blz, esse é o estudo da moda e esses intelectuais tiveram seus méritos sim, porém eles serviam a interesses de seus mecenas, como é comum entre grandes pensadores. mas por outro lado, mesmo antes disso, eles não se impediram de questionar estudos de outros pensadores anteriores aos mesmos, exatamente os que ajudaram a estabelecer a monogamia? "Eu ainda não entendi, pq tantas pessoas da esquerda insistem em separar a biologia do aspecto social na história humana e isso é uma coisa que ainda estou tentando entender. Sério". Platinho( canal do sociólogo Rodrigo Ferrari) E apesar disso poder ter a ver sim com essa questão da família monogâmica e coisa do tipo na sociedade, pensei nisso esses dias e também em como não só a espécie humana pode ter mudado bastante( ou talvez mudou mesmo, apesar q gostam de negar isso, por conveniência social). Conveniência social tipo deixar uma alternativa em aberto para nivelar a todos por baixo se achar conveniente = mecanismo de lida com a loucura politica tipo poderia ter para repelir as sanhas de poder do bigodinho louco há algumas décadas. por outro lado, não da para dizer q com algumas centenas e dezenas de milhares o ser humano fez lobos selvagens virarem cães doceis e toda uma modelagem nessa espécie animal, além de outras tipo animais de tração e também participou ativamente na mudança de espécies vegetais comestíveis e coisa do tipo... Seria certo mesmo pensar q o ser humano conseguiu mudar todas esses espécies ao longo de todo esse tempo, mas não a si mesmo, só por não querer correr o risco de rebaixar outros irmãos de espécie q talvez não mudaram tanto assim?
Não recomendaria esse livro atualmente porque apesar dele ter sua importância histórica, tá bastante defasado se levar em consideração as descobertas mais recentes da antropologia. Se não me engano, teve até releitura feita por autora marxista.
@@leonamlvsjá eu recomendaria, sim, porque releituras são visões e o basilar sempre importa para a formação da tese. Esse é um clássico das ciências sociais que deve ser estudado.
Achei tão interessante ouvir as perspectivas biológicas, as possíveis explicações. Sou psicóloga e esse tema me desperta muito interesse! Amei ouvir vocês conversando. Vira um bate papo muuuito bem embasado. ❤
Sim, biologicamente acho que somos feitos para ter bem alguns parceiros ao longo da vida, mas socialmente a não-monogamia funciona bem mais em sociedades com menos tecnologia, menos relações sociais/políticas/trabalhistas, em uma sociedade mais complexa acaba não sendo tão eficaz
@@HeliusGabriel Eu acho que cada um tem que viver como se sente confortável e sem machucar o seu parceiro. O combinado não sai caro. E como a traição é "normalizada", acho que a não-monogamia deveria ser a solução
É possível que ainda tenha, mas de forma diferente do que conhecemos. Levando em conta que passamos por séculos de monogamia seria uma característica cultural difícil de ir embora facilmente
Também não existiriam pais ou filhos (já que o aborto provavelmente seria amplamente difundido), a forma como a sociedade funcionava no passado (pequeno grupo de pessoas que precisavam contar uns com os outros) era o que mantinha esse tipo de relacionamento viável, hj em dia ninguém em sã consciência gastaria anos de vida trabalhando pra pagar a existência de uma criança que não é sua, o individualismo atual acaba com qualquer chance disso ocorrer.
@@viniciusfernandes3462 e hoje em dia só o pai pode abortar. Ir embora sem olhar pra trás e esquecer da existência de uma criança. Aborto hoje em dia já é amplamente feito, milhares de pessoas abortam no brasil e no mundo, mas em países como o nosso a taxa é maior pq criar uma criança aqui é difícil e é caro, criar uma criança aqui pode ser a morte da vida profissional de uma pessoa, criar uma criança sem uma rede de apoio é ter que viver sem amigos pro resto da vida. É esse o problema, além da taxa de violência sexual, seja ela marital ou não. O tanto de mulher antigamente que tinha de 7 filhos pra cima e ninguém nunca questionou. Ela queria criar esse tanto de filho? Machos tem biologicamente e socialmente a possibilidade de controlar o que acontece nos próprios corpos (na maior parte das vezes) fêmeas não. Então sim o aborto ser liberado seria de grande importância e isso não tem nada a ver com não-monogamia isso tem a ver com o controle que nosso país patriarcal tem sobre os corpos das pessoas.
