Eu gosto dos vídeos do Emanuel, porque quase sempre fica parecendo que acordamos e fomos todos para a mesa de café da manhã pra conversar sobre algum tema. Seus vídeos tem uma fluidez muito boa! Abraço na família! E abraço para o pessoal do canal tbm.
Eu salvo os vídeos pra assistir mais tarde, e assisto quando sinto que vai encaixar na minha vida. E a frase "Então eu passo a vida numa paranoia de que eu tenho que dar conta de fazer alguma coisa que evite o meu abandono”, explodiu na minha cabeça. Não por conta de auto sabotagem, mas por querer sempre ser a melhor em algo , não errar, fazer perfeito, ser reconhecida pelo que fiz, me autocritico e me puno pelo que não dei conta de fazer, e no fim sentir que não fui boa o suficiente, porque não evitei o abandono.
Emocionada. Todas as respostas sobre pq eu não progrido na tese, pq não consigo sair de perto da família mesmo sabendo como eles me tratam e me inferiorizam na maioria das vezes, pq não me acho suficiente pra ninguém, pq tenho exagerado na bebida e na comida, pq a minha dermatite tá pior depois que entrei no emprego que queria e que sei que sou boa fazendo... Foda! Muito obrigada, Manu. Eu achei, em terapia, meus traumas infantis e não consigo evoluir depois disso. Esse vídeo tá me fazendo ter reações de dor integral pq é a dor que eu sinto que represei pra seguir pq quem eu queria que se importasse, não se importa. Enfim, obrigada.
Realmente, acho que te entendo. Estou em um processo em que já identifico com clareza os padrões de reação ao mundo que me fazem sofrer muito, os traumas infantis, as "estratégias ruins", como o manu fala... Mas a dificuldade é dar um passo além, conseguir transformar o reconhecimento do problema em superação do problema. Muito difícil. E o sofrimento persiste. Estou voltando para terapia após uma pausa semana que vem, para tentar resolver isso, porque essa quantidade de sofrimento que carrego é insuportável e não desejo para ninguém.
Manu, na Física o conceito se chama energia livre de Gibbs. Lá se diz, de forma grosseira, que um sistema qualquer sempre vai procurar o estado de menor energia possível. Casa muito bem com o que vc disse no exemplo da Flor. Ela procurar o mais prático, o mais fácil pra resolver o mais rápido possível pra gastar o mínimo de energia. Não sei se vale a pena, mas procurar sobre este conceito na termodinâmica pode ser bem interessante. Enfim, desculpa o aparte.
2 года назад+31
Não estou usando exatamente a formulação do Gibbs. Mas a do Friston. Embora seja um derivado
Sou nova aqui e sei que foge um pouco da discussão, mas a Flor concorda que dar o leite nessa ocasião é de fato a escolha mais fácil? Digo isso porque vejo o ato de amamentar como uma disposição incrível de doar sua própria energia e seu tempo a outro ser - não vejo essa atitude como fácil nem como o estado de menor energia. O mais fácil não não estaria justamente em ignorar a solicitação do outro ser e treina-lo para entender a minha necessidade de dormir?
@ Menos de um Minuto de vídeo e eu já sábia que o video seria sobre RESSIGNIFICAR uma PALAVRA. No final das contas é tudo AUTOSSABOTAGEM SIM. Título para gerar engajamento
"Se eu tivesse feito melhor, teria dado certo ou um melhor resultado. Não necessariamente!" Que maravilhoso isso, que é encarar que não temos um poder ilimitado sobre a vida e os acontecimentos, e sim, a vida é complexa, há muitas variáveis." Maravilhoso. Seu vídeo é um alívio, uma bálsamo!Além de muito instrutivo.
@@iamaanda_ Menos de um Minuto de vídeo e eu já sábia que o video seria sobre RESSIGNIFICAR uma PALAVRA. No final das contas é tudo AUTOSSABOTAGEM SIM. Título para gerar engajamento
Manu, queria aproveitar o espaço para lhe agradecer por usar seus dons e talentos, dessa forma nos impactando de forma tão generosa por suas doações de vida. Até onde você cobra algum valor como na Autoescrita, é algo irrisório comparado com a quantidade de conteúdo entregue. Falando por mim, agradeço por você estar me ajudando a tomar posse pela primeira vez da minha vida. Por agora, estar conseguindo lidar com os registros ruins de vários afetos, e ter me aberto a criar novas hipóteses e as estou testando através das minha interações com o meio, espero ter conseguido já criar alguns novos registros bem positivos para começar a usá-lo com mais frequência do que aquele que eu viva repetindo e buscando por interações que confirmassem aquele meu registro. Eu viva dopado por remédios contra depressão, e até recentemente por TAB, mas agora que estou sem os remédios, me sinto verdadeiramente livre e capaz de ir conquistar minhas aptidões. Manu, só espero que esse meu relato tenha conseguido ser suficientemente rico de informações, pois é o tamanho e a importância que tem numa vida que tem a minha, que foi o começo quando comecei a salvar a minha vida, através do Salva-vidas.
Eu amo os teus vídeos. Tu pareces um professor que eu tive na faculdade. É um professor incrível de História dos Estados Unidos. Parecia que ele nos colocava numa máquina do tempo e nos levava pra viajar pela história. No final da aula, eu tinha até a sensação de "acordar" daquela viagem incrível! Parabéns pelo conteúdo profundo e acessível.
Manu, espero que você, Manu, Martin e Vicente estejam bem. Um ponto interessante que poderia ser esmiuçado em um vídeo é o último que você apresentou, sobre nos punirmos para evitar o abandono. Obrigado pelo processo até aqui. Tem sido revelador e transformador.
Emanuel fiquei muito feliz na abertura do vídeo você ter adicionado o título de filósofo!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sério seu conteúdo transformou tanto a minha vida quanto do Felipe Imlau que mora comigo, somos muito gratos a você e a toda sua iniciativa que é transmitida através do digital, vida longa e prosperidade mentor!
Manu, uma sugestão de vídeo: tema sobre borderline. Será muito importante falar sobre esse tema, poucos vídeos no youtube e poucos profissionais no Brasil especializado. Desde já agradeço, não canso de dizer quão importante seus vídeos tem sido para meu caminho de autoconhecimento. Gratidão. Sucesso!
