Puxa, que saga! O bom é que, por ser completo, o vídeo de vocês certamente será útil a muita, muita gente. E para quem quiser organizar a árvore genealógica, sugiro o que um genealogista me aconselhou: usar sempre a hierarquização oficial (avô, bisavô, trisavó, tetravô, pentavô etc.), pois o uso de "tatara" fica confuso a partir de algumas gerações (tatatatatara...). Parabéns múltiplos!!! 🎉🎉🎉
Sinceridade, esse é o sentimento que tive ao ver esse vídeo. Tem muita coisa na internet forçada ou que não passa nenhuma confiança e vocês conseguiram ser muito transparentes.
Que top demais seu vídeo irmão, já ganhou mais um inscrito. É tão gratificante quando damos entrada numa nacionalidade europeia. Eu tenho nacionalidade espanhola, foi com luta que consegui tirar ela como neto de espanhol 🙏🏻, gratidão sempre. Como foi sua adaptação na Suécia? Você foram pra Suécia falando o idioma fluente ou com o inglês fluente ?
Parabéns... Pela persistência e pela resiliência vcs dois uniram as forças e fizeram a diferença 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Eu sei bem o conto é difícil essa saga estou nela a alguns anos e justo no momento em que consegui todos os documentos estamos vivendo um duro período histórico!!! Gratidão por compartilhar sua história me deu ânimo para não desistir que Deus proteja vcs 🙌🏼🙏🏼🌟
Nossa!!! Bem se vê por que esse vídeo é tão longo, gente!!! Essa saga ou peregrinação pro Rafael conseguir a cidadania italiana, foi realmente uma montanha russa! Graças a Deus que você conseguiu, meu genrinho! Sua mãe e seu irmão devem estar bem satisfeitos também!! Valeu por compartilhar conosco!! Parabéns por sua conquista! No final valeu a pena todo sacrifício e angústia diante de tantas tretas!! Desejo saúde e muita propriedade para ambos, meus filhos queridos!💜🙌👍👏👏👏👏
Sua árvore genealógica é igual a minha, a avó que “quebra” a cidadania e vou precisar da via judicial. Mas muito bom ver que você conseguiu, me animo mais pra entrar com o processo (espero ter menos perrengue hehe)
A minha foi via materna veio pela minha mãe e a saga durou 4 anos, mas consegui todas as certidões sozinha e foi bem rápido ,dei entrada logo no início da pandemia por isso que demorou , saiu agora em maio de 2024 graças a Deus , dei sorte de não ter que retificar documento nenhum e a sentença foi positiva de primeira 😅😊
Que legal saber mais sobre seu processo, primo distante! Estamos começando agora também via materna, mais 13 descendentes do Giovanni na saga pela cidadania italiana :) parabéns pela conquista, espero poder comemorar em breve também! Abraço
Me identifiquei com seu depoimento, por muitas vezes desisti da cidadania por inpecilios da via materna ou por causa da questão de Trento do meu esposo. Tentei a alemã mais aqui em Joinville e blumenal se perderam alguns registro essênciais pro processo. Ainda estou nessa saga. Mais a vontade de sair desse pais é maior.
Como contratar um advogado desses?? Seria bom é descobrir o nome dele para não estar correndo risco de enfrentar as mesmas negligências com ele. Alem de aprendizado, tempo é vida, sabe?!
Estou vendo seu vídeo agora amigo, e estou com essa dúvida tb. Pq infelizmente a minha só vai ser via judicial tb. Infelizmente por causa dessa lei de 48. Estou pensando aqui se faço ou não faço. Pq no meu caso, eu vou tb pagar em real, e ainda terei que custiar rudo sozinho. Isso realmente está me desmotivando total para tentar ela. E ainda tem esse detalhe de achar um bom profissional. Um bom vídeo.
Eu entrei com processo na Itália via materna. Minha bisavó nascida antes de 1948. Documentação está redonda!Nessa situação, quais as Chances de êxito que vcs veem?
Gente, que absurdo esse advogado!!! Muita falta de atenção em documentos tão tão tão importante! Atrasou muito o processo de vcs! Parabéns por terem conseguido! Eu estou começando o meu processo agora!
Olá... parabéns pelo vídeo, esclaredor em vários pontos. Sou aqui de Cricúma e estou iniciando as pesquisas para a Cidadania Italiana, no meu caso também será via materna. A princípio penso em morar um tempo em Portugal... Vou acompanhá-los de agora em diante, espero poder conhecê-los melhor e algum dia batermos um papo. Forte abraço!
Nossa amei o vídeo Rafael vc é meu primo bem bem distante kkk, tbm sou bressan e tataraneta de giovanni, sua trisavo provavelmente foi irmã do meu tataravo pietro giovanni eles eram de lonigo. Vou tbm tentar entrar com a documentação, se sair é lucro kkkk. Tudo de bom p vcs aí
Adorei o vídeo! Passei quase exatamente pelas mesmas coisas que vocês e me identifiquei muito com a história. Acho que o Rafael deve fazer uma oração pro Antenato. rs abraço!
Legal seu depoimento eu italiana linha direta mais por morar em outro país europeu desde de 29 dias após meu nascimento estou tentando muita dificuldade pra obter a cidadania italiana.
Opa brother, meus trisavós italianos também moraram em Pedras Grandes hahaha. Estou em contato com os cartórios de Lauro Müller, Pedras Grandes, Turvo, Timbé do Sul e Orleans para pegar os documentos de inteiro teor. Estão todos espalhados hahaha
Gabi e seu passaporte italiano, você ainda vai solicitar ? Deus abençoe grandemente a saga de vocês, aqui em casa também passamos pela saga, estamos morando em Lisboa ❤️ obrigada por partilhar conosco a saga de vocês 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Não tenho pretensões por enquanto, pois desde final de 2018 que a lei mudou e para cônjuges de italianos obterem a cidadania italiana precisam fazer uma prova para comprovar que falam italiano nível B2, eu não sei nada e não tenho interesse no momento. Isso porque moramos na Suécia já há quase três anos, e com 5 eu posso pedir a nacionalidade daqui. :)
@@mundoafrente eu pretendo fazer o mesmo, no meu caso vou pedir aqui em Portugal assim também vou ter passaporte europeu ... Deus os abençoe grandemente 🙏❤️
Rafa/Gabi, com exceção do advogado e os outros trâmites de retificação e apostilamento, vocês fizeram tudo por "conta própria"? Pergunto isso pq aqui no Brasil existem várias empresas que trabalham com esse processo de reconhecimento da cidadania via judicial, mas os valores não são tão atrativos. É a primeira vez que vejo um depoimento de alguém que faz direto com um advogado. Obrigado pelo vídeo! Sucesso sempre.
Oi Davi! Sim, fomos atrás de tudo o que podíamos sozinhos: pesquisa de documentos, de tradutores, preço de apostilamento e alguém que cuidasse disso, até a escolha do advogado.Não precisamos de assessoria. :) Muito obrigado!
