Não entendo o fetiche de pegar seu dinheiro e entregar a políticos e burocratas para eles fazerem coisas. Dezenas de experiências demonstraram que isso é uma PÉSSIMA IDEIA. Pegar seu dinheiro e entregar DIRETAMENTE ao prestador é uma IDEIA já provada melhor. Pra que precisamos de intermediários inúteis? Se nós mesmos podemos gastar melhor o nosso dinheiro? Viva ao sofrimento Viva à miséria Viva à OBEDIÊNCIA Viva ao deturparam Marx Viva ao "dessa vez vai funcionar " Viva ao comunismo...
@@claudiocorreia6096 bem... Alguns prestadores que não prestam: De maneira geral a imensa maioria dos canais de TV jornalísticos, a Nestlé e sua intenção de privatizar a água, a Ford e seu Ford Pinto, a Exxoon Mobile e praticamente tudo dela, ...
Impressionante a capacidade de síntese e a polidez de uma análise materialista que conversa diretamente com a realidade da classe trabalhadora. Muito bom.
Gosto muito do livro "como funciona o fascismo". O ressurgimento da direita, hoje, está muito ligado à defesa do "conservadorismo nos costumes". Muita gente pensa que ser "de direita", hoje, é apenas aderir a valores tradicionais como Deus, Pátria, Família, Anticomunismo (porque "comunismo", nessa conversa, vira sinônimo da destruição desses valores). O problema é que esse discurso é só uma fachada hipócrita para eleger políticos neoliberais que adotam medidas que prejudicam a quase totalidade da população.
@@martinsdasilva3855 Larga de ser besta. Pra ter férias precisa ter emprego com carteira assinada. Catador de sucata, biscateiro e virador não tem férias.
Jones, o lance é que nos anos 80 o Brasil tinha 30% de indústria. Queira ou não, são condições que favorecem muito a consciência de classe e a organização.
lendo o que você escreveu lembrei da palestra da Virgínia Fontes, no evento de 2019 (Democracia em colapso) - Democracia ou Revolução, ruclips.net/video/URXPCbGyKWU/видео.html
Caramba Jones, essa música do Zé Ramalho me fez lembrar da infância cantei ela na escola em 1993 com 7 anos, talvez tenha sido ela minha primeira experiência de consciência de classe... Obrigado
Talvez isso seja um resumo claro da precariedade da educação no Brasil. Além de não aprendermos nada com a nossa história que em muitos casos não é retratada nas escolas, sempre estamos repetindo os mesmos erros de sempre. Uma pessoa que saí da escola sabendo como regimes ditatoriais, governos genocidas e verdadeiros monstros disfarçados de "patriotas" se formam, consegue identificar tais semelhanças no nosso cotidiano. Por exemplo, governos iguais ao de Bolsonaro conseguem ficar em alta em tempos de crise. Discursos radicais, inimigos externos e internos, além daquela velha pose de patriota sofrido e indignado. A velha cartilha de sempre. A educação do Brasil continua do jeito que se encontra propositalmente, não por incompetência dos Governos que vieram e no que permanece atualmente. É muito mais difícil enganar com palavras bonitas ou extremistas, mesmo em tempos de crise, pessoas informadas e que se questionam. Filosofia e Sociologia são praticamente proibidos em escolas públicas.
Eu saí da escola tendo aprendido que "o Brasil é uma merda porque foi colonizado por portugueses, se tivéssemos sido colonizados pelos ingleses, que faziam uma colonização que desenvolvia a colônia, ( kkkkkk) seriamos do primeiro mundo" kkkkkkk.
@@arn5348 a maioria onde? Meus professores não eram. E mesmo os que são de esquerda, são no máximo social democratas ou da esquerda pequeno burguesa e anticomunistas. Além do que, o próprio currículo escolar é pensado para criar empregados obedientes do Estado burguês.
Nossa, esse vídeo caiu como uma luva nas indagações que eu tava me fazendo vendo vídeos do povo no tiktok metendo o pau na classe média/pobres conservadores/de direita pelo atual cenário político do Brasil. Valeu pelo conteúdo, Jones!
" nas indagações que eu tava me fazendo vendo vídeos do povo no tiktok" eu ia fazer um piada mas n ia ser mais engraçado do que simplesmente ver essa frase kkkkkkkkkk
Seu Vídeo é Ótimo, e deixa claro um sentimento que tenho desde quando comecei a estudar. Quanto mais eu estudo, mais tenho um sentimento que vou me excluindo da maioria da população e isso dá uma angústia tão grande, porque não vejo mudança de fato para o nosso povo
Jones, particularmente, eu adoro seus vídeos de explicação básica, didático, de fácil entendimento. Lembra da história do cachorro morto que o motoboy jogou em vc na estrada, q vc contou em Santo André? E a minha pergunta sobre o que pode ser feito para que esse cara não jogue mais o cachorro em vc, mas sim entre na estrada pra militar junto? A melhor explicação, é exatamente esse seu vídeo! Obrigada vc é muito necessário! ❤️👊🏼
A expplicação é vcs entrarem para o mundo da realidade... qual semelhança que o Jones tem com um motoboy que trabalha 10 horas por dia? O Jones vai dar para ele o dinheiro que ganha do youtube pra fazer de conta que combate o capitalismo?
