Passando para agradecer. Escapei hoje de uma objetiva com fungos e manchas azuladas na lente frontal. Se não tivesse ido ver pessoalmente teria feito um negócio ruim. Obrigado!
Seu canal foi o melhor "achado" nessa quarentena, tempo livre muito bem aproveitado. A compra de lentes usadas se mostra interessante pelo preço, por isso ando analisando algumas alternativas. Dito isto, me surgiu uma dúvida, quando a lente é polida, o que pode resultar disso? comprometimento do foco? na saturação ou nitidez?
Olá! Preciso comprar uma lente da canon 18-135mm. Estava em dúvida se comprava nova ou usada. Pesquisando na internet encontrei a Portssar. Depois desse video, vou comprar nessa loja, a usada mesmo. Valeu pela indicação.
Comprei uma 35mm usada na Portssar, o preço estava melhor que os usados do MercadoLivre. Fui eu, quem perguntou hoje no WhatsApp sobre a 24mm 2.8 EF antiga e a 17mm f4 FD. O vídeo de hoje responde dúvidas e é uma ajuda e tanto, valeu Vernaglia! Abs!
Fala meu caro, bacana que comprou uma 35 com eles, a 24 é excelente, pode ir tranquilo nela, a 17 seria bacana você testar para ver se o tipo de imagem que ela gera é o que está buscando.
Eu acho válido comprar na internet desde que seja em lugares onde haja a devolução, como mercadolivre que tem até 30 dias e conseguimos fazer muitos teste que pessoalmente não seria possível ali rapidinho
@@ArmandoVernagliaJunior Tenho um colega que consegue avaliar desalinhamentos provenientes de uma remontagem após limpeza, serviço as vezes mal feito deixa vidros desalinhados,assim como danos no estabilizador, no casode lentes com estabilização ótica. Tenho muita experiência com telescópios e já vi lentes com desalinhamentos sutis e severos
Dicas top demais. Dá muito medo comprar equipamentos usados e comprei uma 85mm agora e foi pessoalmente. Só vi a aparência e dei uns clicks pra ver a imagem e nem sabia de tantos detalhes assim. Ainda bem que tiver sorte. Melhor canal de fotografia! Só temos a agradecer.
Olá Vernaglia. Senti falta de comentários sobre pó dentro da lente. Tenho uma 100-400 que tem um grãozinho. Porém, não interfere nas fotos. Você é um grande incentivador da fotografia. Belo trabalho!
O pó geralmente não atrapalha e por isso acabei não mencionando, salvo casos do tipo a pessoa fotografar numa nuvem de areia que aí vai entrar bastante coisa na lente e precisar de assistência técnica, mas geralmente um grão ou outro de poeira acaba entrando com o tempo mas não causa problemas.
4 года назад+1
O cara quando é bom no que faz nem precisa de roteiro. Sou cliente da Portssar e sugiro à galera visitar a loja. Tem o Tang, que não é suco, gente fina. Armando, quando sobrar um tempo, ensina pra gente como você cuida dos seus equipamentos. Como manter a longevidade de vida útil de lentes e máquinas. Já estou na expectativa sobre o próximo assunto: números de cliques. Abraço mestre.
Obrigado. :) Sobre o número de clicks, o que posso adiantar é: isso é pouco importante, bem menos do que dizem, é um fator, claro, mas menor no desgaste de uma câmera.
Hoje visitei o pessoal da Portssar e na assistência estavam comentando de câmeras com 800.000 clicks e funcionando... e obturador é só uma parte da câmera, se um carro quebra embreagem, troca a embreagem, não o carro todo... obturador é mais ou menos isso, o custo de um obturador novo mais serviço geralmente não dá 1/4 do preço da câmera, geralmente é bem menos que 1/4 então pessoal tem que relaxar um pouco nesse tema pois assim como carro é feito para andar, e vai gastar andando, câmera é feita para clicar, e vai haver desgaste, isso é normal.
4 года назад+1
@@ArmandoVernagliaJunior , vejo muitos vídeos onde se gera um temor sobre os obturadores! Quem é leigo no assunto fica até assustado e o medo de comprar uma câmera prepondera! Tem toda razão no que acabara de dizer! Abraço mestre! Boa semana pra ti!