A única coisa natural é poder ser ou não ser livre para se adaptar aos meios-externos, os arranjos desses se definem de forma forma regional, não se pode dizer em uma natureza universal baseada só em tendências.
... "temos que tomar os elefantes" MOURA, Cauê! Kkkkk😅 Se não tiver uma camiseta com uma joaninha 🐞 plotetariada puxando um "cabrau" num elegante na rédia, nem sigo vcs mais kkkk! 👏👏👏👏👏 A alegoria "da sexualidade dos Besouros à tomada dos meios de produção" rssss. ✊😅
Se o pinguim imperador é monogâmico, o pinguim africano é um bem chegado na saliência. O macho não pode ver um rabinho arrebitado que já monta em cima e começa a bater as asinhas.
Cara, biologicamente, o ser humano é autosuficiente bem antes dos 18 anos. Mas falando sério, tem argumentos e dados que suportam (tipo o equilibrio da maximizaçao de variabilidade de genes com o tempo necessário de investimento parental) e que contestam o modelo (que se eu não me engano inclui minimização de STD). Enfim, tem uma série de papers interessante sobre o assunto, e de repente até tem algo envolvendo expectativa de vida como voce disse (eu só to dizendo que tem modelo--e arrisco dizer que é a visão dominante-- que não precisam desse componente).
Tbm acho, até o fato da paixão ter prazo de validade é isso, mas penso que é assim biologicamente que os seres humanos foram feitos para trocar de parceiro por exemplo de 3 em 3 anos, uma monogamia serial
Esse papo é meio que requentado. 2 coisas. Vcs já estudaram como eram os casamentos indianos antes da chegada dos ingleses? Extremamente puritanos, extremamente machistas. E eles eram católicos? Não, eram hindus. Isso significa que não eram machistas? Não, mas não dá para assumir que o casamento monogâmico é regra apenas por questões religiosas, por exemplo. Ou por questões de capital. Por questões de poder parece ser mais lógico, para não diluir o patrimônio. Mas cara, isso aí é papo de quem quer comer a mulher do amigo. Não caiam nessa. Não é pq é natural que é bom, né? O lance da maconha e veneno de cobra. Mesma coisa, é natural a gente gravar/assistir podcast? Absurdo esse papo.
A Índia vem literalmente de um sistema de castas e você realmente está afirmando que não é por poder político que a monogamia existe lá? O hinduísmo também é uma religião monogâmica, por que será? Dito isso, em que afeta a sua vida se o povo curte um swing? Você meteu um "não caiam nessa" como se o assunto fosse esquema de pirâmide, relaxa aí
@@oumbronauta eu achei que tinha respondido esse comentário antes, mas aparentemente o youtube excluiu. De qualquer forma, vamos lá de novo... O seu próprio exemplo contradiz seu ponto. Você nunca ouviu falar sobre o sistema de castas da Índia? É baseado em fundamentalismo religioso, ainda que não seja religião cristã. No fim das contas, é uma forma não eurocêntrica de separar a "ralé" da "elite". Não importa para qual canto você olhe, a monogamia é imposta pela classe dominante e chancelada com a suposta aprovação de deus(es). Você quer continuar com a sua monogamia? Ok, sua decisão e problema seu. Apenas reconheça que isso vem de construção social e vida que segue
o cara viajou até a africa para explicar que ninguém era de ninguém os índios também eram assim as indias no começo tinha parceiros mas servia para outros o próprio filme caramuru mostra isso!!!
