Referendos: de voz do povo a voz do populismo? | Contra-Corrente em direto

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 29 окт 2024

Комментарии • 91

  • @Rafa-gp6lx
    @Rafa-gp6lx 2 месяца назад +19

    😂Referendo coloca em risco a democracia… Só mesmo comentadores comunas concordam com tal…

    • @CarlosBrandao53
      @CarlosBrandao53 2 месяца назад +2

      Referendo coloca em causa a democracia??? É exactamente o contrário!!

    • @Rafa-gp6lx
      @Rafa-gp6lx 2 месяца назад +1

      @@CarlosBrandao53exacto!

    • @Rafa-gp6lx
      @Rafa-gp6lx 2 месяца назад +1

      O comentador disse uma enorme idiotice

    • @CarlosBrandao53
      @CarlosBrandao53 2 месяца назад +1

      @@Rafa-gp6lx infelizmente eles estão por todo o lado, o Observador ainda é um órgão de comunicação social onde se obtém boa informação, mas é notório o esforço da extrema-esquerda e seus subservientes em contaminar a imparcialidade dos analistas, repórteres, analistas que se esforçam por se manter isentos e idóneos.

    • @carlosrolo9987
      @carlosrolo9987 2 месяца назад

      Que tal um referendo para ilegalizar o chega? Concorda? Ou aí já não dá jeito?
      Juizinho.

  • @acmaia1970
    @acmaia1970 2 месяца назад +23

    A vergonha de tudo isto é que aqueles que andam sempre com "as conquistas de abril" na boca, são os primeiros a manifestar-se contra um referendo sobre a imigração, parece que afinal essas conquistas não incluíam o povo ter uma palavra a dizer apesar de consagrada na constituição. Pessoalmente nem sou grande apologista dos referendos, não acho os portugueses com maturidade para perceberem a importância de uma consulta popular, uma boa parte deles nem sequer tem maturidade para viver em democracia, pelo contrario, vêm na democracia um bodo aos pobres muito comunista onde a unica função do estado é permitir-lhes uma vida sem grande esforço, sem grande risco e de preferência com um rendimento garantido, sem o trabalho necessario, ao que os politicos portugueses correspondem na perfeição independentemente da area politica que ocupam. À CS exigia-se não que fizessem coro com o poder politico mas que informassem por forma a que esse povo pudesse crescer democraticamente e perceber que uma "democracia" não é só direitos, também exige responsabilidade pelas escolhas que fazem e especialmente deveres, algo que tanto a CS como o poder politico, deixam sempre de fora, vendem aquilo que as pessoas querem ouvir, facilidades.

    • @m.silva8080
      @m.silva8080 2 месяца назад

      concordo em tudo, mas "se povo é que mais ordena" então porque não existiu um referendo em adesão à Comunidade Económica Europeia em 1985? Globalismo não existe desde agora, existe desde do inicio do século XX .

    • @joseaugusto9955
      @joseaugusto9955 2 месяца назад

      👀
      Qual a pergunta deve Ser feita há população num hipotético Referendo sobre a Imigração !...
      1° é preciso saber esclarecer as pessoas sobre aquilo que um Referendo pede,
      Há muitas pessoas a pensar que esse Referendo que André Ventura propõe é a de proibir ou não a entrada de Imigrantes em Portugal !...
      Muita gente está a pensar que é um SIM ou NÃO á entrada de Imigrantes
      Penso que os Referendos são necessários e devem ser feitos fazem parte das Democracias, as populações devem poder participar e terem a Oportunidade de escolher
      Estou de acordo consigo quando diz que existe uma Esquerda que se quer apropriar, e até se acham donos do 25 d'Abril e da Democracia em Portugal

    • @acmaia1970
      @acmaia1970 2 месяца назад

      ​@@m.silva8080 1985 ficou lá atrás... 🙂
      Mas o que seriamos nós hoje sem os milhões da UE? Uma Venezuela? Ou ainda pior?

