Do ponto de vista sexual, não somos monogâmicos, porque ao longo da vida temos vários parceiros ( só não alguns por razões religiosas ) Mas diferente de muitas espécies nós criamos relacionamentos emocionais oque é raro no mundo animal. Então desse ponto de vista, sexo e relacionamento, falando do sentido de se auto vincular com alguém são coisas diferentes. E falando sobre relações emocionais, somos muito complexos, temos uma variedade de sentimentos diferentes que implicam que o relacionamento exista, não somente o sexo.
@@Piiovezzann As vezes até razões religiosas podem incentivar a poligamia (dependendo da crença) mas isso é verdade. Os seres humanos parecem serem os únicos seres que conseguem terem relações mais profundas com seus parceiros do que os demais animais.
Pra quem manja de inglês eu recomendo as aulas do Dr. Robert Sapolsky no curso de Comportamento Humano em Stanford. Tem varios vídeos disponíveis no RUclips e ele explica direitinho o comportamento sexual de espécies proximas a nossa, classificando entre "espécies de competição" (tournament species) e "espécies de união de pares" (pair-bounding species). É extremamente esclarecedor sobre o nosso proprio comportamento, embora sejam aulas meio antigas, então não sei se estão muito desatualizadas com relação as atualizações científicas.
Com levantamentos feitos por pesquisas, foi visto que antes da invasão dos portugueses, os indígenas que aqui viviam não construíam relações monogâmicas, era algo mais comunal, e quando alguma mulher colocava um indígenazinho no mundo, o cuidado era de responsabilidade de toda a tribo. Adivinhem quem chegou com a ideia de monogamia?
@@jhonathansilva9437 Amigo, fim do capitalismo não é nem de longe o fim do trabalho. No comunismo você ainda teria que trabalhar para se sustentar, todo mundo teria.
O Dr. Robert Sapolsky de Stanford nas suas aulas de neurobiologia disponíveis aqui no RUclips já fala que do ponto de vista neurobiologico a humanidade tem várias características que nos colocam no meio do caminho entre espécies formadoras de par e espécies de torneio
Tenho uma relação aberta há 10 anos já. Não tem certo ou errado, apenas o que te faz feliz. Monogamia dá certo pra uns, e errado pra outros. Mesma coisa com a não monogamia. O importante é ser feliz! EDIT: Algumas pessoas comentaram "Aberto só para mulheres?" e a resposta é não. Não julgo quem "só pega mulheres" ou "só pega homens", mas não é o caso.
Eu só acho que quem é adepto a poligamia tem sorte de ser atraente, pq pra mim já é difícil achar uma pessoa, quem diria se eu fosse atrás de mais de uma, parabéns praticantes da poligamia, vcs são os bixões mesmo, obg por nos mostrarem isso
Acredite em si, camarada. É muito difícil se sentir atraente nesse mundo, mas acredite que você pode encontrar pessoas que questionam as preferências herdadas e te achem atraente como ser humano, e não como um objeto com status que magnificam seu valor aos olhos da sociedade
Acho que a questão da poligamia é muito individual. Eu ja tive relacionamentos longos nos quais eu sentia vontade de ficar com outras pessoas muuuito raramente. Mas por estar em um relacionamento monogâmico, eu nunca fiquei com ninguém fora dele. Poligamia não é uma busca incessante por vários parceiros, no meu entender. Acredito que seja algo como: tenho meu relacionamento estável, e caso surja vontade ou química com outra pessoa, aconteceria algo pontual ali. Mas não acredito que seja nada engessado, cada pessoa tem sua forma de viver.
Não vejo problema nenhum em respeitar as decisões que cada um toma para si para viver sua própria vida, os seres humanos são extremamente complexos e cada um vê o mundo de uma forma e tem compreensão diferente de um mesmo assunto! Se o cara quer ser poligamico que converse com sua esposa e seja ,se o cara quer ser monogâmico converse com sua esposa e seja também, o mais importante é que cada um tenha a liberdade de viver sua vida como melhor lhe parece!
Comentando apenas para esclarecer, o contrário de monogamia é não-monogamia, não poligamia. Poligamia é apenas uma outra versão de relacionamentos exclusivos. Monogamia: relacionamento exclusivo entre duas pessoas. Poligamia: relacionamento exclusivo entre vários parceiros. Um trio, dois casais, uma situação de harém masculino ou feminino, tanto faz, mas é exclusividade informada entre todos os participantes da relação de vários parceiros. Não-monogamia: relacionamento livre de exclusividade. Se os parceiros veem ou não outras pessoas não é "controlado" ou "acordado" entre eles como não é controlado ou acordado quantos amigos a outra tem e quando sai com eles, e que tipo de relações tem. Não-monogamia é como ter um acordo de que cada um é livre para viver o que bem entender, nenhuma parte tem "o direito" de regular a outra, não há essa necessidade ou preocupação.
@@dsoul1305 contínuo com a mesma opinião, deixa que cada siga sua vida como achar melhor,ninguém merece além de todos os problemas que a vida naturalmente já tem pra cada um ,ainda ter que dar satisfação de suas escolhas e desejos sexuais para outros que não ajudam a pagar uma conta sequer !
@@italojunior9201 não falei nada sobre sua posição, apenas esclarecendo que estava usando outra palavra para descrever o conceito. Não fiz argumentos sobre sua opinião.
monogamia nao é escolha entendam isso. eu escolho ser monogamico nao existe isso, a pessoa é ou nao é, se ela nao for e escolher trilhar este caminho , elas cairam e traira mais cedo ou mais tarde, ou seja é uma estado de "espirito" assim como ser gay , ou hetero, nao se escolho, você simplesmente é.
Eles só sobrevivem pois vivem em uma região isolada sem muita disputa por território e recurso. Se essa situação se invertesse, eles seriam extintos. O dimorfismo sexual dos chimpanzés gera violência, mas também torna eles mais aptos a sobreviver em ambientes competitivos
Não tem numero amostral de diferentes espécies de hominídeos (próximos aos homo-sapiens-sapiens) o suficiente para validar qualquer ponto de vista. Foi isso que eu entendi
Sobre "pavão", eu entendo que pode ter a ver com nós sermos bípedes. Questão de posição de acasalamento, diferença de altura, etc. Pq como mulher, te asseguro, tem um limite de número de bolinhas na cauda do pavão que deixa de ser "uau" e vira "uou"
O negocio é o seguinte: As especies nao "pulam cerca" porque sao safados, é questao do instinto passar sua variabilidade genetica pra frente. Assim como as femeas procuram os melhores parceiros para que seus descendentes sejam fortes, hábeis e tal. A diferença é que o ser humano nao é dotado apenas de instinto, é dotado tbm de consciência. Ai cada um age ate onde sua honestidade chega.
Interessante eles citarem Engels… Pena que não tem como provar. Tem outra hipótese, mais simples: O ser humano é um dos poucos animais que sente orgasmo. À medida que a civilização progrediu, a gente desenvolveu a capacidade de criar tribos cada vez maiores. Com isso, DSTs se transmitiam mais rápido. As culturas que desenvolveram monogamia conseguiram se espalhar mais rápido que as outras, e com menos doenças. E note que isso não é necessariamente “melhor” de um ponto de vista ético. É só a hipótese de que sociedades patriarcais e monogâmicas provavelmente conseguiram crescer mais rápido, ter mais indivíduos, ter cidades maiores.
a monogamia aumenta as taxas de crianças que serão mais cuidadas pelos pais e por isso tem mais chances de chegar a vida adulta com isso diminuindo a mortalidade infantil e aumentando a quantidade de pessoas com sucesso de sobrevivência naquele grupo é uma forma mais eficaz de aumentar a sobrevivência dos filhos e aumento de uma população.
@@lorrainesilva3489 discordo desse ponto. Crianças criadas em tribos são cuidadas por toda a vila. Já vi mais de um relato afirmando que o cuidado é muito maior em tribos que em cidades. E a questão determinante nem é a monogamia vs poligamia. O determinante parece ser a vida em tribo vs a vida urbana. A mortalidade infantil caiu por causa do progresso tecnológico, não vejo motivo para ter caído devido à monogamia. Mas seu argumento talvez possa ser verificado empiricamente, olhando a taxa de mortalidade infantil em comunidades poligâmicas e monogâmicas com indicadores sociais similares.
Monogamia é uma questão de controle de bens. Quem controla a maior parte dos bens controla a população e vice-versa. Por isso a igreja católica não permitia os padres terem esposas e gostavam muito quando famílias ricas indicavam um filho para a igreja, pois ao morrer os bens deles iriam por herança para a igreja. Por isso também algumas civilizações até tinham poligamia ou relações abertas, mas sempre em favor do homem e os bastardos não eram reconhecidos. Para não espalhar a riqueza que os homens obtinham. As leis do Egito por exemplo condenavam o adultério exclusivamente feminino. As tribos não tinham posse de terra e bens. Eles pertencem à terra e possuem itens que não tem extremo valor, ou por ser de acesso comum à todos na tribo ou de fácil fabricação. Os bens estavam disponíveis facilmente a todos. A partir da sedentarização, o controle da terra é controle da sobrevivência e posteriormente da riqueza que controla a sociedade, acesso à comida. Animais domesticados passou a ser o segundo bem a ser transferido. As construções de arquitetura, móveis, ferramentas, e outros bens entram na conta posteriormente. A cultura do modo de vida civilizado com o conceito de posse é que dita a obrigação de relações exclusivas na espécie humana. Não tem muito segredo.
