É um assunto extremamente sério, mas ele soube levar numa forma engraçada. Acho que ajuda a mensagem ser espalhada. Comédia sempre é uma bom modo de passar uma informação.
Quando eu lembro que pessoas dizem que a geração atual é lacradora… Esse homem é um exemplo de ativismo, se negou a lugar na guerra do Vietnã, enfim… me faltam palavras.
@@dragunov54r90 Ser um autor branco não te induz,nem obriga, a só dar voz a personagens brancos. O mundo não é só feito de brancos. Então ser branco só te faz ser amigo de brancos ou ser negro te obriga a só se relacionar com pessoas negras? O que induz a isso é uma mentalidade absorvida ao longo de décadas onde a estética negra é inferior á branca. Ao ponto do negro nem ser lembrado ou considerado como importante dentro da identidade estética de uma obra.
Hoje pode parecer engraçado, mas em 1971 foi extremamente corajoso. Além de um lutador extraordinário, era um ativista de direitos civis, especialmente dos negros, que nunca teve medo de se posicionar, de confrontar os poderosos.
@@isabelarezendeantunes5236 Porque a brigaiada dos Dtos Civis nos anos 60 e 70 (o texto faz alusão à data) foi nos EUA e não na Inglaterra idiota. Vai estudar antes de falar bobagem.
@@googlespia0055 recentemente li um livro sobre a criação do islamismo. A Aysha, que era filha do melhor amigo de Maomé, foi morar com Maomé SOMENTE quando ficou adulta.
Também não achei engraçado a ponto de rir, mas achei que a forma bem humorada como ele abordou esse assunto tornou um tema pesado um pouco mais leve, não diminuindo o impacto de suas palavras... não acho que o objetivo era fazer alguém gargalhar...
Ele falou com humor, quem riu, riu porque entendeu. O politicamente correto, com suas repetições irracionais, entorpece mentes. Ele foi um homem muito carismático, bonito e inteligente. Acredito que são exemplos como o dele que verdadeiramente combatem o racismo, não esse coitadismo gritado de alguns. Legal ver o vídeo.
Alice Araújo Grossi, o racismo também existe quando se diz que negros tem que ser carismáticos, bonitos e inteligentes para que brancos possam repensar o status quo. É claro que, como mensageiro, essas características se fazem úteis, mas a igualdade existirá quando os não carismáticos e feios sejam tratados igualmente, independentemente da cor da pele.
@@seidenada526 então vc acha que o racismo será melhor repensado quando os negros, ao invés de aparecerem por suas qualidades e colocarem as devidas questões, prefiram apenas agir como ativistas irracionais?
@BBCNEWSBRASIL, traga a história da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, que apesar de ter aprendido a ler com livros do lixo e virado escritora relativamente famosa, não conseguiu vencer a pobreza por causa do racismo na época da Ditadura. Muitos não conhecem a história dela.
Pra eles é mais conveniente pagar pra gringo e ficar endeusando um segregacionista do que trazer gente que de fato tentou fazer a diferença. Muhammad Ali boa parte da vida dele só quis manter o sistema racial dos EUA, e até mesmo radicalizar ele ainda mais.
Perdi meu pai há 2 anos. E ele cumpriu sua missão como pessoa e pai. Quando vejo os exemplos que Muhammad ali deixou, sinto que ele cumpriu com sua missão nessa terra. Que Deus o tenha em um bom lugar. Exemplo atemporal.
Engraçado é que Muhammid Ali era contra miscigenação de Brancos e Negros, já fez discursos na Ku kux klan defendendo que Negros e Brancos jamais deveriam se misturar e todo mundo acha isso normal
@@kaizenolivier7744 Sei lá eu poderia colocar a foto do bob esponja ou até de um cachorro. Pois sinceramente, eu nem passo tanto tempo assim pensando, Qual é a melhor foto de perfil que vai refletir a minha personalidade!
Ri nessa do Tarzan, bem sacado "o cara branco cresce lá e fala com os animais? Os africanos vivem lá a séculos e não falam com os animais", foi uma forma bem humorada de fazer uma crítica bem pesada, desde cedo ate mesmo a cultura que nos cerca nos diz que o branco é o bem e preto é o mal, ao menos com o tempo as coisas vão ficando melhor, existem mais representatividade hj em dia, mas ainda é uma longa jornada
e ainda quando negros dizem que é errado dizer "magia negra", por exemplo, as pessoas respondem que é "mimimi" mas é verdade! a representatividade negra é sempre algo negativo e maléfico e branco é como algo puro e bom! se todo mundo visse esse vídeo já mudaria bastante sua ideia
Mito. Dentro do esporte que praticava e fora dele. Se não é o maior, esta entre os 3 maiores esportistas da história. Brigou e muito pela sua causa, em um mundo muito pior que hoje em dia. Onde o racismo era escancarado e não arregou. Atraia mais e mais admiradores por onde passava. Quase nenhum esportista chegou perto desse cara tendo muito mais visibilidade. Pele e um exemplo.
Que personalidade foi Ali. Ele demonstrou toda sua insatisfação através de piadas, o que chama a atenção de todos de forma mais eficaz e convidativa, logicamente ele teria todo o direito de expressar a opinião de forma mais ríspida.
Sim, mas também tem negro racista, inclusive com sua própria cor, eles também devem parar de serem racistas, tem branco racista com sua cor também, mas é menos.
@@anonimoa5113 como o pintor teve a visão que Jesus Cristo era louro com olhos claros, o racismo é terreno ou espiritual, por que o ditador alemão tomou ódio dos judeus,Jesus Cristo tinha uma aparência de um europeu ou judeu.
@@anonimoa5113 vc tirou isso de onde do ku pela amor de Deus os brancos ficam falando que os negros são racista onde de vcs tiraram essa os brancos sempre foram mais,usando aquele ato de minoriza e reprimir negros deixa dessa babozera
@@googlespia0055 não adianta pegar um caso isolado, e não olhar a representatividade negra como um todo. Na maioria das vezes são representados como bandidos
Muhammad Ali, Uma das mais importantes figuras do esporte no mundo, ativista, defensor da causa do negro e direitos políticos. Usava de muita inteligência e humor para promover uma luta, inteligentíssimo, um boxeador que dançava em ver o adversário nocauteado. Um showman, costumo dizer " quem viu, ao vivo, viu, pois não se tem mais espetáculos como antigamente". Os melhores tempos da história da música, do esporte, da cultura já foi. Parabéns para quem curtiu essa época, fomos felizes.
Esse homem era fantástico possuia uma agilidade mental impressionante, vencia os adversários antes pela sua inteligência e em seguida por sua força física
Muhammad Ali foi o maior esportista de todos os tempos. Um cara bonito, engajado politicamente e acima de tudo o melhor no seu esporte. Sempre se posicionou publicamente, perdeu anos preciosos de auge físico porque se recusou a lutar na guerra do Vietnã e foi impedido de competir: "Por que eles deveriam me pedir para colocar um uniforme, ir a dez mil milhas de casa e atirar bombas e balas nas pessoas marrons no Vietnã enquanto as pessoas chamadas de 'n*gger' em Louisville são tratadas como cachorros e negadas de direitos humanos básicos". Em 1981, um homem negro que havia lutado no Vietnã e estava sofrendo de estresse pós-traumático, acreditava que estava sendo perseguido por soldados inimigos e tentava se atirar do topo de um edifício. Ao saber que esse homem era seu fã, Muhammad Ali largou tudo e foi ao encontro desse rapaz. Não só conseguiu impedir o suicídio, como também o chamou para jantar em sua casa e pagou anos de tratamento e acompanhamento psicológico. Infelizmente grande parte dos nossos ídolos brasileiros, apesar de serem grandes e competentes, nunca extrapolaram as barreiras do próprio esporte, sempre se acovardaram.
@@thima1984 Mais burro ainda é quem acha que o cara sendo preto falaria isso para outro preto por causa da cor, existe diversos outros motivos que não pela cor que ele pode ter falado isso
Incrível, é rir pra não chorar, né? É sempre bom levar as coisas com bom humor porque deixa a situação mais leve e te blinda contra pessoas que querem usar sua situação para deixar você pra baixo.
Entrevista com toque de humor, mas muito necessária Quando adolescente eu também fazia vários questionamentos..era muitos porquês.. E na época, eu não tinha tantas referências de pessos negras e bem sucedidas, lembro q na época vi numa revista a modelo naome campbel e ela era a minha musa inspiradora
As respostas são bem simples, o homem branco dominou a cultura, é totalmente natural, e hoje ele se preocupa com representatividade de outros povos, muitas vezes até de forma forçada.