Gostei muito do vídeo, mas só fiquei com uma dúvida: como separar um pobre que simplesmente reproduz as porcarias liberais por despolitização de um reacionário convicto (e que inclusive pode ser perigoso pra gente)?
O reacionario tende a se politizar no espectro de direita ele se força ao maximo absorver a ideologia pra reproduzir a tese dele ao maximo já o outro ele simplesmente fala os jargãos sem muito conhecimento e aprofundar
A ideologia dominante é a ideologia da classe dominante. O que importa é o nível da consciência de classe do povo trabalhador. Que é conquistado organicamente por meio da militância disciplinada.
Acrescentaria um elemento. O fato de que a consciência de classe se edifica em um processo real de luta e transformação coletiva. A militância disciplinada por si não é capaz de sozinha dar esse salto... nem mesmo a partir de um coletivo que faça leituras aprofundadas... nesse momento afiamos as armas da crítica.
Jones você já ouviu fala nos "MODOS DE OPERAÇÃO DA IDEOLOGIA" do sociólogo Thomson ? Seria um bom tópico para você trazer em seu canal sem se desviar da noção marxista clássica de ideologia. Os "MOI" pode ser incluído a noção negativa de ideologia para entender como ela opera por meio dos discursos.
Eu aprendi aqui o que não aprendi durante vários anos na sala de aula. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns pela forma de explicar, clara e sem interesses de manipular os pensamentos de quem assiste.👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom Jones! Agora tô esperando o vídeo pra debater os caminhos para se reverter e superar essa realidade(muito pior inclusive do que nos anos de 1980), ou melhor, o único caminho, que seria a suposta e necessária "organização". Fico me perguntando sobre outros caminhos possíveis, outros sinais que temos que nos atentar e acreditar para transformar a consciência da classe trabalhadora.
Primeira coisa é o Jones tirar o mentização do canal. Faz sentido lutar contra o capitalismo ganhando em dolares da segunda maior corporação do mundo? serio mesmo?
@@Atualiza360 exato, o dia que alinharem discurso com a prática talvez eu acredite também kkkkkkk gostoso falar do capitalismo vivendo no capitalismo né, tirar férias em Cuba e Venezuela os amiguinhos não querem né? E ainda mentem! E o vídeo dele (tá na rede social dele) dizendo que tem acordar todo dia com vontade de esfolar o patrão??? Rapaz, tem um negócio que eu amo na minha vida, se chama CHURRASCO DA FIRMA, meu patrão é melhor que o estado, o patrão não se mete na minha vida!
Mano, muito bom esse vídeo. Papo reto e fundamentado. Avaliação dentro da realidade e com a perspectiva e vontade de mudança. Parabéns, curti demais esse vídeo.
Jones você é um excelente comunicador. Você consegue elucidar questões complexas de forma simples,mas profunda. Você é um comunicador fecundo e que fala a nossa linguagem. Por muito tempo meu coração e mente está para direita,mas graças aos seus vídeos e o que aconteceu no período Bolsonaro acabei acordando. Mas,aqui na minha cidade,ainda a esquerda é muito frágil. Eu moro em São Fidélis,norte do Rio de janeiro. E aqui é dominado pelos reacionários. Não há enfrentamento. Seus vídeos são alentos e me fazem pensar. Não pare,por favor. Você faz muito bem para o debate público.
Tenho imensa admiração por você. Sua fala é muito oportuna, além de sugerir caminhos para um diálogo direto, que pode ajudar trabalhadores a refletir para além da informação massificada. Pela minha idade, me reservo o direito de chamar a sua atenção para o uso da palavra "classista". Essa palavra já é usada como sinônimo de "elitista" há bastante tempo. Não creio que seja o momento para "ressignificá-la". Ao contrário acho cada vez mais importante usar nos expressões como LUTA DE CLASSE e CONSCIÊNCIA DE CLASSE. Um forte abraço camarada, e saudações petistas.
O problema é, nas contradições, o trabalhador afirmar (mesmo consciente de sua classe) que ele não precisa dos seus direitos, que é exatamente o efeito e a causa do assédio da direita sobre a luta de classes (na visão liberalóide). E é assim que o Estado muda de "rumo" e de ideologia política.
