E o Resto é História. Marinha Grande: uma revolta contra o Estado Novo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 авг 2024
  • Em 1934, poucos meses após o nascimento do Estado Novo, vários sindicatos portugueses tentaram organizar uma greve geral que parasse o país. Sem sucesso. A Revolta da Marinha Grande foi há 90 anos.
    O “E o Resto é História” é um programa da Rádio Observador, onde Rui Ramos e João Miguel Tavares pretendem tirar o pó à História, tornando-a aquilo que merece ser: fascinante, apaixonante, discutível e polémica.
    Se tiver dúvidas, pergunte: historia@observador.pt
    Veja mais programas em: • E o Resto é História
    Todos os episódios:
    observador.pt/...
    Siga-nos em:
    Instagram: / observador
    Facebook: / observadorontime
    Twitter: / observadorpt
    RUclips: / observadorpt
    Ou através do site: www.observador.pt

Комментарии • 18

  • @fernandocouto5318
    @fernandocouto5318 7 месяцев назад +8

    Estes programas são muito interessantes . O Rui Ramos para além de ser um bom historiador tem uma presença televisa didáctica dando a sua explanações de forma objectiva despertando a atenção. Um óptimo programa.

  • @salirenses
    @salirenses 6 месяцев назад +2

    Muito bom. Estes programas estão entre os melhores que tenho assistido.

  • @manuelramalho3402
    @manuelramalho3402 7 месяцев назад +2

    Mais uma excelente aula! Parabéns!

  • @paulosousa1972
    @paulosousa1972 Месяц назад

    Sigo todos os episódios desde o início. Continuem.
    Têm alguma lista de assuntos/temas/episódios históricos que remeta para o programa em que tenha sido tratado? Por vezes quero revisitar ou recomendar um episódio e é difícil e muito trabalhosos procurar um a um...
    Obrigado

  • @salirenses
    @salirenses Месяц назад +1

    Uma curiosidade a propósito de Fulgencio Batista, mencionado +/- ao minuto 26:50.
    Em 1959 dá-se a queda do Governo de Fulgêncio Batista, em Cuba.
    Tanto os Estados Unidos como os governos dos países latino-americanos, se vêem frente ao dilema de aceitar o exílio do ex presidente, com os consequentes riscos de agitação política nos seus territórios, ou recusar esse exílio e deitar por terra as suas tradições, com consequente chorrilho de críticas.
    Assim, o governo dos Estados Unidos e do Brasil, pedem a Portugal que acolha o ex presidente no seu território.
    Salazar acede se o pedido for apresentado por escrito pelos governos dos dois países. Sem demora, assim procedem esses governos e Fulgêncio é colocado discretamente na Madeira.
    Rápidamente a imprensa Brasileira e Norte Americana emitem duras notas apontadas ao governo português. Este estaria a proteger um ditador, participava num conluio de fascistas, etc..
    Chamados ás Necessidades os representantes dos dois países, é-lhes comunicado que terão que cessar imediatamente todas as críticas. Aqueles desculpam-se com a liberdade de imprensa nos seus países. As Necessidades informam então que, dentro do mesmo espírito serão divulgados os dois pedidos escritos dos seus governos.
    Misteriosamente, cessam imediatamente as críticas naquela imprensa.

  • @salirenses
    @salirenses Месяц назад

    Só uma nota a uma ideia apresentada ao minuto 6':27", em relação à eleição do presidente da República. Afirma-se que a constituição de 33 "mantém" a eleição deste órgão por eleição individual. Ora vejamos melhor a questão:
    A eleição de um chefe de estado por um colégio eleitoral restrito, era o último sistema adoptado na 1ª República. (Art⁰ 38 da constituição de 1911).
    Ou seja, precisamente o contrário. É a constituição de 33 que, apenas inicialmente é certo, estabelece a eleição do presidente da República, por sufrágio universal.
    Só para esclarecer 😉

  • @salirenses
    @salirenses 6 месяцев назад

    Na minha humilde opinião, o Estado Novo só começa a encarar o comunismo como a única ou pelo menos a maior oposição ao regime, muito mais tarde. Nos anos 30 a preocupação tinha mais que ver com o que se passava em Espanha e com a visão de Salazar do que seriam as consequências da instabilidade em Espanha que na sua opinião, (de resto profética), degeneraria num conflito europeu. A Inglaterra foi bem alertada para esse facto...

  • @salirenses
    @salirenses 6 месяцев назад

    Nos cadernos corporativos é interessante ler, logo no inicio do caderno n⁰ 1 a passagem que dá conta de que o PSP, (Partido Socialista Português), está em desacordo com o governo quanto à forma de associação corporativa dos trabalhadores; O governo entende que a adesão deve ser livre mas que as decisões tomadas pelas corporações, devem surtir efeito sobre todos os trabalhadores do sector profissional que a corporação representa, ao passo que o PSP entende que a adesão deveria ser obrigatória, ou seja, que todos o trabalhadores quer quisessem quer não, teriam que estar inscritos na corporação respectiva.

  • @joaocouto90
    @joaocouto90 7 месяцев назад

    A escumalha dos sindicatos já devia ter sido erradicada nessa altura

  • @lucymaria8273
    @lucymaria8273 7 месяцев назад

    Marinha ?????

  • @MCarvas1
    @MCarvas1 9 часов назад

    Se a democracia reside no povo e é do povo que o geverno recebe o poder de governar, onde nasce a dificuldade de um referendo? Já todos sabemos que a social democracia não passa de uma versão socialista disfarçada, assim como o socialismo ser avesso a largar o poder e o resultado é visível nos ultimos 49 anos, mas se esse apendice está previsto na constituição pois que seja efetuado dado que não deleguei poderes em ninguém que decida por mim responsabilidades que devem ser anuidas pelo todo. A não ser que já vingue a noção de Lenin, Marks ou outro qualquer imbecil que se serve do nome povo para que vingue a sua narrativa.

  • @ajrocha44
    @ajrocha44 4 месяца назад

    Tudo muito confuso! Fazer um sumário no início focando os nomes e designações que vão ser focados durante o “pod-cast” e só depois desenvolver o discurso. Neste momento estou cheio de nomes e de designações desconexas, não sabendo realmente qual a arrumação, no tempo,

    • @ajrocha44
      @ajrocha44 4 месяца назад

      Os intervenientes deviam falar mais devagar…

  • @ManuelSilva-kt2sg
    @ManuelSilva-kt2sg 7 месяцев назад

    Atenção não dêem atenção a estes gajos do RUclips. Não se deixem manipular 😢.

    • @salirenses
      @salirenses 6 месяцев назад +3

      Não convém educar o povo