Geralmente n costumo ficar muito tempo vendo vídeo de notícias, mas esse me cativou, reportagem de qualidade e uma excelente dicção, parabéns BBC e meus pêsames pelo ocorrido.
em que culpar a chuva ,pelo erro do homem ,o sonho da casa propria deles ,se repete negativamente na natureza que responde e deve responder sem piedade
@@eduardol.1189 500 milhões de verba federal que o governador recebeu e cade esse dinheiro? o que foi feito desde 2011 até agora? culpar as vitimas é fácil demais... mas cadê as moradias do pessoal serrano que até hj muitos nao receberam, cara, dá desculpa que choveu forte é como sempre empurrar com a barriga gorda desses corruptos...e bla bla bla...mimimim...atitudes so se tem na hora de pedir votos...e mais... andar de helicóptero se quer o capim dourado quis sujar sapato presidencial na lama... Sinceramente, espero que surja da lama, como é este caso, a sede de vingança dessas pessoas!!! e essas mesmas NÃO elejam as mesmas figuras tais como o prefeito e governador, tal como se repetiu e se repete do ocorrido em 2011.
@@katiakarla5772 eu nunca recebi nenhum centavo do governo, pelo contrário só pago imposto trabalhando 15h por dia, e sei q nunca vou receber. Pq vcs que trabalham tão pouco acham que o governo tem que resolver a sua vida, Vai trabalhar, estudar e melhorar a sua vida, é sua obrigação!
6:09 á cidade é um buraco, morro q absorve uma boa parte da água e manda tudo pra cidade, isso aí é perigoso de mais, o bom é o povo tentar se mudar desse lugar, mais é muito difícil, o jeito é montar um abrigo subterrâneo nessas casas do morro, um abrigo fundo e bem fortificado.
@@dulcemartaschimieguelmasca234 se ele tivesse errado alguma coisa ok, mas só abreviou e sim, essas palavras existem em nosso vocabulário, deixa de ser chata e vai corrigir quem escreve errado de verdade, idiota
Sou estudante de jornalismo e minha meta é ser tão clara e eficiente quanto este repórter! Reportagem objetiva e muito informativa, parabéns aos envolvidos!
O maior fator causador dessas tragédias é o próprio homem e não a natureza. É o erro absurdo da urbanização crescente de áreas impróprias para ocupação imobiliária.
mto triste, só Deus sabe o tamanho da dor que cada um traz dentro sí, O Senhor conforte e console a tds; e que essa tragédias, não aconteça mais com tanta intensidade.
Sim, mas é facil culpar o cidadao. A culpa é do Estado. E mesmo assim também teve destruição e muitas mortes no Centro histórico da cidade, nao tem nenhuma construção irregular ali, né
Já se perguntou como se originou está cidade e quais os motivos de sua origem? É fácil falar que a culpa é do cidadão, mas talvez exista o fato de que historicamente essas pessoas n tinham para onde ir e acabaram se estabeleceram ali. O problema aqui pode ser sim da irregularidade do local para se construir, mas a culpa maior é o descaso da prefeitura no planejamento de projetos que possam, precocemente, evitar está tragédia. No Japão, por exemplo, existem medidas para evitar acidentes causados pelos terremotos, e ainda, a população japonesa, assim como talvez a população de Petrópolis, não tinha outro lugar se não no próprio território para se estabelecer. Logo, o problema não é a construção da cidade em um local inapropriado, mas sim o descaso da prefeitura em criar um plano de evacuação, ou então uma infraestrutura que possa amenizar as enchentes. Esse é o Brasil, enquanto países como o Japão possuem infraestrutura para evitar ao máximo acidentes, no Brasil não temos nada para evitar ao máximo os nossos acidentes. Cada país tem seu desastre natural e sua maneira de lidar, menos o seu país!
@@herald1404 O Estado tá cagando pras pessoas, e as pessoas não tem pra onde ir. Aqui em São Paulo tem favelas sendo construída em cima de esgotos abertos. Eu fico pensando quando vier uma chuva mais forte e esse esgoto subir o q será dessas favelas. Mas não tem pra onde essas pessoas irem.
O problema de tantas mortes é definitivamente o último , as pessoas sabem que lá é área de risco e mesmo assim não arredam o pé até acontecer com elas mesmas, infelizmente moramos num país onde se falta dignidade pro ser humano, dignidade de trabalho decente, dignidade de poderem ganhar um salário que dê para no mínimo pagar um aluguel num lugar que não seja área de risco, o brasileiro paga muito caro pelo roubo e pela incompetência de seus governantes....quem conseguiu sobreviver a está tragédia consiga se reestabelecer e seguir a vida de forma digna.
Infelizmente, o tipo de bioma que está está região é propenso a esse deslizamentos. Assim, não sei quais outras medidas se podem fazer além de não deixar construir em áreas desse tipo.
Tristeza viu! Sou do Nordeste e desejo muita força ao povo de Petrópolis. Tive o privilégio de conhecer essa cidade no ano passado. Cidade linda! Que tragédia! Que Deus conforte os enlutados e aqueles que perderam tudo que tinham. Não é fácil. É muito duro perder tudo de uma hora a outra. Pior ainda: perder parentes, amigos etc. Que Deus os abençoe e conforte! 😔😔😔
Vir a entrevista do governador de lá dizendo que não precisa de ajuda de outros estados, orgulho porque não é da família dele, falta de empatia com as vítimas, nesse momento toda ajuda é bem vinda, quanto mais dia passa fica mais complicado dos familiares se despedirem dos entes queridos.
@@lucielealves9934 os políticos de hoje cada vez menos pensam no povo, o que importa é bolso deles cheio e se reeleger, mas isso é em parte culpa do próprio povo que vota sempre nos piores canalhas e é passivo igual um cordeiro quando esses mesmos políticos não cumprem com seu papel.
7:35 a pessoa constrói um casarão num lugar desses. Mesmo sabendo que pode perder tudo a qualquer momento. O pensamento é que nunca vai acontecer conosco,até que um dia.
Vou a petropolis desde sempre e um monte de familiar meu é de lá. petrópolis tem muito mais gente do que comporta. as pessoas estão cada vez mais fazendo casas dentro dos morros, e desmatando pra que consigam fazer suas casas, mesmo todos sabendo dos riscos de petropolis. As pessoas fazem sabendo do que pode acontecer, e quando acontecem ficam revoltadas. Hora é dificil de entender, voce vai dirigir seu carro debaixo de uma tempestade sabendo que é perigoso, perde o controle e bate o carro, aí voce se revolta? O problema das autoridades de petrópolis é não proibir moradias nesses locais. Porém se proibirem, vai começar a aparecer protestantes dizendo que estão sendo excluidos de morar em petrópolis. Foi uma tragédia enorme, fui lá hj visitar os parentes, chegamos a perder um e muitos outros tiveram danos materiais enormes. Infelizmente algo radical tem que ser feito. as pessoas que moram em locais de morros perto de mata e onde tem riscos, tem que ser desapropriadas e realocadas pra outro lugar. Não dá pra todo mundo morar na cidade que já está muito acima de sua capacidade. E não dá pra desmatar a serra inteira pra poder ter mais espaço, pois isso seria pior. O alto da serra inteiro é dentro da mata atlantica, e cada vez mais se ve construções indo morro acima.