Não agrega muito, mas o Jones quis fazer esse vídeo pois é uma discussão que está chegado a tona ultimamente e ainda reforça alguns equívocos dos liberais de direita.
O contraditório é que na esquerda o mais socialista é quem ocupa importantes cargos no governo vivendo muito acima que todo o seu povo na extrema miséria como acontece na Coreia do Norte
Zé Ramalho 😍😍😍 "Riqueza é uma graça de Deus" Pra quem Deus tá mandando grana se a minha não chega? "A riqueza não é deste mundo" Mas Deus não bate td fim de mês na tua porta pra pagar tuas contas E TEU DÍZIMO! E se tu ficar miserável e querer morrer tu AINDA é pecador! Pq "têm que aguentar o sofrimento"...
Eu sempre tive raiva das pessoas tentando ridicularizar um pobre quando ele se dizia de direita. E quando eu ia reclamar que era contraproducente continuavam debochando.
Si nous souhaitons réussir dans la vie, il est essentiel que nous nous engagions à faire de ce souhait une réalité. La clé de la vie est de passer de l’intérêt à l’engagement pour agir à partir du pouvoir personnel.
Engrossing most people out there don't the perception of the market moves and tend to be mislead in facts like this and always depend on Money in the Bank very bad idea. When you can put your money into working for you..
Muito bom! Falta mesmo muito trabalho de bases nos sindicatos, mesmo naqueles dito mais representativos. E entender o problema vai além de sentir seus efeitos e com isso se dar conta da sua existência, mas essa compreensão de que é possível mudar até eu passei a entender possível a pouco tempo e muito ou exclusivamente de reconhecer esse potencial em pessoas como você ou a Rita, por exemplo. Enfim, parabéns pelo trampo Camarada!
Enquanto isso, um jornal burguês de grande circulação fez uma matéria enorme sobre os nobres entregadores de bike e o quanto eles são esforçados por manterem jornadas de muitas horas diárias, mas não escreveu uma linha sobre o quão absurdo isso é
ENQUANTO O TRABALHADOR PERMANECER SONHANDO EM SER RICO, NO AFÃ DE SE SENTIR FELIZ REPLICANDO A OPRESSÃO DA QUAL ELE É VÍTIMA AO INVÉS DE LUTAR PARA ACABAR COM A MESMA, ISSO AQUI NUNCA VAI MUDAR !!!
Jones, adorei o vídeo. Trouxe muitas reflexões importantes. Mas eu queria te fazer uma pergunta. Ainda hoje eu ouço muito a expressão "revolucionário" ou menções a "revolução" e eu gostaria de entender o que os marxistas contemporâneos querem dizer com revolução? Referem-se necessariamente a revolta armada? Há a hipótese de "revolução" por meios pacíficos e democráticos, através do desenvolvimento da consciência de classe na classe trabalhadora e da militância nas estruturas políticas tradicionais?
Comrade, solidarity from New York! I wanted to ask, how is it that we in the West can be supporting the movement in Brasil as it continues to organize and raise the consciousness of the working class? With all the work that the Bourgeoisie of every country puts in to combat Marxist thought, how can we form power capable of combatting that? Thanks for the video, stay safe my friend.
Eu concordo com as conclusões, mas, no entanto, eu não entendo que a expressão “pobre de direita” seja dirigida à toda classe trabalhadora. A meu ver a expressão é usada pra provocar aqueles que não se acham pobres e por isso abraçam a ideologia dominante. Não acha?
A maneira como você explica esses assuntos acadêmicos de forma tão simples é maravilhoso. Nem mesmo nas universidades, encontramos professores com uma didática tão boa como a sua, ao contrário percebo que há uma intenção de utilizar uma linguagem acessível (elitista) para um punhado de pares da mesma área de pesquisa e estudo. Por isso, posso afirmar que é urgente que a esquerda brasileira busque cada vez mais levar a conscientização de classe, para as massas periféricas mostrando como a burguesia atua para nos manter dóceis ; a direita, através do uso do discurso contra um inimigo comum conseguiu aglutinar para si uma legião de mentes e estamos vendo o terrível resultado disso. É preciso, para além disso, uma esquerda mais presente nas periferias, pois a lacuna deixada pela ausência do Estado e de uma educação de base, foi preenchida pelas igrejas neopentecostais e todos nós sabemos o resultado decorrente disso.
Acho muito triste essa afirmação que o trabalhador odeia o trabalho. Muitas pessoas gostam sim do próprio trabalho inclusive todo o gênero feminino teve que lutar por muito tempo pelo direito ao trabalho (e ainda luta para ter o mesmo ganho que os homens). Concordo que para muitas pessoas o trabalho não é uma escolha, que não decide uma carreira para si, porém disso a dizer que TODO TRABALHADOR odeia o trabalho, tem uma ENORME diferença
Para mim a esquerda é consciente , consigo entender a classe trabalhadora . Vou aprender e entender melhor com você . Perdi meu filho Glauco V. Birochi que tanto me ensinou na política , ainda continuo aprendendo .
