Eu mesmo faço parte desse problema haha percebo que é muito difícil para jovens qualificados, o trabalho existe porem geralmente é sem contrato e/ou com salarios vergonhosos. Nessa semana vi uma vaga de contador full time com salário de 600 euro. O maior problema disso tudo sao as consequências a longo prazo, exemplo os filhos que acabam saem da casa do pais com mais de 30 anos e a taxa de natalidade que cai constantemente. No meu caso em particular (fiz mestrado em Roma), vários amigos e familiares daqui me recomendaram de me mudar para outro pais, fazer alguns anos de experiencia no estrangeiro e quem sabe regressar à Italia. Vejo varias pessoas fazendo esse movimento para a Irlanda, Alemanha, Inglaterra e EUA
Eu fui criado na Itália e vivi lá 35 anos, hoje estou em Vitória ÉS. Aqui, apesar da bagunça , da violência e falta de compromisso geral, tem muito para fazer e tem ainda muito otimismo. A Itália é um país na mãos de gente idosa que fisiologicamente quer que nada mude.
Mas ai é que está a questāo a Italia esta na māo de gbt idosa e nāo quer que nada mude, no Brasil " novo " em relaçāo nada muda tb, e como vc msm diz é uma bagunça, violência, as vezes é melhor estar tranquilo do que viver na bagunça.
Ótimo argumento a se pensar. Provavelmente os jovens quererem uma experiencia fora da Itália faz sentido. Saem da escola falando ingles fluente ou muito bom ajudando e facilitando assim a mudança de país. Muitas cidades iaianas viraram cidades dos idosos
Imagina ser engenheiro de software com 10 anos de experiencia e ganhar 1800~2200 euro, SUJO🤣É complicado mesmo. Se quiser ter uma vida acima da média na Italia, tem que empreender sem excessões
O problema é que a maioria das empresas italianas só contrata se tiver alguma experiência prévia, é praticamente impossível que ofereçam uma oportunidade para quem é jovem. Vim com a ideia de "aceitar qualquer trabalho", apliquei para centenas de vagas e NADA. Foi só quando desisti e comecei a procurar por vagas específicas da minha área que consegui um trabalho.
L'erba del vicino é sempre piú verde. Lo sport nacionale degli Italiani é lamentarsi di tutto. Ci sono cose xhe aggregano valore alla vita e l'Italia proporziona ai residenti una qualitá di vita e di esperienze culturali e storiche che pochi altri paesi offrono. Si capisce il valore delle cose solo quando si perdono o si lasciano. Buona settimana. P.S. Quando puoi aggiornaci sulla conversione della patente dopo l'approvazione del parlamento qui in Brasile. Grazie 1000
A questão é simples o jovem geralmente quer se aventurar em lugares diferentes, novos ares e enfim. Assim como tem uns que gostam e querem ficar no país onde nasceram outros querem sair. A taxa de natalidade da Itália é baixa ao contrário do Brasil que é alta e por isso da pra perceber tanto essas coisas. Eu mesma, tenho uma vida boa no Brasil, mas eu queria me mudar por um tempo pra outro país, pra ver como é e tals. Isso se deve a globalização antigamente o povo não sabia quase nada dos outros países, o que gerava mais medos e inseguranças a respeito de se mudar e mesmo assim se mudava, mas eram menos. Agora não.
Aqui è tudo dificil muito burocratico se paga por tudo que se possa imaginar e os salarios não cobre todas as despezas . Por isso os jovens preferem ir embora . In Svizzera os salarios não è menos de 3 mil para camareira ,enquanto aqui na italia não chega nem a mil euros a depender da cidade .
Na italia para vc ser um mero "muratore" precisa saber inglês, ter ampla experiencia comprovada e menos de 35 anos. (chega a ser bizarro as exigências), principalmente quanto a idade, vc é considerado idoso se passou dos 35 p o trabalho.