Falando de um assunto super sério, de um jeito que entra na cabeça das pessoas e as fazem refletir, sem querer lacrar. Exemplo do boxe e da representatividade negra e princípios.
1971 rolava até segregação racial nos EUA. O racismo era MT presente nessa época. O seriado todo mundo odeia o Chris até brinca com isso, bairro de branco, bairro de preto, etc. Isso existia nos EUA. GTA também remete a isso.
sasuke Uchiha O Seriado Todo mundo odeia o Chris se passa nos anos 80, e segregação racial em plena década de 80 era algo que já havia acabado há um bom tempo. E sobre a questão de bairros de negros e brancos, isso existe nos EUA até hoje, não é algo específico do passado, é algo que ainda existe e provavelmente existirá por muitos anos, pois muitos dos próprios negros Americanos fazem questão que seja assim, muitos negros Americanos não fazem a mínima questão de se relacionarem de nenhuma forma com brancos, mesmo que não sofram racismo por parte deles, há bairros de negros nos EUA que caso um branco entre, a chance do mesmo apanhar apenas por ser branco é bem grande, racismo é um assunto seríssimo nos EUA em ambas as partes, mesmo eles tentando mudar isso há mais de 100 anos, ainda Sim é um problema seríssimo naquele país.
O maior campeão de boxe de todos os tempos, mas também um dos maiores racistas do mundo contemporâneo. Pra quem não sabe, Muhamad Ali (ou Cassius Clay, como queiram) era contra qualquer tipo de integração de negros e brancos, seja ela na vida pessoal, profissional, esportiva, etc. Reclamava do racismo (até tinha razão, porque naquela época os Estados Unidos era imensamente racista) mas sempre praticava o lado inverso da moeda, discriminando tudo o que era branco. Um americano que define muito bem a questão do racismo é Morgan Freeman.
@@marquinhostanjioni8776 exato, essas pessoas ativistas começaram à usar o nome do Muhamed Ali como se fosse um santo "acordado racialmente", é incrível isso, pois eu sempre conheci o Muhamed Ali como sendo o personagem que os racialistas usam para não serem chamados de racistas
Lembrei de uma situação que passei com um amigo negro. Certa vez estávamos na fila para entrar em uma balada e ele não parava de olhar ao redor. Indaguei ele: o que foi cara? E ele respondeu: só tem eu de negro aqui man. Na época eu ri e disse que ele se importava com cada besteira. Hoje percebo o quão duro era pra ele.
....Não sou negro , mas , digo oque vejo , fico feliz em ver que a varios negros que se sairam bem no mundo mesmo com a cultura de escravidão sendo tão forte como o do passado , hj vemos campeões em diversos esporte e sendo lendas homens negros e mulheres negras ...parabéns os que não deixou abater com o preconceito. Aliás super shock era desenho de adolescente negro e eu curtia mto kkkkkkkkkk
Eu como pessoa preta te digo q me deixa muito INFELIZ o fato de apenas alguns de nós chegarem ao topo, enquanto a maioria está na base da pirâmide social, nosso povo quer o melhor do melhor para tds e ñ apenas privilegiar poucos
@@Moreirapamela segundo o Diogo eles foram pro topo porque não se abateram com o racismo e são todos do esporte. Igual aos sobreviventes do holocausto que, segundo alguns coaches por aí, mudaram o "mindset". Meu Deus, essa cultura de coach ta eliminando a sofisticação do pensamento. Desculpe, Diogo, entendo sua intenção, mas eu leio o discurso, não somente as palavras.
Claro que eles vão deixar os negros praticar esporte; Eles acham que ele era criado por isso, somos mais forte, mais rápido, temos mais agilidade, pulamos mais alta e tal (o esporte é uma forma de escravidão ppr isso ninhum time de fútbol Americano quer o Colin Kaepernick jogar. Ele fez um ato personal contra racismo e agora não pode jogar mais no NFL: por que?)
Ele tinha um rosto de garoto , uma voz educagada e era a definição de como ser independente e sempre querer se superar, muhammad ali foi o melhor boxeador da história e como ele disse : i'm shocking the world ( eu choquei o mundo) .
A comédia é extremamente importante para conscientizar. O jeito que esse cara levantou este assunto tão sério, de uma forma leve, com certeza mudou pensmentos nesta plateia. Eterno boxeador!
Olha como um atleta inteligente é articulado com as palavras, pensamento e raciocino, um assunto tão sério de forma leve que nós faz pensar/refletir mto. Alguns “ídolos” do nosso povo mal dizem “Graças a Deus, conseguimos um resultado positivo”, ou melhor, se calam, não agregando em nada no debate. Grande Ali.
As pessoas se apegam à aparência das pessoas e de tudo ao seu redor e esquecem dos princípios fundamentais do ser humano bem como da qualidade das coisas a parte de sua imagem.
É pq as histórias, contos de fadas, pinturas que conhecemos, filmes, o folclore, sempre foi com uma visão americana ou europeia, no caso anglo saxã. Infelizmente não conhecermos histórias de heróis do folclore de países africanos. Nem séries policiais produzidas por países africanos existe no Netflix, já escandinavos tem de monte.
Isso é o "soft power", ou o poder que uma determinada cultura tem sobre outras, de prevalecer sobre outras. Anjos, o Papa, Jesus são " criações" Europeias e Judaicas, natural que eles tenham as feições parecidas.
Pois a cultura do ocidente é infinitamente melhor que a do oriente (tirando os samurais) No ocidente: Templários, teutonicos, cruzadas, vikings, invasões históricas ex: primeira cruzada, invasão viking a Inglaterra, temos hussars, união soviética, Alemanha nazi, A grande Prússia, Otto Von Bismarck etc....
Muhammad Ali foi um grande homem,dedicado a luta contra o racismo e a hipocrisia do estabilishment,campeão dos ringues e da vida!Maior peso pesado do boxe!!!
Quando a gente é criança a gente é rodeado de frases clichês do tipo "somos todos iguais" quando na verdade, sabemos que infelizmente a realidade não é essa.
Pelo riso da platéia e do apresentador fica (para mim) a impressão que a verdadeira mensagem que ele transmitiu de forma tão nítida não chegou a eles, ficou no humor negro.
Acredito que a plateia já esteja mais propensa a rir... é a mesma coisa que você assistir a um filme de comédia sozinho ou com um grupo de pessoas (normalmente você ri de coisas que não faria enquanto sozinho), mas acho que a melhor forma de abordar um tema delicado, é tentando passar a mensagem de uma forma mais leve Um discurso em um programa de TV nunca vai mudar o mundo, mas talvez tenha influenciado alguém... ou ainda possa influenciar, por exemplo, eu só descobri essa entrevista, agora...
Matheus de VS , concordo com você. Creio que o riso me incomode por ser negro; já faz tempo que conheço esse discurso e desde a primeira vez que vi me impactou muito justamente por ter sido sabiamente suavizado uma situação tão cotidiana e absurda que vivemos. Mas como disse, concordo com você, minha discordância é o que acontece para que esse vídeo exista.
Apenas uma reflexão em cima do vídeo: você cita humor negro como humor ruim e este é exatamente um dos pontos do vídeo, a associação no imaginário coletivo do negro sempre associado a coisas ruins: humor negro, denegrir,agora negra, e assim por diante
@@danielasantos3854 Humor Negro não tem relação alguma com a pessoa ser preta/negra(não sei qual é o correto, porque atualmente eu ví várias pessoas falando que "negro" remete a algo ruim, mas enfim....) Humor Negro é basicamente uma piada com um tema mais pesado
@@onewingedren2228 Sim, porém a raíz da palavra é racista. Humor negro, humor branco, lista negra, lista branca... Tudo que se refere a algo ruim se diz "negro" por que assim eram vistas todas as coisas negras em uma época em que negros não eram considerados humanos e até gatos se tornaram vítimas do racismo. Por isso, a linguagem também precisa ser alterada, se quisermos apagar esse passado vergonhoso da humanidade
Eu sou negro, mas também era alienado, não refletia quanto a esse espaço predominantemente branco na cultura/literatura. A gente cresce e percebe a nojeira que é esse racismo estrutural.
