Auto escolas não ensinam sequer a dirigir. Ensinam somente a passar na prova teórica e no teste de rua. São só mais uma burocracia inútil que existe no Brasil pra dificultar a vida do povo.
Parabéns pelo vídeo, sempre lidei com transporte e fui técnico de teste de uma montadora Americana e sempre tive cuidados básicos que aprendi na área de transportes especiais mineradoras e em testes de protótipos. Sempre rodear o veiculo antes de ligar, dar um tapinha no capo para eventuais animais que estejam no compartimento do motor ficarem alertas e fugirem, girar a ignição e esperar de 1 a 2 segundos antes de dar a partida aguardar pelo menos 20 segundos antes de sair com o veiculo, ao estacionar sempre de Ré nas vagas verticais, antes de desligar o veiculo aguardar pelo menos 20 segundos e desligar todas as luzes antes de desligar o veiculo. Com estes procedimentos básicos nunca tive incidentes antes de sair com o veiculo, nunca tive problemas mecânicos com motos e carros. Se quer que seu veiculo dure muito cuide dele com cuidado, se que ter uma condução segura crie um procedimento de segurança próprio para sair e chegar com o veiculo dependendo da sua necessidade, desta forma se evita falhas e acidentes tolos que pode tirar a vida de seus animais ou filhos pequenos.
Ótimo vídeo, mas, o que mais me impressiona, é a oratória dos antigos, bom português mensagem clara e Coesa, inteligível. Um jovem hoje em dia sequer consegue expor a idéia que está dentro da sua cabeça ....
A do ar condicionado eu desligava antes de desligar o carro, mas agora vou desligar esses minutos antes, valeu Boris. A respeito do freio de mão e câmbio automático tb tenho esse costume. Muito bom!
@@navidardwarf5216 isso eu faco quando deixava na garagem que tinha descida.....e ja vi acidentes por nao puxar o freio de mao... ate mortes...na net tem muitos videos...seguro moreu de velho ...ja viu isso...
Transmissão Automática: com o pé no freio, coloque em "N", aciona freio de estacionamento, solta o pé do freio (vai sentir o freio de estacionamento segurando o carro e aliviando o esforço da transmissão), aciona o pedal de freio novamente e ai sim, alacanva em "P".
essa explicação que o Boris não deu e que é a mais importante,a maioria das pessoas não alivia o peso de cima do cambio,talvez o Boris nem saiba disso pois isso teria que fazer parte do vídeo
alem de tudo isso eu desligo toda parte eletrica. luzes, fecho os vidros tudo cm motor ligado. ai depois desligo a ignicao. faço isso a mais de 20 anos nunca tive probl com nenhum das dezena de carros q ja tive.
vou complementar, antes de desligar o carro, desligar tudo que é elétrico e subir os vidros. Deixar para o alarme fazer isso é BURRICE e PREGUIÇA, bateria foi feita para dar a partida no motor, por mais modernas e potentes que sejam.
Verdade. Eu achava q o alarme do carro não consumia tanta bateria. Até q eu descobri q sim, eu sei q a bateria do meu carro tá "meia" vida e consciente disso, porém o alarme em uma noite só já era o bastante pra me deixar na mão noutro dia. Parei de usar o alarme e fazer manualmente, acabou o problema.
Concordo com as dicas, exceto a do freio de estacionamento. Explico: a maioria dos carros aciona somente as rodas traseiras quando se puxa a alavanca. A maioria dos freios traseiros é a tambor e a maioria dos freios de mão é acionada por cabos. O sistema hidráulico é usado pelo freio de serviço e, geralmente, servo-assistido. Os tambores, ao esfriarem, diminuem de diâmetro, o que os faz frear ainda mais. Os cabos que acionam as sapatas/lonas encurtam ao esfriarem, aumentando a ação sobre elas. Caso os freios traseiros sejam a disco, os discos diminuem de espessura ao esfriarem, o que provocaria redução na frenagem caso essa diferença não fosse tão diminuta. Caso o acionamento dos freios de estacionamento seja hidráulico, aí sim, uma redução na temperatura afrouxa a pressão do sistema pelo retraimento do fluido. Mas isso é exceção da exceção. Puxar o freio com excessiva força estando os tambores quentes pode, inclusive, deformá-los, pois estando quente, o aço dos tambores fica mais maleável e ao resfriar, recebendo pressão das lonas/sapatas, acaba por expandir na direção das forças exercidas por elas (de dentro pra fora). Ademais, outras fontes afirmam que "o sistema deve ser acionado suavemente para evitar desgaste prematuro; o cabo de aço, e outras partes móveis ligadas a ele, acabam afrouxando bem mais cedo se o condutor tiver o mau hábito de puxar a alavanca com toda a força." Os freios de mão costumam ser auto-reguláveis e basta atingir 2 ou 3 cliques para alcançar uma frenagem eficaz. Caso ultrapasse 4 cliques para frear, está desregulado. Pra regular, costuma bastar fazer algumas puxadas vigorosas.
No meu Fox os freios com tambor nas rodas traseiras travam, deixo somente engrenado na primeira e sem puxar o freio de mão, pois minha garagem é plana. Recomendação da própria concessionária VW.
Ontem a noite precisei tomar antinflamatorio para dor muscular, acordei meio grog devido a ação do medicamento e na pressa de sair com o carro, não prestei atenção que estava engrenado pois nunca deixo engrenado na garagem por ser plana, resultado o carro deu um tranco para frente e morreu, quase bateu na parede da garagem, faltou 5 cm... A reflexão que fica é que talvez algum dia poderemos não estar 100% focados na condução de um veículo, temos que ter tal consciência para evitar erros e acidentes..
Já aconteceu isso comigo mas onde deixo o carro é uma vaga no aclive eu ingênuo ainda deixei de primeira marcha o ideal seria a ré liguei o carro faltou pouco pra ele atingir a parede da casa por Deus que não bateu agora fico mais atento
Meu instrutor de auto escola me ensinou tudo na época. Depende de quem ensina. Pelo menos o meu ensinou tudo do carro e hj sou uma ótima condutora e depois na prática procurei entender mais o carro sem ninguém me ensinar. Para aprendermos, depende do interesse de cada um também. Dirigir não é pra todos. Dirigir é um dom.
🤔 Com esse 993 eu até me distrai do conteudo do video, maravilhoso 😂👍🏻👏👏👏. Uma dica legal é quando parar o carro automatico na descida por primeiro em N, puxar o freio de mão, soltar o freio, pisar de novo no freio e ai sim por no P, para evitar tranco quando for sair e aumentar a vida útil do cambio. Abs 👍🏻
Eu sempre tive dúvida sobre esse esquema do freio de mão antes de engrenar marcha [estava fazendo certo então], pois eu sempre deixo engrenado, e quando é em ladeira, ainda viro a roda para o lado direito [em direção ao acostamento], para caso o veículo por alguma razão começar a descer, ele ser parado pelo meio fio e não ir em direção a via e consequentemente machucar alguém.
