"O problema com Eichmann era exatamente que muitos eram como ele, e muitos nem era nem pervertidos, nem sádicos, mas eram e ainda são, terrívelmente normais" Hannah Arendt
@Ana Tristão sim, mas o filme trata mais da polêmica em torno do lançamento do filme. A tese do livro não é que os nazistas eram cruéis (com exceção de alguns nomes). É o contrário disso. Que eram pessoas normais. Mas a polêmica do livro foi mais forte por conta do que ela falou dos judeus.
Sabem no que os Nazistas acreditavam também ? eles ( principalmente Hitler e a cúpula das SS ) TAMBÉM acreditava pesadamente em OCULTISMO : o ritual de graduação das SS eram recheados de Ocultismo nas florestas e nos símbolos. os seus desfiles ou paradas dos solstícios de verão e de inverno eram todos dedicados às divindades pagãs da região.
Sabiam que pelo menos 80% da cúpula comunista soviética era judaica e que bancos judeus financiaram a revolução comunista na Rússia, isso vc não vê por aqui.
Eu acredito que a essência do mal é a indiferença ao próximo. E isto pode ocorrer com "qualquer" pessoa sobre diferentes contextos. É simplesmente isso.
Então tem que se importar ao ponto de mata-lo? Vcs tem teorias pra tudo que chega a ser tão bobas! Seja indiferente, dê as costas, respire fundo, se mande... Qdo um não quer, dois não brigam! Se encontro dois se socando eu deixo, que se matem logo pra haver paz!
Triste é saber que mesmo nas condições de hoje, pouco mudaria. “Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo que fizemos, ainda somos os mesmos”...
Essa música retrata tão bem como vivemos hoje em dia 😕 Parece que o passado não ensinada nada, e poucos realmente pensam em mudar o futuro. O comodismo é presente na maioria das pessoas.
@@Lbsolidade as pessoas do passado lutaram tanto pelo fim da ditadura no Brasil e hj em dia uma manifestação em favor de bozo pedindo a volta da mesma sem nem saber do que se trata 😔 ”a minha dor é perceber que apesar de tudo o que fizemos..."
@@conecte-seainternet2831 Siiim, eu fico 😳 sério? Mano você viveu naquele tempo? Se viveu e sabia dos horrores que aconteciam, a censura, a perseguição, mortes, atrocidades contra o próprio povo... E ainda quer isso novamente? Você precisa de psiquiatra... 😑
Mais uma ótima reportagem. Esse assunto é intrigante , porque nos faz questionar realmente , até onde o ser humano consegue ir, para defender seu ponto de vista, sem se preocupar com a visão nem com a vida do outro. É assustador.
Acho q vc interpretou o vídeo errado. A maioria dos nazistas eram pessoas comuns, pessoas que poderiam ser facilmente eu ou vc, mas em um ambiente de guerra, em meio a tanta distorção de notícias, até pessoas comuns podem se tornar perversas. Pode ter certeza que se tivesse alguma variante do nazismo hoje no Brasil nas mesmas condições que foram na Alemanha, vc facilmente poderia ser igual a eles
Resumindo: os Nazistas eram pessoas comuns, sem psicopatia, ou seja, muitas pessoas como as que vemos no dia a dia. A pergunta que o vídeo deixa: Seríamos nazistas estando nas mesmas condições? Muitos dirão que não, mas quem realmente sabe?
Exatamente. Infelizmente nos ensinam o nazismo como algo totalmente fora da realidade, oq acaba perdendo a capacidade de auto reflexão e possibilitando esse erro d ser cometido novamente
@@rafaelvilas4230 concordo plenamente com vc!! A gente aqui, simplesmente ficamos indignados sabendo que em uma pandemia, onde pessoas estão morrendo; alguns políticos estão desviando verbas para saúde. Não vejo muita diferença de um nazista e um político que faz isso
Toda pessoa tem seus demonios internos, não existe essa de pessoa pura na totalidade do seu ser, todos nos somos candidatos a "Hitlers", a diferença é que certas circunstâncias libertam nossos lados mais sombrios.
Dizem por aí que Jung tbm em algum momento flertou com o regime e com certos bambas da psicanálise alemã da época. Vai saber né não? pesquisar é importante.Agradeço.
@@anselmobertoncini1518 Conheça a obra de Jung antes, em "Aspectos do drama contemporâneo" ele fez sérias e perigosas críticas ao nazismo no mesmo contexto. Jung trabalha com a individuação, ele colocou a massificação como o oposto ao princípio de sua psicoterapia. Ele disse que Hitler sofria de Pseudologia Fantástica (mitomania), tipo Bolsonaro que tem convicção das mentiras que cria. Jung era suíço e não alemão, chamar Jung de nazista é coisa de freudiano frustrado com a publicação de "Símbolo da transformação da libido", só porque Jung abandonou Freud, que era judeu (embora ateu), acusaram ele de ser antissemita mas Jung foi mais apegado ao Tora e a Cabala judaica que o próprio Freud.
@@anselmobertoncini1518 até o Henry Ford foi simpatizante do nazismo e deu dinheiro para o partido nazi, e foi um dos maiores empresários do ramo automóvel de sempre.
Ontem assisti o filme do Michael Myers. Na tentativa de matar Myers, a população começou a seguir um maluco, que estava agindo de forma estranha. Eles tinham certeza que aquele cara era o malvado Myers e começaram uma caçada ao maluco, que foi encurralado e acabou se matando, com medo do linchamento, porém o que marcou no filme foi que na tentativa de "eliminar o mal comum" a população tornou se "o próprio mal" causando a morte de um inocente. O que isso quer dizer no contexto do video é que: temos que cuidar de nós mesmos para não sermos o mal na vida dos outros.
O que as pessoas não entendem é que não existe uma oposição real entre amor e ódio. Pelo contrário, ambos os sentimentos são complementares, e fazem parte do nosso instinto de sobrevivência. Pra você amar alguma coisa é preciso você odiar outra coisa que possa causar dano à primeira. É assim que nasce o "nós x eles" presente em todo ideologia ou religião.
As seitas extremistas, sejam políticas ou não, tem algo em comum: um inimigo imaginário. E um inimigo real: a verdade. Por isso ficam o tempo todo espalhando mentiras em sua bolha.
Engraçado né... A adoração de ídolos ( bolso, lula, trump, ou qualquer um que seja ) faz com que as pessoas percam a capacidade de compreender a realidade!
Não encontraram nada que diferenciava pois naquela época não tinha exames de imagem que pudessem medir a atividade cerebral, e não sabiam claramente as funções de cada parte e como se relacionam entre si. Hoje sabemos que o lobo frontal tem papel importante na personalidade ao inibir o sistema límbico. Controla os impulsos primitivos. Psicopatas costumam tem menor atividade no lobo pré-frontal
O que aprendemos e que nos diferencia é nossa ideologia, o que nos é ensinado como certo e errado. Por isto é tão importante a filosofia e o insentivo desde a escola, ao pensamento crítico e lógico sobre as coisas, e não apenas achar que uma coisa é certa ou errada apenas pelo que nos é ensinado pelos nossos pais e nossa sociedade.
@@ipaline ----- Aí que está: líderes carismáticos são manipuladores que falam o que as pessoas querem ouvir e tomam como verdade absoluta. São o tipo mais prolífero no mundo.
Quando um líder usa frases como: "bandido bom é bandido morto", "matar a petralhada", ou "perseguir comunistas". Faz apologia a armas, faz um discurso de ódio muito parecido com o dos nazistas. Aí já dá pra perceber que o estrago está sendo feito. Os líderes alienam seu gado com o discurso do ódio. Tenho certeza que muitos bolsominions seriam capazes de pegar em armas diante do discurso de "manter a ordem", a mesma coisa que os nazistas fizeram. E aí não fica tão difícil saber porque esses nazistas cometeram tantas atrocidades. Mentes fracas e alienadas. Basta olhar pro gado que temos hoje, que já sabemos as respostas.
@@manud.4829 o Partido dos trabalhadores (PT) alemão "lutava pelos direitos da população" e dizia que o povo alemão só tinha perdido a primeira guerra e estava em uma situação de pobreza por culpa de outros, um sentimento de ressentimento..tanto que a população era a favor deles estarem melhorando o país. Isso me lembra o PT no Brasil dizendo que tudo é culpa dos brancos, héteros e ricos, todo discurso populista pode levar a isso independente do lado político. Os nazistas acreditavam firmemente que aquilo apesar de ruim era o que deveria ser feito, os fins justificavam os meios... Você sendo de direita ou esquerda cuidado para não cair na mesma ideia com medo de comunismo, capitalismo patriarcado, racismo estrutural e outros.
existem inúmeras profissões em que a falta de empatia se prova benéfica: cirurgiões, médicos, advogados, policiais, jornalistas, empresários, enfim... imagine os problemas que alguém com empatia teria de enfrentar ao embalsamar um corpo.
@@regularlinuxuser251 isso não tem a ver com empatia Não é pq o trabalho do cara é "embalsamar" um corpo, que o cara vai colocar 80 pessoas numa Câmara de gás po Os cirurgiões que eu conheço, fazem a profissão não apenas pelo dinheiro, mas sim porque gostam de ajudar, e tiveram que investir muito tempo de suas vidas em estudos para estarem ali aonde estão, pra vir um cada da internet e falar que na profissão dele não existe empatia.
Recomendo o livro Eichmann em Jerusalém, de Hannah Arendt. Ela assistiu o julgamento do criminoso de guerra Adolf Eichmann e o descreveu como uma pessoa comum, um burocrata que se esmerava em cumprir suas ordens, mesmo que fossem gerenciar a morte de milhares de pessoas. Eichmann nem entendia por que estava sendo julgado, visto que era um cidadão exemplar, querido por seus pares, bom pai, etc. Adolf Eichmann era uma pessoa comum que cometeu monstruosidades de maneira burocrática.
@Wolsgrün Foi investigado até bloqueio de consta ocorreu. É Não foi provado que foi Roubo. olha que tentarão provar, mais por falta de provas tiveram que arquivar...
@@alicefurtado1291 hã? Mesma coisa com Andre do Rap, cara pagou milhões ficou preso 1 dia e o STF soltou ele no proximo dia e ele tá vivinho feliz. Diferença e que Lula cumpriu mais de 1 ano de prisão por nada né kkkk.
A tentativa de jogar a culpa no outro (diabo, anomalia, marca de Caim.. ) faiou. Nessas horas tem sempre um diálogo que me parece o mais acertado. "Por que você fez isso?" "Porque eu podia!" E é isso. É o Poder que tem que ser investigado.
Duas semanas atrás eu andei vendo vídeos sobre notícias relacionadas à China ou C0vid. Pelos comentários dos brasileiros deu pra perceber que se pudessem muitos deles também tacariam os Chineses na câmara de gás... É muito fácil convencer um povo que está na m3rda que ele precisa se vingar do "culpado".
