Vc deu exemplos de coisas eletrônicas e que, portanto, são passíveis de defeito físico. Eu trabalho com armarinho vendo majoritariamente linhas e barbantes, precisei colocar placas em meu estabelecimento de não troca, acredito que agi dentro do meu direito, visto que esse tipo de produto quase nunca apresenta defeito. Fiz isso por conta da quantidade de pessoas que retornam a minha loja querendo trocar esses produtos, às vezes com muitas semanas de comprado.
Dimas há produtos que realmente não tem como trocar mesmo, pois são muito específicos como linhas e barbantes. A ideia de desistir em 7 dias é para o consumidor conhecer o produto e a analisar se servirá para ela. Em casos de linhas e barbantes, não tem como o consumidor falar que não conhece, salvo hipótese muita específica que você saberá diferenciar no dia a dia. Abraços
Excelente aula!!! Minha namorada comprou on-line a inscrição de uma prova de corrida de obstáculos, mas não poderemos mais ir devido a um outro compromisso nessa mesma data futura. Aliás, tal prova ocorrerá mais de 3 meses depois da data da compra, então, consoante o meu entendimento dessa clara explicação, ela tem direito de se arrepender e ser reembolsada, haja vista que a compra foi há menos de 7 dias
Olá, Lucas! Fico feliz que tenha gostado da aula. Obrigado por comentar! Você está certo no seu entendimento. Pelo Código de Defesa do Consumidor, compras feitas pela internet ou fora do estabelecimento comercial garantem o direito de arrependimento em até 7 dias a partir da data de compra ou do recebimento do produto ou serviço. Como a compra da inscrição foi feita há menos de 7 dias, a sua namorada pode, sim, solicitar o cancelamento e o reembolso integral. Ela deve entrar em contato com a empresa organizadora da prova o quanto antes, preferencialmente por escrito, para formalizar o pedido de cancelamento e solicitar o reembolso. Espero ter ajudado! Se inscreva no canal e curta o vídeo para mais conteúdos como esse. Abraço!
Boa tarde, dr. Ageu. Primeiramente parabéns pelo conteúdo. A aula foi super clara e esclarecedora. Gostaria de saber como funciona a lei do arrependimento quando o consumidor utiliza o produto durante os dias em que esteve em posse do mesmo. Neste caso, sou obrigada a devolver o dinheiro, uma vez que o produto torna-se inviável para venda? Além disso, caso o consumidor resolva realizar uma troca ao invés da desistência, até quantas trocas sem custos eu posso realizar? Muito obrigada.
Eu tmbm gostaria de saber o que o Dr. Acha embora eu acho q sei q mesmo usando o produto pode ser devolvido tipo um tênis vc não compra pra deixar guardado vc vai usar e se arrependeu, comprou uma tv mas a cor não lhe aguadou, nós sempre abrimos a embalagem e provavelmente usaremos o produto pra constatar oque nôs desagradou.
Boa tarde Dr. Ageu, comprei um curso online e logo no início do curso vi que não era pra mim e pedi reembolso. Até hj não fui atendida. Onde devo buscar os meus direitos, por favor. Muito obrigada.
Olá, CANAL DA LYA! Fico muito contente que o vídeo tenha esclarecido suas dúvidas, principalmente sobre produtos personalizados. É muito importante conhecermos nossos direitos como consumidores e fornecedores para garantir que sejam respeitados. Se surgir qualquer outra dúvida, é só deixar um comentário que farei o possível para ajudar. E não esqueça, se inscreva no canal e me siga no Instagram @ageucamargoadv para mais conteúdos como este. Muito obrigado pela sua participação e até o próximo vídeo!
Boa noite! Que didática! Me tire uma duvida por favor comprei um imovel de uma construtora dei a entrada e pago a evolução da obra. Nunca vi o apartamento pessoalmente caso eu nao goste do acabamento tenho o direito de desistir sem ser cobrada de multa? A conpra foi feita por cel assinei o contrato pessoalemnte na caixa econômica
Boa noite, fechei os pisos laminados do meu apartamento a 1 ano atrás, pk comprei na planta, e resolvi colocar outro piso, pedi a devolução do valor pago me negaram, oq posso fazer ? Consigo o dinheiro de volta ou não ?
olá Dr Ageu! Primeiramente parabéns pelo canal. Bem, fiz uma compra no Aliexpress e ao findar a compra me dei conta de que o parcelamento não condizia com o que eu queria e pedi o cancelamento para poder refazer o pedido na mesma loja. tenho direito ao reembolso para poder fazer isso?
Bom dia, Dr. Excelente conteúdo. Tenho uma dúvida, tenho uma empresa que presta serviço de películas de controle solar para vidros, no caso, vou até o local fazer a instalação da película desejada conforme a metragem a janela de cada cliente, essa regra se aplica?
Bom dia, Jorge! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo, obrigado pelo comentário. A regra do direito de arrependimento de 7 dias, prevista no Código de Defesa do Consumidor, se aplica principalmente para compras feitas fora do estabelecimento comercial, como pela internet, telefone ou em domicílio. No seu caso, como você presta um serviço personalizado, indo até o local do cliente para instalar as películas de acordo com a metragem específica das janelas, o direito de arrependimento pode não se aplicar da mesma forma, especialmente se o serviço já foi executado. Se o cliente quiser cancelar antes da instalação, aí sim ele pode ter direito ao reembolso, dependendo do que foi acordado. Mas após a prestação do serviço, o direito de arrependimento não se aplicaria da mesma maneira, pois se trata de um serviço customizado e já concluído. Espero ter esclarecido sua dúvida! Não se esqueça de se inscrever no canal e curtir o vídeo para mais conteúdos como este. Abraço!
Olá dr me ajuda por favor estou sem saber o que fazer mais. Comprei um veículo pela concessionária, assinei o contrato de financiamento e tudo pessoalmente. Ainda não estou com o veículo pois eles so liberariam eu pagando a entrada. Já se passaram umas 2 semanas eu pedi pra cancelarem mas eles se recusam eu tenho direito de cancelar esse contrato ou não?
Boa noite! Assinei um contrato sábado em um salão de beleza de dia das noivas e me arrependi , no contrato fala que o cancelamento a multa seria 100% 😔 isso pode 100% de multa
Fui na loja comprei um liquidificador industrial mas fiquei muito insatisfeita com o produto e quero trocar ou devolver mas o produto não mais tem a embalagem a loja pode negar a troca por esse motivo? Há lembrando que faz só quatro dias que comprei. Parabéns pelo canal. Ajuda muito com suas informações 😊
Olá @user-cj7ij6rr3x, agradeço a sua pergunta e fico feliz que você esteja achando o canal útil! 😊 No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que o consumidor tem o direito de trocar um produto defeituoso ou que não atenda às suas expectativas. No seu caso, mesmo que a embalagem original não esteja mais disponível, a loja não pode negar a troca ou devolução se o produto estiver com algum defeito ou não atender às suas expectativas. No entanto, é importante lembrar que o prazo para solicitar a troca ou devolução é de 7 dias para compras feitas fora da loja física (como internet e telefone) e 30 dias para produtos não duráveis ou 90 dias para produtos duráveis em caso de defeito. Espero que isso tenha ajudado a esclarecer a sua dúvida! Se você gostou desta resposta, por favor, curta o vídeo e se inscreva no canal para mais informações úteis sobre os direitos do consumidor. Obrigado!
Excelente conteúdo doutor, parabéns. Fiquei com uma dúvida a contagem do prazo segue ou não as normas do CC? Pois vi um conteúdo onde afirmavam que a contagem começaria no dia posterior ao recebimento do produto conforme normal do CC. Gratidão.
Comprei um curso pela internet mais quando chegou no mesmo dia prcebi que não era oque eu esperava pelo anuncio que vi no mesmo dia pedir ao vendedor o estorno, estou aguardando resolver, muito bom e esplicativo esse video👏👏
Olá Doutor! Boa noite minha dúvida: comprei um carro usado na sexta feira 08/10/2021, em outra cidade, quando cheguei na minha cidade levei em um mecânico de confiança e o motor está com problemas, e o carro ja foi batido, porém durante o ato de compra o fornecedor me negou que ele tinha sido batido, tenho direito de cancelar a compra e pedir o reembolso? paguei á vista só assinei o recibo e não reconheci firma em cartório.
Boa tarde, Dr. Ageu Gomes! Brilhante explicação! Ficou dúvida quanto a produtos usados! Trabalho autônomo, em casa, com compra e venda de Notebook's usados. Volta e meia alguém diz que não gostou do produto e quer devolver! Quando não alteram nada nos Notebook's, devolvo o dinheiro, dependendo dos dias que correram! Então, quem vende, em casa, produtos usados, tem alguma obrigação de devolver o dinheiro? Pelas pesquisas que fiz entendi que não, mas gostaria de saber de você! Grato!
Olá Ageu, parabéns pelo conteúdo e pela excelente didática! Tenho uma dúvida com relação a restituição do valor pago. O valor deve ser restituído ou estornado no momento em que solicito a devolução do produto ou o fornecedor pode restituir apenas quando receber o produto de volta?
Olá César, muito obrigado! O fornecedor deve realizar a restituição pelo mesmo método de pagamento que realizado pelo consumidor. A lei não fala em tempo, mas a prática do dia a dia mostra que se tratando de produto, deve-se fazer no momento em que o fornecedor recebe o produto de volta.
Boa. Noite. Dtr. Eu. Fiz. Um plano. Sulamerica. E. M. Arrependi. O. Fato. Nao. Encontro. Nem. Um. Consultorio. Q. Tenha. Convenio. Cm. A sulamerica. Como. Sair. Drssa. Cituaçao
Boa explicação. Faltou abordar compra de veículo zero quilômetro. No meu caso por exemplo: dei 5 mil de sinal, e faltando 10 dias para chegada do veículo me arrependi e a concessionária não quer devolver, disse que já existe um boleto com o restante para pagar. Como posso adquirir um carro que não quero?
Olá, muito obrigado por acompanhar nosso canal. Peço que você se inscreva. Também peço que você me siga no instagram, pois lá dou dicas diárias sobre direito do consumidor. Segue link: instagram.com/ageucamargoadv/ Bom... Vamos lá sobre seu comentário... Eu não abordei esse tema, pois NÃO É POSSÍVEL DESISTIR NO EXEMPLO QUE VOCÊ! Só é possível desistir se você comprar "fora do estabelecimento". No seu exemplo, você comprou um carro zero na própria concessionária... Bom... Eu tenho outro caminho para te ajudar, fazendo cancelar esse contrato, mas aí é muito complexo. Se precisar, chama a gente no whattsapp a partir dia 09. Segue link: api.whatsapp.com/send?phone=5511934035876&text=
Obrigado por responder. A minha dúvida é: - Não tenho contato assinado; - Não retirei o veículo da concessionária. Pelo que entendi o sinal é até irregular, logo se o veículo ainda não foi emplacado o veiculo é considerado zero quilômetro e isso não atrapalha uma venda posterior a outro comprador.
Olá Dr. parabéns pelo vídeo. A minha dúvida é a seguinte, comprei um carro semi novo dei 15 mil de entrada e financiei o restante. Na hora da compra me disseram que o carro era flex e não é, com 7 dia o motor começou a dar problema levei para arrumar, a loja “arrumou”, e o problema voltou a se repetir no motor do carro, fora outros defeitos que o carro tem. O que eu devo fazer nessa situação, eu posso pedir a troca do carro ou o meu dinheiro de volta? Desde já agradeço.
Ola boa noite Eu comprei um sapato branco porque eu sou auxiliar de.odontologia usei uma vez fui pro trabalho com ele e percebi que estava apertado ao usar na.minha rotina e nao pude tirar, ainda estou no prazo de 7 dias ainda, sendo assim posso devolver? Comprei pela internet
Olá, Ageu. Eu te peço por favor, de coração mesmo que, você possa me ajudar :( Comprei uma rtx 2060 na Kabum, fiz a solicitação de arrependimento dentro do prazo de 07 dias... Recebi o código do correio reverso para que eu possa levar o produto nos correios pra que ele seja enviado a Kabum. Porém...eu não quero um produto novo. Eu quero o meu dinheiro de volta. A dúvida é: eu fazendo a devolução dentro do prazo dos 7 dias, eles vão me mandar um produto novo ou me reembolsar? Tenho até o dia 8 para devolver o produto. Espero que visualize, doutor! Abraços :)
Olá boa noite comprei um celular na na loja física mais no prazo de 2 dias de uso ele não liga mais posso pedir o cancelamentos do produto ou sou obrigada a pegar novamente?
@@adv.ageucamargo Boa noite! Parabéns pelos esclarecimentos! Comprei uma mesa pela internet, porém assim que foi montada descobri que era muito pequena!O fornecedor recusou a devolução dentro do prazo alegando que a mesa foi montada!Porém, como poderia saber se era realmente o tamanho que gostaria de não montasse a mesa? Ela pode se recusar a devolução?Desde já obrigada!
comprei uma lente para oculos, porem nao tenho certeza qto a originalidade da mesma. fiz um pedido junto a otica, com uma determinada descricao, e recebi uma nota fiscal com descricao totalmente diferente do pedido feito. ademais, qdo recebi o produto notei uma qualidade e de facil constatacao de defeito.. solicitei a loja a troca.. a loja se comproeteu a trocar.. porem nao me deram nehuma seguranca para acompanhar .. como posso proceder caso eu nao receba o produto novamente em desconformidade.?
Olá Doutor, ótima explicação sobre o tema, mas gostaria de saber, se fiz a compra de um curso online,por uma plataforma no dia 23 de Junho dividi em 12 vezes, já paguei a primeira, não tenho interesse de ressarcimento, tenho direito de cancelamento?, o curso tem sido liberado por etapas...desde já agradeço.
Olá Adriana, obrigado por assistir o vídeo! Pela regra dos 7 dias você não consegue cancelar. Agora, você poderá cancelar apenas se o curso não corresponder em qualidade que foi ofertado.
Doutor assinei um contrato de um curso de informática para meu filho no dia no dia 3 fevereiro mas no dia 5 li os termos e desistir pois o curso sairia por 10,000 mil no dia 8 fui cancelar disseram que eu tinha que pagar 500,00 reais pela quebrar de contrato está certo isso
Compramos uma moto nova e já pagamos entrada que foi alta e essa semana vendedor disse que parcelas aumentaram pois o modelo da moto mudou e assim parcelas aumentaram sem nós avisar. O que podemos fazer para ter nosso combinado?
Resolveram seu caso ? Comprei uma moto e paguei avista , a moto não chegou aí fui ver o que tava acontecendo eles disseram que a moto subio o valor e eu tenho que pagar 900 reais a mais
Olá Dr. comprei um carro usado em uma loja de carros, e desde então o carro vem apresentando defeitos (injeção, pistão, dps descobri que estava sem catalisador, reservatório de água do para brisa entre outros), sempre que levei “arrumaram” mais agora já estou ouvindo um barulho novamente. Vai fazer 2 meses que comprei e ainda tô nessa “guarda compartilhada” do carro com o mecânico da loja. O que posso fazer ? Muito arrependida é meu primeiro carro😢
Olá, @sabrinagomes600! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar nosso canal. Sinto muito pela sua situação. Aqui estão alguns passos que você pode seguir: 1. **Garantia Legal**: Pelo Código de Defesa do Consumidor, produtos usados vendidos por lojas têm uma garantia mínima de 90 dias. Isso inclui carros usados. A loja é responsável por consertar defeitos que surgirem nesse período. 2. **Documente Tudo**: Mantenha um registro de todos os problemas, consertos e contatos com a loja. Isso ajudará caso precise tomar medidas legais. 3. **Notificação Formal**: Envie uma notificação formal à loja detalhando todos os problemas e solicitando uma solução definitiva. Pode ser por e-mail ou carta registrada. 4. **Procon**: Se a loja não resolver os problemas, procure o Procon da sua cidade. Eles podem mediar o conflito e ajudar a encontrar uma solução. 5. **Ação Judicial**: Como último recurso, você pode entrar com uma ação judicial para exigir a reparação dos defeitos ou até a devolução do dinheiro. Consulte um advogado especializado em direito do consumidor para orientação. Espero que isso ajude! Se inscreva no canal e curta este vídeo. Estamos sempre aqui para ajudar. Abraços!
Hoje teve um vendedor de colchão ortopédicos, minha mãe quis comprar e assinamos o contrato de compra, mas hoje mesmo desistimos da compra depois de fazer as contas e refletirmos bem, nesse caso cabe o direito de arrependimento, pois o colchão é feito sob medida mas só vai chegar em 20 dias segundo o vendedor?
@@jessicaalves963 Eu solicitei a devolução e deu certo, mas não pode passar de 7 dias da entrega do colchão. Só ligar para a empresa e solicitar e daí aguardar virem buscar o colchão.