    • @JoaoSilva-wc3cq
      @JoaoSilva-wc3cq 2 месяца назад +1

      Nao podem votar em referendos mas podem votar em partidos 😂

    • @m.silva8080
      @m.silva8080 2 месяца назад

      Exma @acmaia1970 , sim de facto eramos igual uma venezuela ou pior, porque em termos de recursos naturais em relação a esse país estamos muito a quem...
      A UE vai disfarçando a governação socialista após 1975 do nosso país, se não fosse o caso estávamos bem pior, isso tenho de concordar consigo se em caso fosse a mesma governação após o 25 abril até a data de hoje. E atrevo a dizer, se não estivéssemos na UE, há muito que sociedade portuguesa tinha acordado e não toleravam tanta corrupção e tráfico de influências no país.
      O problema dos partidos globalistas têm receio das sanções da UE. Temos exemplo da Hungria, estou farto ouvir "comentecos" e políticos a falarem demasiado sobre o assunto do referendo, mas não falam com maior clareza a todos os portugueses dizendo, que o nosso país não é mais soberano enquanto estamos na UE. (Enquanto a minha opinião, venderam Portugal em 1985 ás elites) acharam que na altura era um passo enorme e passado estes anos o que somos hoje? em 2002 a troca da nossa moeda para o euro foi a cereja do topo do bolo, perdemos também a soberania financeiro. Nem as nossas reservas de ouro das pouco 300 e tal toneladas guardado após o golpe estado 25 abril, poderá nos salvar se um dia Portugal atravessar uma crise até mesmo o fim da UE, e digo sempre isto, nada dura para sempre e vocês mais velhos sabem mais do que eu, temos grandes exemplos na história!
      ( curioso das 865 toneladas do estado novo, desapareceram 500 toneladas). "É o povo que mais ordena", como eu compreendo os de abril celebrarem essa frase! ou essa frase já se tornou um dito popular é só para os convém? o referendo é um chamado a todos os portugueses, afinal não é o " povo que mais ordena"? realmente a vossa demagogia não tem limites...
      Esquecem-se não é só receber dinheiro da UE, tem sempre contra partidas a cumprir.
      Falam da imigração CPLP, mas não é essa imigração que é preocupação desses mesmos globalistas!!!
      Falei demasiado neste pequeno comentário num video youtube, enquanto ouvimos as marionetas a falarem horas e horas com uma agenda politica e não acrescentaram nada para a sociedade portuguesa e não vai ouvir em nenhum lado ao que mencionei em relação aos partidos do centrão seguem agenda da UE, minto acrescentaram sim, ignorância e muita palha para os "burros" comerem!

  • @MrPfsantos
    @MrPfsantos 2 месяца назад +6

    Nem me apetece pronunciar sobre este fórum TSF, mas faço-o por dever de consciência. Gente com discursos redondos, politiqueiros, galhofeiros e inúteis, em vez de discutirem as questões importantes. O Ricardo das sondagens até consegue prever o futuro de que o 'não' à imigração venceria. Eu não teria tenta certeza. Com a propaganda da comunicação social e a proverbial inércia do eleitor português, isso não é de modo algum certo - lembro o primeiro referendo ao aborto em.que as sondagens davam o 'sim' como vencedor. Talvez o Ricardo das sondagens me possa dizer os número do totoloto😂. Mas se está convencido que o 'nao' à imigração venceria, então onde está o problema de aceitar a vontade da maioria? Ah. Deve ser pq agora são as minorias que mandam. Um dos participantes, iluminado, refere que a questão da imigração, comparada com outros países, não se coloca em Portugal. Este génio acha que o melhor é chegarmos à situação do UK, da França ou da Alemanha, para depois fazermos alguma coisa. Gente inútil e sem coluna vertebral e que é uma perda de tempo ouvir. É silly season mesmo. Deixo este excelente vídeo de Harris Sultan que, melhor do que eu, coloca as coisas na sua verdadeira perspectiva. No fim de verem, de analisarem os gráficos que contém, perguntem-se se é isto que querem para os vossos filhos, para as vossas netas. Por mim, rejeito isto em absoluto e não o aceito por dinheiro nenhum. O que estão a fazer é a destruir os países e a UE. Eu que sempre fui europeísta, caminho a passos largos para a rejeição deste projecto europeu, e não estou sozinho nessa deriva. Abram os olhos, o tempo já é pouco.
    ruclips.net/video/yPMy4kIcrT8/видео.htmlsi=fgHD8nbk2Y5M-2Da

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад +2

    Fazer política com guitarra é mais difícil. Uma interessante fórmula para o populismo "democrata" de Esquerda.

