado ao comportamento agressivo das mães com os garotos de fliper, foi de explodir a caxola!!!
Como nunca pensei nisso antes!!!
Com relação ao game, achei ele muito bem animado, principalmente no pulo e no 180!!! Tinha jogo de 10 anós após esse, que não tinha esse capricho todo, mais um pra experimentar!!! O "Cebo" de jogos do baião deveria virar um quadro, CeBaião!!! Jogo, contexto temporal, vivência e experiência!!!
podescrer cara! valeu" sobre essa cultura de rejeitar os fliper, tem mais coisa. em seguida foi proibido menores até o começo dos anos 90. mas mesmo extinguida a proibição, a rejeição continuou (e reforçada)
Até o presente momento, nunca vi outro youtuber gamer BR comentar sobre esse jogo. Excelente vídeo e parabéns pelo trabalho!
Aaah valeu cara! Gosto mesmo de falar de jogos menos conhecidos. Mesmo sabendo que vai manter o canal pequeno
@@PiordoMundo Eu também AMO jogos antigos e desconhecidos (os famosos "underrated games"). Esse foi um dos principais motivos por eu ter me tornado seu inscrito!
E aproveitando o momento aqui, quero sugerir a você mais três jogos desse tipo, para você gravar nos próximos vídeos (se você quiser, é claro): *Low G Man, Little Samson e Wizards & Warriors.*
Mal posso esperar para assistir seus próximos vídeos. Boa noite e até a próxima! (edit: vou aproveitar e divulgar seu canal)
@@PedroJaimeCostaPereira jogos legais aí man
Baião, vc novamente provou ter bom coração, jamais tinha jogado o game mas ele está disponível no tectoy legends core. Vc me fez um bem ao me indicar esse game. Se vc nunca fez um bem a alguém, vc o fez a mim.
hahahahaha não adianta querer provar que eu tenho coração
@@PiordoMundo kkkkkkk vc virou o q mais temia o “amigão dos inscritos”
kkkkk deve ser por isso que todo tapa na cara o xingamento rola solto
caralho baião quando vc conta essas histórias da sua verdadeira mãe da mó vontade de ter crescido com vc só pra ter conhecido a sua avó ela parecia ser uma pessoa muito foda
Era gente boa sim, apesar de dura. Pena que um acidente a levou quase com a idade que tenho hoje, muito jovem
Vendo esse vídeo, e o de Big Fight, me faz perceber ainda mais o quão os arcades era o ápice do Vídeo Game, muitos gêneros de jogo foram criados nos Arcades, eu sinto que Street Fight 2 meio que causou o início do declínio dos Arcades, todo jogo que não fosse "de lutinha" era esquecido.
Alias, eu jurava que a Samus era a primeira protagonista feminina dos Games, fiquei surpreso com a informação.
Na verdade Street Fighter aumentou extremamente o movimento nos arcade, o que os afundou foi os consoles caseiros alcançarem a tecnologia.
@@PiordoMundo O declinio dos Arcades começou entre 1994 e 1996, com consoles de Quinta Geração, mas eu acho que eles durariam mais de os Jogos pique Street Fighter não lotassem os arcades, pelo que eu vi da história dos arcades, eles ficaram cada vez mais ninchados em jogos de lutas cada vez mais complexos e focados no competitivo.
@@grandevirtude9830 isso foi uma repetição, no tempo dos beat em up foi a mesma coisa. Só se via beat em up. Antes só labirinto, antes só navinha. Claro, nas lojas grandes tinha variedade... Luta só foi o último boom mesmo.
Os arcade quase quebram antes, no tempo dos jogos de labirinto. Daí a popularização de gabinetes interessantes, a partir de pole position, reverteu a situação.
Isso na Europa, América latina e estados unidos né. No Japão só veio dar Ruin na pandemia.
Não gostei do jogo/jogabilidade olhando melhor agora. Mas curti a propaganda comercial, a fofinha personagem principal (pra variar) e gráficos/ fundo de telas das fases. Valeu Baião!