Dei de entrada meu carro é peguei outro na mesma loja.. Mas me arrependi ao vê que seu consumo não seria ideal para nosso orçamento... entrei em contato com a loja... ai me falaram que já teria mas de 7 dias para desistir.... mas eu iria pegar na mesma loja outro carro mas econômico.... será que mesmo assim não tenho esse direito? Só pra saber.... pois a ideia é essa... pegar outro carro mas econômico.
Comprei um iphone semi novo. A moça q vendeu disse que tava tudo ok então confiei, quando fui conferir a bateria tava com 73% de saúde e agora ela não quer o produto de volta. Comprei no cartão (hoje a tarde) e ela já sacou o dinheiro. Tô desesperada pq o aparelho foi super caro pra condição que tá e pra completar ela vendeu falando q não tinha nenhum problema sendo q tinha. Vou na loja de onde meu cartão de crédito é, espero que consiga Obs: Foi pelo marketplace do facebook
Kelly, isso é considerado vício oculto e se foi omitido na hora da compra, pode ser feito a rescisão do contrato! Se ela não quiser devolver, faça uma reclamação no juizado especial cível.
Cheguei em uma loja de assistência técnica de celular e procurei por um celular que tivesse a câmera excelente pq preciso de câmera boa pra divulgacao do meu trabalho. O rapaz me ofereceu um, foi em outra loja buscar. E depois disso outra pessoa passou a instalar meu email ...no celular...aí eu peguei e fui embora . Quando eu fui testar a câmera na cliente a câmera é pessima. Mandei msg pra ele no mesmo dia. Ele disse pra eu ir até a loja pra ele tentar configurar. Mas não presta mesmo. O que fazer?
Bom-dia!!! Por favor me ajude... Comprei uma mesa c 6 cadeiras há dez meses atrás. As cadeiras estão todas estragando. Fiz um vídeo das mesmas e levei até a loja. Só que até agora não tive nenhuma resposta .
Oi, Creonice! Obrigado por comentar e por acompanhar o canal. Sobre sua situação, pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a loja é responsável por defeitos que surgem no produto dentro do prazo de garantia legal, que é de 90 dias para bens duráveis, como móveis. Porém, se o defeito é recorrente ou a qualidade não está de acordo com o esperado, você pode exigir a troca, o reparo ou até o reembolso, mesmo após esse prazo. Como você já fez contato com a loja e não obteve resposta, sugiro formalizar uma reclamação por escrito (e-mail ou mensagem) e, se ainda assim não resolverem, registrar uma queixa no Procon. Espero que tudo se resolva logo! Se puder, deixa um like no vídeo e se inscreve no canal para acompanhar mais conteúdos 😊.
Comprei um óculos de grau, mas percebi que o meu grau não está certo(Eu avisei ela na hora do exame, mas ela disse que era normal) mas depois percebi realmente que meu grau está errado. O que eu faço?? Eu refiz o exame e mesmo assim ela não acerta no meu grau.🤦🏻♀️
@@adv.ageucamargo Comprei 121 metros de cerâmica tipo A no dia 14/11/2021. Onde colocamos no quarto, cozinha, sala quando colocamos no terraço foi onde conseguimos ver o tamanho do problema q iríamos enfrentar, pois no terraço e onde tem mais luiz, claridade foi onde vimos o piso cheio de relevos, ondulações está como se estivesse todo amassado, aí foi quando vim olhar pedra por pedra da parte de dentro e as mesma estão do mesmo jeito... Conclusão defeito total de 121 metros. Minha duvida é a empresa deve arcar com todos os prejuízos pois vou ter q remover todo o piso ja estalado, refazer outro piso p colocação de pedras novas, onde gastei com pedreiros material de construção sem falar q minha obra agora esta parada, com 2 filhos pequenos dormindo no chão pois faltava seus quartos e tive q parar. Onde estou doente não estou dormindo, me alimentando bem foi um sonho frustrado, onde abalou meu psicológico. O que fazer ?
Certo mas o seguinte fiz uma carta de próprio punho autentiquei e levei a concessionária e se negaram a fazer o cancelamento liguei no banco e falaram que tenho direito de cancelar registrei reclamação no procon deve esperar agora
Boa tarde, Dr. Ageu! Muito bom mesmo o vídeo!!! Explicou tudo de modo muito prático, claro, sem enrolação e muito profissional!!! Se tivesse como curtir mil vezes, eu curtiria! Muito obrigada!
Oii, preciso de ajuda, fui comprar um celular na loja fisica, o vendedor fez analise para compra, mais quis desistir, ele disse que ja nao dava, na hora nao aprovou, depois ele tentou de novo, eu disse que queria desistir e ele disse que nao dava, tive que ficar com o produto sem querer
No meu caso comprei uma geladeira ainda tá na loja um dia após a compra decidir cancelar a compra a vendedora tá mim cobrando um absurdo pra cancelar a compra
Olá boa noite!! Eu comprei um aparelho e não gostei muito lento pra internet .. muito baixo .. nossa frustração todo o qui eu faço compre hj .. Será qui posso trocar amanhã 😭
Comprei um refrigerador no magazine Luiza no mês de aniversário da Eletrolux que estava tendo cashback, ganhei o casch back por ter feito a compra. Mas não recebi o cashback, entrei em contato com a Eletrolux e eles estão enrolando pra me devolver o valor. O que devo fazer?
Oi, Cristina! Obrigado por compartilhar sua situação e por acompanhar o canal. Entendo que estar superendividada é muito difícil, mas existe um caminho. A Lei do Superendividamento pode te ajudar a renegociar suas dívidas de maneira justa, garantindo que você ainda tenha um valor mínimo para viver, chamado de "mínimo existencial". Entre em contato com um advogado ou procure o Procon para buscar orientações sobre como fazer um plano de renegociação. Se precisar de mais ajuda, estamos disponíveis pelo WhatsApp: [api.whatsapp.com/send?phone=5511934035876&text=Ol%C3%A1!](api.whatsapp.com/send?phone=5511934035876&text=Ol%C3%A1!) Força nessa caminhada e, se puder, deixa um like no vídeo e se inscreve no canal! 😊
Acho um absurdo a pessoa comprar um produto e depois fazer as contas e achar que a prestação nao cabe no orçamento, isso é uma coisa que deve ser feito antes de se comprar algo! Sinceramente,falta de planejamento viu !
Fui enganada por uma mulher , e acabei caindo na lábia dela , quero cancelar a minha compra ... Como faço ❓❓ ela deixo somente o comprovante da máquina.
Bom dia comprei uma pisina com estalaçao completa mas ja esta com quase e não entrega entrega a pisina e segunda ele não consegue fazer estono na máquina tem como resolover
Olá, @deymisonaraujo5840! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar nosso canal. Lamento pela sua situação. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para resolver o problema: 1. **Contate a Loja**: Entre em contato com a loja e exija uma solução imediata. Informe que você não recebeu o produto e que deseja a entrega ou o estorno do valor pago. 2. **Documente Tudo**: Mantenha registros de todas as comunicações com a loja, incluindo e-mails, mensagens e notas das conversas telefônicas. Isso pode ser útil caso precise tomar medidas legais. 3. **Procon**: Se a loja continuar a não resolver a situação, registre uma reclamação no Procon da sua cidade. Eles podem mediar a situação e ajudar a garantir que seus direitos sejam respeitados. 4. **Ação Judicial**: Como último recurso, você pode entrar com uma ação judicial para exigir a entrega da piscina ou o reembolso do valor pago. Consulte um advogado especializado em direito do consumidor para orientação sobre como proceder. Espero que isso ajude! Se inscreva no canal e curta este vídeo. Estamos sempre aqui para ajudar. Abraços!
Vídeo muito claro. Parabéns! Tenho uma dúvida. Desisti de comprar um terreno, a corretora pediu um adiantamento para resevear a compra, omitiu informações sobre reajuste de parcelas, não assinei o contrato e a corretora está enrolando para devolver o valor pago. É correto isso?
Por favor me ajuda doutor, Fui em uma loja de São Paulo, e comprei umas roupas pra mim, e não experimentei as roupas pois lá não tinha vestiário, e eu moro no Rio de janeiro. Quando cheguei aqui que fui vestir a roupa e não deu em mim. Entrei em contato com a loja, perguntando se poderia efetuar a troca pelos correios, expliquei que moro no RJ. E eu iria pagar o correio. Eles falaram que não efetuam troca pelo correio, somente na loja física, sendo que eles trabalham com correios também, pois são vendedores atacadista, e fornecedores do Brasil inteiro. Achei uma falta de empatia pelos crientes. Pela lei, eles teriam que fazer a troca pelo correio, ou não são obrigados?? E eu pensei em ir lá, mas devolver o produto e pegar meu dinheiro de volta. Posso fazer isso??
Dr eu comprei um ar condicionado fui na loja fisica mas o aparelho nao estava na loja eu comprei pela imagem q a vendedora me mostrou pelo computador pa nao tinha o produto na loja e ele vai chegar na loja em 5 dias mas fiz toda a compra posso cancelar a compra?? Pois eu vi o produto pelo computador o mesmo nao tinha na loja
Poderia me tirar uma dúvida? Hoje pela manhã estava andando no calçadão de duque de caxias RJ. Fui abordado por uma pessoa pra fazer o cartão de crédito. Sendo que o cartão era parceiro de uma ótica. Acabei indo na lábia do ventilador e mandei fazer o óculos. Quando cheguei em casa fui baixar o aplicativo do cartão e fui lê o nome do cartão. Aí fui vê que tinha uma anuidade que não fui informada. Que no final do custo desse óculos eu vou pagar a maís 200 reais. Então posso pedir pra não fazerem o óculos?
Boa noite, @dacioazevedo754! Muito obrigado pelo elogio e por assistir ao vídeo! Sobre sua pergunta, o direito de arrependimento previsto no Código de Defesa do Consumidor brasileiro, geralmente, não se aplica à compra de imóveis. Este direito é específico para compras realizadas fora de estabelecimentos comerciais físicos, como vendas pela internet, telefone ou em domicílio, permitindo ao consumidor desistir da compra dentro de 7 dias após a assinatura do contrato ou o recebimento do produto ou serviço. No caso de imóveis, a compra e venda são tipicamente realizadas mediante contratos mais complexos e definitivos, envolvendo processos como visitas ao local, negociação de condições, assinatura de contratos registrados em cartório e outros procedimentos que não se enquadram na mesma categoria de vendas à distância ou fora de estabelecimento comercial. Se você está pensando em desistir de uma compra de imóvel após assinar um contrato, é essencial consultar um advogado especializado em direito imobiliário. Ele poderá avaliar o contrato e aconselhar sobre as possíveis implicações legais e financeiras de uma desistência, incluindo a possibilidade de negociar com o vendedor ou até mesmo verificar se há cláusulas contratuais que permitam algum tipo de rescisão com penalidades limitadas. Espero que essa informação te ajude! E se você ainda não se inscreveu no canal, aproveite para fazer isso e ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo. Obrigado por participar! 🌟
Otimo video, no caso presencialmente, se o consumidor nao saiu com o produto da loja ele pode cancelar a compra? O vendedor das Casas Bahia disse ao meu irmão nao poderia querer trocar por outra tv pq ele ja tinha efetuado a compra dentro da loja, ele acabou ficando com a tv... ele ainda pode desistir?
Olá, Valdair! Muito obrigado pelo elogio ao vídeo. Sobre a sua dúvida, no caso de compras realizadas presencialmente em uma loja física, o Código de Defesa do Consumidor não garante o direito de arrependimento, que é válido para compras realizadas fora do estabelecimento comercial (como pela internet ou telefone). No entanto, algumas lojas oferecem políticas próprias de troca e devolução. Recomendo verificar diretamente com a loja Casas Bahia sobre a política deles em relação a trocas de produtos comprados presencialmente. Se a TV apresentar algum defeito, o consumidor tem direito à garantia, e a loja deve fornecer suporte conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. Agradeço pelo seu comentário e pelo apoio ao canal. Não se esqueça de se inscrever e curtir o vídeo!
Boa tarde Dr. Ageu! Tudo bem? Parabéns pelo conteúdo de alto nível! O cliente comprou e usou por 4 dias um Smartwatch e alegou não gostar por não durar muito a bateria sendo que ainda tinha 25% e que esperava algo em torno de 2 semanas, assim querendo a devoulução. Como posso prosseguir nesse caso? Pois vender como novo não terei mais possibilidade. Muito obrigado!
Muito obrigado pela audiência no vídeo! A regra do Código de Defesa do Consumidor é que o consumidor pode desistir em 07 dias, a contar do recebimento do produto, desde que tenha comprado pela internet. Deste modo, o Poder Judiciário determina que o fornecedor aceite esse pedido de devolucão do consumidor, desde que o produto esteja sem qualquer dano ou gasto. Se o consumidor entrar com uma ação, essa conta pode sair mais cara. Siga a gente no instagram também: instagram.com/camargosociedadeadvogados/
Ótimo vídeo! Na minha situação eu fui na loja física ,porém eles não tinham o produto então fizeram um pedido para a loja ,chegará daqui 4 dias.Porém analisando melhor o produto pela internet ,vi que não é lá essas coisas ,e como eu peguei um carnê ,fiz as contas e vai dar mais de 4 mil reais (também está fora do meu orçamento) será que eu vou ter que pagar ainda ou vai dar para cancelar ?
Olá! Primeiramente, muito obrigado pelo seu comentário e por assistir ao nosso vídeo! Sobre a sua dúvida, é importante saber que, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a possibilidade de desistência ou cancelamento de uma compra pode variar dependendo de como ela foi realizada. No seu caso, a compra foi feita em uma loja física e não à distância (como pela internet ou telefone), o que normalmente não garante o direito automático de arrependimento. No entanto, vale a pena conversar com a loja. Muitas vezes, estabelecimentos têm políticas próprias para cancelamento de pedidos ou devoluções, principalmente se o produto ainda não foi entregue. Explique sua situação e veja se é possível negociar uma solução que seja boa para ambos os lados. É sempre bom lembrar que manter a comunicação aberta e clara com o vendedor pode ajudar bastante. E claro, para situações futuras, sempre considere fazer uma análise cuidadosa antes de assumir compromissos financeiros importantes. Espero que a situação se resolva da melhor forma para você! Não esqueça de se inscrever no canal e seguir a gente no Instagram @ageuccamargo para mais dicas e informações. Boa sorte!
Doutor Ageu boa tarde, primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho que vc exerce aqui no RUclips, e na sua carreira como advogado. Minha dúvida é a seguinte: Moro em Santa Catarina, no dia 06/10/2022 efetuei uma compra online pela plataforma da Hotmart ,de um evento presencial que iria acontecer dia 08/10/2022 em São Paulo (dois dias antes da minha compra) no ato da minha compra (que inclusive realizei por impulso) já apareceu no site que eu não poderia mais solicitar o reembolso. Pois bem, no dia 07/10/2022 (um dia antes do evento) fiz as malas, abasteci e peguei a estrada com meu carro, fui com minha esposa para um hotel que reservei para me hospedar. No dia do evento, após fazer o check in e entrar , percebi que não era aquilo que eu pensava, pois foi informado pelo fornecedor que seria um evento presencial técnico onde seria realizado treinamentos para mecânicos de veículos elétricos. Mas na verdade foi apenas palestras, e outras pessoas vendendo seus produtos/serviços. Resumindo, fiquei absolutamente insatisfeito com a compra e após retornar para casa, solicitei no dia 11/10/2022 meu direito de arrependimento da compra como consumidor dentro dos 7 dias corridos, visto que não sabia realmente como seria o evento, pois achei que seria um curso que iria aprender na prática como funciona um veículo híbrido e elétrico. E minha solicitação foi negada pelo fornecedor do serviço que é a Hotmart. Gostaria de saber do senhor Doutor, qual meu direito perante essa situação? O que devo fazer? Muito obrigado, Deus abençoe o senhor pelo seu ótimo trabalho.
Dr. Ageu , parabéns pela didática de fácil entendimento. E gostaria também de retirar uma dúvida, minha comadre comprou móveis de bebê em uma loja física aproximadamente 15 dias atrás, mas infelizmente a bebê não resistiu e veio a falecer, ela tem o direito de solicitar o reembolso pois até o momento o produto não foi retirado da loja? Desde já meu muito obrigado!
Sra. Isabella, primeiramente meus sentimentos. Que Deus conforte o coração de todos vocês. Quanto ao cancelamento dos móveis, você deve seguir o que está no contrato. Se lá tem previsão de cancelamento, o faça o mais rápido possível. Se a multa tiver muito alta, depois discuta no Juizado Especial Cível.