Boa tarde Rafael! Você escreveu muito bem é a falta do poder público e o povo querendo morar em tudo que é lugar mesmo que para isso corra risco, a prefeitura de Petropólis gastou mais o ano passado em luzes de Natal e propaganda do que com obras para desastres naturais e olha que isso já está colocado no orçamento. Falta planejamento de longo prazo para habitação em todo o nosso país. Infelizmente para a população a culpa sempre vai ser do clima, é assim ano a ano, tragédia a tragédia. Abraço e bom final de semana e que as pesssoas que perderam entes queridos ou bens materiais encontrem força para seguir em frente.
O problema de Petrópolis acaba sendo a proximidade com a capital do estado, por ainda ser uma cidade tranquila e próxima da capital, acaba atraindo muitas pessoas sem a devida capacidade de absorção desse contingente e nenhuma infraestrutura q suporte tal situação.
GENTE, EU TENHO 81 ANOS E PASSAVA O VERAO NA CASA DA MINHA TIA LA EM PETROPOLIS ESNTAO CONHECIDA COMO A CIDADE DAS HORTENCIA, TINHA TANTAS HORTENCIAS QUE ELE CRESCIA NA BEIRA DAS ESTRADAS, DEPOIS POR TROCA DE VOTOS GOVERNADORES E PREFEITOS DEIXARAM O POVO FAZER CASAS E BARRACOS ELA FICOU ESSES HORROR. O PRIMEIRO GOVERNADOR PESSIMO QUE TIVEMOS CHAMAVA SE CHAGAS FREITAS DONO DO JORNAL" O DIA" E DE CENTENAS DE TERRENOS E IMOVEIS NO RIO DE JANEIRO, A SEGUNDA PORCARIA FOI O LEONEL BRIZOLA, VA,MMOS RSTUDAR HISTORIA MINHA GENTE DESCULPEM O PALAVREADO MAS O APELIDO DESSE PRIMEIRO GOVERNADOR ERA CAGAS FEITAS OU CHAGAS FREITAS, DEPOIS FOI SÓ PIORANDO, TOO BAD
Aconteceu uma tragédia assim em 1988, também em Petrópolis, no bairro Casemiro de Abreu. E foi por causa de uma obra irregular e nunca terminada do famigerado prefeito e deputado Paulo Rattes, o _Paulo Rato_ . Nessa época, como agora, até áreas de mata nativa desabaram. Por isso existem leis tentando impedir que se ocupe locais com inclinação maior que um certo ângulo. Mas ninguém fiscaliza...
Infelizmente, essa situação das moradias de Petrópolis, situadas em áreas de risco, é a mesma de Blumenau (SC). Em 2008 tivemos uma grande tragédia aqui no Vale do Itajaí e veja se mudou alguma coisa desde lá. O número de moradias em áreas irregulares e de risco, sujeitas a deslizamentos, só aumentou desde lá. Como já dizem alguns pesquisadores aqui da região, a questão não é "se" vai acontecer novamente, mas "quando", porque viveremos novamente essas tragédias naturais e humanas. Uma lástima o abandono histórico do Poder Público com as áreas mais pobres das cidades brasileiras.
@@adrianadealmeida1472 Mas me diz ai quem é que ganha a vereador em um lugar assim, o que vai e fala, ''vou trabalhar para que todos vocês sejam realocados em um conjunto habitacional que esta sendo construído, toda família terá direito a um apartamento'', ou aquele outro que chega e diz, ''vou liberar o IPTU, agua e luz tudo certinho para vocês, ai fica muito mais fácil legalizar os terrenos.''
@@roggeranjos4477 É pior que isso. Uma vez, houve uma pesquisa onde eu e um grupo de vizinhos fomos abordados. O menos qualificado, na época, era apenas graduado em medicina. A pergunta era quais as 5 principais necessidades da cidade. Uma das minhas reivindicações era o alargamento de vias com uma melhor regulamentação das calçadas. Todos meus amigos acharam aquilo desnecessário e riram de mim. Porém, estávamos todos conversando no asfalto, porque as calçadas eram cheias de altos e baixos, além de carros. Como tenho problemas de coluna, comecei a sentir o que era andar nas ruas da região metropolitana do RJ ainda jovem: esporte radical. Se andando, eu sentia dor, imagine gestantes, idosos, deficientes, etc.? Agora, na meia idade, eles devem ter entendido. 😔
7:28 Muito triste o q tá acontecendo. Mas francamente, pessoas q pensam igual a Sheila, até entendo a questão de não ter condições suficientes pra se mudar, mas se vc vive numa área de risco, o apego q vc tem a sua casa e o local onde vive não pode ser desculpa pra não querer se mudar, quem tem raiz é árvore.
Depende muito. Quem depende do emprego em troca do salário mínimo, precisa fazer conta no bico do lápis pra locomoção, comida, gás, água, energia. Isso é o básico. Qto mais distante do trabalho, mais dispendiosa fica o gasto mensal. Pensa um casal c.1 ou 2 filhos. SOBREVIVE COMO NOS DIAS DE HOJE??? É pura matemática!
@@marcellabrigidodemendonca2167 falta educação pro nosso país. Por que uma q não tem condições de se sustentar tem filhos ?? Falta educação, instrução e coisas do tipo.
QUE PAÍS É ESSE? TUDO ISSO AI É RESQUÍCIOS DA URBANIZAÇÃO DESORDENADA E DO FIM DA ESCRAVIDÃO QUE EMPURROU NEGROS E POBRES PARA AS PIORES ÁREAS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO (SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL). TRISTE E REVOLTANTE! TODA A SOLIDARIEDADE PARA O POVO DE PETRÓPOLIS!
@@karloseduardo7176 verdade Karlos, não há urbanização descontrolada, não há pretos e pobres morrendo ali por conta disso, não há descaso do poder público em relação a isso. E a terra é plana.
@@karloseduardo7176 no que tange tragédias assim, não são só pretos, mas ctz são pobres. Se tu ler de novo meu comentário vai ver que não falei só de pretos
Pois é, a história se repete não por causa da natureza, mas por causa da imprudência coletiva. Precisa ser revista com urgência a urbanização nestas áreas.
Pois é, todas as mortes são lamentáveis, mas existem vítimas que são completamente invisíveis e nunca são citadas ou recebem ajuda suficiente: os animais.
vou falar como fiscal de obras e posturas, a prefeitura, no momento em que o fiscal vai e detecta que a construção é irregular, notifica para que a mesma seja regularizada, com projeto aprovado, alvará de construção, de terraplanagem, do meio ambiente - caso precise de supressão vegetal. Seria fácil se pudéssemos simplesmente chamar o pessoal e mandar demolir o que está errado. Votam nos ruins pq querem, político bom não sai dando cargo de comissão e emprego terceirizado, esses não tem os votos necessários para se elegerem, gostam daqueles que vão arrumar uma boquinha pro filho que está desempregado, pro irmão, pro genro. Na hora que a mer..... acontece, vem meter o pau. A chegada do fiscal é sempre má vista, um ou outro concorda que tem que ser fiscalizado e tomada as devidas providências, não falo isso só do pessoal que mora em região serrana, de periferia, tem muita construtora que passa por cima com alguma ajudinha. Esqueceram fácil da tragédia do Edifício Palace II.