Dizem que poder dar prazer igual o prazer sexual. Então concluímos que o Poder excitante e prazeroso por isso pessoas normais e saudáveis que soube ao poder e tem o poder absoluto entra na neurose excitante de buscar mais formas que o poder pode fazer. O poder demais corrompe as pessoas normais transformando em monstros
@@ValeskaMaia Dá prazer, mas como o mal dá mais lucro somos guiados pelo mal.
3 года назад+23
@@ValeskaMaia Porque não se trata de "poder", mas sim do mal que está presente em nós, mesmo que de forma inconsciente. O poder torna possível realizar aquilo que está "adormecido" em nosso coração. Outro aspecto: o poder diminui os "freios" psicológicos. Um desses freios é o medo de ser punido ou rejeitado pela sociedade. Com o poder, esse freio é anulado. Poder, portanto, garante os meios de ação, mas não é a causa primária.
@@venunom Pois o mal impera, é o mesmo que você está em um jogo de sinuca: Você falta diversas bolas para pôr no buraco e o seu adversário falta apenas a bola 8. Detalhe: o seu adversário é o próprio Diabo, o anjo mais perfeito da terra que utiliza sua perfeição para o mal.
@@ernandessousa9033 não Bolsonaro fasista é um nazista brasileira com inúmeros seguidores , que na minha opinião deveriam todos serem fuzilados em praça pública , genocidas bandidos vagabundos .
@@ernandessousa9033 amigo, o comunismo nunca foi implementado, o socialismo sim. Ainda sim, o Brasil nunca teve uma real ameaça para se tornar socialista, Bolsonaro e seu fascismo mascarado não são a chave para isso.
Bruh Honestamente eu não sei se discordo com o resultado da pesquisa, mas se tem algo que eu concordo, é que eu "jamais faria isso" Honestamente colocar 80 pessoas numa Câmara de gás, por semana, não é algo de meu interesse 👍
@@iSham74 é, mas se te convencessem de que essas pessoas são "istas", inimigas da nação, que roubam o lugar do "cidadão de bem", que roubam o seu emprego, que destroem a sua cultura, que diminuem o patriotismo, que são comunistas, etc. Não sei você, mas muitas pessoas teriam coragem de fazer o que os nazistas fizeram. Muitos brasileiros matariam outros, se o Bozo dissesse que os tais "petista", "comunistas", querem dominar o Brasil. Ou seja, isso já está acontecendo, e tem gente que mataria por esse discurso, por causa de uma mentira, por causa de uma lavagem cerebral. Hitler também amedrontou o seu povo com a suposta ameaça comunista. Hoje vemos o Brasil escolhendo o mesmo caminho.
@live free , fica melhor, mas mesmo assim, não acho que seja o caso. Todos podem se enganar ou se deixar enganar, mas essas pessoas sabiam o que estavam fazendo. Caso considerassem intolerável, teriam fugido, assim como muitos judeus mais precavidos fizeram.
A única coisa que me segura é o medo da punição divina sem esse medo perto de mim os líderes nazistas seriam considerado anjos de tão cruel que eu seria mas eu tenho um lado bom também por incrível que pareça
A análise de Hannah Arrendt já foi muito mais conclusiva nesse aspecto! E ela apenas foi uma observadora dos dois lados: nazistas X judeus. Banalidade do mal é a teoria mais inteligente e real da contemporaneidade.❤
Excelente conteúdo!! Faça o mesmo com os médicos que atuavam na internação dos 'doentes mentais" no Hospício de Barbacena, Minas Gerais, Brasil. É uma parte sombria da história brasileira e sequer comentada ou analisada!
O hospital de Barbacena não tinha o padrão de um sanatório suico, e a corrupção era bem incrustada no serviço público. Entretanto a medicina psiquiátrica era muito atrasada na época. POr analogia comparar os tratamentos de tuberculose da época com os atuais não faz sentido. A psiquiatria da época não tinha os remédios que estão disponíveis hoje.
Homens violentos, capazes de implantar uma bomba em busca de aumento de salario, tomaram posse do país. O avô dele era nazista e ele diz isso com muito orgulho. que povo elege um ser desse tipo?
Não, pessoas más cometem monstruosidades e influenciam outros que tem pensamentos semelhantes. O dia q vc aceitar isto q vc escreveu você vai aceitar q pode cometer um crime bárbaro isto não é comum, isto é absurdo e psicopata como temos visto mães q matam seus próprios filhos. Ou garotos q atacam criancinhas nas escolas.
@@lucianocastro9210 O que ela quis dizer (pelo menos o que eu entendi) é que pessoas que passariam despercebidas em um contexto comum, podendo ser o teu vizinho simpático, o padeiro, o professor dos teus filhos, etc, podem ser capazes de atrocidades em um contexto adverso. O vídeo trata justamente disso, não foi encontrado nada que os diferenciavam de pessoas comuns. Ela não entrou no mérito de tais pessoas serem más ou não...
Gosto desta frase”:feliz do homem que não foi confrontado com o que é capaz de fazer quando tem poder,”estamos vivendo esse momento no Brasil,bom que ainda temos freios que não podem ser perdidos.
A maldade está em apenas um ponto de vista. Muitas pessoas horríveis na sua intimidade são aclamadas em público e vistas como exemplo para a sociedade.
@@jeffersonbrandao7529 Discordo, vc só pode comprovar sua teoria dando poder ao cidadão e ver do que ele é capaz, em suma, é uma incógnita o comportamento humano. Mas respeito seu ponto de vista.
Talvez os sociopatas e sejam inteligentes e saibam conduzir as pessoas ditas normais a comportamentos perversos represados. Não é só Hitler, a maioria dos líderes politicos populistas catalisam qualidades e defeitos das massas. Vide o que preside o país. Muitas pessoas o tem como grande cristão, um enviado de deus, com poderes messiânicos, mesmo quando suas ações são diametralmente opostas ao que se espera de um seguidor de Jesus Cristo. No entanto adoram o discurso do "eles contra nós". Se dizem contra o aborto em qualquer situação, mas usam muito o discurso do "bandido bom é bandido morto" numa clara controvérsia no papo de defesa da vida.
Eu penso o mesmo em relação a escravidão. HOJE é fácil falar que era um absurdo, mas qntos de nós teria sequer pensado sobre ser certo ou errado algo tão cotidiano se tivéssemos nascido em 1700?
1700? Humanos escravizam uns aos outros desde sempre... Me incomoda as pessoas só lembrarem do escravagismo negro pós 1700. Desde os egipcios, desde os Romanos... Triste
@@anasol6910 daqui a uns anos maioria das pessoas vai continuar a comer animais e talvez tudo regrida ao ponto q o ser humano perca empatia pela própria humanidade e pelos bichos tbm
E teve também Hannah Arendt que analisou o caso do Adolf Eichmann, que se não me engano ela concluiu que essas pessoas simplesmente cumpriam ordens com objetivo de ter o melhor resultado possível, não importa qual fosse a ordem e nem mesmo as consequências dela. Peço que me corrijam se eu errar, já tem tempo que li a respeito deste caso.
Sim, está correto, ela desenvolveu o conceito "Banalidade do mal", no qual explica que quando um grupo não critica o sistema e seus pontos negativos eles tendem a ficar alienados, achando que tal problema social é "normal". Anna Arendt analisou o caso de Eichmann quando foi julgado em Jerusalém, e ela percebeu que ele era uma pessoa comum, não era psicopata, que só obedecia ordens, e ficava alienado com o governo nazista, pois o mal havido sido banalizado. Por isso a filosofia e sociologia são importantes para a construção de uma pessoa, pois elas tiram a "cegueira social", e faz com que os humanos pensem de uma maneira mais racional.
A RedeGlobal batendo no triplex do Lula todo santo dia e Lula foi parar na cadeia. 50 Imoveis comprado com dinheiro vivo pela FamiLicia e nada. O ser humano é o que seus sentidos capita cara. E alem disso existe lei marcial se um soldado resolver não seguir ordens. Tudo isso foi uma grande palhaçada e queima de arquivo. Soldados alemães foram vitimas assim como judeus, ciganos, poloneses e russos que morreram na guerra. Para de confundir propaganda com historia.
As semelhanças com os "cidadãos de bem" aqui do Brasil são assustadoras, por isso depois que essa pandemia acabar continuarei com isolamento social e quarentena rígida para me proteger dessas criaturas.
@@marcosestevao497 não fez pq não tinha como, num país de maioria mestiça, porém, facilitou a imigração de europeus dando terras a eles enquanto ex-escravizados já viviam em favelas
Muito oportuno esse vídeo para o Brasil de hoje. Não chegamos nem chegaremos tão longe, mas as conclusões de Dimsdale podem nos ajudar a sair da polarização. Grato, Malu e BBC!
Sabiam que pelo menos 80% da cúpula comunista soviética era judaica e que banco judeus financiaram a revolução comunista na Rússia, isso vc não vê por aqui.
Eu pedi no Facebook de vocês e muitos apoiaram a ideia e vou pedir aqui também. Criem um canal só sobre histórias e documentários como este, separado do meio de notícias. O trabalho de vocês é fantástico!
É fantástico em desinformação para qualquer notícia... Não acredite em tudo que está na internet, principalmente em grandes grupos de informação... Ops! Desinformação...