Cara vocês não tem a mínima noção do quanto esse video me ajudou com algumas duvidas, estou com todas as certidões em mãos e em inteiro teor, so esta faltando mesmo uns 35 mil pra fazer o investimento kkkkk mais um dia eu chego lah, sou tetraneto de Italianos (lombardia)
Não sabemos 100% sobre como ela é. Toda esta parte é feita pelo advogado, quem cuida dos detalhes do processo e participa da audiência. Mas basicamente o juiz irá analisar os documentos e decidir se irá precisar de algum outro esclarecimento e reconhecer ou não a cidadania.
Achei meus documentos só sabia q minha trisavô tinha vindo de Bologna contratei uma agência de estrema confiança pq oq mais tem é agência dando golpe, essa agência localizou as certidões na Itália em 15 dias só com a informação q era de Bologna, eles vieram de praduro atualmente sasso Marconi. E dia 28/09/21 é minha audiência via materna.
@@larissabertuso Olá! Na verdade eu tenho todas as certidões. O que tá pegando mais agora, é achar uma assessoria confiável e com preço legal, pra darmos entrada. A minha não é administrativa e sim judicial por via materna, o que demora mais no caso.
Me identifico com essa saga, já estou nela desde 2016, entre idas e vindas à Itália, é bem desgastante, mas um dia terá fim, minha audiência está marcada para ano que vem, esperando ansiosamente para fazer um vídeo relatando toda essa angústia que a gente passa, enquanto espero esse dia chegar estou morando na Irlanda como estudante.
:O Sempre interessante ver outros relatos, mostra que não estamos só na luta e nos dá esperança de que uma hora vai dar certo. Boa sorte! Que ano que vem esteja tudo resolvido pra vc ;)
Muito legal a historia! As datas são muito parecidas com as minhas! Estou com todas as certidões menos a de casamento do italiano no brasil. Já procurei em tudo mas não achei, não sei mais onde pode estar.
3 месяца назад
Será que é mais rápido agendar pra fazer o passaporte italiano na Embaixada italiana na Suécia do que no Brasil?
Eu gostaria de fazer minha cidadania via judicial parterno (contra as filas). Tenho todos os documentos MENOS a certidão de casamento do italiano (pois foi queimada num incêndio da igreja). Porém, na certidão de casamento do italiano há uma observação dizendo que a certidão de nascimento foi queimada. Isso pode ser um impedimento? (PS: não sei quem “incluiu” essa observação na certidão de casamento e nem sei se foi feita da forma correta)
Tudo é uma saga: o reconhecimento da cidadania, a inscrição no AIRE que o comune leva meses pra registrar e o agendamento do passaporte que é quase impossível.
Muito esclarecedor o seu vídeo, mas quero pedir um favor, se vocês podem me passar um contato na italia, para me ajudar a encontrar o documento do meu bisavô, pois só estou vendo o vídeo agora, obrigada
Rafa e Gabi vcs podem solicitar a certidão!!! Tem uma lei pra isso!!! O comune pode enviar por correio pra vocês. É só fazer solicitação via e-mail e colocar a lei qur fala isso. Vou tentar mandar pelo insta pra vcs. Eu usei e chegou em 15 dias a minha certidão de nascimento transcrita
Oi! A informação que tínhamos no momento em que gravamos esse vídeo é que via materna só se resolve por um processo judicial na justiça italiana. Todo o processo foi explicado no vídeo. ;)
Oi!!! Como faço pra me inscrever nos grupos pra cidadania italiana. Conseguir informações sobre qual melhor forma de conseguir os certidões, advogados, tradutores etc. Pesso ajuda.
Parabéns,meu caso é idêntico ao seu,salvo que tenho os documentos italianos do meu antepassado,eu queria saber se você pode me enviar o nome desse advogado que te "ajudou" na Itália,eu agradeceria muito,
Rafael, estou iniciando tbm o meu processo via materna, porem, minhas certidões contem muitos erros, vc precisou de retificações nos cartórios no Brasil?
Olá. Td bem? Em tese sim. Vou fazer as retificações agora. Os cartórios se negaram e fui p judicial....aqui em Curitiba levou quase 3 anos....rsrs Mas converse c um advogado. Me surpreendi c o vlr do Luigi Paiano. Consulte ele p ver o q precisa retificar. Esta é minha sugestão
Nos 12:30 vcs falam sobre fazer via administrativa ou via materna Meu caso só tem homens na minha descendência(tataravô, bisavô, avô, pai e eu) até chegar a mim Estou apta tanto pela via administrativa quanto a via judicial ? Optaria pela judicial por ser mais barata Mas essa parte do vídeo me fez questionar.
Carol, até onde sabemos, quando só há homens na linhagem é caso para via administrativa e não judicial. Entretanto, já vieram pessoas nos dizer que é possível conseguir fazer o processo via judicial mesmo assim. Não custa você entrar em contato com um advogado especializado para tirar a dúvida. ☺️
Oi Cleusa! Estamos passando pela segunda onda agora. Tá tudo como na primeira onda, praticamente. Escolas de ensino médio estão à distância de novo, universidades tbm. Quem puder trabalhar de casa, trabalha. Sem obrigação de usar máscara. Distanciamento social é escolha do indivíduo. Restaurantes e bares funcionando (mas tem hora para fechar para bares).
O irmão da minha nora conseguiu mesmo morando aqui no Brasil. Saiu em 1 ano e agora em fevereiro ele tem que ir pra Itália e ficar 3 meses morando lá. Sabe me dizer qual foi o caso dele? Sei que tanto da parte do pai e da mãe deles tem descendência italiana.
Oi Gabi eu estou a dois anos na busca e correções de documentos , tem horas q da um desânimo, mas vamos em frente. Sou de uma região bem próxima de Tubarão, ou seja São Ludgero, estou fazendo para os meus filhos e sobrinhos.
Excelente video e parabéns pela luta de vocês!, queria saber o nome desse advogado só para ter certeza que minha família não vai contratar o mesmo, temos todos os documentos a minha situação é bem parecida com a sua, é trisavó a italiana, e casa também com italiano, a família ta se juntando a sorte que o pessoal ta bem unido em média umas 15 pessoas, não sei qual problemas poderemos ter mas que Deus abençoe e tudo de certo.
Boa noite, vi que comentou no vídeo que disse que o prazo de validade da certidão era de 6 são as de inteiro teor? É que iria juntas todas primeiro mais não sei se conssiguirei começar o processo em 6 meses e perder a validade delas
Deixa eu tirar uma duvida, minha bisavó era filha de italianos, ela já nasceu no brasil mas ai no caso ela teve filho homem (meu avô) em 1923, o meu caso é igual o seu ? Vou ter que entrar provavelmente via judicial né A minha bisavó eu tenho a certidao de casamento e de obito dela já em mãos, só os dos pais dela que eu ainda não achei
Segundo sua explicação, o caso é igual ao do Rafael, sim! Sua bisavó infelizmente não passou a cidadania italiana de forma automática para seu vô por ele ter nascido antes de 1948.
Legal, por um acaso eu estou tambem fazendo a cid Italiana, e estou planejando ir para a Suecia. Eu tenho duvidas sobre moradia, é possivel comprar um imovel ai proximo de Estocolmo ? Como funciona valores / financiamento etc ?