Mas será que a nossa faceta social que moldou a monogamia não pode ser considerada uma determinação biológica? Já que o nosso cérebro que permitiu esse nível de abstração para a criação de uma sociedade complexa?
Poisé, as vezes inclusive a crença eu vejo como o instinto só que gerado pelo cérebro pense que a religião ajudou a organizar várias sociedades, inclusive os homens da caverna que criavam mitos e monstros, sempre foi do nosso feito gerenciar coisas com base no místico e tiveram muitas obras que foram feitas graças a ela. Me soa muito como o instinto que uma formiga teria pra fazer um formigueiro também, mas de uma forma mais complexa o que faria sentido pro nosso cérebro. E teria sido util a nossa sobrevivência até este ponto que já estamos organizados os suficiente pra ter ateus e tals só vivendo por ai (e talvez no futuro finalmente termos um respeito a religião do outro)
Isso vai depender do seu ponto de vista. Podemos ver a sociedade como uma coisa à parte da biologia ou como apenas mais uma faceta do nosso comportamento
o negócio é que depende da sociedade e da cultura, eles no vídeo dão o exemplo dos povos originários espalhados pelo mundo. Dentro da nossa cultura isso faz sentido, mas não são todas as sociedades que são assim. Então temos sociedades inteiras no mundo que não monogâmicas.
A ideia de monogamia pode ser vista como uma forma de restringir as pulsões sexuais para uma única parceria, evitando conflitos e ser socialmente aceito. Já a não monogamia é uma expressão mais direta das pulsões sexuais humanas (inatas), sem a necessidade de repressão. Valeu Freud rs
Comentando apenas para esclarecer, o contrário de monogamia é não-monogamia, não poligamia. Poligamia é apenas uma outra versão de relacionamentos exclusivos. Monogamia: relacionamento exclusivo entre duas pessoas. Poligamia: relacionamento exclusivo entre vários parceiros. Um trio, dois casais, uma situação de harém masculino ou feminino, tanto faz, mas é exclusividade informada entre todos os participantes da relação de vários parceiros. Não-monogamia: relacionamento livre de exclusividade. Se os parceiros veem ou não outras pessoas não é "controlado" ou "acordado" entre eles como não é controlado ou acordado quantos amigos a outra tem e quando sai com eles, e que tipo de relações tem. Não-monogamia é como ter um acordo de que cada um é livre para viver o que bem entender, nenhuma parte tem "o direito" de regular a outra, não há essa necessidade ou preocupação.
Bactérias são assexuadas, mas as formas de variação genética que elas desenvolveram garantem suas sobrevivências em determinadas condições. Enfim, simplesmente o tipo de ser mais foda que temos.
na verdade existiam povos originários que não eram monogâmicos, eles viviam em comunidade e as crianças que nasciam eram cuidadas por toda a comunidade, não existia isso de "meu filho", "seu filho", porque não existia necessidade de passar herança ou algo do tipo adiante, porque tanto os filhos quantos os recursos eram da comunidade. Então dá sim pra viver tranquilamente em uma sociedade poligâmica
Comentando apenas para esclarecer, o contrário de monogamia é não-monogamia, não poligamia. Poligamia é apenas uma outra versão de relacionamentos exclusivos. Monogamia: relacionamento exclusivo entre duas pessoas. Poligamia: relacionamento exclusivo entre vários parceiros. Um trio, dois casais, uma situação de harém masculino ou feminino, tanto faz, mas é exclusividade informada entre todos os participantes da relação de vários parceiros. Não-monogamia: relacionamento livre de exclusividade. Se os parceiros veem ou não outras pessoas não é "controlado" ou "acordado" entre eles como não é controlado ou acordado quantos amigos a outra tem e quando sai com eles, e que tipo de relações tem. Não-monogamia é como ter um acordo de que cada um é livre para viver o que bem entender, nenhuma parte tem "o direito" de regular a outra, não há essa necessidade ou preocupação.
Ser monogâmico é ser cono já q rola traição escondido. Agora ser poligamico vc pode pegar quem vc quiser e sua mina vai entender de boa pq ela tbm pode pegar quem quiser. São tratos.
@@Isaa602 não é todo casal que trai, mas sim, muitos do que se dizem monogâmico trai pra krl, e isso é ainda pior pq ele dá confiança pra pessoa e depois trai ela, já poligamia não tem isso sabe
A monogâmia é tanto uma construção social que vemos exemplos dela desde a Europa e Ásia, até em culturas Africanas e indígenas de várias partes do mundo.
O problema é que na poligamia so os macho alfa e os homens ricos teriam direito a ter mulheres, pois qual mulher iria querer ficar com um pobre sendo que ela pode ser esposa de um rico
Acredito que (baseado no livro sapiens, de harari), assim como existiram diversas evoluções no decorrer da vida do ser humano, junta com a evolução cognitiva surgiu a ideia do relacionamento monogâmico, onde sendo pragmáticamente a melhor forma de uma sociedade se manter (Sucessões de costumes, bens, saúde).
Se fosse a melhor forma não ia estar se desfazendo. Complexificação leva ao declínio. Temos cérebros tribais, não tem como fazer dar certo uma civilização.
@@krafa_exemplos, por favor? Só n cite o livro da Gerda Lerner, pq aí eu vou ser obrigado a rir. Aquela mulher acreditava que n existiram tribos matriarcais haha
Cauê é ridículo nmrl kkkkkkkkkkkk paga de doido de mais vei, muito bom. KKKKKKKKKKKK racho a cara e as vezes ele é muito aquela pessoa q te dá vergonha alheia pelas coisas q fala KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Mas se for usar a lógica da usabilidade do recurso, reprodução assexual tem um motivo na evolução, qual a usabilidade da filosofia na perspectiva evolucionista? Porque a gente desenvolveu linguagem e além de comunicar a gente reflete?
O ser humano não é regido por um destino biológico ou cultural por completo, é uma tensão entre essas duas esferas: o primeiro se manifesta como paixões e o outro é interiorizado do meio social como autocontrole. O padrão antropológico de relacionamentos da humanidade é a Monogamia em Série, ou seja, as pessoas tem vários(as) parceiros(as) ao longo da vida, mas ficam com um de cada vez. Independente disso, as pessoas podem escolher, mudar de visão ao longo da vida, e desde que esteja em comum acordo de ambas as partes, todas as formas de amor é válida.
Raciocínio falaciosissimo o seu. As sociedades que protagonizaram a 1a e a 2a guerras mundiais, entre tantas outras, matando centenas de milhões, tbm são as mais produtivas, por acaso devemos fazer guerra agora??
Nunca acreditei em amor pra vida inteira e monogamia, é óbvio que isso é antinatural mas, mesmo assim, jamais aceitaria viver num relacionamento aberto
Eu dizia a mesma coisa até me apaixonar por uma mulher não monogâmica. Como, por respeito a todos os indivíduos, não queria mudá-la, acabei me acostumando. Fiquei com ela por 2 anos e acabei tendo uma relação bem mais saudável do que qualquer relação fechada que tive anteriormente. Antes, na monogamia, só havia ciúme e apropriação dos dois lados. Agora, eu tenho duas namoradas, ambas se dão muito bem e cada uma tem suas histórias com outras pessoas, apesar de termos uma certa proximidade maior que as demais que surgem e acabamos ficando. Não limitamos nossos desejos e sentimentos por outras pessoas. Mantemos tudo bem organizado, sendo responsáveis com nossa saúde a fim de evitar IST e somos honestos com todos que nos desejam. Vai acontecer contigo? Não necessariamente. Porém, te garanto que dizer "jamais" para algo é uma afirmação que só pode sustentar agora. O seu você do futuro por discordar fortemente.
@@carlosdbicea não monogamia é com 2 duas mulheres, e se elas fossem colocar um cara no meio, será que vc aceitaria essa não monogamia onde vc não é o único homem?
@@douglaslima4829 sim. Elas não são minha propriedade e também se relacionam com outros amigos nossos. Se por acaso se apaixonarem por outro homem, não vejo mal algum. Entendo a razão da sua pergunta devido à imagem que o homem tem por fantasiar uma vida com duas mulheres. Entretanto, minha primeira namorada já tinha laços mais fortes com outros homens além de mim. Homens esses que gosto muito.
O título apesar de "verdadeiro" é tendencioso. Pirulla e Emilio não estão falando q monogamia não é natural, mas sim q ela surgiu por benefício social dos "primeiros humanos". Mais tarde isso é reforçado pela igreja e monarquia, mas surge antes. Falar sobre o q é ou não natural é complicado e as vezes nem faz sentido. Mesmo que uma mudança não seja genética mas sim social ela ainda pode ser natural. Esse papo de abandonar monogamia não entra na ciência e nem Pirulla nem Emilio estão falando isso. Na verdade, como disse, eles chegam a citar q a monogamia teria surgido bem antes de existir igreja, monarquia, catolicismo ou capitalismo, por trazer benefícios aos indivíduos. O fato da criança humana, diferente de quase todas as outras espécieis, demorar quase 2 décadas pra chegar a fase adulta contribue para q naturalmente quando pais e mães ficam juntos durante esse tempo cuidando de um filhote, ele tenha muito mais chances de chegar nessa fase adulta, procriar e manter a espécie viva. Se vocês querem comer todo mundo podem fazê-lo, mas querer chamar quem quer casar de capitalista e defensor do partriacado é brincadeira. Lutem pelo direito de poder fazer isso, mas querer chamar monogamia de não natural e de coisa de gente possessiva só faz vocês parecerem patéticos.
