Eu li este livro da Svetlana durante uma viagem. De fato, ele é triste e muuuuito impactante. Também parei várias vezes para respirar. Mas é muito bom.
Adoro escritoras, NÃO importa as A nacionalidade, sim me encanto com esse mundo feminino de escrever; é fantástico...li três livros da escritora Svetlana Aleksievitch, vozes de tchernobil...a guerra não tem rosto de mulher...o fim do homem soviético. Ah! Tu me encanta.
Gosto dos dois, mas me identifico mais com Tolstoi. Já as escritoras russas , não conheço nenhuma delas, por isso estou aqui, canal show. Obrigada Antofágica. 🥰😘👏🏼👏🏼👏🏼
Só tinha ouvido falar das outras duas. Svetlana é uma das minhas favoritas. Li dois livros da autora: Últimas testemunhas e Vozes de Chernobyl, experiências intensas. Tenho o livro sobre as mulheres russas na guerra, lerei em breve. Muito obrigado por compartilhar essas histórias.
Lívia, Boris Pasternak é autor de "Doutor Jivago". Se não leu o livro, creio pelo menos já assistiu ao filme. Um abraço e continue com seus ótimos vídeos.
Lívia, você descreveu a experiência das reticências de forma per-fei-ta! Juro que isso mudou minha forma de ouvir relatos das pessoas (e ao meu próprio pensamento). Agora presto atenção a essas pausas... Li uns 3 livros dela seguidos. Passei a ser uma amante dessa fala reticente. Mas nunca tinha me dado conta disso de forma explícita antes de ouvir da sua boca. Obrigada por isso!
O lado ruim de assistir os vídeos da antofagica? O carrinho só aumenta, a carteira não curte... Mas eu não aguentooo, tô por aqui em todos os vídeos. Obrigada :)
É só espetacular este canal! Sempre um prazer ouvir-te e ficar a saber tantas coisas interessantes. Neste momento estou a ler fim do homem soviético da Sveltana. É brutal! Beijinhos
Uau...foi tudo novidades essas autoras russas e livros bem bacanas. A minha autora preferida é a Úrsula K. Le Guin, que escreveu: A Mão Esquerda da Escuridão e Os Despossuídos que são tão bons por serem tão necessário, o papel da mulher no universo da sci-fi... 💯💯💯
O livro da Svetlana Aleksiévitch está no meu radar há algum tempo, das demais autoras vou dar uma olhada também. Sigo sempre indicando duas das minhas autoras favoritas, que vira e mexe me dão um puxão de orelha, já que suas obras de ficção têm um foco no social. São elas Octavia E. Butler e Ursula K. Le Guin. Vídeo maravilhoso como sempre, abraços!
Muito bom. Parabéns pelo vídeo. adoro a poesia e as cartas de Marina e adorei as dicas das outras duas escritoras, vou procurar. Minha dica é a linda e vigorosa poeta russa Ana Akmátova. Um abraço
Te encontrei. Tu não sabes ainda que me fizestes te ouvir até o final, pela beleza e comunicação produzida de excelente conteúdo. Já aderi ao seu canal. Obrigado!
Gosto demais da literatura russa, mas sempre tive muito acesso aos autores e muito pouco às mulheres autoras da Rússia. Destas , só li Svetlana ( "o fim do homem soviético"). Amei conhecer as outras duas e já vou procurar ler. Parabéns pelo conteúdo, sempre excelente!
Oi Lívia! Não Conhecia seu Canal! Mas , estou Encantada, pela forma natural da sua Abordagem, a cerca de Uma das Literaturas Mais Fortes... Como são as Russas! Super Parabéns! Adorei Você!