Eu penso muito hoje em dia começar a pegar equipamentos usados. Está tudo bem caro por aqui. Suas dicas são sempre muito úteis. Muito obrigado pelo vídeo. :)
O preço dos equipamentos é sempre alto no nosso mercado, e em algumas épocas fica super alto, é o caso do momento atual, e nisso podemos encontrar algumas pérolas no mercado de usados, daí essas dicas. :)
Eu penso também, comprei uma 50mm recentemente, nova, lacrada e a desgraça veio com um grão no meio da lente, o mesmo aconteceu com a minha 24mm, canon me deixando decepcionado.
@@ArmandoVernagliaJunior foi no ml, loja confiável, assim que tirei da caixa já dava pra notar, não afeta nas fotos ao menos. Já a outra foi em loja física, notei alguns dias depois, até olhei na hora em procura de erros, mas esse grão é estranho, parece metálico, só dá pra ver em alguns ângulos. Mas não acho se tivesse comprado na loja da Canon, teria mudado algo, má sorte é má sorte.
É um relato curioso de qualquer forma, suponho que não estamos falando de lentes da serie L... por que aí seria um relato bem estranho, o controle produtivo da serie L é bem maior que das series comuns. O que estou supondo é que alguma poeira da produção ficou presa em alguma borracha na montagem da lente, e se no transporte levou alguma pancada esse grão soltou e foi parar no meio da lente... só posso imaginar algo assim...
Vernaglia, nem sempre ficam marcas de fungos apos a retirada, já fiz algumas limpezas, a marca só fica se o fungo ja tiver detonado parte do coating, ao menos é a experiência que ficou aqui.
Para fungo leve, que é pego no começo, de fato dá para limpar sem deixar marca, se for como o das fotos que mostrei (meio exagerados, é verdade), aí não tem jeito, ou a limpeza arrancará o coating ou as marcas ficarão, mas para fungos mais superficiais, pequenos, você tem razão.
Eu comprei três câmeras SLR (duas Canon e uma Nikon) e quatro lentes (três Canon FD e uma Nikon Non AI) pelo e-bay da Alemanha e do Japão e vieram todas exatamente como na descrição, perfeitas, sem nenhum problema. Mas eu moro na Europa e imagino que e-bay aí no Brasil seja algo que os impostos e fretes tornem inviável.
Já comprei no e-bay também, do Japão, a FD que mostro no vídeo, e outras coisas também, de fato impostos e frete complicam então é uma alternativa apenas para casos especiais por aqui.
Aproveitando, já comprei 2 lentes NOVAS (inclusive, 1 na loja Canon) mais baratas do que usadas, que alguns insistem em tentar vender com preços de novo. Fica a dica pessoal.
Estou estudando o tema das impressoras, já conversei algumas vezes com o pessoal da Canon e com amigos de uma galeria de arte, é um tipo de roteiro trabalhoso mas está em trabalhos...
Todo dia descubro vídeos seus que ainda não vi, mas que são muito úteis, sempre! Armando, quanto ao anel de foco fazer esse "barulinho de areia" quando mexe, você acabou não dizendo o que pode ser isso. Pergunto porque a minha 24-105mm está fazendo, bem de leve, esse barulho. Nem chega a ser barulho, é mais sentindo nos dedos mesmo, ao girar, como se tivesse entrado um pouquinho de areia no anel. Cheguei a achar que era areia por ter feito alguns trabalhos na praia. Ela, apesar de já ter uns 8 anos de idade (uma jovem ainda) e estar como nova por fora porque cuido muito bem, nunca passou por manutenção. Independente do que seja, comprei uma 50mm usada na Portssar (por sua indicação) e gostei demais do atendimento e do estado que a lente chegou. Você recomendaria enviar essa 24-105mm pra fazerem manutenção? Aqui no Rio tem autorizada, mas confesso que além de temer o valor que cobrariam, não tenho tanta confiança. Obrigado de novo!
