Ha ha, Meu tio era Espanhol da Galícia pertinho de Portugal, lembro dele praticando isso mesmo com outros espanhóis e Portugueses lá no Brás nos anos 70. Chamavam assim mesmo Jogo Pau. Usavam bastões longos e bastões curtos também, essa técnica funciona e muito.
Sabe quando vc assiste aquele filme e não tem efeito especial nenhum ,mas o filme tem um conteúdo uma história animal ? Os vídeos do Marcos são assim animal 😃🤜🤛
As edições do Marcos são muito boas e divertidas! E para quem não trabalha com isso, pode pensar que fazer edição é fácil e rápido, mas até edições "simples" podem demandar muito tempo. Parabéns mextre!
Eu vi um documentário com o mestre Nuno Russo. Ele é da escola mais combativa do jogo do pau, e nas demonstrações é evidente a capacidade brutal da arte. Um bom jogador é capaz de controlar distância e colocar golpes poderosos sem sair do lugar.
Sou portugues e moro ao lado de Aljubarrota. É uma arte marcial pouco popular, e lá nos antigamentes fazia parte de rituais de iniciação para a vida adulta de homens
Jovens brilhantes que acompanham este canal: Já notaram que o mestre está sempre abordando sobre estilos ligados ao Brasil? Bandeirantes, Podão de cortar cana de açucar, tacapés, Jogo do pau, etc. O Grande Mestre também é cultura nacional. Aproveitem...
Desculpe professor, mas eu tive essa aula sobre Aljubarrota, inclusive meu professor explicou sobre o mitologema fundante português que é a Batalha de Ourique. O método freireano não foi aplicado, mas sim Piaget, Rubem Alves e Rousseau. Quanto ao ensino de artes marciais está de parabéns! Só os lacradores não gostam.
@@manoeljj9496 Bom dia. Há um grupo de quilombolas do RJ que absorveu esta Arte, e mantém até hoje, pesquisar por: Jogo do Pau Fluminense, é pouco conhecido pois é bem endêmico. A movimentação dos caras é bem dinâmica e o uso prático era resolver, na maioria das vezes a "diplomacia de bailão",rs.
Marco muito obrigado pelo excelente trabalho, pesquisa muuuíitooo bom humor ,e, por divulgar o nosso jogo do pau europeu e português, não chinês, nao japonês mas português. Amo o teu trsbalho um grande abraco de Portugal. Aqui na Europa tambem controlamos a energia desde a antiga Grécia bao devemos nada aos orientais
Pqp que vídeo fo...a,não conhecia essa arte ,acho que tive algum ancestral nessa arte ,o mais legal do vídeo foi a pesquisa que o Marcos fez super informativa ,parabéns pelo conteúdo ,e Marcos fiz um vídeo em sua homenagem quando estrear eu te aviso 🤜🤛
Muito interessante, como sempre! Aqui em Portugal no Vale do Alentejo é muito comum que os alentejanos carreguem consigo uma faca. Gostei muito de saber isso, pq me respalda de alguma forma pra também carregar a minha 🤣🤣
Marco certos exercícios do aquecimento de jogo do pau me ajudaram muito até para compreender melhor a antecipação no tiro e desenvolveram muuuuito bem.
3 года назад+13
Vc está dizendo que o jogo do pau melhorou o jeito que vc pega na pistola??????? (eu precisava fazer piadas... segurei muito durante o vídeo. Vai me fazer mal se eu não deixar sair.. uheuhe)
Marco, vídeo excelente, excelente pelo trabalho que deve ter dado de encontrar as referências bibliográficas e etc, ou então vc ao ler esses livros logo de cara já sabia que existia a arte, excelentes informações.
Você sim é um verdadeiro mestre, escutem bem Esse homem ele realmente sabe o que fala, eu penso que a verdadeira auto-defesa trata-se de já andar prevenido e ter uma estratégia bem definida assim, como esse ótimo mestre já nos informou,
Marcos uma sugestão de vídeo de uma arte marcial que poucos conhecem o kalaripayattu,uma arte marcial indiana que usa uma espada flexível escudo e o caramba a 4 ,e depois rola uma massagem 😂😂😂
Já tinha ouvido rapidamente dessa luta portuguesa.. E você é o primeiro canal que comenta da luta do pau.. Capoeiritas da época absolveram um pouco dessas técnica para o seu arsenal ..