Natural ou não, assim como eles disseram: existiam comunidades que não tinham a monogamia como padrão e viviam muito bem, justamente porque o cuidado dos "filhotes" era de responsabilidade de todos. Então não necessariamente era preciso existir um casal monogâmico para cuidar de uma criança e ela sobreviver, contanto que a comunidade cuidasse.
Esse negócio de quase duas décadas pra chegar na fase adulta também é mera convenção sociocultural, meu caro. Huahsua. Geralmente entre os 11 e os 14 já atingimos a maturidade sexual e mesmo antes disso já somos capazes de nos virar em diversos aspectos. Com duas décadas os nossos ancestrais já tavam é morrendo haushau. Infância, adolescência, fase adulta, velhice... são convenções que variam de acordo com o tempo e o lugar.
Eu sou um bastardo, eu sou um snow, eu sou o alpha, meus filhos serão omegas? O grupo soʻ é coeso através de mim nunca traí, mas tenho mais chifre q um cervo
Parentes desconhecidos não parece ser um problema que a espécie tenha tido muito dado o fato de que antes viviam em tribos, todos se conheciam e já existia noção de mãe, pai, filho, irmãos, e em civilização isso meio que continuou.
@@gatitotomandoagua1314 no geral as pessoas tem traços parecidos com os pais e mesmo em espécies mono há 20 a 305 de puladas de cerca. Além do mais há pesquisas que mostram que os seres humanos sentem mais atração por quem é biologicamente diferente deles. Temos feromônios e mecanismos biológicos automáticos que identificam essas coisas.
@@dsoul1305 claro, por isso tem tanto caso de incesto na nossa sociedade, até quando as pessoas sabem quem sao seus primos/as e inclusivo irmãos/as. Nas outras especies eu nao sei como funciona, mais no caso do ser humano, esses feromônios nao estão funcionando então kk As pesquisas mostram que os seres humanos sentem mais atração por quem é igual biologicamente, e nao diferente, por isso pessoas negras preferem pessoas negras e pessoas brancas preferem pessoas brancas, asiáticos x asiáticos, etc. claro falando de forma geral, sempre tem exceção
@@carlosxfx7177, não dá pra colocar o ser humano como um ser "natural". O nosso comportamento é influenciado por diversos outros fatores que não a "natureza". Nossa vida é bio, psico, social e culturalmente atravessada. A sexualidade e os arranjos afetivos também são interseccionados por esses diversos vetores. Por isso, sim, é um equívoco convocar biólogos, porque comparar arara ou tartaruga com ser humano é uma barbaridade teórica.
@@transfeminismojuridico Mas eles se ateram a falar somente sobre o aspecto natural. Você está certa em dizer que o ser humano é muito mais complexo. Apenas acho que vc está procurando pelo em ovos. Já que o aspecto natural influi demais em nossas vidas. Um dos aspectos, se não o aspecto mais importante, pra se discutir relações sociais.
“Quase” não existe na natureza, logo, existe. Não é uma invenção humana. Mas é lógico que, enquanto seres racionais, conseguimos mensurar a viabilidade disso.
Ele fala como se nas comunidades ancestrais as pessoas sabiam que o sexo gerava filhos. Haviam várias teorias sobre como as mulheres engravidavam, como entrar em um certo lago, fase da lua, etc.
@@sisifa.cansada eu não kkkk :( já tive a fase de pegar geral nas agora tenho preguiça e queria alguém pra vida toda kkkkk já curti o que tinha que curtir e experimentar
@@Isaa602então viveu , cansar eh um ponto o outro é que quando estava em plena energia vc foi da putaria , acho q o problema eh só ser hipócrita mesmo , se vive assim eh so não criticar ou fingir que acha errado ( não estou dizendo q eh o seu caso ).
@@Vidalivressa mas eu não crítico não.. eu acho normal e natural mesmo o ser humano é curioso. Mas agora tô de boa mesmo mas quem tá nessa fase nesse momento e se não quiser sair dela tbm tá td bem
@@Isaa602 sim sim Não é o seu caso mas tem gente que vive ou viveu e dps vive numa hipocrisia da porra . Sinceramente cada um q faça o q quiser , eu sou da putaria mas nem acho tão saudável mentalmente , tem q ter a cabeça boa pra ser e vejo que tem gente q faz e fica num arrependimento querendo viver duas vidas ou tentando fingir ser o que não é pra sociedade . Desacredito que sejamos poligamos ou monogâmicos, acho q somos é livres mesmo pra escolher e temos q lidar com as consequências de nossas escolhas sendo maduros . Se basear em outras espécies pra definir a nossa é complicado pq acabamos fazendo essa comparação pra tentar justificar algo , sendo que somos uma espécie diferente ( não melhor) que as outras .
tá, mas como eu faço pra conhecer e me relacionar com uma diferentinha não mono desses naipe e que aceite me dividir apenas com As amiguinhAs dela? eu não ligo se ela der pra outros longe de mim se ela for bem danadinha comigo também. also, pra não falar que não tenho nada a oferecer, sou artista então podemos negociar algo
Interessante o vídeo, mas não é só a monogamia que é uma construção social, praticamente tudo o que fazemos é uma construção social, que depende de uma época e de uma cultura específica.
Tem muito de cultura sim, mas não é cultural se sentir mal e desenvolver problemas em um ambiente confinado e sob opressão. A gente é muito mais animal do que se deixa perceber e quando uma cultura desenvolve um modo de vida problemático, isso pode levar a um beco evolutivo. Em outras palavras, à extinção desse modo de vida.
@@dsoul1305 Essa pressão da sociedade é a própria cultura e o modo de lidar com as pressões sociais que aprendemos, nós também aprendemos com a nossa cultura. Agente é muito mais humano do que parece. Essa sua forma de pensar você aprendeu com sua sociedade.
@@jeronimoleal4700 Não, amigo, se sentir péssimo sozinho é biológico, não é cultural. A cultura pode ajudar a mascarar, sobrevida, mas você não pode sobrepujar a biologia. Ninguém deixa de sentir tesão por que a cultura reprova, reprime. É só redirecionado para alguma outra coisa.
@@dsoul1305 Não jovem, todas as nossas experiências possíveis só existem a partir de um horizonte previamente constituído por uma determinada cultura, de um espaço e época específicos. Inclusive o tesão e formado culturalmente, o que nos excita ou não é construído socialmente. Poucos séculos atrás, as gordinhas eram pintadas nuas em quadros famosos representando o máximo do erotismo daquela época. Hoje o que é desejável mudou e com certeza no futuro o padrão mudará, independente da biologia. Não somos seres determinados biologicamente.
@@jeronimoleal4700 Atração sexual por um tipo de corpo não é vontade de exercer sexualidade. O que nos excita pode ter um forte componente cultural, mas sentir excitação não pode ser totalmente coordenado pela cultura. Ainda somos seres que tem na genética o impulso de exercer a sexualidade no geral. Vontade de conversar, necessidade de respirar não é cultura. Um bebê que não é tocado morre. Encostar em algo peludo ativa felicidade no cérebro. Não é cultural a maior parte de quem somos. Podemos virar vegetarianos, mas não vamos deixar de precisar de B12 por acreditar em carma. Por isso existem tantas culturas diferentes, mas o ser humano em si é até bastante previsível. Não tem como reescrever nossa biologia de primata que vivia em tribos. Não temos cérebro para processar a distância da terra à lua, esse tipo de escala é apenas abstrata e como abstração, não nos faz lidar com isso com consequências reais. Da mesma forma pensar que o planeta está liquefazendo no calor porque resolvemos produzir em escala massiva industrial. Não entendemos o que é uma cidade como São Paulo que se estende para ligar com outras cidades numa massa infinita de concreto e pessoas. Se entendêssemos, as pessoas não viveriam lá.
Todo homem é essencialmente poligamico, mas fica quieto dentro do acordo. Mas joga carne pra ver se nao "come". Pode ser o mais santinho de todos, jogou carne fio, o leao aparece. Fato.
Dá para fazer um link com a agricultura. Tem a monocultura, cultura de somente um produto agrícola, sem variedade, sem pluralidade, padronizado, porém tem a policultura, algo diversificado, com variedade, onde existe o cultivo de vários produtos agrícolas no mesmo terreno, ao mesmo tempo. Eu particularmente acho melhor essa pluralidade 😁
Sim, tem gente pra tudo. Tem gente que gosta de monogamia, tem gente que gosta de poligamia, tem gente que gosta de monogamia de segunda a sexta e poligamia sábado e domingo também KKKKK@@jefgir1097
Um dos motivos do ser humano ter se tornado civilizado e ter sua expectativa de vida muito aumentada foi em decorrência da monogamia, há sim uma grande quantidade de espécies que mantem parceiros por longuíssimos períodos de tempo, isso evita tanto transmissão de doença como diminui o custo de procurar parceiros em todo período fértil. Algumas espécies de animais chegam a morrer de tanto recurso gasto para passar seus genes adiantes. Então, não, não vem com papo de que monogamia é algo do ser humano, é algo natural sim, obviamente há vários "dependes", depende do individuo, depende do lugar e assim por diante, mas ter um parceiro pela vida é natural sim.