Sobre o barulho ou sensação de areia, é bem difícil colocar isso num vídeo, ou aqui respondendo, mas uma coisa é o atrito normal de partes plásticas, a movimentação do mecanismo de foco enquanto giramos o anel etc., ou seja, existem coisas que vão se mover e raspar e até um certo grau é normal, do momento que começar a parecer uma aspereza, um movimento irregular, se numa parte do giro raspa mais que em outra parte do giro, pode indicar anel de foco torto (e por isso raspando mais uma parte que outra), pode indicar borrachas ressecadas e por isso raspando por dentro, e pode indicar areia mesmo, grudada com maresia dentro da lente, então existe um grau que é normal, e de um ponto em diante pode ser estranho ou errado, é difícil explicar, como eu tenho anos usando lentes da Canon, meio que todas elas são parecidas, se uma raspar diferente, vou estranhar. Talvez seja o caso de dar uma chegada na Portssar e mostrar para eles, eles tem boa experiência e poderão dizer se a sua está normal ou não.
Pessoal da Portssar é mesmo de confiança. Complicado alguém tentar vender lente com fungo... pessoal deveria entender que se vai vender assim tem que jogar o preço BEM para baixo...
Você diria que a lente com fungo seria contra indicada a comprar? Achei um rapaz no olx vendendo na minha cidade que alertou sobre a necessidade de limpeza para fungos. É uma lente que normalmente seria 6-7 mil e está vendendo por 2.700
Não compro lente com fungo por nada desse mundo, é obrigação de quem tem a lente providenciar a manutenção antes da venda, ou o preço tem que ser muito mais baixo que o usual de mercado por conta do fato de que você não só terá que arcar com esse gasto, mas com a possível queda de qualidade de imagem da lente após a limpeza do fungo, pois conforme o nível do problema, haverá abrasão na lente para tirar o fungo e isso derruba o contraste da lente.
Obrigado. Sobre a câmera, não terei como, sei que é um modelo compacto zoom de câmera que já tem uns bons anos do lançamento, acho que ela é de 2012 ou 2011, mas nunca testei uma para poder opinar. Eu não compraria um modelo dessa idade hoje a não ser em casos muito específicos como alguém que queira um item de coleção ou seja alguma câmera topo de linha que antes era caríssima e hoje fica mais barata usada, mas uma compacta como essa é possível achar modelos mais recentes com tecnologia mais atual com bons preços.
Vídeos do canal são tão bons que automaticamente se tornam referências. A respeito do foco, semana passada comprei uma Canon 24 mm 2.8 stm pancake. Ela foca objetos próximos normalmente mas, objetos distantes, demora a focar ou simplesmente não foca. Isso é uma característica dessa lente ou é algum problema ? Já testei em quatro câmeras Canon e notei o mesmo problema, se é realmente um problema. Como testar a precisão de foco de uma lente usada ? Obrigado, Armando Vernaglia.
As lentes com motor de foco STM tem umas estranhezas, uma delas é a de que se estão com o mecanismo pronto para focar perto e você aponta para algo longe, parece que não vai, ou demora para ir, ou tem que dar uma giradinha no anel de zoom para dar uma acordada no sistema... já tive isso com a 24 e com a 40, poucas vezes, mas notei a existência desse comportamento algumas vezes e seu relato coincide com isso. Sobre como testar precisão de foco de lente usada, infelizmente o único jeito é fotografando, então tem que conseguir testar ela com uns clicks e examinar as imagens o melhor que for possível.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito obrigado, mestre. Achei até que minha lente veio com problema. Sempre ouvi falar tão bem dela. Inclusive no review que vc fez aqui no canal.
Se comprar via mercado livre, é só devolver e receber o dinheiro de volta, qualquer compra via internet pode ser devolvido, pois pela lei vc tem 7 dias pra devolver qualquer coisa sem nem ao menos justificar o porque devolveu, o único problema é comprar direto de alguém sem ser intermediado por algum site sério
Sim, aí é só fazer os testes dos itens que descrevi no vídeo logo que recebe a lente. Eu apenas prefiro ver pessoalmente pois evita o vai e vem, correios etc.
Armando, saberia me dizer se a lente Canon 70-200mm f2.8L IS USM (a primeira geração) ainda é uma lente relevante nos dias de hoje? Encontrei muito pouca informação a respeito dela. Dentro de um valor de 3.000 a 3.500 reais você julgaria como uma boa compra?
