A cada dia que passa, conforme o conhecimento teórico de Jones vai aumentando, seu cabelo cresce. Em breve ele ocupará, de maneira gloriosa, a tela inteira.
@@tioneelix2100 a Globo faz oposição de fachada ao Bolsonaro, no fundo apoio completamente o programa do Guedes na economia, tem total alinhamento como o governo nesse sentido. Não é lá uma oposição de verdade, se o Bolsonaro falasse um pouco menos de merda e não tivesse declarado guerra a Globo desde o início do governo ela tava tranquila com ele na presidência
@@isabelab.7652 sim, é tão danoso quanto a Globo, mas veja só, o problema disso tudo é a monopolização que existe nas comunicações no Brasil, algumas famílias que comandam toda a informação repassada pra população, então, na globo temos a família Marinho, no SBT temos a família do Silvio Santos, na Record temos o Edir Macedo. Esse é o problema. Nesse caso todos eles tem que ser expropriados. Rever concessões e democratizar de verdade a mídia tirando o poder dessas famílias sobre a informação vital para o povo
@@tioneelix2100 oposição de verdade ao governo só quem pode fazer é o povo trabalhador, não é uma emissora de tv que sempre funcionou como inimiga da população brasileira e defendeu e defende os interesses mais mesquinhos da burguesia brasileira
23:59 -> "eu me recuso a dizer o nome" 00:00 -> "o BBB isso, o BBB aquilo" Não, não estou criticando o vídeo, só achei curioso - até porque ficava impossível não mencionar em nenhum momento.
Quando eu penso em militante eu penso em uma palavra: práxis. Toria e prática indissociável e diária, como bem fez Florestan enquanto intelectual e militante. Militante na minha concepção tem que ter um livro em baixo do braço e a ação organizada em grupos, coletivos etc. O que eu observo, na grande maioria, são pessoas que rotulam-se como militantes e que são "indignadas" com tudo, mas que não querem se organizar, ler e estudar, a não ser para fazer aquele texto lacrador ou aquele cancelamento, muitas das vezes distorcendo toda teoria que nunca leu. As pessoas ficam reproduzindo qualquer coisa que escutam ou observam nas redes. Acredito que esse é um dos motivo para que digam que o programa citado está cheio de "militantes", isso segundo grande parte do público que assiste . Ótimo vídeo, Jones, abraços!!! (Comentando para propagar)
Eu achava que esse negócio de chamar de militante quem só fica falando na internet e não milita era meme, como se fosse "olha, ele acha que tá militando, vou chamar ele de militante pra ser irônico". Eu só percebi agora, que o povo tá falando disso, por causa do programa da Globo, que as pessoas realmente não sabem o que é militância. E agora dá muita raiva quando eu vejo as pessoas usando essa palavra errado.
Poisé, é só lacração, coisa q VCS adoram, n adianta se vitimizar n ksjjdkf... admite, no BBB vcs provaram o próprio veneno dessas ideologias RETRÓGRADAS de segregação...
A Globo é uma porcaria.A internet vai dominar os meios de comunicação e mesmo a Globo investindo em influencers e RUclipsrs o fim tá próximo.Ja perdeu a fórmula 1,se perder a cota de patrocínios do futebol e BBB já era
Aquilo é de propósito, aquele programa é combinado. Mesmo tendo muito troxa acreditando que "a globo é contra o Bolsonaro", a verdade é que não é e nunca foi. Situações como essas deixam claro, pagaram uma mulher negra para fazer um papel de "militante arrogante", para aloprar a esquerda e exaltar de maneira indireta o bolsonarismo. A globo é uma das principais ferramentas da burguesia no Brasil, a burguesia odeia a esquerda.
Show de bola, Jones! Esperando para chegar o 29 de março e começar o curso no Classe Esquerda e com isso aprimorar a parte teórica e também buscar fazer a parte prática. Já estou matriculado.
Não sou militante e nem tão pouco ativista mas por ser formado em história, leio e pesquiso sobre o marxismo e as lutas históricas do proletariado. Jones fala com muita clareza sobre temas complexos para o público em geral. Parabéns!
O que é ser militante: É ser um pentelho super chato que vive criando inferno e brigas por onde passa querendo aparecer sem fazer nada prático. O que é ser ativista: é ter ponderação e trabalhar por uma causa sem discórdia com qualquer um que cruze o caminho.
Putz, comecei a ver e quase cai da cadeira aqui de tanto rir com as brilhantes colocações do professor!!! Deixa eu terminar de ver que hoje tá bom demais, camaradas!!!!
Ótimo, Jones. Militar é algo coletivo e feito no dia-a-dia em grupos organizados, e não uma indignação individual difusa em rede social com seguidor batendo palminha.