Brincadeiras a parte, muito interessante saber que diferentes povos procuram diferentes métodos para a resolução problemas mundialmente corriqueiros, violência impiedosa e implacável.
Assunto muito interessante! Quero aprender e praticar essa esgrima pq tenho achado q o bastão e lança são as melhores armas pra minha defesa residencial
Boas mestre sou português e sigo o seu canal tenho uma base básica do jogo do pau ou como alguns em Portugal jogo de vara , sou praticante de capoeira e consegui de forma funcional introduzir alguns movimentos do jogo do pau na capoeira , até porque a maioria dos praticantes de capoeira tem um berimbau , aí eu pensei é porque não já que está a mão? Recebi algumas críticas mas não quero nem saber … assistindo o seu canal de Toronto Canadá
Salve. Alguém de Portugal por aqui? Gosto bastante da cultura portuguesa. Não sabia que havia essa prática aqui no Brasil hoje em dia. Andei vendo algumas coisas daquela esgrima medieval também, se não me engano o nome é Hema.
Concordo plenamente. Nós não buscamos artes marciais ocidentais, geralmente só orientais. E deve ser por isso que os romanos a milênios atrás já diziam que os portugueses eram extremamente eficazes em emboscadas. A gente sacaneia, mas os caras sempre foram feras sim! Pena que essas paradas não passaram pra gente (eu acho).
Há quem diga que os personagens asterix e obelix devem muito aos portugueses , que nunca foram conquistados pelos romanos , mas sim traidos por outros portugueses , se estiverem interessados investiguem a história de viriato e os tres nobres que o traíram e depois foram punidos pelos romanos dando origem ao ditado - " ROMA não paga a traidores " obviamente que depois os historiadores espanhois e portugueses tentam provar que era espanhol ou português , mas depois esquecem-se de querer "apadrinhar " a nacionalidade dos traidores - chama-se a isso ORGULHGO SELECTIVO - orgulho-me só daquilo que é bom e pavoneio-me com isso .
o treino do jogo do pau aplicava-se também ao montante "espada longa portuguesa", lança de piqueiro, halberda e poleaxe ambas muito usadas na Península Ibérica, nos finais da idade média com treino básico do pau o aldeão sem armas mais caras poderia treinar habilidades com arma longa como o pau e criar memória muscular da mesma forma que o cérebro treina os músculos, o mesmo acontece ao contrário daí as Khatas, para situação real nem se pensar em técnica e o corpo fluir, sendo treinados assim os aldeões com menos experiência em campo de batalha poderiam pegar armas de soldados tanto aliados como inimigos e adaptarem-se mais rápido a elas que os que nunca treinaram artes marciais mesmo com paus visto que um dos lados desse era mais pesado comum em outras armas longas desse período.
Esse vídeo me deu idéia de duas pautas na mesma linha que talvez você possa aproveitar para o canal: 1- Invasão Moura em portugal. 2- Viriato. O chefe de um "exército tribal" Lusitano que lutou contra os romanos. Fica aí minha sugestão.
As civilizações que se preocupavam com o aparato militar se sobressaia sobre os demais, vide os europeus que dominavam grande parte do mundo e da Ásia.
Concordo plenamente com você Marco: É necessário alguma destreza com arma de fogo, arte marcial de mãos livres e com arma branca para podermos nos defender! Parabéns pelo seu canal! Sou fã!
Muito bom guerreiro, pode fazer um bastão desse em, tem uma madeira chamada Guatambu, é pau de dar em doido, se achar compra, geralmente é usada para cabo de enchada, marreta, machado e etc, também é usada no berimbau. FORÇA
Que aula, agora referente ao equipamento oq tu acha melhor? Evidentemente que a filosofia se mantém " caiu na mão é arma" mas qual tipo de bastão seria legal? Tarugo de polipropileno?!