Manu, pode falar mais sobre o que disse de tudo estar bem, e aí vc faz a relação boa acabar por não suportar o tédio de tudo estar bem... poderia desenrolar mais sobre isso em algum vídeo?
É como fumar. Eu sou fumante. Sei de todos os malefícios do cigarro e tenho dentro de mim a vontade de parar. No entanto continuo fumando por que com isso tenho uma potente fonte de relaxamento. (Por favor, você que não fuma não se sinta incentivado a fumar. Se eu pudesse voltar no tempo e não fumar o 1° cigarro eu não o fumaria). Sempre vi isso como uma forma de auto sabotagem e agora obtive uma outra perspectiva.
Mto obrigada.Vou buscar melhores alternativas de fazer as coisas saírem melhores.Foi mto reconfortante saber que não sou minha cruel maligna auto sabotadora kkkkk
Sem dúvida esse e um dos vídeos mais importante desse canal, rsrs pelo menos para mim, quando Manu fala que nós achamos que por alguma obra do destino alguma coisa acontece conosco, isso se diz respeito ao nosso narcisismo e que na verdade esse é o mundo, é difícil mesmo e a vezes temos que aceitar que fizemos de tudo e só deu errado porque o mundo não e feito para o eu, ele não gira em torno de nós.
EMANOEL VC DEVERIA ESTAR NO CURRUCULUM DA ESCOLA EVITARIA TANTO ABORRECIMENTO, MAS DE VERDADE É UMA DELICIA ASSISTIR SEUS VIDEOS ASSISTO A ALGUM TEMPO VC TEM SE SUPERADO A CADA VIDEO OBRIGADO POR FAZER PARTE DAS NOSSAS VIDAS
Se puder, Manu, gostaria de um vídeo sobre terminar um relacionamento antes que ele se mostre realmente insatisfatório, já vislumbrando a possibilidade de abandono.
Esse vídeo, suas citações e indicações de outros vídeos, foram incríveis. Esse foi um vídeo orientador de todos os demais passos importantes na compreensão de si e de seus processos. Daria para colocar como vídeo "comece aqui". Obrigada pelo processo e abertura a tantos outros temas fundamentais.
Adorei o vídeo. Sempre tive dificuldade de aceitar a autossabotagem, mesmo como uma ação do inconsciente. Pareceu-me muito mais compreensível como uma ação em busca do prazer/satisfação/compensação imediata por uma frustração . Suas propostas de reflexão têm me ajudado muito em minha jornada pelo auto conhecimento. Obrigada 🙏
Menos de um Minuto de vídeo e eu já sábia que o video seria sobre RESSIGNIFICAR uma PALAVRA. No final das contas é tudo AUTOSSABOTAGEM SIM. Título para gerar engajamento
Meu like é um abraço por toda essa partilha de um conhecimento que não tive acesso que faz diferença na minha vida. Vou meditar agora pra respirar e te agradeço de coração por não ceder aos vídeos curtos com pouca elaboração.
O motivo pela qual alguém faz escolhas ruins ou burras explicam, fazem total sentido, mas continua sendo autossabotagem. Ninguém faz claramente algo ruim para si por querer. O inimigo não se apresenta de forma clara, digamos assim. Estou gostando muito dos conteúdos. Muito rico!
Esse vídeo resume toda a minha vida... hahaha Esse mecanismo da "vitória na derrota" eu estou tratando em terapia há anos. O quanto eu me retiro de coisas que eu quero, por medo de tentar, falhar e descobrir não ser suficiente. P.s. (edit): Manu, não sei se tem assunto para render, mas você poderia falar mais desse tema da "vitória na derrota" ? Como sobreviver a esta hipótese de "não ser boa o suficiente"? Tentar e falhar e seguir em frente ?
Gosto muitos dos teus vídeos e dos da Flor. Preciso comentar aqui, como mãe de duas filhas, que em relação ao exemplo da amamentação noturna, existe de fato a vontade de resolver logo e voltar a dormir, mas vou discordar de que isso possa ser meramente uma forma de adiamento. São necessidades do desenvolvimento do bebê e da relação mãe/filho, e deve ser desgastante para ela ouvir de uma pediatra ensinamentos sobre como ser mãe e como se relacionar com o filho. Que a Flor possa atender às suas necessidades e a do filho sem ser criticada ou desmotivada por outras pessoas. Há um grande investimento emocional na consolidação de um ser que cresce com a segurança de que será atendido quando precisa. O que a Flor precisa é de escuta, apoio e compensações (outras horas de sono) em relação a isso, que é o que por vezes nós mães não temos.
Mais um vídeo para minha lista de favoritos. Muito bom desconstruir paradigmas que nos foram impostos a vida toda. Realmente o estudar, o pensar, o perceber é mais trabalhoso porém é um norte para toda essa complexidade do mundo. Um ponto que achei interessante para desmiuçar é sobre a demonstração do afeto no sentido de gostar do outro mas não se sentir bom o suficiente e fugir disso, mas não fazer o Ghosting, fugir tentando afirmar essa postura de que é uma "merda" e não é digno do amor do outro (mesmo querendo). Tipo: eu gosto de você, busco você, mas se não me quer eu entendo que não sou bom o suficiente e te provo isso. 😓😓 Parabéns pelo vídeo, Emanuel!
Preciosas informações!...Escolhas idiotas - ou não- vão dar frutos provisórios - ou "definitivos"... Toda sua análise dá MUITO o que pensar e isdo é MUITO rico! Grata,grata,grata!🌿⚘
no lugar de " escolhas idiotas" eu quis medmo escrever " o jeito idiota de proteção" que, concordo, traz na maioria das vezes uma satisfação/ solução provisória. Precisava retificar.