Jones, gosto muito do seu trabalho e te acho muito nescessário nesse ambiente do RUclips. Tenho 14 anos e iniciei minhas experiências literárias a pouco tempo, você teria algum título a me recomendar? Se sim vlw.
Amei Jones, me achava ativista , porém, entendi tudo. Apesar de ser filiada ao Partidão, vou caminhar no sentido do estudo e da tentativa de militância. Sua didática neste vídeo é o que eu sinto mais falta na comunicação dos partidos para os filiados. Seguirei mas,me sentindo desorientada. Bora estudar. Valeu❣
Algumas questões para pensar: a) bastante interessante a separação entre produção de ideias e discursos e a ação política, imagino que levando muito a sério a tese 11 da crítica ao programa de Gotha sem perceber a autocontradição da mesma; b) se um exercício de reflexão teórica está ligado ao fundamento de ser militante e, evidentemente, mais de 50% dos brasileiros não têm acesso (e tempo disponível) para reflexão teórica em referências bibliográficas "próxima da realidade do povo" (?), porque a circulação de ideias via internet e nichos universitários, tais como interseccionalidade, lugar de fala (que nem curto muito, por razões diferentes, imagino) seriam um avesso da militância longe da "realidade do povo", há aí um tipo de materialismo-idealista do significa concreto de "povo"; c) bastante nebuloso esta quase invalidação das vivências como caminhos da reflexão teórica e política, solapando inclusive a reflexão fundada na experiência oral de não poucos grupos sociais e culturais, imagino que por um preconceito dos debates "interculturais"! e "identitários" e como articulam-se politicamente; d) artificial esta "segurança ontológica" apriorística que separa o real em dos blocos - proletariado e burguesia - e manobra nesta realidade aplainada por uma dialética amarrada em tese (seria a tese 11?), esquecendo-se que o real é tecido de maneira instável - o falso é um momento do verdadeiro e, hoje, pensando em Debórd, o verdadeiro é um momento do falso; e) concordo bastante com suas circunscrição sobre o ativismo e em parte com ser militante, mas os equipamentos conceituais (termos academicamente elitista, será?) para operar a compreensão do real padece de uma combinação de engessamento e preconceito mais do que evidentes - por exemplo, no sentido de disciplina e organização enterrado no leninismo, tanto que organizado (que você pressupõe que dá forma ao "amorfismo" dos trabalhadores) é absolutamente amorfo como conceito e atitude e só dizer que "organização coletiva" resolve é o equivalente lógico a usar o termo "desenvolvimento com qualidade" (amorfo porque suscetível a muitos usos e abusos se não claramente circunscrito teórico-politicamente) e é interessante que você usa a identidade - identificação de grupo via marcação da diferença - para fundamentar a militância... Há alguns evidentes problemas na sua digressão, mas é sintomático a paralisia do sentido de militância! E seguramente militância não são os usos/abusos de redes "sociais", mas simplesmente há um vácuo no sentido de militância para uma contemporaneidade fundada na experiência concreta - e diversa, desigual e diferencial do "povo brasileiro" - e não em Lenin.
Esse trecho citado da entrevista com a Jodi Dean é muito bom, já conheci muita gente nesse perfil, adora por defeito em todas as organizações políticas que existem porque na verdade não sabe disputar e dialogar tendências internas com outros camaradas. No final o cara só fica esperando o partido perfeito cair do céu como se fosse mágica.