Obrigado Marcos por essa maravilhosa experiência de ver antepassados jogando pau. Vou até voltar para o grupo de lutas medievais e ver se alguém mais se interessa em treinar essa modalidade.
O pai de Aluísio de Azevedo era português. O que indica que o autor soubesse sobre a arte marcial por meio do pai. A descrição da luta entre o capoeirista e o português é muito precisa.
O jogo do pau foi incorporado a prática da capoeira e das maltas de capoeira pelos fadistas portugueses. Aliás, se puder faça um vídeo sobre as maltas de capoeira no rio de janeiro. Os canais Museu da capoeira oficial e Maltas de são bento tem muitos vídeos a respeito.
Aqui no Brasil ninguém fala do fato que os portugueses sempre foram grandes guerreiros pois foi uma nação que nasceu das cruzadas, foram os grandes heróis da reconquista ibérica e os primeiros grandes navegadores
@@igorsilva8054 Mas nenhum deles conseguia navegar em mar aberto á excepção dos portugueses as caravelas eram as únicas nem os longboat vikings que estes andavam de ilha para ilha no mar do norte até o Canadá e, não durariam uma semana num Oceano daí os Chineses nem chegarem perto, para nem falar em tecnologias de navegação e armamento, os Chineses pediram aliança aos portugueses para atacarem piratas muçulmanos que pilhavam a rota da seda pelo mar e que seus barcos não lhes faziam frente e os portugueses com meia dúzia de carracas os arregaçou os Chineses ficaram tanto amigos que ofereceream Macau como porto comércio português por 500 anos esse contracto, e no Japão a cidade de Nagasaki foi fundada pelos portugueses e era um centro comercial do antigo império português colocando o Japão no mapa, o Sr. Hideoshi recebeu uma arma de fogo 200 anos mais avançadas que os demais países mais tarde os Espanhóis durante o reinado de Filipe II da Espanha ergueram uma frota de caravelas e naus nas Filipinas daí o nome, foram derrotados ao tentar atacar o japão 150 anos depois dos portugueses, e os japoneses não só conseguiram repelir como contra-atacar as filipinas marcando o início do império Japonês tudo isso com o comércio com os Portugueses com técnologia naval, bélica e de fortes bem mais avançadas que os demais Europeus pelo menos 150 anos de diferença.
Os portugueses e os espanhóis só conseguiram seu avanço tecnológico e suas grandes navegações graças a mistura com os mouros, alias, os portugueses e espanhóis hoje são, de certa forma, mouros.
Tem a dança tbm, no contato total português uma arte que saio do kung-do-te a arte que sou formado um tipo de kickboxing trazido para Brasil por Adriano de morais direto de Portugal
Arte de bastão!!! Gosto da lenda do "Sun Wukong", acomecei a aprender "bo staff" no final de 2019, por conta, no RUclips. +1 video pra lista, obg meXtre.
Eu sou descendente de portugueses , e temos uma tradição quase perdida na família , Chamamos de luta de "vara pau" Mas eu acho que é um pouco história do vô , as armas seriam a "porra" um porrete parecido um bastão de kali meio quase que o tamanho do braço o "cajado" parecido com o shillegam mais grosso e mais pesado , a " meia verga" altura do peito 140cm e da grossura de um cabo de vassoura . "a verga" seria uma vara passando a cabeça 180 cm mais ou menose com uma das ponta mais grossa ou com mais peso Se quiser eu mando fotos do que eu tenho aqui ainda do vô, eu sei só um pouco quem sabia muito era meu tio falecido dizia ele que era meio segredo de família a maioria dos meus tios não praticavam diziam que eram história do vó meu tio levava um pouco mais a serio ele não teve filhos mais era chegado aqui em casa era irmão da minha mãe quando morreu ficou algumas coisas por aqui ! !
Ola mexxxxtre graças ao seu video consegui compreender as expressões quebrar o pau (briga) E levou uma camassada de pau (apanhou expressão muito usada no sul do país principalmente em S .Catarina
Já conhecia o Jogo do P. Lembra muito algumas técnicas de bastões chinesas, mas é melhor porque não treinam só katis, tem exercícios em dupla e sparring tbm.