É sim ótima lente, a questão da relevância é relativa com os objetivos e necessidades de cada um, assim como o custo é relativo conforme estado de conservação e forma como foi usada... difícil de opinar nesses fatores, mas que é boa lente, certamente é, usei muito as 3 gerações dessa lente e a primeira já era bastante boa na minha opinião.
@@ArmandoVernagliaJunior era o que eu estava precisando ouvir... Simples e direto, como sempre! Usarei para fotografar eventos e ensaios... Eu estarei comprando ou na Portssar ou na B&H estou apenas esperando passar essa época de crise. Agradeço demais a atenção, sou seu aluno e fã! Gratidão total!
Ganhei uma lente nikon af-s 200-500mm 1:5.6e de presente (só q não entendo nada ou tenho interesse na área), sabe onde posso vender? Grupos de venda e compra,alguém em específico interessado, etc?
Boa noite Armando, tudo bem? Comprei essa semana uma 17-50 da sigma e ela está impecável no seu exterior e todas as funções funcionam normalmente, porém dentro dos elementos tem um pontinho preto, como gostei da lente levei em uma assistência da cidade para ter uma segunda opinião antes de devolver, e lá ele me disse que aquilo era um pequeno inseto, mas bem pequeno mesmo ( dependendo da forma como olha parece realmente e até dá pra ver algo que se parece com as perninhas dele ), acha que isso pode vir a virar um fungo no futuro por ser orgânico ? Ou acho que é coisa boba de se preocupar e é só aproveitar a lente? ruclips.net/video/PsoD2pPUaVo/видео.html&ab_channel=greeiny Fiz esse vídeo do tal inseto, o que aconselharia ? Devolver a lente ou ficar com ela? Obrigado
Lentes não vedadas podem ter esse tipo de entrada de elementos, seja poeira, seja micro seres vivos... um inseto é um tantinho de material orgânico ali dentro e materiais orgânicos podem ser um ponto de partida para um fungo, não sei afirmar com certeza, mas eu devolveria a lente, ou se quiser muito ficar com ela, levaria na assistência para a limpeza do dito cujo dali.
Tive uma experiência de comprar uma 28-135 na internet e nenhuma das fotos dava pra ver um reparo (queda que quebrou um pedaço do plástico) e alguns fungos na lente, resultado, lente enviado para manutenção pra tirar os fungos e corrigir o detalhe da pancada, mesmo somando os dois custos ainda assim saiu MUITO barato.
Comprei uma Tamrom 17-50mm usada pela internet. A lente estava inacreditavelmente bem conservada. Porém, eu fiz algumas fotos em F/22 e apareceu uma sujeira na imagem. Limpei o sensor e ela continuou aparecendo. Quando fui examinar os elementos óticos de perto, vi uns dois pontos de sujeira na parte interna da objetiva. Devolvi ao vendedor e fiquei com medo de me arriscar de novo.
É, nessas horas é sempre bom ou ver pessoalmente, ou se comprar pela web a compra ser intermediada por site que permita devolução, assim fica mais seguro.
Passando para agradecer. Escapei hoje de uma objetiva com fungos e manchas azuladas na lente frontal. Se não tivesse ido ver pessoalmente teria feito um negócio ruim. Obrigado!
Fico feliz que o conteúdo tenha ajudado. :)
Seu canal foi o melhor "achado" nessa quarentena, tempo livre muito bem aproveitado. A compra de lentes usadas se mostra interessante pelo preço, por isso ando analisando algumas alternativas. Dito isto, me surgiu uma dúvida, quando a lente é polida, o que pode resultar disso? comprometimento do foco? na saturação ou nitidez?
Olá! Preciso comprar uma lente da canon 18-135mm. Estava em dúvida se comprava nova ou usada. Pesquisando na internet encontrei a Portssar. Depois desse video, vou comprar nessa loja, a usada mesmo. Valeu pela indicação.
Comprei uma 35mm usada na Portssar, o preço estava melhor que os usados do MercadoLivre. Fui eu, quem perguntou hoje no WhatsApp sobre a 24mm 2.8 EF antiga e a 17mm f4 FD. O vídeo de hoje responde dúvidas e é uma ajuda e tanto, valeu Vernaglia! Abs!
