Desde de criança fui de esquerda, fiz boca de urna pra vários candidatos do PT com um pouco mais de 11 anos, mas esse elitimos intelectual da esquerda me afasta da galera, acho que tem um argumento muito preconceituoso e muitas vezes classista. Me identifiquei com a fala da Manoela.
Eu acredito que “pobre de direita” é uma expressão que se refere a classe média que se vê como parte de uma elite privilegiada, mas que na verdade é classe trabalhadora também, esse termo não se refere a mulheres pobres que fazem faxinas como forma de sobrevivência e não tem onde deixar seus filhos, a Manuela está equivocada.
a esquerda esta apanhando tanto mais tanto, no Brasil e mundo afora, que até que em fim chegou a auto crítica. Parabéns Manuela! Tomara toda a esquerda brasileira pense igual vc! Melhor tarde do que nunca!
Na verdade é o oposto, afinal quem diz isso não se acha rico, mas se coloca neste termo pobre, afinal a crítica é a falta de consciência de classe das pessoas. Não acredito que as pessoas pobres votem na extrema direita por causa da violência, muito pelo contrário, muitas delas votam na esquerda pq sentem a diferença na prática, são beneficiárias do bolsa família, bolsa gás etc. O Lula por ex é um presidente que essas pessoas confiam. O problema da identidade com a extrema direita conversa com o machismo, racismo etc, não é pq a pessoa é pobre que ela não será violenta ou preconceituosa, a Manuela tb colocou o pobre quase como uma entidade iluminada. A identificação com o bolsonarismo parte muito mais dos homens.
Ótima reflexão! Ao invés dessa pecha de Pobre de Direita, muito mais sensato e produtivo analisar o que a Esquerda deixa de fazer para afastamentos e falta de esperança.
Identitárismo, linguagem neutra e essas pataquadas de esquerda classe média universitária. O povo tem problemas mais sérios pra pensar. Emprego, renda, segurança.
@@Carcaravoa a discussão aqui é o motivo pelo qual a esquerda está perdendo votos entre o povo pobre. E perdendo eleições. E o que poderia se feito para mudar isso. Tá metendo a direita no meio por que?
O voto é individual. É preciso, sim, saber o que se passa na cabeça de uma pessoa para que ela vote em seu algoz. Jessé Souza colocou luz sobre essa questão. O nome que se dá a esse indivíduo é o de menos.
Discordo, maior coitadismo chato e ela tb não entendeu o q significa o termo, aliás quem diz isso não se acha rico, pelo contrário, tem consciência de classe e abre um debate sobre consciência de classe.
A Manoela deu tantas voltas pra reafirmar exatamente a frase da pergunta, sobre o que é ser pobre de direita e que vive se reclamando da política, ai ai..
Conheci os de esquerda nos dias da Dilma, crentes que levavam tudo com a barriga.... Honestidade é uma virtude que só tem quem madruga para sustentar o luxo dos dois lados... 😜
Estamos de acordo que a ideologia predominante nas massas é historicamente determinada pelas classes dominantes. Entretanto, não chamar o(a) pobre de direita de pobre de direita para que este(a) não fique dodói vai ajudá-lo(a) a ganhar consciência do ridículo de sua posição?
Concordo! Aliás, acho irritante esse pessoal da esquerda que fica se culpando pelo crescimento da extrema-direita, faça-me um favor! A extrema direita comete crimes, viola as leis e não é punida afinal foi colocada lá pelos donos do poder e têm a mídia televisiva como aliada. Eles fazem fake news, compram votos, usam a máquina estatal em benefício próprio etc. A esquerda nada contra a correnteza, tanto que pra chegar ao poder, como o Lula, sempre teve que fazer alianças e muitas concessões, o Lula dá nó em pingo d´'água pra conseguir melhorar a desigualdade social, acabar com a fome etc.
Desculpe, mas abolir termos daqui, termos de lá, NÃO faz com que a solução aconteça. Pra mim, o grande problema é APENAS categorizar e achar que não há solução, jogar de escanteio. Solução, há. E ela não servirá para todos os pobres de direita, que continuarão existindo, chamando eles assim ou não.
Exatamente! Aliás, o termo é excelente pra falar sobre consciência de classe. Não tem nada de elitismo, afinal quem fala sobre os pobres de direita não se enxerga como rico, ele tem consciência de classe e sabe que está na base da pirâmide e está chamando os outros pobres pro diálogo sobre consciência de classe. O problema da esquerda é toda hora se culpar pelos problemas do mundo, enquanto a direita comete todo tipo de crimes e vence as eleições com base na compra de votos e fake news.
O pobre quer prosperar, não ta preocupado cm pautas lgbt ou linguagem neutra, o pobre ta preocupado cm o imposto que vai ter que pagar no seu celtinha, ta preocupado cm o celular que foi roubado, no qual parcelou em 10x, na moto que financiou em 48x pra marginal apontar o cano e levar seu unico sustento, por isso o pobre é de direita, e a esquerda caviar nunca vai representa-lo.
Sou de esquerda, mais nunca concordei com a ideia de desarmar o povo e tratar bandidos como vítimas da sociedade. De resto acho a esquerda a melhor visão política de apoio ao trabalhador e as classes esquecidas.
bandidos são em grande parte fruto da desigualdade gerada pelo capitalismo. Pessoas vindas de áreas marginalizadas, que não tiveram uma boa base familiar e logo não desenvolveram nem empatia tem a tendência a ser mais facilmente seduzidas pelo crime.
@@thiagodumont4089 Esse é o terceiro mandato de LULA como presidente... E a Dilma teve também um mandato... E eu pergunto...O que a esquerda fez para mudar isso? Ao total o PT ESTÁ A 14 ANOS NO PODER...O que mudou?
Discordo em partes da Manuela. Eu, por exemplo, quando me refiro ao “pobre de direita” não é a esse da periferia que nunca teve acesso algum a nada, a esse que o Estado só chega até ele através da polícia. Esse termo é para aqueles que tiveram alguma oportunidade. Melhoraram um pouco de vida e se acham ricos, coitados. Esses sim eu chamo com vontade de POBRES DE DIREITA. Os que estão absurdamente à margem da sociedade, sem estudo, sem alimentação, lazer, trabalho, nada, eu os ‘absolvo’ tranquilamente. E aí eu concordo com a Manuela: esses querem apenas alguma melhoria. Correm pra todo lado na esperança de algum alento. Aos tais não cabe o termo.
e vc chamar alguém de "pobre de direita" ou alguém chamar ou outro de "comunista de iphone", muda o que na vida das pessoas? vai plantar uma arvore e trabalhar que vc ganha mais
@@tatuncanara5934, nem escrever você sabe, analfabeto. Logo, esperar de você que entenda qual o sentido do debate é querer demais. Aliás, você trabalha? Porque estudar eu sei que não.