Exatamente, somos seres sociais complexos e para estudar a monogamia humana devemos incluir estudos antropológicos e psicológicos, e sociais que vão além do biológico. Mas o podcast eles falaram mais do reino animal, não se aprofundaram muito no título do vídeo.
satisfação ver vocês do Blabla indo nos papo suave ao invés de ir pra debate
"A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado" - ENGELS, Friedrich
Pqp, pensei a mesma coisa, até falei em voz alta aq
blz, esse é o estudo da moda e esses intelectuais tiveram seus méritos sim, porém eles serviam a interesses de seus mecenas, como é comum entre grandes pensadores. mas por outro lado, mesmo antes disso, eles não se impediram de questionar estudos de outros pensadores anteriores aos mesmos, exatamente os que ajudaram a estabelecer a monogamia?
"Eu ainda não entendi, pq tantas pessoas da esquerda insistem em separar a biologia do aspecto social na história humana e isso é uma coisa que ainda estou tentando entender. Sério". Platinho( canal do sociólogo Rodrigo Ferrari)
E apesar disso poder ter a ver sim com essa questão da família monogâmica e coisa do tipo na sociedade, pensei nisso esses dias e também em como não só a espécie humana pode ter mudado bastante( ou talvez mudou mesmo, apesar q gostam de negar isso, por conveniência social).
Conveniência social tipo deixar uma alternativa em aberto para nivelar a todos por baixo se achar conveniente = mecanismo de lida com a loucura politica tipo poderia ter para repelir as sanhas de poder do bigodinho louco há algumas décadas. por outro lado, não da para dizer q com algumas centenas e dezenas de milhares o ser humano fez lobos selvagens virarem cães doceis e toda uma modelagem nessa espécie animal, além de outras tipo animais de tração e também participou ativamente na mudança de espécies vegetais comestíveis e coisa do tipo... Seria certo mesmo pensar q o ser humano conseguiu mudar todas esses espécies ao longo de todo esse tempo, mas não a si mesmo, só por não querer correr o risco de rebaixar outros irmãos de espécie q talvez não mudaram tanto assim?
Não recomendaria esse livro atualmente porque apesar dele ter sua importância histórica, tá bastante defasado se levar em consideração as descobertas mais recentes da antropologia. Se não me engano, teve até releitura feita por autora marxista.
@@leonamlvsjá eu recomendaria, sim, porque releituras são visões e o basilar sempre importa para a formação da tese.
Esse é um clássico das ciências sociais que deve ser estudado.
Primeiro livro marxista q eu li.
A empolgaçao do Emilio descrevendo milhares de jacares transando entre si é no mínimo curiosa kkk.
Mano a biologia com seus ramos parece uma astronomia orgânica, um universo infindável... Bela!
Ou a astronomia é tipo uma biologia dos astros
É muito massa mesma.
Achei tão interessante ouvir as perspectivas biológicas, as possíveis explicações. Sou psicóloga e esse tema me desperta muito interesse! Amei ouvir vocês conversando. Vira um bate papo muuuito bem embasado.
❤
o Emílio aproveitando todas as oportunidades que tem pra poder expressar seu amor pela Camila! ❤ é muito fofo
Uma explosão de cabeca a cada minuto de vídeo 😂
Concluindo, a monogamia é para a mulher não trair.
sim,moralmente deveria ser para ninguem trair,e ta tudo bem
Mais exclusivamente; pra garantir a paternidade.
Pois é kkkkkkkkkk
@@ViniciusMendesAraujo-ez5ds moralmente nem devia ter questão de traição, traição é um bagulho muito ambíguo.
@@V-ty9un se eu sou casado com uma mulher que me trai e tem filho com outro cara,isso é ambiguidade?
Um dos cortes sobre ciência que mais gostei do começo ao fim. A biologia é fascinante.