Nossa entendi porque acabei de comer bolacha com manteiga y cafe com açucar ( ñ posso pela pre diabete ) é porque estou em uma tensao tao grande no trabalho e busquei prazer imediato e comer isso nossaaaaa que felicidade... Agora entendi antes de comer açucar vou observar antes se ñ estou tensa por algo.... muito obrigado
Bem legal. A priori, queremos sempre acertar. Precisa de muita clareza para acertar, muito equilíbrio entre o que você pensa, sente, faz e fala. A coerência interna e externa é o desfio de cada dia a dia para saber o que é melhor e mais benéfico para si e o ambiente onde estamos. Autoconhecimento na medida do possível , resultado de um aperfeiçoamento de personalidade, de profissão, e demais papeis que a gente cumpre nessa vida. Fez pensar mesmo. Muito show.
do ponto de vista retórico se precisa de 15 passos pra você desfazer isso e 44 minutos, já comprova que não é falácia. Dado que o termo é sobre uma contradição lógica simples em uma sentença. A Auto sabotagem existe porém, a maioria das pessoas confundem qualquer erro com auto sabotagem ou confundem escolhas erradas e pensadas com auto sabotagem, auto sabotagem é um acidente de percurso que sempre acontece e é difícil de evitar, seja por gatilho, costume ou falta de costume, o exemplo mais simples é estar em um encontro e do nada começar a falar de um assunto besta ou estar em um encontro e não parar de falar por causa da ansiedade, não dando espaço para o outro. Agora se precisa de 44min de enrolação e voltas, pra tentar descartar algo tão simples, só está provando que está certo.
Que vídeo!!!! Ele vêem de encontro com as coisas que estou passando, mesmo fazendo terapia, ainda não conseguia visualizar, com esse vídeo ficou claro.
Adorei o vídeo, Manu. Seu jeito de explicar e explanar sobre assuntos bate de um jeito acolhedor em mim. Acho legal isso! Outro ponto que acho interessante ressaltar é que não sei se acompanha a Maria Homem, mas vocês comentam coisas muito parecidas. Quando você levantou a bola sobre a forma que lidamos com a lei, ela citou isso no flow esses dias. Gostaria que falasse também sobre isso quando puder: a intolerância à lei que vemos mais frequentemente hoje em dia, não seria nosso vínculo com o super ego que insiste em dizer muitas vezes que podemos muito mais? Obrigada, sempre.
Acho que a conversa toda aqui se resume justamente ao conceito, pois autosabotagem pra mim é justamente na separação entre o que você racionalizou como melhor caminho, e que você irracionalmente escolhe ignorar, por instinto, criação, força do hábito, etc, pois a resposta acaba sendo a mesma, só que nomenclaturas diferentes. Pra mim misturar o racional e irracional nesse conceito não é a melhor opção
Manu bom dia. Adoro suas Lives do sábado. Essa especialmente me ajudou bastante. Você me deu vários pontos para refletir sobre escolhas “cagadas” que costumo tomar e entender o porquê de ter feito. Isso me dá um norte incrível de trabalho em mim! Bjos Maria.
Primeiro vídeo que eu vejo sobre o assunto que de fato faz sentido, sem cair em teses vazias. É um dos conceitos mais malcompreendidos, a meu ver. Costuma ser utilizado de forma totalmente simplista. Ora, se a pessoa se sabota, é porque no momento ela não consegue agir de outra forma. Me parece simples assim. Mas vejo ser acionado muitas vezes como acusação ou por impaciência em ver o outro agir de forma "errada". Acaba levando a culpa e vergonha, nada mais.
Muito legal! Têm muitas falas que me clareiam pra um lugar, e esse lugar é um corredor cheio de portas onde todas as portas têm uma pista, que fazem sentido de alguma forma, mas só uma porta vai me levar à explicação certa.
Interessante essa perspectiva Manu. Me lembrou da filosofia do ato de Bakhtin quando ele fala sobre a participação única de sujeite no interior da arquitetônica do mundo, quando ele diz: "viver de dentro de mim mesmo, fluir de dentro de mim nas minhas ações, não significa de modo algum que eu vivo e ajo para meu próprio bem" embora estejamos sempre em busca de realizar o que eh bom para nós....enfim! Muito boa sua perspectiva.
Esse vídeo tá me servindo muito. Tá se complementando com coisas que abordei na terapia. É muito bom ganhar a perspectiva de que essa auto-sabotagem é apenas uma estratégia burra que nasce de um comportamento automatizado. E não uma componente de uma falta de amor próprio e vontade de se fazer mal. Porque pensar que eu mesma estou me submetendo a uma situação ruim, uma auto-castração, por assim dizer, aciona mecanismos de culpa que não ajudam em nada e só atrapalham. Entender que é um mecanismo automatizado de defesa é uma abordagem mais neutra e mais lidável. Obs: Tou escutando enquanto guardo a feira (comecei a ouvir fazendo a feira). De repente ouço "Menas ferramentas" Kkkkk deu um tlec na minha cabeça, um "né possível que ele tenha dito isso mesmo" kkkkkk. Aí voltei o vídeo e assisti olhando a tela no momento, aí vi o risinho. "Ah, bem kkkkkk".
mto bom o video... tem diversos ganchos para se estender... um deles é o fato de abandonar relações quando elas estão boas.. e outro, é achar que não é digno de estar em uma relação e desistir antes, não tentar.... outro ponto que achei que interessante é colocar a realidade das circunstancias no "magico" "espiritual" etc.. rs ai ai ai que complexo... mto obrigada Manu pela abertura de mente.... vamos trabalhar com isso... e melhorar... :)
Esta questão de fazer escolhas a partir do repertório existente e necessidade de ampliar as condições de escolhas gerou uma dúvida: pelo o que eu entendi a autoescrita parte da própria pessoa, da percepção de mundo dela e vai trazendo aos poucos novos elementos - porém não sei se são os elementos que darão resultado mais rápido, talvez os que exijam menos esforço porque são os mais possíveis de caminhar - ou talvez nem um nem outro. Existem diferentes ferramentas que permitem "diagnóstico" sem interferência da pessoa. Pra mim a astrologia é a que dá melhor resultado. Seria interessante um vídeo contrapondo autoescrita com outras ferramentas de autoconhecimento, sem o chavão não terem comprovação científica (mas também não haver pesquisa em sentido contrário). Quando falo de astrologia é importante não confundir com o signo em que estava o sol, geralmente a informação rasa que é usada para divulgar esta técnica milenar que foi proibida pela igreja católica.
A parte mais divertida de ver seus vídeos Manu é o aleatório que vc liga as vezes e sai falando e já imaginando nossas respostas e respondendo elas e vai vai vai vai....kkkkkkkkkkkk imagino vc em um processo criativo escrevendo e estudando resmungando as coisas falando sozinho ..kkkkkkkkkk
Sobre o conflito de necessidades: eu tenho muita necessidade de me relacionar, de ser aceito de ser amado, porém eu tenho medo da rejeição, hoje em dia bem menos. Mas tudo se deu porque fui muito rejeitado em várias situações o que me fez pensar se valeria a penar tentar novamente, sair conhecer alguém, mandar uma mensagem.