Sobre o câmbio manual: só engata se for um morro muito íngreme onde há alto risco do freio de mão falhar. É preciso considerar que se alguém bater no seu carro e ele estiver de primeira/de ré os danos na transmissão vão ser severos.
Sim, eu penso nisso tbm. Não engato em terreno plano. Agora a dúvida é a embreagem, pisar nela ou não quando desligar a chave. Tenho costume de pisar. Mas, estou tentando me acostumar a deixar ela engatada e em ponto morto e desligar.
Antes de colocar o carro em parking, com o câmbio automático no neutro, puxar o freio de mão, TIRAR O PÉ DO FREIO e somente então passar a alavanca para o parking.
Tirar o pé do freio e pressionar de novo rapidamente. Aí toda a carga do câmbio se solta no N. Acho que vc faz igual a mim. Apenas na hora de escrever não ficou claro. Mas acho que entendi.
Também sempre fiz assim após desligar tudo no veículo, puxo o freio de estacionamento ( freio de mão), coloco o câmbio no neutro ("N"), tiro o pé do freio para poder deixar o carro livre, para quando eu engatar novamente não der tranco, piso novamente no freio para poder colocar a alavanca do câmbio no parquing ("P"), aí sim eu desligo o motor. À maioria dos veículos automáticos não permitem desligar o motor sem estar no "P".
@@cleotuner não, quando a gente pára o carro com o pé no freio, a gente desliga tudo, puxa o freio de mão, coloca o carro no "N", solta o pé do freio, pisa novamente pra colocar no "P", pra só então desligar o motor
Muito boas as explicações Mas vou manter o hábito de parar e apenas puxar o freio de mão Assim não há o risco de uma criança ou até mesmo um adulto ligar o carro em marcha. É que nas garagens os espaços são pequenos na frente ou atrás dos veículos.
Da mesma forma, se estacionar na rua alguém pode bater de leve no seu carro que não está em marcha e o seu carro não segurar, bater em outro carro ou ainda em alguma pessoa que por azar esteja passando. Já ouvi esse relato. Tudo de bom p vc Carlos.
Eu nunca estaciono o carro em marcha... Não vejo necessidade. Freio de estacionamento funciona bem, e na vez que estacionei em marcha, liguei o carro sem pisar na embreagem... Quase bato no da frente..
Muito boas as dicas, essa do ar eu não havia pensado. Mas com relação ao freio automático, também faz sentido depois de puxar o freio de mão mudar a alavanca para N, soltar o freio do pé, assim o carro assenta o peso no sistema freio de mão, depois pisa no pedal do freio novamente e leva a alavanca para o P e desliga o carro.
Costumo proceder dessa forma ao ligar a ignição, aguardo a leitura de todos componentes elétricos/tronicos, cerca de 10ss./20 e esperar para sair + uns 30ss. para distribuir bem óleo no motor. Já tinha lido essa info. ref. desligar o A.C. 5m. antes e por um pouco/ ligeiramente no ar quente tb. Pelo q. falou desligar o compressor basta, ou seja desativar tudo antes de desligar. Outras dicas importantes, boa organização em viagens. Deixe objetos q. podem causar ferimentos.. protegidos e não dentro da cabine, com pontas vivas principalmente, preferência cobertas e travesseiros internamente como "airbags", coloque itens + pesados + encostados no banco de trás, p/ uma maior estabilidade, pressão certa nos pneus de cada montadora, p/ melhor aderência e frenagens seguras, não ficar pressionando veículo da frente, espere momento certo e ultrapasse, outra coisa q. muitos ignoram, além das setas ao fazer conversões, não entre de uma vez, devido ponto cego, já evitei de pegar muita moto ou mesmo fechar autos. ocupando aos poucos, parcialmente na direção. Tbm. quando não tiver passageiros atrás, deixe os Cintos atados, pq. em uma colisão traseira, irá mitigar o deslocamento dos assentos em sua direção. Não coloque objetos como Pneus atrás dos bancos, p/ não correr risco de prensa, mesmo que em uma batida na dianteira. São uma série de pequenas dicas q. faz toda a diferença no volante. Alças de acesso nas rodovias são as q. geram mais acidentes, dê a volta q. for mas jamais entre repentinamente sem a devida cautela, visão panorâmica da conversão. Veja a posição mais adequada do banco antes de sair, os pulsos com os braços bem esticados devem estar alinhados com a parte de cima do volante. Da mesma forma os apoios de cabeça sempre na altura dos olhos ou acima. Quando estiver só no veículo, coloque peso sempre do lado direito tb. pro melhor equilíbrio. E além dessas medidas, essencial preventivas na manutenção, (ênfase a cada peças por vez para não orçar demais) não apenas por km mas por tempo de desgastes. Não utilize água pura no radiador, era prática dos Carros Carburados antig. tb. Aditivo + água (destilada, deionizada ou desmineralizada, na proporção correta), não esqueça óleo do câmbio, diferencial traseiro, Caixa de transferência em 4x4, mesmo com comando de corrente no lugar da dentada, importante trocar correia auxiliar Poly-V. No mais se aprende com o tempo: evitar frear dentro de uma curva, principalmente em chuva, tb. na aquaplanagem, coloque os pneus preferência 4 novos de uma vez a cada 5, max. 7 anos, se tiver q. optar apenas no Par, passe para trás os melhores e não na frente como pensávamos antigamente. Veja testes da Pirelli. O Carro sairá muito menos de traseira. Regule tb. periodicamente o facho correto dos faróis. Algo tão simples q. é um grande aliado.
Parabéns pela dica. Só faltou um detalhe. Antes de puxar o freio de mão pise no pedal do freio para que as faixas do freio pressione com mais força por ser o hidráulico mais forte que o cabo do freio de mão.
Eu desligo tudo!!! Só tem o ar quente 😅, mas desligo antes de desligar o carro, assim como os faróis e puxo o freio de mão. Acho que faço tudo certo. Tive um bom professor. Ótimo vídeo.
Ótimas dicas Boris, só esqueceu de falar para nunca dar aquela acelerada marota e em seguida desligar o carro fazendo com que a câmara de combustão fique com combustível não queimado e assim deixar as velas encharcadas prejudicando dessa forma sua durabilidade.