Fala meu caro, bacana que comprou uma 35 com eles, a 24 é excelente, pode ir tranquilo nela, a 17 seria bacana você testar para ver se o tipo de imagem que ela gera é o que está buscando.
Eu acho válido comprar na internet desde que seja em lugares onde haja a devolução, como mercadolivre que tem até 30 dias e conseguimos fazer muitos teste que pessoalmente não seria possível ali rapidinho
Sim, aí é só fazer os testes dos itens que descrevi no vídeo logo que recebe a lente.
@@ArmandoVernagliaJunior Tenho um colega que consegue avaliar desalinhamentos provenientes de uma remontagem após limpeza, serviço as vezes mal feito deixa vidros desalinhados,assim como danos no estabilizador, no casode lentes com estabilização ótica. Tenho muita experiência com telescópios e já vi lentes com desalinhamentos sutis e severos
Excelente explicação.muito bom.
VALEU DE MAIS PELAS DICAS, AGORA DA PRA FICAR BEM MAIS ATENTO...
Fico feliz que o vídeo ajudou. :)
Dicas top demais.
Dá muito medo comprar equipamentos usados e comprei uma 85mm agora e foi pessoalmente. Só vi a aparência e dei uns clicks pra ver a imagem e nem sabia de tantos detalhes assim. Ainda bem que tiver sorte.
Melhor canal de fotografia! Só temos a agradecer.
Obrigado. :)
Valeu, Vernaglia! Me ajudou! 👍🏼✌🏼
Olá Vernaglia. Senti falta de comentários sobre pó dentro da lente. Tenho uma 100-400 que tem um grãozinho. Porém, não interfere nas fotos. Você é um grande incentivador da fotografia. Belo trabalho!
O pó geralmente não atrapalha e por isso acabei não mencionando, salvo casos do tipo a pessoa fotografar numa nuvem de areia que aí vai entrar bastante coisa na lente e precisar de assistência técnica, mas geralmente um grão ou outro de poeira acaba entrando com o tempo mas não causa problemas.
O cara quando é bom no que faz nem precisa de roteiro.
Sou cliente da Portssar e sugiro à galera visitar a loja. Tem o Tang, que não é suco, gente fina.
Armando, quando sobrar um tempo, ensina pra gente como você cuida dos seus equipamentos. Como manter a longevidade de vida útil de lentes e máquinas.
Já estou na expectativa sobre o próximo assunto: números de cliques.
Abraço mestre.
Obrigado. :) Sobre o número de clicks, o que posso adiantar é: isso é pouco importante, bem menos do que dizem, é um fator, claro, mas menor no desgaste de uma câmera.
Hoje visitei o pessoal da Portssar e na assistência estavam comentando de câmeras com 800.000 clicks e funcionando... e obturador é só uma parte da câmera, se um carro quebra embreagem, troca a embreagem, não o carro todo... obturador é mais ou menos isso, o custo de um obturador novo mais serviço geralmente não dá 1/4 do preço da câmera, geralmente é bem menos que 1/4 então pessoal tem que relaxar um pouco nesse tema pois assim como carro é feito para andar, e vai gastar andando, câmera é feita para clicar, e vai haver desgaste, isso é normal.
@@ArmandoVernagliaJunior , vejo muitos vídeos onde se gera um temor sobre os obturadores! Quem é leigo no assunto fica até assustado e o medo de comprar uma câmera prepondera! Tem toda razão no que acabara de dizer! Abraço mestre! Boa semana pra ti!
Quando levantar um dindin vou adquirir o curso só pra ter acesso ao grupo q só tem feras, hehehe mentira, vai ser um pacote sensacional :)
Obrigado. O grupo é bacana, muita gente boa por lá. :)
ótimo vídeo, excelentes dicas
Obrigado. :)
Eu penso muito hoje em dia começar a pegar equipamentos usados. Está tudo bem caro por aqui. Suas dicas são sempre muito úteis. Muito obrigado pelo vídeo. :)
O preço dos equipamentos é sempre alto no nosso mercado, e em algumas épocas fica super alto, é o caso do momento atual, e nisso podemos encontrar algumas pérolas no mercado de usados, daí essas dicas. :)
Eu penso também, comprei uma 50mm recentemente, nova, lacrada e a desgraça veio com um grão no meio da lente, o mesmo aconteceu com a minha 24mm, canon me deixando decepcionado.