Volta nos 0 segundos e assiste o vídeo de novo. Monogamia é raríssimo na natureza e muito provavelmente ela não surgiu no início da espécie humana. Ninguém falou pra você deixar de ser monogâmico, só foi esclarecido que o argumento de ser natural é inválido.
@@franciscodefaria não, não é raríssimo, o ser humano sequer sabe a totalidade da diversidade biológica no mundo, sequer sabe o comportamento típico de determinada espécie. E adivinha, no que o ser humano conhece, há muuitas espécies que mantém um comportamento monogâmico, obviamente nenhum animal faz ritos religiosos de casamento ou de juras de amor um pelo outro, mas ao seu jeito, a sua maneira, eles mantém relações monogâmicas.
@@paulovenera quando vc é acadêmico, vc aprende a questionar seus pares, nenhum pesquisador é conhecedor de todas as áreas existentes, o Pirula por exemplo é paleontológo. Aves tem um comportamento extremamente monogâmico, é raro em peixes e anfíbios é verdade, e nos mamíferos tem uma porcentagem consideravel de monogamia, porém como disse no comentario anterior, o ser humano não conhece a totalidade da natureza. Comportamento social não deixa de ser uma estratégia evolutiva, se determinado grupo se comporta de forma X, é pq evolutivamente tiveram vantagem sobre outros indivíduos que não tinham esse comportamento. O ser humano é a mesma coisa, obviamente depende da cultura, mas manter um parceiro pela vida não só contribuiu para que o ser humano pudesse delegar funções aos seus pares (e aqui não tô nem afirmando que é casal hétero), manter a saúde sexual, e criar sua microcomunidade familiar. Sim, monogamia é natural, não sou eu que estou dizendo, são evidências.
eu não gostava de biologia na escola pq eu fiquei repetente na matéria por três anos não entendia nada se tivesse explicado assim teria ficado mais fácil pra mim kkkkk toda vez que lembro das palavras briófitas, pteridófitos eu gelo
Então você queria dois professores em sala de aula conversando em vez de dar a matéria? Não teria a mínima chance de você aceitar que as aulas fossem assim. Depois, na prova, se você fosse mal, ia correndo reclamar que os professores não deram a matéria, só conversaram.
Os caras se doendo nos comentários por mulheres hipotéticas de caras hipotéticos em relacionamentos hipotéticos q eles não vão comer😂😂😂😂😂 Amigos? Não são fãs da não monogamia? Não sejam não monogâmicos, pronto. Povo viaja demais.
Parece q toda pessoa enjoa de transar com a outra algum nomento da vida.. tipo quando vc se casa o sexo e atracao diminui e vc comeca a olhar outras pessoas com olhares sexuais .
Aos 11:20 eles falam do cara que sai pra trabalhar e trai a mulher, e também da mulher que o marido sai pra trabalhar e ela trai ele, mas usando pinguins como exemplo 😂
É óbvio que não é natural. É socialmente construído. Somos seres sociais e criamos, construímos formas de convivência que são convenientes. A monogamia é conveniente para alguns e para outros não
O negócio é ser honesto com vc e com o outro se monogamia da certo pra vc ou não, o que falta é honestidade
Exato.
papo
Exatamente isso
desonestidade é falar que o capitalismo criou a monogania, ja existiu monogamia em diversas civilizaçoes
@@Vitor-pt3jk a base do capitalismo é o conceito de posse. da civilização também. o capitalismo é só a complexificação da civilização.
A sutileza da edição: “As fêmeas descobriram o sino dourado” > aprece na tela: “ativa o sininho” hahahahahahaha
O livro do F. Engels fala exatamente sobre isso. A monogamia surgiu a para garantir a sucessão patriarcal da propriedade privada.
O Milho é parça dos comuna, falou com convicção. Hehe
Beleza cara, mas não vou dividir minha mulher não kkk
@@zaze1533então foge desses indetitarios! Foque no stalinismo
Isso aí!
@@zaze1533Problema não é você querer e sim ela querer, pq se ela quiser vc nao fica nem sabendo kkkk
Do ponto de vista sexual, não somos monogâmicos, porque ao longo da vida temos vários parceiros ( só não alguns por razões religiosas ) Mas diferente de muitas espécies nós criamos relacionamentos emocionais oque é raro no mundo animal. Então desse ponto de vista, sexo e relacionamento, falando do sentido de se auto vincular com alguém são coisas diferentes. E falando sobre relações emocionais, somos muito complexos, temos uma variedade de sentimentos diferentes que implicam que o relacionamento exista, não somente o sexo.
Siiim as emocoes nos tornam humanos e as conexoes emocionais sao interessantes
So sexo nao tem graca
Acho que ha uma confusao na cabeca deles 😮😂
@@Piiovezzann As vezes até razões religiosas podem incentivar a poligamia (dependendo da crença) mas isso é verdade. Os seres humanos parecem serem os únicos seres que conseguem terem relações mais profundas com seus parceiros do que os demais animais.
Pra quem manja de inglês eu recomendo as aulas do Dr. Robert Sapolsky no curso de Comportamento Humano em Stanford. Tem varios vídeos disponíveis no RUclips e ele explica direitinho o comportamento sexual de espécies proximas a nossa, classificando entre "espécies de competição" (tournament species) e "espécies de união de pares" (pair-bounding species).
É extremamente esclarecedor sobre o nosso proprio comportamento, embora sejam aulas meio antigas, então não sei se estão muito desatualizadas com relação as atualizações científicas.
Com levantamentos feitos por pesquisas, foi visto que antes da invasão dos portugueses, os indígenas que aqui viviam não construíam relações monogâmicas, era algo mais comunal, e quando alguma mulher colocava um indígenazinho no mundo, o cuidado era de responsabilidade de toda a tribo.
Adivinhem quem chegou com a ideia de monogamia?
É só vc conversar com a sua esposa/namorada e partir pra poligamia amigo, boa sorte kkkk
Não tem problema, gente. Eu sou não monogâmico 😁
@@gioapratto libera o instagram da gata pra nós então amigo, estamos no aguardo 😁🙌
@@gioapratto os caras são burros demais, slk
@mrroobtQuem decide nao é ele e sim a esposa mano que ideia que vc tem que vc é dono da mulher kkk
Cara de debate de alto nível. Obg Cauê. Que prazer assistir esses vídeos deles dois.
A filosofia por trás da suruba, q alto nível kkkkkkKKKK
@@ericcartman8921 mano, se a unica coisa que vc tirou do diálogo foi isso, vá fazer um curso de interpretação e análise
@@rp_fefo huuu o surubeiro se irritou kkkk, vcs sao makkakoos, deviam estar em jaulas ...
@@ericcartman8921 para de ser lesado mlk, eu sou mono, esquisito do krl
A gente é o unico animal que paga pra viver e nem por isso eu vejo meio doido pelado na rua comendo as fruta da arvore
Mas tem uma galera que tenta romper essa logica do capital, chamam-se comunistas.
@@jhonathansilva9437 Amigo, fim do capitalismo não é nem de longe o fim do trabalho. No comunismo você ainda teria que trabalhar para se sustentar, todo mundo teria.
@@gustavoprimotrentini4552Só que o trabalho n seria alienado, nem para o enriquecimento de poucos, e sim em prol de toda a humanidade
@@doctorinternet8695 a humanidade não é unida o suficiente para isso
@@Iori20 isso significa que nunca será?
O Dr. Robert Sapolsky de Stanford nas suas aulas de neurobiologia disponíveis aqui no RUclips já fala que do ponto de vista neurobiologico a humanidade tem várias características que nos colocam no meio do caminho entre espécies formadoras de par e espécies de torneio
Tenho uma relação aberta há 10 anos já. Não tem certo ou errado, apenas o que te faz feliz. Monogamia dá certo pra uns, e errado pra outros. Mesma coisa com a não monogamia. O importante é ser feliz!
EDIT: Algumas pessoas comentaram "Aberto só para mulheres?" e a resposta é não. Não julgo quem "só pega mulheres" ou "só pega homens", mas não é o caso.