Oi, Wagner. Não sei como funciona a questão de compra de imóvel para alguém que não mora aqui, embora acho que se tiver o valor integral vc consegue comprar sem problemas, mas penso que financiamento mesmo não seja possível pois não terá como comprovar renda aqui. Sobre valores, depende muito de vários fatores, como tamanho, localização, se está renovado etc. Um bom site pra ver imóveis é o hemnet.se
Tenho uma dúvida, em 2018 uma prima minha conseguiu a cidadania italiana direto no comune na Itália... ela entregou alguns documentos lá, qual seja, as certidões do italiano (nosso trisavô), dos filhos do italiano (que são meus bisavós), do avô dela (irmão do meu avô), do pai dela, e os documentos dela.. A questão é, eu posso aproveitar dos documentos do italiano (nosso trisavô) e dos nossos bisavôs, e conseguir apenas os documentos que cabem a mim: certidões do meu avô, do meu pai, e minha para dar entrada no processo de cidadania via judicial na Itália? Resumindo: quero usar parte dos documentos que minha prima já apresentou na Itália, acrescentar meus documentos, do meu pai e avô, para tentar a cidadania via judicial na Itália.
Oi! Você pode aproveitar o trabalho feito por sua prima sim, mas tem que ver se é realmente via judicial o seu processo. Pelo que entendi, se só teve homem na linhagem, é via administrativa.
Bom, meu caso iniciou-se em fevereiro de 2018, foi via judicial, era via paterna, era administrativo e hoje minha cidadania Italiana está reconhecidíssima. A via judicial é perfeitamente possível para quem tem problemas com as filas consulares, a exemplo dos consulados italianos no Brasil.
Casal, os vídeos de vocês são sempre excelentes em detalhamento. Ainda não consegui terminar de ver inteiro, mas me veio uma dúvida (nunca pesquisei a fundo sobre cidadania italiana): tenho linhagem inteira italiana, por pai e mãe. Há alguma facilidade em fazer essa linhagem por via paterna? Sei que não foi o caso de vocês, mas seria só pra ter uma noção.
Oi, Renan. O processo "via materna" significa que houve uma mulher na linhagem e que essa mulher gerou o descendente dela antes de 1948. Por exemplo: Trisavô > bisavó > avô (nascido antes de 48) > pai > você = via materna Trisavô > bisavó > avó (nascida após 48) > mãe > você = via administrativa Trisavô > bisavô > avó > mãe (nascida após 48) > você = via administrativa Trisavô > bisavô > avô > pai > você = via administrativa E sim, via administrativa pode ser mais fácil, rápido ou barato, dependendo de como irá fazer o processo (direto na Itália ou através de consulado do país onde mora). E como menciono mais pra frente do vídeo, se é possível fazer via administrativa, tem que fazer via administrativa, caso contrário, o processo via materna poderá ser negado.
@@mundoafrente muito obrigado pelo esclarecimento!! Nunca fui atrás da cidadania italiana, pois antigamente haviam muitas informações desencontradas e nunca tive condições financeiras para tal. Felizmente hoje, com todas essas informações na internet, os processos estão bem mais esclarecidos e vocês estão contribuindo muito para isso. Só não vou iniciar meu processo, devido já estar inciando um de cidadania portuguesa. Mas vou encaminhar seu vídeo para meus parentes. Todo meu conhecimento sobre documentação em Portugal, adquiri assistindo aquele seu vídeo falando sobre. Não há nada igual na internet, de forma tão bem compilada. Mesmo lendo em fóruns e vendo outros vídeos no RUclips, aquele é o que realmente esclarece. Também tenho pretensões em migrar para a Suécia, mas ainda estou avaliando as possibilidades com minha esposa. Um grande abraço!!!
Excelente video! No meu caso, meu bisavô é o italiano, a filha dele minha avó nasceu no brasil e teve o meu pai depois de 1948, o processo judicial não se aplica?
Eu estou numa situação parecida. Mas é meu tetravô italiano, trisavo brasileiro e bisavó mulher que teve minha avó em 1948. Pelo o que eu entendi é dentro das regras padrões e nem é necessário ação judicial, se aguentar o prazo.
Andre, sua avó obteve automaticamente a nacionalidade italiana por conta do pai dela e se seu pai nasceu depois de 1948, então ele também conseguiu a nacionalidade. Precisa resolver a sua por via administrativa. :)
@@mundoafrente Mas é possível a via paterna judicial. É o que estou me organizando com minha família. Se dividir custos com vários vale a pena. Bem barato que ir pra Itália, e be. Mais rápido do que no consulado. Um belo intermediário.
Olá, meu tio/avô paterno, me cedeu a pasta dele que esta no consulado de Curitiba, como devo proceder em relação a isso? Podem me ajudar?Estou perdida e meu tio não soube explicar.
Ela não fez, o processo mudou recentemente e agora pedem que o cônjuge comprove certa proficiência em italiano para que se consiga obter o passaporte/cidadania. Entretanto, ela irá aplicar para a cidadania sueca quando chegar a hora.
Então quer dizer que como eu nasci depois de 1948 (minha mae é a unica da linhagem), entao eu nao posso fazer via judicial? Só posso fazer adm na italia ou esperando mais de 10 anos no Brasil? Eu queria fazer judicial justamente por nao ter que ir a Italia e por demorar mt menos, cerca de 3 anos.
Oi Isabela, até onde sabemos não é possível. Mas se você quer uma confirmação mais certa, entra em contato com um advogado que cuida desse tipo de processo e vê o que ele diz. :) Na verdade é o mais certo a se fazer (ter uma resposta de um advogado), pois as coisas podem mudar com o tempo.
Olá Isabela, no seu caso existe a opção do processo judicial contra as filas do consulado. O advogado argumenta que o consulado não respeita o prazo legal máximo de 730 dias para iniciar o reconhecimento da cidadania italiana (caso dos consulados de São Paulo e Curitiba, por ex., onde o agendamento é por fila). Ou, ainda, que o consulado dificulta o agendamento, tornando praticamente impossível (caso dos consulados do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que utilizam o sistema de agendamento Prenota). Alguns advogados que trabalham com cidadania por via materna também fazem processos contra as filas. Procure um advogado habilitado na Itália pra dar início ao processo. Nos grupos de Cidadania Judicial do Facebook tem listas de advogados reconhecidos com sentenças positivas. Obs.: não é necessário contratar assessorias para fazer o processo. Contrate diretamente um advogado habilitado na Itália.
Oi Nayara! É a Gabi aqui. Já teríamos o tempo necessário de casamento para pedir (três anos é o mínimo, se não me falhe a memória), mas não fui atrás do passaporte pois eles modificaram as regras há não muito tempo atrás e para eu conseguir a cidadania italiana eu precisaria fazer uma prova de língua italiana (que esteja nos padrões específicos lá) e conseguir nível B1 ou B2. Algo assim. Como só sei falar spaguetti e lasagna e não tenho interesse em aprender a língua agora, deixamos para lá, rs. Como moramos na Suécia, em três anos eu devo já ter direito à cidadania daqui, então vou esperar.