Nasci em Petrópolis e morei lá até os 23 anos. Vi algumas tragédias ants de sair de lá. O problema, além da ocupação dos morros, são as trombas d agua. Voce pode até morar numa área plana, porém na hora que bate uma tromba dágua no morro, tudo que estiver perto dele vai desaparecer de um minuto pro outro. Uma vez escapei por pouco. Eu morava no Alto da Serra e houve uma tromba dágua lá no alto do morro na rua Teresa. Eu morava no primeiro andar de um prédio que tinha na frente da fiação Cometa, que hoje é um supermercado. As pedras menores passaram por baixo do prédio destruindo um açougue e dois bares no térreo e chegaram a bloquear a linha do trem que tinha na frente da fiação. Petropolis sempre vai ter essas tragédias, independente se você mora no morro ou não. O relevo e o clima chuvoso o ano inteiro facilitam esse tipo de fenômeno.
Obrigada BBC, imagina a dor das pessoas procurar seus entes queridos debaixo do barro, esse pai da entrevista procurando seu filho um jovem de 18 anos de idade...é muita dor!
Exatamente. Petrópolis é uma cidade pequena construída em um vale, com pouco espaço, e que há mais de 50 anos não dá para se construir mais nada. Por que as pessoas investem tempo, suor e dinheiro, construindo em áreas de risco invadidas? Um dia a tragédia bate à porta. Isso é pedra cantada. Não é se vai acontecer, mas quando.
Parabéns a esse condutor RAFAEL. Ele CONDUZ muito bem a.noticia; com coesão bastante coersao . Sem gestos. Basta informar com qualidade. Dar bastante sentido pra cada situação do seuquancada
Preste atençao no que ele fala aos 6:50min : 5 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco. Isso são favelas ou casas ilegais construídas em áreas de risco. Se o Brasil tem 220 milhões e apenas 5 milhões em áreas de risco, como pode o Brasil ser uma grande favela como falam os jornais e autoridades? Em pequenas falas a verdade aparece. Em meio a uma materia sobre a tragédia em Petropolis pegamos uma verdade que contradiz a mentira que todas as redes de tv e jornais falam, inclusive a BBC.
Isso teria uma solução se a política do país fosse séria, mas não é o caso. Enquanto as pessoas não começarem a pendurar políticos em praça pública, isso não vai mudar....
@@Fabiano_Oliveira cara, acorda fera. As pessoas iriam pendurar os políticos é se eles começassem a embargar obras nas beiradas de morros. Político que faz seu trabalho do jeito certo acaba tento que desagradar muita gente e não é reeleito.
@@marcelusmeridius Tem razão. Agora é a própria natureza que vai exigir de volta os seus morros, os seus riachos que foram canalizados, as margens dos rios que foram diminuídas...As grandes cidades que se preparem...se não trocarem o asfalto por paralelepípedos, a própria natureza vai tirar e revirar tudo.
Estive em Petrópolis em Janeiro desse ano!!! Fiquei impactada com o desleixo em que cidade estava!!! Ainda falei: como o prefeito dessa cidade, coloca a cabeça dele no travesseiro e dorme em paz?
Tem que organizar a administrações públicas para remanejar as pessoas das áreas de risco para áreas seguras longe dos vales, encostas, matas ciliares, dunas, mangues, morros etc. Muitas dessas áreas são áreas de proteção, APAs, todos estão sob a proteção da lei ambiental.
Mudanças climáticas, clima muda o tempo todo! O que há é ROUBO e INCOMPETÊNCIA DO PODER PÚBLICO, a reportagem deixa MUITO a desejar, enviezada e cheia de clichês!
Que tristeza meu Deus! O dinheiro que foi dado para ajudar outros países nos últimos 16 anos, poderiam ter construido casa populares para o nosso povo tão sofrido! Quanto egoísmo meu Deus!
A corrupção é outro fator muito grave. Só por ano são desviados 200 bilhões de Reais. É tanto dinheiro que se uma pessoa estivesse juntando 5 mil Reais por dia desde 1500 quando o Brasil foi descoberto hoje nem estaria com um 1 bilhão ainda.
Sinto muito tristeza a tragédia que aconteceu em Petrópolis tenho um sobrinho que mora lá ofereço os meus sacrifícios e orações ao povo que foi atingido pela tragédia que Deus Abençõa consola esse povo que é nossos irmãos DEUS abençoe e Maria os envolva com teu Manto Sagrado que cobriu o menino Jesus AMÉM meus sentimento junto as minhas dores de vcs
deus confortar? O das religiões fazem ISSO mesmo. Assistam Marcelo Marins dos Chamados a despertar. Aí vocês vão ver a verdade sobre deus das religiões.
@@veraluciasantos6252 A culpa é do ser humano Deus criou e deixou mas a ganância e falta de responsabilidade ignorância esperam a tragédia acontecer,a chuva deu sinal a gravidade também. Mas o povo prefere ver pra crer você ouviu ele dizer áreas de risco mas o povo quer culpar Deus.
Pra você do Brasil que não sabia, pra você ter uma ideia chuveu tanto naquele que encheu lugares que nunca tinha falado de enchente, e cai barreiras em vários lugares ao mesmo tempo
Muitas notícias desencontradas circulando. Estão tratando como fenômeno natural mas tbm corre informação sobre uma construção irregular no alto da serra com rompimento de tubulação dias antes, infiltrando o solo sem que houvesse intervenção. Procede?
@@heniacampos2228 foram em vários lugares ao mesmo tempo..não existe essa tubulação...Eu estava em Teresopolis em 2011 durante a tsunami no bairro da Posse...Ninguem sabe de onde veio tanta agua e areia que soterrou o bairro e matou mais de 1000 pessoas,,,pior que foi a noite..quando vc via a agua já era tarde demais.
O que eu penso é que o aluvião não teve pra onde correr. Algu.a coisa impediu a saída das águas e não foram as pedras. Pp as autoridades gastam só com construções de barragens e encostas? Só pra ganhar um tempo e poupar dinheiro público?
Obrigado, cobertura que apresenta as pessoas com seus nomes, suas histórias e suas dores, com total humanidade, não apenas estatísticas e números. Pessoal, temos que exigir da política o que ela tem como finalidade principal, respeito e zelo pela vida de cada um de nós. Força Petrópolis!❤
Tragédias inúmeras! Que Maria Santíssima guarde todos que estão agoniados com a perda de seus familiares!!! Não consigo imaginar tamanha dor em perder tudo, tem que ter muita força.
@@Lauane634 a uma religião. Não há necessidade de falar o que ele falou. Eu sei que a vida pode ser tão cruel que há momentos que nos questionamos sobre todas essas coisas, então a primeira frase dele, para mim, foi desnecessária para agregar em sua fala. Não vou mais responder a isto. Hoje em dia as pessoas colocam discussão onde não tem necessidade, mesmo que uns creiam em algo e outros não, por que não podemos todos nos juntar parar querer e fazer o bem?