Seria legal falar um pouco mais sobre essa fuga da dor do abandono. Ex. É menos doloroso eu pensar que fiz algo errado do que pensar que minha mãe fez aquilo porque não gosta de mim.
Sou leigo, mas achei magnífico seu vídeo, me ajudou a ter consciência de algumas coisas, e principalmente que talvez eu realmente deva fazer psicologia
Acho que a maior lição desse vídeo para a vida cotidiana é se manter consciênte em momentos de tensão, e fazer isso até você acostumar com as novas estratégias
Oi, Manu Esse vídeo veio bem em um momento da minha vida que se conecta muito com o que foi dito. Estou a um mês em uma relação com um rapaz que diz que me ama muito, super bom com minha filha e já fizemos até planos de morar juntos em um futuro não muito distante. Mas acontece que ninguém é perfeito, e ele, em alguns momentos nos qual dedico a mim, faz parecer que não é prioridade em minha vida. Faz um caus, como dessa vez na qual ele se chateou muito pq fui a uma festa ontem, super tranquila e logo fui pra casa. Dramatizou pequenas coisas e fez um caus momentâneo.
Fique atenta ao comportamento dele. Se entregue a relação, mas se dedique também a você. Se você está feliz,;se cuidando, se divertindo, porque o incômodo dele? Te digo isso porque já fui assim, controladora, de querer atenção pra mim. Mas na verdade, eram feridas minhas que queriam ser preenchidas e curadas. Sempre defina limites. Sou muito intensa, e a pessoa com quem me relaciono é menos. E nisso, tenho aprendido muito. Sempre fique atenta e defina limites.
Bom dia Emanuel. Como saber se a escolha q eu estou tomando é para não sofrer a dor do abandono de novo ou é uma escolha baseada em perceber oq está acontecendo e tomar a escolha baseada no meu desejo de não querer aquela situação específica?
Manu, mais um vidro espetacular. Muito obrigada! O que vc acha sobre a mente ficar mais confortável em uma situação de conflito que a pessoa (no caso eu, kkkkk) conhece, sabe lidar, saber como "brigar" e "driblar", do que uma situação boa, agradável, mas que não se é acostumado, não se sabe direito como sentir aquele prazer, tem desconfiança daquela situação boa, como se fosse o prenúncio do fim, afinal as novelas e romances medíocres mostram que tudo fica bem quando chega o final? O que vc acha dessa ideia?
Realmente acho que aquilo que chamamos auto-sabotagem não é resultado de querermos fazer mal a nós mesmos, porém acho que há em nós o EGO, aquilo que Eckhart Tolle -- o autor do livro O Poder do Agora -- chama de o pequeno eu ou o eu ilusório, aquela voz na nossa cabeça que, para se individualizar, manter-se separado dos outros e sobreviver é capaz de nos fazer os piores males. Na verdade é este eu ilusório que nos sabota, não o nosso verdadeiro EU. Digo isso porque eu mesmo me auto-sabotei muitas vezes, mas não entendia o por quê disso. Agora, com a leitura dos livros de Eckhart Tolle entendo perfeitamente por que isso acontece.
Eu gosto dos vídeos do Emanuel, porque quase sempre fica parecendo que acordamos e fomos todos para a mesa de café da manhã pra conversar sobre algum tema.
Seus vídeos tem uma fluidez muito boa!
Abraço na família!
E abraço para o pessoal do canal tbm.
Também tenho essa impressão. E que parece que ele é um amigo próximo... rsrsrsr Muito leve, solto, despretensioso.
Verdade .
Cara, é exatamente isso! Show!!!
Eu salvo os vídeos pra assistir mais tarde, e assisto quando sinto que vai encaixar na minha vida. E a frase "Então eu passo a vida numa paranoia de que eu tenho que dar conta de fazer alguma coisa que evite o meu abandono”, explodiu na minha cabeça. Não por conta de auto sabotagem, mas por querer sempre ser a melhor em algo , não errar, fazer perfeito, ser reconhecida pelo que fiz, me autocritico e me puno pelo que não dei conta de fazer, e no fim sentir que não fui boa o suficiente, porque não evitei o abandono.
Emocionada. Todas as respostas sobre pq eu não progrido na tese, pq não consigo sair de perto da família mesmo sabendo como eles me tratam e me inferiorizam na maioria das vezes, pq não me acho suficiente pra ninguém, pq tenho exagerado na bebida e na comida, pq a minha dermatite tá pior depois que entrei no emprego que queria e que sei que sou boa fazendo... Foda! Muito obrigada, Manu. Eu achei, em terapia, meus traumas infantis e não consigo evoluir depois disso. Esse vídeo tá me fazendo ter reações de dor integral pq é a dor que eu sinto que represei pra seguir pq quem eu queria que se importasse, não se importa. Enfim, obrigada.
Realmente, acho que te entendo. Estou em um processo em que já identifico com clareza os padrões de reação ao mundo que me fazem sofrer muito, os traumas infantis, as "estratégias ruins", como o manu fala... Mas a dificuldade é dar um passo além, conseguir transformar o reconhecimento do problema em superação do problema. Muito difícil. E o sofrimento persiste. Estou voltando para terapia após uma pausa semana que vem, para tentar resolver isso, porque essa quantidade de sofrimento que carrego é insuportável e não desejo para ninguém.
Se sua família não te valoriza, pula fora!
❤️
Eu sinto o mesmo mas estou conseguindo me desvencilhar da minha família eles não vão mudar
Gente, o vídeo sobre Trauma Complexo do Alan Mocellim pode ajudar muito também , se tiverem interesse.
Manu, na Física o conceito se chama energia livre de Gibbs. Lá se diz, de forma grosseira, que um sistema qualquer sempre vai procurar o estado de menor energia possível. Casa muito bem com o que vc disse no exemplo da Flor. Ela procurar o mais prático, o mais fácil pra resolver o mais rápido possível pra gastar o mínimo de energia. Não sei se vale a pena, mas procurar sobre este conceito na termodinâmica pode ser bem interessante. Enfim, desculpa o aparte.