Os salários do país aparentemente são bem baixos comparado aos vizinhos. É possível ver no glasdoor que o mesmo cargo em uma multinacional pode ter uma diferença de 10 a 15 mil euros entre Itália e Alemanha. Quando colocamos o custo de vida, é lógico que a Itália possui um custo menor, entretanto, no fim do ano, quando pensamos no dinheiro que o trabalho Italiano possiblitou juntar, para uma viagem, ou para comprar uma casa por exemplo, está muito inferior ao mesmo dinheiro na Alemanha. Logo, tendo a oportunidade de trabalhar em outro país e conseguir mais dinheiro, financeiramente falando, a Itália não faz sentido. Quanto aos salários de pessoas que acabaram de se formar, num modelo europa ocidental, um salário de 30 mil euros anuais é extremamente baixo, ainda mais considerando as income taxes... Então muitas vezes ser qualificado na Itália, novamente, financeiramente falando, não faz tanto sentido, sendo que vc pode ganhar os mesmos 30 mil fazendo um trabalho mais simples sem ficar entre 3 a 5 anos estudando. Dito isso: Sim, to nem ai, pretendo ir pra Itália kkkkkkk, mas realmente é dureza.
Oi, Giulia!! Bom dia! Voce pode me tirar uma duvida? Meu marido ja esta na italia e a previsao é que iremos todos em 2026. Estou estudando alemao, mas ainda nao falo italiano, voce recomenda alguma regiao boa para morar e trabalhar com criança comigo tendo alemao e meu marido italiano?
Ate empreeder na Itália é um inferno. Itália é um dos pais mais burocrático da europa. E mesmos voce paga menos imposto quando voce inizia. Depois de 5 anos os impostos aumenta se seu ganho for muito grande. Isso literalmente para você. E muitas impressas não cresce mais por culpa disso.
Não entendi pq os salários vinculados aos contratos coletivos são ruim, pois entendo q o patrão não pode pagar um valor inferior a um x p cada categoria, mas isso seria impecilho p pagar um salário maior?
Nem inferior nem superior, o empregador tem que ficar dentro do estabelecido para cada nível de determinada categoria. Pode ser o melhor funcionário do mundo, não vai ganhar mais que aquilo.
Gi, mas uma dúvida que eu sempre tenho sobre esse assunto é: a língua! Esses jovens que vão pra outros países da UE se garantem 100% em inglês ou será que tiveram as ferramentas necessárias para aprender (a nível de trabalhar) alemão, por ex. Essa questão sempre acho meio estranha quando vejo sobre a emigração de italianos
Normalmente o jovem italiano tem no mínimo a base de 3 idiomas (inglês + 2), mudando para o país imagino que em mais ou menos 1 ano já estejam fluentes.
@@leloinn1911 ah sim, mas são partes específicas. Tirando Valle d'Aosta e Trentino Alto-Adige eu já n me lembrava de mais nenhuma com idiomas de outros países europeus kkkk
Os sociólogos têm a resposta adequada para essa geração Z, Alpha ou Beta. A modernidade trouxe facilidades que para conquistar uma carreira alguns, seja recém formado ou no mercado de trabalho há tempo, é como passar de fase (subir o nível) e a frustração é algo que só a vida real ensina a lidar.
Esse papo de "competencia faz a indicação" é alucinação de gente extrovertida e que gosta ou tolera viver rodeado de babacas superficiais. Quem é introvertido e introspectivo, que não quer perder tempo envolvido na vida do outros tá ferrado.
Tá falando justo com uma introvertida 😂 competência não tem nada a ver com o perfil. Agora, se você estiver falando de timidez concordo que é mais difícil, mas é um problema de insegurança que pode ser tratado, cabe à pessoa querer.
Os políticos da Europa acharam que colocar os impostos nas alturas seria algo bom. Está aí a consequencia, só não vê quem não quer. E isso vai se agravar a cada ano. Quando você tributa (confisca) 30%, 40%, 50%, 60% do trabalho das pessoas, empregados ou empregadores, o que se faz na prática e desinsentivar o trabalho e a criação de novos negócios. Além do mais, a Itália vive do turismo relacionado à cultura romano-cristã... quanto mais ela ficar agóstica ou ateia, maior será a depredação do patrimômio que leva receitas ao país. Se você ganha 50 mil paga 43%... se ganha um milhão, paga 10%. Parabéns, isso vai dar muito certo.
Exatamente Lucas, não tem nada a ver com os impostos. O problema é que os salários são vinculados aos contratos coletivos, o empregador não tem autonomia pra pagar quanto quiser pro funcionário mas tem que seguir tabela. Exemplo, se o salário fosse €5000 bruto por mês, mesmo que metade fosse de impostos, o jovem viveria mais que bem na Itália.
