Ola, amigo! Realizie uma comora de uma panela de pressao eletrica. Porém, o visor fica piscando durante o uso e isso nao acontece nas outras 3 panelas de conhecidos. Posso solicitar a devolucao mesmo depois de ter usado uma vez?
Se você pedir dentro dos 7 dias, tendo comprado online, pode, porque é direito de arrependimento. Se passou esse período, é questão de defeito do produto. Nesse caso você tem 90 dias para reclamar e, uma vez reclamado, eles têm 30 dias para resolver. Se eles não resolverem em 30 dias, aí você pode pedir a devolução do dinheiro.
Comprei 2 perfumes pelo mercado livre mas infelizmente detestei quando chegaram, um tinha cheiro de produto de limpeza e o outro um cheiro bem ruim de coisa velha. Pedi a devolução poucas horas depois, estou com medo de mao aceitarem pq abri o plástico (lacre) que vem em volta da caixa, mas se não abrisse não teria como experimentar e saber se é bom ou não...
Oi, Letícia! 🔹 Você está certa em se preocupar, mas fique tranquila. O fato de você ter aberto a embalagem (o lacre) não faz com que você perca o seu direito de arrependimento. No caso de compras feitas pela internet, como no Mercado Livre, você tem o direito de desistir da compra em até 7 dias corridos após o recebimento do produto, conforme o Código de Defesa do Consumidor (art. 49). 🔹 Esse direito existe justamente porque, ao comprar pela internet, você não tem como testar o produto antes de recebê-lo. E, como você mesma mencionou, se não tivesse aberto a embalagem, não teria como saber se gostou ou não dos perfumes. Então, mesmo que o lacre tenha sido rompido, você ainda pode solicitar a devolução, desde que esteja dentro desse prazo de 7 dias. 🔹 O importante agora é seguir os procedimentos de devolução que o Mercado Livre indica na sua plataforma e explicar que você está exercendo o seu direito de arrependimento. 👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
boa tarde, comprei pela internet 2 produtos, porém ao chegar constatei que veio 3 a mais. Entrei em contato com a empresa informando o erro, porém eles me pediram pra enviar os três a mais para eles. Porém o problema e que eles querem que eu va até um ponto de coleta, mais esses pontos de coletas são longe da minha residência, avisei que não e viável pra mim ir ate esse pontos de entregas. Avisei que também podem retirar o produto na minha residência. Os mesmos disseram que não fazem coleta na residência. Minha dúvida é, estou cometendo algum erro em não ir onde eles querem pra enviar o produto. Caso poder tirar essa dúvida ficarei grato.
olha, o IDEAL é você fazer algum esforcinho para levar. Mas, particularmente, eu entendo quem, por tratar-se de erro deles e você ter avisado e proposto a devolução, não tem como eles alegarem que você está cometendo algum ilícito. Guarde todas as provas possíveis dessas conversas que você teve com eles.
Comprei um smartphone na amazon e quero a devolução, estou dentro do prazo de 7 dias, porém retirei o lacre que fica na parte traseira do celular(para verificar possíveis amassados, arranhões diferença de cores ou outros defeitos),mesmo sem o lacre ainda tenho direito de arrependimento?
Comprei um colchão e na primeira noite, doeu muito, muito duro. A loja me fez assinar um termo de compromisso que eu não posso trocar? Esse termo é legal? Posso trocar o modelo, por outro mais macio?
Ola vendi um Iphone 15 pro max pelo mercado livre, lacrado e novo, porem o comprador quando recebeu deslacrou o aparelho, ativou e se arrependeu alegando que as fotos eram ruins, pergunto se sou obrigado a aceitar tal tipo de situação. Se posso estornar com um valor de desagio? Pois ele deslacrado e ativado ele ja inicia a garantia apartir daquela data perdendo no minimo 20% do valor. Obrigado
Olha, essa é uma situação muito ingrata para você. Mesmo que você não seja um vendedor de celulares, anunciou pelo mercado livre, que é um fornecedor nos termos do código de defesa do consumidor. Logo, o comprador tem o direito de exercer o arrependimento e receber o valor de volta integralmente. Você poderia, quando muito, discutir esse prejuízo contra o mercado livre, mas, ainda assim, sem muita chance de êxito. Teria que dar uma lida nos termos do ML para ver se ele explica ao vendedor sobre o direito de arrependimento. Se não tiver nada, dá para tentar mitigar o prejuízo.
Comprei uma esteira eletrica usada , no mesmo dia que fui usar , com apenas 10 minutos de uso ela parou e nao ligou mais , posso pedir meu dinheiro de novo?
Ola Dr boa noite,comprei algumas cortinas e depois de alguns dias devido a apresentar problemas no produto levei para troca,porem a loja disse que a politica da empresa nao aceita a pesa fora do saco original,isso é aceitavel por lei?
deveria ter um limite de devolução ja pensou tudo que os espertinhos comprar forem querer devolver causando prejuizo as lojistas e transportadoras. comprar é coisa seria e nao ficar brincado de comprar e devolver. leia o anuncio antes vejas as indicaçoes antes pesquise preço e so depois compre.
Olá ! Em caso de peça USADA: a cliente recebeu a roupa, usou no mesmo dia para uma festa, mas alega que usou por pouco tempo porque disse que a roupa apertou, e logo teve que tirar. Agora quer a devolução do dinheiro. Devo devolver ??
Comprei uma impressora porem tirei o lacre do cartucho e coloquei o cartucho na impressora nao imprimi nada, so liguei e desliguei (fui ver um video e me arrependi da compra) comprei na kabum porem estava lendo a cláusula e estava escrito q n pode ter violação de lacre, posso trocar ou nao? Tenho medo de tantar trocar e eles nao aceitarem e eu terq pagar o frete atoa
Oi boa noite, eu tenho uma duvida! Comprei uma roupa via loja virtual e no mesmo dia em q chegou me arrependi, foi aberto o inquérito por mim para devolução, falaram q ate 7 dias eu podia enviar um formulário para passar pro setor d reembolso e ver se foi aceito. Após isso dois dias depois enviei o formulário junto com a pergunta se somente o formulário tinha o prazo de 7 dias para ser mandado, pq eu n sabia dessa politica de arrependimento, e n fui respondida! Iniciei tudo isso numa Quarta e ontem outra quarta-feira deu 7 dias e me disseram q n iriam mais receber meu produto, a MINHA DUVIDA É: para arrependimento é 7 dias e para o consumidor enviar o produto de volta n é um prazo de 90 dias visto pela lei?
O prazo para reclamar é de 7 dias. Não há um prazo para devolução em si na lei, devendo ser algo acertado entre as partes. Mas eu não entendi bem. Eles avisaram que tinha 7 dias após a reclamação para você enviar de volta no correio? Te deram as instruções de como fazer isso?
Bom-dia Dr comprei um colchão na loja física, e paguei o frete pra entregar no mesmo dia, mais o colchão está muito mole e tá me deixando com dores no corpo, posso pedir o estorno ,comprei na terça falta 3 dias para dar os 8 dias de arrependimento.
Comprei um microondas com a voltagem errada e fiz a devolução mas na hora de embalar esqueci de colocar o manual junto pra devolução e agora não aceitaram a devolução por conta desse manual que não foi junto, me disponibilizei a enviar o manual mas até agora não obtive resposta, a compra foi pelo mercado livre, será que meu caso tem solução?
Entendo que sim. É muito desproporcional não acatar em razão da falta de um manual. Mas preciso de mais detalhes da situação para entender melhor. Foi troca ou devolução do produto com pedido de devolução do dinheiro? Foi quanto tempo após a compra? Faz quanto tempo que negaram a devolução e você disse que enviaria o manual? Manda uma mensagem para a gente com os detalhes e veremos se podemos ajudar. O link de contato está no primeiro comentário fixado!
Comprei um tênis adidas pelo aplicativo da centauro, usei uma vez e doeu meu pé , muito desconfortável , posso devolver já q usei pela primeira vez e não gostei ?
Vendi uma mentoria particular dei suporte no whatsapp, análise páginas etc. Liberei o treinando a pessoa consumiu tudo ate no ultomo momento faltando 2 horas para encerra o dia ela me pediu o rembolso é justo isso ? Teve acesso minha mentoria so falou que precisava do dinheiro
Me tira uma duvida por favor? Comprei um celular ontem pela shopee, usei ele pra testar mas não gostei do desempenho em jogos, posso formatar e devolver? Obviamente eu tive de tirar o lacre da caixa mas o celular está intacto. E se sim, nesse caso o celular não vai mais poder ser vendido como novo certo? Então o que acontece com ele? A loja fica no prejuizo? Eu não quero prejudicar a loja mas tbm paguei caro nele e não me serviu...
Sim, você pode devolver, vale o direito de arrependimento. Quanto à loja, sim, ela pode vender novamente. Contudo, com certeza terá que vender por um preço mais barato. Várias lojas virtuais, quando você entra, você encontra uma página de "outlet" de eletrônicos. Geralmente são produtos devolvidos por direito de arrependimento que eles voltam a vender com desconto.
Olá Dr, comprei um airfryer no Mercado Livre, mais quando eu estava preparando um alimento, eu notei que a gaveta dela não abria e fechava perfeitamente, sempre travava, queria sabe se posso devolver por causa disso e se tem algum problema eu ter usado o eletrodoméstico?
Se está nos primeiros 7 dias, é só exercer o direito de arrependimento - mesmo tendo testado. Se já passou dos 7 dias, você tem que reclamar do defeito e eles terão 30 dias para resolver.
Olá. Comprei uma cafeteira elétrica pelo ML. Depois de testar, me arrependi, pois não tem a qualidade que esperava. O problema é que usei uma vez e o café já impregnou. Principalmente no filtro que vem junto. Até ficaria com ela para não prejudicar o vendedor, mas o valor é relevante. Mais de 600 reais. A devolução é garantida pelo ML, mas o vendedor é obrigado a aceitar?
Bom dia … Quando é na compra de um serviço ,por exemplo : Comprei um pacote para correção de 8 redações no valor de 500,00 porém usei somente 5 correções ,o meu pacote tem só mais 4 dias de validade ,eu posso perder essas 3 correções que ficou sem fazer ?Pois minha ideia era usar futuramente. No entendo ,se isso foi previsto no contrato eu posso perder?
Não se se entendi muito bem a situação. Se o que você está perguntando é se o vendedor do serviço pode limitar no tempo a quantidade de serviços prestados, então a resposta é sim caso isso tenha sido esclarecido antes de fechar o contrato.
@@lsadvs acho que me expressei mal … Eu paguei 8 correções de redação ,porém só usei 5 .Ademais a prestadora do serviço falou que eu tenho somente mais 4 dias de acesso ,se eu não usar irei perder o direito de ter as correções das 3 redações restante que sobrou do pacote de 8 redações …isso é certo ? Te agradeço pela resposta …boa tarde !
Olá estou totalmente desesperada,comprei um celular na loja física, nao gostei,nao testei ele na loja,cheguei em casa,testei e nao gostei isso tem apenas um dia,posso cancelar a compra?
Boa tarde! Eu comprei na prestacao a um prestanista . paguei 3 meses mais estou com problema de saude e nao posso pagar mais . entao falei bem explicado pra ele a minha cituacao qie nao podia mais pagr por causa desse problema mais o cobrado disse que quer o Dinheiro de todo jeito e que nao aceita devolucao me ajuda por favor
Estou vendo dois tipos de tv, oled e mini led, posso comprar abrir ambas e ver qual é melhor e me arrepender de uma delas e devolver nesses 7 dias? Teria que ligar e ver a imagem de ambas antes… pq ficamos vendo review na internet mas é diferente de ver pessoalmente, e as lojas não tem ambas para ver pessoalmente.
essa lei é absurda dever ter os espertinnhos que compram so para testar e depois devolver abre a embalagem fuça deveriam idenficar esses clientes nao gratos.
Bom dia Amigo gostei do videos, mas eu ainda tenho uma duvida. Comprei um impressora epson que tem quer se abastecida, mas apos fazer os teste eu não gostei dela, eu posso estar fazendo a devolução dentro do prazo dos 7 dias?
Comprei um forno pela internet e ao chegar abri a embalagem fiz os primeiros passos para o uso. Ficamso animados 3 logo usamos... Mas no outro dia constatamos alguns defeitos no mesmo. Nao tenho a intenção de devolução e sim de trocar. Tenho o direito?
Então... o DIREITO em si é de devolver e receber o dinheiro de volta. Mas toda empresa prefere trocar do que devolver o dinheiro. Mais vantajoso, via de regra.
Boa noite comprei uma cafeteira no site da nestle e capsulas tbm eles não querem aceitar a devolução so da cafeteira alegando que eu abri a caixa e considerar que o produto foi usado e eu quero ficar com as capsulas e devolver so a máquina pq nao gostei da basica e quero a plus mas eles falarm que não posso so devolver a máquina. Isso esta certo ? Eu nao ganhei as capsulas eu comprei elas e a máquina mas so quero devolver a maquina e eles não aceitam. Vou fazer reclamação no site do Procon e no reclame aqui pq eles não estão respeitando o código de defesa do consumidor. Não compro mais no site da neste dolce gusto pois eles dificultam a devolução
Pelo que entendi, as capsulas são compradas como item separado, correto? Estão você está coberta de razão. Se eles não resolverem com reclamação, pode mover uma ação.