Realmente é Muito difícil ter clareza e ânimo num momento com tanta informação e ânimos à flor da pele. Raiva, medo, luto, insegurança, dúvida, cansaço. Todos certos, todos errados. Tudo a contento. Qualquer conclusão sobre qualquer coisa tem uma grande chance de ser equivocada tamanho volume de informação a que estamos submetidos. Respira. Não é fácil viver assim. Então se vc se sente realmente esgotado no dia de hoje, é compreensível. Nenhuma outra nação no mundo está vivendo os nossos dias, estranho seria se sentir normal Vivemos uma situação única. Pra não me perder prefiro renovar meu compromisso com uma ideia de Brasil. Aquele Brasil que era bonito e aconchego, que a gente sonhava em alavancar infelizmente é como se tivesse ocorrido um acidente com aquela pintura do Brasil, e o quadro agora torto e retorcido, desfigurado, aguarda uma providência e uma jornada de trabalho pra consertar. Não tem mais como voltar ao que era antes, acho que isso seja ponto pacífico pra muita gente. Não dá pra ignorar o que vivemos nesse período de conflito político, assistindo tantas máscaras caindo, de pessoas, de coisas, de instituições, um Brasil sendo triturado não é um quadro bonito. Nossa geração não vai esquecer nenhum desses dias e infelizmente vamos amargar muitas dessas memórias de dor por toda vida. Quem sobreviveu. Desde a doença à nossa incapacidade de entendimento. Do como somos egoístas... O compromisso é o de relembrar qual a chance pro Brasil. Traduzo esse sentimento numa palavra que tomo por central do vocabulário Progressista Cirista: soberania. Soberania é uma palavra que sempre me faz respirar melhor. Aquela que enche os pulmões e traz leveza. País soberano... faz erguer a cabeça, elevar o moral, inspira esperança; essa é minha ideia fixa quando olho o esforço do Ciro pra abrir os olhos e os ouvidos do povo. Um Brasil soberano só se faz passando compromissos à limpo e ratificando metas. Qual é a meta do projeto nacional? Reestabelecer a máquina produtiva, empoderar o trabalhador, organizar poderes, mas principalmente mudar a direção, o norte, a condução econômica do Brasil Mudar o fator prioridade. Estabelecer no Brasil que o Brasil é a prioridade. "O Brasil é um país sangrado", repete o Ciro e essa frase me impacta. Me impacta porque me faz ver o tempo indo embora más que há muita vida, energia, muita capacidade, riqueza, sendo desperdiçados a troco de interesses medíocres. Essa é a principal diferença entre quem entendeu que Ciro não é Luís, e quem não. E que o primeiro sempre se manteve na posição da coerência. Do real compromisso com o futuro do país. Insistentemente lutou por um povo soberano. Quem tem compromisso com a soberania nacional? E quem se dispõe a governar um país de joelhos ou assim o coloca? Tá aí a minha resposta. Estou com Ciro. Estou com o PND. Estou com o Brasil 🌹#Ciro2022 Presidente Brasil pra Frente! 🍀💝🇧🇷
Tem 1 ano que eu comecei a aprender sobre Marxismo. Acho que tá na hora de começar a ter um conhecimento prático. Eu sou de São Paulo SP, mas tô morando por enquanto em Itatiba SP, se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço
Assim, pra se organizar, a maioria dos partidos radicais tão fazendo processos online baseados aonde vc mora, no caso, pelo q entendi, vc mora em SP, q é um ótimo lugar pq tem sede de todo tipo de Partido por aí. Eu sugiro q, se vc ja escolheu um partido, chama nas redes sociais, DM do Insta, no Facebook, normalmente os sites tbm disponibilizam numero de whats pra te guiarem melhor na organização. Caso n tenha decidido, Jones tem um vídeo mto bom explicando qual foi o método q ele usou pra escolher um Partido no qual militar.
te sugeriria a UP, tem todo uma atuação nos bairros e favelas, sindicatos, movimento estudantil, além é claro de um trabalho teórico mas você deve procurar algum partido ou organização que você se identifique melhor, mas na dúvida procure a Unidade Popular pelo Socialismo.
Eu admiro muito a luta histórica e a atual do PCB, partido do qual o próprio Jones Manoel é organizado, e super recomendo conhecer a prática e a formação política do partidão. Atualmente o partido se encontra bem reduzido, uma vez que teve grande parte do seu comitê central assassinado na ditadura militar e algumas tentativas de sabotar e por fim no partido na redemocratização e na década de 90. Mas atualmente o partido vem crescendo e conquistando cada vez mais espaço nas lutas de bairro, movimento estudantil e etc. Dá uma olhada no site do partido e veja se te atraí, tem textos sobre a conjuntura atual, recomendação de textos de formação política e também os contatos regionais caso queira conhecer melhor o partido pcb.org.br/portal2/269/contatos/
@@BrunoLima-vh1eu mas tá tendo coletivos populares mesmo? Como as pessoas fazem pra se organizarem? Fazem reuniões ou palestras? Ou agora com a pandemia devem ta sendo feitas por live. Como faz pra ta participando?
Cara, que vídeo!!! Estou começando a mexer agora, lentamente. E esse vídeo é bem esclarecedor para entender minha posição nesse processo. Valeu mesmo. Queria saber sua visão, e dos demais leitores aqui, sobre a legitimidade de praticar educação domiciliar (um método tradicionalmente reacionário) com meus filhos para protegê-los desse ambiente ativismo pequeno-burguês.