Para educar é preciso refazer o trabalho de base: pisar no chão de barro, ir às periferias, às favelas, aos cortiços e palafitas. É preciso estar junto do povo e não em guetos esquerdalhas de aptos da Vila Madalena ou em Sta Cecília. Enquanto a esquerda não aprender a se educar sobre os pobres e trabalhadores, a direita vai nadar de braçada sobre eles.
@@antonieloliveira5837 Ah, meu amigo, enquanto continuarem com essa toada do pobre precisar ter acesso *ɅPENɅS ɅO CONSUMO,* enquanto o *ENSINO FUNDɅMENTɅL* está jogado as traças, a *DIREITɅLHɅ* fará a farra... Basta ver o tanto de Uber votando em *PɅBLO MERDɅÇɅL.* Toda vez onde houver crise econômica, o *CONSUMISTɅ ɅCÉFɅLO* vai procurar consolo é no colo da *FɅSCISTɅDɅ,* exatamente pelo fato de sequer saber quais são os Tr3s Poderes devido a sua formação escolar básica e média ter sido *PÍFIɅ.*
Assistindo um ano depois da publicação do vídeo, percebo que os líderes da esquerda ainda tem uma dificuldade enorme de se comunicar com seu público alvo. Pior, temos uma direita extrema cada vez mais dominante e ganhando domínio de pautas, seja uma luta verdadeira ou não, que antes eram da esquerda (direito das mulheres, por exemplo).
Gostemos ou não, o lado que se coloca como revolucionário, quebrador do status quo, antisistema, libertário, etc hoje em dia é a direita. Se cumprem e fazem é outra história. Esse papel já foi da esquerda, mas, hoje em dia, pouco ou nada se fala sobre isso
Cara. Que benção. Eu vivi para ouvir algo honesto sair da boca da Manuela. Fico feliz com esse vídeo, de coração. Espero que a Manuela continue amadurecendo assim. A esquerda brasileira é tão perversa quanto a direita, que pertinente essa autocrítica dela. Precisamos elevar o debate
Parte da esquerda. Eu diria a maioria. Exclui o pobre porque fala de maneira a não ser se fazer entender, de propósito. E o resultado é que já vi muitas pessoas classificadas como pobres que votavam na esquerda, mas tomou raiva da esquerda quando passou a participar politicamente. Ainda bem que restam os trabalhos de bases nas periferias e comunidades, calçados na realidade das pessoas
O pobre não é um saco de estrume ele é acima de tudo humano e por isso têm outros valores que não se referem apenas as coisas materiais , o pobre sabe que a única coisa que possuí é o bom nome, e é essa herança que ele transmite a seus filhos
@@FabioGabriel-b7l os super ricos, heranças tem de ser taxados. Em QQ lugar do mundo são taxados. Só aqui que quem paga os impostos são os assalariados.b
@@ednofelipevieira1456O rico produz bens? É sério isso? Até se ele deixar o dinheiro parado no banco vai precisar de um proletário para fazer o dinheiro dele render. O rico tem o meio de produção, mas não produz a riqueza.
Enquanto ela falava em "comida orgânica nas escolas" na campanha em poa, a direita bolsonarista prometeu apoio aos ambulantes e bolichos que vendem salgado frito. Adivinha quem ganhou?
Esses esquerdistas são retardados né mano? Pais e mães de família precisando de apoio para sustentar sua prole e eles falando em "comida orgânica" hahahahh.
Então, as pessoas têm liberdade. Coisa que comunista náo aceita, tem que ser do seu jeito. Caso contrário não evoluiu e etc Esquerda vende o paraíso e lhe entrega o inferno. Liberdade=Escravidão
A esquerda precisa sair do vício de teorizar tudo e começar a trabalhar de forma objetiva ou seja ajudar quem precisa de ajuda e para de gastar séculos tentando responder quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha .
Os políticos de esquerda melhoram a vida das pessoas o sujeito como agradecimento vai la e vota no opositor anticomunista que é da igreja... política partidária é uma podridão sem fim
Acho melhor a gente assistir a aula do Jessé Souza sobre o Pobre de Direita. Ele estudou o assunto e escreveu um livro sobre o assunto. Fora que ele é um estudioso da área.
Aí são dois intelectuais maduros discutindo uma ideia, e não uma rinha de adolescentes querendo provar um ponto. A Manuela trouxe um complemento à figura do pobre de direita e deu sua opinião, nada mais. Vocês são muito desesperados
@@Ricardo-cp2lu ela não destruiu nada, aliás eu discordo dela, não tem nada de elitista em chamar o outro de pobre de direita, aliás esse termo é brilhante e didático, a pessoa que chama o outro de pobre de direita tem consciência de classe e sabe que está na base da pirâmide e convida os outros pobres pra reflexão. Todo mundo que não é banqueiro ou grande empresário não tem os seus iteresses atendidos pela direita ou extrema-direita, este é o grande ponto.
Não tem nada de elitismo: pobre de direita é aquele que deseja um lugar ao lado do opressor. Essa gente sempre existiu, aliás, é a maioria da classe C/D.
Eu acho que você está falando da classe média. Cabe melhor nessa tua definição. Embora não deixem de ser pobres de direita, em relação ao rico, que ele jura estar mais próximo do que do miserável.
@@LuisAlberto-cb9bo isso tb acontece nas periferias, viu? São pessoas que não são miseráveis, viajam ao exterior, têm carro, tem casa de veraneio etc e se acham superiores aos outros que tb moram na periferia mas que são miseráveis. Quando a minha avó morava no morro eu via isso, quem mora no começo do morro tem melhores condições e conforme ía subindo as condições iam piorando e alguns que estão ali no início se acham superiores aos demais (não era o caso da minha avó, mas é o caso de diversas vizinhas dela e tb algumas pessoas da minha família, primos etc).
A Manuela, ao querer nivelar a miséria dos pobres, acaba ignorando que há ideologia e consciência de classe. O afastamento das lideranças da esquerda dos pobres não exime que há pobres de direita - uma contradição inicial. Uma coisa não anula a outra
Por Favor, corrijam me, caso eu esteja equivocado ! Pobre de Direita e Pobre de Esquerda, na Base da Pirâmide ! E Aposentam se depois de uma Vida toda de Contribuição, geralmente com Salário mínimo ! Mas o Salário do Político é excelente e com 2 Mandatos aposentam se, Salário integral ! Estou equivocado ? Obrigado !