Comprei um celular que a vendedora disse que era bom pra jogar e era ótimo a câmera e Áudio ela mostrou um que tava aberto para amostra e o meu ela buscou novo so que quando cheguei em casa abrir e fui testar a câmera e o áudio e são horríveis o audio sai chiando e do nada sai dos aplicativos comprei sábado ontem e posso devolver segunda?
Olá! Vamos entender sua situação: 🔹 Compra em loja física: Se a compra foi feita diretamente em uma loja física, infelizmente, você não tem direito ao arrependimento. Esse direito, previsto no Código de Defesa do Consumidor, só se aplica para compras feitas fora do estabelecimento comercial (como online, por exemplo). 🔸 Propaganda enganosa ou defeito?: No entanto, se o celular que você comprou tem características muito diferentes daquelas que foram prometidas pela vendedora - como o áudio chiado e a câmera ruim -, você pode alegar que houve defeito ou propaganda enganosa. Se essas falhas forem consideradas discrepantes do que foi anunciado, a empresa terá 30 dias para resolver o problema. O problema, de fato, é comprovar isso. Seria mais fácil comprovar que as características são ruins para a própria informação do aparelho (por exemplo, demonstrar que a caixa diz que a qualidade é X mas, na prática, é muito menor). 📌 Como proceder nesse caso? Volte à loja com o celular e apresente sua insatisfação. Converse com eles. Dica: Grave a conversa! se alguém assumir algo por lá, isso será uma ótima prova para um eventual processo. Se as características forem realmente consideradas defeitos, eles terão 30 dias para consertar ou trocar o aparelho. Se após esses 30 dias o problema não for resolvido, você terá direito a: Substituição do produto por outro igual. Devolução do valor pago. Ou um desconto proporcional ao defeito. Espero ter ajudado! Se precisar de mais esclarecimentos, estou à disposição. 👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
Bom dia comprei ima moto dia 27 de agosto financiamento pelo banco Santander posso devolver ela comprei por impulso. Mais eu retirei da garagem um dia depois. Hj faz 11 dias q tou com ela. Posso devolver?
Bom dia. Comprei pelo Mercado Livre uma máquina extratora dessas que fazem a sucção de sujeira e líquido em colchões, estofados etc. Utilizei a máquina 1 vez e não gostei do resultado, pois, na minha avaliação, ela é muito fraca e não suga direito o líquido. Ainda estou no período de arrependimento e gostaria de saber, mesmo tendo utilizado essa única vez, se tenho o direito à devolução do produto com o reembolso da quantia paga.
Olá, bom dia, Ralffer! 😊 Sim, você tem o direito de devolver o produto e receber o reembolso, mesmo que já tenha utilizado a máquina, desde que esteja dentro do prazo de arrependimento. 📌 Direito de Arrependimento: Pelo Código de Defesa do Consumidor, no caso de compras feitas pela internet, como no Mercado Livre, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra em até 7 dias corridos a partir da data de recebimento do produto. 📌 Produto utilizado: Mesmo que você tenha usado a máquina uma vez, isso não impede o exercício do seu direito de arrependimento. O importante é que o produto seja devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, ou seja, com a embalagem original (preferencialmente) e todos os acessórios, se houver. 📋 O que você deve fazer: Entre em contato com o vendedor pelo Mercado Livre e solicite a devolução, informando que está dentro do prazo de arrependimento. Se quiser, explique que usou o produto uma vez, mas que não ficou satisfeito com o resultado, e deseja devolver a máquina. Mas fique atento: o direito de arrependimento pode ocorrer de maneira imotivada, ou seja, se não quiser, não precisa explicar o motivo. O Mercado Livre tem um processo simplificado para devoluções, geralmente gerando um código de postagem para você enviar o produto de volta sem custos. 👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊 Espero que isso te ajude!
@@lsadvs Muito obrigado pela resposta. Decidi limpar e guardar o aparelho na caixa com todos os itens que vieram junto e devolver ao vendedor. Dando certo ou não, volto aqui para compartilhar a experiência. Mais uma vez, muito obrigado!
Fiz um compra no mercado livre, testei o produto e não gostei. Devolvi em perfeito estado, com embalagem original e todos os acessórios. Eles recusaram a devolução alegando marcas de uso o que segundo eles fere as políticas da loja. Eu estou certa de que não havia marca alguma. Isso está correto?
Se você garante que não havia qualquer marca de uso, cabe a eles provar que tinha - inversão do ônus da prova no direito do consumidor. Como você garante que não tinha, eles não têm como provar, então a devolução é devida.
Boa tarde! Comprei uma cafeteira e não gostei. Quero pegar uma mais cara por conta da qualidade, recebi na sexta e fiz a devolução no domingo. Porém, eu cheguei a abrir a cafeteira. Será que mesmo assim consigo realizar a devolução?
Olá! Comprei um compressor de ar condicionado para o meu carro especificado no anúncio do mercado livre que era o que eu precisava, o mecânico precisou apenas fixá-lo para ver ser de fato serviria ou não. Não chegou a ligar. Fiz a devolução pois não serviu. O vendedor recusou a devolução alegando que existe avaria/marca na parte de fixação. Coisa muito pouca que sai facilmente polindo. Visto que é uma peça mecânica que não necessita cuidados como uma peça de exposição, e ainda necessita de fixar no carro para comprovar se serviria. Tenho o direito de ir atrás de meus direitos de receber o valor total de devolução?
ps.: se reclamou dentro dos 07 dias, deve ter a devolução imediata. Se foi depois dos 07 dias e reclamando pelo defeito, aí eles têm o prazo de 30 dias para resolver da forma que for melhor para eles antes de você ter o direito de exigir o dinheiro de volta.
Comorei uma naquina de lavar, e usei. No segundo dia, percebi que nao tem a função que eu queria ( secar) posso devolver mesmo jogando fora algumas embalagens e montado ela ? Tenho a caixa e o isopor .
Oi então eu comprei uma prancha alisadora de cabelo na casa ê video tem 3dias más ela não esquenta como esta na embalagem lembrando la tem tomadas para testar porem o teste é sê ta ligando ê esquentando ê nisso não dd pra deixar o tempo necessario para o uso será que posso desiatir ou eles só vão trocar por outra?
Olá, Pamela! Pelo que você mencionou, parece que a compra foi feita em uma loja física. Se for esse o caso, o direito de arrependimento (que permite desistir da compra em até 7 dias) não se aplica a compras feitas em loja física, ele só é válido para compras feitas fora do estabelecimento, como pela internet. 🔍 Sobre o produto com defeito (vício): Se a prancha alisadora não está funcionando como deveria, ou seja, não esquenta corretamente como indicado na embalagem, isso pode ser considerado um vício do produto (defeito). Nesses casos, você tem o direito à troca, conserto ou até à devolução do valor pago, conforme o Código de Defesa do Consumidor. 📋 Como proceder em caso de vício do produto: Entre em contato com a loja: Volte à loja e explique o problema. Eles devem te oferecer a troca por outro produto igual, o conserto ou, se o problema persistir, até a devolução do valor pago. Prazo de 30 dias para resolução: A loja ou o fabricante tem até 30 dias para resolver o problema, seja por meio de reparo, substituição do produto ou reembolso. Se eles não resolverem dentro desse prazo, você pode exigir: A troca do produto por um novo, Devolução do valor pago, ou Desconto proporcional para ficar com o produto mesmo com o defeito. ⚠️ Conclusão: Se o produto não esquenta como deveria, você pode acionar a loja com base no vício do produto. Eles devem corrigir o problema dentro de 30 dias, e, se isso não acontecer, você pode exigir uma troca, reembolso ou desconto. 👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊 Espero que isso tenha ajudado a esclarecer sua dúvida! Se precisar de mais informações ou ajuda, estou à disposição.
Ola comprei um vestido de festa lindissimo que diz ser dourado que é a cor que a noiva escolheu pra maes dos noivos usarem , fui ate a loja fisica vesti ele devido a iluminacao quente ele ficou mesmo realmente dourado por conta das pedrarias mas chegando em casa olhei ele a luz do sol ele esta rose saindo totalmente do tom de dourado o q devo fazer ?
Me tira uma dúvida, comprei um curso pela internet. O material do curso não veio e eu mandei cancelar o curso, porém eles não cancelaram e querem me obrigar a pagar as parcelas.
Boa noite Dr, comprei uma lavadora na loja física, quando a lavadora chegou na minha casa, usei ela, mas depois percebi que não veio o mesmo modelo que eu escolhi na loja Posso devolver a lavadora?
Comprei um patins para o meu filho, ele usou por alguns minutos para testar e percebeu que ficou apertado. Não estragou o produto, mas existem pequenas marcas de uso. Ainda consigo trocar?
É.... marcas de uso que não saem (imagino que seja o caso, pela sua pergunta) é bem complicado quando o assunto é direito de arrependimento. Não tem como eu responder sim ou não, teria que ver na prática o que acontece. Mas minha OPINIÃO: a menos que as marcas tornem o produto impossível de ser revendido ou diminuam absurdamente o valor de revenda, mantém-se o direito de arrependimento.
Boa noite! Comprei uma sanduicheira pela internet (escolhi a da melhor marca e com o maior preço), utilizei a primeira vez, no entanto não atendeu a nem 50% das minhas expectativas: o alimento não fica crocante, e é muito mais fraca do que outra que possuo em casa. Fiz a primeira utilização conforme manda o manual, passando um pouco de manteiga na superfície. Após isso, fizemos o primeiro uso do aparelho, e logo após a limpeza. Por conta da manteiga, a superfície ficou bem levemente melada. Mesmo após a primeira utilização do produto, posso solicitar a devolução? Está intacto, sem nenhum risco ou marca de uso, mas realmente estou arrependido da compra. Obrigado!
boa noite, vendi um produto de decoração pelo mercado livre, hoje depois de 59 dias o cliente quer devolver, alegando que nao usou. sou obrigado a receber de volta? nao seria somente 7 dias ?
A menos que no próprio ML tenha tido alguma promessa de devolução imotivada por prazo maior, o direito de arrependimento é só nos 7 dias. dentro de 90 dias pode haver reclamação por defeito, mas por simplesmente não ter usado, não.
Eu vendi um aparelho 120V, claramente descrito no site como 120V, o comprador cancelou a compra após receber o produto alegando que a voltagem nao estava descrita no site, mas está bem clara, assim como na embalagem também está. Quando ele pediu devolução, perguntei se estava lacrado e ele disse que sim, porém, ao receber de volta, estava faltando os isopores e o manual, alem do receio dele ter ligado em voltagem errada. A pergunta que fica, mesmo ele alegando que comprou a voltagem errada, estando essas informações claras no site e na embalagem, ele nao deveria nem ter aberto a caixa que estava lacrada, ou seja, por total desatenção do comprador eu ainda tenho o dever de devolver o valor integral do produto, estando ele completamente inviável para revenda?
Antes dos 7 dias, mas se não era a voltagem desejada, ele não deveria ter aberto, ainda assim, devolveu sem os isopores de proteção e o manual, ou seja, o aparelho solto na caixa e ainda não testei, tenho receio dele ter queimado o aparelho.
@@alessandrodb-br9894 Então, aí é complicado. Se ele pediu antes dos 7 dias, é direito de arrependimento - e o direito de arrependimento pode ser imotivado. Logo, a confusão dele com a voltagem não faz diferença. Por isso perguntei, se fosse após os 7 dias, aí a história seria outra. O entendimento majoritário, hoje, é no sentido de que, mesmo tendo aberto, ele mantem o direito de arrependimento. Contudo, se ele queimou o produto, aí sim você poderá alegar abuso de direito. Eu recomento FORTEMENTE que você GRAVE todo o processo de abertura da caixa e teste para ver se está queimado, pois caso haja uma discussão judicial em razão do ocorrido, será seu o ônus de provar que o produto foi devolvido queimado.
Fiz uma compra em uma fornecedora de lingerie, as compras chegaram mas muitas peças vieram com defeito. Paguei frete e como parcelei em 2x, teve um pequeno acréscimo. Eles devem me devolver todo o dinheiro, incluindo o frete e acréscimo do crédito ou apenas o valor à vista dos produtos?
É um pouco complicado de responder sua questão porque não consegui identificar se você é revendedora ou consumidora. Se for consumidora, eles têm que devolver o valor incluindo tudo o que você gastou (frete, por exemplo). Se você é revendedora, só vendo os detalhes do caso para poder responder.
Olha minha situação, acabo de compra uma moto, fiz o test rider, e logo após 2 dias fiz a transferencia pix para a concessionária, 2 semanas e a moto ainda não foi entregue, passando o prazo que o vendedor havia me falado, tudo em comunicação com o vendedor, não assinei nenhum documento até então, queria ser ressarcido e desistir da compra, seria possivel ?
Se você tiver a prova da promessa de entrega num prazo X e esse prazo tiver passado em muito, entendo que é possível desistir do negócio por descumprimento da parte do fornecedor.
Comprei um produto na Banggood, pedi a devolução antes do prazo de 7 dias, mas estão querendo me cobrar uma taxa de 30 Euros para a devolução do produto. Estou tentando desde 22/11/2023 tentando resolver. alguma dica do que posso fazer? Obrigado
Boa noite, tenho uma dúvida, compre um gamer no face vendas, marcamos no wts de se encontrar na casa dele, n deixou eu entrar, estava a noite, n vi o produto, falou que durava 6 hrs a bateria, n dura nem 4 hrs, falei menos de 1 hr depois que comprei que queria o dinheiro de volta, ele falou para eu buscar meus direitos . Tenho direito ?