Hannah Arendt também concluiu a partir dos caminhos da filosofia, ao invés da ciência, que o mal pode ser uma simples questão de banalização dos códigos éticos que mantém a sociedade funcionando. Não há doenças e monstruosidades nos criminosos de qualquer espécie. Claro que dentre eles, alguns são psicopatas, mas não é a psicopatia que define o mal. Uma pessoa pode ser perfeitamente empatica com seus familiares e amigos, amar seus filhos, sentir as dores que afligem seus entes queridos e, ainda assim, serem cruéis e frios com outras pessoas. Podem tortura-las, matá-las, ignorar seu sofrimento. A distância física, parece agravar o nosso distanciamento empático, por exemplo, podemos compreender que um evento horrível ocorrido num lugar distante é algo a se lamentar, mas será que realmente sentimos dor diante dos genocídios que ocorrem todos os dias neste planeta? E não estou falando só da COVID. Falo dos Uigures, dos Bósnios nos anos 90. Será que chegamos a perder uma única hora de sono por eles? Mas não prestar muita atenção na dor alheia é apenas uma ponta do iceberg. Isso é o que todos fazemos, talvez por não suportarmos o peso emocional que algo dessa gravidade nos deveria fazer sentir. O susto surge não pelas nossas omissões e negligências. O susto com a maldade humana torna-se mais evidente quando agimos para produzir o mal. O mal só existe pela ação de poucos e pela omissão de muitos, mas destinamos a alcunha de monstros, somente aos que agem e nunca aos que se omitem. Talvez as coisas sejam assim mesmo e as omissões sejam menos feias que as ações, mas o fato é que aqueles que agem para produzir o mal são muitas vezes parecidos conosco. Apenas encontraram meios psicológicos de justificar suas ações assim como nós encontramos maneiras de justificar nossas omissões. Sempre houve uma íntima ligação entre cultura e comportamentos sociais. Pouco antes dos nazistas, havia teorias filosóficas racistas como as de Gobinaut e linhas de pesquisa comportas em eugenia, hoje chamadas de pseudo ciências, mas na época, muito valorizadas pela comunidade acadêmica (não era algo como a Terra plana ou os UFOs. Era algo aceito academicamente). As artes tinham movimentos ultra nacionalistas muito fortes por todo o planeta. Wagner na Alemanha ou muitos dos modernistas brasileiros ou Norman Rockwell nos EUA. Poucos anos antes, o racionalismo tinha sido questionado dentro da própria filosofia acadêmica por Nietzsche e temos sempre que lembrar que, sem a razão que nos controle, nossos instintos tornam-se selvagens. Com tudo isso no caldo de cultura, junte uma crise econômica, e não me surpreende que a sociedade decida se tornar omissa diante de líderes irracionais que se justifiquem em Nietzsche, nacionalistas, eugenistas e racistas. Os novos líderes não precisam seguir os velhos códigos éticos, que hoje seriam chamados de politicamente corretos. Tudo nasce dentro do mesmo caldo de cultura. Os omissos, que somos nós e os monstros, que também são como nós, mas ao invés de apenas se omitirem, agem para implantar agendas ultra nacionalistas, autoritárias, racistas e irracionais. Sim, os atores são posteriormente chamados de monstros, e os mesmos expectadores que se omitiram inicialmente são aqueles que os chamam assim. Sem códigos éticos intransponíveis somos todos animais selvagens e não há motivo de orgulho na selvageria. Já é tempo de nossa geração sair da infância, cultura do super-heróis patéticos ultra nacionalistas como a superman e o capitão América ou sem respeito às leis como o Batman. É hora de crescer e deixar as coisas de criança pra trás. É hora de compreender a importância e a seriedade de possuirmos códigos de ética que respeitem vidas de todas as etnias e orientações. Códigos que digam com toda a clareza que a fome e a falta de acesso à saúde, educação e moradia não devem ser toleradas dentro de nossas leis. É hora de dizer com todas as letras, que tiranos e autoritários não serão tolerados. Toleramos a tudo, exceto aos intolerantes. Hoje vivemos num caldo de cultura muito similar em termos de decadência dos valores éticos, aos que foram observados no começo do século XX. Também estamos nos omitindo diante de miniaturas de monstrinhos como Putin, Trump, Jinping, Bolsonaro, etc. Todos eles autoritários, ultra nacionalistas, racistas e cruéis. Eles ainda não são os monstros de grande porte que se viram nos anos 30, mas naquela época, os grandes monstros só chegaram ao poder por causa da omissão diante de pequenos monstros que os antecederam. Não é preciso buscar diferenças genéticas ou biológicas nos monstros. Tais diferenças não existem. Os monstros são apenas seres humanos como nós, que estimulados por um desgaste no zelo pelos valores éticos e por uma infantilizacao da sociedade permissiva, agem como se fossem os pais que as crianças procuram e tomam decisões ridículas como se fossem males necessários. Não há mal necessário e nem há mal tolerável. Essa é a base da civilização humana. Fora disso, somos animais incapazes de descer das árvores. ,
Ótima análise. Tais códigos já existem, mas eu penso que na intimidade muitas pessoas nutrem um lado socialmente inaceitável, algo que vem à tona nos momentos em que esse tipo de narrativa encontra brechas para se manifestar e ganhar poder. É algo cíclico, me parece.
Deixe de ser preguiçoso e vá ler você mesmo. Depois, se quiser, convide a moça para ler poemas ao seu ouvido, ou cantar algumas canções. 🤩 Forte abraço.
Indo além de falar que a matéria é riquíssima, é também muito bem apresentada. Essa moça tem uma dicção perfeita e um tom muito bom. Fica fácil de entender e acompanhar.
A única coisa é melhorar a pronúncia. O modo correto de se pronunciar "excêntrico" é 'ecêntrico'. E "forca" se pronuncia como 'fôrca'. Jornalista tem que saber falar e escrever direito. No mínimo
Mesma tese defendida por Hannah Arendt em "A Banalidade do Mal". O que nos espanta é justamente a normalidade dos carrascos, apenas mais um ser humano dotado de escolhas entre o bem do mal.
Essa questão de "escolhas entre o bem e o mal" deve ser colocada com muito cuidado, por que as vezes, e tenho certeza que aconteceu na época, definir o que e bom ou ruim é bem complicado. Fazer algo achando que está fazendo o certo e ver depois que prejudicou alguém é algo relativamente fácil de acontecer.
Engraçado eles falarem essa matéria agora, levando em conta do massacre que os israelitas promoveram na Palestina. Lembrando que a Inglaterra ajudou a criar o Estado de Israel.
@@fsamp9969 acho que é um paralelo difícil de ser sustentado cara, os nazistas tinham motivos bem fracos e fúteis para perseguir seus inimigos, motivos esses sustentados por preconceitos e mentiras difuldidas pelo partido nazista. No caso do conflito IsraelxPalestina é bem mais complicado. E apesar de não concordar com grande parte das medidas israelense para lidar com a situação eu entendo seus motivos, como um estado que nasceu em meio a guerras e um povo que passou muito tempo sendo perseguido. E é um conflito que tem raízes fincadas na inércia internacional e na ineficiência dos organismos e países influentes em lidar com o problema. E nesse caso não temos uma lado que mata e o outro que não pode fazer nada. Os dois lados revidam.
Excelente reportagem, mas faltou falar da contribuição de Hannah Arendt após o julgamento de Nuremberg ! Os dados trazidos aqui confirmam a tese dessa filósofa sobre a banalidade do mal !
A família da minha mulher que morava em Liége, teve que sair desta cidade, durante a ocupação alemã. Caso isto não ocorresse isto, provavelmente estaria na câmara de gás.
“Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”. “Sua garganta é um túmulo aberto; com a língua enganam”. “Veneno de víbora está em seus lábios”. “Sua boca está cheia de maldição e amargura”. “Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz”. “Aos seus olhos é inútil temer a Deus”.” Romanos 3:10-18
Exatamente assim. Sem mais nem menos. Somos os piores seres existentes. O nosso intuito aqui deveria ser melhorar, mas fazemos o contrário, pioramos e pioramos cd dia mais . 🤮
Excelente matéria! o único defeito é que ela acaba... Isso lembra bem o livro: A banalidade do mal, de Hannah Arendt. Jurava que ia ser citado no vídeo.
@@LuizSMatos-dr9tz é da filosofa Hannah Arendt, que investiga o julgamento do nazista Eichmann, ela expõe essa teoria de forma abrangente de que qualquer pessoa comum, tem potencial pra realizar calamidades.
@@LuizSMatos-dr9tz a banalidade do mal é o subtítulo. O nome do livro é O Julgamento de Eichmann. Outro livro que trata disso é Hitler e os Alemães, de Eric Voegelin, que trata do nazismo do povo alemão pelas suas instituições.
Que genial,, são relatos históricos que nos levam ao menos a pensar nossa humanidade, algo que pode estar dentro de nós, quase sem ser percebido ao longo da vida. Parabéns pela reportagem!
Onde se passou o Holocausto Brasileiro? "Conhecido como Colônia, o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, localizado em Minas Gerais, funcionou de 1903 a 1996. Por conta do descaso do Estado, dos médicos e da sociedade, deixou o saldo de mais de 60 mil mortos e inúmeras vidas marcadas para sempre."
Tem um livro que gosto muito, que se chama: "Eichmann em Jerusalém" escrito pela Hannah Arendt. Existe um filme com o mesmo título. Uma boa reflexão com base nesse vídeo ...
Considerei esta postagem muito séria, convincente e esclarecedora. Esses caras viviam em grupos onde hsvia muita concorrência e vigilância. Certas pessoas sozinhas podem sef absolutamente normais, porém em grupo externar comportamentos absolutamente repulsivos. Por simples demonstração de poder, força e alinhamento com radicalidades. Os nazis tiveram um conjunto de fatores que ajudaram a aflorar comportamentos animalescos. E muitos dekes escaparam da justiça. Mengele, um deles, que veio a se acabar no Brasil, sem ser molestado.
@@pedroklain9375 Aí é questão de pronuncia, não de dicção. Duvido um alemão falar Juliano Bezerra da Silva com a mesma pronuncia que um brasileiro, então não tem pq cobrar que ela fale nomes alemães com pronuncia alemã, ninguém liga.
Eu recomendo ler "Eichmann em Jerusalém, um tratado sobre a banalidade do mal" de Hannah Arendt. Acho que tem pontos de vista mais esclarecedores sobre os motivos que levaram a milhões de pessoas a reagir do jeito que reagiram
Nós ansiamos por achar que as pessoas más são monstros, quando são apenas pessoas tóxicas que se encontraram em um meio que potencializa aquilo que elas têm de pior. Quando ignoramos a naturalidade do comportamento dessa gente, ignoramos nossa própria tendência a seguir caminhos semelhantes, e então não percebemos se estamos seguindo o mesmo caminho, porque só conseguimos pensar como não somos monstros, como somos diferentes daqueles que vieram antes.
Uma das coisas que me surpreende muito é: Como um psicopata pode ser tão sádico ao ponto de convencer milhões de pessoas a fazer o mal. É impossível que todos os nazistas fossem pessoas ruins, afinal era uma população inteira, mas foram submetidos a um estado de paranóia geral em que acreditavam que eram perseguidos pelos judeus, comunistas, potências ocidentais..... Bizarro.
Da mesma maneira que hoje jogam negros contra brancos, gays contra héteros, patrões contra empregados, ricos contra pobres e por aí vai. A essência do nazismo é isso, só que eram alemães contra judeus.
Nao foi sadismo, foi o estudo da causa, os nazistas queriam tirar a alemanha da crise, ai começaram a estudar oq de fato havia causado a crise, chegaram a conclusão que os culpados eram os bancos, o tratado de Varsóvia e etc, então resolveram eliminar tudo oq pra eles era o real problema, quando Hitler assumiu o poder, a primeira coisa que eles tomaram foram os bancos, que por coincidência ou não, eram todos de donos judeus. O problema é que essa mentalidade foi se agravando cada vez mais até chegar ao ponto que decidiram que somente os alemães puros eram dignos, ai vieram com aquela história de arianos e etc...
Acredito em um fato obscuro ,as tais experiências do médico Mengheli ter vacinado boa parte dessa população com alguma espécie de drogas que inibem nas pessoas as percepções sobre o real perigo vívido e oprimido com uma certa dose de coragem . Ninguém poderá revelar a verdade ,mas é fato a origem dos complexos sintéticos de drogas relacionadas ao prazer começaram aí ,os famosos hextases tudo era belo e florido nos jardins se plantavam corpos e nas calçadas o sangue jorrava no meio fio .
@@oswaldoleitedasilvajunior7694 Mas tudo realmente era belo para os alemães após os nazistas tomarem o poder, e tudo era terrível antes disso acontecer.