@@Mariaraujo1234 não tem nada de elitista neste termo, afinal a pessoa que diz pobre de direita não se acha rica, ela reconhece que é pobre e convida os outros pobres a terem consciência de classe.
Quem tem uma opinião diferente da minha é tonto? Essa é a sua lógica? Por isso o país está desse jeito. Se quer mudar algo, comece mudando o seu pensamento e a sua conduta. Nem eu nem você somos melhores que ninguém por pensarmos diferente.
Alíás a sua oração é a da Serenidade Manoela " Conceido-nos Senhor a Serenidade para aceitar as coisas que não podemos modificar, Modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguir uma das outras " sem usar o intelecto não tem como obter SABEDORIA !!!! E qual o problema de ser INTELECTUAL, isso por acaso não seria uma virtude? Infeliz do povo que deixa ser levado pelas emoções e baixas paixões !!!
Essa é a teoria do deixa tudo como estar. Qual seria a saída fora da política? Comparar a esquerda Brasileira com a Direita é , no mínimo, desconhecer a história desse País. De Coronéis, capitães do mato e trabalhadores. Ou você é um "riquinho" oportunista ou um pobre de direita tentando esconder a vergonha.
Falou tudo, Manu! Quem está dialogando com o pobre hoje é a direita, de muitas maneiras de comunicação, se não enxergarmos essa nossa falha de comuinicação e diálogo, esse vácuo entre a teoria acadêmica e a práticas cotidianas das pessoas, essa tendência, isso tudo vai se manter ou aumentar.
Isso toca na questão filosófica de uma (ou diversas) 'Ética(s) do Ressentimento'. Se por um lado, enquanto componente fundador-mor de tantas coisas, como por exemplo da Subjetividade, da Cultura, da Filosofia, da Democracia, da própria Religião, quiçá de algum aspecto da Arte também, do Direito e das Leis, dos Direitos Humanos, do sentido de Justiça, da Consciência e necessidade de Conscientização, da Educação e da Dignidade Humana, etc., o(s) Ressentimento(s) leva(m) à Revolta, e até mesmo a Revoluções, mas, por outro lado, também leva(m) ao Ódio ou à Odiosidade, ao Desespero, à Perversão, à Doença do Espírito, do Coração e do Corpo, à Ideologia e aos Fantasmas psicanalíticos que atingem as pessoas (aquelas que têm os fantasmas e aquelas em que o Fantasma é projetado); O Ressentimento, Fragilidade inevitável e heroico-trágica, facilmente exploradas pelas Elites quando não retratado, tornando-se potencialmente tirânica.
Se uma filhinha de magistrados que nunca trabalhou na vida pode se dizer comunista... ... Por que uma pessoa que batalha para ter o que tem não pode ser de direita e defender o direito de suas conquistas?
Deve ser pq a pobre está votando em alguém que vai deixá-la na miséria e escravizá-la, né? Agora, o filho do rico pode sim ser comunista, uma coisa não tem nada a ver com a outra
Mas foi isso mesmo que ela disse, desqualificando a pergunta. Ela coloca a ineficácia da esquerda ressaltando que não é defeito do pobre que se considera de direita.
Pobre pode ser de direita. Pode até querer ser escravo! Mas, quando ele aprende que a política é um espaço para ele defender seus próprios interesses, vê que deve ser de esquerda. Quanto mais à esquerda, melhor!
Ninguém em sã consciência que é pobre é de direita! Apenas Receberam lavagem cerebral por alguns sujeitos da Internet. Efeito manada só isso. A direita utiliza da dos discursos de pautas morais pra esconder as decisões que realmente importam para os trabalhadores e desviar a atenção das maracutaias que fazem com ajuda do estado.(pessoas poderosas infiltradas no estado e na política)Coisas de teor religioso e espiritual são individuais. A materialidade da vida que se eleva a prática política!
@@zedejoaoagoraelula4796Os milhares de pobres nordestinos que ficaram sem o bolsa miséria e os índios yanomamis são um ótimo exemplo desses pobres que estão progredindo no maravilhoso governo de esquerda. 🤣😂🤣🤣🤣🤣
Pobre não gosta de desperdício, muitos privilégios e de bandalheira. O maior inimigo do pobre é um estado gigante, caro perdulário, ineficiente e imoral.
Já ouviram falar de "esquerda fútil"? Um motivo do por que pobres votam na direita. Se nem a esquerda no Brasil age como esquerda, como vai esperar que os pobres vão confiar nela?
Eu acho um equivoco o trabalhador optar pela direita, tenho um amigo q como eu pobre, fez faculdade publica, fatec, conseguiu um emprego publico, ai fez engenharia numa faculdade federal, com muito merito, e ainda defende o estado minimo, outro hoje é soldador, contra sindicato, cut, descobriu q o patrao nao pagava seu inss ai processou o patrao, so q tem coisas q sao coletivas, ai entra o sindicato, a cut
Defender estado mínimo na minha opinião não deveria ser de direita ou esquerda é o mínimo quem é que quer ficar sustentando altos salários de políticos/juízes, sustentandos servidores públicos FEDERAIS inúteis e bancando a gastança do dinheiro público.
Classe média é minoria, a maioria é de pobre trabalhadores que fica assistindo a elite da esquerda dividir os privilégios com os militares, com os membros do judiciário, com os membros dos legislativos Federal e Estaduais e a elite do serviço público.
Sempre esse papo... 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 De um lado há quem saiba da importância das vacinas porque *ESTUDOU.* Do outro, um arrogante, sempre orgulhoso de sua ignorância, bate no peito para dizer que nada ocorre com ele porque crê em Deus. Quem tentou abrir os olhos do outro com o *FɅCTUɅL* é sempre apontado como dono de salto alto.
@@emiliaamoedo4892 Pois, é. Falas como a do fulano aí dão *CɅNSÊRɅ...* 🤦♂ No mais, mande um abraço pro seu tio, *JOɅUM ɅMOÊDO...* Diga que *ODEIO* ele!!!!!!!! 😂😂😂😂😂😂😂
Bravo Manuela!! Disse tudo!! Eu sou de esquerda desde minha adolescência, sempre senti na pele a luta de classes. Filha de pai pedreiro e mae costureira, tive que trabalhar desde cedo, costurando para ajudar nas despesas de casa. Passei a atuar na associação de moradores do bairro onde morava, na parte pobre de um bairro pobre da periferia do RJ. Passei a participar de reuniões de partidos de esquerda e depois wuando passei no Vestibular, na faculdade, de algumas reuniões do DCE. É exatamente assim. A postura arrogante e sentimento de superioridade de setores da esquerda, em boa parte, constituida de pensamentos pequeno burguês que nao tem contato com a realidade das pessoas. Vi a diferença entre estes 3 ambientes. E o meio acadêmico é o mais arrogante e vaidoso, alem de abstrato. E percebi como isso afasta as pessoas "da vida real". Enfim, continuo de esquerda, pois continuei minha atuação junto às associacoes de classes, um tanto mais realistas.