@ Perfeito! O que nasceu como medida para conter inflação acabou tendo outros efeitos. Eu sei que em lugares, Austria como exemplo, ainda possui esse tipo de politica, mas acabam relaxando um pouco ao colocar um piso no salario e só. Protege os salarios do pais sem afetar muito concorrencia de empresas externas
A Itália deveria reduzir bruscamente a burocracia e impostos, além de libertar a economia, mas acredito que italiano tem u.a mentalidade bem socialista e sindicalista igual o brasileiro....aí fica difícil ser um paia atrativo
@ sempre foi e será ruim, quando vai concluir 6 meses eles dispensam e contratam novamente depois de uma semana o mesmo, com contrato determinado você não crédito né para comprar um celular em 2 x. Itália vai de mal a pior .
Sim, não adianta a Itália dar incentivo pra crianças nascidas em seu país , se quando eles crescem e se formam não tem salários condizentes😢
a lógica é muito simples: se tem oportunidade melhor, você pega.
Ja faz parte dessa nova geração a mudança de trabalho e até o estilo de vida. Não só na Itália mas acredito que em outros paises ocorre o mesmo.
Eu mesmo faço parte desse problema haha percebo que é muito difícil para jovens qualificados, o trabalho existe porem geralmente é sem contrato e/ou com salarios vergonhosos. Nessa semana vi uma vaga de contador full time com salário de 600 euro. O maior problema disso tudo sao as consequências a longo prazo, exemplo os filhos que acabam saem da casa do pais com mais de 30 anos e a taxa de natalidade que cai constantemente. No meu caso em particular (fiz mestrado em Roma), vários amigos e familiares daqui me recomendaram de me mudar para outro pais, fazer alguns anos de experiencia no estrangeiro e quem sabe regressar à Italia. Vejo varias pessoas fazendo esse movimento para a Irlanda, Alemanha, Inglaterra e EUA
Os jovens deixando a Itália, e eu querendo ir pra Itália amanhã, sem poder..
Eita mundo injusto 😔
Talvez não amanhã, mas se planeja e vem! 😘
Eu fui criado na Itália e vivi lá 35 anos, hoje estou em Vitória ÉS. Aqui, apesar da bagunça , da violência e falta de compromisso geral, tem muito para fazer e tem ainda muito otimismo. A Itália é um país na mãos de gente idosa que fisiologicamente quer que nada mude.
Mas ai é que está a questāo a Italia esta na māo de gbt idosa e nāo quer que nada mude, no Brasil " novo " em relaçāo nada muda tb, e como vc msm diz é uma bagunça, violência, as vezes é melhor estar tranquilo do que viver na bagunça.
Eu prefiro que "nada mude" estando em um lugar seguro, organizado e tranquilo.
@Brasileiraporacaso Brasileiro por acaso kkk adorei, acho que tb sou um e concordo com sua opiniāo a Italia é boa como esta e que continue assim
Só a questão "segurança" já me ganha. Isso pra mim já é motivo de mudança!
Ótimo argumento a se pensar. Provavelmente os jovens quererem uma experiencia fora da Itália faz sentido. Saem da escola falando ingles fluente ou muito bom ajudando e facilitando assim a mudança de país.
Muitas cidades iaianas viraram cidades dos idosos
Imagina ser engenheiro de software com 10 anos de experiencia e ganhar 1800~2200 euro, SUJO🤣É complicado mesmo. Se quiser ter uma vida acima da média na Italia, tem que empreender sem excessões
O problema é que a maioria das empresas italianas só contrata se tiver alguma experiência prévia, é praticamente impossível que ofereçam uma oportunidade para quem é jovem. Vim com a ideia de "aceitar qualquer trabalho", apliquei para centenas de vagas e NADA. Foi só quando desisti e comecei a procurar por vagas específicas da minha área que consegui um trabalho.
Qual é sua área? Dependendo é mais fácil mesmo devido à experiências anteriores e carência de profissionais qualificados.
Concordo com o vídeo!!
L'erba del vicino é sempre piú verde. Lo sport nacionale degli Italiani é lamentarsi di tutto. Ci sono cose xhe aggregano valore alla vita e l'Italia proporziona ai residenti una qualitá di vita e di esperienze culturali e storiche che pochi altri paesi offrono. Si capisce il valore delle cose solo quando si perdono o si lasciano. Buona settimana.