Comprei na loja alguns móveis e adquiri o serviço de montagem . Acontece que a loja n entregou no prazo prometido. Depois entregou e n montou no prazo prometido. Posso desistir da compra dentro dos 7 dias ou até mesmo enquanto a loja n montar? Obrigado
Olá! Primeiramente, quero agradecer por deixar seu comentário e por acompanhar nosso canal. Sua dúvida é bastante pertinente e vou tentar esclarecê-la de forma simples e direta. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), especialmente nos artigos 18 a 20, quando o serviço ou produto não é entregue no prazo estabelecido, o consumidor tem alguns direitos. Entre eles, exigir o cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente, ou ainda rescindir o contrato com direito à restituição de qualquer quantia que tenha sido paga, atualizada monetariamente, além de perdas e danos. O direito de arrependimento, previsto no artigo 49, permite ao consumidor desistir da compra em até 7 dias após a entrega do produto ou do contrato de serviço, desde que a compra tenha sido feita fora do estabelecimento comercial, por exemplo, online ou por telefone. No caso de atraso na entrega ou na montagem, mesmo que a compra tenha sido realizada em loja física, você pode argumentar com base no descumprimento do contrato para solicitar a rescisão e a devolução do valor pago. É importante entrar em contato com a loja para formalizar sua reclamação e expressar sua intenção de desistir da compra devido aos atrasos. Recomenda-se fazer isso por escrito (e-mail ou carta registrada) para que fique registrado. Espero ter ajudado com sua dúvida! Aproveito para convidar você a se inscrever no canal, caso ainda não seja inscrito, e seguir nosso Instagram @ageuccamargo para mais dicas e informações. Estamos sempre à disposição para ajudar. Obrigado pelo apoio ao canal!
Excelente vídeo. Estou arrependimento da compra pois achei o mesmo produto em outro lugar há um preço muito mais em conta. Posso exercer o direito de devolução ( o produto nem chegou em casa ainda)
Sim, você pode. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor brasileiro, em compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, através da internet ou por outro meio similar) o consumidor tem o direito de se arrepender da compra em até 7 dias corridos a partir da data de recebimento do produto ou da assinatura do contrato. Nesse caso, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados. Entre em contato com a loja ou o site onde realizou a compra e informe sobre sua decisão de se arrepender da compra. Espero que isso ajude! Se você tiver mais perguntas, fique à vontade para perguntar. Obrigado por assistir ao vídeo. Se gostou, não se esqueça de se inscrever no canal e me seguir no Instagram: @ageucamargoadv.
Olá doutor boa tarde,assinei um contrato de uma cozinha planejada com um fogao de brinde e precisava fazer a pia,mas faz mais de 3 meses não deram nenhuma resposta de como estava e nem as dimensões do fogao para eu fazer a pia,aí fui fazer uma compra e não consegui fazer,pois o banco tinha retirado o meu o saldo do limite do cartão, pois a empresa colocou meu nome no serasa,por não estar pagando as parcelas.....pois já tinha avisado q iria desistir da compra,e me disseram q eu teria de pagar uma multa de 30 % do valor contratado......como devo prosseguir de agora em diante.....obrigado é por nós ajudar com estes conhecimentos......
Bom dia Dr.Ageu! Assisti seu vídeo no RUclips, é excelente! Minha pergunta: - Comprei 2 Caixas Surpresa no dia 28/11 pela propaganda online... Ficaram d enviar o n°para o rastreamento e nada! Os e-mails da empresa, não respondem... Existe sim, um CNPJ deles e tbm recebi deles, um email dizendo terem recebido o meu pagamento via Pix. Fiz uma pesquisa no RUclips e ví q eles são fraudulentos... Gostaria de usar a Lei 49cdc ! Más por onde devo começar?
Olá, muito obrigado por acompanhar nosso canal. Peço que você se inscreva. Também peço que você me siga no instagram, pois lá dou dicas diárias sobre direito do consumidor. Segue link: instagram.com/ageucamargoadv/ Bom... Vamos lá sobre seu comentário... Nesse caso é possível entrar com uma ação judicial. Podemos te ajudar com isso, nos chame no whattsapp a partir do dia 09/01. Segue whattsapp, só clicar: api.whatsapp.com/send?phone=5511934035876&text=
Sim. Na lei diz: Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do PRODUTO OU SERVIÇO, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Bom dia! Minha mãe fez uma compra em um site americano de alguns suplementos, porém por falta de conhecimento, ela não percebeu que era em dólar! Como podemos solicitar o estorno? Já que a loja não responde!
@feliperamos1688 • há 3 semanas Bom dia! Minha mãe fez uma compra em um site americano de alguns suplementos, porém por falta de conhecimento, ela não percebeu que era em dólar! Como podemos solicitar o estorno? Já que a loja não responde!
Comprei um carro zero, depois de 4 meses e 7 mil km rodados o motor deu problema e vai precisar ser substituído, minha duvida é se posso negar a troca do motor e pedir a troca do veiculo? Já que essa substituição trás transtorno, com tempo, troca do numero junto ao Detran, problemas que podem vim ocasionar depois da troca, e tirar a originalidade e desvalorização do veiculo.
Olá, Fernando. A situação que você descreve parece ser um caso de vício oculto, ou seja, um problema que já existia no momento da compra, mas que só se manifestou posteriormente. Nesses casos, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) oferece proteções específicas ao consumidor. O CDC estipula que, em casos de vícios ocultos, o consumidor tem direito a reparos gratuitos. No entanto, se o problema não for resolvido em até 30 dias, o consumidor pode escolher entre a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; a devolução da quantia paga, monetariamente atualizada; ou o abatimento proporcional do preço. Nesse caso, a decisão de aceitar a substituição do motor ou exigir a troca do veículo é sua. Se você acredita que a substituição do motor resultará em desvalorização e potenciais problemas futuros, e você não deseja aceitar essa solução, você tem o direito de solicitar a troca do veículo.
3 года назад+2
Fiz uma compra de uma maquina de lavar na loja Faz menos de 1 mes a maquina QUEBROU eles querem consertar EU quero devolve sera que EU tenho direito ? Esta com 2 anos De garantia
Olá Andreza, obrigado por assistir o vídeo! Nesse caso, a conduta da loja está correta. A lei fala que eles possuem o direito de consertar o produto mesmo. Você só terá direito do dinheiro de volta, se eles demorarem mais de 30 dias para consertar.
Bom dia Dr. , realizei um pedido de um carro 0 Km e assinei uma doc que em caso de desistência eu teria q pagar multa de 5% valor do carro quase 8mil reais, porém por watts app o vendedor me prometeu o carro até o dia 07/07 e até hoje não recebi, ele não me deu mais nenhuma data de previsão, eu posso cancelar esse pedido e buscar a compra de outro veiculo sem o pagamento dessa multa? Muito obrigado !!!!
Olá João, tendo em vista que o prazo de entrega não foi cumprido pelo vendedor, houve quebra contratual por parte dele. Entendo que possa ocorrer a rescisão do contrato, devolvendo seu dinheiro, sem pagamento de multa.
Boa noite , fiz uma compra em loja física de um fogão, porém o produto estava 1899,90 , até aí ok , pedimos um desconto se fosse a vista o produto, porém não foi dado, até aí ok tbm, como estava mt interessada o comprei, porém ao receber uma mensagem do local que foi comprado o produto, na mensagem estava q era um produto de mostruário e em nenhum momento isso foi informado , e o produto saiu com o mesmo valor de um “novo” , posso desistir da compra?? pois comprei o produto novo e não mostruário. Obrigada!
Comprei uma coisa hoje por loja virtual por WhatsApp. Mas não vou poder ficar com o produto se eu contactar o vendedor dentro de 7 dias no caso será amanhã eu tenho o direito de cancelar a compra e ter meu reembolso?
Dr. Ageu comprei um guarda roupa, vieram montar, erraram na montagem, não ficou alinhado. E tem peças danificadas. Quero desistir da compra, qual o meu direito? Agradeço desde já!
Oi, vídeo massa!! Me orienta em uma coisa: Comprei um curso, assisti aulas por 5 meses, mas não quero mais pagar as faturas que ainda faltam. Quero cancelar a assinatura e tb o pagamento das parcelas que faltam. Posso cancelar o curso e não mais pagar as parcelas que faltam? Porque entrei em contato com o pessoal que vende esse curso e eles disseram que posso cancelar o curso, mas tenho que continuar a pagar as parcelas que faltam. Isso não tem lógica ao meu ver. Obrigada pela atenção. Aguardo resposta.
Oi, Rubia, obrigado pelo elogio ao vídeo! Sobre o seu questionamento, a possibilidade de cancelar o curso e não continuar pagando as parcelas restantes vai depender das cláusulas do contrato de prestação de serviço que você assinou ao adquirir o curso. Muitos contratos de cursos incluem uma cláusula de permanência mínima ou preveem multas para cancelamento antecipado. É importante você ler atentamente o contrato para verificar quais são os termos do cancelamento. Se o contrato não especificar uma penalidade para o cancelamento ou se você estiver dentro do prazo estabelecido para desistência sem custos adicionais, você tem o direito de cancelar e não pagar as parcelas futuras. Caso o contrato estipule obrigações em caso de desistência, como o pagamento das parcelas restantes, essas condições precisam ser respeitadas, a menos que sejam abusivas ou estejam em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor. Em caso de dúvida, você pode buscar orientação no Procon ou consultar um advogado especializado em direitos do consumidor para entender melhor seus direitos e obrigações. Seja como for, é fundamental que você comunique sua decisão à empresa que oferece o curso por escrito, para que haja registro da sua solicitação de cancelamento. Caso se sinta lesada ou se achar que o contrato tem cláusulas abusivas, não hesite em buscar ajuda profissional para uma orientação mais detalhada sobre como proceder. Lembre-se que o diálogo é sempre a melhor opção inicial, mas você tem meios legais para resolver a situação se necessário.
Boa tarde dr. Camargo. Meu caso é específico por isso necessito de sua ajuda. Comprei R$350 em lances em um site de lances de centavos utilizei alguns, mas depois não gostei da proposta e pedir reembolso total ou parcial dos lances não utilizados. Eles se negaram a me reembolsar pois falaram que na política do site só pode ser feito o reembolso caso eu não utilizasse nenhum lance, mas eu só poderia conhecer o site ofertando lances. Quem tem direito nesse caso?
boa tarde , adorei seus conteudo , eu queria uma orientação sobre uma compra de moveis planejados , eu fiz a compra de planejados da minha casa quase todas , um gasto de 56 mil , e desdeque chegou o material , tive um pessimo atendimento , assim como varis problemas , moveis veio torto a montagem errada tudo mal acabado ja fiz varias reclamaçoes mas sempre e uma historia diferente e nada de solucionar montaram os moveis e , falta peças esta sem terminar e estou cansada e muito ensatisteita , gostaria de saber como devo agir .. desde já agradeço
Olá, primeiramente obrigado por assistir nossos vídeos. Fico muito feliz. Vou te pedir para seguir a gente no Instagram também tá. Segue link: instagram.com/camargosociedadeadvogados/ Agora vamos lá… Alessandra, infelizmente esses problemas com móveis planejados acontecem muito. Temos vários processos no escritório assim. Faça o seguinte: reclame de todos os problemas. Peça um prazo para eles resolverem. Caso não o façam, terá que contratar um advogado para pedir abatimento do preço pago.
Olá boa tarde! Eu comprei um ar condicionado 220 e na residência que mudei não tem essa voltagem, e o técnico que instala sugeriu trocar porque a voltagem pk eu gastaria a mais com transformador/difusor/fiação… mas já se passaram 10 dias da entrega do produto, e eles dizem que não troca e não cancela mais (mas eu nem paguei ainda pois foi parcelado em cartão da loja, e eu nem abri a embalagem ainda) qual a solução nesse caso?
Boa tarde ! Me tire uma dúvida tenho cliente que está atrasada suas parcelas e que que eu troque a armação porque está descendo,posso pede que coloque as parcelas em dias pra que posso está trocando
Olá @lucenildesilveira7389, Sua questão é delicada e envolve um equilíbrio entre os direitos do consumidor e suas obrigações contratuais. Como fornecedor de um produto ou serviço, você tem a obrigação de garantir que o produto entregue esteja em bom estado e funcione conforme prometido. Se a armação dos óculos estiver defeituosa ou não estiver funcionando corretamente, você pode ter a responsabilidade de corrigir o problema independentemente do status de pagamento do cliente. No entanto, se o cliente está inadimplente com as parcelas, você tem o direito de solicitar o pagamento. O melhor curso de ação pode ser negociar com o cliente para chegar a um acordo que satisfaça a ambos. Talvez oferecer a correção do problema em troca de um compromisso de pagamento possa ser uma solução aceitável para ambas as partes. É importante ressaltar que a resposta dada aqui é baseada em princípios gerais do direito do consumidor e contratos. A legislação e as normas específicas do seu local de operação podem influenciar a resposta correta a esta pergunta. Espero que isso ajude. Boa sorte na resolução deste problema.
Bom dia Dr. Tudo bem? Eu me chamo Adriano e estou com uma dúvida! Eu fechei um contrato em cartório, na compra de um ponto de uma Padaria mais a compra das Máquina de Padaria. A mesma não está me dando retorno para eu pagar o vendedor final. Posso desistir e entregar tudo sem Problema, ou terei complicações com a Justiça?? Obrigado desde já. Conheci o seu canal hj, e já estou adorando todo o conteúdo do Canal. Parabéns 👏👏
Olá, muito obrigado por assistir nossos vídeos! Nesse seu caso, como a compra foi presencialmente, você terá que fazer uma rescisão contratual, pois não poderá desistir em 7 dias como determina a lei, salvo se o contrato lhe der esse direito. Acho que o melhor caminho é tentar rescindir esse contrato amigavelmente com o vendedor. Abraços
Comprei um carro usado hoje na concessionária. Chegando em casa, deu problema. Falei lá e disseram q resolve. Mais eu não quero mais ficar com o carro pq mostrei ao mecânico e ele me assegurou q terei coisas pra fazer que não foram mencionadas pelo vendedor. Inclusive este, me garantiu que eu n teria problema. Pedi meu dinheiro de volta e amanhã irei lá pq ele disse q vou conversar com o dono. É pessoal, todo cuidado é pouco mesmo. Arrasada.
Olá Vívian, realmente é necessário ter muito cuidado. Nessa situação, o ideal é você tentar desfazer o negócio mesmo, evitando “dor de cabeça” lá na frente.
Boa tarde, Comprei um casaco para o meu filho numa loja fisica e como não serviu, fui trocar na mesma loja no dia seguinte. A loja não tinha mais o tamanho maior para este mesmo casaco. Só casacos de qualidade inferior e não do nosso gosto . A loja disse que não tem como reembolsar e que eu deveria pegar o valor em compras na loja. Está correto ? Não quero pegar nada na loja, é a loja que não oferece a troca . O que fazer ? Obrigada
Boa tarde, Dirceu! Obrigado pelo seu comentário e por acompanhar o canal. No caso de móveis planejados comprados em loja física, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) ainda garante seus direitos. Se houver atraso na entrega ou o produto não for conforme o combinado, você pode exigir o cumprimento forçado da entrega, solicitar um abatimento proporcional do preço ou até mesmo cancelar a compra com direito à restituição do valor pago. É importante que você tenha todos os documentos e acordos por escrito, como contrato e recibos. Se a loja não resolver a situação amigavelmente, procure o Procon da sua cidade para orientações adicionais e registre uma reclamação formal, se necessário. Espero ter ajudado! Não se esqueça de se inscrever no canal e curtir esse vídeo. Boa sorte!
Olá Dr Ageu! Tudo bem?? Está de parabéns! Excelente o seu trabalho no youtube! Gostaria de tirar uma dúvida! Dia 25/04/23, precisei fazer uma reserva no airbnb, e por falha do sistema, meu cartão não estava sendo aceito! Precisava de um local para passar a noite, optei por comprar o cartão presente do airbnb no picpay, no valor de R$270,00 Ao ir resgatar o cartão presente, novamente o sistema pediu meu cartão, e ficou falhando ao fazer o resgate dos créditos, após algumas tentativas, a plataforma me bloqueou, e não consegui fazer a reserva! Vi varias reclamações no reclame aqui, com o mesmo problema. Quase dormi na rua, pois travaram meu dinheiro, tive a sorte de uma amiga me receber em sua casa. Agora estou entrando em contato para solicitar o reembolso desse valor, e eles não querem fazer o reembolso, mesmo eu solicitando isso, com menos de 24hrs após a compra. Não tenho mais intenção de usar os créditos por conta do transtorno, e agora eles travaram meu dinheiro, até onde eu sei de maneira ilegal, oq eu posso fazer?