@@breno-lima O pior é que a maioria desses funcionários nem faz isso por pressa, faz mesmo por sacanagem. Parece que os caras trabalham com ódio. Também tem aqueles que desregulam todos os retrovisores, banco, inclinação do banco só para andar 5 m com o carro, fala sério!
Gostei da dica, desligar antes o AC e deixar só o ventilador pra secar a umidade. Tive um problema com meu primeiro carro, que ficou com cheiro de rato molhado (sério), tive que pagar uma limpeza com vários produtos diferentes e várias sessões pra tirar isso. Ligar o veículo com o AC desligado também ajuda a diminuir o "impacto" da inicialização do motor, dizem que dá mais vida aos componentes.
Nunca se estaciona engatado! porque outro carro pode bater de leve no seu carro e aos poucos isto destroi as engrenagens do câmbio¨. Esta é a primeira lição da aula de mecânica.
Bom dia Boris. Faltou falar sobre desligar todos os componentes elétricos (rádio, farol, fechar os vidros etc) antes de desligar o motor. Isso prolonga a vida útil da bateria. No mais perfeito. Abraço
Sobre parar o carro e mante-lo em Re ou Primeira é interessante, pois na auto escola nos ensinam a deixar no neutro, porém manter em primeiro ou ré faz todo sentido do mundo, afinal manteremos a engrenagem travada
Grande Boris! Essas dica aí eu já pratico, com exceção à do ar condicionado. Mas uma dica fenomenal que vc deu e eu não esqueci foi a de ligar o carro sempre com o pé na embreagem, mesmo estando no ponto morto. Grande abraço
Estes dias atrás vc falou das notas que os uber dão aos passageiros que batem a porta, e diz que esta prática não estraga nada do carro, estraga sim destruindo as borrachas da porta que não valem nada, mas custam caras 114,00 cada lado...👍👍
Eu tinha aprendido isso com meu avô.... e, com ele, aprendi a montar motores, trocar platrinado, ajustar ponto ignição, ajustar farois em lugar do que muitos "entendidos" que praticam pi-ca-re-ta-gem. Aliás, lâmpadas, em alguns carros, parece coisa impossível (só de pensar em tirar para-choque...)
Sinto muito, Boris, mas o problema das peças do freio de estacionamento esfriarem só vale para carros com freio a disco na traseira. Com o freio a tambor, quando o tambor esfria, o freio de estacionamento "pega" mais, ou seja, fica mais eficiente porque o tambor diminui de diâmetro quando frio.
Um corsa joy que eu tinha, sempre depois de lavar o carro, não podia puxar o freio de mão, após estacionar, pois no dia seguinte, eu saía arrastando as duas rodas, eu tinha que engatar um ré, forçar, dava um estouro e as rodas traseiras soltavam.
@@rogerioale767 as peças do sistema de freio dentro do tambor estavam enferrujadas, prejudicando a movimentação. A ferrugem faz as peças colarem. Até o prato (espelho do tambor) enferruja, impedindo o retorno das sapatas.
Excelentes dicas. Gostaria de atentar para um detalhes. Quando você parar o carro no freio de mão, antes de colocar no Parking é bom tirar o pé do freio para que o carro assente no freio de mão, daí você coloca ele em parking. Da pra notar uam diferença clara nisso.
Gostei! ... outra coisa que eu faço também, é apagar as luzes para na próxima partida, não forçar as lâmpadas e a bateria, com a oscilação elétrica da ignição.
Boris, ótimo vídeo ! Segue uma dica muito importante para motores com turbo .... voltaram à moda agora nos carros mais "populares" e de cilindrada mais baixa. É imperativo deixar o motor em marcha lenta por pelo menos 30 segundos antes de desligar, para que turbina e retentores da mesma possam ser lubrificados, e com isto, possam também dissipar calor (esfriar). Com este procedimento simples se amplia a vida útil do turbo e do motor em geral.
No exterior a maioria dos carros , ou talvez todos os carros originais turbo de fábrica, vem com turbo-timer programável. Você desliga a chave e o motor ainda fica ligado de 30 segundos a dois minutos, dependendo do tempo pré-programado.
Acho que uma outra dica boa seria após fazer uma viagem longe, antes de desligar o carro, espere um pouco até que a ventoinha do radiador ligue e desligue para que a água mais fria possa circular no motor antes de ser desligado.
Agora eu entendi porque seus vídeos começaram a aparecer pra mim com tanta frequência! Primeiro nos Reels do Instagram e agora aqui no RUclips: eu ouço a Ouro Verde Easy FM Curitiba, de cedo a noite, e sempre ouço seu quadro Auto Papo por lá. Muito bacana o conteúdo!
Neutro só se você ficar parado mais tempo que o previsto em algum lugar. Num semáforo trânsito, pode deixar o carro freado no Drive, ao estacionar, use Parking (obviamente isso não é pra você, com certeza você sabe disso tudo, mas tem gente que passa aqui e não sabe 😉).
OUTRA DICA IMPORTANTE ! Se vc estava andando com pressa, exigindo desempenho do motor, nunca estacione e desligue imediatamente o motor, por conta dos mesmos motivos do freio (dilatação/retração das peças devido a temperatura). O ideal é deixar o motor rodando em marcha lenta por pelo menos 1 minuto ou 2, para o motor voltar ao seu regime normal de temperatura e pressão, auxiliando para que as peças resfriem de maneira mais equalizada e projetada, isto se traduz em aumento da durabilidade do motor, diminuindo chances de empenamentos e outros tipos de danos.
Quanto ao Ar condicionado, além de desligar o compressor a alguns minutos antes de colocar na garagem eu aciono o Ar quente por alguns minutos já parado na garagem para depois desligar o veículo, isso ajuda e muito a deixar os dutos de saída esterilizado. Faço isso a muitos anos.
Boa a dor ar condicionado mas fica a pergunta: freio de mão já puxado, engrenar o carro? e se algum carro bater na traseira do meu estacionado, não quebra nada no motor?
Meu nome é Aelington Carminati Rosa, eu tive um fiesta motor endura E 1998, na época eu era vendedor de óleo lubrificante e filtros,quando o carro estava com uns 140 mil km rodados eu parei de trocar o óleo e o filtro, quando eu via que o nível do óleo está baixo eu comecei a fazer uns testes. Comecei a completar com óleo 90,140,2T,ATF,etc... Aí o carro durou até 199 mil km. Moral da história: motor não bate por causa do óleo e sim pela falta do óleo. E depois disso ele foi vendido e eu não sei mais o paradeiro do mesmo. Explica essa experiência aí Emílio Camanzi.
Só coloco a primeira marcha, câmbio engrenado, quando o carro está em uma subida ou descida, caso contrário deixo em neutro, pois caso haja uma colisão, não danificaria o câmbio.