@@GabrielaSilva-hn7gk Clbc, "tomaram tudo" na verdade, vcs que não tiveram uma cultura grande e por isso fica se justificando nas outras, cUlpa dO bRanco, vcs mesmo negros que se acabam entre si, um belo exemplo é a escravidão de que era negros que comercializava negros na África.
O que está querendo ser dito aqui é que é um assunto sério. O que acontece é que ele foi abordado de forma bem humorada, e que no fim faz a gente pensar.
Realmente, e hoje se algum personagem fictício, que teoricamente era branco, é interpretado por um ator ou atriz negro a internet fica histérica. Mas nunca vi essa mesma histeria quando a situação é inversa.
Eu sempre admirei Mohamed Alí ( Cássius Clay). Ele tinha um grande senso de humor. Definitivamente grande homem em todos os sentidos. Pessoa muito especial
Velho olha o nível do cara ... Aqui no Brasil o Neymar a um tempo atrás foi dizer que não era preto. Véi... Olha o nível. Ali iniciou, depois veio Jordan, Lebron, Hallmiton. E aqui no Brasil? Eu só vi o marinho falando sobre.
Tenho uma amiga irmã que eu amo de paixão Já briguei duas vezes com ela Por ela ter racismo com a própria raça dela Eu acho um absurdo ela agir dessa maneira. Somos todos iguais Filhos de um único PAI. Somos todos irmãos.
O maior campeão de boxe de todos os tempos, mas também um dos maiores racistas do mundo contemporâneo. Pra quem não sabe, Muhamad Ali (ou Cassius Clay, como queiram) era contra qualquer tipo de integração de negros e brancos, seja ela na vida pessoal, profissional, esportiva, etc. Reclamava do racismo (até tinha razão, porque naquela época os Estados Unidos era imensamente racista) mas sempre praticava o lado inverso da moeda, discriminando tudo o que era branco. Um americano que define muito bem a questão do racismo é Morgan Freeman.
@@marquinhostanjioni8776 Ele queria que os negros tivessem orgulho da sua raça e de se relacionar cm outris negros ,nos EUA é assim,negros ñ gostam de se relacionar cm brancos,cultura de lá é assim.
Bem diferente da postura do Sr. Edson Arantes do Nascimento, que poderia ter usado toda sua popularidade e fama mundial para lutar pela causa, mas nada fez... Pelé foi um grande atleta, mas poderia ter sido maior também como pessoa...
entendo seu ponto e até concordo parcialmente, mas acho injusto comparar o Pelé com o Ali. Ambos tiveram uma educação diferente e experiências sociais muito distante umas das outras, pelo menos antes de alcançar a fama. Nos Estados Unidos o racismo, ainda mais na época de criação do Ali, era muito mais escancarado, enquanto o do Brasil sempre foi mais escondidinho, né. Isso faz com que as pessoas demorem bem mais a fazer as mesmas indagações que o Ali faz no video porque passamos a maior parte do tempo cegos e acreditando na falácia de que somos todos iguais, até que chega um momento chave e vemos que não. Lá nos EUA um negro ouvia de toda parte, de todas as bocas, que era diferente do branco, quando não inferior. Aqui, vivemos num país miscigenado, saca? A galera, especialmente a pouco letrada, tende a se confundir muito
Aqui no Brasil as escolas não falam sobre a cultura africana, mesmo tendo uma lei que criada para isso, e ainda assim é ignorada. É tudo muito por cima e maquiado. Por anos fazem com que a Princesa Isabel fosse a mulher sensata que libertou os escravizados em 13 Maio 1888, e o depois? Você sabia que o Brasil foi o último país a libertar ( no papel) os negros? Entre outras coisas que muitos não teve acesso ou não se interessam em saber. Nos EUA eles tem grupos de ativismo que ajudam com que comunidades negras se integrem e lutem por suas causas e direitos.
O problema de raciocínios como o dele é que ele não leva em consideração a porcentagem de brancos no seu país... Ele fala com se vivesse num país de 90% de negros e 5% de brancos e nessa quadro só existirem brancos na TV, por exemplo. Se fosse assim de fato seria um absurdo, mas não é esse o quadro! Será que os brancos não construiram nada? A sua indústria cultural, a sua história e a própria civilização ocidental não tem nenhuma contribuição da raça branca????? Discursos como o dele desconsideram o que o branco fez sim senhor, e dão ênfase totalmente à parcela negra de um determinado local.
@@old6007 Digamos que ajudaram forçadamente a construir, cof cof. E digamos também que a cruz que vc utiliza como foto de perfil ajudou bastante na escravização destes povos, COF COF
Sim mas igualmente começa quando em Angola os negros enforcavam os gatos brancos.E eu,que sou branco e tenho primos negros,e,nunca mas nunca mesmo senti da minha parte racismo algum para com seres humanos de outra cor?O racismo é ridículo,não tem sentido.
Cara! Não consigo sorrir! Essas palavras doem no meu coração! Saber que um povo dominou e humilhou um irmão por causa da cor da sua pele, mesmo sendo colocado como ele fez, é ofensivo demais! Essas palavras deveriam fazer os ouvidos dos brancos sangrarem, os olhos se encherem de lágrimas! Racismo mata!
Quando eu era jovem eu me perguntava por quê as garotas viviam sonhando com um cara alto,loiro e de olhos azuis ,se eram muitos poucos aqui onde moro,eu não tinha a menor chance com elas.,eu sou exatamente o contrário do que elas sonhavam!
Jesus, levando em conta a região q ele nasceu, provavelmente tinha pele morena clara ou pele cor parda e tinha cabelos marrom escuros e cacheados, e olhos castanhos
@@m7tscircus negro não, negros são da África Subsaariana, q fica no sul da África, ali no Oriente médio e norte da África a predominância eram de pessoas árabes ou seja pele morena clara e cabelos castanhos ondulados
Aposto que você não gostará... Como negro, não gosto nem um pouco desse cara e principalmente das ideias dele... Ele tem uma ideia meio "black proud" orgulho racial exacerbado, nessa época era comum negros não simpatizarem com brancos e brancos não simpatizarem com negros e o que esse cara pregava basicamente o "separatismo racial", tudo isso por não gostar de brancos... Não é atoa que os EUA até hoje são separados entre "black people and white people"...
@@loudroar2410 Caraca... Olha a cara de pau do segregador querendo imputar o racismo aos negros dos eua, dizendo que eles não SIMPATIZAVAM COM BRANCOS EXTREMAMENTE RACISTAS, QUE CHEGAVAM A FORMAR BANDOS PARA MATAR NEGROS (INCLUSIVE COM AJUDA DA POLÍCIA).
@@osmariobrito7776 Eu entendo o que você quer dizer, mas você sabe que após o fim da segregação o ódio se tornou mútuo, e os afroamericanos ficavam com aquela história de "black people and white people", eles não se misturavam, não se falavam, e o Muhammad era um desses, ele é racialista, por raiva mesmo que ele sentia das pessoas brancas, talvez pelo que aconteceu no passado e acontecia naquele momento, e há pessoas racistas que apoiam ele, pois esse "ódio" dele abre caminhos para segregação racial novamente, para o separatismo. Na internet você encontrará um bando de naz1sta apoiando as palavras que foram ditas por ele nessa mesma entrevista, nela Muhammad fala sobre as ideias racialistas dele, e os nazis apoiam porque a segregação racial e o racialismo faz parte do seu plano, e se os negros se consentirem com isso só tornaria tudo mais fácil. Exemplo? As manifestações dos Black Lives Matter que estão ocorrendo nos EUA só dá orgulho aos nazis, pois para eles os negros são tidos como inferiores, irracionais, menos evoluídos e por isso é necessário a segregação, e tudo o que está acontecendo lá nos EUA é o comportamento comum dos negros, serem violentos e irracionais, instintivos e burr0s, eles usam essa ideias de "inferioridade racial" para justificar o atraso da África, a pobreza, a violência e com isso o naz1smo ganha cada vez mais força, pois haverá idi0tas que compraram isso(nazis) como "verdade".
@@loudroar2410 Meu filho... Você sabe que ódio se tornou mútuo POR QUE OS NEGROS FORAM MASSACRADOS E MARGINALIZADOS HÁ SÉCULOS NOS EUA? E você sabe que assim como os brancos, NEM TODOS OS NEGROS SÃO RACISTAS?