Não estou usando exatamente a formulação do Gibbs. Mas a do Friston. Embora seja um derivado
p. pl
Sou nova aqui e sei que foge um pouco da discussão, mas a Flor concorda que dar o leite nessa ocasião é de fato a escolha mais fácil? Digo isso porque vejo o ato de amamentar como uma disposição incrível de doar sua própria energia e seu tempo a outro ser - não vejo essa atitude como fácil nem como o estado de menor energia. O mais fácil não não estaria justamente em ignorar a solicitação do outro ser e treina-lo para entender a minha necessidade de dormir?
@@quelmt mais fácil a curto prazo... Não fácil no sentido geral. Mais fácil dar o peito e dormir do que treinar o bebê durante días
@
Menos de um Minuto de vídeo e eu já sábia que o video seria sobre RESSIGNIFICAR uma PALAVRA.
No final das contas é tudo AUTOSSABOTAGEM SIM.
Título para gerar engajamento
"Se eu tivesse feito melhor, teria dado certo ou um melhor resultado. Não necessariamente!"
Que maravilhoso isso, que é encarar que não temos um poder ilimitado sobre a vida e os acontecimentos, e sim, a vida é complexa, há muitas variáveis." Maravilhoso.
Seu vídeo é um alívio, uma bálsamo!Além de muito instrutivo.
Vc foi melhor do que anos de terapia.
Algumas chaves foram viradas.❤ continue destribuindo sabedoria e ciência.🎉
ele ajuda mesmo mas terapia é um processo diferente, se der e precisar faça kkkk
@@Calistah faço já algum tempo.
Nao troco terapia por nada, na verdade.
Não existe auto-sabotagem!
Eu: me sinto aliviado 😌
... Você só está tentando se fazer bem de um jeito burro...
Eu: ah tá, entendi 🥲
Rsrsrsrs
Resumiu o vídeo em poucas palavras! hehehe 👏👏👏
Já entendi agora 😪😪
Se fazer bem de um jeito burro para mim é auto sabotagem...
@@iamaanda_
Menos de um Minuto de vídeo e eu já sábia que o video seria sobre RESSIGNIFICAR uma PALAVRA.
No final das contas é tudo AUTOSSABOTAGEM SIM.
Título para gerar engajamento
Acho que esse é o vídeo mais importante da história desse canal PARA MIM. Estou aqui reassistindo.
Manu, queria aproveitar o espaço para lhe agradecer por usar seus dons e talentos, dessa forma nos impactando de forma tão generosa por suas doações de vida. Até onde você cobra algum valor como na Autoescrita, é algo irrisório comparado com a quantidade de conteúdo entregue. Falando por mim, agradeço por você estar me ajudando a tomar posse pela primeira vez da minha vida. Por agora, estar conseguindo lidar com os registros ruins de vários afetos, e ter me aberto a criar novas hipóteses e as estou testando através das minha interações com o meio, espero ter conseguido já criar alguns novos registros bem positivos para começar a usá-lo com mais frequência do que aquele que eu viva repetindo e buscando por interações que confirmassem aquele meu registro. Eu viva dopado por remédios contra depressão, e até recentemente por TAB, mas agora que estou sem os remédios, me sinto verdadeiramente livre e capaz de ir conquistar minhas aptidões.
Manu, só espero que esse meu relato tenha conseguido ser suficientemente rico de informações, pois é o tamanho e a importância que tem numa vida que tem a minha, que foi o começo quando comecei a salvar a minha vida, através do Salva-vidas.
Eu amo os teus vídeos. Tu pareces um professor que eu tive na faculdade. É um professor incrível de História dos Estados Unidos. Parecia que ele nos colocava numa máquina do tempo e nos levava pra viajar pela história. No final da aula, eu tinha até a sensação de "acordar" daquela viagem incrível! Parabéns pelo conteúdo profundo e acessível.
Sobre sugestão de vídeo, quais seriam as melhores estratégias? Gostaria de uma parte 2 sobre esse vídeo.
Cara, como diria minha vó, que Deus te abençoe e te guarde sempre!!!
Manu, espero que você, Manu, Martin e Vicente estejam bem.
Um ponto interessante que poderia ser esmiuçado em um vídeo é o último que você apresentou, sobre nos punirmos para evitar o abandono.
Obrigado pelo processo até aqui. Tem sido revelador e transformador.
Emanuel fiquei muito feliz na abertura do vídeo você ter adicionado o título de filósofo!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sério seu conteúdo transformou tanto a minha vida quanto do Felipe Imlau que mora comigo, somos muito gratos a você e a toda sua iniciativa que é transmitida através do digital, vida longa e prosperidade mentor!
Manu, uma sugestão de vídeo: tema sobre borderline. Será muito importante falar sobre esse tema, poucos vídeos no youtube e poucos profissionais no Brasil especializado. Desde já agradeço, não canso de dizer quão importante seus vídeos tem sido para meu caminho de autoconhecimento. Gratidão. Sucesso!
Manu, pode falar mais sobre o que disse de tudo estar bem, e aí vc faz a relação boa acabar por não suportar o tédio de tudo estar bem... poderia desenrolar mais sobre isso em algum vídeo?
Um conteúdo desse gratuito. Cara, você é simplesmente fantástico e necessário!
E vamos para mais uma crise existencial! Bom dia Manu❤️
Auto sabotagem não existe, más escolhas sim ! Doeu muito ouvir essa verdade. E como conseguir ir além e fazer boas escolhas ? 🙏
Fazendo.
Veja também o vídeo do Alan Mocellim sobre Trauma Complexo, acho que pode te ajudar muito.
É como fumar. Eu sou fumante. Sei de todos os malefícios do cigarro e tenho dentro de mim a vontade de parar. No entanto continuo fumando por que com isso tenho uma potente fonte de relaxamento. (Por favor, você que não fuma não se sinta incentivado a fumar. Se eu pudesse voltar no tempo e não fumar o 1° cigarro eu não o fumaria). Sempre vi isso como uma forma de auto sabotagem e agora obtive uma outra perspectiva.
Tudo ficou mais leve agora...vou investigar novas estratégias com meu psicólogo. Gratidão 🙏
Mto obrigada.Vou buscar melhores alternativas de fazer as coisas saírem melhores.Foi mto reconfortante saber que não sou minha cruel maligna auto sabotadora kkkkk
Sem dúvida esse e um dos vídeos mais importante desse canal, rsrs pelo menos para mim, quando Manu fala que nós achamos que por alguma obra do destino alguma coisa acontece conosco, isso se diz respeito ao nosso narcisismo e que na verdade esse é o mundo, é difícil mesmo e a vezes temos que aceitar que fizemos de tudo e só deu errado porque o mundo não e feito para o eu, ele não gira em torno de nós.