É bonito pra krl pra época dele, mas a jogabilidade e a física são muito dele. Pegar jogo assim que não parece com outros jogos é meio treta na jogabilidade mesmo.
Ótimo vídeo 👏👏👏
Sobre este de informação é foda. Eu mesmo não engoli aquela história que no super mario os blocos seriam residentes do mundo dos cogumelos. Fui atrás do manual japonês e traduzi, e no final está história é verdade 😂
kkkk tem que ser assim! é bom ter você como público, ctz que se estranhar algo que eu falei vai pesquisar, e confirmar haha
Muito forte essas lembranças, eu também tenho lembranças de uma época mais recente e muito nostálgica.
Podescrer cara
Excelente vídeos. Hoje moro no Rio, sou de João Pessoa, minha mãe nascida e criada em Olinda. Na minha juventude ia ao Recife compare hardware ou consertar meu tk90. Naquelas e em outras ocasiões me deletava mas máquinas de Arcade da rodoviária e nos play times. Quanta Saudade !!! Seu vídeo me transportou no tempo.
Aaah que bom cara
"A mãe do Planeta" kkkkk. Mano, vc pegou uma época bem rica em relação a fliperamas e locadoras. Como nasci em 92, fui descobrir locadora e fliperama só em 1999, já com o play 1 em cena. Os fliperamas na cidade q eu morava (Marilia-SP) só tinham KOF e street fighter. Era só isso. Minha experiência em vídeo game vinha do meu mega drive e dos snes dos amigos. Todo mundo q tinha video game tinha snes. E devido a falta de variedade nos fliperamas, só fui saber da existência de capitão comando, cadillacs, etc só nos emuladores
Caramba, pegou já no fim
Os jogos como qualquer obra de arte carregam as lembranças dos momentos que entramos em contato ou de eventos especiaes que vivemos em quanto as consumimos. Eu amo o seu canal. É o único canal que me dá vontade sw comentar alguma coisa.
fala irmão" eu tenho esse problema também. digamos que só tem pouco mais que a idade do canal, que eu passei a interagir em canais. eu era uma sombra silenciosa. e te entendo muito bem.
Esse jogo tinha uma ideia muito louca pra época, com o carro pulando no cenário. Velozes e Furiosos fica se mordendo de inveja 😂.
Kkk velozes e furiosos = ng na fila do pão
Tinha uns game da jaleco que eu gostava no console roxo do Tink Wink, aqui era Play Time a casa de jogos , Baião vc é Cultura .
Haha sou só um bêbado. Aqui só chamávamos de Playtime, só falo fliperama pra facilitar a compreensão
@@PiordoMundo na minha cidade era Playtime , é tempo de diversão e o nome da taito, isso no longínquo anos 80 .
Porra Baião, assim você me faz chorar! Teus vídeos são muito bons, informação de qualidade recheada com muita propriedade e emoção!
Pooo valeu jota!
Sensacional, aí sim o regate, belo trabalho e limpando da fossa da informação. Essa do carro Honda nem fazia idéia, esse vi bem no início dos anos 90, aqui a negrada falava o jogo do carrinho Gurgel que pula.
#paz #piorando
Kkkkkk tinha cara que achava que esse gato era um porco, na versão do nes
Aquele jogo que junto com metroid a gente achava que o protagonista era homem.
Simmm que pegou o do NES tinha essa certeza
Eu conheci pela primeira vez esse jogo no meu dynavision com 10 anos de idade eu gostava muito desse jogo e só agora descobri graças a você que existe versão de arcade
Pois é cara! É um joguinho classicão
Sobre o ponto de localizações toscas: vivemos em uma época onde isso está em alta novamente. Dois exemplos me vêm à cabeça sobre casos recentes: Fire Emblem Engage, onde mudaram vários diálogos, inclusive um onde a personagem dizia que queria ser boa em serviços domésticos para agradar o futuro marido. E o outro é o Neo: The World Ends WIth You, onde colocaram papo de "apropriação cultural" em um diálogo onde um personagem japonês faz um curry indiano e chegaram até mesmo a mudar a personalidade de uma personagem gótica lá.