Excelente Conteúdo Jones! Obrigado pela Solidariedade em compartilhar seus conhecimentos pro mundo! Sou operário assalariado não tive condições financeiras pra estudar, ler Marx, Engels, Lenin mas sempre fui militante da transformação social através da associação de bairro da minha quebrada. Por aqui dizem que sou um sonhador. Aqui na quebrada, o que mais afasta a galera de militar nos movimentos de esquerda, além de todo aparelho ideológico do Estado, que foi explicado muito bem por você, é também essa galera de classe média, pra não dizer "playboyzada", que vem pagando de intelectual marxista pra gente querendo ensinar o que é Marxismo, tá ligado. Porra véi! Os caras tão pensando como vai fazer pra pagar o Gás e botá comida dentro de casa! Como os Camarada vai ter energia pra Ler Marx, Engels, Lenin, Rosa Luxembrugo, Louis Althusser? Me responde aí?
Comentar pra engajar algoritmo não é militância. Mas faço mesmo assim.
+1
+1
@@caionalves iiioi9oooo
@@caionalves eu
@@caionalves eu
"O que é bom para a Globo é ruim para o povo" - Brizola.
Depende, quando ela diz o que a militância quer ouvir ela deixa de "ser golpista"......kkkkk
boa jones, veio em ótima hora o vídeo
Amooo quadro em branco, meus dois canais favoritos ❤️
OI QUANDRO SOU INSCRITO NO SEU CANAL ❤️💟❣️💯 👍😃
Achei que meu celular tava sem sinal (internet) quando olhei pra essa foto de perfil.
Ser militante????? É ser "bolsominion" da canhota........kkkkk
Jones falando: "fodase" é tão fofin 😳✨✨
Eu não sabia que precisava desse vídeo, até assistir esse vídeo. Vou aderir, compartilhar e assistir novamente sempre que necessário. Obrigado Jones!
A cada dia que passa, conforme o conhecimento teórico de Jones vai aumentando, seu cabelo cresce. Em breve ele ocupará, de maneira gloriosa, a tela inteira.
As colunas centrais do templo que aguardem.
😂👍
Ser militante???? O que será isso???? Fácil responder, é ser os "bolsominions" da canhota....kkkk
@@gustavodutra2817 teoria da ferradura? Quem usa ferradura é jumento.
@@gustavodutra2817 Chegou o centrista iluminado
Jones, sempre elevando o debates importante a sério!
Eu apóio o fechamento da Globo
Tá doido, mas se a globo é a que mais faz oposição ao governo, pedir o fechamento da globo é perder força.
Nesse momento não posso concordar. Já viu o tanto de emissora religiosa? Alarmante. Infelizmente, por enquanto não. 😓
@@tioneelix2100 a Globo faz oposição de fachada ao Bolsonaro, no fundo apoio completamente o programa do Guedes na economia, tem total alinhamento como o governo nesse sentido. Não é lá uma oposição de verdade, se o Bolsonaro falasse um pouco menos de merda e não tivesse declarado guerra a Globo desde o início do governo ela tava tranquila com ele na presidência
@@isabelab.7652 sim, é tão danoso quanto a Globo, mas veja só, o problema disso tudo é a monopolização que existe nas comunicações no Brasil, algumas famílias que comandam toda a informação repassada pra população, então, na globo temos a família Marinho, no SBT temos a família do Silvio Santos, na Record temos o Edir Macedo. Esse é o problema. Nesse caso todos eles tem que ser expropriados. Rever concessões e democratizar de verdade a mídia tirando o poder dessas famílias sobre a informação vital para o povo
@@tioneelix2100 oposição de verdade ao governo só quem pode fazer é o povo trabalhador, não é uma emissora de tv que sempre funcionou como inimiga da população brasileira e defendeu e defende os interesses mais mesquinhos da burguesia brasileira
23:59 -> "eu me recuso a dizer o nome"
00:00 -> "o BBB isso, o BBB aquilo"
Não, não estou criticando o vídeo, só achei curioso - até porque ficava impossível não mencionar em nenhum momento.
Quando eu penso em militante eu penso em uma palavra: práxis. Toria e prática indissociável e diária, como bem fez Florestan enquanto intelectual e militante. Militante na minha concepção tem que ter um livro em baixo do braço e a ação organizada em grupos, coletivos etc. O que eu observo, na grande maioria, são pessoas que rotulam-se como militantes e que são "indignadas" com tudo, mas que não querem se organizar, ler e estudar, a não ser para fazer aquele texto lacrador ou aquele cancelamento, muitas das vezes distorcendo toda teoria que nunca leu. As pessoas ficam reproduzindo qualquer coisa que escutam ou observam nas redes. Acredito que esse é um dos motivo para que digam que o programa citado está cheio de "militantes", isso segundo grande parte do público que assiste . Ótimo vídeo, Jones, abraços!!! (Comentando para propagar)
A luta atravessa até a significação dos conceitos.
video leve camarada haha. Entrei agora num núcleo da ujc muito graças ao seu trabalho. Tmj ! pcbeijos
Absurdada que eu tava reclamando disso hoje e sai essa preciosidade de vídeo
Militante é militante, ativista é ativista e comentarista de internet é comentarista de internet. Tenham discernimento e leiam Lenin!