@@lucaskich3908 Onde moro o ângulo do morro é de 39.3 graus e, a 21 anos que tenho carro, sempre o deixei na rua com freio de mão puxado com o pneu levemente virado para o meio. Nunca tive problemas.
Boris, faz um favor e informa a galera que a luz de neblina não é enfeite pra usar sem necessidade, pois prejudica a visão de quem fica atrás desse "farol" diretamente nos olhos! Abraço!
Bom,,, geralmente sobre Caminhão já me falaram que quando chegar em casa ou na garagem não desligar de imediato, aguarda um tempinho e depois desligar para que a força da ventoinha esfrie um pouco o moto entre aspas aguarda a turbina esfriar um pouco; bom para ligar eu aprendi que deve ligar e deixar na lenta por uns 5 minutos até mesmo porque tem que fazer ar, ao arrancar sair devagar e só depois poder arrocha subir a rotação. e assim nunca tivemos problemas graves no motor do caminhão. o mesmo com a moto já são 110 mil KM rodado e não precisa fazer o moto ainda...
Em 3 vídeos que assisti desse SENHOR, já aprendi bastante coisas... Vale apena seguir
Boris Feldman,sabe muito ,ele engenheiro mecânico,sou inscrito é acompanho seus vídeos.
Auto escolas não ensinam o aluno a conhecer o veículo, e ninguém nasce mecânico.
Excelentes vídeos. Sem contar que o Borys é um monstro.
Parabéns!!!
Auto escolas não ensinam sequer a dirigir. Ensinam somente a passar na prova teórica e no teste de rua. São só mais uma burocracia inútil que existe no Brasil pra dificultar a vida do povo.
Auto escola só ensina passar na prova
muito legal vê esse vídeo maravilhoso
na autoescola que eu fiz o instrutor explicou tudo isso
Auto escola não ensina dirigir. Ensina a tirar carteira.
Aprender com os mais velhos é sempre bom.
Parabéns pelo vídeo, sempre lidei com transporte e fui técnico de teste de uma montadora Americana e sempre tive cuidados básicos que aprendi na área de transportes especiais mineradoras e em testes de protótipos. Sempre rodear o veiculo antes de ligar, dar um tapinha no capo para eventuais animais que estejam no compartimento do motor ficarem alertas e fugirem, girar a ignição e esperar de 1 a 2 segundos antes de dar a partida aguardar pelo menos 20 segundos antes de sair com o veiculo, ao estacionar sempre de Ré nas vagas verticais, antes de desligar o veiculo aguardar pelo menos 20 segundos e desligar todas as luzes antes de desligar o veiculo. Com estes procedimentos básicos nunca tive incidentes antes de sair com o veiculo, nunca tive problemas mecânicos com motos e carros. Se quer que seu veiculo dure muito cuide dele com cuidado, se que ter uma condução segura crie um procedimento de segurança próprio para sair e chegar com o veiculo dependendo da sua necessidade, desta forma se evita falhas e acidentes tolos que pode tirar a vida de seus animais ou filhos pequenos.
Boa. Ótimo comentário. Tudo que escreveu faz sentido.
Concordo. Meu primeiro carro completo foi um seminovo Clio 1.6 e quando fui buscá-lo o chefe de recepção me deu essas dicas também.
Na fazenda do meu pai sempre tinha galinhas ou gatos dormindo no motor da chevrolet brasil 1963..
Show de comentário👏👏👏👏
Parabéns pelo excelente comentário, mais algumas dicas muito oportunas!
Definitivamente sou um cara de bom senso. Já fazia isso antes do professor Boris ensinar. Só falta convencer a patroa com esse vídeo.
Ótimo vídeo, mas, o que mais me impressiona, é a oratória dos antigos, bom português mensagem clara e Coesa, inteligível.
Um jovem hoje em dia sequer consegue expor a idéia que está dentro da sua cabeça ....
O jovem de hoje em dia sequer tem ideia dentro da sua cabeça. Se tiver é só M.....
@@BassMan2727 kkkkk
É verdade, chega a ser prazeroso ouvir o Bóris falar haha
Eles estão "performando" errado e não sabem.
Sim jovens de uns 40 e poucos anos...
Pode parecer bobeira, chover no molhado, mas são dicas importantes e que alguns motoristas não sabem ou se esquecem... Boa Sr. Boris! 👏
Valeu, Leandro!
Show de conhecimento ê prática do senhor Boris. Que Deus lhe abençoe mais ê maís , é meu desejo sinceramente. 🤗
A do ar condicionado eu desligava antes de desligar o carro, mas agora vou desligar esses minutos antes, valeu Boris.
A respeito do freio de mão e câmbio automático tb tenho esse costume. Muito bom!
Uma dica muito boa
Agradeço suas excelentes dicas!
O melhor desse canal é que vai direto ao assunto sem blábláblá e os conteúdos são sempre relevantes ! Parabéns
eu coloco uma madeira no pneu porque ja sonhei com meio carro descendo.
@@paulohungaro4539 tipo caminhão, anda com toco de caibro kkkkkkkk
@@navidardwarf5216 isso eu faco quando deixava na garagem que tinha descida.....e ja vi acidentes por nao puxar o freio de mao... ate mortes...na net tem muitos videos...seguro moreu de velho ...ja viu isso...
Depois que comprei meu primeiro carro, não perco um vídeo seu kkkk suas dicas são ótimas!
Sempre desligo o ar quando estou me aproximando de casa,dica do Boris😊😊😊
Transmissão Automática: com o pé no freio, coloque em "N", aciona freio de estacionamento, solta o pé do freio (vai sentir o freio de estacionamento segurando o carro e aliviando o esforço da transmissão), aciona o pedal de freio novamente e ai sim, alacanva em "P".
Corretíssimo....eu faço assim mesmo.
E no final disso tudo... tira o pé do freio antes ou depois de virar a chave pra desligar o motor?
@@maalb colocou em P, já pode tirar o pé do freio e desligar.
Corretíssimo
essa explicação que o Boris não deu e que é a mais importante,a maioria das pessoas não alivia o peso de cima do cambio,talvez o Boris nem saiba disso pois isso teria que fazer parte do vídeo
alem de tudo isso eu desligo toda parte eletrica. luzes, fecho os vidros tudo cm motor ligado. ai depois desligo a ignicao. faço isso a mais de 20 anos nunca tive probl com nenhum das dezena de carros q ja tive.
Certíssimo. Faço o mesmo.
Achei q eu fosse o único a fazer isso...kkk
Eu faço isso por causa do meu TOC rs
Não desligo luz nem fecho vidro porque o alarme já faz isso.