Camaradas,
entra aí na nossa lista do telegram e pega todo conteúdo que produzimos e recomendamos.
Link: t.me/s/jonesmanoel
Jones, por favor: você teria algum conteúdo específico a respeito da história do Camboja, principalmente durante os anos entre 1975 e 1979?
Não entendo o fetiche de pegar seu dinheiro e entregar a políticos e burocratas para eles fazerem coisas.
Dezenas de experiências demonstraram que isso é uma PÉSSIMA IDEIA.
Pegar seu dinheiro e entregar DIRETAMENTE ao prestador é uma IDEIA já provada melhor.
Pra que precisamos de intermediários inúteis? Se nós mesmos podemos gastar melhor o nosso dinheiro?
Viva ao sofrimento
Viva à miséria
Viva à OBEDIÊNCIA
Viva ao deturparam Marx
Viva ao "dessa vez vai funcionar "
Viva ao comunismo...
@@claudiocorreia6096 bem...
Alguns prestadores que não prestam:
De maneira geral a imensa maioria dos canais de TV jornalísticos, a Nestlé e sua intenção de privatizar a água, a Ford e seu Ford Pinto, a Exxoon Mobile e praticamente tudo dela, ...
00:25 06:53
Impressionante a capacidade de síntese e a polidez de uma análise materialista que conversa diretamente com a realidade da classe trabalhadora. Muito bom.
E até para discordar o cara indica livro, Jones é muito inteligente! Foda demais!
Maravilhoso mesmo, essa eloquência é o que falta nas pessoas.
Camarada, como faz esse link para pesquisar o termo? Top
na minha opinião, um dos vídeos mais importantes do canal até agora.
com certeza, ta bom demais
Concordo
Sim
Preciso e didático! 👏🏿👏🏽👏🏻👏🏼👏🏿👏🏽
Gosto muito do livro "como funciona o fascismo". O ressurgimento da direita, hoje, está muito ligado à defesa do "conservadorismo nos costumes". Muita gente pensa que ser "de direita", hoje, é apenas aderir a valores tradicionais como Deus, Pátria, Família, Anticomunismo (porque "comunismo", nessa conversa, vira sinônimo da destruição desses valores). O problema é que esse discurso é só uma fachada hipócrita para eleger políticos neoliberais que adotam medidas que prejudicam a quase totalidade da população.
penso igual,infelizmente é essa a realidade,muita gente julga sem ter o mínimo de conhecimento,sendo que o buraco é bem mais embaixo
@@martinsdasilva3855 Larga de ser besta. Pra ter férias precisa ter emprego com carteira assinada. Catador de sucata, biscateiro e virador não tem férias.
@@martinsdasilva3855 Ah, tá. Devia ser que nem na China, o governo mamando na teta do povão. Vai pra lá então.
@@martinsdasilva3855 Grandes empresas são grandes porque mamam. O que não falta pra elas é teta. E vc quer garantir que elas mamem ainda mais?
Jones, o lance é que nos anos 80 o Brasil tinha 30% de indústria. Queira ou não, são condições que favorecem muito a consciência de classe e a organização.
lendo o que você escreveu lembrei da palestra da Virgínia Fontes, no evento de 2019 (Democracia em colapso) - Democracia ou Revolução,
ruclips.net/video/URXPCbGyKWU/видео.html
Muito bom mano, deu luz a muitas dúvidas minhas.
Boooooa
Caramba Jones, essa música do Zé Ramalho me fez lembrar da infância cantei ela na escola em 1993 com 7 anos, talvez tenha sido ela minha primeira experiência de consciência de classe... Obrigado
A música é do Zé Geraldo (Cidadão)
conheci na voz do isentao, loucao e cristao, Silvio Britto.
Não é Zé Ramalho, é Zé Geraldo 😅
Que vídeo MARAVILHOSO!! E necessário!
Meu preferido do canal até hoje!
Parabéns, Jones! E obrigada!!
Talvez isso seja um resumo claro da precariedade da educação no Brasil. Além de não aprendermos nada com a nossa história que em muitos casos não é retratada nas escolas, sempre estamos repetindo os mesmos erros de sempre.
Uma pessoa que saí da escola sabendo como regimes ditatoriais, governos genocidas e verdadeiros monstros disfarçados de "patriotas" se formam, consegue identificar tais semelhanças no nosso cotidiano. Por exemplo, governos iguais ao de Bolsonaro conseguem ficar em alta em tempos de crise. Discursos radicais, inimigos externos e internos, além daquela velha pose de patriota sofrido e indignado. A velha cartilha de sempre.