Lívia, adorei o seu vídeo! Parabéns 🌷🌷🌷 Li "A guerra não tem rosto de mulher" .Fiquei impressionada com os depoimentos tão bem relatados pela verve de Svetlana. Maravilhosa!!! Gostaria de deixar uma sugestão: fazer um vídeo sobre o escritor russo Varlam Chalámov. A obra "Contos de Kolimá" relata os dezoito anos de trabalhos forçados na Sibéria impostos ao escritor. Cada relato tem tanta humanidade que nos assombra. Boris Pasternak foi a primeira pessoa que ajudou Chalámov quando foi liberto e chegou em Moscou, em 1953. "Contos de Kolimá" é composto por seis volumes que foram publicados pela Editora 34.
Véi!!! Dei o maior valor! Sou apaixonado por história e já tinha visto documentários sobre as soldadas russas na II Guerra. Fiquei muito a fim de ler o livro da primeira autora. Parabéns, Lívia, como de hábito tu brilhante.
Livia ainda não li nenhuma escritora russa, russos sim e adoro. A Morte de Ivan Llitch continua a ser o livro até agora da minha vida. Obrigada, gosto de trabalhar a ouvi-la.
As duas primeiras estavam na minha lista, mas consegui ficar ainda com mais vontade de ler. Amei a indicação da Marina Tsvetáieva. Vocês arrasam demais, Antô! Livia maravilhosa sempre 💜
Hoje achei o meninos de zinco da Svetlana aleksievitch no Sebo de um amigo. E comprar um livro maravilhoso em um sebo e ainda de um amigo. Baaa. Não tem preço
Boa tarde a todos da Antofagica e para Lívia Piccolo. Para ser sincero, nunca ouvi falar dessas autoras, então, agradeço muito à Antofagica e Lívia Piccolo, por me apresentá-las. Tenho duas autoras do coração: Virgínia Wolf e Clarice Lispector. Como sou da área de História, gostaria de indicar uma obra que nos fala dos bastidores preparativos da Primeira Grande Guerra. Trata-se do livro "Os Canhões de Agosto" da pesquisadora Bárbara Tuchman. Beijos e abraços hoje e sempre a todos da Antofagica e para Lívia Piccolo. 😘😘😘😘😘
Ano passado, tentei pesquisar livros de autoras russas clássicas e tive muuuita dificuldade em achar opções. Acabei achando apenas a autora Nadiêjda Khvoshchínskaia com a “Moça do Internato”. Vídeos como esses, além de interessantes indicações, são necessários para espalhar e dar visibilidade a tantas autoras incríveis que existiram e foram/são esquecidas
Conteúdo incrível, Lívia ❤️ Sigo o insta da Antofágica faz tempo, mas só hoje conheci o canal, tô amando! Já fui sua aluna, muito bom te rever por aqui! Bj
Olá, Lívia. Em primeiro lugar, quero lhe agradecer por esse vídeo. Ontem estava no fundo do poço emocional, por conto de um motivo recorrente. A maré da tristeza estava alta dentro de mim, tão alta que, a qualquer momento, ameaçava tornar-se um tsunami de desespero. Me sentia tão mal que, como sabia que não tinha coragem de me matar, além do que sei que sou responsável pelo bem-estar emocional de minha mãe, mimetizei, digamos, o estado de morte: recorri ao sono. Durmo normalmente entre 23 e meia e meia-noite. Então, peguei a caixa dos remédios para dormir de minha mãe, que toma um, e tomei quatro; eram 18 e meia. E, claro, funcionou. Mas sabia que acordaria, no dia seguinte, no mesmo humor: o que inevitavelmente aconteceu. O agradecimento vem justamente por conta desse vídeo: a maré desceu. Vai subir se novo, eu sei, mas pelo menos por hoje estou a salvo dela. Em segundo, o ótimo tema do vídeo: me interessou em adquirir, principalmente, o dessa contista "poe-iana". Serviu, também, para preencher a lacuna em meus conhecimento de autorAs soviéticas: sabia, é lógico, que elas existiam, mas não conhecia nenhuma. E - por causa da Rússia - terceiro: queria falar do russo M. Agueieev (não lembro, nem achei, o que é esse "M"; talvez "Mikhail"). Você deve saber