@@ivanantoniodarocha3048 boaaa tecno a serviço kkk
Tá de boa então, o acessório mais tecnológico que tem no meu gol 89 é o vidro elétrico...
Rsrsrs...oh louco irmão!
O meu tinha ar quente
Essa foi boa meu amigo 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 top de mais
Idem kkk.
Bem certo kkk o meu gol 89 nem vidro elétrico tem kkk então tá de boa
Direto e reto! Sem ter que ficar ouvindo presepada na internet. Brabo
Isso aí Boris, freio de mão é até o fim do curso, nada de puxadinha leve
vou complementar, antes de desligar o carro, desligar tudo que é elétrico e subir os vidros. Deixar para o alarme fazer isso é BURRICE e PREGUIÇA, bateria foi feita para dar a partida no motor, por mais modernas e potentes que sejam.
Verdade. Eu achava q o alarme do carro não consumia tanta bateria. Até q eu descobri q sim, eu sei q a bateria do meu carro tá "meia" vida e consciente disso, porém o alarme em uma noite só já era o bastante pra me deixar na mão noutro dia. Parei de usar o alarme e fazer manualmente, acabou o problema.
Concordo com as dicas, exceto a do freio de estacionamento. Explico: a maioria dos carros aciona somente as rodas traseiras quando se puxa a alavanca. A maioria dos freios traseiros é a tambor e a maioria dos freios de mão é acionada por cabos. O sistema hidráulico é usado pelo freio de serviço e, geralmente, servo-assistido. Os tambores, ao esfriarem, diminuem de diâmetro, o que os faz frear ainda mais. Os cabos que acionam as sapatas/lonas encurtam ao esfriarem, aumentando a ação sobre elas. Caso os freios traseiros sejam a disco, os discos diminuem de espessura ao esfriarem, o que provocaria redução na frenagem caso essa diferença não fosse tão diminuta. Caso o acionamento dos freios de estacionamento seja hidráulico, aí sim, uma redução na temperatura afrouxa a pressão do sistema pelo retraimento do fluido. Mas isso é exceção da exceção. Puxar o freio com excessiva força estando os tambores quentes pode, inclusive, deformá-los, pois estando quente, o aço dos tambores fica mais maleável e ao resfriar, recebendo pressão das lonas/sapatas, acaba por expandir na direção das forças exercidas por elas (de dentro pra fora). Ademais, outras fontes afirmam que "o sistema deve ser acionado suavemente para evitar desgaste prematuro; o cabo de aço, e outras partes móveis ligadas a ele, acabam afrouxando bem mais cedo se o condutor tiver o mau hábito de puxar a alavanca com toda a força." Os freios de mão costumam ser auto-reguláveis e basta atingir 2 ou 3 cliques para alcançar uma frenagem eficaz. Caso ultrapasse 4 cliques para frear, está desregulado. Pra regular, costuma bastar fazer algumas puxadas vigorosas.
concordo com vc
Verdade. Meu carro é disco na traseira, basta 3 cliques pra segurar. Na rua da minha noiva que é muito íngreme vão uns 5 cliques e tá firme.
Acabei de lembrar de uma coisa, eu tenho que dar uma regulada no cabo de freio do meu carro! Oooops, já está no limite!
UP
No meu Fox os freios com tambor nas rodas traseiras travam, deixo somente engrenado na primeira e sem puxar o freio de mão, pois minha garagem é plana. Recomendação da própria concessionária VW.
Ontem a noite precisei tomar antinflamatorio para dor muscular, acordei meio grog devido a ação do medicamento e na pressa de sair com o carro, não prestei atenção que estava engrenado pois nunca deixo engrenado na garagem por ser plana, resultado o carro deu um tranco para frente e morreu, quase bateu na parede da garagem, faltou 5 cm...
A reflexão que fica é que talvez algum dia poderemos não estar 100% focados na condução de um veículo, temos que ter tal consciência para evitar erros e acidentes..
Por isso, tem que pisar na embreagem sempre que for ligar o carro, se em dúvida. Depois se torna hábito.
@@ocampofernandes787 fato
Verdade.
Já aconteceu isso comigo mas onde deixo o carro é uma vaga no aclive eu ingênuo ainda deixei de primeira marcha o ideal seria a ré liguei o carro faltou pouco pra ele atingir a parede da casa por Deus que não bateu agora fico mais atento
Tem q se habituar a pisar na embreagem antes de ligar. Essa dica, aprendi com Bóris!
Meu instrutor de auto escola me ensinou tudo na época. Depende de quem ensina. Pelo menos o meu ensinou tudo do carro e hj sou uma ótima condutora e depois na prática procurei entender mais o carro sem ninguém me ensinar. Para aprendermos, depende do interesse de cada um também. Dirigir não é pra todos. Dirigir é um dom.
AI NA MORAL...O BORIS É O NÚMERO 1
🤔 Com esse 993 eu até me distrai do conteudo do video, maravilhoso 😂👍🏻👏👏👏. Uma dica legal é quando parar o carro automatico na descida por primeiro em N, puxar o freio de mão, soltar o freio, pisar de novo no freio e ai sim por no P, para evitar tranco quando for sair e aumentar a vida útil do cambio. Abs 👍🏻
Concordo 100%. É isso que as pessoas não entendem e não fazem. Valeu.
Boa dica. Comprei um carro automático e percebo esse tranco. Vou até tirar print dessa dica. Vlw
Até eu distrai com o porche
Só erra quem quer e não assiste o veio que sabe tudo, sempre indico seus vídeos/aulas,👏👏👏👏
Eu sempre tive dúvida sobre esse esquema do freio de mão antes de engrenar marcha [estava fazendo certo então], pois eu sempre deixo engrenado, e quando é em ladeira, ainda viro a roda para o lado direito [em direção ao acostamento], para caso o veículo por alguma razão começar a descer, ele ser parado pelo meio fio e não ir em direção a via e consequentemente machucar alguém.
"Velhinho "vc é de mais .. paizão..desde garoto escuto vc ...autopapo😅
Sobre o câmbio manual: só engata se for um morro muito íngreme onde há alto risco do freio de mão falhar. É preciso considerar que se alguém bater no seu carro e ele estiver de primeira/de ré os danos na transmissão vão ser severos.
Exatamente isso
Claro,pensou bem...o Boris esqueceu essa!!
Sim, eu penso nisso tbm. Não engato em terreno plano. Agora a dúvida é a embreagem, pisar nela ou não quando desligar a chave. Tenho costume de pisar. Mas, estou tentando me acostumar a deixar ela engatada e em ponto morto e desligar.
Antes de colocar o carro em parking, com o câmbio automático no neutro, puxar o freio de mão, TIRAR O PÉ DO FREIO e somente então passar a alavanca para o parking.