Isso acontece em outras mídias que vêm do Japão também. Um exemplo clássico é como a versão japonesa de qualquer YuGiOh é sempre melhor pelo simples fato de não ter a 4kids mudando nome de personagem, fazendo corte e trocando diálogo.
Isso tá uma poha
@@PiordoMundo não tem como desassociar tendências ideológicas disso, cara. Tipo, qual é o problema da boneca querer ser dona de casa? Por que usar um termo tão politicamente carregado quanto "apropriação cultural" quando se fala de autenticidade na reprodução de algo?
sensacional ! sou do Rio de janeiro , joguei ainda no flipper essa maquina. tenho 42 anos . foi sucesso em uma das biroscas q joguei kkk . informação e sangue como sempre . belo video macho
Pois é Levi! Quem viveu viveu kkk
Como sempre excelente vídeo, é a melhor série do canal sem dúvida!
Valeu cara!
Oi mano. Faz vídeo de coleção 😊 Mostra a limpeza e organização 😂
Kkkkkk a pasta de Roms do pai tá filé
Sou cabeçudo igual esse tal de planeta, e uma vez apanhei do fliper até em casa! Kkkkkkkkk
Os anos 90 eram sensacionais!
Cara, eu detestava apanhar na rua kkkk. Felizmente eu sempre corri muito rápido hhaha
Esse jogo eu não conhecia, fui até ver se o cartuchinho chinês aqui tinha ele e pra minha surpresa tem, depois vou dar uma jogada. E tbm não sabia que o Honda City existe desde os anos 80
Pois é cara! Interessante isso. Da uma olhada no jogo depois
Comentário extra: verdade isso aí, fliperama tinha sempre ronda policial ( ao menos aqui no RJ ) muito tipo de gente se encontrava alí além dos ratos, pivetes e etc.
Sou de 1981 e fliperama era muita coisa além de casa de jogos. Meu primo uma vez tomou uma surra do fliperama até em casa pelo meu tio. Era um ambiente delicado, nós éramos inocentes e em parte nossos pais tinham razão.
O regime militar começou a virar em 1985 até às diretas já, vindo a constituição de 1988 até a eleição de 1989. Foi uma efervescência política pesada.
Sim... Cheguei a ser recolhido pela antiga FEBEM nunca apanhei tanto na vida kk
Sim, Febem recebia aos lotes nessa época.
Eu nunca pode frequentar lugares que tinham fliperamas (arcades ou enfim), minha mãe sempre falava que "é crime criança jogar ali" ou coisas do tipo (mesmo que meus colegas do fundamental fossem lá jogar), e sempre achei que era uma mentira, ela sempre exagerava algo como forma de "educar" (era o jeito dela) agora tenho uma nova visão dessa época do regime militar, talvez nem ela sabia do que falava mas falava pelo costume, enfim. Mãe é mãe
Sobre o jogo sempre curtia ele e nunca soube dessa história, jogava num clone de nes então óbvio que n tinha manual kkkk, é chato como algo que vem pro ocidente sobre uma "generalização" para se adequar ao publico alvo, trocar a mina pelo cara, ou inventar que ela está "em busca do homem ideal" é bem zoado
bem zoado mesmo cara! sobre a sua mãe, ela tava certa. até certa época era proibido menor de idade em fliper. moleque podia ser recolhido pela polícia e levado pra antiga FEBEM.
@@PiordoMundo Foda, tem coisa que a gente só sabe o pq das coisas com a maturidade
@@Dracolino verdade
Fala, Márcio!