@@loudroar2410 E quem se importa com o que pensa a escória neo nazi? Esse troço é só uma pataca composta por gente sem instrução, baixa renda e subempregados, que passam a vida tentando culpar os negros e latinos, por sua mediocridade nata. O mais ridículo é que se apoiam nos poucos brancos geniais que existem, para se colocarem como superiores, mesmo sendo só um grupo de ignorantes fracassados.
Todo mundo deveria assistir os vídeos dele. São tão importantes para refletirmos sobre como a falta de representatividade é algo terrível e que a gente precisa mudar isso o quanto antes.
É um assunto extremamente sério, mas ele soube levar numa forma engraçada. Acho que ajuda a mensagem ser espalhada. Comédia sempre é uma bom modo de passar uma informação.
Época em que reinava o politicamente incorreto e vc podia falar qualquer coisa sem ser processado.
@@jacigomes1577 Epoca que negros eram caçados como animais tb
Isso não é comédia, é humor.
Leo Oliveira muito bom humor por sinal ao se falar de algo tão sério é que machuca tanto
@@jacigomes1577
Época que se podia ser racista, homofóbico e fascista sem medo de ser retaliado, né?
Um campeão de boxe que também era bom em nocautear com as palavras
Incrível!
Inteligentíssimo, ativista consciente. São poucos que sabem quem foi esse homem, muito além de um lutador de box.
Só o Frazier que não foi nocauteado
*pelas palavras*
Verdade
@@eliasroschildt por que não convem para o polticamente correto.
Quando eu lembro que pessoas dizem que a geração atual é lacradora… Esse homem é um exemplo de ativismo, se negou a lugar na guerra do Vietnã, enfim… me faltam palavras.
Mano todas as crianças negras se fazem essas perguntas inconscientemente, representatividade é foda
Sempre perguntava pra minha mãe por que eu não via médicas negras quando era criança.
Eu sou adulto formado e casado e vivo me perguntando isso.
Gay
@@Tron_BR eu moro no Maranhão um dos estados com mais negros do Brasil, minha mãe sendo negra e eu pardo sempre perguntava pra ela.
@@dragunov54r90 Ser um autor branco não te induz,nem obriga, a só dar voz a personagens brancos. O mundo não é só feito de brancos. Então ser branco só te faz ser amigo de brancos ou ser negro te obriga a só se relacionar com pessoas negras?
O que induz a isso é uma mentalidade absorvida ao longo de décadas onde a estética negra é inferior á branca. Ao ponto do negro nem ser lembrado ou considerado como importante dentro da identidade estética de uma obra.
Hoje pode parecer engraçado, mas em 1971 foi extremamente corajoso. Além de um lutador extraordinário, era um ativista de direitos civis, especialmente dos negros, que nunca teve medo de se posicionar, de confrontar os poderosos.
Ele estava na Inglaterra qdo deu essa entrevista para a BBC. Não estava nos EUA. Presta atenção.
@@tattianasalles3019 Onde ele falou sobre onde o Ali estava??
@@danielxavier5725
No início da entrevista.
@@tattianasalles3019 o que isso tem a ver com o comentário Meu Deus? kkkkkkk
@@isabelarezendeantunes5236
Porque a brigaiada dos Dtos Civis nos anos 60 e 70 (o texto faz alusão à data) foi nos EUA e não na Inglaterra idiota. Vai estudar antes de falar bobagem.
O Ali além de um grande lutador também era um grande ativista. Ele foi preso por se recusar a ir pro Vietnã.
E ele fez a luta do século contra o George Forema,justamente na África.
E perdeu os títulos que havia ganho.
Ele foi pro islamismo sem saber q o principal profeta tinha escravos negros.kkk e casou com uma menina de 6 anos aisha
@@googlespia0055 O cristianismo levou 13 milhões de escravos negros para a América com o beneplácito da Santa Madre Igreja. Como fica?
@@googlespia0055 recentemente li um livro sobre a criação do islamismo. A Aysha, que era filha do melhor amigo de Maomé, foi morar com Maomé SOMENTE quando ficou adulta.
Simplesmente um homem a frente de seu tempo, em vários aspectos…
Gostei da entrevista mas não consigo rir com isso porque me lembro da minha infância quando fazia algumas dessas perguntas e agora entendo a verdade
Também não achei engraçado a ponto de rir, mas achei que a forma bem humorada como ele abordou esse assunto tornou um tema pesado um pouco mais leve, não diminuindo o impacto de suas palavras... não acho que o objetivo era fazer alguém gargalhar...
@@matheusdevs1363 isso mesmo, mas a cabeça das pessoas não entendiam isso e acharam que era piada
Ele falou com humor, quem riu, riu porque entendeu. O politicamente correto, com suas repetições irracionais, entorpece mentes.
Ele foi um homem muito carismático, bonito e inteligente. Acredito que são exemplos como o dele que verdadeiramente combatem o racismo, não esse coitadismo gritado de alguns. Legal ver o vídeo.
Alice Araújo Grossi, o racismo também existe quando se diz que negros tem que ser carismáticos, bonitos e inteligentes para que brancos possam repensar o status quo. É claro que, como mensageiro, essas características se fazem úteis, mas a igualdade existirá quando os não carismáticos e feios sejam tratados igualmente, independentemente da cor da pele.
@@seidenada526 então vc acha que o racismo será melhor repensado quando os negros, ao invés de aparecerem por suas qualidades e colocarem as devidas questões, prefiram apenas agir como ativistas irracionais?
@BBCNEWSBRASIL, traga a história da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, que apesar de ter aprendido a ler com livros do lixo e virado escritora relativamente famosa, não conseguiu vencer a pobreza por causa do racismo na época da Ditadura. Muitos não conhecem a história dela.
Boa pedida! Eu mesmo nunca ouvi falar dela.
Eu já li algo na internet sobre ela. Que mulher incrível, bem a frente de seu tempo!
Show de comentário!🤩👏🏽
Sim, tragam a história da sra Carolina.
Pra eles é mais conveniente pagar pra gringo e ficar endeusando um segregacionista do que trazer gente que de fato tentou fazer a diferença.
Muhammad Ali boa parte da vida dele só quis manter o sistema racial dos EUA, e até mesmo radicalizar ele ainda mais.
Fiquei tão triste que a UNICAMP tirou o livro dela da lista
Perdi meu pai há 2 anos. E ele cumpriu sua missão como pessoa e pai. Quando vejo os exemplos que Muhammad ali deixou, sinto que ele cumpriu com sua missão nessa terra. Que Deus o tenha em um bom lugar. Exemplo atemporal.
A BBC tem um arquivo de imagem, audio e video PHODA deveria disponibilizar perolas como esta.
Teria que criar um canal separado pois o arquivo deles e gigante
Acho que não é deles, eles devem pagar direitos autorais pelo material.
Eu já vi essa entrevista. Tem no RUclips por sinal
Engraçado é que Muhammid Ali era contra miscigenação de Brancos e Negros, já fez discursos na Ku kux klan defendendo que Negros e Brancos jamais deveriam se misturar e todo mundo acha isso normal
@@eliasroschildt eu também
Eu sou um grande fã desse lutador só de pensar que ele livrou um homem do suicídio, tomara que ele esteja em bom lugar.
Pensei que era uma coisa atual se não tivesse lido a data
@@JuniorSilva-np6kk falou o mlk que usa foto de anime no perfil e paga de frio e calculista
@@kaizenolivier7744 kkkkkkk
@@kaizenolivier7744 Sei lá eu poderia colocar a foto do bob esponja ou até de um cachorro. Pois sinceramente, eu nem passo tanto tempo assim pensando, Qual é a melhor foto de perfil que vai refletir a minha personalidade!
Quem é meu fã digita "."
Ri nessa do Tarzan, bem sacado "o cara branco cresce lá e fala com os animais? Os africanos vivem lá a séculos e não falam com os animais", foi uma forma bem humorada de fazer uma crítica bem pesada, desde cedo ate mesmo a cultura que nos cerca nos diz que o branco é o bem e preto é o mal, ao menos com o tempo as coisas vão ficando melhor, existem mais representatividade hj em dia, mas ainda é uma longa jornada
Onde que Tarzan dizia que preto é ruim? kkkkkkk
Puts se um branco fazer essa piada ele é massacrado até dizer chega. Sociedade hipócrita
E igual o menino que foi criado por lobos no século xx e entendia eles e nunca se adaptou aos mundo dos homens.
e ainda quando negros dizem que é errado dizer "magia negra", por exemplo, as pessoas respondem que é "mimimi" mas é verdade! a representatividade negra é sempre algo negativo e maléfico e branco é como algo puro e bom! se todo mundo visse esse vídeo já mudaria bastante sua ideia
@@m7tscircus isso é uma cor e a cor preta representa o escuro e o escondido, por isso magia negra. Mds militantes imundo é foda
Que falta faz um gigante como o Ali no esporte mundial.