EMANOEL VC DEVERIA ESTAR NO CURRUCULUM DA ESCOLA EVITARIA TANTO ABORRECIMENTO, MAS DE VERDADE É UMA DELICIA ASSISTIR SEUS VIDEOS ASSISTO A ALGUM TEMPO VC TEM SE SUPERADO A CADA VIDEO OBRIGADO POR FAZER PARTE DAS NOSSAS VIDAS
"... mudar as condições que geraram aquela escolha." PERFEITO!!!!
Se puder, Manu, gostaria de um vídeo sobre terminar um relacionamento antes que ele se mostre realmente insatisfatório, já vislumbrando a possibilidade de abandono.
Esse vídeo, suas citações e indicações de outros vídeos, foram incríveis. Esse foi um vídeo orientador de todos os demais passos importantes na compreensão de si e de seus processos.
Daria para colocar como vídeo "comece aqui".
Obrigada pelo processo e abertura a tantos outros temas fundamentais.
Adorei o vídeo. Sempre tive dificuldade de aceitar a autossabotagem, mesmo como uma ação do inconsciente. Pareceu-me muito mais compreensível como uma ação em busca do prazer/satisfação/compensação imediata por uma frustração . Suas propostas de reflexão têm me ajudado muito em minha jornada pelo auto conhecimento. Obrigada 🙏
Menos de um Minuto de vídeo e eu já sábia que o video seria sobre RESSIGNIFICAR uma PALAVRA.
No final das contas é tudo AUTOSSABOTAGEM SIM.
Título para gerar engajamento
Meu like é um abraço por toda essa partilha de um conhecimento que não tive acesso que faz diferença na minha vida. Vou meditar agora pra respirar e te agradeço de coração por não ceder aos vídeos curtos com pouca elaboração.
O motivo pela qual alguém faz escolhas ruins ou burras explicam, fazem total sentido, mas continua sendo autossabotagem. Ninguém faz claramente algo ruim para si por querer. O inimigo não se apresenta de forma clara, digamos assim.
Estou gostando muito dos conteúdos. Muito rico!
Esse vídeo resume toda a minha vida... hahaha Esse mecanismo da "vitória na derrota" eu estou tratando em terapia há anos. O quanto eu me retiro de coisas que eu quero, por medo de tentar, falhar e descobrir não ser suficiente.
P.s. (edit): Manu, não sei se tem assunto para render, mas você poderia falar mais desse tema da "vitória na derrota" ? Como sobreviver a esta hipótese de "não ser boa o suficiente"? Tentar e falhar e seguir em frente ?
Gosto muitos dos teus vídeos e dos da Flor. Preciso comentar aqui, como mãe de duas filhas, que em relação ao exemplo da amamentação noturna, existe de fato a vontade de resolver logo e voltar a dormir, mas vou discordar de que isso possa ser meramente uma forma de adiamento. São necessidades do desenvolvimento do bebê e da relação mãe/filho, e deve ser desgastante para ela ouvir de uma pediatra ensinamentos sobre como ser mãe e como se relacionar com o filho. Que a Flor possa atender às suas necessidades e a do filho sem ser criticada ou desmotivada por outras pessoas. Há um grande investimento emocional na consolidação de um ser que cresce com a segurança de que será atendido quando precisa. O que a Flor precisa é de escuta, apoio e compensações (outras horas de sono) em relação a isso, que é o que por vezes nós mães não temos.
Mais um vídeo para minha lista de favoritos. Muito bom desconstruir paradigmas que nos foram impostos a vida toda. Realmente o estudar, o pensar, o perceber é mais trabalhoso porém é um norte para toda essa complexidade do mundo.
Um ponto que achei interessante para desmiuçar é sobre a demonstração do afeto no sentido de gostar do outro mas não se sentir bom o suficiente e fugir disso, mas não fazer o Ghosting, fugir tentando afirmar essa postura de que é uma "merda" e não é digno do amor do outro (mesmo querendo). Tipo: eu gosto de você, busco você, mas se não me quer eu entendo que não sou bom o suficiente e te provo isso. 😓😓
Parabéns pelo vídeo, Emanuel!
Preciosas informações!...Escolhas idiotas - ou não- vão dar frutos provisórios - ou "definitivos"...
Toda sua análise dá MUITO o que pensar e isdo é MUITO rico! Grata,grata,grata!🌿⚘
no lugar de " escolhas idiotas" eu quis medmo escrever " o jeito idiota de proteção" que, concordo, traz na maioria das vezes uma satisfação/ solução provisória.
Precisava retificar.
Emanuel
O seu conhecimento ajuda a salvar muitas relações e vidas! Muito obrigado ❤
Gratidão.. sensacional. Nunca havia assimilado dessa forma. Muito esclarecedora para quem está começando a buscar autoconhecimento.
Nossa entendi porque acabei de comer bolacha com manteiga y cafe com açucar ( ñ posso pela pre diabete ) é porque estou em uma tensao tao grande no trabalho e busquei prazer imediato e comer isso nossaaaaa que felicidade...
Agora entendi antes de comer açucar vou observar antes se ñ estou tensa por algo.... muito obrigado
Bem legal. A priori, queremos sempre acertar. Precisa de muita clareza para acertar, muito equilíbrio entre o que você pensa, sente, faz e fala. A coerência interna e externa é o desfio de cada dia a dia para saber o que é melhor e mais benéfico para si e o ambiente onde estamos. Autoconhecimento na medida do possível , resultado de um aperfeiçoamento de personalidade, de profissão, e demais papeis que a gente cumpre nessa vida. Fez pensar mesmo. Muito show.
Fazendo escolhas ruins.... obrigada Manu! Que bom ouvir tudo isso.
do ponto de vista retórico se precisa de 15 passos pra você desfazer isso e 44 minutos, já comprova que não é falácia. Dado que o termo é sobre uma contradição lógica simples em uma sentença. A Auto sabotagem existe porém, a maioria das pessoas confundem qualquer erro com auto sabotagem ou confundem escolhas erradas e pensadas com auto sabotagem, auto sabotagem é um acidente de percurso que sempre acontece e é difícil de evitar, seja por gatilho, costume ou falta de costume, o exemplo mais simples é estar em um encontro e do nada começar a falar de um assunto besta ou estar em um encontro e não parar de falar por causa da ansiedade, não dando espaço para o outro. Agora se precisa de 44min de enrolação e voltas, pra tentar descartar algo tão simples, só está provando que está certo.