É, irmão... esse eu joguei só nos famiclones mesmo... puta joguinho viciante... Até hoje, ainda tem uns cartuchos de múltiplos jogos aqui em casa que tem esse aí... e sempre que eu ponho o Turbogame pra rolo, eu jogo um pouco...
Mas, como sempre, vc e suas lembranças roubam a cena... E tb me fazem lembrar das tardes em que eu ficava jogando esses games aí, no meu saudoso Phantom System... ehehe
É isso, mano.. um abraço e tamo junto!
Cara, viciante define bem demais ein!
@@PiordoMundo A musiquinha tb, sei lá... Aqueles cartuchos com zilhões de games eram foda... tem um tal de Spelunker que eu só me fodo, mas sempre que eu ligo o Turbogame, eu jogo... eheheh
@@CarecaRetrogamer spelunker é muito clássico. Mas caiu no esquecimento
@@PiordoMundo E que tb não tem muito oq fazer, né? eu consegui "zerar" ele, até toca aquela musiquinha e vai pra uma segunda caverna, mas... não sai muito daquilo... Não sei se tem final aquele jogo, mas se tem, eu achei que ia ficar aquilo ali mesmo, aí nem tentei mais...
Em Criciúma, os fliperamas sempre desligavam as máquinas à noite, o hi-score nunca ficava registrado para o outro dia.
poha, podia desligar po, tinha bateria... os daí que não tinham, que merda kk
É isso cara, games são experiencias particulares para cada um de nós!!
Da mesma forma que vc tem sua lembrança com City Connection e sua avó, eu tenho com Toe Jam & Earl e minha mãe!!
Sobre traduções americanizadas de games eu meio que enchi o saco e faz cerca de 1 ano que estou estudando japonês pra entender essas coisas direto da fonte!!
Existe muita tradução errada, mais do que a gente imagina!!
E os americanos adoram mudar as coisas pra adequar a cultura deles!!
Tradução errada nível vandalismo. Tou no mesmo caminho que você.
Muito bom. Gosto desse formato em q vc aparece mais com seus comentários.
Vou manter esse formato aí mesmo man
Triste essa situação da fake news em relação a história do jogo. Lembro de ter jogado esse jogo em um Dynavision quando criança. Parabéns pelo trabalho!
pois é cara... lamentável
Cara, a vinheta e foda demais. A musiquinha eu piro. Sem meme
Gosto d+, esse trecho do desenho do mega Man nunca sai da mente kkk
13:39 conhece Cruis'n 🤝 tem meu respeito
Pensei que todo mundo conhecia kk
@@PiordoMundo os nintendistas da Era 64 são os maiores divulgadores kkk.
E eu nos arcade kk
@@PiordoMundo a física é mó bizarra, né? Os carros davam uma pirueta na colisão e se reposicionavam do nada kkk.
@@mjfilho33 kk padrão
Putz, eu gostava desse jogo. Tive ele num Dynavision, com uma fita daquelas com mais de 100 jogos. Era um dos jogos que eu mais jogava. Passei tardes jogando isso. Gostava muito da trilha sonora.
Graaaande dynavision
cenário gamer muito foda kkkkkk
A equipe de cenografia agradece
Desde o primeiro vídeo com o cenário ganer, ainda não consigo ver o cenário sem conter a risada. Pense num orgulho sórdido de ter um conterrâneo doido!!! 😂
@@leonardohenrique1121 algumas criticas eu cansei de fazer verbalmente, fica no subjetivo do humor.
esse game a gente falava que era o jogo do Uninho kkkkk
Opora ahhaahahha
GOAL! da Jaleco foi o primeiro futebol de SNES que joguei. A minha versão era japonesa e gostava de jogar com a Yugoslavia.
Hahah eu jogava de yugoslavia também
Joguei muito essa bagaça no meu saudoso Polystation, a música está no meu juízo até hoje. Jogo simples, mas bem divertido.
essa musiquinha não desgruda kk
Não sei se emociono com os jogos ou com a história de vida desse cara, me identifiquei ainda mais quando tú falou da sua avó, a minha era um general tbm, mas muitas saudades dela ... 😢
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
saudade é a única palavra mano...