P.S. Quando puoi aggiornaci sulla conversione della patente dopo l'approvazione del parlamento qui in Brasile. Grazie 1000
Ainda não tem novidades sobre a entrada em vigor acordo da CNH, purtroppo!
Eu também gostaria! Acho que só vai acontecer depois do carnaval! 😢
A questão é simples o jovem geralmente quer se aventurar em lugares diferentes, novos ares e enfim. Assim como tem uns que gostam e querem ficar no país onde nasceram outros querem sair. A taxa de natalidade da Itália é baixa ao contrário do Brasil que é alta e por isso da pra perceber tanto essas coisas. Eu mesma, tenho uma vida boa no Brasil, mas eu queria me mudar por um tempo pra outro país, pra ver como é e tals. Isso se deve a globalização antigamente o povo não sabia quase nada dos outros países, o que gerava mais medos e inseguranças a respeito de se mudar e mesmo assim se mudava, mas eram menos. Agora não.
Mais em todos payses e assim ter que ser competente para arrumar um bom emprego!os jovens esta demotivados!compreencivo😮
Aqui è tudo dificil muito burocratico se paga por tudo que se possa imaginar e os salarios não cobre todas as despezas . Por isso os jovens preferem ir embora . In Svizzera os salarios não è menos de 3 mil para camareira ,enquanto aqui na italia não chega nem a mil euros a depender da cidade .
Sim, é verdade que os salários na Suíça são mais altos, mas o custo de vida também é.
Na italia para vc ser um mero "muratore" precisa saber inglês, ter ampla experiencia comprovada e menos de 35 anos. (chega a ser bizarro as exigências), principalmente quanto a idade, vc é considerado idoso se passou dos 35 p o trabalho.
Pra ser muratore a melhor coisa é ser autonomo, temos vários conhecidos no setor que ganham MUITO dinheiro! A mão de obra qualificada vale muito.
Vai ver no Brasil como está! O mundo inteiro está passando por está crise.
Eu moro na Itália, só tenho como falar daqui 🙃
Os salários do país aparentemente são bem baixos comparado aos vizinhos. É possível ver no glasdoor que o mesmo cargo em uma multinacional pode ter uma diferença de 10 a 15 mil euros entre Itália e Alemanha. Quando colocamos o custo de vida, é lógico que a Itália possui um custo menor, entretanto, no fim do ano, quando pensamos no dinheiro que o trabalho Italiano possiblitou juntar, para uma viagem, ou para comprar uma casa por exemplo, está muito inferior ao mesmo dinheiro na Alemanha. Logo, tendo a oportunidade de trabalhar em outro país e conseguir mais dinheiro, financeiramente falando, a Itália não faz sentido. Quanto aos salários de pessoas que acabaram de se formar, num modelo europa ocidental, um salário de 30 mil euros anuais é extremamente baixo, ainda mais considerando as income taxes... Então muitas vezes ser qualificado na Itália, novamente, financeiramente falando, não faz tanto sentido, sendo que vc pode ganhar os mesmos 30 mil fazendo um trabalho mais simples sem ficar entre 3 a 5 anos estudando. Dito isso: Sim, to nem ai, pretendo ir pra Itália kkkkkkk, mas realmente é dureza.
Amei o plot twist 😂
Vocês poderiam fazer um vídeo explicando de como ingressar no exército italiano,sou jovem e pretendo morar na italia futuramente
Anotado!
Também gostaria de saber por favor @@Brasileiraporacaso
Oi, Giulia!! Bom dia! Voce pode me tirar uma duvida? Meu marido ja esta na italia e a previsao é que iremos todos em 2026. Estou estudando alemao, mas ainda nao falo italiano, voce recomenda alguma regiao boa para morar e trabalhar com criança comigo tendo alemao e meu marido italiano?
A única região que fala Alemão na Itália é o Trentino-Alto Adige 😉 *Giorgia
@@Brasileiraporacaso Meu deus, eu nao sei daonde eu tirei Giulia. Desculpa!!! E obrigada pela resposta.
Ate empreeder na Itália é um inferno. Itália é um dos pais mais burocrático da europa. E mesmos voce paga menos imposto quando voce inizia. Depois de 5 anos os impostos aumenta se seu ganho for muito grande. Isso literalmente para você. E muitas impressas não cresce mais por culpa disso.