Tirar o pé do freio e pressionar de novo rapidamente. Aí toda a carga do câmbio se solta no N. Acho que vc faz igual a mim. Apenas na hora de escrever não ficou claro. Mas acho que entendi.
Também sempre fiz assim após desligar tudo no veículo, puxo o freio de estacionamento ( freio de mão), coloco o câmbio no neutro ("N"), tiro o pé do freio para poder deixar o carro livre, para quando eu engatar novamente não der tranco, piso novamente no freio para poder colocar a alavanca do câmbio no parquing ("P"), aí sim eu desligo o motor.
À maioria dos veículos automáticos não permitem desligar o motor sem estar no "P".
Faço exatamente dessa maneira!
@@sergioeduardo4396 repare no que escreveu????? Foi o oposto vc está puxando o freio de mão primeiro isso ainda faz o veículo ficar tencionado
@@cleotuner não, quando a gente pára o carro com o pé no freio, a gente desliga tudo, puxa o freio de mão, coloca o carro no "N", solta o pé do freio, pisa novamente pra colocar no "P", pra só então desligar o motor
O sujeito transforma um vídeo de mensagens simples num vídeo maravilhoso de dicas valiosas. Que talento extraordinário. Parabéns.
Aprendi isso com meu avô em 1980. PARABENS ao Sr. por me relembra do dia e ao ensinar isso aos novos motoristas ou aos distraidos.
Gosto muito desse canal
De longe o melhor canal sobre carros!
Valeu! Muito importante ter você por aqui, já acompanha a gente nas outras redes? Abraços.
Abrazo desde Buenos Aires, sempre bom escutar seus conselhos.
Eu também gosto. Ajuda muito mesmo.
Reinaldo: JESUS CRISTO SALVA.
Prova
Muito boas as explicações
Mas vou manter o hábito de parar e apenas puxar o freio de mão
Assim não há o risco de uma criança ou até mesmo um adulto ligar o carro em marcha.
É que nas garagens os espaços são pequenos na frente ou atrás dos veículos.
Da mesma forma, se estacionar na rua alguém pode bater de leve no seu carro que não está em marcha e o seu carro não segurar, bater em outro carro ou ainda em alguma pessoa que por azar esteja passando. Já ouvi esse relato. Tudo de bom p vc Carlos.
Eu nunca estaciono o carro em marcha... Não vejo necessidade. Freio de estacionamento funciona bem, e na vez que estacionei em marcha, liguei o carro sem pisar na embreagem... Quase bato no da frente..
Gosto demais dos vídeos desse senhor, ele transmite confiança e sabedoria sobre o assunto.
Muito boas as dicas, essa do ar eu não havia pensado. Mas com relação ao freio automático, também faz sentido depois de puxar o freio de mão mudar a alavanca para N, soltar o freio do pé, assim o carro assenta o peso no sistema freio de mão, depois pisa no pedal do freio novamente e leva a alavanca para o P e desliga o carro.
Costumo proceder dessa forma ao ligar a ignição, aguardo a leitura de todos componentes elétricos/tronicos, cerca de 10ss./20 e esperar para sair + uns 30ss. para distribuir bem óleo no motor. Já tinha lido essa info. ref. desligar o A.C. 5m. antes e por um pouco/ ligeiramente no ar quente tb. Pelo q. falou desligar o compressor basta, ou seja desativar tudo antes de desligar. Outras dicas importantes, boa organização em viagens. Deixe objetos q. podem causar ferimentos.. protegidos e não dentro da cabine, com pontas vivas principalmente, preferência cobertas e travesseiros internamente como "airbags", coloque itens + pesados + encostados no banco de trás, p/ uma maior estabilidade, pressão certa nos pneus de cada montadora, p/ melhor aderência e frenagens seguras, não ficar pressionando veículo da frente, espere momento certo e ultrapasse, outra coisa q. muitos ignoram, além das setas ao fazer conversões, não entre de uma vez, devido ponto cego, já evitei de pegar muita moto ou mesmo fechar autos. ocupando aos poucos, parcialmente na direção. Tbm. quando não tiver passageiros atrás, deixe os Cintos atados, pq. em uma colisão traseira, irá mitigar o deslocamento dos assentos em sua direção.
Não coloque objetos como Pneus atrás dos bancos, p/ não correr risco de prensa, mesmo que em uma batida na dianteira. São uma série de pequenas dicas q. faz toda a diferença no volante. Alças de acesso nas rodovias são as q. geram mais acidentes, dê a volta q. for mas jamais entre repentinamente sem a devida cautela, visão panorâmica da conversão. Veja a posição mais adequada do banco antes de sair, os pulsos com os braços bem esticados devem estar alinhados com a parte de cima do volante. Da mesma forma os apoios de cabeça sempre na altura dos olhos ou acima. Quando estiver só no veículo, coloque peso sempre do lado direito tb. pro melhor equilíbrio. E além dessas medidas, essencial preventivas na manutenção, (ênfase a cada peças por vez para não orçar demais) não apenas por km mas por tempo de desgastes. Não utilize água pura no radiador, era prática dos Carros Carburados antig. tb. Aditivo + água (destilada, deionizada ou desmineralizada, na proporção correta), não esqueça óleo do câmbio, diferencial traseiro, Caixa de transferência em 4x4, mesmo com comando de corrente no lugar da dentada, importante trocar correia auxiliar Poly-V.
No mais se aprende com o tempo: evitar frear dentro de uma curva, principalmente em chuva, tb. na aquaplanagem, coloque os pneus preferência 4 novos de uma vez a cada 5, max. 7 anos, se tiver q. optar apenas no Par, passe para trás os melhores e não na frente como pensávamos antigamente. Veja testes da Pirelli. O Carro sairá muito menos de traseira. Regule tb. periodicamente o facho correto dos faróis. Algo tão simples q. é um grande aliado.
Que exemplar maravilhoso de Porsche
Eu ligo o ar quente !!!
Muito top as dicas ...
Deus abençoe a todos
JÁ somos abençoados com TODAS as bênçãos ( Efésios 1/3 ) .
Eu também ligo o ar quente enquanto manobro o carro.
Parabéns pela dica. Só faltou um detalhe. Antes de puxar o freio de mão pise no pedal do freio para que as faixas do freio pressione com mais força por ser o hidráulico mais forte que o cabo do freio de mão.
Eu amo essas dicas "escondidas" , eu sempre desliguei o ar pra desligar ou ligar, porém ao parar o carro e nao antes
Parabéns pelo Porsche... Lindíssimo!
Esse cara é sensacional! Tomaea que esteja transferindo 50% do seu conhecimento para a posteridade Parabéns!
Meu IRMÃO,as suas explicações são show de bola.