Mito.
Dentro do esporte que praticava e fora dele.
Se não é o maior, esta entre os 3 maiores esportistas da história.
Brigou e muito pela sua causa, em um mundo muito pior que hoje em dia. Onde o racismo era escancarado e não arregou. Atraia mais e mais admiradores por onde passava.
Quase nenhum esportista chegou perto desse cara tendo muito mais visibilidade. Pele e um exemplo.
Ali na década de 70 era o homem mais famoso do Mundo.
Que personalidade foi Ali. Ele demonstrou toda sua insatisfação através de piadas, o que chama a atenção de todos de forma mais eficaz e convidativa, logicamente ele teria todo o direito de expressar a opinião de forma mais ríspida.
Sou lutador. E ali é minha grande inspiração! Seja no esporte, no caráter ou na política. Ali foi admirável!
Van Damme é melhor ( em todos os aspectos )
@@fdsamotorola2639 Estamos falando de um lutador de verdade.
@@lampgenie01 Rocky >>> Ali
@Belchior o rei da música. Não, eu não gosto de nenhum lutador, nem curto lutas, só estou mandando a real, o cara é um bom ator, mas n lutador.
@@fdsamotorola2639 quantos títulos de campeão mundial dos pesos-pesados o Van Damme ganhou?
Esse cara é um ícone…
O poder da inteligência e do carisma. Disse o que tinha pra dizer, sem mais!
Desde a entrevista que ele fez evoluímos pouco. Cada um de nós podemos buscar melhorar e acabar de vez com o racismo.
Sim, mas também tem negro racista, inclusive com sua própria cor, eles também devem parar de serem racistas, tem branco racista com sua cor também, mas é menos.
@@anonimoa5113 como o pintor teve a visão que Jesus Cristo era louro com olhos claros, o racismo é terreno ou espiritual, por que o ditador alemão tomou ódio dos judeus,Jesus Cristo tinha uma aparência de um europeu ou judeu.
@Dr. Stephen Strange Jesus homem não está aqui na terra mesmo sendo o mesmo espírito, tua face é outra.
@Dr. Stephen Strange bem provável.
@@anonimoa5113 vc tirou isso de onde do ku pela amor de Deus os brancos ficam falando que os negros são racista onde de vcs tiraram essa os brancos sempre foram mais,usando aquele ato de minoriza e reprimir negros deixa dessa babozera
Neste dia não duvido que teve gente falando que era "mimimi, com esforço você consegue e etc"
Até hoje tem gente que pensa q isso é tudo vitimismo. Uma pena. Felizmente isso está diminuindo
Extremamente atual infelizmente. Muitas coisas precisam ser desconstruídas.
Não é não. Varios filmes novelas tem negros.
O q não pode é poder criticar so a cult branca e proibir de critica a negra e a indígena
@@googlespia0055 mas a forma que os negros são representados é muito ruim
@@calebe.and.7 a é. Will smith fez heróis, pai de familia, pegador. Morgan freeman tbm
@@googlespia0055 não adianta pegar um caso isolado, e não olhar a representatividade negra como um todo. Na maioria das vezes são representados como bandidos
@@googlespia0055
Vai lá, meu filho. Chora pelo "racismo reverso". Mostra para o mundo que os brancos também são oprimidos pela cor da sua pele.
Muhammad Ali , o maior atleta que já existiu! Que pessoa magnífica .
Falou tudo que precisava falar sem afrontar ninguém 👏👏👏👏👏
Muhammad Ali, Uma das mais importantes figuras do esporte no mundo, ativista, defensor da causa do negro e direitos políticos. Usava de muita inteligência e humor para promover uma luta, inteligentíssimo, um boxeador que dançava em ver o adversário nocauteado. Um showman, costumo dizer " quem viu, ao vivo, viu, pois não se tem mais espetáculos como antigamente". Os melhores tempos da história da música, do esporte, da cultura já foi. Parabéns para quem curtiu essa época, fomos felizes.
Esse homem era fantástico possuia uma agilidade mental impressionante, vencia os adversários antes pela sua inteligência e em seguida por sua força física
Muhammad Ali foi o maior esportista de todos os tempos. Um cara bonito, engajado politicamente e acima de tudo o melhor no seu esporte. Sempre se posicionou publicamente, perdeu anos preciosos de auge físico porque se recusou a lutar na guerra do Vietnã e foi impedido de competir: "Por que eles deveriam me pedir para colocar um uniforme, ir a dez mil milhas de casa e atirar bombas e balas nas pessoas marrons no Vietnã enquanto as pessoas chamadas de 'n*gger' em Louisville são tratadas como cachorros e negadas de direitos humanos básicos".
Em 1981, um homem negro que havia lutado no Vietnã e estava sofrendo de estresse pós-traumático, acreditava que estava sendo perseguido por soldados inimigos e tentava se atirar do topo de um edifício. Ao saber que esse homem era seu fã, Muhammad Ali largou tudo e foi ao encontro desse rapaz. Não só conseguiu impedir o suicídio, como também o chamou para jantar em sua casa e pagou anos de tratamento e acompanhamento psicológico.
Infelizmente grande parte dos nossos ídolos brasileiros, apesar de serem grandes e competentes, nunca extrapolaram as barreiras do próprio esporte, sempre se acovardaram.
vdd tmj
Como eu queria que o Pelé tivesse a mesma atitude ativista que o Muhammad Ali tinha. Esse cara era foda em todos os aspectos!
Hipócrita Muhamad Ali.Falava tanto em racismo mas fazia chacota com Joe Frazier seu rival comparando a um gorila.
@@thima1984 Mais burro ainda é quem acha que o cara sendo preto falaria isso para outro preto por causa da cor, existe diversos outros motivos que não pela cor que ele pode ter falado isso
@@VictorHugo-bm6ki imagine se ele fosse branco e falasse isso para um negro?O que Ali fez ficou muito mal para a imagem dele.
Nem todo negro tem esse pensamento ue... ninguem é obrigado a ser ativista de nada. E aqui no brasil tem muito mais misturas de raças do que nos EUA
@@VictorHugo-bm6ki com certeza se fosse um branco que chamasse de gorila, vc iria desligar o modo racional e pensar diferente neh amigão
Que homem, passando de uma forma tao carismática reflexões profundas
Talvez algumas pessoas brancas não entendam isso, mas cara representatividade é muito importante. Principalmente para as crianças!!
Incrível, é rir pra não chorar, né? É sempre bom levar as coisas com bom humor porque deixa a situação mais leve e te blinda contra pessoas que querem usar sua situação para deixar você pra baixo.
Entrevista com toque de humor, mas muito necessária
Quando adolescente eu também fazia vários questionamentos..era muitos porquês..
E na época, eu não tinha tantas referências de pessos negras e bem sucedidas, lembro q na época vi numa revista a modelo naome campbel e ela era a minha musa inspiradora
As respostas são bem simples, o homem branco dominou a cultura, é totalmente natural, e hoje ele se preocupa com representatividade de outros povos, muitas vezes até de forma forçada.
Falando de um assunto super sério, de um jeito que entra na cabeça das pessoas e as fazem refletir, sem querer lacrar. Exemplo do boxe e da representatividade negra e princípios.
Kkkkkkkkk óbvio q ele seria chamado de "lacrador" aqui no Brasil. Tudo contra a discriminação aqui, é xingado de "lacração". 🤫
@@aopa7739 xora nao lacrador búaa
E pensar que ainda em 2020 lutamos para que pessoas negras estejam ocupando lugares de destaque. Sensacional!
e quem impede um negro de ser destaque?
Um detalhe disso também é o entrevistador, ele não interrompe, isso ficar ainda melhor a expressão de cada fala dele.
Esse vídeo é foda de tantas formas, me deixou completamente sem palavras. Esse vídeo me impactou muito!
Esse homem não era só fortes nos ringues, e sim, também de cabeça.