Assistam "a onda", e os resultados dos testes farão muito sentido, pois o filme mostra na prática o que leva pessoas comuns a fazer coisas horríveis seguindo os ideais de ditadores
Seria a mesma coisa. O salário e a qualidade de vida com certeza justificam o bom trabalho que ela faz. Sua professora do infantil, no entanto, provavelmente é mais uma das muitas que ganham pouco, precisam de mais de um emprego pra complementar a renda, acordam cedo pra pegar condução lotada, enfrentam o estresse da sala de aula, alunos indisciplinados, etc...
É muito legal esse tipo de estudo. Temos tendência de afastar do que é humano tudo aquilo que é ruim e maligno. Mas acho que continuar tratando quem tem esses comportamentos como um outro, a parte e demoníaco por sua essência só atrapalha, porque nos impede de fazer um autojugamento e evitar que nossas situações como o Holocausto ocorram.
Colocação excelente Jhéssica! Todos nós estamos suscetíveis em fazer todo o tipo de maldade. Não ignorar e buscar entender nos ajuda como humanidade e como indivíduos a aprender como evitar projetar ou cultivar esse mal tanto nos outros quanto em nós mesmo.
O nazismo é socialista. O socialismo é nazista. Só isso. Não é política e nem economia. É um transtorno de personalidade, uma doença mental e da alma. O socialismo e o nazismo são um mal que habita em alguns seres humanos.
No Filme o Julgamento de Nuremberg com Alec Baldwin, ele conversa com um Psiquiatra que consultou esses seres abjetos e repugnantes, esse doutor disse que a conclusão dele é que fizeram tds essas atrocidades e crimes por falta de EMPATIA ....Vale a pena assistir esse filme, mesmo sendo longo, é analisar a semelhança, com tudo que está acontecendo agora outubro e novembro no Brasil e o que aconteceu de 2016 até agora.
"O problema com Eichmann era exatamente que muitos eram como ele, e muitos nem era nem pervertidos, nem sádicos, mas eram e ainda são, terrívelmente normais" Hannah Arendt
@Ana Tristão acho que vc não entendeu o que Hannah Arendt falou.
@Ana Tristão sim, mas o filme trata mais da polêmica em torno do lançamento do filme. A tese do livro não é que os nazistas eram cruéis (com exceção de alguns nomes). É o contrário disso. Que eram pessoas normais. Mas a polêmica do livro foi mais forte por conta do que ela falou dos judeus.
Sabem no que os Nazistas acreditavam também ? eles ( principalmente Hitler e a cúpula das SS ) TAMBÉM acreditava pesadamente em OCULTISMO : o ritual de graduação das SS eram recheados de Ocultismo nas florestas e nos símbolos. os seus desfiles ou paradas dos solstícios de verão e de inverno eram todos dedicados às divindades pagãs da região.
Hannah estava correta.
Sabiam que pelo menos 80% da cúpula comunista soviética era judaica e que bancos judeus financiaram a revolução comunista na Rússia, isso vc não vê por aqui.
Eu acredito que a essência do mal é a indiferença ao próximo. E isto pode ocorrer com "qualquer" pessoa sobre diferentes contextos. É simplesmente isso.
O cidadão de bem e a sua empatía é bom exemplo
@É assim que nasce o Coronga mamai falei é bom exemplo, o incompetente do podcast e o japa tambem são cidadãos de bem😂
Então tem que se importar ao ponto de mata-lo? Vcs tem teorias pra tudo que chega a ser tão bobas! Seja indiferente, dê as costas, respire fundo, se mande... Qdo um não quer, dois não brigam! Se encontro dois se socando eu deixo, que se matem logo pra haver paz!
@@rubendario8119 exatamente Ruben
A parcela doentia do bolsonarismo, antes pessoas normais, responde a questão..
Triste é saber que mesmo nas condições de hoje, pouco mudaria. “Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo que fizemos, ainda somos os mesmos”...
Acho que ainda piores!
Essa música retrata tão bem como vivemos hoje em dia 😕
Parece que o passado não ensinada nada, e poucos realmente pensam em mudar o futuro.
O comodismo é presente na maioria das pessoas.
Fico triste quando vejo que músicas tão antigas permanecem atuais, neste campo....
@@Lbsolidade as pessoas do passado lutaram tanto pelo fim da ditadura no Brasil e hj em dia uma manifestação em favor de bozo pedindo a volta da mesma sem nem saber do que se trata 😔
”a minha dor é perceber que apesar de tudo o que fizemos..."
@@conecte-seainternet2831 Siiim, eu fico 😳 sério? Mano você viveu naquele tempo? Se viveu e sabia dos horrores que aconteciam, a censura, a perseguição, mortes, atrocidades contra o próprio povo... E ainda quer isso novamente? Você precisa de psiquiatra... 😑
Mais uma ótima reportagem. Esse assunto é intrigante , porque nos faz questionar realmente , até onde o ser humano consegue ir, para defender seu ponto de vista, sem se preocupar com a visão nem com a vida do outro. É assustador.
Moral da história: “tem gente que não tem doença na cabeça, mas é tão mal e perverso, que é como se tivesse”
SÃO POSSUÍDOS PELA TREVAS...
Todos somos.
Podem ser traços de psicopatia, que é um disturbio
Acho q vc interpretou o vídeo errado. A maioria dos nazistas eram pessoas comuns, pessoas que poderiam ser facilmente eu ou vc, mas em um ambiente de guerra, em meio a tanta distorção de notícias, até pessoas comuns podem se tornar perversas. Pode ter certeza que se tivesse alguma variante do nazismo hoje no Brasil nas mesmas condições que foram na Alemanha, vc facilmente poderia ser igual a eles
@@nonat0_ Ta tendo, né? Não com a mesma brutalidade, mas tá aí diversos grupos neonazistas fazendo acenos em favor do governo atual.
Resumindo: os Nazistas eram pessoas comuns, sem psicopatia, ou seja, muitas pessoas como as que vemos no dia a dia. A pergunta que o vídeo deixa: Seríamos nazistas estando nas mesmas condições? Muitos dirão que não, mas quem realmente sabe?
Nature x Nurture
Exatamente. Infelizmente nos ensinam o nazismo como algo totalmente fora da realidade, oq acaba perdendo a capacidade de auto reflexão e possibilitando esse erro d ser cometido novamente
Os psicopatas são os homens mais poderosos do país, pois é preciso ausencia de culpa para fazer parte do esquema mais INJUSTO DA SOCIEDADE HUMANA
@@rafaelvilas4230 concordo plenamente com vc!! A gente aqui, simplesmente ficamos indignados sabendo que em uma pandemia, onde pessoas estão morrendo; alguns políticos estão desviando verbas para saúde. Não vejo muita diferença de um nazista e um político que faz isso
Toda pessoa tem seus demonios internos, não existe essa de pessoa pura na totalidade do seu ser, todos nos somos candidatos a "Hitlers", a diferença é que certas circunstâncias libertam nossos lados mais sombrios.
Já dizia Jung que o homem deve se investigar, conhecer suas sombras, pois o inimigo do homem é ele mesmo.
Dizem por aí que Jung tbm em algum momento flertou com o regime e com certos bambas da psicanálise alemã da época. Vai saber né não? pesquisar é importante.Agradeço.
@@anselmobertoncini1518 Conheça a obra de Jung antes, em "Aspectos do drama contemporâneo" ele fez sérias e perigosas críticas ao nazismo no mesmo contexto. Jung trabalha com a individuação, ele colocou a massificação como o oposto ao princípio de sua psicoterapia. Ele disse que Hitler sofria de Pseudologia Fantástica (mitomania), tipo Bolsonaro que tem convicção das mentiras que cria. Jung era suíço e não alemão, chamar Jung de nazista é coisa de freudiano frustrado com a publicação de "Símbolo da transformação da libido", só porque Jung abandonou Freud, que era judeu (embora ateu), acusaram ele de ser antissemita mas Jung foi mais apegado ao Tora e a Cabala judaica que o próprio Freud.
@@Marinsimoes hehe pois é, né, Mário? Não sei de onde ele tirou o "dizem por aí". Ele é quem precisa pesquisar 🤭
@@anselmobertoncini1518 até o Henry Ford foi simpatizante do nazismo e deu dinheiro para o partido nazi, e foi um dos maiores empresários do ramo automóvel de sempre.
E a pior coisa é quando a pessoa acredita cegamente que não tem defeitos ou que seu ponte de vista é absoluto, independente do contexto.
Ontem assisti o filme do Michael Myers. Na tentativa de matar Myers, a população começou a seguir um maluco, que estava agindo de forma estranha. Eles tinham certeza que aquele cara era o malvado Myers e começaram uma caçada ao maluco, que foi encurralado e acabou se matando, com medo do linchamento, porém o que marcou no filme foi que na tentativa de "eliminar o mal comum" a população tornou se "o próprio mal" causando a morte de um inocente. O que isso quer dizer no contexto do video é que: temos que cuidar de nós mesmos para não sermos o mal na vida dos outros.
Excelente comentário.
O que as pessoas não entendem é que não existe uma oposição real entre amor e ódio. Pelo contrário, ambos os sentimentos são complementares, e fazem parte do nosso instinto de sobrevivência. Pra você amar alguma coisa é preciso você odiar outra coisa que possa causar dano à primeira. É assim que nasce o "nós x eles" presente em todo ideologia ou religião.
Temos que tomar cuidado com o monstro pra não nos tornámos um também.
As seitas extremistas, sejam políticas ou não, tem algo em comum: um inimigo imaginário. E um inimigo real: a verdade. Por isso ficam o tempo todo espalhando mentiras em sua bolha.
A idolatria por líderes políticos. Tão semelhante aos dias atuais.
@KAPKAN Programmer lula é outro, desde 2002
Engraçado né... A adoração de ídolos ( bolso, lula, trump, ou qualquer um que seja ) faz com que as pessoas percam a capacidade de compreender a realidade!
@@rohlalex exato...
@KAPKAN Programmer aí é que você se engana meu amigo... não subestime as crianças de 12 anos
@Osama Bin Laden - Anti Corrupto isso
O que concluímos com essa análise é que o que nós diferencia de"bons e maus" são nossas escolhas.
Não é bem assim, em alguns casos o problema é fisiológico, hj a ciência já conseguiu comprovar algumas coisas.
Não encontraram nada que diferenciava pois naquela época não tinha exames de imagem que pudessem medir a atividade cerebral, e não sabiam claramente as funções de cada parte e como se relacionam entre si. Hoje sabemos que o lobo frontal tem papel importante na personalidade ao inibir o sistema límbico. Controla os impulsos primitivos. Psicopatas costumam tem menor atividade no lobo pré-frontal
O que aprendemos e que nos diferencia é nossa ideologia, o que nos é ensinado como certo e errado. Por isto é tão importante a filosofia e o insentivo desde a escola, ao pensamento crítico e lógico sobre as coisas, e não apenas achar que uma coisa é certa ou errada apenas pelo que nos é ensinado pelos nossos pais e nossa sociedade.