  • @monicalopes5371
    @monicalopes5371 2 месяца назад +2

    ouvi o Jorge Fernandes e descobri que a nossa tão amada e tão fantástica democracia moderna, progressista e representativa....não é ter vóz ou ter poder de decidir a vida comunitária, não! isso é perigoso e extremistas.
    afinal democracia representativa é APENAS delegar num politico profissional eleito em listas fechadas de escolhas partidárias.

  • @berna6900
    @berna6900 2 месяца назад +1

    Em democracia não é a voz do povo que interessa? eu pensava que era..

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Gratidão aos Jornalistas.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад +1

    A eutanásia tem algo de positivo como lei? Não basta a jurisprudência Lambert c Franca do Tedh? Os juristas sabem distinguir entre causas de justificação e de exculpacao? E o PS terá sido legítimo ao impor esta lei num quadro de governo demissionário?

  • @ri-jo
    @ri-jo 2 месяца назад +1

    Esqueceu o referendo de Timor. Deviam existir mais referendos. E mais eleições. Procuradoria e outros cargos deviam vir do voto.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад +1

    De todo o modo sei de experiência que o Poder te insulta para te calar. E quando continuas, exclui te quando não te mata. Azar. Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não. Contra este facto também ninguém vai andar a mentir pois não? Ou vai? Já se viu tudo.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад +1

    Cada foice em sua seara. A guitarra o que é da guitarra, a política o que é da política.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад +1

    Erro. O último reduto dos derrotados é a impotência como definido. Como todos se assumiram como vencedores, são vencedores. Por isso mesmo não vale a pena. Pobreza democrática? Olha quem fala...

  • @josepedrogomes4153
    @josepedrogomes4153 2 месяца назад +3

    É inaceitável o argumento de que as pessoas não estejam capacitadas para votar num referendo pelo facto de este ser muitas vezes exposto de forma populista, simplificando uma questão complexa numa resposta binária e influenciando a decisão dos eleitores. Estas mesmas circunstâncias, no entanto, aplicam-se também às eleições regulares. Ninguém é um conhecedor pleno dos programas políticos, as campanhas eleitorais são essencialmente propaganda, e as motivações para votar variam amplamente, desde o clubismo partidário até à estratégia de escolha, ou mesmo à abstenção. Por isso, não podemos tapar o sol com a peneira e usar esse argumento como justificação para evitar referendos. Principalmente porque os momentos de democracia directa quase que se restringem ao voto e o que se quer é maior participação, e porque esta arrogância de se achar o que seja daquilo que é melhor para o cidadão sem o consultar é a antítese daquilo que chamamos Democracia, participativa!

    • @carlosrolo9987
      @carlosrolo9987 2 месяца назад

      E que tal um referendo para ilegalizar o chega? Pode ser ou aí já é anti democrático?

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад +1

    Se o guitarrista quiser fazer política e o político ser guitarrista podem. Mas os géneros não devem ser confundidos no existencialismo fácil que empenha todos os militantes da Esquerda rasca a que o PSD também pertence.

  • @mariaceciliarodrigues4728
    @mariaceciliarodrigues4728 2 месяца назад +4

    Temos um país fantasiado de democrata , são os partidos que andam sempre a referir a democracia, mas depois recusam ouvir a voz do povo . Concordo plenamente com o referendo sobre a imigração

    • @carlosrolo9987
      @carlosrolo9987 2 месяца назад

      E que tal um referendo para ilegalizar o chega? Pode ser ou aí já é abti democrático?

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Saber se os responsáveis querem acabar com as Constituições era uma boa pergunta para um Referendo Europeu...

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад +1

    O problema é que a Democracia (?) representativa está esgotada. Pois é sempre o mesmo clube de representantes o que retira interesse a política em relação a bola, por exemplo.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад +1

    2 referendos na Dinamarca, Maastricht, 2 na Irlanda, 2 em França, Constituição europeia.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Gratidão ao Povo Livre Chileno. Aqui um guitarrista (nem todos são maus politicamente e democraticamente) tem valor de oráculo. Mas com uma guitarra é mais difícil.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад +1

    Nos dizemos que os ingleses se arrependeram por ser a narrativa dos intelectuais dos paises do Eixo Franco Alemão.