Homem de visão em 1971,ele já tinha essa visão correta de como funciona a humanidade!Deus o tenha
1971 rolava até segregação racial nos EUA. O racismo era MT presente nessa época. O seriado todo mundo odeia o Chris até brinca com isso, bairro de branco, bairro de preto, etc. Isso existia nos EUA. GTA também remete a isso.
sasuke Uchiha O Seriado Todo mundo odeia o Chris se passa nos anos 80, e segregação racial em plena década de 80 era algo que já havia acabado há um bom tempo. E sobre a questão de bairros de negros e brancos, isso existe nos EUA até hoje, não é algo específico do passado, é algo que ainda existe e provavelmente existirá por muitos anos, pois muitos dos próprios negros Americanos fazem questão que seja assim, muitos negros Americanos não fazem a mínima questão de se relacionarem de nenhuma forma com brancos, mesmo que não sofram racismo por parte deles, há bairros de negros nos EUA que caso um branco entre, a chance do mesmo apanhar apenas por ser branco é bem grande, racismo é um assunto seríssimo nos EUA em ambas as partes, mesmo eles tentando mudar isso há mais de 100 anos, ainda Sim é um problema seríssimo naquele país.
@Erik Siberius pq vi varias respostas parecidas coma sua sem nenhum link? Sera mais robo de fakenews?
O maior campeão de boxe de todos os tempos, mas também um dos maiores racistas do mundo contemporâneo. Pra quem não sabe, Muhamad Ali (ou Cassius Clay, como queiram) era contra qualquer tipo de integração de negros e brancos, seja ela na vida pessoal, profissional, esportiva, etc. Reclamava do racismo (até tinha razão, porque naquela época os Estados Unidos era imensamente racista) mas sempre praticava o lado inverso da moeda, discriminando tudo o que era branco. Um americano que define muito bem a questão do racismo é Morgan Freeman.
@@marquinhostanjioni8776 exato, essas pessoas ativistas começaram à usar o nome do Muhamed Ali como se fosse um santo "acordado racialmente", é incrível isso, pois eu sempre conheci o Muhamed Ali como sendo o personagem que os racialistas usam para não serem chamados de racistas
ESSA SUA CURIOSIDADE QUE O LEVOU A SER O MELHOR BOXEADOR NEGRO DE TODOS OS TEMPOS. SUAS INDAGAÇÕES COM SUAS RESPOSTAS SÃO PERFEITAS .MERECE APLAUSOS.
Esse cara além de um lutador foda, falava e se expressava muito bem! Literalmente, foda!
Lembrei de uma situação que passei com um amigo negro. Certa vez estávamos na fila para entrar em uma balada e ele não parava de olhar ao redor. Indaguei ele: o que foi cara? E ele respondeu: só tem eu de negro aqui man. Na época eu ri e disse que ele se importava com cada besteira. Hoje percebo o quão duro era pra ele.
....Não sou negro , mas , digo oque vejo , fico feliz em ver que a varios negros que se sairam bem no mundo mesmo com a cultura de escravidão sendo tão forte como o do passado , hj vemos campeões em diversos esporte e sendo lendas homens negros e mulheres negras ...parabéns os que não deixou abater com o preconceito. Aliás super shock era desenho de adolescente negro e eu curtia mto kkkkkkkkkk
Eu como pessoa preta te digo q me deixa muito INFELIZ o fato de apenas alguns de nós chegarem ao topo, enquanto a maioria está na base da pirâmide social, nosso povo quer o melhor do melhor para tds e ñ apenas privilegiar poucos
@@Moreirapamela segundo o Diogo eles foram pro topo porque não se abateram com o racismo e são todos do esporte. Igual aos sobreviventes do holocausto que, segundo alguns coaches por aí, mudaram o "mindset". Meu Deus, essa cultura de coach ta eliminando a sofisticação do pensamento. Desculpe, Diogo, entendo sua intenção, mas eu leio o discurso, não somente as palavras.
Não faça da exceção a regra meu caro.
Só pra ele estar ali, muitos foram silenciados e não foram por psiu...
@@Moreirapamela Nosso povo deveria ser 1 povo só não separado entre negros e brancos
Claro que eles vão deixar os negros praticar esporte; Eles acham que ele era criado por isso, somos mais forte, mais rápido, temos mais agilidade, pulamos mais alta e tal (o esporte é uma forma de escravidão ppr isso ninhum time de fútbol Americano quer o Colin Kaepernick jogar. Ele fez um ato personal contra racismo e agora não pode jogar mais no NFL: por que?)
O cara tendo um lampejo de consciência e sendo tratado como comediante, é hilário essa plateia
larga de mimimi
Ele falou essas coisas de modo que se levasse ao lado cômico mesmo, deixa de frescura.
@@h1gor_442 isso amigo, somos todos bolsonaro!
@@dsdcp Bolsonaro? Kakakka
Mas o Ali sempre tinha uma abordagem engraçada, seja nas provocações ou em entrevistas .
Ele tinha um rosto de garoto , uma voz educagada e era a definição de como ser independente e sempre querer se superar, muhammad ali foi o melhor boxeador da história e como ele disse : i'm shocking the world ( eu choquei o mundo) .
A comédia é extremamente importante para conscientizar. O jeito que esse cara levantou este assunto tão sério, de uma forma leve, com certeza mudou pensmentos nesta plateia. Eterno boxeador!
Muhammad Ali grande gênio do boxe e grande figura carismática e eu concordo com ele! 👏
Parabéns bbc pela recordação tão perfeita para o momento
Muhammad Ali como sempre fantástico 👏👏👏
Olha como um atleta inteligente é articulado com as palavras, pensamento e raciocino, um assunto tão sério de forma leve que nós faz pensar/refletir mto. Alguns “ídolos” do nosso povo mal dizem “Graças a Deus, conseguimos um resultado positivo”, ou melhor, se calam, não agregando em nada no debate. Grande Ali.
Ele foi um grande homem,falou de algo polêmico que os brancos pudessem entender sem criar conflitos com eles.Uma maneira de fazer vc refletir.
As pessoas se apegam à aparência das pessoas e de tudo ao seu redor e esquecem dos princípios fundamentais do ser humano bem como da qualidade das coisas a parte de sua imagem.
Depois que eu vi o vídeo, eu parei pra pensar um pouco e cheguei a conclusão de que eu nunca vi uma representação de um anjo que o anjo fosse negro!
Só os anjos maus que caíram do céu junto com Lúcifer
eu só vi na serie lúcifer
Teve "O todo poderoso" e "A volta do todo poderoso" filmes, que Morgan Freeman interpretou Deus
africa~igreja~, tem nossa senhora há santa catolicismo*
Cristianismo cresceu na Europa, lógico que seria parecido com eles, ora bolas.
É pq as histórias, contos de fadas, pinturas que conhecemos, filmes, o folclore, sempre foi com uma visão americana ou europeia, no caso anglo saxã. Infelizmente não conhecermos histórias de heróis do folclore de países africanos. Nem séries policiais produzidas por países africanos existe no Netflix, já escandinavos tem de monte.
Isso é o "soft power", ou o poder que uma determinada cultura tem sobre outras, de prevalecer sobre outras. Anjos, o Papa, Jesus são " criações" Europeias e Judaicas, natural que eles tenham as feições parecidas.
Não tenho o mínimo interesse de ver nada africano.
N gosto de nenhum filme produzido pela África
Pois a cultura do ocidente é infinitamente melhor que a do oriente (tirando os samurais) No ocidente: Templários, teutonicos, cruzadas, vikings, invasões históricas ex: primeira cruzada, invasão viking a Inglaterra, temos hussars, união soviética, Alemanha nazi, A grande Prússia, Otto Von Bismarck etc....
Spike Lee , Tyler Perry, Ice Cube ,Eddie Murphy ,Will Smith são oq ? Asiaticos ?? 😂 falar q nao tem filmes produzidos por negros no netflix eh piada
Muhammad Ali foi um grande homem,dedicado a luta contra o racismo e a hipocrisia do estabilishment,campeão dos ringues e da vida!Maior peso pesado do boxe!!!
Sem dúvida um cara muito inteligente ! Sempre fui um grande admirador dessa sua autenticidade .
Quando a gente é criança a gente é rodeado de frases clichês do tipo "somos todos iguais" quando na verdade, sabemos que infelizmente a realidade não é essa.
Ele é um gênio: além disto um dos melhores pugilistas que o mundo já teve!!!
Pelo riso da platéia e do apresentador fica (para mim) a impressão que a verdadeira mensagem que ele transmitiu de forma tão nítida não chegou a eles, ficou no humor negro.