Eu não entendo porque isso tudo! Quando é falado de Deus nos comentários só vejo gente rindo e falando mal. Pra quê isso? Eu não entendo! Até para um ateu, isso não é não crer, e sim odiar... Não há necessidade de se desfazer do que o outro pensa, e sim respeitar. A sociedade vai ficando cada vez mais maldosa por conta da disseminação do ódio.
Fora o Governo e a Prefeitura criarem habitações com aluguel que caiba no bolso dessas pessoas, o que será que poderia ser feito nesse local em termos de estruturas para evitar deslizamento? E ainda algo viável ambientalmente, sem desmatar. Será que estruturas internas profundas como colunas? Pq isso vai acontecer com mais frequência mesmo, algo precisa ser feito agora para ano que vem não se repetir.
Muito triste a vida dos mais necessitados neste mundo. Moram la nao por escolha mas necessidade. Essa vida ja é dura demais, o mínimo era igualdade em uma moradia decente e comida na mesa dos mais pobres. Mesmo tudo tendo virado uma zona a gente ainda sobrevive. Rezo por dias melhores pra todos!
Se pararmos pensar todos nós vivemos em área de risco o fato de estarmos vivos já é um risco ,até mesmo nós países ricos ficam expostos à todos os tipos de riscos ,terremotos, tsunami tornados , incendios florestais frio e calor extremo guerras podemos ser surpreendido com essas catástrofes a qualquer momento .os governos não estão preocupados,gastam milhões com guerras e missões espaciais
6:50 Concordo com Nobre. Se os bairros são invasão e as áreas de ocupação irregulares, a revolta é sobre o que? Só se for contra São Pedro que mandou a chuva. Entendo as dificuldades econômicas, mas infelizmente nossas ações têm consequências, morar num lugar irregular tem grandes chances de acabar assim.
É as pessoas vão morar onde? na rua para serem queimadas enquanto dormem? ningúem mora em uma lugar desses tendo opção de viver em uma área com o mínimo de infraestrutura
Morar em base de encosta da nisso, onde era área florestal hoje são casas, e ação pública quando acontece q é a desocupação ficam reclamando, enfim a hipocrisia
O momento é dificílimo. Mais cabe uma pequena reflexão: Retirem todos daí e façam um novo loteamento pra que sua pessoa possam lá residirem. Tod essa região é uma bomba relógio. Porque arriscar tanto.
Geralmente n costumo ficar muito tempo vendo vídeo de notícias, mas esse me cativou, reportagem de qualidade e uma excelente dicção, parabéns BBC e meus pêsames pelo ocorrido.
Muito felizes em ler seu comentário, Lucas! Nossa missão realmente é se comunicar também com quem não acompanha assiduamente o noticiário. Obrigada!
A qualidade da imagem muito boa e o repórter falando sem ler..o cara e fera..
Achei o sotaque bem forte.
Uma enorme tristeza! Que Deus esteja com tdos!!!
Que boa reportagem e séria.
Parabéns ao repórter.
Respeito às vítimas.
Em oração por Petrópolis 💔😢
O sonho da casa própria, muitos sonhos envolvidos!!! Não tem como julgar essas pessoas. Só forças e misericórdia para as famílias atingidas
em que culpar a chuva ,pelo erro do homem ,o sonho da casa propria deles ,se repete negativamente na natureza que responde e deve responder sem piedade
@@eduardol.1189 500 milhões de verba federal que o governador recebeu e cade esse dinheiro? o que foi feito desde 2011 até agora? culpar as vitimas é fácil demais... mas cadê as moradias do pessoal serrano que até hj muitos nao receberam, cara, dá desculpa que choveu forte é como sempre empurrar com a barriga gorda desses corruptos...e bla bla bla...mimimim...atitudes so se tem na hora de pedir votos...e mais... andar de helicóptero se quer o capim dourado quis sujar sapato presidencial na lama... Sinceramente, espero que surja da lama, como é este caso, a sede de vingança dessas pessoas!!! e essas mesmas NÃO elejam as mesmas figuras tais como o prefeito e governador, tal como se repetiu e se repete do ocorrido em 2011.
Meu sonho é apenas comida, e o único que preciso pra viver. pq a minha vida vale mais que qualquer imóvel.
@@katiakarla5772 eu nunca recebi nenhum centavo do governo, pelo contrário só pago imposto trabalhando 15h por dia, e sei q nunca vou receber. Pq vcs que trabalham tão pouco acham que o governo tem que resolver a sua vida,
Vai trabalhar, estudar e melhorar a sua vida, é sua obrigação!
@@katiakarla5772 Não interessa ,essas pessoas nao tinham o dreito de estarem lá...
6:09 á cidade é um buraco, morro q absorve uma boa parte da água e manda tudo pra cidade, isso aí é perigoso de mais, o bom é o povo tentar se mudar desse lugar, mais é muito difícil, o jeito é montar um abrigo subterrâneo nessas casas do morro, um abrigo fundo e bem fortificado.
A forma que esse reporter apresenta é diferente, da pra ver que não é só um roteiro, ele compartilha com a nossa indignidade, bom video
reparei o mesmo. isso eh a BBC
Indignação.
Mas precisa melhorar o vocabulário: "tá" "tava" "tô".
Horrível isso.
Salvem a Língua Portuguesa
@@dulcemartaschimieguelmasca234 se ele tivesse errado alguma coisa ok, mas só abreviou e sim, essas palavras existem em nosso vocabulário, deixa de ser chata e vai corrigir quem escreve errado de verdade, idiota
@@dulcemartaschimieguelmasca234 Vai pedir pro cara falar "vos merce" ao invés de "você" também? Po
Que reportagem excelente. A melhor que vi. Obrigado, BBC.
Muito obrigada, Francisco
Sou estudante de jornalismo e minha meta é ser tão clara e eficiente quanto este repórter! Reportagem objetiva e muito informativa, parabéns aos envolvidos!
Obrigada, @@Jornaletrando!
Obrigada pelo vídeo.
O maior fator causador dessas tragédias é o próprio homem e não a natureza. É o erro absurdo da urbanização crescente de áreas impróprias para ocupação imobiliária.
mto triste, só Deus sabe o tamanho da dor que cada um traz dentro sí, O Senhor conforte e console a tds; e que essa tragédias, não aconteça mais com tanta intensidade.
Sim, mas é facil culpar o cidadao. A culpa é do Estado. E mesmo assim também teve destruição e muitas mortes no Centro histórico da cidade, nao tem nenhuma construção irregular ali, né
Já se perguntou como se originou está cidade e quais os motivos de sua origem? É fácil falar que a culpa é do cidadão, mas talvez exista o fato de que historicamente essas pessoas n tinham para onde ir e acabaram se estabeleceram ali. O problema aqui pode ser sim da irregularidade do local para se construir, mas a culpa maior é o descaso da prefeitura no planejamento de projetos que possam, precocemente, evitar está tragédia. No Japão, por exemplo, existem medidas para evitar acidentes causados pelos terremotos, e ainda, a população japonesa, assim como talvez a população de Petrópolis, não tinha outro lugar se não no próprio território para se estabelecer. Logo, o problema não é a construção da cidade em um local inapropriado, mas sim o descaso da prefeitura em criar um plano de evacuação, ou então uma infraestrutura que possa amenizar as enchentes. Esse é o Brasil, enquanto países como o Japão possuem infraestrutura para evitar ao máximo acidentes, no Brasil não temos nada para evitar ao máximo os nossos acidentes. Cada país tem seu desastre natural e sua maneira de lidar, menos o seu país!