Corno KKKkKKKKjJ
Vc e o verdadeiro comunista👍🏻
Aberto só pra outras mulheres? Kkkkkkk
O cara é corno conformado e admiti na net kkkkkkkk
@@aryssobralgeralmente é assim, os caras falam de relação aberta, mas só é permitido se entrar outra mulher kkkk vsf
Eu amei conhecer o Emílio 🥰 Não conhecia... já vou seguir ele! Valeu DLShow
Emilio é ótimo! Bla bla logia é um canal q merece mais valor!!
poligamia e igual sociedade, quanto mais eu conheço menos eu quero participar
Então vive sozinho isolado numa caverna
@@Jess-DuarteZz não valeu
Todo corte que eu vejo desse dia esse cara fala e o Pirula corrige 😅
Eu só acho que quem é adepto a poligamia tem sorte de ser atraente, pq pra mim já é difícil achar uma pessoa, quem diria se eu fosse atrás de mais de uma, parabéns praticantes da poligamia, vcs são os bixões mesmo, obg por nos mostrarem isso
Acredite em si, camarada. É muito difícil se sentir atraente nesse mundo, mas acredite que você pode encontrar pessoas que questionam as preferências herdadas e te achem atraente como ser humano, e não como um objeto com status que magnificam seu valor aos olhos da sociedade
Sermos atraentes ou não está só na nossa cabeça, sou prova viva disso, quando comecei a me achar maravilhosa tudo mudou
Acho que a questão da poligamia é muito individual. Eu ja tive relacionamentos longos nos quais eu sentia vontade de ficar com outras pessoas muuuito raramente. Mas por estar em um relacionamento monogâmico, eu nunca fiquei com ninguém fora dele. Poligamia não é uma busca incessante por vários parceiros, no meu entender. Acredito que seja algo como: tenho meu relacionamento estável, e caso surja vontade ou química com outra pessoa, aconteceria algo pontual ali. Mas não acredito que seja nada engessado, cada pessoa tem sua forma de viver.
Kkkk poisé
@@Italoqo1mas a atração é só com base em status (e bisual, é claro)
Não vejo problema nenhum em respeitar as decisões que cada um toma para si para viver sua própria vida, os seres humanos são extremamente complexos e cada um vê o mundo de uma forma e tem compreensão diferente de um mesmo assunto! Se o cara quer ser poligamico que converse com sua esposa e seja ,se o cara quer ser monogâmico converse com sua esposa e seja também, o mais importante é que cada um tenha a liberdade de viver sua vida como melhor lhe parece!
Comentando apenas para esclarecer, o contrário de monogamia é não-monogamia, não poligamia. Poligamia é apenas uma outra versão de relacionamentos exclusivos.
Monogamia: relacionamento exclusivo entre duas pessoas.
Poligamia: relacionamento exclusivo entre vários parceiros. Um trio, dois casais, uma situação de harém masculino ou feminino, tanto faz, mas é exclusividade informada entre todos os participantes da relação de vários parceiros.
Não-monogamia: relacionamento livre de exclusividade. Se os parceiros veem ou não outras pessoas não é "controlado" ou "acordado" entre eles como não é controlado ou acordado quantos amigos a outra tem e quando sai com eles, e que tipo de relações tem.
Não-monogamia é como ter um acordo de que cada um é livre para viver o que bem entender, nenhuma parte tem "o direito" de regular a outra, não há essa necessidade ou preocupação.
@@dsoul1305 contínuo com a mesma opinião, deixa que cada siga sua vida como achar melhor,ninguém merece além de todos os problemas que a vida naturalmente já tem pra cada um ,ainda ter que dar satisfação de suas escolhas e desejos sexuais para outros que não ajudam a pagar uma conta sequer !
@@italojunior9201 não falei nada sobre sua posição, apenas esclarecendo que estava usando outra palavra para descrever o conceito. Não fiz argumentos sobre sua opinião.
monogamia nao é escolha entendam isso. eu escolho ser monogamico nao existe isso, a pessoa é ou nao é, se ela nao for e escolher trilhar este caminho , elas cairam e traira mais cedo ou mais tarde, ou seja é uma estado de "espirito" assim como ser gay , ou hetero, nao se escolho, você simplesmente é.
o cara cantando ring my bell me quebrou KAHAHDKAKAKAJA
Bonobos são primatas exemplos melhores que chimpanzés. Seus vídeo são incríveis.
Eles só sobrevivem pois vivem em uma região isolada sem muita disputa por território e recurso. Se essa situação se invertesse, eles seriam extintos. O dimorfismo sexual dos chimpanzés gera violência, mas também torna eles mais aptos a sobreviver em ambientes competitivos
E daí?
Nesses tipos de animals também existe estrupo e infanticídio
Não tem numero amostral de diferentes espécies de hominídeos (próximos aos homo-sapiens-sapiens) o suficiente para validar qualquer ponto de vista. Foi isso que eu entendi
Sobre "pavão", eu entendo que pode ter a ver com nós sermos bípedes. Questão de posição de acasalamento, diferença de altura, etc. Pq como mulher, te asseguro, tem um limite de número de bolinhas na cauda do pavão que deixa de ser "uau" e vira "uou"
Mas quando estamos apaixonados não teríamos interesse num relacionamento monogâmico?
O negocio é o seguinte: As especies nao "pulam cerca" porque sao safados, é questao do instinto passar sua variabilidade genetica pra frente.
Assim como as femeas procuram os melhores parceiros para que seus descendentes sejam fortes, hábeis e tal.
A diferença é que o ser humano nao é dotado apenas de instinto, é dotado tbm de consciência. Ai cada um age ate onde sua honestidade chega.
Interessante eles citarem Engels… Pena que não tem como provar.
Tem outra hipótese, mais simples:
O ser humano é um dos poucos animais que sente orgasmo.
À medida que a civilização progrediu, a gente desenvolveu a capacidade de criar tribos cada vez maiores.
Com isso, DSTs se transmitiam mais rápido.
As culturas que desenvolveram monogamia conseguiram se espalhar mais rápido que as outras, e com menos doenças.
E note que isso não é necessariamente “melhor” de um ponto de vista ético. É só a hipótese de que sociedades patriarcais e monogâmicas provavelmente conseguiram crescer mais rápido, ter mais indivíduos, ter cidades maiores.
a monogamia aumenta as taxas de crianças que serão mais cuidadas pelos pais e por isso tem mais chances de chegar a vida adulta com isso diminuindo a mortalidade infantil e aumentando a quantidade de pessoas com sucesso de sobrevivência naquele grupo é uma forma mais eficaz de aumentar a sobrevivência dos filhos e aumento de uma população.
@@lorrainesilva3489 discordo desse ponto.
Crianças criadas em tribos são cuidadas por toda a vila.
Já vi mais de um relato afirmando que o cuidado é muito maior em tribos que em cidades.
E a questão determinante nem é a monogamia vs poligamia. O determinante parece ser a vida em tribo vs a vida urbana.
A mortalidade infantil caiu por causa do progresso tecnológico, não vejo motivo para ter caído devido à monogamia.
Mas seu argumento talvez possa ser verificado empiricamente, olhando a taxa de mortalidade infantil em comunidades poligâmicas e monogâmicas com indicadores sociais similares.
Monogamia é uma questão de controle de bens. Quem controla a maior parte dos bens controla a população e vice-versa. Por isso a igreja católica não permitia os padres terem esposas e gostavam muito quando famílias ricas indicavam um filho para a igreja, pois ao morrer os bens deles iriam por herança para a igreja.
Por isso também algumas civilizações até tinham poligamia ou relações abertas, mas sempre em favor do homem e os bastardos não eram reconhecidos. Para não espalhar a riqueza que os homens obtinham.
As leis do Egito por exemplo condenavam o adultério exclusivamente feminino.
As tribos não tinham posse de terra e bens. Eles pertencem à terra e possuem itens que não tem extremo valor, ou por ser de acesso comum à todos na tribo ou de fácil fabricação. Os bens estavam disponíveis facilmente a todos.
A partir da sedentarização, o controle da terra é controle da sobrevivência e posteriormente da riqueza que controla a sociedade, acesso à comida. Animais domesticados passou a ser o segundo bem a ser transferido. As construções de arquitetura, móveis, ferramentas, e outros bens entram na conta posteriormente.
A cultura do modo de vida civilizado com o conceito de posse é que dita a obrigação de relações exclusivas na espécie humana. Não tem muito segredo.
Mas será que a nossa faceta social que moldou a monogamia não pode ser considerada uma determinação biológica? Já que o nosso cérebro que permitiu esse nível de abstração para a criação de uma sociedade complexa?
Poisé, as vezes inclusive a crença eu vejo como o instinto só que gerado pelo cérebro pense que a religião ajudou a organizar várias sociedades, inclusive os homens da caverna que criavam mitos e monstros, sempre foi do nosso feito gerenciar coisas com base no místico e tiveram muitas obras que foram feitas graças a ela.
Me soa muito como o instinto que uma formiga teria pra fazer um formigueiro também, mas de uma forma mais complexa o que faria sentido pro nosso cérebro.
E teria sido util a nossa sobrevivência até este ponto que já estamos organizados os suficiente pra ter ateus e tals só vivendo por ai (e talvez no futuro finalmente termos um respeito a religião do outro)
sim!
Isso vai depender do seu ponto de vista. Podemos ver a sociedade como uma coisa à parte da biologia ou como apenas mais uma faceta do nosso comportamento
É sim uma determinação biológico, papo desses mongolóides que querem colocar não-monogamicos como seres evoluídos
o negócio é que depende da sociedade e da cultura, eles no vídeo dão o exemplo dos povos originários espalhados pelo mundo. Dentro da nossa cultura isso faz sentido, mas não são todas as sociedades que são assim. Então temos sociedades inteiras no mundo que não monogâmicas.