Pelo que entendi, não é uma loja nem um vendedor profissional, apenas alguém vendendo algo que não queria mais, certo? Se for isso, não tem direito de arrependimento e os tribunais tendem a entender que você assumiu o risco comprando sem testar - teria que comprovar de maneira muito clara e objetiva o dolo do vendedor para desfazer o negócio, o que seria muito difícil.
comprei um aspirador de pó e ao usar percebi que as rodinhas vão arranhar o meu piso com o decorrer do tempo. posso devolver? o produto chegou hoje na minha residência
Ola comprei um aparelho celular e na especificações do aparelho garanti que e resistente a água ate 1,5profundidade trabalhei com ele uns 10minuto na garoa e sofrei defeito foi pra autorizadao feito reparo e continua com o mesmo defeito cabe recurso com a marca ,agoro me sinto lezado e perca da garantia do aparelho ,?
Dr. Quando a pessoa compra e não paga, marca várias datas falando que vai pagar e não paga, posso exigir a devolução do produto mesmo usado já que ela diz que não tem dinheiro?
Fiz duas compra no site de cosméticos, total de 4 itens em uma caixa e 2 itens em outra, frete grátis, tive um emprevisto grave questão de saúde, só posso ficar com 1 item de cada caixa, quero devolver os outros, mais a loja esta me cobrando frete pra devolução R$19,00 cada caixa. Isso é correto?
Se eu comprei uma tv na loja fisica, ja levei uma que estava na prateleira, e quando cheguei em casa ela nao fazia uma das funçoes direito (no caso nao espelhava o youtube direto) e a vendedora me disse que ela tinha bluetooth e nao tinha, tem alguma maneira de desistir? Eu fui la e peguei na hora, arcando com o frete.
Se comprou na loja física e ela não funciona com todas as funções que deveriam, você tem o direito de reclamar pela garantia de 90 dias. nesse caso, não é arrependimento. A loja terá 30 dias a partir da reclamação para resolver o problema. Se não resolver, aí você pode pedir seu dinheiro de volta.
Doutor,eu comprei uma capinha de celular na loja do meu bairro,mas o produto estava com um certo defeito,pois ele tampava o flash do meu celular. Posso ter meu dinheito de volta? Detalhe: eu aceitei a capinha de um outro modelo de celular, pois a moça(caixa) disse q daria certo no meu modelo tbm. Isso n faz nem dois dias
Se a compra não foi pela internet, você não tem direito de troca imotivada. Seu direito é de reclamação por defeito. No caso que você relatou, houve defeito de informação: informaram que a capa servia num modelo que não serve. Nesse caso, eles têm 30 dias para te dar uma capa com as mesmas especificações que sirva no seu modelo ou devolver seu dinheiro. Se não resolverem a situação em 30 dias, aí você tem o direito de exigir o dinheiro de volta.
Comprei uma cama na loja, porém quando usei percebi que ela era pequena pro meu tamanho. Posso pedir a devolução do produto e o cancelamento da compra?
Ola estou com um problema comprei 4 bicos injetores no mercado livre valor de 5 mil reais foi instalado pelo mecanico mas estão com defeito as peça reclamei a loja online mas está recusando a devolução eles dizem que foi mal intalacao do mecânico sendo que esta na nova fiscal que o produto tem 90 dias de garantia . Que posso fazer nesta situação?
Dr forneci um produto para um órgão e o produto foi recusado, ia fazer a troca mais quando recebi o produto percebi que o órgão marcou todos com tinta que não tem como retirar pq vai manchar o meu produto oq posso fazer?
Bom dia, Comprei um kit de maquilhagem numa loja física, porém quando abri a embalagem vi que não era do número que me servia, na mesma hora fui à loja pedir para trocar por um outro (na cor certa), mas a loja não aceitou a troca, estou no meu direito pedir a troca? Att: não cheguei a usar o produto
Não, pois a compra foi na loja física. Só teria direito se o seu engano ocorresse porque a publicidade de levou a erro, o que, pela sua mensagem, não parece ser o caso.
Olha.... dá até para discutir, mas eu acho que se isso cai na justiça, será decidido que não há direito de arrependimento. Como é uma questão de interpretação da norma, diferentes juízes podem dar diferentes decisões sobre isso.
Boa tarde , conprei uma tv pela internet , retirei na loja fisica , levei pra casa , e nao gostei da tv por vários motivos . Quero exercer meu direito de devolucao por arrependimento. Tem apenas dois dias da compra Porém nao tenho mais a cauxa da tv. A loja pode recusar a devolucao do produro pelo fato de não ter a embalagem original?
Olha, o entendimento geral é de que se só falta a caixa (uma caixa de papelão) mas você tem todos os itens e a tv sem nenhum tipo de avaria, então ainda pode exercer o direito de arrependimento.
Dr. comprei um patins no Mercado Livre e obviamente tive que testar o mesmo, testei na garagem de casa e nao foi nem uma hora pois o patins tem uma qualidade muito ruim, tive que testar para saber se iria caber etc, nao aceitam devolução pois tem marcas de uso, pode isso? Pois penso que, como eu iria saber se o patins era bom sem testar no pé antes? Testei no dia que chegou e reenviei no outro em seguida, tudo dentro da embalagem certinho, recusaram a devolução, mas posso me arrepender da compra Ainda estou nos 7 dias... E eles estão certos?
Tem que ver o que é que está sendo chamado de marca de uso. Se for o simples fato de a caixa ter sido aberta e o produto calçado, não. A marca de uso que inviabiliza o direito de arrependimento é aquele que, para além do necessário, diminui o valor do produto, como riscos e sujeira.
Gostaria de saber sobre um produto que depois de 10 meses estão me cobrando, sendo q me arrependi da compra acho q em menos de 10:00 depois q fiz a compra, e depois de todos esses meses estão me cobrando o valor ou o produto de volta, sendo q por mim não foi recebido! Tbm costa que foi entregue em minha residência.
Me tira uma dúvida por favor! Eu comprei um karaokê de 1.300 pela imaginarium fui na loja física, hoje testando melhor o produto e vi que ele tem uma baixa qualidade pelo o valor que foi pago liguei na loja para me informar como solicitava o reembolso e falaram que não podia. Mas por exemplo ele vem com dois microfones e quando duas pessoas estão cantando ao mesmo tempo o outro microfone simplesmente baixo sozinho quase não consegue ouvir a outra pessoa cantar e a caixa de som também baixa um pouco a musica quando estou catando eu posso usar esses argumentos para ter o meu dinheiro de volta?
Então.... esse argumento não tem nada a ver com direito de arrependimento (que você não tem mesmo, pois pelo que entendi, foi tudo na loja física). Contudo, se o produto realmente apresenta DEFEITOS que tornam seu uso não condizente com o que se espera, você tem o direito de realizar uma reclamação - eles, então, terão 30 dias para resolver o problema. Caso não resolvam neste prazo de 30 dias, aí sim você pode exigir o dinheiro de volta.
Bom dia comprei um forno mas ele nao assa bem comprei em loja fisica hj faz 6 dias pedi pra devolver mas nao querem eles querem manda um tecnico aqui amanha so que amanha ja vai fazer 7 dias eles falaram que os 7 dias vai comecar por hj que foi o dia que foi feito a reclamacao queria saber se passa de amanha sem devolver o forno perco meu direito de 7 dias ?
Amigo, comprei 7 sacos de cimento de forma online, ele me trouxe até em casa e paguei, só que eu não usei, comprei por conta de uma situação de emergência, tenho direito de devolver o produto e pegar meu dinheiro de volta? Entrei em contato pra devolver no mesmo dia, faz + de 5 dias que estão me passando conversa.
Comprei 😢na loja a tarde no outro dia fui pela manhã de 8 horas 😂.. comprei celular uma marca q não conheço .falei q queria trocar por outro celular sendo do mesmo valor .sendo da marca Samsung ou Motorola .. não trocaram
Certeza não existe em processo nenhum (é triste, mas é verdade). O que existe são probabilidades. A probabilidade de ganhar um processo no qual você tem provas de que exerceu o direito de arrependimento no prazo e o direito foi recusado, é altíssima. De acordo com a qualidade das provas, dá para chegar em 99% de certeza. 👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊 Espero que isso tenha ajudado a esclarecer sua dúvida! Se precisar de mais informações ou ajuda, estou à disposição.
Boa tarde, comprei uma caixa de som com tela, tirei a pelicula mas logo depois eu vi que o produto não era oque eu esperava, posso devolver mesmo tendo tirado a pelicula da tela?
Explicando melhor, é um produto da marca divoom, mas estava com uma logo diferente, “tomate”, uma empresa de eletronicos brasileira, ou seja, ou é uma replica feita pela empresa tomate, ou a empresa avariou o produto, abrindo a caixa e colocando sua logo!
Então eu entrei em contato com o vendedor e estou esperando ele me responder e aceitar a devolução, eu espero que sim, pq o produto custou 400 reais, mas como eu disse, cometi o erro de ter tirado a película protetora, des de ja obrigado pela atenção
@@Andrew-cd3pr Pelo que entendi da história, no caso, a retirada da película não inutiliza o produto nem o estraga. Logo, o direito de arrependimento continua válido.
Se o produto for trocado no caso de compra online por defeito, apos a entrega do novo produto (troca) conta novamente o prazo de 7 dias para arrependimento?
Boa noite! No caso de uma loja on-line que negocia pela internet mas o cliente só efetua o pagamento (fisicamente) no momento da entrega (em seu domicílio) após ter acesso ao produto e conferir tudo (se é mesmo o que ele queria, se não possui danos, etc), se aplica o direito de arrependimento?
A lei fala de compra fora do estabelecimento do fornecedor. Se você comprou fora da loja e ainda pagou fora da loja (você disse que pagou em sua casa), então aplica-se o direito de arrependimento sem dúvida.
@@guilhermefreire6014 Necessário não é, mas é interessante dar uma pesquisada antes de propor a ação para ver se realmente não tem cnpj. Um método de pesquisa, só por exemplo, é a procura do dono do site no Whois. Outra é procurar pelo endereço no site da junta comercial do estado.
Fui ate uma loja de roupa e Comprei um vestido numa loja que nao me serviu ,queria o dinheiro de volta .posso exigir?, a moça disse q nao devolve mas que poderia trocar por outra peça
Comprei um tênis online (no aplicativo da Centauro) e usei ele uma vez, ele ficou apertado nas laterais e então resolvi devolver. Segui todos os procedimentos de logística reversa e fiz a devolução nos correios no dia 24/11, até hoje dia 19/12 não foi estornado o valor e sempre que entro em contato com a loja, eles falam que vão reforçar a urgência desse caso e me dão um prazo. Já é a terceira vez que ligo e eles não me dão retorno no prazo estipulado por eles mesmos, há alguma ação que eu possa tomar para que a minha situação seja resolvida o mais rápido possível?
Olha, se achar que eles não vão mais fazer o reembolso, tem que judicializar. Não tem muito o que fazer fora isso. Se decidir judicializar, tem que esperar terminar o último prazo com o qual concordou e, então, entrar com o processo.
Sobre o valor do frete. Situação hipotética: eu compro pela internet uma carga de tijolos, porém a empresa não faz entregas, então eu tenho que pagar uma transportadora para ir buscar e eventualmente para devolver. Como fica o frete nesse caso?
Dr. Meu caso é o seguinte vendi alguns produtos pelo whatsapp para um ex colega de trabalho e levei até na porta do trabalho dele pra ele, dei prazo de 20 dias pra ele pagar, mas como era muito conhecido nem exigi que ele assinasse nota promissória. Sou Mei, são itens que já vendo, mas tem 6 meses que ele não me paga, tudo indica que ele não vai pagar, pois compra de outras pessoas e paga, mas não me paga posso ir na casa dele e exigir a devolução dos produtos que vendi mesmo estando usado?
Bom dia, comprei uma celular pela internet e utilizei por 3 dias até o atual momento e gostaria de realizar a devolução, porém, junto ao celular veio por exemplo uma fita de papelão para amarrar o cabo do carregador e um plástico para colocar a película, é obrigatório ter esses itens para realizar a devolução? Se eu n tiver n é possível devolver?
Por favor, comprei uma TV pela internet e recebi hoje. Imediatamente tidei da caixa, tirei as fitas adesivas (durex) que que costumam vir grudados nos produtos, instalei, liguei, configurei, usei algumas horas... e me arrependi, não gostei. Posso devolver mesmo depois disso tudo, desde que dentro do prazo dos 7 dias da entrega, está correto? Agradeço demais por sua resposta. Obrigado
Boa tarde, comprei um secador diretamente na loja e quando eu cheguei em casa o produto não entregou o resultado, aí eu fui na loja e tentei comprar um outro ainda mais potente. Nesse mesmo momento eu mandei minha filha ir na outra loja para comprar um produto que nessa loja não tinha. Aí ela me mandou uma foto com o valor que está lá . 650,00 Que na outra loja o valor do mesmo produto estava por 1.000! E ela me mandou ir no outro dia fazer o estorno do cartão. Quando eu fui no dia que ela falou, ela disse que não ia mais fazer o estorno! O que devo fazer?