Olá, @tutoriaisdigitaisbr! Sinto muito pelo que aconteceu. Você certamente passou por uma situação bastante desconfortável e estressante. Primeiramente, é essencial que você saiba que tem o direito de ser reembolsado, já que o serviço que você pagou não foi fornecido e isso ocorreu por um problema do sistema da empresa, e não por uma ação sua. O ideal é que você entre em contato com o suporte da Airbnb e do PicPay para explicar a situação. Se eles não resolverem o problema, você pode fazer uma reclamação formal no site do Procon do seu estado e no Consumidor.gov.br, que é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Além disso, sugiro que você entre com uma queixa no site Reclame Aqui, caso ainda não tenha feito. As empresas costumam levar as queixas feitas nesse site a sério, pois elas são públicas e podem afetar a reputação delas. Lembre-se de documentar todas as interações que teve com essas empresas, pois elas podem ser úteis se você precisar comprovar sua tentativa de solucionar o problema de maneira amigável. Espero que isso ajude, e desejo que sua situação seja resolvida o mais rápido possível.
Fiz uma compra em loja fisica. Balcão itatiaia, no cartão após a compra observei valor superfaturado. Ex: R$ 1200 em 10x e após pesquisar na internet e no próprio fabricante o mesmo produto está entorno de RS 765,00 . Posso desistir?
Oi, @sandramarydesouzalima9186! Obrigado por trazer sua questão para cá, e sinto muito pela situação com a compra. Quando você realiza uma compra em uma loja física, o direito de arrependimento que permite cancelar a compra dentro de 7 dias, previsto no Código de Defesa do Consumidor, não se aplica. Esse direito é específico para compras realizadas à distância, como por internet, telefone ou catálogos. No entanto, se você percebeu que o valor estava superfaturado e isso não foi informado de maneira clara no momento da compra, há algumas ações que você pode considerar: 1. **Negociação com a loja**: A primeira coisa a fazer é voltar à loja onde fez a compra e explicar a situação, mostrando as pesquisas que indicam um preço mais baixo em outros locais. Peça uma revisão do preço ou a possibilidade de desistir da compra e ter seu dinheiro de volta. 2. **Reclamação formal**: Se a loja não aceitar negociar, você pode fazer uma reclamação formal. Isso pode ser feito diretamente ao Procon de sua cidade, relatando o caso e apresentando os documentos que comprovem a disparidade de preços. 3. **Revisão dos termos do contrato**: Verifique se existe alguma cláusula no contrato de venda ou nas políticas da loja que possa te ajudar nesse caso, como alguma garantia de melhor preço ou política de satisfação. Embora não seja garantido que você possa desistir da compra sem custos, essas etapas podem ajudar a encontrar uma solução satisfatória. Espero que consiga resolver essa questão! E se ainda não se inscreveu no canal, aproveite para se inscrever e curtir o vídeo. Isso ajuda muito a gente a continuar trazendo informações úteis para todos! 🌟
Olá, primeiramente obrigado por assistir nossos vídeos. Fico muito feliz. Vou te pedir para seguir a gente no Instagram também tá. Segue link: instagram.com/csabancario/
Uma dúvida, comprei uma moto, fiz o teste drive e fui pra casa, quando consegui o dinheiro entrei em contato por whatsapp e fiz o pagamento fechando a compra pelo whatsapp, peguei a moto na sexta feira e no sábado apresentou 2 defeitos. Estando dentro desse prazo, visto que fechei a compra pelo aplicativo, tenho direito aos 7 dias?
Bom dia, Dr. Comprei um Celular no site da Motorola, e quando ele chegou comecei a utilizar e não supriu em nada minhas expectativas. Quero devolver, antes dos sete dias mas no site da Motorola diz que para devolver não pode ter rompido o lacre ou ter sinais de uso no aparelho. Isso é correto? Desde já, agradeço. Seu conteúdo é muito bom! Parabéns!
Thiago, o site da motorola está errado! O prazo de 7 dias é para o consumidor analisar o produto mesmo! O consumidor deve usar o celular e analisar se gosta. Claro que o celular tem que estar sem qualquer avaria ou algo do gênero! Se está tudo bem, a motorola tem que trocar! Artigo 49 do CDC!
@@ThiagoOliveira-ug2rs que bom Tiago! Eu tive que fazer uma reclamação no “Recalme Aqui” pois não estava conseguindo contato com eles, mas após isso eles entraram em contato comigo e o processo de reembolso ocorreu tranquilamente, graças a Deus🙌🏻
Boa noite Dr Ageu parabéns pelo canal bom comprei um veiculo na concessionária fãs hoj 10 dias ele foi vendido por repasse mas o veículo apresentou vários problemas um deles e q o motor tá batendo e tem que faser o motor e outras diversas coisas fis o avisso sobre o caso no 6 dia de compra na concessionária mas disseram q não podem faser nada tenho direito da devolução ou de garantia isto desesperado pois financiei o veículo todo eu queria mais por ter isso pra faser
oa noite, obrigado por compartilhar a sua situação conosco. A compra de um veículo é um investimento significativo e compreendo totalmente a sua preocupação. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) protege os consumidores de produtos defeituosos, inclusive automóveis. Mesmo se o veículo foi vendido como repasse, a concessionária tem a obrigação de vender um produto em condições de uso. Caso o veículo apresente problemas graves que o tornem impróprio para uso ou diminuam muito o seu valor, você tem direito a exigir a substituição por outro veículo, a devolução do dinheiro ou o abatimento proporcional do preço. Como você já entrou em contato com a concessionária e eles não se prontificaram a resolver o problema, eu sugiro que você procure auxílio jurídico para entender melhor as suas opções. É possível que você possa buscar a resolução do contrato ou a reparação por danos morais e materiais. Espero que essa situação se resolva em breve para você. E lembre-se, para mais informações e dicas, siga-me no Instagram em @ageucamargoadv. Boa sorte!
Dr. Ageu boa tarde me nome e Celio e gostaria de exclarecer uma duvida . Eu adquirir um robo pra operaçoes em mercado financeiro..e no instante da venda a vendendora disse que eu teria acesso ao robo e que seria meu por tempo vitalicio e que teria a minha disposição um analista de mercado embora eu queria somente adquirir o robo pra operar no mercado financeiro. A compra foi realizada pela internet via cartao de credito. Embora iz a compra num sabado e logo na terça teve um feriado e na sexta feira foi que comecaram os procedimentos de abertura de conta na corretora deles que eles indicaram por eles ja serem filiado a eles. Isso fizeram pq eu mandei mensagem pra vendedora falando que se nao resolvessem meu prazo de 7 dias terminariam.. entao logo arrumaram minha conta... e foi ai que comecaram outros problemas .. 1.nao tive acesso ao robo, o analista conversou comigo me explicou sobre o mercado financeiro e metas e o qto teriamo que continuar investindo pra termos um retorno melhor, ate ai td bm, mas nao tive acesso ao robo e ate agora nao tenho 2.falaram que eu teria um bonus em dolares pra operar de 200dolares me depositaram somente 100dolares. 3.faço perguntas sobre os assuntos mas nao respondem, entao disse que se nao resolvessem esses problemas quero desistir da minha compra mesmo perdendo os 7 dias..sei que o suporte sera sempre assim nao tenho acesso ao robo pra operar e o que prometeram nao estao cumprindo como devo proceder?eu parcelei minha compra em 12x60reais no cartao credito. o aguardo sua resposta obg
Dr., assinei um contrato numa loja física de cursos profissionalizantes, porém ao chegar em casa, no mesmo dia, decidi cancelar o contrato. No contrato estava proposto uma multa rescisória de 10% do valor do curso. Terei que pagar este valor?
Olá @user-js3xn8oe2g, O direito de arrependimento, que permite o cancelamento de compras feitas fora do estabelecimento comercial (como compras pela internet ou telefone) dentro de 7 dias, não se aplica a contratos assinados presencialmente em uma loja física. Porém, o contrato deve estabelecer claramente as condições para rescisão e as penalidades aplicáveis. Se o contrato que você assinou especifica que há uma multa rescisória de 10% do valor do curso, então esse é o valor que você teria que pagar para rescindir o contrato. Contudo, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que cláusulas contratuais que estabelecem multas de cancelamento excessivas ou desproporcionais são consideradas abusivas e, portanto, inválidas. Portanto, se a multa de 10% parece excessiva, você pode questionar isso e até mesmo buscar orientação jurídica ou apoio de um órgão de defesa do consumidor. Em todo caso, a melhor opção seria conversar com a escola e tentar chegar a um acordo amigável. Se isso não for possível, a ajuda de um profissional do direito ou de um órgão de defesa do consumidor pode ser útil.
Olá! Comprei um mármore,pra fazer uma emenda numa pia que já tinha.Ele falou que teria uma diferença de tonalidade porém veio com uma cor muito diferente e quero desistir e ele disse que não posso.Passei cartão no crédito.Posso cancelar esse serviço?
Doutor, eu vi o produto pelo site da loja,mais fui comprar na loja,usando eu não gostei,tem como eu desistir da garantia estendida ? "Nem perguntaram se eu queria garantia exndida"
Bom dia Pode tirar uma dúvida? Comprei um aparelho pra minha TV,não consegui instalar... Comprei pelo WhatsApp...Tenho direito a troca ou ressarcimento?
Dr. Ageu, as explicações foram super claras e objetivas. Gostaria de confirmar se a legislação aplica-se em compra de móveis planejados para venda futura - estou pagando uma aquisição de móveis para apartamento e desejo desistir da compra, porém fiz um contrato antecipado de pagamentos pelo projeto. Há possibilidade de sair desse contrato sem o pagamento de 30% da rescisão de contrato?
Olá, muito obrigado por assisitir nossos vídeos! Peço que você siga a gente no instagram também, segue link: instagram.com/csabancario/ Vamos lá... Bruna, móveis planejados sempre acabam dando problemas nessa questão de rescisão de contrato. Se cancelar de imediato, há um multa pequena, se cancelar depois de um tempo maior, haverá uma multa maior... Meu conselho é tentar fazer um acordo.
Olá Dr. Antes de tudo parabéns pelo prestação de serviço. Minha questão é, fiz a compra de dois ingressos para um evento no Rio de Janeiro e, tive um imprevisto. No entanto, o site que fiz a compra alega que não fará o reembolso alegando que solicitei o reembolso não respeitando um limite minimo de 48 horas para o inicio do evento. Não há qualquer pontuação neste sentido quanto lemos o Art 49. Isso faz sentido??
Olá, Wagner! Primeiro, muito obrigado pelos parabéns e pelo reconhecimento. Fico feliz em poder ajudar com sua questão. O Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) realmente estabelece o direito de arrependimento, permitindo ao consumidor desistir da compra dentro do prazo de 7 dias a contar de sua realização ou do recebimento do produto ou serviço, desde que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorra fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. No entanto, essa regra tem uma aplicação mais direta a produtos ou serviços que não são imediatamente consumidos ou que não se referem a datas específicas. No caso de ingressos para eventos, a situação pode ser um pouco diferente. Muitas vezes, as políticas de cancelamento e reembolso são definidas pelos organizadores do evento e podem variar significativamente. É comum que existam regras específicas sobre o prazo para solicitar reembolsos, especialmente para eventos ao vivo, onde a logística e os custos envolvidos são consideravelmente afetados por cancelamentos de última hora. Embora o CDC ofereça uma proteção ampla ao consumidor, ele também permite que sejam estabelecidas políticas específicas em determinadas situações, desde que estas não sejam abusivas e estejam claramente informadas ao consumidor no momento da compra. Se não havia nenhuma indicação clara sobre a política de reembolso no momento em que você realizou a compra dos ingressos, especialmente a exigência de um prazo mínimo de 48 horas para solicitar o cancelamento, você pode argumentar que essa condição não foi devidamente comunicada. Minha sugestão é que você verifique todos os termos e condições que foram apresentados no momento da compra e, se for o caso, entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do site, explicando sua situação e questionando a falta de informação clara sobre a política de cancelamento. Se necessário, você também pode buscar auxílio junto aos órgãos de defesa do consumidor para uma orientação mais específica sobre como proceder nessa situação. Espero que essa orientação seja útil para você. Agradeço novamente pelo seu comentário e apoio ao canal. Não esqueça de se inscrever e seguir nosso Instagram @ageuccamargo para mais informações e dicas. Estamos à disposição para ajudar!
Olá,mandei fazer minhas lentes,e daí só pagar depois de prontas,20 dias se passaram e ficaram prontas mas não tenho recursos nenhum pra pagar.Qual dano posso sofrer deixando na ótica essas lentes,e não pagando?Uma vez que eles confeccionaram
Olá, @LeideLino-wg5js! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar nosso canal. Entendo sua preocupação. No seu caso, se as lentes foram confeccionadas sob encomenda e você não tem recursos para pagar, alguns pontos importantes são: 1. **Acordo com a Ótica**: Entre em contato com a ótica e explique sua situação financeira. Eles podem oferecer opções de parcelamento ou outras condições de pagamento mais acessíveis. 2. **Possíveis Consequências**: Se você não pagar pelas lentes, a ótica pode reter o produto até o pagamento ser efetuado. Além disso, eles podem entrar com uma ação judicial para cobrar o valor devido, o que pode gerar custos adicionais e afetar seu crédito. 3. **Negociação**: Tente negociar com a ótica uma forma de pagamento que se encaixe no seu orçamento. Muitas vezes, as empresas estão dispostas a encontrar uma solução amigável. 4. **Procon**: Caso sinta que precisa de ajuda na negociação, procure o Procon da sua cidade para orientação e mediação do conflito. Espero ter ajudado! Se inscreva no canal e curta este vídeo. Estamos sempre aqui para ajudar. Abraços!
Vc deu exemplos de coisas eletrônicas e que, portanto, são passíveis de defeito físico. Eu trabalho com armarinho vendo majoritariamente linhas e barbantes, precisei colocar placas em meu estabelecimento de não troca, acredito que agi dentro do meu direito, visto que esse tipo de produto quase nunca apresenta defeito. Fiz isso por conta da quantidade de pessoas que retornam a minha loja querendo trocar esses produtos, às vezes com muitas semanas de comprado.
Dimas há produtos que realmente não tem como trocar mesmo, pois são muito específicos como linhas e barbantes.
A ideia de desistir em 7 dias é para o consumidor conhecer o produto e a analisar se servirá para ela.
Em casos de linhas e barbantes, não tem como o consumidor falar que não conhece, salvo hipótese muita específica que você saberá diferenciar no dia a dia.
Abraços
BGD PELAS DICAS . QND A LOJA NÃO QUER TROCAR OS PRODULTOS DURÁVEIS NO PRAZO DE 90 dias Produltos com defeitos . O que devo fazer na hora ?
E a respeito da compra de carros usados, que aparecendo muitos defeitos dentro dos 7 dias, é possível também?
Excelente aula!!! Minha namorada comprou on-line a inscrição de uma prova de corrida de obstáculos, mas não poderemos mais ir devido a um outro compromisso nessa mesma data futura. Aliás, tal prova ocorrerá mais de 3 meses depois da data da compra, então, consoante o meu entendimento dessa clara explicação, ela tem direito de se arrepender e ser reembolsada, haja vista que a compra foi há menos de 7 dias
Olá, Lucas! Fico feliz que tenha gostado da aula. Obrigado por comentar!
Você está certo no seu entendimento. Pelo Código de Defesa do Consumidor, compras feitas pela internet ou fora do estabelecimento comercial garantem o direito de arrependimento em até 7 dias a partir da data de compra ou do recebimento do produto ou serviço. Como a compra da inscrição foi feita há menos de 7 dias, a sua namorada pode, sim, solicitar o cancelamento e o reembolso integral.
Ela deve entrar em contato com a empresa organizadora da prova o quanto antes, preferencialmente por escrito, para formalizar o pedido de cancelamento e solicitar o reembolso.
Espero ter ajudado! Se inscreva no canal e curta o vídeo para mais conteúdos como esse. Abraço!
Boa tarde, dr. Ageu.
Primeiramente parabéns pelo conteúdo. A aula foi super clara e esclarecedora.
Gostaria de saber como funciona a lei do arrependimento quando o consumidor utiliza o produto durante os dias em que esteve em posse do mesmo. Neste caso, sou obrigada a devolver o dinheiro, uma vez que o produto torna-se inviável para venda? Além disso, caso o consumidor resolva realizar uma troca ao invés da desistência, até quantas trocas sem custos eu posso realizar?
Muito obrigada.
Eu tmbm gostaria de saber o que o Dr. Acha embora eu acho q sei q mesmo usando o produto pode ser devolvido tipo um tênis vc não compra pra deixar guardado vc vai usar e se arrependeu, comprou uma tv mas a cor não lhe aguadou, nós sempre abrimos a embalagem e provavelmente usaremos o produto pra constatar oque nôs desagradou.
Boa tarde Dr. Ageu, comprei um curso online e logo no início do curso vi que não era pra mim e pedi reembolso. Até hj não fui atendida. Onde devo buscar os meus direitos, por favor.
Muito obrigada.
Me alegrei aos 5:51 referente aos produtos personalizados, Rsrs! Muito obrigada por sanar minha dúvida!!