que grande parte da pequeno-burguesia russa fugiu para Paris, com a vitória dos bolcheviques em 1917. Lá, os intelectuais dessa pequeno-burguesia fundaram um jornal, dedicado principalmente à divulgação literária. Começam a chegar à redação, então, cartas de um tal "M. Agueieev", que se apresentava como escritor russo. Ao fim, essa correspondência formou um romance: "Romance Com Cocaína", que foi muito celebrado no meio. Tratou-se de localizar aquele "Agueieev", mas no endereço do remetente não morava ninguém. Intensificaram a busca; nada. Até hoje, não se sabe quem foi esse cara. O livro? Na primeira pessoa, narra a história de um tal Vadim Maslennicov, jovem russo classe-média, residente em Moscou em 1922, quase que imediatamente no pós-revolução; este, no curso da narrativa, torna-se um viciado em cocaína. O inusitado da obra reside em sua localização geo-histórica: na URSS da época, o discurso oficial do governo quanto à cocaína era de que esta se tratava simplesmente de "um efeito da decadência burguesa do ocidente, que jamais adentraria o comunismo". Mas Vadim se torna um cocainômano. E vive uma história ao mesmo tempo comum e peculiar, por causa do uso da cocaína, que impõe mudanças radicais na sua vida, em seu dia-a-dia. Destaca-se seu relato de sua primeira experiência com a droga, nos recessos escondidos de um bar com conhecidos, onde Vadim descreve, com um detalhismo realmente impressionante (e até de dar arrepios), como vai sendo tomado pelos primeiros efeitos da cocaína. Mais-que recomendo. Outra coisa curiosa é que o romance abre com um spoiler supremo - a primeira frase, mas isto só se torna claro como tal no derradeiro final do livro: "BURKEWITZ RECUSOU". Um abraço.
Oi Reginaldo! Puxa, sinto muito que você tenha experimentado essa maré de tristeza... Os tempos estão difíceis mesmo. Enquanto escrevo essas palavras mentalizo que você possa se sentir melhor em breve. Fico feliz de saber que o vídeo ajudou. :) Muito obrigada pela sugestão de livro, nunca tinha ouvido falar nele! Dei uma pesquisada rápida agora e vi que ele foi publicado no Brasil, que ótimo. Adoro descobrir novos autores e livros preciosos "escondidos" na história da literatura. Que você tenha uma boa semana, um beijo!
@@LiviaPiccolo Olá, Lívia. Obrigado pela expressão de preocupação, talvez a maré melhore... Sim, lhe sugiro "Um Romance Com Cocaína". É uma história que prende o leitor, e numa escrita realmente notável; em sebos, como aquele enorme ao lado da Sé, você encontra bem fácil. Recomendo a você, e a qualquer pessoa interessado em literatura que tire da zona de conforto (existe alguma literatura boa que não seja assim?). Um beijo, boa semana!
Como sempre, mais uma aula...Parabéns pelo vídeo. Lívia, você disse que não conhecia o escritor Boris Pasternak. O Nome pode ser estranho, mas um de seus trabalhos ficou mundialmente conhecido, inclusive por ter sido adaptado ao cinema. Boris Pasternak é autor do livro Doutor Jivago. Um grande Abraço!!!
Poxa Antofágica.... Amei o video Liv, mas tava justamente pensando aqui quando será que voces vão publicar outro livro de autoria feminina, até agora só foi a Virginia Woolf e do projeto de lancamento da editora né??
Esse vídeo é um serviço de utilidade pública! ❤️ Livia manda muito bem sempre
Puxa ❤️ Ficamos até sem palavras depois dessa!
É verdade para as duas acertivas.
Obrigada!!! Fico tão contente que vocês gostem do conteúdo
Já li Vozes de Tchernobil, da Svetlana, e também achei incrível. Ela foi uma das indicadas no meu vídeo especial do dia das mulheres!
Uma ótima indicação!
Vou lá ver o vídeo!
@@LiviaPiccolo ❤️❤️
Sim, muito legal, literatura faz bem pra nossa alma.