Comprou da loja Canon mesmo? Estranho, nunca vi, não estou duvidando, é que eu nunca vi rolar isso.
@@ArmandoVernagliaJunior foi no ml, loja confiável, assim que tirei da caixa já dava pra notar, não afeta nas fotos ao menos. Já a outra foi em loja física, notei alguns dias depois, até olhei na hora em procura de erros, mas esse grão é estranho, parece metálico, só dá pra ver em alguns ângulos. Mas não acho se tivesse comprado na loja da Canon, teria mudado algo, má sorte é má sorte.
É um relato curioso de qualquer forma, suponho que não estamos falando de lentes da serie L... por que aí seria um relato bem estranho, o controle produtivo da serie L é bem maior que das series comuns. O que estou supondo é que alguma poeira da produção ficou presa em alguma borracha na montagem da lente, e se no transporte levou alguma pancada esse grão soltou e foi parar no meio da lente... só posso imaginar algo assim...
Tb só compro equipamento usado na Portssar.
Mesmo caso aqui. :)
Vernaglia, nem sempre ficam marcas de fungos apos a retirada, já fiz algumas limpezas, a marca só fica se o fungo ja tiver detonado parte do coating, ao menos é a experiência que ficou aqui.
Para fungo leve, que é pego no começo, de fato dá para limpar sem deixar marca, se for como o das fotos que mostrei (meio exagerados, é verdade), aí não tem jeito, ou a limpeza arrancará o coating ou as marcas ficarão, mas para fungos mais superficiais, pequenos, você tem razão.
Eu comprei três câmeras SLR (duas Canon e uma Nikon) e quatro lentes (três Canon FD e uma Nikon Non AI) pelo e-bay da Alemanha e do Japão e vieram todas exatamente como na descrição, perfeitas, sem nenhum problema. Mas eu moro na Europa e imagino que e-bay aí no Brasil seja algo que os impostos e fretes tornem inviável.
Já comprei no e-bay também, do Japão, a FD que mostro no vídeo, e outras coisas também, de fato impostos e frete complicam então é uma alternativa apenas para casos especiais por aqui.
Aproveitando, já comprei 2 lentes NOVAS (inclusive, 1 na loja Canon) mais baratas do que usadas, que alguns insistem em tentar vender com preços de novo. Fica a dica pessoal.
Isso acontece mesmo, pesquisar é fundamental.
Algumas coisas eu não sabia, muito bom o vídeo... Uma sugestão de pauta, um guia de compra para Impressoras destinadas a Fotografia
Estou estudando o tema das impressoras, já conversei algumas vezes com o pessoal da Canon e com amigos de uma galeria de arte, é um tipo de roteiro trabalhoso mas está em trabalhos...
Todo dia descubro vídeos seus que ainda não vi, mas que são muito úteis, sempre!
Armando, quanto ao anel de foco fazer esse "barulinho de areia" quando mexe, você acabou não dizendo o que pode ser isso. Pergunto porque a minha 24-105mm está fazendo, bem de leve, esse barulho. Nem chega a ser barulho, é mais sentindo nos dedos mesmo, ao girar, como se tivesse entrado um pouquinho de areia no anel. Cheguei a achar que era areia por ter feito alguns trabalhos na praia. Ela, apesar de já ter uns 8 anos de idade (uma jovem ainda) e estar como nova por fora porque cuido muito bem, nunca passou por manutenção.
Independente do que seja, comprei uma 50mm usada na Portssar (por sua indicação) e gostei demais do atendimento e do estado que a lente chegou. Você recomendaria enviar essa 24-105mm pra fazerem manutenção? Aqui no Rio tem autorizada, mas confesso que além de temer o valor que cobrariam, não tenho tanta confiança.
Obrigado de novo!