Não entendi pq os salários vinculados aos contratos coletivos são ruim, pois entendo q o patrão não pode pagar um valor inferior a um x p cada categoria, mas isso seria impecilho p pagar um salário maior?
Nem inferior nem superior, o empregador tem que ficar dentro do estabelecido para cada nível de determinada categoria. Pode ser o melhor funcionário do mundo, não vai ganhar mais que aquilo.
Gi, mas uma dúvida que eu sempre tenho sobre esse assunto é: a língua! Esses jovens que vão pra outros países da UE se garantem 100% em inglês ou será que tiveram as ferramentas necessárias para aprender (a nível de trabalhar) alemão, por ex. Essa questão sempre acho meio estranha quando vejo sobre a emigração de italianos
Tem regiões da Itália que são bilíngues!
Normalmente o jovem italiano tem no mínimo a base de 3 idiomas (inglês + 2), mudando para o país imagino que em mais ou menos 1 ano já estejam fluentes.
@@Brasileiraporacaso que legal! Obrigado pela resposta :)
@@leloinn1911 ah sim, mas são partes específicas. Tirando Valle d'Aosta e Trentino Alto-Adige eu já n me lembrava de mais nenhuma com idiomas de outros países europeus kkkk
Os sociólogos têm a resposta adequada para essa geração Z, Alpha ou Beta. A modernidade trouxe facilidades que para conquistar uma carreira alguns, seja recém formado ou no mercado de trabalho há tempo, é como passar de fase (subir o nível) e a frustração é algo que só a vida real ensina a lidar.
Concordo!
👍🏻👍🏻👍🏻
Esse papo de "competencia faz a indicação" é alucinação de gente extrovertida e que gosta ou tolera viver rodeado de babacas superficiais. Quem é introvertido e introspectivo, que não quer perder tempo envolvido na vida do outros tá ferrado.
Tá falando justo com uma introvertida 😂 competência não tem nada a ver com o perfil. Agora, se você estiver falando de timidez concordo que é mais difícil, mas é um problema de insegurança que pode ser tratado, cabe à pessoa querer.
Os políticos da Europa acharam que colocar os impostos nas alturas seria algo bom. Está aí a consequencia, só não vê quem não quer. E isso vai se agravar a cada ano. Quando você tributa (confisca) 30%, 40%, 50%, 60% do trabalho das pessoas, empregados ou empregadores, o que se faz na prática e desinsentivar o trabalho e a criação de novos negócios. Além do mais, a Itália vive do turismo relacionado à cultura romano-cristã... quanto mais ela ficar agóstica ou ateia, maior será a depredação do patrimômio que leva receitas ao país. Se você ganha 50 mil paga 43%... se ganha um milhão, paga 10%. Parabéns, isso vai dar muito certo.
Socialismo...
Os italianos estão saindo para ir para países como Alemanha, Áustria, Holanda, Dinamarca, todos paises onde os impostos são ainda mais altos...
Exatamente Lucas, não tem nada a ver com os impostos. O problema é que os salários são vinculados aos contratos coletivos, o empregador não tem autonomia pra pagar quanto quiser pro funcionário mas tem que seguir tabela. Exemplo, se o salário fosse €5000 bruto por mês, mesmo que metade fosse de impostos, o jovem viveria mais que bem na Itália.
@ Perfeito! O que nasceu como medida para conter inflação acabou tendo outros efeitos. Eu sei que em lugares, Austria como exemplo, ainda possui esse tipo de politica, mas acabam relaxando um pouco ao colocar um piso no salario e só. Protege os salarios do pais sem afetar muito concorrencia de empresas externas
A Itália deveria reduzir bruscamente a burocracia e impostos, além de libertar a economia, mas acredito que italiano tem u.a mentalidade bem socialista e sindicalista igual o brasileiro....aí fica difícil ser um paia atrativo
Amarildo santos manzatto apucarana parana brasil nossa eu nao sabia eles ir enbora nossa giorgia procurando melhorias ne boa dominica pra vc
Contratos de trabalho com validade determinada, é o mesmo que chamar o empregado de trouxa
Nem sempre o contrato determinado é ruim, já fiz um vídeo aqui no canal sobre o tema 😉
@ sempre foi e será ruim, quando vai concluir 6 meses eles dispensam e contratam novamente depois de uma semana o mesmo, com contrato determinado você não crédito né para comprar um celular em 2 x. Itália vai de mal a pior .