Parabéns ! Grande serviço cultural e humanístico para o público. Isto é democracia!
Posso dizer que este canal é uma pérola que achei! Pérola lá do golfo pérsico.
🦪💙
LITERATURA RUSSA POR QUE TÃO LINDA ? TÃO IMPONENTE.........
Arrazou!!!!amo a ambos.👏👏👍👍👍🌺👏💜
Eu li este livro da Svetlana durante uma viagem. De fato, ele é triste e muuuuito impactante. Também parei várias vezes para respirar. Mas é muito bom.
apaixonado nesse canal! um oásis em meio a tanta secura nesse mundo ♥️
♥️
Amo o canal...a apresentadora é um charme.
Que preciosidade de vídeo! Lívia sempre impecável! 🌟
Adoro escritoras, NÃO importa as
A nacionalidade, sim me encanto com esse mundo feminino de escrever; é fantástico...li três livros da escritora Svetlana Aleksievitch, vozes de tchernobil...a guerra não tem rosto de mulher...o fim do homem soviético. Ah! Tu me encanta.
Boris Pasternak escreveu Dr. Jivago, romance super conhecido, inclusive o filme, e o tema musical maravilhoso "tema de Lara".
Gosto dos dois, mas me identifico mais com Tolstoi. Já as escritoras russas , não conheço nenhuma delas, por isso estou aqui, canal show. Obrigada Antofágica. 🥰😘👏🏼👏🏼👏🏼
Só tinha ouvido falar das outras duas. Svetlana é uma das minhas favoritas. Li dois livros da autora: Últimas testemunhas e Vozes de Chernobyl, experiências intensas. Tenho o livro sobre as mulheres russas na guerra, lerei em breve. Muito obrigado por compartilhar essas histórias.
Lívia, Boris Pasternak é autor de "Doutor Jivago". Se não leu o livro, creio pelo menos já assistiu ao filme. Um abraço e continue com seus ótimos vídeos.
Acredita que não vi o filme ainda? Nem o livro... Mas irei preencher essa lacuna em breve!
Lívia, você descreveu a experiência das reticências de forma per-fei-ta! Juro que isso mudou minha forma de ouvir relatos das pessoas (e ao meu próprio pensamento). Agora presto atenção a essas pausas... Li uns 3 livros dela seguidos. Passei a ser uma amante dessa fala reticente. Mas nunca tinha me dado conta disso de forma explícita antes de ouvir da sua boca. Obrigada por isso!
O lado ruim de assistir os vídeos da antofagica? O carrinho só aumenta, a carteira não curte... Mas eu não aguentooo, tô por aqui em todos os vídeos. Obrigada :)
Brilhante !
É só espetacular este canal! Sempre um prazer ouvir-te e ficar a saber tantas coisas interessantes. Neste momento estou a ler fim do homem soviético da Sveltana. É brutal! Beijinhos
Conheci sobre Boris Pasternak através do livro Os segredos que guardamos. Vídeo incrível, parabéns ❤
Parabéns, suas dicas de leitura são boas. Sou livreiro, e é sempre bom encontrar canais que tratem só assunto.
Uau...foi tudo novidades essas autoras russas e livros bem bacanas. A minha autora preferida é a Úrsula K. Le Guin, que escreveu: A Mão Esquerda da Escuridão e Os Despossuídos que são tão bons por serem tão necessário, o papel da mulher no universo da sci-fi... 💯💯💯
👏👏👏👏👏👏👏👏sensacional
Adoro literatura russa. Obrigada por me trazer essas autoras !
O livro da Svetlana Aleksiévitch está no meu radar há algum tempo, das demais autoras vou dar uma olhada também.
Sigo sempre indicando duas das minhas autoras favoritas, que vira e mexe me dão um puxão de orelha, já que suas obras de ficção têm um foco no social. São elas Octavia E. Butler e Ursula K. Le Guin. Vídeo maravilhoso como sempre, abraços!