Eu amo essa ideia subconsciente de que o intelecto e as ideias são distantes da pobreza por "falta de acesso", como se não houvesse inclinações subjetivas. Como a esquerda peca em acusar pobre de limitado sem se dar conta...
Exatamente! Além disso, o termo pobre de direita não tem nada de elitista, ele chama a atenção pra falta de consciência de classe. Quem não é banqueiro ou grande empresário é pobre, ou seja, todos nós. Eu acho o termo brilhante, eu que sempre fui de esquerda não conhecia o termo consciência de classe e pesquisei, ampliei meu conhecimento e tb abri mais meus olhos pra essa questão. É assim que aprendemos e debatemos. Essa mea culpa que toda hora a esquerda faz é chatérrima e sem propósito algum, afinal não dá pra competir com quem está ao lado dos donos do poder e tem carta branca pra cometer inúmeros crimes e jogar sujo
3 месяца назад+1
A obra "Pobre de direita" que foi apresentada no ICL é no fundo uma crítica à esquerda elitista e às consequências dela ter abandonado o trabalho de bases. Ou seja, a professora e o professor que apresentou a obra desse nome no ICL tem o mesmo criterio
Posicionamento corajoso, lúcido e consequente! Muito bem colocado.
Mas temos que aguentar nos chamarem de "direita caviar" rss
Valeu!
Desde de criança fui de esquerda, fiz boca de urna pra vários candidatos do PT com um pouco mais de 11 anos, mas esse elitimos intelectual da esquerda me afasta da galera, acho que tem um argumento muito preconceituoso e muitas vezes classista. Me identifiquei com a fala da Manoela.
Eu acredito que “pobre de direita” é uma expressão que se refere a classe média que se vê como parte de uma elite privilegiada, mas que na verdade é classe trabalhadora também, esse termo não se refere a mulheres pobres que fazem faxinas como forma de sobrevivência e não tem onde deixar seus filhos, a Manuela está equivocada.
a esquerda esta apanhando tanto mais tanto, no Brasil e mundo afora, que até que em fim chegou a auto crítica. Parabéns Manuela! Tomara toda a esquerda brasileira pense igual vc! Melhor tarde do que nunca!
É verdade. Tem uma galera da esquerda achando que o pobre tá interessado na visão de mundo do Caetano Veloso.
Na verdade é o oposto, afinal quem diz isso não se acha rico, mas se coloca neste termo pobre, afinal a crítica é a falta de consciência de classe das pessoas. Não acredito que as pessoas pobres votem na extrema direita por causa da violência, muito pelo contrário, muitas delas votam na esquerda pq sentem a diferença na prática, são beneficiárias do bolsa família, bolsa gás etc. O Lula por ex é um presidente que essas pessoas confiam. O problema da identidade com a extrema direita conversa com o machismo, racismo etc, não é pq a pessoa é pobre que ela não será violenta ou preconceituosa, a Manuela tb colocou o pobre quase como uma entidade iluminada. A identificação com o bolsonarismo parte muito mais dos homens.
Não da mais pra andar com a esquerda hegemônica. O líder maior, que mais deveria dar exemplo, só faz cagada e não une ninguém.
Ótima reflexão! Ao invés dessa pecha de Pobre de Direita, muito mais sensato e produtivo analisar o que a Esquerda deixa de fazer para afastamentos e falta de esperança.
Identitárismo, linguagem neutra e essas pataquadas de esquerda classe média universitária. O povo tem problemas mais sérios pra pensar. Emprego, renda, segurança.
@@bichinhosdazueiraCobre da direita emprego, renda, segurança...
@@Carcaravoa a discussão aqui é o motivo pelo qual a esquerda está perdendo votos entre o povo pobre. E perdendo eleições. E o que poderia se feito para mudar isso. Tá metendo a direita no meio por que?
@@Carcaravoamas quem que está lá é a esquerda. Clichê falar isso.😂😂😂
@@ArenaGalo Que esquerda? PT de Golbery?
Minha mente explodiu agora.
Essas pessoas não são palhaças, muitas vezes são honestas...
O voto é individual. É preciso, sim, saber o que se passa na cabeça de uma pessoa para que ela vote em seu algoz. Jessé Souza colocou luz sobre essa questão. O nome que se dá a esse indivíduo é o de menos.
Excelente fala de Manoela!
Muito bom mesmo a manoela mandar esse papo. Real!
Discordo, maior coitadismo chato e ela tb não entendeu o q significa o termo, aliás quem diz isso não se acha rico, pelo contrário, tem consciência de classe e abre um debate sobre consciência de classe.
Excelente e atualizada visão Manuela. Compartilho da mesma opinião
Essa pergunta embute uma arrogância do tipo: Eu sou tão superior que eu sei o que é melhor para você, melhor do que você mesmo.
Exatamente como se só por que a pessoa é pobre tem que tá do lado deles a pessoa não pode ter livre arbitrio
@@mundogamer8295 Igual o livre arbítrio do rato de escolher o veneno, só que esse veneno não é só ele que vai tomar...
A Manoela deu tantas voltas pra reafirmar exatamente a frase da pergunta, sobre o que é ser pobre de direita e que vive se reclamando da política, ai ai..
@@CROKARECA já temos 2 anos de governo Lula cadê a pobreza acabando? Sai da bolha
@@mundogamer8295 mas nunca vai acabar. Isso envolve geopolítica, é muito maior do que política regional.
Que Mulher Incrível!
Inteligente, estrategista e muito trabalhadora!
Eu realmente não entendo, o pobre de direita ,mas o servidor público de direita é o pior...
Nem depois dessa explicação da Manoela Dávila?
Sou servidora publica e não dá pra ter amizade entre esses funcionários de direita e até sindicatos.
Os dois são iguais.
Conheci os de esquerda nos dias da Dilma, crentes que levavam tudo com a barriga.... Honestidade é uma virtude que só tem quem madruga para sustentar o luxo dos dois lados... 😜
@@zrodriguedesde quando sindicatos são de direta??