Comprei um celular na loja física da magazine luiza, a vendedora me informou que a diferença de valores no site e física era apenas 90 reais, porém minha filha foi pagar, enquanto eu ficava olhando algumas coisa, e lá cobraram mais de 200 reais a mais comparado ao site e ela pagou, porém antes de pegar o produto foi até mim, onde vir a diferença de valores, no mesmo instante pedir para devolver a diferença ou então meu dinheiro, me informaram que era obrigação minha conferir, apesar de já ter fechado o valor com a vendera, tem algo que eu possa fazer (nem cheguei a pegar minha compra)?
Sinto muito pela situação que você enfrentou. Vamos analisar o que pode ser feito: 🔹 Direito à Informação Clara e Correta: Como consumidor, você tem o direito de receber informações claras e corretas sobre os produtos e serviços que está adquirindo. Se a vendedora informou que a diferença de preços seria de apenas R$ 90, e no momento do pagamento foi cobrado um valor maior do que o informado, isso pode configurar uma prática abusiva ou propaganda enganosa. 🔹 Direito de Arrependimento: Compra Física: Em compras realizadas em lojas físicas, o direito de arrependimento (que garante a devolução do dinheiro sem justificativa) não é aplicável como ocorre em compras online. No entanto, como você ainda não recebeu o produto e notou a diferença de valores antes de concluir a compra, você pode tentar resolver a questão diretamente com a loja. Negociação com a Loja: Você tem o direito de pedir a devolução da diferença ou o cancelamento da compra, especialmente porque o valor cobrado foi diferente do informado inicialmente pela vendedora. A loja deveria ter honrado o valor informado ou cancelado a venda quando você solicitou. 🔹 Procon e Defesa do Consumidor: Reclamação no Procon: Se a loja se recusar a devolver a diferença ou cancelar a compra, você pode registrar uma reclamação no Procon. O Procon pode mediar a situação e buscar uma solução amigável entre você e a loja. Ação Judicial: Em casos onde a mediação do Procon não resolve, pode ser possível buscar uma solução através de uma ação judicial, especialmente se você sentir que seus direitos foram violados. 🔹 Nota Fiscal e Provas: Guarde a Nota Fiscal: Mantenha a nota fiscal e qualquer outro comprovante que você tenha da transação. Eles serão importantes caso você precise formalizar uma reclamação no Procon ou tomar outras medidas. Provas da Informação Dada: Se você tiver alguma prova, como uma testemunha (no caso, sua filha), de que a vendedora informou o valor errado, isso pode ajudar a fortalecer sua reclamação. 💡 Lembrando: Cada situação é única, e o sucesso em resolver o problema dependerá de como a loja responde à sua solicitação e das evidências que você puder apresentar. 🔹 Conclusão: Se você puder PROVAR que a vendedora te ofereceu um preço e que por mera desatenção você pagou a mais, então sim, é possível pedir a diferença do valor.
Comprei uma mentoria online e infelizmente não gostei. O mentor quer reter 25% do valor pago, justificando que deu uma aula ao vivo, mesmo estando dentro do prazo. Isso é legal?
Ola, tenho uma duvida: tenho uma loja online especializada em impressoras. Ocorre as vezes de cliente abrir os cartuchos ou toner inciar a impressora com eles e ate mesmo fazer alguma impressao e querer devolver depois. Quando impressora usa tinta abrir a garrafa de tinta inserir na mesma e querer devolver. Com isso perdemos todo valor de revenda do produto devido a ser impossivel vende lo como novo, pois o uso fica marcado apos simplesmente inserir os suprimentos na mesma onde ocorre uma inicializacao automática e ja deixando a com vestígios de tinta em seu interior e ocorre o consumo dos suprimentos. Neste caso que envio produto com satus de novo e volta como usado sou obrigado a aceitar a devolução? Não estrapolaria o risco do negocio?
Infelizmente não. A teoria do risco do negócio engloba esse tipo de situação. Só se torna possível discutir quando há indícios de má-fé por parte do consumidor.
Recebemos uma devolução de uma cliente que comprou em nossa loja pelo MercadoLivre, a roupa estava rasgada, com indícios de uso e lavagem. Reportamos o problema ao MercadoLivre, que negou reembolso à cliente, alegando que a devolução dela não cumpria com as políticas de devolução. Agora, a cliente quer o produto que ela usou e danificou de volta, já que ficou sem o reembolso. Podemos enviar o produto de volta à cliente? Há alguma forma de nos protegermos juridicamente?
Olha.... não só pode como deve. Agora, a maneira de se proteger juridicamente já foi: o adequado para o fornecedor é fazer um vídeo abrindo a encomenda e vistoriando o produto para mostrar que o dano foi causado pelo consumidor e não pelo próprio fornecedor depois de recebido. sugiro que adote esse procedimento para as próximas devoluções.
Se foi online e está no prazo que explicamos no vídeo, sim, consegue pelo direito de arrependimento. Se foi em loja física, você deverá reclamar do defeito e eles têm 30 dias pra resolver. Se não resolverem em 30 dias, aí você pode exigir o dinheiro de volta.
Comprei um óculos de grau, me venderam falando que a lente paralela da transitions era perfeita e igual a transitions , porém no sol, Não funciona como me venderam... posso pedir para devolver (devolvo o oculos e eles me devolvem o dinheiro) ?
Se você puder provar que o produto não corresponde à promessa ou à legítima expectativa que um consumidor poderia ter sobre esse produto, trata-se de vício do produto, o que te dá direito à reclamação no prazo de 90 dias. Eles terão 30 dias para resolver. Se não resolverem nesse prazo, você pode exigir a devolução do dinheiro.
Comprei algumas cadeiras em uma loja física das casas bahia, era para entregar dia 02/01 porém só foi entregue dia 10/01. estrapolando os prazos enviados... A cadeira não ficou boa em casa, e gostaria de devolver, posso fazer isso de alguma forma? ainda está nos 07 dias
Muito esclarecedor! Obrigado! Uma dúvida: O cliente solicitou reembolso dentro do prazo de 7 dias. A empresa forneceu o codigo de devolução dos Correios com data de validade de 5 dias corridos. O cliente perdeu o prazo e o codigo expirou. A loja precisa reembolsar o cliente mesmo assim e gerwr um novo código de devolução ou o cliente não poderá mais ser reembolsado? Se puder ser reembolsado, ele que deverá arcar com os custos do envio?
Olha, não tem nada na lei indicando o prazo para devolução. Particularmente, eu entendo que o prazo de 05 dias pode ser muito curto para o consumidor, não respeitando de maneira ampla o direito de arrependimento. Mas isso é mais uma questão de opinião, já que não tem nada na lei e não encontrei nada na jurisprudência a esse respeito. Já quanto aos custos do envio, isso é regulado por decreto: é sempre o fornecedor quem deve arcar com esses custos.
@@lsadvs perfeito! Gratidão por responder. Se o cliente procurar o Procon, ele poderá ganhar algo alegando que são poucos dias, mesmo ele só tendo procurado a empresa 3 dias após o codigo de devolução ter expirado? É que a Shopee, por exemplo, nos dá só 5 dias para devolução. Após os 5 dias, ela cancela o reembolso.
@@andrefalci1904 Então, como eu disse, não tem regra. eu acho que o consumidor está correto nesse caso - não pelo que eu acho certo ou errado, mas pelo fato de que os princípios da lei são protetivos a ele. Eu acho que se ele procurar o procon, o procon tende a dar razão para ele sim. Mas o ruim para você não é se ele procurar o procon, é se procurar a justiça, pois aí, só de advogado e sucumbência, você vai gastar um belo montante.
O prazo não é 30 dias? Outra pergunta, fiz uma compra de uma centrífuga, mas ele não atende mija necessidade pq não vou poder secar cobertas. Usei 1 vez. Por isto a loja diz que não pode receber de volta
Não. 30 dias é o prazo que o fornecedor tem para resolver um defeito quando você reclama por isso. Exercer o direito IMOTIVADO de desistência não se confunde com a reclamação por defeito, que pode ser feita em 30 (produtos não duráveis) e 90 (produtos duráveis) dias. Quanto à centrífuga, se você comprou online e reclamou nos 07 dias, tem direito - a não ser que tenha causado danos à máquina.
Poderia me dizer qual código me diz isso pfv. Eles estão alegando um monte de coisas, inclusive que tenho culpa por não ter me atentado na descrição do produto. Não sei é certo, porém não dava pra ter uma noção do ponto de fazer essa análise. E ainda estão alegando má fé da minha parte, o que é uma tremenda injustiça visto que fui honesta e disse ter usado uma vez. 😢 Q absurdo
Código de defesa do consumidor: Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
📲 ✅Quer Conversar com a gente? Manda um WhatsApp Clicando Aqui:
👉👉 c.lsadvs.com.br/contatoyt 👋🏼👨🏻💼⚖
Sou CNPJ e comprei de um atacadista pq veio com defeito de fabricação, tb se aplica?
Precisa de um tempo de tempo e atenção pra assisitr, mas vale a pena, pois a explicação é perfeita. Obrigado.
Muito obrigado pelo elogio, Flávio!!!
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
Ola, amigo! Realizie uma comora de uma panela de pressao eletrica. Porém, o visor fica piscando durante o uso e isso nao acontece nas outras 3 panelas de conhecidos. Posso solicitar a devolucao mesmo depois de ter usado uma vez?
Se você pedir dentro dos 7 dias, tendo comprado online, pode, porque é direito de arrependimento. Se passou esse período, é questão de defeito do produto. Nesse caso você tem 90 dias para reclamar e, uma vez reclamado, eles têm 30 dias para resolver. Se eles não resolverem em 30 dias, aí você pode pedir a devolução do dinheiro.
Comprei 2 perfumes pelo mercado livre mas infelizmente detestei quando chegaram, um tinha cheiro de produto de limpeza e o outro um cheiro bem ruim de coisa velha. Pedi a devolução poucas horas depois, estou com medo de mao aceitarem pq abri o plástico (lacre) que vem em volta da caixa, mas se não abrisse não teria como experimentar e saber se é bom ou não...
Oi, Letícia!
🔹 Você está certa em se preocupar, mas fique tranquila. O fato de você ter aberto a embalagem (o lacre) não faz com que você perca o seu direito de arrependimento. No caso de compras feitas pela internet, como no Mercado Livre, você tem o direito de desistir da compra em até 7 dias corridos após o recebimento do produto, conforme o Código de Defesa do Consumidor (art. 49).
🔹 Esse direito existe justamente porque, ao comprar pela internet, você não tem como testar o produto antes de recebê-lo. E, como você mesma mencionou, se não tivesse aberto a embalagem, não teria como saber se gostou ou não dos perfumes. Então, mesmo que o lacre tenha sido rompido, você ainda pode solicitar a devolução, desde que esteja dentro desse prazo de 7 dias.
🔹 O importante agora é seguir os procedimentos de devolução que o Mercado Livre indica na sua plataforma e explicar que você está exercendo o seu direito de arrependimento.
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
boa tarde, comprei pela internet 2 produtos, porém ao chegar constatei que veio 3 a mais.
Entrei em contato com a empresa informando o erro, porém eles me pediram pra enviar os três a mais para eles.
Porém o problema e que eles querem que eu va até um ponto de coleta, mais esses pontos de coletas são longe da minha residência, avisei que não e viável pra mim ir ate esse pontos de entregas.
Avisei que também podem retirar o produto na minha residência.
Os mesmos disseram que não fazem coleta na residência.
Minha dúvida é, estou cometendo algum erro em não ir onde eles querem pra enviar o produto.
Caso poder tirar essa dúvida ficarei grato.
olha, o IDEAL é você fazer algum esforcinho para levar. Mas, particularmente, eu entendo quem, por tratar-se de erro deles e você ter avisado e proposto a devolução, não tem como eles alegarem que você está cometendo algum ilícito. Guarde todas as provas possíveis dessas conversas que você teve com eles.
Comprei um smartphone na amazon e quero a devolução, estou dentro do prazo de 7 dias, porém retirei o lacre que fica na parte traseira do celular(para verificar possíveis amassados, arranhões diferença de cores ou outros defeitos),mesmo sem o lacre ainda tenho direito de arrependimento?
O entendimento majoritário é de que sim, tem direito.
Comprei um colchão e na primeira noite, doeu muito, muito duro.
A loja me fez assinar um termo de compromisso que eu não posso trocar? Esse termo é legal?
Posso trocar o modelo, por outro mais macio?
Ricardo, essa compra foi online ou na loja física?
Ola vendi um Iphone 15 pro max pelo mercado livre, lacrado e novo, porem o comprador quando recebeu deslacrou o aparelho, ativou e se arrependeu alegando que as fotos eram ruins, pergunto se sou obrigado a aceitar tal tipo de situação. Se posso estornar com um valor de desagio? Pois ele deslacrado e ativado ele ja inicia a garantia apartir daquela data perdendo no minimo 20% do valor. Obrigado
Olha, essa é uma situação muito ingrata para você. Mesmo que você não seja um vendedor de celulares, anunciou pelo mercado livre, que é um fornecedor nos termos do código de defesa do consumidor. Logo, o comprador tem o direito de exercer o arrependimento e receber o valor de volta integralmente. Você poderia, quando muito, discutir esse prejuízo contra o mercado livre, mas, ainda assim, sem muita chance de êxito. Teria que dar uma lida nos termos do ML para ver se ele explica ao vendedor sobre o direito de arrependimento. Se não tiver nada, dá para tentar mitigar o prejuízo.