Quem optaria por ser tão maléfico assim? Não faz sentido. Creio que deva haver alguma patologia mental voltada a crueldade.
Disse tudo Lorena souza
Basicamente, quando um líder carismático encoraja a matar sem sentir remorso, e/ ou punição, vc cria monstros.
Mas tem uns carismas estranhos que atraem gente estranha...
@@ipaline ----- Aí que está: líderes carismáticos são manipuladores que falam o que as pessoas querem ouvir e tomam como verdade absoluta. São o tipo mais prolífero no mundo.
Adélio é a prova viva.
Quando um líder usa frases como: "bandido bom é bandido morto", "matar a petralhada", ou "perseguir comunistas". Faz apologia a armas, faz um discurso de ódio muito parecido com o dos nazistas. Aí já dá pra perceber que o estrago está sendo feito. Os líderes alienam seu gado com o discurso do ódio. Tenho certeza que muitos bolsominions seriam capazes de pegar em armas diante do discurso de "manter a ordem", a mesma coisa que os nazistas fizeram. E aí não fica tão difícil saber porque esses nazistas cometeram tantas atrocidades. Mentes fracas e alienadas. Basta olhar pro gado que temos hoje, que já sabemos as respostas.
@@manud.4829 o Partido dos trabalhadores (PT) alemão "lutava pelos direitos da população" e dizia que o povo alemão só tinha perdido a primeira guerra e estava em uma situação de pobreza por culpa de outros, um sentimento de ressentimento..tanto que a população era a favor deles estarem melhorando o país.
Isso me lembra o PT no Brasil dizendo que tudo é culpa dos brancos, héteros e ricos, todo discurso populista pode levar a isso independente do lado político.
Os nazistas acreditavam firmemente que aquilo apesar de ruim era o que deveria ser feito, os fins justificavam os meios... Você sendo de direita ou esquerda cuidado para não cair na mesma ideia com medo de comunismo, capitalismo patriarcado, racismo estrutural e outros.
Malu, não canso de ver os vídeos que você narra. É de uma clareza impressionante. Você é uma comunicadora e educadora nata
Talvez o maior problema da humanidade seja a falta de empatia, a necessidade de querer ser mais e que o outro seja menos
existem inúmeras profissões em que a falta de empatia se prova benéfica: cirurgiões, médicos, advogados, policiais, jornalistas, empresários, enfim...
imagine os problemas que alguém com empatia teria de enfrentar ao embalsamar um corpo.
@@regularlinuxuser251 isso não tem a ver com empatia
Não é pq o trabalho do cara é "embalsamar" um corpo, que o cara vai colocar 80 pessoas numa Câmara de gás po
Os cirurgiões que eu conheço, fazem a profissão não apenas pelo dinheiro, mas sim porque gostam de ajudar, e tiveram que investir muito tempo de suas vidas em estudos para estarem ali aonde estão, pra vir um cada da internet e falar que na profissão dele não existe empatia.
@@regularlinuxuser251 isso depende da pessoa não é uma profissão inteira q é assim
@@jupitteria n fosse a sua gritante incompetência, teria visto q eu colei um link
@@regularlinuxuser251 um link q nem tá no comentário, parabéns
Recomendo o livro Eichmann em Jerusalém, de Hannah Arendt. Ela assistiu o julgamento do criminoso de guerra Adolf Eichmann e o descreveu como uma pessoa comum, um burocrata que se esmerava em cumprir suas ordens, mesmo que fossem gerenciar a morte de milhares de pessoas. Eichmann nem entendia por que estava sendo julgado, visto que era um cidadão exemplar, querido por seus pares, bom pai, etc.
Adolf Eichmann era uma pessoa comum que cometeu monstruosidades de maneira burocrática.
Entendia, sim. Eichmann não era normal. Mas como outros, não sentia empatia nem tinha sentimentos. Era psicopata.
@Wolsgrün Foi investigado até bloqueio de consta ocorreu. É Não foi provado que foi Roubo. olha que tentarão provar, mais por falta de provas tiveram que arquivar...
Excelente recomendação!
@Wolsgrün como podia ser amigo e manter ele 589 dias PRESO ?.pare que tá feio. Saia desse mundo paralelo que pode virar esquizofrenia bb
@@alicefurtado1291 hã? Mesma coisa com Andre do Rap, cara pagou milhões ficou preso 1 dia e o STF soltou ele no proximo dia e ele tá vivinho feliz. Diferença e que Lula cumpriu mais de 1 ano de prisão por nada né kkkk.
A tentativa de jogar a culpa no outro (diabo, anomalia, marca de Caim.. ) faiou. Nessas horas tem sempre um diálogo que me parece o mais acertado. "Por que você fez isso?" "Porque eu podia!" E é isso. É o Poder que tem que ser investigado.
Duas semanas atrás eu andei vendo vídeos sobre notícias relacionadas à China ou C0vid.
Pelos comentários dos brasileiros deu pra perceber que se pudessem muitos deles também tacariam os Chineses na câmara de gás...
É muito fácil convencer um povo que está na m3rda que ele precisa se vingar do "culpado".
Dizem que poder dar prazer igual o prazer sexual. Então concluímos que o Poder excitante e prazeroso por isso pessoas normais e saudáveis que soube ao poder e tem o poder absoluto entra na neurose excitante de buscar mais formas que o poder pode fazer. O poder demais corrompe as pessoas normais transformando em monstros
@@Хьюго-я7о A pergunta é: Porque o poder de mudar positivamente a vida das pessoas, não dá a maioria de nós o mesmo prazer que o poder de destruir?
@@ValeskaMaia Dá prazer, mas como o mal dá mais lucro somos guiados pelo mal.
@@ValeskaMaia Porque não se trata de "poder", mas sim do mal que está presente em nós, mesmo que de forma inconsciente.
O poder torna possível realizar aquilo que está "adormecido" em nosso coração. Outro aspecto: o poder diminui os "freios" psicológicos. Um desses freios é o medo de ser punido ou rejeitado pela sociedade. Com o poder, esse freio é anulado.
Poder, portanto, garante os meios de ação, mas não é a causa primária.
Adoro assistir as matérias que a Malu Cursino faz, ela discorre muito bem os assuntos.
Acreditar em teorias da conspiração parece ser algo em comum entre eles. Brasileiros precisam tomar cuidado com teorias da conspiração.
Up!
Por isso existem pessoas como você
como? a midia eh a primeira a espalhar.
@@pedroaraken2 o alienado que acredita na teoria de conspiracao "a midia".
Se perguntar de pronto, nao sabe nem responder o que é midia!!!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
O Brasil tá com obsessão por conspirações.
A sociedade é uma Máquina de criar inimigos. O ser humano pode surpreender, tanto pra bem quanto para mal.
Perfeita reflexão.....
Verdade
Tá mais pra socieGADOS 🐄🐃🐂 KKKKK😆😅🤣
Engraçado que fazer o mal, é mais fácil do que fazer o bem, porque?
@@venunom Pois o mal impera, é o mesmo que você está em um jogo de sinuca:
Você falta diversas bolas para pôr no buraco e o seu adversário falta apenas a bola 8. Detalhe: o seu adversário é o próprio Diabo, o anjo mais perfeito da terra que utiliza sua perfeição para o mal.
..."Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades"...
O tempo não para..
Uai! Comunismo veio pra substituir as perversiades nazistas.
@@ernandessousa9033 não Bolsonaro fasista é um nazista brasileira com inúmeros seguidores , que na minha opinião deveriam todos serem fuzilados em praça pública , genocidas bandidos vagabundos .
@@ernandessousa9033 amigo, o comunismo nunca foi implementado, o socialismo sim. Ainda sim, o Brasil nunca teve uma real ameaça para se tornar socialista, Bolsonaro e seu fascismo mascarado não são a chave para isso.
@@meizegabrielle7846 you wrong and i'm sure ever. 🤛😎🤜
As pessoas não precisam nem fazer o mal ativamente; basta nao fazerem nada ao ver uma injustiça !!
Perfeito seu comentário!
Verdade!
As pessoas que gostam de dizer que "jamais fariam isso" com certeza recusam os resultados dessas pesquisas.
Bruh
Honestamente eu não sei se discordo com o resultado da pesquisa, mas se tem algo que eu concordo, é que eu "jamais faria isso"
Honestamente colocar 80 pessoas numa Câmara de gás, por semana, não é algo de meu interesse 👍
@@iSham74 é, mas se te convencessem de que essas pessoas são "istas", inimigas da nação, que roubam o lugar do "cidadão de bem", que roubam o seu emprego, que destroem a sua cultura, que diminuem o patriotismo, que são comunistas, etc. Não sei você, mas muitas pessoas teriam coragem de fazer o que os nazistas fizeram. Muitos brasileiros matariam outros, se o Bozo dissesse que os tais "petista", "comunistas", querem dominar o Brasil. Ou seja, isso já está acontecendo, e tem gente que mataria por esse discurso, por causa de uma mentira, por causa de uma lavagem cerebral. Hitler também amedrontou o seu povo com a suposta ameaça comunista. Hoje vemos o Brasil escolhendo o mesmo caminho.
@@iSham74 leia “Psicologia das massas e análise do Eu” de Freud e tenha sua certeza abalada.
@@iSham74 e se fossem políticos corruptos e criminosos da pior estirpe como estupradores assassinos etc? eu puxaria a alavanca sem remorso
@@lucassouza-pt6ym isso que os direitos humanos visa combater... A maioria das pessoas tem essa opiniao...
"Eu teria chegado tão longe?" Sim, absolutamente sim, QUALQUER UM pode ser um monstro.
Exatamente!
É triste
Não é verdade e não é isso que o vídeo afirma. Sempre há os que resistem de uma maneira ou de outra.
@live free , fica melhor, mas mesmo assim, não acho que seja o caso. Todos podem se enganar ou se deixar enganar, mas essas pessoas sabiam o que estavam fazendo. Caso considerassem intolerável, teriam fugido, assim como muitos judeus mais precavidos fizeram.
A única coisa que me segura é o medo da punição divina sem esse medo perto de mim os líderes nazistas seriam considerado anjos de tão cruel que eu seria mas eu tenho um lado bom também por incrível que pareça
" o que eu teria feito?" Esta é a pergunta perturbadora do Dimsdale que ninguém quer responder....
É assustador pensar nisso. Até que ponto eu sou ética? Que medo 😬
No geral o que todos fazemos - Agir conforme achamos mais conveniente. Nunca foge disso.
A análise de Hannah Arrendt já foi muito mais conclusiva nesse aspecto! E ela apenas foi uma observadora dos dois lados: nazistas X judeus. Banalidade do mal é a teoria mais inteligente e real da contemporaneidade.❤
Excelente conteúdo!! Faça o mesmo com os médicos que atuavam na internação dos 'doentes mentais" no Hospício de Barbacena, Minas Gerais, Brasil. É uma parte sombria da história brasileira e sequer comentada ou analisada!