Não tive oportunidade de assistir na hora mas, estou aqui agora.
Parabéns Breno e Manuela D'Ávila.
Mandou bem, Manuela!
Estamos de acordo que a ideologia predominante nas massas é historicamente determinada pelas classes dominantes. Entretanto, não chamar o(a) pobre de direita de pobre de direita para que este(a) não fique dodói vai ajudá-lo(a) a ganhar consciência do ridículo de sua posição?
Não.
Manuela quer votos. "Ficar bem". Antagonizar. Dar resposta fácil (que cola) Não disse nada que o autor do livro não tenha abordado!
Concordo! Aliás, acho irritante esse pessoal da esquerda que fica se culpando pelo crescimento da extrema-direita, faça-me um favor! A extrema direita comete crimes, viola as leis e não é punida afinal foi colocada lá pelos donos do poder e têm a mídia televisiva como aliada. Eles fazem fake news, compram votos, usam a máquina estatal em benefício próprio etc. A esquerda nada contra a correnteza, tanto que pra chegar ao poder, como o Lula, sempre teve que fazer alianças e muitas concessões, o Lula dá nó em pingo d´'água pra conseguir melhorar a desigualdade social, acabar com a fome etc.
CAraca. Na minha limitação eu pensava exatamente o que ela falou. Grata por me dar palavras que eu não estava encontrando.
Desculpe, mas abolir termos daqui, termos de lá, NÃO faz com que a solução aconteça. Pra mim, o grande problema é APENAS categorizar e achar que não há solução, jogar de escanteio. Solução, há. E ela não servirá para todos os pobres de direita, que continuarão existindo, chamando eles assim ou não.
Exatamente! Aliás, o termo é excelente pra falar sobre consciência de classe. Não tem nada de elitismo, afinal quem fala sobre os pobres de direita não se enxerga como rico, ele tem consciência de classe e sabe que está na base da pirâmide e está chamando os outros pobres pro diálogo sobre consciência de classe. O problema da esquerda é toda hora se culpar pelos problemas do mundo, enquanto a direita comete todo tipo de crimes e vence as eleições com base na compra de votos e fake news.
Falam em desigualdade social, mas querem os pobres para se eleger. A intenção é sempre manter-los pobres?
Parabéns Grande Manuela Davi lá
Manuela sempre à frente nas análises e humilde. Excelente análise. Concordo.
O povo costuma ser conservador por razões de família e de religião.
O pobre quer prosperar, não ta preocupado cm pautas lgbt ou linguagem neutra, o pobre ta preocupado cm o imposto que vai ter que pagar no seu celtinha, ta preocupado cm o celular que foi roubado, no qual parcelou em 10x, na moto que financiou em 48x pra marginal apontar o cano e levar seu unico sustento, por isso o pobre é de direita, e a esquerda caviar nunca vai representa-lo.
Sou de esquerda, mais nunca concordei com a ideia de desarmar o povo e tratar bandidos como vítimas da sociedade.
De resto acho a esquerda a melhor visão política de apoio ao trabalhador e as classes esquecidas.
bandidos são em grande parte fruto da desigualdade gerada pelo capitalismo.
Pessoas vindas de áreas marginalizadas, que não tiveram uma boa base familiar e logo não desenvolveram nem empatia tem a tendência a ser mais facilmente seduzidas pelo crime.
Mas o que a direita fez para mudar isso? Nada !
Não se esqueça que os bandidos sempre vêm da extrema pobreza, não acesso a educação, etc. Temos que eliminar esse problema na raiz
@@thiagodumont4089
Esse é o terceiro mandato de LULA como presidente...
E a Dilma teve também um mandato...
E eu pergunto...O que a esquerda fez para mudar isso?
Ao total o PT ESTÁ A 14 ANOS NO PODER...O que mudou?
isso mesmo
A fala da Manoela é perfeita!
Exposição confusa. Escrevo justamente agora que Jessé Souza aborda o tema!
Sim ele tem um livro sobre o tema
Pois é.
Não entendi qual exposição é confusa, a da Manuela?
Discordo em partes da Manuela. Eu, por exemplo, quando me refiro ao “pobre de direita” não é a esse da periferia que nunca teve acesso algum a nada, a esse que o Estado só chega até ele através da polícia. Esse termo é para aqueles que tiveram alguma oportunidade. Melhoraram um pouco de vida e se acham ricos, coitados. Esses sim eu chamo com vontade de POBRES DE DIREITA. Os que estão absurdamente à margem da sociedade, sem estudo, sem alimentação, lazer, trabalho, nada, eu os ‘absolvo’ tranquilamente. E aí eu concordo com a Manuela: esses querem apenas alguma melhoria. Correm pra todo lado na esperança de algum alento. Aos tais não cabe o termo.
e vc chamar alguém de "pobre de direita" ou alguém chamar ou outro de "comunista de iphone", muda o que na vida das pessoas? vai plantar uma arvore e trabalhar que vc ganha mais
@@tatuncanara5934, nem escrever você sabe, analfabeto. Logo, esperar de você que entenda qual o sentido do debate é querer demais. Aliás, você trabalha?
Porque estudar eu sei que não.
@@tatuncanara5934pobre de direita é uma ótima síntese.
@@emiliaamoedo4892 mais um livro para dominar os pobres...
@@edgards7630 dominar?
Corretíssima abordagem. É isso mesmo.
Que resposta inteligente!
Perfeito!!!
Tem que educar esse povo pra aprenderem.
Sem formação da consciência vai continuar havendo pobre de direita e lideranças afastadas dos pobres...
Para educar é preciso refazer o trabalho de base: pisar no chão de barro, ir às periferias, às favelas, aos cortiços e palafitas. É preciso estar junto do povo e não em guetos esquerdalhas de aptos da Vila Madalena ou em Sta Cecília.
Enquanto a esquerda não aprender a se educar sobre os pobres e trabalhadores, a direita vai nadar de braçada sobre eles.