Sobre o barulho ou sensação de areia, é bem difícil colocar isso num vídeo, ou aqui respondendo, mas uma coisa é o atrito normal de partes plásticas, a movimentação do mecanismo de foco enquanto giramos o anel etc., ou seja, existem coisas que vão se mover e raspar e até um certo grau é normal, do momento que começar a parecer uma aspereza, um movimento irregular, se numa parte do giro raspa mais que em outra parte do giro, pode indicar anel de foco torto (e por isso raspando mais uma parte que outra), pode indicar borrachas ressecadas e por isso raspando por dentro, e pode indicar areia mesmo, grudada com maresia dentro da lente, então existe um grau que é normal, e de um ponto em diante pode ser estranho ou errado, é difícil explicar, como eu tenho anos usando lentes da Canon, meio que todas elas são parecidas, se uma raspar diferente, vou estranhar. Talvez seja o caso de dar uma chegada na Portssar e mostrar para eles, eles tem boa experiência e poderão dizer se a sua está normal ou não.
Comprei minha 70-200 na Portssar muito boa. Tentei pegar uma 18-135 aqui na cidade e estava cheia de fungos.
Pessoal da Portssar é mesmo de confiança. Complicado alguém tentar vender lente com fungo... pessoal deveria entender que se vai vender assim tem que jogar o preço BEM para baixo...
Ótimas dicas. Principalmente no que se refere a "começa mole e vai ficando duro ou começa duro e vai ficando mole "
Mecanismos de zoom e foco, são mecanismos precisos, qualquer imprecisão nesses movimentos precisa ser notada.
boa tarde professor vernaglia, poderias fazer um comentario sobre a nova camera M200 canon oes/mirroles? tiraram a SL3 de linha? grato. Paulo poa.
Devo fazer o review da M200, só não tenho a data ainda. A SL3 ainda está em linha.
Você diria que a lente com fungo seria contra indicada a comprar? Achei um rapaz no olx vendendo na minha cidade que alertou sobre a necessidade de limpeza para fungos. É uma lente que normalmente seria 6-7 mil e está vendendo por 2.700
Não compro lente com fungo por nada desse mundo, é obrigação de quem tem a lente providenciar a manutenção antes da venda, ou o preço tem que ser muito mais baixo que o usual de mercado por conta do fato de que você não só terá que arcar com esse gasto, mas com a possível queda de qualidade de imagem da lente após a limpeza do fungo, pois conforme o nível do problema, haverá abrasão na lente para tirar o fungo e isso derruba o contraste da lente.
Ótimo vídeo. Tem como vc fazer um vídeo sobre a câmera chamada Fujifilm Fine pix S 2980
Obrigado. Sobre a câmera, não terei como, sei que é um modelo compacto zoom de câmera que já tem uns bons anos do lançamento, acho que ela é de 2012 ou 2011, mas nunca testei uma para poder opinar. Eu não compraria um modelo dessa idade hoje a não ser em casos muito específicos como alguém que queira um item de coleção ou seja alguma câmera topo de linha que antes era caríssima e hoje fica mais barata usada, mas uma compacta como essa é possível achar modelos mais recentes com tecnologia mais atual com bons preços.
Vídeos do canal são tão bons que automaticamente se tornam referências. A respeito do foco, semana passada comprei uma Canon 24 mm 2.8 stm pancake. Ela foca objetos próximos normalmente mas, objetos distantes, demora a focar ou simplesmente não foca. Isso é uma característica dessa lente ou é algum problema ? Já testei em quatro câmeras Canon e notei o mesmo problema, se é realmente um problema. Como testar a precisão de foco de uma lente usada ?
Obrigado, Armando Vernaglia.
As lentes com motor de foco STM tem umas estranhezas, uma delas é a de que se estão com o mecanismo pronto para focar perto e você aponta para algo longe, parece que não vai, ou demora para ir, ou tem que dar uma giradinha no anel de zoom para dar uma acordada no sistema... já tive isso com a 24 e com a 40, poucas vezes, mas notei a existência desse comportamento algumas vezes e seu relato coincide com isso. Sobre como testar precisão de foco de lente usada, infelizmente o único jeito é fotografando, então tem que conseguir testar ela com uns clicks e examinar as imagens o melhor que for possível.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito obrigado, mestre. Achei até que minha lente veio com problema. Sempre ouvi falar tão bem dela. Inclusive no review que vc fez aqui no canal.
Tem como identiticar lente falsificada?