Maravilha. Eu pensei que era militante. Acho que tô entre o ativista e o carinha que dá palpite na internet. Então lá vai PND 🌹
ta bem claro q vc n era militante msm, votando no ciro...
@@robertogoncalvesjunior7814 qual o problema de votar no Ciro ? Venha com dados e estatísticas nada de bla bla
Momento super importante um vídeo desse, camarada. Tmjj
Eu admito que dei umas risadas nas partes que o Jones explicou sobre a galera que comenta umas coisas na Internet hehehe
Eu achava que esse negócio de chamar de militante quem só fica falando na internet e não milita era meme, como se fosse "olha, ele acha que tá militando, vou chamar ele de militante pra ser irônico". Eu só percebi agora, que o povo tá falando disso, por causa do programa da Globo, que as pessoas realmente não sabem o que é militância. E agora dá muita raiva quando eu vejo as pessoas usando essa palavra errado.
Já repararam que a turma da direita adora dizer "Globolixo", mas assista a programação inteira daquela porcaria?
Poisé, é só lacração, coisa q VCS adoram, n adianta se vitimizar n ksjjdkf... admite, no BBB vcs provaram o próprio veneno dessas ideologias RETRÓGRADAS de segregação...
@@塩田無嫌だ sou de esquerda e quero mais que joguem uma bomba naquela porcaria. Prefiro ler clássicos da literatura.
@@塩田無嫌だ ?
A Globo é uma porcaria.A internet vai dominar os meios de comunicação e mesmo a Globo investindo em influencers e RUclipsrs o fim tá próximo.Ja perdeu a fórmula 1,se perder a cota de patrocínios do futebol e BBB já era
Aquilo é de propósito, aquele programa é combinado. Mesmo tendo muito troxa acreditando que "a globo é contra o Bolsonaro", a verdade é que não é e nunca foi. Situações como essas deixam claro, pagaram uma mulher negra para fazer um papel de "militante arrogante", para aloprar a esquerda e exaltar de maneira indireta o bolsonarismo. A globo é uma das principais ferramentas da burguesia no Brasil, a burguesia odeia a esquerda.
Show de bola, Jones! Esperando para chegar o 29 de março e começar o curso no Classe Esquerda e com isso aprimorar a parte teórica e também buscar fazer a parte prática. Já estou matriculado.
Não sou militante e nem tão pouco ativista mas por ser formado em história, leio e pesquiso sobre o marxismo e as lutas históricas do proletariado. Jones fala com muita clareza sobre temas complexos para o público em geral. Parabéns!
Bora militar! Venha pro PCB, será muito bem vindo no partidão!
Comentando para engajar no algoritmo. Vídeo mais que necessário.
Esse vídeo precisa ser compartilhado!!! Muito bom!!!
O que é ser militante: É ser um pentelho super chato que vive criando inferno e brigas por onde passa querendo aparecer sem fazer nada prático.
O que é ser ativista: é ter ponderação e trabalhar por uma causa sem discórdia com qualquer um que cruze o caminho.
se tem brizola verde tem like
Força na divulgação! Agora é todos quanto vêm e subscrevem passarem a ser militantes! Um abraço
Putz, comecei a ver e quase cai da cadeira aqui de tanto rir com as brilhantes colocações do professor!!! Deixa eu terminar de ver que hoje tá bom demais, camaradas!!!!
"Discurso ou revólver não interessa a opção, sem união é impossível a Revolução!"
Excelente vídeo! Vou compartilhar para vários amigos que estavam falando sobre o tema!
jones manoel = tudo pra mim
Caro camarada Jones, seus vídeos estão cada vez mais pertinentes. Avante na luta!
Favoritando pra enviar pra algumas pessoas, mto obrigado Jones.
Obrigada, Jones.
Obrigada pelo vídeo!
Mil vezes parabéns pelo conteúdo desse vídeo camarada Jones! Foi preciso nas suas colocações! Arrasou demais!
Vídeo importante! Valeu, camarada!
Obrigada professor!! sempre didático.
Mais um excelente, por vezes quase cômico, e o tempo todo didático e essencial vídeo. Jones mandando bemmmm
Bicho, que vídeo fantástico!! Esclarece muitos conceitos importantes, e ainda tem tem umas referências massa. Parabéns camarada!
Tema importante, com as recentes tentativas de esvaziamento de significado da palavra Militância.
Muito bom, Jones. Obrigada por mais um vídeo cheio de conteúdo!
Nossa, melhor explicação! Tava muito confusa. Vlw Jones!