@@antonieloliveira5837 Ah, meu amigo, enquanto continuarem com essa toada do pobre precisar ter acesso *ɅPENɅS ɅO CONSUMO,* enquanto o *ENSINO FUNDɅMENTɅL* está jogado as traças, a *DIREITɅLHɅ* fará a farra... Basta ver o tanto de Uber votando em *PɅBLO MERDɅÇɅL.* Toda vez onde houver crise econômica, o *CONSUMISTɅ ɅCÉFɅLO* vai procurar consolo é no colo da *FɅSCISTɅDɅ,* exatamente pelo fato de sequer saber quais são os Tr3s Poderes devido a sua formação escolar básica e média ter sido *PÍFIɅ.*
Se educar o povo brasileiro a esquerda não terá voto
Excelente comentário 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Assistindo um ano depois da publicação do vídeo, percebo que os líderes da esquerda ainda tem uma dificuldade enorme de se comunicar com seu público alvo. Pior, temos uma direita extrema cada vez mais dominante e ganhando domínio de pautas, seja uma luta verdadeira ou não, que antes eram da esquerda (direito das mulheres, por exemplo).
Gostemos ou não, o lado que se coloca como revolucionário, quebrador do status quo, antisistema, libertário, etc hoje em dia é a direita. Se cumprem e fazem é outra história. Esse papel já foi da esquerda, mas, hoje em dia, pouco ou nada se fala sobre isso
@@urielnascimento3567kk A direita é o sistema golpista cara pálida.
Maravilhoso Manu
Só palmas!
Cara. Que benção. Eu vivi para ouvir algo honesto sair da boca da Manuela. Fico feliz com esse vídeo, de coração. Espero que a Manuela continue amadurecendo assim. A esquerda brasileira é tão perversa quanto a direita, que pertinente essa autocrítica dela. Precisamos elevar o debate
Parte da esquerda. Eu diria a maioria. Exclui o pobre porque fala de maneira a não ser se fazer entender, de propósito. E o resultado é que já vi muitas pessoas classificadas como pobres que votavam na esquerda, mas tomou raiva da esquerda quando passou a participar politicamente. Ainda bem que restam os trabalhos de bases nas periferias e comunidades, calçados na realidade das pessoas
Que comentário sem pé nem cabeça! Que falsa simetria!
Excelente!!
O pobre não é um saco de estrume ele é acima de tudo humano e por isso têm outros valores que não se referem apenas as coisas materiais , o pobre sabe que a única coisa que possuí é o bom nome, e é essa herança que ele transmite a seus filhos
Excelente raciocínio.
O problema dos políticos em geral e achar que o melhor e meu grupo e iguinora a opinião do povo!
Sempre muito sensata
Manoela é de outra turma!!! Parabéns Manu!!❤👏👏👏
Pior de tudo, assalariados ( falo de salário mínimo)ser contra aumento de impostos para os super ricos. E tem vários
A esquerda só está taxando os pobres!
Tem que ser contra aumento de impostos sob quaisquer aspectos.
@@FabioGabriel-b7l os super ricos, heranças tem de ser taxados. Em QQ lugar do mundo são taxados. Só aqui que quem paga os impostos são os assalariados.b
Tem fundamento, porque na pratica recai sobre o pobre. Por que no geral o rico produz bens, se é sobretaxado...repassa no preço da mercadoria...
@@ednofelipevieira1456O rico produz bens? É sério isso? Até se ele deixar o dinheiro parado no banco vai precisar de um proletário para fazer o dinheiro dele render. O rico tem o meio de produção, mas não produz a riqueza.
Excelente discurso! Agora diz isso pro seu partido! 😊
O PCdoB?
O pobre é pobre de todo jeito
Enquanto ela falava em "comida orgânica nas escolas" na campanha em poa, a direita bolsonarista prometeu apoio aos ambulantes e bolichos que vendem salgado frito.
Adivinha quem ganhou?
Esses esquerdistas são retardados né mano? Pais e mães de família precisando de apoio para sustentar sua prole e eles falando em "comida orgânica" hahahahh.
São pessoas que dizem falar pelo pobre mas dificilmente trocou uma ideia de verdade com um pobre sem ser um motorista particular ou uma domestica
Essa aí nunca pisou em um chão de fábrica.
Então, as pessoas têm liberdade. Coisa que comunista náo aceita, tem que ser do seu jeito. Caso contrário não evoluiu e etc
Esquerda vende o paraíso e lhe entrega o inferno. Liberdade=Escravidão
A esquerda precisa sair do vício de teorizar tudo e começar a trabalhar de forma objetiva ou seja ajudar quem precisa de ajuda e para de gastar séculos tentando responder quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha .
Os políticos de esquerda melhoram a vida das pessoas o sujeito como agradecimento vai la e vota no opositor anticomunista que é da igreja... política partidária é uma podridão sem fim
Acho melhor a gente assistir a aula do Jessé Souza sobre o Pobre de Direita. Ele estudou o assunto e escreveu um livro sobre o assunto. Fora que ele é um estudioso da área.
Jessé estudou, mas não sabe tudo! Há muitos socialistas e cientistas sociais contra as ideias dele!
Aí são dois intelectuais maduros discutindo uma ideia, e não uma rinha de adolescentes querendo provar um ponto.
A Manuela trouxe um complemento à figura do pobre de direita e deu sua opinião, nada mais. Vocês são muito desesperados
Muito legal essa sua fala e super dentro da realidade!!
Manuela D'Ávila fazendo o Jessé Souza chorar no banho. Grande Manu!
Nada a ver! Aliás, os livros do Jessé são excelentes.
@@cintia_l2867 Jessé é um dos maiores mistificadores que tem por aí e a Manu destroi uma tese dele nesse video.
@@Ricardo-cp2lu ela não destruiu nada, aliás eu discordo dela, não tem nada de elitista em chamar o outro de pobre de direita, aliás esse termo é brilhante e didático, a pessoa que chama o outro de pobre de direita tem consciência de classe e sabe que está na base da pirâmide e convida os outros pobres pra reflexão. Todo mundo que não é banqueiro ou grande empresário não tem os seus iteresses atendidos pela direita ou extrema-direita, este é o grande ponto.
Não tem nada de elitismo: pobre de direita é aquele que deseja um lugar ao lado do opressor. Essa gente sempre existiu, aliás, é a maioria da classe C/D.
Eu acho que você está falando da classe média. Cabe melhor nessa tua definição. Embora não deixem de ser pobres de direita, em relação ao rico, que ele jura estar mais próximo do que do miserável.
@@LuisAlberto-cb9bo Isso mesmo!!! Eu nunca tinha percebido isso . Foi depois da eleição do Bozo que comecei a perceber mais essas pessoas.❤️🙏🏽
É isso mesmo. Em sp votam em doria e Marçal achando que os deixarão ricos como eles.