LIKE,sempre.
Fiquei orgulhoso agora pq meu pai me ensinou tudo isso aí e eu faço exatamente esses procedimentos 👏👏👏😁
Eu sequer sei dirigir ainda, mas estou buscando aprender! Ótimos vídeos!
Eu desligo tudo!!! Só tem o ar quente 😅, mas desligo antes de desligar o carro, assim como os faróis e puxo o freio de mão.
Acho que faço tudo certo. Tive um bom professor. Ótimo vídeo.
Ótimas dicas Boris, só esqueceu de falar para nunca dar aquela acelerada marota e em seguida desligar o carro fazendo com que a câmara de combustão fique com combustível não queimado e assim deixar as velas encharcadas prejudicando dessa forma sua durabilidade.
quem faz isso??kkkk
@@eric18993Meu pai de 86 anos / sempre acelera antes de desligar...eu não ☺️
Aqui no BR tem gnt que (em estacionamento) que puxa o freio até romper o cabo!!! Kkk
Kkkkkk
Eu já fui muito de fazer isso, até que um dia o cabo estourou kkkkkkk
@@breno-lima Por isso que manobrista jamais entra no meu carro.
@@breno-lima O pior é que a maioria desses funcionários nem faz isso por pressa, faz mesmo por sacanagem. Parece que os caras trabalham com ódio. Também tem aqueles que desregulam todos os retrovisores, banco, inclinação do banco só para andar 5 m com o carro, fala sério!
@@vagner9118 *puxo
Gostei da dica, desligar antes o AC e deixar só o ventilador pra secar a umidade. Tive um problema com meu primeiro carro, que ficou com cheiro de rato molhado (sério), tive que pagar uma limpeza com vários produtos diferentes e várias sessões pra tirar isso. Ligar o veículo com o AC desligado também ajuda a diminuir o "impacto" da inicialização do motor, dizem que dá mais vida aos componentes.
Nunca se estaciona engatado!
porque outro carro pode bater de leve no seu carro e aos poucos isto destroi as engrenagens do câmbio¨.
Esta é a primeira lição da aula de mecânica.
São boas as dicas, mas, hoje em dia tá complicado lembrar disso tudo e ainda do risco dos assaltos, pelo menos em Salvador/BA.
Bom dia Boris. Faltou falar sobre desligar todos os componentes elétricos (rádio, farol, fechar os vidros etc) antes de desligar o motor. Isso prolonga a vida útil da bateria. No mais perfeito. Abraço
Muito boas dicas. Parabéns, Boris.
No câmbio manual, prefiro, após acionar o freio de mão, colocar em ponto-morto.
Também e nunca tive problema com isso.
São dicas simples, mas têm a sua importância. Sempre é bom aprender, vivemos aprendendo coisas úteis e boas
Sobre parar o carro e mante-lo em Re ou Primeira é interessante, pois na auto escola nos ensinam a deixar no neutro, porém manter em primeiro ou ré faz todo sentido do mundo, afinal manteremos a engrenagem travada
Confesso que todo comentário, só o freio de mão que não puxava forte. O melhor do vídeo é o auto que o Boris tá, pra quem só critica os suv.
Muito boa as dicas do Boris. Já o ouço há muitos anos
Grande Boris! Essas dica aí eu já pratico, com exceção à do ar condicionado. Mas uma dica fenomenal que vc deu e eu não esqueci foi a de ligar o carro sempre com o pé na embreagem, mesmo estando no ponto morto. Grande abraço
Também faço isso sempre de ligar o carro com o pé na embreagem . Muitos carros novos hoje já não ligam se vc não tiver com o pé na embreagem
Entrei preocupado já, mas ai fiquei mais tranquilo sabendo que já faço tudo isso.
Ótimas dicas, que todos deveriam saber na auto escola inclusive!
Tu é bichão mesmo hein?!
Não acho que seja papo de auto escola -
Pouco motorista sabem estacionar um carro.😅
Há coitaddos😂
Esse boris e fera no mundo automobilistico 👏👏👏
Muito boa a dica do compressor
Vários carros com muita água embaixo devido a condensação
Estes dias atrás vc falou das notas que os uber dão aos passageiros que batem a porta, e diz que esta prática não estraga nada do carro, estraga sim destruindo as borrachas da porta que não valem nada, mas custam caras 114,00 cada lado...👍👍
Eu tinha aprendido isso com meu avô.... e, com ele, aprendi a montar motores, trocar platrinado, ajustar ponto ignição, ajustar farois em lugar do que muitos "entendidos" que praticam pi-ca-re-ta-gem. Aliás, lâmpadas, em alguns carros, parece coisa impossível (só de pensar em tirar para-choque...)
Sinto muito, Boris, mas o problema das peças do freio de estacionamento esfriarem só vale para carros com freio a disco na traseira. Com o freio a tambor, quando o tambor esfria, o freio de estacionamento "pega" mais, ou seja, fica mais eficiente porque o tambor diminui de diâmetro quando frio.
Um corsa joy que eu tinha, sempre depois de lavar o carro, não podia puxar o freio de mão, após estacionar, pois no dia seguinte, eu saía arrastando as duas rodas, eu tinha que engatar um ré, forçar, dava um estouro e as rodas traseiras soltavam.
@@rogerioale767 as peças do sistema de freio dentro do tambor estavam enferrujadas, prejudicando a movimentação. A ferrugem faz as peças colarem. Até o prato (espelho do tambor) enferruja, impedindo o retorno das sapatas.
E em dias de chuva, quando vc aciona o freio de mão e o veículo fica parado por alguns dias, as vezes ele cola.
Excelentes dicas. Gostaria de atentar para um detalhes. Quando você parar o carro no freio de mão, antes de colocar no Parking é bom tirar o pé do freio para que o carro assente no freio de mão, daí você coloca ele em parking. Da pra notar uam diferença clara nisso.
Gostei! ... outra coisa que eu faço também, é apagar as luzes para na próxima partida, não forçar as lâmpadas e a bateria, com a oscilação elétrica da ignição.
Tá na cara da sociedade esse Porsche! Lindo demais! Valew pelas dicas!
Além disso tudo eu ainda espero a ventoínha desligar, caso ela esteja acionada quando coloco na garagem.
Boris, ótimo vídeo ! Segue uma dica muito importante para motores com turbo .... voltaram à moda agora nos carros mais "populares" e de cilindrada mais baixa. É imperativo deixar o motor em marcha lenta por pelo menos 30 segundos antes de desligar, para que turbina e retentores da mesma possam ser lubrificados, e com isto, possam também dissipar calor (esfriar). Com este procedimento simples se amplia a vida útil do turbo e do motor em geral.