    • @cslc3980
      @cslc3980 Месяц назад +1

      Exatamente! Só que os ingleses não se arrependeram de terem votado brexit! Eles tomam o UK por Londres…mas o Reino Unido é muito mais que isso

  • @Rafa-gp6lx
    @Rafa-gp6lx 2 месяца назад +1

    Caríssimos, aprecio o contra-corrente. Mas está a faltar-vos conhecer a realidade que o povo comum está a viver. E gostem ou não claramente apenas um partido está a ver isso e por isso vai continuar a crescer mais que o esperado por quem vive nos palácios de marfim.
    Vivi os últimos anos na margem sul e tenho a dizer-vos que Portugal está a tornar-se terceiro mundo em muitas regiões.

  • @ruivitorino1975
    @ruivitorino1975 2 месяца назад

    Seja pelo referendo ou em conversações entre partidos para mim é bem claro que tem de haver algum control na emigração e já agora no turismo também. Na emigração foram todos atrás do que António Costa falou e fez que até a UE aplicou sanções a Portugal. Onde está a consequência para António Costa...? Nada, ainda foi promovido... E no turismo, ouçam as pessoas, entre lojistas e moradores que são bastante afetedos no seu dia a dia... Tudo tem um peso e uma medida e este copo já transbordou.

  • @Janika-xj2bv
    @Janika-xj2bv 2 месяца назад

    Não estou a referir-me a ninguém em particular mas penso que a maioria das pessoas usa o termo "referendo" para "referendo" e "plebiscito". Já agora exijo um referendo à independência das Ilhas Selvagens. Soberania às Cagarras, já !

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    O Tratado de Lisboa escamoteou qualquer proposta ou debate que se pudesse fazer. E a Europa, como sempre, passou a incontestável, o que não é como se vê hoje.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Lamento mas houve um referendo sobre a Regionalização por 94-95 e Cavaco sendo PM opunha se. Só o Alentejo votou positivo. As demais regiões não.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    O socialista Almeida Santos (Barão de) queria com simpatia uma Federação portuguesa...

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Abstenho me de fazer número para um Referendo, abstenho me no Referendo como no voto e abstenho me do exercício de funções politicas. Alguém vai chamar a isto pobreza democrática? Os que te forçam a votar neles? Alguém está a brincar com coisas muito sérias há já muitas décadas.

  • @CarlosBrandao53
    @CarlosBrandao53 2 месяца назад +1

    Os referendos deviam ser ferramentas de ajuda para políticos honestos poderem decidir de acordo com a vontade do povo, isso é simples democracia, o povo vota em pessoas para decidir por elas, mas na maior parte das vezes somos enganados por esses políticos que se revelam corruptos, demagogos, hipócritas e prepotentes, um referendo sobre imigração não faz sentido para mim, a legislação têm dexser cumprida e criar novas leis para proteger o povo baseadas na nossa experiência e também na experiência de outros países, temos de deixar de conotar qualquer iniciativa com extrema-esquerda, extrema-direita, racismo, xenofobia, populismo e outras dialécticas, problemas existem e afectam as populações de forma diferente.

  • @acmaia1970
    @acmaia1970 2 месяца назад +2

    Ricardo Ferreira Reis.... podiam ter encomendado um comentário mais estúpido??? A conversa do não votam porque preferem ir à praia parece colher, não, as pessoas não vão votar porque não se sentem representadas pelos partidos/candidatos, e então o odiozinho ao CH é sempre bem vindo aqui pelo pessoal do observador. Vejam lá se as pessoas não estavam motivadas para correr com o PS do governo, a abstenção até desceu 10%... Portanto depende das motivações, nada garante que num referendo sobre um assunto que mexe tanto com a vida das pessoas não as atraísse às urnas, agora há outra questão que passa mais uma vez pela falta de confiança que se tem no políticos, achamos que eles vão cumprir com aquilo que se decidisse num referendo? É que se calhar é como as petições, o pessoal assina e os politicos ignoram as que não lhes convém, quantas petições de centenas de milhares de votos já foram ignoradas? Olha, era um bom tema para um contra-corrente. O que fazem os politicos com as opiniões expressas nas petições que assinamos na internet?