Olá, CANAL DA LYA! Fico muito contente que o vídeo tenha esclarecido suas dúvidas, principalmente sobre produtos personalizados. É muito importante conhecermos nossos direitos como consumidores e fornecedores para garantir que sejam respeitados.
Se surgir qualquer outra dúvida, é só deixar um comentário que farei o possível para ajudar. E não esqueça, se inscreva no canal e me siga no Instagram @ageucamargoadv para mais conteúdos como este.
Muito obrigado pela sua participação e até o próximo vídeo!
@@adv.ageucamargo 🤩🤝
Boa noite! Que didática! Me tire uma duvida por favor comprei um imovel de uma construtora dei a entrada e pago a evolução da obra. Nunca vi o apartamento pessoalmente caso eu nao goste do acabamento tenho o direito de desistir sem ser cobrada de multa? A conpra foi feita por cel assinei o contrato pessoalemnte na caixa econômica
Boa noite, fechei os pisos laminados do meu apartamento a 1 ano atrás, pk comprei na planta, e resolvi colocar outro piso, pedi a devolução do valor pago me negaram, oq posso fazer ? Consigo o dinheiro de volta ou não ?
olá Dr Ageu!
Primeiramente parabéns pelo canal.
Bem, fiz uma compra no Aliexpress e ao findar a compra me dei conta de que o parcelamento não condizia com o que eu queria e pedi o cancelamento para poder refazer o pedido na mesma loja. tenho direito ao reembolso para poder fazer isso?
Bom dia, Dr. Excelente conteúdo. Tenho uma dúvida, tenho uma empresa que presta serviço de películas de controle solar para vidros, no caso, vou até o local fazer a instalação da película desejada conforme a metragem a janela de cada cliente, essa regra se aplica?
Bom dia, Jorge! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo, obrigado pelo comentário.
A regra do direito de arrependimento de 7 dias, prevista no Código de Defesa do Consumidor, se aplica principalmente para compras feitas fora do estabelecimento comercial, como pela internet, telefone ou em domicílio. No seu caso, como você presta um serviço personalizado, indo até o local do cliente para instalar as películas de acordo com a metragem específica das janelas, o direito de arrependimento pode não se aplicar da mesma forma, especialmente se o serviço já foi executado.
Se o cliente quiser cancelar antes da instalação, aí sim ele pode ter direito ao reembolso, dependendo do que foi acordado. Mas após a prestação do serviço, o direito de arrependimento não se aplicaria da mesma maneira, pois se trata de um serviço customizado e já concluído.
Espero ter esclarecido sua dúvida! Não se esqueça de se inscrever no canal e curtir o vídeo para mais conteúdos como este. Abraço!
Olá dr me ajuda por favor estou sem saber o que fazer mais.
Comprei um veículo pela concessionária, assinei o contrato de financiamento e tudo pessoalmente. Ainda não estou com o veículo pois eles so liberariam eu pagando a entrada. Já se passaram umas 2 semanas eu pedi pra cancelarem mas eles se recusam eu tenho direito de cancelar esse contrato ou não?
Estou com o mesmo problema
@vida laranja... como ficou sua situação, estou no msm jeito
Boa noite, muito boa explicação, tirei minhas dúvidas, obg
Altair, muito obrigado pelo prestígio e assistir o vídeo!
Siga a gente no Instagram também:
instagram.com/camargosociedadeadvogados/
Boa noite! Assinei um contrato sábado em um salão de beleza de dia das noivas e me arrependi , no contrato fala que o cancelamento a multa seria 100% 😔 isso pode 100% de multa
Fui na loja comprei um liquidificador industrial mas fiquei muito insatisfeita com o produto e quero trocar ou devolver mas o produto não mais tem a embalagem a loja pode negar a troca por esse motivo? Há lembrando que faz só quatro dias que comprei.
Parabéns pelo canal. Ajuda muito com suas informações 😊
Olá @user-cj7ij6rr3x, agradeço a sua pergunta e fico feliz que você esteja achando o canal útil! 😊
No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que o consumidor tem o direito de trocar um produto defeituoso ou que não atenda às suas expectativas. No seu caso, mesmo que a embalagem original não esteja mais disponível, a loja não pode negar a troca ou devolução se o produto estiver com algum defeito ou não atender às suas expectativas.
No entanto, é importante lembrar que o prazo para solicitar a troca ou devolução é de 7 dias para compras feitas fora da loja física (como internet e telefone) e 30 dias para produtos não duráveis ou 90 dias para produtos duráveis em caso de defeito.
Espero que isso tenha ajudado a esclarecer a sua dúvida! Se você gostou desta resposta, por favor, curta o vídeo e se inscreva no canal para mais informações úteis sobre os direitos do consumidor. Obrigado!
Excelente conteúdo doutor, parabéns. Fiquei com uma dúvida a contagem do prazo segue ou não as normas do CC? Pois vi um conteúdo onde afirmavam que a contagem começaria no dia posterior ao recebimento do produto conforme normal do CC. Gratidão.
Desculpe a demora em responder! O prazo começa a contar do recebimento do produto!
@@adv.ageucamargo obrigada pelo retorno.
Comprei um curso pela internet mais quando chegou no mesmo dia prcebi que não era oque eu esperava pelo anuncio que vi no mesmo dia pedir ao vendedor o estorno, estou aguardando resolver, muito bom e esplicativo esse video👏👏
Olá Doutor!
Boa noite
minha dúvida:
comprei um carro usado na sexta feira 08/10/2021, em outra cidade, quando cheguei na minha cidade levei em um mecânico de confiança e o motor está com problemas, e o carro ja foi batido, porém durante o ato de compra o fornecedor me negou que ele tinha sido batido, tenho direito de cancelar a compra e pedir o reembolso?
paguei á vista
só assinei o recibo e não reconheci firma em cartório.
Olá ele falou oque do seu comentário?
To na mesma situação, e no meu contráto diz que é de repasse.
Comprei um curso pela INTERNET, Quero desistir porém tem mais de 7 dias o que fazer ?
Boa tarde, Dr. Ageu Gomes! Brilhante explicação! Ficou dúvida quanto a produtos usados! Trabalho autônomo, em casa, com compra e venda de Notebook's usados. Volta e meia alguém diz que não gostou do produto e quer devolver! Quando não alteram nada nos Notebook's, devolvo o dinheiro, dependendo dos dias que correram! Então, quem vende, em casa, produtos usados, tem alguma obrigação de devolver o dinheiro? Pelas pesquisas que fiz entendi que não, mas gostaria de saber de você! Grato!
Produtos usados também entra na regra dos 7 dias
@@adv.ageucamargo Ok. Grato!
Olá Ageu, parabéns pelo conteúdo e pela excelente didática!
Tenho uma dúvida com relação a restituição do valor pago. O valor deve ser restituído ou estornado no momento em que solicito a devolução do produto ou o fornecedor pode restituir apenas quando receber o produto de volta?
Olá César, muito obrigado!
O fornecedor deve realizar a restituição pelo mesmo método de pagamento que realizado pelo consumidor.
A lei não fala em tempo, mas a prática do dia a dia mostra que se tratando de produto, deve-se fazer no momento em que o fornecedor recebe o produto de volta.
Boa. Noite. Dtr. Eu. Fiz. Um plano. Sulamerica. E. M. Arrependi. O. Fato. Nao. Encontro. Nem. Um. Consultorio. Q. Tenha. Convenio. Cm. A sulamerica. Como. Sair. Drssa. Cituaçao
Por favor. M. Ajuda. Pois. Nao. Acho. Nem telefone. Cel.
Obrigada. Dtr deus. Teajudr. Tbm
Boa explicação. Faltou abordar compra de veículo zero quilômetro. No meu caso por exemplo: dei 5 mil de sinal, e faltando 10 dias para chegada do veículo me arrependi e a concessionária não quer devolver, disse que já existe um boleto com o restante para pagar. Como posso adquirir um carro que não quero?
Olá, muito obrigado por acompanhar nosso canal.
Peço que você se inscreva. Também peço que você me siga no instagram, pois lá dou dicas diárias sobre direito do consumidor. Segue link: instagram.com/ageucamargoadv/
Bom... Vamos lá sobre seu comentário...
Eu não abordei esse tema, pois NÃO É POSSÍVEL DESISTIR NO EXEMPLO QUE VOCÊ!
Só é possível desistir se você comprar "fora do estabelecimento".
No seu exemplo, você comprou um carro zero na própria concessionária...
Bom... Eu tenho outro caminho para te ajudar, fazendo cancelar esse contrato, mas aí é muito complexo.
Se precisar, chama a gente no whattsapp a partir dia 09. Segue link: api.whatsapp.com/send?phone=5511934035876&text=
Obrigado por responder.
A minha dúvida é:
- Não tenho contato assinado;
- Não retirei o veículo da concessionária.
Pelo que entendi o sinal é até irregular, logo se o veículo ainda não foi emplacado o veiculo é considerado zero quilômetro e isso não atrapalha uma venda posterior a outro comprador.
Olá Dr. parabéns pelo vídeo.
A minha dúvida é a seguinte, comprei um carro semi novo dei 15 mil de entrada e financiei o restante. Na hora da compra me disseram que o carro era flex e não é, com 7 dia o motor começou a dar problema levei para arrumar, a loja “arrumou”, e o problema voltou a se repetir no motor do carro, fora outros defeitos que o carro tem. O que eu devo fazer nessa situação, eu posso pedir a troca do carro ou o meu dinheiro de volta? Desde já agradeço.
Jonathan, com base no seu relato, já é possível pedir o cancelamento da compra, com base no artigo 18, parágrafo 1º do Código de Defesa do Consumidor.
Muito obrigado! Me ajudou muito Dr.
Ola boa noite
Eu comprei um sapato branco porque eu sou auxiliar de.odontologia usei uma vez fui pro trabalho com ele e percebi que estava apertado ao usar na.minha rotina e nao pude tirar, ainda estou no prazo de 7 dias ainda, sendo assim posso devolver? Comprei pela internet
Sim
Olá, Ageu. Eu te peço por favor, de coração mesmo que, você possa me ajudar :(
Comprei uma rtx 2060 na Kabum, fiz a solicitação de arrependimento dentro do prazo de 07 dias...
Recebi o código do correio reverso para que eu possa levar o produto nos correios pra que ele seja enviado a Kabum. Porém...eu não quero um produto novo. Eu quero o meu dinheiro de volta.
A dúvida é: eu fazendo a devolução dentro do prazo dos 7 dias, eles vão me mandar um produto novo ou me reembolsar?
Tenho até o dia 8 para devolver o produto. Espero que visualize, doutor! Abraços :)
Será devolvido o valor que você pagou, pelo mesmo meio de pagamento. Se foi cartão, será pelo cartão, se foi boleto, será pelo boleto.
Olá boa noite comprei um celular na na loja física mais no prazo de 2 dias de uso ele não liga mais posso pedir o cancelamentos do produto ou sou obrigada a pegar novamente?
@@adv.ageucamargo Boa noite! Parabéns pelos esclarecimentos! Comprei uma mesa pela internet, porém assim que foi montada descobri que era muito pequena!O fornecedor recusou a devolução dentro do prazo alegando que a mesa foi montada!Porém, como poderia saber se era realmente o tamanho que gostaria de não montasse a mesa? Ela pode se recusar a devolução?Desde já obrigada!
comprei uma lente para oculos, porem nao tenho certeza qto a originalidade da mesma. fiz um pedido junto a otica, com uma determinada descricao, e recebi uma nota fiscal com descricao totalmente diferente do pedido feito. ademais, qdo recebi o produto notei uma qualidade e de facil constatacao de defeito.. solicitei a loja a troca.. a loja se comproeteu a trocar.. porem nao me deram nehuma seguranca para acompanhar .. como posso proceder caso eu nao receba o produto novamente em desconformidade.?
Olá Doutor, ótima explicação sobre o tema, mas gostaria de saber, se fiz a compra de um curso online,por uma plataforma no dia 23 de Junho dividi em 12 vezes, já paguei a primeira, não tenho interesse de ressarcimento, tenho direito de cancelamento?, o curso tem sido liberado por etapas...desde já agradeço.
Olá Adriana, obrigado por assistir o vídeo!
Pela regra dos 7 dias você não consegue cancelar. Agora, você poderá cancelar apenas se o curso não corresponder em qualidade que foi ofertado.
Doutor assinei um contrato de um curso de informática para meu filho no dia no dia 3 fevereiro mas no dia 5 li os termos e desistir pois o curso sairia por 10,000 mil no dia 8 fui cancelar disseram que eu tinha que pagar 500,00 reais pela quebrar de contrato está certo isso
@@maracalderaromara5742 e aí?
Bom dia
Muito obrigada
Compramos uma moto nova e já pagamos entrada que foi alta e essa semana vendedor disse que parcelas aumentaram pois o modelo da moto mudou e assim parcelas aumentaram sem nós avisar.
O que podemos fazer para ter nosso combinado?
Resolveram seu caso ?
Comprei uma moto e paguei avista , a moto não chegou aí fui ver o que tava acontecendo eles disseram que a moto subio o valor e eu tenho que pagar 900 reais a mais
@@agataemanuelly7256mete um processo
Olá Dr. comprei um carro usado em uma loja de carros, e desde então o carro vem apresentando defeitos (injeção, pistão, dps descobri que estava sem catalisador, reservatório de água do para brisa entre outros), sempre que levei “arrumaram” mais agora já estou ouvindo um barulho novamente. Vai fazer 2 meses que comprei e ainda tô nessa “guarda compartilhada” do carro com o mecânico da loja. O que posso fazer ? Muito arrependida é meu primeiro carro😢
Olá, @sabrinagomes600! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar nosso canal.
Sinto muito pela sua situação. Aqui estão alguns passos que você pode seguir:
1. **Garantia Legal**: Pelo Código de Defesa do Consumidor, produtos usados vendidos por lojas têm uma garantia mínima de 90 dias. Isso inclui carros usados. A loja é responsável por consertar defeitos que surgirem nesse período.
2. **Documente Tudo**: Mantenha um registro de todos os problemas, consertos e contatos com a loja. Isso ajudará caso precise tomar medidas legais.
3. **Notificação Formal**: Envie uma notificação formal à loja detalhando todos os problemas e solicitando uma solução definitiva. Pode ser por e-mail ou carta registrada.
4. **Procon**: Se a loja não resolver os problemas, procure o Procon da sua cidade. Eles podem mediar o conflito e ajudar a encontrar uma solução.
5. **Ação Judicial**: Como último recurso, você pode entrar com uma ação judicial para exigir a reparação dos defeitos ou até a devolução do dinheiro. Consulte um advogado especializado em direito do consumidor para orientação.
Espero que isso ajude! Se inscreva no canal e curta este vídeo. Estamos sempre aqui para ajudar. Abraços!
Bom dia! O prazo dos 7 dias do arrependimento servem apenas para informar a desistência ou também para devolver o produto?
Olá Pedro! Obrigado por assistir nosso canal! O prazo serve apenas para informar a desistência.
Comprei um edredom e venho soltando as costuras, posso trocar na loja ou devolver?
Hoje teve um vendedor de colchão ortopédicos, minha mãe quis comprar e assinamos o contrato de compra, mas hoje mesmo desistimos da compra depois de fazer as contas e refletirmos bem, nesse caso cabe o direito de arrependimento, pois o colchão é feito sob medida mas só vai chegar em 20 dias segundo o vendedor?
Poxa taí algo que gostaria de saber a resposta.
Eu também gostaria de saber 😢
@@jessicaalves963 Eu solicitei a devolução e deu certo, mas não pode passar de 7 dias da entrega do colchão. Só ligar para a empresa e solicitar e daí aguardar virem buscar o colchão.
Comprei um produto na loja mais no site estava 1.00000, mais barato.
Tenho direito de desiste da compra?
Dei de entrada meu carro é peguei outro na mesma loja..
Mas me arrependi ao vê que seu consumo não seria ideal para nosso orçamento... entrei em contato com a loja... ai me falaram que já teria mas de 7 dias para desistir.... mas eu iria pegar na mesma loja outro carro mas econômico.... será que mesmo assim não tenho esse direito? Só pra saber.... pois a ideia é essa... pegar outro carro mas econômico.
Excelente ajuda. Muito obrigado!!
Comprei um iphone semi novo. A moça q vendeu disse que tava tudo ok então confiei, quando fui conferir a bateria tava com 73% de saúde e agora ela não quer o produto de volta. Comprei no cartão (hoje a tarde) e ela já sacou o dinheiro. Tô desesperada pq o aparelho foi super caro pra condição que tá e pra completar ela vendeu falando q não tinha nenhum problema sendo q tinha. Vou na loja de onde meu cartão de crédito é, espero que consiga
Obs: Foi pelo marketplace do facebook
Kelly, isso é considerado vício oculto e se foi omitido na hora da compra, pode ser feito a rescisão do contrato!
Se ela não quiser devolver, faça uma reclamação no juizado especial cível.