E bota """"populares """" nisto, com muitas aspas, foi-se a época!
No exterior a maioria dos carros , ou talvez todos os carros originais turbo de fábrica, vem com turbo-timer programável. Você desliga a chave e o motor ainda fica ligado de 30 segundos a dois minutos, dependendo do tempo pré-programado.
😂
Muito bom, parabens.
Boris é uma lenda viva do automobilismo.
Acho que uma outra dica boa seria após fazer uma viagem longe, antes de desligar o carro, espere um pouco até que a ventoinha do radiador ligue e desligue para que a água mais fria possa circular no motor antes de ser desligado.
Eae Boris!!
q tal falar um pouco sobre esse 911 antigo, (meu sonho desde mlk) abç e parabéns pelo canal
Agora eu entendi porque seus vídeos começaram a aparecer pra mim com tanta frequência! Primeiro nos Reels do Instagram e agora aqui no RUclips: eu ouço a Ouro Verde Easy FM Curitiba, de cedo a noite, e sempre ouço seu quadro Auto Papo por lá. Muito bacana o conteúdo!
Mestre dos Magos do Automobilismo! Cada ensinamento é uma lição de vida!
O do ar condicionado, foi o melhor, faz total sentido😉
Eu ainda espero o carro uns 20 segundos assim que parar para desligar!!!
Eu também!
ta certo..carros e caminhao que usam turbo compresso tmb tem que fazer desse jeito ai !!
Eu também.
Perfeito, obrigado grande mestre!
Mestre o que me diz de jogar Perfect Clean Koube direto no tanque, isso presta ou é balela?
@@wallaceguimaraes1160 Até onde eu sei tem que jogar no combustível
GOSTEI. MUITO IMPORTANTE. VALEU.
Esse sabe ensinar de forma simples e eficiente
Nunca vou cansar de ver ...kkk...excelente
Excelente Boris!
Essa do freio de mão eu não sabia.
Muito bem explicado.
Neutro só se você ficar parado mais tempo que o previsto em algum lugar. Num semáforo trânsito, pode deixar o carro freado no Drive, ao estacionar, use Parking (obviamente isso não é pra você, com certeza você sabe disso tudo, mas tem gente que passa aqui e não sabe 😉).
@@washnery 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
OUTRA DICA IMPORTANTE !
Se vc estava andando com pressa, exigindo desempenho do motor, nunca estacione e desligue imediatamente o motor, por conta dos mesmos motivos do freio (dilatação/retração das peças devido a temperatura).
O ideal é deixar o motor rodando em marcha lenta por pelo menos 1 minuto ou 2, para o motor voltar ao seu regime normal de temperatura e pressão, auxiliando para que as peças resfriem de maneira mais equalizada e projetada, isto se traduz em aumento da durabilidade do motor, diminuindo chances de empenamentos e outros tipos de danos.
eu li isso no manual de um carro que tive e não entendia o porquê.
Quanto ao Ar condicionado, além de desligar o compressor a alguns minutos antes de colocar na garagem eu aciono o Ar quente por alguns minutos já parado na garagem para depois desligar o veículo, isso ajuda e muito a deixar os dutos de saída esterilizado. Faço isso a muitos anos.
É a maneira perfeita 👏👏
Boa noite, faz um documentário profundo completo sobre: alinhamento, balanceamento, cambagem, cáster e convergência?
Gostei mais ainda do vídeo chegando num Porsche muito lindo !
Parabéns
Boa a dor ar condicionado mas fica a pergunta: freio de mão já puxado, engrenar o carro? e se algum carro bater na traseira do meu estacionado, não quebra nada no motor?
E se eu atravessar a rua e alguém me atropelar? Não quebra alguma parte minha?
Esse entende demais!!!
👏👏👏👏👏👏👏👏
Quando eu tiver um carro com AC, vou me lembrar da dica. :D
Muito bom vídeo a do ar condicionado eu não sabia !!
Essa dica do Ar Condicionado eu não sabia, belo vídeo
Bóris: meu ídolo "automobilístico".
Com carro velho eu começo empurrando e término deixando na descida pra pegar no tranco 😂😂
Boa dica é assim mesmo conhecimento é tudo
Vídeo muito (top) e informativo!!!!!!
Boa noite valeu pela dica🤝
Meu nome é Aelington Carminati Rosa, eu tive um fiesta motor endura E 1998, na época eu era vendedor de óleo lubrificante e filtros,quando o carro estava com uns 140 mil km rodados eu parei de trocar o óleo e o filtro, quando eu via que o nível do óleo está baixo eu comecei a fazer uns testes.
Comecei a completar com óleo 90,140,2T,ATF,etc...
Aí o carro durou até 199 mil km. Moral da história: motor não bate por causa do óleo e sim pela falta do óleo. E depois disso ele foi vendido e eu não sei mais o paradeiro do mesmo. Explica essa experiência aí Emílio Camanzi.
Só coloco a primeira marcha, câmbio engrenado, quando o carro está em uma subida ou descida, caso contrário deixo em neutro, pois caso haja uma colisão, não danificaria o câmbio.
João, eu faço isso à mais de 20 anos, exatamente para evitar este tipo de danos com a transmissão, em caso de batidas traseiras... Abraço...
Pode até ser verdade mas e arriscado confiar somente no freio de mão, visto que com o tempo há desgaste e se não puxar direito pode não segurar.
Pior que isso é deixar no morro e depois nem ver o carro mais
@@lucaskich3908 Onde moro o ângulo do morro é de 39.3 graus e, a 21 anos que tenho carro, sempre o deixei na rua com freio de mão puxado com o pneu levemente virado para o meio. Nunca tive problemas.
@@caioalucard3140uma rua com essa inclinação nem troller sobe kra. Para de conversa fiada.
Boris, faz um favor e informa a galera que a luz de neblina não é enfeite pra usar sem necessidade, pois prejudica a visão de quem fica atrás desse "farol" diretamente nos olhos! Abraço!
Donos de Peugeot.
Gostei é do porsche
Este senhor é inteligente , gosto de ver os vídeo com ele
Bom,,, geralmente sobre Caminhão já me falaram que quando chegar em casa ou na garagem não desligar de imediato, aguarda um tempinho e depois desligar para que a força da ventoinha esfrie um pouco o moto entre aspas aguarda a turbina esfriar um pouco; bom para ligar eu aprendi que deve ligar e deixar na lenta por uns 5 minutos até mesmo porque tem que fazer ar, ao arrancar sair devagar e só depois poder arrocha subir a rotação. e assim nunca tivemos problemas graves no motor do caminhão. o mesmo com a moto já são 110 mil KM rodado e não precisa fazer o moto ainda...