Ha ha, Meu tio era Espanhol da Galícia pertinho de Portugal, lembro dele praticando isso mesmo com outros espanhóis e Portugueses lá no Brás nos anos 70.
Chamavam assim mesmo Jogo Pau.
Usavam bastões longos e bastões curtos também, essa técnica funciona e muito.
Sabe quando vc assiste aquele filme e não tem efeito especial nenhum ,mas o filme tem um conteúdo uma história animal ?
Os vídeos do Marcos são assim animal 😃🤜🤛
Como assim não tem efeito especial? hueuheu
@ 😂😂😂😂 Marcos edição não vale ,edição tem ,e todas são muito boas ,mas não tem tela verde nem explosão falsa 😂😂😂,aí é tudo real mesmo 🤜🤛
As edições do Marcos são muito boas e divertidas! E para quem não trabalha com isso, pode pensar que fazer edição é fácil e rápido, mas até edições "simples" podem demandar muito tempo. Parabéns mextre!
🇧🇷🇧🇷🇧🇷 Surpreendente !
Os portugueses são feras mesmo, não foi atoa q influenciaram o mundo todo por meio de suas colônias.
Treinei lá em Lisboa com o Nuno Russo. Talvez eu seja o único monitor reconhecido do Brasil, apesar do "pouquíssimo" tempo de treino
Conheço a célebre batalha de Aljubarrota, graças ao professor Thiago Braga - canais Brasão de Armas e Impérios AD. Sucesso!
Thiago, né?
Gosto da produção dele, mas é muito desonesto com quem discordo.
São chamado de pauliteiros da zona do norte de Portugal na zona do Minho e Bragança... Cumprimentos de um Português de Portugal.
Não são não. Pauliteiros e jogadores de pau não tem absolutamente nada a ver.
Eu vi um documentário com o mestre Nuno Russo. Ele é da escola mais combativa do jogo do pau, e nas demonstrações é evidente a capacidade brutal da arte. Um bom jogador é capaz de controlar distância e colocar golpes poderosos sem sair do lugar.
Treinei com ele, ele é um grande homem. Com quase 70 anos bate muito forte e tem uma movimentação incrível.
Sou portugues e moro ao lado de Aljubarrota. É uma arte marcial pouco popular, e lá nos antigamentes fazia parte de rituais de iniciação para a vida adulta de homens
Amigo, acho que vc está confundindo com a galhofa, que é uma arte de combate de origem celta que faz parte desses rituais de iniciação.
Jovens brilhantes que acompanham este canal: Já notaram que o mestre está sempre abordando sobre estilos ligados ao Brasil? Bandeirantes, Podão de cortar cana de açucar, tacapés, Jogo do pau, etc. O Grande Mestre também é cultura nacional. Aproveitem...
Desculpe professor, mas eu tive essa aula sobre Aljubarrota, inclusive meu professor explicou sobre o mitologema fundante português que é a Batalha de Ourique. O método freireano não foi aplicado, mas sim Piaget, Rubem Alves e Rousseau. Quanto ao ensino de artes marciais está de parabéns! Só os lacradores não gostam.
Esquisito porque nao houve a divulgaçao desse sistema aqui no brasil durante o periodo colonial
@@manoeljj9496 Bom dia. Há um grupo de quilombolas do RJ que absorveu esta Arte, e mantém até hoje, pesquisar por: Jogo do Pau Fluminense, é pouco conhecido pois é bem endêmico. A movimentação dos caras é bem dinâmica e o uso prático era resolver, na maioria das vezes a "diplomacia de bailão",rs.
Pra quem não sabe nada sobre a Batalha de Ajubarrota, procura no RUclips o vídeo do Impérios AD. É divertido e informativo.
Acompanho ele. Excelente canal.
@ Sim. Também sou professor de História, e a visão do Thiago conversa com a minha. A propósito, adoro seus vídeos com conteúdo histórico mextre 👊
Boa. Dia. Mextre. ...ótimo. Vídeo. ..está. Vendo. Como Mextre. Também e. Cultura. ....