Oi! Nós indicamos muita coisa no vídeo, inclusive falamos o nome do advogado que contratamos, falamos nossa experiência com ele e também mencionamos um grupo no Facebook onde vc poderá achar nomes de outros advogados. 😉
Antes de ver o vídeo eu tinha até esperança de conseguir a cidadania, mas depois de ver a sua história já acho que nem vou conseguir kkkkkk tenho um azar tão grande quanto o seu. Bom que ainda teve final feliz, mesmo perdendo o ónibus kkkkk
Eu pensava igual a você , mas coloquei na minha cabeça que eu iria fazer , nem que fosse por teimosia. A minha tática foi: concentrar unicamente em um passo de cada vez , ou seja, meu primeiro objetivo foi juntar toda a documentação, só depois iria para outro nível. Hoje meu processo já está aguardando a designação do juiz . Uma dica importante: é mais difícil na sua cabeça do que na prática, pois quando você consegue , percebe que o seu maior obstáculo é você mesmo.
@@gledsonr30 Já nem lembrava do que se tratava o vídeo, mas obrigado pelo comentário. O problema não é depender só de nós mesmos, por exemplo no meu caso ,minha família se nega a ajudar e dar os nomes dos descendentes italianos. Só que mesmo assim me sinto motivado a tentar de novo.
Boa tarde, além do sobrenome a partir do meu avô, estar errado, eu não carrego o sobrenome . Algum desses detalhes é impedimento para conseguir o reconhecimento via judicial ?
Só vimos a mensagem agora! Provavelmente não influencia em nada. O Rafael não tem o sobrenome do trisa, ele até comenta isso no vídeo. O importante é ter os documentos comprovando a ligação familiar.
Oi Thamires! Você está se referindo ao processo via administrativa, certo? Como não temos experiência nesse método, não tenho como te responder essa, me desculpe! 😅
O documento na Itália eu achei em menos de 24 horas , já o que está aqui no Brasil já faz 5 meses que o cartório fala que está procurando e ignora minha mensagens.
Peça uma certidão negativa para fins judiciais. O cartório será obrigado a procurar, pois se expedirem uma certidão falsa eles podem perder a concessão do cartório.
@@matheusl.brites3051 vá direto no cartório e pegue o comprovante do pedido. Se demorarem muito faça reclamação na corregedoria do Tribunal de Justiça.
Eu tenho uma dúvida, eu sou de São Paulo, e a família do meu pai e de Minas Posso fazer o processo em minas? Pq queremos fazer tudo junto pra poder dividir o valor
@@Dsaladroon entrei em contato com uma acessória e falaram que não precisa comprovar pq meu caso é paterno contra filas, então eu posso fazer junto com minha família
Oi Mary! Desculpa só responder agora! :( O nome dele é Marcos Mellone. Só fica bem atenta a todos os detalhes dos documentos para não passar pelo que passamos. No vídeo explicamos onde houve erros da parte do escritório dele, e quanto tempo isso nos custou...
Puxa, que saga! O bom é que, por ser completo, o vídeo de vocês certamente será útil a muita, muita gente. E para quem quiser organizar a árvore genealógica, sugiro o que um genealogista me aconselhou: usar sempre a hierarquização oficial (avô, bisavô, trisavó, tetravô, pentavô etc.), pois o uso de "tatara" fica confuso a partir de algumas gerações (tatatatatara...). Parabéns múltiplos!!! 🎉🎉🎉
Sua resiliência e paciência, demonstra que nunca devemos desistir de nossos sonhos, parabéns a vocês, sucesso pessoal e profissional.
Sinceridade, esse é o sentimento que tive ao ver esse vídeo. Tem muita coisa na internet forçada ou que não passa nenhuma confiança e vocês conseguiram ser muito transparentes.
Que bom que conseguimos transparecer nossa sinceridade, Fernando! ^^
Que top demais seu vídeo irmão, já ganhou mais um inscrito. É tão gratificante quando damos entrada numa nacionalidade europeia. Eu tenho nacionalidade espanhola, foi com luta que consegui tirar ela como neto de espanhol 🙏🏻, gratidão sempre. Como foi sua adaptação na Suécia? Você foram pra Suécia falando o idioma fluente ou com o inglês fluente ?
Parabéns... Pela persistência e pela resiliência vcs dois uniram as forças e fizeram a diferença 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Eu sei bem o conto é difícil essa saga estou nela a alguns anos e justo no momento em que consegui todos os documentos estamos vivendo um duro período histórico!!! Gratidão por compartilhar sua história me deu ânimo para não desistir que Deus proteja vcs 🙌🏼🙏🏼🌟
Nossa realmente foi uma saga, no fim deu tudo certo e vcs conseguiram!! Parabéns pelo vídeo, foi muito didático!!
Nossa!!! Bem se vê por que esse vídeo é tão longo, gente!!! Essa saga ou peregrinação pro Rafael conseguir a cidadania italiana, foi realmente uma montanha russa! Graças a Deus que você conseguiu, meu genrinho! Sua mãe e seu irmão devem estar bem satisfeitos também!! Valeu por compartilhar conosco!! Parabéns por sua conquista! No final valeu a pena todo sacrifício e angústia diante de tantas tretas!! Desejo saúde e muita propriedade para ambos, meus filhos queridos!💜🙌👍👏👏👏👏
Muito obrigada, mamis! ♥️♥️♥️
@@mundoafrente Obs. Onde se lê "propriedade", eu quis dizer prosperidade!💜
Sua árvore genealógica é igual a minha, a avó que “quebra” a cidadania e vou precisar da via judicial. Mas muito bom ver que você conseguiu, me animo mais pra entrar com o processo (espero ter menos perrengue hehe)
Também espero, tomara que seja bem mais rápido. Boa sorte! ^^
A minha foi via materna veio pela minha mãe e a saga durou 4 anos, mas consegui todas as certidões sozinha e foi bem rápido ,dei entrada logo no início da pandemia por isso que demorou , saiu agora em maio de 2024 graças a Deus , dei sorte de não ter que retificar documento nenhum e a sentença foi positiva de primeira 😅😊
Olá Manuella, também estou iniciando minha saga, em média qual o valor do advogado na Itália?
@ eu fiz por uma empresa e custou 40 mil reias , lembro que só o advogado da Itália custou 5 mil euros .
Graças à Deus que o Rafael conseguiu .Depois de tanto tempo correndo atrás, muito merecido. Agora podem comemorar .
Parabéns !!!
Obrigado, Suylene! ^^
Que legal saber mais sobre seu processo, primo distante! Estamos começando agora também via materna, mais 13 descendentes do Giovanni na saga pela cidadania italiana :) parabéns pela conquista, espero poder comemorar em breve também! Abraço
Oi, Mackeila! Que dê tudo certo com o processo de vcs ^^
Obs.: Respondi sua msg lá no FB agora há pouco. ;)
Abraço.
Rafael
Olá, como está a situação atualmente, Mackeila?
Parabéns pelo canal de vocês, melhor canal explicando todos os detalhes.
Me identifiquei com seu depoimento, por muitas vezes desisti da cidadania por inpecilios da via materna ou por causa da questão de Trento do meu esposo. Tentei a alemã mais aqui em Joinville e blumenal se perderam alguns registro essênciais pro processo. Ainda estou nessa saga. Mais a vontade de sair desse pais é maior.