É um dos jogos que eu mais joguei no meu Dynavision, amava escutar a música do jogo.
Musiquinha sensacional cara! Eu nunca esqueci dela.
Mais um joguinho lindo que conheço graças ao canal! Sobre fliperama ser mal visto. Na zona Sul de São Paulo, à época que comecei a jogar 1991, a má reputação das casas com jogos eletrônicos tinha sido modernizada. Muitos eram bares baratos, de tiozinho cachaceiro. Os pais tinham medo do aliciamento para o vício, ou pro crime. "Fliper é coisa de vagabundo!" Dizia a finada quando me enchia o lombo de cintadas. O que não evitou de eu ser conhecido como Ryu no bairro.
Karaio, ryu do bairro foi sensacional
Não conhecia esse jogo , e olha que estou chegando a meio século de idade , gostei demais 👍🏼
percebi que ele era um tanto raro mesmo, mas vale a pena conhecer
Nossa cara..... jogo maneiro (não conhecia), análise perfeita, e o final.......... Não sei pq, mas começou a chover no meu olho, estranho.
esse negócio de morar em país tropical é bronca kk
Conhecendo mais um jogo interessante , vou ver se consigo achar este jogo , só pra sentir a vibe.....
É cara saudade é uma sensação única , TB sintam falta dos meus avós....quem tem os seus curtam , pq o tempo passa.....
Verdade total
Lembro de ter encontrado em só um fliperama em São Paulo, tanto é que joguei pouco.
Depois de um tempo apareceu em outro fliperama também, mas parecia estar regulada no nível dfícil, e desisti, só fui jogar de novo no NES.
Sacanagem, o jogo já é difícil no modo fácil kkk
Meu pai(*Agora saudoso) sempre gostava de carros e corridas, quanto do jogo do Enduro quando eu era criança, e aprendi a gostar de corridas e games de carros.
foi um padrão muito comum dos adultos que viam videogame naquela época
Carai mano, é o Madness (banda de ska/two-tone) nessa propaganda do Honda City? Eu verdadeiramente não esperava ver algo do tipo relacionado a um game clássico!
Muito bom o trampo de pesquisa, fez com competência e integridade a vez do historiador marginal. Importante demais como preservação dessas marcas abandonadas.
É isso aí!!!
(Ao marginal, as marginalidades).
Ficou bom essa mudança no modelo dos vídeos que tu faz, alternando vc falando com as gameplays.
ah, valeu. eu fiz isso porque na hora de falar algo que é opinião, acho melhor mostrar a cara. pra não parecer que estou me protegendo no anonimato.
O único RUclipsr ou quer que ele seja, que meresse o like.
Hahah o que ele quer que seja foi sensacional!
9:21 é mais difícil apontar um comercial japonês que não seja meme kkk.
Mas essa série aí foi foda
Joguei poucas vezes em algum clone do nintendinho, como ninguém sabia bem o que fazer, sempre ficava de lado, já que haviam mais de 100 opções de outros jogos kkkk E não era daquelas fitas que repetiam tudo não, acho que eram 124 jogos de verdade.
04:06 momento Baião Cultural, boteco também é cultura
kkkk é sim
Cara, Quando vc fala dos seus avós fica claro o afeto que você nutre por eles, inclusive nesse final do vídeo não tem como não ficar tocado😢
É foda cara .. é meio merda ser o único que lembra
Ainda bem que eu não apanhava nessas coisas, e vi como os vídeo games cresceram, certamente ainda não joguei City Connection, mas vou me divertir com essa franquia, cujo a Jaleco poderia ter feito mais sequências dessa aventura.
Jaleco vacilou
@@PiordoMundovocê mencionou RIVAL TURF, e também BRAWL BROTHERS,, e embora ainda preciso jogar The peace keepers algum momento, foi marmelada com bobagem a Jaleco não fazer uma saga de peso para suceder Final Fight e tentar derrotar Streets of Rage.