Marco muito obrigado pelo excelente trabalho, pesquisa muuuíitooo bom humor ,e, por divulgar o nosso jogo do pau europeu e português, não chinês, nao japonês mas português. Amo o teu trsbalho um grande abraco de Portugal. Aqui na Europa tambem controlamos a energia desde a antiga Grécia bao devemos nada aos orientais
Obrigada pela partilha e lição de história.
Pqp que vídeo fo...a,não conhecia essa arte ,acho que tive algum ancestral nessa arte ,o mais legal do vídeo foi a pesquisa que o Marcos fez super informativa ,parabéns pelo conteúdo ,e Marcos fiz um vídeo em sua homenagem quando estrear eu te aviso 🤜🤛
Show de vídeo!
Parabéns!
Todo artista marcial tem por obrigação pesquisar outros sistemas marciais espalhados pelo mundo...ótimo vídeo 🙏
concordo plenamente
Faz 2 anos k perguntei se conhecia o jogo do pau Português, fico mt feliz pelo seu video abraço aki da TugA
Muito interessante, como sempre!
Aqui em Portugal no Vale do Alentejo é muito comum que os alentejanos carreguem consigo uma faca. Gostei muito de saber isso, pq me respalda de alguma forma pra também carregar a minha 🤣🤣
Marco certos exercícios do aquecimento de jogo do pau me ajudaram muito até para compreender melhor a antecipação no tiro e desenvolveram muuuuito bem.
Vc está dizendo que o jogo do pau melhorou o jeito que vc pega na pistola??????? (eu precisava fazer piadas... segurei muito durante o vídeo. Vai me fazer mal se eu não deixar sair.. uheuhe)
@ hahahhaha justo, mas o pior que os exercícios de defesa, ajudam muito na antecipação.
Marco, vídeo excelente, excelente pelo trabalho que deve ter dado de encontrar as referências bibliográficas e etc, ou então vc ao ler esses livros logo de cara já sabia que existia a arte, excelentes informações.
Como português, apenas digo. Muito obrigado pá!!!
Moro em Portugal, comecei em um trabalho novo hoje. Em um quadro de cortiça vi um cartão com essa imagem agora a pouco 1:22
Mestre prático esgrima medieval e o jogo do pau foi a melhor coisa que aconteceu à minha técnica
Uma sugestão Mestre,Akrafena a esgrima do reino africano Ashanti (Gana). que usa uma espada tradicional.
É bom ver a playlist do canal impérios AD sobre a história de Portugal. Os caras eram foda mesmo.
Você sim é um verdadeiro mestre, escutem bem Esse homem ele realmente sabe o que fala, eu penso que a verdadeira auto-defesa trata-se de já andar prevenido e ter uma estratégia bem definida assim, como esse ótimo mestre já nos informou,
Obrigado pelo excelente vídeo.
Marcos uma sugestão de vídeo de uma arte marcial que poucos conhecem o kalaripayattu,uma arte marcial indiana que usa uma espada flexível escudo e o caramba a 4 ,e depois rola uma massagem 😂😂😂
Vídeo top! Parabéns.
Já tinha ouvido rapidamente dessa luta portuguesa.. E você é o primeiro canal que comenta da luta do pau..
Capoeiritas da época absolveram um pouco dessas técnica para o seu arsenal ..
Também em "A Morgadinha dos canaviais" de Júlio Ribeiro há menção ao uso dos "varapaus"
Nesse livro o cortiço, o cara do jogo do pau arrebenta o capoeirista.
Brincadeiras a parte, muito interessante saber que diferentes povos procuram diferentes métodos para a resolução problemas mundialmente corriqueiros, violência impiedosa e implacável.
A risadinha de deboche e provocação aí ficou da hora mesmo hein kkkkkkkkkkk de que filme é ?
que interessante. boa técnica.