@@herald1404 O Estado tá cagando pras pessoas, e as pessoas não tem pra onde ir.
Aqui em São Paulo tem favelas sendo construída em cima de esgotos abertos.
Eu fico pensando quando vier uma chuva mais forte e esse esgoto subir o q será dessas favelas. Mas não tem pra onde essas pessoas irem.
Exatamente concordo
Grande repórter força para você também 🙏
Excelente reportagem. Ele pontua muito bem a dor, a revolta, crítica e a tristeza.
Muito triste
O problema de tantas mortes é definitivamente o último , as pessoas sabem que lá é área de risco e mesmo assim não arredam o pé até acontecer com elas mesmas, infelizmente moramos num país onde se falta dignidade pro ser humano, dignidade de trabalho decente, dignidade de poderem ganhar um salário que dê para no mínimo pagar um aluguel num lugar que não seja área de risco, o brasileiro paga muito caro pelo roubo e pela incompetência de seus governantes....quem conseguiu sobreviver a está tragédia consiga se reestabelecer e seguir a vida de forma digna.
Lá fora pra construir casa em morro tem que ser muito rico, aqui é normal e desorganizado o que contribui também para essas tragédias
Facil fala quando vc tem um ótimo lugar para se morar né
Infelizmente, o tipo de bioma que está está região é propenso a esse deslizamentos. Assim, não sei quais outras medidas se podem fazer além de não deixar construir em áreas desse tipo.
@@alexandregarbo5340
Pelo jeito vc não entendeu a mensagem, interpretação de texto é tudo... E como vc sabe que ela mora num lugar bom?
Meu deus que triste realidade . Vc falou tudo .
Parabéns pela reportagem bem feita, que Deus abençoe essas pessoas e de forças pra continuar...
Tristeza viu! Sou do Nordeste e desejo muita força ao povo de Petrópolis. Tive o privilégio de conhecer essa cidade no ano passado. Cidade linda! Que tragédia! Que Deus conforte os enlutados e aqueles que perderam tudo que tinham. Não é fácil. É muito duro perder tudo de uma hora a outra. Pior ainda: perder parentes, amigos etc. Que Deus os abençoe e conforte! 😔😔😔
Que Deus conforte o coração dessas famílias,e que as autoridades olhem para as necessidades dessas pessoas
Vir a entrevista do governador de lá dizendo que não precisa de ajuda de outros estados, orgulho porque não é da família dele, falta de empatia com as vítimas, nesse momento toda ajuda é bem vinda, quanto mais dia passa fica mais complicado dos familiares se despedirem dos entes queridos.
@@lucielealves9934 os políticos de hoje cada vez menos pensam no povo, o que importa é bolso deles cheio e se reeleger, mas isso é em parte culpa do próprio povo que vota sempre nos piores canalhas e é passivo igual um cordeiro quando esses mesmos políticos não cumprem com seu papel.
deus confortar? Cadê ele? Acordem.
@@lucielealves9934 qual governador falou essa barbaridade
Obrigado pelas informações.
7:35 a pessoa constrói um casarão num lugar desses.
Mesmo sabendo que pode perder tudo a qualquer momento.
O pensamento é que nunca vai acontecer conosco,até que um dia.
Muito bom trabalho informativo. Obrigada.
BBC é diferenciada. Excelente matéria.
Vou a petropolis desde sempre e um monte de familiar meu é de lá. petrópolis tem muito mais gente do que comporta. as pessoas estão cada vez mais fazendo casas dentro dos morros, e desmatando pra que consigam fazer suas casas, mesmo todos sabendo dos riscos de petropolis. As pessoas fazem sabendo do que pode acontecer, e quando acontecem ficam revoltadas. Hora é dificil de entender, voce vai dirigir seu carro debaixo de uma tempestade sabendo que é perigoso, perde o controle e bate o carro, aí voce se revolta? O problema das autoridades de petrópolis é não proibir moradias nesses locais. Porém se proibirem, vai começar a aparecer protestantes dizendo que estão sendo excluidos de morar em petrópolis.
Foi uma tragédia enorme, fui lá hj visitar os parentes, chegamos a perder um e muitos outros tiveram danos materiais enormes. Infelizmente algo radical tem que ser feito. as pessoas que moram em locais de morros perto de mata e onde tem riscos, tem que ser desapropriadas e realocadas pra outro lugar. Não dá pra todo mundo morar na cidade que já está muito acima de sua capacidade. E não dá pra desmatar a serra inteira pra poder ter mais espaço, pois isso seria pior. O alto da serra inteiro é dentro da mata atlantica, e cada vez mais se ve construções indo morro acima.
isso mesmo! mas, pra isso acontecer tem que ter vontade política
o poder público não faz nada ainda mais sendo o presidente um miliciano, essas casas são construidas por milicias
Ótimo comentário. Também vejo assim.
Boa tarde Rafael!
Você escreveu muito bem é a falta do poder público e o povo querendo morar em tudo que é lugar mesmo que para isso corra risco, a prefeitura de Petropólis gastou mais o ano passado em luzes de Natal e propaganda do que com obras para desastres naturais e olha que isso já está colocado no orçamento. Falta planejamento de longo prazo para habitação em todo o nosso país. Infelizmente para a população a culpa sempre vai ser do clima, é assim ano a ano, tragédia a tragédia. Abraço e bom final de semana e que as pesssoas que perderam entes queridos ou bens materiais encontrem força para seguir em frente.
O problema de Petrópolis acaba sendo a proximidade com a capital do estado, por ainda ser uma cidade tranquila e próxima da capital, acaba atraindo muitas pessoas sem a devida capacidade de absorção desse contingente e nenhuma infraestrutura q suporte tal situação.
FOI A MELHOR REPORTAGEM QUE ASSISTI ATÉ AGORA. PARABÉNS!
GENTE, EU TENHO 81 ANOS E PASSAVA O VERAO NA CASA DA MINHA TIA LA EM PETROPOLIS ESNTAO CONHECIDA COMO A CIDADE DAS HORTENCIA, TINHA TANTAS HORTENCIAS QUE ELE CRESCIA NA BEIRA DAS ESTRADAS, DEPOIS POR TROCA DE VOTOS GOVERNADORES E PREFEITOS DEIXARAM O POVO FAZER CASAS E BARRACOS ELA FICOU ESSES HORROR. O PRIMEIRO GOVERNADOR PESSIMO QUE TIVEMOS CHAMAVA SE CHAGAS FREITAS DONO DO JORNAL" O DIA" E DE CENTENAS DE TERRENOS E IMOVEIS NO RIO DE JANEIRO, A SEGUNDA PORCARIA FOI O LEONEL BRIZOLA, VA,MMOS RSTUDAR HISTORIA MINHA GENTE DESCULPEM O PALAVREADO MAS O APELIDO DESSE PRIMEIRO GOVERNADOR ERA CAGAS FEITAS OU CHAGAS FREITAS, DEPOIS FOI SÓ PIORANDO, TOO BAD
Excelente observação!