Nunca houvi falar :o Minha nossa
@@mirelicosta6062 leia o livro. Holocausto em barbacena . Corpos eram vendodos para faculdade de medicina. Coisas horríveis aconteceram...ninguém fala
E foi aqui no meu estado de Minas Gerais 😓
O hospital de Barbacena não tinha o padrão de um sanatório suico, e a corrupção era bem incrustada no serviço público. Entretanto a medicina psiquiátrica era muito atrasada na época. POr analogia comparar os tratamentos de tuberculose da época com os atuais não faz sentido. A psiquiatria da época não tinha os remédios que estão disponíveis hoje.
Realmente, muito do nosso passado se é escondido.
Concluindo pessoas comuns cometem monstruosidades.
Homens violentos, capazes de implantar uma bomba em busca de aumento de salario, tomaram posse do país. O avô dele era nazista e ele diz isso com muito orgulho. que povo elege um ser desse tipo?
@@rafaelvilas4230 O povo que acha que ser roubado é pior que ser assassinado!
Não, pessoas más cometem monstruosidades e influenciam outros que tem pensamentos semelhantes. O dia q vc aceitar isto q vc escreveu você vai aceitar q pode cometer um crime bárbaro isto não é comum, isto é absurdo e psicopata como temos visto mães q matam seus próprios filhos. Ou garotos q atacam criancinhas nas escolas.
@@lucianocastro9210 O que ela quis dizer (pelo menos o que eu entendi) é que pessoas que passariam despercebidas em um contexto comum, podendo ser o teu vizinho simpático, o padeiro, o professor dos teus filhos, etc, podem ser capazes de atrocidades em um contexto adverso. O vídeo trata justamente disso, não foi encontrado nada que os diferenciavam de pessoas comuns. Ela não entrou no mérito de tais pessoas serem más ou não...
Exato, não é atoa que muitas pessoas acham que é normal ser socialista, mesmo com todas as atrocidades cometidas durante a história.
Gosto desta frase”:feliz do homem que não foi confrontado com o que é capaz de fazer quando tem poder,”estamos vivendo esse momento no Brasil,bom que ainda temos freios que não podem ser perdidos.
A maldade está em apenas um ponto de vista. Muitas pessoas horríveis na sua intimidade são aclamadas em público e vistas como exemplo para a sociedade.
Os estudos comprovam: A maldade não é uma patologia, mas sim uma opção!
Não.
Depende
Vdd, é só ver o comunismo. Que é pior que o nazismo, e a mídia aceita tranquilamente.
Mano. Vc não entendeu kkkk
Homem nasce mau . Ponto. E do ser humano ...
Temos que fazer o testo psicologico dos lideres, pois a sociopatia nas esferas do poder é a norma
Não só no poder. Mas se vc assistiu até o fim... verá que a maldade está em todos os lugares.
Concordo, corrobora com a máxima "O poder corrompe".
O poder não corrompe ninguém, o indivíduo(a) já nasce com uma pré-disposição a ser sociopata.
@@jeffersonbrandao7529 Discordo, vc só pode comprovar sua teoria dando poder ao cidadão e ver do que ele é capaz, em suma, é uma incógnita o comportamento humano. Mas respeito seu ponto de vista.
Talvez os sociopatas e sejam inteligentes e saibam conduzir as pessoas ditas normais a comportamentos perversos represados. Não é só Hitler, a maioria dos líderes politicos populistas catalisam qualidades e defeitos das massas. Vide o que preside o país. Muitas pessoas o tem como grande cristão, um enviado de deus, com poderes messiânicos, mesmo quando suas ações são diametralmente opostas ao que se espera de um seguidor de Jesus Cristo. No entanto adoram o discurso do "eles contra nós". Se dizem contra o aborto em qualquer situação, mas usam muito o discurso do "bandido bom é bandido morto" numa clara controvérsia no papo de defesa da vida.
Eu penso o mesmo em relação a escravidão. HOJE é fácil falar que era um absurdo, mas qntos de nós teria sequer pensado sobre ser certo ou errado algo tão cotidiano se tivéssemos nascido em 1700?
Em alguns países há escravidão, e certas pessoas no Brasil trabalham em condição análoga a escravidão.
1700? Humanos escravizam uns aos outros desde sempre... Me incomoda as pessoas só lembrarem do escravagismo negro pós 1700. Desde os egipcios, desde os Romanos... Triste
a mesma coisa sobre a escravidão animal. Hoje é normal. Mas daqui muitos anos, vão nos enxergar como barbaros por matar e comer nossos irmãos animais
@@anasol6910 daqui a uns anos maioria das pessoas vai continuar a comer animais e talvez tudo regrida ao ponto q o ser humano perca empatia pela própria humanidade e pelos bichos tbm
Em 1700? A escravidão vem desde o começo da civilização.
Não via vídeo com a Malu fazia tempos. Adoro a locução dela.
E teve também Hannah Arendt que analisou o caso do Adolf Eichmann, que se não me engano ela concluiu que essas pessoas simplesmente cumpriam ordens com objetivo de ter o melhor resultado possível, não importa qual fosse a ordem e nem mesmo as consequências dela.
Peço que me corrijam se eu errar, já tem tempo que li a respeito deste caso.
Amo essa escritora.
Sim, está correto, ela desenvolveu o conceito "Banalidade do mal", no qual explica que quando um grupo não critica o sistema e seus pontos negativos eles tendem a ficar alienados, achando que tal problema social é "normal". Anna Arendt analisou o caso de Eichmann quando foi julgado em Jerusalém, e ela percebeu que ele era uma pessoa comum, não era psicopata, que só obedecia ordens, e ficava alienado com o governo nazista, pois o mal havido sido banalizado. Por isso a filosofia e sociologia são importantes para a construção de uma pessoa, pois elas tiram a "cegueira social", e faz com que os humanos pensem de uma maneira mais racional.
A RedeGlobal batendo no triplex do Lula todo santo dia e Lula foi parar na cadeia. 50 Imoveis comprado com dinheiro vivo pela FamiLicia e nada.
O ser humano é o que seus sentidos capita cara.
E alem disso existe lei marcial se um soldado resolver não seguir ordens.
Tudo isso foi uma grande palhaçada e queima de arquivo. Soldados alemães foram vitimas assim como judeus, ciganos, poloneses e russos que morreram na guerra.
Para de confundir propaganda com historia.
Todos nós temos luzes e sombras dentro de nós, logo o que predominará será o que a pessoa alimenta.
Longe da gente pessoas assim.
As semelhanças com os "cidadãos de bem" aqui do Brasil são assustadoras, por isso depois que essa pandemia acabar continuarei com isolamento social e quarentena rígida para me proteger dessas criaturas.
Alemanha e Italia são parte integral do povo brasileiro, muitos são fascistas e nem sabem
Unica diferença é a ausencia total de nacionalismo
Vc assistiu até o fim? Acho que não
O que te diferencia de uma pessoa fanática é devota a uma filosofia nefasta? Pelo visto, não muita coisa
Claramente não assistiu o vídeo até o final ou se assistiu se esforçou pra entender o que seria conveniente para sua propia narrativa.
"pessoas normais que fazem monstruosidades" é bem contraditório, pq monstruosidade está ligado justamente ao não normal.
explicou exatamente o que eu não conseguia colocar em palavras.
Não preciso ser especialista nem filósofo para entender que se você quer conhecer alguém, dê-lhe poder. Simples assim.
O mal não mostra sua verdadeira face. Ao contrário, o mal sorri.
Para o nazismo ou o fascismo voltar basta alguém com o mau na cabeça abrir a caixa de pandora se é que vcs mim entendem.
A vantagem do mal. É que ele sabe se fingir de bem.
@@pokertop2650 jetulio Vargas era de extrema direita e não fez o mau
@@marcosestevao497 ninguém faz tanto mau quanto bolsonaro
@@marcosestevao497 não fez pq não tinha como, num país de maioria mestiça, porém, facilitou a imigração de europeus dando terras a eles enquanto ex-escravizados já viviam em favelas
Uma pena o livro não ter sido lançado ainda no Brasil. O momento é perfeito.
Bom dia, a Companhia das letras publicou, sim o livro. Se eu não te engano. " Eichmann em Jerusalém " que trata deste julgamento em Nuremberg.
Sim
@Franco Wellington aham kkkk senta lá gado
Verdade!
@francowellington6478 oxi?? e o que diabos as atrocidades feita pelos nazistas tem haver com o comunismo?
O poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente.
Muito oportuno esse vídeo para o Brasil de hoje. Não chegamos nem chegaremos tão longe, mas as conclusões de Dimsdale podem nos ajudar a sair da polarização.
Grato, Malu e BBC!
Chegamos tão longe e iremos além.
Nossa sociedade despreza a vida indígena, os quilombolas, os trans e por aí vai.
Sabiam que pelo menos 80% da cúpula comunista soviética era judaica e que banco judeus financiaram a revolução comunista na Rússia, isso vc não vê por aqui.
@@renata5193 infelizmente é isso mesmo.
@@RomanceRouteChannel talvez eles são os escolhidos por Deus.
@@RomanceRouteChannel pq sera ne? Eu ia soltar uma frase dura pra esses jornalistas mas deixa
Eu pedi no Facebook de vocês e muitos apoiaram a ideia e vou pedir aqui também.
Criem um canal só sobre histórias e documentários como este, separado do meio de notícias.
O trabalho de vocês é fantástico!
Eles separam os vídeos em playlists no canal, pode ser uma sugestão pra quem quer assistir apenas aos vídeos desse tipo. 🙂
É fantástico em desinformação para qualquer notícia... Não acredite em tudo que está na internet, principalmente em grandes grupos de informação... Ops! Desinformação...
@@marcellocarino terraplanista?
@@marcellocarino pode apontar aa desinformações? E explicar os motivos, por favor?
concordo!!!
Hannah Arendt também concluiu a partir dos caminhos da filosofia, ao invés da ciência, que o mal pode ser uma simples questão de banalização dos códigos éticos que mantém a sociedade funcionando.
Não há doenças e monstruosidades nos criminosos de qualquer espécie. Claro que dentre eles, alguns são psicopatas, mas não é a psicopatia que define o mal. Uma pessoa pode ser perfeitamente empatica com seus familiares e amigos, amar seus filhos, sentir as dores que afligem seus entes queridos e, ainda assim, serem cruéis e frios com outras pessoas. Podem tortura-las, matá-las, ignorar seu sofrimento.
A distância física, parece agravar o nosso distanciamento empático, por exemplo, podemos compreender que um evento horrível ocorrido num lugar distante é algo a se lamentar, mas será que realmente sentimos dor diante dos genocídios que ocorrem todos os dias neste planeta? E não estou falando só da COVID. Falo dos Uigures, dos Bósnios nos anos 90. Será que chegamos a perder uma única hora de sono por eles?