Assunto muito interessante! Quero aprender e praticar essa esgrima pq tenho achado q o bastão e lança são as melhores armas pra minha defesa residencial
Boas mestre sou português e sigo o seu canal tenho uma base básica do jogo do pau ou como alguns em Portugal jogo de vara , sou praticante de capoeira e consegui de forma funcional introduzir alguns movimentos do jogo do pau na capoeira , até porque a maioria dos praticantes de capoeira tem um berimbau , aí eu pensei é porque não já que está a mão? Recebi algumas críticas mas não quero nem saber … assistindo o seu canal de Toronto Canadá
Muito legal, cara! Poderiam apresentar o Jogo do Pau ao mundo, comece por cá🇧🇷
Um abraco aqui de Portugal
Vídeo exelente
Gostei do seu comentário. Muito bom. Viciados em receber informação. E não ir atrás do que quer saber
Muito bom o vídeo! Sugestão: faça uma comparação entre as diferentes técnicas com o bastão, tipo ocidental vs oriental, por exemplo.
"Um soldado da trincheira, não passa de uma topeira, por ficar debaixo do chão". Isso é uma moral daqueles que se escondendo luta.
Arma pre- historica e eficienciente e liberada aqui na minha cidade nao da nada andar com um bastao curto na mao(é pra defesa de cachorros de rua)
Ótimo vídeo, sempre com boas informações e bem humorado!
Salve. Alguém de Portugal por aqui? Gosto bastante da cultura portuguesa. Não sabia que havia essa prática aqui no Brasil hoje em dia. Andei vendo algumas coisas daquela esgrima medieval também, se não me engano o nome é Hema.
Parece que em Santos tem uma escola.
Muito bom!
Faz o vídeo sobre genghis Khan mextre!!
Concordo plenamente. Nós não buscamos artes marciais ocidentais, geralmente só orientais. E deve ser por isso que os romanos a milênios atrás já diziam que os portugueses eram extremamente eficazes em emboscadas.
A gente sacaneia, mas os caras sempre foram feras sim!
Pena que essas paradas não passaram pra gente (eu acho).
Há quem diga que os personagens asterix e obelix devem muito aos portugueses , que nunca foram conquistados pelos romanos , mas sim traidos por outros portugueses , se estiverem interessados investiguem a história de viriato e os tres nobres que o traíram e depois foram punidos pelos romanos dando origem ao ditado - " ROMA não paga a traidores " obviamente que depois os historiadores espanhois e portugueses tentam provar que era espanhol ou português , mas depois esquecem-se de querer "apadrinhar " a nacionalidade dos traidores - chama-se a isso ORGULHGO SELECTIVO - orgulho-me só daquilo que é bom e pavoneio-me com isso .
o treino do jogo do pau aplicava-se também ao montante "espada longa portuguesa", lança de piqueiro, halberda e poleaxe ambas muito usadas na Península Ibérica, nos finais da idade média com treino básico do pau o aldeão sem armas mais caras poderia treinar habilidades com arma longa como o pau e criar memória muscular da mesma forma que o cérebro treina os músculos, o mesmo acontece ao contrário daí as Khatas, para situação real nem se pensar em técnica e o corpo fluir, sendo treinados assim os aldeões com menos experiência em campo de batalha poderiam pegar armas de soldados tanto aliados como inimigos e adaptarem-se mais rápido a elas que os que nunca treinaram artes marciais mesmo com paus visto que um dos lados desse era mais pesado comum em outras armas longas desse período.
Sempre uma boa aula... parabéns
Muito legal...
Mestre sempre traga essa arte gigantesca Ocidental.
Bom vídeo!
Esse vídeo me deu idéia de duas pautas na mesma linha que talvez você possa aproveitar para o canal:
1- Invasão Moura em portugal.
2- Viriato. O chefe de um "exército tribal" Lusitano que lutou contra os romanos.
Fica aí minha sugestão.
Desde o Tahtib egípcio até o pancrácio grego-espartano, há muita coisa útil que pode ajudar à afiar as ferramentas 😀🙏
Verdade 😃
As civilizações que se preocupavam com o aparato militar se sobressaia sobre os demais, vide os europeus que dominavam grande parte do mundo e da Ásia.
@@PolnareffPendragon22 Valeu
Lembrou um pouco a técnica daquela espada longa de duas mãos.