Esta da vibração das hélices do helicóptero ser afrodisíaca me lembrou o final apoteótico do filme Perfume A História de Um Assassino.
Ficaria feliz de ver mais conteúdo sobre esse assunto, muito bom o papo.
Kkkk eu já perturbei tanto o Pirulla que queria saber mais sobre esse tema hahhah ❤ amo vcs, pessoal!
A ciência é fantástica! Adoro os 3 elementos e o Desce a Letra!
❤❤
Helicóptero afrodisíaco para crocodilos foi algo que eu realmente não antecipava ouvir
Adorei o papo de vocês... Valeu!
Pode não ser natural no sentido extrito senso da palavra, mas é essencial para uma sociedade complexa.
Isso é necessário em heranças, para eu dar algo para os filhos tenho que sabe quem é o filho.
Sim, biologicamente acho que somos feitos para ter bem alguns parceiros ao longo da vida, mas socialmente a não-monogamia funciona bem mais em sociedades com menos tecnologia, menos relações sociais/políticas/trabalhistas, em uma sociedade mais complexa acaba não sendo tão eficaz
Pô, queria muito ver esse vídeo da diferença do que homens e mulheres fariam se pudessem controlar o outro sexo
bom demais de rever esse papo
Este é o melhor vídeo que já vi com o Pirulla (tá, admito, devo ter visto uns dez no máximo) e nem é no canal do Pirulla!
O papo foi show d+ !
emílio garcia parece o personagem do filme capitão spalding, a casa dos mil corpos. 😂
Não acredito que ninguém fez a piada: "biólogo não entende porque fazemos sexo, a falta que faz um psicólogo no departamento de biologia"
nau entendir
😂😂😂😂
Se a não-mono voltasse a ser normalizado, não existiria traição.
@@HeliusGabriel Eu acho que cada um tem que viver como se sente confortável e sem machucar o seu parceiro. O combinado não sai caro. E como a traição é "normalizada", acho que a não-monogamia deveria ser a solução
É possível que ainda tenha, mas de forma diferente do que conhecemos. Levando em conta que passamos por séculos de monogamia seria uma característica cultural difícil de ir embora facilmente
Também não existiriam pais ou filhos (já que o aborto provavelmente seria amplamente difundido), a forma como a sociedade funcionava no passado (pequeno grupo de pessoas que precisavam contar uns com os outros) era o que mantinha esse tipo de relacionamento viável, hj em dia ninguém em sã consciência gastaria anos de vida trabalhando pra pagar a existência de uma criança que não é sua, o individualismo atual acaba com qualquer chance disso ocorrer.
Depende do que a pessoa diz ser traição.
@@viniciusfernandes3462 e hoje em dia só o pai pode abortar. Ir embora sem olhar pra trás e esquecer da existência de uma criança.
Aborto hoje em dia já é amplamente feito, milhares de pessoas abortam no brasil e no mundo, mas em países como o nosso a taxa é maior pq criar uma criança aqui é difícil e é caro, criar uma criança aqui pode ser a morte da vida profissional de uma pessoa, criar uma criança sem uma rede de apoio é ter que viver sem amigos pro resto da vida.
É esse o problema, além da taxa de violência sexual, seja ela marital ou não. O tanto de mulher antigamente que tinha de 7 filhos pra cima e ninguém nunca questionou. Ela queria criar esse tanto de filho?
Machos tem biologicamente e socialmente a possibilidade de controlar o que acontece nos próprios corpos (na maior parte das vezes) fêmeas não. Então sim o aborto ser liberado seria de grande importância e isso não tem nada a ver com não-monogamia isso tem a ver com o controle que nosso país patriarcal tem sobre os corpos das pessoas.
6:55 aki ja veio a abertura de Game of Thrones na minha cabeça.
😂😂😂
Mi divirti bastante ao ver esse vídeo
Sem querer o biólogo caiu no design inteligente: "o sexo surgiu pra aumentar a variabilidade genetica". E o pirula se contorcendo ao lado.