Ótimo vídeo. Parabéns pela perseverança. Sou primo descendo da Cecília irmã da Magdalena. Desejo sucesso ao casal. Abraço.
Nossa que historia! tem que ter muita persistência, tudo que podia dar errado deu.
Quando a gente tava no "olho do furacão" parecia interminável! hahaha
Não é fácil, mas acaba, ainda bem!
Que bom que conseguiram! E só conseguiram, pois houve empenho em tudo e com dor ou sem dor! Parabéns!
Valeu, Ricardo! ☺️♥️
Mais uma Vitória pra conta, parabéns!!!👏👏👏
Meu bisavô veio de Pianezze ;D Estou no meio do meu processo! Ótimo vídeo. Um abraço!
Caraca gente, parece que vocês estao contando a minha historia de cidadania, quase tudo igual!!!
Como contratar um advogado desses?? Seria bom é descobrir o nome dele para não estar correndo risco de enfrentar as mesmas negligências com ele. Alem de aprendizado, tempo é vida, sabe?!
Isso aí casa, parabéns e sucesso!! Deus abençoe!!
Uma grande vitória e que vitória!
:D
Valeu!
Excelente video!
Estou vendo seu vídeo agora amigo, e estou com essa dúvida tb. Pq infelizmente a minha só vai ser via judicial tb. Infelizmente por causa dessa lei de 48. Estou pensando aqui se faço ou não faço. Pq no meu caso, eu vou tb pagar em real, e ainda terei que custiar rudo sozinho. Isso realmente está me desmotivando total para tentar ela. E ainda tem esse detalhe de achar um bom profissional.
Um bom vídeo.
Eu entrei com processo na Itália via materna. Minha bisavó nascida antes de 1948. Documentação está redonda!Nessa situação, quais as
Chances de êxito que vcs veem?
Gente, que absurdo esse advogado!!!
Muita falta de atenção em documentos tão tão tão importante!
Atrasou muito o processo de vcs!
Parabéns por terem conseguido!
Eu estou começando o meu processo agora!
Pois é, Angela! É preciso ter paciência, hehe! Obrigado e boa sorte em seu processo. :)
Meu, a minha saiu em 18 meses acredita, o processo finalizou em outubro de 2020. Passei pela pandêmia, e a coisa andou normal.
Olá... parabéns pelo vídeo, esclaredor em vários pontos.
Sou aqui de Cricúma e estou iniciando as pesquisas para a Cidadania Italiana, no meu caso também será via materna.
A princípio penso em morar um tempo em Portugal...
Vou acompanhá-los de agora em diante, espero poder conhecê-los melhor e algum dia batermos um papo.
Forte abraço!
Nossa amei o vídeo Rafael vc é meu primo bem bem distante kkk, tbm sou bressan e tataraneta de giovanni, sua trisavo provavelmente foi irmã do meu tataravo pietro giovanni eles eram de lonigo.
Vou tbm tentar entrar com a documentação, se sair é lucro kkkk. Tudo de bom p vcs aí
Eu achei todas as certidões no cartório civil.
Meu Senhor! Que advogado! 😮
Vídeo muito exclarecedor
Muito útil! Obrigada!!!!!!
Muito obrigada pelas informações. Acho que meu caso provavelmente será também por via judicial.
Fiz a minha com uma advogada de Araraquara Sp, sou de Bauru Sp
Fiz o meu processo com a assessoria da Ferrara Cidadania. Foi rápido, deu certo na primeira e custou bem mais barato do que esse advogado...
Estou fechando com eles também. Quanto tempo demorou seu processo?
@@miriandominguess Depois que coletei todos os documentos, demorou 1 ano e 2 meses.
Adorei o vídeo! Passei quase exatamente pelas mesmas coisas que vocês e me identifiquei muito com a história. Acho que o Rafael deve fazer uma oração pro Antenato. rs abraço!
Obrigado! O que importa é que agora está tudo finalmente resolvido, hehe ^^
Legal seu depoimento eu italiana linha direta mais por morar em outro país europeu desde de 29 dias após meu nascimento estou tentando muita dificuldade pra obter a cidadania italiana.
Qual o grupo do facebook que vcs comentaram por gentileza?
Opa brother, meus trisavós italianos também moraram em Pedras Grandes hahaha. Estou em contato com os cartórios de Lauro Müller, Pedras Grandes, Turvo, Timbé do Sul e Orleans para pegar os documentos de inteiro teor. Estão todos espalhados hahaha
Muito legal! Espero que já tenha dado tudo certo com os documentos necessárias. :D
Conseguimos todos. Nessa semana vamos entrar com processo (possivelmente judicial)..
Certo, agora é torcer para que o processo não demore como o meu, hehe. Boa sorte!
Gabi e seu passaporte italiano, você ainda vai solicitar ?
Deus abençoe grandemente a saga de vocês, aqui em casa também passamos pela saga, estamos morando em Lisboa ❤️ obrigada por partilhar conosco a saga de vocês 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Não tenho pretensões por enquanto, pois desde final de 2018 que a lei mudou e para cônjuges de italianos obterem a cidadania italiana precisam fazer uma prova para comprovar que falam italiano nível B2, eu não sei nada e não tenho interesse no momento. Isso porque moramos na Suécia já há quase três anos, e com 5 eu posso pedir a nacionalidade daqui. :)
@@mundoafrente eu pretendo fazer o mesmo, no meu caso vou pedir aqui em Portugal assim também vou ter passaporte europeu ... Deus os abençoe grandemente 🙏❤️
Rafa/Gabi, com exceção do advogado e os outros trâmites de retificação e apostilamento, vocês fizeram tudo por "conta própria"?
Pergunto isso pq aqui no Brasil existem várias empresas que trabalham com esse processo de reconhecimento da cidadania via judicial, mas os valores não são tão atrativos.
É a primeira vez que vejo um depoimento de alguém que faz direto com um advogado.
Obrigado pelo vídeo! Sucesso sempre.
Oi Davi! Sim, fomos atrás de tudo o que podíamos sozinhos: pesquisa de documentos, de tradutores, preço de apostilamento e alguém que cuidasse disso, até a escolha do advogado.Não precisamos de assessoria. :)
Muito obrigado!
Cara vocês não tem a mínima noção do quanto esse video me ajudou com algumas duvidas, estou com todas as certidões em mãos e em inteiro teor, so esta faltando mesmo uns 35 mil pra fazer o investimento kkkkk mais um dia eu chego lah, sou tetraneto de Italianos (lombardia)
hahaha xD
bom, tendo os documentos necessários significa já ter uma boa parte do caminho resolvida ^^
Como é essa audiência? obrigada pelo video.
Não sabemos 100% sobre como ela é. Toda esta parte é feita pelo advogado, quem cuida dos detalhes do processo e participa da audiência. Mas basicamente o juiz irá analisar os documentos e decidir se irá precisar de algum outro esclarecimento e reconhecer ou não a cidadania.