Acredito que a plateia já esteja mais propensa a rir... é a mesma coisa que você assistir a um filme de comédia sozinho ou com um grupo de pessoas (normalmente você ri de coisas que não faria enquanto sozinho), mas acho que a melhor forma de abordar um tema delicado, é tentando passar a mensagem de uma forma mais leve
Um discurso em um programa de TV nunca vai mudar o mundo, mas talvez tenha influenciado alguém... ou ainda possa influenciar, por exemplo, eu só descobri essa entrevista, agora...
Matheus de VS , concordo com você. Creio que o riso me incomode por ser negro; já faz tempo que conheço esse discurso e desde a primeira vez que vi me impactou muito justamente por ter sido sabiamente suavizado uma situação tão cotidiana e absurda que vivemos. Mas como disse, concordo com você, minha discordância é o que acontece para que esse vídeo exista.
Apenas uma reflexão em cima do vídeo: você cita humor negro como humor ruim e este é exatamente um dos pontos do vídeo, a associação no imaginário coletivo do negro sempre associado a coisas ruins: humor negro, denegrir,agora negra, e assim por diante
@@danielasantos3854 Humor Negro não tem relação alguma com a pessoa ser preta/negra(não sei qual é o correto, porque atualmente eu ví várias pessoas falando que "negro" remete a algo ruim, mas enfim....)
Humor Negro é basicamente uma piada com um tema mais pesado
@@onewingedren2228 Sim, porém a raíz da palavra é racista. Humor negro, humor branco, lista negra, lista branca... Tudo que se refere a algo ruim se diz "negro" por que assim eram vistas todas as coisas negras em uma época em que negros não eram considerados humanos e até gatos se tornaram vítimas do racismo. Por isso, a linguagem também precisa ser alterada, se quisermos apagar esse passado vergonhoso da humanidade
Tenho muito orgulho de ser preto! Minha raça batalhadora e sua linda história de superação ❤️❤️❤️❤️
O melhor boxeador de todos os tempos, mas muito culto e inteligente, porém humilde e honesto, um verdadeiro exemplo, uma verdadeira lenda.
Nós brancos percebemos que somos privilegiados quando a gente vê que não tivemos esse tipo de pensamento na infância.
Isso porque o homem BRANCO roubou tudo do homem NEGRO! Enbranqueceram TODAS as pessoas históricas e reclama como fossem de vocês! 👀
Eu sou negro, mas também era alienado, não refletia quanto a esse espaço predominantemente branco na cultura/literatura. A gente cresce e percebe a nojeira que é esse racismo estrutural.
@Dani Verso Bicho, você pode não se sentir privilegiado, mas acredite, você é, assim como eu.
@@GabrielaSilva-hn7gk menos minha Miga...menos....
@@GabrielaSilva-hn7gk Clbc, "tomaram tudo" na verdade, vcs que não tiveram uma cultura grande e por isso fica se justificando nas outras, cUlpa dO bRanco, vcs mesmo negros que se acabam entre si, um belo exemplo é a escravidão de que era negros que comercializava negros na África.
Valeu BBC.
Obrigado bbc por isso
Sem mi-mi-mi e vitimismo 😂❤ Esse foi o maior atleta de todos os tempos, incrível ❤
Essa cara era muito gênio , além de ser um dos melhores no ringue , era muito inteligente 🧠
O pior é quem acha que é piada... 😥😥😥✊✊✊
Se souber fazer piada sobre o assunto de forma inteligente q nem ele fez pq n fazer
Eu nao consigo rir disso mesmo que ele esteja contando como uma piada. É problemático, não engraçado.
O que está querendo ser dito aqui é que é um assunto sério. O que acontece é que ele foi abordado de forma bem humorada, e que no fim faz a gente pensar.
@@lucasmoacir8877 De uma forma humorada ele trouxe a visão do mundo que um negro tem, mas a graça ficou somente para os brancos.
@@JADERSON_GYN Fato. Não é "mimimi" ...faz pensar. É isso não é humor, é ironia.
Realmente, e hoje se algum personagem fictício, que teoricamente era branco, é interpretado por um ator ou atriz negro a internet fica histérica. Mas nunca vi essa mesma histeria quando a situação é inversa.
Maravilhoso!
Eu sempre admirei Mohamed Alí ( Cássius Clay). Ele tinha um grande senso de humor. Definitivamente grande homem em todos os sentidos. Pessoa muito especial
Sábias palavras do inesquecível Muhammad Ali...the best!
Que falta faz atletas com essa inteligência.
Ótima reflexão !
Velho olha o nível do cara ... Aqui no Brasil o Neymar a um tempo atrás foi dizer que não era preto. Véi... Olha o nível. Ali iniciou, depois veio Jordan, Lebron, Hallmiton. E aqui no Brasil? Eu só vi o marinho falando sobre.
Neymar é um ladrão de impostos e um lixo desprezível.
Rapais, que abordagem sensacional. Trouxe a reflexão de forma leve.
Cara eh uma das coisas com mais sentindo, perfeito!
Tenho uma amiga irmã que eu amo de paixão
Já briguei duas vezes com ela
Por ela ter racismo com a própria raça dela
Eu acho um absurdo ela agir dessa maneira.
Somos todos iguais
Filhos de um único PAI.
Somos todos irmãos.
Religião em lixo em termos de reposta. Não somos todos iguais mas todos temos o nosso valor.
O processo de negação de si mesmo não é racismo e sim consequências do racismo que sua amiga sofre.
Falácia , não somos todos iguais.
O maior campeão de boxe de todos os tempos, mas também um dos maiores racistas do mundo contemporâneo. Pra quem não sabe, Muhamad Ali (ou Cassius Clay, como queiram) era contra qualquer tipo de integração de negros e brancos, seja ela na vida pessoal, profissional, esportiva, etc. Reclamava do racismo (até tinha razão, porque naquela época os Estados Unidos era imensamente racista) mas sempre praticava o lado inverso da moeda, discriminando tudo o que era branco. Um americano que define muito bem a questão do racismo é Morgan Freeman.
@@marquinhostanjioni8776 Ele queria que os negros tivessem orgulho da sua raça e de se relacionar cm outris negros ,nos EUA é assim,negros ñ gostam de se relacionar cm brancos,cultura de lá é assim.
Bem diferente da postura do Sr. Edson Arantes do Nascimento, que poderia ter usado toda sua popularidade e fama mundial para lutar pela causa, mas nada fez...
Pelé foi um grande atleta, mas poderia ter sido maior também como pessoa...
entendo seu ponto e até concordo parcialmente, mas acho injusto comparar o Pelé com o Ali. Ambos tiveram uma educação diferente e experiências sociais muito distante umas das outras, pelo menos antes de alcançar a fama. Nos Estados Unidos o racismo, ainda mais na época de criação do Ali, era muito mais escancarado, enquanto o do Brasil sempre foi mais escondidinho, né. Isso faz com que as pessoas demorem bem mais a fazer as mesmas indagações que o Ali faz no video porque passamos a maior parte do tempo cegos e acreditando na falácia de que somos todos iguais, até que chega um momento chave e vemos que não. Lá nos EUA um negro ouvia de toda parte, de todas as bocas, que era diferente do branco, quando não inferior. Aqui, vivemos num país miscigenado, saca? A galera, especialmente a pouco letrada, tende a se confundir muito
Aqui no Brasil as escolas não falam sobre a cultura africana, mesmo tendo uma lei que criada para isso, e ainda assim é ignorada. É tudo muito por cima e maquiado. Por anos fazem com que a Princesa Isabel fosse a mulher sensata que libertou os escravizados em 13 Maio 1888, e o depois? Você sabia que o Brasil foi o último país a libertar ( no papel) os negros? Entre outras coisas que muitos não teve acesso ou não se interessam em saber. Nos EUA eles tem grupos de ativismo que ajudam com que comunidades negras se integrem e lutem por suas causas e direitos.
@@lunnas.7186Bom, na minha época de escola eu estudei sim sobre cultura africana, bem na época em que passou a ser obrigatório. Isso é mentira sua.
Hipócrita Muhamad Ali.Falava tanto em racismo mas fazia chacota com Joe Frazier seu rival comparando a um gorila.
@@thima1984 Tô ligado nessa história. Foi bem babaca da parte dele fazer isso sim.
Mas isso não desmente NADA do que ele disse no vídeo.