Muito bem lembrado pra esse povo que não entende de política e sim só de politicagem! Muito triste essa tragédia!
Não construam em morros
Aconteceu uma tragédia assim em 1988, também em Petrópolis, no bairro Casemiro de Abreu. E foi por causa de uma obra irregular e nunca terminada do famigerado prefeito e deputado Paulo Rattes, o _Paulo Rato_ . Nessa época, como agora, até áreas de mata nativa desabaram. Por isso existem leis tentando impedir que se ocupe locais com inclinação maior que um certo ângulo. Mas ninguém fiscaliza...
Mas falam "Não vai pra la" mas vai pra onde? Eles ñ dão outra alternativa
E mandam carnês de IPTU, taxa de incêndio, etc.
Infelizmente, essa situação das moradias de Petrópolis, situadas em áreas de risco, é a mesma de Blumenau (SC). Em 2008 tivemos uma grande tragédia aqui no Vale do Itajaí e veja se mudou alguma coisa desde lá. O número de moradias em áreas irregulares e de risco, sujeitas a deslizamentos, só aumentou desde lá. Como já dizem alguns pesquisadores aqui da região, a questão não é "se" vai acontecer novamente, mas "quando", porque viveremos novamente essas tragédias naturais e humanas. Uma lástima o abandono histórico do Poder Público com as áreas mais pobres das cidades brasileiras.
@@adrianadealmeida1472 Mas me diz ai quem é que ganha a vereador em um lugar assim, o que vai e fala, ''vou trabalhar para que todos vocês sejam realocados em um conjunto habitacional que esta sendo construído, toda família terá direito a um apartamento'', ou aquele outro que chega e diz, ''vou liberar o IPTU, agua e luz tudo certinho para vocês, ai fica muito mais fácil legalizar os terrenos.''
@@roggeranjos4477 É pior que isso. Uma vez, houve uma pesquisa onde eu e um grupo de vizinhos fomos abordados. O menos qualificado, na época, era apenas graduado em medicina. A pergunta era quais as 5 principais necessidades da cidade. Uma das minhas reivindicações era o alargamento de vias com uma melhor regulamentação das calçadas. Todos meus amigos acharam aquilo desnecessário e riram de mim. Porém, estávamos todos conversando no asfalto, porque as calçadas eram cheias de altos e baixos, além de carros. Como tenho problemas de coluna, comecei a sentir o que era andar nas ruas da região metropolitana do RJ ainda jovem: esporte radical. Se andando, eu sentia dor, imagine gestantes, idosos, deficientes, etc.? Agora, na meia idade, eles devem ter entendido. 😔
Excelente reportagem.Mostrou as mazelas e todo o sofrimento das pessoas.A verdade nua e crua dos acontecimentos.Parabéns ao repórter.
7:28 Muito triste o q tá acontecendo. Mas francamente, pessoas q pensam igual a Sheila, até entendo a questão de não ter condições suficientes pra se mudar, mas se vc vive numa área de risco, o apego q vc tem a sua casa e o local onde vive não pode ser desculpa pra não querer se mudar, quem tem raiz é árvore.
Parabéns pelo seu trabalho Rafael!!!
mesmo que o estado construa milhares de casas em locais seguros ainda haverá gente construindo em área de risco.
Depende muito. Quem depende do emprego em troca do salário mínimo, precisa fazer conta no bico do lápis pra locomoção, comida, gás, água, energia. Isso é o básico. Qto mais distante do trabalho, mais dispendiosa fica o gasto mensal. Pensa um casal c.1 ou 2 filhos. SOBREVIVE COMO NOS DIAS DE HOJE??? É pura matemática!
@@marcellabrigidodemendonca2167 falta educação pro nosso país.
Por que uma q não tem condições de se sustentar tem filhos ??
Falta educação, instrução e coisas do tipo.
Parabéns pela matéria.
QUE PAÍS É ESSE? TUDO ISSO AI É RESQUÍCIOS DA URBANIZAÇÃO DESORDENADA E DO FIM DA ESCRAVIDÃO QUE EMPURROU NEGROS E POBRES PARA AS PIORES ÁREAS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO (SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL). TRISTE E REVOLTANTE! TODA A SOLIDARIEDADE PARA O POVO DE PETRÓPOLIS!
Lacrou com sucesso
@@karloseduardo7176 verdade Karlos, não há urbanização descontrolada, não há pretos e pobres morrendo ali por conta disso, não há descaso do poder público em relação a isso. E a terra é plana.
@@Robertonoren Tem outras morrendo tbm que não é preto.
@@karloseduardo7176 no que tange tragédias assim, não são só pretos, mas ctz são pobres. Se tu ler de novo meu comentário vai ver que não falei só de pretos
Que o soberano Deus conforte a todos que estão passando por essa luta.
Pois é, a história se repete não por causa da natureza, mas por causa da imprudência coletiva. Precisa ser revista com urgência a urbanização nestas áreas.
Bem isso, na reportagem um rapaz diz que tem gente que quer voltar .. infelizmente isso é triste, pois não tem onde ir 😞😔😔
E os prefeitos que estão no poder desde a última tragédia em 2011
Poder público gosta do cao$$$$$$$
@@noelimartins6349 kkkk brincadeira né? O Brasil é um país gigante e ainda tem a liberdade de se mudar pra onde quiser.
E vai continuar se repetindo pq o ser humano não estão nem aí pra vida própria, estão mais foçados nas coisas matérias .
Excelente reportagem!!!
Reportagem excelente, qto povo sofrido, e animais abandonados, quanta dor!🥲
Pois é, todas as mortes são lamentáveis, mas existem vítimas que são completamente invisíveis e nunca são citadas ou recebem ajuda suficiente: os animais.
@@Rafa-ze7wd É a verdade nua e crua. Ajudo uma ong de animais abandonados, e sei como é difícil concientizar os seres humanos!
vou falar como fiscal de obras e posturas, a prefeitura, no momento em que o fiscal vai e detecta que a construção é irregular, notifica para que a mesma seja regularizada, com projeto aprovado, alvará de construção, de terraplanagem, do meio ambiente - caso precise de supressão vegetal. Seria fácil se pudéssemos simplesmente chamar o pessoal e mandar demolir o que está errado. Votam nos ruins pq querem, político bom não sai dando cargo de comissão e emprego terceirizado, esses não tem os votos necessários para se elegerem, gostam daqueles que vão arrumar uma boquinha pro filho que está desempregado, pro irmão, pro genro. Na hora que a mer..... acontece, vem meter o pau. A chegada do fiscal é sempre má vista, um ou outro concorda que tem que ser fiscalizado e tomada as devidas providências, não falo isso só do pessoal que mora em região serrana, de periferia, tem muita construtora que passa por cima com alguma ajudinha. Esqueceram fácil da tragédia do Edifício Palace II.
PERFEITA SUA COLOCAÇÃO.
O Povo gosta. Essa é a realidade, até o final do ano já esqueceram.
Excelente reportagem. Diria que perfeita. Parabéns ao Jornalista. E meus profundos sentimentos a todos de Petrópolis.
Ali não é lugar pra se construir , muito menos pra morar . mas como os políticos só estão interessados nos votos e no dinheiro dos impostos.......