"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar o opressor" Paulo Freire
@@LuisAlberto-cb9bo isso tb acontece nas periferias, viu? São pessoas que não são miseráveis, viajam ao exterior, têm carro, tem casa de veraneio etc e se acham superiores aos outros que tb moram na periferia mas que são miseráveis. Quando a minha avó morava no morro eu via isso, quem mora no começo do morro tem melhores condições e conforme ía subindo as condições iam piorando e alguns que estão ali no início se acham superiores aos demais (não era o caso da minha avó, mas é o caso de diversas vizinhas dela e tb algumas pessoas da minha família, primos etc).
Concordo plenamente com a Manuela, temos que abolir este termo de pobre de direita, só sabe o que é ser pobre, quem foi ou quem é ❤
Show!!!
Concordo totalmente
Por que ela nunca fala da extrema esquerda do Brasil 🤔🤔🤔
A Manuela, ao querer nivelar a miséria dos pobres, acaba ignorando que há ideologia e consciência de classe. O afastamento das lideranças da esquerda dos pobres não exime que há pobres de direita - uma contradição inicial. Uma coisa não anula a outra
Por Favor, corrijam me, caso eu esteja equivocado !
Pobre de Direita e Pobre de Esquerda, na Base da Pirâmide !
E Aposentam se depois de uma Vida toda de Contribuição, geralmente com Salário mínimo !
Mas o Salário do Político é excelente e com 2 Mandatos aposentam se, Salário integral !
Estou equivocado ?
Obrigado !
Como o pobre vai ser de Esquerda se nem a própria Esquerda do Brasil é de fato de Esquerda???
Excelente análise 👏🏼
Concordo. Ao invés de chamá- lo de "pobre de direita", poderíamos dizer "pobre tonto".
?????
realmente, muito menos elitista🙄
Você é o problema do qual ela falou.
@@Mariaraujo1234 não tem nada de elitista neste termo, afinal a pessoa que diz pobre de direita não se acha rica, ela reconhece que é pobre e convida os outros pobres a terem consciência de classe.
Quem tem uma opinião diferente da minha é tonto? Essa é a sua lógica? Por isso o país está desse jeito. Se quer mudar algo, comece mudando o seu pensamento e a sua conduta. Nem eu nem você somos melhores que ninguém por pensarmos diferente.
Parabens
Perfeito!
CERTÍSSIMA! Olhar por esse lado ae! 🎉🎉🎉🎉🎉 TMJ!
Show!
Mas justamente ela que sempre foi elitista e trabalhou numa perspectiva individualista da luta de esquerda?
Acho que a Manuela deve ter mudade de opinião, depois de assistir a palestra do Jessé Souza.
Vou mandar o esse vídeo pro Jessé Souza e pro ICL notícias.
Alíás a sua oração é a da Serenidade Manoela " Conceido-nos Senhor a Serenidade para aceitar as coisas que não podemos modificar, Modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguir uma das outras " sem usar o intelecto não tem como obter SABEDORIA !!!! E qual o problema de ser INTELECTUAL, isso por acaso não seria uma virtude? Infeliz do povo que deixa ser levado pelas emoções e baixas paixões !!!
O problema do pobre de direita é o mesmo do pobre de esquerda kkkk
Vdd KKK enquanto isso os políticos de direita e esquerda estão ficando riscos em cima do nosso suor.
Exatamente, continuarão pobres enquanto idolatrarem políticos mentirosos.
Essa é a teoria do deixa tudo como estar. Qual seria a saída fora da política? Comparar a esquerda Brasileira com a Direita é , no mínimo, desconhecer a história desse País. De Coronéis, capitães do mato e trabalhadores. Ou você é um "riquinho" oportunista ou um pobre de direita tentando esconder a vergonha.
Encima ❌
em cima 👍
Eu acho que o pobre de direita não sabe diferenciar uma coisa da outra que é bem diferente nada haver uma coisa com outra bem diferente
Perfeito
Concordo em gênero e grau com seu posicionamento. Faço minha suas palavras.
Ótima pessoa, muito qualificada a Manuela
Pobre de direita nao e a faxineira e a expatroa da faxineira caiu a renda e estao endividado por querer levar uma vida sem poder😊
Que mulher hipócrit@!
Falou tudo, Manu! Quem está dialogando com o pobre hoje é a direita, de muitas maneiras de comunicação, se não enxergarmos essa nossa falha de comuinicação e diálogo, esse vácuo entre a teoria acadêmica e a práticas cotidianas das pessoas, essa tendência, isso tudo vai se manter ou aumentar.
Na minha opinião um assalariado votar na direita e extrema direita é burrice da ignorância intelectual de cada indivíduo.
Isso toca na questão filosófica de uma (ou diversas) 'Ética(s) do Ressentimento'. Se por um lado, enquanto componente fundador-mor de tantas coisas, como por exemplo da Subjetividade, da Cultura, da Filosofia, da Democracia, da própria Religião, quiçá de algum aspecto da Arte também, do Direito e das Leis, dos Direitos Humanos, do sentido de Justiça, da Consciência e necessidade de Conscientização, da Educação e da Dignidade Humana, etc., o(s) Ressentimento(s) leva(m) à Revolta, e até mesmo a Revoluções, mas, por outro lado, também leva(m) ao Ódio ou à Odiosidade, ao Desespero, à Perversão, à Doença do Espírito, do Coração e do Corpo, à Ideologia e aos Fantasmas psicanalíticos que atingem as pessoas (aquelas que têm os fantasmas e aquelas em que o Fantasma é projetado); O Ressentimento, Fragilidade inevitável e heroico-trágica, facilmente exploradas pelas Elites quando não retratado, tornando-se potencialmente tirânica.
Acho que ela foi muita rasa ao avaliar a pergunta.
Falou tudo e foi respeitosa parabéns .
Manu jamais decepciona 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Se uma filhinha de magistrados que nunca trabalhou na vida pode se dizer comunista...
... Por que uma pessoa que batalha para ter o que tem não pode ser de direita e defender o direito de suas conquistas?
Deve ser pq a pobre está votando em alguém que vai deixá-la na miséria e escravizá-la, né? Agora, o filho do rico pode sim ser comunista, uma coisa não tem nada a ver com a outra
É isso aí, Manuela
Muito se fala do pobre de direita e pouco sobre os milionários de esquerda 😂😂😂😂😂😂
Belo posicionamento.
Deus amado... Que bom que existe Manuela d'Ávila!!!!
Inteligente, combativa e linda!
Bela resposta, mas ainda assim, a pergunta é válida porque mostra a ineficácia das esquerdas em se comunicar e orientar os pobres.
Mas foi isso mesmo que ela disse, desqualificando a pergunta. Ela coloca a ineficácia da esquerda ressaltando que não é defeito do pobre que se considera de direita.