A educação do Brasil continua do jeito que se encontra propositalmente, não por incompetência dos Governos que vieram e no que permanece atualmente. É muito mais difícil enganar com palavras bonitas ou extremistas, mesmo em tempos de crise, pessoas informadas e que se questionam.
Filosofia e Sociologia são praticamente proibidos em escolas públicas.
A educação vem do Estado burguês, faz sentido que ela exista para manter esse Estado.
Eu saí da escola tendo aprendido que "o Brasil é uma merda porque foi colonizado por portugueses, se tivéssemos sido colonizados pelos ingleses, que faziam uma colonização que desenvolvia a colônia, ( kkkkkk) seriamos do primeiro mundo" kkkkkkk.
@@renato7184 então por que a maioria dos professores são de esquerda?
@@arn5348 a maioria onde? Meus professores não eram. E mesmo os que são de esquerda, são no máximo social democratas ou da esquerda pequeno burguesa e anticomunistas.
Além do que, o próprio currículo escolar é pensado para criar empregados obedientes do Estado burguês.
Muito bom!!!! Vc é ótimo comunicador, ensina sem simplificar assuntos complexos.
Já estou divulgando. Obrigada camarada
Muito bom camarada Jones.
Incrível é que passei a tarde inteira debatendo esse tema.
Nossa, esse vídeo caiu como uma luva nas indagações que eu tava me fazendo vendo vídeos do povo no tiktok metendo o pau na classe média/pobres conservadores/de direita pelo atual cenário político do Brasil. Valeu pelo conteúdo, Jones!
" nas indagações que eu tava me fazendo vendo vídeos do povo no tiktok"
eu ia fazer um piada mas n ia ser mais engraçado do que simplesmente ver essa frase kkkkkkkkkk
Excelente, camarada! Nossa tarefa histórica é nos organizar enquanto classe e combater o discurso ideológico hegemônico!
Silêncio, branquelo do cabelo liso!
A Música "Cidadao" é de autoria do Cantor ZÉ GERALDO e não ZÉ RAMALHO!
Ótimo vídeo, camarada! Mandando no grupo da família!
Maravilho vídeo, professor!!!
Seu Vídeo é Ótimo, e deixa claro um sentimento que tenho desde quando comecei a estudar. Quanto mais eu estudo, mais tenho um sentimento que vou me excluindo da maioria da população e isso dá uma angústia tão grande, porque não vejo mudança de fato para o nosso povo
Se o Ciro Gomes tivesse essa didática já teria sido eleito presidente
Adorei sua explanação tenho setenta e sete anos. Só agora, descobrí q sou comunista! Parabéns!
Cara, eu sou super fã do seu trabalho e do seu canal.
Negão, tú é um dos melhores professores do tipo que o Brasil necessita! Entenda-se Brasil como sociedade, povo, trabalhadores.
Já fui pobre de direita. Hoje sou aprendiz de comunista graças ao Jones.
Jones, particularmente, eu adoro seus vídeos de explicação básica, didático, de fácil entendimento. Lembra da história do cachorro morto que o motoboy jogou em vc na estrada, q vc contou em Santo André? E a minha pergunta sobre o que pode ser feito para que esse cara não jogue mais o cachorro em vc, mas sim entre na estrada pra militar junto? A melhor explicação, é exatamente esse seu vídeo! Obrigada vc é muito necessário! ❤️👊🏼
A expplicação é vcs entrarem para o mundo da realidade...
qual semelhança que o Jones tem com um motoboy que trabalha 10 horas por dia? O Jones vai dar para ele o dinheiro que ganha do youtube pra fazer de conta que combate o capitalismo?
Gostei muito do vídeo, mas só fiquei com uma dúvida: como separar um pobre que simplesmente reproduz as porcarias liberais por despolitização de um reacionário convicto (e que inclusive pode ser perigoso pra gente)?
O reacionario tende a se politizar no espectro de direita ele se força ao maximo absorver a ideologia pra reproduzir a tese dele ao maximo já o outro ele simplesmente fala os jargãos sem muito conhecimento e aprofundar
A esquerda sempre fez parte da elite burguesa amigo
@@Paulo-sb4de Primeiro, não sou seu amigo. Segundo, quer ouvir bosta liberal, vai assistir as lives do Bozo. Terceiro e mais importante, te fode.
@@Paulo-sb4de que esquerda é essa?
@@alucardmorning708 Lenin trotski Guevara todos eram da classe grande ou média. se eu não me engano o Stalin é um dos poucos que eram pobres
A ideologia dominante é a ideologia da classe dominante.
O que importa é o nível da consciência de classe do povo trabalhador. Que é conquistado organicamente por meio da militância disciplinada.