Achei meus documentos só sabia q minha trisavô tinha vindo de Bologna contratei uma agência de estrema confiança pq oq mais tem é agência dando golpe, essa agência localizou as certidões na Itália em 15 dias só com a informação q era de Bologna, eles vieram de praduro atualmente sasso Marconi.
E dia 28/09/21 é minha audiência via materna.
Que coisa boa! Muita boa sorte no seu processo, Roberto!!! 🙏🏻
Que maravilha! Você poderia me passar o contato do seu advogado?
Gente que advogado maravilhoso na Itália passa pra gente
Qual advogado?
@@larissabertuso Olá! Na verdade eu tenho todas as certidões. O que tá pegando mais agora, é achar uma assessoria confiável e com preço legal, pra darmos entrada. A minha não é administrativa e sim judicial por via materna, o que demora mais no caso.
Ou seja, tudo foi muito trabalhoso, corrido e planejado! É assim mesmo! Mas cada momento agradeço a Deus e curto muito!
Me identifico com essa saga, já estou nela desde 2016, entre idas e vindas à Itália, é bem desgastante, mas um dia terá fim, minha audiência está marcada para ano que vem, esperando ansiosamente para fazer um vídeo relatando toda essa angústia que a gente passa, enquanto espero esse dia chegar estou morando na Irlanda como estudante.
:O
Sempre interessante ver outros relatos, mostra que não estamos só na luta e nos dá esperança de que uma hora vai dar certo. Boa sorte! Que ano que vem esteja tudo resolvido pra vc ;)
É muito difícil. Mas no final vale a pena. Ainda estou na luta
Boa sorte, Micha! Realmente é um processo cansativo! Mas uma hora acaba. 🙏🏻
Muito legal a historia! As datas são muito parecidas com as minhas! Estou com todas as certidões menos a de casamento do italiano no brasil. Já procurei em tudo mas não achei, não sei mais onde pode estar.
Será que é mais rápido agendar pra fazer o passaporte italiano na Embaixada italiana na Suécia do que no Brasil?
Nossa foram guerreiros!
Adorei o relato de vocês. Vou iniciar essa saga e as informações do vídeo foram bem úteis. Uma pergunta: o cônjuge tem direito à cidadania italiana?
Não. Ele tem direito a naturalização por casamento.
@@robertocosta9116 Obrigada!!
Eu gostaria de fazer minha cidadania via judicial parterno (contra as filas). Tenho todos os documentos MENOS a certidão de casamento do italiano (pois foi queimada num incêndio da igreja). Porém, na certidão de casamento do italiano há uma observação dizendo que a certidão de nascimento foi queimada. Isso pode ser um impedimento? (PS: não sei quem “incluiu” essa observação na certidão de casamento e nem sei se foi feita da forma correta)
Tudo é uma saga: o reconhecimento da cidadania, a inscrição no AIRE que o comune leva meses pra registrar e o agendamento do passaporte que é quase impossível.
Muito esclarecedor o seu vídeo, mas quero pedir um favor, se vocês podem me passar um contato na italia, para me ajudar a encontrar o documento do meu bisavô, pois só estou vendo o vídeo agora, obrigada
Rafa e Gabi vcs podem solicitar a certidão!!! Tem uma lei pra isso!!! O comune pode enviar por correio pra vocês. É só fazer solicitação via e-mail e colocar a lei qur fala isso. Vou tentar mandar pelo insta pra vcs. Eu usei e chegou em 15 dias a minha certidão de nascimento transcrita
Ola vc poderia me mandar?
Parabéns pelo vídeo!
Via materna tem que ser via judicial?
E somente pelo Brasil?
Se for para Itália não fica mais rápido, ou demora da mesma forma?
Oi! A informação que tínhamos no momento em que gravamos esse vídeo é que via materna só se resolve por um processo judicial na justiça italiana. Todo o processo foi explicado no vídeo. ;)
Oi!!! Como faço pra me inscrever nos grupos pra cidadania italiana.
Conseguir informações sobre qual melhor forma de conseguir os certidões, advogados, tradutores etc. Pesso ajuda.
Vídeo muito bom ajudar muito só uma observação 6 meses validade após o apostilamento não é emissão
O advogado que de fez pra vc, era brasileiro, na Itália?
Bhaaaa, mas é uma ANTA esse teu advogado!! Tá loko!!
como que faz pra descobrir o email da comune pra fazer o pedido da certidao de nascimento?
Parabéns,meu caso é idêntico ao seu,salvo que tenho os documentos italianos do meu antepassado,eu queria saber se você pode me enviar o nome desse advogado que te "ajudou" na Itália,eu agradeceria muito,
Meus trisavos vieram p Brasil, teve minha bisavó que casou com meu bisavô! Tenho direito??? Meu pai é de 45.
Rafael, estou iniciando tbm o meu processo via materna, porem, minhas certidões contem muitos erros, vc precisou de retificações nos cartórios no Brasil?
Olá. Td bem? Em tese sim. Vou fazer as retificações agora. Os cartórios se negaram e fui p judicial....aqui em Curitiba levou quase 3 anos....rsrs
Mas converse c um advogado. Me surpreendi c o vlr do Luigi Paiano. Consulte ele p ver o q precisa retificar. Esta é minha sugestão
Nos 12:30 vcs falam sobre fazer via administrativa ou via materna
Meu caso só tem homens na minha descendência(tataravô, bisavô, avô, pai e eu) até chegar a mim
Estou apta tanto pela via administrativa quanto a via judicial ?
Optaria pela judicial por ser mais barata
Mas essa parte do vídeo me fez questionar.
Carol, até onde sabemos, quando só há homens na linhagem é caso para via administrativa e não judicial. Entretanto, já vieram pessoas nos dizer que é possível conseguir fazer o processo via judicial mesmo assim. Não custa você entrar em contato com um advogado especializado para tirar a dúvida. ☺️
Neste caso é possível fazer o processo judicial contra a fila do consulado.
Olá , bom dia , eu te acompanho desde quando voce estava em Portugal. Como está na Suécia em relação a Pandemia do Covid-19?
Oi Cleusa! Estamos passando pela segunda onda agora. Tá tudo como na primeira onda, praticamente. Escolas de ensino médio estão à distância de novo, universidades tbm. Quem puder trabalhar de casa, trabalha. Sem obrigação de usar máscara. Distanciamento social é escolha do indivíduo. Restaurantes e bares funcionando (mas tem hora para fechar para bares).
O irmão da minha nora conseguiu mesmo morando aqui no Brasil. Saiu em 1 ano e agora em fevereiro ele tem que ir pra Itália e ficar 3 meses morando lá. Sabe me dizer qual foi o caso dele? Sei que tanto da parte do pai e da mãe deles tem descendência italiana.
Falamos sobre isso já no 1:42 do vídeo 😊
Oi Gabi eu estou a dois anos na busca e correções de documentos , tem horas q da um desânimo, mas vamos em frente. Sou de uma região bem próxima de Tubarão, ou seja São Ludgero, estou fazendo para os meus filhos e sobrinhos.