Mas não prestar muita atenção na dor alheia é apenas uma ponta do iceberg. Isso é o que todos fazemos, talvez por não suportarmos o peso emocional que algo dessa gravidade nos deveria fazer sentir. O susto surge não pelas nossas omissões e negligências. O susto com a maldade humana torna-se mais evidente quando agimos para produzir o mal. O mal só existe pela ação de poucos e pela omissão de muitos, mas destinamos a alcunha de monstros, somente aos que agem e nunca aos que se omitem. Talvez as coisas sejam assim mesmo e as omissões sejam menos feias que as ações, mas o fato é que aqueles que agem para produzir o mal são muitas vezes parecidos conosco. Apenas encontraram meios psicológicos de justificar suas ações assim como nós encontramos maneiras de justificar nossas omissões.
Sempre houve uma íntima ligação entre cultura e comportamentos sociais. Pouco antes dos nazistas, havia teorias filosóficas racistas como as de Gobinaut e linhas de pesquisa comportas em eugenia, hoje chamadas de pseudo ciências, mas na época, muito valorizadas pela comunidade acadêmica (não era algo como a Terra plana ou os UFOs. Era algo aceito academicamente). As artes tinham movimentos ultra nacionalistas muito fortes por todo o planeta. Wagner na Alemanha ou muitos dos modernistas brasileiros ou Norman Rockwell nos EUA. Poucos anos antes, o racionalismo tinha sido questionado dentro da própria filosofia acadêmica por Nietzsche e temos sempre que lembrar que, sem a razão que nos controle, nossos instintos tornam-se selvagens. Com tudo isso no caldo de cultura, junte uma crise econômica, e não me surpreende que a sociedade decida se tornar omissa diante de líderes irracionais que se justifiquem em Nietzsche, nacionalistas, eugenistas e racistas. Os novos líderes não precisam seguir os velhos códigos éticos, que hoje seriam chamados de politicamente corretos.
Tudo nasce dentro do mesmo caldo de cultura. Os omissos, que somos nós e os monstros, que também são como nós, mas ao invés de apenas se omitirem, agem para implantar agendas ultra nacionalistas, autoritárias, racistas e irracionais. Sim, os atores são posteriormente chamados de monstros, e os mesmos expectadores que se omitiram inicialmente são aqueles que os chamam assim.
Sem códigos éticos intransponíveis somos todos animais selvagens e não há motivo de orgulho na selvageria.
Já é tempo de nossa geração sair da infância, cultura do super-heróis patéticos ultra nacionalistas como a superman e o capitão América ou sem respeito às leis como o Batman. É hora de crescer e deixar as coisas de criança pra trás. É hora de compreender a importância e a seriedade de possuirmos códigos de ética que respeitem vidas de todas as etnias e orientações. Códigos que digam com toda a clareza que a fome e a falta de acesso à saúde, educação e moradia não devem ser toleradas dentro de nossas leis. É hora de dizer com todas as letras, que tiranos e autoritários não serão tolerados. Toleramos a tudo, exceto aos intolerantes.
Hoje vivemos num caldo de cultura muito similar em termos de decadência dos valores éticos, aos que foram observados no começo do século XX. Também estamos nos omitindo diante de miniaturas de monstrinhos como Putin, Trump, Jinping, Bolsonaro, etc. Todos eles autoritários, ultra nacionalistas, racistas e cruéis. Eles ainda não são os monstros de grande porte que se viram nos anos 30, mas naquela época, os grandes monstros só chegaram ao poder por causa da omissão diante de pequenos monstros que os antecederam.
Não é preciso buscar diferenças genéticas ou biológicas nos monstros. Tais diferenças não existem. Os monstros são apenas seres humanos como nós, que estimulados por um desgaste no zelo pelos valores éticos e por uma infantilizacao da sociedade permissiva, agem como se fossem os pais que as crianças procuram e tomam decisões ridículas como se fossem males necessários.
Não há mal necessário e nem há mal tolerável. Essa é a base da civilização humana. Fora disso, somos animais incapazes de descer das árvores.
,
Ótima análise. Tais códigos já existem, mas eu penso que na intimidade muitas pessoas nutrem um lado socialmente inaceitável, algo que vem à tona nos momentos em que esse tipo de narrativa encontra brechas para se manifestar e ganhar poder. É algo cíclico, me parece.
Nossa sorte é que o brasileiro ( os que estão fazendo atos golpistas) não gostam de ler. Teria receio se lessem Nietsche.
Leitura impecável 👌👏
@@amagnifica Há os que sabem ler e há os que não sabem, mas os mais perigosos são aqueles que leem sem saber.
@@OsorioThomaz1 Verdade, verdadeira!!!! É muito triste o que já vimos na sociedade,o quê estamos vendo e....o quê veremos 🙏🙋
Adorei o vídeo. A apresentadora, a Sra Malu, tem excelente dicção e traz uma empatia em sua voz. Muito boa narradora
Acho que todos nós temos tendências ao mal e ao bem, cada um escolhe um caminho...
O problema é quando o outro escolhe te tirar do teu caminho.
@@MrRicardobarata Verdade
@@MrRicardobarata verdade, mesmo quem se recusava a seguir Hitller, era obrigado a segui - lo, ou morria!
adorei a voz dessa moça, passaria o dia ouvindo livros narrados por ela
Deixe de ser preguiçoso e vá ler você mesmo. Depois, se quiser, convide a moça para ler poemas ao seu ouvido, ou cantar algumas canções. 🤩 Forte abraço.
@@LPassosFo de graça mano
Mas ela é nebra 🙇🏻♂️
@@Viniciusboy1000 ?
Sotaque do RJ ninguém merece... da agonia.
Sentimento de impunidade, sentimento de superioridade, poder de fogo. Esse trio é o q faz alguém aloprar.
👏👏👏
Melhor comentário
Vdd
Anastácia linda 💞💞
Concordo, Anastácia. Excelente comentário
Encantada com a voz e a apresentação desta moça...prendeu minha atenção do início ao fim. PARABÉNS 👏👏
Meu Deus, como é gostoso ouvir sua voz Malu. Traz uma sensação de paz, mesmo com um assunto tão terrível.
Já dizia Caetano, "de perto ninguém é normal".
E de longe parece que ta bem perto
Nem de longe são
ele tem razão, ele mesmo de perto ou de longe é um anormal pedófilo
A vida que é meu bem, meu mal.
Na verdade essa máxima não é do Caetano, foi do gde jornalista, dramaturgo e polêmico, Nelson Rodrigues!!
Indo além de falar que a matéria é riquíssima, é também muito bem apresentada. Essa moça tem uma dicção perfeita e um tom muito bom. Fica fácil de entender e acompanhar.
Notei alguns erros de pronuncia que podem ser corrigidos..
Concordo. Ela é ótima
@@5ubz3r09 erros de pronuncia? cuidado com o seu racismo
@@tyepannew3832 Que racismo amigo?? não entendi..
Que errros de pronuncia?
Parabéns pela matéria, Malu!
Adoro os vídeos de Malu Cursino
Além de ela ser muito bonita e atraente.
A única coisa é melhorar a pronúncia. O modo correto de se pronunciar "excêntrico" é 'ecêntrico'. E "forca" se pronuncia como 'fôrca'. Jornalista tem que saber falar e escrever direito. No mínimo
Concordo! A Malu tem o dom de nós informar com objetividade! Que belo futuro ela tem pela frente!
Falta melhorar pronúncia e falar mais rápido. Parece que faz vídeos para pessoas com problemas de entendimento
@@elianea.c.2294 Sim!
Mesma tese defendida por Hannah Arendt em "A Banalidade do Mal". O que nos espanta é justamente a normalidade dos carrascos, apenas mais um ser humano dotado de escolhas entre o bem do mal.
Essa questão de "escolhas entre o bem e o mal" deve ser colocada com muito cuidado, por que as vezes, e tenho certeza que aconteceu na época, definir o que e bom ou ruim é bem complicado. Fazer algo achando que está fazendo o certo e ver depois que prejudicou alguém é algo relativamente fácil de acontecer.
Liberais e neoliberais apoiando Bolsonaro e dizendo que só apoiam a parte da economia... E o genocídio segue...
Engraçado eles falarem essa matéria agora, levando em conta do massacre que os israelitas promoveram na Palestina.
Lembrando que a Inglaterra ajudou a criar o Estado de Israel.
o título é outro
" a banalidade do mal" é uma expressão que ela usa no livro, não o título
@@fsamp9969 acho que é um paralelo difícil de ser sustentado cara, os nazistas tinham motivos bem fracos e fúteis para perseguir seus inimigos, motivos esses sustentados por preconceitos e mentiras difuldidas pelo partido nazista. No caso do conflito IsraelxPalestina é bem mais complicado. E apesar de não concordar com grande parte das medidas israelense para lidar com a situação eu entendo seus motivos, como um estado que nasceu em meio a guerras e um povo que passou muito tempo sendo perseguido. E é um conflito que tem raízes fincadas na inércia internacional e na ineficiência dos organismos e países influentes em lidar com o problema. E nesse caso não temos uma lado que mata e o outro que não pode fazer nada. Os dois lados revidam.
Excelente reportagem, mas faltou falar da contribuição de Hannah Arendt após o julgamento de Nuremberg ! Os dados trazidos aqui confirmam a tese dessa filósofa sobre a banalidade do mal !
Parabéns Malu
A família da minha mulher que morava em Liége, teve que sair desta cidade, durante a ocupação alemã. Caso isto não ocorresse isto, provavelmente estaria na câmara de gás.
“Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”. “Sua garganta é um túmulo aberto; com a língua enganam”. “Veneno de víbora está em seus lábios”. “Sua boca está cheia de maldição e amargura”. “Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz”. “Aos seus olhos é inútil temer a Deus”.”
Romanos 3:10-18
Exatamente assim. Sem mais nem menos. Somos os piores seres existentes. O nosso intuito aqui deveria ser melhorar, mas fazemos o contrário, pioramos e pioramos cd dia mais . 🤮
E a parte q diz que somos imagem e semelhança de deus?
@@Gkristine86 é um outro contesto, leia a biblia completa que vc entenderá.
@@Gkristine86 isso foi antes da queda de Adão. 😉
Excelente matéria! o único defeito é que ela acaba...
Isso lembra bem o livro: A banalidade do mal, de Hannah Arendt.
Jurava que ia ser citado no vídeo.
que livro é esse?
@@LuizSMatos-dr9tz é da filosofa Hannah Arendt, que investiga o julgamento do nazista Eichmann, ela expõe essa teoria de forma abrangente de que qualquer pessoa comum, tem potencial pra realizar calamidades.
@@LuizSMatos-dr9tz a banalidade do mal é o subtítulo. O nome do livro é O Julgamento de Eichmann. Outro livro que trata disso é Hitler e os Alemães, de Eric Voegelin, que trata do nazismo do povo alemão pelas suas instituições.
@@osnarsoares1377 sim, tb achei estranho não ser citada. É a maior referência dessa perspectiva.