E aí? Como ficou?
Comprei uma esteira eletrica usada , no mesmo dia que fui usar , com apenas 10 minutos de uso ela parou e nao ligou mais , posso pedir meu dinheiro de novo?
Você comprou pela internet? Comprou de alguma loja ou de uma pessoa comum?
Ola Dr boa noite,comprei algumas cortinas e depois de alguns dias devido a apresentar problemas no produto levei para troca,porem a loja disse que a politica da empresa nao aceita a pesa fora do saco original,isso é aceitavel por lei?
Se apresentou defeitos eles têm que resolver, estando no saco origina ou não.
deveria ter um limite de devolução ja pensou tudo que os espertinhos comprar forem querer devolver causando prejuizo as lojistas e transportadoras. comprar é coisa seria e nao ficar brincado de comprar e devolver. leia o anuncio antes vejas as indicaçoes antes pesquise preço e so depois compre.
Olá ! Em caso de peça USADA: a cliente recebeu a roupa, usou no mesmo dia para uma festa, mas alega que usou por pouco tempo porque disse que a roupa apertou, e logo teve que tirar. Agora quer a devolução do dinheiro. Devo devolver ??
Ser peça usada não muda nada. Se você tiver provas de que ela agiu de má-fé, isso tira dela o direito - mas é uma prova muito difícil de ser feita.
Comprei uma impressora porem tirei o lacre do cartucho e coloquei o cartucho na impressora nao imprimi nada, so liguei e desliguei (fui ver um video e me arrependi da compra) comprei na kabum porem estava lendo a cláusula e estava escrito q n pode ter violação de lacre, posso trocar ou nao? Tenho medo de tantar trocar e eles nao aceitarem e eu terq pagar o frete atoa
Eu entendo que se está no período de arrependimento, a devolução é devida sim.
Oi boa noite, eu tenho uma duvida!
Comprei uma roupa via loja virtual e no mesmo dia em q chegou me arrependi, foi aberto o inquérito por mim para devolução, falaram q ate 7 dias eu podia enviar um formulário para passar pro setor d reembolso e ver se foi aceito. Após isso dois dias depois enviei o formulário junto com a pergunta se somente o formulário tinha o prazo de 7 dias para ser mandado, pq eu n sabia dessa politica de arrependimento, e n fui respondida! Iniciei tudo isso numa Quarta e ontem outra quarta-feira deu 7 dias e me disseram q n iriam mais receber meu produto, a MINHA DUVIDA É: para arrependimento é 7 dias e para o consumidor enviar o produto de volta n é um prazo de 90 dias visto pela lei?
O prazo para reclamar é de 7 dias. Não há um prazo para devolução em si na lei, devendo ser algo acertado entre as partes. Mas eu não entendi bem. Eles avisaram que tinha 7 dias após a reclamação para você enviar de volta no correio? Te deram as instruções de como fazer isso?
Bom-dia Dr comprei um colchão na loja física, e paguei o frete pra entregar no mesmo dia, mais o colchão está muito mole e tá me deixando com dores no corpo, posso pedir o estorno ,comprei na terça falta 3 dias para dar os 8 dias de arrependimento.
Na loja física não tem direito de arrependimento. Só pode reclamar se houver defeito no colchão.
@@lsadvs ok obrigado Dr , esclarecimento.
E pelo seus conteúdos.
Comprei um microondas com a voltagem errada e fiz a devolução mas na hora de embalar esqueci de colocar o manual junto pra devolução e agora não aceitaram a devolução por conta desse manual que não foi junto, me disponibilizei a enviar o manual mas até agora não obtive resposta, a compra foi pelo mercado livre, será que meu caso tem solução?
Entendo que sim. É muito desproporcional não acatar em razão da falta de um manual. Mas preciso de mais detalhes da situação para entender melhor. Foi troca ou devolução do produto com pedido de devolução do dinheiro? Foi quanto tempo após a compra? Faz quanto tempo que negaram a devolução e você disse que enviaria o manual? Manda uma mensagem para a gente com os detalhes e veremos se podemos ajudar. O link de contato está no primeiro comentário fixado!
Comprei um tênis adidas pelo aplicativo da centauro, usei uma vez e doeu meu pé , muito desconfortável , posso devolver já q usei pela primeira vez e não gostei ?
Se você pediu o reembolso dentro dos 7 dias, então tem direito.
Vendi uma mentoria particular dei suporte no whatsapp, análise páginas etc. Liberei o treinando a pessoa consumiu tudo ate no ultomo momento faltando 2 horas para encerra o dia ela me pediu o rembolso é justo isso ? Teve acesso minha mentoria so falou que precisava do dinheiro
não sou advogada mas acredito que sim, pois a regra é clara. Se ela pediu o reembolso dentro dos 7 dias ela tem direito.
Infelizmente, mesmo nesse tipo de caso, não há distinção e aplica-se o direito de arrependimento.
Comprei um ar condicionado portátil, e testei ele por 1 dia e ele não atingiu minhas expectativas. Tenho direito ao arrependimento?
A compra foi como explicamos no vídeo?
Me tira uma duvida por favor? Comprei um celular ontem pela shopee, usei ele pra testar mas não gostei do desempenho em jogos, posso formatar e devolver? Obviamente eu tive de tirar o lacre da caixa mas o celular está intacto. E se sim, nesse caso o celular não vai mais poder ser vendido como novo certo? Então o que acontece com ele? A loja fica no prejuizo? Eu não quero prejudicar a loja mas tbm paguei caro nele e não me serviu...
Sim, você pode devolver, vale o direito de arrependimento. Quanto à loja, sim, ela pode vender novamente. Contudo, com certeza terá que vender por um preço mais barato. Várias lojas virtuais, quando você entra, você encontra uma página de "outlet" de eletrônicos. Geralmente são produtos devolvidos por direito de arrependimento que eles voltam a vender com desconto.
@@lsadvs Muito obrigado, vou devolver então
Olá Dr, comprei um airfryer no Mercado Livre, mais quando eu estava preparando um alimento, eu notei que a gaveta dela não abria e fechava perfeitamente, sempre travava, queria sabe se posso devolver por causa disso e se tem algum problema eu ter usado o eletrodoméstico?
Se está nos primeiros 7 dias, é só exercer o direito de arrependimento - mesmo tendo testado. Se já passou dos 7 dias, você tem que reclamar do defeito e eles terão 30 dias para resolver.
Olá. Comprei uma cafeteira elétrica pelo ML. Depois de testar, me arrependi, pois não tem a qualidade que esperava. O problema é que usei uma vez e o café já impregnou. Principalmente no filtro que vem junto. Até ficaria com ela para não prejudicar o vendedor, mas o valor é relevante. Mais de 600 reais. A devolução é garantida pelo ML, mas o vendedor é obrigado a aceitar?
Olá! o vendedor é obrigado sim. a partir do momento em que ele escolhe a plataforma do mercado livre, assume esse ônus.
Bom dia …
Quando é na compra de um serviço ,por exemplo :
Comprei um pacote para correção de 8 redações no valor de 500,00 porém usei somente 5 correções ,o meu pacote tem só mais 4 dias de validade ,eu posso perder essas 3 correções que ficou sem fazer ?Pois minha ideia era usar futuramente.
No entendo ,se isso foi previsto no contrato eu posso perder?
Não se se entendi muito bem a situação. Se o que você está perguntando é se o vendedor do serviço pode limitar no tempo a quantidade de serviços prestados, então a resposta é sim caso isso tenha sido esclarecido antes de fechar o contrato.
@@lsadvs acho que me expressei mal …
Eu paguei 8 correções de redação ,porém só usei 5 .Ademais a prestadora do serviço falou que eu tenho somente mais 4 dias de acesso ,se eu não usar irei perder o direito de ter as correções das 3 redações restante que sobrou do pacote de 8 redações …isso é certo ?
Te agradeço pela resposta …boa tarde !
Olá estou totalmente desesperada,comprei um celular na loja física, nao gostei,nao testei ele na loja,cheguei em casa,testei e nao gostei isso tem apenas um dia,posso cancelar a compra?
Olá, Olívia. Infelizmente, não.
Vale a pena tentar, algumas lojas fazem a troca, mesmo não tendo obrigação.
Boa tarde! Eu comprei na prestacao a um prestanista . paguei 3 meses mais estou com problema de saude e nao posso pagar mais . entao falei bem explicado pra ele a minha cituacao qie nao podia mais pagr por causa desse problema mais o cobrado disse que quer o Dinheiro de todo jeito e que nao aceita devolucao me ajuda por favor
Estou vendo dois tipos de tv, oled e mini led, posso comprar abrir ambas e ver qual é melhor e me arrepender de uma delas e devolver nesses 7 dias? Teria que ligar e ver a imagem de ambas antes… pq ficamos vendo review na internet mas é diferente de ver pessoalmente, e as lojas não tem ambas para ver pessoalmente.
Olha.... o direito de arrependimento não é beeeeeeem pra isso.... mas se ninguém souber que a intenção era essa.... então rola. kkk
nacanagem
essa lei é absurda dever ter os espertinnhos que compram so para testar e depois devolver abre a embalagem fuça deveriam idenficar esses clientes nao gratos.
Bom dia Amigo gostei do videos, mas eu ainda tenho uma duvida.
Comprei um impressora epson que tem quer se abastecida, mas apos fazer os teste eu não gostei dela, eu posso estar fazendo a devolução dentro do prazo dos 7 dias?
Entendo que sim.
Comprei um forno pela internet e ao chegar abri a embalagem fiz os primeiros passos para o uso. Ficamso animados 3 logo usamos... Mas no outro dia constatamos alguns defeitos no mesmo. Nao tenho a intenção de devolução e sim de trocar. Tenho o direito?
Então... o DIREITO em si é de devolver e receber o dinheiro de volta. Mas toda empresa prefere trocar do que devolver o dinheiro. Mais vantajoso, via de regra.
Comprei um sofá de couro e com o tempo achei desconfortável posso trocar e pagar a diferença por outro modelo melhor?
Como foi a compra? Internet ou você foi à loja.
Boa noite comprei uma cafeteira no site da nestle e capsulas tbm eles não querem aceitar a devolução so da cafeteira alegando que eu abri a caixa e considerar que o produto foi usado e eu quero ficar com as capsulas e devolver so a máquina pq nao gostei da basica e quero a plus mas eles falarm que não posso so devolver a máquina. Isso esta certo ? Eu nao ganhei as capsulas eu comprei elas e a máquina mas so quero devolver a maquina e eles não aceitam. Vou fazer reclamação no site do Procon e no reclame aqui pq eles não estão respeitando o código de defesa do consumidor. Não compro mais no site da neste dolce gusto pois eles dificultam a devolução
Pelo que entendi, as capsulas são compradas como item separado, correto? Estão você está coberta de razão. Se eles não resolverem com reclamação, pode mover uma ação.
Comprei um celular que a vendedora disse que era bom pra jogar e era ótimo a câmera e Áudio ela mostrou um que tava aberto para amostra e o meu ela buscou novo so que quando cheguei em casa abrir e fui testar a câmera e o áudio e são horríveis o audio sai chiando e do nada sai dos aplicativos comprei sábado ontem e posso devolver segunda?
Olá! Vamos entender sua situação:
🔹 Compra em loja física: Se a compra foi feita diretamente em uma loja física, infelizmente, você não tem direito ao arrependimento. Esse direito, previsto no Código de Defesa do Consumidor, só se aplica para compras feitas fora do estabelecimento comercial (como online, por exemplo).
🔸 Propaganda enganosa ou defeito?: No entanto, se o celular que você comprou tem características muito diferentes daquelas que foram prometidas pela vendedora - como o áudio chiado e a câmera ruim -, você pode alegar que houve defeito ou propaganda enganosa. Se essas falhas forem consideradas discrepantes do que foi anunciado, a empresa terá 30 dias para resolver o problema. O problema, de fato, é comprovar isso. Seria mais fácil comprovar que as características são ruins para a própria informação do aparelho (por exemplo, demonstrar que a caixa diz que a qualidade é X mas, na prática, é muito menor).
📌 Como proceder nesse caso?
Volte à loja com o celular e apresente sua insatisfação. Converse com eles. Dica: Grave a conversa! se alguém assumir algo por lá, isso será uma ótima prova para um eventual processo.
Se as características forem realmente consideradas defeitos, eles terão 30 dias para consertar ou trocar o aparelho.
Se após esses 30 dias o problema não for resolvido, você terá direito a:
Substituição do produto por outro igual.
Devolução do valor pago.
Ou um desconto proporcional ao defeito.
Espero ter ajudado! Se precisar de mais esclarecimentos, estou à disposição.
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
Bom dia comprei ima moto dia 27 de agosto financiamento pelo banco Santander posso devolver ela comprei por impulso. Mais eu retirei da garagem um dia depois. Hj faz 11 dias q tou com ela. Posso devolver?
Você comprou pela internet?
Bom dia. Comprei pelo Mercado Livre uma máquina extratora dessas que fazem a sucção de sujeira e líquido em colchões, estofados etc. Utilizei a máquina 1 vez e não gostei do resultado, pois, na minha avaliação, ela é muito fraca e não suga direito o líquido. Ainda estou no período de arrependimento e gostaria de saber, mesmo tendo utilizado essa única vez, se tenho o direito à devolução do produto com o reembolso da quantia paga.