Jamais! Aqui é design gambiarra 🙏
Contei a história do besouro do coco esses dias pros alunos 😂😂
... o Emílio inspirando o Cauê pra criação da RJPP "Revolução da Joaninhas Ploretarias Poligamicas" 😂🤣😅✊🥰❗
Bliu do engajamento para considerar justa 'toda forma de amor' (ê, Lulu Santos... ❤)
Graças a Deus a sociedade é monogâmica!
Graças ao capitalismo na verdade.
23:21 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 “Dá a mão aqui pra mim” 🥇
A única coisa natural é poder ser ou não ser livre para se adaptar aos meios-externos, os arranjos desses se definem de forma forma regional, não se pode dizer em uma natureza universal baseada só em tendências.
Muito bom esse podcast.
Melhor corte mano
Biologia é a melhor!!
Existe monogamia entre muitas espécies de aves!
Reveja, ele não afirmou que não existia
Pois é, por isso que ele falou das araras ué.
Emilio perfeito❤❤❤
Gostei mesmo desse papo aí 😂
Por tal a ignorância impera na religião,o estudo nos liberta RJ🇧🇷🇩🇪
Excelente 👏👏👏
Melhor parte foi o acúmulo de mercadoria.
Monogâmia só existe quando o ser não tem outras opções.
Na verdade, acho que só existe quando é uma opção
É mais por escolha. Quem não sabe ser monogâmico não seja, e pronto.
@@peacetous4664 já sei que é de esquerda.
@@ONoobDoWOT Sim, sou comunista e daí?
@@peacetous4664 Daí que a esquerda só está aí para destruir.
... "temos que tomar os elefantes" MOURA, Cauê! Kkkkk😅 Se não tiver uma camiseta com uma joaninha 🐞 plotetariada puxando um "cabrau" num elegante na rédia, nem sigo vcs mais kkkk! 👏👏👏👏👏 A alegoria "da sexualidade dos Besouros à tomada dos meios de produção" rssss. ✊😅
BLIU!!!!!
Muito bom!!!!
sensacional
Por que eles não dão o endereço da entrevista completa?
Só das araras
Adorei
Ok então trair é um instinto animal !
Todas as nossas células se reproduzem sem sexo... Kkk
Se o pinguim imperador é monogâmico, o pinguim africano é um bem chegado na saliência.
O macho não pode ver um rabinho arrebitado que já monta em cima e começa a bater as asinhas.
Monogamia, poligamia, poliandria...
Acho q a monogamia na espécie humana é temporária, tme prazo de validade:(
Sim, dura 1 semana, é até o próximo fds
De fato, uma tese popular é a de que humans são monogamicos seriais, que é exatamente essa ideia que vc falou
@Matheus-kg4fr até onde eu sei, não tem nada a ver com isso, e não é algo que se vê somente em humanos.
Cara, biologicamente, o ser humano é autosuficiente bem antes dos 18 anos. Mas falando sério, tem argumentos e dados que suportam (tipo o equilibrio da maximizaçao de variabilidade de genes com o tempo necessário de investimento parental) e que contestam o modelo (que se eu não me engano inclui minimização de STD). Enfim, tem uma série de papers interessante sobre o assunto, e de repente até tem algo envolvendo expectativa de vida como voce disse (eu só to dizendo que tem modelo--e arrisco dizer que é a visão dominante-- que não precisam desse componente).
Tbm acho, até o fato da paixão ter prazo de validade é isso, mas penso que é assim biologicamente que os seres humanos foram feitos para trocar de parceiro por exemplo de 3 em 3 anos, uma monogamia serial
Questiono essa hipótese também 30:10
Muito bom 👏
Muito bom
so ricos e a nobreza eram poligâmico , poligamia custa
As aves botam ovo no ninho das outras, fica difícil saber quem é o pai e até quem é a mãe.
Mas no homem já existe um julgamento de valor...