@@adv.ageucamargo fui na loja do cartão de crédito e não fizeram nada, agora estou tentando resolver com o banco, espero que funcione
Cheguei em uma loja de assistência técnica de celular e procurei por um celular que tivesse a câmera excelente pq preciso de câmera boa pra divulgacao do meu trabalho. O rapaz me ofereceu um, foi em outra loja buscar. E depois disso outra pessoa passou a instalar meu email ...no celular...aí eu peguei e fui embora . Quando eu fui testar a câmera na cliente a câmera é pessima. Mandei msg pra ele no mesmo dia. Ele disse pra eu ir até a loja pra ele tentar configurar. Mas não presta mesmo. O que fazer?
Bom-dia!!!
Por favor me ajude...
Comprei uma mesa c 6 cadeiras há dez meses atrás.
As cadeiras estão todas estragando. Fiz um vídeo das mesmas e levei até a loja. Só que até agora não tive nenhuma resposta .
Oi, Creonice! Obrigado por comentar e por acompanhar o canal. Sobre sua situação, pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a loja é responsável por defeitos que surgem no produto dentro do prazo de garantia legal, que é de 90 dias para bens duráveis, como móveis. Porém, se o defeito é recorrente ou a qualidade não está de acordo com o esperado, você pode exigir a troca, o reparo ou até o reembolso, mesmo após esse prazo.
Como você já fez contato com a loja e não obteve resposta, sugiro formalizar uma reclamação por escrito (e-mail ou mensagem) e, se ainda assim não resolverem, registrar uma queixa no Procon.
Espero que tudo se resolva logo! Se puder, deixa um like no vídeo e se inscreve no canal para acompanhar mais conteúdos 😊.
Comprei um óculos de grau, mas percebi que o meu grau não está certo(Eu avisei ela na hora do exame, mas ela disse que era normal) mas depois percebi realmente que meu grau está errado. O que eu faço?? Eu refiz o exame e mesmo assim ela não acerta no meu grau.🤦🏻♀️
Nesse caso há vício no produto. Você deve documentar essa reclamação e caso eles não resolvam, entre com reclamação no Procon.
@@adv.ageucamargo Comprei 121 metros de cerâmica tipo A no dia 14/11/2021. Onde colocamos no quarto, cozinha, sala quando colocamos no terraço foi onde conseguimos ver o tamanho do problema q iríamos enfrentar, pois no terraço e onde tem mais luiz, claridade foi onde vimos o piso cheio de relevos, ondulações está como se estivesse todo amassado, aí foi quando vim olhar pedra por pedra da parte de dentro e as mesma estão do mesmo jeito... Conclusão defeito total de 121 metros. Minha duvida é a empresa deve arcar com todos os prejuízos pois vou ter q remover todo o piso ja estalado, refazer outro piso p colocação de pedras novas, onde gastei com pedreiros material de construção sem falar q minha obra agora esta parada, com 2 filhos pequenos dormindo no chão pois faltava seus quartos e tive q parar. Onde estou doente não estou dormindo, me alimentando bem foi um sonho frustrado, onde abalou meu psicológico. O que fazer ?
Parabéns pelo vídeo muito explicativo .
Doutor fiz uma financiamento de um carro na concessionária mas assinei o financiamento online com o banco posso cancelar no prazo de 7 dias
Mesma dúvida a minha
Robson e Natalia, se a contratação foi online, pode sim cancelar em 07 dias.
Certo mas o seguinte fiz uma carta de próprio punho autentiquei e levei a concessionária e se negaram a fazer o cancelamento liguei no banco e falaram que tenho direito de cancelar registrei reclamação no procon deve esperar agora
@@rafinhajacare perfeito! Se mesmo no PROCON não aceitarem, entre com ação no Pequenas Causas!
E se eu não acione nem um contato rende multa
Boa tarde, Dr. Ageu! Muito bom mesmo o vídeo!!! Explicou tudo de modo muito prático, claro, sem enrolação e muito profissional!!! Se tivesse como curtir mil vezes, eu curtiria! Muito obrigada!
Obrigado pelo elogio! Fico feliz que tenha gostado!
Comprei uma moto nova na loja só que não peguei ainda mas a nota fiscal já foi emitida eu quero cancelar eu consigo@@adv.ageucamargo
Oii, preciso de ajuda, fui comprar um celular na loja fisica, o vendedor fez analise para compra, mais quis desistir, ele disse que ja nao dava, na hora nao aprovou, depois ele tentou de novo, eu disse que queria desistir e ele disse que nao dava, tive que ficar com o produto sem querer
Que saiba, precisa de sua assinatura para 100% de aprovação da compra.
No meu caso comprei uma geladeira ainda tá na loja um dia após a compra decidir cancelar a compra a vendedora tá mim cobrando um absurdo pra cancelar a compra
Olá boa noite!! Eu comprei um aparelho e não gostei muito lento pra internet .. muito baixo .. nossa frustração todo o qui eu faço compre hj .. Será qui posso trocar amanhã 😭
Foi malandragem do vendedor era so cancelar a compra
Comprei um refrigerador no magazine Luiza no mês de aniversário da Eletrolux que estava tendo cashback, ganhei o casch back por ter feito a compra. Mas não recebi o cashback, entrei em contato com a Eletrolux e eles estão enrolando pra me devolver o valor. O que devo fazer?
Oi, Cristina! Obrigado por compartilhar sua situação e por acompanhar o canal. Entendo que estar superendividada é muito difícil, mas existe um caminho. A Lei do Superendividamento pode te ajudar a renegociar suas dívidas de maneira justa, garantindo que você ainda tenha um valor mínimo para viver, chamado de "mínimo existencial".
Entre em contato com um advogado ou procure o Procon para buscar orientações sobre como fazer um plano de renegociação. Se precisar de mais ajuda, estamos disponíveis pelo WhatsApp: [api.whatsapp.com/send?phone=5511934035876&text=Ol%C3%A1!](api.whatsapp.com/send?phone=5511934035876&text=Ol%C3%A1!)
Força nessa caminhada e, se puder, deixa um like no vídeo e se inscreve no canal! 😊
Acho um absurdo a pessoa comprar um produto e depois fazer as contas e achar que a prestação nao cabe no orçamento, isso é uma coisa que deve ser feito antes de se comprar algo! Sinceramente,falta de planejamento viu !
eu que agradeço pelo video, muito bem explicado
Nós que agradecemos!
Fui enganada por uma mulher , e acabei caindo na lábia dela , quero cancelar a minha compra ... Como faço ❓❓ ela deixo somente o comprovante da máquina.
São uns miseráveis que usa da nossa boa fé para nos enganar
Muitos já foram enganados por mulheres. Complicado tudo isso.
Desisti de uma compra q fiz no Pix, pedi estorno,eles me deram120 dias úteis, tá certo esse prazo??
Bom dia comprei uma pisina com estalaçao completa mas ja esta com quase e não entrega entrega a pisina e segunda ele não consegue fazer estono na máquina tem como resolover
Olá, @deymisonaraujo5840! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar nosso canal.
Lamento pela sua situação. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para resolver o problema:
1. **Contate a Loja**: Entre em contato com a loja e exija uma solução imediata. Informe que você não recebeu o produto e que deseja a entrega ou o estorno do valor pago.
2. **Documente Tudo**: Mantenha registros de todas as comunicações com a loja, incluindo e-mails, mensagens e notas das conversas telefônicas. Isso pode ser útil caso precise tomar medidas legais.
3. **Procon**: Se a loja continuar a não resolver a situação, registre uma reclamação no Procon da sua cidade. Eles podem mediar a situação e ajudar a garantir que seus direitos sejam respeitados.
4. **Ação Judicial**: Como último recurso, você pode entrar com uma ação judicial para exigir a entrega da piscina ou o reembolso do valor pago. Consulte um advogado especializado em direito do consumidor para orientação sobre como proceder.
Espero que isso ajude! Se inscreva no canal e curta este vídeo. Estamos sempre aqui para ajudar. Abraços!
Vídeo muito claro. Parabéns!
Tenho uma dúvida. Desisti de comprar um terreno, a corretora pediu um adiantamento para resevear a compra, omitiu informações sobre reajuste de parcelas, não assinei o contrato e a corretora está enrolando para devolver o valor pago. É correto isso?
Por favor me ajuda doutor,
Fui em uma loja de São Paulo, e comprei umas roupas pra mim, e não experimentei as roupas pois lá não tinha vestiário, e eu moro no Rio de janeiro.
Quando cheguei aqui que fui vestir a roupa e não deu em mim.
Entrei em contato com a loja, perguntando se poderia efetuar a troca pelos correios, expliquei que moro no RJ.
E eu iria pagar o correio.
Eles falaram que não efetuam troca pelo correio, somente na loja física, sendo que eles trabalham com correios também, pois são vendedores atacadista, e fornecedores do Brasil inteiro.
Achei uma falta de empatia pelos crientes.
Pela lei, eles teriam que fazer a troca pelo correio, ou não são obrigados??
E eu pensei em ir lá, mas devolver o produto e pegar meu dinheiro de volta.
Posso fazer isso??
Dr eu comprei um ar condicionado fui na loja fisica mas o aparelho nao estava na loja eu comprei pela imagem q a vendedora me mostrou pelo computador pa nao tinha o produto na loja e ele vai chegar na loja em 5 dias mas fiz toda a compra posso cancelar a compra?? Pois eu vi o produto pelo computador o mesmo nao tinha na loja
Poderia me tirar uma dúvida? Hoje pela manhã estava andando no calçadão de duque de caxias RJ. Fui abordado por uma pessoa pra fazer o cartão de crédito. Sendo que o cartão era parceiro de uma ótica. Acabei indo na lábia do ventilador e mandei fazer o óculos. Quando cheguei em casa fui baixar o aplicativo do cartão e fui lê o nome do cartão. Aí fui vê que tinha uma anuidade que não fui informada. Que no final do custo desse óculos eu vou pagar a maís 200 reais. Então posso pedir pra não fazerem o óculos?
Sim! Informe a ótica imediatamente e peça para cancelar o óculos e cartão. Se eles se negarem, vá até o PROCON.
Boa noite. Parabéns pelo vídeo.
Esse direito de se arrepender serve numa compra de imóvel?
Boa noite, @dacioazevedo754! Muito obrigado pelo elogio e por assistir ao vídeo!
Sobre sua pergunta, o direito de arrependimento previsto no Código de Defesa do Consumidor brasileiro, geralmente, não se aplica à compra de imóveis. Este direito é específico para compras realizadas fora de estabelecimentos comerciais físicos, como vendas pela internet, telefone ou em domicílio, permitindo ao consumidor desistir da compra dentro de 7 dias após a assinatura do contrato ou o recebimento do produto ou serviço.
No caso de imóveis, a compra e venda são tipicamente realizadas mediante contratos mais complexos e definitivos, envolvendo processos como visitas ao local, negociação de condições, assinatura de contratos registrados em cartório e outros procedimentos que não se enquadram na mesma categoria de vendas à distância ou fora de estabelecimento comercial.
Se você está pensando em desistir de uma compra de imóvel após assinar um contrato, é essencial consultar um advogado especializado em direito imobiliário. Ele poderá avaliar o contrato e aconselhar sobre as possíveis implicações legais e financeiras de uma desistência, incluindo a possibilidade de negociar com o vendedor ou até mesmo verificar se há cláusulas contratuais que permitam algum tipo de rescisão com penalidades limitadas.
Espero que essa informação te ajude! E se você ainda não se inscreveu no canal, aproveite para fazer isso e ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo. Obrigado por participar! 🌟
Otimo video, no caso presencialmente, se o consumidor nao saiu com o produto da loja ele pode cancelar a compra? O vendedor das Casas Bahia disse ao meu irmão nao poderia querer trocar por outra tv pq ele ja tinha efetuado a compra dentro da loja, ele acabou ficando com a tv... ele ainda pode desistir?
Olá, Valdair!
Muito obrigado pelo elogio ao vídeo. Sobre a sua dúvida, no caso de compras realizadas presencialmente em uma loja física, o Código de Defesa do Consumidor não garante o direito de arrependimento, que é válido para compras realizadas fora do estabelecimento comercial (como pela internet ou telefone).
No entanto, algumas lojas oferecem políticas próprias de troca e devolução. Recomendo verificar diretamente com a loja Casas Bahia sobre a política deles em relação a trocas de produtos comprados presencialmente.
Se a TV apresentar algum defeito, o consumidor tem direito à garantia, e a loja deve fornecer suporte conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.
Agradeço pelo seu comentário e pelo apoio ao canal. Não se esqueça de se inscrever e curtir o vídeo!
Boa tarde Dr. Ageu! Tudo bem? Parabéns pelo conteúdo de alto nível!
O cliente comprou e usou por 4 dias um Smartwatch e alegou não gostar por não durar muito a bateria sendo que ainda tinha 25% e que esperava algo em torno de 2 semanas, assim querendo a devoulução. Como posso prosseguir nesse caso? Pois vender como novo não terei mais possibilidade. Muito obrigado!
Muito obrigado pela audiência no vídeo!
A regra do Código de Defesa do Consumidor é que o consumidor pode desistir em 07 dias, a contar do recebimento do produto, desde que tenha comprado pela internet.
Deste modo, o Poder Judiciário determina que o fornecedor aceite esse pedido de devolucão do consumidor, desde que o produto esteja sem qualquer dano ou gasto.
Se o consumidor entrar com uma ação, essa conta pode sair mais cara.
Siga a gente no instagram também:
instagram.com/camargosociedadeadvogados/
Ótimo vídeo! Na minha situação eu fui na loja física ,porém eles não tinham o produto então fizeram um pedido para a loja ,chegará daqui 4 dias.Porém analisando melhor o produto pela internet ,vi que não é lá essas coisas ,e como eu peguei um carnê ,fiz as contas e vai dar mais de 4 mil reais (também está fora do meu orçamento) será que eu vou ter que pagar ainda ou vai dar para cancelar ?
Olá! Primeiramente, muito obrigado pelo seu comentário e por assistir ao nosso vídeo!
Sobre a sua dúvida, é importante saber que, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a possibilidade de desistência ou cancelamento de uma compra pode variar dependendo de como ela foi realizada. No seu caso, a compra foi feita em uma loja física e não à distância (como pela internet ou telefone), o que normalmente não garante o direito automático de arrependimento.
No entanto, vale a pena conversar com a loja. Muitas vezes, estabelecimentos têm políticas próprias para cancelamento de pedidos ou devoluções, principalmente se o produto ainda não foi entregue. Explique sua situação e veja se é possível negociar uma solução que seja boa para ambos os lados.
É sempre bom lembrar que manter a comunicação aberta e clara com o vendedor pode ajudar bastante. E claro, para situações futuras, sempre considere fazer uma análise cuidadosa antes de assumir compromissos financeiros importantes.
Espero que a situação se resolva da melhor forma para você! Não esqueça de se inscrever no canal e seguir a gente no Instagram @ageuccamargo para mais dicas e informações. Boa sorte!
Bom dia, Dr
Doutor Ageu boa tarde, primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho que vc exerce aqui no RUclips, e na sua carreira como advogado.
Minha dúvida é a seguinte: Moro em Santa Catarina, no dia 06/10/2022 efetuei uma compra online pela plataforma da Hotmart ,de um evento presencial que iria acontecer dia 08/10/2022 em São Paulo (dois dias antes da minha compra) no ato da minha compra (que inclusive realizei por impulso) já apareceu no site que eu não poderia mais solicitar o reembolso. Pois bem, no dia 07/10/2022 (um dia antes do evento) fiz as malas, abasteci e peguei a estrada com meu carro, fui com minha esposa para um hotel que reservei para me hospedar. No dia do evento, após fazer o check in e entrar , percebi que não era aquilo que eu pensava, pois foi informado pelo fornecedor que seria um evento presencial técnico onde seria realizado treinamentos para mecânicos de veículos elétricos. Mas na verdade foi apenas palestras, e outras pessoas vendendo seus produtos/serviços. Resumindo, fiquei absolutamente insatisfeito com a compra e após retornar para casa, solicitei no dia 11/10/2022 meu direito de arrependimento da compra como consumidor dentro dos 7 dias corridos, visto que não sabia realmente como seria o evento, pois achei que seria um curso que iria aprender na prática como funciona um veículo híbrido e elétrico. E minha solicitação foi negada pelo fornecedor do serviço que é a Hotmart.
Gostaria de saber do senhor Doutor, qual meu direito perante essa situação? O que devo fazer?
Muito obrigado, Deus abençoe o senhor pelo seu ótimo trabalho.
Dr. Ageu , parabéns pela didática de fácil entendimento. E gostaria também de retirar uma dúvida, minha comadre comprou móveis de bebê em uma loja física aproximadamente 15 dias atrás, mas infelizmente a bebê não resistiu e veio a falecer, ela tem o direito de solicitar o reembolso pois até o momento o produto não foi retirado da loja?