Obrigado, Jones.
O vídeo esclareceu diversas dúvidas. Parabéns! Gostei do visu.
Todo dia o Jones ensinando algo, nem sempre muito complicado, mas sempre necessário.
Ótimo, Jones. Militar é algo coletivo e feito no dia-a-dia em grupos organizados, e não uma indignação individual difusa em rede social com seguidor batendo palminha.
Jones, gosto muito do seu trabalho e te acho muito nescessário nesse ambiente do RUclips. Tenho 14 anos e iniciei minhas experiências literárias a pouco tempo, você teria algum título a me recomendar? Se sim vlw.
no instagram dele tem uns destaques sobre onde começar e afins, ate de autores específicos
Nossa
Fiquei um tempo sem ver videos do jones.
Entrei aki e tomei um susto com o tamanho do black dele.
Salve Jones, grande vídeo!
Já compartilhe com os meus! 🤝
Ótimo vídeo Jones 👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente, Jones você e maravilhoso, esclareceu bastante a diferença de termo militante e ativista, tinha dúvidas.
"programa da rede globo é igual ao voldemort" kkkk jones mt perspicaz nas comparações
Vídeo mais que necessário!! Parabéns camarada, sempre preciso e pontual os temas dos vídeos.
Comentando pelo engajamento. 💛
Obrigado pela aula jones! Eu não sou de humanas, tenho bastante dificuldade nos termos. Mas aos poucos vou aprendendo.
Valeu Jones. Colocações muito importantes.
Bah, Jones, teu trabalho é fundamental. Obrigado!
estaba esperando esto genial Jones Manuel!!!
"Comentar uns negócios na internet"
Note, Jones tá afiadíssimo nesse vídeo!! Muito bom, como sempre!
Kkkkkkkkkk
Mano! Só uma pessoa burra pra dizer que a outra burra é inteligente
Kkkkkkkkkkkk
Rachando aqui com a ingenuidade dessa galera kkkkkkkkkkk
Só sente as correntes que o prende aquele que se movimenta
Amei Jones, me achava ativista , porém, entendi tudo. Apesar de ser filiada ao Partidão, vou caminhar no sentido do estudo e da tentativa de militância. Sua didática neste vídeo é o que eu sinto mais falta na comunicação dos partidos para os filiados. Seguirei mas,me sentindo desorientada. Bora estudar. Valeu❣
Ótimo conteúdo para agregar no meu quinto dia de covid-19.
Vídeo muito necessário.
Mais um vídeo necessário. Obrigada, Jones. ✨
Brabo demais Jones, muito obrigado pelo seu trabalho
Jones tens meu respeito e amor!😍 coisa mais linda desse mundo!
Jones é uma máquina. Produz y produz
Algumas questões para pensar: a) bastante interessante a separação entre produção de ideias e discursos e a ação política, imagino que levando muito a sério a tese 11 da crítica ao programa de Gotha sem perceber a autocontradição da mesma; b) se um exercício de reflexão teórica está ligado ao fundamento de ser militante e, evidentemente, mais de 50% dos brasileiros não têm acesso (e tempo disponível) para reflexão teórica em referências bibliográficas "próxima da realidade do povo" (?), porque a circulação de ideias via internet e nichos universitários, tais como interseccionalidade, lugar de fala (que nem curto muito, por razões diferentes, imagino) seriam um avesso da militância longe da "realidade do povo", há aí um tipo de materialismo-idealista do significa concreto de "povo"; c) bastante nebuloso esta quase invalidação das vivências como caminhos da reflexão teórica e política, solapando inclusive a reflexão fundada na experiência oral de não poucos grupos sociais e culturais, imagino que por um preconceito dos debates "interculturais"! e "identitários" e como articulam-se politicamente; d) artificial esta "segurança ontológica" apriorística que separa o real em dos blocos - proletariado e burguesia - e manobra nesta realidade aplainada por uma dialética amarrada em tese (seria a tese 11?), esquecendo-se que o real é tecido de maneira instável - o falso é um momento do verdadeiro e, hoje, pensando em Debórd, o verdadeiro é um momento do falso; e) concordo bastante com suas circunscrição sobre o ativismo e em parte com ser militante, mas os equipamentos conceituais (termos academicamente elitista, será?) para operar a compreensão do real padece de uma combinação de engessamento e preconceito mais do que evidentes - por exemplo, no sentido de disciplina e organização enterrado no leninismo, tanto que organizado (que você pressupõe que dá forma ao "amorfismo" dos trabalhadores) é absolutamente amorfo como conceito e atitude e só dizer que "organização coletiva" resolve é o equivalente lógico a usar o termo "desenvolvimento com qualidade" (amorfo porque suscetível a muitos usos e abusos se não claramente circunscrito teórico-politicamente) e é interessante que você usa a identidade - identificação de grupo via marcação da diferença - para fundamentar a militância...