Olá, bom dia, Ralffer! 😊
Sim, você tem o direito de devolver o produto e receber o reembolso, mesmo que já tenha utilizado a máquina, desde que esteja dentro do prazo de arrependimento.
📌 Direito de Arrependimento: Pelo Código de Defesa do Consumidor, no caso de compras feitas pela internet, como no Mercado Livre, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra em até 7 dias corridos a partir da data de recebimento do produto.
📌 Produto utilizado: Mesmo que você tenha usado a máquina uma vez, isso não impede o exercício do seu direito de arrependimento. O importante é que o produto seja devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, ou seja, com a embalagem original (preferencialmente) e todos os acessórios, se houver.
📋 O que você deve fazer:
Entre em contato com o vendedor pelo Mercado Livre e solicite a devolução, informando que está dentro do prazo de arrependimento.
Se quiser, explique que usou o produto uma vez, mas que não ficou satisfeito com o resultado, e deseja devolver a máquina. Mas fique atento: o direito de arrependimento pode ocorrer de maneira imotivada, ou seja, se não quiser, não precisa explicar o motivo.
O Mercado Livre tem um processo simplificado para devoluções, geralmente gerando um código de postagem para você enviar o produto de volta sem custos.
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
Espero que isso te ajude!
@@lsadvs Muito obrigado pela resposta. Decidi limpar e guardar o aparelho na caixa com todos os itens que vieram junto e devolver ao vendedor. Dando certo ou não, volto aqui para compartilhar a experiência. Mais uma vez, muito obrigado!
@@ralfferoie, deu certo a devolução?
Fiz um compra no mercado livre, testei o produto e não gostei. Devolvi em perfeito estado, com embalagem original e todos os acessórios. Eles recusaram a devolução alegando marcas de uso o que segundo eles fere as políticas da loja. Eu estou certa de que não havia marca alguma. Isso está correto?
Se você garante que não havia qualquer marca de uso, cabe a eles provar que tinha - inversão do ônus da prova no direito do consumidor. Como você garante que não tinha, eles não têm como provar, então a devolução é devida.
E um umidificador de ar. Liguei pra testar e vi que fazia barulho. Não gostei pois na embalagem dizia q era ultrassônico. É passível de devolução?
Se a compra foi feita pela internet e o pedido de devolução ocorreu antes dos sete dias, então sim!
Boa tarde! Comprei uma cafeteira e não gostei. Quero pegar uma mais cara por conta da qualidade, recebi na sexta e fiz a devolução no domingo. Porém, eu cheguei a abrir a cafeteira. Será que mesmo assim consigo realizar a devolução?
Consegue sim. Se não causou danos ao produto, pode exercer o direito de arrependimento.
Olá! Comprei um compressor de ar condicionado para o meu carro especificado no anúncio do mercado livre que era o que eu precisava, o mecânico precisou apenas fixá-lo para ver ser de fato serviria ou não. Não chegou a ligar.
Fiz a devolução pois não serviu. O vendedor recusou a devolução alegando que existe avaria/marca na parte de fixação. Coisa muito pouca que sai facilmente polindo.
Visto que é uma peça mecânica que não necessita cuidados como uma peça de exposição, e ainda necessita de fixar no carro para comprovar se serviria.
Tenho o direito de ir atrás de meus direitos de receber o valor total de devolução?
Eu entendo que você tem o direito sim.
ps.: se reclamou dentro dos 07 dias, deve ter a devolução imediata. Se foi depois dos 07 dias e reclamando pelo defeito, aí eles têm o prazo de 30 dias para resolver da forma que for melhor para eles antes de você ter o direito de exigir o dinheiro de volta.
Comorei uma naquina de lavar, e usei. No segundo dia, percebi que nao tem a função que eu queria ( secar) posso devolver mesmo jogando fora algumas embalagens e montado ela ? Tenho a caixa e o isopor .
Você comprou pela internet?
Oi então eu comprei uma prancha alisadora de cabelo na casa ê video tem 3dias más ela não esquenta como esta na embalagem lembrando la tem tomadas para testar porem o teste é sê ta ligando ê esquentando ê nisso não dd pra deixar o tempo necessario para o uso será que posso desiatir ou eles só vão trocar por outra?
Olá, Pamela! Pelo que você mencionou, parece que a compra foi feita em uma loja física. Se for esse o caso, o direito de arrependimento (que permite desistir da compra em até 7 dias) não se aplica a compras feitas em loja física, ele só é válido para compras feitas fora do estabelecimento, como pela internet.
🔍 Sobre o produto com defeito (vício):
Se a prancha alisadora não está funcionando como deveria, ou seja, não esquenta corretamente como indicado na embalagem, isso pode ser considerado um vício do produto (defeito). Nesses casos, você tem o direito à troca, conserto ou até à devolução do valor pago, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
📋 Como proceder em caso de vício do produto:
Entre em contato com a loja: Volte à loja e explique o problema. Eles devem te oferecer a troca por outro produto igual, o conserto ou, se o problema persistir, até a devolução do valor pago.
Prazo de 30 dias para resolução: A loja ou o fabricante tem até 30 dias para resolver o problema, seja por meio de reparo, substituição do produto ou reembolso. Se eles não resolverem dentro desse prazo, você pode exigir:
A troca do produto por um novo,
Devolução do valor pago, ou
Desconto proporcional para ficar com o produto mesmo com o defeito.
⚠️ Conclusão: Se o produto não esquenta como deveria, você pode acionar a loja com base no vício do produto. Eles devem corrigir o problema dentro de 30 dias, e, se isso não acontecer, você pode exigir uma troca, reembolso ou desconto.
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
Espero que isso tenha ajudado a esclarecer sua dúvida! Se precisar de mais informações ou ajuda, estou à disposição.
Ola comprei um vestido de festa lindissimo que diz ser dourado que é a cor que a noiva escolheu pra maes dos noivos usarem , fui ate a loja fisica vesti ele devido a iluminacao quente ele ficou mesmo realmente dourado por conta das pedrarias mas chegando em casa olhei
ele a luz do sol ele esta rose saindo totalmente do tom de dourado o q devo fazer ?
Me esclareça uma coisa: você comprou pela internet e foi até a loja ou fez tudo na loja?
Foi tudo pela loja
Eu comprei uma máquina de lavar e sinto que ela não atendeu às minhas expectativas. Ainda estou dentro do prazo de 7 dias; tenho direito à devolução?
Se não comprou na loja, tem.
Boa tarde! se comprei um batom, provei ele e nao gostei da cor, tenho o direito de pedir devolução? usei uma unica vez e chegou hoje
Não. A partir que saiu da loja, não pode mais. A loja não é obrigada.
Se a compra foi fora da loja e você pediu a devolução dentro de 7 dias, sim.
Me tira uma dúvida, comprei um curso pela internet. O material do curso não veio e eu mandei cancelar o curso, porém eles não cancelaram e querem me obrigar a pagar as parcelas.
Você pediu pra cancelar antes ou depois dos 7 dias?
Boa noite Dr, comprei uma lavadora na loja física, quando a lavadora chegou na minha casa, usei ela, mas depois percebi que não veio o mesmo modelo que eu escolhi na loja
Posso devolver a lavadora?
Pode sim. 90 dias para pedir o modelo que você comprou.
Comprei um patins para o meu filho, ele usou por alguns minutos para testar e percebeu que ficou apertado. Não estragou o produto, mas existem pequenas marcas de uso. Ainda consigo trocar?
É.... marcas de uso que não saem (imagino que seja o caso, pela sua pergunta) é bem complicado quando o assunto é direito de arrependimento. Não tem como eu responder sim ou não, teria que ver na prática o que acontece. Mas minha OPINIÃO: a menos que as marcas tornem o produto impossível de ser revendido ou diminuam absurdamente o valor de revenda, mantém-se o direito de arrependimento.
Boa noite!
Comprei uma sanduicheira pela internet (escolhi a da melhor marca e com o maior preço), utilizei a primeira vez, no entanto não atendeu a nem 50% das minhas expectativas: o alimento não fica crocante, e é muito mais fraca do que outra que possuo em casa.
Fiz a primeira utilização conforme manda o manual, passando um pouco de manteiga na superfície. Após isso, fizemos o primeiro uso do aparelho, e logo após a limpeza. Por conta da manteiga, a superfície ficou bem levemente melada.
Mesmo após a primeira utilização do produto, posso solicitar a devolução? Está intacto, sem nenhum risco ou marca de uso, mas realmente estou arrependido da compra.
Obrigado!
Se está intacto, então pode!
@@lsadvs Obrigado!
boa noite, vendi um produto de decoração pelo mercado livre, hoje depois de 59 dias o cliente quer devolver, alegando que nao usou. sou obrigado a receber de volta? nao seria somente 7 dias ?
A menos que no próprio ML tenha tido alguma promessa de devolução imotivada por prazo maior, o direito de arrependimento é só nos 7 dias. dentro de 90 dias pode haver reclamação por defeito, mas por simplesmente não ter usado, não.
Eu vendi um aparelho 120V, claramente descrito no site como 120V, o comprador cancelou a compra após receber o produto alegando que a voltagem nao estava descrita no site, mas está bem clara, assim como na embalagem também está. Quando ele pediu devolução, perguntei se estava lacrado e ele disse que sim, porém, ao receber de volta, estava faltando os isopores e o manual, alem do receio dele ter ligado em voltagem errada. A pergunta que fica, mesmo ele alegando que comprou a voltagem errada, estando essas informações claras no site e na embalagem, ele nao deveria nem ter aberto a caixa que estava lacrada, ou seja, por total desatenção do comprador eu ainda tenho o dever de devolver o valor integral do produto, estando ele completamente inviável para revenda?
Ele fez a reclamação antes ou depois de 7 dias de ter recebido?
Antes dos 7 dias, mas se não era a voltagem desejada, ele não deveria ter aberto, ainda assim, devolveu sem os isopores de proteção e o manual, ou seja, o aparelho solto na caixa e ainda não testei, tenho receio dele ter queimado o aparelho.
@@alessandrodb-br9894 Então, aí é complicado. Se ele pediu antes dos 7 dias, é direito de arrependimento - e o direito de arrependimento pode ser imotivado. Logo, a confusão dele com a voltagem não faz diferença. Por isso perguntei, se fosse após os 7 dias, aí a história seria outra.
O entendimento majoritário, hoje, é no sentido de que, mesmo tendo aberto, ele mantem o direito de arrependimento. Contudo, se ele queimou o produto, aí sim você poderá alegar abuso de direito. Eu recomento FORTEMENTE que você GRAVE todo o processo de abertura da caixa e teste para ver se está queimado, pois caso haja uma discussão judicial em razão do ocorrido, será seu o ônus de provar que o produto foi devolvido queimado.
Certo! Muito obrigado pelos esclarecimentos!!
Fiz uma compra em uma fornecedora de lingerie, as compras chegaram mas muitas peças vieram com defeito. Paguei frete e como parcelei em 2x, teve um pequeno acréscimo. Eles devem me devolver todo o dinheiro, incluindo o frete e acréscimo do crédito ou apenas o valor à vista dos produtos?
É um pouco complicado de responder sua questão porque não consegui identificar se você é revendedora ou consumidora. Se for consumidora, eles têm que devolver o valor incluindo tudo o que você gastou (frete, por exemplo). Se você é revendedora, só vendo os detalhes do caso para poder responder.
Eu comprei a primeira vez para revender, mas não tenho cnpj nem nada, estou começando agora.
Olha minha situação, acabo de compra uma moto, fiz o test rider, e logo após 2 dias fiz a transferencia pix para a concessionária, 2 semanas e a moto ainda não foi entregue, passando o prazo que o vendedor havia me falado, tudo em comunicação com o vendedor, não assinei nenhum documento até então, queria ser ressarcido e desistir da compra, seria possivel ?
Se você tiver a prova da promessa de entrega num prazo X e esse prazo tiver passado em muito, entendo que é possível desistir do negócio por descumprimento da parte do fornecedor.
Comprei um produto na Banggood, pedi a devolução antes do prazo de 7 dias, mas estão querendo me cobrar uma taxa de 30 Euros para a devolução do produto. Estou tentando desde 22/11/2023 tentando resolver. alguma dica do que posso fazer? Obrigado
Olha, tem que reclamar e dizer que a cobrança é ilegal. Se eles não resolverem, não tem muito o que fazer além de judicializar a questão.
Boa noite, tenho uma dúvida, compre um gamer no face vendas, marcamos no wts de se encontrar na casa dele, n deixou eu entrar, estava a noite, n vi o produto, falou que durava 6 hrs a bateria, n dura nem 4 hrs, falei menos de 1 hr depois que comprei que queria o dinheiro de volta, ele falou para eu buscar meus direitos . Tenho direito ?
Pelo que entendi, não é uma loja nem um vendedor profissional, apenas alguém vendendo algo que não queria mais, certo? Se for isso, não tem direito de arrependimento e os tribunais tendem a entender que você assumiu o risco comprando sem testar - teria que comprovar de maneira muito clara e objetiva o dolo do vendedor para desfazer o negócio, o que seria muito difícil.
comprei um aspirador de pó e ao usar percebi que as rodinhas vão arranhar o meu piso com o decorrer do tempo.
posso devolver? o produto chegou hoje na minha residência
O direito de arrependimento para compras na internet é imotivado, ou seja, você não precisa sequer explicar o motivo, basta trocar!