Chegou a doer o fato do livro não ser citado. Aliás, a análise as cegas dos testes de rorschach dá pleno suporte ao livro da Hannah.
Parabéns querida, muito bem colocado
Que genial,, são relatos históricos que nos levam ao menos a pensar nossa humanidade, algo que pode estar dentro de nós, quase sem ser percebido ao longo da vida. Parabéns pela reportagem!
Malu, te amo!!!! Adoro seus vídeos. Parabéns BBC pelo conteúdo relevante e pelos ótimos jornalistas.
A Banalidade do Mal da Hannah Arendt é muito bom e também fala disso. Loucura
Onde se passou o Holocausto Brasileiro?
"Conhecido como Colônia, o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, localizado em Minas Gerais, funcionou de 1903 a 1996. Por conta do descaso do Estado, dos médicos e da sociedade, deixou o saldo de mais de 60 mil mortos e inúmeras vidas marcadas para sempre."
Muito bem lembrado! Esse "hospital" foi uma chaga pútrida na história do Brasil. Não pode ser esquecido.
Uma maravilha a qualidade da reportagem, parabéns a todos os envolvidos! 👏🏻
A pronúncia do autêntico português brasileiro nesse vídeo foi perfeita. Excelente! Muitos parabéns!
O Fanatismo é maléfico até quando se quer fazer o bem..
Fato
Não existe fanatismo do bem , qualquer tipo de fanatismo e idolatria abominável .
@@azazel7329 Qual é a sua fonte ?
@Antidifamação - Pare de odiar por nada! os MILICIANOS TAMBÉM são iguais eles e você é igual a quem ? vai amar quem ?
@Antidifamação - Pare de odiar por nada! A pergunta continua sem resposta . "VOCÊ VAI AMAR QUEM ??
EXCELENTE !! Texto, narrativa, pesquisa. !!! Parabéns !!!
"Deixe q uma aberração ascenda ao poder para conhecer sua vil natureza, e para q esta traga à tona a natureza daqueles q a cercam"
A marca de Caim é alguem que não tem barreira moral, escrúpulos, limites, tem varios por aí na sociedade
vish hoje em dia é oq não falta na nossa sociedade
@You Tube kkkkk
@Enzo Andrade mas o que ele escreveu que vc se ofendeu ?
@Enzo Venturi de Andrade ignora esse otário que é perfil fake
Complo judaico comunista utilizado na Alemanha!
E extremamente pertinente o medo de regime extremista, pois mostra que pessoas comuns são capazes deste tipo de atrocidades!
Excelente reportagem!
Quem ama este canal?0
"eles são louco?" Não, eles são maus.
Mas para eles ,,, maus são os outros!!!
Tem um livro que gosto muito, que se chama: "Eichmann em Jerusalém" escrito pela Hannah Arendt. Existe um filme com o mesmo título. Uma boa reflexão com base nesse vídeo ...
Essa menina é maravilhosa, adoro a forma como se comunica
Considerei esta postagem muito séria, convincente e esclarecedora. Esses caras viviam em grupos onde hsvia muita concorrência e vigilância. Certas pessoas sozinhas podem sef absolutamente normais, porém em grupo externar comportamentos absolutamente repulsivos. Por simples demonstração de poder, força e alinhamento com radicalidades. Os nazis tiveram um conjunto de fatores que ajudaram a aflorar comportamentos animalescos. E muitos dekes escaparam da justiça. Mengele, um deles, que veio a se acabar no Brasil, sem ser molestado.
Interessantíssimo e apresentado de forma brilhante pela repórter!!
Adorei sua dicção. Malu, vc é maravilhosa!!
Muito boa reportagem. Parabens a apresentadora e ao canal.
Que vídeo incrível. Que dicção fantástica.
A do alemão tá completamente errada
Mas "forca" sendo pronunciada fórca doeu os ouvidos...
Otima dicçāo... e ela é Linda também rsrs
Ainda mais naquela parte onde ela diz que o Hermam Göring foi condenado a “fórca”!
@@pedroklain9375 Aí é questão de pronuncia, não de dicção. Duvido um alemão falar Juliano Bezerra da Silva com a mesma pronuncia que um brasileiro, então não tem pq cobrar que ela fale nomes alemães com pronuncia alemã, ninguém liga.
Excelente explanação, excelente apresentação. Infelizmente pode-se constatar que o mal pode estar em qualquer membro da sociedade.
Sou seu fã Malu, segue forte 🍀grato pela aula
Eu recomendo ler "Eichmann em Jerusalém, um tratado sobre a banalidade do mal" de Hannah Arendt. Acho que tem pontos de vista mais esclarecedores sobre os motivos que levaram a milhões de pessoas a reagir do jeito que reagiram
Este ótimo livro
Nós ansiamos por achar que as pessoas más são monstros, quando são apenas pessoas tóxicas que se encontraram em um meio que potencializa aquilo que elas têm de pior. Quando ignoramos a naturalidade do comportamento dessa gente, ignoramos nossa própria tendência a seguir caminhos semelhantes, e então não percebemos se estamos seguindo o mesmo caminho, porque só conseguimos pensar como não somos monstros, como somos diferentes daqueles que vieram antes.
Amei seu comentário, muito consciente e válido
Uma das coisas que me surpreende muito é: Como um psicopata pode ser tão sádico ao ponto de convencer milhões de pessoas a fazer o mal. É impossível que todos os nazistas fossem pessoas ruins, afinal era uma população inteira, mas foram submetidos a um estado de paranóia geral em que acreditavam que eram perseguidos pelos judeus, comunistas, potências ocidentais..... Bizarro.
Da mesma maneira que hoje jogam negros contra brancos, gays contra héteros, patrões contra empregados, ricos contra pobres e por aí vai. A essência do nazismo é isso, só que eram alemães contra judeus.
Nao foi sadismo, foi o estudo da causa, os nazistas queriam tirar a alemanha da crise, ai começaram a estudar oq de fato havia causado a crise, chegaram a conclusão que os culpados eram os bancos, o tratado de Varsóvia e etc, então resolveram eliminar tudo oq pra eles era o real problema, quando Hitler assumiu o poder, a primeira coisa que eles tomaram foram os bancos, que por coincidência ou não, eram todos de donos judeus. O problema é que essa mentalidade foi se agravando cada vez mais até chegar ao ponto que decidiram que somente os alemães puros eram dignos, ai vieram com aquela história de arianos e etc...
Acredito em um fato obscuro ,as tais experiências do médico Mengheli ter vacinado boa parte dessa população com alguma espécie de drogas que inibem nas pessoas as percepções sobre o real perigo vívido e oprimido com uma certa dose de coragem .
Ninguém poderá revelar a verdade ,mas é fato a origem dos complexos sintéticos de drogas relacionadas ao prazer começaram aí ,os famosos hextases tudo era belo e florido nos jardins se plantavam corpos e nas calçadas o sangue jorrava no meio fio .
@@oswaldoleitedasilvajunior7694 Mas tudo realmente era belo para os alemães após os nazistas tomarem o poder, e tudo era terrível antes disso acontecer.
Excelente conteúdo! Só uma sugestão: reveja a pronúncia da palavra "excêntrico".
E forca ela diz fórca.
Seus recalcados kakakakkakakaka
Muito interessante reportagem. Muitas semelhanças com o nosso tempo.
Obrigada por você está sempre aqui na BBC você e a minha jornalista preferida te acho muito fofa e fogo nos racistas kkkkkk🤣🤣😅👏🏾👏🏾💁🏾♀️💖💯
Malu também é minha preferida na BBC e, como você diz: fogo nos racistas.
Todo bolsominion e petista deve morrer.
Viva a BBC!!!
Também acho ela fofa demais.
A resposta é o conceito de "banalidade do mal" de Hannah Arendt
Ótimo
Excelente reportagem! Parabéns à Malu Cursino.
Assistam "a onda", e os resultados dos testes farão muito sentido, pois o filme mostra na prática o que leva pessoas comuns a fazer coisas horríveis seguindo os ideais de ditadores
É bom?
Queria que essa repórter tivesse sido minha professora de história na infância 👏👏👏👏 top
Seria a mesma coisa. O salário e a qualidade de vida com certeza justificam o bom trabalho que ela faz.
Sua professora do infantil, no entanto, provavelmente é mais uma das muitas que ganham pouco, precisam de mais de um emprego pra complementar a renda, acordam cedo pra pegar condução lotada, enfrentam o estresse da sala de aula, alunos indisciplinados, etc...
Hmmmm, malandrinho hmmmm
@@dalefazcriticadosfilmesdeb9693 Deixe a prof em paz.
Ótimo contudo. Só achei que faltou também comentar sobre o Banalidade do Mal da Hanna Harendt que trata do mesmo assunto.
Assista o Circulo do Mal, documentário sobre o tema.
Qualquer semelhança com alguns personagens atuais é mera coincidência.😁
sim. 😥 gente que esfaqueia opositor e joga futebol com cabeça...
@@pedroaraken2 gente que da risada e faz churrasco no dia em que o pais comemora record de mortos por doenca.
@@nuno5181 vc ja fez churrasco? pq no dia q vc foi pra alguma festa ou deu alguma risada CERTAMENTE MUITA GENTE MORREU. 😐
@@PessoaAleatoria01 kkkkkkkkkkkkkk burro
@@PessoaAleatoria01 o problema eh que ele nao recusou. isso eh fake news. a proposta da pfizer demandava LEI pra ser aceita.
Excelente vídeo
Malu,vc é excelente narradora.
Comentário desnecessário, Puxa saco ridículo....
@@pardolagames8994 vtc
É muito legal esse tipo de estudo. Temos tendência de afastar do que é humano tudo aquilo que é ruim e maligno. Mas acho que continuar tratando quem tem esses comportamentos como um outro, a parte e demoníaco por sua essência só atrapalha, porque nos impede de fazer um autojugamento e evitar que nossas situações como o Holocausto ocorram.
Colocação excelente Jhéssica! Todos nós estamos suscetíveis em fazer todo o tipo de maldade. Não ignorar e buscar entender nos ajuda como humanidade e como indivíduos a aprender como evitar projetar ou cultivar esse mal tanto nos outros quanto em nós mesmo.
O nazismo é socialista. O socialismo é nazista. Só isso. Não é política e nem economia. É um transtorno de personalidade, uma doença mental e da alma. O socialismo e o nazismo são um mal que habita em alguns seres humanos.
A questão é: ninguém é tudo o que a aparência pode demonstrar. Não é somente o natural, mas também o sobrenatural.
No Filme o Julgamento de Nuremberg com Alec Baldwin, ele conversa com um Psiquiatra que consultou esses seres abjetos e repugnantes, esse doutor disse que a conclusão dele é que fizeram tds essas atrocidades e crimes por falta de EMPATIA ....Vale a pena assistir esse filme, mesmo sendo longo, é analisar a semelhança, com tudo que está acontecendo agora outubro e novembro no Brasil e o que aconteceu de 2016 até agora.
Verdade, não entendi quem não quer! .
uhm