Há alguns evidentes problemas na sua digressão, mas é sintomático a paralisia do sentido de militância! E seguramente militância não são os usos/abusos de redes "sociais", mas simplesmente há um vácuo no sentido de militância para uma contemporaneidade fundada na experiência concreta - e diversa, desigual e diferencial do "povo brasileiro" - e não em Lenin.
Caraca Jones, que video afiado, muito bom.
O conteúdo dos vídeos a cada dia melhora. Muito bom, camarada!
Esse vídeo é importantíssimo. Parabéns! Muito bom mesmo.
Vídeo muito bom!
Comentando para engajar
Jones, você é maravilhoso, grata pelo trabalho que você faz aqui no canal.
Camarada! Parabéns por seu trabalho!
Eu sou militante da esquerda !
Sou Universitário de filosofia !
Sou católico !
Sou Lula presidente!
Esse trecho citado da entrevista com a Jodi Dean é muito bom, já conheci muita gente nesse perfil, adora por defeito em todas as organizações políticas que existem porque na verdade não sabe disputar e dialogar tendências internas com outros camaradas. No final o cara só fica esperando o partido perfeito cair do céu como se fosse mágica.
Dê a ordem, Jones!
Elenco e fãs do reality show cujo nome não pode ser mencionado, vem aqui assistir algo rapidinho
Realmente é Muito difícil ter clareza e ânimo num momento com tanta informação e ânimos à flor da pele. Raiva, medo, luto, insegurança, dúvida, cansaço. Todos certos, todos errados. Tudo a contento. Qualquer conclusão sobre qualquer coisa tem uma grande chance de ser equivocada tamanho volume de informação a que estamos submetidos. Respira. Não é fácil viver assim.
Então se vc se sente realmente esgotado no dia de hoje, é compreensível. Nenhuma outra nação no mundo está vivendo os nossos dias, estranho seria se sentir normal
Vivemos uma situação única.
Pra não me perder prefiro renovar meu compromisso com uma ideia de Brasil. Aquele Brasil que era bonito e aconchego, que a gente sonhava em alavancar infelizmente é como se tivesse ocorrido um acidente com aquela pintura do Brasil, e o quadro agora torto e retorcido, desfigurado, aguarda uma providência e uma jornada de trabalho pra consertar.
Não tem mais como voltar ao que era antes, acho que isso seja ponto pacífico pra muita gente. Não dá pra ignorar o que vivemos nesse período de conflito político, assistindo tantas máscaras caindo, de pessoas, de coisas, de instituições, um Brasil sendo triturado não é um quadro bonito. Nossa geração não vai esquecer nenhum desses dias e infelizmente vamos amargar muitas dessas memórias de dor por toda vida. Quem sobreviveu. Desde a doença à nossa incapacidade de entendimento. Do como somos egoístas...
O compromisso é o de relembrar qual a chance pro Brasil. Traduzo esse sentimento numa palavra que tomo por central do vocabulário Progressista Cirista: soberania.
Soberania é uma palavra que sempre me faz respirar melhor. Aquela que enche os pulmões e traz leveza. País soberano... faz erguer a cabeça, elevar o moral, inspira esperança; essa é minha ideia fixa quando olho o esforço do Ciro pra abrir os olhos e os ouvidos do povo.
Um Brasil soberano só se faz passando compromissos à limpo e ratificando metas. Qual é a meta do projeto nacional? Reestabelecer a máquina produtiva, empoderar o trabalhador, organizar poderes, mas principalmente mudar a direção, o norte, a condução econômica do Brasil
Mudar o fator prioridade. Estabelecer no Brasil que o Brasil é a prioridade.
"O Brasil é um país sangrado", repete o Ciro e essa frase me impacta. Me impacta porque me faz ver o tempo indo embora más que há muita vida, energia, muita capacidade, riqueza, sendo desperdiçados a troco de interesses medíocres. Essa é a principal diferença entre quem entendeu que Ciro não é Luís, e quem não. E que o primeiro sempre se manteve na posição da coerência. Do real compromisso com o futuro do país. Insistentemente lutou por um povo soberano.
Quem tem compromisso com a soberania nacional? E quem se dispõe a governar um país de joelhos ou assim o coloca?
Tá aí a minha resposta.
Estou com Ciro. Estou com o PND. Estou com o Brasil
🌹#Ciro2022 Presidente Brasil pra Frente! 🍀💝🇧🇷
Porra jones, não demorou 1 minuto pra tu citar aquele que não deve ser citado kkkkkkkk
Foi tão bom e didático o video q pareceu ter 5 min. Parabéns camarada!