O problema de raciocínios como o dele é que ele não leva em consideração a porcentagem de brancos no seu país... Ele fala com se vivesse num país de 90% de negros e 5% de brancos e nessa quadro só existirem brancos na TV, por exemplo. Se fosse assim de fato seria um absurdo, mas não é esse o quadro! Será que os brancos não construiram nada? A sua indústria cultural, a sua história e a própria civilização ocidental não tem nenhuma contribuição da raça branca????? Discursos como o dele desconsideram o que o branco fez sim senhor, e dão ênfase totalmente à parcela negra de um determinado local.
Você falou, mas disse nada. Calado eras um poeta consagrado.
@@cleosanha7998 Até mereceria um nobel de literatura, mas daí foi se meter a besta de falar e estragou tudo hahaha
@@psyqueijo1 , hahahahahaha certíssimo.
Então quem construiu o ocidente foram os Povos africanos. Hummmm, Rir pra não chorar.
@@old6007 Digamos que ajudaram forçadamente a construir, cof cof. E digamos também que a cruz que vc utiliza como foto de perfil ajudou bastante na escravização destes povos, COF COF
Que mente brilhante. Reflexivo e se mantém atual. Representatividade importa.
Isso não é um vídeo, é uma relíquia.
Os Estados Unidos começou o debate público sobre racismo nos anos 60. Aqui no Brasil só na década de 2010. Estamos muito atrasados.
Kkk no brasil nem tem etnia mais da metade é mestiço oque quer debater?
O racismo começa quando fala, que a pomba branca e da paz e a galinha preta é da macumba.
O racismo começa quando usam a palavra “Macumba" para se referir a religião do candomblé, religião q foi criada por Negros.
Sim mas igualmente começa quando em Angola os negros enforcavam os gatos brancos.E eu,que sou branco e tenho primos negros,e,nunca mas nunca mesmo senti da minha parte racismo algum para com seres humanos de outra cor?O racismo é ridículo,não tem sentido.
Boa
@@mdsilva752 exatamente, axé.
@@antonionovais5257 Enforcam gatos brancos? Nunca ouvi falar sobre isso.
Fiz alguns questionamentos assim na infancia também. 🤔 pensava que era so eu. 😅
videozao, bbc permanece com extrema qualidade! obrigado por existirem hahah
Cara! Não consigo sorrir! Essas palavras doem no meu coração! Saber que um povo dominou e humilhou um irmão por causa da cor da sua pele, mesmo sendo colocado como ele fez, é ofensivo demais! Essas palavras deveriam fazer os ouvidos dos brancos sangrarem, os olhos se encherem de lágrimas! Racismo mata!
Quando eu era jovem eu me perguntava por quê as garotas viviam sonhando com um cara alto,loiro e de olhos azuis ,se eram muitos poucos aqui onde moro,eu não tinha a menor chance com elas.,eu sou exatamente o contrário do que elas sonhavam!
Até hoje as mulheres latinas são assim, mais se vc for para os paises baixos europeus consegue ficar com mais mulheres que no Brasil.
@@mastomasto6197 Veja a ironia,hoje estou casado há 20 anos com uma mulher loira de olhos azuis!
KKKKKKKK. Eu também não sou exatamente o padrão das garotas, até que são sou feio, mas o fato de ser narizudo e orelhudo é claro que incomoda.
Jesus, levando em conta a região q ele nasceu, provavelmente tinha pele morena clara ou pele cor parda e tinha cabelos marrom escuros e cacheados, e olhos castanhos
Tbm acho...
sim, é fato! Jesus era pardo*! mas os europeus esconderam isso.
@@m7tscircus negro não, negros são da África Subsaariana, q fica no sul da África, ali no Oriente médio e norte da África a predominância eram de pessoas árabes ou seja pele morena clara e cabelos castanhos ondulados
@@canalfamilia06 desculpaa, escrevi errado, é que eu escrevi com pressa e acabei confundindo
@Filho do Fred desculpaa, escrevi errado, é que eu escrevi com pressa e acabei confundindo
Gênio 🙏🏾❤️
Esse cara é muito foda quanto mais eu ia conhecendo as lutas dele eu ficava mais admirado
Uma boa lição de como alguém pode falar o óbvio de uma maneira tão engraçada e extraordinária. Genial!
João 6:35
"Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede." 💙💙💙
se eu crer nele ganho dinheiro para pagar uma facul???
@@rezz8737 vc trabalha e pega sua faculdade 👍😊
Balela, falácia de 5°
@@yasminmello1258 se nao se arrepende o inferno te aguarda vai queima a eternidade toda
@@wagnermenezes3730 inferno na PQP alienado kk
Poderiam postar a entrevista inteira?
Deixo um apelo comovido.
Por favor BBC pense com carinho.
Aposto que você não gostará... Como negro, não gosto nem um pouco desse cara e principalmente das ideias dele... Ele tem uma ideia meio "black proud" orgulho racial exacerbado, nessa época era comum negros não simpatizarem com brancos e brancos não simpatizarem com negros e o que esse cara pregava basicamente o "separatismo racial", tudo isso por não gostar de brancos... Não é atoa que os EUA até hoje são separados entre "black people and white people"...
@@loudroar2410
Caraca... Olha a cara de pau do segregador querendo imputar o racismo aos negros dos eua, dizendo que eles não SIMPATIZAVAM COM BRANCOS EXTREMAMENTE RACISTAS, QUE CHEGAVAM A FORMAR BANDOS PARA MATAR NEGROS (INCLUSIVE COM AJUDA DA POLÍCIA).
@@osmariobrito7776 Eu entendo o que você quer dizer, mas você sabe que após o fim da segregação o ódio se tornou mútuo, e os afroamericanos ficavam com aquela história de "black people and white people", eles não se misturavam, não se falavam, e o Muhammad era um desses, ele é racialista, por raiva mesmo que ele sentia das pessoas brancas, talvez pelo que aconteceu no passado e acontecia naquele momento, e há pessoas racistas que apoiam ele, pois esse "ódio" dele abre caminhos para segregação racial novamente, para o separatismo. Na internet você encontrará um bando de naz1sta apoiando as palavras que foram ditas por ele nessa mesma entrevista, nela Muhammad fala sobre as ideias racialistas dele, e os nazis apoiam porque a segregação racial e o racialismo faz parte do seu plano, e se os negros se consentirem com isso só tornaria tudo mais fácil. Exemplo? As manifestações dos Black Lives Matter que estão ocorrendo nos EUA só dá orgulho aos nazis, pois para eles os negros são tidos como inferiores, irracionais, menos evoluídos e por isso é necessário a segregação, e tudo o que está acontecendo lá nos EUA é o comportamento comum dos negros, serem violentos e irracionais, instintivos e burr0s, eles usam essa ideias de "inferioridade racial" para justificar o atraso da África, a pobreza, a violência e com isso o naz1smo ganha cada vez mais força, pois haverá idi0tas que compraram isso(nazis) como "verdade".
@@loudroar2410
Meu filho... Você sabe que ódio se tornou mútuo POR QUE OS NEGROS FORAM MASSACRADOS E MARGINALIZADOS HÁ SÉCULOS NOS EUA? E você sabe que assim como os brancos, NEM TODOS OS NEGROS SÃO RACISTAS?
@@loudroar2410
E quem se importa com o que pensa a escória neo nazi? Esse troço é só uma pataca composta por gente sem instrução, baixa renda e subempregados, que passam a vida tentando culpar os negros e latinos, por sua mediocridade nata. O mais ridículo é que se apoiam nos poucos brancos geniais que existem, para se colocarem como superiores, mesmo sendo só um grupo de ignorantes fracassados.
Sou muito católica e amo a minha religião porém esse lado branco das imagens deveria mudar mas creio que vamos evoluir
Se eles fizessem um Jesus negro de cabelo crespo , os racistas europeus iam trocar de religião
Ali foi um dos maiores, tanto no esporte e na luta americana dos direitos civis da população negra!
Impressionante como o pensamento dele era rápido. Com certeza essa velocidade cognitiva se refletia nas lutas.
A REALIDADE É MUITO TRISTE 🙏🏻
Um gigante, tanto dentro dos ringues como fora deles
Uma lenda sem duvida alguma!!!
Tu tem cara de que curte o negão
Legend M.Ali rest in peace❤
Todo mundo deveria assistir os vídeos dele. São tão importantes para refletirmos sobre como a falta de representatividade é algo terrível e que a gente precisa mudar isso o quanto antes.
Principalmente os vídeos dele contra a miscigenação, o brasil precisa assistir urgentemente
Esse aí foi um verdadeiro fenômeno. Que Deus o tenha