Elitismo é achar que pobre só pode ser de esquerda. A verdade é que a maioria dos pobres no Brasil é de direita e conservadora.
Pobre pode ser de direita. Pode até querer ser escravo! Mas, quando ele aprende que a política é um espaço para ele defender seus próprios interesses, vê que deve ser de esquerda. Quanto mais à esquerda, melhor!
@@zedejoaoagoraelula4796 Sim.
🤣🤣🤣🤣🤣@@zedejoaoagoraelula4796
Ninguém em sã consciência que é pobre é de direita! Apenas Receberam lavagem cerebral por alguns sujeitos da Internet. Efeito manada só isso.
A direita utiliza da dos discursos de pautas morais pra esconder as decisões que realmente importam para os trabalhadores e desviar a atenção das maracutaias que fazem com ajuda do estado.(pessoas poderosas infiltradas no estado e na política)Coisas de teor religioso e espiritual são individuais. A materialidade da vida que se eleva a prática política!
@@zedejoaoagoraelula4796Os milhares de pobres nordestinos que ficaram sem o bolsa miséria e os índios yanomamis são um ótimo exemplo desses pobres que estão progredindo no maravilhoso governo de esquerda. 🤣😂🤣🤣🤣🤣
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼♥️♥️♥️♥️✊🏼✊🏼✊🏼✊🏼
Pobre não gosta de desperdício, muitos privilégios e de bandalheira. O maior inimigo do pobre é um estado gigante, caro perdulário, ineficiente e imoral.
O novo livro do sociólogo Jessé Souza, "O Pobre de Direita", explica bem esse fenômeno!
Não tem outra resposta ! Ficar do lado de quem te prejudica é falta de inteligência !!!
Já ouviram falar de "esquerda fútil"? Um motivo do por que pobres votam na direita. Se nem a esquerda no Brasil age como esquerda, como vai esperar que os pobres vão confiar nela?
Eu acho um equivoco o trabalhador optar pela direita, tenho um amigo q como eu pobre, fez faculdade publica, fatec, conseguiu um emprego publico, ai fez engenharia numa faculdade federal, com muito merito, e ainda defende o estado minimo, outro hoje é soldador,
contra sindicato, cut, descobriu q o patrao nao pagava seu inss ai processou o patrao, so q tem coisas q sao coletivas, ai entra o sindicato, a cut
O político com certeza vai querer manter o controle dos pobres, mas a população quer a prosperidade.
E você é político ou população?
Defender estado mínimo na minha opinião não deveria ser de direita ou esquerda é o mínimo quem é que quer ficar sustentando altos salários de políticos/juízes, sustentandos servidores públicos FEDERAIS inúteis e bancando a gastança do dinheiro público.
O que mais vejo é o classe média de direita, inclusive os petistas, apiando Dudu Paes no RJ.
Concordo
Vamos discutir o classe média de direita, trabalhadores que pensam ser ricos.
Classe média é minoria, a maioria é de pobre trabalhadores que fica assistindo a elite da esquerda dividir os privilégios com os militares, com os membros do judiciário, com os membros dos legislativos Federal e Estaduais e a elite do serviço público.
O problema da esquerda é que ela é muito salto alto.
Pergunta pra pobre da Manuela o que ela fez pelo estado dela
Nada ,uma filosofa barata, intelectual de terceiro mundo
Se isso fosse verdade o pobre de direita não iria idolatrar pessoas como Pablo.Marçal e Gustavo Lima. Ambos são arrogantes, pretensiosos e chucros.
Sempre esse papo... 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 De um lado há quem saiba da importância das vacinas porque *ESTUDOU.* Do outro, um arrogante, sempre orgulhoso de sua ignorância, bate no peito para dizer que nada ocorre com ele porque crê em Deus. Quem tentou abrir os olhos do outro com o *FɅCTUɅL* é sempre apontado como dono de salto alto.
@@alexrossimartin3538 exatamente.
@@emiliaamoedo4892 Pois, é. Falas como a do fulano aí dão *CɅNSÊRɅ...* 🤦♂ No mais, mande um abraço pro seu tio, *JOɅUM ɅMOÊDO...* Diga que *ODEIO* ele!!!!!!!! 😂😂😂😂😂😂😂
Tem alguma proposta para enfrentar esses problemas?
Não...só pra agravar
Concordo com a Manuela
Bravo Manuela!! Disse tudo!! Eu sou de esquerda desde minha adolescência, sempre senti na pele a luta de classes. Filha de pai pedreiro e mae costureira, tive que trabalhar desde cedo, costurando para ajudar nas despesas de casa. Passei a atuar na associação de moradores do bairro onde morava, na parte pobre de um bairro pobre da periferia do RJ. Passei a participar de reuniões de partidos de esquerda e depois wuando passei no Vestibular, na faculdade, de algumas reuniões do DCE. É exatamente assim. A postura arrogante e sentimento de superioridade de setores da esquerda, em boa parte, constituida de pensamentos pequeno burguês que nao tem contato com a realidade das pessoas. Vi a diferença entre estes 3 ambientes. E o meio acadêmico é o mais arrogante e vaidoso, alem de abstrato. E percebi como isso afasta as pessoas "da vida real". Enfim, continuo de esquerda, pois continuei minha atuação junto às associacoes de classes, um tanto mais realistas.
Até dentro de partidos como a Unidade Popular, tem esse pensamento arrogante.
Eu amo essa ideia subconsciente de que o intelecto e as ideias são distantes da pobreza por "falta de acesso", como se não houvesse inclinações subjetivas. Como a esquerda peca em acusar pobre de limitado sem se dar conta...
Exatamente! Além disso, o termo pobre de direita não tem nada de elitista, ele chama a atenção pra falta de consciência de classe. Quem não é banqueiro ou grande empresário é pobre, ou seja, todos nós. Eu acho o termo brilhante, eu que sempre fui de esquerda não conhecia o termo consciência de classe e pesquisei, ampliei meu conhecimento e tb abri mais meus olhos pra essa questão. É assim que aprendemos e debatemos. Essa mea culpa que toda hora a esquerda faz é chatérrima e sem propósito algum, afinal não dá pra competir com quem está ao lado dos donos do poder e tem carta branca pra cometer inúmeros crimes e jogar sujo
A obra "Pobre de direita" que foi apresentada no ICL é no fundo uma crítica à esquerda elitista e às consequências dela ter abandonado o trabalho de bases. Ou seja, a professora e o professor que apresentou a obra desse nome no ICL tem o mesmo criterio