Muito bom, do início e ao final!
Obrigada por esclarecer o conceito de modo dinâmico.
Parabéns pelo vídeo jones Manoel
Adorei 🙏🏽
Ô coisa linda esse vídeo! (e o Jones)
Trazer un debate de alto nível e ainda nos fazer rir não é pra qualquer um não, camarada Jones! Hahaha
Excelente vídeo, camarada. Muito essencial num momento como esse, onde há uma onda que deturba o sentido de militância.
Jones, amo seus vídeos e o quanto eles me acrescentam! Vou compartilhar muito! Obrigada por isso!!!!
Tem 1 ano que eu comecei a aprender sobre Marxismo. Acho que tá na hora de começar a ter um conhecimento prático.
Eu sou de São Paulo SP, mas tô morando por enquanto em Itatiba SP, se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço
Assim, pra se organizar, a maioria dos partidos radicais tão fazendo processos online baseados aonde vc mora, no caso, pelo q entendi, vc mora em SP, q é um ótimo lugar pq tem sede de todo tipo de Partido por aí. Eu sugiro q, se vc ja escolheu um partido, chama nas redes sociais, DM do Insta, no Facebook, normalmente os sites tbm disponibilizam numero de whats pra te guiarem melhor na organização. Caso n tenha decidido, Jones tem um vídeo mto bom explicando qual foi o método q ele usou pra escolher um Partido no qual militar.
Aqui o vídeo:
ruclips.net/video/fWwTCDHhSJQ/видео.html
te sugeriria a UP, tem todo uma atuação nos bairros e favelas, sindicatos, movimento estudantil, além é claro de um trabalho teórico mas você deve procurar algum partido ou organização que você se identifique melhor, mas na dúvida procure a Unidade Popular pelo Socialismo.
Eu admiro muito a luta histórica e a atual do PCB, partido do qual o próprio Jones Manoel é organizado, e super recomendo conhecer a prática e a formação política do partidão. Atualmente o partido se encontra bem reduzido, uma vez que teve grande parte do seu comitê central assassinado na ditadura militar e algumas tentativas de sabotar e por fim no partido na redemocratização e na década de 90. Mas atualmente o partido vem crescendo e conquistando cada vez mais espaço nas lutas de bairro, movimento estudantil e etc.
Dá uma olhada no site do partido e veja se te atraí, tem textos sobre a conjuntura atual, recomendação de textos de formação política e também os contatos regionais caso queira conhecer melhor o partido
pcb.org.br/portal2/269/contatos/
@@BrunoLima-vh1eu mas tá tendo coletivos populares mesmo? Como as pessoas fazem pra se organizarem? Fazem reuniões ou palestras? Ou agora com a pandemia devem ta sendo feitas por live. Como faz pra ta participando?
Comentando pra engajar o algoritimo. DÊ LIKE, COMENTA E COMPARTILHA.
Cara, que vídeo!!! Estou começando a mexer agora, lentamente. E esse vídeo é bem esclarecedor para entender minha posição nesse processo. Valeu mesmo.
Queria saber sua visão, e dos demais leitores aqui, sobre a legitimidade de praticar educação domiciliar (um método tradicionalmente reacionário) com meus filhos para protegê-los desse ambiente ativismo pequeno-burguês.
Muito bom.
Jones sempre cirúrgico! Seus vídeos são muito esclarecedores
Mais um excelente video camarada.
Excelente, Jones! Muito obrigado por jogar luz numa questão que vem sendo tão mal compreendida e utilizada nos debates do dia a dia.
bom dia, muito bom trabalho. Voce poderia vir nos ensinar no Mexendo o Doce? Aguardamos!
Excelente Conteúdo Jones! Obrigado pela Solidariedade em compartilhar seus conhecimentos pro mundo! Sou operário assalariado não tive condições financeiras pra estudar, ler Marx, Engels, Lenin mas sempre fui militante da transformação social através da associação de bairro da minha quebrada. Por aqui dizem que sou um sonhador. Aqui na quebrada, o que mais afasta a galera de militar nos movimentos de esquerda, além de todo aparelho ideológico do Estado, que foi explicado muito bem por você, é também essa galera de classe média, pra não dizer "playboyzada", que vem pagando de intelectual marxista pra gente querendo ensinar o que é Marxismo, tá ligado. Porra véi! Os caras tão pensando como vai fazer pra pagar o Gás e botá comida dentro de casa! Como os Camarada vai ter energia pra Ler Marx, Engels, Lenin, Rosa Luxembrugo, Louis Althusser? Me responde aí?