Essa é exatamente a minha historia 😮 kkkk
Excelente video e parabéns pela luta de vocês!, queria saber o nome desse advogado só para ter certeza que minha família não vai contratar o mesmo, temos todos os documentos a minha situação é bem parecida com a sua, é trisavó a italiana, e casa também com italiano, a família ta se juntando a sorte que o pessoal ta bem unido em média umas 15 pessoas, não sei qual problemas poderemos ter mas que Deus abençoe e tudo de certo.
Oi Andre! O nome dele é Marco Mellone.
Muito boa sorte no seu caso, que seja tranquilo! :)
Ótimo vídeo! Uma dúvida, pq precisa do certificado de batismo? Ele é utilizado quando não tem certidão de nascimento?
Antigamente não havia mesmo a certidão de nascimento, o registro de um nascimento era feito através do batismo na igreja. :)
Ola, Bom? Qual o nome do advogado? Obrigada
Bom dia eu moro França 6 anos
Dia 28 setembro minha audiência cidadania materna será eu consigo na primeira instância minha avó italiana
Abraço
Boa noite, vi que comentou no vídeo que disse que o prazo de validade da certidão era de 6 são as de inteiro teor? É que iria juntas todas primeiro mais não sei se conssiguirei começar o processo em 6 meses e perder a validade delas
puts minha situação é igualzinha!
Deixa eu tirar uma duvida, minha bisavó era filha de italianos, ela já nasceu no brasil mas ai no caso ela teve filho homem (meu avô) em 1923, o meu caso é igual o seu ? Vou ter que entrar provavelmente via judicial né
A minha bisavó eu tenho a certidao de casamento e de obito dela já em mãos, só os dos pais dela que eu ainda não achei
Segundo sua explicação, o caso é igual ao do Rafael, sim! Sua bisavó infelizmente não passou a cidadania italiana de forma automática para seu vô por ele ter nascido antes de 1948.
Por favor ! Quem é esse advogado???
Legal, por um acaso eu estou tambem fazendo a cid Italiana, e estou planejando ir para a Suecia. Eu tenho duvidas sobre moradia, é possivel comprar um imovel ai proximo de Estocolmo ? Como funciona valores / financiamento etc ?
Oi, Wagner. Não sei como funciona a questão de compra de imóvel para alguém que não mora aqui, embora acho que se tiver o valor integral vc consegue comprar sem problemas, mas penso que financiamento mesmo não seja possível pois não terá como comprovar renda aqui.
Sobre valores, depende muito de vários fatores, como tamanho, localização, se está renovado etc. Um bom site pra ver imóveis é o hemnet.se
Tenho uma dúvida, em 2018 uma prima minha conseguiu a cidadania italiana direto no comune na Itália... ela entregou alguns documentos lá, qual seja, as certidões do italiano (nosso trisavô), dos filhos do italiano (que são meus bisavós), do avô dela (irmão do meu avô), do pai dela, e os documentos dela..
A questão é, eu posso aproveitar dos documentos do italiano (nosso trisavô) e dos nossos bisavôs, e conseguir apenas os documentos que cabem a mim: certidões do meu avô, do meu pai, e minha para dar entrada no processo de cidadania via judicial na Itália?
Resumindo: quero usar parte dos documentos que minha prima já apresentou na Itália, acrescentar meus documentos, do meu pai e avô, para tentar a cidadania via judicial na Itália.
Oi! Você pode aproveitar o trabalho feito por sua prima sim, mas tem que ver se é realmente via judicial o seu processo. Pelo que entendi, se só teve homem na linhagem, é via administrativa.
Bom, meu caso iniciou-se em fevereiro de 2018, foi via judicial, era via paterna, era administrativo e hoje minha cidadania Italiana está reconhecidíssima. A via judicial é perfeitamente possível para quem tem problemas com as filas consulares, a exemplo dos consulados italianos no Brasil.
Olá Bruno, em qual estado ocorreu sua via judicial?
Quanto tempo durou para ser reconhecida?
@@canal321acao, minha jurisdição era o Consulado de São Paulo
@@marianaferraz2722, aproximadamente 1 ano e meio.
@@brunorosa986 , obrigada por responder.
Casal, os vídeos de vocês são sempre excelentes em detalhamento. Ainda não consegui terminar de ver inteiro, mas me veio uma dúvida (nunca pesquisei a fundo sobre cidadania italiana): tenho linhagem inteira italiana, por pai e mãe. Há alguma facilidade em fazer essa linhagem por via paterna? Sei que não foi o caso de vocês, mas seria só pra ter uma noção.
Oi, Renan. O processo "via materna" significa que houve uma mulher na linhagem e que essa mulher gerou o descendente dela antes de 1948.
Por exemplo:
Trisavô > bisavó > avô (nascido antes de 48) > pai > você = via materna
Trisavô > bisavó > avó (nascida após 48) > mãe > você = via administrativa
Trisavô > bisavô > avó > mãe (nascida após 48) > você = via administrativa
Trisavô > bisavô > avô > pai > você = via administrativa
E sim, via administrativa pode ser mais fácil, rápido ou barato, dependendo de como irá fazer o processo (direto na Itália ou através de consulado do país onde mora). E como menciono mais pra frente do vídeo, se é possível fazer via administrativa, tem que fazer via administrativa, caso contrário, o processo via materna poderá ser negado.
@@mundoafrente muito obrigado pelo esclarecimento!! Nunca fui atrás da cidadania italiana, pois antigamente haviam muitas informações desencontradas e nunca tive condições financeiras para tal. Felizmente hoje, com todas essas informações na internet, os processos estão bem mais esclarecidos e vocês estão contribuindo muito para isso. Só não vou iniciar meu processo, devido já estar inciando um de cidadania portuguesa. Mas vou encaminhar seu vídeo para meus parentes.
Todo meu conhecimento sobre documentação em Portugal, adquiri assistindo aquele seu vídeo falando sobre. Não há nada igual na internet, de forma tão bem compilada. Mesmo lendo em fóruns e vendo outros vídeos no RUclips, aquele é o que realmente esclarece.
Também tenho pretensões em migrar para a Suécia, mas ainda estou avaliando as possibilidades com minha esposa.
Um grande abraço!!!
Excelente video! No meu caso, meu bisavô é o italiano, a filha dele minha avó nasceu no brasil e teve o meu pai depois de 1948, o processo judicial não se aplica?
Eu estou numa situação parecida. Mas é meu tetravô italiano, trisavo brasileiro e bisavó mulher que teve minha avó em 1948. Pelo o que eu entendi é dentro das regras padrões e nem é necessário ação judicial, se aguentar o prazo.
Andre, sua avó obteve automaticamente a nacionalidade italiana por conta do pai dela e se seu pai nasceu depois de 1948, então ele também conseguiu a nacionalidade. Precisa resolver a sua por via administrativa. :)
@@felipedeornelas8054 Pelo que entendi também penso como você - é via administrativa direto. :)
@@mundoafrente Mas é possível a via paterna judicial. É o que estou me organizando com minha família. Se dividir custos com vários vale a pena. Bem barato que ir pra Itália, e be. Mais rápido do que no consulado. Um belo intermediário.
Minha pergunta é sobre o seu mestrado em Portugal, como vc conseguiu?