Se eu morasse em Reb’s!!! Treinaria com vc !!!
Isso tb parece um treinamento para espadas de duas mãos, como zweihander e claymore
Aí professor, ficou muito bom o novo corte de cabelo
Concordo plenamente com você Marco: É necessário alguma destreza com arma de fogo, arte marcial de mãos livres e com arma branca para podermos nos defender! Parabéns pelo seu canal! Sou fã!
Excelente vídeo.
Excelente conteúdo, não conhecia esse assunto !!!
Paurabéns! Kkkk... Muito bom Marco!
Marcos tenho muita curiosidade sobre lutas de espadas européia, quando você PP uder faça um vídeo por favor? Parabéns por seu trabalho👏👏👏
Top!!!
Parabéns por trazer mais essa informação 👏🏻👏🏻👏🏻
Grato!
Melhor do que as do bastão chinês, que não há muita aplicação, mas esse daí é muito bom, a machete colombiana também é muito bom
Mais uma excelente vídeo que agrega muito conhecimento, e sem jujubice. Parabéns, Marco! Vou compartilhar com meu pai, que é umportuga ó pá 🙃
Show...
Muito obrigado, Mextre.
Cada vez melhor! Agora com dicas literárias! Parabéns!
Excelente vídeo!
Muito bom guerreiro, pode fazer um bastão desse em, tem uma madeira chamada Guatambu, é pau de dar em doido, se achar compra, geralmente é usada para cabo de enchada, marreta, machado e etc, também é usada no berimbau.
FORÇA
Se puder fazer um vídeo falando da utilização da navalha para defesa pessoal (antigamente) agradeço
Salve mextre! Faz um vídeo sobre as maças de guerra.
Que aula, agora referente ao equipamento oq tu acha melhor? Evidentemente que a filosofia se mantém " caiu na mão é arma" mas qual tipo de bastão seria legal? Tarugo de polipropileno?!
Obrigado Marcos por essa maravilhosa experiência de ver antepassados jogando pau. Vou até voltar para o grupo de lutas medievais e ver se alguém mais se interessa em treinar essa modalidade.
Mas um vídeo sensacional Marco!!! Parabéns,"ora pois! Agora estou mais bem informado opaa!!" Sem brincadeiras,cada vez melhor seu canal👍
Já conhecia o jogo do pau, mas seu vídeo me informou mais.
Marco, blz ?
Será que Viriato e os camponeses quando Portugal era Lusitânia, desceram os porretes no exército Romano, através dessa arte marcial?
Valeu!!!
MESTRE GOSTARIA DE UM VÍDEO SOBRE A LUTA HUKA HUKA DOS ÍNDIOS DO XINGU.
O pai de Aluísio de Azevedo era português. O que indica que o autor soubesse sobre a arte marcial por meio do pai. A descrição da luta entre o capoeirista e o português é muito precisa.
O jogo do pau foi incorporado a prática da capoeira e das maltas de capoeira pelos fadistas portugueses.
Aliás, se puder faça um vídeo sobre as maltas de capoeira no rio de janeiro.
Os canais Museu da capoeira oficial e Maltas de são bento tem muitos vídeos a respeito.
Mestre, quando sai o próximo vídeo da arte marcial gaúcha?