Que vídeo!!!! Ele vêem de encontro com as coisas que estou passando, mesmo fazendo terapia, ainda não conseguia visualizar, com esse vídeo ficou claro.
Adorei o vídeo, Manu. Seu jeito de explicar e explanar sobre assuntos bate de um jeito acolhedor em mim. Acho legal isso! Outro ponto que acho interessante ressaltar é que não sei se acompanha a Maria Homem, mas vocês comentam coisas muito parecidas. Quando você levantou a bola sobre a forma que lidamos com a lei, ela citou isso no flow esses dias. Gostaria que falasse também sobre isso quando puder: a intolerância à lei que vemos mais frequentemente hoje em dia, não seria nosso vínculo com o super ego que insiste em dizer muitas vezes que podemos muito mais? Obrigada, sempre.
Acho que a conversa toda aqui se resume justamente ao conceito, pois autosabotagem pra mim é justamente na separação entre o que você racionalizou como melhor caminho, e que você irracionalmente escolhe ignorar, por instinto, criação, força do hábito, etc, pois a resposta acaba sendo a mesma, só que nomenclaturas diferentes. Pra mim misturar o racional e irracional nesse conceito não é a melhor opção
Muito esclarecedor como sempre, obrigada por compartilhar conosco e nos ajudar tanto a entender um pouco dessa complexidade louca que é viver...🌷
Amo fazer almoço tarde sábado e assistir seus vídeos e quando cozinho ❤️❤️❤️ melhor companhia
Excelente, Manu! Muitas e muitas questões reverberando aqui. Obrigada!
Essa forma de ver as coisa gera o auto perdão!!
Nossa, esse vídeo foi uma preciosidade! Muito agradecida, Manu!!
Manu bom dia.
Adoro suas Lives do sábado. Essa especialmente me ajudou bastante. Você me deu vários pontos para refletir sobre escolhas “cagadas” que costumo tomar e entender o porquê de ter feito. Isso me dá um norte incrível de trabalho em mim! Bjos
Maria.
eu tô me sabotando, mas vou focar que ninguém precisa me amar,aceitar, eu tenho que me amar,um beijos a Manu
29:16 “A realidade é puxada mesmo” 🫤
Seus vídeos são ...Meio que providente kk mds . Muito bom, parabéns pelo excelente trabalho!
Fantásticas as suas explicações. Feliz 2024 ! ❤
Tô curtindo muito seu canal.
Primeiro vídeo que eu vejo sobre o assunto que de fato faz sentido, sem cair em teses vazias. É um dos conceitos mais malcompreendidos, a meu ver. Costuma ser utilizado de forma totalmente simplista. Ora, se a pessoa se sabota, é porque no momento ela não consegue agir de outra forma. Me parece simples assim. Mas vejo ser acionado muitas vezes como acusação ou por impaciência em ver o outro agir de forma "errada". Acaba levando a culpa e vergonha, nada mais.
Muito legal! Têm muitas falas que me clareiam pra um lugar, e esse lugar é um corredor cheio de portas onde todas as portas têm uma pista, que fazem sentido de alguma forma, mas só uma porta vai me levar à explicação certa.
Interessante essa perspectiva Manu. Me lembrou da filosofia do ato de Bakhtin quando ele fala sobre a participação única de sujeite no interior da arquitetônica do mundo, quando ele diz: "viver de dentro de mim mesmo, fluir de dentro de mim nas minhas ações, não significa de modo algum que eu vivo e ajo para meu próprio bem" embora estejamos sempre em busca de realizar o que eh bom para nós....enfim! Muito boa sua perspectiva.
Você é muito feliz em muitas explicações, este vídeo foi um deles. Muito obrigada!
Vídeo incrível, parabéns pelo seu maravilhoso trabalho tentando esclarecer o pq a gente é como é.😁
Vídeos melhores a cada dia. Este está especial. Obrigada.
Esse vídeo tá me servindo muito. Tá se complementando com coisas que abordei na terapia. É muito bom ganhar a perspectiva de que essa auto-sabotagem é apenas uma estratégia burra que nasce de um comportamento automatizado. E não uma componente de uma falta de amor próprio e vontade de se fazer mal.
Porque pensar que eu mesma estou me submetendo a uma situação ruim, uma auto-castração, por assim dizer, aciona mecanismos de culpa que não ajudam em nada e só atrapalham. Entender que é um mecanismo automatizado de defesa é uma abordagem mais neutra e mais lidável.
Obs: Tou escutando enquanto guardo a feira (comecei a ouvir fazendo a feira). De repente ouço "Menas ferramentas" Kkkkk deu um tlec na minha cabeça, um "né possível que ele tenha dito isso mesmo" kkkkkk. Aí voltei o vídeo e assisti olhando a tela no momento, aí vi o risinho. "Ah, bem kkkkkk".
esse vídeo foi uma terapia, um alívio no coração e na mente. parabéns pelo trabalho incrível e obrigada por fazer esse conhecimento acessível!
Autossabotagem nunca foi sobre "querer se fazer mal", e sim sobre repetidamente se prejudicar casualmente com certos comportamentos.
mto bom o video... tem diversos ganchos para se estender... um deles é o fato de abandonar relações quando elas estão boas.. e outro, é achar que não é digno de estar em uma relação e desistir antes, não tentar.... outro ponto que achei que interessante é colocar a realidade das circunstancias no "magico" "espiritual" etc.. rs ai ai ai que complexo... mto obrigada Manu pela abertura de mente.... vamos trabalhar com isso... e melhorar... :)
Esta questão de fazer escolhas a partir do repertório existente e necessidade de ampliar as condições de escolhas gerou uma dúvida: pelo o que eu entendi a autoescrita parte da própria pessoa, da percepção de mundo dela e vai trazendo aos poucos novos elementos - porém não sei se são os elementos que darão resultado mais rápido, talvez os que exijam menos esforço porque são os mais possíveis de caminhar - ou talvez nem um nem outro.