Acrescentaria um elemento. O fato de que a consciência de classe se edifica em um processo real de luta e transformação coletiva. A militância disciplinada por si não é capaz de sozinha dar esse salto... nem mesmo a partir de um coletivo que faça leituras aprofundadas... nesse momento afiamos as armas da crítica.
o vídeo ficou mt bom, camarada! explicasse de forma bem didática :)
Jones você já ouviu fala nos "MODOS DE OPERAÇÃO DA IDEOLOGIA" do sociólogo Thomson ? Seria um bom tópico para você trazer em seu canal sem se desviar da noção marxista clássica de ideologia. Os "MOI" pode ser incluído a noção negativa de ideologia para entender como ela opera por meio dos discursos.
Que análise maravilhosa e didática!
Excelente vídeo, camarada! Recomendo também, como complemento, o vídeo do canal Filosofia Vermelha! Muito bom
O serviço que você presta para a sociedade brasileira é primordial!!!
Eu aprendi aqui o que não aprendi durante vários anos na sala de aula. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns pela forma de explicar, clara e sem interesses de manipular os pensamentos de quem assiste.👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom Jones! Agora tô esperando o vídeo pra debater os caminhos para se reverter e superar essa realidade(muito pior inclusive do que nos anos de 1980), ou melhor, o único caminho, que seria a suposta e necessária "organização". Fico me perguntando sobre outros caminhos possíveis, outros sinais que temos que nos atentar e acreditar para transformar a consciência da classe trabalhadora.
Verdade
Primeira coisa é o Jones tirar o mentização do canal.
Faz sentido lutar contra o capitalismo ganhando em dolares da segunda maior corporação do mundo?
serio mesmo?
@@Atualiza360 exato, o dia que alinharem discurso com a prática talvez eu acredite também kkkkkkk gostoso falar do capitalismo vivendo no capitalismo né, tirar férias em Cuba e Venezuela os amiguinhos não querem né? E ainda mentem! E o vídeo dele (tá na rede social dele) dizendo que tem acordar todo dia com vontade de esfolar o patrão??? Rapaz, tem um negócio que eu amo na minha vida, se chama CHURRASCO DA FIRMA, meu patrão é melhor que o estado, o patrão não se mete na minha vida!
o patrao nao se mete em nossa vida? experimenta tentar algo novo para nao depender mais dele e fale para ele sobre isso. rs
Engraçado que aparentemente quem tem uma melhor condição financeira, incluindo marxistas (os não-Leninistas rs), priorizam outras pautas.
Levei tantas porradas na cara nos minutos finais do vídeo mas eram necessárias. Obrigado, Jones. Muito bom o vídeo.
Que bom
Muito bom, parabéns Jones!
Obrigado e parabéns. Um dos seus melhores vídeos, com exemplos concretos, farta referência direto e incrivelmente compacto em 15min 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Jones, simplismente dê a ORDEM que seguiremos.
Gado
As definições de AULA foram atualizadas
A estrutura sindical deixada pelo Getúlio é um dos grandes desafios organizativos. Burocratizou demais
Porra irmão, mandou bem demais na referência musical aí, queiss! Sempre excelente na análise camarada! Abraço!
O operário em construção, de Vinicius de Moraes, é incrível tb.
Conhecer Astrogildo Pereira e Octavio Brandao e muito bom .
Música?
O curioso é que Vinícius nunca foi trabalhador. Quando muito, diplomata. Era malandro, branco e rico. Salve poetinha!
@@matiassantos7400 complicado por que?
lindo. Obrigado por compartilhar.
Amei a aula!
Todo Mundo Odeia o Chris tem um episódio inteiro dedicado a argumentar contra direitos trabalhistas e regulamentação do trabalho
qual ep
@@bulbasaursupremacist6690 não lembro o nome, mas é aquele que ele quer trabalhar na loja do senhor chinês
@@gedeonnunes5626 lembrei! Verdade tem essa questão dos direitos mesmo.
É no episódio q o chinês chama o Cris de Lionel Richie... Kkkkkk
É o episódio do palito do picolé !!
Vou jogar agora nos grupos do trabalho.
Mano, muito bom esse vídeo. Papo reto e fundamentado. Avaliação dentro da realidade e com a perspectiva e vontade de mudança. Parabéns, curti demais esse vídeo.
Entender os níveis de alienação e o poder da ideologia na socialização é essencial pra compreender os desafios revolucionários! Ótimo vídeo!
Mais uma excelente análise, direta e didática. Apenas observo que a música citada é do grande Zé Geraldo e não do outro grande Zé, o Ramalho.