A Octavia é maravilhosa mesmo
Oi Liv. Hoje descobri esse vídeo. Fiquei muito impressionado. Anotei muitos trechos do que você disse.
Ques histórias maravilhosas! Já com contade de ler tudo o que foi indicado
Antofagica,publique por favor, o livro : O coração é um caçador Solitário ♥️♥️
Excelente vídeo!!! Em tempo: Boris Pasternak é o autor de "Dr. Jivago". Classicásso!!!
Muito bom. Parabéns pelo vídeo. adoro a poesia e as cartas de Marina e adorei as dicas das outras duas escritoras, vou procurar. Minha dica é a linda e vigorosa poeta russa Ana Akmátova. Um abraço
“lembrar a vida cotidiana. O normal” tocou lá no fundo!
A mim também...
Te encontrei.
Tu não sabes ainda que me fizestes te ouvir até o final, pela beleza e comunicação produzida de excelente conteúdo.
Já aderi ao seu canal.
Obrigado!
Nós que agradecemos!
Gosto demais da literatura russa, mas sempre tive muito acesso aos autores e muito pouco às mulheres autoras da Rússia. Destas , só li Svetlana ( "o fim do homem soviético"). Amei conhecer as outras duas e já vou procurar ler. Parabéns pelo conteúdo, sempre excelente!
Oi Lívia!
Não Conhecia seu Canal!
Mas , estou Encantada, pela forma natural da sua Abordagem, a cerca de Uma das Literaturas Mais Fortes... Como são as Russas!
Super Parabéns!
Adorei Você!
Bem vinda!
Boris Pasternak foi quem escrevel Doutor Jivago, que é um livro maravilhoso! Vale muito a pena ler.
Já li "As últimas testemunhas" da Svetlana e gostei muito! Quero ler mais dela!
Gostei .muito !
PARABENS !
Uma das minhas autoras preferidas :
Florbela Espanca .
Boris Pasternak é autor de "Doutor Jivago". Gostei mais do filme do que do livro,
Canal maravilhoso! Maratonando!!! muito bom o trabalho de vocês!!!
oi, antofágica ! Amo o canal
Virginia Woolf, Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus ❤❤ são a minha sagrada trindade . Quero ler tudo o que essas mulheres escreveram!!
São maravilhosas mesmo!
ai simmm demais, na minha tríade eu adicionaria tb Conceição Evaristo, tenho lido ela agora e tem sido uma das melhores descobertas.
Livia, eu estou encantada com sua forma singular de apresentar os 📚🥰
😍❤
Lívia, adorei o seu vídeo! Parabéns 🌷🌷🌷 Li "A guerra não tem rosto de mulher" .Fiquei impressionada com os depoimentos tão bem relatados pela verve de Svetlana. Maravilhosa!!!
Gostaria de deixar uma sugestão: fazer um vídeo sobre o escritor russo Varlam Chalámov. A obra "Contos de Kolimá" relata os dezoito anos de trabalhos forçados na Sibéria impostos ao escritor. Cada relato tem tanta humanidade que nos assombra. Boris Pasternak foi a primeira pessoa que ajudou Chalámov quando foi liberto e chegou em Moscou, em 1953. "Contos de Kolimá" é composto por seis volumes que foram publicados pela Editora 34.
Muito obrigada pela sugestão Jeane! Há tanta coisa a se descobrir na literatura russa
Ótimo vídeo. Conhecia a Svetlana, mas as outras parecem ótimas também
He leído el libros de svetlana y la sensación fue desgarradora. Es una gran lectura. Veo todos sus vídeos, saludos desde Uruguay 🖐️🖐️
Uau! Que legal saber! Um dia quero conhecer o Uruguai. Adoro os escritores do seu país
Nossa!. Que legal esse vídeo 👏👏!!. Adoro a Antofagica ♥️.
Boa noite 🌃😄💤
Véi!!! Dei o maior valor!