Professor, comprei o P&B, posso entrar no grupo? Acho que não né?!?! 👍🤣🤣🤣
Na página de cada aula tem lá o link do grupo no Telegram que reúne alunos e também apoiadores. :)
Se comprar via mercado livre, é só devolver e receber o dinheiro de volta, qualquer compra via internet pode ser devolvido, pois pela lei vc tem 7 dias pra devolver qualquer coisa sem nem ao menos justificar o porque devolveu, o único problema é comprar direto de alguém sem ser intermediado por algum site sério
Sim, aí é só fazer os testes dos itens que descrevi no vídeo logo que recebe a lente. Eu apenas prefiro ver pessoalmente pois evita o vai e vem, correios etc.
Armando, saberia me dizer se a lente Canon 70-200mm f2.8L IS USM (a primeira geração) ainda é uma lente relevante nos dias de hoje? Encontrei muito pouca informação a respeito dela. Dentro de um valor de 3.000 a 3.500 reais você julgaria como uma boa compra?
É sim ótima lente, a questão da relevância é relativa com os objetivos e necessidades de cada um, assim como o custo é relativo conforme estado de conservação e forma como foi usada... difícil de opinar nesses fatores, mas que é boa lente, certamente é, usei muito as 3 gerações dessa lente e a primeira já era bastante boa na minha opinião.
@@ArmandoVernagliaJunior era o que eu estava precisando ouvir... Simples e direto, como sempre! Usarei para fotografar eventos e ensaios... Eu estarei comprando ou na Portssar ou na B&H estou apenas esperando passar essa época de crise. Agradeço demais a atenção, sou seu aluno e fã! Gratidão total!
Ganhei uma lente nikon af-s 200-500mm 1:5.6e de presente (só q não entendo nada ou tenho interesse na área), sabe onde posso vender? Grupos de venda e compra,alguém em específico interessado, etc?
Procura pela loja Portssar, eles negociam usados e possuem grande conhecimento de lentes Nikon.
Boa noite Armando, tudo bem? Comprei essa semana uma 17-50 da sigma e ela está impecável no seu exterior e todas as funções funcionam normalmente, porém dentro dos elementos tem um pontinho preto, como gostei da lente levei em uma assistência da cidade para ter uma segunda opinião antes de devolver, e lá ele me disse que aquilo era um pequeno inseto, mas bem pequeno mesmo ( dependendo da forma como olha parece realmente e até dá pra ver algo que se parece com as perninhas dele ), acha que isso pode vir a virar um fungo no futuro por ser orgânico ? Ou acho que é coisa boba de se preocupar e é só aproveitar a lente? ruclips.net/video/PsoD2pPUaVo/видео.html&ab_channel=greeiny Fiz esse vídeo do tal inseto, o que aconselharia ? Devolver a lente ou ficar com ela? Obrigado
Lentes não vedadas podem ter esse tipo de entrada de elementos, seja poeira, seja micro seres vivos... um inseto é um tantinho de material orgânico ali dentro e materiais orgânicos podem ser um ponto de partida para um fungo, não sei afirmar com certeza, mas eu devolveria a lente, ou se quiser muito ficar com ela, levaria na assistência para a limpeza do dito cujo dali.
Tive uma experiência de comprar uma 28-135 na internet e nenhuma das fotos dava pra ver um reparo (queda que quebrou um pedaço do plástico) e alguns fungos na lente, resultado, lente enviado para manutenção pra tirar os fungos e corrigir o detalhe da pancada, mesmo somando os dois custos ainda assim saiu MUITO barato.
Se a pessoa vendeu bem barato, quem vendeu errou por ter omitido os problemas, mas pelo menos jogou o preço para baixo o que é alguma coisa. :)
Comprei uma Tamrom 17-50mm usada pela internet. A lente estava inacreditavelmente bem conservada. Porém, eu fiz algumas fotos em F/22 e apareceu uma sujeira na imagem. Limpei o sensor e ela continuou aparecendo. Quando fui examinar os elementos óticos de perto, vi uns dois pontos de sujeira na parte interna da objetiva. Devolvi ao vendedor e fiquei com medo de me arriscar de novo.
É, nessas horas é sempre bom ou ver pessoalmente, ou se comprar pela web a compra ser intermediada por site que permita devolução, assim fica mais seguro.