A ideia de monogamia pode ser vista como uma forma de restringir as pulsões sexuais para uma única parceria, evitando conflitos e ser socialmente aceito. Já a não monogamia é uma expressão mais direta das pulsões sexuais humanas (inatas), sem a necessidade de repressão. Valeu Freud rs
Mas e a não monogamia afetiva?
Comentando apenas para esclarecer, o contrário de monogamia é não-monogamia, não poligamia. Poligamia é apenas uma outra versão de relacionamentos exclusivos.
Monogamia: relacionamento exclusivo entre duas pessoas.
Poligamia: relacionamento exclusivo entre vários parceiros. Um trio, dois casais, uma situação de harém masculino ou feminino, tanto faz, mas é exclusividade informada entre todos os participantes da relação de vários parceiros.
Não-monogamia: relacionamento livre de exclusividade. Se os parceiros veem ou não outras pessoas não é "controlado" ou "acordado" entre eles como não é controlado ou acordado quantos amigos a outra tem e quando sai com eles, e que tipo de relações tem.
Não-monogamia é como ter um acordo de que cada um é livre para viver o que bem entender, nenhuma parte tem "o direito" de regular a outra, não há essa necessidade ou preocupação.
rsrsrsrsrs das tretas sobre bactérias e mosquitos à monogamia
Primeira vez que vejo duplo sentido nesse Bulba tocando o sino.
Bactérias são assexuadas, mas as formas de variação genética que elas desenvolveram garantem suas sobrevivências em determinadas condições. Enfim, simplesmente o tipo de ser mais foda que temos.
Simmmmmmmmm
As vezes eu me questiono se o ser humano não pudesse ser assim também...
A paixão e uma maior necessidade de cuidado parental são evidências de pelo menos uma monogamia serial.
Acredito que se monogamia não fosse tão natural iria causar um problema ainda mais grave social referente aos filhos.
na verdade existiam povos originários que não eram monogâmicos, eles viviam em comunidade e as crianças que nasciam eram cuidadas por toda a comunidade, não existia isso de "meu filho", "seu filho", porque não existia necessidade de passar herança ou algo do tipo adiante, porque tanto os filhos quantos os recursos eram da comunidade. Então dá sim pra viver tranquilamente em uma sociedade poligâmica
Comentando apenas para esclarecer, o contrário de monogamia é não-monogamia, não poligamia. Poligamia é apenas uma outra versão de relacionamentos exclusivos.
Monogamia: relacionamento exclusivo entre duas pessoas.
Poligamia: relacionamento exclusivo entre vários parceiros. Um trio, dois casais, uma situação de harém masculino ou feminino, tanto faz, mas é exclusividade informada entre todos os participantes da relação de vários parceiros.
Não-monogamia: relacionamento livre de exclusividade. Se os parceiros veem ou não outras pessoas não é "controlado" ou "acordado" entre eles como não é controlado ou acordado quantos amigos a outra tem e quando sai com eles, e que tipo de relações tem.
Não-monogamia é como ter um acordo de que cada um é livre para viver o que bem entender, nenhuma parte tem "o direito" de regular a outra, não há essa necessidade ou preocupação.
@@dsoul1305 verdade, não vi que tinha comentado "poligamia" ali, foi mal. Mas sim, a definição é essa mesma.
Fala isso pra uma mãe solo, como é criar um filho nos dias de hoje. Uma criança precisa de no minimo uma familia organizada para crescer bem.
Msol
Marxistas querem destruir a família alheia
Essa galerinha esquerdomacho e feministo, vive no mundo mágico de oz
Esquerdomacho é tudo de bom. Homem de direita nem homem é pra mim@@Dazantiga_Gamer
@@emilyf.schiklgruber4703 ainda bem, tá livrando muitos homens.
Essa de todo mundo pegando todo mundo, já é meio assim nessa juventude de hoje.
Excelente corte
Os cara aceita ser corno e expõe com orgulho na net kkkkkkkkk
Ser monogâmico é ser cono já q rola traição escondido. Agora ser poligamico vc pode pegar quem vc quiser e sua mina vai entender de boa pq ela tbm pode pegar quem quiser. São tratos.
@@Isaa602 não é todo casal que trai, mas sim, muitos do que se dizem monogâmico trai pra krl, e isso é ainda pior pq ele dá confiança pra pessoa e depois trai ela, já poligamia não tem isso sabe
não sei como vai ser corno sem namorada, burrão
Deixa de ser burro
Pra eles não existe isso tbm, já que são poligamicos
Esse Cauê não dá, rachei pra caralho
A monogâmia é tanto uma construção social que vemos exemplos dela desde a Europa e Ásia, até em culturas Africanas e indígenas de várias partes do mundo.
Fantástico programa.
O problema é que na poligamia so os macho alfa e os homens ricos teriam direito a ter mulheres, pois qual mulher iria querer ficar com um pobre sendo que ela pode ser esposa de um rico
Acredito que (baseado no livro sapiens, de harari), assim como existiram diversas evoluções no decorrer da vida do ser humano, junta com a evolução cognitiva surgiu a ideia do relacionamento monogâmico, onde sendo pragmáticamente a melhor forma de uma sociedade se manter (Sucessões de costumes, bens, saúde).
Sapiens é péssimo pra se basear e o Harari então, complicado... Melhor procurar outros autores mais sérios, na área que você quiser se informar.
Se fosse a melhor forma não ia estar se desfazendo. Complexificação leva ao declínio. Temos cérebros tribais, não tem como fazer dar certo uma civilização.
@@krafa_exemplos, por favor? Só n cite o livro da Gerda Lerner, pq aí eu vou ser obrigado a rir. Aquela mulher acreditava que n existiram tribos matriarcais haha
@@Giko1910 ???
"carai, vibrou legal"
Cauê entende bem disso, visto que foi largado pela mulher dele! 😂
Cauê é ridículo nmrl kkkkkkkkkkkk paga de doido de mais vei, muito bom. KKKKKKKKKKKK racho a cara e as vezes ele é muito aquela pessoa q te dá vergonha alheia pelas coisas q fala KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
nunca imaginei que o pirulla tinha perna
Mas se for usar a lógica da usabilidade do recurso, reprodução assexual tem um motivo na evolução, qual a usabilidade da filosofia na perspectiva evolucionista? Porque a gente desenvolveu linguagem e além de comunicar a gente reflete?
95% dos defensores da não-monogamia choram se forem traídos
Uai, mas se eles sao defensores da nao-monogamia q nem voce ta falando, pq eles seriam traidos se nao vao estar em uma relaçao monogamica?
@@terrorzoka a maioria deles estão em relações monogâmicas, vc entendeu bem
O ser humano não é regido por um destino biológico ou cultural por completo, é uma tensão entre essas duas esferas: o primeiro se manifesta como paixões e o outro é interiorizado do meio social como autocontrole. O padrão antropológico de relacionamentos da humanidade é a Monogamia em Série, ou seja, as pessoas tem vários(as) parceiros(as) ao longo da vida, mas ficam com um de cada vez. Independente disso, as pessoas podem escolher, mudar de visão ao longo da vida, e desde que esteja em comum acordo de ambas as partes, todas as formas de amor é válida.
Tem referências?
Eu amei essa conversa . Ciência e zuera
O reino animal é foda demais
o problema e que as sociedades monogamicas se provaram ser mais produtivas, ai que entra o embate natureza vs performace humana complicado
Só vantagem para as mulheres né kkkkk
@@angeloelcio1576 hoje em dia sim pq como sempre a humanidade nao sabe achar o equilibrio, mas faz alguns seculos que a vantagem era masculina
Raciocínio falaciosissimo o seu. As sociedades que protagonizaram a 1a e a 2a guerras mundiais, entre tantas outras, matando centenas de milhões, tbm são as mais produtivas, por acaso devemos fazer guerra agora??
É aquele funk do Mr. Catra vai começar a PUTARIAAAAAAA!
14:06 Só agora, aos 32 anos, descobri o significado da música do Charlie Brown Jr. kkkkk
Nunca acreditei em amor pra vida inteira e monogamia, é óbvio que isso é antinatural mas, mesmo assim, jamais aceitaria viver num relacionamento aberto
Eu dizia a mesma coisa até me apaixonar por uma mulher não monogâmica. Como, por respeito a todos os indivíduos, não queria mudá-la, acabei me acostumando. Fiquei com ela por 2 anos e acabei tendo uma relação bem mais saudável do que qualquer relação fechada que tive anteriormente. Antes, na monogamia, só havia ciúme e apropriação dos dois lados. Agora, eu tenho duas namoradas, ambas se dão muito bem e cada uma tem suas histórias com outras pessoas, apesar de termos uma certa proximidade maior que as demais que surgem e acabamos ficando. Não limitamos nossos desejos e sentimentos por outras pessoas. Mantemos tudo bem organizado, sendo responsáveis com nossa saúde a fim de evitar IST e somos honestos com todos que nos desejam. Vai acontecer contigo? Não necessariamente. Porém, te garanto que dizer "jamais" para algo é uma afirmação que só pode sustentar agora. O seu você do futuro por discordar fortemente.
@@carlosdbice degeneração
@@claudineidemedeiros3690 hahaha
@@carlosdbicea não monogamia é com 2 duas mulheres, e se elas fossem colocar um cara no meio, será que vc aceitaria essa não monogamia onde vc não é o único homem?