Sou apaixonado por história e já tinha visto documentários sobre as soldadas russas na II Guerra. Fiquei muito a fim de ler o livro da primeira autora.
Parabéns, Lívia, como de hábito tu brilhante.
Obrigada Aureo!
Canal maravilhoso.
Nossa adorei as indicações, já me preparando para conhecer as obras de cada autora, fiquei mega curiosa. Obrigada Livia
Muito bom o vídeo!
Gosto muito da maneira como Lívia explana as temáticas dos livros. Ela dá vida ao que está contando. ❤
Livia ainda não li nenhuma escritora russa, russos sim e adoro. A Morte de Ivan Llitch continua a ser o livro até agora da minha vida. Obrigada, gosto de trabalhar a ouvi-la.
Ivan Ilitch é um livro tão especial...
Adoro esse canal!
Para quem gosta de poesia, sugiro ler Anna Akhmatova. Gosto muito dos poemas dela que falam sobre guerra.
Obrigada por sua sugestão
De nada 😄
Ela é demais! Cogitei colocar no vídeo também, rs
Que vídeo incrível!!! Que mulheres incríveis!!! 😍😍😍 Estou amando a linguagem da Livia! ❤ Super próxima da gente e muito clara!
que vídeo preciosooooo!! ou melhor, o canal todo é. ♡
gente ainda bem que existe esse canal!!!!
❤❤❤
Falando do Pasternak, leia Doutor Jivago.
Está nos planos!
As duas primeiras estavam na minha lista, mas consegui ficar ainda com mais vontade de ler. Amei a indicação da Marina Tsvetáieva. Vocês arrasam demais, Antô! Livia maravilhosa sempre 💜
Quem começou com esse estilo dos três pontinhos (reticências) foi o escritor francês Louis-Ferdinand Céline.
Boa lembrança!
Gosto muito da Lygia Fagundes Telles.
Adorei as dicas👍👏😊💕
Não conhecia, mas achei maravilhoso, lindo as histórias
🌸🎉😄 Parabéns 👏👏👏👏 🎈
Agradeço muito! Não conhecia as autoras!
Minha mãe e eu adoramos os vídeos!
Oba, ficamos muito felizes ❤️
Que legal! Mãe e filha que gostam de literatura
OBRIGADOOOOOO💗💗💗💗💗💗
Maravilhoso
Hoje achei o meninos de zinco da Svetlana aleksievitch no Sebo de um amigo. E comprar um livro maravilhoso em um sebo e ainda de um amigo. Baaa. Não tem preço
Boa tarde a todos da Antofagica e para Lívia Piccolo. Para ser sincero, nunca ouvi falar dessas autoras, então, agradeço muito à Antofagica e Lívia Piccolo, por me apresentá-las. Tenho duas autoras do coração: Virgínia Wolf e Clarice Lispector. Como sou da área de História, gostaria de indicar uma obra que nos fala dos bastidores preparativos da Primeira Grande Guerra. Trata-se do livro "Os Canhões de Agosto" da pesquisadora Bárbara Tuchman. Beijos e abraços hoje e sempre a todos da Antofagica e para Lívia Piccolo. 😘😘😘😘😘
Também adoro essas duas autoras! Obrigada pela sugestão Roberto!
😘😘😘😘
Amoo demais♥️✨
Amo seu canal❤️
Amei saber mais das autorAs. Obrigada ❤
❤❤❤
De Nicolai Gogol eu li o capote e o Retrato que gostei muito obrigada pelas recomendações um grande abraço
Adoro O Capote!!!
Vocês pretenden lançar "Anna Kariênina"?
Seria ótimo ❤️
Seria ótimo.
Inclusive fui eu que comentei que poderiam fazer uma edição do Nikolai e fizeram. Aí que festa! ❤️ Eu li Almas Mortas, mas o nariz não
Não conhecia nenhuma das três, mas fiquei bem motivada a ler.