Infelizmente é isso mesmo.
exatamente...
imposto da milicia porque não tem iptu em área de risco
Muito bem narrado.Parabens!
Nasci em Petrópolis e morei lá até os 23 anos. Vi algumas tragédias ants de sair de lá. O problema, além da ocupação dos morros, são as trombas d agua. Voce pode até morar numa área plana, porém na hora que bate uma tromba dágua no morro, tudo que estiver perto dele vai desaparecer de um minuto pro outro. Uma vez escapei por pouco. Eu morava no Alto da Serra e houve uma tromba dágua lá no alto do morro na rua Teresa. Eu morava no primeiro andar de um prédio que tinha na frente da fiação Cometa, que hoje é um supermercado. As pedras menores passaram por baixo do prédio destruindo um açougue e dois bares no térreo e chegaram a bloquear a linha do trem que tinha na frente da fiação. Petropolis sempre vai ter essas tragédias, independente se você mora no morro ou não. O relevo e o clima chuvoso o ano inteiro facilitam esse tipo de fenômeno.
Queria entender pq ninguém fala o nome do prefeito? Cadê o prefeito pra ajudar? Desde o início do deslizamento não consigo saber isso.
Jose Carlos,
O nome do prefeito é Rubens Bomtempo e esse é o quarto mandato dele!
( que ironia, não te parece?)
por isso é importante votar certo ! corrupção mata, incompetência mata !
Parabéns pela reportagem. Estava há uma hora procurando uma reportagem decente. O jornalismo profissional, muito escasso, ainda existe. Obrigado!
Toda ajuda é bem vinda para ajudar essas pessoas
BBC de parabens pela reportagem!
Exclarecedor para nós!
Parabéns pelo trabalho jornalístico e de cunho social que você faz. Reportagem como esta nos tira do senso comum. Obrigada
Adorei o repórter!!! Tristeza por Petrópolis 😤
Enquanto isso, o fundo eleitoral bomba …. Os políticos são perversos … poucos tem empatia
Nós votamos nos políticos perversos e alguns psicopatas sociais.
Não teve reportagem ,melhor e mais, bem explicada que essa , Parabéns !👍
Obrigada BBC, imagina a dor das pessoas procurar seus entes queridos debaixo do barro, esse pai da entrevista procurando seu filho um jovem de 18 anos de idade...é muita dor!
Isso que é reportagem! Que profunda tristeza essa tragédia. Nem sei o que dizer. Muito triste.
pois é, quando o fiscalzinho da prefeitura ia lá embargar as obras clandestinas nos morros, corriam com martelo atrás dele.
Exatamente. Petrópolis é uma cidade pequena construída em um vale, com pouco espaço, e que há mais de 50 anos não dá para se construir mais nada.
Por que as pessoas investem tempo, suor e dinheiro, construindo em áreas de risco invadidas? Um dia a tragédia bate à porta. Isso é pedra cantada. Não é se vai acontecer, mas quando.
Excelente matéria !
Esse reporter sim sabe falar, dicção boa, rico em detalhes e lembra de coisas q já aconteceu.. que reportagem de primeira, parabéns BBC
Estamos vivendo o que está escrito no livro de Izaías 20:24 🙏🙌🙏🙌 está acontecendo no mundo inteiro 🙏🙏
Muito triste tudo que essa população está passando. Meus sentimentos aos enlutados.
Trabalho jornalístico fantástico, como sempre.
Que Deus conforte o coração e de forças pra esse povo.
Jornalismo da BBC dá show! Seriedade, informação em detalhes mas sem sensacionalismo. 👍👏
Parabéns a esse condutor RAFAEL. Ele CONDUZ muito bem a.noticia; com coesão bastante coersao . Sem gestos. Basta informar com qualidade. Dar bastante sentido pra cada situação do seuquancada
Preste atençao no que ele fala aos 6:50min : 5 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco. Isso são favelas ou casas ilegais construídas em áreas de risco. Se o Brasil tem 220 milhões e apenas 5 milhões em áreas de risco, como pode o Brasil ser uma grande favela como falam os jornais e autoridades? Em pequenas falas a verdade aparece. Em meio a uma materia sobre a tragédia em Petropolis pegamos uma verdade que contradiz a mentira que todas as redes de tv e jornais falam, inclusive a BBC.
8% dos brasileiros vive em favelas
Excelente reportagem! Esse repórter é ótimo! Essa clareza e essa seriedade, poucos tem, mas o pessoal da BBC é TOP!
É uma grande tragédia, e infelizmente se repete como que em ciclos. E ninguém aprende as lições.
Isso teria uma solução se a política do país fosse séria, mas não é o caso. Enquanto as pessoas não começarem a pendurar políticos em praça pública, isso não vai mudar....
@@Fabiano_Oliveira cara, acorda fera. As pessoas iriam pendurar os políticos é se eles começassem a embargar obras nas beiradas de morros. Político que faz seu trabalho do jeito certo acaba tento que desagradar muita gente e não é reeleito.
@@marcelusmeridius exatamente
@@Fabiano_Oliveira e pra que construe em área de risco para perder a vida ????
@@marcelusmeridius Tem razão. Agora é a própria natureza que vai exigir de volta os seus morros, os seus riachos que foram canalizados, as margens dos rios que foram diminuídas...As grandes cidades que se preparem...se não trocarem o asfalto por paralelepípedos, a própria natureza vai tirar e revirar tudo.
Estive em Petrópolis em Janeiro desse ano!!! Fiquei impactada com o desleixo em que cidade estava!!! Ainda falei: como o prefeito dessa cidade, coloca a cabeça dele no travesseiro e dorme em paz?
bom repórter...equilibra com clareza fatos e aspectos humanos!
👏🏻
Tem que organizar a administrações públicas para remanejar as pessoas das áreas de risco para áreas seguras longe dos vales, encostas, matas ciliares, dunas, mangues, morros etc. Muitas dessas áreas são áreas de proteção, APAs, todos estão sob a proteção da lei ambiental.
Ai gente, que tristeza :( não tenho nem palavras. Que Deus conforte o coração dessas famílias.
Excelente reportagem! E a conclusão com gostinho de critica foi ótima...
continue assim, vai longe!!!!
Mudanças climáticas, clima muda o tempo todo! O que há é ROUBO e INCOMPETÊNCIA DO PODER PÚBLICO, a reportagem deixa MUITO a desejar, enviezada e cheia de clichês!
Que Deus abençoe e conforte a todos
Que tristeza meu Deus! O dinheiro que foi dado para ajudar outros países nos últimos 16 anos, poderiam ter construido casa populares para o nosso povo tão sofrido! Quanto egoísmo meu Deus!
Falou tudo Sandra
Perfeita observação!
A corrupção é outro fator muito grave. Só por ano são desviados 200 bilhões de Reais. É tanto dinheiro que se uma pessoa estivesse juntando 5 mil Reais por dia desde 1500 quando o Brasil foi descoberto hoje nem estaria com um 1 bilhão ainda.
Parabéns pela reportagem, repórter teve uma excelente fala.
Eu me sinto impotente, não consigo ajudar. Força Petrópolis, espero que todas vítimas fiquem bem!
BBC sempre a melhor.