@@douglaslima4829 sim. Elas não são minha propriedade e também se relacionam com outros amigos nossos. Se por acaso se apaixonarem por outro homem, não vejo mal algum. Entendo a razão da sua pergunta devido à imagem que o homem tem por fantasiar uma vida com duas mulheres. Entretanto, minha primeira namorada já tinha laços mais fortes com outros homens além de mim. Homens esses que gosto muito.
Eu não sou monogâmico, porém não gosto de ficar só, então troco não trair pra mim ficar com uma pessoa.
25:00 pirulla me representando❤
As interrupções para fazer "graça", as vezes, incomodam bastante.
O título apesar de "verdadeiro" é tendencioso. Pirulla e Emilio não estão falando q monogamia não é natural, mas sim q ela surgiu por benefício social dos "primeiros humanos". Mais tarde isso é reforçado pela igreja e monarquia, mas surge antes. Falar sobre o q é ou não natural é complicado e as vezes nem faz sentido. Mesmo que uma mudança não seja genética mas sim social ela ainda pode ser natural.
Esse papo de abandonar monogamia não entra na ciência e nem Pirulla nem Emilio estão falando isso.
Na verdade, como disse, eles chegam a citar q a monogamia teria surgido bem antes de existir igreja, monarquia, catolicismo ou capitalismo, por trazer benefícios aos indivíduos. O fato da criança humana, diferente de quase todas as outras espécieis, demorar quase 2 décadas pra chegar a fase adulta contribue para q naturalmente quando pais e mães ficam juntos durante esse tempo cuidando de um filhote, ele tenha muito mais chances de chegar nessa fase adulta, procriar e manter a espécie viva.
Se vocês querem comer todo mundo podem fazê-lo, mas querer chamar quem quer casar de capitalista e defensor do partriacado é brincadeira.
Lutem pelo direito de poder fazer isso, mas querer chamar monogamia de não natural e de coisa de gente possessiva só faz vocês parecerem patéticos.
Na cara não kkkkkk
Corte seco , mas claro que isso impossível
Natural ou não, assim como eles disseram: existiam comunidades que não tinham a monogamia como padrão e viviam muito bem, justamente porque o cuidado dos "filhotes" era de responsabilidade de todos. Então não necessariamente era preciso existir um casal monogâmico para cuidar de uma criança e ela sobreviver, contanto que a comunidade cuidasse.
desonestidade é falar que o capitalismo criou a monogania, ja existiu monogamia em diversas civilizaçoes
Esse negócio de quase duas décadas pra chegar na fase adulta também é mera convenção sociocultural, meu caro. Huahsua. Geralmente entre os 11 e os 14 já atingimos a maturidade sexual e mesmo antes disso já somos capazes de nos virar em diversos aspectos. Com duas décadas os nossos ancestrais já tavam é morrendo haushau. Infância, adolescência, fase adulta, velhice... são convenções que variam de acordo com o tempo e o lugar.
NO MUNDO ANIMAL TEM UNS BICHO INTERESSANTE...
Manda DM e Zap me pegou demais! hauhaiuahiauhaiauhaiua
Eu sou um bastardo, eu sou um snow, eu sou o alpha, meus filhos serão omegas? O grupo soʻ é coeso através de mim nunca traí, mas tenho mais chifre q um cervo
Primeiro que monogamia é uma questão cultural, então biólogos sensatos são os que ficam calados pois sabem que isso não diz respeito à área deles.
Errado, a biologia é ampla. Existe a psicologia evolutiva que estuda esse tipo de assunto.
Resumindo quantas especies tem consciência?
O problema e que nossa especie sem monogamia pode praticar muito facilmente incesto, nao temos um sistema para identificar parentes desconhecidos
Isso quer dizer nada, existe gente q prática monogamia e é relacionamento por incesto. No interior o que mais rola é casamento entre primos.
Parentes desconhecidos não parece ser um problema que a espécie tenha tido muito dado o fato de que antes viviam em tribos, todos se conheciam e já existia noção de mãe, pai, filho, irmãos, e em civilização isso meio que continuou.
@@dsoul1305 como tu vai saber se uma pessoa e filho/a do teu pai se ele cometeu adulterio e nem ele sabe que é dele???
@@gatitotomandoagua1314 no geral as pessoas tem traços parecidos com os pais e mesmo em espécies mono há 20 a 305 de puladas de cerca. Além do mais há pesquisas que mostram que os seres humanos sentem mais atração por quem é biologicamente diferente deles. Temos feromônios e mecanismos biológicos automáticos que identificam essas coisas.
@@dsoul1305 claro, por isso tem tanto caso de incesto na nossa sociedade, até quando as pessoas sabem quem sao seus primos/as e inclusivo irmãos/as.
Nas outras especies eu nao sei como funciona, mais no caso do ser humano, esses feromônios nao estão funcionando então kk
As pesquisas mostram que os seres humanos sentem mais atração por quem é igual biologicamente, e nao diferente, por isso pessoas negras preferem pessoas negras e pessoas brancas preferem pessoas brancas, asiáticos x asiáticos, etc. claro falando de forma geral, sempre tem exceção
Trazer biólogos pra falar de monogamia é um equívoco epistemológico. Sociólogos e antropólogos são mais capacitados para discutir a questão.
Mas a pergunta é se é natural a monogamia. Então ninguém mais gabarito pra falar de natureza do que um biólogo, não?!
@@carlosxfx7177, não dá pra colocar o ser humano como um ser "natural". O nosso comportamento é influenciado por diversos outros fatores que não a "natureza". Nossa vida é bio, psico, social e culturalmente atravessada. A sexualidade e os arranjos afetivos também são interseccionados por esses diversos vetores. Por isso, sim, é um equívoco convocar biólogos, porque comparar arara ou tartaruga com ser humano é uma barbaridade teórica.
@@transfeminismojuridico Mas eles se ateram a falar somente sobre o aspecto natural. Você está certa em dizer que o ser humano é muito mais complexo. Apenas acho que vc está procurando pelo em ovos. Já que o aspecto natural influi demais em nossas vidas. Um dos aspectos, se não o aspecto mais importante, pra se discutir relações sociais.
@@transfeminismojuridicovc está fechando os olhos para a psicologia evolutiva.
Azaghal endoidou kkkkkkkkkkkk
Que papo maravilhoso. Ri muito aqui... 😂😂😂
“Quase” não existe na natureza, logo, existe. Não é uma invenção humana. Mas é lógico que, enquanto seres racionais, conseguimos mensurar a viabilidade disso.
Ele fala como se nas comunidades ancestrais as pessoas sabiam que o sexo gerava filhos. Haviam várias teorias sobre como as mulheres engravidavam, como entrar em um certo lago, fase da lua, etc.
Que comunidades ancestrais não sabiam que o sexo gerava filhos? Não me parece a maioria.
Sim as pessoas só nao vivem na putaria por causa da moralidade. Como no reino animal isso nao importa entao todos se pegam
Na realidade, os seres humanos vivem na putaria, a maioria apenas esconde.
@@sisifa.cansada eu não kkkk :( já tive a fase de pegar geral nas agora tenho preguiça e queria alguém pra vida toda kkkkk já curti o que tinha que curtir e experimentar
@@Isaa602então viveu , cansar eh um ponto o outro é que quando estava em plena energia vc foi da putaria , acho q o problema eh só ser hipócrita mesmo , se vive assim eh so não criticar ou fingir que acha errado ( não estou dizendo q eh o seu caso ).
@@Vidalivressa mas eu não crítico não.. eu acho normal e natural mesmo o ser humano é curioso. Mas agora tô de boa mesmo mas quem tá nessa fase nesse momento e se não quiser sair dela tbm tá td bem
@@Isaa602 sim sim
Não é o seu caso mas tem gente que vive ou viveu e dps vive numa hipocrisia da porra .
Sinceramente cada um q faça o q quiser , eu sou da putaria mas nem acho tão saudável mentalmente , tem q ter a cabeça boa pra ser e vejo que tem gente q faz e fica num arrependimento querendo viver duas vidas ou tentando fingir ser o que não é pra sociedade .
Desacredito que sejamos poligamos ou monogâmicos, acho q somos é livres mesmo pra escolher e temos q lidar com as consequências de nossas escolhas sendo maduros .
Se basear em outras espécies pra definir a nossa é complicado pq acabamos fazendo essa comparação pra tentar justificar algo , sendo que somos uma espécie diferente ( não melhor) que as outras .
Morri com o catra rsss
tá, mas como eu faço pra conhecer e me relacionar com uma diferentinha não mono desses naipe e que aceite me dividir apenas com As amiguinhAs dela? eu não ligo se ela der pra outros longe de mim se ela for bem danadinha comigo também.
also, pra não falar que não tenho nada a oferecer, sou artista então podemos negociar algo
Interessante o vídeo, mas não é só a monogamia que é uma construção social, praticamente tudo o que fazemos é uma construção social, que depende de uma época e de uma cultura específica.
Tem muito de cultura sim, mas não é cultural se sentir mal e desenvolver problemas em um ambiente confinado e sob opressão. A gente é muito mais animal do que se deixa perceber e quando uma cultura desenvolve um modo de vida problemático, isso pode levar a um beco evolutivo. Em outras palavras, à extinção desse modo de vida.