Opa! Depois conta pra gente o que achou
Muito bom
Ano passado, tentei pesquisar livros de autoras russas clássicas e tive muuuita dificuldade em achar opções. Acabei achando apenas a autora Nadiêjda Khvoshchínskaia com a “Moça do Internato”.
Vídeos como esses, além de interessantes indicações, são necessários para espalhar e dar visibilidade a tantas autoras incríveis que existiram e foram/são esquecidas
Gosto da Ana akhematova. As poesias são lindas.
Também gosto muito! Cogitei colocar no vídeo
Acho que esse brinco é da Guere Guere. Linda vc ❤
É de outra marca, mas fui atrás da Guere Guere e achei demais! Fiquei com vontade de ter um par deles tb rs
Conteúdo incrível, Lívia ❤️ Sigo o insta da Antofágica faz tempo, mas só hoje conheci o canal, tô amando! Já fui sua aluna, muito bom te rever por aqui! Bj
Mais um vídeo incrível!
Olá, Lívia. Em primeiro lugar, quero lhe agradecer por esse vídeo. Ontem estava no fundo do poço emocional, por conto de um motivo recorrente. A maré da tristeza estava alta dentro de mim, tão alta que, a qualquer momento, ameaçava tornar-se um tsunami de desespero. Me sentia tão mal que, como sabia que não tinha coragem de me matar, além do que sei que sou responsável pelo bem-estar emocional de minha mãe, mimetizei, digamos, o estado de morte: recorri ao sono. Durmo normalmente entre 23 e meia e meia-noite. Então, peguei a caixa dos remédios para dormir de minha mãe, que toma um, e tomei quatro; eram 18 e meia. E, claro, funcionou. Mas sabia que acordaria, no dia seguinte, no mesmo humor: o que inevitavelmente aconteceu. O agradecimento vem justamente por conta desse vídeo: a maré desceu. Vai subir se novo, eu sei, mas pelo menos por hoje estou a salvo dela. Em segundo, o ótimo tema do vídeo: me interessou em adquirir, principalmente, o dessa contista "poe-iana". Serviu, também, para preencher a lacuna em meus conhecimento de autorAs soviéticas: sabia, é lógico, que elas existiam, mas não conhecia nenhuma. E - por causa da Rússia - terceiro: queria falar do russo M. Agueieev (não lembro, nem achei, o que é esse "M"; talvez "Mikhail"). Você deve saber que grande parte da pequeno-burguesia russa fugiu para Paris, com a vitória dos bolcheviques em 1917. Lá, os intelectuais dessa pequeno-burguesia fundaram um jornal, dedicado principalmente à divulgação literária. Começam a chegar à redação, então, cartas de um tal "M. Agueieev", que se apresentava como escritor russo. Ao fim, essa correspondência formou um romance: "Romance Com Cocaína", que foi muito celebrado no meio. Tratou-se de localizar aquele "Agueieev", mas no endereço do remetente não morava ninguém. Intensificaram a busca; nada. Até hoje, não se sabe quem foi esse cara. O livro? Na primeira pessoa, narra a história de um tal Vadim Maslennicov, jovem russo classe-média, residente em Moscou em 1922, quase que imediatamente no pós-revolução; este, no curso da narrativa, torna-se um viciado em cocaína. O inusitado da obra reside em sua localização geo-histórica: na URSS da época, o discurso oficial do governo quanto à cocaína era de que esta se tratava simplesmente de "um efeito da decadência burguesa do ocidente, que jamais adentraria o comunismo". Mas Vadim se torna um cocainômano. E vive uma história ao mesmo tempo comum e peculiar, por causa do uso da cocaína, que impõe mudanças radicais na sua vida, em seu dia-a-dia. Destaca-se seu relato de sua primeira experiência com a droga, nos recessos escondidos de um bar com conhecidos, onde Vadim descreve, com um detalhismo realmente impressionante (e até de dar arrepios), como vai sendo tomado pelos primeiros efeitos da cocaína. Mais-que recomendo. Outra coisa curiosa é que o romance abre com um spoiler supremo - a primeira frase, mas isto só se torna claro como tal no derradeiro final do livro: "BURKEWITZ RECUSOU". Um abraço.