Jones você é um excelente comunicador. Você consegue elucidar questões complexas de forma simples,mas profunda. Você é um comunicador fecundo e que fala a nossa linguagem. Por muito tempo meu coração e mente está para direita,mas graças aos seus vídeos e o que aconteceu no período Bolsonaro acabei acordando. Mas,aqui na minha cidade,ainda a esquerda é muito frágil. Eu moro em São Fidélis,norte do Rio de janeiro. E aqui é dominado pelos reacionários. Não há enfrentamento. Seus vídeos são alentos e me fazem pensar. Não pare,por favor. Você faz muito bem para o debate público.
Caracas, Jones! Que aula! Cada dia que passa estou mais contigo! E não abro!
Tenho imensa admiração por você. Sua fala é muito oportuna, além de sugerir caminhos para um diálogo direto, que pode ajudar trabalhadores a refletir para além da informação massificada.
Pela minha idade, me reservo o direito de chamar a sua atenção para o uso da palavra "classista". Essa palavra já é usada como sinônimo de "elitista" há bastante tempo. Não creio que seja o momento para "ressignificá-la".
Ao contrário acho cada vez mais importante usar nos expressões como LUTA DE CLASSE e CONSCIÊNCIA DE CLASSE.
Um forte abraço camarada, e saudações petistas.
O problema é, nas contradições, o trabalhador afirmar (mesmo consciente de sua classe) que ele não precisa dos seus direitos, que é exatamente o efeito e a causa do assédio da direita sobre a luta de classes (na visão liberalóide). E é assim que o Estado muda de "rumo" e de ideologia política.
Foi esclarecedor.
Muito bom. Explicou muita coisa que eu não conseguia compreender. Valeu!
Chamar o pobre de "pobre de direita" não vai fazer ele perceber a contradição nisso, é só um debate raso e que não agrega nada à luta
Não agrega muito, mas o Jones quis fazer esse vídeo pois é uma discussão que está chegado a tona ultimamente e ainda reforça alguns equívocos dos liberais de direita.
é lavar o bebê, jogar o bebê e deixar a água kkkkkkkkkk
@@b3stafer4 vixi kkkk
Em um país de esquerda o pobre vai ser a favor do estado morrendo de fome na extrema miséria como acontece na Venezuela ou em Cuba?
O contraditório é que na esquerda o mais socialista é quem ocupa importantes cargos no governo vivendo muito acima que todo o seu povo na extrema miséria como acontece na Coreia do Norte
Um vídeo extremamente necessário e certeiro. Excelente vídeo camarada
Resumindo, no Brasil, tem muito pobre que pensa que joga no time dos ricos!
Um dos teus melhores videos!
Zé Ramalho 😍😍😍
"Riqueza é uma graça de Deus" Pra quem Deus tá mandando grana se a minha não chega?
"A riqueza não é deste mundo"
Mas Deus não bate td fim de mês na tua porta pra pagar tuas contas E TEU DÍZIMO! E se tu ficar miserável e querer morrer tu AINDA é pecador! Pq "têm que aguentar o sofrimento"...
Rapaz, como tú és didático hein. Parabéns!
Eu sempre tive raiva das pessoas tentando ridicularizar um pobre quando ele se dizia de direita.
E quando eu ia reclamar que era contraproducente continuavam debochando.
Marx já dizia que para chegar na revolução é necessário críticas a ideologia burguesa em sua totalidade
Si nous souhaitons réussir dans la vie, il est essentiel que nous nous engagions à faire de ce souhait une réalité. La clé de la vie est de passer de l’intérêt à l’engagement pour agir à partir du pouvoir personnel.
Engrossing most people out there don't the perception of the market moves and tend to be mislead
in facts like this and always depend on Money in the Bank very bad idea. When you can put your money into working for you..
Muito bom! Falta mesmo muito trabalho de bases nos sindicatos, mesmo naqueles dito mais representativos. E entender o problema vai além de sentir seus efeitos e com isso se dar conta da sua existência, mas essa compreensão de que é possível mudar até eu passei a entender possível a pouco tempo e muito ou exclusivamente de reconhecer esse potencial em pessoas como você ou a Rita, por exemplo. Enfim, parabéns pelo trampo Camarada!
Terminando o domingo só com gente boa: primeiro Professor Jones e depois Dimitra! Iniciando a semana muito bem!
Faltou aí o camarada Humberto Matto. O cara é muito foda!
@@Danilobestboy faltou mesmo! Vou assistir durante a semana. Ele manda muito bem mesmo!
caralho o jones mostra que qualquer contradição sempre resulta em luta de classes. é o brabo
Enquanto isso, um jornal burguês de grande circulação fez uma matéria enorme sobre os nobres entregadores de bike e o quanto eles são esforçados por manterem jornadas de muitas horas diárias, mas não escreveu uma linha sobre o quão absurdo isso é
Maravilha! Obrigada. O povo precisa ser esclarecido!