@@dsoul1305 Essa pressão da sociedade é a própria cultura e o modo de lidar com as pressões sociais que aprendemos, nós também aprendemos com a nossa cultura. Agente é muito mais humano do que parece. Essa sua forma de pensar você aprendeu com sua sociedade.
@@jeronimoleal4700 Não, amigo, se sentir péssimo sozinho é biológico, não é cultural. A cultura pode ajudar a mascarar, sobrevida, mas você não pode sobrepujar a biologia. Ninguém deixa de sentir tesão por que a cultura reprova, reprime. É só redirecionado para alguma outra coisa.
@@dsoul1305 Não jovem, todas as nossas experiências possíveis só existem a partir de um horizonte previamente constituído por uma determinada cultura, de um espaço e época específicos. Inclusive o tesão e formado culturalmente, o que nos excita ou não é construído socialmente. Poucos séculos atrás, as gordinhas eram pintadas nuas em quadros famosos representando o máximo do erotismo daquela época. Hoje o que é desejável mudou e com certeza no futuro o padrão mudará, independente da biologia. Não somos seres determinados biologicamente.
@@jeronimoleal4700 Atração sexual por um tipo de corpo não é vontade de exercer sexualidade. O que nos excita pode ter um forte componente cultural, mas sentir excitação não pode ser totalmente coordenado pela cultura. Ainda somos seres que tem na genética o impulso de exercer a sexualidade no geral. Vontade de conversar, necessidade de respirar não é cultura. Um bebê que não é tocado morre. Encostar em algo peludo ativa felicidade no cérebro.
Não é cultural a maior parte de quem somos. Podemos virar vegetarianos, mas não vamos deixar de precisar de B12 por acreditar em carma. Por isso existem tantas culturas diferentes, mas o ser humano em si é até bastante previsível. Não tem como reescrever nossa biologia de primata que vivia em tribos.
Não temos cérebro para processar a distância da terra à lua, esse tipo de escala é apenas abstrata e como abstração, não nos faz lidar com isso com consequências reais. Da mesma forma pensar que o planeta está liquefazendo no calor porque resolvemos produzir em escala massiva industrial. Não entendemos o que é uma cidade como São Paulo que se estende para ligar com outras cidades numa massa infinita de concreto e pessoas. Se entendêssemos, as pessoas não viveriam lá.
Todo homem é essencialmente poligamico, mas fica quieto dentro do acordo. Mas joga carne pra ver se nao "come". Pode ser o mais santinho de todos, jogou carne fio, o leao aparece. Fato.
Dá para fazer um link com a agricultura. Tem a monocultura, cultura de somente um produto agrícola, sem variedade, sem pluralidade, padronizado, porém tem a policultura, algo diversificado, com variedade, onde existe o cultivo de vários produtos agrícolas no mesmo terreno, ao mesmo tempo.
Eu particularmente acho melhor essa pluralidade 😁
Ainda bem que inventamos, monogamia é bom demiass
Monogamia é uma das opções que existem. Não há nada de errado com ela, assim como não há nada de errado com as outras configurações de relacionamento.
Sim, tem gente pra tudo. Tem gente que gosta de monogamia, tem gente que gosta de poligamia, tem gente que gosta de monogamia de segunda a sexta e poligamia sábado e domingo também KKKKK@@jefgir1097
@@jefgir1097que bom que vcs entendem isso
Tem tanto erro lógico nesse corte que dá até dor de cabeça
Pode se ver o desconforto do Portland tentando prezar pela precisão de termos.
"Galináceos tem pênis..."- Lembrei da vírgula do Medo e delirio em Brasília.
Oquê eu mais amo são as discordâncias😂😂😂😂
Não entendi se a monogamia existe na natureza como pode não ser natural?
N existe. Os animais trocam de parceiro toda vez
@@Isaa602Os animais estrupam uns aos outros
Mano, a vida animal é muito loca KKKKKKKKKKKKKKK q isso veio
24:59
Concordo plenamente.
Relacionamento aberto é bom o dos outros kkkkkkk
Um dos motivos do ser humano ter se tornado civilizado e ter sua expectativa de vida muito aumentada foi em decorrência da monogamia, há sim uma grande quantidade de espécies que mantem parceiros por longuíssimos períodos de tempo, isso evita tanto transmissão de doença como diminui o custo de procurar parceiros em todo período fértil. Algumas espécies de animais chegam a morrer de tanto recurso gasto para passar seus genes adiantes. Então, não, não vem com papo de que monogamia é algo do ser humano, é algo natural sim, obviamente há vários "dependes", depende do individuo, depende do lugar e assim por diante, mas ter um parceiro pela vida é natural sim.
Volta nos 0 segundos e assiste o vídeo de novo. Monogamia é raríssimo na natureza e muito provavelmente ela não surgiu no início da espécie humana. Ninguém falou pra você deixar de ser monogâmico, só foi esclarecido que o argumento de ser natural é inválido.
Vc falar com convicção não vai fazer oq vc disse ser uma vdd, ali tem 2 biólogos dizendo o contrário que vc
@@franciscodefariaisso que ia falar hahaha parece que ele pulou o começo do vídeo 😂
@@franciscodefaria não, não é raríssimo, o ser humano sequer sabe a totalidade da diversidade biológica no mundo, sequer sabe o comportamento típico de determinada espécie. E adivinha, no que o ser humano conhece, há muuitas espécies que mantém um comportamento monogâmico, obviamente nenhum animal faz ritos religiosos de casamento ou de juras de amor um pelo outro, mas ao seu jeito, a sua maneira, eles mantém relações monogâmicas.
@@paulovenera quando vc é acadêmico, vc aprende a questionar seus pares, nenhum pesquisador é conhecedor de todas as áreas existentes, o Pirula por exemplo é paleontológo. Aves tem um comportamento extremamente monogâmico, é raro em peixes e anfíbios é verdade, e nos mamíferos tem uma porcentagem consideravel de monogamia, porém como disse no comentario anterior, o ser humano não conhece a totalidade da natureza. Comportamento social não deixa de ser uma estratégia evolutiva, se determinado grupo se comporta de forma X, é pq evolutivamente tiveram vantagem sobre outros indivíduos que não tinham esse comportamento. O ser humano é a mesma coisa, obviamente depende da cultura, mas manter um parceiro pela vida não só contribuiu para que o ser humano pudesse delegar funções aos seus pares (e aqui não tô nem afirmando que é casal hétero), manter a saúde sexual, e criar sua microcomunidade familiar. Sim, monogamia é natural, não sou eu que estou dizendo, são evidências.
O gordinho pp até puxou a camisa quando começou falar de tamanho, aí ainda querem ficar tirando onda. Kkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
eu não gostava de biologia na escola pq eu fiquei repetente na matéria por três anos não entendia nada se tivesse explicado assim teria ficado mais fácil pra mim kkkkk toda vez que lembro das palavras briófitas, pteridófitos eu gelo
Então você queria dois professores em sala de aula conversando em vez de dar a matéria? Não teria a mínima chance de você aceitar que as aulas fossem assim. Depois, na prova, se você fosse mal, ia correndo reclamar que os professores não deram a matéria, só conversaram.
@@pinicassiodiscussões podem ensinar ué
@@Mugen2024 claro que sim. E é ótimo. Mas são os alunos mesmos que não encaram como aula
porra, esse lance do pavão caiu na prova do mestrado da ecologia da unicamp desse ano 😅
Aqui em casa tem seriema. Elas sao monogâmicas. Coisa mais fofinha ❤
Os caras se doendo nos comentários por mulheres hipotéticas de caras hipotéticos em relacionamentos hipotéticos q eles não vão comer😂😂😂😂😂
Amigos? Não são fãs da não monogamia? Não sejam não monogâmicos, pronto.
Povo viaja demais.
Parece q toda pessoa enjoa de transar com a outra algum nomento da vida.. tipo quando vc se casa o sexo e atracao diminui e vc comeca a olhar outras pessoas com olhares sexuais
.
Viva a ciência!
A natureza eh maravilhosa!
Sou evangélica casada , meu amante pensa igual
Uma desculpa pra quem gosta de ser corno ou gosta de trair
Aos 11:20 eles falam do cara que sai pra trabalhar e trai a mulher, e também da mulher que o marido sai pra trabalhar e ela trai ele, mas usando pinguins como exemplo 😂
n divido minha mulher com ngm , vao c foooder
o corno é sempre o ultimo a saber.
@@engesyada2793 c n confia no seu relacionamento ou c ja foi corno sinto MT kkkkkk
@@Massacreverde🐂🐂🐂🐂🐄🐮🐮🐄🐮
É óbvio que não é natural. É socialmente construído. Somos seres sociais e criamos, construímos formas de convivência que são convenientes. A monogamia é conveniente para alguns e para outros não
sai desse vídeo com vontade (maior do que eu tinha antes) de beijar um homem kkkk
Só beijar, ué
Certo, entendi que a monogamia não é comum, mas o ser humano não me parece também ser um animal ordinário
A ciência da safadeza
Os caras fazem um xadrez 4D pra justificar ser corno
Po imagina só sertanejao que os pinguins fariam se soubessem da traição. Nós temos o embaixador, eles tem o imperador