Gostei muito
Boa
Caraio ... hj deixei duas ferrari e uma masserati no banheiro 😂
Biológico.
BLIU!!
👏👏👏👏👏👏
mt massa
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Barreira de 4 anos 😢 meu último relacionamento durou 4 anos
Meu eeeeeeeex 😭😭😭😭😭😭😭
lá ele
@@GuilhermeSantos-ty7gy??????????????
@@V-ty9un MEU EX !!! nao minha ex
Top
sempre que o pirula fala "galináceo" eu só lembro do áudio dele no medo e delírio em Brasília "galináceos tem pênis"
Esse papo é meio que requentado. 2 coisas. Vcs já estudaram como eram os casamentos indianos antes da chegada dos ingleses? Extremamente puritanos, extremamente machistas. E eles eram católicos? Não, eram hindus. Isso significa que não eram machistas? Não, mas não dá para assumir que o casamento monogâmico é regra apenas por questões religiosas, por exemplo. Ou por questões de capital. Por questões de poder parece ser mais lógico, para não diluir o patrimônio. Mas cara, isso aí é papo de quem quer comer a mulher do amigo. Não caiam nessa. Não é pq é natural que é bom, né? O lance da maconha e veneno de cobra. Mesma coisa, é natural a gente gravar/assistir podcast? Absurdo esse papo.
A Índia vem literalmente de um sistema de castas e você realmente está afirmando que não é por poder político que a monogamia existe lá? O hinduísmo também é uma religião monogâmica, por que será?
Dito isso, em que afeta a sua vida se o povo curte um swing? Você meteu um "não caiam nessa" como se o assunto fosse esquema de pirâmide, relaxa aí
Papo de talarico ou cuck
Concordo. Mas talvez não seja um podcast, mas um encontro de homens liberais hahahah
se vc quer discordar da ciência vá lá e prove q ela esta errada usando o método cientifico, para de fala bosta
@@oumbronauta eu achei que tinha respondido esse comentário antes, mas aparentemente o youtube excluiu. De qualquer forma, vamos lá de novo...
O seu próprio exemplo contradiz seu ponto. Você nunca ouviu falar sobre o sistema de castas da Índia? É baseado em fundamentalismo religioso, ainda que não seja religião cristã. No fim das contas, é uma forma não eurocêntrica de separar a "ralé" da "elite". Não importa para qual canto você olhe, a monogamia é imposta pela classe dominante e chancelada com a suposta aprovação de deus(es).
Você quer continuar com a sua monogamia? Ok, sua decisão e problema seu. Apenas reconheça que isso vem de construção social e vida que segue
o cara viajou até a africa para explicar que ninguém era de ninguém os índios também eram assim as indias no começo tinha parceiros mas servia para outros o próprio filme caramuru mostra isso!!!
❤❤❤❤❤❤❤
A religião é a peréba da humanidade!
Devido a Evolução;
São tudo pinguim....kkkk
Faltou a opinião feminina.
Bonobos = Surubão!
pqp
Rachei
Mano, me sinto tão bem por ser homem vendo esses maluco falar
Que bom
Engajando
Bliu
Tentar justificar biologicamente um comportamento social é sinal máximo da normatividade.
Exatamente, somos seres sociais complexos e para estudar a monogamia humana devemos incluir estudos antropológicos e psicológicos, e sociais que vão além do biológico. Mas o podcast eles falaram mais do reino animal, não se aprofundaram muito no título do vídeo.
Eles falaram mais dos animais, na parte dos humanos nem se aprofundaram, só fizeram graça.
Muito interessante salientar que o resultado das pesquisas tem um viés da ideologia do pesquisador.
Toda pesquisa tem
Feuqui natxi
Cara o Pirula não consegue deixar de ser grosso nem com os amigos, cara chato.
tudo achismo científico.....kkkkkkkkkkkkkkkk
CAAAAAARAAAA, O PIRULA É MTO CHATO.
nao