Eu comprei e não consegui usar por conta de o produto aumento minha pressão e fui obrigado a parar de usar,o que faço a respeito?
Comprou pela internet?
@@lsadvs sim
Ola comprei um aparelho celular e na especificações do aparelho garanti que e resistente a água ate 1,5profundidade trabalhei com ele uns 10minuto na garoa e sofrei defeito foi pra autorizadao feito reparo e continua com o mesmo defeito cabe recurso com a marca ,agoro me sinto lezado e perca da garantia do aparelho ,?
Se já foi para a garantia e não resolveu, você pode exigir a devolução do dinheiro ou a troca por outro produto. Se eles não acatarem, cabe processo.
Dr. Quando a pessoa compra e não paga, marca várias datas falando que vai pagar e não paga, posso exigir a devolução do produto mesmo usado já que ela diz que não tem dinheiro?
Respondido no outro comentário.
Fiz duas compra no site de cosméticos, total de 4 itens em uma caixa e 2 itens em outra, frete grátis, tive um emprevisto grave questão de saúde, só posso ficar com 1 item de cada caixa, quero devolver os outros, mais a loja esta me cobrando frete pra devolução R$19,00 cada caixa. Isso é correto?
Se você exerceu o direito de arrependimento no prazo, a loja não pode cobrar valor nenhum de frete para devolução.
Se eu comprei uma tv na loja fisica, ja levei uma que estava na prateleira, e quando cheguei em casa ela nao fazia uma das funçoes direito (no caso nao espelhava o youtube direto) e a vendedora me disse que ela tinha bluetooth e nao tinha, tem alguma maneira de desistir? Eu fui la e peguei na hora, arcando com o frete.
Se comprou na loja física e ela não funciona com todas as funções que deveriam, você tem o direito de reclamar pela garantia de 90 dias. nesse caso, não é arrependimento. A loja terá 30 dias a partir da reclamação para resolver o problema. Se não resolver, aí você pode pedir seu dinheiro de volta.
Doutor,eu comprei uma capinha de celular na loja do meu bairro,mas o produto estava com um certo defeito,pois ele tampava o flash do meu celular. Posso ter meu dinheito de volta?
Detalhe: eu aceitei a capinha de um outro modelo de celular, pois a moça(caixa) disse q daria certo no meu modelo tbm.
Isso n faz nem dois dias
Ela queria me empurrar um outro produto ou outra capinha,mas n aceitei e quis a devolução do dinheiro. Eu fiz certo?
Se a compra não foi pela internet, você não tem direito de troca imotivada. Seu direito é de reclamação por defeito. No caso que você relatou, houve defeito de informação: informaram que a capa servia num modelo que não serve. Nesse caso, eles têm 30 dias para te dar uma capa com as mesmas especificações que sirva no seu modelo ou devolver seu dinheiro. Se não resolverem a situação em 30 dias, aí você tem o direito de exigir o dinheiro de volta.
Comprei uma cama na loja, porém quando usei percebi que ela era pequena pro meu tamanho. Posso pedir a devolução do produto e o cancelamento da compra?
Se foi na loja, não.
Ola estou com um problema comprei 4 bicos injetores no mercado livre valor de 5 mil reais foi instalado pelo mecanico mas estão com defeito as peça reclamei a loja online mas está recusando a devolução eles dizem que foi mal intalacao do mecânico sendo que esta na nova fiscal que o produto tem 90 dias de garantia .
Que posso fazer nesta situação?
Tu tens que exigir a garantia, para eles falarem que é culpa do mecânico tem que haver um laudo técnico.
A pessoa que comentou está correta. É ônus deles comprovar que o mecânico causou o defeito. Se eles continuam negando, judicialize!
Dr forneci um produto para um órgão e o produto foi recusado, ia fazer a troca mais quando recebi o produto percebi que o órgão marcou todos com tinta que não tem como retirar pq vai manchar o meu produto oq posso fazer?
Isso é bem complicado. Eu teria que ter mais detalhes. Quando você fiz "órgão", é do governo?
Bom dia,
Comprei um kit de maquilhagem numa loja física, porém quando abri a embalagem vi que não era do número que me servia, na mesma hora fui à loja pedir para trocar por um outro (na cor certa), mas a loja não aceitou a troca, estou no meu direito pedir a troca?
Att: não cheguei a usar o produto
Não, pois a compra foi na loja física. Só teria direito se o seu engano ocorresse porque a publicidade de levou a erro, o que, pela sua mensagem, não parece ser o caso.
Muito obrigada😊
Boa tarde Dr, se compra na loja fisica, porém nao tem o produto na loja e o vencedor vende atraves do site ds loja, ha direiro de arrependimento?
Olha.... dá até para discutir, mas eu acho que se isso cai na justiça, será decidido que não há direito de arrependimento. Como é uma questão de interpretação da norma, diferentes juízes podem dar diferentes decisões sobre isso.
Boa tarde , conprei uma tv pela internet , retirei na loja fisica , levei pra casa , e nao gostei da tv por vários motivos . Quero exercer meu direito de devolucao por arrependimento. Tem apenas dois dias da compra Porém nao tenho mais a cauxa da tv. A loja pode recusar a devolucao do produro pelo fato de não ter a embalagem original?
Olha, o entendimento geral é de que se só falta a caixa (uma caixa de papelão) mas você tem todos os itens e a tv sem nenhum tipo de avaria, então ainda pode exercer o direito de arrependimento.
Dr. comprei um patins no Mercado Livre e obviamente tive que testar o mesmo, testei na garagem de casa e nao foi nem uma hora pois o patins tem uma qualidade muito ruim, tive que testar para saber se iria caber etc, nao aceitam devolução pois tem marcas de uso, pode isso? Pois penso que, como eu iria saber se o patins era bom sem testar no pé antes? Testei no dia que chegou e reenviei no outro em seguida, tudo dentro da embalagem certinho, recusaram a devolução, mas posso me arrepender da compra Ainda estou nos 7 dias... E eles estão certos?
Tem que ver o que é que está sendo chamado de marca de uso. Se for o simples fato de a caixa ter sido aberta e o produto calçado, não. A marca de uso que inviabiliza o direito de arrependimento é aquele que, para além do necessário, diminui o valor do produto, como riscos e sujeira.
Gostaria de saber sobre um produto que depois de 10 meses estão me cobrando, sendo q me arrependi da compra acho q em menos de 10:00 depois q fiz a compra, e depois de todos esses meses estão me cobrando o valor ou o produto de volta, sendo q por mim não foi recebido! Tbm costa que foi entregue em minha residência.
Tá... você se arrependeu e não recebeu. Você reclamou à empresa? Informou o não recebimento?
Me tira uma dúvida por favor! Eu comprei um karaokê de 1.300 pela imaginarium fui na loja física, hoje testando melhor o produto e vi que ele tem uma baixa qualidade pelo o valor que foi pago liguei na loja para me informar como solicitava o reembolso e falaram que não podia. Mas por exemplo ele vem com dois microfones e quando duas pessoas estão cantando ao mesmo tempo o outro microfone simplesmente baixo sozinho quase não consegue ouvir a outra pessoa cantar e a caixa de som também baixa um pouco a musica quando estou catando eu posso usar esses argumentos para ter o meu dinheiro de volta?
Então.... esse argumento não tem nada a ver com direito de arrependimento (que você não tem mesmo, pois pelo que entendi, foi tudo na loja física).
Contudo, se o produto realmente apresenta DEFEITOS que tornam seu uso não condizente com o que se espera, você tem o direito de realizar uma reclamação - eles, então, terão 30 dias para resolver o problema. Caso não resolvam neste prazo de 30 dias, aí sim você pode exigir o dinheiro de volta.
Bom dia comprei um forno mas ele nao assa bem comprei em loja fisica hj faz 6 dias pedi pra devolver mas nao querem eles querem manda um tecnico aqui amanha so que amanha ja vai fazer 7 dias eles falaram que os 7 dias vai comecar por hj que foi o dia que foi feito a reclamacao queria saber se passa de amanha sem devolver o forno perco meu direito de 7 dias ?
Se você comprou na loja física, não tem o direito dos 7 dias.
Amigo, comprei 7 sacos de cimento de forma online, ele me trouxe até em casa e paguei, só que eu não usei, comprei por conta de uma situação de emergência, tenho direito de devolver o produto e pegar meu dinheiro de volta?
Entrei em contato pra devolver no mesmo dia, faz + de 5 dias que estão me passando conversa.
Se comprou online, o importante é que você tenha PROVAS de que fez o pedido de devolução por direito de arrependimento dentro dos 7 dias.
Comprei 😢na loja a tarde no outro dia fui pela manhã de 8 horas 😂.. comprei celular uma marca q não conheço .falei q queria trocar por outro celular sendo do mesmo valor .sendo da marca Samsung ou Motorola .. não trocaram
Infelizmente, sendo comprado na loja, eles não têm a obrigação de realizar a troca.
Mas e se o vendedor recusar o pacote? Cabe processo? Mas é certeza de que o comprador ganhe o processo?
Certeza não existe em processo nenhum (é triste, mas é verdade). O que existe são probabilidades. A probabilidade de ganhar um processo no qual você tem provas de que exerceu o direito de arrependimento no prazo e o direito foi recusado, é altíssima. De acordo com a qualidade das provas, dá para chegar em 99% de certeza.
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
Espero que isso tenha ajudado a esclarecer sua dúvida! Se precisar de mais informações ou ajuda, estou à disposição.
Boa tarde, comprei uma caixa de som com tela, tirei a pelicula mas logo depois eu vi que o produto não era oque eu esperava, posso devolver mesmo tendo tirado a pelicula da tela?
Comprou pela internet?
@@lsadvs sim, mercado livre, retirei a película protetora da tela, e logo depois vi que não era o produto que eu queria 😓
Explicando melhor, é um produto da marca divoom, mas estava com uma logo diferente, “tomate”, uma empresa de eletronicos brasileira, ou seja, ou é uma replica feita pela empresa tomate, ou a empresa avariou o produto, abrindo a caixa e colocando sua logo!
Então eu entrei em contato com o vendedor e estou esperando ele me responder e aceitar a devolução, eu espero que sim, pq o produto custou 400 reais, mas como eu disse, cometi o erro de ter tirado a película protetora, des de ja obrigado pela atenção
@@Andrew-cd3pr Pelo que entendi da história, no caso, a retirada da película não inutiliza o produto nem o estraga. Logo, o direito de arrependimento continua válido.
Se o produto for trocado no caso de compra online por defeito, apos a entrega do novo produto (troca) conta novamente o prazo de 7 dias para arrependimento?
Sim - mas é preciso tomar cuidado para não cair em abuso de direito, começar a fazer isso repetidamente com má intenção.
Boa noite! No caso de uma loja on-line que negocia pela internet mas o cliente só efetua o pagamento (fisicamente) no momento da entrega (em seu domicílio) após ter acesso ao produto e conferir tudo (se é mesmo o que ele queria, se não possui danos, etc), se aplica o direito de arrependimento?
A lei fala de compra fora do estabelecimento do fornecedor. Se você comprou fora da loja e ainda pagou fora da loja (você disse que pagou em sua casa), então aplica-se o direito de arrependimento sem dúvida.
Obrigado por responder! Para judicializar a ação, é necessário que a loja tenha cnpj? Pois ela também não emitiu NF
@@guilhermefreire6014 Necessário não é, mas é interessante dar uma pesquisada antes de propor a ação para ver se realmente não tem cnpj. Um método de pesquisa, só por exemplo, é a procura do dono do site no Whois. Outra é procurar pelo endereço no site da junta comercial do estado.
Fui ate uma loja de roupa e Comprei um vestido numa loja que nao me serviu ,queria o dinheiro de volta .posso exigir?, a moça disse q nao devolve mas que poderia trocar por outra peça
Se foi até a loja, não comprou à distância, não pode exigir pelo simples gato de não servir.
Comprei um tênis online (no aplicativo da Centauro) e usei ele uma vez, ele ficou apertado nas laterais e então resolvi devolver. Segui todos os procedimentos de logística reversa e fiz a devolução nos correios no dia 24/11, até hoje dia 19/12 não foi estornado o valor e sempre que entro em contato com a loja, eles falam que vão reforçar a urgência desse caso e me dão um prazo. Já é a terceira vez que ligo e eles não me dão retorno no prazo estipulado por eles mesmos, há alguma ação que eu possa tomar para que a minha situação seja resolvida o mais rápido possível?
Olha, se achar que eles não vão mais fazer o reembolso, tem que judicializar. Não tem muito o que fazer fora isso. Se decidir judicializar, tem que esperar terminar o último prazo com o qual concordou e, então, entrar com o processo.
Sobre o valor do frete. Situação hipotética: eu compro pela internet uma carga de tijolos, porém a empresa não faz entregas, então eu tenho que pagar uma transportadora para ir buscar e eventualmente para devolver. Como fica o frete nesse caso?
Se você exerce o direito de arrependimento, tem que ser ressarcido por todos os gastos, incluindo o frete.
comprei uma tv, abri a caixa usei, irei o plastico, posso devolver?
Foi pela internet? então sim.