ENQUANTO O TRABALHADOR PERMANECER SONHANDO EM SER RICO, NO AFÃ DE SE SENTIR FELIZ REPLICANDO A OPRESSÃO DA QUAL ELE É VÍTIMA AO INVÉS DE LUTAR PARA ACABAR COM A MESMA, ISSO AQUI NUNCA VAI MUDAR !!!
Jones, adorei o vídeo. Trouxe muitas reflexões importantes. Mas eu queria te fazer uma pergunta. Ainda hoje eu ouço muito a expressão "revolucionário" ou menções a "revolução" e eu gostaria de entender o que os marxistas contemporâneos querem dizer com revolução? Referem-se necessariamente a revolta armada? Há a hipótese de "revolução" por meios pacíficos e democráticos, através do desenvolvimento da consciência de classe na classe trabalhadora e da militância nas estruturas políticas tradicionais?
Vamos com educação popular e classista conquistando as massas.❤
Comrade, solidarity from New York! I wanted to ask, how is it that we in the West can be supporting the movement in Brasil as it continues to organize and raise the consciousness of the working class? With all the work that the Bourgeoisie of every country puts in to combat Marxist thought, how can we form power capable of combatting that?
Thanks for the video, stay safe my friend.
Perfeito! Disse tudo. Tem que voltar para o trabalho de base. E é pra antes de ontem....É o único caminho...
Parabéns. Muito bom, como sempre!
Excelente debate Camarada.
É, muito bem explicado mesmo...
Muito bom !!
Sempre bom te ouvir, Jonessss
Vídeo muito importante. Parabéns pela didática!
vídeo importantíssimo!
Então veja
-Manoel Jones.
Note...
Muito interessante. Mobilização, organização e ação política!
Eu concordo com as conclusões, mas, no entanto, eu não entendo que a expressão “pobre de direita” seja dirigida à toda classe trabalhadora.
A meu ver a expressão é usada pra provocar aqueles que não se acham pobres e por isso abraçam a ideologia dominante. Não acha?
A música não é composição do Zé Ramalho... Só digo, pra gente não errar, pois podem nos ferrar kkkk. Adoro e conheci Jacob Gorender...uma honra!
Opa, gostei muito desse vídeo, - identidade de classes - , meu tema de pesquisa desde sempre, a famosa ideia do "classe em si e classe para si".
Correção: Música do Zé Geraldo.
Esse vídeo estava esperando muito. 👏🏻👏🏻
Já deixando o comentário pra fomentar o vídeo no youtoba
A maneira como você explica esses assuntos acadêmicos de forma tão simples é maravilhoso. Nem mesmo nas universidades, encontramos professores com uma didática tão boa como a sua, ao contrário percebo que há uma intenção de utilizar uma linguagem acessível (elitista) para um punhado de pares da mesma área de pesquisa e estudo. Por isso, posso afirmar que é urgente que a esquerda brasileira busque cada vez mais levar a conscientização de classe, para as massas periféricas mostrando como a burguesia atua para nos manter dóceis ; a direita, através do uso do discurso contra um inimigo comum conseguiu aglutinar para si uma legião de mentes e estamos vendo o terrível resultado disso. É preciso, para além disso, uma esquerda mais presente nas periferias, pois a lacuna deixada pela ausência do Estado e de uma educação de base, foi preenchida pelas igrejas neopentecostais e todos nós sabemos o resultado decorrente disso.
Maravilha!!!
Já fiz muito isso de usar esse termo "pobre de direita". Hoje em dia eu tomo muito cuidado com isso.
VÍDEOZAÇO!!!! Reflexo urgente! Excelente, camarada! ❤️
Quando Jones Manuel falar de socialismo... esqueça... porque socialismo se contrói com respeito. Prof. Gilberto Unesp.
Boa camarada, bem pensado! como sempre muito atualizado na vanguarda revolucionária. Abraços!
Vídeo referência, excelente conteúdo camarada!
Acho muito triste essa afirmação que o trabalhador odeia o trabalho. Muitas pessoas gostam sim do próprio trabalho inclusive todo o gênero feminino teve que lutar por muito tempo pelo direito ao trabalho (e ainda luta para ter o mesmo ganho que os homens). Concordo que para muitas pessoas o trabalho não é uma escolha, que não decide uma carreira para si, porém disso a dizer que TODO TRABALHADOR odeia o trabalho, tem uma ENORME diferença
Para mim a esquerda é consciente , consigo entender a classe trabalhadora . Vou aprender e entender melhor com você . Perdi meu filho Glauco V. Birochi que tanto me ensinou na política , ainda continuo aprendendo .
Vídeo incrível e necessário!
Parabéns pelo vídeo, Jones.