Desde já meu muito obrigado!
Sra. Isabella, primeiramente meus sentimentos. Que Deus conforte o coração de todos vocês.
Quanto ao cancelamento dos móveis, você deve seguir o que está no contrato. Se lá tem previsão de cancelamento, o faça o mais rápido possível.
Se a multa tiver muito alta, depois discuta no Juizado Especial Cível.
BOM dia queria saber se Eu comprar num carnê é não chegou produto ainda, queria trocar em produto , pode?
Comprei na loja alguns móveis e adquiri o serviço de montagem . Acontece que a loja n entregou no prazo prometido. Depois entregou e n montou no prazo prometido.
Posso desistir da compra dentro dos 7 dias ou até mesmo enquanto a loja n montar?
Obrigado
Olá! Primeiramente, quero agradecer por deixar seu comentário e por acompanhar nosso canal. Sua dúvida é bastante pertinente e vou tentar esclarecê-la de forma simples e direta.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), especialmente nos artigos 18 a 20, quando o serviço ou produto não é entregue no prazo estabelecido, o consumidor tem alguns direitos. Entre eles, exigir o cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente, ou ainda rescindir o contrato com direito à restituição de qualquer quantia que tenha sido paga, atualizada monetariamente, além de perdas e danos.
O direito de arrependimento, previsto no artigo 49, permite ao consumidor desistir da compra em até 7 dias após a entrega do produto ou do contrato de serviço, desde que a compra tenha sido feita fora do estabelecimento comercial, por exemplo, online ou por telefone. No caso de atraso na entrega ou na montagem, mesmo que a compra tenha sido realizada em loja física, você pode argumentar com base no descumprimento do contrato para solicitar a rescisão e a devolução do valor pago.
É importante entrar em contato com a loja para formalizar sua reclamação e expressar sua intenção de desistir da compra devido aos atrasos. Recomenda-se fazer isso por escrito (e-mail ou carta registrada) para que fique registrado.
Espero ter ajudado com sua dúvida! Aproveito para convidar você a se inscrever no canal, caso ainda não seja inscrito, e seguir nosso Instagram @ageuccamargo para mais dicas e informações. Estamos sempre à disposição para ajudar. Obrigado pelo apoio ao canal!
Excelente vídeo.
Estou arrependimento da compra pois achei o mesmo produto em outro lugar há um preço muito mais em conta. Posso exercer o direito de devolução ( o produto nem chegou em casa ainda)
Sim, você pode. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor brasileiro, em compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, através da internet ou por outro meio similar) o consumidor tem o direito de se arrepender da compra em até 7 dias corridos a partir da data de recebimento do produto ou da assinatura do contrato.
Nesse caso, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados. Entre em contato com a loja ou o site onde realizou a compra e informe sobre sua decisão de se arrepender da compra.
Espero que isso ajude! Se você tiver mais perguntas, fique à vontade para perguntar. Obrigado por assistir ao vídeo. Se gostou, não se esqueça de se inscrever no canal e me seguir no Instagram: @ageucamargoadv.
Olá doutor boa tarde,assinei um contrato de uma cozinha planejada com um fogao de brinde e precisava fazer a pia,mas faz mais de 3 meses não deram nenhuma resposta de como estava e nem as dimensões do fogao para eu fazer a pia,aí fui fazer uma compra e não consegui fazer,pois o banco tinha retirado o meu o saldo do limite do cartão, pois a empresa colocou meu nome no serasa,por não estar pagando as parcelas.....pois já tinha avisado q iria desistir da compra,e me disseram q eu teria de pagar uma multa de 30 % do valor contratado......como devo prosseguir de agora em diante.....obrigado é por nós ajudar com estes conhecimentos......
Bom dia Dr.Ageu! Assisti seu vídeo no RUclips, é excelente!
Minha pergunta:
- Comprei 2 Caixas Surpresa no dia 28/11 pela propaganda online... Ficaram d enviar o n°para o rastreamento e nada! Os e-mails da empresa, não respondem... Existe sim, um CNPJ deles e tbm recebi deles, um email dizendo terem recebido o meu pagamento via Pix. Fiz uma pesquisa no RUclips e ví q eles são fraudulentos... Gostaria de usar a Lei 49cdc ! Más por onde devo começar?
Olá, muito obrigado por acompanhar nosso canal. Peço que você se inscreva. Também peço que você me siga no instagram, pois lá dou dicas diárias sobre direito do consumidor. Segue link: instagram.com/ageucamargoadv/
Bom... Vamos lá sobre seu comentário...
Nesse caso é possível entrar com uma ação judicial. Podemos te ajudar com isso, nos chame no whattsapp a partir do dia 09/01.
Segue whattsapp, só clicar: api.whatsapp.com/send?phone=5511934035876&text=
Boa tarde, comprei uma geladeira pelo carne, nas casas Bahia, sem entrada só que o produto ainda não chegou, posso cancelar o contrato?
É exatamente essa a minha dúvida tbm.
Boa tarde. Você explicou muito sobre compra de produtos. Mas é a mesma regra para vendas de serviço? Obrigada!
Sim. Na lei diz: Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do PRODUTO OU SERVIÇO, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Bom dia! Minha mãe fez uma compra em um site americano de alguns suplementos, porém por falta de conhecimento, ela não percebeu que era em dólar! Como podemos solicitar o estorno? Já que a loja não responde!
@feliperamos1688 • há 3 semanas
Bom dia! Minha mãe fez uma compra em um site americano de alguns suplementos, porém por falta de conhecimento, ela não percebeu que era em dólar! Como podemos solicitar o estorno? Já que a loja não responde!
Comprei um carro zero, depois de 4 meses e 7 mil km rodados o motor deu problema e vai precisar ser substituído, minha duvida é se posso negar a troca do motor e pedir a troca do veiculo? Já que essa substituição trás transtorno, com tempo, troca do numero junto ao Detran, problemas que podem vim ocasionar depois da troca, e tirar a originalidade e desvalorização do veiculo.
Olá, Fernando.
A situação que você descreve parece ser um caso de vício oculto, ou seja, um problema que já existia no momento da compra, mas que só se manifestou posteriormente. Nesses casos, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) oferece proteções específicas ao consumidor.
O CDC estipula que, em casos de vícios ocultos, o consumidor tem direito a reparos gratuitos. No entanto, se o problema não for resolvido em até 30 dias, o consumidor pode escolher entre a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; a devolução da quantia paga, monetariamente atualizada; ou o abatimento proporcional do preço.
Nesse caso, a decisão de aceitar a substituição do motor ou exigir a troca do veículo é sua. Se você acredita que a substituição do motor resultará em desvalorização e potenciais problemas futuros, e você não deseja aceitar essa solução, você tem o direito de solicitar a troca do veículo.
Fiz uma compra de uma maquina de lavar na loja Faz menos de 1 mes a maquina QUEBROU eles querem consertar EU quero devolve sera que EU tenho direito ? Esta com 2 anos De garantia
Olá Andreza, obrigado por assistir o vídeo!
Nesse caso, a conduta da loja está correta.
A lei fala que eles possuem o direito de consertar o produto mesmo.
Você só terá direito do dinheiro de volta, se eles demorarem mais de 30 dias para consertar.
@@adv.ageucamargo muito obg por me responder
Comprei um edredom e venho soltando as costuras, posso trocar na loja?
Bom dia Dr. , realizei um pedido de um carro 0 Km e assinei uma doc que em caso de desistência eu teria q pagar multa de 5% valor do carro quase 8mil reais, porém por watts app o vendedor me prometeu o carro até o dia 07/07 e até hoje não recebi, ele não me deu mais nenhuma data de previsão, eu posso cancelar esse pedido e buscar a compra de outro veiculo sem o pagamento dessa multa?
Muito obrigado !!!!
Olá João, tendo em vista que o prazo de entrega não foi cumprido pelo vendedor, houve quebra contratual por parte dele. Entendo que possa ocorrer a rescisão do contrato, devolvendo seu dinheiro, sem pagamento de multa.
Ótima explanação! Parabéns!
Obrigado 😃
Oii
Boa noite , fiz uma compra em loja física de um fogão, porém o produto estava 1899,90 , até aí ok , pedimos um desconto se fosse a vista o produto, porém não foi dado, até aí ok tbm, como estava mt interessada o comprei, porém ao receber uma mensagem do local que foi comprado o produto, na mensagem estava q era um produto de mostruário e em nenhum momento isso foi informado , e o produto saiu com o mesmo valor de um “novo” , posso desistir da compra?? pois comprei o produto novo e não mostruário.
Obrigada!
Comprei uma coisa hoje por loja virtual por WhatsApp. Mas não vou poder ficar com o produto se eu contactar o vendedor dentro de 7 dias no caso será amanhã eu tenho o direito de cancelar a compra e ter meu reembolso?
Dr. Ageu comprei um guarda roupa, vieram montar, erraram na montagem, não ficou alinhado.
E tem peças danificadas.
Quero desistir da compra, qual o meu direito?
Agradeço desde já!
Você deve reclamar à eles!
Eles terá a possibilidade de consertar.
Se não ficar bom, pode desistir!
Oi, vídeo massa!! Me orienta em uma coisa: Comprei um curso, assisti aulas por 5 meses, mas não quero mais pagar as faturas que ainda faltam. Quero cancelar a assinatura e tb o pagamento das parcelas que faltam. Posso cancelar o curso e não mais pagar as parcelas que faltam? Porque entrei em contato com o pessoal que vende esse curso e eles disseram que posso cancelar o curso, mas tenho que continuar a pagar as parcelas que faltam. Isso não tem lógica ao meu ver. Obrigada pela atenção. Aguardo resposta.
Oi, Rubia, obrigado pelo elogio ao vídeo!
Sobre o seu questionamento, a possibilidade de cancelar o curso e não continuar pagando as parcelas restantes vai depender das cláusulas do contrato de prestação de serviço que você assinou ao adquirir o curso. Muitos contratos de cursos incluem uma cláusula de permanência mínima ou preveem multas para cancelamento antecipado.
É importante você ler atentamente o contrato para verificar quais são os termos do cancelamento. Se o contrato não especificar uma penalidade para o cancelamento ou se você estiver dentro do prazo estabelecido para desistência sem custos adicionais, você tem o direito de cancelar e não pagar as parcelas futuras.
Caso o contrato estipule obrigações em caso de desistência, como o pagamento das parcelas restantes, essas condições precisam ser respeitadas, a menos que sejam abusivas ou estejam em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor. Em caso de dúvida, você pode buscar orientação no Procon ou consultar um advogado especializado em direitos do consumidor para entender melhor seus direitos e obrigações.
Seja como for, é fundamental que você comunique sua decisão à empresa que oferece o curso por escrito, para que haja registro da sua solicitação de cancelamento. Caso se sinta lesada ou se achar que o contrato tem cláusulas abusivas, não hesite em buscar ajuda profissional para uma orientação mais detalhada sobre como proceder. Lembre-se que o diálogo é sempre a melhor opção inicial, mas você tem meios legais para resolver a situação se necessário.
Boa tarde dr. Camargo. Meu caso é específico por isso necessito de sua ajuda. Comprei R$350 em lances em um site de lances de centavos utilizei alguns, mas depois não gostei da proposta e pedir reembolso total ou parcial dos lances não utilizados. Eles se negaram a me reembolsar pois falaram que na política do site só pode ser feito o reembolso caso eu não utilizasse nenhum lance, mas eu só poderia conhecer o site ofertando lances. Quem tem direito nesse caso?
Rodrigo, é bem específico mesmo. Oriento que faça uma reclamação no Procon e peça o direito de volta. Não tem o que fazer!
@@adv.ageucamargo entendo, muito obrigado pelo esclarecimento!
boa tarde , adorei seus conteudo , eu queria uma orientação sobre uma compra de moveis planejados , eu fiz a compra de planejados da minha casa quase todas , um gasto de 56 mil , e desdeque chegou o material , tive um pessimo atendimento , assim como varis problemas , moveis veio torto a montagem errada tudo mal acabado ja fiz varias reclamaçoes mas sempre e uma historia diferente e nada de solucionar montaram os moveis e , falta peças esta sem terminar e estou cansada e muito ensatisteita , gostaria de saber como devo agir .. desde já agradeço
Olá, primeiramente obrigado por assistir nossos vídeos. Fico muito feliz. Vou te pedir para seguir a gente no Instagram também tá. Segue link:
instagram.com/camargosociedadeadvogados/
Agora vamos lá…
Alessandra, infelizmente esses problemas com móveis planejados acontecem muito. Temos vários processos no escritório assim.
Faça o seguinte: reclame de todos os problemas. Peça um prazo para eles resolverem. Caso não o façam, terá que contratar um advogado para pedir abatimento do preço pago.
Olá boa tarde! Eu comprei um ar condicionado 220 e na residência que mudei não tem essa voltagem, e o técnico que instala sugeriu trocar porque a voltagem pk eu gastaria a mais com transformador/difusor/fiação… mas já se passaram 10 dias da entrega do produto, e eles dizem que não troca e não cancela mais (mas eu nem paguei ainda pois foi parcelado em cartão da loja, e eu nem abri a embalagem ainda) qual a solução nesse caso?
Boa tarde !
Me tire uma dúvida tenho cliente que está atrasada suas parcelas e que que eu troque a armação porque está descendo,posso pede que coloque as parcelas em dias pra que posso está trocando
Olá @lucenildesilveira7389,
Sua questão é delicada e envolve um equilíbrio entre os direitos do consumidor e suas obrigações contratuais. Como fornecedor de um produto ou serviço, você tem a obrigação de garantir que o produto entregue esteja em bom estado e funcione conforme prometido. Se a armação dos óculos estiver defeituosa ou não estiver funcionando corretamente, você pode ter a responsabilidade de corrigir o problema independentemente do status de pagamento do cliente.
No entanto, se o cliente está inadimplente com as parcelas, você tem o direito de solicitar o pagamento. O melhor curso de ação pode ser negociar com o cliente para chegar a um acordo que satisfaça a ambos. Talvez oferecer a correção do problema em troca de um compromisso de pagamento possa ser uma solução aceitável para ambas as partes.
É importante ressaltar que a resposta dada aqui é baseada em princípios gerais do direito do consumidor e contratos. A legislação e as normas específicas do seu local de operação podem influenciar a resposta correta a esta pergunta.
Espero que isso ajude. Boa sorte na resolução deste problema.
Bom dia Dr. Tudo bem?
Eu me chamo Adriano e estou com uma dúvida! Eu fechei um contrato em cartório, na compra de um ponto de uma Padaria mais a compra das Máquina de Padaria. A mesma não está me dando retorno para eu pagar o vendedor final. Posso desistir e entregar tudo sem Problema, ou terei complicações com a Justiça??
Obrigado desde já. Conheci o seu canal hj, e já estou adorando todo o conteúdo do Canal. Parabéns 👏👏
Olá, muito obrigado por assistir nossos vídeos!
Nesse seu caso, como a compra foi presencialmente, você terá que fazer uma rescisão contratual, pois não poderá desistir em 7 dias como determina a lei, salvo se o contrato lhe der esse direito.
Acho que o melhor caminho é tentar rescindir esse contrato amigavelmente com o vendedor. Abraços
Comprei um carro usado hoje na concessionária. Chegando em casa, deu problema. Falei lá e disseram q resolve. Mais eu não quero mais ficar com o carro pq mostrei ao mecânico e ele me assegurou q terei coisas pra fazer que não foram mencionadas pelo vendedor. Inclusive este, me garantiu que eu n teria problema. Pedi meu dinheiro de volta e amanhã irei lá pq ele disse q vou conversar com o dono.
É pessoal, todo cuidado é pouco mesmo. Arrasada.
Olá Vívian, realmente é necessário ter muito cuidado. Nessa situação, o ideal é você tentar desfazer o negócio mesmo, evitando “dor de cabeça” lá na frente.
Conseguiu devolver?
Boa tarde,
Comprei um casaco para o meu filho numa loja fisica e como não serviu, fui trocar na mesma loja no dia seguinte. A loja não tinha mais o tamanho maior para este mesmo casaco. Só casacos de qualidade inferior e não do nosso gosto . A loja disse que não tem como reembolsar e que eu deveria pegar o valor em compras na loja. Está correto ? Não quero pegar nada na loja, é a loja que não oferece a troca . O que fazer ? Obrigada
boa tarde, e qdo e uma compra de moveis planejados que vamos até a loja mas não saimos com o produto
Boa tarde, Dirceu! Obrigado pelo seu comentário e por acompanhar o canal.
No caso de móveis planejados comprados em loja física, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) ainda garante seus direitos. Se houver atraso na entrega ou o produto não for conforme o combinado, você pode exigir o cumprimento forçado da entrega, solicitar um abatimento proporcional do preço ou até mesmo cancelar a compra com direito à restituição do valor pago.