@@PiordoMundovocê mencionou RUSHING BEAT, e também BRAWL BROTHERS,, e embora ainda preciso jogar The peace keepers algum momento, foi marmelada com bobagem a Jaleco não fazer uma saga de peso para suceder Final Fight e tentar derrotar Streets of Rage.
pois é
Joguei no Nintendinho clone, o port dele ficou bom e diverte até hoje.
Podescrer
que video cabuloso! parabéns
ah, valeu cara
Eu só conheci a versão de NES numa daquelas fitinhas de vários jogos em 1 que peguei numa locadora, gostei bastante, me lembro de ter me dedicado ao jogo mesmo tento um monte de outras opções no cartucho, até minha mãe que estava no quarto vendo eu jogar gostou da musiquinha, desconhecia totalmente essa história falsa da wikipedia, pior que se for lá tentar corrigir não vão deixar afinal essa mentira já foi contada mais de 1000x e se tornou "verdadeira" o que é uma pena, obrigado novamente pelo conteúdo de má qualidade, devo ser algum tipo de masoquista para ficar aqui vendo essa sua cara bonita e esse conteúdo de gosto duvidoso, abraço!!
Kkk um homem de gostos pitorescos! Abraço aeh Man
Adorei a alfinetada em reprodutores de informações que sequer se dão ao trabalho de validar as fontes, sendo que existem fontes primárias para verificar.
O pior é saber que isso não acontece só quando o assunto é joguinho.
Exatamente! Minha preocupação é a seguinte. Se o cara não é honesto nem com joguinho, um lazer, vai ser com o que? Kkk
O verdadeiro precursor do GTA. 😂
Jogava esse jogo no MSX. Só conheci a versão de fliperama com o MAME. 😉
kkk eu gostei da versão do msx, mesmo sem a rolagem... tem seu charme.
Só conheci esse jogo na versão de nes em um dos clones mais sem-vergonha que existem o polystation apesar que joguei somente um pouco mas foi o suficiente para a música dele grudar na minha cabeça.
a música do jogo não desgruda hahah
7:46 Man, recentemente lançou a beta do Amnesia novo, e sendo um jogo de terror obviamente tem um monstro, o problema é que os youtubers incluindo os mais relevantes colocam na thumbnail a foto de um monstro que sequer é do jogo, botam a imagem de uma aberração sendo que o monstro do jogo tá mais pra um homem rato que qualquer outra coisa.
eis a prova de que eu não sou maluco kkkk
É verdade. A ditadura brasileira acabaria (oficialmente) em 1988, e apesar de já haver uma abertura política desde 1985, ainda haviam muitas restrições e os pais ainda tinham muito medo da polícia civil, que tinha suas ligações com a repressão, da época.
(A Deops era formada por militares do SNI e viam problema em todo o tipo de aglomeração, principalmente da juventude, na ocasião.)
Quando eu comecei a frequentar fliperama, na Baixada Fluminense, já não havia esse problema; mas era tudo visto como reduto de marginais, ainda que não havia "venda livre" de drogas; mas, não era, de fato, um "ambiente saudável" aos olhos da elite local.
Pois é... Fora que, por um tempo, fliper era jogo de azar (incompreensível) e menor jogando, podia ser recolhido.
O comercial da Honda é com a banda de ska britânica Madness. Muito bacana! Bom vídeo como sempre meu caro!
pois é... e tem uns 10 comerciais temáticos com eles e animações.
Tem algum vídeo da Empresa Jaleco ⁉️ o primeiro jogo que conheci deles foi o Argus
video exclusivo da empresa não, mas pontualmente analiso jogos deles aqui.