Oi Reginaldo! Puxa, sinto muito que você tenha experimentado essa maré de tristeza... Os tempos estão difíceis mesmo. Enquanto escrevo essas palavras mentalizo que você possa se sentir melhor em breve. Fico feliz de saber que o vídeo ajudou. :) Muito obrigada pela sugestão de livro, nunca tinha ouvido falar nele! Dei uma pesquisada rápida agora e vi que ele foi publicado no Brasil, que ótimo. Adoro descobrir novos autores e livros preciosos "escondidos" na história da literatura. Que você tenha uma boa semana, um beijo!
@@LiviaPiccolo Olá, Lívia. Obrigado pela expressão de preocupação, talvez a maré melhore... Sim, lhe sugiro "Um Romance Com Cocaína". É uma história que prende o leitor, e numa escrita realmente notável; em sebos, como aquele enorme ao lado da Sé, você encontra bem fácil. Recomendo a você, e a qualquer pessoa interessado em literatura que tire da zona de conforto (existe alguma literatura boa que não seja assim?). Um beijo, boa semana!
Parabéns !
Corajosa exposição !
Que envolvimento !
Ótimo!
P variar eu amei seu vídeo!
Obrigada querido!
Sobre a primeira autora, que fala sobre a mulher na guerra, indico o filme Beanpole que mostra duas mulheres marcadas pela guerra na USSR.
Obrigada pela sugestão! É um tema tão interessante não?
Eu quero começar um curso para aprender russo para fazer minha própria tradução de Gerra e Paz entre outros livros russos!
Tenho só 12 anos, ma nunca é cedo pra começar né?!
Ahhh, damos todos o apoio! ❤
Uau! Que plano mais lindo! Vá em frente
Que vídeo foda.
Obrigada João!
Os livros da Svetlana realmente não são para nos fazer relaxar, são para nos fazer sofrer e muito!
Precisa estar com o coração forte rs
Adorei! Quero ler tudo! 🤩
Como sempre, mais uma aula...Parabéns pelo vídeo. Lívia, você disse que não conhecia o escritor Boris Pasternak. O Nome pode ser estranho, mas um de seus trabalhos ficou mundialmente conhecido, inclusive por ter sido adaptado ao cinema. Boris Pasternak é autor do livro Doutor Jivago. Um grande Abraço!!!
Obrigada Fábio! Agora já sei quem ele é
Vídeo maravilhoso. =)
Minha autora preferida é a Elena Ferrante e a Lionel Shriver. Amo seus vídeos! Obrigada
Fico feliz em saber!!! E também adoro a Ferrante
Achei ótimas dicas. Obrigada. 😻😻
Vídeo perfeito!
Que legal que você gostou ♥️
que vídeo maravilhoso! fiquei atenta e envolvida até o fim
Fico muito feliz em saber
Antofagica, vim perguntar quando vai sair O Nariz, pois P-R-E-C-I-S-O comprar logo!
MUITO em breve mesmo (ainda esse mês...🤫 )
@ mds, compro assim que sair OBRIGADAAAAAA
Nariz de quem?
@@rosangelaaparecidamiranda8532 O Nariz é o nome de um conto do autor russo Nikolai Gogol.
@ 🥳🥳🥳🥳
Não conhecia, obrigado. Vamos conferir e conhecer o universo feminino russo.
Vale muito a pena!
E lá vou eu aumentar minha lista de livros para ler! Ah, como a Literatura salva!
👏👏👏👏❤
Esse canal é maravilhoso!❤️ Obrigada por todas as dicas e conteúdos.
❤️
Poxa Antofágica....
Amei o video Liv, mas tava justamente pensando aqui quando será que voces vão publicar outro livro de autoria feminina, até agora só foi a Virginia Woolf e do projeto de lancamento da editora né??
Esse ano vem mais autoras!!!
👏👏👏