É importante que você tenha todos os documentos e acordos por escrito, como contrato e recibos. Se a loja não resolver a situação amigavelmente, procure o Procon da sua cidade para orientações adicionais e registre uma reclamação formal, se necessário.
Espero ter ajudado! Não se esqueça de se inscrever no canal e curtir esse vídeo. Boa sorte!
Olá Dr Ageu! Tudo bem??
Está de parabéns! Excelente o seu trabalho no youtube!
Gostaria de tirar uma dúvida!
Dia 25/04/23, precisei fazer uma reserva no airbnb, e por falha do sistema, meu cartão não estava sendo aceito!
Precisava de um local para passar a noite, optei por comprar o cartão presente do airbnb no picpay, no valor de R$270,00
Ao ir resgatar o cartão presente, novamente o sistema pediu meu cartão, e ficou falhando ao fazer o resgate dos créditos, após algumas tentativas, a plataforma me bloqueou, e não consegui fazer a reserva!
Vi varias reclamações no reclame aqui, com o mesmo problema.
Quase dormi na rua, pois travaram meu dinheiro, tive a sorte de uma amiga me receber em sua casa.
Agora estou entrando em contato para solicitar o reembolso desse valor, e eles não querem fazer o reembolso, mesmo eu solicitando isso, com menos de 24hrs após a compra.
Não tenho mais intenção de usar os créditos por conta do transtorno, e agora eles travaram meu dinheiro, até onde eu sei de maneira ilegal, oq eu posso fazer?
Olá, @tutoriaisdigitaisbr!
Sinto muito pelo que aconteceu. Você certamente passou por uma situação bastante desconfortável e estressante.
Primeiramente, é essencial que você saiba que tem o direito de ser reembolsado, já que o serviço que você pagou não foi fornecido e isso ocorreu por um problema do sistema da empresa, e não por uma ação sua.
O ideal é que você entre em contato com o suporte da Airbnb e do PicPay para explicar a situação. Se eles não resolverem o problema, você pode fazer uma reclamação formal no site do Procon do seu estado e no Consumidor.gov.br, que é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.
Além disso, sugiro que você entre com uma queixa no site Reclame Aqui, caso ainda não tenha feito. As empresas costumam levar as queixas feitas nesse site a sério, pois elas são públicas e podem afetar a reputação delas.
Lembre-se de documentar todas as interações que teve com essas empresas, pois elas podem ser úteis se você precisar comprovar sua tentativa de solucionar o problema de maneira amigável.
Espero que isso ajude, e desejo que sua situação seja resolvida o mais rápido possível.
Fiz uma compra em loja fisica. Balcão itatiaia, no cartão após a compra observei valor superfaturado. Ex: R$ 1200 em 10x e após pesquisar na internet e no próprio fabricante o mesmo produto está entorno de
RS 765,00 . Posso desistir?
Oi, @sandramarydesouzalima9186! Obrigado por trazer sua questão para cá, e sinto muito pela situação com a compra.
Quando você realiza uma compra em uma loja física, o direito de arrependimento que permite cancelar a compra dentro de 7 dias, previsto no Código de Defesa do Consumidor, não se aplica. Esse direito é específico para compras realizadas à distância, como por internet, telefone ou catálogos.
No entanto, se você percebeu que o valor estava superfaturado e isso não foi informado de maneira clara no momento da compra, há algumas ações que você pode considerar:
1. **Negociação com a loja**: A primeira coisa a fazer é voltar à loja onde fez a compra e explicar a situação, mostrando as pesquisas que indicam um preço mais baixo em outros locais. Peça uma revisão do preço ou a possibilidade de desistir da compra e ter seu dinheiro de volta.
2. **Reclamação formal**: Se a loja não aceitar negociar, você pode fazer uma reclamação formal. Isso pode ser feito diretamente ao Procon de sua cidade, relatando o caso e apresentando os documentos que comprovem a disparidade de preços.
3. **Revisão dos termos do contrato**: Verifique se existe alguma cláusula no contrato de venda ou nas políticas da loja que possa te ajudar nesse caso, como alguma garantia de melhor preço ou política de satisfação.
Embora não seja garantido que você possa desistir da compra sem custos, essas etapas podem ajudar a encontrar uma solução satisfatória.
Espero que consiga resolver essa questão! E se ainda não se inscreveu no canal, aproveite para se inscrever e curtir o vídeo. Isso ajuda muito a gente a continuar trazendo informações úteis para todos! 🌟
Muitooo bom e esclarecedor, obrigada!
Olá, primeiramente obrigado por assistir nossos vídeos. Fico muito feliz. Vou te pedir para seguir a gente no Instagram também tá. Segue link:
instagram.com/csabancario/
Uma dúvida, comprei uma moto, fiz o teste drive e fui pra casa, quando consegui o dinheiro entrei em contato por whatsapp e fiz o pagamento fechando a compra pelo whatsapp, peguei a moto na sexta feira e no sábado apresentou 2 defeitos.
Estando dentro desse prazo, visto que fechei a compra pelo aplicativo, tenho direito aos 7 dias?
Bom dia, Dr.
Comprei um Celular no site da Motorola, e quando ele chegou comecei a utilizar e não supriu em nada minhas expectativas. Quero devolver, antes dos sete dias mas no site da Motorola diz que para devolver não pode ter rompido o lacre ou ter sinais de uso no aparelho. Isso é correto?
Desde já, agradeço.
Seu conteúdo é muito bom! Parabéns!
Thiago, o site da motorola está errado!
O prazo de 7 dias é para o consumidor analisar o produto mesmo! O consumidor deve usar o celular e analisar se gosta.
Claro que o celular tem que estar sem qualquer avaria ou algo do gênero! Se está tudo bem, a motorola tem que trocar! Artigo 49 do CDC!
Oi Thiago, fiz a compra de um fone na loja on-line da Motorola e também não supriu em nada minhas expectativas. Você conseguiu o dinheiro de volta?
@@erickcarlos677 Perdão a demora, cara! Eu consegui sim. Eles não colocaram nenhum impecilho. E você, conseguiu?
@@ThiagoOliveira-ug2rs que bom Tiago! Eu tive que fazer uma reclamação no “Recalme Aqui” pois não estava conseguindo contato com eles, mas após isso eles entraram em contato comigo e o processo de reembolso ocorreu tranquilamente, graças a Deus🙌🏻
Boa noite Dr Ageu parabéns pelo canal bom comprei um veiculo na concessionária fãs hoj 10 dias ele foi vendido por repasse mas o veículo apresentou vários problemas um deles e q o motor tá batendo e tem que faser o motor e outras diversas coisas fis o avisso sobre o caso no 6 dia de compra na concessionária mas disseram q não podem faser nada tenho direito da devolução ou de garantia isto desesperado pois financiei o veículo todo eu queria mais por ter isso pra faser
oa noite, obrigado por compartilhar a sua situação conosco.
A compra de um veículo é um investimento significativo e compreendo totalmente a sua preocupação. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) protege os consumidores de produtos defeituosos, inclusive automóveis.
Mesmo se o veículo foi vendido como repasse, a concessionária tem a obrigação de vender um produto em condições de uso. Caso o veículo apresente problemas graves que o tornem impróprio para uso ou diminuam muito o seu valor, você tem direito a exigir a substituição por outro veículo, a devolução do dinheiro ou o abatimento proporcional do preço.
Como você já entrou em contato com a concessionária e eles não se prontificaram a resolver o problema, eu sugiro que você procure auxílio jurídico para entender melhor as suas opções. É possível que você possa buscar a resolução do contrato ou a reparação por danos morais e materiais.
Espero que essa situação se resolva em breve para você. E lembre-se, para mais informações e dicas, siga-me no Instagram em @ageucamargoadv. Boa sorte!
Dr. Ageu boa tarde me nome e Celio e gostaria de exclarecer uma duvida
. Eu adquirir um robo pra operaçoes em mercado financeiro..e no instante da
venda a vendendora disse que eu teria acesso ao robo e que seria
meu por tempo vitalicio e que teria a minha disposição um analista
de mercado embora eu queria somente adquirir o robo pra operar no
mercado financeiro.
A compra foi realizada pela internet via cartao de credito. Embora
iz a compra num sabado e logo na terça teve um feriado e na sexta
feira foi que comecaram os procedimentos de abertura de conta na corretora
deles que eles indicaram por eles ja serem filiado a eles. Isso fizeram pq
eu mandei mensagem pra vendedora falando que se nao resolvessem meu prazo de
7 dias terminariam.. entao logo arrumaram minha conta... e foi ai que comecaram
outros problemas ..
1.nao tive acesso ao robo, o analista conversou comigo me explicou sobre o
mercado financeiro e metas e o qto teriamo que continuar investindo
pra termos um retorno melhor, ate ai td bm, mas nao tive acesso ao
robo e ate agora nao tenho
2.falaram que eu teria um bonus em dolares pra operar de 200dolares
me depositaram somente 100dolares.
3.faço perguntas sobre os assuntos mas nao respondem, entao disse
que se nao resolvessem esses problemas quero desistir da minha compra
mesmo perdendo os 7 dias..sei que o suporte sera sempre assim
nao tenho acesso ao robo pra operar e o que prometeram nao estao cumprindo
como devo proceder?eu parcelei minha compra em 12x60reais no cartao credito.
o aguardo sua resposta obg
Boa noite, dotor me socorra com uma resposta, comprei um produto pela losango, posso cancelar como faço me ajude.
Sim, pode cancelar pelo mesmo lugar que você comprou! Ou pelo telefone, ligando lá!
@@adv.ageucamargo a compra foi numa loja física, e feita pelo boleto bancário.
@@adv.ageucamargo comprei um produto na loja pela losango, posso cancelar sem precisar de entrar na justiça, ainda não fez 7dias
@@Andrea-dh7pv Sim, pode cancelar!
Show, maravilha de vídeo! Incrível como nós consumidores as vezes somos pesados por não sabermos dos nossos direitos.
Dr., assinei um contrato numa loja física de cursos profissionalizantes, porém ao chegar em casa, no mesmo dia, decidi cancelar o contrato. No contrato estava proposto uma multa rescisória de 10% do valor do curso. Terei que pagar este valor?
Olá @user-js3xn8oe2g,
O direito de arrependimento, que permite o cancelamento de compras feitas fora do estabelecimento comercial (como compras pela internet ou telefone) dentro de 7 dias, não se aplica a contratos assinados presencialmente em uma loja física.
Porém, o contrato deve estabelecer claramente as condições para rescisão e as penalidades aplicáveis. Se o contrato que você assinou especifica que há uma multa rescisória de 10% do valor do curso, então esse é o valor que você teria que pagar para rescindir o contrato.
Contudo, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que cláusulas contratuais que estabelecem multas de cancelamento excessivas ou desproporcionais são consideradas abusivas e, portanto, inválidas. Portanto, se a multa de 10% parece excessiva, você pode questionar isso e até mesmo buscar orientação jurídica ou apoio de um órgão de defesa do consumidor.
Em todo caso, a melhor opção seria conversar com a escola e tentar chegar a um acordo amigável. Se isso não for possível, a ajuda de um profissional do direito ou de um órgão de defesa do consumidor pode ser útil.
Ótimo vídeo 👏👏
Muito obrigado!
Olá! Comprei um mármore,pra fazer uma emenda numa pia que já tinha.Ele falou que teria uma diferença de tonalidade porém veio com uma cor muito diferente e quero desistir e ele disse que não posso.Passei cartão no crédito.Posso cancelar esse serviço?
Grande problema isso! Você pode tentar entrar com ação no pequenas causas.
Olá Dr. Parabéns pelo ótimo vídeo
Gostaria de saber se posso desistir de cota de resort que foi comprado no stand... ainda está no prazo de 7 dias.
Doutor, eu vi o produto pelo site da loja,mais fui comprar na loja,usando eu não gostei,tem como eu desistir da garantia estendida ? "Nem perguntaram se eu queria garantia exndida"
Se você não informada da garantia estendida, pode sim! Diga que não lhe informaram e que você quer desistir!
Bom dia
Pode tirar uma dúvida?
Comprei um aparelho pra minha TV,não consegui instalar...
Comprei pelo WhatsApp...Tenho direito a troca ou ressarcimento?
faz vídeo falando se pode trocar a troca da troca.
Comprei um aparelho celular fui até a loja e depois não gostei do celular. Posso trocar pôr outro produto da loja? Boa noite obrigado
Dr. Ageu, as explicações foram super claras e objetivas. Gostaria de confirmar se a legislação aplica-se em compra de móveis planejados para venda futura - estou pagando uma aquisição de móveis para apartamento e desejo desistir da compra, porém fiz um contrato antecipado de pagamentos pelo projeto. Há possibilidade de sair desse contrato sem o pagamento de 30% da rescisão de contrato?
Olá, muito obrigado por assisitir nossos vídeos!
Peço que você siga a gente no instagram também, segue link: instagram.com/csabancario/
Vamos lá...
Bruna, móveis planejados sempre acabam dando problemas nessa questão de rescisão de contrato. Se cancelar de imediato, há um multa pequena, se cancelar depois de um tempo maior, haverá uma multa maior...
Meu conselho é tentar fazer um acordo.
Excelente! Parabéns!!
Obrigado 😃
Olá Dr. Antes de tudo parabéns pelo prestação de serviço. Minha questão é, fiz a compra de dois ingressos para um evento no Rio de Janeiro e, tive um imprevisto. No entanto, o site que fiz a compra alega que não fará o reembolso alegando que solicitei o reembolso não respeitando um limite minimo de 48 horas para o inicio do evento. Não há qualquer pontuação neste sentido quanto lemos o Art 49. Isso faz sentido??
Olá, Wagner! Primeiro, muito obrigado pelos parabéns e pelo reconhecimento. Fico feliz em poder ajudar com sua questão.
O Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) realmente estabelece o direito de arrependimento, permitindo ao consumidor desistir da compra dentro do prazo de 7 dias a contar de sua realização ou do recebimento do produto ou serviço, desde que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorra fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. No entanto, essa regra tem uma aplicação mais direta a produtos ou serviços que não são imediatamente consumidos ou que não se referem a datas específicas.
No caso de ingressos para eventos, a situação pode ser um pouco diferente. Muitas vezes, as políticas de cancelamento e reembolso são definidas pelos organizadores do evento e podem variar significativamente. É comum que existam regras específicas sobre o prazo para solicitar reembolsos, especialmente para eventos ao vivo, onde a logística e os custos envolvidos são consideravelmente afetados por cancelamentos de última hora.
Embora o CDC ofereça uma proteção ampla ao consumidor, ele também permite que sejam estabelecidas políticas específicas em determinadas situações, desde que estas não sejam abusivas e estejam claramente informadas ao consumidor no momento da compra. Se não havia nenhuma indicação clara sobre a política de reembolso no momento em que você realizou a compra dos ingressos, especialmente a exigência de um prazo mínimo de 48 horas para solicitar o cancelamento, você pode argumentar que essa condição não foi devidamente comunicada.
Minha sugestão é que você verifique todos os termos e condições que foram apresentados no momento da compra e, se for o caso, entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do site, explicando sua situação e questionando a falta de informação clara sobre a política de cancelamento. Se necessário, você também pode buscar auxílio junto aos órgãos de defesa do consumidor para uma orientação mais específica sobre como proceder nessa situação.
Espero que essa orientação seja útil para você. Agradeço novamente pelo seu comentário e apoio ao canal. Não esqueça de se inscrever e seguir nosso Instagram @ageuccamargo para mais informações e dicas. Estamos à disposição para ajudar!
Olá,mandei fazer minhas lentes,e daí só pagar depois de prontas,20 dias se passaram e ficaram prontas mas não tenho recursos nenhum pra pagar.Qual dano posso sofrer deixando na ótica essas lentes,e não pagando?Uma vez que eles confeccionaram
Olá, @LeideLino-wg5js! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar nosso canal.
Entendo sua preocupação. No seu caso, se as lentes foram confeccionadas sob encomenda e você não tem recursos para pagar, alguns pontos importantes são:
1. **Acordo com a Ótica**: Entre em contato com a ótica e explique sua situação financeira. Eles podem oferecer opções de parcelamento ou outras condições de pagamento mais acessíveis.
2. **Possíveis Consequências**: Se você não pagar pelas lentes, a ótica pode reter o produto até o pagamento ser efetuado. Além disso, eles podem entrar com uma ação judicial para cobrar o valor devido, o que pode gerar custos adicionais e afetar seu crédito.
3. **Negociação**: Tente negociar com a ótica uma forma de pagamento que se encaixe no seu orçamento. Muitas vezes, as empresas estão dispostas a encontrar uma solução amigável.
4. **Procon**: Caso sinta que precisa de ajuda na negociação, procure o Procon da sua cidade para orientação e mediação do conflito.
Espero ter ajudado! Se inscreva no canal e curta este vídeo. Estamos sempre aqui para ajudar. Abraços!