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад +3

    Um Estado que, de mãos dadas com a Europa vigia um indivíduo para o resto da vida e faz negócio de o castigar e coagir nem sequer é um Estado de Direito. Quer queiram quer não, existia muito mais respeito pelos indivíduos no tempo do Doutor Salazar. Que eu tenha saudades nenhumas. Que eu desafio este Regime Político e a sua In Justiça e a Europa com as suas forças do Eixo, desafio. Expressa e assumidamente. Quando passarão a respeitar e a deixar de coagir?

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Também acredito que os ingleses não se arrependeram do Brexit. Magna Charta libertatis 1215. É questão de cultura que os continentais não têm com a sua história recente. Fascistas...

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Contrariamente ao Salazarismo a abstenção não pode ser considerada apoio na ideia de que coactus tamen voluit. O Tedh demonstrou que Coactus non voluit tamen. E por isso seria abusivo considerar a abstenção como aceitação do resultado.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Mas obviamente somos Impotentes. Portanto como não podemos nada, também não votamos. O que é que isto mudaria? Sinceramente? Nada. Somos coagidos.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Para Portugal a imigração pode ser um tema de grande interesse independentemente de se concordar ou não com o Dr A. Ventura. Eu por mim sou mais pro imigração e já expliquei as minhas razões. Uma inteligentsia de regime que aceita a mortandade no Mediterrâneo e o ilícito Frontex deve ser Inteligente (Salazar) mas não se refresca nunca. Que tal irmos todos a banhos de mar? É na rentree que o Mar é melhor. Ai que maçada aquelas aulas da Faculdade no final de Setembro lá para Outubro...

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Nas altas cupulas do poder institucional e politico, bem como militar (como uma fasquia particular do poder institucional) são sempre os mesmos, os atores da novela. Biba Vola.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Errei portanto sobre o Ref 98 (regionalização). Lembro me do debate aceso. Mas era Guterres o PM e não Costa por favor.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    O Brexit não é reversível.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    A regionalização é um tema caro a Europa pois a regionalização é a dissolução do Estado. Assim os Alentejanos queriam sair de Portugal para se reunirem a Andaluzia. Teriam razão no seu interesse a luz da falência institucional que é a portuguesa. Mas isto acabaria com Portugal o que corresponde e correspondeu sempre a vontade expressa da Comissão Europeia e dos Estados do Eixo Franco Alemão que se renderam entretanto com assustadora facilidade a Mc Kinsey Black Rock como o Bloco Central português uma vez que Centeno já teve de se defender sobre a informação que lhes passou em materia economica e monetária e que o Turismo e o Imobiliário são neste Governo aconselhados por Mc Kinsey. Verificai na internet. Eventualmente o Estado ainda é a única forma capaz de assegurar os direitos formais de igualdade razoavelmente acomodaveis, os direitos civis de Justiça e a imparcialidade necessária a assegurar a liberdade política de votar uma coisa de que indivíduos ligados a política se assenhorearam. Contra factos... Não vale a pena mentir não é assim?

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Seja perdoado ou não, uma vez que desafio o Regime a respeitar e a cumprir a lei e a igualdade democratica, mas 1. É verdade que o Reino Unido era um contribuinte líquido para a UE como o são Portugal e Espanha, agravado Portugal pelo Euro,
    2. O Brexit pode ter sido excelente no tocante as liberdades políticas. Pode dizer se que os Britânicos estavam cansados do ambiente de coacção franco alemão e da permanente coação ideológica associada a um sofrimento efectivo exercida pelas AP nacionais e europeia sobre o cidadão. Quem aceita ser insultado por decadas? Será a alternativa o suicídio como já foi dito?

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    A resposta ao sismo foi uma facilidade pois não houve nada a fazer. Portanto foi tudo fazer medições. Oxalá as tenham feito.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Queixem se mas o TC é muito melhor que o Conselho da Revolução. Já sei que me vão chamar nomes. E eu impotente não deixo de pensar assim.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    A CRP76 está muito bem construída.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Estou me a sentir cada vez mais jovem. Biba Jbentude.

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Recompartilhai.

  • @joseaugusto9955
    @joseaugusto9955 2 месяца назад

    👀
    Um país tão pequeno como Portugal e continuam a falar em
    Regionalização !...
    Descentralização SIM
    Regionalização NÃO

  • @Paulomarrecas
    @Paulomarrecas 2 месяца назад

    Gratidão aos Jornalistas.