@@lsadvs sim, não gostei da tv muito lenta, mas fico com receio de devolver e prejudicar o vendedor dar prejuízo, sou muito honesto
@@jpinocencio Então... aí já é com você. A lei permite e os vendedores sabem que isso faz parte do negócio quando vendem pela internet.
@@lsadvs obrigado pela resposta
Dr. Meu caso é o seguinte vendi alguns produtos pelo whatsapp para um ex colega de trabalho e levei até na porta do trabalho dele pra ele, dei prazo de 20 dias pra ele pagar, mas como era muito conhecido nem exigi que ele assinasse nota promissória. Sou Mei, são itens que já vendo, mas tem 6 meses que ele não me paga, tudo indica que ele não vai pagar, pois compra de outras pessoas e paga, mas não me paga posso ir na casa dele e exigir a devolução dos produtos que vendi mesmo estando usado?
Pelo que entendi, você é vendedor. Você não pode ir pegar os produtos de volta, pode apenas cobrar a dívida.
Bom dia, comprei uma celular pela internet e utilizei por 3 dias até o atual momento e gostaria de realizar a devolução, porém, junto ao celular veio por exemplo uma fita de papelão para amarrar o cabo do carregador e um plástico para colocar a película, é obrigatório ter esses itens para realizar a devolução? Se eu n tiver n é possível devolver?
Se for só coisas de embalar, o entendimento majoritário é que isso não deve impedir o exercício do direito de arrependimento.
@@lsadvs O plástico em que a capinha veio estava dentro da caixa junto ao celular e todo o resto,mesmo não tendo ela ainda posso tentar o direito?
@@lucashenrique5419 Se o plástico de que você está falando era uma embalagem, mantenho a resposta.
Tenho a mesma dúvida. Eai, conseguiu a devolução?
Por favor, comprei uma TV pela internet e recebi hoje. Imediatamente tidei da caixa, tirei as fitas adesivas (durex) que que costumam vir grudados nos produtos, instalei, liguei, configurei, usei algumas horas... e me arrependi, não gostei. Posso devolver mesmo depois disso tudo, desde que dentro do prazo dos 7 dias da entrega, está correto?
Agradeço demais por sua resposta. Obrigado
Iae mano conseguiu devolver ? Me informe por favor
@@BICHUPAPAO já tinha feito a solicitação para devolução, mas desisti porque repassei para um parente que quis ficar com ela
Boa tarde, comprei um secador diretamente na loja e quando eu cheguei em casa o produto não entregou o resultado, aí eu fui na loja e tentei comprar um outro ainda mais potente. Nesse mesmo momento eu mandei minha filha ir na outra loja para comprar um produto que nessa loja não tinha. Aí ela me mandou uma foto com o valor que está lá . 650,00
Que na outra loja o valor do mesmo produto estava por 1.000! E ela me mandou ir no outro dia fazer o estorno do cartão. Quando eu fui no dia que ela falou, ela disse que não ia mais fazer o estorno! O que devo fazer?
Então.... eles não têm a obrigação legal de fazer esse estorno. Você teria que ter uma prova de que ela fez a promessa de que faria.
Comprei um celular na loja física da magazine luiza, a vendedora me informou que a diferença de valores no site e física era apenas 90 reais, porém minha filha foi pagar, enquanto eu ficava olhando algumas coisa, e lá cobraram mais de 200 reais a mais comparado ao site e ela pagou, porém antes de pegar o produto foi até mim, onde vir a diferença de valores, no mesmo instante pedir para devolver a diferença ou então meu dinheiro, me informaram que era obrigação minha conferir, apesar de já ter fechado o valor com a vendera, tem algo que eu possa fazer (nem cheguei a pegar minha compra)?
Sinto muito pela situação que você enfrentou. Vamos analisar o que pode ser feito:
🔹 Direito à Informação Clara e Correta: Como consumidor, você tem o direito de receber informações claras e corretas sobre os produtos e serviços que está adquirindo. Se a vendedora informou que a diferença de preços seria de apenas R$ 90, e no momento do pagamento foi cobrado um valor maior do que o informado, isso pode configurar uma prática abusiva ou propaganda enganosa.
🔹 Direito de Arrependimento:
Compra Física: Em compras realizadas em lojas físicas, o direito de arrependimento (que garante a devolução do dinheiro sem justificativa) não é aplicável como ocorre em compras online. No entanto, como você ainda não recebeu o produto e notou a diferença de valores antes de concluir a compra, você pode tentar resolver a questão diretamente com a loja.
Negociação com a Loja: Você tem o direito de pedir a devolução da diferença ou o cancelamento da compra, especialmente porque o valor cobrado foi diferente do informado inicialmente pela vendedora. A loja deveria ter honrado o valor informado ou cancelado a venda quando você solicitou.
🔹 Procon e Defesa do Consumidor:
Reclamação no Procon: Se a loja se recusar a devolver a diferença ou cancelar a compra, você pode registrar uma reclamação no Procon. O Procon pode mediar a situação e buscar uma solução amigável entre você e a loja.
Ação Judicial: Em casos onde a mediação do Procon não resolve, pode ser possível buscar uma solução através de uma ação judicial, especialmente se você sentir que seus direitos foram violados.
🔹 Nota Fiscal e Provas:
Guarde a Nota Fiscal: Mantenha a nota fiscal e qualquer outro comprovante que você tenha da transação. Eles serão importantes caso você precise formalizar uma reclamação no Procon ou tomar outras medidas.
Provas da Informação Dada: Se você tiver alguma prova, como uma testemunha (no caso, sua filha), de que a vendedora informou o valor errado, isso pode ajudar a fortalecer sua reclamação.
💡 Lembrando: Cada situação é única, e o sucesso em resolver o problema dependerá de como a loja responde à sua solicitação e das evidências que você puder apresentar.
🔹 Conclusão: Se você puder PROVAR que a vendedora te ofereceu um preço e que por mera desatenção você pagou a mais, então sim, é possível pedir a diferença do valor.
Comprei uma mentoria online e infelizmente não gostei. O mentor quer reter 25% do valor pago, justificando que deu uma aula ao vivo, mesmo estando dentro do prazo. Isso é legal?
Não! Se está dentro do prazo de direito de arrependimento, tem que devolver o valor total.
Ola, tenho uma duvida: tenho uma loja online especializada em impressoras. Ocorre as vezes de cliente abrir os cartuchos ou toner inciar a impressora com eles e ate mesmo fazer alguma impressao e querer devolver depois. Quando impressora usa tinta abrir a garrafa de tinta inserir na mesma e querer devolver. Com isso perdemos todo valor de revenda do produto devido a ser impossivel vende lo como novo, pois o uso fica marcado apos simplesmente inserir os suprimentos na mesma onde ocorre uma inicializacao automática e ja deixando a com vestígios de tinta em seu interior e ocorre o consumo dos suprimentos. Neste caso que envio produto com satus de novo e volta como usado sou obrigado a aceitar a devolução? Não estrapolaria o risco do negocio?
Infelizmente não. A teoria do risco do negócio engloba esse tipo de situação. Só se torna possível discutir quando há indícios de má-fé por parte do consumidor.
Recebemos uma devolução de uma cliente que comprou em nossa loja pelo MercadoLivre, a roupa estava rasgada, com indícios de uso e lavagem. Reportamos o problema ao MercadoLivre, que negou reembolso à cliente, alegando que a devolução dela não cumpria com as políticas de devolução. Agora, a cliente quer o produto que ela usou e danificou de volta, já que ficou sem o reembolso. Podemos enviar o produto de volta à cliente? Há alguma forma de nos protegermos juridicamente?
Olha.... não só pode como deve. Agora, a maneira de se proteger juridicamente já foi: o adequado para o fornecedor é fazer um vídeo abrindo a encomenda e vistoriando o produto para mostrar que o dano foi causado pelo consumidor e não pelo próprio fornecedor depois de recebido. sugiro que adote esse procedimento para as próximas devoluções.
Comprei uma calça pelo site veio s etiqueta e parecendo usada falaram que não fazem a troca o que fazer?
Exigir a devolução do dinheiro. Se baterem o pé, infelizmente, vai restar entrar com um processo.
Comprei uma panela de pressão elétrica. Abri, usei e não gostei. Não cozinha no tempo estipulado. Consigo devolver?
Se foi online e está no prazo que explicamos no vídeo, sim, consegue pelo direito de arrependimento. Se foi em loja física, você deverá reclamar do defeito e eles têm 30 dias pra resolver. Se não resolverem em 30 dias, aí você pode exigir o dinheiro de volta.
Comprei um óculos de grau, me venderam falando que a lente paralela da transitions era perfeita e igual a transitions , porém no sol, Não funciona como me venderam... posso pedir para devolver (devolvo o oculos e eles me devolvem o dinheiro) ?
Se você puder provar que o produto não corresponde à promessa ou à legítima expectativa que um consumidor poderia ter sobre esse produto, trata-se de vício do produto, o que te dá direito à reclamação no prazo de 90 dias. Eles terão 30 dias para resolver. Se não resolverem nesse prazo, você pode exigir a devolução do dinheiro.
Comprei algumas cadeiras em uma loja física das casas bahia, era para entregar dia 02/01 porém só foi entregue dia 10/01. estrapolando os prazos enviados... A cadeira não ficou boa em casa, e gostaria de devolver, posso fazer isso de alguma forma?
ainda está nos 07 dias
Se comprou na loja física, não cabe direito de arrependimento.
Muito esclarecedor! Obrigado! Uma dúvida:
O cliente solicitou reembolso dentro do prazo de 7 dias. A empresa forneceu o codigo de devolução dos Correios com data de validade de 5 dias corridos.
O cliente perdeu o prazo e o codigo expirou.
A loja precisa reembolsar o cliente mesmo assim e gerwr um novo código de devolução ou o cliente não poderá mais ser reembolsado? Se puder ser reembolsado, ele que deverá arcar com os custos do envio?
Olha, não tem nada na lei indicando o prazo para devolução. Particularmente, eu entendo que o prazo de 05 dias pode ser muito curto para o consumidor, não respeitando de maneira ampla o direito de arrependimento. Mas isso é mais uma questão de opinião, já que não tem nada na lei e não encontrei nada na jurisprudência a esse respeito.
Já quanto aos custos do envio, isso é regulado por decreto: é sempre o fornecedor quem deve arcar com esses custos.
@@lsadvs perfeito! Gratidão por responder.
Se o cliente procurar o Procon, ele poderá ganhar algo alegando que são poucos dias, mesmo ele só tendo procurado a empresa 3 dias após o codigo de devolução ter expirado?
É que a Shopee, por exemplo, nos dá só 5 dias para devolução. Após os 5 dias, ela cancela o reembolso.
@@andrefalci1904 Então, como eu disse, não tem regra. eu acho que o consumidor está correto nesse caso - não pelo que eu acho certo ou errado, mas pelo fato de que os princípios da lei são protetivos a ele. Eu acho que se ele procurar o procon, o procon tende a dar razão para ele sim. Mas o ruim para você não é se ele procurar o procon, é se procurar a justiça, pois aí, só de advogado e sucumbência, você vai gastar um belo montante.
@@lsadvs gratidão pela luz!! Vou aprender mais seguindo o seu conhecimento!
Mas se foi agendado a entrega em um shopping, o cliente olhou testou e adquiriu, mesmo sendo uma loja virtual...
se foi compra fora do estabelecimento, tem direito de arrependimento.
Comprei uma cama, quero trocar ela, posso ficar com atual até a nova chegar? A empresa está me enrolando para chegar nos 7 dias, o que pode acontecer?
Se você comprou online e fez o pedido antes dos 7 dias, basta ter essa prova e eles serão obrigados a devolver o dinheiro.
@@lsadvs mas posso ficar com a cama atual até a nova chegar?
Comprei lentes de contato e comprei errada, mas abri embalagem de 2 delas… tenho direito de arrependimento?
Se a compra foi online, tem.
Oi boa noite
Ontem comprei um kit 3d da Mary Kay em uma consultora, usei e tive alergia a eles. Eu posso devolver?
Não, somente compras online.
A compra foi fora do estabelecimento físico deles? Se foi, tem o direito sim.
@@lsadvs oi eu comprei em uma consultora, ela aceitou a devolução dos produtos,.. Obrigada!
O prazo não é 30 dias?
Outra pergunta, fiz uma compra de uma centrífuga, mas ele não atende mija necessidade pq não vou poder secar cobertas. Usei 1 vez. Por isto a loja diz que não pode receber de volta
Não. 30 dias é o prazo que o fornecedor tem para resolver um defeito quando você reclama por isso. Exercer o direito IMOTIVADO de desistência não se confunde com a reclamação por defeito, que pode ser feita em 30 (produtos não duráveis) e 90 (produtos duráveis) dias.
Quanto à centrífuga, se você comprou online e reclamou nos 07 dias, tem direito - a não ser que tenha causado danos à máquina.
@@lsadvs obg vou recorrer
Poderia me dizer qual código me diz isso pfv. Eles estão alegando um monte de coisas, inclusive que tenho culpa por não ter me atentado na descrição do produto. Não sei é certo, porém não dava pra ter uma noção do ponto de fazer essa análise. E ainda estão alegando má fé da minha parte, o que é uma tremenda injustiça visto que fui honesta e disse ter usado uma vez. 😢 Q absurdo
Dr. Onde fala que o cliente pode testar o produto e devolver caso nao goste?
Código de defesa do consumidor:
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.