Aqui no Brasil ninguém fala do fato que os portugueses sempre foram grandes guerreiros pois foi uma nação que nasceu das cruzadas, foram os grandes heróis da reconquista ibérica e os primeiros grandes navegadores
Os primeiros grandes navegadores foram os fenícios depois os chineses depois os árabes e depois os portugueses
@@igorsilva8054 Mas nenhum deles conseguia navegar em mar aberto á excepção dos portugueses as caravelas eram as únicas nem os longboat vikings que estes andavam de ilha para ilha no mar do norte até o Canadá e, não durariam uma semana num Oceano daí os Chineses nem chegarem perto, para nem falar em tecnologias de navegação e armamento, os Chineses pediram aliança aos portugueses para atacarem piratas muçulmanos que pilhavam a rota da seda pelo mar e que seus barcos não lhes faziam frente e os portugueses com meia dúzia de carracas os arregaçou os Chineses ficaram tanto amigos que ofereceream Macau como porto comércio português por 500 anos esse contracto, e no Japão a cidade de Nagasaki foi fundada pelos portugueses e era um centro comercial do antigo império português colocando o Japão no mapa, o Sr. Hideoshi recebeu uma arma de fogo 200 anos mais avançadas que os demais países mais tarde os Espanhóis durante o reinado de Filipe II da Espanha ergueram uma frota de caravelas e naus nas Filipinas daí o nome, foram derrotados ao tentar atacar o japão 150 anos depois dos portugueses, e os japoneses não só conseguiram repelir como contra-atacar as filipinas marcando o início do império Japonês tudo isso com o comércio com os Portugueses com técnologia naval, bélica e de fortes bem mais avançadas que os demais Europeus pelo menos 150 anos de diferença.
@@igorsilva8054 Pois mas o mundo n começou com os fenícios, e antes deles já havia quem navegasse. A história é ciclica.
Os portugueses e os espanhóis só conseguiram seu avanço tecnológico e suas grandes navegações graças a mistura com os mouros, alias, os portugueses e espanhóis hoje são, de certa forma, mouros.
@@YUR1402Não, longe disso Portugal é lusitano,tal como o nome da arte marcial jogo do pau ou esgrima lusitana,mouros ou árabes eram os seus inimigos
Tem a dança tbm, no contato total português uma arte que saio do kung-do-te a arte que sou formado um tipo de kickboxing trazido para Brasil por Adriano de morais direto de Portugal
Arte de bastão!!! Gosto da lenda do "Sun Wukong", acomecei a aprender "bo staff" no final de 2019, por conta, no RUclips.
+1 video pra lista, obg meXtre.
Olá MeXtre! Teria como colocar o link do vídeo utilizado, por favor?
Assim q vi o título do vídeo lembrei do Cortiço. Não fica bem explicado lá o q é essa habilidade do português.
Eu sou descendente de portugueses , e temos uma tradição quase perdida na família ,
Chamamos de luta de "vara pau"
Mas eu acho que é um pouco história do vô , as armas seriam a "porra" um porrete parecido um bastão de kali meio quase que o tamanho do braço
o "cajado" parecido com o shillegam mais grosso e mais pesado ,
a " meia verga" altura do peito 140cm e da grossura de um cabo de vassoura .
"a verga" seria uma vara passando a cabeça 180 cm mais ou menose com uma das ponta mais grossa ou com mais peso
Se quiser eu mando fotos do que eu tenho aqui ainda do vô, eu sei só um pouco quem sabia muito era meu tio falecido dizia ele que era meio segredo de família a maioria dos meus tios não praticavam diziam que eram história do vó meu tio levava um pouco mais a serio ele não teve filhos mais era chegado aqui em casa era irmão da minha mãe quando morreu ficou algumas coisas por aqui ! !
kkkkkkkkkkkkk, porra ? é o produto que saí de jogar o pau 🤣😂
Bom treino para longsword.
Muita gente esgrime com tições acesos no interior. Deve ser um bom treino.
MeXtre, a gravidade inverteu teu cabo e barba 😱, brincadeiras a parte kkkk foi um excelente vídeo
Excelente. O maculêlê tem alguma influencia dessa arte marcial portuguesa, será ?. Alguns movimentos lembram mto
Por favor, eu suplico, assistam até o final kkk
Ola mexxxxtre graças ao seu video consegui compreender as expressões quebrar o pau (briga)
E levou uma camassada de pau (apanhou expressão muito usada no sul do país principalmente em S .Catarina
Muito desses movimentos no Jogo do pau se assemelham ao uso da Montante Ibérica.
Mextre trás mais vídeos do savate
Marcos fale do Pankration também.
tava esperando por esse video kkk
Opa eae já pensou em falar sobre o San tie kwan?
Já conhecia o Jogo do P. Lembra muito algumas técnicas de bastões chinesas, mas é melhor porque não treinam só katis, tem exercícios em dupla e sparring tbm.