Tem vídeos sobre isso no canal, Alana! ^_^
No caso de quem tinha pai e mãe filhos de italianos (pais e mães, os 4), e nasceu mulher um pouco antes de 48, teria que ser via adm?
Olá, meu tio/avô paterno, me cedeu a pasta dele que esta no consulado de Curitiba, como devo proceder em relação a isso? Podem me ajudar?Estou perdida e meu tio não soube explicar.
@@deborapolisel331 Gratidão!!
A esposa pegou cidadania também?
Ola Rafael como foi para fazer o passaport. Italiano da sua esppsa?
Ela não fez, o processo mudou recentemente e agora pedem que o cônjuge comprove certa proficiência em italiano para que se consiga obter o passaporte/cidadania.
Entretanto, ela irá aplicar para a cidadania sueca quando chegar a hora.
@@mundoafrente O seu advogado por um acaso é o Luigi Paiano?
@@cursoseg não, foi o Marco Mellone 😉
Então quer dizer que como eu nasci depois de 1948 (minha mae é a unica da linhagem), entao eu nao posso fazer via judicial? Só posso fazer adm na italia ou esperando mais de 10 anos no Brasil? Eu queria fazer judicial justamente por nao ter que ir a Italia e por demorar mt menos, cerca de 3 anos.
Oi Isabela, até onde sabemos não é possível. Mas se você quer uma confirmação mais certa, entra em contato com um advogado que cuida desse tipo de processo e vê o que ele diz. :)
Na verdade é o mais certo a se fazer (ter uma resposta de um advogado), pois as coisas podem mudar com o tempo.
Olá Isabela,
no seu caso existe a opção do processo judicial contra as filas do consulado. O advogado argumenta que o consulado não respeita o prazo legal máximo de 730 dias para iniciar o reconhecimento da cidadania italiana (caso dos consulados de São Paulo e Curitiba, por ex., onde o agendamento é por fila). Ou, ainda, que o consulado dificulta o agendamento, tornando praticamente impossível (caso dos consulados do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que utilizam o sistema de agendamento Prenota).
Alguns advogados que trabalham com cidadania por via materna também fazem processos contra as filas. Procure um advogado habilitado na Itália pra dar início ao processo. Nos grupos de Cidadania Judicial do Facebook tem listas de advogados reconhecidos com sentenças positivas.
Obs.: não é necessário contratar assessorias para fazer o processo. Contrate diretamente um advogado habilitado na Itália.
Sua esposa conseguiu fazer o passaporte dela através do seu ? Se sim com quanto tempo?
Oi Nayara! É a Gabi aqui. Já teríamos o tempo necessário de casamento para pedir (três anos é o mínimo, se não me falhe a memória), mas não fui atrás do passaporte pois eles modificaram as regras há não muito tempo atrás e para eu conseguir a cidadania italiana eu precisaria fazer uma prova de língua italiana (que esteja nos padrões específicos lá) e conseguir nível B1 ou B2. Algo assim. Como só sei falar spaguetti e lasagna e não tenho interesse em aprender a língua agora, deixamos para lá, rs. Como moramos na Suécia, em três anos eu devo já ter direito à cidadania daqui, então vou esperar.
Oi, alguem sabe se é possivel ter um permesso na via judicial?
Qual advogado você usou ou tem alguns para indicar???
Oi! Nós indicamos muita coisa no vídeo, inclusive falamos o nome do advogado que contratamos, falamos nossa experiência com ele e também mencionamos um grupo no Facebook onde vc poderá achar nomes de outros advogados. 😉
Antes de ver o vídeo eu tinha até esperança de conseguir a cidadania, mas depois de ver a sua história já acho que nem vou conseguir kkkkkk tenho um azar tão grande quanto o seu. Bom que ainda teve final feliz, mesmo perdendo o ónibus kkkkk
Eu pensava igual a você , mas coloquei na minha cabeça que eu iria fazer , nem que fosse por teimosia. A minha tática foi: concentrar unicamente em um passo de cada vez , ou seja, meu primeiro objetivo foi juntar toda a documentação, só depois iria para outro nível. Hoje meu processo já está aguardando a designação do juiz . Uma dica importante: é mais difícil na sua cabeça do que na prática, pois quando você consegue , percebe que o seu maior obstáculo é você mesmo.
@@gledsonr30 Já nem lembrava do que se tratava o vídeo, mas obrigado pelo comentário. O problema não é depender só de nós mesmos, por exemplo no meu caso ,minha família se nega a ajudar e dar os nomes dos descendentes italianos. Só que mesmo assim me sinto motivado a tentar de novo.
Mas é pra ela passou a cidadania via matrimônio?
Boa tarde, além do sobrenome a partir do meu avô, estar errado, eu não carrego o sobrenome . Algum desses detalhes é impedimento para conseguir o reconhecimento via judicial ?
Só vimos a mensagem agora! Provavelmente não influencia em nada. O Rafael não tem o sobrenome do trisa, ele até comenta isso no vídeo. O importante é ter os documentos comprovando a ligação familiar.
O meu caso deve ser obrigatoriamente presencial. Corro o risco de não conseguir? Eles negarem? É seguro?
Oi Thamires! Você está se referindo ao processo via administrativa, certo? Como não temos experiência nesse método, não tenho como te responder essa, me desculpe! 😅
Vc poderia dizer o nome do advogado?
O documento na Itália eu achei em menos de 24 horas , já o que está aqui no Brasil já faz 5 meses que o cartório fala que está procurando e ignora minha mensagens.
Peça uma certidão negativa para fins judiciais. O cartório será obrigado a procurar, pois se expedirem uma certidão falsa eles podem perder a concessão do cartório.
@@VictorOliveira-rv8jl Eu ouvi falar disso , mas se eu pedir , eles ainda vão demorar expedir a negativa.
@@matheusl.brites3051 vá direto no cartório e pegue o comprovante do pedido. Se demorarem muito faça reclamação na corregedoria do Tribunal de Justiça.
@@VictorOliveira-rv8jl Valeu ! Muito obrigado.
tem como fazer eles correr atras sabia... pesquise,tem um cara ai q explica a forma, sorte
Eu tenho uma dúvida, eu sou de São Paulo, e a família do meu pai e de Minas
Posso fazer o processo em minas? Pq queremos fazer tudo junto pra poder dividir o valor
Tem que comprovar residência de pelo menos 2 anos
@@Dsaladroon entrei em contato com uma acessória e falaram que não precisa comprovar pq meu caso é paterno contra filas, então eu posso fazer junto com minha família
Então quando o advogado fala que posso adquirir por judicial até 2 anos mesmo meu esposo tendo os antecedentes pelo avô é mentira ??? Tipo “golpe” ???
Se seu marido tiver cidadania vc consegue naturalização por casamento.
Quanto cobrou
ola tudo bem? voces poderiam me indicar advogado que fez processo de voces ?
obrigada
Oi Mary! Desculpa só responder agora! :(
O nome dele é Marcos Mellone. Só fica bem atenta a todos os detalhes dos documentos para não passar pelo que passamos. No vídeo explicamos onde houve erros da parte do escritório dele, e quanto tempo isso nos custou...