Deus conforte e abençoe todas essas pessoas.
Sinto muito tristeza a tragédia que aconteceu em Petrópolis tenho um sobrinho que mora lá ofereço os meus sacrifícios e orações ao povo que foi atingido pela tragédia que Deus Abençõa consola esse povo que é nossos irmãos DEUS abençoe e Maria os envolva com teu Manto Sagrado que cobriu o menino Jesus AMÉM meus sentimento junto as minhas dores de vcs
Boa noite minha linda
Excelente matéria desse repórter
Quanta dor. 😢
Excelente reportagem.
QUE DEUS, TENHA MISERICÓRDIA
DESSAS PESSOAS.
QUE TRISTEZA MEU DEUS 😔😣
Gente que tristeza. Que Deus conforte a todos mediante tanta destruíção e perdas humanas. Parabéns ao repórter!
J5
deus confortar? O das religiões fazem ISSO mesmo. Assistam Marcelo Marins dos Chamados a despertar. Aí vocês vão ver a verdade sobre deus das religiões.
@@veraluciasantos6252
A culpa é do ser humano
Deus criou e deixou mas a ganância e falta de responsabilidade ignorância esperam a tragédia acontecer,a chuva deu sinal a gravidade também.
Mas o povo prefere ver pra crer você ouviu ele dizer áreas de risco mas o povo quer culpar Deus.
Meus pêsames as famílias que teve vítimas e prós que ficaram força pra recomeçar!
Pra você do Brasil que não sabia, pra você ter uma ideia chuveu tanto naquele que encheu lugares que nunca tinha falado de enchente, e cai barreiras em vários lugares ao mesmo tempo
Muitas notícias desencontradas circulando. Estão tratando como fenômeno natural mas tbm corre informação sobre uma construção irregular no alto da serra com rompimento de tubulação dias antes, infiltrando o solo sem que houvesse intervenção. Procede?
@@heniacampos2228 TAMBÉM li sobre isso. Não me lembro onde.
@@heniacampos2228 foram em vários lugares ao mesmo tempo..não existe essa tubulação...Eu estava em Teresopolis em 2011 durante a tsunami no bairro da Posse...Ninguem sabe de onde veio tanta agua e areia que soterrou o bairro e matou mais de 1000 pessoas,,,pior que foi a noite..quando vc via a agua já era tarde demais.
O que eu penso é que o aluvião não teve pra onde correr. Algu.a coisa impediu a saída das águas e não foram as pedras.
Pp as autoridades gastam só com construções de barragens e encostas?
Só pra ganhar um tempo e poupar dinheiro público?
Parabéns pela bela reportagem , mesmo com contraste com a tragédia
Obrigado, cobertura que apresenta as pessoas com seus nomes, suas histórias e suas dores, com total humanidade, não apenas estatísticas e números.
Pessoal, temos que exigir da política o que ela tem como finalidade principal, respeito e zelo pela vida de cada um de nós.
Força Petrópolis!❤
Parabens pela sua reportagem jovem
Petrópolis os moradores ficam entre a cruz e a espada se mora no alto é deslizamento se mora no baixo é enchente!!!
Boa reportagem, triste o que está acontecendo.
Tragédias inúmeras! Que Maria Santíssima guarde todos que estão agoniados com a perda de seus familiares!!! Não consigo imaginar tamanha dor em perder tudo, tem que ter muita força.
@Canal do Tio Márcio você não tem crença e eu tenho a minha, não vejo motivos pra desrespeito. Qual o mal em desejar o bem com profundidade e fé?
@@suellendias4305 Onde ele te desrespeitou ?
@@Lauane634 a uma religião. Não há necessidade de falar o que ele falou. Eu sei que a vida pode ser tão cruel que há momentos que nos questionamos sobre todas essas coisas, então a primeira frase dele, para mim, foi desnecessária para agregar em sua fala. Não vou mais responder a isto. Hoje em dia as pessoas colocam discussão onde não tem necessidade, mesmo que uns creiam em algo e outros não, por que não podemos todos nos juntar parar querer e fazer o bem?
@UCdJjvJluXEJohEIiYT9TEHA o ódio não deve ser espalhado, gera mais mal a sociedade! Ódio atrás de ódio corrompe a bondade...
Eu não entendo porque isso tudo! Quando é falado de Deus nos comentários só vejo gente rindo e falando mal. Pra quê isso? Eu não entendo!
Até para um ateu, isso não é não crer, e sim odiar...
Não há necessidade de se desfazer do que o outro pensa, e sim respeitar.
A sociedade vai ficando cada vez mais maldosa por conta da disseminação do ódio.
Rafael e tudo muito triste , mais vc e um ótimo Repórter ,vol rezar pra todos, só Deus pra ter misericórdia...
Fora o Governo e a Prefeitura criarem habitações com aluguel que caiba no bolso dessas pessoas, o que será que poderia ser feito nesse local em termos de estruturas para evitar deslizamento? E ainda algo viável ambientalmente, sem desmatar. Será que estruturas internas profundas como colunas? Pq isso vai acontecer com mais frequência mesmo, algo precisa ser feito agora para ano que vem não se repetir.
MISERICÓRDIA!!!
Muito triste a vida dos mais necessitados neste mundo.
Moram la nao por escolha mas necessidade.
Essa vida ja é dura demais, o mínimo era igualdade em uma moradia decente e comida na mesa dos mais pobres. Mesmo tudo tendo virado uma zona a gente ainda sobrevive.
Rezo por dias melhores pra todos!
É muito triste 💋👍
Se pararmos pensar todos nós vivemos em área de risco o fato de estarmos vivos já é um risco ,até mesmo nós países ricos ficam expostos à todos os tipos de riscos ,terremotos, tsunami tornados , incendios florestais frio e calor extremo guerras podemos ser surpreendido com essas catástrofes a qualquer momento .os governos não estão preocupados,gastam milhões com guerras e missões espaciais
Bravo pela reportagem crítica e analítica sobre uma tragédia terrível.
Ja ta mais que hora pra desenvolver progetos pra estas pessoas que vivem em ária de risco, porque a história vai sé repetir infelizmente 🤔
Meu Deus! Em 2011 foram mais de 900 mortos? Abençoa essa cidade, Senhor!
6:50 Concordo com Nobre. Se os bairros são invasão e as áreas de ocupação irregulares, a revolta é sobre o que? Só se for contra São Pedro que mandou a chuva. Entendo as dificuldades econômicas, mas infelizmente nossas ações têm consequências, morar num lugar irregular tem grandes chances de acabar assim.
É as pessoas vão morar onde? na rua para serem queimadas enquanto dormem? ningúem mora em uma lugar desses tendo opção de viver em uma área com o mínimo de infraestrutura
Imprescindível uma reforma urbana responsável nesse país.
Morar em base de encosta da nisso, onde era área florestal hoje são casas, e ação pública quando acontece q é a desocupação ficam reclamando, enfim a hipocrisia
Que triste essa tragédia
O momento é dificílimo.
Mais cabe uma pequena reflexão:
Retirem todos daí e façam um novo loteamento pra que sua pessoa possam lá residirem.
Tod essa região é uma bomba relógio.
Porque arriscar tanto.
É Lamentável esse desastre