Vídeo super informativo e com seu toque pessoal cara merece like sempre
Aaah valeu cara
Adorava esse jogo, vou ver se baixo em forma de emulador, hoje em dia é raro achar ele no arduíno.
podescrer
Estava jogando esse jogo no fds passado, sempre achei um ótimo passa tempo. Conheci ele através de um cartucho emprestado lá na época dos 8 bits.
Trocinho simples viciante
Aqui nas minhas redondezas chamava-mos fliperamas de Taito muito provavelmente por causa do nome da empresa que aparecia nas máquinas e virou sinônimo rsrsrs
sim, era isso mesmo...
Nada haver essa cara sua Baião, fiquei uns dois meses sem te ver, muito trabalho, voltei hoje e me surpreendi, hahahahahaha. Mas brincadeiras a parte, como sempre seus vídeos são excelentes, e me faz divertir muito.
kkkkk passei a mostrar a cara pra evitar acusações de ter opinião dura pq estou me escondendo.
@@PiordoMundo Nada, teus vídeos são legais, quem acompanha não liga, eu pelo menos gosto da mistura dos jogos com sua infância, pq mesmo sendo novo, sou dos anos 90, e início dos 2000 minha infância, então peguei 80% das coisas que tu fala, e os 20% que não, eu gosto de ouvir como era.
Kkkk
Eu preciso jogar esse jogo de carro legal dos fliperamas.😊
vale conhecer
clássico das Polystation. parece inspirado no Flicky. Bom video
Jogasso também
Saudade de escolher o cipó da surra, é no mínimo engraçado...haha
Conheci esse jogo só por emulação, é divertido.
kk exxacto, mas muito melhor do que passei depois que ela morreu
esse ta na minha lista de jogos pra jogar que eu não conhecia
Isso é sempre bom
Joguei e jogo isso até vomitar no MSX. É muito bom mesmo, mas cuidado pra não atropelar os bichanos.
Baião, se tu é galo faz review de SAURUS LAND, SUPER DOORS e BINARY LAND do MSX.
Kkk exato! Mesmo sem a rolagem no msx ainda diverte
Quanta saudade, tbm me emocionei
saudade d+
Fala Márcio ! Dê uma olhada em Funk Jet do Arcade . Fui jogar e " tendi nada " 😅
Hahaha ele não roda perfeito em emulador ein
Opa, muito bom video. Sou mais novo que tu nasci nos anos 90, joguei um pouco de fliperama aqui e apenas vendo o vídeo pelo contexto dado sobre a ditadura percebo que as broncas/chineladas que levei por ir a fliperama, podem nao ser apenas pelo dinheiro gasto, talvez ainda tinha o medo da crianca sumir
Algumas coisas são culturais.... Digamos que ainda fosse normal pirralho ir no fliper hoje. Talvez continuasse rejeitado, mas os pais não saberiam mais o porque é errado. As coisas são assim
Joguei no emulador primeira fase a musica lembra da música do arcade wonder momo.
Geralmente puxado de sinfonias clássicas
Não conheci esse game, e agora sei o motivo; distorceram todo o contexto desse jogo. Fake news daquela época era "soda", pois a gente só tinha um meio de comunicação... não que as fakes news de hj não são tenebrosas, mas pelo menos a gente agora pesquisa antes de confirmar se isso ou aquilo é mesmo fato. Vou experimentar um dia esse jogo, me pareceu divertidinho até.
Ele é interessante, estilo viciante kk. E sim, haja mentira nessa poha
Eu gostava muito desse joguinho. Ninja Gaiden 3, aquele de luta das Tartarugas Ninja. Capitão América
O do capitão América é diferenciado e pouco conhecido
Eu joguei muito esse Arcade nos fliperamas. Jurava na época que era um Fiat Uno! ahuahua
Hahhaha que da hora
3:04 Gato da Peste! Kkk
HUahaha
Lembrei daquele jogo, onde vc controla um passarinho e tem que salvar outros passarinhos fugindo de gatos
Flicky é extremamente divertido
@@PiordoMundo Sim muitooooo