Existem diferentes ferramentas que permitem "diagnóstico" sem interferência da pessoa. Pra mim a astrologia é a que dá melhor resultado. Seria interessante um vídeo contrapondo autoescrita com outras ferramentas de autoconhecimento, sem o chavão não terem comprovação científica (mas também não haver pesquisa em sentido contrário).
Quando falo de astrologia é importante não confundir com o signo em que estava o sol, geralmente a informação rasa que é usada para divulgar esta técnica milenar que foi proibida pela igreja católica.
A parte mais divertida de ver seus vídeos Manu é o aleatório que vc liga as vezes e sai falando e já imaginando nossas respostas e respondendo elas e vai vai vai vai....kkkkkkkkkkkk imagino vc em um processo criativo escrevendo e estudando resmungando as coisas falando sozinho ..kkkkkkkkkk
Muito bom! Faz todo sentido!
Tenho que aprender. Obrigada!
Queria saber mais sobre não saber lidar com a calmaria e ter a constante sensação de tédio no relacionamento!
Tem vídeo sobre?
Sobre o conflito de necessidades: eu tenho muita necessidade de me relacionar, de ser aceito de ser amado, porém eu tenho medo da rejeição, hoje em dia bem menos. Mas tudo se deu porque fui muito rejeitado em várias situações o que me fez pensar se valeria a penar tentar novamente, sair conhecer alguém, mandar uma mensagem.
Sensacional. Obrigado por trazer o tema
esse indiceeeeee meu carooo...deu uma equilibrada em mim, e na ansiedade ...obrigadaaaa...amo os videos...bora volta a assistir...
Seria legal falar um pouco mais sobre essa fuga da dor do abandono. Ex. É menos doloroso eu pensar que fiz algo errado do que pensar que minha mãe fez aquilo porque não gosta de mim.
Chegando aqui pela primeira vez. Adorei as reflexões!
Cara seu conteúdo é extraordinário
Sou leigo, mas achei magnífico seu vídeo, me ajudou a ter consciência de algumas coisas, e principalmente que talvez eu realmente deva fazer psicologia
Acho que a maior lição desse vídeo para a vida cotidiana é se manter consciênte em momentos de tensão, e fazer isso até você acostumar com as novas estratégias
Tava aqui esperando kkkkkk bom dia Manu!
Oi, Manu
Esse vídeo veio bem em um momento da minha vida que se conecta muito com o que foi dito. Estou a um mês em uma relação com um rapaz que diz que me ama muito, super bom com minha filha e já fizemos até planos de morar juntos em um futuro não muito distante. Mas acontece que ninguém é perfeito, e ele, em alguns momentos nos qual dedico a mim, faz parecer que não é prioridade em minha vida. Faz um caus, como dessa vez na qual ele se chateou muito pq fui a uma festa ontem, super tranquila e logo fui pra casa. Dramatizou pequenas coisas e fez um caus momentâneo.
Fique atenta ao comportamento dele. Se entregue a relação, mas se dedique também a você. Se você está feliz,;se cuidando, se divertindo, porque o incômodo dele? Te digo isso porque já fui assim, controladora, de querer atenção pra mim. Mas na verdade, eram feridas minhas que queriam ser preenchidas e curadas. Sempre defina limites. Sou muito intensa, e a pessoa com quem me relaciono é menos. E nisso, tenho aprendido muito. Sempre fique atenta e defina limites.
Controle em nenhum relacionamento é bom. Se ele já age assim agora que vocês estão se conhecendo, isso já é sinal vermelho.
Você ajudou e muito. Agora vou processar tudo isso. Obrigada, Manu
Acho que é vídeo mais importante desse canal resolvi até comentar❤
Foi muito instrutivo e acolhedor, Emanuel. Obrigada!
Conteúdo sensacional! 👏👏👏
Bom dia Emanuel. Como saber se a escolha q eu estou tomando é para não sofrer a dor do abandono de novo ou é uma escolha baseada em perceber oq está acontecendo e tomar a escolha baseada no meu desejo de não querer aquela situação específica?
nem assisti o video, entrou aleatoriamente, mas curti pois puts, otima captaçao de audio e imagem bjos
Estou adorando os vídeos e estão sendo muito esclarecedor. que tal um vídeo de ""ferramentas" para não cair sempre na opção do prazer momentânea?
Muito boas as reflexões! Fizeram sentido aqui!
Queria um vídeo falando mais sobre o livre arbítrio. Nessa parte eu fiquei: 😲!
Eu tbem kkk
Esses vídeos estão salvando a minha terapia e claro, o meu entendimento pela minhas escolhas, minha vida!! Obrigada 😍🥰
Obrigado!!! Simplesmente fantástico, muito esclarecedor. Muito obrigado
Emanuel é preciso .
Concordo 🙏 plenamente!
Gratidão, Manu.
Manu, mais um vidro espetacular. Muito obrigada!
O que vc acha sobre a mente ficar mais confortável em uma situação de conflito que a pessoa (no caso eu, kkkkk) conhece, sabe lidar, saber como "brigar" e "driblar", do que uma situação boa, agradável, mas que não se é acostumado, não se sabe direito como sentir aquele prazer, tem desconfiança daquela situação boa, como se fosse o prenúncio do fim, afinal as novelas e romances medíocres mostram que tudo fica bem quando chega o final? O que vc acha dessa ideia?
Agradecida pelo conteúdo !!!
Os vídeos são longos, mas eu vejo e revejo todos ATÉ O FINAL kkkkkk
Cara, que video! Fez tanto sentido para mim. Obrigada.
Realmente acho que aquilo que chamamos auto-sabotagem não é resultado de querermos fazer mal a nós mesmos, porém acho que há em nós o EGO, aquilo que Eckhart Tolle -- o autor do livro O Poder do Agora -- chama de o pequeno eu ou o eu ilusório, aquela voz na nossa cabeça que, para se individualizar, manter-se separado dos outros e sobreviver é capaz de nos fazer os piores males. Na verdade é este eu ilusório que nos sabota, não o nosso verdadeiro EU.
Digo isso porque eu mesmo me auto-sabotei muitas vezes, mas não entendia o por quê disso. Agora, com a leitura dos livros de Eckhart Tolle entendo perfeitamente por que isso acontece.
ótimas explicações!!!
o índice tá sensacional!!
Que vídeo perfeito (e dolorido) 😢